Sei sulla pagina 1di 17

Aula

ECOLOGIA DE COMUNIDADES

METAS
O conceito de comunidades; discutir sobre a taxonomia e sistemtica; apresentar o conceito de espcie; mostrar as reas de distribuio das espcies

OBJETIVOS
Ao final desta aula, o aluno dever: conhecer o conceito de comunidades e as diferenas entre taxonomia e sistemtica; e discutir sobre a problemticxais que influenciam sobre tais distribuies.

Alunos aprendem em comunidade (Fonte: http://lh6.ggpht.com).

Biogeografia I

INTRODUO
Ao falar sobre comunidades preciso conhecer a histria do conceito onde as vises holstica de Clements e reducionista de Gleason, marcaram um fato respeitvel na histria deste conceito. importante tambm, saber a diferena entre a taxonomia e sistemtica, e saber a existncia dos diferentes conceitos de espcie para poder diferenciar a biodiversidade de nosso planeta, sabendo que cada um dos organismos pode ter uma classificao e nome cientfico pelo qual ser reconhecido e diferenciado de outro no mundo inteiro. Finalmente, analisar e conhecer as reas de distribuio das espcies, da uma noo da biogeografia, onde podemos distinguir que as diferentes comunidades podem no s se agruparem para formar regies com caractersticas similares, mas tambm cada espcie pode apresentar uma distribuio especfica resultado da sua histria evolutiva e dos fatores biticos e abiticos do habitat.

Biodiversidade do nosso planeta (Fonte: http://www.fotoart.org.ua).

20

Ecologia de comunidades

Aula

HISTRIA DO CONCEITO DE COMUNIDADES CLEMENTS (HOLISTA) VS GLEASON (REDUCIONISTA)


No comeo do sculo teve incio o debate para definir o conceito de comunidades. O eclogo Clements achava que as comunidades de plantas eram um sistema integrado fechado, com propriedades emergentes anlogas que chamou supra-organismo. Pelo contrrio, Gleason via as comunidades vegetais como uma combinao aleatria de espcies com as mesmas adaptaes e sem nenhuma das propriedades de um organismo (homeostasis, elasticidade, desenvolvimento previsvel, etc.)

A VISO DE CLEMENTS DA COMUNIDADE


Clements fez estudos sobre as comunidades vegetais na Amrica do Norte, ele destacou as observaes das grandes superfcies ocupadas pelos diferentes tipos de vegetao muito uniformes. Denominou a estas comunidades clmax, e props que a natureza do clmax estava determinada principalmente pelo clima. Para ele, o clmax era uma entidade orgnica que nascia, crescia, madurecia e morria. Cada comunidade clmax se repetia uma e outra vez seguindo as mesmas etapas em seu desenvolvimento, produzindo uma mudana previsvel. Clements reconheceu trs principais tipos de formaes clmax na vegetao norte americana: savana, cerrado e floresta, e cada clmax subdividiu em um nmero de formaes. Por exemplo, na floresta distinguiu: floresta de interior, floresta de montanhas, floresta boreal, floresta do pntano, floresta caduciflia. Cada formao foi subdividida em associaes, hoje simplesmente chamadas comunidades. Ainda Clements tenha sido acusado de expor uma viso esttica da comunidade na que o clmax era o organismo fixo e espacialmente invarivel, onde cada planta era substituda por indivduos da sua prpria espcie. Entretanto ele reconhece que a associao mais estvel no estava nunca num equilbrio completo, nem livre de perturbaes nas que se produziam sucesses secundrias, reconhecendo que os estudos quantitativos indicam uma mudana de espcies e uma variao nos fatores de controle. A viso de Clements da sucesso era relativamente ordenada, previsvel at um equilbrio estvel. Ele identificava seis estgios neste processo: 1 surgimento, 2 migrao, 3 estabelecimento, 4 competio, 5 reao, 6 estabilizao. Destes os primeiros so sucessivos, entretanto os

21

Biogeografia I

ltimos so inter-atuantes. Porm, a sucesso vai desde um espao virgem, atravs de liquens, musgos, at finalmente rvores. Apresentam uma srie de estados claramente reconhecveis de comunidades as quais chamou seres ou sries.

A VISO DE GLEASON DA COMUNIDADE


Gleason reconhecia a existncia de associaes vegetais, mas as interpretava como a justaposio de plantas individuais da mesma ou diferente espcie, que podem ou no interatuar entre elas. A estrutura da comunidade vegetal era o resultado de causas que interatuam continuamente, basicamente migrao e seleo natural, que operam em qualquer lugar. Gleason acreditava que a comunidade no era um organismo, era simplesmente uma coincidncia, negando as propriedades que props Clements. Ele se baseava na heterogeneidade da estrutura da comunidade dada as flutuaes do banco de sementes, heterogeneidade espacial, diferenas nas abundncias das espcies que afetavam o banco de sementes, na freqncia e durao das perturbaes, etc. Outra diferena era que Gleason no acreditava no determinismo nem na direcionalidade da sucesso de Clements. Gleason enfatiza nos fatores aleatrios na sucesso, de forma que, partindo das condies iniciais diferentes e a influncia das perturbaes, se chegariam a pontos finais diferentes. Gleason acreditava que as perturbaes so to freqentes e parcialmente distribudas no espao que as comunidades apresentam estdios transitrios dinmicos no podendo ser considerados como unidades em equilbrio.

O CONCEITO DE COMUNIDADES
A todos os indivduos de uma espcie de organismos, se denomina populao. Cada ecossistema contm diversas populaes. Um ecossistema pode conter uma populao de rvores, uma populao de esquilos e uma populao de gafanhotos. Suas fronteiras naturais so determinadas principalmente pela capacidade de disperso, pelo fluxo de indivduos, tolerncia ecolgica e pelas interaes com outros indivduos da mesma populao ou mesmo de outras espcies. Diferentes populaes pertencentes a um conjunto de espcies de plantas e animais coexistem dentro de determinadas combinaes de condies ambientais. Elas formam as Comunidades Ecolgicas.

22

Ecologia de comunidades

Aula

Em maior ou menor escala, o desempenho de cada espcie (que pode ser inferida pelo tamanho de sua populao) influencia e influenciada, seja direta ou indiretamente, pela presena das demais espcies. claro que algumas tm efeitos bem mais marcantes que outras, sejam devido sua representatividade que pode ser somada importncia da funo que desempenham. Estas espcies de maior importncia, conhecidas como espcies-chave, so fortes reguladoras do funcionamento e, por conseguinte, da estrutura e da prpria evoluo das comunidades. Em funo disso, alteraes nas abundncias das espcies componentes provocam modificaes de diferentes magnitudes que se propagam no espao e no tempo, alterando o funcionamento e o destino das comunidades a que pertencem. Do mesmo modo que nas populaes, as comunidades tambm tm estruturas que nos falam sobre suas propriedades e funcionamento. Podemos represent-las atravs da freqncia relativa das diferentes espcies de plantas e animais, de suas similaridades morfolgicas e/ou dos grupos funcionais, como as categorias alimentares, a que pertencem. Para viabilizar o estudo de comunidades, geralmente so tratados grupos de organismos especficos, como as plantas de uma floresta, herbvoros da savana, peixes dos recifes de coral, predadores e suas presas. Uma comunidade pode ser caracterizada por dois atributos a composio e a estrutura. Para definir a composio podemos distinguir vrias caractersticas como a abundncia (nmero de indivduos que apresenta uma comunidade por superfcie ou volume), a diversidade (variedade de espcies que constituem uma comunidade) e dominncia (referente quela espcie que sobressai na comunidade, seja pelo nmero de organismos, o tamanho). A estrutura numa comunidade pode ser definida pelos patres espaciais da distribuio, ou seja, os estratos presentes, por exemplo, estrato arbustivo e estrato arbreo. A figura 1 exemplifica uma estratificao, num remanescente florestal.

Figura 1. Exemplo de estratificao num remanescente de cerrado, em So Paulo. Imagem retirada de Perreira-Silva 2004.

23

Biogeografia I

A SNTESE MODERNA
Atualmente estamos perto da viso de Gleason de comunidade. O assunto no radica em distinguir as classes identificveis de comunidades, o que evidente, mais at que ponto as interaes biolgicas (entre uma planta e outra, entre plantas e seus herbvoros, ou entre estes ltimos e seus predadores) influenciam na estrutura da comunidade, em comparao com as limitaes impostas pelo ambiente fsico (solo, clima, etc.).

A TAXONOMIA E SISTEMTICA
A taxonomia (do Grego tassein = para classificar e nomos = lei, cincia, administrar), foi uma vez, a cincia de classificar organismos vivos, mais tarde a palavra foi aplicada em um sentido mais abrangente, podendo aplicar-se a uma das duas, classificao de coisas ou aos princpios subjacentes da classificao. Quase tudo (objectos animados, inanimados, lugares e eventos) pode ser classificado de acordo com algum esquema taxonmico. Assim, ns fazemos taxonomia em nossa vida cotidiana, por exemplo, em nosso guarda-roupas temos uma forma de classificar as roupas, por cor, por tamanho, por marca, etc. A sistemtica a cincia dedicada a inventariar e descrever a biodiversidade e compreender as relaes filogenticas entre os organismos. Inclui a taxonomia (cincia da descoberta, descrio e classificao das espcies e grupo de espcies, com suas normas e princpios) e tambm a filogenia (relaes evolutivas entre os organismos). Em geral, dizse que compreende a classificao dos diversos organismos vivos. Em biologia, os sistematas so os cientistas que classificam as espcies em outros txons a fim de definir o modo como eles se relacionam evolutivamente. Tendo em vista o enorme nmero de seres vivos, tanto animais como vegetais, incluindo mesmo os micrbios, impe-se a ns classific-los para diferenciar uns dos outros e estudarmos cientificamente. Na sistemtica adota-se o chamado princpio da subordinao dos caracteres; isso quer dizer o seguinte: so apreciados primeiramente os caracteres mais amplos, mais gerais, depois gradativamente, que so levados em conta os caracteres de menor importncia, os que so mais restritos, os caracteres mais especficos. Entre os animais, por exemplo, o carter Mamfero fica subordinado ao carter Vertebrado. Todo mamfero um vertebrado, mas nem todo vertebrado um mamfero, pode ser peixe, pode ser anfbio, rptil ou ainda ave.

24

Ecologia de comunidades

Aula

CATEGORIAS SISTEMTICAS:
Os organismos so distribudos nos seguintes grupos sistemticos de maior ou menor extenso: 1) Reino 2) Ramo ou filo 3) Classe 4) Ordem 5) Famlia 6) Gnero 7) Espcie Assim todos os organismos vivos podem ser classificados de acordo com estas categorias.

A CATEGORIA BINOMIAL
O uso do termo espcie para objetos inanimados (espcies minerais) e animados foi de uso corrente at o sculo XIX. Naturalistas se ocupavam fazendo um inventrio das espcies na natureza, e o mtodo utilizado para a sua discriminao era o reconhecimento das diferenas, baseando-se em caractersticas organolpticas. No que se refere s espcies animadas, a morfologia tinha importncia fundamental, e classes de organismos poderiam ser descritas e delimitadas em relao s demais. Imagine que um pesquisador esta estudando um uma ave migratria nos Estados Unidos, ele quer ter contato com um pesquisador de Sergipe, no Brasil para saber se essa mesma ave encontrasse na costa do Estado. Se no existisse o nome cientfico para diferenciar os organismos vivos seria complicado diferenciar uns dos outros, principalmente pela variedade de nomes regionais, as diferenas de idiomas, etc. Para resolver esse inconveniente a comunidade cientfica adotou a nomenclatura binomial latina proposta por Linnus (1758), composta do nome da categoria-gnero e do nome da categoria-espcie para a denominao de txons-espcie. Assim por exemplo o pardal ser Passer domesticus, a macaxeira (Manihot esculenta), o sagi de cara branca ( Callithrix geoffroyi), jaca (Artocarpus heterophyllus). importante enfatizar que sempre o gnero inicia com maisculo e a espcie com minsculo, e sempre destacada em forma diferente ao texto (negrita, cursiva, sublinhado). A adoo da lngua latina para os nomes cientficos oferece as vantagens de ser uma lngua morta, pelo qual no sofrer mudanas na sua gramtica.

25

Biogeografia I

CONCEITOS DE ESPCIE O CONCEITO TIPOLGICO LINNEANO


O Conceito Tipolgico aborda a espcie como uma entidade que se diferencia de outras espcies por caractersticas diagnsticas constantes. Assim, a espcie representava uma entidade natural, imutvel morfologicamente, de origem Divinamente criada. Utilizar uma amostra de determinada espcie, atravs de um ou mais exemplares, seria suficiente para a sua representao. Esta representao amostral continua nos dias de hoje, prevista pelos cdigos de nomenclatura (sries-tipo). Assim pode-se caracterizar o Conceito Tipolgico como: (1) baseado em atributos morfolgicos, logo, espcies crpticas so passveis de serem ignoradas; (2) independente do critrio reprodutivo (assexual ou sexual); (3) desconhecedor do processo evolutivo, assim como do processo de formao de espcies; e (4) desconhecedor da variabilidade morfolgica, tanto geogrfica quanto temporal, induzindo a se considerar mltiplos txons-espcie, onde, potencialmente, existe apenas um.

O CONCEITO BIOLGICO MAYRIANO


Mayr define espcie biolgica como grupos de populaes naturais intercruzantes que so reprodutivamente isoladas de outros grupos. O autor enfatiza que no interessa o grau de diferenciao morfolgica, mas sim as relaes genticas. Espcies no podem ser definidas como classes naturais, mas representam entidades concretas de indivduos que podem ser descritas e delimitadas. Este conceito enfatiza a proteo de um pool gnico harmonioso, sendo estritamente biolgico e possuindo significado apenas onde o pool gnico de uma espcie entra em contato com o pool gnico de outra, numa certa localidade e em um determinado tempo (representando uma situao no-dimensional). O Conceito Biolgico no aplicvel a organismos assexuados (agamotxons), pois eles formam clones e no populaes.

O CONCEITO ISOLACIONISTA HENNIGIANO


Hennig (1950) preocupou-se em delimitar a espcie no tempo. Meier e Willmann (2000) definem espcie como populaes naturais, ou grupos de populaes naturais, reprodutivamente isoladas; as espcies se

26

Ecologia de comunidades

Aula

originam pela dissoluo de uma espcie estemtica em um evento de especiao, e deixam de existir, tanto por extino quanto por uma nova especiao. a existncia de uma descontinuidade reprodutiva especfica que define a identidade da espcie e previne a troca de informao gentica entre as espcies irms. O conceito Isolacionista igualmente ontolgico, mas incorpora os seguintes fatos: (1) assume o processo evolutivo, explicando o porqu e o modo de formao de espcies multidimensionalmente (exemplo alopatria); (2) reconhece o monofiletismo de linhagens, inclusive de txons supraespecficos (mais inclusivos). O conceito Isolacionista , essencialmente, uma verso do Conceito Biolgico modificado para acomodar uma perspectiva paleontolgica, permanecendo subjetiva a avaliao de populaes parcialmente isoladas quanto ao seu status de espcie.

O CONCEITO EVOLUTIVO WILEYANO


Wiley e Mayden (1978) reconhecem que espcies evolutivas so indivduos lgicos, com origens, existncia e trmino. As espcies so o resultado de processos histricos que so descobertos durante o curso de uma investigao. Estes autores definem espcie evolutiva como uma entidade composta de organismos que mantm sua identidade perante outras iguais entidades pelo tempo e espao e possui seus prprios destino evolutivo e tendncias histricas independentes. A definio vaga para se determinar o status de espcie de uma populao isolada j que todas mantm sua identidade perante outras iguais entidades pelo tempo e espao. Por outro lado, impossvel determinar se uma populao possui seus prprios destino evolutivo e tendncias histricas independentes, mesmo em formas fsseis. Como vemos, todos os conceitos de espcie apresentam criticas, mas procuram a definio de uma unidade bsica para a avaliao da biodiversidade, entretanto, a abrangncia qualitativa e quantitativa desta biodiversidade varia. Finalmente um conceito de espcie deve contemplar os seguintes objetivos: (1) reconhecer os tipos de organismos que se auto-perpetuam no planeta, assim como a quantidade destes tipos, tanto no passado como no presente; (2) identificar o resultado dos diversos processos evolutivos; (3) descobrir os agrupamentos mnimos de organismos (espcies), assim como sua histria comum que possa ser resgatada; (4) determinar estas unidades mnimas (espcies), em concordncia com um sistema de classificao que proporcione previso na distribuio dos atributos destas espcies e comunicao entre as pessoas.

27

Biogeografia I

Barreira Biogeogrfica Processo que limita a disperso de organismo, migrao entre duas reas. Podem ser de vrios tipos. Barreiras geogrficas, por exemplo, os mares, cadeias de montanhas ou grandes rios. As Barreiras fisiolgicas, por exemplo, as Isotermas que so linhas de temperatura ou os Isbatas que so linhas de profundidade (principalmente para organismos aquticos). As Barreiras Ecolgicas o comportamento, competio e predao. Cerrado a mata virgem particular dos planaltos, caracterstica da parte do Brasil central. Distingue-se das matas secas pelo aspecto ou fisionomia e estrutura, mas sobretudo pela esclerofilia e composio florstica.

REAS DE DISTRIBUIO DAS ESPCIES


As espcies de animais e vegetais no apresentam uma distribuio uniforme em nosso planeta. Assim cada uma delas apresenta uma rea em particular, com uma extenso varivel, contnua ou descontnua. A corologia tem por objetivo a delimitao das reas de distribuio geogrfica das espcies, assim como de outras categorias taxonmicas, como gneros, famlias, ordem, etc. As reas no so o resultado do azar, nem estveis no tempo, o estudo implica a procura das causas e seus limites atuais e o conhecimento da sua evoluo. As reas dos txons so muito diversas. No se pode afirmar que exista rigorosamente superpostas, a exceo de certas espcies unidas pelas relaes de parasitismo ou de simbiose. Entretanto, possvel ter uma classificao de acordo a sua extenso e com sua configurao em quatro tipos principais: cosmopolita, circumterrestre, disjunta, endmica.

AS REAS COSMOPOLITAS
Chama-se cosmopolita toda rea que se estende sobre o conjunto da superfcie do globo. Na prtica, este suposto nunca realizado estritamente, e o qualificativo aplica-se em geral as reas que cobrem a maior parte da biosfera. Os casos de cosmopolitismo so raros a nvel de espcie (por exemplo, das 160.000 plantas superiores conhecidas, s 25 espcies apresentam uma rea que se estende 50% da superfcie terrestre), mas so progressivamente mais numerosas a medida que cresce o rango das unidades sistemticas (por exemplo, gnero Festuca, famlia compositae, ordem rotferos). Os exemplos mais freqentes deste tipo de rea encontram-se entre as plantas aquticas, pela homogeneidade do meio, (exemplo, a figura 2 uma potamogenotceas ou lentilha da gua,), e entre os animais e vegetais relacionados com o homem (moscas, ratos, algumas plantas dos cultivos, dos caminhos, dos lixes, tais como quenopdios, urticrias).

Figura 2. Lentilha da gua uma espcie cosmopolita. Imagem retirada de: http://ts-den.aluka.org/fsi/img/size2/alukaplant/k/phase_01/k0004/kbot00000454.jpg

28

Ecologia de comunidades

Aula

AS REAS CIRCUMTERRESTRES
Certas reas estendem-se ao entorno do globo, mais ficam localizadas entre limites latitudinais precisos. Distingue-se assim txons de reas circumboreal (pingins, Figuras 3 e 4) circumtemperada (groselleros do gnero Ribes), ou circumtropical (famlia das palmceas).

Cladstica um mtodo de anlise das relaes ecolutivas entre grupos de seres vivos, de modo a obter a sua genealogia. A Cladstica se assenta no princpio fundamental de que os organismos devem ser classificados de acordo com as suas relaes evolutivas e que a forma de descobrir essas relaes analisando aquilo que se designa como caracteres ancestrais (primitivos) e caracteres derivados (evoludos). Os caracteres ancestrais so as caractersticas dos seres vivos (plantas ou animais) que todos os elementos de um Figura 3. rea de distribuio circumboreal do pingim imperador (Aptenodytes forsteri), imagem retirada dado grupo possude http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c1/Manchot_empereur_carte_reparition.png em. Disperso Migrao de txons atravs de barreiras biogeogrficas (da rea A para rea B).

Figura 4. rea de distribuio circumboreal do pinguim-de-magalhes (Spheniscus magellanicus), imagem retirada de http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Biomap_Sphenisus_Magellanicus.png

29

Biogeografia I

Especiao aloptrica Tambm conhecida como especiao geogrfica, o fenmeno que acontece quando grandes populaes biolgicas ficam fisicamente isoladas por uma barreira externa e evolvem isolamento reprodutivo interno (gentico), de tal modo que depois da barreira desaparecer, indivduos das populaes j no podem cruzar. Especiao paraptrica Na especiao paraptrica, no h separao geogrfica completa entre as duas populaes isoladas. Isso implica que algum fluxo gnico pode ocorrer. Indivduos das duas populaes podem entrar em contacto ou mesmo atravessar a barreira de tempos a tempos, embora hbridos tenham uma viabilidade reduzida, levando eventualmente ao reforo das barreiras reproduo.

AS REAS DISJUNTAS
So reas descontnuas, fragmentadas em duas ou mais partes. Um fato importante que merece destaque que o conceito de descontinuidade muito relativo, dado que uma rea nunca realmente contnua; ela formada por um conjunto de localidades disseminadas, que correspondem em geral a outras populaes do txon considerado. Uma rea disjunta aparece como uma rea formada por elementos separados por uma distncia demasiado importante para que possa ser franqueada pelos meios de disseminao prprios do txon. Os exemplos das reas disjuntas so numerosos em todos os nveis das hierarquias taxonmicas ( Salix herbcea , gnero Fagus, famlia dos camlidos). A hiptese monotpica, prope que cada espcie apareceu num ponto do globo (centro de origem), a partir do qual entendeu sua rea, parece atualmente aceitvel, de acordo com isto, s reas disjuntas so o resultado da fragmentao de uma rea inicialmente continua, ou de migraes de longa distncia por etapas a partir de uma rea de origem. Entre as espcies descontinuas de plantas so freqentes as que pertencem s seguintes categorias ecolgicas: Ruderais: ruderal provm de rudera, plural: runas. Qualifica os vegetais que vivem em stios ligados aos habitats humanos (terrenos baldios ou devastados, caminhos, estradas, ruas, jardins). Entre as espcies ruderais dominam plantas anuais, freqentemente, possuem eficientes recursos de disperso, como sementes pequeninas, aladas, providas de ganchos. Daninhas: so as que invadem habitualmente as terras de cultura, vindo a competir com as cultivadas e causando prejuzo ao homem. Tais plantas so universalmente conhecidas pela palavra inglesa weed. Subespontnea: esta expresso designa vegetais que, oriundos de outras terras, se instalaram num dado pas ou regio sem interferncia deliberada do homem, tornando-se membros permanentes da vegetao local.

AS REAS ENDMICAS
Uma rea endmica uma rea estritamente localizada num territrio que pode ser de extenso varivel. O endemismo da espcie limita-se algumas vezes a uma regio muito restrita, como numa pequena montanha, procurar exemplo, ou numa ilha de pouca superfcie. Tambm pode ter endemismo de gnero, famlia ou ordem, que se pode estender ao conjunto de continentes (por exemplo, a famlia das cactceas e das bromlias, americana, ou das monotremas, australiana).

30

Ecologia de comunidades

Aula

Em Sergipe encontramos diferentes espcies endmicas, por exemplo, o papa-taoca-da-bahia ( Pyriglena atra), uma ave que se encontra em perigo de extino, sua distribuio muito restrita, apenas em Santo Amaro na Bahia e numa localidade em Sergipe, a Mata do Crasto, no Especiao periptrica municpio de Santa Luzia do Itanhi (Figura 5).

A especiao periptrica um tipo especial de especiao aloptrica ou paraptrica, em que uma das populaes isoladas bastante menor do que a outra. Nestes casos, como a populao pequena, mecanismos como a deriva gentica ou o efeito fundador so mais importantes, pois populaes pequenas sofrem frequentemente do efeito de gargalo.

Figura 5. Distribuio da espcie de ave endmica, papa-taoca-da-bahia (Pyriglena atra). Imagem retirada de http://www.birdlife.org/datazone/ebas/index.html?action=SpcHTMDetails.asp&sid=4717&m=0

31

Biogeografia I

Especiao simptrica Na especiao simptrica, as populaes divergem quando ainda ocupam a mesma rea. Este tipo de especiao pode ocorrer muitas vezes em insectos que se tornam dependentes de plantas hospedeiras diferentes numa mesma rea. Um outro mecanismo que permite a especiao simptrica a poliploidia. Nem todos os organismos poliplides esto reproductivamente isolados das espcies parentais. Por isso, a duplicao do nmero de cromossomas no leva necessariamente ao cessar do fluxo gnico entre os recm-criados poliplides e os seus parentais diplides. Hibridao entre duas espcies diferentes pode levar, por vezes, a fentipos diferentes. Este fentipo poder ser mais vivel do que as linhagens parentais. Nesse caso, a seleco natural pode favorecer os indivduos hbridos. Eventualmente, se o isolamento

Dentro do grupo das aves podemos citar diferentes exemplos de endemismos, como a choca-do-planalto ( Thamnophilus pelzelni), bacurauzinho-da-caatinga ( Caprimulgus hirundinaceus) e chorozinho-depapo-preto (Herpsilochmus pectoralis) figura 6.

Figura 6. Fmea e macho do chorozinho-de-papo-preto (Herpsilochmus pectoralis), espcie de ave ameaada e endmica.

De forma geral, o fenmeno de endemismo est ligado ao estabelecimento de uma regio determinada numa poca remota, de uma barreira de isolamento que interrompeu as relaes da sua flora e sua fauna com as regies vizinhas. A evoluo fechada dos txons, assim isolados, conduz a sua diferenciao progressiva em relao aos outros. Aparecem txons novos endmicos da regio considerada. As barreiras de isolamento so diversas: podem ser de origem geogrfica (surgimento de cadeias montanhosas, transgresso marinha, etc.), ecolgica (estabelecimento de condies ridas, glaciaes, etc.), ou gentica (apario de fenmenos de esterilidade). O papel determinante desenvolvido pelas barreiras de isolamento explica que sejam ilhas, montanhas e desertos as regies particularmente mais ricas em endemismos. Assim, Nova Zelndia possui 1000 espcies vegetais endmicas, que representam 80% do total da sua flora e os Alpes mais de 200 espcies. Na Frana, de 4000 espcies de fanergamas, pelo menos 150 so endmicas, localizadas principalmente nos Pirineos, Alpes do Sul e Crcega. De acordo com a poca de apario, distinguem-se habitualmente os paleo-endemismos, de origem antiga (tercirio) e os neo-endemismos, de origem recente (posglacial). Os primeiros correspondem a formas relictuais que se situam no nvel de famlia, de gnero ou espcie, e so designados

32

Ecologia de comunidades

Aula

como macroendemismos (por exemplo, Berardia lanuginosa nos Alpes). Os segundos aparecem como formas em plena expanso pouco diferenciadas ainda daquelas que procedem, das quais algumas vezes so subespcies ou variedades, chamadas microendemismos (por exemplo Sciurus vulgaris leucourus, esquilo europeu da Inglaterra). Finalmente, se conhece como vicariantes, aos txons de origem ancestral comum, mas, como conseqncia da fragmentao da rea primitiva, encontram-se localizados em territrios distintos, nos quais preservam a causa das condies locais similares, caracteres muito prximos. Por exemplo, a banana do Oriente ( Platanus orientalis) e a banana da Amrica (Platanus occidentalis), que derivam de um antepassado comum, com rea de distribuio inicialmente contnua, no Oligoceno sofreram uma fragmentao pela formao do Atlntico, e hoje, constituem duas espcies vicrias tpicas. Em relao com a desapario progressiva das similaridades iniciais, podemos encontrar situaes intermedirias entre espcies vicrias e endmicas.

2
reproductivo for alcanado, isto levar ao aparecimento de uma nova espcie. No entanto, o isolamento reproductivo entre hbridos e os seus pais muito difcil de alcanar e por isso a especiao por hibridao considerada um caso muito raro. Espcie estemtica Espcie-ancestral, Uma espcie se origina quando a distribuio de uma espcie ancestral se divide. Essa diviso geralmente acontece pelo aparecimento de uma barreira geogrfica, como o rio So Francisco. Como resultado dessa diviso, as populaes da espcie ancestral ficam isoladas uma das outras, sem comunicao. Com o tempo, elas se diferenciam e do origem a no-

CONCLUSO
As comunidades ecolgicas so concebidas como diferentes populaes pertencentes a um conjunto de espcies de plantas e animais que coexistem dentro de determinadas combinaes de condies ambientais. Uma comunidade pode ser caracterizada por dois atributos: a composio e a estrutura. Para definir a composio podemos distinguir vrias caractersticas como a abundncia, a diversidade e dominncia. A estrutura numa comunidade pode ser definida pelos patres espaciais da distribuio, ou seja, os estratos presentes. A sistemtica a cincia dedicada a inventariar e descrever a biodiversidade e compreender as relaes filogenticas entre os organismos, ela inclui a taxonomia que a cincia da descoberta, descrio e classificao das espcies e grupo de espcies, e tambm a filogenia que estuda as relaes evolutivas entre os organismos. Vrios conceitos de espcie foram definidos por alguns autores (tipolgico, isolacionista, evolutivo), todos os conceitos apresentavam diferentes propriedades, mas o conceito utilizado hoje o proposto por Mayr, o qual define espcie biolgica como grupos de populaes naturais intercruzantes que so reprodutivamente isoladas de outros grupos. Finalmente vimos que as espcies de animais e vegetais no apresentam uma distribuio uniforme em nosso planeta. Assim cada uma delas apresenta uma rea em particular, com uma extenso varivel, podendo ser contnua ou descontnua. Mais possvel ter uma classificao das reas de distribuio de acordo a sua extenso e com sua configurao em quatro tipos principais: cosmopolita, circumterrestre, disjunta, endmica.

33

Biogeografia I

vas espcies. Filogenia (ou filognese) (do grego: phylon = tribo, raa e genetikos = relativo gnese = origem) o termo comumente utilizado para hipteses de relaes evolutivas (ou seja, relaes filogenticas) de um grupo de organismos, isto , determinar as relaes ancestrais entre espcies conhecidas (ambas as que vivem e as extintas). Sistemtica Filogentica, proposta por Willi Hennig, o estudo filogentico desses grupos, geralmente com a finalidade de testar a validade de grupos e sua taxonomia. De acordo com esta abordagem, somente so aceitos como naturais os grupos comprovadamente monofilticos.A Sistemtica Filogentica uma base sobre a qual diversos mtodos foram desenvolvidos, dos quais o dominante atualmente a

RESUMO
Para entender o conceito de comunidades resulta importante saber que podemos definir a comunidade como o conjunto de populaes que coexistem em determinadas combinaes de condies ambientais com uma composio e uma estrutura. A estrutura como atributo numa comunidade definida pelos padres espaciais da distribuio presente. A composio definida por vrias caractersticas como a abundncia, diversidade e dominncia.As comunidades so diversas e podem apresentar uma variedade muito grande de organismos, para a classificao destes seres vivos, foi necessrio adotar uma norma, onde o surgimento do sistema binomial, composto por gnero e espcie teve um papel determinante. Ao mesmo tempo surgiu uma cincia para a classificao das espcies a taxonomia, ela foi inclusa dentro da sistemtica, que uma cincia dedicada a inventariar e descrever a biodiversidade e compreender as relaes filogenticas entre os organismos.Ao longo do tempo diferentes autores apresentarem vrios conceitos para definir espcie, temos o conceito tipolgico Linneano, o isolacionista Hennigiano, evolutivo Wileyano. Atualmente o mais utilizado o conceito proposto por Mayr, que define espcie biolgica como grupos de populaes naturais intercruzantes que so reprodutivamente isoladas de outros grupos. As espcies apresentam uma distribuio diferente em nosso planeta. Cada uma de elas pode ser encontrada numa rea em particular, resultado da sua evoluo e mecanismos de disperso pode encontrar espcies com reas de distribuio varivel, continua ou descontinua. Baseados na extenso e configurao destas reas surgiram classificao das espcies em quatro tipos principais: cosmopolita, circumterrestre, disjunta, endmica. Dentro desta classificao das reas podemos enquadrar todas as espcies de nosso planeta.

ATIVIDADES
1. Discuta sobre as vantagens e desvantagens do conceito de comunidade de Clements e Gleason. 2. De um exemplo da classificao taxonmica para os humanos, uma planta e um animal de seu interesse nos diferentes nveis (Reino, Ramo ou filo, Classe, Ordem, Famlia, Gnero e Espcie). 3. Pesquise 10 nomes cientficos de plantas ou animais caractersticos da regio onde mora. 4. Pesquise e cite 10 exemplos de espcies endmicas para a regio onde mora ou para o Brasil.

34

Ecologia de comunidades

Aula

AUTO-AVALIAO
Defina o conceito de comunidades? Defina os dois atributos de uma comunidade? Formule seu conceito de espcie? Discuta a diferencia entre taxonomia e sistemtica? Como podemos classificar as reas de distribuio das espcies?

PRXIMA AULA
Na prxima aula apresentaremos as classificaes estr uturais e fisionmicas da cobertura vegetal, e discutiremos sobre os conceitos de sucesso e clmax, e a importncia no equilbrio natural.
Cladstica. Pool gentico Ou pool de genes CLEMENTS, F. E. Plant Succession: An Analysis of the Development de uma espcie ou populao traduzof Vegetation. Washington D.C.: Carnegie Institution of Washington. 1916. se no conjunto BEGON, M.; HARPER, L. Ecologa individuos poblaciones y comu- completo de alelos nidades. Blackwell science. 1996. nicos que podem KISCHLAT, E. E. Os conceitos de espcie: uma abordagem prti- ser encontrados no material gentica. Caderno La Salle XI, Canoas, v.2, n 1, 11-35, 2005 PERREIRA-SILVA, E.F.L., DOS SANTOS, J.E., KAGEYAMA, P.Y., co de cada um dos organismos vivos HARTD, E. Florstica e fitossociologia dos estratos arbustivo e de tal espcie ou arbreo de um remanescente de cerrado em uma Unidade de populao.

REFERNCIAS

Conservao do Estado de So Paulo. Revista Brasil. Bot., V.27, n.3, p.533-544, jul.-set. 2004 Pesquise na net. http://www.virtual.unal.edu.co/cursos/ciencias/2000024/lecciones/ cap04/04_08_03.htm COMUNIDADES.

Taxocenoses Todas as populaes que ocupam certa rea. Vicarincia Surgimento de uma barreira biogeogrfica separando uma distribuio contnua em duas disjuntas e posteriormente levando especiao.

35

Potrebbero piacerti anche