Sei sulla pagina 1di 93

Elaborado por: Andreza Guedes Data de elaborao: 30/06/04 Revisado por: Charlene Lima Data de Reviso: 12/08/2013 Prxima

Reviso em: 12/08/2014

NDICE
ITEM 1. 2 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. I II III IV V VI VII VIII IX X XI XII XIII XIV XV XVI XVII XVIII XVIX XX XXI XXII XXIII DESCRIO OBJETIVO POLTICA DE SEGURANA,SADE E MEIO AMBIENTE ORIENTAO SOBRE A PORTARIA 3214, DO MINISTRIO DO TRABALHO PROCEDIMENTO DE INTEGRAO PARA PRESTADORES DE SERVIO NORMA ALCOA E CONTRATADA PGA ( PEQUENO GRUPO AUTNOMO DE CONTRATADAS ) REUNIES MENSAIS DE SEGURANA CONVERSA DIRIA DE SEGURANA CDS INSPEES DE EQUIPAMENTOS ISOLAMENTO DE REA FARDAMENTO IGSSMA (NDICE GLOBAL DE SEGURANA, SADE E MEIO AMBIENTE ) PERMISSES DE TRABALHO CONTROLE DE RISCOS EXCLUSIVOS DOS DEPARTAMENTOS EPIs BSICOS DAS REAS DA ALCOA PLANOS DE SEGURANA, SADE E MEIO AMBIENTE ANLISE PRELIMINAR DE RISCOS ( APR ) PR-QUALIFICAO DE CONTRATADAS AUDITORIAS ADMNISTRATIVAS ( MONITORAMENTO ) AUDITORIAS EM FRENTE DE SERVIOS CLASSIFICAO DE INCIDENTES ORIENTAO SOBRE SADE OCUPACIONAL CONTROLE DE RISCOS SADE NA ALCOA DE ITAPISSUMA EXAMES MDICOS INSTALAO E DESENVOLVIMENTO DE CIPA E SIPAT ORIENTAO PRVIA PARA NICIO DE TRABALHOS CRTICOS PROCEDIMENTOS DE ABANDONO DE REA ARQUIVAMENTO DE DADOS CRTERIOS DE DESCREDENCIAMENTO DE CONTRATADAS ASPECTOS DE MEIO AMBIENTE UTILIZAO DE FERRAMENTAS ELTRICAS PORTTEIS POLTICA SOBRE VECULOS MOTORIZADOS SOBRE DUAS RODAS ANEXOS FLUXOGRAMA DE INTEGRAO DE SSMA PARA CONTRATADOS FICHA DE ACOMPANHAMENTO DE EMPREGADOS DE EMPRESAS COTRATADAS MAPA ORIENTATIVO CHECK LIST DE EQUIPAMENTOS ELTRICOS PARO DE ISOLAMENTO DE OBRAS E SERVIOS PADRO DE POSICINAMENTO DE FITAS REFLEXIVAS DE FARDAMENTOS IGSSMA GUIA DE AVALIAO DE RISCOS CARTEIRA DE HABILITAO CHECK LIST DE INSPEO DE EQUIPAMENTOS MVEIS EXTERNOS CHECK-LIST PARA OPERADORES DE EQUIPAMENTOS MVEIS FORMULRIO DE AUTORIZAO DE ESCAVAO PERFUAO DE PISOS E PAREDE ESCOPO FLUXOGRAMA DE LIBERAO DE SERVIO ANLISE PRELIMINAR DE RISCOS APR FLUXOGRAMA DE CONTRATAO DE SERVIOS CHECK LIST DE AUDITORIA EM FRENTE DE SERVIO RELATRIO AUDITORIA EM FRENTE DE SERVIO FLUXO DE ENTRADA DE MATERIAIS PERIGOSOS MODELO DE ROTULAGEM SECUNDRIA CHECK LIST PROTEO RESPIRATRIA ROTA DE FUGA DE DESOCUPAO DE REA MATRIZ DE ARQUIVAMNETO DE DADOS DAS CONTRATADAS PG 03 03 05 06 10 11 11 11 12 12 12 14 14 30 31 31 32 33 34 34 35 38 38 43 44 44 45 45 45 46 47 47 49 50 53 54 55 56 57 58 59 60 61 64 66 71 72 84 85 86 87 88 89 89 90

1. OBJETIVO

Este documento descreve as responsabilidades de Segurana, Sade e Meio Ambiente de Contratadas e Subcontratadas quando da execuo de servios para a Alcoa Itapissuma. O Caderno de Segurana, Sade e Meio Ambiente foi elaborado com a finalidade de orient-las, definindo diretrizes e responsabilidades para o efetivo Gerenciamento de Sade, Segurana e Meio Ambiente, garantindo a eficincia desse processo, para que as mesmas estejam em conformidade com as Polticas e Objetivos da Alcoa Itapissuma e atendendo plenamente aos requisitos legais de Sade, Segurana e Meio Ambiente. As orientaes contidas nesse caderno devem ser seguidas por todas empresas contratadas e subcontratadas. Outros requisitos de SSMA, no inseridos nesse caderno, podero ser exigidos.

2.

POLTICA DE SEGURANA, SADE E MEIO AMBIENTE DA ALCOA poltica da ALCOA operar mundialmente de um modo seguro e

responsvel, respeitando o meio ambiente e a sade de nossos empregados, clientes e das comunidades onde operamos. Ns no comprometeremos o Valor Sade, Segurana e Meio Ambiente em funo de lucro ou produo.

Todos os Alcoanos tm o dever de entender, promover e apoiar a implementao dessa poltica e de todos os seus princpios.

VALOR SSMA Trabalhamos com segurana e de modo a proteger e promover a sade e o bem estar das pessoas e do meio ambiente.

PRINCPIOS DE SSMA

Valorizamos a vida humana acima de tudo e administramos os riscos de forma apropriada; Melhoramos continuamente os sistemas e processos de SSMA na busca incansvel de um local de trabalho livre de incidentes; No comprometemos nosso valor SSMA por lucro ou produo; Cumprimos todas as leis e estabelecemos padres mais elevados para ns mesmos e para os nossos fornecedores, onde riscos inaceitveis so identificados; Apoiamos a preveno da poluio e o desenvolvimento sustentvel, incorporando responsabilidade social, sucesso econmico e excelncia ambiental aos nossos processos de tomada de deciso; Medimos e avaliamos nossa performance e somos francos e transparentes em nossas comunicaes; Fornecemos e usamos produtos e servios seguros e confiveis; Utilizamos nosso conhecimento em SSMA para melhorar a segurana e o bem estar de nossas comunidades; Somos todos responsveis pelo cumprimento e pela disseminao dos nossos Valores e Princpios de SSMA. MISSO DE SADE, SEGURANA E MEIO AMBIENTE SSMA DA ALCOA ITAPISSUMA (POLTICA AMBIENTAL)

misso da Alcoa Itapissuma transformar o alumnio em chapas, folhas, telhas e perfis extrudados (anodizao e naturais), em conformidade com seu Valor, Poltica e Princpios de SSMA, se comprometendo em: Buscar continuamente a preveno de incidentes, doenas

ocupacionais, bem como a preveno da poluio, minimizando os riscos segurana e sade ocupacional e os impactos ambientais atravs da melhoria do desempenho do Sistema de Gesto de Sade, Segurana e Meio Ambiente. Cumprir a legislao vigente e, onde necessrio estabelecer

requisitos mais restritivos com a implementao de programas de conservao ambiental e proteo da vida humana.

Manter a conformidade com os regulamentos, normas e padres

de SSMA pertinentes e subscrito pela ALCOA. Conscientizar e promover o envolvimento de todos os Alcoanos e

Contratados para que atuem de forma proativa e correta em relao a SSMA dentro e fora da Alcoa.

RESPONSABILIDADES DA CONTRATADA de responsabilidade da Contratada a iniciativa de planejar e executar suas atividades de modo a prevenir incidentes de trabalho, preservar a sade de seus funcionrios e o meio ambiente. A contratada responsvel pelas aes de seus empregados ou Subcontratados decorrentes das normas de Segurana e Medicina de trabalho e Meio Ambiente. Responsabilidade significa tambm a obrigao de interromper qualquer atividade ou postura que represente risco imediato sade, de incidente ou dano ambiental.

3 - ORIENTAO SOBRE A PORTARIA 3214, DO MINISTRIO DO TRABALHO A Portaria 3214, de 08/06/78, contm 33 Normas Regulamentadoras (NR`S) sobre segurana e medicina do trabalho, e sero de observncia obrigatria por parte das empresas contratadas as seguintes normas abaixo relacionadas:

NR-1- Disposies Gerais NR-2- Inspeo Prvia NR-3- Embargo ou Interdio NR-4 - Servio Especializado em Segurana e Medicina do Trabalho SESMT. NR-5 - Comisso Interna de Preveno de Acidentes - CIPA. NR-6 - Equipamento de Proteo Individual - EPI . NR-7 - PCMSO. NR-8 - Edificaes NR-9 - PPRA. NR-10 - Instalaes e Servios de Eletricidade. NR-11 - Transporte, Movimentao, Armazenagem e Manuseio de Materiais. NR-12 - Mquinas e Equipamentos. NR-13 - Vasos sob Presso.
5

NR-14 - Fornos. NR-15 - Atividades e Operaes Insalubres. NR-16 - Atividades e Operaes Perigosas. NR-17 - Ergonomia. NR-18 - Obras de Construo, Demolio e Reparos. NR 19- Explosivos NR-20 - Combustveis Lquidos e Inflamveis. NR-21 - Trabalho a Cu Aberto NR-23 - Proteo contra Incndios. NR-24 - Condies Sanitrias dos Locais de Trabalho. NR-25 - Resduos Industriais. NR-26 - Sinalizao de Segurana. NR-33 Sade e Segurana em Espao Confinado A observncia das Normas Regulamentadoras - NR no desobriga as empresas prestadoras de servio nas reas de eltrica, mecnica e civil do cumprimento de outras disposies que, com relao matria, sejam includas em cdigos de obra ou Normas Brasileiras NBR`s especficas. O responsvel pela contratada dever possuir um meio de manter-se atualizado quanto a estas normas, bem como todos os seus anexos. Quando existir diferenas entre as normas brasileiras e as normas da Alcoa, dever ser atendido o padro mais restritivo. Violao das normas de segurana considerada falta grave passvel de resciso contratual.

4. PROCEDIMENTOS DE INTEGRAO PARA PRESTADORES DE SERVIO 4.1. TREINAMENTO DE INTEGRAO Todo empregado antes de iniciar o seu trabalho propriamente dito, dever receber o Treinamento de Integrao sobre as normas internas de Segurana, Sade e Meio Ambiente, assim como estar devidamente registrado junto ao departamento Pessoal. Para efetuar esse

procedimento, quando da chegada fbrica, o empregado contratado dever se apresentar na portaria e dever estar portando os seguintes documentos:

1. Ficha de acompanhamento de empregado de empresa contratada, preenchida conforme modelo; 2. ASO - Atestado de Sade Ocupacional (cpia), constando os exames e datas de realizao, de acordo com a NR -7, Portaria n 3214, do Ministrio do Trabalho e Manual de Sade , Segurana e Meio Ambiente; 3. Exames especficos conforme atividade; (Ver nos itens especificos deste documento) 4. 2 fotos 3x4; 5. Ficha de registro de empregado (Cpia); 6. Xrox da pagina do contrato da Carteira de trabalho. (Apresentar carteira de trabalho original); 7. Certificados Exigidos por funo (ver item 4.1.1) 8. Carta de apresentao do funcionrio, conforme modelo enviado por A&L; Os prestadores devero apresentar toda documentao RH para serem encaminhados a sala de treinamento:

As integraes sero realizadas: Dia: Tera- feira Horrio: 9:00h s 12:00h (pontualmente) Local: Centro de Treinamento de SSMA.

Obs : Os funcionrios que chegarem aps o horrio determinado no podero assistir a integrao.

Em caso de Emergncia poder ser realizado integrao fora da programao. Devidamente autorizado pelo Coordenador de

Segurana da Localidade.

OBS: O funcionrio que se ausentar da Alcoa por um perodo de 3 (trs) meses dever obrigatoriamente participar do processo de treinamento de integrao novamente.

No permitido o acesso s dependncias da Alcoa, de funcionrios vestidos com short, bermuda ou sem camisas. A validade do crach corresponde ao tempo de execuo do servio para as contratadas no fixas. Enquanto que para as contratadas fixas a validade do crach corresponde a do Atestado de Sade Ocupacional (ASO).
7

Aps a Integrao de SSMA, o acesso de empregados contratados fbrica s ser realizado com a posse do crach de Prestador de Servios da ALCOA, no prazo de validade. ANEXOS I E II: Fluxograma de integrao de SSMA para contratados Ficha de acompanhamento de empregado de empresa contratada

4.1.1

CERTIFICADOS EM

EXIGIDOS RH ANTES

POR DA

FUNES

PARA DE

APRESENTAO CONTRATADAS

INTEGRAO

Critrios de exigncias e certificados ou comprovao em carteira profissional da funo a exercer: Para as funes de mecnico, eletricista e soldador sero exigidos cpia do certificado emitido por rgo competente ou comprovao na carteira de dois anos de experincia. (Para os eletricistas atentar para treinamento obrigatrio da NR 10) Para as funes de operador de guincho, guindaste, munck ou equipamento mvel similar ser necessrio apresentao da cpia do certificado de curso especfico para a funo e carteira de habilitao conforme exigncia da NR 11, ITEM 11.1.6 . Para as funes de tcnico dever ser apresentada a cpia do certificado de concluso do curso e/ou registro profissional quando aplicvel. EX: Registro profissional de tcnico de segurana do trabalho. Para os cargos de nvel superior ser exigida a apresentao da carteira de filiao de profissional. EX: Engenheiro (CREA), Contador (CRC), Enfermeiro (COREN).

4.2 - EPIs EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL de responsabilidade da empresa contratada garantir o fornecimento, treinamento e utilizao dos EPI`s, para isto devero observar as recomendaes abaixo:
8

Os empregados devero comparecer para o trabalho portando os

Equipamentos de Proteo Individual, de acordo com os riscos mencionados no escopo dos trabalhos; Para acesso s reas industriais, se faz necessrio o uso de

capacetes, culos contra impacto, protetores auditivos e calado de segurana com biqueira de ao e proteo metatrsica; Os demais equipamentos sero definidos em funo do risco ou rea

especfica descritos no escopo de trabalho; Todos os equipamentos devero estar em boas condies de uso e possurem os seus C.A. Certificados de Aprovao, conforme exigncia da NR-06 da portaria 3214 do Mtb. Os EPI`s (Equipamentos de Proteo Individual) so de uso pessoal,

no devendo ser utilizados por mais de um usurio. obrigatrio que as camisas de manga comprida tenham faixa

reflexiva a identificao da faixa de possuir 5 cm de largura e o comprimento total deve ser de 2 metros (todo o permetro da faixa na camisa). necessrio apenas possuir a faixa nos membros superiores. Para empresas em que seus servios so necessrios o uso de

martelete obrigatrio o uso de luva anti vibrao conforme especificao abaixo:

A contratada dever treinar seus funcionrios no uso, guarda e

higienizao dos EPIs, apresentando cpia das atas de treinamento sempre que solicitado.
9

Matriz de trajes anti-chama secundrios para vesturio secundrio Data de reviso: 06/11/07

4.3 - Procedimento Padro para Calados em Itapissuma Determinaes: O uso de calado fechado obrigatrio fora da rea delimitada pela linha verde do Mapa Orientativo; O acesso aos escritrios das reas de produo, pelas faixas de pedestres sinalizadas na rea, pode ser realizado com os calados fechados; Dentro das reas de Produo, obrigatrio o uso de calado de segurana aprovado pelo Departamento de SSMA e cadastrado no almoxarifado; Nos prdios administrativos dentro da rea delimitada pela linha verde do Mapa Orientativo, permitido o uso de calados fechados e abertos, obedecendo seguinte orientao: Altura mxima do salto igual 5 cm; Salto tipo agulha no so permitidos;

OBS: Visitantes de rgos de fiscalizao pblica, devidamente acompanhados por funcionrio Alcoa, sero tratados como exceo. Na eventualidade de ser necessrio a entrada destes visitantes na rea de Produo, aplica-se a regra de calado de segurana obrigatoriamente.

ANEXOS III: MAPA ORIENTATIVO

5 - NORMAS ALCOA E DA CONTRATADA A Alcoa Itapissuma possui um manual interno de normas de Segurana, Sade e Meio Ambiente as quais foram elaboradas com base nos padres de engenharia Alcoa, bem como, nas normas brasileiras vigentes. Este manual encontra-se disposio de qualquer empresa contratada que venha a desempenhar qualquer servio dentro das instalaes desta empresa. No entanto, com o intuito de antecipar alguns padres de Segurana, Sade e Meio Ambiente, este documento contm um resumo de algumas destas normas. Quando houver necessidade de realizar outra atividade no coberta por este manual, quando da assinatura do contrato, o responsvel Alcoa
10

pela contratada dever fornecer, uma cpia das normas internas referentes ao risco em questo. Toda Contratada deve ter o conhecimento da norma Alcoa e possuir seu prprio Programa de Segurana, Sade e Meio Ambiente.

6 - PGA (PEQUENO GRUPO AUTNOMO) DE CONTRATADAS O PGA formado por representantes das reas de RH, Engenharia e A&L da Alcoa e um representante de cada empresa contratada fixa. O grupo rene-se conforme cronograma de reunio do PGA de Contadas com o intuito de implantar o protocolo S8.12 (CONTRATADO, SUBCONTRADO E SERVIOS CONTRATADOS) , sugerir e executar melhorias em SSMA em relao ao servios prestados por empresas contratadas.

7 - REUNIES MENSAL DE SEGURANA

Todos os funcionrios das empresas contratadas devero participar de reunies de segurana no mnimo uma vez por ms, para cumprimento dos programas legais ou para informar e discutir assuntos

exclusivamente ligados a Segurana Higiene e Medicina do Trabalho tais como: planos e programas de segurana, incidentes do ms, treinamentos, normas, procedimentos, etc.

8 - CONVERSA DIRIA DE SEGURANA CDS

Periodicamente, de preferncia antes de iniciar os trabalhos, o encarregado ou lder do grupo dever reunir o pessoal e discutir acerca de assuntos relacionados Segurana, Sade e Meio Ambiente. Os temas e assuntos apresentados na CDS devem ser registrados por todos os participantes e arquivados pela empresa contratada.

11

9 INSPEES DE EQUIPAMENTOS Todas as Contratadas que possuem equipamentos eltricos devem passar por manuteno mensalmente e registrar em check-list especfico. As empresas devero arquivar os check-lists para

averiguao durante auditorias realizadas pelo Departamento de SSMA, PGA de Contratadas e PGA de Segurana com Eletricidade. Colocar braadeira com a cor do ms correspondente. O check-list de manuteno de equipamentos eltricos dever possuir no mnimo, os itens constantes no modelo. ANEXO IV Check-list de equipamentos eltricos modelo. 10 ISOLAMENTO DE REA Todas as obras e servios devero ser isolados, de acordo com o anexo v, de modo que no seja permitido o acesso de pessoas no envolvidas com o servio que est sendo executado. As empresas com contrato fixo na Alcoa devero confeccionar o isolamento com a identificao da empresa. As demais devero

solicitar o material para isolamento ao solicitante do servio Alcoa.

ANEXO V Padro de Isolamento de obras e servios

11 FARDAMENTO As contratadas devero fornecer aos seus funcionrios, fardamento completo (cala e camisa de mangas compridas), com identificao clara da empresa. rea da Alcoa (Refuso) necessita de fardamento especfico Roupa retardante de Chama e perneira de raspa de Couro- que dever ser fornecido pela Contratada. Para as empresas que iro trabalhar expostas a metal liquido o

fardamento dever ser retardante de chamas para metal lquido, conforme especificao abaixo:
12

Alumnio fundido PR-97 Peso mnimo da camisa = 212,62 g Peso mnimo da cala = 283,50 g Oasis Peso mnimo da camisa = 212,62 g Peso mnimo da cala = 283,50 g Vinex FR-9B Peso mnimo da camisa = 240,97 g Peso mnimo da cala = 240,97 g Aprovado

Criolita fundida/ Super liga Aprovado

Ferro fundido Aprovado

Ao queimado ou soldado

Fagulha de arco eltrico Aprovado 212,62 g = 4,4 ATPV/Nvel 1 283,50 g = 6,1 ATPV/Nvel 1

Combusto repentina/ Lquido inflamvel

Com camisa secundria de algodo manga longa, ou proteo primria sobre a camisa Com peso de 212,62 g e temperatura do metal derretido > 1400 F / 760C

Com camisa secundria de algodo manga longa, peso de 212,62 g, ou proteo primria sobre a camisa

Com camisa secundria de algodo manga longa, peso de 212,62 g, ou proteo primria sobre a camisa

Aprovado

Para atingir >8 ATPV / Nvel 2: Macaco antichama ou jaleco sobre traje secundrio PR 97

Reprovado

Aprovado

Aprovado

Aprovado

Aprovado 212,62 g = 6,6 ATPV/Nvel 1 283,50 g = 6,3 ATPV/Nvel 1 Para atingir >8 ATPV / Nvel 2: Macaco antichama ou jaleco sobre traje secundrio Oasis Aprovado 240,97 g = 8,1 ATPV/Nvel 2 Retirar gradualmente: 170,10 g = 5,6 ATPV/Nvel 2 Com o traje Vinex de 240,97 g, deve-se usar camisa de algodo manga longa para atingir 10,3 ATPV / Nvel 2

Com camisa secundria de algodo manga longa, ou proteo primria sobre a camisa Com peso de 212,62 g e temperatura do metal derretido > 1400 F / 760C

Com camisa secundria de algodo manga longa, peso de 212,62 g, ou proteo primria sobre a camisa

Com camisa secundria de algodo manga longa, peso de 212,62 g, ou proteo primria sobre a camisa

Aprovado

Reprovado

Aprovado 240,97 g no requer uso de algodo ou primria sobre a camisa

Reprovado Retirar gradualmente: Peso de 170,10 g Camisa secundria de algodo manga longa, ou proteo primria sobre a camisa

Reprovado

Reprovado

Reprovado

Todos os fardamentos devero possuir fitas refletivas. As empresas

que no possuem contrato fixo ficam desobrigadas do uso de fitas refletivas no fardamento. As mesmas devero fornecer aos seus funcionrios coletes refletivos, conforme anexo.

ANEXO VI Padro da posio das fitas refletivas no fardamento Colete refletivo

13

12 IGSSMA

O IGSSMA se aplica a todas as empresas que possuem contratato fixo com a Alcoa de grau de risco mdio e Alto. As empresas tero atribuies diferentes de acordo com numero de funcionrios. At 10 funcionrios usa-se uma planilha e a partir de 10 usa-se outra planilha. Disponvel na pasta do PGA de contratadas. As empresas contratadas fixas, de acordo com os critrios constantes no guia de avaliao de riscos, sero avaliadas mensalmente pelo IGSSMA (Indice Global de Sade, Segurana e Meio Ambiente) entregando todas as evidncias das aes exigidas.

O valor atingido a cada ms corresponde ao comprometimento da empresa com o valor SSMA.

ANEXOS VII E VIII Matriz do ndice Global de Segurana, Sade e Meio Ambiente Guia de Avaliao de Risco

13 - PERMISSES DE TRABALHO Todos os servios a serem executados necessitam de liberao prvia. So eles: Escopo / Plano de segurana (Ver item 15) APR Anlise Preliminar de Riscos (Ver item 16) Trabalho em altura Servios Quente (Solda e corte de qualquer natureza) Trabalhos empilhadeiras,retroescavdeiras, plataforma elevatria,

guinchos e pontes rolantes Entrada em Espaos Confinados Trabalho em alta tenso Escavao e perfurao 13.1 CONTRATO PARA SERVIO QUE REQUER RISCOS DE QUEDAS Alm de atender a todas as normas deste manual, para os servios
14

que estejam acima de 1,80 metros de altura, os empregados devero portar os seguintes equipamentos:

Cinto de segurana tipo paraquedista com duas cordas espia ou

talabarte no padro especificado pela Alcoa. Para servios que envolvam solda ou servios quente, dever ser observado a resistncia deste equipamento temperatura. Capacete com jugular Escadas - proibido o uso de escadas metlicas, assim como

escadas de confeco prpria, fora dos padres exigidos pela norma brasileira. Permitido uso de escada metlica para acesso a carroceria do

Caminho. Andaimes - conforme padro NR 18

OBS 1: obrigatrio a permisso especfica para este tipo de servio. OBS 2: Todos os funcionrios executantes deste tipo de servio devem ser treinados nas Normas de Preveno de Quedas e credenciados pela ALCOA mediante aprovao nas avaliaes ps treinamento. OBS 3: Segundo o item 18.15.1. O dimensionamento dos andaimes, sua estrutura de sustentao e fixao, deve ser realizado por profissional legalmente habilitado.

Todos os equipamentos para trabalhos em altura devem ser

trazidos Alcoa, para serem inspecionados e colocado a identificao, antes de sua utilizao na fbrica. Os equipamentos aprovados recebero a pintura/abraadeira da cor do ms que ter validade conforme a norma da ALCOA N 390SSMA033651

15

V A V A

JANEIRO

/ MAIO

/ / /

SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO

FEVEREIRO / JUNHO MARO ABRIL / / JULHO

AGOSTO /

Especificao Tcnica do Cinto de Segurana

Cinturo de Segurana tipo Pra-quedista confeccionado em cadaro de polister com largura de 45(+) 5mm, tratamento UV, resistncia a trao de 25KN, em duas cores, sendo: cor azul para o suspensrio, cintura e suporte lateral para o mosqueto e cor amarela para as coxeiras e suporte para Trava Quedas; com fivelas de Ao SAE 1055 temperado e revenido, dureza 30 a 35 HRC, acabamento fosfatizado e pintado em epxi preto semi brilho camada 40 a 60 microns para ajuste no suspensrio, cintura e coxeiras, cadaro para ajuste no peito em polister largura 25mm, com 02 meia argola com tratamento superficial niquelado de 25mm, 01 Argola de ao SAE 1045 forjada e normalizada, resistente a 22KN sem deformao com tratamento superficial zincado a fogo, com camada de 70 a 90 microns, posicionada nas costas para ancoragem com regulador de tamanho injetado em nylon 6 especial, costuras reforadas com linha de nylon 16. Medidas: Cadaro para regulagem da cintura 67 cm; Cadaro para regulagem das pernas 100 cm; Cadaro para suporte do trava quedas 22 cm; Gravao do nome da Empresa nos cadaros do suspensrio no sentido vertical.

16

CDIGO: HL01203MAC CERTIFICADO DE APROVAO N 12.563

Especificao Tcnica do Talabarte Talabarte de segurana modelo Y confeccionado em cadaro de poliamida amarela tubular de 40 mm com elstico interno de30 mm na cor preta, costuras em nylon 16, multicolorida e encerada, com 02 mosquetes forjados com dupla trava de segurana confeccionado em ao carbono polido e cromado com abertura de 53 mm em duas das extremidades equipado com duplo absorvedor de energia do mesmo material e mosqueto forjado com dupla trava de segurana com abertura de 20 mm. CDIGO: HL032Y CERTIFICADO DE APROVAO: 15490

17

REQUISITOS PARA TRABALHOS SOBRE TELHADOS PLANO GERAL ATENDIMENTO A LEGISLAAO LEGAL APLICAVEL ( NR - 18 ) Para trabalhos em telhados devem ser utilizados dispositivos que permitam a movimentao segura dos trabalhadores, sendo obrigatria a instalao de cabo-guia de ao ou linha de vida, para fixao do cinto de segurana tipo pra-quedista ou trava quedas. proibido o trabalho em telhado em condies de chuva pesada, ventos fortes ou nevoeiros densos.. Preferencialmente em casos de chuvas leves / garoa, os trabalhos em altura devem ser realizados aps a secagem completa de pisos / telhados. REGRAS GERAIS DE SEGURANCA proibido concentrar pessoas ou cargas num nico ponto. Deve-se atentar sempre para as condies de organizao e limpeza das zonas de trabalho e de armazenagem de materiais Ningum deve trabalhar sobre telhados aps o anoitecer, exceto para reparos de emergncia onde todas as precaues adequadas de segurana sejam tomadas. Os trabalhadores no devem permanecer embaixo de carga suspensa Nunca os operrios devem pisar diretamente sobre as telhas ou sobre as reas de superposio das telhas (utilizar pranchas de madeiras em bom estado: No utilizar tbuas queimadas, apodrecidas e pintadas No se deve acumular materiais sobre o telhado ou tetos falsos, para evitar desmoronamentos ou deslizamentos. Especialmente, deve se evitar o acumulo de materiais junto a beirais.

18

ANDAIMES

A utilizao de andaimes painis acima do limite estabelecido pela NR 18 (altura quatro vezes o tamanho da base). Ex: Base de 1,5 , altura mxima do andaime 6 metros. S poder ser realizada com memorial de clculo (assinado por Engenheiro Certificado) atestando a estrutura e seu estaiamento, caso contrrio o servio de montagem de andaimes s ser realizado atravs da plataforma mvel ou andaimes tubulares de empresa credenciada pela Alcoa que nos prover com a montagem das estruturas e memorial de clculo. PONTOS DE ANCORAGEM No devem ser utilizados pontos de ancoragem sem memorial de clculo e certificao por profissional habilitado (olhar quadros especficos das reas para ponto de ancoragem para o cinto). No devero ser utilizadas as estruturas dos prdios, guarda-corpos como meio de ancoragem, se estas no tiverem um memorial de clculo e certificao de um profissional habilitado. De um modo geral, as espias dos cintos pra-quedistas s podem ser fixadas em estruturas CERTIFICADAS. Isto aplicvel a todas s reas e frentes de servios de contratadas. EQUIPAMENTOS DE PROTECO INDIVIDUAL Os operrios devem usar capacete de segurana com jugular, Bota com biqueira de ao e Proteo metatarso, culos de proteo contra impacto, cinto de segurana tipo pra-quedista com mosqueto ancorado linha de vida horizontal quando necessrio e outros equipamentos de proteo conforme atividades executadas (mscaras, protetor facial, culos ampla viso etc.) Todos os equipamentos e ferramentas necessrios para a realizao dos trabalhos devem estar em perfeito estado de conservao e manuteno.

19

Todos os equipamentos de proteo contra quedas, cordas, cinto de segurana, sling, devem possuir a respectiva cor do ms, garantindo assim a realizao da sua inspeo. 13.2 CONTRATO PARA SERVIO QUE REQUER CORTE/SOLDA OU SERVIOS QUENTE Para realizao de servios a quente (Corte/solda), se faz necessrio o uso dos seguintes EPI`s, inclusive para pessoal que estiver auxiliando ao servio e esteja tambm exposto aos riscos: Protetor facial/visual (escuro) com lente de acordo com o tipo de solda; Avental de raspa de couro; Perneira de raspa de couro; Luvas de raspa de couro; Manga de raspa de couro; Proteo respiratria (PFF2); Mscara para soldador; Protetor facial; Para Servio com esmerilhadeira e Lixadeira dever tambm ser liberado atravs da permisso de Servio a Quente sendo obrigatrio neste caso o uso dos seguintes EPI s: Avental de raspa de couro; Protetor facial; Proteo respiratria (PFF2); (Quando necessrio)

OBS 1: obrigatrio a permisso especfica para este tipo de servio. OBS 2: Todos os funcionrios executantes deste tipo de servio devem ser treinados nas Normas de Solda/Corte e credenciados pela ALCOA. Tomar conhecimento da norma de Solda/Corte n 390SSMA0336013. obrigatrio que a empresa possua por cada mquina de solda um extintor de p qumico de 4kg. obrigatrio possuir aterramento externo na mquina de solda, de acordo com o modelo abaixo: MQUINA DE SOLDA (MODELO PADRO DE ATERRAMENTO EXTERNO)

20

O cabo terra saindo da mquina de solda e fixada na carcaa da mquina de solda.

QUADRO DE TOMADAS (MODELO)

O cabo terra saindo do plug e fixado no quadro de tomadas . 13.3 CONTRATO PARA SERVIO QUE REQUER ENTRADA EM
ESPAOS CONFINADOS Para emisso da Permisso de Entrada e Trabalho (PET), necessrio que todos os trabalhadores tenham o treinamento de trabalhador autorizado (16 horas) e para aqueles que fazem as liberaes dos servios, necessrio que estes tenham o treinamento de supervisor de entrada (40 horas). Uma cpia do certificado dos respectivos treinamentos ter que ser entregue ao Departamento Pessoal, junto com as documentaes de registro do terceiro na Alcoa. Aps a entrega do certificado, os funcionrios devero receber um treinamento de integrao sobre o Programa de Espaos Confinados da Alcoa Itapissuma, para assim, estarem aptos a realizarem os servios.
21

Todos devem ter conhecimento do Programa de Espaos Confinados, documento de n 390SSMA0334 001. Todos devem ter conhecimento sobre os procedimentos especficos relativos aos espaos confinados a serem adentrados. obrigatria uma permisso especfica para esse tipo de trabalho, todas as vezes que for necessria a sua realizao. Trabalho em altura ou servio quente em espaos confinado tambm requerem permisso especfica. Os funcionrios que possuem o treinamento e a integrao do programa de espaos confinados devem portar a carteira de habilitaes comprovando o treinamento.

13.4 CONTRATO PARA SERVIO QUE REQUER ENVOLVIMENTO DE EQUIPAMENTOS MVEIS DEFINIES:

EQUIPAMENTOS MVEIS SOBRE TRILHO

So aqueles destinados movimentao de cargas ou pessoas e se locomovem sobre trilhos, vigas de rolamento, ou com operaes estacionrias. Exemplo: Ponte Rolante Plataformas Mveis Talhas de grande porte eltricas ou mecnicas

EQUIPAMENTOS MVEIS DE LIVRE MOVIMENTAO

So aqueles equipamentos de movimentao livre, movidos gasolina, propano, gs natural, diesel ou eletricidade e so destinados ao transporte de cargas ou pessoas. Exemplos: Empilhadeira
22

Tratores Retro Escavadeira Guindaste Niveladora Caminhes Munck Plataforma mvel Caminhes transporte de caambas de arrasto

APLICAO: Este procedimento se aplica a todos os Equipamentos Mveis/Veculos Industriais que forem ser utilizados na rea da Alcoa Itapissuma.

REQUISITOS E RESPONSABILIDADE DAS CONTRATADAS: As Contratadas iro assegurar que os equipamentos tenham sido totalmente testados e inspecionados quanto conformidade com requisitos governamentais vigentes. Todos os veculos automotores e equipamentos mveis sero

mantidos em condies operacionais seguras, sem leo, lubrificantes e outros vazamentos lquidos, e com a necessria proteo de partes mveis. Veculos automotores e equipamentos mveis sero equipados com um extintor de incndio. Os dispositivos de segurana devem estar em perfeito

funcionamento, com teste e inspeo quanto conformidade aos requisitos vigentes. Empreiteiros que operam equipamentos mveis devero atender

as determinaes da Alcoa quanto ao treinamento e qualificao na operao de equipamentos mveis. Quando solicitados, os empreiteiros devem fornecer Alcoa o certificado ou outro documento comprobatrio do treinamento, aptido e qualificaes dos operadores de

equipamentos mveis. Os equipamentos devem ter controle mecnico ou administrativo

de velocidade.

23

Cada veculo fornecido deve ser equipado com alarmes audveis

e visuais de r. Equipamentos da Contratada tero Sistemas de Segurana para

Ocupantes e Proteo contra Queda (roll over protection) (se forem assim equipados) e utilizados segundo a poltica da localidade Alcoa. Quando o equipamento mvel no estiver em uso, dever ser posicionado em local onde no obstrua estradas, passarelas, linhas eltricas ou passagens temporrias. Todo equipamento que no estiver em uso dever estar seguro de tal forma a no entrar em movimento ou operao. Guindastes mveis e munck no ficaro estacionados com a lana suspensa sobre passagens, passarelas de empregados, vias de acesso, equipamentos eltricos/ mecnicos ou prdios. No devero ser estacionados em local que possa impedir o trfego de guindastes de construo ou pontes rolantes. Quando o equipamento mvel estiver em uso, devero ser mantidos espaos livres para evitar que alguma pessoa seja atingida, entre o equipamento e as estruturas. A Contratada ir isolar a rea de trabalho para a proteo de pessoas que trafegam. Dever ser observada a devida distncia de linhas de transmisso, segundo os requisitos do documento 32.60 intitulado Electrical High Voltage Safety (Segurana de Alta Tenso Eltrica). Deve ser preenchido um check-list de pr-operao todo incio de

jornada e especfico do equipamento. Este check-list deve ter no mnimo, os itens disponveis nos check-list da Alcoa. Essa inspeo permanece no veculo e revista e arquivada pela Contratada. Aes imediatas sero tomadas sobre os itens levantados que representam preocupaes graves de segurana. O check-list de inspeo dirio do veculo/equipamento deve

estar disponvel no prprio veculo/equipamento O pessoal de cho, prendedores de carga ou operadores de

guindaste de empreiteira deve estar familiarizado com sinais de mo, operao de guindaste, capacidades do guindaste e prticas de uso de ganchos e slings. Quando solicitados, os empreiteiros fornecero Alcoa os certificados ou outra documentao comprobatria das

24

qualificaes do pessoal de cho, prendedores de carga ou operadores de guindaste. Reabastecer veculos apenas em reas externas pr-designadas.

No mnimo, observar os procedimentos abaixo para reabastecimento: 1. 2. 3. 4. Desligar o motor do veculo. No fumar. No deixar os tanques de combustvel transbordar. Quando o combustvel for gs propano lquido, aterrar o bocal da

mangueira de combustvel ao cano de enchimento do veculo, usando um fio-terra.

TREINAMENTO, CERTIFICAO E RECERTIFICAO: Todas as pessoas de contratadas que operam equipamentos pontes rolantes, monovias e plataforma

mveis (empilhadeiras,

elevatria) devero ser treinadas (prtico e escrito) conforme as determinaes legais e portar o credenciamento. O PGA de Equipamentos Mveis, ambulatrio e Recursos Humanos

so responsveis por controlar toda documentao referente aos treinamentos em Equipamentos Mveis/Veculos Industriais realizado pelos operadores; Os contratados devem manter controles e arquivos em local seguro

e de fcil acesso dos documentos comprobatrios como: 1. Resultado de treinamento TERICO. 2. Resultado de treinamento PRTICO. 3. Cpia da CARTEIRA DE HABILITAO INDUSTRIAL. 4. Comprovante de EXAMES DE SADE 5. Cpia atualizada do Atestado de Sade Ocupacional (ASO) entregues anualmente ao ambulatrio medico da Alcoa 6. Check-list para operadores de equipamento mvel (modelo anexo XI). Obs.: Certificados de treinamentos so aceitos quando descrito o aproveitamento terico e prtico do treinando e assinado pelo instrutor.

25

CERTIFICAO:

Os operadores de contratadas devem portar a Carteira de

habilitao Industrial especfica para veculos industriais/equipamentos mveis. (Modelo anexo IX) Na carteira de habilitao industrial dever conter o nome da

empresa, do funcionrio, foto, identificao do responsvel, assinatura do treinando, data da realizao do treinamento e do vencimento, data de realizao dos exames de sade e do vencimento. Todos os exames mdicos especficos para a atividade devero ser realizados item 24) (Ver

RECERTIFICAO: O operador dever passar por reciclagem de treinamento e reavaliao de sade conforme tempo especificado abaixo : Obs: Reciclagem TERICA E PRTICA ANUALMENTE Reavaliao de SADE ANUALMENTE.

Para servios que envolvam guinchos, o operador do mesmo

dever ser devidamente credenciado e portar carteira conforme NR 11 para operar este tipo de equipamento e antes de iniciar os servios dever ser feito o check-list Alcoa para liberao deste do servio. Para servios que envolvam plataforma elevatria, o operador do

mesmo dever ser devidamente credenciado para operar este tipo de equipamento e antes de iniciar os servios dever verificar o check list Alcoa para liberao deste tipo de servio.

OBS: proibido subir na carroceria do caminho (Munck, guindaste). Para descarregamento de materiais em caminhes, deve-se utilizar o prtico. Caso no seja possvel, devido caracterstica do servio, elaborar procedimento fora de rotina definindo medidas de controle.

26

ANEXOS IX, X e XI: Carteira de habilitao Check-list de inspeo de guincho/munck Check-list para operadores de equipamentos mveis

QUALQUER DVIDA CONSULTAR A NORMA E PROGRAMA DE EQUIPAMENTOS MVEIS DA ALCOA 13.5 CONTRATO PARA SERVIO QUE ENVOLVE ELETRICIDADE (BAIXA E ALTA TENSO) Para estar liberado a desempenhar atividades em mdia e alta

tenso e linha viva, as pessoas envolvidas devero ser devidamente treinadas no padro Alcoa 32.60 e 32.69, previamente ao trabalho.

Uso de roupas de PR-97 no esta mais aprovada como nvel 2

para eletricistas Segue especificao da roupa para eletricista nvel 2:

27

Segue especificao da roupa para eletricista nvel 4( Alta tenso):

28

OBS: obrigatria a permisso especfica para servios envolvendo alta tenso. 13.6 CONTRATO PARA SERVIO QUE REQUER PROTEO RESPIRATRIA Para realizao de servio que seja necessrio o uso da proteo respiratria (mscaras sem manuteno e com manuteno) as pessoas envolvidas no servio devem seguir o seguinte procedimento: Aplicao do Questionrio de Sade e de usurio de proteo respiratria Realizao de Fit test Realizao de exames mdicos especficos (ver item referente a Exames Mdicos) Realizar treinamento para usurio de proteo respiratria com aproveitamento. Obs: Aps a realizao de todas as etapas descritas acima, o mdico do trabalho da empresa dever fazer a avaliao dos resultados dos exames e diagnosticar a aptido do funcionrio para o uso da proteo, atravs de check-list especfico. Aps todas estas etapas o mdico da Alcoa libera no sistema e emite a credencial de usurio de respirador.

29

13.7 TREINAMENTOS ESPECFICOS

de responsabilidade da Contratada disponibilizar aos seus funcionrios treinamentos especficos de acordo com as necessidades de cada trabalho. Os treinamentos necessrios devem estar

contemplados no escopo do servio.

13.8 AUTORIZAES PARA ESCAVAO E PERFURAO

Para realizar um servio de escavao, demolio e perfurao de piso e parede, necessrio que se tenha uma autorizao, realizada pelas diversas reas de conhecimento da planta industrial,

especificamente do local onde o servio ser executado. Tal liberao dada aps a anlise das reas de civil, utilidades mecnicas, utilidades eltricas, telefonia, SSMA, entre outros necessrios. de

responsabilidade da Alcoa a liberao da rea para que o servio seja executado com segurana e de responsabilidade da contratada seguir os procedimentos exigidos na liberao. ANEXOS XII: Formulrio para autorizao da escavao Formulrio para autorizao de perfurao de piso e parede

14 CONTROLE DE RISCOS EXCLUSIVOS DOS DEPARTAMENTOS 14.1 DEPT DA REFUSO Para acesso rea da Refuso obrigatrio o uso de camisa retardante de chama e cala retardante de chama, macaco ou jaleco retardante de chama e ainda perneira de raspa de couro, Na rea da Refuso proibida a entrada de qualquer objeto (latas de alumnio, garrafa plstica contendo lquidos, devido ao risco de exploso
30

de metal lquido). 14.2 DEPT DA ANODIZAO Para acesso rea de gancheiras devem ser utilizadas luvas de malha; Para acesso rea de Processo da Anodizao e E.T.E obrigatrio o uso de culos de ampla viso.

15 - EPIs BSICOS DAS REAS DA ALCOA

REFUSO/CHAPAS/FOLHAS/EXTRUDADOS/ANODIZAO culos de segurana contra impacto Botina com biqueira de ao e proteo metatrsica Capacete Protetor auricular tipo plug ou concha

Obs 1: A camisa deve ser de mangas comprida e ensacada, exceto na rea da Refuso onde as camisas no devero ser ensacadas. Obs 2: O capacete vermelho reservado para uso apenas por Bombeiros Civil.

16 - PLANOS DE SEGURANA, SADE E MEIO AMBIENTE Todo trabalho de Contratada dever ser acompanhado de um Escopo/Plano de Segurana elaborado antecipadamente, formalizado conforme padro em anexo e ser aprovado pela Alcoa Itapissuma. O escopo dever ser elaborado em conjunto com o solicitante do servio e a contratada. Uma via do documento deve ser entregue ao departamento de aquisio e logstica, para que a solicitao do servio seja efetivada. Outra via deve estar na rea onde o servio est sendo executado para consulta dos funcionrios e averiguao nas frentes de servio. Este documento deve estar devidamente aprovado por um
31

tcnico de segurana, antes de ser enviado para A&L e rea de execuo do servio. As empresas contratadas fixas, que possurem atividades rotineiras, podero fazer uso do ESCOPO, que se trata de um plano de segurana que abrange todos os riscos de todas as atividades gerais da empresa. Para estas empresas deve ser anexado a APR apenas o escopo simplificado onde deve constar a relao de atividades que est contemplado no Escopo, sendo marcado no documento apenas a atividade que est sendo executada no momento. O Escopo ficar guardado no escritrio da Contratada ou outro local de fcil acesso a disposio dos funcionrios para Consulta.

Nvel de aprovao dos escopos/plano de segurana:

GRAU DE RISCO Baixo Mdio Alto

Tcnico de SSMA Tcnico de SSMA Alcoa Sim Sim Sim Contratada Sim Sim Sim

Obs.: Para classificao do risco, ver guia de avaliao de riscos no Anexo VIII

ANEXO XIII e XIV : Escopo/Plano de Segurana Escopo/Plano de Segurana Modelo escopo para a frente de Servio Fluxograma de liberao de servios

17 - ANLISE PRELIMINAR DE RISCOS (APR) Antes do incio dos servios deve ser preenchida a APR pelo Tcnico de SSMA Alcoa ou contratada desde que devidamente treinado para checar na rea se todos os riscos da rea e atividade foram
32

identificados, avaliados, eliminados ou controlados. realizada a reunio pr-trabalho onde todos os envolvidos tomam cincia dos riscos e medidas de controles adotados. A APR possui inclusa a permisso de trabalho, que deve ser emitida pelo responsvel tcnico e operacional da Alcoa, responsvel pela contratada e tcnico de segurana, sade e meio ambiente da Alcoa ou Contratada. Consultar procedimento de APR para maiores informaes.

ANEXO XV : Anlise Preliminar de Riscos APR

18 - PR-QUALIFICAO DE CONTRATADAS A Pr-Qualificao de Segurana em Servios Contratados tm a finalidade de ser usada na avaliao do desempenho em segurana de Contratadas de construo, manuteno ou servios, ou qualquer outra Contratada. Fornecem informaes necessrias para se fazer

avaliao do potencial das Contratadas em atender s expectativas de SSMA da Alcoa. O Questionrio de Pr-Qualificao em Segurana de Servios Contratados (33.055.1) destinado seleo de participantes de concorrncias. qualificada. Aps a visita, um relatrio emitido empresa pr-

Critrios para realizao de pr-qualificao: Devero ser pr-qualificadas as empresas de grau de risco alto e mdio Fixas e Flutuantes que prestem servio na rea da Alcoa. Avaliao de risco feita mediante guia de avaliao de risco do escopo de segurana da Contratada.

ANEXO XVI: Fluxograma de contratao de servios

33

19. AUDITORIAS ADMINISTRATIVAS (MONITORAMENTO) A Alcoa dever realizar auditorias peridicas (anualmente para empresas de alto risco e bienalmente para as empresas de mdio e baixo risco) em todas as Contratadas, Subcontratadas ou Servios Contratados, analisando o desempenho anterior em SSMA e sua capacidade atual em atender aos objetivos de SSMA da Alcoa, de acordo com os requisitos dos documentos 33.055 e 33.055.1 alm de sua situao perante os requisitos legais, jurdicos e fiscais. A Contratada, Subcontratada ou Servio Contratado dever demonstrar que sua empresa possui e utiliza um programa

documentado de SSMA que esteja em linha com as expectativas da Alcoa, e que est totalmente documentada e legalizada com suas obrigaes fiscais, jurdicas e governamentais. Quando uma Contratada subcontrata a execuo em propriedade da Alcoa, dever selecionar as Subcontratadas de acordo com os requisitos dos documentos 33.055 e 33.055.1. Durante as auditorias de monitoramento da Contratada, Subcontratada ou Servios Contratados, quaisquer mudanas observadas em escopo, condies, riscos, etc., com impacto no Plano de Segurana Especfico de Tarefas, devero ser comunicadas imediatamente Contratada, Subcontratada ou Servio Contratado e (s) Pessoa(s) Responsvel(is) Alcoa para reviso. As empresas contratadas sero solicitadas a apresentarem Alcoa um Plano de Segurana, Sade e Meio Ambiente, devendo o mesmo abordar os diversos riscos de acordo com cada tarefa.

20 - AUDITORIAS EM FRENTES DE SERVIOS

As Contratadas, Subcontratadas e Servios Contratados, sero auditados em suas frentes de servios, com o objetivo de monitorar as condies de servio no que se refere s condies descritas no Escopo/ Plano de Segurana e na Anlise Preliminar de Risco APR. Os auditores sero membros do PGA de Contratadas as auditorias
34

sero feitas de acordo com um calendrio definido pelos prprios membros do PGA de Contratadas. Aps a realizao da auditoria, ser emitido um relatrio constando as oportunidades encontradas,

destacando tambm as melhores prticas. Nesse relatrio ser inserido um plano de ao, caso seja encontrada alguma no-conformidade com as normas Alcoa. As aes de melhoria geradas sero inseridas no IGSSMA da empresa contratada, quando esta possuir. Obs: Caso seja identificada alguma irregularidade ou algum risco iminente vida ou a sade dos funcionrios contratados, as atividades sero interrompidas, at que todas as irregularidades e/ou riscos sejam sanados.

Tcnicos do Departamento de SSMA, Responsvel pelo servio Alcoa e Contratadas podero auditar as frentes de servio utilizando o guia de Inspeo no verso da APR.

ANEXO XVII e XVIII: Check-list de auditoria em frentes de servio Relatrio de auditoria em frente de servio

21 - CLASSIFICAO DE INCIDENTES

Todos os incidentes com leso e sem leso, do trabalho ou de trajeto , independente de sua gravidade, requerem comunicao Alcoa Itapissuma. O local do incidente sempre que possvel dever permanecer inalterado. O incidentado (sempre que possvel) e as pessoas envolvidas no incidente devem ser convocadas para a investigao, de acordo com a gravidade do ocorrido. O propsito real de uma investigao estabelecer os fatos e opinies relevantes sobre como e porqu o acidente ocorreu, de forma que se possa tirar concluses sobre o que deve ser feito para evitar repetio do incidente.

35

21.1. CRITRIOS PARA CARACTERIZAO DE INCIDENTES So Consideradas Leses Srias pelo Critrio Alcoa: Afastamento Considera-se afastamento qualquer caso que, devido incapacitao para o trabalho, resulte no no comparecimento do empregado no seu turno subsequente da escala. A nfase para o no comparecimento a incapacitao para o trabalho. O no comparecimento por razes de consulta marcada com o mdico ou porque o empregado no quis vir ao trabalho no caracteriza um afastamento quando o mdico diz que o empregado poderia desempenhar suas funes. Nota: - A fatalidade deve ser considerada afastamento. Restrio ao Trabalho Qualquer caso que requeira que o empregado seja designado para um trabalho alternativo, fora da classificao regular de seu cargo, caracteriza uma restrio ao trabalho. Tratamento Mdico ou outros registrveis Qualquer caso que requeira os servios de um mdico ou outro profissional mdico trabalhando sob as ordens e orientao de um mdico. Primeiros Socorros considerado primeiros socorros qualquer pequena leso ou doena ocupacional que no requeira afastamento, restrio ao trabalho ou tratamento mdico.

21.2 CONTROLE DE INCIDENTES COM EMPRESAS CONTRATADAS A contratada deve enviar para o setor de segurana no 1 dia til

de cada ms o nmero de funcionrios, nmero de horas trabalhadas e nmero incidentes ocorridos, dentro das instalaes da Alcoa. OBS: Este item referente a envio de HHT para empresa contratada deve ser exigidos para as contratos fixos e servios com durao maior ou igual a 15 dias. Realizar/participar das anlises dos incidentes que tiverem

envolvimento dos seus empregados, havendo ou no leso.


36

Em caso de necessidade a Alcoa prestar os primeiros socorros a qualquer incidente envolvendo empregados de contratadas, dentro de suas instalaes. Aps esta prtica de responsabilidade da empresa contratada: Acompanhamento de transporte de acidentados - Dever o

acidentado, depois de ser liberado pelo ambulatrio da Alcoa Itapissuma, ser acompanhado por pessoa da contratada com poder de deciso. A Contratada dever assegurar o atendimento mdico de

acidentados aps os primeiros socorros na Alcoa Itapissuma. Emisso de CAT (Comunicao de Acidentes do Trabalho) ao

INSS para todos os incidentes com leses. A emisso da CAT de responsabilidade da contratada.

A omisso da informao dos incidentes com leso, envolvendo empregados de contratadas, ser considerada falta grave, sendo passvel de haver a suspenso contratual.

21.3 - DEFINIO DE INCIDENTES DE TRAJETO o incidente que ocorre no percurso da residncia para o trabalho ou deste para aquela. Nota: O incidente sofrido pelo empregado, que por interesse pessoal tenha interrompido ou alterado o percurso, no deve ser considerado.

21.4 INCIDENTES SEM LESO Um quase incidente uma ocorrncia inesperada que apenas por pouco deixou de ser um incidente com leso ou incidentes com danos materiais.

21.5 - DEFINIO DE INCIDENTE FORA DO TRABALHO aquele sofrido pelo empregado, quando fora do local e horrio de trabalho, no estando o empregado no trajeto ou em viagem a servio da empresa. Nas estatsticas da Alcoa, eles so separados em 5 categorias: moto, automvel, locais pblicos, casa e esportes.
37

22 - ORIENTAO SOBRE SADE OCUPACIONAL

Todos os trabalhos onde houver a presena de contaminantes do ar ou outros agentes aos qual a exposio do homem poder lev-lo a qualquer tipo de prejuzo temporrio ou permanente sua sade, devero ser cuidadosamente avaliados, tendo seus nveis de

concentrao posteriormente comparados com os limites de tolerncia estabelecidos em legislao. 23 - CONTROLE DE RISCOS SADE NA ALCOA DE ITAPISSUMA 23.1 - PROGRAMA DE PREVENO DE RISCOS AMBIENTAIS PPRA/NR9 TODAS AS EMPRESAS CONTRATADAS QUE TENHAM

EMPREGADOS REGISTRADOS devero possuir o PPRA. O PPRA da empresa contratada dever estar descrito em um documento-base, conforme previsto na Portaria 3.214/78 NR 9, de forma que mostre a realidade em relao aos riscos gerados nas suas atividades afins, e conter os anexos com os riscos gerados nas atividades desenvolvidas nas instalaes da Alcoa Itapissuma. A Alcoa Itapissuma fornecer uma listagem de todos os riscos

sade gerados por ela, descrevendo a fonte geradora, os provveis efeitos sade, os exames mdicos e os EPIs necessrios para o controle, para subsidiar a elaborao dos anexos de riscos citados no tem anterior. As empresas contratadas devero apresentar Alcoa o PPRA,

onde devero estar contidos os riscos das suas atividades e da Alcoa. A Alcoa se reserva o direito de recusar PPRA que no atenda

ao mnimo previsto na NR 9, bem como no cubra todos os riscos gerados por ela . Para as contratadas no fixas o PPRA ser acompanhado

atravs da pr qualificao de Contratadas inicial e peridica.


38

Todas as avaliaes consideradas Significantes durante o

processo de avaliao qualitativa devem possuir avaliao quantitativa de exposio. OBS : As Avaliaes Qualitativas e Quantitativas encontram se disponvel na rea de Higiene Industrial que fica Localizado no Departamento de SSMA da Alcoa para todas as contratadas para elaborao dos seus Programas Legais.

23.3 - PRODUTOS QUMICOS TODAS AS EMPRESAS CONTRATADAS FIXAS devero

possuir um inventrio completo de todos os materiais perigosos (produtos qumicos e afins) que estaro utilizando nas dependncias da Alcoa Itapissuma. A contratada deve entregar uma cpia deste inventrio para a Higiene Industrial da Alcoa. Todo produto novo adquirido por empresa contratada dever ser

aprovado previamente pelos setores de higiene industrial, meio ambiente e laboratrio qumico, de acordo com a norma de aquisio de produtos perigosos. Obs: O inventrio de produtos qumicos atualizado deve ser entregue trimestralmente a coordenadora do PGA de contratada. Este item monitorado atravs do IGSSMA (quando aplicvel empresa). TODOS OS MATERIAIS CONSTANTES DA LISTA devem ter o seu uso aprovado pelos setores de Higiene Industrial, Meio Ambiente e Laboratrio Qumico da Alcoa. A aprovao de uso se dar atravs da anlise da Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos FISPQ (ou MSDS, como mais conhecido na Alcoa). Caso o produto constante da lista da contratada conste tambm do inventrio da Alcoa, e portanto, j seja aprovado para uso, a contratada no necessita obter a FISPQ / MSDS junto ao fabricante e/ou distribuidor , no entanto dever comunicar ao setor de Higiene Industrial para cadastro na contratada usuria. Caso o produto constante da lista da contratada no conste no inventrio da Alcoa, e portanto, no ainda liberado para uso, a
39

contratada deve obter a FISPQ / MSDS junto ao fabricante e/ou distribuidor e entregar no setor de Higiene Industrial e/ou Meio Ambiente da Alcoa, os quais faro a anlise e liberao/aprovao para uso do produto. A contratada deve manter seu inventrio atualizado no Sistema Dophin, Qualquer alterao deve ser informada ao setor de higiene industrial. Todos os funcionrios das contratadas devem ter conhecimento que os tcnicos de segurana e os gestores da rea tem acesso as FISQPs no sistema Dophin e que em caso de emergncia poder acionar os bombeiros

atravs dos ramais 193.

NENHUM PRODUTO PODER ENTRAR NAS DEPENDNCIAS DA ALCOA ITAPISSUMA ANTES DE SER APROVADO E LIBERADO PARA USO. As pessoas devero ser informadas sobre os riscos e estar devidamente protegidas para manuseio e aplicao dos produtos. Os seguintes produtos, constantes da Lista Negra, tm o seu uso proibido nas dependncias da Alcoa Itapissuma:

(Produtos indicados para eliminao ou substituio pela Alcoa Itapissuma)


Agrotxicos organoclorados e organofosforados Aminas aromticas (por exemplo: em resinas plsticas, etc.) Antimnio (por exemplo: em tintas, filetes de solda, metais, etc.) Asbestos (por exemplo: vedaes hidrulicas, sapatas de freio, placas de embreagem de presso, gaxetas, etc.) Benzeno (limitar benzeno a 0,1% ou menos em hidrocarbonetos ou solventes, exceto gasolina) Berlio Cdmio (por exemplo: em tintas, filetes de solda, metais, etc.) CFC 11 (por exemplo: em centrfugas, refrigeradores, cmaras frigorficas, bebedouro, etc) CFC 12 (por exemplo: em centrfugas, refrigeradores, cmaras frigorficas, bebedouro, etc) Chumbo (por exemplo: em tintas, lubrificantes, etc.) Cloreto de metileno Clorofrmio Cromo VI
40

Derivados de Benzidina contaminados com alfa/beta naftilamina Fibras cermicas refratrias Formaldedo incluindo todos os produtos com gerao de formaldedo (como alguns biocidas) Hidrocarbonetos de leos/petrleo no seriamente hidrotratados e solventes refinados Mercrio (por exemplo: em termmetros, lmpada, etc) Metil clorofrmio Metil e Etil celulose e seus acetatos Metil e Etil teres de Etil Glicol e seus acetatos Nitrosaminas e compostos precursores capazes de formar nitrosaminas Orto toluidina PCBs (Bifelinas Policloradas) Percloretileno R22 (por exemplo: em refrigeradores, equipamentos de ar condicionado, etc) Sensibilizantes (tolueno diisocianato e acrilatos) Solventes Aromticos (Toluol, por exemplo) Solventes clorados Tricloretileno Colas, thinner, adesivos e corretivos que contenham substncias inalantes capazes de promover depresso na atividade do sistema nervoso central (SNC)

A exceo para uso destes produtos somente ser concedida mediante aprovao por escrito do Gerente da rea usuria. Todas as tintas a serem utilizadas devero atender s especificaes tcnicas da Alcoa, isto , no conter metais pesados e/ou solventes aromticos. Os casos omissos (especiais) devero ser examinados e aprovados pelos setores de Higiene Industrial, Meio Ambiente e laboratrio qumico da Alcoa. As reas de Estocagem Temporrias de Produtos Qumicos (Ex: leo) devem estar providas de conteno secundria para os casos de vazamentos acidentais. Todos os produtos qumicos que forem fracionados (produtos retirados das embalagens originais e colocados em frascos menores) devero conter as etiquetas sobre os riscos e perigosos envolvidos.

41

ANEXO XVIX e XX Fluxo de entrada de materiais perigosos Modelo para rotulagem secundria de produtos fracionados. 23.4 CONSERVAO E PROTEO DA AUDIO Todas as contratadas que tenham empregados expostos ao

Rudo devero adotar medidas de proteo para garantir que no haja alteraes na condio auditiva dos mesmos. Os protetores auriculares devero ter o Certificado de

Aprovao C.A., expedido pelo Ministrio do Trabalho. Os protetores auriculares devero ser selecionados de forma a

garantir que o seu Nvel de Reduo de Rudo NRR seja capaz de reduzir as exposies aos nveis aceitveis pela legislao brasileira. Nos trabalhos envolvendo o uso de marteletes pneumticos

obrigatrio o uso de dupla proteo auditiva, com o uso de protetor tipo plug + o protetor tipo concha. Os funcionrios de contratadas que realizem atividades com

exposio rudo devero apresentar descrio de realizao de Audiometria no Atestado de Sade Ocupacional. Todas as empresas contratadas Fixas devero apresentar o

PCA, quando aplicvel. 23.5 - MEDICINA DO TRABALHO Cabe empresa contratada garantir a efetiva realizao dos

exames mdicos peridicos dos empregados por ela contratados, conforme legislao brasileira, bem como a implementao do seu PCMSO (Plano de Controle Mdico e Sade Ocupacional) Para atividades consideradas especiais, segundo os protocolos

Internacionais de Sade, devero ser observados os exames especiais necessrios. O PCMSO deve ser entregue Alcoa para avaliao e

acompanhamento atravs do IGSSMA (Quando aplicvel), para as

42

demais contratadas o monitoramento realizado atravs da Pr Qualificao.

24 - EXAMES MDICOS

EXAMES A SEREM REALIZADOS PELAS CONTRATADAS

2.4.1 - EXAMES ADMISSIONAIS E PERIDICOS

Os exames admissionais e peridicos sero realizados de acordo com o risco das atividades desenvolvidas pelos funcionrios dentro da Alcoa Itapissuma e devero ser explanados no ASO (Atestado de Sade Ocupacional). Audiometria quando exposto a rudo e exame clnico.

Alm destes devero ser acrescentados os exames de acordo com a exposio ou grupos especiais como pode ser visto abaixo: A aptido para trabalho em altura deves ser descriminada no ASO do trabalhador.

Equipamentos mveis:

Check-list para operador de equipamentos mveis pagina 61 deste caderno.

Usurios de respiradores:

Todos os funcionrios que utilizam proteo respiratria devem fazer fit teste antes de utilizarem os respiradores.

Exames especficos: Check-list para usurio de proteo respiratria pagina 87.

43

OBS: Os exames sero realizados de acordo com risco das atividades desenvolvidas pelos funcionrios de acordo com o check-list acima citado. Os funcionrios que utilizam proteo respiratria para conforto e ou a exposio baixa, aps preenchimento do check list o medico avaliar a necessidade de realizao dos exames. ANEXO XI Check list para usurio de proteo respiratria

25. INSTALAO E DESENVOLVIMENTO DE COMISSES INTERNAS DE PREVENO DE ACIDENTES - CIPAs E SEMANAS DE PREVENO DE INCIDENTES - SIPAT de responsabilidade da empresa contratada fazer convocao, eleio e posse, curso da CIPA, reunies, elaborao de mapas de riscos e participao na SIPAT, quando a legislao brasileira for aplicvel.

26. ORIENTAO PRVIA PARA INCIO DE TRABALHOS CRTICOS Definio de tarefas/servios crticos onde necessrio reunio prvia antes do seu incio Convocao de pessoas Elaborao de plano de aes Elaborao de atas Relatrios de acompanhamento das etapas da tarefa/servio

27. EMERGNCIAS Em casos de emergncia acionar o ramal 193 (Principio de Incndio, Incidente Ambiental ou resgate). A sirene tocar por um minuto. Caso seja necessrio evacuao da rea uma sirene tocar durante 5 minutos continuos, para alertar sobre a necessidade de abandono da rea at o ponto de encontro especifico de cada rea. Para uma evacuao total da fbrica a sirene tocar um toque intermitente para evacuao total at o ponto zero (fora da fbrica) ANEXO XXII
44

Rota de fuga para desocupao de rea

28. ARQUIVAMENTO DE DADOS Todos os registros gerados do processo de servios contratados e subcontratados devero ser arquivado de acordo com a matriz de registros, que determina tempo, responsveis e local de guarda para cada documento emitido. ANEXO XXIII Matriz de arquivamento de dados de contratadas

29. CRITRIO DE DESCREDENCIAMENTO DE CONTRATADAS

Item 1 2

Obs

Critrios Nota de Avaliao do IGSSMA menor que 5, durante 3 meses consecutivos Nota de Avaliao dos Servios menor que 12 pontos durante 2 avaliaes consecutivas e no cumprimento do Plano de Ao No apresentao das Guias de Recolhimentos das Obrigaes Legais (FGTS, INSS, Impostos), durante 2 meses consecutivos. A rea de A&L solicitar esporadicamente as Certides Negativas das Contratadas. de Obrigao das contratadas entregar mensalmente contratante, junto com as faturas de servio prestado, cpia autenticada dos comprovantes de cumprimento e pagamento das das obrigaes trabalhistas e prividncirias. Segue os encargos necessrios: - GRPS (Guia de Recolhimento da Previdncia Social), - GRE (Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Servio), - Folha de Pagamento, - Relao de Admitidos e Demitidos. os itens acima citados s seram vlidos quando a contratada tiver funcionrios prestando servio dentro das dependncias da contratante.

30. ASPECTOS DE MEIO AMBIENTE

45

As empresas contratadas devem seguir todas as normas ambientais internas Alcoa referentes atividade executada, como: Destinao correta dos resduos slidos tanto na planta quanto externamente planta; Seguir as regras internas para preveno de incidentes ambientais; Levantamento de aspectos e impactos ambientais associados s atividades executadas; Seguir ou contribuir para os controles operacionais buscando a mitigao dos impactos ambientais; Participao em reunies e treinamentos na rea ambiental; Atender aos requisitos legais aplicveis do escopo de trabalho; Utilizao de produtos/insumos dentro das especificaes legais mnimas informadas pela Alcoa; Seguir as regras estabelecidas para casos de emergncias. Atendimento a Legislao Ambiental

30. 1 PADRO CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente) PARA DESCARTE SELETIVO DE RESDUOS Padro de cores AZUL: papel e papelo VERMELHO: plstico VERDE: vidro AMARELO: metal PRETO: Madeira LARANJA: resduos perigosos BRANCO: resduos ambulatoriais e de servios de sade ROXO: resduos radioativos; MARROM: resduos orgnicos; CINZA: resduo geral no reciclvel ou misturado, ou contaminado no passvel de separao.

31. UTILIZAO DE FERRAMENTAS ELTRICAS PORTTEIS


46

Toda ferramenta porttil deve ser controlada, com inspeo peridica da sua integridade e com algum sinal visual do seu estado de inspeo. Alm disto, estas devem possuir dupla isolao e/ou fio terra aterrando a carcaa; Toda extenso deve igualmente ser controlada com requisitos semelhantes s das ferramentas; Sempre que uma ferramenta porttil for utilizada com uma extenso, o uso de um DR obrigatrio. Para tanto, as reas de manuteno da Alcoa possuem DRs portteis modelo Line Guard, 240 Vca, 30 A, corrente diferencial de atuao 5 mA, tempo de operao <25 ms, fabricao North Service Safety Ltd, 6942 Spinach Drive, Mentor, OH 44060, USA. As contratadas devero necessariamente utilizar este dispositivo nas condies acima. A norma autoriza que extenses sejam montadas por um eletricista qualificado (qualificado na definio Alcoa). Pode ser feita a montagem de um DR porttil utilizando componentes disponveis no mercado nacional e que sejam certificados por laboratrio credenciador. A norma pede que este dispositivo seja controlado nos moldes j explicitados acima.

32. POLTICA SOBRE VECULOS MOTORIZADOS SOBRE DUAS RODAS Fica proibido o uso de veculos motorizados de duas rodas (motocicletas, ciclomotores e motonetas), triciclos e quadriciclos quando a servio da empresa, de qualquer natureza, dentro e fora das unidades da Alcoa. Para outros propsitos, principalmente no trajeto da residncia para o trabalho e vice-versa, fortemente desencorajado o uso de veculos motorizados de duas rodas (motocicletas, ciclomotores e motonetas), triciclos e quadriciclos, incluindo ainda bicicletas. Neste caso devem ser utilizados, preferencialmente, os nibus ou outros veculos fornecidos pela empresa.

Checar e exigir que os usurios, condutores ou passageiros, utilizem os equipamentos de proteo necessrios, assegurando tambm que os veculos estejam sempre em bom estado de conservao. Devem ser atendidos os requisitos legais de cada pas relativos ao uso de equipamentos de proteo, tais como capacete com viseira, ou na ausncia desta, culos de proteo, e outros (botas, luvas, cala comprida e jaqueta de couro ou similar). A alcoa ir proibir a entrada de condutores ou passageiros de tais veculos nas dependncias das instalaes da Alcoa, incluindo os estacionamentos externos, que no estejam em conformidade com os requisitos de segurana constantes nos requisitos legais de cada pas.

47

ANEXOS

48

ANEXO I

49

Fluxograma de integrao de Segurana, Sade e Meio Ambiente de Contratadas

ANEXO II
50

Ficha de acompanhamento de empregado de empresa contratadas

ANEXO III
51

MAPA ORIENTATIVO LIMITES DE REAS CONSIDERADAS DE PRODUO

Pa ne i is el r t co s po oi

Bo m ba Jo ke y M TR O O O B M A B E L T C I A

Bat ri e s a qdi T se e l M TE O O O B M A B D I S E L Pa ni i ss i e l e r t o c

da ca Bn a

do i r m ea od tr l Fi

s co ri t e s el i ne i Pa

s co i r et el s ei n Pai ZR ds o

2 75 2 ZR p m o C

3 75 2 ZR p m o C

1 75 2 R pZ m o C

Ex in t to r C a ac p it re o s Li ei x as r

A br ad an do es r ar o C de tn a r sp or e t ot M ob om ba 1 ot M ob om ba 2 Bom ba dos do a ra ot M ob o ba m 3 Fi r od t l ea re a i es R rv e at r od i e cr o l o M tb o om ad b e ee m rg nc ia

ai P ne el l tr co i

os c ri lt se i ne i as P ZR d o

A m r r o S i ec ad or de ar

R sr e va t io r sd ea r

Prdios administrativos fora da rea de produo

Modelos NO permitidos

Modelos permitidos

52

ANEXO IV

Check-list de equipamentos eltricos

INSPEAO E MANUTENAO DE EQUIPAMENTOS - MENSAL


EQUIPAMENTOS Itens a ser observados Metodo N Situaao A C Irregularidades encontradas

FURADEIRA
Plug de alimentaao Cabo eletrico Carcaa Mandril LIXADEIRA Plug de alimentaao Cabo eletrico Carcaa Mandril SERRA TICO-TICO Plug de alimentaao Cabo eletrico Carcaa Lamina MAQUINA DE SOLDA Estado Conexoes eletricas Fixaoes Estado Fixaoes Estado Fixaoes Estado Estado Estado Visual Manual Manual Visual Manual Visual Visual Visual Visual Visual Estado Conexoes eletricas Fixaoes Estado Fixaoes Estado Estado Visual Manual Manual Visual Manual Visual Visual Estado Conexoes eletricas Fixaoes Estado Fixaoes Estado Estado Visual Manual Manual Visual Manual Visual Visual Estado Conexoes eletricas Fixaoes Estado Fixaoes Estado Estado Visual Manual Manual Visual Manual Visual Visual

Plug de alimentaao Cabo terra Jacare Carcaa Pneus

DATA :

RESPONSAVEL A - ANORMAL C - CRITICO

LEGENDA : N - NORMAL

OBS : Caso existam outros equipamentos alm desses devero ser inclusos no check-list.
53

ANEXO V Padro de isolamento de obras e servios

54

ANEXO VI

Padro da posio da fita refletiva

ANEXO VI Coletes refletivos

Largura da faixa refletiva de 5 cm

55

ANEXO VII Matriz do ndice Global de SSMA

MATRIZ DO NDICE GLOBAL DE SEGURANA, SADE E MEIO AMBIENTE CONTRATADAS - 2012


Parte 1 - AES - Preveno de Fatalidades(40%) 1.1 - Aes de Elementos Crticos 1.2 - Aes de ARO Vermelhos 1.3 - Aes de Incidentes Majors 1.4.- Aes de Incidentes Registrveis e PS 1.5 - Aes de Incidentes Ambientais Reais Parte 2 - INSPEES - Sistema Contnuo de Auto-Avaliao (10%) 2.2 - Inspeo Rotineira da Contratada 2.3 - Check list de Inpeo para Contratadas Parte 3 - AES - No Crticas (25%) 3.1 Aes dos PGA's (no crticos - no listados na Parte 01 acima) e SSMA 3.2 Aes No Crticas das Inspees da Parte 02 (aes crticas devem ir para Parte 01) 3.8 Aes de Contatos Imediatos Parte 4 - ASPECTOS GERAIS de SSMA (25%) 4.1 - Realizao de ARO e APT 4.2 - Elaborao e Cumprimento do Plano de Treinamentos 4.3 - Planejamento e Realizao das CDS (faltosos devem ser controlados e tratados) 4.4 - Realizao de Contatos Imediatos 4.5 - Reconhecimento do funcionrio destaque SSMA 4.6 - Realizao de auditoria em frentes de servio 4.7 - Envio das informaes sobre HHT no prazo 4.8 - Participao nas Reunies do PGA de Contratadas e de SSMA 4.9 - Preenchimento de Safestart, potencial e notificao de perigo Parte 5 - PENALIDADES 5.1 - Ocorrncia de NC Legal ( aes pendentes que no foram cumpridas) 5.2 - Ocorrncia de Incidentes Majors 5.3 - Ocorrncia de Incidentes Registrveis 5.4 - Ocorrncia de Incidentes Primeiros Socorros 5.5 - Ocorrncia de Incidente sem Leso de Risco Mdio 5.6 - Ocorrncia de Incidente Ambiental Real 5.7 - No conformidade em frente de servio no solucionada de imediato - apresentar evidencias 5.8 - Ocorrncia de Contaminao de Lixo Seletivo Meta 100% 100% 100% 100% 200% Meta 1 por ms 1 por ms Meta 100% 100% 100% Meta 2 80% 80% 4 Trimestral 4 100% 5 1 por funcionrio Meta 0 0 0 0 0 0 0 0 Responsvel Contratada Contratada Contratada Contratada Contratada Responsvel Tcnico de Segurana Tcnico de Segurana Responsvel Contratada Contratada Contratada Responsvel Tcnico de Segurana Tcnico de Segurana Tcnico de Segurana Liderana Contratada Tcnico de Segurana Contratada Tcnico de Segurana Contratada Responsvel Contratada Contratada Contratada Contratada Contratada Contratada Contratada Contratada Peso % Total Total Total Total Total Peso % 5,00% 5,00% Peso % 5,0% 2,5% 2,5% Peso % 10,0% 5,0% 2,5% 2,5% 5,0% 10,0% 2,5% 2,5% 5,0% Pnalti 2 2 3 0,5 (Cumulativo) 1 2 1 1

Verso 5.0

COMPROMETIMENTO 10,0
Anlise Crtica

Nvel do ms NA NA NA NA NA Subtotal Nvel do ms 10 10 Subtotal Nvel do ms 10 10 10 Subtotal Nvel do ms 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Subtotal Nvel do ms NA NA NA NA NA NA NA NA

Clculo NA NA NA NA NA 3,0 Clculo 0,5 0,5 1,0 Clculo 0,5 0,25 0,25 1 Clculo 1 0,5 0,25 0,5 0,5 1 0,25 0,5 0,5 5,0 Clculo NA NA NA NA NA NA NA NA

Anlise Crtica

Anlise Crtica

Anlise Crtica

Anlise Crtica

56

ANEXO VIII Guia de Avaliao de Risco


1 EMERGNCIA ( ) SIM ( ) NO 3 - MDIO RISCO ( ) SIM ( ) NO

So

considerados servios de emergncia, aqueles que exigem uma ao rpida para garantir o andamento normal das operaes da fbrica. Deve ser devidamente aprovado pela Gerncia da respectiva rea.
( ) SIM ( ) NO

Servios de MDIO RISCO so aqueles onde existem uma ou mais das situaes abaixo: ( ) Servios em reas produtivas ( ) Servios em reas externas (no operacionais) onde no exista nenhum dos riscos listado no grupo anterior

2 - ALTO RISCO

Servios de ALTO RISCO so aqueles onde existem uma ou mais das So considerados Servios de Baixo Risco situaes abaixo: todos aqueles onde no existe nenhum dos
( ) Entrada em Espaos Confinados ( ) Servios quente ( ) Servio de escavao ou demolio mecnica ou manual ( ) Demolio de prdios operacionais ( ) Manuteno nas subestaes ( ) Trabalhos com risco de quedas com altura acima de 1,8 metros ( ) Movimentao de cargas suspensas acima de 1 ton. ( ) Desligamento de fonte de energia com necessidade do uso de EBV ( ) Trabalho em circuito eltrico energizado ( ) Operao de equipamentos mveis e ou veculos Industriais na rea produtiva. ( ) Risco Ambiental para Ar/gua/Solo/Desmatamento, Queimadas. ( ) Exposio a atmosfera Explosiva/Metal lquido/Alta Presso ( ) Utilizao de Produto Qumico Txico, Inflamvel, Corrosivo ( ) Exposio a radiaes ionizantes ( ) Trabalho realizado dentro de reas restritas ( ) Trabalho com gerao de resduo perigoso riscos listados nos grupo anteriores, e ainda: ( ) Servios de Consultoria/treinamento que no envolvam tarefas em reas operacionais. 5 VISITANTES ( ) SIM ( ) NO

4 - BAIXO RISCO

( ) SIM ( ) NO

As pessoas que se dirigem s dependncias da fbrica sem vnculo realizao de trabalhos para a Alcoa. 6 - TRANSPORTADORAS ( ) SIM ( ) NO Servios de Transporte de Mercadorias que no se enquadrem nos itens anteriores.

57

ANEXO IX Credencial de operador de equipamento mvel

58

59

ANEXO X Check-list de inspeo de Equipamentos Mveis Externos ALCOA ALUMINIO S/A PGA EQUIPAMENTOS MVEIS INSPEO PARA ENTRADA DE EQUIPAMENTOS MVEIS DATA_______/________/________ VECULO PLACA__________________OU NMERO DE ORDEM_____________________________ ESPECIFICAO ____________________________________________________________________ EMPRESA CONTRATADA______________________________________________________________ Item 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 O que verificar O veculo possui cinto de segurana de trs pontos? (verifique fixao, condio das cintas, travamento). Iluminao est funcionando (faris, setas, luz de freio, luz de r, alerta, lateral). Os pneus esto sem cortes profundos, as ranhuras tem no mnimo 2mm, sem rolagem solta? Os parafusos de todas as rodas esto bem fixados, todos esto em seus lugares? O alarme buzina est funcionando? A condio geral do veculo est boa (pintura, conservao e limpeza)? Os cabos de ao esto em perfeito estado (sem fios partidos, amassados, com dobras)? O(s) gancho(s) para iamento est (o) com trava, sem trincas, com giro livre? O extintor de incndio est carregado, selado e dentro do prazo de validade? O veiculo possui controlador de velocidade e est funcionando? O alarme sonoro de r est funcionando? Os freios de p e o estacionrio esto funcionando? O sistema hidrulico est sem vazamento? As patolas esto em bom estado? O pessoal que ira operar o equipamento, participou da integrao de Segurana? O solicitante do veculo acompanhou a inspeo? Sim No NA

________________________________ Nome legvel do observador _____________________ Nome legvel do responsvel

_______________________________ assinatura ______________________________ assinatura

Validade desse documento ________/________/________ Observaes 1- Essa inspeo obrigatria antes que o veculo comece a operar nas dependncias das fbricas 2- Essa inspeo no desobriga a contratada de realizar o check-list detalhado de uso dirio 3- Esse documento s ser aceito aps assinatura do responsvel da contratada pela inspeo 4- Esse documento dever permanecer no veculo enquanto durar o servio 5- Caso haja alguma resposta NO, o servio no poder ser realizado. 6- Aps a realizao do servio envie esse documento Segurana, Sade e Meio Ambiente. 7- O observador ter que aconpanhar o servio em tempo integral

60

ANEXO XI Check-list para operadores de equipamentos mveis

Matrcula: Idade: Alcoa ( I. 1. 2.

Nome: Hipertenso: ( )sim ( ) Contratada ( )no Diabtico: ( )sim ( )no

) ___________________________ Data: / / Resposta ( ) sim ( ) no

Exame Mdico Anual Tem perda de p, perna, mo ou brao?

Tem dano na mo, dedo, brao, p ou perna que interfira com a capacidade de executar tarefas normais associadas operao do equipamento mvel? 3. Tem histrico mdico estabelecido, ou diagnstico clnico atual de diabetes mellitus que requeira ingesto de insulina para controle? 4. Tem diagnstico clnico atual de infarto do miocrdio, angina pectoris, insuficincia coronria ou outras doenas cardiovasculares dos tipos que normalmente so acompanhados por sncope (desmaio), dispnia (falta de ar), colapso ou falha cardaca?

( ) sim (

) no

( ) sim (

) no

( ) sim (

) no

5. Tem histrico mdico estabelecido ou diagnstico clnico de disfuno respiratria? 6. Tem diagnstico clnico atual de presso arterial alta que interfira com sua capacidade para manejar equipamento mvel em condies seguras? 7. Tem histrico mdico estabelecido ou diagnstico clnico de doena reumtica, artrtica, ortopdica, muscular, neuromuscular ou vascular que interfira com sua capacidade para manejar equipamento mvel em condies seguras. ( ) sim ( ) no ( ) sim ( ) no

( ) sim (

) no

8. Tem ou teve ataques /convulses ou outra condio que possa causar perda de conscincia ou qualquer outra perda da capacidade de controlar um equipamento mvel com segurana? 9. Tem doena mental, nervosa, orgnica ou funcional, ou distrbio psiquitrico que interfira com sua capacidade para manejar equipamento mvel em condies seguras? ( ) sim ( ) no ( ) sim ( ) no

10. Usa anfetaminas, narcticos ou quaisquer drogas que causem dependncia; a menos que haja evidncia clara e convincente de que o uso de substncia controlada foi prescrito por um mdico licenciado e familiarizado com o histrico mdico e tarefas rotineiras do operador? 11 Tem diagnstico clnico atual de alcoolismo ou abuso de substncias (ou seja, no existe evidncia subjetiva ou objetiva de um processo ativo de tal condio)? ( ) sim ( ) no ( ) sim ( ) no

61

12 Voc tem alguma dvida ou situao especial que pode interferir com sua capacidade de operar equipamento mvel que gostaria de rela

( ) sim (

) no

Assumo a respnsabilidade com a veracidade das informaes acima: Data: _____/_____/______ Assinatura do Funcionrio: ______________

62

II.

Avaliao de exames complementares

Data Ref

Em conformidade?

Periodicidade - antes do incio das atividades para novos operadores e a cada 3 (trs anos), ou a intervalos menores, a critrio mdico. 1. 1.1 Tem acuidade visual distncia de pelo menos 20/40 (Snellen) nos dois olhos, sem lentes corretivas, ou acuidade visual diferente e corrigida para 20/40 (Snellen), ou acuidade distncia de pelo menos 20/40 (Snellen) nos dois olhos, com ou sem lentes corretivas. Acuidade Visual anual -Tem exame de Ortho Rater ou similar ? / / ( ) sim ( ) no

( ) sim (

) no

1.2 Tem um campo de viso de pelo menos 70 graus no meridiano horizontal de cada olho. 1.3 Tem capacidade de identificar as cores dos sinais de trnsito e as placas que exibem as cores-padro, vermelho, verde e amarelo. 1.4 Tem uma pontuao maior que 30% na avaliao-padro de estereopsia (percepo de profundidade) 2. Ter audiometria anual. No pode ter perda de audio no ouvido melhor, maior que 40 decibis na mdia das frequencias de 500, 1000 e 2000 Hz, com ou sem aparelho auditivo. / / ( ) sim ( ) no / / ( ) sim ( ) no / / ( ) sim ( ) no

( ) sim (

) no

3. Ter um eletrocardiograma (ou um teste ergomtrico) + parecer do cardiologista, se necessrio, na primeira avaliao.

( ) sim (

) no

4. Exames laboratoriais. Obrigatrio apenas um dos exames abaixo para verificao da glicose:

4.1. 4.2. 4.3.

Urina I (Avaliar glicosria) OU; Glicemia de jejum OU; Hemoglobina Glicosilada

/ / /

/ / /

( ) sim ( ( ) sim ( ( ) sim (

) no ) no ) no

Obs.

63

ANEXO XII Formulrio autorizao escavao

64

65

ANEXO XIII Modelo de Escopo/ Plano de Segurana

Escopo / Plano de Segurana para Contratadas

Projeto/Servio: ___________________________________________________________ Pedido Nr.: ______________ Grau de Risco: Descrio do Servio: (breve explanao do servio a ser executado):

Data de elaborao: Data de validade: Responsvel pelo servio Alcoa: (Nome / Assinatura): Ramal Responsvel: ________ Responsvel Contratada: Telefone do Responsvel Contratada: _______________ Reunio Pr-trabalho: (Assinalar quando concludo) Data: ____1. Rever expectativas de SSMA.(Ver norma 33.052 Pag. 14) ____2. Rever Escopo de Trabalho. ____ 3. Rever Condies de rea. .(Ver norma 33.052 Pag. 5) ____ 4. Discutir Programao de Projeto:_____ Data inicial:____ Data concluso: _____ ____ 5. Discutir necessidades de mo-de-obra: (Obter nomes, certificado ou confirmao de seguro, etc. Haver subcontratadas?) ____ 6. Discutir gesto de materiais: (Quem fornece o que, onde armazenar, etc.) ____ 7. Fazer um tour pela rea de trabalho (Observar item 2 desta norma)

66

GUIA DE AVALIAO DE RISCOS


1 EMERGNCIA ( ) SIM ( ) NO 3 - MDIO RISCO ( ) SIM ( ) NO

So

considerados servios de emergncia, aqueles que exigem uma ao rpida para garantir o andamento normal das operaes da fbrica. Deve ser devidamente aprovado pela Gerncia da respectiva rea.
( ) SIM ( ) NO

Servios de MDIO RISCO so aqueles onde existem uma ou mais das situaes abaixo: ( ) Servios em reas produtivas ( ) Servios em reas externas (no operacionais) onde no exista nenhum dos riscos listado no grupo anterior

2 - ALTO RISCO

Servios de ALTO RISCO so aqueles onde existem uma ou mais das So considerados Servios de Baixo Risco situaes abaixo: todos aqueles onde no existe nenhum dos
( ) Entrada em Espaos Confinados ( ) Servios quente ( ) Servio de escavao ou demolio mecnica ou manual ( ) Demolio de prdios operacionais ( ) Manuteno nas subestaes ( ) Trabalhos com risco de quedas com altura acima de 1,8 metros ( ) Movimentao de cargas suspensas acima de 1 ton. ( ) Desligamento de fonte de energia com necessidade do uso de EBV ( ) Trabalho em circuito eltrico energizado ( ) Operao de equipamentos mveis e ou veculos Industriais na rea produtiva. ( ) Risco Ambiental para Ar/gua/Solo/Desmatamento, Queimadas. ( ) Exposio a atmosfera Explosiva/Metal lquido/Alta Presso ( ) Utilizao de Produto Qumico Txico, Inflamvel, Corrosivo ( ) Exposio a radiaes ionizantes ( ) Trabalho realizado dentro de reas restritas ( ) Trabalho com gerao de resduo perigoso riscos listados nos grupo anteriores, e ainda: ( ) Servios de Consultoria/treinamento que no envolvam tarefas em reas operacionais. 5 VISITANTES ( ) SIM ( ) NO

4 - BAIXO RISCO

( ) SIM ( ) NO

As pessoas que se dirigem s dependncias da fbrica sem vnculo realizao de trabalhos para a Alcoa. 6 - TRANSPORTADORAS ( ) SIM ( ) NO Servios de Transporte de Mercadorias que no se enquadrem nos itens anteriores.

67

ESCOPO/ PLANO DE SEGURANA PARA TAREFAS


8. Descrio do Servio / Projeto:

Preparado por:_________________Aprovado por: _______________Data: __________


ETAPAS DA TAREFA (Solicitante) 1.Descrio da Etapa PERIGO (Solicitante/Responsvel Alcoa/Contratada) SEGURANA: SAUDE: MEIO AMBIENTE: MEDIDAS PARA ELIMINAR PERIGO (Contratada) SEGURANA: SAUDE: MEIO AMBIENTE:

Obs: Para a elaborao do Plano de Segurana, consultar Norma 33.052, Pg 34/35. Consultar tambm a APR (o solicitante/responsvel Alcoa) deve entregar contratada cpia da APR em branco.

9. Listar equipamentos de segurana necessrios (Solicitante):

10. Listar ferramentas necessrias (Solicitante):

11. Listar equipamentos portteis necessrios (Solicitante): 13. Necessria reviso de:
LPR Levantamento de Perigos e Riscos ( )Sim ( ) No ( ) NA LAIA Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais ( )Sim ( ) No ( ) NA

Obs: Para as empresas no fixas este item no aplicvel.


Mandar alteraes para o tcnico da rea responsvel pela atualizao dos dados da LPR ou LAIA. 14. Listar autorizaes necessrias (Solicitante): 15. Listar treinamento necessrio (Solicitante): 16. Listar Pessoa(s) Responsvel(is) (Assinatura) e rea de Competncia (escavao, alta tenso, remoo de asbesto) - (Solicitante) 17. Regime de Trabalho (Solicitante): Definir se o trabalho dever ser realizado em horrio administrativo, turno,a noite, horrio especial, perodo de 8/8 horas, 12/12 horas, 2, 3 turmas, etc.....

68

18. Subcontratao: S podero ser subcontratadas as empresas qualificadas pela Alcoa. A empresa contratada responsvel por garantir a conformidade com os padres de SSMA da Alcoa Legislao Aplicveis, e a Subcontratada deve cumprir os mesmos requisitos da Contratada.

19. Observaes: (Solicitante, A&L OU SSMA) 20. Listar participantes da Reunio de Pr-trabalho (Solicitante): (embora a Alcoa e a Contratada possam ter de atuar em conjunto para preencher essas informaes, a Contratada tem a obrigao contratual de cumprir o presente documento).

69

Modelo de Escopo simplificado Frente de Servio Escopo / Plano de Segurana para Contratadas ATIVIDADES A SEREM EXECUTADAS

1-Descrio da tarefa 2-Descrio da tarefa

PRINCIPAIS RISCOS DAS ATIVIDADES CITADAS ACIMA ( ) E.B.V ( ) Servio quente ( ) Preveno de quedas ( ) Espao Confinado

Data de Aprovao do escopo: _______/_______/______ Data de validade do escopo: _______/_______/_______


______________________________
Tc. SSMA OBS: O escopo no poder ser utilizado para atividades no rotineiras, mesmo que os riscos estejam contemplados no mesmo.

70

ANEXO XIV Fluxograma de liberao de servio

ANEXO XIV Anlise Preliminar de Riscos

ANLISE PRELIMINAR DE RISCOS


Local: Setor: Depto.:

71

ANEXO XV Anlise Preliminar de Riscos APR


Escopo dos trabalhos: GRAU DE RISCO DOS TRABALHOS: ( ) Emergncia ( ) Alto Risco ( ) Mdio Risco ( ) Baixo Risco ( ) Tarefa NoRotineira CLASSIFICAO DOS REQUISITOS NECESSRIOS PARA CONTROLE DE RISCOS Assinale os itens que precisam de controle para execuo dos trabalhos acima: 01 - Controle de Riscos Gerais 02 - Espao Confinado 03 - Controle de Quedas de Mesmo Nvel 04 - Controle de Quedas de Nivel Diferente 05 - Equipamentos Mveis/Veculos Industriais 06 - Controle das Fontes de Energia 07 - Riscos Eltricos 08 - Controle de Riscos de Incndio 09 - Housekeeping 10 - Sinalizao e Isolamento de rea 11 - Carga Suspensa 12 - EPI 13 - Radiaes (Ionizantes No-Ionizantes) 14 - Riscos Biolgicos 15 - Ferramentas (Manuais, Eltricas, Pneumticas, Plvora) 16 - Produtos Qumicos 17 - Escavao 18 - Mquinas 19 - Riscos do Processo 20 - Gerao de Resduos 21 - Contaminao de Ar, gua, Solo 22 - Ergonomia 23 - Controle de Vasos Sob Presso 24 - Equipamentos Rebocados 25- Outros Riscos Identificados (Consulte o Depto. de SSMA)

01 - CONTROLES GERAIS DE RISCOS o Todos os funcionrios envolvidos neste trabalho tero conhecimento dos ramais de emergncia (192 Incidente/Mal sbito e 193 Incndio/Incidente Ambiental/Resgate) A frente de trabalho dispor de recursos para acionar o sistema de emergncia da fbrica? O Escopo/Plano de Segurana para execuo dos trabalhos foi elaborado conforme o padro Alcoa-Itapissuma? Foi feita uma reunio com todos os funcionrios envolvidos para a divulgao do Escopo/Plano de Segurana? Todos os funcionrios esto portando crach/etiquetas para identificao dos treinamentos recebidos, especialmente integrao? A influncia do trabalho a ser realizado foi avaliada em relao s reas nas proximidades? Outras medidas de controle julgadas necessrias (Especifique):
72

o o o o o o

02 - ESPAO CONFINADO o o o o o A etiqueta de liberao de espao confinado ser preenchida por pessoa habilitada? O cavalete de espao confinado estar disponvel na entrada do espao? Os envolvidos estaro treinados no procedimento de utilizao da mscara de fuga? Os envolvidos estaro treinados no procedimento de utilizao do oxmetro porttil? Outras medidas de controle julgadas necessrias (Especifique):

03 - CONTROLE DO RISCO DE QUEDAS DE MESMO NVEL o o o o o o o o Os riscos de tropees estaro controlados? A rea de trabalho estar livre de materiais escorregadios? As reas de circulao estaro livres de obstculos? As aberturas no piso estaro protegidas? As salincias sero eliminadas ou sinalizadas? As pranchas utilizadas como passarelas estaro fixas ao piso? As escavaes e aberturas no piso estaro protegidas por material que resista o peso das pessoas e equipamentos que estiverem transitando no local conforme padro 18.2 da Alcoa? Outras medidas de controle julgadas necessrias (Especifique):

04 - CONTROLE DE QUEDAS DE NVEL DIFERENTE o o o o o o A permisso para trabalho em altura ser preenchida por pessoa autorizada? H necessidade da utilizao de tapumes provisrios e os riscos oferecidos por esta utilizao foram eliminados? Existe no local controle do risco de queda devido existncia de forro falso? Os riscos de queda de materiais sero avaliados e as medidas de controle sero estabelecidas e aplicadas? Os pontos de ancoragem dos cintos/trava-quedas sero previamente estabelecidos e certificados, dispondo de resistncia para 2500kg por pessoa? O risco de abalroamento do andaime por veculos ser considerado, e medidas de controles ero aplicadas?
73

o o

Para realizao do trabalho sobre telhados, ser estabelecido um plano de acesso seguro e este ser aprovado pelo Depto. de Segurana da Alcoa? Outras medidas de controle julgadas necessrias (Especifique):

05 - EQUIPAMENTOS MVEIS / VECULOS INDUSTRIAIS o o o o o o o o o Ser preenchido diariamente o check-list do veculo? O preenchimento do check-list estar correto, com verificao de todos os itens? Os condutores possuiro exames mdicos especficos para a funo e estaro atualizados (Observar validade na carteira de permisso para operao)? Os condutores conhecero os riscos operacionais especficos das reas onde executaro o servio? Os condutores sero treinados e credenciados para dirigir o veculo? O veculo apresentar capacidade de carga identificada? Ser verificada a interferncia do uso dos veculos (pedestres / layout) nas reas de trabalho? O piso possuir resistncia e inclinao adequada em funo do tipo de trabalho a ser executado? Outras medidas de controle julgadas necessrias (Especifique):

06 - CONTROLE DAS FONTES DE ENERGIA o o o o o o o o o o Se o servio envolver equipamentos que esto intertravados, sero tomadas medidas adicionais de proteo para garantia de energia zero para equipamentos nesta condio? Todos os envolvidos estaro cientes dos pontos de etiquetamento, bloqueio e verificao para o trabalho? As fontes de energia estaro desligadas e verificadas quanto ao estado de energia zero? Se for realizado bloqueio em grupo, atravs do painel, todos conhecero a forma de us-lo corretamente? O responsvel Alcoa pelo equipamento/local onde sero executadas as atividades ser a primeira pessoa a aplicar o procedimento de etiquetamento, bloqueio e teste das fontes de energia? Os funcionrios de contratadas esto utilizando a etiqueta branca individual com a identificao contratada? Todas as pessoas envolvidas na tarefa colocaro seus cadeados individuais e etiquetas brancas pessoais nos pontos de controle? O sistema estar livre de qualquer tipo de energia residual (mecnica, qumica, trmica, hidrulica, pneumtica, eltrica)? Todas as pessoas envolvidas na tarefa sero treinadas nos procedimentos de etiquetamento/bloqueio e verificao? Outras medidas de controle julgadas necessrias (Especifique):

74

07 - RISCOS ELTRICOS o o o o o o o o o Os trabalhos prximos s linhas de alta tenso sero liberados pela Alcoa? Se necessrio trabalhar prximo linha de alta-tenso, inclusive montagem de andaimes, a regra de trs metros de distncia ser seguida e existe liberao pelo pessoal da alta-tenso da Alcoa? Todos os envolvidos estaro cientes da proibio de trabalhar com leitos de cabos energizados em dias chuvosos? As portas das subestaes permanecero abertas durante o tempo de permanncia de pessoas no seu interior? A iluminao provisria possuir proteo contra impactos? Vestimenta apropriada estar sendo usada para trabalhos prximos a circuitos energizados (Roupas de algodo ou antichama quando requerida)? Todos os operadores envolvidos sero treinados para o trabalho com riscos eltricos? As extenses eltricas estaro em boas condies, sero inspecionadas regularmente contra danos, no estaro conectadas umas s outras e estaro sinalizadas quanto inspeo? Outras medidas de controle julgadas necessrias (Especifique):

08 - CONTROLE DE RISCOS DE INCNDIO / EXPLOSO o o o O trabalho a quente ser liberado atravs da Permisso de Servio Quente? Os funcionrios sabem da proibio da utilizao de isqueiro a gs na rea da Alcoa? Outras medidas de controle julgadas necessrias (Especifique):

09 HOUSEKEEPING o o o o o o o A rea de trabalho estar livre de materiais que possam oferecer riscos sade das pessoas? A rea de trabalho estar livre de materiais que possam oferecer riscos de contaminao ao meio ambiente? A rea de trabalho estar organizada? O armazenamento/estocagem dos materiais estar correto? Haver recipiente adequado para a coleta e disposio de sucatas menores? A rea de trabalho estar limpa e livre de materiais/produtos que possam torn-la escorregadia? O armazenamento dos materiais est de acordo com as boas prticas ergonmicas, isto , materiais pesados e aqueles de uso freqente armazenados

75

o o o o o o o

entre 80 e 150cm do piso, e materiais volumosos armazenados nos nveis mais baixos? Antes do incio de cada jornada, haver uma inspeo para garantir o cumprimento das prticas de Housekeeping durante todo o dia de trabalho? Ser respeitada a proibio de limpeza de rea atravs do uso de ar comprimido? O armazenamento de materiais estar de forma correta, organizada e com separao de peas e corredor interno de circulao de no mnimo 0,50m? A rea de armazenamento de materiais ser definida antes do incio dos trabalhos? Antes do incio e do final do expediente ser feita uma limpeza geral na rea de trabalho? Haver coletores de resduos nas proximidades de onde o servio ser executado? Outras medidas de controle julgadas necessrias (Especifique):

10 - SINALIZAO / ISOLAMENTO DE REA o o o o A rea de trabalho estar devidamente isolada conforme padro Alcoa Itapissuma? Haver local definido e identificado para entrada e sada do isolamento? O responsvel pela rea ter conhecimento de toda sinalizao e isolamento que ser usado no local? Outras medidas de controle julgadas necessrias (Especifique):

11 - CARGA SUSPENSA o o o o o o o o o o O operador do equipamento de guindar estar treinado e habilitado? Existem controles suficientes para evitar que pessoas entrem embaixo de cargas suspensas? A carga estar protegida contra movimentos involuntrios? A carga ser iada somente na vertical sem formao de ngulos? Os cabos de ao, estropos, slings e cordas sero dimensionados e inspecionados, e possuem a cor do ms? O guindaste ser aterrado? O guindaste possuir check-list de operao devidamente preenchido? Ao levantar a carga, o guindaste estar com abertura total das patolas, e devidamente estveis e niveladas? Ao levantar a carga, os pontos de fixao, a estabilidade, capacidade sero avaliadas avaliados? Outras medidas de controle julgadas necessrias (Especifique):

76

12 EPI o o o o o o Todas as pessoas envolvidas no trabalho estaro usando os EPIs especficos para cada rea operacional da Alcoa? Se existir a necessidade de EPIs especiais (Luvas Anti-vibrao, Macaco Tyvek, Mscaras especiais, Roupa retardante de chama, etc) os mesmos estaro disponveis antes do incio dos trabalhos? Todos os EPIs estaro em boas condies de uso e possuem Certificado de Aprovao (CA) do Ministrio do Trabalho? Todos os usurios recebero treinamento quanto ao uso correto, manuteno e higienizao? Pessoas que forem trabalhar expostos a respingos de metal lquido estaro usando roupas retardantes de chama? Outras medidas de controle julgadas necessrias (Especifique):

13 - RADIAES IONIZANTES - NO-IONIZANTES RNI o o o o o o o o o o o o o Os envolvidos sero treinados quanto aos riscos relacionados? Os auxiliares das operaes de solda e corte a quente estaro usando os mesmos EPIs do soldador/maariqueiro? Os trabalhadores estaro portando caneta dosimtrica? A Contratada que for realizar servio envolvendo fontes radioativas possuir licena para transporte de Fontes Radioativas? A Contratada que for realizar servio envolvendo uso de fontes radioativas possui r histrico de dose por empregado exposto Radiao Ionizante ? Os equipamentos de medio utilizados para monitoramento dos nveis de radiao ionizante individual e de rea foram calibrados anualmente e estaro dentro do prazo de calibrao (canetas dosimtricas, monitores Geigers)? A Contratada que for realizar servio envolvendo uso de fontes radioativas possui r plano especfico de segurana para o trabalho? A Contratada que for realizar servio envolvendo uso de fontes radioativas possui r plano de transporte das fontes radioativas, autorizado pela CNEN ? Seri estabelecida atravs de clculo, a distncia de isolamento para garantir nveis de dose abaixo dos limites estabelecidos para indivduo de pblico? Ser estabelecida atravs de clculo, a distncia de balizamento para operador e indivduo de pblico? Os operadores possuiro exames mdicos especficos para a atividade (contagem de plaquetas a cada 6 meses). O supervisor de radioproteo assinar a liberao do servio? Outras medidas de controle julgadas necessrias (Especifique):

14 - RISCOS BIOLGICOS
77

o o o

As pessoas expostas possuiro comprovante de vacinao contra Hepatite B? As fontes geradoras de resduos infecto-contagiosos apresentaro medidas de controle e tratamento final, de acordo com o preconizado pela Vigilncia Sanitria? Outras medidas de controle julgadas necessrias (Especifique):

15 - FERRAMENTAS (MANUAIS, ELTRICAS, PNEUMTICAS, PLVORA) o o o o o o o o o o o As ferramentas a serem utilizadas sero inspecionadas, estaro em bom estado e possuem cor do ms? Ferramentas eltricas possuiro disjuntor diferencial contra risco de choque eltrico? Os fios eltricos e as extenses estaro em bom estado de conservao e possuiro cor do ms? Todos os usurios de ferramentas com ignio plvora passaro por treinamento e certificao? As ferramentas acionadas plvora sero dotadas de travas contra acionamento involuntrio e escudos contra projeo de estilhaos e os mesmos estaro em bom estado de conservao? A rea da superfcie onde estar fixado o pino acionado pela ferramenta de ignio plvora, estar identificada evitando que pessoas sejam atingidas? As caixas de ferramentas estaro em boas condies, com alas firmes e estaro estocadas em locais adequados? Todos os empregados sero alertados sobre a proibio da improvisao do uso de ferramentas manuais? Os cabos das ferramentas manuais possuiro encaixes justos, sem lascas, quebras ou remendos? Sero selecionadas as ferramentas manuais corretas em funo do tipo de atividade a ser realizada? Outras medidas de controle julgadas necessrias (Especifique):

16 - PRODUTOS QUMICOS o o o o o o o Haver chuveiro de emergncia nas proximidades? A empresa contratada possuir um inventrio completo e os MSDSs de todos os produtos qumicos que forem utilizados nas dependncias da Alcoa e ser entregue cpia deste ao setor de Higiene Industrial? Os produtos qumicos que sero usados estaro aprovados pelos setores de Higiene Industrial e de Meio Ambiente da Alcoa-Itapissuma? As pessoas sero informadas sobre os riscos e estaro protegidas corretamente para manuseio e aplicao dos produtos? Os produtos qumicos que estaro fora da embalagem original possuiro rtulos com informao sobre os seus riscos? As reas de Estocagem Temporrias de Manuseio de Produtos Qumicos (Ex: leo) sero providas de conteno secundria para os casos de vazamentos acidentais? Os MSDSs esto localizados em locais de fcil acesso/consulta?
78

Outras medidas de controle julgadas necessrias (Especifique):

17 - ESCAVAO / PERFURAO (MECNICA, MANUAL) o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o Foi inspecionada e demarcada superficialmente, toda a rea a ser escavada? Foram realizadas escavaes com ferramentas manuais para avaliaes? Toda a rea a ser escavada est isolada? Todos os funcionrios esto munidos dos EPIs adequados e necessrios? Todas as ferramentas manuais esto em boas condies? A retro-escavadeira ou equipamento similar estar em boas condies? A retro-escavadeira ser mantida 1 metro do local escavado, durante sua utilizao? O transporte vertical de materiais/equipamentos adequado e seguro? Os equipamentos de levantamento de cargas sero inspecionados? Os lados dos fossos sero chanfrados, a fim de se evitar colapsos? Ser executado escoramento adequado para conter colapsos, no caso de escavaes com profundidade maior que 125 cm? No caso de escavaes com profundidade maior que 125 cm, o fosso ser iluminado? No caso de escavaes que atingiro o nvel do lenol fretico, existe uma bomba apropriada para rebaixamento do lenol? Todos os cabos/tubulaes encontrados sero tratados como energizados? As escavaes sero inspecionadas regularmente, por pessoas treinadas? As reas de Civil, Mecnica e Eltrica da Alcoa Itapissuma foram solicitadas para autorizarem a escavao/perfurao ou decapeamento? O acesso escavao estar garantido contra quedas de mesmo nvel e nvel diferente? A escavao permitir sada e o resgate rpido de pessoas? Para perfuraes em paredes, lajes e piso sero avaliados os tipos de material usados na confeco da mesma (bloco, tijolo ou concreto)? Para perfuraes que forem transpor paredes ou lajes, ser avaliado o outro lado das mesmas e isolado e sinalizado o local? O material escavado ser removido para local predeterminado imediatamente? A escavao ser protegida quanto ao risco de desmoronamento? Outras medidas de controle julgadas necessrias (Especifique):

18 MQUINAS o o o o o o As partes mveis estaro devidamente protegidas? As mquinas possuiro dispositivo de emergncia? O acionamento da mquina possuir dispositivo de trava e bloqueio, a ser usado pelo operador quando de sua ausncia, evitando o acionamento por pessoal desqualificado / desautorizado? Todas as mquinas de bancada tero suas carcaas aterradas? H Check-List de Pr-Uso? Os funcionrios sero treinados em proteo de mquinas?
79

o o o o

Os funcionrios conhecero os riscos e sabem os meios administrativos e tcnicos para seu controle? As mquinas possuiro plano de manuteno preventiva e este est atualizado? As mquinas estaro devidamente sinalizadas quanto aos riscos? Outras medidas de controle julgadas necessrias (Especifique):

19 - RISCOS DO PROCESSO o o o o Os trabalhos no local podero interferir no processo gerando riscos? Os riscos do processo industrial no local onde forem executados os trabalhos sero controlados, no interferindo nos trabalhos que forem executados? Quando for necessrio o uso de gua, vapor, ar comprimido, energia eltrica ou outros servios pela Contratada, os pontos de conexo, o mtodo de conexo e a carga conectada esto aprovados pela rea operacional da Alcoa-Itapissuma? Outras medidas de controle julgadas necessrias (Especifique):

20 - GERAO DE RESDUOS o o o o o A forma de acondicionamento, estocagem, transporte e coleta de resduos conhecida e estar disponvel conforme padro Alcoa? (resduos reciclveis, material fibroso, entulhos, lixo comum, especiais)? Os contineres estaro cobertos ou fechados? Os contineres estaro identificados conforme padro Alcoa? Os resduos sero destinados em local apropriado conforme os Procedimentos Ambientais da Alcoa? Outras medidas de controle julgadas necessrias (Especifique):

21 - CONTAMINAO DE AR, GUA, SOLO o As fontes de gerao e emisso de resduos/poeira e gases apresentaro medidas de controle (Ajuste, filtros, etc.) para atender limites de emisso dos contaminantes/particulados e gases? o Existir pessoa treinada na aplicao dos Procedimentos Ambientais e de Emergncias da Alcoa? o Os procedimentos e padres de Meio Ambiente da Alcoa sero atendidos? o Qualquer alterao/modificao no processo e/ou operao, equipamentos e produtos qumicos que possam modificar o efluente lquido, resduos, emisses atmosfricas, fauna e flora da fbrica sero comunicados ao Departamento de Meio Ambiente previamente? Outras medidas de controle julgadas necessrias (Especifique):
80

22 - ERGONOMIA o o o o o o o Todos sero conhecedores da forma correta para o levantamento de cargas? Ser respeitado peso mximo para transporte manual de 23kg? Sero tomadas medidas para minimizar exposio vibrao em tarefas com marteletes pneumticos (Uso de luva ou rodzio de operadores)? Se houver trabalhadores sujeitos a tarefas repetitivas, eles esto includos num processo de rodzio de tarefas? As posturas incorretas sero minimizadas (flexo de coluna, braos acima do nvel do ombro)? As ferramentas utilizadas no processo possuem caractersticas que permitam a boa adequao ergonmica? Outras medidas de controle julgadas necessrias (Especifique):

23 - CONTROLE DE VASOS SOB PRESSO o o o o o Nos trabalhos a serem realizados sero usados Vasos Sob Presso e estes possuiro placas de identificao atendendo ao item 13.1.4 da NR-13 do MTb? Os Vasos Sob Presso atendem ao item 13.6.4.da NR-13 O projeto de instalao do Vaso Sob Presso estar em conformidade com o item 13.7 da NR-13? Os critrios de inspeo e testes do Vaso Sob Presso estaro de acordo com a NR-13? Outras medidas de controle julgadas necessrias (Especifique):

24- EQUIPAMENTOS REBOCADOS o o o o o O engate do reboque ao veculo ser feito pelo prprio operador (condutor) do veculo? O engate do reboque ao veculo ser em local plano? O veculo que estiver rebocando possuir freio estacionrio e o mesmo estar em perfeitas condies de uso? O cabealho do reboque estar nivelado para facilitar o engate ao veculo? Outras medidas de controle julgadas necessrias (Especifique):

81

RECOMENDAES ADICIONAIS DE SSMA


Preencher o campo abaixo somente quando for identificado o campo "OUTROS" na classificao das fontes potenciais de risco, e ou quando for indicado o campo "Outras medidas de controle julgadas necessrias". (Anexar outros documentos, se necessrio)

PARTICIPANTES DA REUNIO PR-TRABALHO MAT/EMP


_________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________

NOME
________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________

ASSINATURA
______________________ ______________________ ______________________ ______________________ ______________________ ______________________ ______________________ ______________________ ______________________ ______________________

PERMISSO DE TRABALHO ______________


Tc. Alcoa

_______________
Sup. Oper. Alcoa

______________
Sup. Contratada

______________
Tc. SSMA

Sup.

Ex: Sup. Tcnico: Resp. Engenharia SUSPENSO DO SERVIO/ MOTIVO:

Sup. Oper.: Resp. rea beneficiada

_______________________________________________________________ _ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ __


AUTORIZAO DE REINICIO DOS TRABALHOS ________________________________ SUPTE OU GERENTE DA REA INSPEO FINAL:

______________________________________________________________

82

_______________________________
RESPONSVEL ALCOA PROCEDIMENTO PARA REALIZAR UMA TAREFA NO-ROTINEIRA 1.1 So consideradas Tarefas No-Rotineiras aquelas que possuem uma ou mais das condies abaixo: Tarefas que ainda no dispem de procedimento operacional escrito e aprovado mas que precisam ser realizadas devido s necessidades operacionais da fbrica. Tarefas com freqncia de execuo indeterminada. Quando determinadas pela superviso, em funo dos riscos e ou pelo tempo decorrido aps a ltima realizao. 1.2 Aplicao da reunio de Pr-Trabalho: Antes de iniciar uma Tarefa No-Rotineira, a superviso da rea executante, em conjunto com a superviso da rea operacional, dever realizar uma reunio formal denominada de Pr-Trabalho para determinar os tpicos abaixo: Planejamento das Etapas de Execuo: Descrever as etapas necessrias para execuo e concluso da Tarefa No-Rotineira. Levantamento dos Riscos Envolvidos: Analisar as etapas de execuo dos riscos, identificando os riscos, as pessoas e o meio ambiente. Aes para Controle dos Riscos Identificados: Estabelecer as aes necessrias para controle dos riscos identificados com os respectivos responsveis e prazos de execuo. Anlise Preliminar de Riscos APR Aplicar a Anlise Preliminar de Riscos para certificar que os controles bsicos da Alcoa sero aplicados. Emisso da Permisso de Trabalho Aps a aplicao da APR a Permisso de Trabalho dever ser emitida para os responsveis pela execuo da Tarefa No-Rotineira.

83

ANEXO XVI Fluxograma de contratao de servios

84

ANEXO XVII Check list auditoria em frente de servio

85

ANEXO XVIII

Relatrio de auditoria em frente de servio

RELATRIO DE AUDITORIA EM FRENTES DE SERVIO ALCOA ITAPISSUMA EMPRESA AUDITADA: AUDITORES: DATA: SERVIO: RESPONSVEL ALCOA:

REA: RESPONSVEL CONTRATADA:

IRREGULARIDADES ENCONTRADAS
01. 02. 03. 04. 05. 01. 02. 03. 04. 05.

AES PROPOSTAS

MELHORES PRTICAS IDENTIFICADAS: OBSERVAES DOS AUDITORES:


Este plano de ao dever ser validado em no mximo 48 horas aps o envio do relatrio. As aes devero ser inseridas no IGSSMA da empresa (quando aplicvel)

86

ANEXO XVIX Fluxo de entrada de materiais perigosos

87

ANEXO XX Rotulagem Secundria

88

ANEXO XXI Check-list para usurio de proteo respiratria Frente

89

Verso
CRITRIOS DE INTERPRETAO PARA CHECK-LIST USURIOS DE RESPIRADOR Critrios de avaliao mdica Item de avaliao 1 Periodicidade* 2 3 4

Respondeu o questionrio para usurios de Anual respiradores Realizou o teste de vedao para o(s) * Anual respirador(es) utilizado(s) Exames complementares Tem um ECG ou teste ergomtrico inicial, Inicial; aos 40 anos e a cada 5 anos repetido aos 40 anos e a cada 5 anos da em a partir de ento diante. Realizou RX de trax (critrio da OIT) Inicial Anual Bienal Fez espirometria segundo padres da * American Thoracic Association e obteve resultados melhores que 70% do previsto da CVF; VEF1 e VEF1/CVF ou tem laudo do trienal bienal bienal pneumologista liberando para uso de respirador se obteve resultados entre 60 a 70% do previsto. Avaliao Clnica Anual No tem histrico de infarto do miocrdio, angina, insuficincia cardaca congestiva, insuficincia coronria, hipertenso no controlada, arritmias graves ou outras disfunes cardacas. No tem doenas pulmonares graves No tem distrbios emocionais(p.ex.: claustrofobia, psicose). No tem pelos, cicatrizes ou leses faciais que impeam o respirador de proporcionar uma vedao adequada. No tem epilepsia descontrolada (ausncia de crises nos ltimos 12 meses e bom controle farmacolgico, no contraindicam o uso de respirador. OBS.: Se houver respostas positivas para o questionrio, para empregados do GRUPO 1 - os mesmos devem ser considerados como sendo do GRUPO 2 ; A periodicidade pode ser reduzida conforme itens 4.2 do Standard 71.23

* Definio dos grupos para avaliao da periodicidade da avaliao mdica A definio do grupo dada pelo Higienista Grupo 1 - Exposio abaixo do nvel de ao e uso de respirador tipo Pea facial filtrante ou Mscara para poeira. Grupo 2 - Exposio acima do nvel de ao e/ou uso de outros tipos de respirador Grupo 3 - Exposio acima do nvel de ao para aerodispersides fibrognicos Grupo 4 - Exposio acima do nvel de ao para aerodispersides no fibrognicos.

90

Check-list para usurio de proteo respiratria para brigadista


Matrcula: Idade: I. Nome: Hipertenso: ( )sim ( )no Diabtico: ( )sim ( )no ( ) sim ( ) no

Exame Mdico Anual II. Avaliao de exames complementares - Exceto se tiver anotao diferente junto ao exame, a periodicidade a ser observada depende da idade do Bombeiro/Brigadista: De 18 a 29 anos = de 3 em 3 anos De 30 a 39 anos= de 2 em 2 anos Acima de 40 anos = Anual. 1. Acuidade Visual -Tem exame de ortho rater ou similar ? 2. Audiometria 3. Ter um eletrocardiograma na primeira avaliao, aos 40 anos e repetido a cada 5 anos a partir de ento.

( ) sim ( ( ) sim ( ( ) sim ( ( ) sim ( ( ) sim ( ( ) sim (

) no ) no ) no ) no ) no ) no

4. Aptido para usurio de respirador 4.1 Espirometria 4.2 RX de Trax em PA (inicial e de seguimento s se necessrio).

5. Exames laboratoriais 5.1 Urina I 5.2 Hemograma 5.3 Glicemia de jejum 5.4 Creatinina 5.5 TGO 5.6 TGP 5.7. Classificao sangunea - apenas na avaliao inicial. (opcional) 5.8 T4 e TSH III. Vacinao contra hepatite B Primeira dose Segunda dose Terceira dose Obs.:

( ) sim ( ( ) sim ( ( ) sim ( ( ) sim ( ( ) sim ( ( ) sim ( ( ) sim (

) no ) no ) no ) no ) no ) no ) no

91

ANEXO XXII

92

ANEXO XXIII Matriz de arquivamento de dados de contratadas


Responsabilidade/Tempo de arquivo Tipo de Documento Forma de Arquivamento Local de Arquivamento Responsvel Prazo Restrio Nvel de Acesso Pessoas Autorizadas ------Depto. de RH --Depto. de RH Depto. de RH Depto de SSMA Depto. De SSMA ----Depto de A&L Depto de A&L Indexao Necessita Indexao? No Sim Sim Sim Sim Sim Sim Forma de Indexao --Cronolgica Cronolgica Matrcula do Funcionrio Cronolgica Matrcula do Funcionrio Software

Escopo de Servio (1 via) Escopo de Servio (2 via) Anlise Preliminar de Risco Atestado de Sade Ocupacional Liberaes de Servio Registro de Funcionrios

Papel Papel Papel Papel Papel Papel Software

Arquivo de A&L Arquivo do Dept de SSMA Arquivo do Dept de SSMA Arquivo de RH Arquivo do Dept de SSMA Arquivo de RH Sistema de RH Arquivo do Dept de SSMA EHS SYSTEM / Real Time Arquivo de A&L Arquivo de A&L Arquivo de A&L Arquivo de RH

Comprador Tcnico de SSMA Tcnico de SSMA Departamento pessoal

05 anos 01 ano 01 ano 05 anos

No No No Sim No Sim Sim

Tcnico de SSMA A critrio de cada PGA Departamento pessoal Departamento pessoal Coordenador PGA Coordenador PGA Membro do PGA de A&L Membro do PGA de A&L Compradores Departamento pessoal 05 anos Indeterminado

Ficha de Registro de Incidentes

Papel Software

05 anos Indeterminado 5 anos 6 anos 5 anos 2 anos

Sim Sim No No Sim Sim

Sim No No No Sim No

Cronolgica ------Cronolgica ---

Questionrio de PrQualificao Quetionrio de Avaliao semestral Contratos Guias do INSS e FGTS das empresas contratadas

Papel Papel Papel Papel

93

Potrebbero piacerti anche