Sei sulla pagina 1di 18

Aula

A EDUCAO ESCOLAR NO BRASIL REPUBLICANO: DA


REDEMOCRATIZAO EM 1945 AO FIM DA DITADURA MILITAR

META
Pretendo com esta aula apresentar a consolidao do sistema educacional brasileiro na ltima metade do sculo XX, ressaltando, de um lado, a continuidade de determinados processos histricos e, de outro lado, as inovaes que foram sendo incorporadas Escola brasileira.

OBJETIVOS
Ao final desta aula, o aluno dever: caracterizar as Leis de Diretrizes e Bases da Educao Brasileira que vigoraram na segunda metade do sculo XX; analisar a dialtica entre o pblico e o privado na Histria recente da Educao Brasileira; avaliar os efeitos das ingerncias externas no Sistema Brasileiro de Educao.

PR-REQUISITO
Para um bom aproveitamento nesta aula, voc precisa dos conhecimentos obtidos na aula anterior e de noes bsicas sobre a Histria do Brasil na segunda metade do sculo XX.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educao (LDB) define e regulariza o sistema de educao brasileiro com base nos princpios presentes na Constituio (Fonte: http:// www.avercamp.com.br).

Histria da Educao Brasileira

INTRODUO
Estamos acostumados com a histria poltica do Brasil aps a Segunda Guerra Mundial. Um perodo caracterizado pelo populismo (1945-1964), seguido das duas dcadas de ditadura militar (1964-1985) e depois a famosa redemocratizao, a partir de 1985, so marcos muito fortes que tendem a polarizar a ateno. No entanto, do ponto de vista cultural e, especificamente da educao escolar, o pas tambm assistiu a importantes transformaes. Essas transformaes culturais foram impulsionadas principalmente pelos modernos meios de comunicao e pela ao dos governos. Em 1922, o rdio foi introduzido no Brasil e contribuiu para consolidar uma identidade nacional por meio da divulgao de manifestaes culturais como a msica popular, o futebol e o carnaval. Em 1950, Assis Chateaubriand trouxe para o pas a Televiso. A difuso da TV foi tomada como um imperativo de modernidade e esse meio de comunicao utilizado, a partir da dcada de 1960, para configurar definitivamente a feio moderna de nossa sociedade, fazendo emergir entre ns a famosa cultura de massas, cuja caracterstica mais preponderante o desaparecimento das fronteiras entre a cultura erudita e a cultura popular. Sob o influxo da ditadura militar, no perodo entre 1964 e 1985, ocorreu no Brasil uma modernizao autoritria, destacando-se a consolidao dos dois grandes conglomerados que controlam os meios de comunicao no pas: A TV Globo e a Editora Abril. Ortiz (2001). Dentro desse processo, a partir do final da dcada de 1960, a Telenovela transformouse num produto cultural que haveria de exercer influncia decisiva na constituio dos costumes dirios e no modo de pensar da populao em geral. Alm disso, a televiso se transformou em instrumento decisivo no processo de globalizao de ordens intensificado no final do sculo XX, por meio de sua contribuio para a mundializao da cultura. Do ponto de vista da educao escolar, a criao e a consolidao de um sistema nacional de educao - pela primeira vez em nossa histria - propiciaram condies para a ampliao da populao escolarizada e melhoria da qualidade do ensino. Mas, o que quero dizer com a expresso sistema nacional de educao? Refiro-me disposio legal que determinava a interligao e funcionamento harmnico dos trs nveis de escolarizao: o Primrio, o Secundrio e o Superior. Por outro lado, a cultura de massas, ou melhor, a cultura produzida industrialmente para ser consumida por uma quantidade expressiva da populao, passou a exercer uma influncia cada vez maior sobre a educao escolar.

Assis Chateaubriand

120

A Educao Escolar no Brasil Republicano...

Aula

NECESSIDADES DE UM PAS REDEMOCRATIZADO


Aps o fim do Estado Novo, em 1945, o Brasil precisava de um novo ordenamento jurdico uma vez que a Constituio de 1937 no correspondia mais s necessidades de um pas redemocratizado. Em 1946 foi promulgada a quarta Constituio da Repblica cuja principal caracterstica foi assegurar as liberdades individuais. No artigo 5, XV, d) reza que compete Unio: legislar sobre: diretrizes e bases da educao nacional. Alm disso, probe Unio e aos Estados e municpios lanar impostos sobre instituies de educao e de assistncia social, quando suas rendas forem integralmente aplicadas no pas.

Pgina extrada de A juventude no Estado Novo (Fonte: http:www.cpdoc.fgv.br)

Uma novidade se encontra no Captulo II, que trata da Educao e da Cultura, quando determina: Anualmente, a Unio aplicar nunca menos de dez por cento, e os Estados, o Distrito Federal e os Municpios nunca menos de vinte por cento da renda resultante dos impostos na manuteno e desenvolvimento do ensino. Efetivamente foi uma grande conquista para a educao nacional. O texto constitu121

Histria da Educao Brasileira

cional tambm faz referncia ao sistema federal de ensino e aos sistemas de ensino dos Estados. No entanto, chama a ateno quando a Constituio trata diretamente das questes que historicamente vinham dividindo os grupos de interesse no pas. No artigo 168, pargrafo V afirma: o ensino religioso constitui disciplina dos horrios das escolas oficiais, de matrcula facultativa e ser ministrado de acordo com a confisso religiosa do aluno, manifestada por ele, se for capaz, ou pelo seu representante legal ou responsvel. Tratava-se de uma clusula de interesse dos catlicos conservadores, uma vez que sendo o catolicismo a religio predominante no pas, fatalmente, por meio deste dispositivo, teria condies de continuar sua obra de doutrinao a partir do sistema educacional.

AS LUTAS EM TORNO DA PRIMEIRA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAO NACIONAL


A luta ideolgica entre liberais renovadores e privatistas conservadores recrudesceu a partir de 1948, quando o ento Ministro da Educao e Sade Pblica do Governo Eurico Gaspar Dutra (1946-1951), Clemente Mariani (1900-1981), enviou Cmara Federal um anteprojeto para as diretrizes e bases da educao nacional, conforme previa a Constituio de 1946, que tinha o objetivo de promover uma reforma geral da educao no Brasil. Ao longo de treze anos debateu-se sobre a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, sendo aprovada apenas em Dezembro de 1961, sob o nmero de Lei 4.024. A primeira grande questo que polarizou os interesses girou em torno da natureza da concepo de Estado que deveria inspirar a legislao: um Estado centralizado, conforme predominou no perodo de 1937 a 1945, ou um Estado federado e, portanto, descentralizado, conforme o esprito da Carta Magna de 1946. Esse debate refletia o perodo de transio pelo qual o pas passava, de um regime ditatorial para uma democracia constitucional. Romanelli (1998). Porm, em 1959, o Deputado pelo Rio de Janeiro, Carlos Lacerda (1914-1977), apresentou um substitutivo, ou seja, sugeriu alteraes para o texto do Projeto da LDB que o modificou substancialmente. Assim, desviou o foco do debate em torno da questo da centralizao ou no, para a questo da liberdade de ensino. Nessas alteraes, Carlos Lacerda propunha a estimulao da iniciativa privada, considerando competncia do Estado o suprimento de recursos tcnicos e financeiros, a igualdade de condies das escolas oficiais e particulares e o veto ao monoplio do ensino estatal. Aranha (1989, p.250). Obviamente essas propostas interessavam s escolas privadas e,

Carlos Lacerda Jornalista e poltico brasileiro.

122

A Educao Escolar no Brasil Republicano...

Aula

sobretudo, s congregaes religiosas catlicas que detinham a maior parcela das instituies e escolas secundrias do pas. A reao dos liberais se organizou em torno do movimento intitulado Campanha em Defesa da Escola Pblica, cujo principal ponto de irradiao foi a Universidade de So Paulo, que forneceu os principais quadros para o combate: Florestan Fernandes, Fernando Azevedo, Fernando Henrique Cardoso, Laerte Ramos de Carvalho, Roque Spencer Maciel de Barros, alm de figuras de destaque como Ansio Teixeira. Estes tambm apresentaram um substitutivo, muito parecido com o original, que foi apresentado Cmara dos Deputados. Tambm em 1959, apresentaram o Manifesto dos Educadores assinado por 190 (cento e noventa) especialistas. O fato que quando a Lei de Diretrizes e Bases da Educao foi sancionada, em 20 de Dezembro de 1961, pelo ento Presidente da Repblica Joo Goulart (1919-1976), representou uma soluo de compromisso entre as duas correntes ideolgicas e acabou desagradando a todos. A contribuio mais significativa dessa LDB foi o estabelecimento dos sistemas de ensino da Unio, dos Estados e do Distrito Federal, procurando articular os diversos graus e ramos de ensino. Foram tomadas, assim, medidas para a unificao e descentralizao do sistema escolar no Brasil. Uma consequncia disto foi que mediante aproveitamento de estudos, os alunos pudessem se transferir de um ramo a outro do ensino mdio e, aps concluir qualquer ramo desse nvel de ensino, viessem a ter acesso, por meio do exame vestibular, a qualquer curso de nvel superior. Saviani (2005, p. 35). Segundo Romanelli (1998, p. 257) a nossa primeira LDB atendeu mais a interesses de ordem poltica do que a interesses sociais emergentes e, at mesmo, a interesses econmicos. No podemos esquecer que a disputa em torno dessa primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional transcorreu durante um perodo de intensa mobilizao poltica e cultural no Brasil e no mundo. Foi a poca das primeiras batalhas da Guerra Fria, das campanhas nacionalistas, do desenvolvimentismo, do fortalecimento dos movimentos sociais, o campesinato e o sindicalismo urbano, alm do incio da contracultura. Em termos de cultura popular, o grande marco foi o movimento da Bossa Nova. A diviso poltica entre progressistas, de esquerda, e conservadores, internacionalistas de direita, repercutia no somente na produo cultural mas, tambm, em termos educacionais. Em funo dessa ciso, a UNE (Unio Nacional dos Estudantes), a CNBB (Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil) e alguns governos locais de esquerda organizaram movimentos para promover a cultura e a educao populares. Dentre estes movimentos de educao das classes trabalhadoras, destacaram-se as iniciativas de Paulo Freire (1921-1997) que, apoiado por polticos do Nordeste, introduziu um novo mtodo de alfabetizao de

Paulo Freire Educador brasileiro que se destacou por seu trabalho na rea da educao popular, voltada tanto para a escolarizao como para a formao da conscincia. considerado um dos pensadores mais notveis na histria da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crtica.

123

Histria da Educao Brasileira

adultos. Na poca em que Miguel Arraes (1916-2005) foi Prefeito de Recife (PE), iniciou o Movimento de Cultura Popular e, em 1960, utilizou o mtodo Paulo Freire para educar crianas e adultos. Em Natal, Rio Grande do Norte, o prefeito Djalma Maranho (1915-1971) criou a campanha De P no Cho Tambm se Aprende a Ler e o Governador do Estado, Aluzio Alves (1921-2006), apoiou a utilizao do mtodo Paulo Freire para a alfabetizao de adultos no municpio de Angicos, sua terra natal, entre Janeiro e Maro de 1963, onde 300 (trezentos) trabalhadores do campo foram alfabetizados em 45 (quarenta e cinco) dias. O sucesso alcanado por esse mtodo de alfabetizao no Nordeste fez com que o Presidente Joo Goulart, no incio de 1964, adotasse um Plano Nacional de Alfabetizao, coordenado por Paulo Freire, com o objetivo de alfabetizar dois milhes de pessoas. O advento da ditadura militar em 31 de Maro de 1964 abortou o Plano Nacional de Alfabetizao e Paulo Freire acabou preso e exilado do pas.

A EDUCAO DURANTE A DITADURA MILITAR


Os acontecimentos polticos que culminaram com o Golpe Militar de Maro de 1964 so bastante conhecidos e servem de pano de fundo para o entendimento da Histria da Educao no perodo. Porm, chamo sua ateno para o fato de que desde o Governo do Presidente Juscelino Kubitschek (1902-1976), no perodo entre 1956 e 1961, o Brasil perseguia a modernizao de forma decisiva: o desenvolvimento tornou-se palavra de ordem. O ideal de modernidade foi consolidado a partir da construo de Braslia, inaugurada em 21 de Abril de 1960, e da introduo no pas da indstria automobilstica. Por outro lado, a Revoluo cubana de 1959 trouxe a ateno dos Estados Unidos para a Amrica Latina. Assim, o governo estadunidense criou, em 1961, a Aliana para o Progresso, um instrumento do governo americano na luta contra o comunismo na regio. A proposta do programa era promover o desenvolvimento econmico na Amrica Latina, reduzir as taxas de analfabetismo e o dficit habitacional, aumentar o comrcio entre os pases do continente, estimular o crescimento da indstria e o intercmbio cultural dos pases latinos com os Estados Unidos. Nesse momento, para executar o programa da Aliana, foi criada a Agncia dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). Os militares que assumiram o poder no Brasil em 1964 promoveram vrios acordos de cooperao entre o MEC (Ministrio da Educao e Cultura) e a USAID (Agncia dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional) para reformar a educao brasileira: Logo em 26 de Junho de 1964 foi assinado um acordo para o Aperfeioamento do Ensino Primrio, com a assistncia de assessores americanos; Em 31 de Maro

124

A Educao Escolar no Brasil Republicano...

Aula

de 1965, foi assinado um acordo para a melhoria do Ensino Mdio; Em 29 de Dezembro de 1965 foi assinado um outro acordo sobre o ensino primrio; Em 24 de Junho de 1966 foi assinado um acordo para o Aperfeioamento do Quadro de Professores do Ensino Mdio; em 30 de Junho de 1966 foi assinado um acordo de Assessoria para a Modernizao da Administrao Universitria; em 30 de Dezembro de 1966, vem um termo aditivo dos acordos para o aperfeioamento do Ensino Primrio, desta feita procurava-se um melhor entrosamento desse nvel de ensino com o secundrio e o superior. Poderiam ser mencionados outros acordos realizados entre o MEC e a USAID, mas o objetivo explcito de todos era modernizar a educao brasileira.

Marcha da Famlia com Deus pela Liberdade, no Rio de Janeiro, em comemorao pela vitria do Golpe, no dia 02 de abril de 1964 (CPDOC/FGV/ R251 Fatos e Fotos Gente, vol.04, n.167/ 167, abr 1964).

Por intermdio desses acordos, a USAID (Agncia dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional) poderia reformular todo o sistema de ensino brasileiro, desde o primrio, passando pelo nvel mdio e chegando ao superior. Se entregava influncia americana no s o treinamento de nossos professores e administradores educacionais, mas tambm o controle do contedo do que deveria ser ensinado, por meio tambm de programas que previam a publicao de livros tcnicos e didticos. Todos estes acordos demonstram que os governos militares consideravam a educao uma questo tcnica, que seria equacionada utilizando-se de medidas burocrticas, despolitizadas, sob a orientao de
125

Histria da Educao Brasileira

tecnocratas. O tecnicismo que passou a imperar nas questes educacionais se baseava numa viso de mundo que considerava os estudantes como capital humano, que deveria ser aperfeioado para garantir o desenvolvimento econmico do pas. Por outro lado, ficava bem evidente o carter ideolgico desses acordos, representando um esforo de penetrao imperialista que procurava enfatizar as fraquezas de nosso sistema educacional, aliado a outros interesses de natureza poltica e econmica. Alm desta ao no sentido restrito da educao formal, escolar, os governos militares se propuseram o Projeto de Integrao Nacional que significou, em ltima instncia, o fortalecimento da chamada indstria cultural. A grande ferramenta para viabilizar este empreendimento foi a criao em Setembro de 1965 da EMBRATEL (Empresa Brasileira de Telecomunicaes). Se, anteriormente, eu lhe falei da funo cultural da telenovela, outros instrumentos de uma poltica cultural para as massas se consolidaram aps o golpe de 1964, que foi o Telejornal da Rede Globo, a partir de 1965, e os Festivais de Msica Popular Brasileira, a partir de 1967.

Discurso de Caetano Veloso durante a apresentao de Proibido Proibir, em meio s vaias no III Festival Internacional da Cano (Fase Nacional), em 68 TV Globo. (Fonte: http:// oanode1968.zip.net).

Por outro lado, no final da dcada de 1960, iniciou-se o movimento cultural chamado tropicalismo. A partir da msica de Caetano Veloso e Gilberto Gil, o movimento espalhou-se para outros setores da produo cultural e caracterizou-se por incorporar elementos estrangeiros numa fuso
126

A Educao Escolar no Brasil Republicano...

Aula

com o tipicamente nacional, alm de aspectos da contra-cultura. Com a decretao do Ato Institucional N 5, em Dezembro de 1968, Caetano Veloso e Gilberto Gil acabam se exilando na Inglaterra. Merece destaque tambm neste incio de dcada, o chamado cinema novo, movimento cinematogrfico que lutou contra a industrializao do cinema nacional, dando nfase a uma produo calcada na realidade e no contedo. O lema adotado foi uma cmera na mo e uma idia na cabea e atraiu jovens cineastas, cuja principal figura foi Glauber Rocha (1938-1981). O objetivo era promover a discusso das grandes questes nacionais, por isso as temticas se concentraram no problema do trabalhador rural e na misria nordestina. Penso que, atravs desta pequena incurso no universo cultural brasileiro da poca, foi possvel voc perceber a ciso que a sociedade vivia, entre os que apoiavam o regime ditatorial, que procurava se legitimar a partir da cultura de massas, e uma gama de movimentos de contestao, incluindo alguns movimentos culturais que tinham um p na contra-cultura, a qual entendida aqui como uma recusa ao sistema e modo de vida dominante em determinada poca. Alm disso, na dcada de 1970, no auge da represso dos militares, surgiu uma cultura marginal, caracterizada pela contestao e crtica poltica, cujo maior cone foi o jornal O Pasquim.

Glauber de Andrade Rocha Cineasta, ator e escritor brasileiro e tambm, um dos integrantes mais importantes do Cinema Novo, movimento iniciado no comeo dos anos 1960.

O jornal O Pasquim marcou poca, em plena ditadura foi um instrumento de combate a censura utilizando muito humor (Fonte: http://www.partes.com.br).

127

Histria da Educao Brasileira

Neste sentido, no possvel falar da cultura e educao durante a segunda metade do sculo XX sem mencionar a mobilizao que se inspirou na maior rebelio estudantil da Histria, o famoso Maio de 1968 em Paris, que repercutiu em todo o mundo. No Brasil, o movimento estudantil, que se politizara desde a dcada anterior, intensificou sua atuao atingindo seu pice no dia 26 de Junho de 1968 com a Passeata dos Cem Mil, realizada no Rio de Janeiro, reunindo principalmente estudantes, intelectuais e artistas. O objetivo da marcha era protestar contra a represso e a censura do governo e os esforos de privatizao do Ensino Superior sob influncia estadunidense.

Passeata dos 100 mil, Movimento Estudantil, no Rio de Janerio (1968)

128

A Educao Escolar no Brasil Republicano...

Aula

Tambm, no mesmo ano, em Ibina, interior paulista, a polcia invadiu o 30 Congresso da UNE (Unio Nacional dos Estudantes), entidade proscrita desde 1964, e prendeu mais de 400 estudantes. Em Dezembro de 1968, entrou em vigor o AI-5 (Ato Institucional n 5) que suprimiu as liberdades democrticas e no ano seguinte foram proibidas as manifestaes polticas dentro das Universidades.

Voz grave, pausada, o ministro da Justia, Lus Antnio da Gama e Silva, na noite de 13 de dezembro de 1968, d conhecimento ao pas, por uma cadeia nacional de rdio e televiso, dos lermos do Ato Institucional n. 5 e do Ato Complementar n. 38, que decreta o recesso do Congresso. O Al-5 confere poderes quase totais e absolutos ao Governo (Fonte: http://br.geocities.com).

129

Histria da Educao Brasileira

Em funo de tudo isso, o ano de 1968 foi palco de uma grande reforma universitria no Brasil. Ora, considerando que a Universidade era o maior foco de resistncia ao regime militar, essa reforma que se consolidou por meio da Lei 5.540 de 28 de novembro, alm de reformular a educao superior no pas, visava minimizar as possibilidades de protesto. Essa reforma universitria responsvel pela estruturao geral que ainda hoje apresenta o ensino superior no Brasil: a departamentalizao das universidades, a matrcula por disciplinas em um curso parcelado, seguindo-se o regime de crditos, o acesso ao ensino superior atravs do vestibular unificado e classificatrio, a criao da carreira docente incluindo a dedicao exclusiva ao magistrio, uma nova poltica de ps-graduao e a indissociabilidade do ensino e da pesquisa. Para fazer frente nova situao do pas, sob regime militar, foi elaborada uma nova Constituio, a de 1967. Como ficou ento a antiga luta entre os representantes do interesse privado na educao e os liberais, que defendiam a escola pblica? Bem, qual seria a tendncia de um regime poltico que em sua constituio quando trata Da Famlia, da Educao e da Cultura, determina: O casamento indissolvel? Constituio de 1967, Ttulo IV, Artigo 167 1.

Constituio de 1967 (Fonte: http://www.jblog.com.br).

130

A Educao Escolar no Brasil Republicano...

Aula

No que diz respeito educao, fica clara a influncia do setor privado e do catolicismo, uma vez que a Carta Magna determina: o ensino livre iniciativa particular, a qual merecer o amparo tcnico e financeiro dos Poderes Pblicos, inclusive Bolsas de Estudo e prev o ensino religioso, de matrcula facultativa, em disciplina dos horrios normais das escolas oficiais de grau primrio e mdio. Tambm chama a ateno o estabelecimento dos sistemas de ensino, o Federal, com carter supletivo e estendido a todo o pas, e os sistemas estaduais. Ainda em 1967, foi criado o MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetizao), que se destinava alfabetizao de jovens e adultos. Foi uma tentativa de reduzir drasticamente os ndices de analfabetismo do pas sob o impulso da idia de alfabetizao funcional, preparando o indivduo para uma melhor insero no mercado de trabalho.

Em 1972 a primeira turma de formandos do Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetizao de Adultos) de Rio Piracicaba desfilou pela principal rua da Cidade, sendo assistida por um grande nmero de populares (Fonte: http://camararp.mg.gov.br).

Mas, a confrontao poltico-ideolgica e cultural entre as foras conservadoras de direita e os progressistas de esquerda, que perdurou durante o perodo da ditadura militar, no foi suficiente para impedir o desenvolvimento econmico do pas numa fase de expanso do capitalismo industrial. No perodo entre 1968 e 1973, o Brasil viveu uma expanso econmica que ficou conhecida como O Milagre Brasileiro. O crescimento econmico determinou um aumento da demanda por educao. Em 1970, a taxa de escolarizao mdia no Brasil (Ensino Primrio e Mdio) era de apenas 53,72% da populao e o ndice de analfa131

Histria da Educao Brasileira

betismo (15 anos ou mais) chegava a 33,1% da populao. Evidentemente era necessrio reformar a educao nacional e ampliar drasticamente o nmero de matrculas no sistema escolar. Como sempre ocorreu no Brasil, novamente lanou-se mo do instrumento utilizado pelos governos para promover mudanas educacionais no pas, a legislao. Em funo desse ambiente que foi sancionada a Lei da Reforma do Ensino de 1 e 2 Graus, nossa segunda LDB (Lei de Diretrizes e Bases), a Lei 5.692 de 11 de agosto de 1971. As mudanas introduzidas no foram poucas. Cunha (1999, p. 56) assim resumem as novidades da nova lei:
(...) Acabou com o exame de admisso ao ginsio, fundiu os diversos ramos do ginsio num s e o ligou, sem soluo de continuidade, ao primrio. Assim, a escolaridade obrigatria dos jovens de sete a 14 anos deixava de ficar restrita ao ensino primrio. Dobrava o tempo de escolaridade obrigatria: de quatro para oito anos. O Brasil deixava assim de ter uma das mais baixas exigncias de escolaridade obrigatria, para ter uma das mais altas do mundo.

Como voc j percebeu, a educao foi estruturada para atender uma ideologia desenvolvimentista e s novas exigncias do capitalismo industrial. Portanto, a Lei 5.692 de 1971 estabeleceu a profissionalizao compulsria do ensino mdio, numa relao direta da poltica educacional com a produo capitalista. A idia de preparar os egressos do Ensino Mdio para o trabalho, alm de atender carncia de tcnicos tambm visava diminuir a presso por vagas sobre o ensino superior. Procurou-se enfatizar o carter terminal do Ensino Secundrio. Assim, um maior nmero de pessoas deixaria o sistema escolar mais cedo. Acentuou-se o carter discriminatrio do ensino mdio profissionalizante, uma vez que este destinava-se s camadas mais pobres. Em outras palavras, a nova legislao contribuu para institucionalizar o dualismo educacional. Fazendo um balano do que efetivamente foi alcanado com esta segunda LDB, podemos concluir, no que diz respeito ao ensino inicial, que a exigncia de uma maior escolarizao foi algo positivo e que a estrutura adotada ento de uma certa forma prevalece at hoje. Porm, no que diz respeito poltica de profissionalizao forada do Ensino Mdio, o fracasso da iniciativa foi patente. Inicialmente, devido aos altos custos desse tipo de escola (exigem oficinas, equipamentos e laboratrios), tambm em decorrncia da defasagem entre o sistema educacional e o sistema ocupacional, pela falta de professores especializados e porque a demanda pelo ensino superior no diminuiu em funo da ampliao da escola profissionalizante.

132

A Educao Escolar no Brasil Republicano...

Aula

De um modo geral, a avaliao que os estudiosos fazem da educao brasileira durante o regime militar negativa. Alguns manuais exibem em letras garrafais: O fracasso da poltica educacional da ditadura. Mas, no possvel negar que houve o crescimento no nmero de vagas nas escolas e tambm que aconteceu uma maior integrao geral do sistema educacional desde o 1 Grau ao Superior. De negativo mesmo, destacou-se a privatizao crescente do ensino, com a criao indiscriminada de cursos superiores de baixa qualidade, a persistncia dos elevados ndices de analfabetismo, a diminuio relativa dos recursos aplicados educao, a decadncia da profisso docente com os salrios aviltados e a formao inadequada, compromentendo a qualidade da educao.

CONCLUSO
Nesta aula, que versou sobre a educao neste importante perodo de nossa histria, entre 1945 e 1985, me esforcei para no ressaltar a perspectiva mais bvia, a dos acontecimentos polticos, como pano de fundo para entender a educao. Na realidade, procurei mostrar um complexo de fatores econmicossociais e polticoculturais influenciando a evoluo da escola em nosso pas. Voc j pode perceber que alguma coisa da estrutura educacional, conforme foi moldada durante a Ditadura Militar, ainda influenciou a sua prpria trajetria pessoal. Assim, nos aproximamos de uma histria da educao do tempo presente. Por outro lado, o conceito de modernidade que temos trabalhado desde a anlise da educao nos sculos XVIII e XIX, torna-se mais prximo de nossa vivncia cotidiana e j podemos perceber o quanto ele ambguo, uma vez que tem sido o ideal nos vrios perodos republicanos mas, de uma certa forma, continua sem ser atingido, sobretudo no que diz respeito s prticas metodolgicas em sala de aula. Outra percepo que gostaria de lhe sugerir a retomada do enfoque amplo da educao, no meramente formal e comprometido com a histria meramente escolar, mas tambm o esforo para ressaltar o papel de outras instncias responsveis pela formao.

133

Histria da Educao Brasileira

RESUMO
Nesta aula, voc aprendeu como a cultura e a educao caminharam paralelamente no processo de formao do povo brasileiro na segunda metade do sculo XX. Importantes processos culturais e o desenvolvimento de nosso sistema de educao contriburam na formao da identidade nacional. As disputas entre os dois tradicionais grupos ideolgicos que combatem pela hegemonia sobre a educao nacional caracterizou sobretudo o perodo entre 1948 e 1961. A Adoo de duas Leis de Diretrizes e Bases da Educao nacional no perodo entre 1961 e 1971 deixou como saldo principal a constituio de um sistema nacional de educao. A expanso quantitativa da educao no perodo estudado no correspondeu a uma efetiva melhora na qualidade do ensino e no papel de democratizao da sociedade, como previa a ideologia liberal de educao. Durante o perodo do populismo no Brasil, o gozo das liberdades democrticas resultou numa maior politizao dos atores educacionais, com o desenvolvimento de movimentos de cultura popular e de uma metodologia para alfabetizao de adultos sob inspirao ideolgica marxista, o mtodo Paulo Freire de Alfabetizao. Com o advento da Ditadura Militar, em Maro de 1964, sob influncia de um cenrio internacional marcado pela Guerra Fria os movimentos populares e a classe estudantil foram reprimidos e os governos militares se esforaram para imprimir a influncia da ideologia estadunidense sobre a educao nacional, ao mesmo tempo em que trabalhavam na consolidao das estruturas tcnicas para a implantao no Brasil de uma sociedade de consumo sob o influxo da chamada cultura de massas. Porm, manifestaes culturais de resistncia e o movimento estudantil no deixaram de se posicionar contra as intenes de manipulao ideolgica do regime militar. Em meio a esse panorama de conflito ideolgico, poltico e cultural o regime militar por meio da reforma universitria de 1968 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional de 1971, procurou reformular o sistema educacional brasileiro de acordo com sua viso tecnicista, baseada na teoria do capital humano, cujo principal objetivo era unir a educao aos interesses do sistema capitalista. Apesar das crticas ao que foi feito em termos de educao no perodo e da defesa do fracasso do projeto educacional dos militares, aconteceram algumas conquistas e muito do que foi estabelecido nesse perodo ainda hoje caracteriza a educao nacional.

134

A Educao Escolar no Brasil Republicano...

Aula

ATIVIDADES
Faa uma pesquisa na Internet e procure demonstrar, em cada nvel de ensino, como ocorreu a expanso da educao no Brasil durante o perodo republicano.

COMENTRIO SOBRE AS ATIVIDADES


A urbanizao e industrializao foram fatores determinantes no aumento da demanda por Educao no Brasil. Assim, sobretudo aps 1930, os governos republicanos se viram forados a promover o crescimento da oferta de vagas nas escolas. No entanto, o crescimento no foi equitativo e muito menos qualitativo. A taxa de escolarizao da populao em 1920 era de apenas 9%, em 1940 havia subido para 21,43% e em 1950 atingiu 26,15% da populao. Isso demonstra um pouco o despertar para a necessidade de estender escolarizao. A atividade solicita que voc demonstre o crescimento da educao no Brasil ao longo do sculo XX, especificando os trs nveis de ensino. Minha sugesto que voc procure fontes oficiais, como o Site do INEP, para completar sua tarefa. Boa Sorte!

PRXIMA AULA
Na prxima aula, vamos navegar por mares pouco navegados na Histria da Educao brasileira. Vamos nos dedicar a uma histria da educao do tempo presente, tendo em vista que vou lhe apresentar a situao educacional do Brasil de 1985 at os dias de hoje.

AUTO-AVALIAO
Reflita assim: fiz uma leitura satisfatria do texto, a ponto de dizer que os objetivos propostos pelo professor-autor foram por mim alcanados? Pense tambm se houve, da sua parte, dedicao para cumprir a contento com as tarefas propostas. Em suma, responda em seu ntimo: Sou capaz de caracterizar as duas Leis de Diretrizes e Bases que regulamentaram a educao nacional na ltima metade do sculo XX? Consigo analisar como se deu, durante o sculo XX, a grande disputa em torno da educao nacional que ops dois importantes grupos de interesses? Tenho condies de avaliar os efeitos da ingerncia dos Estados Unidos na Educao brasileira durante o perodo da Ditadura Militar?

135

Histria da Educao Brasileira

REFERNCIAS
ARANHA, Maria Lcia de Arruda. Histria da Educao. So Paulo: Moderna, 1989. BRASIL. Cmara dos Deputados. Constituio de 1946. Braslia Centro de Documentao e Informao. Disponvel em<http:// www2.camara.gov.br/legislacao/>. Acesso em 19 Jan. 2009. BRASIL. Cmara dos Deputados. Constituio de 1967. Braslia Centro de Documentao e Informao. Disponvel em <http:// www2.camara.gov.br/legislacao/legin.html/textos/>. Acesso 25 Jan. 2009. CUNHA, Luiz Antnio; GES, Moacyr de. O golpe na educao. 10 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 1999. ORTIZ, Renato. Sociedade e cultura. In: SACHS, Ignacy ; WILLHEIM, Jorge; PINHEIRO, Paulo Srgio (orga). Brasil: um sculo de transformaes. So Paulo: Companhia das Letras, 2001. ROMANELLI, Otaza de Oliveira. Histria da educao no Brasil: 19301973. 21 ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 1998. SAVIANI, Dermeval. A poltica educacional no Brasil. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara. Histrias e memrias da educao no Brasil, v. III: sculo XX. Petrpolis, RJ: Vozes, 2005.

136

Potrebbero piacerti anche