Sei sulla pagina 1di 36

ANALISTA TRT

Teoria em Exerccios Procedimentos Especiais

Procedimentos Especiais
1. (FCC - 2011 - TRT - 20 REGIO (SE) - Analista Judicirio - rea Judiciria) Considere as seguintes assertivas a respeito do mandado de segurana: I. O jus postulandi das partes, estabelecido na CLT, alcana o mandado de segurana de competncia do Tribunal Superior do Trabalho. II. No caso de tutela antecipada concedida antes da sentena, caber a impetrao do mandado de segurana, em face da inexistncia de recurso prprio. III. Em regra, a antecipao da tutela concedida na sentena comporta impugnao pela via do mandado de segurana. De acordo com o entendimento Sumulado do Tribunal Superior do Trabalho est correto o que se afirma APENAS em a) I e II. b) I e III. c) II. d) II e III. e) III.

Procedimentos Especiais
2. (FCC - 2011 - TRT - 4 REGIO (RS) - Analista Judicirio - rea Judiciria) Da deciso de Tribunal Regional do Trabalho em mandado de segurana a) caber recurso ordinrio, no prazo de oito dias, para uma das Turmas do Tribunal Regional do Trabalho prolator da deciso. b) no caber recurso, por expressa vedao legal, tratando- se de hiptese de ao rescisria, desde que preenchido os requisitos. c) caber recurso ordinrio, no prazo de oito dias, para o pleno do Tribunal Regional do Trabalho prolator da deciso. d) caber recurso de revista, no prazo de quinze dias, para o Tribunal Superior do Trabalho. e) caber recurso ordinrio, no prazo de oito dias, para o Tribunal Superior do Trabalho.

Procedimentos Especiais
3. FCC - 2011 - TRT - 23 REGIO (MT) - Analista Judicirio - rea Judiciria Caber mandado de segurana a) para impugnar despacho que acolheu ou indeferiu liminar em outro mandado de segurana. b) em execuo provisria em face a determinao de penhora em dinheiro, quando nomeados outros bens penhora. c) contra ato judicial passvel de recurso. d) contra ato judicial passvel de correio. e) contra lei em tese.

Procedimentos Especiais
4. (Analista Judicirio rea Judiciria TRT 2 regio/ 2008 Direito Processual do Trabalho / FCC) A competncia originria para apreciar e julgar mandado de segurana impetrado em face de deciso do Tribunal Regional do Trabalho da Segunda Regio (A) do Pleno do Tribunal Superior do Trabalho. (B) do prprio Tribunal Regional do Trabalho da Segunda Regio. (C) da Seo de Dissdios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho. (D) do Supremo Tribunal Federal. (E) da Seo de Dissdios Coletivos do Tribunal Superior do Trabalho.

Procedimentos Especiais
5. (Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 18 regio/ 2008 Direito Processual do Trabalho / FCC) Contra deciso que conceder Mandado de Segurana impetrado no Tribunal Regional do Trabalho competente (A) caber recurso especial para o Superior Tribunal de Justia. (B) caber recurso ordinrio para o Tribunal Superior do Trabalho. (C) no caber qualquer recurso. (D) caber recurso ordinrio para o prprio Tribunal Regional do Trabalho. (E) caber recurso extraordinrio para o Supremo Tribunal Federal.

Procedimentos Especiais
6. (Analista Judicirio rea Judiciria TRT 18 regio/ 2008 Direito Processual do Trabalho / FCC) Da deciso do Tribunal Regional do Trabalho em Mandado de Segurana caber recurso ordinrio no prazo de (A) oito dias para o Tribunal Superior do Trabalho, correndo igual prazo para o recorrido e interessados apresentarem razo de contrariedade. (B) oito dias para o pleno do prprio Tribunal Regional do Trabalho, correndo igual prazo para o recorrido e interessados apresentarem razo de contrariedade. (C) cinco dias para o Tribunal Superior do Trabalho, correndo igual prazo para o recorrido e em dobro para os interessados apresentarem razo de contrariedade. (D) cinco dias para o pleno do prprio Tribunal Regional do Trabalho, correndo igual prazo para o recorrido e interessados apresentarem razo de contrariedade. (E) oito dias para o Tribunal Superior do Trabalho, correndo igual prazo para o recorrido e o dobro para os interessados apresentarem razo de contrariedade.

Procedimentos Especiais
7. (Analista Judicirio rea Judiciria TRT 3 regio/ 2009 Direito Processual do Trabalho/ FCC) Na ao que vise, como provimento final, a reintegrao do trabalhador estvel, a reintegrao concedida por liminar tem natureza de (A) medida compensatria. (B) medida preventiva, de carter pacificador. (C) antecipao dos efeitos da tutela. (D) medida cautelar. (E) medida inibitria.

Procedimentos Especiais
8. (Analista Judicirio rea Judiciria TRT 16 regio/ 2009 Direito Processual do Trabalho/ FCC) Considere as seguintes assertivas a respeito do mandado de segurana no mbito do processo do trabalho: I. Caber mandado de segurana da deciso que cerceia direito de defesa da parte. II. No cabe mandado de segurana de deciso transitada em julgado. III. Caber mandado de segurana em face do deferimento de reintegrao no emprego em ao cautelar. IV. Fere direito lquido e certo a concesso de tutela antecipada para reintegrao de empregado protegido por estabilidade provisria decorrente de norma coletiva. correto o que se afirma APENAS em (A) II e III. (B) I, III e IV. (C) I e II. (D) II, III e IV. (E) I, II e III.

Procedimentos Especiais
9. (FCC - 2012 - TRT - 11 Regio (AM) - Juiz do Trabalho - Tipo 5) Quanto ao rescisria e violao a disposio de lei, correto afirmar: a) Na ao rescisria, insuficiente que o contedo da norma reputada violada haja sido abordado na deciso rescindenda para que se considere preenchido o pressuposto do pronunciamento explcito. b) Na ao rescisria, no se considera pronunciada explicitamente a matria tratada na sentena quando, examinando remessa de ofcio, o Tribunal simplesmente a confirma. c) A exigncia de pronunciamento explcito na ao rescisria absoluta, ainda que esta tenha por fundamento violao de dispositivo de lei. d) prescindvel o pronunciamento explcito na ao rescisria quando o vcio nasce no prprio julgamento, como se d com a sentena extra, citra e ultra petita. e) O pronunciamento explcito exigido em ao rescisria diz respeito necessariamente ao dispositivo legal tido por violado e no matria e ao enfoque especfico da tese debatida na ao.

Procedimentos Especiais
10. (FCC - 2011 - TRT - 20 REGIO (SE) - Analista Judicirio rea Judiciria) De acordo com o entendimento Sumulado do Tribunal Superior do Trabalho o litisconsrcio, na ao rescisria, a) inadmissvel pela legislao trabalhista vigente. b) sempre necessrio independentemente do polo da demanda (ativo ou passivo). c) sempre facultativo independentemente do polo da demanda (ativo ou passivo). d) necessrio em relao ao polo ativo da demanda, apenas. e) necessrio em relao ao polo passivo da demanda, apenas.

Procedimentos Especiais
11. (FCC - 2011 - TRT - 20 REGIO (SE) - Analista Judicirio Execuo de Mandados) O prazo para contestao da ao rescisria fixado a) em 8 dias pela Consolidao dos Leis do Trabalho. b) em 8 dias atravs de smula do Tribunal Superior do Trabalho. c) pelo relator sendo no mnimo de 10 dias e no mximo de 15 dias. d) em 10 dias atravs de smula do Tribunal Superior do Trabalho. e) pelo relator sendo no mnimo de 15 dias e no mximo de 30 dias.

Procedimentos Especiais
12. (Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 18 regio/ 2008 Direito Processual do Trabalho / FCC) Quanto Ao Rescisria, considere: I. Quando o sindicato ru na ao rescisria por ter sido autor como substituto processual na ao originria, desnecessria a citao dos substitudos. II. A ao rescisria dever ser proposta no prazo de dois anos, contados do dia subseqente ao trnsito em julgado da ltima deciso proferida na causa, seja de mrito ou no. III. A propositura de ao rescisria suspender a execuo da sentena rescindenda. IV. incabvel ao rescisria contra sentena de homologao judicial de termo de conciliao entre as partes em um litgio trabalhista. Est correto o que consta APENAS em (A) II e IV. / (B) II e III. / (C) I, II e III. / (D) I e II. / (E) III e IV.

Procedimentos Especiais
13. (Analista Judicirio rea Judiciria TRT 7 regio/ 2009 Direito Processual do Trabalho/ FCC) O marco divisor quanto a ser, ou no, controvertida, nos Tribunais, a interpretao dos dispositivos legais citados na ao rescisria a data da (A) incluso, entre as Smulas do Tribunal Superior do Trabalho, da matria discutida. (B) incluso, na Orientao Jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho, da matria discutida. (C) incluso, entre as Smulas do Supremo Tribunal Federal, da matria discutida. (D) publicao do ltimo acrdo com a matria discutida de uma Turma, divergente do posicionamento jurisprudencial das demais Turmas do respectivo tribunal. (E) publicao do ltimo acrdo com a matria discutida proferido pelo Plenrio do respectivo Tribunal, divergente do posicionamento jurisprudencial de suas Turmas.

Procedimentos Especiais
14. (Analista Judicirio rea Judiciria TRT 16 regio/ 2009 Direito Processual do Trabalho/ FCC) Com relao ao rescisria trabalhista, correto afirmar: (A) O litisconsrcio, na ao rescisria, necessrio em relao ao plo passivo da demanda e facultativo em relao ao plo ativo da demanda. (B) O direito de propor ao rescisria extingue em trs anos, contados do trnsito em julgado da deciso. (C) plenamente cabvel ao rescisria para impugnar deciso homologatria de adjudicao. (D) Na ao rescisria o que se ataca a sentena, ato oficial do Estado, assim, a revelia produz confisso. (E) Em se tratando de rescisria de rescisria, admite-se a rediscusso do acerto do julgamento da rescisria anterior.

Procedimentos Especiais
15. (Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 15 regio/ 2006 Direito Processual do Trabalho/ FCC) Com relao Ao Rescisria correto afirmar: (A) Quanto a antecipao ou postergao do dies a quo do prazo decadencial da ao rescisria, o juzo rescindente est adstrito certido de trnsito em julgado juntada com a ao rescisria. (B) Em regra, a interposio de recurso intempestivo ou a interposio de recurso incabvel protrai o termo inicial do prazo decadencial. (C) O Ministrio Pblico possui legitimidade ad causam para propor ao rescisria em qualquer hiptese legal prevista no Cdigo de Processo Civil, ainda que no tenha sido parte no processo. (D) O litisconsrcio na ao rescisria facultativo em relao ao polo passivo da demanda. (E) Em regra, para o ajuizamento de ao rescisria na Justia do Trabalho, obrigatrio o depsito prvio de 10% do valor da causa.

Procedimentos Especiais
16. (Analista Judicirio rea Judiciria TRT 15 regio/ 2006 Direito Processual do Trabalho/ FCC) Considere as seguintes assertivas a respeito da ao rescisria: I. No documento novo apto a viabilizar a desconstituio do julgado a sentena normativa proferida ou transitada em julgado posteriormente sentena rescindenda. II. Em se tratando de rescisria de rescisria, o vcio apontado deve nascer na deciso rescindenda, no se admitindo a rediscusso do acerto do julgamento da rescisria anterior. III. No procede ao rescisria calcada em ofensa coisa julgada perpetrada por deciso proferida em ao de cumprimento, em face de a sentena normativa, na qual se louvava, ter sido modificada em grau de recurso. IV. cabvel ao rescisria para impugnar deciso homologatria de adjudicao ou arrematao. Est correto o que se afirma SOMENTE em (A) II e III. / (B) II, III e IV. / (C) I, II e III. / (D) I e IV. / (E) I e II.

Procedimentos Especiais
17. (FCC - 2012 - TRT - 4 REGIO (RS) - Juiz do Trabalho - Prova TIPO 4) Em relao ao dissdio coletivo correto afirmar: a) A sentena normativa vigorar a partir da data de sua prolao. b) O prazo de vigncia da sentena normativa ser fixado pelo Tribunal e no poder ser superior a 2 (dois) anos. c) A representao dos sindicatos para instaurar a instncia fica subordinada aprovao em assembleia, da qual participem os associados interessados na soluo do dissdio coletivo, sendo necessria metade mais um dos votos dos presentes. d) facultado ao empregador fazer-se representar na audincia pelo gerente ou por qualquer outro preposto que tenha conhecimento do dissdio, e por cujas declaraes ser sempre responsvel. e) A representao para instaurar a instncia em dissdio coletivo constitui prerrogativa exclusiva das associaes sindicais.

Procedimentos Especiais
18. (FCC - 2011 - TRT - 23 REGIO (MT) - Analista Judicirio rea Judiciria) Segundo a Consolidao das Leis do Trabalho, a deciso sobre novas condies de trabalho poder tambm ser estendida a todos os empregados da mesma categoria profissional compreendida na jurisdio do Tribunal por solicitao, dentre outros, de a) 1 ou mais empregadores. b) no mnimo dois sindicatos de empregados. c) no mnimo trs sindicatos de empregadores. d) no mnimo dez empregadores. e) no mnimo cinco sindicatos de empregados.

Procedimentos Especiais
19. (FCC - 2010 - TRT - 9 REGIO (PR) - Analista Judicirio - rea Judiciria) Considere as seguintes assertivas a respeito da reviso da sentena normativa: I. A reviso de sentena normativa poder ser promovida por iniciativa do Tribunal prolator, do Ministrio Pblico do Trabalho, dos sindicatos ou de empregador ou empregadores interessados no cumprimento da deciso. II. Decorrido mais de seis meses de sua vigncia, caber reviso das decises que fixarem condies de trabalho, quando tiverem sido modificadas as circunstncias que as ditaram. III. No pedido de reviso no possvel o acrscimo de novas condies de trabalho que no foram objeto do dissdio originrio. IV. A reviso ser julgada pelo tribunal que tiver proferido a deciso, depois de ouvido o Ministrio Pblico do Trabalho. Est correto o que consta APENAS em a) III e IV. / b) I, II e III. / c) I e III. / d) I, III e IV. / e) I, II e IV.

Procedimentos Especiais
20. (Analista Judicirio rea Judiciria TRT 2 regio/ 2008 Direito Processual do Trabalho / FCC) No que diz respeito Ao de Cumprimento, considere: I. dispensvel o trnsito em julgado da sentena normativa para a propositura da ao de cumprimento. II. Procede ao rescisria calcada em ofensa coisa julgada perpetrada por deciso proferida em ao de cumprimento, em face da sentena normativa, na qual se louvava ter sido modificada em grau de recurso. III. H legitimidade concorrente para a propositura da ao de cumprimento, uma vez que tanto o sindicato quanto os empregados podero prop-la. IV. A competncia para processar e julgar ao de cumprimento , em regra, do Tribunal Regional do Trabalho de competncia do local da prestao do servio. Est correto o que consta APENAS em (A) I, II e III. / (B) I e III. / (C) II, III e IV. / (D) I e IV. / (E) II e III.

Procedimentos Especiais
21. (Analista Judicirio rea Judiciria TRT 18 regio/ 2008 Direito Processual do Trabalho / FCC) No que diz respeito extenso das decises em Dissdios Coletivos, analise: I. O Tribunal que houver julgado o dissdio coletivo fixar a data em que a deciso deve entrar em execuo, bem como o prazo de sua vigncia, o qual no pode ser superior a quatro anos. II. Em regra, nos dissdios de natureza jurdica que no tratarem de condies de trabalho, as decises podero ser estendidas a todos os empregados da mesma categoria profissional compreendida na jurisdio do Tribunal competente. III. Sempre que o Tribunal competente estender a deciso em dissdio coletivo marcar a data em que a extenso deva entrar em vigor. IV. Mesmo em dissdio coletivo que for suscitado em nome de toda a categoria, haver necessidade da extenso das decises, tendo em vista que a deciso no possuir eficcia erga omnes. De acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, est correto o que consta APENAS em (A) II e IV. / (B) I e III. / (C) III e IV. / (D) I e II. / (E) I, II e III.

Procedimentos Especiais
22. (Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 7 regio/ 2009 Direito Processual do Trabalho/ FCC) Com relao a Ao de Cumprimento correto afirmar: (A) pressuposto necessrio para a propositura da Ao de Cumprimento o trnsito em julgado da sentena normativa. (B) Em regra, a competncia para processar e julgar a Ao de Cumprimento do Tribunal Regional do Trabalho que proferiu a deciso a ser cumprida. (C) Em regra, a competncia para processar e julgar a Ao de Cumprimento do Tribunal Superior do Trabalho em razo da natureza jurdica desta ao. (D) A Ao de Cumprimento dever ser instruda necessariamente com a certido da deciso coletiva. (E) A legitimao para a propositura da Ao de Cumprimento exclusiva dos sindicatos, tendo em vista a natureza jurdica coletiva da demanda.

Procedimentos Especiais
23. (Analista Judicirio rea Judiciria TRT 15 regio/ 2006 Direito Processual do Trabalho/ FCC) Um dissdio coletivo no foi ajuizado dentro dos sessenta dias anteriores ao termo final da Conveno Coletiva vigente de uma categoria de trabalho, tendo sido ajuizado aps este prazo. Neste caso, a sentena normativa vigorar a partir (A) da data de sua publicao. (B) da data de seu ajuizamento. (C) da data do seu trnsito em julgado. (D) do dia imediato ao termo final de vigncia da conveno coletiva. (E) do dia seguinte publicao do seu trnsito em julgado.

Procedimentos Especiais
24. (Analista Judicirio rea Judiciria TRT 15 regio/ 2006 Direito Processual do Trabalho/ FCC) Os dissdios coletivos para interpretao de clusulas de convenes coletivas e os dissdios coletivos para interpretao de disposies legais particulares de categoria profissional ou econmica classificam-se em dissdios coletivos de natureza (A) jurdica. (B) econmica. (C) jurdica e econmica, respectivamente. (D) econmica e jurdica, respectivamente. (E) de interesse e econmica, respectivamente.

Procedimentos Especiais
1. (CESPE - 2008 - TST - Analista Judicirio - rea Judiciria) Em relao ao mandado de segurana na Justia do Trabalho,especialmente perante o TST, julgue os itens seguintes,considerando a Constituio Federal, as leis de regnciaespecfica e o regimento interno do TST. Julgado mandado de segurana por TRT, a competncia para apreciar eventual recurso ordinrio interposto da Seo de Dissdios Individuais do TST, exceto quando se tratar de recurso em mandado de segurana coletivo, caso em que a competncia da Seo de Dissdios Coletivos do TST.
( ) Certo ( ) Errado

Procedimentos Especiais
2. (CESPE - 2008 - TST - Analista Judicirio - rea Judiciria) No cabe mandado de segurana contra ato judicial em execuo trabalhista que determine a penhora em dinheiro do executado, em execuo definitiva, para garantir crdito exeqendo, por ter sido observada a gradao legal.
( ) Certo ( ) Errado

Procedimentos Especiais
3. (CESPE - 2009 - DETRAN-DF - Analista - Advocacia) Com relao legislao e jurisprudncia aplicadas ao direitoprocessual do trabalho, julgue os itens seguintes. Segundo pensamento sedimentado do TST, indispensvel ao processamento da ao rescisria a prova do trnsito em julgado da deciso rescindenda e caso verifique o relator que a parte interessada no a juntou inicial, extinguir o feito imediata e sumariamente por falta de pressuposto processual.
( ) Certo ( ) Errado

Procedimentos Especiais
4. (CESPE - 2008 - TRT - 1 REGIO (RJ) - Analista Judicirio - rea Judiciria) Acerca da justia do trabalho, assinale a opo correta. a) A antecipao da tutela concedida na sentena comporta impugnao pela via do mandado de segurana, por no ser impugnvel mediante recurso ordinrio. b) No caso de a tutela antecipada (ou liminar) ser concedida antes da sentena, cabe a impetrao do mandado de segurana, em face da inexistncia de recurso prprio. c) A supervenincia de uma sentena, nos autos originrios, no faz perder o objeto do mandado de segurana que impugnava a concesso da tutela antecipada. d) Uma deciso judicial transitada em julgado pode ser impugnada por meio de mandado de segurana. e) O juiz determinar que o impetrante emende a inicial quando verificar, na petio inicial do mandamus, a ausncia da prova documental pr-constituda, indispensvel ao julgamento da causa.

Procedimentos Especiais
5. (CESPE - 2008 - PGE-CE - Procurador de Estado) Com base na legislao e na jurisprudncia sumulada e consolidada do TST acerca de ao rescisria e mandado de segurana no mbito da justia do trabalho, julgue os itens seguintes. I A ao rescisria apenas ser admitida quando efetivado prvio depsito correspondente a 20% do valor da causa, salvo prova de miserabilidade do autor. II O mandado de segurana incabvel para a obteno de sentena genrica, aplicvel a eventos futuros, cuja ocorrncia incerta. III O valor da causa, na ao rescisria de sentena de mrito advinda de processo de conhecimento, deve corresponder ao valor da causa fixado no processo originrio, corrigido monetariamente; no caso de pleitear-se a resciso de deciso proferida na fase de execuo, o valor da causa deve corresponder ao montante da condenao. IV Pode uma questo processual ser objeto de ao rescisria desde que consista em pressuposto de validade de uma sentena de mrito. V No cabe emenda inicial em sede de mandado de segurana, quando verificada, na petio inicial, a ausncia de documento essencial ou de sua autenticao, eis que exigida prova documental pr-constituda.A quantidade de itens certos igual a a) 1. / b) 2. / c) 3. / d) 4. / e) 5.

Procedimentos Especiais
6. (CESPE - 2009 - PGE-PE - Procurador de Estado) Com referncia ao inqurito para apurao de falta grave, assinale a opo correta. a) Para efeito de impetrao de mandado de segurana, constitui direito lquido e certo do empregador a suspenso do empregado, ainda que detentor de estabilidade sindical, at a deciso final do inqurito em que se apure a falta grave a ele imputada. b) Cada uma das partes no pode indicar mais de trs testemunhas. c) Mesmo se tiver havido prvio reconhecimento da estabilidade do empregado, o julgamento do inqurito pelo juzo prejudica a execuo para pagamento dos salrios devidos ao empregado, at a data da instaurao do inqurito. d) Qualquer representante sindical somente pode ser dispensado por falta grave mediante a apurao em inqurito judicial. e) O prazo de decadncia do direito do empregador de ajuizar inqurito em face do empregado que incorre em abandono de emprego contado a partir do momento em que o empregado se afastou de suas atividades.

Procedimentos Especiais
7. (CESPE - 2008 - DPE-CE - Defensor Pblico) Julgue os itens subseqentes, acerca de direito material eprocessual do trabalho. A greve em atividade essencial, com risco de leso do interesse pblico, possibilita ao Ministrio Pblico do Trabalho o ajuizamento de dissdio coletivo, cabendo o julgamento respectivo ao tribunal do trabalho competente para dirimir o conflito.
( ) Certo ( ) Errado

Procedimentos Especiais
8. (CESPE - 2009 - AGU - Advogado) No que concerne ao rescisria no processo do trabalho,julgue os seguintes itens. Compete originariamente Seo Especializada em Dissdios Coletivos do TST julgar as aes rescisrias propostas contra as sentenas normativas desse tribunal.
( ) Certo ( ) Errado

Procedimentos Especiais
9. (CESPE - 2009 - AGU - Advogado) Prorroga-se, at o primeiro dia til imediatamente subsequente, o prazo decadencial para ajuizamento de ao rescisria quando expira em frias forenses, feriados, finais de semana ou em dia em que no haja expediente forense.
( ) Certo ( ) Errado

Procedimentos Especiais
10. (CESPE - 2010 - EMBASA - Analista de Saneamento - Advogado) Acerca do direito processual do trabalho, julgue os itens a seguir. O inqurito deve ser instaurado contra o empregado garantido com estabilidade no prazo decadencial de noventa dias, a contar da suspenso por falta grave.
( ) Certo ( ) Errado

Potrebbero piacerti anche