Sei sulla pagina 1di 16

O CAPITALISMO DEMOCRTICO NA ENCRUZILHADA

Adam Przeworski e Michael Wallerstein


Traduo: Otaclio F. Nunes Jr.

A ideologia que orienta a atual ofensiva de direita em vrios sentidos um fantasma dos anos 20: antiestatista, enfatizando a hegemonia empresarial, retratando o consumo popular como inimigo dos interesses nacionais, e baseada na crena na racionalidade do mercado e na importncia autnoma da moeda. Entretanto o que novo nessa ideologia o papel dominante desempenhado pela teoria econmica tcnica. Nos anos 20, as polticas antiinflacionrias e os princpios do padro-ouro e do equilbrio oramentrio se justificaram como um conhecimento acumulado a partir da experincia. A nica base terica para esses princpios era a teoria quantitativa da moeda. Seu apelo ideolgico se expressava em termos de valores populares, tais como frugalidade, responsabilidade e senso comum. Os representantes dessa ideologia eram tipicamente funcionrios do Tesouro e os banqueiros. Nos anos 70, em contraste, a justificao provm de teorias aparentemente tcnicas: "monetarismo", "la nouvelle conomie" e "expectativas racionais" esto, todas elas, sendo propostas como razes pelas quais todos estaro em melhor situao se o Estado se retirar da economia e os capitalistas puderem acumular sem levar em conta consideraes distributivas. Mesmo o mais evidente programa de concentrao da renda a poltica econmica de Reagan disfarado como uma "teoria da oferta", com uma curva de Laffer forjada como seu suporte terico principal.
29

Este artigo foi traduzido da revista Democracy, julho de 1982.

O CAPITALISMO DEMOCRTICO NA ENCRUZILHADA

Foi Keynes quem transformou a macroeconomia, de uma disposio de esprito, em uma teoria: um mtodo dedutivo para analisar os determinantes da renda nacional e avaliar polticas alternativas. Seus seguidores construram modelos matemticos de economias capitalistas e descreveram estatisticamente, de acordo com esses modelos, economias particulares. A nova teoria tornou-se a moldura na qual grupos particulares apresentaram seus interesses como universais; tornou-se o instrumento para a articulao de pretenses hegemnicas e a linguagem da poltica econmica. Que o terreno do conflito ideolgico tenha sido conquistado pela teoria econmica aplicada, um legado permanente da revoluo keynesiana. Embora muitas pessoas tenham posteriormente reivindicado que os princpios centrais da economia keynesiana tivessem sido preditos por Marx e alguns de seus seguidores, na verdade a teoria econmica marxista nunca teve importncia econmica para a esquerda. A teoria de Marx forneceu uma til trplice anlise: primeiro, o capitalismo se baseia na explorao (a fonte do lucro a mais-valia); segundo, a propriedade privada dos meios de produo a fonte, ao mesmo tempo, da injustia e da irracionalidade do capitalismo; terceiro, a taxa decrescente de lucro a fonte das crises. A teoria foi til politicamente s como justificao de metas revolucionrias, especificamente do programa de nacionalizao dos meios de produo. A economia de Marx, mesmo sua verso mais sofisticada, no uma ferramenta til para dirigir as reivindicaes distributivas dos trabalhadores no capitalismo e intil como um arcabouo para gerir economias capitalistas. fcil dizer "e da?", mas o fato que todos os movimentos de massa da esquerda historicamente tiveram que enfrentar precisamente essas tarefas. Em conseqncia, foi a compreenso da economia capitalista e as recomendaes polticas fornecidas pela economia keynesiana que a esquerda adotou. Mas hoje a economia keynesiana perdeu muito de seu brilho. Dois fenmenos que caracterizaram grande parte do mundo capitalista desenvolvido desde o incio dos anos 70 um aumento gradual na taxa de inflao e um declnio tambm gradual na taxa de crescimento mostraram-se notavelmente insensveis s intervenes tradicionais prescritas pela teoria keynesiana. Contudo essa tradio profundamente arraigada persiste, fornecendo a base para grande parte das reaes das correntes de esquerda ofensiva conservadora. Muitos continuam a insistir em que a oferta de poupana no problemtica, que a demanda cronicamente insuficiente, e que uma redistribuio da renda, polticas de pleno emprego e gastos sociais so as nicas maneiras de sair da crise atual. O problema que uma resposta como essa no mais convincente. Representa uma atitude de apego a velhas idias e velhas polticas que a direita reclama, com alguma razo, haverem sido tentadas e se mostrado ineficazes. Uma defesa obstinada de polticas associadas a fracassos pretritos abandona o terreno ideolgico direita e, acreditamos, no necessria.
30

NOVOS ESTUDOS N 22 - OUTUBRO DE 1988

Quais so, ento, as escolhas que temos pela frente? Em um nvel, estamos tratando de um projeto econmico que se constitua numa razovel e atraente alternativa tanto s polticas de administrao da demanda quanto atual onda de economias de direita voltadas para a oferta. Mas teorias econmicas so racionalizaes de interesses polticos de classes e grupos conflitantes, e deveriam ser tratadas como tais. Atrs de alternativas econmicas ocultam-se vises de sociedade, modelos de cultura e inclinaes pelo poder. Projetos econmicos pressupem projetos polticos e sociais. A combinao de democracia e capitalismo constitui um compromisso: os que no possuem instrumentos de produo concordam com a instituio da propriedade privada do capital social, ao passo que os que possuem instrumentos produtivos concordam com instituies polticas que possibilitam a outros grupos efetivamente exigir seus direitos partilha dos recursos e distribuio da renda. Vale lembrar que esse compromisso foi considerado impraticvel por Marx, que sustenta que a "repblica burguesa" se baseia em uma contradio que a torna intrinsecamente instvel como forma de organizao social. Uma combinao de propriedade privada dos meios de produo com sufrgio universal, afirmou Marx, deve conduzir ou "emancipao social" das classes oprimidas pelo uso de seu poder poltico ou "restaurao poltica" da classe opressora pelo uso de seu poder econmico. Conseqentemente, prossegue Marx, a democracia capitalista "s a forma poltica de revoluo da sociedade burguesa e no sua forma permanente de vida", "s um espasmdico, excepcional estado de coisas... impossvel como a forma normal de sociedade". Foi o keynesianismo que forneceu os fundamentos ideolgicos e polticos para o compromisso da democracia capitalista. Ele manteve a expectativa de que o Estado poderia harmonizar a propriedade privada dos meios de produo com a gesto democrtica da economia. Como o prprio Keynes disse: "No a propriedade dos instrumentos de produo que importante o Estado assumir. Se o Estado for capaz de determinar o montante agregado de recursos destinado a aumentar os instrumentos e a remunerao bsica de seus proprietrios, ter realizado tudo que preciso"1. O controle democrtico do nvel de desemprego e da distribuio da renda tornaram-se os termos do compromisso que tornou possvel o capitalismo democrtico. O problema dos anos 30 foi que os recursos ficaram ociosos: as mquinas permaneceram paradas enquanto os homens estavam sem trabalho. Em nenhum momento na histria a irracionalidade do sistema capitalista foi to gritante. Ao mesmo tempo em que as famlias passavam fome, alimentos alimentos j produzidos eram destrudos. O caf foi queimado, porcos foram dizimados, os estoques se deterioraram, as mquinas enferrujaram. O desemprego era o problema poltico central da sociedade. De acordo com a ortodoxia econmica da poca, esse estado de coisas era simplesmente um dado e o nico remdio era cortar os custos kaa
31

(l) John Maynard Keynes, The General Theory of Employment, Interest, and Money (New York: Harcourt, Brace, Jovanovich, 1964), p. 378.

O CAPITALISMO DEMOCRTICO NA ENCRUZILHADA

de produo, o que significava cortar salrios e transferncias. Algumas medidas de auxlio para socorrer os desempregados eram, claro, urgentemente requeridas. Mas era, na melhor das hipteses, controvertido se, de um ponto de vista econmico, tais medidas eram aconselhveis. Na GrBretanha o governo trabalhista de fato props reduzir as indenizaes de desemprego: era essa a condio para receber o aval do FMI da poca, onde "M" simbolizava Morgan Bank. Mas na Sucia o Partido SocialDemocrata, tendo ganho a eleio de 1932, rompeu as amarras da poltica monetria ortodoxa. Quando o desemprego aumentou bruscamente com o comeo da grande depresso, eles depararam com uma idia que era verdadeiramente nova: em vez de socorrer os desempregados, os socialdemocratas suecos empregaram-nos. Foi o comeo do casamento da esquerda com a economia keynesiana2. O keynesianismo forneceu a base para o compromisso de classe ao oferecer aos partidos polticos representantes dos trabalhadores uma justificao para exercer o governo em sociedades capitalistas. E uma justificao desse tipo era desesperadamente necessria. Desde os anos 1890, os social-democratas pensavam que seu irreversvel progresso eleitoral culminaria na conquista de uma maioria que lhes possibilitaria um dia ocuparem o governo e organizarem suas sociedades para o socialismo. Eles estavam completamente despreparados para o que sucedeu: em vrios pases, os partidos trabalhistas e social-democratas foram convidados a participar de governos sem haverem conquistado a maioria que teria sido necessria para adotar o programa de nacionalizao, mas porque os partidos burgueses estavam divididos demais para continuar com suas coalizes tradicionais. Na verdade, o primeiro governo socialista do mundo foi formado pelos social-democratas suecos em 1920, no exato momento em que eles sofreram seu primeiro revs eleitoral. E uma vez no governo os socialistas acharam-se na desconfortvel situao de no terem condio de adotar o programa de nacionalizao e no disporem de nenhum outro programa que os distinguisse de seus oponentes burgueses. Eles podiam adotar, e o fizeram, medidas ad hoc destinadas a melhorar as condies de seus eleitores: aumento das moradias pblicas, instituio do auxliodesemprego, introduo de salrios mnimos, impostos sobre a renda e a herana e penso para os idosos. Mas essas medidas no diferiam da tradio de reformas conservadoras associadas a Bismarck, Disraeli ou Giolitti. Os socialistas comportaram-se como todos os outros partidos: orientao distributiva voltada para seu prprio eleitorado, mas cheia de respeito pelos princpios de ouro do equilbrio oramentrio, deflao, padroouro etc. O keynesianismo, inesperadamente, deu aos partidos polticos da classe trabalhadora razes para estar no governo. Parecia que havia algo a ser feito, que a economia no estava funcionando de acordo com leis naturais, que as crises econmicas podiam ser atenuadas e o desperdcio kaaa
32

(2) De fato, a questo de se as polticas suecas foram uma aplicao das idias de Keynes ou foram desenvolvidas autonomamente, a partir de Marx e passando por Wicksell, continua provocando controvrsia. Ver Bo Gustafsson, "A Perennial of Doctrinal History: Keynes and the 'Stockholm School'", Economy and History 17 (1973): 114-128.

NOVOS ESTUDOS N 22 - OUTUBRO DE 1988

de recursos e o sofrimento minorados se o Estado adotasse polticas anticclicas de administrao da demanda. Se a economia estava produzindo em um nvel abaixo de sua capacidade, dado o estoque existente de capital e trabalho, uma poltica adequada podia aumentar a produo at que ela se aproximasse de seu potencial total. O governo tinha a capacidade de eliminar o "hiato do pleno emprego", de assegurar que no haveria desemprego de homens e mquinas. O pleno emprego tornou-se uma meta realista que podia sempre ser adotada. Como isso poderia ser feito? Aqui novamente o keynesianismo forneceu uma justificao tcnica para o compromisso de classe. A resposta que ele deu foi aumentar o consumo. No diagnstico keynesiano, a causa do desemprego era a insuficincia de demanda. Conseqentemente qualquer redistribuio da renda que beneficie as pessoas que consomem a maior parte de sua renda e qualquer expanso dos gastos do governo estimularo a produo e reduziro o desemprego3. Dado o estoque de capital existente, a produo atual pode sempre ser aumentada pela elevao dos salrios, transferncias aos pobres e gastos do governo, ou pela reduo de impostos. Como aumentar a produo significa aumentar a taxa de utilizao dos recursos, essas mesmas polticas reduziro o desemprego. Assim, a tendncia distributiva da esquerda voltada para sua base eleitoral encontrou uma racionalizao numa teoria econmica tcnica. Como disse Lon Blum, "uma melhor distribuio (...) reanimaria a produo ao mesmo tempo em que atenderia justia". Mas havia mais em jogo. No pensamento ortodoxo, quaisquer demandas dos trabalhadores ou desempregados por maior consumo apareciam como interesse particularista, inimigo do desenvolvimento nacional futuro. Aumentar salrios ou servios sociais era aumentar os custos de produo e desviar recursos do investimento necessrio ao crescimento, acumulao de capital e melhora da produtividade. O bem-estar dos pobres era um assunto da caridade privada, no da economia. Mas no arcabouo keynesiano o consumo que fornece a fora motriz da produo, e repentinamente os trabalhadores e os pobres passaram a ser os representantes do interesse universal. Seus interesses particularistas em consumir coincidiram com o interesse geral em produzir. O "povo" tornou-se a fora hegemnica na sociedade. Como afirmou Bertil Ohlin em 1938, "Nos anos recentes tornou-se bvio que (...) muitas formas de 'consumo' alimentao, vesturio, moradia, recreao (...) representam um investimento no mais valioso instrumento produtivo de todos, o prprio povo"4. Mudaram os termos do discurso. Nem todas as posies "keynesianas" so as mesmas. Uma orientao poltica adotada entusiasticamente pela esquerda radical concentrou-se na redistribuio da renda por meio de salrios e transferncias. Foi isso que aconteceu na Frana em 1936. Uma poltica mais cautelosa, e mais bem-sucedida, consistiu em manejar os gastos do governo, os impostos e a oferta de moeda. A poltica sueca de 1932 foi exclusivamente kakakakaka
33

(3) Em tese h outro instrumento keynesiano: aumentar as despesas de investimento e conseqentemente a demanda agregada pela reduo das taxas de juros. Mas o efeito das taxas de juros nominais sobre o nvel do investimento mostrou-se empiricamente o elo mais frgil da abordagem keynesiana, concluso a que chegou Tinbergen em 1939. Entretanto a poltica monetria foi usada na prtica principalmente para acomodar a poltica fiscal, ou seja, para evitar que os dficits do governo elevassem as taxas de juros, ou para controlar a inflao, mas no para estimular a demanda; pelo menos no intencionalmente.

(4) Bertil Ohlin, "Economic Progress in Sweden", The Annals of American Academy of Political and Social Science, 197 (1938): 5.

O CAPITALISMO DEMOCRTICO NA ENCRUZILHADA

uma "poltica de emprego": consistiu em emprego pblico produtivo financiado por dficits e aumento de impostos. As taxas de salrio no aumentaram na Sucia at 1938, bem depois de a economia ter sado do colapso. Na verdade, o arcabouo convencional puro da economia keynesiana, como encontrado nos modernos livros de macroeconomia, favorece os gastos do governo frente redistribuio da renda: o "multiplicador" dos gastos dos gastos do governo maior que 1, enquanto o dos salrios e transferncias menor que 1. Conseqentemente, pelo menos em princpio, os gastos do governo mais do que se pagam com o aumento da produo, ao passo que a distribuio da renda prejudica parcialmente outros componentes da demanda. Em todas as suas formas, o compromisso keynesiano consistiu em um programa dual: "pleno emprego e igualdade", onde o primeiro termo significava regulao do nvel de emprego pela administrao da demanda, particularmente dos gastos do governo, e o ltimo consistia na malha de servios sociais que constituam o "estado de bem-estar". O compromisso keynesiano, por isso, acabou sendo mais do que uma funo ativa do governo na gesto macroeconmica. Como provedor de servios sociais e regulador do mercado, o Estado atuou em mltiplos domnios sociais. Os governos desenvolveram programas de formao de mo-de-obra, polticas para a famlia, planos habitacionais, redes de auxlio pecunirio, sistemas de sade etc. Tentaram regular a fora de trabalho misturando incentivos e impedimentos participao no mercado de trabalho. Procuraram modificar padres de disparidade racial e regional. O resultado que as relaes sociais so mediadas pelas instituies polticas democrticas ao invs de permanecerem privadas. Ao mesmo tempo, o compromisso keynesiano tornou-se cada vez mais dependente de concesses econmicas outorgadas a grupos de pessoas organizadas como atores alheios ao mercado. A poltica virou uma interao de coalizes entre esses grupos, propiciando o surgimento de tendncias corporativistas de negociao direta, seja entre grupos organizados particularmente trabalho e capital sob a tutela do governo, seja entre cada grupo e o governo. A distribuio dos recursos econmicos tornou-se crescentemente dominada por relaes de foras polticas. O compromisso foi sustentvel enquanto pde fornecer emprego e segurana material. De fato, segundo a maior parte dos critrios de progresso econmico o keynesianismo foi um sucesso. O que discutvel se isso se deveu eficcia das polticas econmicas keynesianas, ou se foi simplesmente fortuito. Todavia, a produo cresceu, o desemprego diminuiu, os servios sociais foram ampliados e reinou a paz social. At o final dos anos 60, o keynesianismo foi a ideologia oficial do compromisso de classe, sob a qual diferentes grupos podiam entrar em conflito nos limites de um sistema capitalista e democrtico. E, com a possvel exceo do programa de Karl Rehn na Sucia, em 1951, e da curta poltica de austeridade do Partido Comunista Italiano, em meados dos anos 70, o keynesianismo kakakak
34

NOVOS ESTUDOS N 22 - OUTUBRO DE 1988

forneceu o nico arcabouo para um tal compromisso. A crise do keynesianismo uma crise do capitalismo democrtico. A economia keynesiana a economia da demanda. A oferta de capital e a oferta de trabalho so tomadas como constantes. A oferta de poupana determinada endogenamente: sempre se iguala ao investimento. Quando a demanda estimulada, ou por polticas governamentais ou por eventos exgenos, a produo se expande para igualar a demanda, a renda cresce, assim como a poupana, at que um novo equilbrio seja alcanado, no qual a poupana novamente se iguala ao investimento num nvel mais alto de utilizao da capacidade. O nvel da produo muda para manter a igualdade entre poupana e investimento. Alm disso, como o problema keynesiano elevar a produo corrente ao nvel potencial do estoque de capital existente, a acumulao de capital completamente ignorada, a ponto de admitir que o novo investimento possa ser positivo ao mesmo tempo em que o estoque total de capital considerado constante. A economia keynesiana a economia do "curto prazo", onde o curto prazo uma situao mais do que um perodo de tempo, na qual mudanas cumulativas no estoque de capital podem ser ignoradas. Dado o problema keynesiano, essa hiptese razovel, mas sua conseqncia que esse arcabouo no tem nada a dizer sobre os determinantes do nvel potencial de produo, a acumulao de capital ou a produtividade. o problema para as polticas keynesianas sempre eliminar o hiato entre a produo corrente e a produo potencial, qualquer que seja esta. Suponhamos por um momento que esse problema tenha sido resolvido e que a economia esteja produzindo a plena capacidade. Como o capital instalado est sendo plenamente utilizado, a produo no pode ser aumentada sem investimento, ou seja, sem novos acrscimos ao estoque de capital. Na viso de mundo da tica da demanda no mais a do prprio Keynes, mas ainda assim muito "keynesiana" , a estimulao da demanda ainda ter o efeito de aumentar a produo, agora "acelerando" o investimento5. Considera-se que os investidores tomam suas decises de investir com o objetivo de aumentar a produo at alcanar a demanda agregada futura esperada. Conseqentemente, as mesmas polticas de governo gastos, distribuio de renda, reduo de impostos continuaro a fazer efeito, j que estimulando a demanda alm do nvel da produo potencial o governo estimular o investimento e o crescimento econmico. Mas as coisas parecem diferentes quando a oferta de fatores produtivos no mais considerada como dada ou passiva. Agora a questo de se a oferta de poupana suficiente torna-se problemtica. A oferta de poupana disponvel para investimento o que sobra do total do produto depois de descontados os salrios, transferncias e gastos do governo. Por essa razo as prprias medidas concebidas para estimular a demanda tm o efeito de reduzir a poupana potencial, isto , a poupana disponvel quando a economia est utilizando todo o seu potencial.
35

(5) Essa teoria do investimento foi sugerida primeiramente por J. Maurice Clark, "Business Acceleration and the Law of Demand: A Technical Factor in Economic Cycles", Journal of Political Economy, 25 (1917): 217-235. Sua verso moderna se deve a Hollis Chenery, "Overcapacity and the Acceleration Principle", Econometrica, 20 (1952): 1-28.

O CAPITALISMO DEMOCRTICO NA ENCRUZILHADA

Enquanto a economia est funcionando abaixo de sua capacidade potencial total no h nenhuma contradio envolvida. A produo determinada pelo nvel da demanda agregada considerada no maior do que o nvel possvel dado o estoque de capital existente, e a oferta de poupana no um fator limitante. De fato, em tais circunstncias a poupana muito alta e todos os remdios keynesianos envolvem uma reduo da poupana como proporo do produto. Mas, quando a economia est prxima do pleno emprego as medidas destinadas a aumentar a demanda agregada e conseqentemente reduzir a poupana tm o efeito de limitar a taxa de crescimento do produto potencial. E como o produto potencial o teto para o produto atual, a estimulao da demanda a curto prazo passa a ter efeitos perversos a longo prazo. Quando encontramos sinais de insuficincia de investimento estagnao dos salrios reais, queda da produtividade, obsolescncia das plantas e equipamentos , a administrao da demanda no fornece nenhuma soluo. Na verdade, a estimulao da demanda acentua o problema quando se trata de insuficincia de capital. O terreno da oferta o reino da burguesia. Aqui ela se mostra hegemnica: a realizao de seu interesse no lucro a condio necessria para a melhora das condies materiais de todos. O aumento da produo requer investimento, o investimento financiado pela poupana e a poupana financiada pelo lucro. Conseqentemente o lucro a condio para o crescimento. No terreno da oferta a poupana que fornece o motor para a acumulao e, como mostram todos os estudos, os trabalhadores no poupam muito. Aumentos de salrios e transferncias, assim como gastos "sociais" aparecem, conseqentemente, como obstculos ao crescimento. O mesmo ocorre com a taxao dos ricos e qualquer forma de interveno do governo que limite a lucratividade, mesmo se tais limitaes refletirem custos sociais e externalidades negativas. claro que uma tal verso do sistema econmico no particularmente atraente para os que consomem a maior parte de seus rendimentos. A resposta natural da esquerda afirmar que o verdadeiro problema da oferta de poupana um falso problema6. Esta uma resposta implcita no arcabouo keynesiano, no qual o investimento e o crescimento so restringidos pela insuficincia de demanda, no pela poupana disponvel. Mas a resposta est errada. A taxa inadequada de investimento nos EUA no apareceu de repente nas recesses dos ltimos dez anos. O investimento, a acumulao de capital e o crescimento do produto por trabalhador tm estado mais baixos nos EUA do que em qualquer uma das economias capitalistas mais avanadas, exceto a Gr-Bretanha, ao longo do perodo ps-guerra7. O que falacioso nos argumentos dos economistas de direita no a afirmao de que a oferta de poupana insuficiente para financiar o nvel de investimento desejvel, mas o argumento de que a poupana insuficiente porque os lucros so baixos demais. Realmente, o simples fato de que o nvel de investimento seja inadequado no implica que a poupana deva ser aumentada pelo menos kakak
36

(6) Ver, por exemplo, V. Perlo, "The New Propaganda on Declining Profit Shares and Inadequate Investment", Review of Radical Economics, Fall 1976; Paul Sweezy e Harry Magdoff, "Are Low Savings Ruining the U.S. Economy?", Monthly Review 7 (1980): 1-12, ou, mais recentemente, Emma Rothschild, "The Philosophy of Reaganism", New York Review of Books, April 15, 1982, pp. 19-26. (7) Para um estudo recente, ver John Kendrick, "Sources of Growth in Real Product and Productivity in Eight Countries, 1960-1978" (texto preparado para o Office of Economic Research, The New York Exchange, New York, 1981).

NOVOS ESTUDOS N 22 - OUTUBRO DE 1988

se aceitarmos a possibilidade de que a maior parte do investimento corrente possa ser socialmente desperdiada, suprflua ou de qualquer maneira indesejvel. O equilbrio agregado sempre esconde alternativas qualitativas. Um bombardeiro consome mais poupana do que consumiria um moderno sistema de trnsito de massa para a cidade de Chicago. Se o investimento insuficiente, h muitos lugares possveis para se gastar, e os gastos pblicos no militares no necessariamente seriam o primeiro lugar selecionado por um observador racional. Mas uma resposta qualitativa como essa no suficiente. Alm do mais, ela no sinnimo de um apelo indiscriminado a uma expanso contnua dos gastos do governo, para sustentar indstrias obsoletas e para estimular obstinadamente a demanda. O problema da oferta de poupana deve ser enfrentado enquanto tal. A experincia histrica de vrios pases demonstra que o crescimento pode ser gerado sem efeitos perniciosos para a distribuio da renda quando o governo influencia ativamente a taxa e a direo do investimento e da oferta de trabalho. O "milagre" alemo do ps-guerra, o rpido crescimento do Japo e o aparente sucesso dos social-democratas suecos em combinar crescimento relativamente rpido da produtividade com a distribuio de renda mais igualitria do Ocidente demonstram que existe uma alternativa administrao da demanda, como tambm s polticas direitistas da oferta, voltadas para o lucro. Embora tenham sido adotadas de forma um pouco diferente em vrios pases, essas polticas voltadas para a oferta alternativas nunca foram formalizadas num arcabouo terico. De fato, os social-democratas suecos parecem t-las encontrado por acaso em 1951, duma maneira que lembra sua descoberta do gasto deficitrio em 1932: principalmente como um remdio para o problema de manter a estabilidade dos preos sob condies de pleno emprego8. Das polticas alems depois de 1949 diz-se comumente que foram uma descoberta de banqueiros que se comportavam como se Keynes nunca tivesse existido. Contudo, tanto os alemes quanto os suecos, ao lado de vrios outros pases, adotaram com sucesso programas que consistiam no controle pblico do investimento, eliminao de indstrias ineficientes, polticas de formao de mo-de-obra concebidas para reduzir o desemprego estrutural e expanso do sistema de previdncia. Para entender abstratamente essas estratgias da oferta voltadas para o investimento, deve-se notar em primeiro lugar que nas economias capitalistas avanadas o investimento produtivo largamente financiado pelos rendimentos de lucro. Isso implica que a taxa de acumulao, ou seja, a razo entre a variao do estoque de capital e o estoque de capital total, aproximadamente igual ao produto de duas quantidades: a taxa de poupana decorrente dos lucros e a taxa de lucro lquido9. Por exemplo, uma taxa de crescimento de 6% poderia ser obtida por uma taxa de poupana de 60% combinada com uma taxa de lucro de 10% ou, de modo equivalente, por uma taxa de poupana de 30% combinada com uma taxa de lucro de 20%.
37

(8) Gsta Rehn, "The Problem of Stability: An Analysis and Some Policy Proposals", in Ralph Turvey ed., Wages Policy Under Full Employment (London: William Hodge and Company, 1952).

(9) Formalmente, K/K = sP/K, onde K o estoque de capital e K sua variao, s a taxa de poupana decorrente dos lucros, P o volume dos lucros e P/K a taxa de lucro.

O CAPITALISMO DEMOCRTICO NA ENCRUZILHADA

A questo crucial se as empresas podem ser foradas a investir quando a taxa de lucro baixa. O argumento da direita que essa situao impraticvel, j que sem recompensa futura suficiente os capitalistas no investiro no presente. As grandes empresas e as foras polticas que as representam sempre insistem em que a nica maneira de o volume de poupana ser aumentado a elevao da taxa de lucro lquido, o que supostamente tem dois efeitos. Primeiro, dada uma taxa constante de poupana decorrente dos lucros, seja diretamente das empresas, ou dos que recebem os rendimentos de lucros, o volume agregado de poupana crescer proporcionalmente ao crescimento do volume agregado de lucros. Em segundo lugar, uma maior taxa de retorno prometida para induzir uma maior propenso a poupar os rendimentos de lucro. Dar mais dinheiro "aos que poupam", nas palavras do Wall Street Journal, ir encoraj-los a poupar a uma taxa maior. De fato, o dogma central da nova economia que uma redistribuio da renda a favor dos lucros um custo necessrio que a sociedade deve suportar para obter uma taxa mais alta de investimento e de crescimento econmico. As polticas da direita, conseqentemente, so concebidas para aumentar a taxa efetiva de lucro por meio da rpida reduo das taxas nominais de tributao das rendas patrimoniais, do corte nos gastos pblicos no militares, da eliminao de toda regulao que limite o lucro e da limitao dos direitos dos trabalhadores a se organizarem e fazerem greve. Eles oferecem em troca a promessa de mais investimentos, melhora da produtividade e uma acelerao do crescimento. Entretanto h pases entre eles os mencionados acima nos quais a taxa de investimento tem sido relativamente alta enquanto a taxa de lucro lquido tem sido relativamente baixa. Esses so os pases cujos governos procuraram alterar os termos da escolha dos tomadores de decises privadas, entre consumo e investimento, por meio de impostos, crdito e subsdios diretos. Concentremo-nos no uso do sistema tributrio. Consideremos todos os impostos arrecadados sobre as rendas decorrentes da propriedade de capital. Eles incluem tipicamente um imposto sobre a renda pessoal auferida ("salrios" de altos executivos), um imposto sobre a renda pessoal patrimonial, um imposto sobre a riqueza e um imposto sobre o lucro das empresas. Dada qualquer composio dessas rendas existe uma taxa mdia nominal de tributao da renda patrimonial agregada. Ao mesmo tempo, todos os pases ocidentais usam o sistema tributrio como um instrumento para estimular o investimento: tratamento especial aos ganhos de capital, abatimentos por depreciao, crditos de investimento e prmios. Dada uma mescla dessas diferentes maneiras de investir, existe novamente uma taxa mdia de incentivo ao investimento, que depende da taxa de investimento. Conseqentemente, a taxa efetiva de tributao a taxa qual as rendas de lucro so de fato tributadas ser determinada pela diferena entre a taxa nominal de tributao e a taxa de incentivo ao investimento.
38

NOVOS ESTUDOS N 22 - OUTUBRO DE 1988

Comparemos diferentes sistemas tributrios. Quando a taxa nominal de tributao dos lucros baixa, o sistema tributrio tem o efeito de manter a taxa de lucro lquido alta independente da taxa de investimento. Esse tipo de sistema tributrio recompensa a riqueza, no o investimento. Ele pode embora as evidncias sejam no melhor dos casos confusas10 fornecer um incentivo para investir, mas no fornece segurana. Ele no impe penalidades aos usos improdutivos dos lucros. Por isso, baixar a taxa nominal de tributao dos lucros o plano ds empresas. Os proprietrios de capital estaro ento livres para fazer o que quiserem em seu prprio interesse sem qualquer controle. Mas suponhamos que a taxa de tributao nominal dos lucros alta muito alta e a taxa marginal de incentivo fiscal ao investimento tambm alta, ao menos para alguns tipos selecionados de investimento11. As aplicaes improdutivas dos lucros agora esto sendo penalizadas. As pessoas e as empresas que no investem no tm direito a iseno fiscal. Os termos da escolha que se oferece aos proprietrios de capital so modificados: ou se investe na direo determinada publicamente ou se pagam impostos. Agora interessante para as empresas investir. Consideremos, novamente, o exemplo de duas sociedades que aumentam seu estoque de capital e produto taxa de 6% ao ano; uma com taxa de lucro lquido de 20% e taxa de investimento de 30%, a outra com taxa de lucro lquido de 10% e taxa de investimento decorrente dos lucros de 60%. Como mostrado na tabela abaixo, as implicaes distributivas desses padres alternativos de crescimento so surpreendentes. Quando a acumulao financiada por uma taxa de investimento alta e uma taxa de lucro baixa, como ocorre no Caso B, a participao dos salrios e dos gastos do governo muito mais alta e a taxa de consumo decorrente dos lucros muito mais baixa do que no Caso A, onde a acumulao financiada com uma alta taxa de lucro e uma baixa taxa de investimento. A escolha brutalmente clara. A mesma taxa de crescimento pode ser obtida de maneiras diferentes. A questo simplesmente quem pagar os custos da acumulao: os assalariados e os desempregados ou os proprietrios de capital.
Dois padres hipotticos de acumulao de capital taxa de 6% ao ano (Relao incremental capital-produto = 2) Taxa de crescimento do produto e do estoque de capital Investimento lquido/produto Taxa de lucro Taxa de poupana decorrente dos lucros Participao dos lucros no produto Participao dos salrios e do governo Participao do consumo decorrente dos lucros Caso A 6% 12% 20% 30% 40% 60% 28% Caso B 6% 12% 10% 60% 20% 80% 8%

(10) "U.S. Economic Performance in a Global Perspective" (New York: New York Stock Exchange, 1981).

(11) Como disse Andrew Shonfield, "Para fazer a mgica, as taxas de tributao tinham que ser altas. E eram". Modern Capitalism (London: Oxford University Press, 1969), p. 282. E tambm eram altos os crditos para investimentos.

Investimento + Salrios e governo + Consumo decorrente dos lucros = 100%

39

O CAPITALISMO DEMOCRTICO NA ENCRUZILHADA

Conseqentemente, o problema da oferta de capital, ou seja, do investimento e da produtividade, pode ser equacionado sem concentrar a renda e desmantelar os servios do governo se o sistema tributrio for usado para premiar o investimento e desencorajar o consumo dos rendimentos de lucro. Esse tipo de sistema tributrio satisfaz trs critrios. Primeiro, preserva o investimento. Segundo, no pe a carga de sacrifcio sobre os assalariados e os que dependem do governo para sobreviver. Terceiro, se aplicado com critrios qualitativos, permite sociedade escolher as orientaes de investimento com base em critrios diferentes da lucratividade privada. Nada do que foi dito acima pretende sugerir, contudo, que o controle democrtico do investimento, exercido por meio do sistema tributrio, uma panacia. Decises a respeito da alocao do investimento envolvem um nmero de opes mutuamente exclusivas que so penosas, como esse tipo de opo costuma ser. No temos critrios consensuais para avaliar as escolhas apresentadas levando em conta efeitos sociais, meioambiente, sade e segurana, esgotamento de recursos naturais e lucratividade. E na ausncia de tais critrios o controle qualitativo do investimento poderia levar adoo de regras excntricas por parte dos burocratas do governo em resposta a presses polticas. O exerccio da liberdade de escolha na poltica de investimento torna possvel s empresas (privadas ou pblicas) prosperarem mais na base da influncia na burocracia governamental do que no mrito estrito de seus empreendimentos. E enquanto a racionalidade do mercado permanecer como o critrio internacional de eficincia na alocao de recursos, os critrios de mercado tendem a prevalecer em ltima instncia, sob a presso da competio internacional. Alm do mais, as metas de crescimento econmico e aumento da produtividade esto em conflito com a meta de proteger os empregos existentes. Uma poltica que estimule inovaes poupadoras de trabalho, que negue subsdios a produtores ineficientes ou proteo a indstrias obsoletas, deve ser combinada com programas de reciclagem de mo-de-obra e subsdios mobilidade do trabalho ao estilo sueco. Mas, como os suecos descobriram, essas polticas de mo-de-obra so socialmente custosas e podem ser politicamente intolerveis12. Medidas concebidas para fazer as pessoas agirem de acordo com as mudanas nos padres da indstria implicam que as famlias sejam desarraigadas, os laos sociais rompidos, e mesmo que comunidades inteiras sejam abandonadas por seus provedores. Entretanto um amplo e consistente sistema de controle pblico do investimento e da distribuio da renda abre a possibilidade de realizao da meta original do movimento socialista, que foi abandonada e deturpada em sua histria, isto , a reduo do tempo de trabalho necessrio. irnico que, desde os anos 30, o pleno emprego tenha sido a preocupao predominante da esquerda. O que se costumava chamar, em meados do sculo XIX, "escravido salarial" tornou-se a condio para ser universal. A classe trabalhadora trilhou um longo caminho, da busca de abolir kkkkkkk
40

(12) Para discusses dos problemas encontrados pelos social-democratas suecos, na, at hoje, mais ambiciosa tentativa em uma economia capitalista de planejar tanto a oferta de capital privado quanto a de trabalho, por meio de polticas governamentais, ver Gran Ohlin, "The Changing Role of Private Enterprise in Sweden", in Karl Cerny, ed., Scandinavian at the Polls (Washington, D.C.: American Enterprise Institute, 1977), pp. 249-265; Robert Heilbroner, "Swedish Promise", New York Review of Books (December 4, 1980), pp. 33-36.

NOVOS ESTUDOS N 22 - OUTUBRO DE 1988

a relao salarial at a tentativa de assegurar que ningum seja excludo dela. Como observou Rosa Luxemburgo em 1906, os trabalhadores haviam se tornado um obstculo mudana tecnolgica que tornaria possvel sua prpria libertao. A defesa de plantas obsoletas e indstrias ineficientes por causa da manuteno de empregos tornou-se a mais irresistvel posio para a esquerda, com inevitveis efeitos prejudiciais ao bem-estar econmico. A manuteno do pleno emprego acabou sendo uma das principais barreiras ao investimento que melhoraria a produtividade, aumentaria a produo, elevaria os salrios e/ou reduziria a jornada de trabalho. A prioridade que a esquerda deu criao de empregos inevitvel enquanto um nvel de vida decente continuar a depender de se estar empregado. S quando uma renda mnima suficiente estiver garantida a todos a manuteno do pleno emprego deixar de ser necessariamente um objetivo de poltica econmica. Um grau substancial de igualdade , ento, uma pr-condio para uma poltica macroeconmica apoiada pela classe trabalhadora que permitisse que se perdessem empregos em benefcio do crescimento da produtividade, que no protegesse plantas e indstrias tecnologicamente ultrapassadas e que encorajasse, ao invs de bloquear, inovaes poupadoras de trabalho. Mas consideremos as recompensas. A uma taxa anual de crescimento da produtividade de cerca de 3 %, o produto por trabalhador dobra em 25 anos: ao longo de uma gerao poderamos reduzir metade o tempo de trabalho. Se as pessoas optariam por usar os ganhos de produtividade para aumentar o consumo ou o lazer, no sabemos. Mas uma vez que a manuteno do pleno emprego deixe de ser um fetiche, e que condies de vida decentes estejam asseguradas a todos, essa escolha se colocar. Em qualquer sociedade algumas decises tm um impacto pblico e outras tm um efeito privado, ou limitado. E em qualquer sociedade algumas decises so tomadas pelo pblico enquanto outras so restritas esfera privada. As decises de investimento isto , de desviar do consumo atual uma parte dos recursos da sociedade, destinando-a a repor ou aumentar os instrumentos de produo tm um impacto que tanto geral quanto duradouro, ou seja, pblico. Entretanto a prpria instituio da propriedade privada implica que elas sejam uma prerrogativa privada. O controle do investimento a questo poltica central no capitalismo exatamente porque nenhuma outra deciso tomada privadamente tem um impacto pblico to profundo. O programa da direita deixar que o mercado determine o tipo e a quantidade de investimento. O mercado, apesar de tudo, uma instituio que coordena as decises privadas e agrega preferncias. Se ele no for distorcido por monoplios, externalidades etc., e os consumidores forem soberanos, o mercado agrega as decises privadas de um modo que corresponde s preferncias dos indivduos como consumidores. As decises tomadas por investidores em busca da maximizao dos lucros respondero s preferncias dos consumidores ligadas alocao temporal
41

O CAPITALISMO DEMOCRTICO NA ENCRUZILHADA

e intertemporal de recursos. Mas as preferncias a que o mercado responde so ponderadas pelo montante de recursos que cada indivduo controla. A primeira lio da economia do bem-estar que um mercado "perfeito" idealizado contempla com eficincia as preferncias agregadas dos consumidores. Que estas refletem a distribuio da renda e da riqueza um corolrio freqentemente negligenciado. Um sistema poltico democrtico constitui outro mecanismo pelo qual as preferncias individuais so agregadas. Se a competio poltica for livre de coero e os eleitores forem soberanos, as polticas de governo refletiro as preferncias agregadas dos indivduos como cidados. Mas s se os cidados individualmente tiverem o mesmo peso. Conseqentemente, um mesmo conjunto de preferncias individuais, por bens pblicos ou privados, normalmente produzir uma demanda diferente por alocao de recursos quando elas forem agregadas por instituies polticas em vez de o serem pelo mercado. Alm disso, o mercado no d nenhuma garantia de que aqueles cujo consumo mais contido no presente recebero a recompensa do investimento no futuro. Em qualquer sociedade uma parte do produto deve ser desviada do consumo, se se pretende continuar a produzir e aumentar o consumo. O que distingue o capitalismo que o investimento financiado principalmente pelos lucros, a parte do produto tirada dos assalariados. dos lucros que dependem a renovao e o aumento do estoque de capital. Por isso, no capitalismo, a presena dos lucros uma condio necessria para a melhora das condies materiais de qualquer grupo na sociedade. Mas no suficiente. Os lucros podem ser acumulados, consumidos, exportados ou mal investidos. Mesmo se os capitalistas forem moderados, eficientes e prescientes, sua relao de mercado com os trabalhadores termina quando o ciclo de produo se completa e os salrios so pagos, e no h nada na estrutura do sistema capitalista de produo que garanta que no futuro os assalariados se beneficiem do fato de que uma parte da produo atual lhes seja tirada na forma de lucro. Qualquer compromisso de classe deve, entretanto, incluir pelo menos dois aspectos: um se refere distribuio da renda, o outro ao investimento. Se os que no possuem capital esto dispostos a permitir voluntariamente a propriedade privada dos instrumentos de produo, devem ter uma razovel certeza de que suas condies materiais melhoraro no futuro como resultado da apropriao dos lucros feita no presente pelos capitalistas. At recentemente, esse compromisso era raramente explicitado, pois ele basicamente institucional: os trabalhadores concordam com a instituio da propriedade privada dos meios de produo e os proprietrios desses instrumentos concordam com as instituies polticas por meio das quais outros grupos podem efetivamente levar adiante suas demandas. Hoje, quando a confiana no compromisso est desgastada, os trabalhadores esto exigindo comprometimentos mais explcitos. Como se l num relatrio recente preparado pela Unio dos Sindicatos Europeus: "Para aceitar kkkkkkkk
42

NOVOS ESTUDOS N 22 - OUTUBRO DE 1988

o nvel de lucro requerido pelos investimentos e dar s empresas uma substancial base financeira, os trabalhadores vo demandar cada vez mais o direito de opinar nas decises sobre os investimentos e uma parte mais equitativa da renda que eles geram"13. O momento atual, contudo, o primeiro desde os anos 20 em que os proprietrios de capital rejeitam abertamente um compromisso que envolva a influncia pblica sobre o investimento e a distribuio da renda. Pela primeira vez em muitas dcadas, a direita tem um projeto histrico prprio: libertar a acumulao de todas as cadeias impostas a ela pela democracia. Pois a burguesia jamais completou sua revoluo. Logo que libertou a acumulao das amarras impostas pela ordem feudal, a burguesia foi forada a sujeit-la s limitaes do controle popular exercido por meio do sufrgio universal. A combinao da propriedade privada dos meios de produo com o sufrgio universal um compromisso, e ele implica que a lgica da acumulao no seja exclusivamente a lgica dos atores privados. O que est envolvido na atual ofensiva de direita no simplesmente um questo de impostos, gastos de governo, ou mesmo distribuio da renda. Os planos para abrandar a tributao dos lucros, abolir os controles ambientais, eliminar os programas previdencirios, acabar com o controle do governo sobre a segurana dos produtos e as condies de trabalho e para enfraquecer os sindicatos so muito mais do que uma reorientao da poltica econmica. Constituem um projeto para uma nova sociedade, uma revoluo burguesa. Entretanto, preciso considerar a seguinte questo: que tipo de sociedade seria essa na qual a acumulao estaria livre de qualquer forma de controle, livre das restries da distribuio da renda, das consideraes sobre desemprego, meio ambiente, sade dos trabalhadores e segurana dos consumidores? Essas questes hipotticas no tm respostas prontas, mas especulemos. Seria uma sociedade composta de empresas e famlias, relacionadas umas s outras exclusivamente por meio do mercado. As relaes sociais passariam a ter a mesma durao das relaes de mercado e o papel da autoridade poltica seria reduzido defesa do mercado frente s tentativas de qualquer grupo organizado de atores alheios ao mercado (isto , qualquer grupo exceto famlias e empresas) de alterar as alocaes determinadas pelo mercado. Como as relaes sociais e polticas seriam despolitizadas, as demandas desses atores deixariam de ser ouvidas. A tenso entre acumulao e legitimao seria superada: a acumulao seria autolegitimante para os que se beneficiassem dela e nenhuma outra legitimidade seria procurada. Como j se disse, "o governo no deve nada a ningum". A renda familiar dependeria to-somente do valor de mercado do trabalho realizado. A reproduo da fora de trabalho seria reprivatizada e a diviso de trabalho tradicional na famlia entre os que trabalham fora e os que cuidam dos filhos seria restabelecida. As pessoas exclukkkkk
43

(13) Gnter Kpke, Keynes Plus: A Participatory Economy (Brussels: European Trade Union Institute, 1979), p. iv.

O CAPITALISMO DEMOCRTICO NA ENCRUZILHADA

das da participao em atividades remuneradas no teriam garantia institucional de sobrevivncia. Elas poderiam ser isoladas em "reservas", em cidades do interior ou em regies desvalorizadas, onde poderiam ser esquecidas ou ignoradas. Os trabalhadores seriam desorganizados enquanto classe. Se as negociaes salariais fossem legalmente descentralizadas em nvel de empresa (como se d hoje no Chile) e continuasse o processo de internacionalizao da produo, o poder de monoplio dos sindicatos seria efetivamente quebrado. Os trabalhadores seriam controlados por uma combinao de cooptao descentralizada de algumas empresas, represso dirigida contra o poder de monoplio e o mais importante ameaa de desemprego. Todas essas mudanas representariam uma reverso de tendncias que nos acostumamos a ver como irreversveis. Realmente, o quadro que pintamos acima pode facilmente ser obtido combinando-se as tendncias do capitalismo contemporneo descritas por, digamos, E.H. Carr ou Jurgen Habermas e invertendo-as14. As relaes econmicas seriam despolitizadas. O planejamento econmico de governo seria abandonado. A legitimao seria deixada a cargo do mercado. O "chicote econmico" seria restabelecido como o mecanismo central de controle poltico. Uma sociedade dessas vivel? A experincia chilena demonstra que sim, quando acompanhada por brutal represso, destruio das instituies democrticas e liquidao de todas as formas de poltica. Pelo menos no Chile a maioria dos observadores concorda uma tal reestruturao da sociedade no teria sido possvel sob condies democrticas, sem a ditadura militar. Mas, ser isso possvel sem destruir a democracia formal, sem uma "chilenizao" das democracias capitalistas? Onde a participao eleitoral tem sido tradicionalmente alta, onde os partidos da classe trabalhadora contam com suporte eleitoral, e onde o acesso ao sistema eleitoral relativamente aberto na maior parte dos pases da Europa ocidental o projeto da direita parece condenado ao fracasso sob condies democrticas. Mas nos Estados Unidos, onde cerca de 40% dos adultos nunca votam, onde partidos de notveis exercem um controle duopolista do sistema eleitoral, e onde as barreiras entrada so proibitivas, deve-se ser menos otimista quanto s perspectivas. Pois suponhamos que o projeto seja economicamente bem-sucedido, mesmo que por razes meramente fortuitas, e benfico para uma parte considervel do eleitorado, que a direita controle os dois partidos e que a ofensiva conte com o apoio dos meios de comunicao de massa... Essa previso no totalmente descabida.

(14) Edward H. Carr, The New Society (London: Oxford University Press, 1961); Jurgen Habermas, Legitimation Crisis (Boston: Beacon Press, 1975).

Adam Przeworski professor de Cincia Poltica da Universidade de Chicago. J publicou nesta revista "Ama a Incerteza e Sers Democrtico" (N 9). Michael Wallerstein professor de Cincia Poltica da Universidade da Califrnia, Los Angeles.

Novos Estudos CEBRAP N 22, outubro de 1988 pp. 29-44

44

Potrebbero piacerti anche