Sei sulla pagina 1di 132

Centro de Formao Profissional de Barbacena

Elementos de Mquinas

BARBACENA 2008

Presidente da FIEMG
Robson Braga de Andrade Gestor do SENAI Petrnio Machado Zica Diretor Regional do SENAI e Superintendente de Conhecimento e Tecnologia Alexandre Magno Leo dos Santos Gerente de Educao e Tecnologia Edmar Fernando de Alcntara

Elaborao Richard Corra Esteves Jnior Unidade Operacional Centro de Formao Profissional de Barbacena

Sumrio
Introduo _______________________________________________ 5 Elementos de fixao _______________________________________ 5 Rebites __________________________________________________ 6 Pinos, cavilhas e cupilhas ___________________________________ 14 Parafusos, porcas e arruelas_________________________________ 15 Roscas __________________________________________________ 24 Anis elsticos e chavetas ___________________________________ 29 Elementos elsticos ________________________________________ 34 Elementos de transmisso ___________________________________ 38 Eixos e rvores ___________________________________________ 40 Polias e correias __________________________________________ 42 Correntes ________________________________________________ 48 Cabos de ao _____________________________________________ 54 Engrenagens _____________________________________________ 57 Acoplamentos_____________________________________________ 73 Elementos de vedao ______________________________________ 77 Apndice: exerccios _______________________________________ 84 Apndice: curiosidades _____________________________________ 105

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Apresentao

Muda a forma de trabalhar, agir, sentir, pensar na chamada sociedade do conhecimento. Peter Drucker

O ingresso na sociedade da informao exige mudanas profundas em todos os perfis profissionais, especialmente naqueles diretamente envolvidos na produo, coleta, disseminao e uso da informao. O SENAI, maior rede privada de educao profissional do pas,sabe disso , e ,consciente do seu papel formativo , educa o trabalhador sob a gide do conceito da competncia: formar o profissional com responsabilidade no processo produtivo, com iniciativa na resoluo de problemas, com conhecimentos tcnicos aprofundados, flexibilidade e criatividade, empreendedorismo e conscincia da necessidade de educao continuada. Vivemos numa sociedade da informao. O conhecimento , na sua rea tecnolgica, amplia-se e se multiplica a cada dia. Uma constante atualizao se faz necessria. Para o SENAI, cuidar do seu acervo bibliogrfico, da sua infovia, da conexo de suas escolas rede mundial de informaes internet- to importante quanto zelar pela produo de material didtico. Isto porque, nos embates dirios,instrutores e alunos , nas diversas oficinas e laboratrios do SENAI, fazem com que as informaes, contidas nos materiais didticos, tomem sentido e se concretizem em mltiplos conhecimentos. O SENAI deseja , por meio dos diversos materiais didticos, aguar a sua curiosidade, responder s suas demandas de informaes e construir links entre os diversos conhecimentos, to importantes para sua formao continuada ! Gerncia de Educao e Tecnologia

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Introduo Podemos comparar os elementos de mquinas como os diversos rgos que formam o corpo humano, cada um com sua funo a fim de permitir o perfeito funcionamento do conjunto. Se um destes elementos funcionar mal, todo o resto comprometido. A funo da matria elementos de mquinas dar a voc, futuro tcnico em mecnica, conhecimentos a cerca dos principais componentes de mquinas em geral, capacitando-o a identificar as suas funes, materiais de fabricao e principais caractersticas.
Fonte: www.cunolatina.com.br

Nesta apostila dividiremos os elementos de mquinas em 4 grandes grupos, so eles: Elementos de Fixao; Elementos elsticos; Elementos de transmisso; Elementos de vedao. Elementos de Fixao Nos prximos captulos vamos estudar os principais elementos de fixao: rebites, pinos, cavilhas, cupilhas ou contrapinos, parafusos, porcas, arruelas, anis elsticos e chavetas.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Para unir corretamente os componentes de uma mquina necessrio conhecer todos os elementos de fixao, saber suas caractersticas e aplicaes. Cada elemento foi projetado para um tipo de esforo e desempenhar uma funo dentro do conjunto mecnico. Na fixao da tela de proteo de uma mquina por exemplo possvel usarmos rebites, enquanto que para prender uma ferramenta de corte no torno o melhor utilizar alguns parafusos. A unio possibilitada pelo rebite e pela solda um exemplo de unio permanente. Este tipo de unio recebe este nome porque somente poder ser desfeita se o elemento que est proporcionando a unio for destrudo, assim, a tela de proteo da mquina acima citada s poder ser retirada se os rebites que esto proporcionando a unio forem destrudos. Existe um outro tipo de unio que recebe o nome de unio mvel. Nesta modalidade as peas unidas podero ser separadas a qualquer momento com facilidade, sem danificar nenhum elemento da montagem. o caso da ferramenta presa ao torno citada anteriormente que precisar ser solta vrias vezes durante a vida til da mquina.

Rebites Se a inteno for unir dois elementos que no podem receber influncia do calor uma boa opo o rebite. O rebite proporciona uma fixao permanente com boa resistncia a vibrao e s foras mais comuns que agem sobre os elementos de unio (cisalhamento e trao), se a rebitagem for bem executada. Ele podem realizar desde unies simples como o cabo de uma faca como chapas complexas de caldeiras, navios e avies. O rebite um elemento de fixao mecnica com corpo cilndrico e cabea de formato variado. Uma cabea sempre vem pronta de fbrica e a outra confeccionada pelo mecnico afim de possibilitar a fixao. Os rebites geralmente so fabricados de materiais macios como alumnio, cobre, lato ou ao doce. Mas tambm podem ser fabricados ao meio-duro ou ao inoxidvel dependendo das solicitaes mecnicas.
____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Tipos de rebites A tabela a seguir mostra os principais tipos de rebites:


Tipos de rebites Formato da cabea Cabea redonda Aplicaes Largamente utilizados devido resistncia que oferecem. Empregadas em unies que no admitem salincias. Nestes rebites o ngulo do escareado pode ser 60, 90 ou 120 Indicados para unies que admitem pequenas salincias.

Cabea escareada

Cabea cilndrica

Alm dos rebites mencionados na tabela acima ainda existem os rebites de repuxo, tambm conhecido como rebites pop, Sua aplicao freqente quando se necessita realizar unies com rapidez, simplicidade e economia.

Os rebites pop so fabricados de ao-carbono, ao-inoxidvel, alumnio, cobre e metal monel (liga de cobre e nquel). Todas as medidas do rebite so calculadas e fabricadas em proporo ao dimetro de seu corpo. Isto feito afim de facilitar os clculos de dimensionamento que o engenheiro deve fazer na hora de calcular a resistncia do rebite aos esforos de trabalho.

Rebite de cabea redonda

Rebite de cabea escareada

Rebite de cabea cilndrica

Para especificar, ou seja, identificar um rebite necessrio saber de quatro caractersticas: material de fabricao, tipo de cabea, comprimento til e dimetro do corpo. O comprimento til do rebite aquele que ser utilizado propriamente na unio. Nos rebites de cabea cilndrica e redonda ele equivale ao comprimento do rebite excluindo a cabea. Nos rebites de cabea escareada, o comprimento til todo o comprimento do rebite, inclusive a cabea.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Clculos Antes de conhecermos as maneiras de realizar a rebitagem, necessrio saber que existem muitos clculos a resolver para podermos identificar os rebites a serem usados. Dimetro do rebite (d): o dimetro do rebite calculado para que ele suporte os esforos mecnicos durante o seu trabalho. Na prtica, este dimetro calculado em funo da espessura da menor chapa (<S) atravs da frmula seguinte: d = 1,5 < S

Dimetro do furo ( d f ): o furo onde o rebite vai ser encaixado deve ser
pouco maior que o dimetro do corpo do rebite ( d ), assim, podemos utilizar a seguinte frmula:

d f = d 1,06

Sobra necessria (Z): Existe uma frao do corpo do rebite que ser gasta na fabricao da segunda cabea do elemento de fixao, a esta frao damos o nome de sobra necessria. Observe nos desenhos abaixo que existe uma frmula para calcular esta sobra necessria e que ela varia de acordo com a cabea do rebite:

Z = d 1,25

Z = d 0,8

Z = d 1,32

Comprimento til do rebite (L): Para saber qual deve ser o comprimento til do rebite basta somar sobra necessria a espessura das duas chapas (S): L=Z +S
Processos de rebitagem Para que o rebite se comporte bem durante sua vida til necessrio que o processo de rebitagem seja bem executado. possvel realizar este tipo de unio permanente atravs de dois processos: o processo manual e o processo mecnico.

Processo manual: consiste em aplicar pancadas, com um martelo de bola, bem distribudas ao redor da extremidade onde ir ser formada a segunda cabea do rebite.
____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Para este processo utilizamos, alm do martelo de bola, alguns acessrios: o estampo (tem um furo em formato de semi-esfera), o contra-estampo (tem um furo de formato semi-esfrico onde se encaixa perfeitamente a cabea j pronta do rebite) e o repuxador (tem um furo paralelo por onde passa livre o corpo do rebite), todos os trs so fabricados de ao e temperados. A rebitagem manual simples de ser realizada e o primeiro passo prender o contra-estampo em uma morsa, pois ele servir de apoio para a cabea j pronta do rebite. Nesta etapa necessrio garantir que uma chapa fique bem junta a outra, para isto utilizado o repuxador. Rebarbas remanescentes da furao devem ser eliminadas antes da unio das duas chapas pois so prejudiciais fixao. Deve-se tomar cuidados com os golpes que sero aplicados com o repuxador para que ele no marque a chapa, prejudicando o acabamento final. Aps as chapas serem prensadas pelo repuxador, pode-se iniciar o boleamento da segunda cabea do rebite aplicando sempre golpes bem distribudos ao redor do corpo do rebite. Se os golpes forem aplicados em apenas uma regio da cabea do rebite ela ficar torta e o rebite no desempenha a funo de rebitagem corretamente. Quando a nova cabea do rebite estiver formada e bem apoiada nas chapas pode-se passar para a fase de acabamento. Mesmo com muita habilibidade do mecnico no possvel dar um acabamento perfeito cabea do rebite que acaba de ser boleada. Ento necessrio utilizar o estampo que, graas ao furo semi-esfrico em uma das extremidades, consegue deixar a nova cabea do rebite lisa e sem as marcas das pancadas recebidas do martelo. Mais uma vez preciso tomar cuidado para no marcar as chapas devido pancadas excessivas.
____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

O objetivo da rebitagem conseguir fazer esta segunda cabea do rebite igual primeira, que j estava pronta de fbrica, se isto for alcanado o processo foi realizado com sucesso.

Processo mecnico: o processo mecnico feito por meio de martelo pneumtico ou de rebitadeiras pneumticas e hidrulicas. O martelo pneumtico ligado a um compressor de ar por tubos flexveis e funciona por meio de um pisto ou mbolo que impulsiona a ferramenta existente na sua extremidade . Essa ferramenta o estampo, que d a forma cabea do rebite e pode ser trocado, dependendo da necessidade.

A rebitadeira pode ser pneumtica ou hidrulica e geralmente tem a forma de um C. Estas mquinas apresentam dois apoios, nos quais existe um estampo e um contra-estampo.

A vantagem da rebitadeira em razo do martelo rebitador est no fato de que as rebitadeiras so silenciosas e fazem a nova cabea do rebite ficar mais homogenia, uma vez que trabalham com presso contnua sobre o material, ao contrrio dos marteletes, que trabalham aplicando golpes sucessivos aos rebites. Entretanto as rebitadeiras so mquinas grandes e pesadas e por isso no podem ser usadas em qualquer situao. Tanto a rebitagem manual quanto a rebitagem mquina podem ser realizadas a quente e a frio. A rebitagem a quente indicada para rebites que tm dimetro maior que 6,35mm, se for realizada manualmente, ou acima de 10mm, se for realizada mquina. Os rebites podem ser aquecidos em fornos apropriados ou com maarico, sendo os primeiros mais recomendados porque garantem um aquecimento mais uniforme.
____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

10

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Tipos de rebitagem De acordo com a finalidade que vai ser dada s peas que sero rebitadas possvel classificar a rebitagem em trs grupos:

Rebitagem de recobrimento: neste tipo de rebitagem as chapas apenas so sobrepostas. destinada apenas a suportar esforos e so aplicadas, por exemplo, em vigas e estruturas metlicas.

Rebitagem de recobrimento simples: nesta forma de unio as chapas so alinhadas e sobre elas uma terceira chapa faz a vedao do espao existente. destinada a suportar esforos e permitir vedao. So indicadas para construo de elementos que vo conduzir ou armazenar gases e lquidos. Rebitagem de recobrimento duplo: nesta rebitagem as chapas tambm alinhadas e so vedados os espaos, tanto superior quanto inferior por outras duas chapas. Este tipo de rebitagem usado para que haja perfeita vedao, sendo indicada para armazenar fluidos sob presso ou elementos que no possam apresentar vazamento, como gases inflamveis, por exemplo.

Defeitos na rebitagem Existem defeitos que podem afetar a resistncia, a vedao ou at mesmo a esttica da rebitagem. A maioria destes defeitos s ser percebida quando o rebite tiver sendo exigido no trabalho, o que poderia causar problemas srios com manutenes desnecessrias. Observe uma relao discriminando os principais defeitos nos rebites para que sejam prevenidos:

Furos fora de centro: como o rebite fabricado com material macio, ele se deforma para preencher o espao interno nos furos. A unio acaba ficando fragilizada e o rebite pode se romper com facilidade.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

11

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Chapas mal encostadas: Existe espao vazio entre as duas chapas devido m utilizao das ferramentas de rebitagem ou ao mal preparo das chapas. O rebite, ento, deforma-se para preencher o espao vazio e tem sua resistncia diminuda.

Dimetro do furo muito grande: Se o dimetro da broca no for escolhido adequadamente, o furo fica muito grande e o rebite no fica alojado de maneira correta dentro do furo. Sua capacidade de manter as peas unidas cai consideravelmente.

Rebitagem descentralizada: Ocorre quando, durante o processo de rebitagem, aplica-se pancadas somente em uma regio do rebite. Quando isto ocorre o rebite pode se soltar com facilidade, alm do aspecto visual que fica prejudicado.

Mal uso das ferramentas: O rebite que recebe muitas pancadas do martelo fica com aspecto desagradvel e, s vezes, aparecem rachaduras.

Comprimento do corpo inadequado: Quando no feito o clculo do comprimento do rebite adequadamente, ele tem a sua segunda cabea maior ou menor do que o tamanho ideal. Alm do acabamento da rebitagem ficar prejudicado, a cabea menor enfraquece a unio.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

12

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Eliminao dos defeitos Para eliminar os defeitos de rebitagem descritos anteriormente, a nica soluo destruir o rebite e realizar a unio novamente. Em geral, quando se quer desfazer uma unio feita com rebite, necessrio eliminar uma das cabeas, isto pode ser feito com talhadeira, com lima, com esmerilhadeira ou com a furadeira.

Utilizando talhadeira:
Quando formos utilizar a talhadeira, pode-se partir a cabea do rebite ao meio para diminuir o esforo sobre a talhadeira.

A seguir faz-se a retirada da cabea com golpes laterais.

A cabea do rebite tambm pode ser extrada inteira aplicando-se golpes laterais com a talhadeira.

Depois de eliminada a cabea do rebite deve-se usar um saca-pinos para retirar o rebite do furo.

Eliminao com esmerilhadeira:


A funo da esmerilhadeira simplesmente desgastar a segunda cabea do rebite. Depois de feito isto, com a ajuda de um saca-pinos faz-se a retirada do rebite.

Eliminao com furadeira:


O rebite ainda pode ser eliminado utilizando uma broca com dimetro ligeiramente menor que o dimetro do corpo do rebite.

Eliminao com lima:


Ainda pode ser usada a lima para desgastar a segunda cabea do rebite.
____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

13

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Pinos, cavilhas e cupilhas. Estes elementos tm a funo de fixar e alinhar componentes de mquinas.

Existem vrios tipos de pino, mas em geral, so empregados em peas que estaro sujeitas vibrao e onde necessrio algum tipo de movimento das peas esto sendo unidas. Observe os principais tipos de pinos e suas aplicaes descritas na tabela abaixo:
Tipo Pino cilndrico Pino cnico Pino cnico com haste roscada Pino elstico ou pino tubular partido Pino guia Aplicao
Exige um furo com tolerncias rigorosas. empregado quando se quer movimento de rotao em torno de seu eixo e existem foras cortantes. Excelente ao de centragem. Possui um corpo roscado em uma das extremidades que auxilia da montagem ou desmontagem. Pode ser montado em furos sem acabamento e ovalizados, apresentando boa resistncia. Serve para alinhar e posicionar elementos durante montagens.

A cavilha uma pea cilndrica, fabricada de ao carbono temperado, em cuja superfcie externa recebe alguns entalhes que tm a funo de enterrar-se dentro dos elementos que esto sendo unidos para no permitir movimento. Os furos onde a cavilha montada no necessitam de acabamento com alargador. As cavilhas tambm podem ser chamadas de pinos estriados, pinos entalhados, pinos ranhurados ou rebites entalhados. Veja a seguir a representao dos principais tipos de cavilhas:

Para especificar pinos e cavilhas preciso saber seu dimetro nominal, seu comprimento e funo.
____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

14

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

As cupilhas, que tambm so chamadas de contra-pinos, constituem-se de um arame de seco semicircular, com uma pequena cabea em uma das extremidades e duas pernas de tamanhos desiguais na outra extremidade.

Sua funo travar outros elementos de mquinas como porcas, parafusos e pinos.

Parafusos, porcas e arruelas Estes elementos tm vital importncia na unio e fixao dos mais diversos componentes de mquinas. Como j vimos no incio da apostila eles proporcionam unies mveis, pois podem ser desfeitas a qualquer momento.

Parafusos
So elementos de mquinas que tm o corpo cilndrico com salincias de perfil variado que se desenvolvem em forma de hlice ao seu redor e so chamadas de filetes. Ao conjunto de filetes damos o nome de rosca.

Os parafusos se diferenciam pela forma da rosca, da cabea e da haste.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

15

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Em geral, os parafusos so fabricados em ao de baixo e mdio teor de carbono, por meio de forjamento ou usinagem, alm disso, podem ser fabricados de ao de alta resistncia trao, ao-liga, ao inoxidvel, lato e outros metais ou ligas no-ferrosas. Em alguns casos, os parafusos so protegidos contra a corroso por meio de galvanizao ou cromagem. Os parafusos forjados so opacos e os usinados, brilhantes. As roscas podem ser cortadas ou laminadas. Os parafusos so classificados em quatro grandes grupos pela funo que exercem: Parafusos passantes: Estes parafusos atravessam de lado a lado as peas a serem unidas, passando livremente pelos furos. Eles sempre vm acompanhados de porcas e muitas vezes vm acompanhados tambm de contraporcas e arruelas.

Parafusos no-passantes: So parafusos que no utilizam porcas. O papel de porca desempenhado pelo furo roscado existente na prpria pea a ser unida.

Parafusos de presso: Estes parafusos servem principalmente para posicionar elementos mecnicos. As suas pontas exercem presso contra a pea a ser fixada. Estes parafusos podem ter cabea ou no.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

16

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Parafusos prisioneiros: so parafusos sem cabea com rosca em ambas as extremidades, sendo recomendados nas situaes que exigem montagens e desmontagens freqentes. Em tais situaes, o uso de outros tipos de parafusos acaba danificando a rosca dos furos. As roscas dos parafusos prisioneiros podem ter passos diferentes ou sentidos opostos, isto , um horrio e o outro anti-horrio. Para fixarmos o prisioneiro no furo da mquina, utilizamos uma ferramenta especial. Caso no haja esta ferramenta, improvisa-se um apoio com duas porcas travadas numa das extremidades do prisioneiro. Aps a fixao do prisioneiro pela outra extremidade, retiram-se as porcas. A segunda pea apertada mediante uma porca e arruela, aplicadas extremidade livre do prisioneiro. O parafuso prisioneiro permanece no lugar quando as peas so desmontadas.

Os parafusos ainda recebem outra classificao de acordo com o formato da cabea. A cabea do a parte do parafuso que vai ser acionada para permitir o seu aperto e desaperto, assim ela influi diretamente no torque que ser aplicado ao elemento.

Parafuso com cabea sextavada: o tipo mais comum de parafuso. Ele empregado em unies em que se necessita de um forte aperto da chave de boca ou estrias.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

17

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Parafusos de cabea sextavada

Parafuso com sextavado interno (Allen): tambm possibilita boa fora de aperto e ainda com a facilidade de possibilitar o aperto em locais de difcil acesso devido falta de espao. Estes parafusos so fabricados em ao e tratados termicamente para aumentar sua resistncia toro.

Estes parafusos podem ter cabea, ou no. Quando tm cabea, geralmente, existe um rebaixo na pea que est sendo unida para alojar a cabea do parafuso.

Parafusos Allen com cabea

Os parafusos Allen sem cabea so utilizados para travar elementos de mquinas, por isso eles tm a ponta fabricada em diversos formatos.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

18

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Parafuso com fenda: Este tipo de parafuso muito empregado em unies que no esto expostas a grandes esforos. Podem ser fabricados em ao, ao inoxidvel, cobre, lato, etc. Existem vrios tipos de parafuso com fenda, observe um resumo no quadro a seguir:

Cabea escareada com fenda

Cabea redonda com fenda

Cabea cilndrica boleada com fenda

Cabea escareada boleada com fenda

Rosca soberba com cabea escareada com fenda

Rosca soberba com cabea redonda com fenda

Porcas
As porcas podem ter perfis esternos variados, mas tm como caracterstica comum a existncia de um furo roscado que serve para atarrax-la ao parafuso.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

19

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Algumas porcas podem ser utilizadas para transmitir movimentos, como exemplo temos um macaco representado abaixo.

Algumas porcas precisam ser apertadas e desapertadas rapidamente, enquanto outras precisam de altos torques. Assim, elas so classificadas de acordo com seu perfil externo em:

Porcas de aperto manual: So atarraxadas e desatarraxadas sem auxlio de ferramentas. Entre estas porcas podemos destacar a porca recartilhada e a porca borboleta.

Veja algumas aplicaes destas porcas logo abaixo:

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

20

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Para montagens em locais de difcil acesso, podemos utilizar as chamadas porcas rpidas.

Porca rpida

Porca rpida dobrada

Porcas com acionamento ferramenta: so porcas que necessitam de ferramentas prprias para serem apertadas ou desapertadas. A vantagem deste tipo de porca que a fora de aperto alcanada alta, facilitando seu emprego em mquinas sujeitas vibrao. Os modelos sextavado e quadrado so um bom exemplo de porcas que necessitam de ferramentas adequadas para serem apertadas, seu formato permite que a chave de estrias (no caso da porca sextavada) ou a chave de boca tenham contato suficiente com a porca para garantir um bom torque na hora do aperto.

Existem algumas variaes das porcas sextavadas, como, por exemplo, a porca cega. Neste tipo de porca, uma das extremidades encoberta, ocultando a cabea do parafuso. A porca cega pode ser fabricada de ao ou lato, e geralmente cromada, o que possibilita bom acabamento.

A porca castelo uma porca sextavada com seis entalhes radiais, coincidentes dois a dois, que se alinham com um furo no parafuso, de modo que uma cupilha possa ser passada para travar a porca.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

21

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

As porcas sujeitas a cargas de impacto e vibrao apresentam tendncia a afrouxar, o que pode causar danos s mquinas. Um dos meios de travar uma porca atravs do aperto de outra porca contra a primeira. Por medida de economia utiliza-se uma porca mais fina (chamamos de contra-porca), e para sua travao so necessrias duas chaves de boca.

Arruelas
Onde quer que exista algum tipo de unio, seja em mquinas ou em veculos automotivos, existe o perigo de se produzir, em virtude das vibraes, um afrouxamento imprevisto no aperto do parafuso. Para evitar esse inconveniente utilizamos um elemento de mquina chamado arruela.

A maioria das arruelas fabricada em ao, mas o lato tambm empregado; neste caso, so utilizadas com porcas e parafusos de lato. As arruelas de cobre, alumnio, fibra e couro so extensivamente usadas na vedao de fluidos. Alm de evitar o afrouxamento do conjunto parafuso-porca, as arruelas servem basicamente para: proteger a superfcie das peas; evitar deformaes nas superfcies de contato; suprimir folgas axiais (isto , no sentido do eixo) na montagem das peas; evitar desgaste da cabea do parafuso ou da porca.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

22

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

A arruela fabricada em formato propcio a desempenhar determinadas funes, sendo assim, existe uma classificao que dada estes elementos de fixao de acordo com sua aplicao:

Arruela lisa: A arruela lisa (ou plana) geralmente feita de ao e usada sob uma porca para evitar danos superfcie e distribuir a fora do aperto. As arruelas de qualidade inferior, mais baratas, so furadas a partir de chapas brutas, mas as de melhor qualidade so usinadas e tm a borda chanfrada como acabamento.

Arruela lisa chanfrada

Arruela lisa prensada

Arruela de presso: A arruela de presso consiste em uma ou mais espiras de mola helicoidal, feita de ao de mola de seo retangular. Quando a porca apertada, a arruela se comprime, gerando uma grande fora de atrito entre a porca e a superfcie. Essa fora auxiliada por pontas aguadas na arruela que penetram nas superfcies, proporcionando uma travao positiva.

Esta arruela utilizada na montagem de conjuntos mecnicos, submetidos a grandes esforos e grandes vibraes e em equipamentos que sofrem variao de temperatura (automveis, prensas etc.).

Arruela serrilhada: A arruela estrelada (ou arruela serrilhada) fabricada de ao mola e consiste em um disco anelar provido de dentes ao longo do dimetro interno ou dimetro externo. Os dentes so torcidos e formam pontas aguadas. Quando a porca apertada, os dentes se aplainam penetrando nas superfcies da porca e da pea em contato.

Arruela de travamento com orelha: Utiliza-se esta arruela dobrando-se a orelha sobre um canto vivo da pea. Em seguida, dobra-se uma aba da orelha envolvendo um dos lados chanfrado do conjunto porca/parafuso.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

23

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Arruela para perfilados: uma arruela muito utilizada em montagens que envolvem cantoneiras ou perfis em ngulo. Devido ao seu formato de fabricao, este tipo de arruela compensa os ngulos e deixa perfeitamente paralelas as superfcies a serem parafusadas.

Roscas Como j vimos anteriormente a rosca est presente nos parafusos (rosca externa) e nas porcas (rosca interna). A rosca formada por filetes que podem ter formatos variados e se desenvolvem em forma de hlice ao redor do corpo do parafuso. As roscas servem algumas vezes para realizar fixaes e outras para permitir movimentos como na morsa de bancada. A principal caracterstica que vai determinar a finalidade do parafuso o formato do filete. A mandbula da morsa se desloca graas ao atarraxamento do parafuso uma porca existente no conjunto. Os principais tipos de perfis de rosca esto descritos na tabela a seguir com suas respectivas aplicaes:

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

24

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

As roscas nem sempre so usadas para promover fixaes, muitas vezes elas tambm so usadas para transmitir movimentos. Das roscas destacadas na tabela da pgina anterior, a nica que no se presta ao trabalho de transmitir movimentos a rosca triangular. Os dois tipos mais utilizados para transmitir movimentos so as roscas quadrada e trapezoidal, embora a rosca redonda e dente-de-serra tambm sejam utilizadas algumas vezes.

A rosca dente-de-serra utilizada no macaco mecnico utilizado no carro, como o esforo que o equipamento sofre durante o trabalho apenas de suportar o peso do carro, este perfil de rosca atende com satisfao.

A rosca quadrada utilizada para mover o mordente da mora e em alguns dispositivos de mquinas operatrizes. O perfil de rosca trapezoidal resiste a grandes esforos e empregada na construo de fusos e porcas, os quais transmitem movimento a alguns componentes de mquinas-ferramenta como, por exemplo, torno, plaina e fresadora.

Existe ainda uma rosca especial chamada rosca de perfil misto. Esta rosca muito utilizada na construo de conjuntos fuso e porca com esferas recirculantes. Os fusos de esferas so elementos de transmisso de alta eficincia, transformando movimento de rotao em movimento linear e viceversa, por meio de transmisso por esferas.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

25

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Dependendo da inclinao dos filetes em relao ao eixo do parafuso, as roscas ainda podem ser direita e esquerda. Portanto, as roscas podem ter dois sentidos: direita ou esquerda. Na rosca direita, o filete sobe da direita para a esquerda, conforme a figura.

Na rosca esquerda, o filete sobe da esquerda para a direita, conforme a figura.

Independentemente do perfil do filete da rosca, da sua aplicao ou sentido de inclinao dos filetes, as roscas recebem uma nomenclatura bsica que dada aos seus elementos. Estudaremos a nomenclatura referente a uma rosca de perfil triangular, uma vez que o tipo de rosca mais comum. Observe estas nomenclaturas no desenho abaixo:

A rosca triangular obedece a normas de construo que fazem variar o ngulo do filete e a sua unidade de medida. Estes dados mudam de acordo com os sistemas de rosca, que so trs: o sistema mtrico, o sistema whitworth e o sistema americano.
____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

26

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Observe quais so as diferenas entre os trs sistemas:


Sistema de rosca ngulo do filete () Medidas Passo Crista e raiz do filete

Mtrico

60

mm

mm

Whitworth

55

pol

Fios por polegada

Americano

60

pol

Fios por polegada

Apesar de serem mudanas sutis de um sistema para outro, estas pequenas diferenas impedem que um parafuso de rosca mtrica trabalhe em conjunto com uma porca de rosca whitworth. Uma vez que os trs sistemas so diferentes, a maneira de calcular cada componente da rosca muda de acordo com o sistema. Logo abaixo temos as frmulas necessrias para projetar as roscas nos trs sistemas: Sistema mtrico ISO normal e sistema mtrico ISO fina NBR 9527

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

27

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Observao: Nos trs sistemas que estudaremos existem as roscas normais e as roscas finas, isto quer dizer que num determinado comprimento da rosca fina, existe maior nmero de filetes do que no mesmo comprimento da rosca normal. Assim, ela permite melhor fixao, evitando afrouxamento do parafuso, em caso de vibrao de mquinas. As frmulas para clculos de roscas finas e normais so as mesmas, variando apenas o passo. Ex) veculos.

Sistema Whitworth normal (BSW) e whitworth fino (BSF)

Sistema Americano normal e sistema Americano fino

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

28

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Voc deve ter notado que todos os clculos so feitos em funo do passo e do dimetro nominal, que so as duas medidas principais de uma rosca. Para descobrir o passo de uma rosca podemos utilizar um paqumetro, uma escala ou um pente de roscas.

Anis elsticos e chavetas O anel elstico um elemento fabricado de ao mola com formato circular incompleto. Durante o trabalho, sempre em um eixo ou furo, ele se aloja em um canal, fabricado de acordo com normas prprias, destinando-se a limitar ou impedir o deslocamento axial das peas. Pode tambm ser chamado de anel de reteno, anel de trava ou anel de segurana.

Existem vrios tipos de anis elsticos, os quais esto relacionados a seguir:


Norma Desenho Aplicao

DIN 471

Trabalhos externos em eixos com dimetro de 4 a 1000mm

DIN 472

Trabalhos internos em furos com dimetro de 9,5 a 1000mm

DIN 6799

Trabalhos externos para eixos com dimetro entre 8 e 24mm

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

29

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Na utilizao dos anis, alguns pontos importantes devem ser observados: A dureza do anel deve ser adequada aos elementos que trabalham com

Se o anel apresentar alguma falha, pode ser devido a defeitos de fabricao ou condies de operao. As condies de operao so caracterizadas por meio de vibraes, impacto, flexo, alta temperatura ou atrito excessivo. A igualdade de presso em volta da canaleta assegura aderncia e resistncia. O anel nunca deve estar solto, mas alojado no fundo da canaleta, com certa presso. A superfcie do anel deve estar livre de rebarbas, fissuras e oxidaes. Em aplicaes sujeitas corroso, os anis devem receber tratamento anticorrosivo adequado. Dimensionamento correto do anel e do alojamento indispensvel para que ele execute suas funes com eficcia. Nunca substituir um anel normalizado por um equivalente, feito de chapa ou arame sem critrios. Utilizar ferramentas adequadas para evitar que o anel fique torto ou receba esforos exagerados. Para que esses anis no sejam montados de forma incorreta, necessrio o uso de ferramentas adequadas, no caso, alicates. Vejamos alguns tipos de alicate:

ele.

chaveta um elemento de mquina com corpo prismtico que pode ter faces paralelas ou inclinadas, em funo da grandeza do esforo e tipo de movimento que deve transmitir. construda normalmente de ao.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

30

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

A unio por chaveta um tipo de unio desmontvel, que permite aos eixos transmitirem seus movimentos a outros rgos, tais como engrenagens e polias.

As chavetas recebem uma classificao de acordo com seu formato e suas aplicaes:

Chavetas de cunha
Recebe este nome porque tem o formato de cunha, com uma das faces inclinada para facilitar a sua montagem e desmontagem e a unio das peas. empregada para unir elementos de mquinas que devem girar. Pode ter uma cabea para facilitar sua montagem e desmontagem. Sua inclinao de 1:100, o que permite um ajuste firme entre as partes.

O princpio da transmisso pela fora de atrito entre as faces da chaveta e o fundo do rasgo dos elementos, devendo haver uma pequena folga nas laterais.

Havendo folga entre os dimetros da rvore e do elemento movido, a inclinao da chaveta provocar na montagem uma determinada excentricidade, no sendo portanto aconselhado o seu emprego em montagens precisas ou de alta rotao.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

31

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

A figura seguir mostra a maneira correta de sacar uma chaveta de cunha com cabea:

Chaveta encaixada
a chaveta mais comum e sua forma corresponde ao tipo mais simples de chaveta de cunha. Para facilitar seu emprego, o rasgo da rvore sempre mais comprido que a chaveta.

Chaveta meia-cana
Sua base cncava (com o mesmo raio do eixo). Sua inclinao de 1:100, com ou sem cabea. No necessrio rasgo na rvore, pois transmite o movimento por efeito do atrito, de forma que, quando o esforo no elemento conduzido muito grande, a chaveta desliza sobre a rvore.

Chaveta plana
similar chaveta encaixada, tendo, porm, no lugar de um rasgo na rvore, um rebaixo plano. Sua inclinao de 1:100 com ou sem cabea. Seu emprego reduzido, pois serve somente para a transmisso de pequenas foras.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

32

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Chaveta embutida ou paralela


O rasgo para seu alojamento no eixo possui o mesmo comprimento da chaveta. As chavetas embutidas nunca tm cabea e sua preciso de ajuste nas laterais, havendo uma pequena folga entre o ponto mais alto da chaveta e o fundo do rasgo elemento conduzido.

A transmisso do movimento e das foras feita pelo ajuste de suas faces laterais com as do rasgo da chaveta. A chaveta paralela varia quanto forma de seus extremos (retos ou arredondados) e quanto quantidade de elementos de fixao rvore. Pelo fato de a chaveta paralela proporcionar um ajuste preciso na rvore no ocorre excentricidade, podendo, ento, ser utilizada para rotaes mais elevadas. bastante usada nos casos em que o elemento conduzido mvel.

Chaveta tangencial
formada por um par de cunhas com inclinao de 1:60 a 1:100 em cada rasgo. So sempre utilizadas duas chavetas e os rasgos so posicionados a 120. A designao tangencial devido a sua posio em relao ao eixo. Por isso, e pelo posicionamento (uma contra a outra), muito comum o seu emprego para transmisso de grandes foras, e nos casos em que o sentido de rotao se alterna.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

33

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Chaveta de disco ou meia-lua (tipo woodruff)


Tem formato de meio crculo. comumente empregada em eixos cnicos por facilitar a montagem e se adaptar conicidade do fundo do rasgo do elemento externo.

Elementos elsticos Os motoristas de uma empresa de transportes discutiram com o gerente um problema que vinham enfrentando. De tanto transportarem carga em excesso, as molas dos caminhes vinham perdendo, cada vez mais, sua elasticidade. Com isso, as carrocerias ficavam muito baixas, o que significava possveis riscos de estragos dos caminhes e de sua apreenso por policiais rodovirios. O gerente, que j estava preocupado com o problema, convenceu o empresrio a trocar as molas dos caminhes e a reduzir a quantidade da carga transportada. As molas, como voc pode ver nesse problema, tm funo muito importante. Peas fixadas entre si com elementos elsticos podem ser deslocadas sem sofrerem alteraes. Assim, as molas so muito usadas como componentes de fixao elstica. Elas sofrem deformao quando recebem a ao de alguma fora, mas voltam ao estado normal, ou seja, ao repouso, quando a fora cessada. As unies elsticas so usadas para amortecer choques, reduzir ou absorver vibraes e para tornar possvel o retorno de um componente mecnico sua posio primitiva. Alm disso, as molas so usadas, principalmente, nos casos de armazenamento de energia, distribuio de cargas, limitao de vazo, preservao de junes ou contatos, observe estas aplicaes das molas:

Armazenamento de energia

Nesse caso, as molas so utilizadas para acionar mecanismos de relgios, de brinquedos, de retrocesso das vlvulas de descarga e aparelhos de controle.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

34

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Limitao de vazo

As molas regulam a vazo de gua em vlvulas e registros e a vazo de gs em bujes ou outros recipientes.

Amortecimento de choques

As molas amortecem choques em suspenso e pra-choques de veculos, em acoplamento de eixos e na proteo de instrumentos delicados ou sensveis.

Distribuio de cargas

As molas distribuem cargas em estofamentos de poltronas, colches, estrados de camas e veculos em que, por meio de molas, a carga pode ser distribuda pelas rodas.

Preservao de junes ou contatos

Nesse caso, a funo das molas a de preservar peas articuladas, alavancas de contato, vedaes, etc. que estejam em movimento ou sujeitas a desgastes. Ainda, as molas tm a funo especial de manter o carvo de um coletor sob presso.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

35

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Tipos de molas
Os diversos tipos de molas podem ser classificados quanto sua forma geomtrica ou segundo o modo como resistem aos esforos. Quanto ao esforo que suportam, as molas podem ser de trao, de compresso ou de toro.

Quanto forma geomtrica, as molas podem ser:

Molas helicoidais
A mola helicoidal a mais usada em mecnica. Em geral, ela feita de barra de ao enrolada em forma de hlice cilndrica ou cnica. A barra de ao pode ter seo retangular, circular ou quadrada. Em geral, a mola helicoidal enrolada direita. Quando a mola helicoidal for enrolada esquerda, o sentido da hlice deve ser indicado no desenho.

As molas helicoidais podem funcionar por compresso, por trao ou por toro. A mola helicoidal de compresso formada por espirais. Quando esta mola comprimida por alguma fora, o espao entre as espiras diminui, tornando menor o comprimento da mola.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

36

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

A mola helicoidal de trao possui ganchos nas extremidades, alm das espiras. Os ganchos so tambm chamados de olhais. Para a mola helicoidal de trao desempenhar sua funo, deve ser esticada, aumentando seu comprimento. Em estado de repouso, ela volta ao seu comprimento normal.

A mola helicoidal de toro tem dois braos de alavancas, alm das espiras.

Agora veja exemplos de molas helicoidais cnicas e suas aplicaes em utenslios diversos.

Note que a mola que fixa as hastes do alicate bicnica. Algumas molas padronizadas so produzidas por fabricantes especficos e encontram-se nos estoques dos almoxarifados. Outras so executadas de acordo com as especificaes do projeto, segundo medidas proporcionais padronizadas.
____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

37

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

A seleo de uma mola depende das respectivas formas e solicitaes mecnicas. Para poder ler e interpretar os desenhos tcnicos de molas diversas, necessrio conhecer suas caractersticas.

Molas planas
As molas planas so feitas de material plano ou em fita, elas podem ser chamadas simples, prato, feixe de molas e espiral.

Elementos de Transmisso Eletrodomsticos, carros, avies e navios so apenas alguns exemplos de mquinas que necessitam transformar o movimento produzido pelo motor em trabalho. So os elementos de transmisso de movimentos que captam o giro do motor do automvel e atravs de eixos, acoplamentos, engrenagens, polias e correias transmitem o movimento at as rodas fazendo o carro andar. Assim sendo podemos definir um sistema de transmisso de um mquina como a parte responsvel por transmitir potncia e movimento outros componentes do conjunto. Na mquina de lavar representada abaixo, por exemplo, a correia transmite o movimento que esta sendo gerado pelo motor eltrico at o tambor que lava as roupas.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

38

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Os sistemas de transmisso podem apenas transmitir a rotao (geralmente reduzem, por isso so chamados de redutores) ou permitir uma variao de rotaes como, por exemplo, a caixa de marchas de um automvel. Existem trs maneiras de variar as rotaes: atravs de engrenagens, polias e correias e rodas de atrito. Abaixo temos a ilustrao de um variador de rpm que utiliza engrenagens, trata-se da caixa de marchas de um carro.

Seja qual for o elemento que est sendo empregado na transmisso, ele sempre estar montado em um eixo ou estar transmitindo movimento para um. Observando os elementos de transmisso podemos classific-los claramente em dois grupos: elementos que transmitem movimento por forma e elementos que transmitem movimentos por atrito. Na transmisso por forma, os elementos se encaixam, ou seja, eles tm salincias e rasgos que trabalham em conjunto para transmitir movimento, sendo esta a maneira de transmisso mais eficiente e mais utilizada.

A transmisso por atrito possibilita uma boa centralizao das peas ligadas aos eixos. Entretanto, no possibilita transmisso de grandes esforos quanto os transmitidos pela forma.

Esses elementos constituem-se de dois anis cnicos apertados entre si e que atuam ao mesmo tempo sobre o eixo e o cubo.
____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

39

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Os principais elementos de transmisso sero o alvo do nosso estudo neste captulo que trata dos elementos de transmisso de movimentos. Eixos e rvores Assim como o homem tem a sua coluna como uma das partes mais importantes do corpo, as mquinas tm os eixos e rvores, que seriam a coluna vertebral das mquinas, tambm de muita importncia Os eixos e as rvores podem ser fixos ou giratrios e sustentam os elementos de mquina. No caso dos eixos fixos, os elementos (engrenagens com buchas, polias sobre rolamentos e volantes) que giram. Quando se trata de eixo-rvore giratrio, o eixo se movimenta juntamente com seus elementos ou independentemente deles como, por exemplo, eixos de afiadores (esmeris), rodas de trole (trilhos), eixos de mquinas-ferramenta, eixos sobre mancais. Os eixos e rvores so fabricados em ao ou ligas de ao, pois os materiais metlicos apresentam melhores propriedades mecnicas do que os outros materiais. Os eixos podem receber banho de cromo para resistirem melhor oxidao ou serem fabricados em ligas a base de nquel ou mangans para ter dureza aumentada. Quando os eixos e rvores tm finalidades especficas podem ser fabricados em cobre, alumnio ou lato. Quanto ao tipo, os eixos podem ser roscados, ranhurados, estriados, macios, vazados, flexveis, cnicos, cujas caractersticas esto descritas a seguir.

Eixos macios
A maioria dos eixos macios tem seo transversal circular macia, com degraus ou apoios para ajuste das peas montadas sobre eles. A extremidade do eixo chanfrada para evitar rebarbas. As arestas so arredondadas para aliviar a concentrao de esforos.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

40

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Eixos vazados
Normalmente, as mquinas-ferramenta possuem o eixo-rvore vazado para facilitar a fixao de peas mais longas para a usinagem. Temos ainda os eixos vazados empregados nos motores de avio, por serem mais leves.

Eixos cnicos
Os eixos cnicos devem ser ajustados a um componente que possua um furo de encaixe cnico. A parte que se ajusta tem um formato cnico e firmemente presa por uma porca. Uma chaveta utilizada para evitar a rotao relativa.

Eixos roscados
Esse tipo de eixo composto de rebaixos e furos roscados, o que permite sua utilizao como elemento de transmisso e tambm como eixo prolongador utilizado na fixao de rebolos para retificao interna e de ferramentas para usinagem de furos.

Eixos rvore-ranhurados
Esse tipo de eixo apresenta uma srie de ranhuras longitudinais em torno de sua circunferncia. Essas ranhuras engrenam-se com os sulcos correspondentes de peas que sero montadas no eixo. Os eixos ranhurados so utilizados para transmitir grande fora.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

41

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Eixos-rvore estriados
Assim como os eixos cnicos, como chavetas, caracterizam-se por garantir uma boa concentricidade com boa fixao, os eixos-rvore estriados tambm so utilizados para evitar rotao relativa em barras de direo de automveis e alavancas de mquinas.

Eixos-rvore flexveis
Consistem em uma srie de camadas de arame de ao enroladas alternadamente em sentidos opostos e apertadas fortemente. O conjunto protegido por um tubo flexvel e a unio com o motor feita mediante uma braadeira especial com uma rosca. So eixos empregados para transmitir movimento a ferramentas portteis (roda de afiar), e adequados a foras no muito grandes e altas velocidades (cabo de velocmetro).

Polias e correias As polias e correias so elementos inseparveis para conseguirem realizar a transmisso mecnica. As polias ficam montadas nos eixos do motor e da mquina movida e a correia capta o movimento de uma e transmite para a outra.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

42

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Podemos definir uma polia como um corpo cilndrico, movimentadas pela rotao do eixo do motor e pela correia.

Na transmisso por polias e correias, a polia que transmite movimento e fora chamada polia motora ou condutora. A polia que recebe movimento e fora a polia movida ou conduzida. Uma polia constituda de uma coroa ou face, na qual se enrola a correia. A face ligada a um cubo de roda mediante disco ou braos. Os tipos de polia so determinados pela forma da superfcie na qual a correia se assenta (face). Elas podem ser planas ou trapezoidais. As polias planas podem apresentar dois formatos na sua superfcie de contato. Essa superfcie pode ser plana ou abaulada.

A polia plana conserva melhor as correias, e a polia com superfcie abaulada guia melhor as correias. As polias apresentam braos a partir de 200 mm de dimetro. Abaixo desse valor, a coroa ligada ao cubo por meio de discos.

A polia trapezoidal recebe esse nome porque a superfcie na qual a correia se assenta apresenta a forma de trapzio. As polias trapezoidais devem ser providas de canaletes (ou canais) e so dimensionadas de acordo com o perfil padro da correia a ser utilizada.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

43

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Essas dimenses so obtidas a partir de consultas em tabelas. Vamos ver um exemplo que pode explicar como consultar tabela. Imaginemos que se vai executar um projeto de fabricao de polia, cujo dimetro de 250 mm, perfil padro da correia C e ngulo do canal de 34. Como determinar as demais dimenses da polia? Com os dados conhecidos, consultamos a tabela e vamos encontrar essas dimenses: Perfil padro da correia: C Y: 4 mm Dimetro externo da polia: 250 mm Z: 3 mm ngulo do canal: 34 H: 22 mm T: 15,25 mm K: 9,5 mm S: 25,5 mm U = R: 1,5 mm W: 22,5 mm X: 8,25 mm

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

44

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Alm das polias para correias planas e trapezoidais, existem as polias para cabos de ao, para correntes, polias (ou rodas) de atrito, polias para correias redondas e para correias dentadas. Algumas vezes, as palavras roda e polia so utilizadas como sinnimos.

No quadro abaixo, observe, com ateno, alguns exemplos de polias e, ao lado, a forma como so representadas em desenho tcnico.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

45

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Os materiais que se empregam para a construo das polias so ferro fundido (o mais utilizado), aos, ligas leves e materiais sintticos. A superfcie da polia no deve apresentar porosidade, pois, do contrrio, a correia ir se desgastar rapidamente. As correias mais usadas so planas e as trapezoidais. A correia em V ou trapezoidal inteiria, fabricada com seo transversal em forma de trapzio. feita de borracha revestida de lona e formada no seu interior por cordonis vulcanizados para suportar as foras de trao.

O emprego da correia trapezoidal ou em V prefervel ao da correia plana porque: praticamente no apresenta deslizamento; permite o uso de polias bem prximas; elimina os rudos e os choques, tpicos das correias emendadas (planas). Existem vrios perfis padronizados de correias trapezoidais.

Outra correia utilizada a correia dentada, para casos em que no se pode ter nenhum deslizamento, como no comando de vlvulas do automvel.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

46

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Os materiais empregados para fabricao das correias so couro; materiais fibrosos e sintticos ( base de algodo, plo de camelo, viscose e nilon) e material combinado (couro e sintticos). A maneira como a correia colocada determina o sentido de rotao das polias. Assim, temos:

sentido direto de rotao - a correia fica reta e as polias tm o mesmo sentido de rotao;

sentido de rotao inverso - a correia fica cruzada e o sentido de rotao das polias inverte-se;

transmisso de rotao entre eixos no paralelos.

Para ajustar as correias nas polias, mantendo tenso correta, utiliza-se o esticador de correia.

Os dimetros das polias interferem diretamente no nmero de rotaes que sai do motor e chega at o eixo movido, a esta proporo entre dimetros e rotaes damos o nome de relao de transmisso.
____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

47

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Na transmisso por polias e correias, para que o funcionamento seja perfeito, necessrio obedecer alguns limites em relao ao dimetro das polias e o nmero de voltas pela unidade de tempo. Costumamos usar a letra i para representar a relao de transmisso. Ela a relao entre o nmero de voltas das polias (n) numa unidade de tempo e os seus dimetros.

A relao de transmisso pode ser calculada pela frmula abaixo: n d i= 1 = 2 n2 d1 Onde: d1 = dimetro da polia menor d2 = dimetro da polia maior n1= nmero de rotaes por minuto (rpm) da polia menor n2 = nmero de rotaes por minuto (rpm) da polia maior Na transmisso por correia plana, a relao de transmisso (i) no deve ser maior do que 6 (seis), e na transmisso por correia trapezoidal esse valor no deve ser maior do que 10 (dez). Correntes Assim como as polias e correias, as correntes tambm transmitem fora e movimento entre eixos distantes. Enquanto as polias e correias transmitem movimento pelo atrito, as correntes transmitem movimento por forma, assim, elas conseguem transmitir maiores foras, porm com velocidades reduzidas.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

48

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

A transmisso ocorre por meio do acoplamento dos elos da corrente com os dentes da engrenagem. A juno desses elementos gera uma pequena oscilao durante o movimento.

O rendimento da transmisso de fora e de movimento vai depender diretamente da posio das engrenagens e do sentido da rotao. Favorvel

Desfavorvel

Muito desfavorvel

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

49

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Com engrenagem de apoio

Embora as correntes sejam mais indicadas para rotaes baixas, algumas apresentam caractersticas construtivas que permitem o emprego em altas rotaes, outras apresentam caractersticas construtivas que facilitam a manuteno. Assim, a seguir, classificamos as correntes de acordo com a maneira como so construdas.

Correntes de rolo
Estas correntes so fabricadas em ao temperado e so constitudas de pinos, talas (ou placas) externa e interna, buchas remanchadas na tala interna e rolos que ficam sobre as buchas.

De acordo com as solicitaes que receberam as correntes, elas podem ser de rolo simples, duplo e triplo.

Corrente de rolo simples

Corrente de rolo dupla

Corrente de rolo tripla

Essas correntes so utilizadas em casos em que necessria a aplicao de grandes esforos para baixa velocidade como, por exemplo, em esteiras transportadoras
____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

50

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

O fechamento das correntes de rolo pode ser feito por cupilhas ou travas elsticas, conforme o caso.

Fechamento com cupilha

Fechamento com trava

Correntes de bucha
Essa corrente no tem rolo. Por isso, os pinos e as buchas so feitos com dimetros maiores, o que confere mais resistncia a esse tipo de corrente do que corrente de rolo. Entretanto, a corrente de bucha se desgasta mais rapidamente e provoca mais rudo.

Algumas situaes determinam a utilizao de dispositivos especiais para reduzir essa oscilao, aumentando, conseqentemente, a velocidade de transmisso. Veja alguns casos: Grandes choques peridicos - devido velocidade tangencial, ocorre intensa oscilao que pode ser reduzida por amortecedores especiais.

Transmisso de corrente com amortecedor de oscilaes atravs de guias de borracha.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

51

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Grandes distncias quando grande a distncia entre os eixos de transmisso, a corrente fica com barriga. Esse problema pode ser reduzido por meio de apoios ou guias.

Guia para diminuir a barriga devido a grande distncia entre eixos.

Grandes folgas - usa-se um dispositivo chamado esticador ou tensor quando existe uma folga excessiva na corrente. O esticador ajuda a melhorar o contato das engrenagens com a corrente.

Corrente de dentes
Nessa corrente, cada pino possui vrias talas, colocadas uma ao lado da outra. Assim, possvel construir correntes bem largas e resistentes. Esta corrente apresenta pouco rudo durante o funcionamento e indicada para altas rotaes.

Corrente de dente com guia interna e articulaes basculantes. Os dois pinos articulados hachurados esto fixos toro no grupo de talas no meio da figura, em cima, e os dois pinos pontilhados fixos toro no grupo de talas ao lado, esquerda.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

52

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Corrente de articulao desmontvel


Esse tipo de corrente usado em veculos para trabalho pesado, como em mquinas agrcolas, com pequena velocidade tangencial. Seus elos so fundidos na forma de corrente e os pinos so feitos de ao.

Corrente de articulao descartvel

Corrente com pino de ao

Corrente de ao redondo
Utilizadas para o transporte de carga, so prprias para velocidade baixa e grande capacidade de carga.

A dimenso das correntes e engrenagens indicada nas Normas DIN. Essas normas especificam a resistncia dos materiais de que feito cada um dos elementos: talas, eixos, buchas, rolos etc.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

53

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Cabos de ao Um cabo de ao um conjunto de arames de ao, reunidos num feixe helicoidal, construindo uma corda de metal que pode resistir aos esforos de trao, mas que apresenta uma flexibilidade adequada. O cabo de ao formado por trs elementos bsicos. Apesar do nmero reduzido de elementos, eles apresentam complexibilidade e configuraes variveis, havendo cabos com usos e caractersticas bem definidas. Os trs elementos bsicos de um cabo de ao normal so:

Os arames so os elementos bsicos dos cabos de ao. Na construo dos cabos feito o torcimento dos arames ao redor de um arame central, em uma ou mais camadas, formando a denominada perna. As pernas so torcidas ao redor de um outro elemento central, que recebe a denominao de alma, constituindo, assim, o cabo. O modo mais simples e comum de representar um cabo de ao a atravs da sua seco transversal.

Os cabos so muito empregados em equipamentos de transporte e na elevao de cargas, como em elevadores, escavadeiras, pontes rolantes.

Existe uma medida importante dos cabos de ao que o passo. Como os cabos so produzidos em mais de uma operao, o passo da alma fica diferente do passo das pernas, esta diferena causa atrito excessivo e pode desgastar o cabo mais rapidamente.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

54

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Caractersticas como a resistncia fadiga e a resistncia abraso dependem diretamente do desenho das pernas. Via de regra, um cabo que tem pernas feitas com pouca quantidade de arames grandes ter maior resistncia abraso e menor resistncia fadiga. Ao contrrio, um cabo do mesmo tamanho, porm construdo com pernas com muitos arames pequenos, ser menos resistente ao atrito e mais resistente fadiga. As distribuies bsicas dos arames nas pernas esto exibidas a seguir:

Distribuio normal
O exemplo mais comum de cabos com distribuio normal a perna de sete fios. Tem um arame central e seis fios do mesmo dimetro ao redor do arame central.

Distribuio Seale
As camadas de arames so alternadas em fios grossos e finos, adquirindo grande resistncia abraso.

Distribuio Filler
Caracteriza-se por ter fios mais finos ocupando os espaos existentes entre os arames mais grossos. Este tipo de perna utilizado quando so necessrios cabos com uma seo transversal metlica maior e boa resistncia ao esmagamento.

Distribuio Warrington
Caracteriza-se por ter fios de dimetros diferentes alternados em uma mesma camada. Os cabos fabricados desta maneira apresentam boa resistncia ao desgaste e fadiga. Todos os cabos de ao so enrolados em torno de um corpo central chamado de alma. A principal funo da alma dos cabos de ao fornecer apoio para as pernas. Elas tornam possvel que o cabo mantenha o formato redondo e que as pernas fiquem posicionadas no local correto durante a operao. A escolha da alma do cabo ter efeito no desempenho do cabo durante seu trabalho. As almas mais comuns so as chamadas almas de fibra. Existem dois tipos de almas de fibra: alma de fibras sintticas (polipropileno) e almas de fibras naturais (sisal).
____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

55

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Se lubrificada de modo conveniente durante o processo de fabricao, a alma de fibra fornece ao cabo a lubrificao adequada contra o desgaste produzido pelo atrito interno e proteo contra o ataque dos agentes corrosivos. Em decorrncia das grandes presses que as pernas exercem sobre a alma, torna-se necessrio, em certos casos, que ela seja do tipo metlico e no de fibra, evitando, desse modo, as deformaes por compresso. Tambm esse tipo de alma utilizado quando o cabo deve trabalhar num ambiente submetido a altas temperaturas que poderiam deteriorar as almas de fibra. Existem, tambm, dois tipos de almas de ao: alma de ao de uma perna e alma de ao de cabo independente. A alma de uma perna de ao usada usada somente nos casos de dimetro at 6mm ou nos cabos no rotativos. A maioria dos cabos denominados com alma de ao tm uma alma de cabo independente. Existe uma nomenclatura bsica que dada aos cabos de ao para facilitar sua identificao. Esta nomenclatura faz referncia aos seguintes aspectos: quantidade de pernas; quantidade (exata ou nominal) de arames em cada perna; uma letra ou palavra indicando o tipo de construo; uma designao de alma, qualitativa ou quantitativa. Essa nomenclatura simples extremamente prtica e encontra-se padronizada internacionalmente para os cabos convencionais de seis pernas. Tambm til e amplamente usada pelo mercado para outros tipos de cabos. Nos cabos com fabricao mais moderna pode ser utilizada uma designao semelhante, entretanto, torna-se necessrio incluir alguma informao adicional. Veja a seguir alguns exemplos de nomenclaturas: Ex)

Como j vimos os cabos de ao so fabricados atravs de tores sucessivas dos arames em torno da alma e dos arames centrais. Pois existem duas consideraes relacionadas com a toro do cabo. A primeira delas diz respeito, especificamente, ao sentido de toro, ou seja, se o cabo est constitudo por uma hlice para a direita ou para esquerda.
____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

56

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

A segunda considerao uma descrio da posio relativa dos arames na perna e a disposio das pernas no cabo. Na denominada toro regular, os arames esto torcidos no sentido oposto ao da perna no cabo. Na denominao Lang, os arames, a respeito das pernas, e as pernas, a respeito do cabo, apresentam o mesmo sentido de toro. Os cabos de toro Lang apresentam uma maior resistncia abraso, mas tm vrias limitaes para o seu uso, principalmente uma forte tendncia a destorcerem, sendo necessrio trabalhar sempre com cargas guiadas ( que no possam girar). As novas construes especiais de cabos fazem que esse tipo de toro seja cada vez menos utilizado. Exceto em algumas instalaes, os cabos de toro regular direita so o padro mundialmente aceito.

Os cabos de ao podem ser fabricados por um processo especial chamado de pr-formao. A pr-formao uma das fases do processo de encordoamento e a sua funo dar s pernas a forma helicoidal que tero no cabo acabado. O processo de prformao facilita o manuseio e melhora a resistncia ao dobramento. A qualidade superior do cabo pr-formado decorre do fato de os cabos e os arames estarem em posio de repouso no cabo, reduzindo as tenses internas. Atualmente o processo de prformao quase um padro na fabricao dos cabos. Com relao fixao, os cabos de ao so presos em sua extremidade por meio de ganchos ou laos. Os laos so formados pelo tranamento do prprio cabo. Os ganchos so acrescentados ao cabo.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

57

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Para se especificar um cabo preciso saber, alm da distribuio dos fios e do tipo de alma, do seu dimetro. A maneira correta de se medir o dimetro de um cabo atravs do seu dimetro maior como mostrado no desenho abaixo.

Engrenagens Engrenagens so rodas com dentes padronizados que servem para transmitir movimento e fora entre dois eixos. Muitas vezes, as engrenagens so usadas para variar o nmero de rotaes e o sentido da rotao de um eixo para o outro.

Observe as partes de uma engrenagem:

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

58

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

De acordo com o tamanho da engrenagem, seu corpo pode ter furos ou braos para aliviar seu peso. Algumas engrenagens podem no ter o cubo central ou rasgo de chaveta. Observe os desenhos abaixo:

Corpo em forma de disco com furo central

Corpo em forma de disco com cubo e furo central

Corpo com 4 furos, cubo e furo central

Corpo com braos, cubo e furo central

Os dentes so um dos elementos mais importantes das engrenagens. Observe, no detalhe, as partes principais do dente de engrenagem.

Para produzir o movimento de rotao as rodas devem estar engrenadas. As rodas se engrenam quando os dentes de uma engrenagem se encaixam nos vos dos dentes da outra engrenagem.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

59

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

As engrenagens de um mesmo conjunto podem ter tamanhos diferentes. Quando um par de engrenagens tem rodas de tamanhos diferentes, a engrenagem maior chama-se coroa e a menor chama-se pinho.

Os materiais mais usados na fabricao de engrenagens so: ao-liga fundido, ferro fundido, cromo-nquel, bronze fosforoso, alumnio, nilon. Existem vrios tipos de engrenagem, que so escolhidos de acordo com sua funo. Os principais tipos so:

Engrenagens cilndricas
As engrenagens cilndricas tm a forma de cilindro e podem ter dentes retos ou helicoidais (inclinados). Os dentes retos so paralelos entre si e paralelos ao eixo da engrenagem. Estas engrenagens transmitem rotao entre eixos paralelos. Observe duas engrenagens cilndricas com dentes retos:

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

60

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Os dentes helicoidais so paralelos entre si, mas oblquos em relao ao eixo da engrenagem. As engrenagens de dentes helicoidais podem transmitir movimento entre eixos paralelos ou no paralelos, sua principal vantagem em relao engrenagem de dentes retos est no fato de ela permitir uma transmisso mais suave com menor rudo. Veja a representao de engrenagens com dentes helicoidais:

As engrenagens com dentes helicoidais so usadas em sistemas mecnicos, como caixas de cmbio e redutores de velocidade, que exigem alta velocidade e baixo rudo.

Engrenagens cnicas
As engrenagens cnicas so usadas para transmitir movimentos entre eixos perpendiculares. Elas tm o corpo em forma de tronco de cone e podem ter dentes retos ou helicoidais.

Observe alguns exemplos de emprego de engrenagens cnicas com dentes retos.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

61

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Coroa e parafuso com rosca sem-fim


Existe uma engrenagem especial que usada sempre que se necessita de grande reduo de velocidade, trata-se do parafuso com rosca sem-fim. Ela sempre trabalha em conjunto com uma engrenagem cilndrica de dentes helicoidais que possui uma concavidade em sua face para possibilitar o engrenamento.

Veja um exemplo do emprego de coroa para rosca sem-fim.

Repare que no engrenamento por coroa e rosca sem-fim, a transmisso de movimento e fora se d entre eixos no coplanares.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

62

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Existe uma caracterstica do parafuso com rosca sem-fim que influi diretamente na relao de transmisso, o nmero de entradas deste parafuso. Se o parafuso tiver apenas uma entrada, a cada volta ele far avanar apenas um dente da coroa, se ele tiver quatro entradas, a cada volta ele far avanar quatro dentes da coroa. Existe uma frmula para fazer este clculo que est representada a seguir.

Nc =
Onde: Nc= rpm da coroa Np= rpm do parafuso Ne= nmero de entradas do parafuso Zc= nmero de dentes da coroa

Np Ne Zc

Observao: Para fazer o clculo da relao de transmisso para as demais engrenagens devemos levar em considerao apenas as rotaes e os nmeros de dentes das engrenagens. Este clculo pode ser feito utilizando a seguinte frmula: n z i= 1 = 2 n 2 z1 Onde: n1= rpm do eixo motor n2= rpm do eixo movido z1= nmero de dentes do eixo motor z2= nmero de dentes do eixo movido

Cremalheira
A cremalheira uma barra provida de dentes, destinada a engrenar uma roda dentada. Com esse sistema, pode-se transformar movimento de rotao em movimento retilneo e vice-versa.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

63

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

As engrenagens so representadas, nos desenhos tcnicos, de maneira normalizada. Como regra geral, a engrenagem representada como uma pea slida, sem dentes. Apenas um elemento da engrenagem, o dimetro primitivo, indicado por meio de uma linha estreita de traos e pontos, como mostra o desenho.

Na fabricao de engrenagens, o perfil dos dentes padronizado. Os dentes so usinados por ferramentas chamadas fresas. A escolha da fresa depende da altura da cabea e do nmero de dentes da engrenagem. Por isso, no h interesse em representar os dentes nos desenhos. Quando, excepcionalmente, for necessrio representar um ou dois dentes, eles devem ser desenhados com linha contnua larga.

Entretanto, nas representaes em corte, os dentes atingidos no sentido longitudinal devem ser desenhados. Nesses casos, os dentes so representados com omisso de corte, isto , sem hachura. Observe os dentes representados nas vistas laterais, em meio-corte, das engrenagens a seguir.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

64

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Na parte em corte da vista lateral, a raiz do dente aparece representada pela linha contnua larga. Caso seja necessrio representar a raiz do dente da engrenagem em uma vista sem corte, deve-se usar a linha contnua estreita, como no desenho seguinte.

Quando, na vista lateral da engrenagem, aparecem representadas trs linhas estreitas paralelas, essas linhas indicam a direo de inclinao dos dentes helicoidais.

As mesmas regras para a representao de engrenagens valem para a representao de pares de engrenagens ou para as representaes em desenhos de conjuntos. Quando o engrenamento acontece no mesmo plano, nenhuma das engrenagens encobre a outra. Observe no desenho da engrenagem helicoidal cncava e da rosca sem-fim que todas as linhas normalizadas so representadas.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

65

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

O mesmo acontece no engrenamento das engrenagens cilndricas a seguir.

Quando uma das engrenagens est localizada em frente da outra, no desenho tcnico, omitida a parte da engrenagem que est encoberta. As duas engrenagens cnicas, representadas a seguir, encontram-se nessa situao. Note que, nesse exemplo, o pinho encobre parcialmente a coroa. Apenas o dimetro primitivo da coroa representado integralmente.

Para interpretar desenhos tcnicos de engrenagens, preciso conhecer bem suas caractersticas. Analise cuidadosamente o desenho a seguir e veja o significado das letras sobre as linhas da engrenagem.

As caractersticas dos dentes da engrenagem so:

e (espessura) - a medida do arco limitada pelo dente, sobre a circunferncia primitiva (determinada pelo dimetro primitivo);
____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

66

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

v (vo) - o vazio que fica entre dois dentes consecutivos tambm delimitados por um arco do dimetro primitivo; P (passo) - a soma dos arcos da espessura e do vo (P = e + v P = e + v P = e + v P = e + v P = e + v); a (cabea) - a parte do dente que fica entre a circunferncia primitiva e a circunferncia externa da engrenagem; b (p) - a parte do dente que fica entre a circunferncia primitiva e a circunferncia interna (ou raiz); h (altura) - corresponde soma da altura da cabea mais a altura do p do dente.
Observe, no prximo desenho, mais algumas caractersticas da engrenagem cilndrica com dentes retos.

As caractersticas da engrenagem cilndrica com dentes retos so:

De: dimetro externo Dp: dimetro primitivo Di: dimetro interno M: mdulo Z: nmero de dentes L: largura da engrenagem
O mdulo corresponde altura da cabea do dente (M = a) e serve de base para calcular as demais dimenses dos dentes. com base no mdulo e no nmero de dentes que o fresador escolhe a ferramenta para usinar os dentes da engrenagem. Mais tarde, a verificao da pea executada tambm feita em funo dessas caractersticas.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

67

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Nas figuras a seguir esto mostrados, em escala natural, alguns perfis de dentes no sistema mdulo, para se ter idia das dimenses deles. O sistema mdulo a relao entre o dimetro primitivo, em milmetros, e o nmero de dentes.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

68

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Alm das caractersticas que j conhecemos, a engrenagem cnica com dentes retos possui outras caractersticas que so mostradas no desenho a seguir.

As caractersticas da engrenagem cnica so:

ae: ngulo externo ap: ngulo primitivo ai: ngulo interno ac: ngulo do cone complementar l: largura do dente
Na engrenagem cilndrica de dentes retos, aparecem vrias caractersticas novas, a primeira o ngulo de inclinao da hlice (), que podemos observar no desenho abaixo.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

69

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Alm disso, esta engrenagem tem mais duas caractersticas, o passo normal (Pn) e o passo circular (Pc).

Para identificar a relao entre o passo normal (Pn), o passo circular (Pc) e o ngulo de inclinao da hlice (), retiramos da figura acima um triangulo retngulo existente e, atravs da relao dos senos e cossenos, obtemos as frmulas seguintes:

cos =

Pn Pc

Como Pn = Mn. e Pc = Mf . Substituindo temos: Mn cos = Mf

O dimetro primitivo (Dp) da engrenagem helicoidal calculado pela diviso do comprimento da circunferncia primitiva por (3,14).

Dp =

Cp

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

70

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

O comprimento da circunferncia primitiva (Cp) igual ao nmero de dentes (Z) multiplicado pelo passo circular (Pc).

Cp = Z .Pc
Atravs da relao existente entre o dimetro primitivo e o comprimento da circunferncia primitiva, temos mais duas frmulas representadas logo a seguir:

Dp = Mf .Z

Dp =

Mn.Z cos

O dimetro externo (De) de duas engrenagens que esteja trabalhando em conjunto calculado somando o dimetro primitivo a dois mdulos normais. De = Dp + 2 Mn

Outro dado importante da engrenagem helicoidal a altura do p do dente (b), a frmula que ser usada neste clculo depende do ngulo de presso da engrenagem (). Observe na figura seguinte a localizao do ngulo de presso na engrenagem.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

71

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Os ngulos de presso mais comuns usados na construo de engrenagens so 1430', 15 e 20. Para = 1430' e 15, usa-se a frmula b = 1,17 Mn Para = 20, usa-se b = 1,25 Mn Observando a figura ao lado podemos deduzir que a frmula para o clculo do dimetro interno (Di) como sendo: Di = Dp - 2b ou Di = Dp - 2,50 . Mn (para = 20) e Di = Dp - 2,34 Mn (para = 1430' ou 15) Observando ainda a figura acima, fcil perceber que a altura do dente (h) soma da medida do p (b) com a medida da cabea (a). h=a+b h = 2,25 Mn (para = 20) h = 2,17 Mn ( = 1430' e 15) Para completar, vamos analisar as caractersticas da engrenagem helicoidal para rosca sem-fim.

As caractersticas dessa engrenagem, que no se encontram nas anteriores, so:

Dm: dimetro mximo da engrenagem ach: ngulo de chanfro rc: raio da superfcie cncava
____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

72

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Acoplamento A fonte de movimento de uma mquina industrial , geralmente, um motor eltrico. Como seria impossvel fazer um nico eixo para o motor e a mquina movida, existe o acoplamento. Podemos definir, ento, o acoplamento como sendo um conjunto mecnico empregado na transmisso de movimento de rotao entre duas rvores ou eixos-rvore.

Existe uma enorme variedade de aplicaes para os acoplamentos, assim podemos classific-los de acordo com suas caractersticas construtivas e seu emprego. Alguns acoplamentos precisam apenas transmitir o movimento de um eixo para o outro, estes so chamados de acoplamentos fixos. H um grupo de acoplamentos que, alm de transmitir o movimento, precisa compensar eventuais desalinhamentos, estes so os acoplamentos elsticos. Existe ainda um terceiro grupo, que so os acoplamentos mveis, que podem atuar como embreagens, s vezes transmitindo o movimento e outras no transmitindo e deixando o motor funcionando em vazio. Vamos, ento, dividir os acoplamentos nestas trs classes para estudar suas caractersticas construtivas:

Acoplamentos fixos
Estes acoplamentos servem para unir rvores de tal maneira que funcionem como se fossem uma nica pea, alinhando as rvores de forma precisa. Por motivo de segurana, os acoplamentos devem ser construdos de modo que no apresentem nenhuma salincia. Vamos conhecer alguns tipos de acoplamentos fixos: Acoplamento rgido com flanges parafusados: esse tipo de acoplamento utilizado quando se pretende conectar rvores, e prprio para a transmisso de grande potncia em baixa velocidade.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

73

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Acoplamento com luva de compresso ou de aperto: esse tipo de luva facilita a manuteno de mquinas e equipamentos, com a vantagem de no interferir no posicionamento das rvores, podendo ser montado e removido sem problemas de alinhamento.

Acoplamentos elsticos
Esses elementos tornam mais suave a transmisso do movimento em rvores que tenham movimentos bruscos, e permitem o funcionamento do conjunto com desalinhamento paralelo, angular e axial entre as rvores.

Estes acoplamentos permitem a compensao de at 6 graus de ngulo de toro e deslocamento angular axial. Veja a seguir os principais tipos de acoplamentos elsticos:

Acoplamento elstico de pinos: os elementos transmissores so pinos de ao com mangas de borracha.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

74

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Acoplamento altamente elstico: os discos de acoplamento so unidos perifericamente por uma ligao de borracha apertada por anis de presso. Esse acoplamento permite o jogo longitudinal de eixos.

Dentre as vantagens deste tipo de elemento de transmisso podemos destacar a possibilidade de absorver desalinhamentos axiais (eixos distantes), radiais (eixos fora de centro) como desvios angulares (eixos inclinados). Alm disso, so de fcil montagem e desmontagem, o que facilita a manuteno, e na hora da partida da mquina ele se torce um pouco suavizando os esforos do conjunto na hora da sada da inrcia.

Acoplamento elstico de garras: so destinados a interligao de eixos para absorver desalinhamentos axiais, radiais e angulares, alm de amortecer choques e vibraes prejudiciais aos elementos de mquinas. Estes Acoplamentos tem a grande vantagem na facilidade de instalao e manuteno.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

75

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Acoplamento elstico de fita de ao: consiste de dois cubos providos de flanges ranhurados, nos quais est montada uma grade elstica que liga os cubos. O conjunto est alojado em duas tampas e todo o espao interno preenchido com graxa. Apesar de esse acoplamento ser flexvel, as rvores devem estar bem alinhadas no ato de sua instalao para que no provoquem vibraes excessivas em servio.

Desalinhamentos angulares, radiais (paralelo) e axiais nos eixos conectados so compensados atravs do movimento na grade elstica nas ranhuras internas, sem afetar a capacidade de transmisso de torque.

Acoplamento de dentes arqueados: os dentes possuem a forma ligeiramente curvada no sentido axial, o que permite at 3 graus de desalinhamento angular. O anel dentado (pea transmissora do movimento) possui duas carreiras de dentes que so separadas por uma salincia central.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

76

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Acoplamentos mveis
So empregados para permitir o jogo longitudinal das rvores. Esses acoplamentos transmitem fora e movimento somente quando acionados, isto , obedecem a um comando. Geralmente, esses acoplamentos so usados em aventais e caixas de engrenagens de mquinas-ferramenta convencionais.

Elementos de vedao Podemos definir vedao como o processo usado para impedir a passagem de lquidos, gases e slidos particulados (p) de um meio para outro. Por exemplo, consideremos uma garrafa de refrigerante lacrada. A tampinha em si no capaz de vedar a garrafa. necessrio um elemento contraposto entre a tampinha e a garrafa de refrigerante impedindo a passagem do refrigerante para o exterior e no permitindo que substncias existentes no exterior entrem na garrafa. Os elementos de vedao atuam de maneira diversificada e so especficos para cada tipo de atuao. importante que o material do vedador seja compatvel com o produto a ser vedado, para que no ocorra uma reao qumica entre eles, pois poder ocorrer vazamento e contaminao do produto. Um vazamento, em termos industriais, pode parar uma mquina e causar contaminaes do produto que, consequentemente, deixar de ser comercializado, resultando em prejuzo empresa. Os materiais usados como elementos de vedao so:

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

77

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Juntas de Papelo: so empregadas em partes estticas de mquinas ou equipamentos como, por exemplo, nas tampas de caixas de engrenagens. Esse tipo de junta pode ser comprada pronta ou confeccionada conforme o formato da pea que vai utiliza-la.

Juntas Metlicas: so destinadas vedao de equipamentos que operam com altas presses e altas temperaturas. So geralmente fabricadas em ao de baixo teor de carbono, em alumnio, cobre ou chumbo. So normalmente aplicadas em flanges de grande aperto ou de aperto limitado.

Juntas de Borracha: so vedaes empregadas em partes estticas, muito usadas em equipamentos, flanges etc. Podem ser fabricadas com materiais em forma de manta e ter uma camada interna de lona (borracha lonada) ou materiais com outro formato.

Juntas de Teflon: material empregado na vedao de produtos como leo, ar e gua. As juntas de teflon suportam temperaturas de at 260C.

Juntas de Amianto: material empregado na vedao de fornos e outros equipamentos. O amianto suporta elevadas temperaturas e ataques qumicos de muitos produtos corrosivos.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

78

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Juntas de Cortia: material empregado em vedaes estticas de produtos como leo, ar e gua submetidos a baixas presses. As juntas de cortia so muito utilizadas nas vedaes de tampas de crter, em caixas de engrenagens, etc.

Anis de Borracha: so vedadores usados em partes estticas ou dinmicas de mquinas ou equipamentos. Estes vedadores podem ser comprados nas dimenses e perfis padronizados ou confeccionados colando-se, com adesivo apropriado, as pontas de um fio de borracha com seco redonda, quadrada ou retangular. A vantagem do anel padronizado que nele no existe a linha de colagem, que pode ocasionar vazamento, estes anis so comumente chamados de Oring. Os anis de borracha ou anis da linha O ring so bastante utilizados em vedaes dinmicas de cilindros hidrulicos e pneumticos que operam baixa velocidade.

Retentores: o vedador de lbio, tambm conhecido pelo nome de retentor, composto essencialmente por uma membrana elastomrica em forma de lbio e uma parte estrutural metlica semelhante a uma mola que permite sua fixao na posio correta de trabalho.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

79

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

A funo primordial de um retentor reter leo, graxa e outros produtos que devem ser mantidos no interior de uma mquina ou equipamento. O retentor sempre aplicado entre duas peas que executam movimentos relativos entre si, suportando variaes de temperatura. A vedao por retentores se d atravs da interferncia do lbio sobre o eixo. Esta condio de trabalho provoca atrito e a conseqente gerao de calor na rea de contato, o que tende a causar a degenerao do material do retentor, levando o lbio de vedao ao desgaste. Em muitas ocasies provoca o desgaste no eixo na regio de contanto com o retentor. A diminuio do atrito conseguida com a escolha correta do material elastomrico.

Gaxetas: so elementos mecnicos utilizados para vedar a passagem de um fluxo de fluido de um local para o outro, de forma total ou parcial, que fogem capacidade de vedao dos o'rings. Os materiais usados na fabricao de gaxetas so: algodo, juta, asbesto (amianto), nilon, teflon, borracha, alumnio, lato e cobre. A esses materiais so aglutinados outros, tais como: leo, sebo, graxa, silicone, grafite, mica etc. A funo desses outros materiais que so aglutinados s gaxetas torn-las auto-lubrificadas.

Em algumas situaes, o fluxo de fluido no deve ser totalmente vedado, pois necessria uma passagem mnima de fluido com a finalidade de auxiliar a lubrificao entre o eixo rotativo e a prpria gaxeta. A este tipo de trabalho d-se o nome o nome de restringimento. O restringimento aplicado, por exemplo, quando se trabalha com bomba centrfuga de alta velocidade. Nesse tipo de bomba, o calor gerado pelo atrito entre a gaxeta e o eixo rotativo muito elevado e, sendo elevado, exige uma sada controlada de fluido para minimizar o provvel desgaste. A caixa de gaxeta mais simples apresenta um cilindro oco onde ficam alojados vrios anis de gaxeta, pressionados por uma pea chamada sobreposta. A funo dessa pea manter a gaxeta alojada entre a caixa e o eixo, sob presso conveniente para o trabalho. A seguir mostramos gaxetas alojadas entre um eixo e um mancal e a sobreposta.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

80

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

A escolha da gaxeta adequada a cada tipo de trabalho deve ser feita com base em dados fornecidos pelos catlogos dos fabricantes. No entanto, os seguintes dados devero ser levados em considerao: o Material utilizado na confeco da gaxeta; o Dimenses da caixa de gaxeta; o Fluido lquido ou gasoso bombeado pela mquina; o Temperatura e presso dentro da caixa de gaxeta; o Tipo de movimento da bomba (rotativo/alternativo); o Material utilizado na construo do eixo ou da haste; o Ciclos de trabalho da mquina; o Condies especiais da bomba: alta ou baixa temperatura; local de trabalho (submerso ou no); meio (cido, bsico, salino) a que se encontra exposta.

Selo Mecnico: um vedador de presso que utiliza princpios hidrulicos para reter fluidos. A vedao exercida pelo selo mecnico se processa em dois momentos: a vedao principal e a secundria.

A vedao principal feita num plano perpendicular ao eixo por meio do contanto deslizante entre as faces altamente polidas de duas peas, geralmente chamadas de sede e anel de selagem. A sede estacionria e fica conectada numa parte sobreposta. O anel de selagem fixado ao eixo e gira com ele. Para que as faces do anel de selagem e da sede permaneam sempre em contato e pressionadas, utilizam-se molas helicoidais conectadas ao anel de selagem.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

81

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

A vedao secundria, aplicada sede e ao anel de selagem, pode ser feita por meio de vrios anis com perfis diferentes, tais como: junta, anel oring, anel V, cunha, fole etc.

Os selos mecnicos so utilizados com vantagens em relao s gaxetas, pois no permitem vazamentos e podem trabalhar sob grandes velocidades e em temperaturas e presses elevadas, sem apresentarem desgastes considerveis. Eles permitem a vedao de produtos txicos e inflamveis. Alm disso, algumas outras vantagens do selo mecnico esto descritas a seguir:

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

82

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

o Reduz o atrito entre o eixo da bomba e o elemento de vedao reduzindo, conseqentemente, a perda de potncia. o Elimina o desgaste prematuro do eixo e da bucha. o A vazo ou fuga do produto em operao mnima ou imperceptvel. o Permite operar fluidos txicos, corrosivos ou inflamveis com segurana. o Tem capacidade de absorver o jogo e a deflexo normais do eixo rotativo. O selo mecnico usado em equipamentos de grande importncia como bombas de transporte em refinarias de petrleo; bombas de lama bruta nos tratamentos de gua e esgoto; bombas de submerso em construes; bobas de fbricas de bebidas; em usinas termoeltricas e nucleares.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

83

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Apndice: Exerccios
Elementos de fixao 1) A unio de peas feita com elementos de mquinas de: a) ( ) transmisso; b) ( ) fixao; c) ( ) vedao. 2) Rebites, cavilhas, pinos so elementos de mquinas de: a) ( ) transmisso; b) ( ) articulao; c) ( ) fixao. 3) Uma fixao com elementos de mquinas pode ser: a) ( ) mvel ou permanente; b) ( ) mvel ou articulada; c) ( ) fixa ou permanente. 4) Numa unio permanente voc usa: a) ( ) pino ou chaveta; b) ( ) solda ou rebite; 5) c) ( ) porca ou arruela.

Defina o que unio permanente e unio mvel? D exemplos.

6)

Nomeie os elementos de fixao representados abaixo:

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

84

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Rebites 1) Quando se deseja uma unio permanente, em que as peas no sejam modificadas devido ao calor, deve-se usar: a) ( ) solda; b) ( ) parafuso; c) ( ) rebite; d) ( ) chaveta. 2) a) ( b) ( c) ( d) ( As principais ferramentas usadas em rebitagem so: ) estampo, contra-estampo, repuxador; ) estampo, alicate, repuxador; ) estampo, repuxador, morsa; ) estampo, contra-estampo, solda.

3) Com relao aos defeitos na rebitagem, numere a segunda coluna de acordo com a primeira.

a) ( ) chapas mal encostadas. ( ) dimetro do furo muito grande. b) ( ) rebitagem descentralizada. ( ) mal uso das ferramentas durante o processo de rebitagem. ( ) comprimento do corpo do rebite insuficiente. c)

d)

e) 4) Calcular o dimetro do rebite para unir duas chapas de ao: uma com espessura de 3mm e outra com espessura de 6mm.

5) Qual deve ser o dimetro do furo que vai receber um rebite de 5/16 de dimetro?

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

85

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

6) Calcular o comprimento til de um rebite de cabea redonda com dimetro de 1/4 para rebitar duas chapas: uma com 3/16 de espessura e outra com 1/4".

7) a) ( b) ( c) ( 8) a) ( b) ( c) ( 9) a) ( b) ( c) (

Os principais tipos de rebitagem so: ) recobrimento simples e duplo; ) recobrimento, recobrimento simples e duplo; ) recobrimento, recobrimento simples e paralelo. Na rebitagem de recobrimento, as chapas so: ) sobrepostas e fundidas; ) sobrepostas e marteladas; ) sobrepostas e rebitadas. Na vedao de chamins usa-se o seguinte tipo de rebitagem: ) recobrimento; ) recobrimento duplo; ) recobrimento simples.

Pinos, cavilhas e cupilhas 1) Qual a finalidade dos pinos, cavilhas e cupilhas?

2) a) ( b) ( c) ( d) ( 3) a) ( b) ( c) ( d) (

Para alinhar ou fixar elementos de mquina, usa-se: ) chaveta ) contrapiso ) pino ) n.r.a. A fixao do pino estriado feita em furo executado por meio de: ) broca ) martelo ) solda ) n.r.a.

4) Para fazer o travamento de elementos de mquinas como parafusos e porcas usa-se: a) ( ) pino cnico b) ( ) cavilha lisa c) ( ) cupilha d) ( ) n.r.a.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

86

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

5) A

Analise os desenhos abaixo: B C

As colunas acima representam: a) ( ) A processos de remoo de rebites; B processo de rebitagem manual; C pinos e cavilhas. b) ( ) A processos de rebitagem mquina; B processo de remoo dos rebites; C pinos e cavilhas. c) ( ) A processos de rebitagem manual; B pinos e cavilhas; C processo de remoo de rebites. d) ( ) A processos de rebitagem manual; B processo de remoo de rebites; C pinos e cavilhas.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

87

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Parafusos, porcas e arruelas 1) O que passo de um parafuso?

2) 3)

O parafuso um elemento de fixao que une peas de modo: a) ( ) pemanente b) ( ) temporrio c) ( ) articulado d) ( ) provisrio Nomeie os parafusos abaixo:

4)

Os parafuso Allen so feitos de: a) ( ) alumnio b) ( ) ao temperado c) ( ) ao d) ( ) lato Onde so usados os parafusos com rosca soberba?

5)

6) A funo da porca : a) ( ) Fixar e no transmitir movimentos. b) ( ) Fixar e tambm transmitir movimentos. 7) As porcas podem ter diversos perfis externos, cite trs: ________________________________________________________________
____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

88

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

8) Marque V para verdadeiro e F para falso - As porcas para transmisso de movimentos podem ter roscas com perfil: a) ( ) quadrado; b) ( ) triangular; c) ( ) trapezoidal; d) ( ) redondo. 9) a) ( b) ( c) ( d) ( A porca usada para aperto manual a: ) porca redonda; ) porca borboleta; ) porca de trava; ) porca rebitada.

10) Quando queremos evitar afrouxamento de um parafuso ou de uma porca usamos: a) ( ) chaveta; b) ( ) pino; c) ( ) arruela; 11) Para melhorar o aspecto do conjunto e distribuir igualmente o aperto, usamos o seguinte tipo de arruela: a) ( ) lisa; b) ( ) cnica; c) ( ) perfilada. 12) As arruelas de presso so elementos de trava muito utilizados nos casos em que exigem: a) ( ) Pequenos esforos e grandes vibraes. b) ( ) Grandes esforos e pequenas vibraes. c) ( ) Grandes esforos e grandes vibraes. 13) A arruela que oferece maior segurana contra o afrouxamento de um parafuso : a) ( ) arruela de travamento com orelha; b) ( ) arruela lisa; c) ( ) arruela ondulada. 14) a) ( b) ( c) ( As arruelas para perfilados so utilizadas no seguinte caso: ) Equipamento com acabamento externo de chapa fina. ) Montagem com cantoneiras e perfis em ngulos. ) Equipamento sujeito a grandes vibraes e variaes de temperatura.

15) Qual a representao que mostra a fixao de duas chapas por parafuso, porca e arruela.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

89

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Roscas 1) Qual o sistema de rosca mais usado no Brasil? a) ( ) rosca ABNT b) ( ) rosca whitworth c) ( ) rosca americana d) ( ) rosca mtrica

2) Complete o quadro abaixo com os desenhos dos filetes, o nome dos perfis da rosca ou exemplos de aplicao, conforme os espaos em branco da tabela.

3) 4)

Em fusos de mquinas usam-se rosca com filetes de perfil: a) ( ) trapezoidal b) ( ) dente de serra c) ( ) mista d) ( ) triangular Quanto ao sentido as roscas podem ser: a) ( ) plana ou inclinada b) ( ) reta ou vertical c) ( ) direita ou esquerda d) ( ) interna ou externa

5) Calcular o dimetro menor de um parafuso para uma rosca de dimetro externo de 10mm e passo de 1,5mm.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

90

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

6)

Nomeie as partes do parafuso e porca abaixo: P= = d= d1 = D= D1 = h= f= c=

7) Calcular o dimetro efetivo de um parafuso com rosca mtrica normal, cujo dimetro de 12mm e o passo de 1,75mm.

8) Calcule o dimetro menor de uma rosca mtrica normal, a saber: dimetro externo: 6 mm e passo: 1 mm

9) Calcule o dimetro mdio de um parafuso com rosca mtrica normal, a saber: dimetro externo: 8 mm e passo: 1,25 mm

10) Calcule a folga (f) de uma rosca mtrica normal de um parafuso cujo dimetro maior (d) de 10 mm e o passo (p) de 1,5 mm.

11) Calcular o dimetro maior de uma porca com rosca mtrica normal cujo dimetro maior do parafuso de 16 mm e o passo de 2 mm.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

91

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

12) Calcule o dimetro menor de uma porca com rosca mtrica normal cujo dimetro maior do parafuso de 18 mm e o passo de 2,5 mm.

13) Calcule a altura do filete de um parafuso com rosca mtrica normal com dimetro maior de 20 mm e o passo de 2,5 mm.

14) Calcule o dimetro menor de um parafuso (d1), sabendo que o dimetro maior de 12 mm e o passo de 1 mm.

15) Calcular dimetro de uma broca para abrir o furo a ser roscado com rosca mtrica, sabendo que o dimetro maior do parafuso de 8mm e o passo de 1 mm.

16) Calcule o passo em mm de um parafuso com rosca whitworth, sabendo-se que a rosca tem 18 fios por polegada.

17) Calcule a altura de filete (he) de uma rosca whitworth, sabendo que a rosca tem 20 filetes por polegada.

18) Calcule o raio de arredondamento da raiz do filete do parafuso de uma rosca whitworth com 12 fios por polegada.

19) Calcule o dimetro menor do parafuso com rosca whitworth, cujo dimetro de 1/4" (6,35 mm) e que tem 26 fios por polegada.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

92

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

20) Calcule o dimetro efetivo de parafuso (dimetro mdio) com rosca whitworth, cujo dimetro externo de 1" (25,4 mm) e que tem 8 fios por polegada.

Anis elsticos e chavetas 1) a) ( b) ( c) ( d) ( A principal funo do anel elstico : ) Aumentar movimento axial. ) Evitar deslocamentos axiais. ) Ajudar as fixaes. ) Evitar deslocamentos transversais.

2) Para fabricar um anel elstico usa-se o seguinte tipo de ao: a) ( ) carbono; b) ( ) mola; c) ( ) 1010-1020; d) ( ) cromo-vandio. 3) a) ( b) ( c) ( d) ( Para a escolha correta de anis elsticos, deve-se levar em conta: ) Pouca variedade de anis. ) Padronizao de algumas medidas. ) Tabelas de padronizao com todas as medidas. ) Fbricas que determinam as medidas.

4) Para o uso correto dos anis elsticos, a ferramenta adequada : a) ( ) chave de fenda; b) ( ) chave cachimbo; c) ( ) alicate especial; d) ( ) alicate universal. 5) a) ( b) ( c) ( d) ( A funo da chaveta : ) ligar dois elementos mecnicos; ) fixar com parafuso; ) a mesma da arruela; ) deslizar no eixo.

6) A chaveta que no precisa de rasgo no eixo : a) ( ) paralela; b) ( ) tangencial; c) ( ) longitudinal; d) ( ) meia-cana. 7) Quando o elemento de mquina faz movimento rotativo e retilneo alternativo, deve-se usar a chaveta: a) ( ) plana; b) ( ) tangencial; c) ( ) transversal; d) ( ) woodruff. 8) As chavetas colocadas na extenso do eixo so: a) ( ) longitudinais; b) ( ) transversais duplas; c) ( ) verticais; d) ( ) transversais 9) A chaveta sem inclinao em que o ajuste feito nas faces laterais denomina-se: a) ( ) cunha; b) ( ) meia-cana; c) ( ) paralela; d) ( ) plana.
____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

93

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

10) a) ( b) ( c) ( d) (

Para escolher o ajuste da chaveta, deve-se levar em conta, principalmente: ) o formato da chaveta; ) as caractersticas do trabalho; ) o material da chaveta; ) o material do eixo.

11) Qual a representao correta que mostra o eixo com chaveta meia-lua.

Elementos elsticos 1) As molas podem ser confeccionadas com os seguintes materiais: ( ) ao, madeira, acrlico; ( ) ao, madeira, borracha; ( ) ao, madeira, cobre; 2) As molas de lminas (feixe de molas) so usadas em: ( ) relgios; ( ) automveis; ( ) estofamentos. 3) Os materiais para se confeccionar molas devem apresentar alto limite de : ( ) rigidez; ( ) elasticidade; ( ) densidade. 4) As principais solicitaes mecnicas das molas so: ( ) compresso, trao, presso; ( ) flexo, toro, compresso; ( ) flexo, toro, reteno. Eixos e rvores 1) a) ( b) ( c) ( d) ( O eixo que transmite movimento ou energia e suporta esforos chama-se: ) rvore ou espiga; ) eixo vazado ou rvore; ) eixo-rvore ou rvore; ) eixo ou espiga.

2) Os elementos de mquina so sustentados por: a) ( ) espigas; b) ( ) morsa; c) ( ) barras; d) ( ) eixos. 3) a) ( b) ( c) ( d) ( 4) a) ( b) ( c) ( d) ( Para usinar peas longas so usadas mquinas-ferramenta com: ) eixo-rvore vazado; ) eixo-rvore macio; ) eixo vazado; ) eixo macio. Os eixos podem ser: ) flexveis ou giratrios; ) imveis ou fixos; ) fixos ou giratrios; ) fixos ou oscilantes.
____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

94

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

5) a) ( b) ( c) ( d) (

Os eixos e rvores podem ser fabricados em: ) cobre, alumnio, lato, elstico; ) chumbo, alumnio, lato, ao; ) chumbo, ao, plstico, ferro; ) ao, cobre, alumnio, lato.

Polias e correias 1) a) ( b) ( c) ( d) ( 2) a) ( b) ( c) ( d) ( 3) a) ( b) ( c) ( d) ( 4) a) ( b) ( c) ( d) ( As polias e correias transmitem: ) impulso e fora; ) calor e vibrao; ) fora e atrito; ) fora e rotao. A transmisso por correias exige: ) fora de trao; ) fora de atrito; ) velocidade tangencial; ) velocidade. As correias mais comuns so: ) planas e trapezoidais; ) planas e paralelas; ) trapezoidais e paralelas; ) paralelas e prismticas. As correias podem ser feitas de: ) metal, couro, cermica; ) couro, borracha, madeira; ) borracha, couro, tecido; ) metal, couro, plstico.

5) A correia em V ou trapezoidal inteiria fabricada na forma de: a) ( ) quadrado; b) ( ) trapzio; c) ( ) losango; d) ( ) prisma. 6) Um motor que possui uma polia de 160mm de dimetro desenvolve 900rpm e move um eixo de transmisso cuja polia tem 300mm de dimetro. Calcule a rotao do eixo.

7) Uma polia tem 10cm de dimetro. Sabendo que a polia movida tem 30cm de dimetro e desenvolve 1200rpm, calcule o nmero de rpm que a polia movida desenvolve.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

95

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

8) Se a polia motora gira a 240rpm e tem 50cm de dimetro, qual ser o dimetro da polia movida se ela desenvolver uma rotao de 600rpm?

9) No sistema de transmisso por quatro polias representado abaixo, o eixo motor desenvolve 1000rpm. Os dimetros das polias medem: D1= 150mm,D2= 300mm, D3= 80mm e D4=400mm. Determine a rpm final do sistema.

Correntes 1) a) ( b) ( c) ( d) ( 2) a) ( b) ( c) ( d) ( 3) a) ( b) ( c) ( d) ( 4) a) ( b) ( c) ( d) ( 5) a) ( b) ( c) ( d) ( 6) a) ( b) ( c) ( d) ( As correntes tm a funo de transmitir: ) fora e rotao; ) rotao no sentido horrio; ) velocidade tangencial; ) rotao e atrito. Nas transmisses por correntes, as engrenagens e a corrente devem estar: ) em planos cruzados; ) em planos diferentes e paralelos; ) no mesmo plano; ) em planos cruzados e paralelos. As transmisses por correntes so indicadas para: ) grandes velocidades e pequenas foras; ) pequenas velocidades e grandes foras; ) grandes velocidades e grandes foras; ) fora e velocidade reduzida. As correntes podem ser fechadas por: ) rebitagem dos pinos; ) soldagem dos pinos; ) cupilhas ou travas elsticas; ) parafusos e arruelas. As correntes de bucha diferem das de rolos pela ausncia de: ) talas e eixos; ) talas e buchas; ) rolos e talas; ) rolos e parafusos. As correntes desmontveis so utilizadas em situaes de: ) pequenas velocidades e trabalho pesado; ) pequenas velocidades e trabalho leve; ) altas velocidades e trabalho pesado; ) mdia velocidade e trabalho normal.
____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

96

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

7) A corrente para transporte de carga a de: a) ( ) rolos; b) ( ) ao redondo; c) ( ) buchas; Cabos de ao

d) ( ) pinos.

1) Os cabos suportam o seguinte tipo de esforo: a) ( ) compresso; b) ( ) flexo; c) ( ) trao. 2) a) ( b) ( c) ( 3) a) ( b) ( c) ( 4) a) ( b) ( c) ( O cabo de ao constitui-se de: ) alma, perna, arame e arame central; ) alma, brao, arame e arame central; ) corpo, brao, arame e arame central. A alma dos cabos de ao pode ser de: ) ao ou alumnio; ) fibras artificiais ou alumnio; ) ao ou fibras artificiais. O tipo de toro dos cabos pode ser da seguinte forma: ) X ou paralelo; ) cruz ou paralelo; ) cruz ou perpendicular.

5) Medimos o cabo de ao com base na medida da circunferncia do: a) ( ) cabo; b) ( ) arame; c) ( ) enchimento. Engrenagens 1) Escreva o nome das engrenagens representadas abaixo:

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

97

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

2) As engrenagens ........................... servem para transmitir movimento entre eixos paralelos. (cnicas, cilndricas) 3) As engrenagens ...................... so usadas para eixos no coplanares. (helicoidais, cilndricas) 4) Observe a ilustrao da engrenagem e escreva V em frente (s) frase(s) verdadeira(s) e F em frente (s) frase(s) falsa(s).

a) ( ) A engrenagem representada cilndrica com dentes retos. b) ( ) O corpo da engrenagem representada tem a forma de disco. 5) Analise a representao cotada dos dentes de engrenagem a seguir e responda s questes.

a) Qual a medida do passo da engrenagem? ______________________________________________________ b) O que representa a cota 600? ______________________________________________________ c) Qual a medida da altura do dente? ______________________________________________________
____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

98

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

6)

Escreva as cotas pedidas:

a) dimetro externo: _____________________ b) dimetro primitivo: ____________________ c) dimetro interno: _____________________ d) largura: _____________________________ e) mdulo: ____________________________ f) nmero de dentes: ____________________ 7) Escreva as cotas pedidas:

a) ngulo externo: ______________________ b) ngulo primitivo: ______________________ c) ngulo interno:________________________ d) ngulo do cone complementar:___________ e) largura do dente: ______________________

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

99

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

8)

Analise o desenho e complete as frases:

a) O dimetro mximo da engrenagem __________________ b) A cota 60 refere-se ao ______________________________ c) O raio da superfcie cncava ________________________ 9) Analise com um X a representao de engrenagem onde a raiz do dente aparece representada.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

100

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

10) Analise o desenho do par de engrenagens e depois escreva V para as afirmaes verdadeiras e F para as afirmaes falsas. a) ( ) O engrenamento representado no desenho mostra duas engrenagens cnicas com dentes retos. b) ( ) A coroa e o pinho esto engrenados formando ngulo de 90. c) ( ) Parte da coroa no est representada no desenho porque est encoberta pelo pinho. 11) Analise o desenho tcnico e escreva as cotas pedidas nas linhas indicadas.

a) dimetro externo: __________________________________ b) dimetro primitivo:__________________________________ c) dimetro interno: ___________________________________ d) largura da engrenagem: _____________________________ e) mdulo: __________________________________________ f) nmero de dentes: __________________________________ 12) Calcular o mdulo normal (Mn), o dimetro primitivo (Dp) e o ngulo de inclinao da hlice () de uma engrenagem helicoidal, sabendo que o dimetro externo medido De1 = 206,54 mm e tem 56 dentes, o dimetro externo da engrenagem acoplada De2 = 125,26 mm e a distncia entre os centros d=160,4 mm.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

101

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

13) Calcular o mdulo frontal (Mf), o passo normal (Pn) e o passo circular (Pc) da engrenagem do exerccio anterior.

14) Calcular uma engrenagem helicoidal com 32 dentes, Mn = 3, ngulo de inclinao da hlice = 1930' e ngulo de presso = 20.

15) Calcular uma engrenagem helicoidal com 44 dentes, Mn = 3, ngulo de inclinao da hlice = 30 e ngulo de presso = 15.

Acoplamentos 1) a) ( b) ( c) ( d) ( 2) a) ( b) ( c) ( d) ( Os acoplamentos se classificam em: ) elsticos, mveis, rgidos; ) fixos, elsticos, mveis; ) permanentes, fixos, elsticos; ) rgidos, elsticos, permanentes. Os acoplamentos elsticos tm a funo de: ) acelerar a transmisso de movimentos; ) suavizar a transmisso de movimentos; ) reduzir a transmisso de movimentos; ) eliminar a transmisso de movimentos.

3) Para transmitir jogo longitudinal de eixos, usa-se o seguinte acoplamento: a) ( ) elstico; b) ( ) mvel; c) ( ) perflex; d) ( ) rgido. 4) Para manter eixos rigidamente conectados por meio de uma luva rasgada longitudinalmente e chaveta comum a ambos os eixos, usa-se o seguinte acoplamento: a) ( ) rgido por luvas parafusadas; b) ( ) de discos ou pratos; c) ( ) de dentes arqueados; d) ( ) junta universal de velocidade constante.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

102

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Elementos de vedao 1) Para impedir sada de fluido de ambientes fechados e a poluio desses ambientes, so usados elementos de: a) ( ) fixao; b) ( ) transmisso; c) ( ) apoio; d) ( ) vedao. 2) a) ( b) ( c) ( d) ( A vedao torna-se mais difcil quando: ) o ambiente estiver frio; ) a presso estiver baixa; ) o ambiente estiver com alta temperatura e alta presso; ) os fluidos estiverem em estado lquido.

3) Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. a) ( ) A vedao s impede a passagem de lquidos de um meio para outro. b) ( ) O material de um vedador deve ser compatvel com o produto a ser vedado. c) ( ) Juntas de borracha; anis de borracha; juntas de amianto e de teflon so exemplos de elementos de vedao. d) ( ) Em tampas de crter utilizam-se juntas de cortia como material de vedao. e) ( ) Juntas de papelo so vedadores que podem operar em ambientes de alta presso e temperatura. f) ( ) Os retentores tambm so conhecidos por vedadores de boca. 4) a) ( b) ( c) ( d) ( e) ( Juntas de papelo so empregadas nas: ) vedaes de fornos; ) vedaes de equipamentos de alta presso e temperatura; ) partes estticas de mquinas ou equipamentos; ) partes rotativas de mquinas; ) engrenagens cilndricas e mancais de deslizamento.

5) Um tipo de junta que pode ser usada na vedao de equipamento que opera sob altas presses e elevadas temperaturas a de: a) ( ) cortia; b) ( ) papelo; c) ( ) teflon; d) ( ) cobre; e) ( ) amianto. 6) a) ( b) ( c) ( d) ( e) ( A principal funo de um retentor : ) evitar a folga no eixo; ) melhorar as condies de rotao do eixo; ) impedir a lubrificao de um eixo; ) estabilizar a temperatura de trabalho e eliminar o atrito; ) reter leo, graxa e outros fluidos no interior da mquina.

7) Responda. a) Quais materiais podem ser utilizados para fabricar gaxetas?

b) Para que servem as gaxetas?

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

103

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

c) Qual a funo da pea conhecida pelo nome de sobreposta?

d) De que forma as gaxetas se apresentam no comrcio?

8) Complete: a) O selo mecnico um vedador de ...................... que utiliza princpios ........................... para reter fluidos. b) A vedao ................... feita num plano perpendicular ao eixo por meio do contato deslizante entre as faces altamente ...................... de duas peas, geralmente chamadas de sede e anel de selagem.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

104

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Apndice: Curiosidades
A histria dos rebites Os mais antigos utenslios feitos pelo homem foram encontrandos, em 1902, pelo pesquisador Richard Leaky em Koobi Fora, no Qunia (frica). Estes instrumentos datavam de cerca de 3 milhes de anos atrs. Antes de aprender a minerar e fundir metais, o homem utilizava materiais encontrados na natureza: a pederneira (pedra de isqueiro) e a obsidiana (pedra vulcnica) foram os primeiros materiais utilizados para a confeco de instrumentos de corte. Por volta de 6500 a.C. a habilidade de extrair metais como cobre, chumbo e ouro possibilitaram trabalhos a frio, cujo resultado foram facas mais afiadas e durveis para a caa. Estas facas j possuam espcies de cabos presos ao corpo cortante atravs de rebites feitos de cobre e chumbo, este o mais antigo registro que se tem notcia do uso de um rebite como conhecemos hoje. Uma pesquisa feita pelo Museu dos culos Gioconda Giannini, de So Paulo, informa que a primeira referncia histrica oriental sobre a existncia dos culos aparece nos textos do filsofo chins Confcio, 500 anos antes de Cristo. Durante sculos serviram apenas como acessrios aos nobres chineses ou eram usados apenas como objetos para discriminar as pessoas do povo e os portadores de doenas mentais. O conceito sobre o uso de lentes, porm, mudou na Roma dos Csares. O imperador Nero descobriu as lentes coloridas para proteger da luz do sol, por acaso, ao usar uma lmina de vidro verde sobre os olhos numa apresentao nas arenas romanas. A ptica s apareceria por volta do sculo IX da era crist. O primeiro par de ferros com aros grandes, unidos por rebite, foi descoberto na Alemanha em 1270. As primeiras peas eram pesadas e desconfortveis. No sculo 15, os pince-nez, sem haste e ajustvel na ponta do nariz, e os lornhons, com haste lateral para ficar seguro sobre os olhos, eram moda. Os modelos com hastes fixas sobre as orelhas foram criados no sculo XVII, mas no abalaram a fama do pince-nez e do lornhon, modelos usados at a dcada de 20, quando foram substitudos pelo estilo numont com aros superiores ou inferiores, finos e leves. H ainda a histria da construo do primeiro edifcio de estrutura metlica do Brasil, um exemplo de pioneirismo e arrojo tecnolgico. Foram usados mastros, tirfors, alavancas e cordas. 0 equipamento mais evoludo foi o compressor de ar comprimido e os marteletes de rebitagem (toda a estrutura foi montada com rebites, alis como rebitados foram as composies das vigas, colunas e demais elementos estruturais na fabricao).

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

105

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

A Torre Eiffel, localizada em Paris, o monumento mais visitado do mundo, recebendo cerca de seis milhes de turistas por ano. Apelidada carinhosamente de Dama de Ferro pelo povo francs, a torre de 324 metros de altura (de entre os quais cinco foram adicionados no final de 2000, graas a uma nova antena de rdio) pesa 10.100 toneladas distribudas em trs andares. O monumento, construdo por Gustave Eiffel, foi inaugurado em 31 de maro de 1889 como a principal atrao da Exposio Universal de Paris. Nessa poca, era considerada a mais alta construo do mundo e sustentava no topo uma bandeira francesa de doze metros. A Torre Eiffel, em Paris, tem 2,5 milhes de rebites.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

106

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Tabela com especificaes

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

107

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

A Histria do Parafuso Apesar do parafuso rosqueado datar do sculo XV, o parafuso norosqueado bem mais antigo. Documentos mostram que parafusos norosqueados serviram na poca romana como pivs para portas e como cunha (uma barra com um furo no qual uma cunha era colocada para que o parafuso no fosse movido). Os romanos parecem ter sido tambm os primeiros a desenvolver o prego para madeira, feitos de bronze e at prata. Sua rosca era afilada a mo ou consistia de um fio enrolado em volta de uma haste e soldado. Aparentemente esta inveno desapareceu com o Imprio Romano, j que o primeiro documento impresso de parafusos consta num livro do comeo do sculo XV. Mais tarde, no mesmo sculo , Johann Gutenberg incluiu parafusos entre os fixadores na sua impressora. A tempo os relojoeiros tambm dependiam de parafusos. Os cadernos de Leonardo da Vinci, do sculo XV e comeo do XVI, incluem vrios desenhos de mquinas cortadoras de parafusos mas a primeira mquina real para este propsito foi inventada em 1568 por Jacques Besson, um matemtico Francs. Pelos fins do sculo XVII, parafusos j eram componentes comuns nas armas de fogo. Com estes progressos, o parafuso sem rosca e o conceito de rosca estavam mo, mas a porca viria mais tarde, assim como a idia de colocar rosca e a porca no parafuso. A primeira referncia impressa de porca rosqueada apareceu no fim do sculo XVI e comeo do sculo XVII. Como os primeiros parafusos, as primeiras porcas eram feitas mo, sendo extremamente grosseiras. Aparentemente no incio do sculo XVII porcas eram colocadas nos parafusos da poca, que tinham lados retos e uma ponta cega. Um livro de 1611 menciona em ingls "a porca para um parafuso". Mas para a rosca da porca combinar com a do parafuso era uma questo de sorte, quando dava certo a porca e o parafuso eram deixados juntos at serem instalados numa mquina ou numa construo. Pode-se supor que foi s com a Revoluo industrial que as porcas e parafusos tornaram-se comuns entre os fixadores. Se numa poca to abrangente pode ter havido "um incio", este foi com a inveno da mquina a vapor em 1765 por James Watt. Ficou claro aos fabricantes de mquinas na poca que fixadores rosqueados eram cruciais para um eficiente desempenho mecnico, para fcil montagem e para assegurar operaes de responsabilidade. Vrias invenes bem conhecidas da poca dependiam extensivamente de fixadores rosqueados. Entre eles estava a maquina de tecer de James Hargreaves e o descaroador de algodo de Eli Whitney. Foi Whitney que mostrou em 1801 o caminho para o prximo conceito fundamental: a intercambialidade das partes. Naquele ano, ele se apresentou a um grupo de oficiais em Washigton que inclua o presidente e o vice Jefferson. Ele empilhou vrias partes idnticas que constituam uma mosqueta e pegando uma pea de cada pilha, montou rapidamente em mosqueta completa. A idia foi to bem aceita que logo foi fator importante do sucesso de vrias outras invenes, entre elas a pistola de mo de Samuel Colt, o martelo hidrulico de James Nasmith e a mquina de costura de Elias House. Um problema que persistia at o sculo XIX era a falta de uniformidade do rosqueamento de porcas e parafusos. At o fim do sculo XVIII a tcnica padro para formas de roscas largas era a colocao de uma matriz ou de um instrumento de corte contra um parafuso quente sem rosca.
____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

108

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Roscas menores eram cortadas por um torno mais primitivo. Geralmente o instrumento cortante tinha que ser mantido contra o "blank" pelo operador, o que significava ser virtualmente impossvel obter roscas uniformes. Por volta de 1800 o torno mecnico foi aperfeioado com deslizadores e com conjunto de engrenagens de tal forma que a rosca do parafuso de chumbo podia ser reproduzida com boa acuridade, mas ainda no havia um sistema para adequar o nmero de fios de rosca com dimetro do parafuso. Nesta poca Nasmyth declarava: "Todos os parafusos e suas porcas correspondentes precisam ser marcadas como pertencentes em ao outro. Qualquer mistura traz grandes complicaes e despesas, como tambm ineficincia e confuso especialmente quando partes de uma mquina complexa precisam ser desmontadas para conserto". O homem que alterou esta situao foi o inventor ingls Henry Maudeslay. Em 1800, ele construiu o primeiro equipamento que possibilitava o operador fazer parafusos com qualquer passo* e dimetro. *(passo a distncia da crista de um fio de rosca at a crista do prximo fio). O maior dimetro medido da crista de um fio de rosca at a correspondente crista do lado oposto do parafuso. O menor dimetro medido desde o vale entre duas roscas at o correspondente vale do lado oposto. Seu contemporneo Charles Holtzapffel escreveu no seu trabalho de cinco volumes sobre Manipulao Mecnica entre 1980 e 1810 Maudslay "efetuou uma mudana quase total do antigo e imperfeito sistema de produzir parafusos para um modo moderno exato e cientfico, agora generalizado entre os engenheiros". O equipamento de corte de parafusos serviu por vrios anos como mtodo principal na produo de fixadores rosqueados. Hoje a tcnica padro a de rolar roscas, mantendo as matrizes rosqueadas contra o parafuso ainda sem rosca ("blank") e gira-lo. A principal diferena que o torno corta a rosca, removendo o material do "blank", enquanto as matrizes rolantes formatam a superfcie do "blank" sem perda de material. Por volta da metade do sculo XIV, Willian Ward, de Fort Chester (NY), desenvolveu as mquinas para o forjamento a quente de porcas e parafusos. Neste processo a matria prima aquecida at uns 870C, dependendo do material, e alimentada as matrizes de forma. Mais tarde Ward desenvolveu as mquinas para realizar o mesmo servio a frio. O processo bastante semelhante, com a exceo de que o ao no aquecido. As matrizes precisam ser fortes e a mquina que os sustenta deve ser capaz de exercer foras poderosas. Um produto formado a frio pode ser feito com tolerncias dimensionais menores do que a quente e mais forte. Forjamento a frio atualmente o mtodo bsico para a produo em massa de porcas e parafusos. No fim do sculo XIX a produo em massa de fixadores foi gradualmente convertida da usinagem da matria prima para o forjamento contnuo a frio de rolos de ao. Um tarugo transferido atravs de uma srie de matrizes e emerge como parafuso "blank" no qual a rosca rolada para terminar a operao. O forjamento contnuo a frio o processo pelo qual a maioria das porcas e parafusos so feitos hoje.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

109

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

A capacidade de fazer roscas uniformes no foi suficiente para garantir a uniformidade, visto que cada fabricante preferia ter seu prprio padro. Era necessrio definir padres nacionais e internacionais. Na Inglaterra o prprio passo significativo neste sentido ocorreu em 1841, quando Joseph Whitworth apresentou ao Instituto dos engenheiros civis seu trabalho "Um sistema uniforme de roscas de parafusos". Whitworth props que para parafusos de certas dimenses as roscas deveriam ser iguais em passo, profundidade e forma. Ele recomendou um ngulo de 55 graus entre um lado do fio de rosca e outro. O nmero de fios por polegada deveria ser especificado para cada dimetro de parafuso. A rosca devia ser arredondada na crista e no vale em 1/6 de profundidade. Em 1881 o sistema de Whitworth j tinha sido adotado como padro britnico. Nos EUA o movimento para padronizao comeou em 1864. William Sellers, um montador de ferramentas de mquinas na Filadlfia, persuadiu o Instituto Franklin daquela cidade a reunir um comit que procuraria estabelecer padres nacionais. Sellers tinha vrias objees ao sistema de Whitworth. Dizendo que o ngulo de corte de 55 graus era difcil de aferir, argumentava que 60 graus era o ideal e que resultaria em roscas mais resistentes. Ele tambm achava que o padro de arredondamento da rosca de Whitworth resultava num encaixe incerto entre parafuso e porca resultando roscas mais frgeis, ele props roscas com cristas e vales planos. O Instituto Franklin acabou por adotar o sistema Sellers recomendando-o como padro nacional onde roscas de parafusos devem ser feitos de lados planos com ngulo entre eles de 60 graus, tendo uma superfcie plana no topo e no fundo igual a 1/8 do passo. Pelo fim do sculo o sistema de Sellers j era padro para os EUA e boa parte da Europa. A incompatibilidade dos sistemas Whitworth e Sellres trouxe dificuldades nas 1 e 2 Guerras mundiais, quando as foras armadas americanas e britnicas precisavam de peas intercambiveis. Desde 1918 e continuando at 1948, os dois pases os dois pases estudaram as formas para reconciliar os sistemas. Numa conferencia em Washington em 1948, os EUA, Canad e Gr-Bretanha adotaram o sistema unificado que incorpora aspectos do sistema Whitworth e Sellers. O papel principal na padronizao das roscas de parafusos em polegada foi do Instituto Industrial de Fixadores, constitudo pelos maiores produtores de fixadores da Amrica do Norte. No mesmo ano a Organizao Internacional para a Padronizao (ISO) iniciou um trabalho para estabelecer um sistema padro de rosca de parafuso que pudesse ser aplicado mundialmente. Quando o trabalho terminou em 1964 e foi adotado numa conferncia internacional em Nova Deli, consistia em dois sistemas: O sistema ISO polegada (ISO Inch Screw Thread System) o mesmo que sistema unificado e o sistema ISO mtrico (ISO Metric Screw Thread System), que era uma nova frmula para substituir os diversos sistemas mtricos nacionais. Com base no argumento de que os fixadores feitos de acordo com o sistema mtrico eram inferiores aos feitos de acordo com a norma ISO polegada, o Instituto de Fixadores Industriais recomendou em 1970 que um sistema mtrico mais aperfeioado fosse desenvolvido. Em 1971 o grupo props o Sistema Mtrico timo (Optimum Metric Fastener System). Entre outras coisas, o plano previa um perfil baseado no formato que tornou-se padro para fixadores aeroespaciais e fixadores com melhor resistncia fadiga. A proposta levou a um
____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

110

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

sistema similar que agora o padro mtrico internacional:o sistema ANSI/ISO (ANSI: American National Standards Institute). Vrias outras organizaes se preocupam com padres de fixadores, freqentemente especificando quais so os fixadores padronizados mais apropriados para uma determinada indstria. Nos EUA essas organizaes incluem a American Society for Testing and Materials (ASTM), a American National Standards Institute (ANSI), a Society of Automotive Engeneers e outros. Tomados em conjunto, suas atividades incluem por volta de 8000 padres para fixadores, que cobrem assuntos como: material, configurao, dimenses, tolerncias e caractersticas mecnicas. Se forem includos os fixadores especiais, os diversos acabamentos e revestimentos superficiais junto de todas as combinaes de dimetros e comprimentos, o total de itens na rea de fixadores supera os dois milhes. Fonte de pesquisa: ITF: Instituto Tecnolgico de Fixao Tabela tipos de parafuso

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

111

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

112

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

113

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

114

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

115

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

116

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

117

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

118

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

119

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Chavetas

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

120

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Caractersticas das molas Mola de compresso

Mola de trao

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

121

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Mola cnica de seo circular

Mola cnica de seo retangular

Mola helicoidal de toro

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

122

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

123

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Historia do cabo de ao Os cabos assim como outras invenes, j eram conhecidas em tempos remotos, nas escavaes feitas em Nnive, foram encontrados arames de ouro que por suas formas presume-se tratar de cordes. Nas escavaes de Pompia, foi encontrado um cabo de Bronze de 4,5 metros de comprimento, composto de trs cordes de 19 fios. Na ndia e China, foram utilizados cabos primitivos de fibras vegetais, para cruzar rios, menciona-se ainda que 1500 anos a.C. os chineses j utilizavam cordes de arame. No ano de 1500 Leonardo da Vinci, mencionou um monta-cargas de cabos de arames de ferro. Os arames pela primeira vez foram recozidos, com o objetivo de diminuir a dureza e trabalhar melhor a frio. J no ano de 1644, os cabos so utilizados para levantamento de cargas nas construes de fortalezas. Em 1818 na Alemanha, foram empregados cabos para levantar grandes cargas em trabalhos de minerao, doze anos depois na Inglaterra, iniciava-se a fabricao de cabos de arames para explorao de minrios. Nessa poca comea a evoluo rpida dos cabos de arame. Na Alemanha foi utilizado com xito em um poo de mina, um cabo com 18 mm de dimetro, 600 metros de comprimento, composto por 3 cordes de 4 arames, de 4,5 mm de dimetro, e com resistncia de 40 Kgf/mm2. J em 1840 aparecem os cabos de 6 cordes (pernas) com alma txtil e tambm com tores definidas. Em 1854 o ingls James Horsfall, fabricou arames patenteados. O processo consiste em passar os arames em um forno de alta temperatura (1050 C aproximadamente) e esfriar rapidamente em banho de chumbo fundido (480 C aproximadamente). Este processo deu origem a uma estrutura cristalina especial, que permitiu trefilar-se bitolas finas, obtendo-se excelentes caractersticas de resistncia e flexibilidade. A forma primitiva de fabricao dos cabos em instalaes de cablear a mo, impedia o seu rpido aperfeioamento, em 1860 na Alemanha aparecia a primeira cableadora mecnica, mas s em 1880 essas mquinas apareciam no mercado e a indstria de cabos iniciava sua fase de crescimento. A partir da, utiliza-se cada vez mais arames de ao com resistncia de 80, 120, e 200 Kgf/mm2, podendo-se hoje produzir arames com at 300 Kgf/mm2 que so utilizados nas indstrias aeronuticas e de instrumentos musicais. Com a melhoria da qualidade dos arames, aumentou-se tambm a segurana dos cabos. Uma das primeiras instalaes de grande porte com cabos de ao para transporte de pessoas o conhecido BONDINHO DO PO DE ACAR da cidade do Rio de Janeiro, construdo em 1913 e em funcionamento at hoje (sem acidentes). Mediante a utilizao de cabos de ao, consegue-se instalaes de pouco espao com possibilidades de levantar grandes cargas de forma econmica.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

124

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Engrenagem na antiquidade O Mecanismo de Anticitera Kentaro Mori Este texto foi publicado na revista 'Mistrio' n.2 Por que os gregos antigos no desenvolveram uma revoluo industrial? Este um dos mais intrigantes enigmas da Histria, uma vez que sabemos que eles alcanaram altos graus de sofisticao em cincias como a matemtica e a astronomia. Um dos exemplos mais citados do avano da cincia grega antiga a estimativa da circunferncia da Terra por Erasttenes em torno de 200 AC. Aliando a engenhosa medida de sombras com conhecimentos matemticos, seu erro foi de apenas algumas centenas de quilmetros. Uma das teorias que explicaria a falha dos gregos antigos sugere que embora houvesse grandes gnios eles no existiam em nmero suficiente para sustentar uma revoluo cientfica e tecnolgica. Ou talvez eles no fossem desejosos de aplicar suas grandes abstraes no mundo real, quem sabe por um desprezo ao trabalho manual em uma sociedade escravagista com ampla mode-obra. A teoria pareceria razovel, no fosse pela descoberta no incio do sculo XX do mais complexo instrumento tecnolgico da Antigidade conhecido at hoje: o mecanismo de Anticitera. Este artefato isolado, como uma espcie de pedra de Rosetta da cincia e tecnologia, permite que tenhamos acesso a toda uma histria que no pensvamos que realmente existia. Arqueologia Subaqutica A descoberta do notvel mecanismo comea em 1900. O mergulhador Elias Stadiatos teve uma surpresa e tanto: a uma profundidade de pouco mais de 40 metros no mar prximo da pequena ilha grega de Anticitera, ele viu o que descreveu aterrorizado ao seu capito como um monte de mulheres nuas e mortas. O que Stadiatos tinha visto devia ser na verdade esttuas de bronze, apenas parte do magnfico tesouro que permanecera perdido por quase dois mil anos quando um navio mercante grego afundara nas guas da regio. O mais valioso artefato recuperado deste carregamento passou inicialmente despercebido. Quando retirado das guas, seria algo como uma caixa de madeira carcomida, do tamanho aproximado de uma caixa de sapatos. Devido s condies precrias, o objeto logo se desfez em pedaos, mas por outro lado isto permitiu que percebessem algumas engrenagens agora expostas, e o artefato passou a ser conhecido como o mecanismo de Anticitera.
____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

125

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

As inscries em grego permitiram dat-lo de forma aproximada, e tal datao coincide com a dos outros objetos encontrados nos destroos do navio. O mecanismo de Anticitera foi construdo e afundou nas guas do Mediterrneo por volta do sculo I A.C. Pensou-se que seria um astrolbio (antigo instrumento astronmico, hoje em dia obsoleto, que teve muita importncia na astronomia, principalmente na astronomia nutica, quando os astros visveis no cu constituam o principal referencial dos primeiros grandes navegadores), contudo havia os que argumentavam com razo que as inscries eram complicadas demais para um mecanismo assim. Ao mesmo tempo, havia os que diziam que os gregos do sculo I AC no podiam construir nem mesmo um astrolbio. Passariam-se mais cinco dcadas at que o trabalho de restaurao do mecanismo de Anticitera chegasse a um ponto em que poderia receber maior ateno, o que foi feito de forma quase herica pelo fsico e historiador de cincia Derek de Solla Price. Estudos pioneiros Em 1951 Derek Price foi ao Museu Nacional em Atenas analisar por si mesmo o mecanismo. Ele estava familiar com a construo de astrolbios medievais, e uma longa jornada de pesquisas comearia. Em sua primeira publicao sobre o tema em 1955, Price situa o mecanismo de Anticitera como precursor de todos relgios mecnicos. Logo depois, em um fascinante artigo na revista Scientific American de junho de 1959, ele chama a ateno do mundo cientfico a diversos aspectos do mecanismo, apontando que devia ser um computador astronmico a partir das inscries com referncias ao zodaco, corpos celestes e aos meses do ano. Estes mostradores so singulares por apresentar claras marcaes peridicas, e se inferirmos a existncia de ponteiros mveis, isto estabelece o mecanismo de Anticitera como o mais antigo instrumento cientificamente graduado que conhecemos. Todas as mais de trinta engrenagens componentes do mecanismo original aparentam ter sido cortadas da mesma chapa de bronze com uma pequena quantidade de lato, com dentes simples compostos de tringulos com ngulo de 60 graus em todas e, portanto, intercambiveis. A partir das engrenagens, Price conjeturou que o giro de uma engrenagem motriz agora perdida movimentava todas as outras levando ponteiros a indicar o movimento de corpos celestes ao longo do tempo. O mecanismo seria assim uma espcie de simulador capaz de indicar posies celestes em qualquer data, bastando girar uma manivela para frente ou para trs. Este giro poderia ser mesmo automatizado, representando o cu junto com um relgio de gua.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

126

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

A hiptese era to ousada que se chegou a propor que o artefato teria adentrado no meio dos destroos do navio em um perodo medieval. De fato, por tudo que sabemos, o mecanismo de Anticitera est mais de mil anos frente de seu tempo. Mecanismos conhecidos com grau de sofisticao similares s viriam a surgir depois do sculo XIII ou ainda depois. Mas novamente, uma srie de evidncias indica com segurana que ele data do sculo I AC. A hiptese sem dvida extraordinria, mas acompanhada de uma srie de evidncias extraordinrias. A Decodificao de Price Mais de vinte anos depois de iniciar seu trabalho, tendo por base fotografias recentes de raios-X e raios gama do objeto, Price publicaria seu trabalho final sobre o mecanismo. Em Gears from the Greeks (1974) ele atinge a meta de decodific-lo, propondo como funcionava originalmente. Segundo a reconstruo conjetural de Price, o mecanismo de Anticitera era um arranjo de engrenagens criadas e dispostas para indicar as posies do Sol e da Lua de acordo com o calendrio. A reconstruo revela aspectos incrveis. No lado cientfico, construir o mecanismo de Anticitera envolveu trabalhar a partir de uma srie de tabelas astronmicas com preciso admirvel para povos que observavam o cu sem telescpios, tabelas essas que os gregos devem ter herdado dos babilnios. Observando tais tabelas, os ciclos astronmicos se fazem mais claros. O mecanismo de Anticitera incorporaria a razo astronmica de 254/19, o que uma aproximao excelente do valor real, irracional, com erro aproximado de apenas uma parte em 86.000. Vrias explicaes podem ser imaginadas para que os gregos antigos tenham chegado a tal valor, mas a mais econmica sem recorrer a seres extraterrestres ou descendentes da Atlntida sugere que ao observar e mesmo compilar tabelas astronmicas eles possam ter percebido o ciclo de 19 anos de equincios, solstcios e fases da Lua. Dezenove anos equivalem a aproximadamente 235 ciclos de fases da Lua, que por sua vez equivalem a 235+19=254 revolues da Lua em relao s estrelas, sendo a adio derivada do fato de que h uma revoluo a mais por ano enquanto a Lua gira conosco ao redor do Sol.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

127

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Aplicar a razo de 254/19 com engrenagens no tarefa fcil, e aqui entra o notvel aspecto tecnolgico do mecanismo. Com engrenagens simples de eixo fixo, por mais complexos os arranjos que possamos criar, ficamos limitados a multiplicaes e divises de nmeros. Para efetuar adio ou subtrao em nosso pequeno computador mecnico, precisamos de um enorme avano tecnolgico: a engrenagem diferencial. O uso moderno mais cotidiano da engrenagem diferencial nos automveis, onde ela permite que as rodas de cada lado do carro girem a velocidades diferentes, com uma distribuio proporcional da trao do eixo. Um diferencial , basicamente, uma engrenagem de eixo mvel capaz de girar livremente entre duas outras. O movimento do eixo mvel equivalente metade do movimento somado das duas engrenagens em questo. Esta engrenagem diferencial teria sido inventada pelo ingls James Starley, em 1877. Segundo Price, o mecanismo de Anticitera incorpora de forma engenhosa uma engrenagem diferencial, e este seu aspecto tecnolgico mais notvel. H relatos lendrios chineses falando sobre uma carruagem apontando ao Sul usada em batalhas em 1000 AC ou mesmo antes. Seria um dispositivo de navegao que movido com cuidado, sempre apontava ao Sul a partir do movimento diferenciado de suas duas rodas. Tal carruagem incorporaria um diferencial, contudo evidncias diretas de tal mecanismo datam apenas de 300 DC em diante. Desta forma, o diferencial do mecanismo de Anticitera tambm o mais antigo diferencial conhecido de forma segura. Tanto cientfica quanto tecnologicamente, o mecanismo de Anticitera se revela fantstico e singular. Especulao Como devemos entender a singularidade mpar deste mecanismo aparentemente mil anos frente de seu tempo? Price j sugerira que ele o progenitor venervel de toda nossa pletora presente de instrumentos cientficos. No Renascimento os fabricantes de instrumentos cientficos evoluram dos relojoeiros, e a tradio de relojoaria advm de uma tradio de construo de modelos astronmicos mecnicos sendo o mecanismo de Anticitera o mais antigo exemplo. De alguma forma o conhecimento sobre esta linhagem importante de modelos mecnicos foi tragicamente perdido, mas os frutos da tradio em si mantiveram uma continuidade da Grcia Antiga ao mundo moderno, sendo os rabes uma ponte crucial.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

128

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

A especulao maior quanto ao uso do mecanismo simulador dos movimentos celestes. Seria um uso mais utilitrio, quem sabe um auxlio na educao de jovens sobre astronomia ou seria mais um brinquedo de demonstrao ou decorao em grandes monumentos ou para entreter os mais abastados? O professor Christopher Zeeman faz sugestes curiosas sobre o mecanismo de Anticitera. Segundo ele, primeiro os astrnomos babilnicos observaram os movimentos celestes como vistos da Terra. Depois, os matemticos gregos criaram notaes e clculos para descrever tais movimentos. Vieram ento os engenheiros gregos, que criaram modelos mecnicos para reproduzir esses movimentos, sendo o mecanismo de Anticitera um exemplo. Com o auxlio de tais modelos, os estudantes aprenderam astronomia at culminar em Ptolomeu, que por volta de 150DC teria interpretado a mecnica celeste como uma reproduo literal desses mecanismos propondo esferas celestes girando ao redor da Terra. Os planetrios mecnicos podem ter influenciado o pensamento humano por mais de 1000 anos, e o que era um simples simulador do cu como visto da Terra teria dado a slida noo de que nosso planeta realmente estava no centro do Universo, e esferas celestes giravam ao seu redor movido por uma complexa engenharia oculta criada por Deus. O fato que a mera existncia do mecanismo de Anticitera torna plausvel toda uma srie de aparelhos descritos nos poucos manuscritos que restaram da Antigidade e que do contrrio pensaramos ser completamente fantasiosos. Seria realmente mera lenda que Arquimedes teria repelido uma frota de navios utilizando espelhos concntricos? Em Rodes, Filo de Bizncio encontrou e descreveu um polbolo, uma catapulta metralhadora capaz de atirar em srie sem necessidade de recarregamento constante, o que deve ter sido um aparelho consideravelmente complexo e se torna agora mais real que lendrio. De forma ilustrativa, podemos encontrar uma referncia crucial em relao ao mecanismo de Anticitera. Em 79 AC, o orador e poltico romano Marco Tlio Ccero foi tambm a Rodes, provvel cidade onde o mecanismo de Anticitera foi construdo, e descreveu em De natura deorum II: Suponha que um viajante leve a Ctia ou Bretanha o planetrio recentemente construdo por nosso amigo Posseidnio, que a cada revoluo reproduz os mesmo movimentos que tm lugar nos cus a cada dia e noite o Sol, a Lua e os cinco planetas. Ir qualquer nativo duvidar que este planetrio era o trabalho de um ser racional? A descrio de Ccero pareceria fantasia, mas agora indica a existncia muito plausvel de uma tradio de construo de planetrios em Rodes. Reavaliao e a persistncia do enigma Pouco antes de sua morte, Derek Price notou com tristeza que o mecanismo de Anticitera teria afundado duas vezes: a primeira h dois mil anos, e ento depois da publicao de seu trabalho final em 1975. O mundo acadmico deu pouca ateno ao tema, a despeito da importncia seminal do artefato evidenciada por ele. De forma irnica, felizmente estudos recentes e idias novas vm sendo propostas, mas ainda que sempre reconheam a relevncia do trabalho de Price, comeam justamente por reavali-lo.
____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

129

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

A reconstruo conjetural de Price no d funo para algumas engrenagens, e a estimativa de dentes para diversas peas feita para se ajustar pr-concepo de que o mecanismo representava os movimentos do Sol e da Lua, com um diferencial. Uma das maiores engrenagens do mecanismo no encontra muito uso. Alterando tais estimativas, possvel propor reconstrues capazes de exibir os movimentos do Sol, Lua e alguns outros planetas dos cinco conhecidos pelos gregos antigos. Especula-se que o planetrio descrito por Ccero, e criado por Posseidnio, poderia ser o prprio mecanismo de Anticitera. E, por fim, o prprio diferencial colocado em questo. Todos esses estudos dependem agora de novas radiografias do mecanismo com tecnologias de ltima gerao para seguirem adiante e quem sabe revisar de forma profunda o trabalho pioneiro de Derek Price. O mecanismo de Anticitera pode ter sido parte de um sistema maior, capaz de exibir os movimentos de todos corpos celestes. Sua funo pode ter sido mais astrolgica que astronmica o que no seria surpresa ou um grande dissabor para os cientistas, uma vez que as origens da astronomia esto inegavelmente nas supersties da astrologia. O que sabemos com razovel certeza que o mecanismo de Anticitera continua um artefato singular para a histria da cincia e tecnologia, com complexidade notvel em pelo menos trinta engrenagens dispostas de forma cuidadosa em uma pequena caixa, com mostradores graduados de forma comparvel a um relgio cientfico moderno. Em seu artigo para a Scientific American, Price termina escrevendo que um pouco assustador saber que pouco antes do declnio de sua grande civilizao os gregos antigos chegaram to perto de nossa era, no s em sua cincia, como em sua tecnologia. Isto no s permanece motivo de preocupao frente ao futuro de nossa civilizao, como ainda um verdadeiro enigma. Engrenagem no futuro Novo processo produz engrenagens e rodas dentadas mais leves e baratas Da redao 4/04/2005 (Site www.inovacaotecnologica.com.br) Dentes de metal e um corpo feito de plstico ou de alumnio poroso - esta poder ser a constituio bsica das engrenagens do futuro em um grande nmero de aplicaes na indstria e na mecnica em geral. Elas so mais leves, mais silenciosas e mais baratas de se fabricar do que as rodas dentadas atuais, feitas inteiramente de ao. Embora faam parte da estrutura de praticamente todas as mquinas, a produo de rodas dentadas ainda hoje segue um processo demorado e caro: uma fresa deve desgastar um cilindro metlico, construindo os dentes um por um.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

130

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Agora engenheiros do Instituto Fraunhofer, Alemanha, desenvolveram uma nova gerao de rodas dentadas que utilizam os mesmos dentes metlicos - mais resistentes - montados sobre um corpo de plstico ou alumnio. Os dentes podem ser construdos de forma separada, em processos mais rpidos e eficientes e, a seguir, montados sobre a estrutura de sustentao. A idia no nova: h cerca de um sculo atrs, quando ainda no havia mquinas automatizadas, capazes de produzir engrenagens de corpo nico, com alta preciso, os engenheiros utilizavam um corpo de madeira, sobre o qual eram montados os dentes metlicos. O que os cientistas fizeram foi substituir a madeira por materiais muito mais resistentes. Outra possibilidade de estrutura de sustentao criada pelos engenheiros alemes consiste na montagem dos dentes sobre ao fabricado em bobinas. Os dentes so montados a intervalos regulares sobre a folha de ao. Como ela flexvel, aps montados os dentes, ela cortada e tem suas extremidades unidas; seu interior ento preenchido com plstico ou alumnio, dando a rigidez necessria pea. Em qualquer uma das alternativas, as rodas dentadas resultantes so mais simples de se fabricar e mais leves, podendo ser utilizadas mesmo em aplicaes como a indstria aeroespacial. Como o material de sustentao absorve vibraes, o funcionamento de equipamentos com as engrenagens fabricadas segundo o novo processo mais silencioso.

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

131

Elementos de Mquinas
____________________________________________________________

Referncias Bibliogrficas
Telecurso 2000. Catlogo tcnico: Acoplamentos Altamente elsticos Puma Catlogo cabo de ao IPH do Brasil Noes Bsicas de Elementos de Mquinas Companhia Siderrgica de Tubaro

Sites: www.gesipa.com.br www.thomastecnica.com.br www.3dcontentcentral.com www.trit.com.br www.fhixofix.com.br www.chavetas.com.br www.copec-rolamentosecorreias.com.br www.acotrans.com.br www.rexnord.com.br www.transmitec.com.br www.acrocabo.com.br www.cabodeaco.hpg.com.br www.iphdobrasil.com.br http://carros.hsw.uol.com.br/engrenagens.htm www.casadasengrenagens.com.br www.inovacaotecnologica.com.br www.acoplatec.com.br www.ameridrive.com.br www.funcke.com.br www.acoplamentosmetalflex.com.br www.flender.com.br www.ktr.com www.acoplamentos.com www.sabo.com.br www.liderbrasil.com.br www.inpacom.com.br www.soparafusos.com.br

____________________________________________________________ Curso Tcnico Mecnica

132

Potrebbero piacerti anche