Sei sulla pagina 1di 23

SISTEMTICA DE VALORAO ECONMICA DE DANOS AMBIENTAIS

PARTE I AVALIAO DO POTENCIAL ECOLGICO E DOS IMPACTOS AMBIENTAIS ESTUDO DE CASOS

MAUI - UFPR/ UNIVERSIDADE DE STUGARTT / SENAI PR DEZEMBRO DE 2013

DR. GEORGES KASKANTZIS NETO

--- Dr. Georges Kaskantzis Neto ---

INTRODUO
Os contedos tericos e os estudos de casos a serem descritos neste texto abordam as questes relativas a valorao econmica dos impactos ambientais que so decorrentes das atividades humanas e de eventuais acidentes que se desenvolvem nos ecossistemas. Os estudos de caso a serem apresentados, na sua grande maioria, so casos reais vivenciados pelo autor os quais contextualizam os mtodos de valorao econmica de danos ambientais a serem apresentados. Os demais exemplos de aplicao das metodologias de valorao monetria de danos ambientais descritas no texto foram identificados pelo autor na literatura e na rede mundial de computadores Internet. O escopo do trabalho difundir as tcnicas de valorao econmica de danos ambientais apresentando os estudos de caso e os exemplos prticos e tericos da sua aplicao. As metodologias de valorao monetria de danos ambientais apresentadas neste texto contemplam os fatores naturais e construdos dos meios fsico, bitico, social, paisagstico, operacional e econmico cujas alteraes provocadas pelos impactos adversos resultam a diminuio da qualidade do ecossistema e a perca dos servios ambientais.

~1~

--- Dr. Georges Kaskantzis Neto --Na primeira parte deste documento apresentam-se os mtodos de avaliao do estado de conservao de ecossistemas e dos servios ambientais oriundos destes. Na segunda parte, apresentam-se as tcnicas usualmente adotadas para anlise dos impactos adversos provocados sobre os componentes naturais. Na terceira parte do texto, apresentam-se os mtodos de valorao monetria de danos ambientais e os estudos de casos e os exemplos da sua aplicao. Os modelos matemticos de valorao dos danos ambientais podem ser categorizados com base nos componentes que so contemplados por estes modelos de avaliao monetria ambiental. Os componentes ambientais que podem ser valorados com os modelos a serem descritos so o solo, os sedimentos, as guas subterrneas e as superficiais, doces e salinas, as espcies da flora e da fauna aqutica, terrestre e area, os servios ambientais provenientes dos ecossistemas e os aspectos econmicos e operacionais que advm das aes e dos impactos adversos a natureza. Finalmente, alm dos mtodos de valorao monetria de danos ambientais devero ser apresentados os mtodos de avaliao de riscos sade de populaes localizadas no entorno dos empreendimentos e atividades potencialmente perigosas a integridade do homem. Os estudos de casos a serem apresentados para os eventos dessa natureza contemplam o clculo das probabilidades de morte dos receptores que se encontram situados na zona fatal.

~2~

--- Dr. Georges Kaskantzis Neto ---

ANLISE DO POTENCIAL ECOLGICO


Nesta seo do texto se encontram apresentadas a sistemtica e as tcnicas de avaliao do potencial ecolgico dos ecossistemas supostamente alterados pelas atividades produtivas adversas ou por eventos acidentais. Essa metodologia foi originalmente proposta pelo Instituto de Polticas Sustentveis da Costa Rica (IPS, 2005). Os indicadores geralmente adotados na valorao do potencial ecolgico de ecossistemas so as qualidades intrnsecas dos recursos naturais, a saber: escala; fragilidade; renovabilidade; representatividade; complexidade e os componentes chaves. Na TABELA 1, apresentam-se as definies e os exemplos das qualidades intrnsecas dos recursos naturais Aps a identificao dos indicadores escolhidos pela equipe, os avaliadores determinam a importncia que cada um dos indicadores apresenta quanto contribuio para o potencial ecolgico do recurso, atribuindo, para tanto, um peso que varia de 0 a 100%. Essa etapa da valorao do potencial ecolgico denomina-se ponderao das qualidades intrnsecas dos recursos naturais. Em seguida, a equipe de analistas atribui uma nota para cada indicador que varia entre zero e dez unidades de uma escala numrica realizando deste modo a etapa da valorao nominal. Em seguida faz-se a valorao ponderal dos recursos naturais analisados.

~3~

--- Dr. Georges Kaskantzis Neto ---

Tabela 1. Qualidades intrnsecas dos recursos naturais definidas por VEGA no ano de 2004 [IPSA, 2005]
Qualidades Comentrio
Dimenso: magnitude do efeito do impacto sobre os recursos naturais em funo do espao e do tempo. A escala espacial classificada em trs categorias: Macro escala ampla (km); Mesoescala (ha); Microescala (m). Indica a velocidade ou taxa com que a populao do ecossistema retorna ao estado de equilbrio aps o dano. A elasticidade ou renovabilidade um caso particular da fragilidade, e indica a capacidade que os recursos tm de suportar impactos adversos, aps atingirem estado irreversvel. Capacidade que os recursos tm para restabelecer ou regressar ao estado inicial aps o dano. A elasticidade indica a capacidade de recuperao dos recursos. Os processos cclicos capacidade de reiniciar ciclos. A capacidade de recupera o fator ambiental injuriado. Indica indivduo com caractersticas singulares no mento.

Exemplos
Uma represa contaminada causa impactos adversos em escala maior que uma rea de pastagem. A evaporao das guas da lagoa da hidroeltrica de Itaipu no microclima da regio maior que na lagoa do Parque Birigui. Os plipos coral falecem ao serem pisoteados indicando a sua fragilidade e baixa capacidade de recuperao. As mariposas tm altas taxas de reproduo, portanto, grande elasticidade. Por outro lado, uma ave de aparncia robusta pode ser frgil devido sua limitada capacidade de reproduo e reduzida populao. Extino: a recuperao do sapo dourado no mais possvel, logo a sua extino irreversvel. A recuperao das populaes de crocodilos possvel, pois existem indivduos que podem se reproduzir. Ecossistema: o bosque secundrio tem uma maior capacidade de recuperao que o bosque maduro. Hidrologia: a renovabilidade do rio maior que o crescimento do bosque. Os ciclos biogeoqumicos tm mais capacidade de renovao que os sedimentos. O Parque Nacional do Iguau o representante do bosque mido. Araucria representante do bosque do planalto paranaense. O bosque tropical um sistema complexo, pois apresenta mais espcies e interaes do que o bosque temperado. Um bosque natural mais complexo que a florestal plantada em relao ao nmero e tipo de espcies e suas interaes. Quando a espcie chave de uma populao afetada as espcies que dependem da mesma desaparecem, como os mariscos em pntanos.

Escala

Fragilidade

Renovabilidade

Representatividade grupo, no sistema ou regio em determinado mo-

Complexidade

Quantidade de interaes em que participa e as afeta. Variedade de elementos e as interaes entre os mesmos Indica componentes de sustentao e dependncia do ecossistema, em relao variedade e outros fatores.

Componente chave

~4~

--- Dr. Georges Kaskantzis Neto --O valor ponderal de cada uma das qualidades intrnsecas dos recursos valorados realizada calculando o produtos do peso e do valor nominal de cada indicador e cuja soma representa o valor do potencial ecolgico dos recursos naturais a serem investigados. A escala dos valores do potencial ecolgico dos recursos naturais varia entre zero e cem unidades. O intervalo dos valores entre 0 e 2 unidades indica que o potencial ecolgico muito baixo; o intervalo entre 2,1 e 4 unidades indica que o potencial baixo, o intervalo entre 4,1 e 6 unidades indica que o potencial ecolgico regular, o intervalo de valores entre 6,1 e 8 unidades indica que o potencial ecolgico alto, e o intervalo entre 8,1 e 10 unidades da escala indica que o recurso tem um potencial ecolgico muito alto.

ESTUDO DE CASO
Visando a valorao econmica dos servios ambientais que so providos pelos recursos naturais existentes na rea onde encontra-se edificado o primeiro manancial de abastecimento pblico da capital do Estado do Paran uma equipe de dez especialista fez a valorao dos atributos ambientais identificados durante a visita de avaliao realizada na rea, denominada como rea do Carvalho. As qualidades intrnsecas definidas foram: Beleza cnica (BC); Patrimnio histrico-cultural (PH); Redes trficas (RT); Biomassa e abundncia (BA); Diversidade de espcies (DE); Qualidade do ar (QAR); Regulao hdrica (RH); Regulao do clima (RC) e Ecoturismo (EC).

~5~

--- Dr. Georges Kaskantzis Neto --PONDERAO DAS QUALIDADES INTRNSECAS DO CARVALHO O resultado desta etapa de valorao do potencial ecolgico da rea do Carvalho se encontra apresentado na TABELA 2. Os pesos mdios de cada um dos indicadores escolhidos foram determinados fazendo a mdia dos pesos atribudos por cada um dos membros da equipe de avaliadores. TABELA 2. PONDERAO DAS QUALIDADES DA REA DO CARVALHO. Qualidades intrnsecas Peso mdio (%) Beleza cnica 7,16 Patrimnio histrico-cultural 7,56 Redes trficas 17,22 Biomassa e abundncia 9,67 Diversidade de espcies 7,89 Qualidade do ar 9,44 Qualidade da gua superficial 14,00 Regulao hdrica 9,11 Regulao climtica 10,44 Ecoturismo 7,51 Soma 100 [AUTOR] A partir do resultado apresentado na TABELA 2 verifica-se que a equipe definiu as redes trficas com aquelas que mais contribuem no potencial ecolgico representando 17,22% do potencial, em segundo lugar encontra-se a qualidade da gua superficial, com 14% de contribuio; depois a regulao climtica com 10,44% de participao no potencial da rea. A biomassa e a qualidade do ar e a regulao hdrica esto em quarto lugar, com 9,41% de contribuio e com 7,53% se encontram empatados os demais indicadores adotados pelos especialistas.

~6~

--- Dr. Georges Kaskantzis Neto --Com base nestes resultados pode-se afirmar que as qualidades intrnsecas dos recursos naturais da rea do Carvalho constituem os trs grupos, a saber: Redes trficas, qualidade da gua superficial e regulao do clima; o segundo grupo com biomassa e abundncia, qualidade do ar e regulao hdrica; e o terceiro grupo com os demais aspectos ambientais. No diagrama apresentado na FIGURA 1 se pode observar os 3 citados grupos de aspectos ambientais.

FIGURA 1. GRUPOS DE ASPECTOS AMBIENTAIS DA REA DO CARVALHO Na segunda etapa de avaliao perceptiva do potencial ecolgico dos recursos naturais da rea do Carvalho, os especialista atriburam uma nota para as qualidades intrnsecas consideradas, tendo sido obtidos a partir deste, os valores nominais e ponderais do potencial ecolgico em questo. Na TABELA 3 e na FIGURA 2, apresentam-se os resultados dessa etapa.

~7~

--- Dr. Georges Kaskantzis Neto --TABELA 3. QUALIFICAO PONDERAL E NOMINAL DOS RECURSOS.
Qualidade ambiental Beleza cnica Patrimnio histrico-cultural Redes trficas Biomassa e abundncia Diversidade de espcies Qualidade do ar Qualidade da gua superficial Regulao hdrica Regulao climtica Ecoturismo Soma Peso (%) Valorao nominal Valorao ponderal

7,16 7,56 17,22 9,67 7,89 9,44 14,00 9,11 10,44 7,51 100

8,56 7,56 9,33 8,78 8,22 9,00 9,67 8,56 8,78 7,00 85,46

0,55 0,58 1,63 0,86 0,66 0,86 1,38 0,79 0,93 0,47 8,71

[AUTOR]

Qualificao real (ponderada)

Biomassa e abundncia (BA)

Qualidade e quantidade de gua superficial (QAq)

Ecoturismo (EC) 1.8 1.6 1.4 1.2 1.0 0.8 0.6 0.4 0.2 0.0

Beleza cnica (BC)

Patrimnio Histrico Cultural (PHC)

Regulao Climtica (RC)

Redes trficas (RT)

Qualidade do ar (QAr) Diversidade de espcies (DE)

Regulao Hdrica (RH)

FIGURA 2. RESULTADO DA VALORAO DOS RECURSOS NATURAIS QUE DETERMINAM O POTENCIAL ECOLGICOS DA REA DO CARVALHO. Com base nas classes do potencial ecolgico citadas, pode-se verificar que o potencial ecolgico do Carvalho muito alto.

~8~

--- Dr. Georges Kaskantzis Neto --Analisando os resultados da valorao ponderada do potencial ecolgico da rea do Carvalho pode-se notar que as redes trficas continuaram apresentando a maior contribuio no potencial, mas, as ordens dos valores nominal e ponderado da valorao no so Iguais, indicando a influncia do peso atribudo aos fatores pelos membro da equipe julgadora. Na TABELA 4 os valores de qualificao nominal e ponderal dos recursos naturais da rea do Carvalho so comparadas. TABELA 4. COMPARAO DOS VALORES NOMINAL E PONDERAL ORDENADOS DAS QUALIDADES INTRNSECAS DA REA DO CARVALHO. Qualidade ambiental Valorao nominal Valorao ponderal Ecoturismo 7.00 0.47 Beleza cnica 8.56 0.55 Patrimnio histrico-cultural 7.56 0.58 Diversidade de espcies 8.22 0.66 Regulao hdrica 8.56 0.79 Biomassa e abundncia 8.78 0.86 Qualidade do ar 9.00 0.86 Regulao climtica 8.78 0.93 Qualidade da gua superficial 9.67 1.38 Redes trficas 9.33 1.63 Soma 85.46 8.71

EXERCCIO CENRIO HIPOTTICO


Em razo da suposta invaso da rea do Carvalho por uma comunidade formada por 500 famlias, certamente haver a degradao da qualidade dos recursos naturais. Adotando os mesmos valores dos pesos atribudos pela equipe de especialista obtenha o valor do potencial ecolgico da rea do Carvalho aps a sua invaso.

~9~

--- Dr. Georges Kaskantzis Neto ---

O SISTEMA AMBIENTAL
Visando a identificao dos impactos ambientais decorrentes de atividades ou de eventos acidentais, inicialmente preciso identificar os componentes do sistema ambientais. Os componentes ambientais usualmente considerados nos estudos tcnicos encontram-se ilustrados na FIGURA 3.

F I G U R A 3 . C O M P O N E N T E S D O S I S T E M A A M B I E N T AL [ AU T O R )

~ 10 ~

--- Dr. Georges Kaskantzis Neto ---

AVALIAO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS


Apesar da aparente simplicidade do diagrama do sistema ambiental ilustrado na FIGURA 3, os componentes que o constituem esto relacionados, um com o outro, significando que ao sofrerem alteraes a qualidade de todo o sistema ambiental se modifica. Em geral, a qualidade de todo o sistema ambiental diminui em funo dos impactos adversos que so imputados sobre um ou mais de um componente ambiental. Por exemplo, a retirada da cobertura vegetal do solo, alm de potencializar a eroso provoca tambm a diminuio da qualidade da gua subterrnea, assim como, a diminuio da diversidade de espcies, vez que, acarreta a perca dos habitats da micro e da macro fauna terrestre. Por outro lado, o grau de alterao sofrida pelos componentes ambientais diferente, significando que alguns destes recebem impactos adversos de maior ou menor importncia e magnitude, dependo do evento que se desenvolve. As principais questes a serem resolvidas pelo analista so aquelas referentes a identificao e valorao dos componentes mais afetados pelos impactos de maior incidncia, para depois realizar a valorao econmica dos danos. A metodologia recomendada para esta tarefa a matriz de avaliao de impactos ambientais.

~ 11 ~

--- Dr. Georges Kaskantzis Neto --Nesse sentido deve-se observar que, apesar da ferramenta ser a mesma, a avaliao de impactos ambientais que se executa nos Estudos de Impacto Ambiental (EIA) so diferentes daqueles realizados nos estudos de valorao monetria dos danos ambientais. Observa-se que o processo da valorao monetria de leses ambientais, em geral, realizado depois que o evento adverso aconteceu. A melhor metodologia aquela que possibilita a identificao dos componentes mais alterados em funo dos impactos de maior importncia e magnitude decorrentes de eventos e de aes inesperadas. oportuno tambm citar que os procedimentos adotados para avaliar os impactos, na sua grande maioria, so subjetivos, logo, dependem do modo como so interpretados pelo analista ambiental. Outra dificuldade que, em geral, encontra-se na valorao dos impactos a heterogeneidade das unidades de medida dos componentes ambientais a serem analisados. Por exemplo, como se pode comparar os impactos decorrentes da eliminao da flora arbustiva com aqueles originados pela perca de espcies da fauna? Neste sentido, os mtodos de avaliao dos impactos que empregam funes, do tipo, dose-reposta podem ser aplicados, desde que se conhece a relao de proporcionalidade dos componentes afetados. A matriz de Battelle-Columbus um dos mtodos de avaliao de impactos que adota as citadas funes.

~ 12 ~

--- Dr. Georges Kaskantzis Neto --Deve-se observar que o processo da valorao dos danos ambientais no visa a anlise detalhada dos impactos ambientais, propriamente ditos, apesar desta etapa ser indispensvel para estimar, de forma satisfatria, o valor monetrio das leses dos componentes que constituem os ecossistemas. O escopo a ordenao dos impactos adversos mais relevantes, pois so aqueles que causam as maiores alteraes dos fatores e dos elementos naturais. A duas metodologias a serem apresentadas na sequncias, na opinio do autor deste texto, so capazes o suficiente para fornecerem os resultados almejados pelo analista. Os modelos de avaliao de impactos ambientais chamados matriz de Pastkia e matriz de interao sero descritos atravs da sua aplicao ao estudo de caso, a saber:

ESTUDO DE CASO AVALIAO DE IMPACTOS ADVERSOS


Em certa ocasio, solicitou-se a valorao monetria de danos ambientais, supostamente provocados por dois vazamentos acidentais, o primeiro, de uma emulso asfltica e o segundo de cido clordrico, os quais aconteceram, praticamente ao mesmo tempo, em uma unidade industrial localizada no Estado de Minas Gerais. O derrame de aproximadamente 28 mil quilos de asfalto, a partir do rompimento da vlvula de fundo de uma carreta-tanque causou a contaminao das guas superficiais e dos sedimentos de um crrego da regio, tendo originado resduos da classe 1, a partir dos

~ 13 ~

--- Dr. Georges Kaskantzis Neto --materiais utilizados no atendimento a emergncia (areia, adsorventes, solo, soluo oleosa, barreiras de conteno e outros). O segundo evento acidental foi causado pelo rompimento de uma vlvula de plstico inadequado instalada no tanque de armazenamento de cido clordrico (HCl) concentrado (35% p/p). Neste acidente ocorrido quinze dias depois do primeiro foram derramados, cerca de 13 mil quilos de cido clordrico que atravessou o piso da bacia de conteno, tendo contaminado o solo, o subsolo e o fretico. Neste acidente foram contaminados, cerca de, 335 mil metros cbicos de gua subterrnea e 4,0 mil toneladas de solo. O valor da leso ambiental provocada pelo derrame acidental do cido clordrico foi da ordem de R$ 1.865.000,00 (reais).

AVALIAO CRTICA DOS IMPACTOS DOS ACIDENTES


Como citado, os vazamentos acidentais de resduo de asfalto e da soluo aquosa concentrada de cido clordrico provocaram a modificao da qualidade ambiental do solo, do subsolo, da gua subterrnea, dos sedimentos, da gua superficiais e a perturbao da rotina de vida da populao residente no entorno do empreendimento, onde os fatos aconteceram. No mosaico das imagens ilustradas na FIGURA 4 podem ser observados os equipamentos afetados e a situao do tanque de cido clordrico, aps o encerramento das atividades de atendimento a emergncia. Para decidir quais impactos deveriam ser includos na valoraes monetria dos danos originados pelos vazamentos do resduo e do cido clordrico, realizou-se a anlise da importncia dos impactos empregando a equao, a saber:

~ 14 ~

--- Dr. Georges Kaskantzis Neto ---

FIGURA 4. Imagens dos acidentes do resduo de asfalto e do HCl [AUTOR].

EQUAO DE ANLISE DA IMPORTNCIA DOS IMPACTOS


A equao de avaliao da importncia dos impactos adversos oriundos dos vazamentos acidentais do resduo de asfalto e do cido clordrico em soluo definida como: IPimpacto = NA (3 IN + 2 EX + MO + PE + RV + SI + AC + PR + MC) eq. (1)

Sendo: NA a natureza do impacto; IN a intensidade do impacto; EX a extenso do impacto; MO o momento do impacto; PE a persistncia do impacto; RV a reversibilidade do impacto; SI a sinergia do impacto; AC o acmulo do impacto; PR o perodo do impacto e; MC a recuperao do impacto.

~ 15 ~

--- Dr. Georges Kaskantzis Neto --Os valores das variveis da equao de valorao dos impactos ambientais que podem ser adotados pelo analista se encontram apresentados na TABELA 5. TABELA 5. VALORES DOS PARMETROS DA EQUAO (1).
VARIVEL 1. Natureza do impacto QUALIFICAO Benfico Prejudicial Pontual Parcial Extenso Total Fugaz Temporrio Permanente Descontnuo Peridico Contnuo Ausente Sinrgico Muito sinrgico Baixa Mdia Alta Longo prazo Mdio prazo Imediato Curto prazo Mdio prazo Irreversvel Imediata (< 1 ano) Mdio prazo (1-3 anos) Longo prazo (3 10 anos) Permanente VALORAO +1,0 - 1,0 1,0 2,0 4,0 8,0 1,0 2,0 8,0 1,0 2,0 4,0 1,0 2,0 4,0 1,0 2,0 4,0 1,0 2,0 4,0 1,0 2,0 4,0 1,0 2,0 4,0 8,0

2.

Extenso do impacto

3.

Persistncia do impacto

4.

Perodo do impacto

5.

Sinergia do impacto

6.

Intensidade do impacto

7.

Momento do impacto

8.

Reversibilidade do impacto

9.

Recuperao do impacto

[AUTOR] A soma dos valores atribudos as variveis da equao de valorao dos impactos definem as classes do impacto, a saber: Zero < IP < 25 impacto irrelevante; 25 < IP < 50 impacto moderado; 50 < IP < 75 impacto severo; IP > 75 impacto crtico.

~ 16 ~

--- Dr. Georges Kaskantzis Neto ---

COMPARAO DA IMPORTNCIA DOS IMPACTOS


Tendo sido definidos os parmetros de avaliao da importncia dos impactos ambientais oriundos dos derrames dos resduos de asfalto e do cido clordrico podem ser comparados os resultados, que se encontram apresentados na TABELA 6. Analisando os resultados pode-se notar que a razo dos somatrios dos valores de qualificao dos impactos provocados pelos derrames de resduos asfltico e cido clordrico da ordem de 2,83. Isto significa que, a soma global de qualificao dos impactos ambientais provocados pelo vazamento do cido clordrico praticamente trs vezes maior que a soma de qualificao dos impactos provocados pelo acidente do asfalto. Logo, a valorao dos danos ambientais causados pelo cido clordrico lanado no ambiente muito mais importante que aqueles decorrentes do acidente com o resduo de asfalto. Adotando a escala de valorao quantitativa dos impactos, pode-se verificar que o impacto do acidente com o cido clordrico considerado como moderado, e, que o impacto do acidente do resduo de asfalto tambm pode ser considerado como moderado, significando que a escala de valorao dos impactos ambientais do mtodo, apesar de ser til no capaz o suficiente para representar a completa realidade dos acontecimentos investigados.

~ 17 ~

--- Dr. Georges Kaskantzis Neto ---

TABELA 6. COMPARAO DOS RESULTADOS DA AVALIAO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DECORRENTES DOS VAZAMENTOS DO LEO E HCl
VARIVEL QUALIFICAO

Natureza

Extenso

Persistncia

Benfico Prejudicial Pontual Parcial Extenso Total Fugaz Temporrio

VALOR

Permanente Perodo Descontnuo Peridico Contnuo Ausente Sinrgico Muito sinrgico Intensidade Baixa Mdia Alta Momento Reversibilidade Longo prazo Mdio prazo Imediato Curto prazo Mdio prazo Irreversvel Imediata (< 1 ano) Mdio prazo (1-3 anos) Longo prazo (3 10 anos) Permanente

1 -1 1 2 4 8 1 2 8 1 2 4 1 2 4 1 2 4 1 2 4 1 2 4 1 2 4 8

ASFALTO

OBSERVAO

HCL

OBSERVAO

-1

Impacto negativo Atingiu o asfalto, o solo, as aguas superficiais e os sedimentos suspensos Rpido espalhamento do resduo na gua e alterao das margens e sedimentos Descontinuo A contaminao da gua e sedimentos afeta a rede trfica aqutica Parte dos resduos contaminados foi recuperada. A mancha de leo na gua originou resduos classe 1 e 2. Curto prazo

-1

Impacto negativo Atingiu o solo, o subsolo e o fretico Lenta movimentao do cido no solo e contaminao da gua livre e dos sedimentos do subsolo Descontnuo Contaminao do fretico pode provocar danos sade de usurios de cacimbas Grande quantidade de solo e de gua foram contaminados. O solo se manter afetado se no for remediado Imediato, de mdio e longo prazo Irreversvel se no for remediado

-2

-4

-2

-8

-1

-1

Sinergia

-2

-2

-2

-4

-1

-7

-1

Imediata (< 1 ano)

-4

Recuperao

-1 -12

Imediata

-4 -34

Permanente (-34/-12 = 2,83)

Somatrio

[AUTOR]

~ 18 ~

--- Dr. Georges Kaskantzis Neto ---

EXERCCIO PROPOSTO
Visando a assimilao dos contedos descritos adote a sistemtica da avaliao da importncia dos impactos adotado a hiptese que o derrame do cido clordrico atingiu as guas superficiais e do resduo de asfalto ocorre no solo. Devido maior viscosidade do asfalto, se comparado ao cido, adote factvel que o resduo de asfalto derramado contaminou apenas 50% da gua e do solo atingidos pelo acidente do cido clordrico.

MATRIZ DE INTERAO DE DANOS AMBIENTAIS


Tendo sido analisada a importncia dos impactos provocados pelos acidentes investigados, agora, pode-se aplicar as metodologias de avaliao de impactos supracitadas. A primeira metodologia denomina-se matriz de interao de impactos ambientais. A matriz de interao de impactos pode ser aplicada para a valorao dos danos ambientais, bastando, para tanto, trocar os potenciais impactos usualmente analisados, pelos danos efetivamente concretizados, na ocasio dos acidentes investigados. As linhas da matriz de interao contemplam os componentes ambientais atingidos pelos impactos e as colunas da matriz descrevem os danos provocados pelos impactos. As clulas contm os valores da magnitude e da importncia dos danos, os quais se encontram separados por uma diagonal que divide cada uma das clulas da matriz. A importncia e a magnitude dos danos so valorados adotando escalas alfa numricas ou numricas, as quais so definidas pelos membros da equipe julgadora.

~ 19 ~

--- Dr. Georges Kaskantzis Neto --A descrio da metodologia da matriz de interao ser realizada, aplicando o modelo ao estudo de caso abordado na seo anterior do texto. Os passos a serem executados visando a valorao qualitativa dos danos que originaram-se dos impactos provocados pelo derrame do HCl incluem: 1 Passo: Identificao dos componentes e servios ambientais alterado

A) Componentes fsico-qumicos i. Alterao da qualidade do solo e Subsolo; ii. Alterao da qualidade da gua do subterrneo; iii. Alterao da qualidade do ambiente de trabalho; iv. Alterao da qualidade do ar atmosfrico; v. Alterao da qualidade da gua superficial; vi. Alterao da qualidade dos sedimentos; B) Componentes biticos vii. Eliminao da microfauna do solo, da gua e do ar viii. Reduo das funes e dos servios ecossistmicos; C) Componentes socioambientais ix. Perturbao rotina de vida da populao; x. Perturbao da rotina de trabalho da empresa; xi. Desgaste da imagem da empresa junto a clientes; xii. Queda do moral e da confiana dos trabalhadores; xiii. Desconfiana da populao e clientes; D) Componentes operacionais xiv. Perca de equipamentos e matrias da produo; xv. Perca de produo em virtude do vazamento; xvi. Aumento dos riscos sade dos trabalhadores;

~ 20 ~

--- Dr. Georges Kaskantzis Neto --xvii. Gerao de resduos contaminados classe 1 e 2; E) Componentes econmicos xviii. Custos de atendimento da emergncia acidente; xix. Custos de remediao dos componentes afetados; xx. Custos de multas administrativas e processos legais; xxi. Custos de servios jurdicos e de engenharia; xxii. Custos de monitoramento da contaminao; xxiii. Custos de materiais e mo-de-obra de remediao; xxiv. Queda da receita financeira da empresa; xxv. Desvalorizao do empreendimento e do terreno; xxvi. Perca de oportunidade de investimento financeiro; xxvii. Aumento das taxas de captao de financiamento; xxviii. Aumento da taxa de cobertura e seguro do negcio xxix. Gerao de estigma em virtude do acidente.

Posto acima, pode-se afirmar que em razo do derrame da soluo concentrada de cido clordrico originaram-se alteraes e adversidades em cinco grupos de componentes do ambiente natural e construdo. Os cinco grupos de componentes, por sua vez, contemplam 29 (vinte nove) impactos ou danos ambientais. No conjunto dos vinte e nove danos identificados, 6 (seis) esto associados aos componentes fsico-qumicos; 2 (dois) so referentes aos componentes biticos; 5 (cinco) so dos componentes socioambientais; 4 (quatro) so relativos aos componentes operacionais e 12 (doze) impactos ou danos provem da alterao dos componentes econmicos.

~ 21 ~

--- Dr. Georges Kaskantzis Neto ---

Reduo das funes e dos servios Queda do moral e da confiana dos trabalhadores Queda da receita financeira da empresa Perturbao rotina de vida da populao Perturbao da rotina de trabalho da empresa Perca de produo em virtude do vazamento Perca de oportunidade de investimento financeiro Perca de equipamentos e matrias da produo Gerao de resduos contaminados classe 1 e 2 Gerao de estigma em virtude do acidente. Eliminao da microfauna do solo, da gua e do ar Desvalorizao do empreendimento e do terreno Desgaste da imagem da empresa junto a clientes Desconfiana da populao e clientes Custos de servios jurdicos e de engenharia Custos de remediao dos componentes afetados Custos de multas administrativas e processos Custos de monitoramento da contaminao Custos de materiais e mo-de-obra de remediao Custos de atendimento da emergncia acidente Aumento dos riscos sade dos trabalhadores Aumento das taxas de captao de financiamento Aumento da taxa de cobertura e seguro do negcio Alterao da qualidade dos sedimentos Alterao da qualidade do ar atmosfrico Alterao da qualidade do ambiente de trabalho Alterao da qualidade da gua superficial Alterao da qualidade da gua do subterrneo

8 12 24 9 10 15 26 14 17

29
7 25 11 13 21 19 20 22 23 18

16
27 28 6 4 3 5 2 10 20 30 40

FIGURA 5. IDENTIFICAO DOS IMPACTOS ADVERESOS DO DERRAME DE HCl.

Uma vez identificados os impactos negativos e os danos que decorrem destes, deve-se realizar uma tarefa que requer a participao de equipe multidisciplinar de conhecimentos. Essa atividade a valorao da importncia dos impactos ou danos ambientais, a qual pode ser desenvolvida empregando a equao (1). A valorao da importncia dos impactos deve ser conduzida com cuidado e ateno e os resultados devem ser revisados devido complexidade envolvida nesta atividade. A princpio devero ser analisados 9 aspectos da importncia de 29 impactos, significando que a matriz dever comtemplar 261 clulas de importncia e 261 clulas da magnitude.

~ 22 ~

Potrebbero piacerti anche