Sei sulla pagina 1di 89

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CINCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM FILOSOFIA

A ESTTICA TRANSCENDENTAL KANTIANA LUZ DE STRAWSON

JOS MARIANO NOBRE

NATAL-RN 2008

JOS MARIANO NOBRE

A ESTTICA TRANSCENDENTAL KANTIANA LUZ DE STRAWSON

Dissertao apresentada ao Programa de Ps-Graduao em Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como requisito parcial para a obteno do grau de Mestre em Filosofia. Orientador: Prof. Doutora Cinara Maria Leite Nahra.

NATAL-RN 2008

JOS MARIANO NOBRE

A ESTTICA TRANSCENDENTAL KANTIANA LUZ DE STRAWSON

BANCA EXAMINADORA

ORIENTADOR: PROF. DOUTORA CINARA MARIA LEITE NAHRA. MEMBRO: PROF. DOUTOR CLUDIO FERREIRA COSTA MEMBRO: PROF. DOUTORA MARIA DE LOURDES ALVES BORGES SUPLENTE INTERNO: PROF. DOUTOR JAIMIR CONTE SUPLENTE EXTERNO: PROF. DOUTOR ADRIANO NAVES DE BRITO

NATAL-RN 2008

ii

Mariza, minha esposa, aos meus filhos Michel, Marcel, Mrcio e ao meu neto Hadrien, pela compreenso e apoio durante esta jornada de reflexo.

iii

AGRADECIMENTOS

Desejo agradecer, primeiramente, a todas as pessoas e instituies que comigo partilharam, muitas vezes no diretamente, deste empreendimento que realizei pela reflexo. Como so muitos e para evitar cometer injustia, relaciono-os entre os meus colegas das graduaes e do mestrado em filosofia da UFRN e em especial a todos aqueles que fazem o PPGFIL, alm do Departamento de Filosofia e da prpria UFRN. com extrema gratido que tambm registro a alegria e a honra de ter convivido com os professores do PPGFIL, pelo que confirmo o enorme zelo e carinho que dignificam o exerccio do magistrio filosfico, que no apenas se aplica s tarefas propeduticas da sala de aula, mas em toda a relao social e humana causada fora dos muros da academia, ao que parece como uma imitao da boa prtica dos tempos da Polis. Mas, por que estudar a epistemologia kantiana? Inicialmente, pelo fascnio que o pensamento de Kant impe ao mtodo da reflexo que se aplica a todo o pensamento do homem. Igualmente fascinante revelou-se o desafio do seu enfrentamento, ao me envolver com a propalada dificuldade para a compreenso do seu modelo de filosofia que, para mim, sempre se mostrou motivador e fundamental aprendizagem da filosofia. Estudar Kant provou-me que filosofia no diletantismo, nem algo que possa no ter uma aplicao urgente associada prtica social do dia a dia. Ao contrrio, tudo que se faz, seja sob os auspcios do rigor da cincia atual, seja atravs do senso comum, no ocorre sem a base explicativa encontrada na metafsica da experincia kantiana, como expresso da razo humana. Entendo que, quando Kant imps sua crtica forma construtivista do conhecimento, no maneira de um tribunal, nem de uma crtica a livros ou a sistemas, mas prpria faculdade do conhecimento em geral, conquistou o respeito da razo por suscitar o livre e pblico exame do esforo humano na busca do seu aperfeioamento. O rigor filosfico e boa conduta so qualidades buscadas naqueles que tm a obrigao de servir de balizamento para nossa formao intelectual; pois, foram esses os atributos que encontrei na conduta de todos os nossos mestres da filosofia, para mim um grupo de professores extremamente abalizados, sempre atentos ao desvelamento das formas da cognio, seja da filosofia, seja da cincia. Desejo citar trs nomes, para os quais expresso minha gratido e, ao homenage-los, agradeo a todos: trata-se dos professores Cinara Nahra, Juan Bonaccini e Tlio Lima.

iv

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo fazer uma interpretao textual da esttica transcendental kantiana, a primeira pilastra de sustentao da epistemologia de Kant e interpret-la luz de Strawson. Ela contm a doutrina da sensibilidade responsvel pelas intuies, que repousam sobre os conceitos de espao e tempo e, com isso, a tematizao de duas importantes questes. Para a filosofia kantiana em sua vertente epistemolgica, qual a importncia dos conceitos de espao e tempo? Como esses conceitos de espao e tempo se inscrevem com tal estatuto como uma tarefa investigatria da metafsica? Os conceitos de espao e tempo, especificados como ingredientes das teses tratadas e arroladas nesta dissertao, so noes relevantes da esttica transcendental de Kant, aqui interpretados luz de Strawson. A pesquisa est dividida em dois captulo. O primeiro captulo, que consta de duas partes, aps fazer uma introduo esttica transcendental de Kant, expe a doutrina da sensibilidade de que fazem parte espao e tempo, formas autnticas da intuio. O segundo captulo, constitudo de cinco partes, trata da interpretao do modelo austero de Strawson relacionado com a esttica transcendental de Kant. A concluso do nosso trabalho a de que, no que pese a declarada objeo de Strawson em sua interpretao austera, que recusa a idealidade do espao e do tempo, mesmo mantendo o seu carter a priori, no pode ser aceita A aprioridade, a intuitividade e a idealidade so teses inseparveis numa abordagem coerente do espao e do tempo do modelo de epistemologia kantiana.

Palavras-chave: Crtica da Razo Pura, filosofia transcendental, metafsica, epistemologia, conexo, experincia, conceitos, intuies, austero, geometria, exposio metafsica e exposio transcendental.

ABSTRACT

This works objective is to make a literal interpretation of Kants Aesthetic transcendental, the first pilaster of sustentation of the epistemology of Kant and to interpret it at Strawsons light. It contains the doctrine of sensitivity responsible for the intuitions, which rests on the concepts of space and time, and, with this, the tematizao of two important questions. For Kants philosophy in its epistemologic source whats the importance of the concepts of and time? How these concepts of space and time inscribe themselves with such statute as an investigatory task of metaphysics? The specification of the concepts of space and time as ingredients of the theories treated and enrolled in this work are segmented of the Aesthetic transcendental of Kant, and interpreted under Strawsons light. The research is divided in two chapter; first, constituted of two parts, the first part presents an introduction to the Aesthetic transcendental of Kant, to show the doctrine of the sensitivity which is part of with its forms space and time, authentic forms of the intuition. The second chapter, is constituted of four parts, that deal with the interpretation of the austere model of Strawson and related with Kants transcendental Aesthetic. The conclusion of our work, about the declared objection of Strawson in its austere interpretation that refuses the idea of space and time, even keeping its a priori character, cannot be accepted. The apriority, the intuitivity and the ideality are theories non-separable in a coherent boarding of space and time of Kants model of epistemology.

Word-key: Critical of the Pure Reason, transcendental, Metaphysical philosophy, epistemology, connection, experience, concepts, intuitions, austere, geometry, metaphysic exposition and transcendental exposition.

vi

SUMRIO

INTRODUO ........................................................................................................ CAPITULO I - A ESTTICA TRANSCENDENTAL KANTIANA .................. 1.1 Uma Introduo Esttica Transcendental em Kant ..................................... 1.2 Kant: Espao e Tempo ...................................................................................... CAPITULO II O MODELO ANALTICO DE STRAWSON E SUA INTERPRETAO AUSTERA ................................ 2.1 Strawson e a Possibilidade da Metafsica como Cincia em Kant ............... 2.2 A Esttica transcendental Kantiana e a Interpretao Austera de Strawson .............................................................................................................. 2.3 Strawson e a Teoria Kantiana da Geometria ................................................ 2.4 Espao e geometria ........................................................................................... 2.5 A Viso de Strawson se sustenta? ................................................................... REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS....................................................................

8 21 21 24

40 40

48 67 74 80 87

vii

INTRODUO

A filosofia kantiana se classifica como crtica, pois sua principal tarefa se constitui a crtica da prpria razo, investigando quais as questes impostas por ela que se justificam e excluindo as propostas sem cabimento. A Crtica da Razo Pura1, a principal obra da lavra kantiana, doravante nomeada por CRP, ter por tarefa conhecer a razo, a sensibilidade e o entendimento, independentemente de toda a experincia, o que abre caminho certo para a metafsica, que tem a tarefa de procurar e estabelecer os limites de todo o conhecimento puro, a priori, isto , independentemente da experincia, assegurando-lhe necessidade e universalidade a esse saber. As transformaes ocorridas com o saber que permitiram constituir uma nova cincia da natureza representam para Kant a necessidade de impor a esta natureza um projeto atravs do qual se possa interrog-la de forma sistemtica e de for-la a responder; assim, da mesma forma, deve ocorrer com a filosofia que, ao seguir o caminho seguro da cincia, encontrar o resultado to certo como os obtidos pelas disciplinas cientficas. Em relao metafsica, a mudana da perspectiva kantiana realiza algo designado por revoluo copernicana2; assim, em vez de impor as estruturas mentais como regra mxima, se exige que, antes de qualquer afirmao sobre as ideias, houvesse de estudar a prpria capacidade da razo. Por isso, Kant diz: Se a intuio tiver que se guiar pela natureza dos objetos, no vejo como deles se poderia conhecer algo a priori; se, pelo contrrio, o objeto (como objeto dos sentidos) se guiar pela natureza da nossa faculdade de intuio, posso perfeitamente representar essa possibilidade3. Entretanto, de acordo com CRP, pode se demarcar o incio do conhecimento a partir da experincia, embora no se possa provar que todo ele se origine ou dela se derive. Certamente que existem conhecimentos hauridos na experincia, que se traduzem por juzos sintticos, nos quais o predicado se acrescenta ao sujeito ampliando-os pela experincia;
As citaes retiradas dessa obra se referem traduo portuguesa da Fundao Caloustre Gulbenkian, 5 edio de 2001, traduo de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujo. As notas relacionadas a ela esto definidas pela abreviao KANT, CRP com os respectivos pargrafos, com indicao da edio A ou B. 2 Tinha mostrado Coprnico que, afastada a hiptese geocntrica e admitindo que os corpos celestes gravitam em torno do sol ou se, ao invs dos corpos celestes, inclusive o sol, girarem em torno do observador, considerar que este observador quem se desloca em torno do sol, os movimentos dos astros poderiam ser melhor explicados; utilizando o sentido metafrico relativamente ao que fez Coprnico na astronomia, Kant vai imprimir uma profunda viragem no saber metafsico, KANT, CRP p. XI. 3 CRP, B XVII, p.20.
1

juzos desse quilate so vlidos unicamente nos domnios dessa experincia, sendo, assim, apenas particulares e contingentes. Mas, ao lado deles, na forma tradicional, Kant apresenta os juzos analticos em que os predicados no so mais do que caractersticas extradas por anlise da prpria noo tornada explcita do sujeito, coadjuvantes de grande parte de nossa atividade racional, consistindo, precisamente, no emprego da anlise de conceitos que j possumos. Assim, em tais juzos, mesmo sendo a priori, expe-se apenas aquilo que j implicitamente era sabido, porm, sem criar conhecimentos novos. Porm, para Kant, um saber autntico no se pode procurar nesses juzos, pois o a priori concebido por ele deve se referir estrutura do sujeito que torna possvel a experincia, que contribui para o conhecimento dos objetos atravs dos sentidos ao fornecer sensaes, que vo se constituir a matria indispensvel faculdade do conhecimento; pois, ordinariamente, o conhecimento compe-se dessa matria e respectiva elaborao que sofre pela estrutura do sujeito cognoscente. Contudo, ainda afirma que, para alm dos limites do saber retirado da experincia, haver um saber de outro nvel, o saber a priori; pois, ao se antecipar experincia, o seu objeto (do saber a priori) no pode ser dado pela experincia e, sim, pelo prprio sujeito, por sua estrutura que torna possvel a experincia. A CRP como cincia ao possuir objetivos propeduticos se prope a examinar a razo pura, suas fontes e limites. No se trata de uma doutrina, porm de uma crtica transcendental (se ocupa menos dos objetos, do que da estrutura de conhec-los, na medida em que pode existir a priori) em virtude de sua finalidade, que no o alargamento dos prprios conhecimentos, porm a sua justificao como indicao do valor de todos os conhecimentos a priori. Assim, o objeto da crtica no sendo a natureza das coisas, que inesgotvel, mas o entendimento que julga a natureza dessas coisas uma crtica da prpria faculdade da razo pura. A filosofia deixa de ser uma ontologia, ultrapassa o ceticismo empirista e transforma-se em filosofia transcendental, como diz Kant: se preocupa menos dos objetos do que do modo de os conhecer 4, na medida que este pode ser a priori. Portanto a filosofia transcendental uma ideia de cincia da razo pura com plano prprio em que deve incluir todos os princpios da razo pura. A crtica deve enumerar todos
4

Afirma Kant que, para se conhecer um objeto, torna-se necessrio poder provar sua possibilidade, que pode ser de duas formas: a primeira, pelo testemunho da experincia a partir de sua realidade, e a segunda a priori pela razo. Porm, diz ainda que o homem pode pensar no que quiser, desde que no entre em contradio consigo mesmo, ou seja, desde que o seu conceito seja um pensamento possvel, embora no possa garantir que, no conjunto de todas as possibilidades, tal conceito possa corresponder ou no a um objeto. Para atribuir quele conceito validade objetiva, isto , possibilidade real, j que a primeira era apenas possibilidade lgica, exigido por Kant algo mais, que no preciso procurar nas fontes tericas do conhecimento, porque isso pode tambm encontrar-se nas fontes prticas, CRP, B XXVII, nota, p.25.

10

os conceitos fundamentais relacionados ao conhecimento puro, prescindindo-se de uma anlise exaustiva desses conceitos, bem como da recenso completa dos que deles se derivem, pois no faz parte do plano da crtica. Assim, tudo o que integra a filosofia transcendental pertence crtica da razo pura, atenta para a apreciao completa do conhecimento sinttico a priori. A anlise dessa cincia mostra que dela no participa qualquer conceito de origem emprica, ou seja, o conhecimento a priori que a integra totalmente puro. O conhecimento discursivo ou conceitual, que da se deriva atravs de seus elementos (intuies e conceitos), e do qual os seres humanos so capazes, pode ser traduzido, pelo idealismo transcendental, quando Kant estabelece a natureza, condies e limites do conhecimento humano. Entretanto, na CRP Kant estabelece dois troncos do conhecimento originrios de uma raiz comum e desconhecida, a saber: a sensibilidade e o entendimento, em que, pelo primeiro, nos so dados os objetos e pelo segundo, eles so pensados5. Dessa forma, Kant cria uma cincia chamada de esttica transcendental para enquadrar todos os princpios pertencentes sensibilidade, que representa a primeira parte de sua teoria transcendental dos elementos, em contraposio que contm os princpios do pensamento puro, denominada de Lgica transcendental. A esttica transcendental da CRP, a primeira pilastra de sustentao da epistemologia kantiana, objeto de nossa investigao, contm a doutrina da sensibilidade responsvel pelas intuies que, ao repousar sobre os conceitos de espao e tempo, leva- nos discusso de duas importantes questes que precisam ser antecipadamente tematizadas para facilitar a compreenso do presente trabalho. Para a filosofia kantiana, em sua vertente epistemolgica, qual a importncia dos conceitos de espao e tempo? Como esses conceitos de espao e tempo se inscrevem, com tal estatuto, como uma tarefa investigatria da metafsica? Por que priorizar a especificidade do tema concernente aos conceitos de espao e tempo como ingredientes das teses tratadas e, ao segment-los da esttica transcendental de Kant, interpret-los luz de Strawson ou como ele deseja? Se a atitude filosfica sempre nos leva a perguntar, a primeira questo nos coloca diante de um contexto que segue rigorosamente associado a um problema. Assim, o contexto se d pelo encadeamento de ideias para facilitar a compreenso do texto, sendo que a questo maior se remete para o mbito do problema a ser investigado, que dever ser proposto de forma clara e precisa, amparado pelo contexto que, ao lhe servir de base, integra a filosofia e a busca pela metafsica. Assim, se a ordem das questes deve iniciar pelo tratamento do contexto, a abordagem dos conceitos espao e tempo adquire proeminncia filosfica ao se
5

CRP, A 16 / B 30.

11

constiturem instrumento de enquadramento e limitao adotado pela metafsica na busca do conhecimento pretendido do objeto. Ademais, o contexto deve priorizar os aspectos sistemticos da questo espao temporal sem necessidade de consulta trajetria histrica do pensamento sobre espao e tempo e, na hiptese de tal fato ocorrer, s de forma casual. Pois, no se tratando de uma investigao da histria dos conceitos de espao e tempo, nossa pretenso investig-los como um problema, em virtude de serem, gestados sob os auspcios da esttica transcendental kantiana e interpretados luz do modelo analtico (austero) de Strawson. Assim sendo, qual dever ser o contexto que se deve fixar como pano de fundo para a discusso entre Kant e Strawson sobre espao e tempo? O contexto poder ser determinado ao se tomar a CRP e eleger a esttica transcendental como uma base para a leitura epistemolgica e reconstruir uma via alternativa para a soluo do problema do conhecimento dos objetos. Assim, para se localizar, de modo consistente e decisivo, o contexto dos conceitos de espao e tempo, deve-se busc-los originalmente na metafsica kantiana e no modelo austero da metafsica da experincia tratado por Strawson. Sem priorizar datas ou perodos, o contexto se relaciona metafsica como objeto de consulta, num novo nvel de relao epistemolgica entre sujeito e objeto para a produo do conhecimento. Essa nova epistemologia idealizada por Kant na CRP se refere muito mais ao modo de conhecer dos objetos e, assim, apontando para o seu subjetivismo transcendental, se origina na esttica transcendental, que contm a doutrina da sensibilidade cuja forma apropriada se d pela estrutura espao temporal. O fato mais auspicioso relativamente ao conceito de espao e tempo ocorre pelo tratamento mpar implementado por Kant e evidenciado pela mudana de concepo que ele adota em relao metafsica tradicional. Se for correto afirmar que o empirismo vigente no momento kantiano pode destruir os fundamentos da metafsica tradicional, tambm ser lcito dizer que caber a Kant reconstru-los diante de novos paradigmas. Esse contexto que pode representar um genuno problema filosfico medeia as relaes entre lgica e metafsica, como ponto de convergncia que, em todas as pocas, parece instigar a criatividade dos grandes pensadores6. Assim, primeiramente, se denota que o interesse do pensamento est voltado para a contemplao do mundo ou dos tipos de objetos que lhe pertencem, que expem a composio desse mundo. Isto representa o tratamento do ser pela ontologia convergente no discurso da filosofia antiga e do perodo medieval. O perodo de reflexo que
6

Cf. LIMA, Tlio, Sales Souza, p.12

12

se segue, caracterstico do perodo moderno, ao invs de perguntar pelo ser filosofia, faz com que esta se pergunte pelo conhecimento, que comea com Descartes, e explicita sua forma mais autntica em Kant, cujo modelo se compromete com as condies de possibilidade do conhecimento dos objetos, ao invs do prprio objeto. Por isso parece valer a pena perguntar sobre a mudana de contexto verificada na metafsica em sua nova relao que se estabelece com a lgica, pois, se na metafsica tradicional se pergunta pelo que do objeto sem nenhuma mediao, na metafsica de Kant passa a se perguntar se podemos conhecer o que o que, estabelecendo a tematizao dos problemas que se apresentam filosofia que no se restringir reflexo lgica. Pois a vertente epistemolgica adquire importncia decisiva e complementar em relao lgica, ou seja, uma metafsica do conhecimento relativa aos problemas filosficos torna-se mais importante do que a reflexo meramente lgica. A metafsica, ao tomar a experincia como estrutura de amarrao do conhecimento emprico, tem na esttica transcendental de Kant ponto de entrada para a formulao do conhecimento de objetos ao receber seus insights, vindos da coisa em si e que se instrumentalizam pelo uso nessa instncia do suporte espao temporal. Para Kant a lgica transcendental torna-se indispensvel ao se juntar com a esttica transcendental para buscar os termos originais que tornam possvel a experincia dos objetos. Por tais consideraes, pode-se afirmar que a interpretao de Strawson a Kant leva em considerao os conceitos de espao e tempo como tema central, tanto quanto o momento essencial de seus modos de reflexo a ponto de constituir-se o problema marcante de suas filosofias tratado em nossa dissertao. Consequentemente, se pretendemos entender o modelo austero de Strawson interpretativo da esttica transcendental Kantiana, torna-se indispensvel compreendermos suas respectivas especulaes sobre a questo espao temporal e, ainda mais, como cada um, a seu modo, responde s demandas suscitadas pela estrutura espao temporal e como ela se insere no mbito de suas metafsicas. Assim, mesmo se pudermos generalizar tal procedimento, neste sentido, a compreenso do autor parece, antes de tudo, poder interpretar a sua exposio filosfica como a elaborao de uma resposta que ele mesmo suscita e, com isso, se pode afianar a hiptese de que, sem o problema, no se tem a resposta, tampouco filosofia. Admitindo tal raciocnio, o primeiro passo para entender o modelo de filosofia de determinado autor ser o de sempre buscar e estabelecer o problema que ele decidiu tematizar, pois a tarefa de tematizao representa essencialmente a busca de tratamento para o problema. Se o contexto da discusso para a interpretao do modelo analtico de Strawson serve para interpretar a esttica transcendental de Kant tendo como

13

pano de fundo as relaes entre lgica e metafsica que, por si, se constitui um problema que sempre existiu na filosofia e se os conceitos de espao e tempo se apresentam nesse contexto como tema, assim contexto e problema se tornam equivalentes para fazer parte da estrutura desta dissertao. Portanto, os tratamentos dados aos conceitos de espao e tempo, respectivamente, por Kant e Strawson na esttica transcendental e no modelo analtico austero, se constituem o principal ponto de investigao do estudo. Assim, o primeiro captulo constitudo de duas partes. Na primeira, ser apresentada uma introduo esttica transcendental de Kant, para mostrar a doutrina da sensibilidade que a integra com suas formas espao e tempo, formas autnticas da intuio. Diz-se que a interpretao retirada da esttica versando sobre seu significado e objetivo, a parte da CRP que, desde o incio e at as recentes interpretaes, mais levantou questionamentos, seja por conta de suas teses mais explicitas, como no caso do que uma intuio pura, seja de maneira indireta, devido a concepes que parecem localizar na esttica sua principal fonte: a questo da coisa em si a do idealismo transcendental colocamse a partir da esttica, mesmo se esta no basta para dar a eles toda a sua dimenso. Em sua segunda parte, trata-se do estatuto concedido ao espao e tempo na esttica transcendental da CRP para fornecer a indicao de suas naturezas, segundo Kant. Pois, ali onde Kant oferece as exposies metafsica e transcendental dos conceitos de espao e de tempo em que, pela via da exposio metafsica, impe que seja apresentado com clareza o que pertence a tal conceito de concesso a priori; pois, para Kant, como a mente humana possui tais propriedades, respectivamente do sentido externo e interno, a ela permite-se a representao de objetos como exteriores a ns e situados todos no espao e que transcorrem no tempo. Pela exposio transcendental, Kant expe que os conceitos de espao e tempo tornam-se princpios, a partir dos quais se pode entender a possibilidade de outros conhecimentos sintticos a priori, e que, para tanto, exige, aditivamente, atendimento de dois pontos: que do conceito dado se derivem conhecimentos dessa natureza e que esses conhecimentos apenas sejam possveis desde que se pressuponha um dado modo de apresentao desse conceito. Por isso, Kant, ao tomar o exemplo dos objetos da geometria (ponto, reta, plano etc.) deseja mostrar que a explicao dada pela exposio transcendental do conceito de espao permite determinar, sinteticamente e a priori, as propriedades deste espao. Ainda mais, apresentada uma trajetria do pensamento kantiano sobre espao e tempo, confrontado com as ideias que ensejaram sua discusso histrica, iniciando-se com Plato e Aristteles passando por

14

Descartes e centrando no debate com Newton e Leibniz e, com estes, a divergncia kantiana relativamente aos conceitos de espao e tempo absolutos de Newton e relativos de Leibniz. O segundo captulo, constitudo de cinco partes, trata da interpretao do modelo austero de Strawson, que correlacionado com a esttica transcendental de Kant. Na primeira parte, discutida a viso de Strawson sobre as possibilidades da metafsica como cincia em Kant, onde se confirmam as bases cientficas da metafsica kantiana legitimadas pelo princpio de significatividade; tal princpio, repetidamente anunciado em toda CRP, estabelece que no pode haver nenhum uso legtimo, de ideias, nem de conceitos, se eles no so postos em relao com as condies empricas ou experimentais de sua aplicao. Assim, para Kant, a considerao de tal princpio, tambm corroborada pelos empiristas, representava a negao total da metafsica transcendente. Mas, Kant, ao constatar no s que a tendncia de se pensar nas ideias para as quais no se podia especificar nenhuma condio emprica de uso, o que se constitua primeiramente uma aberrao filosfica, ele julgou ser, tambm, uma propenso natural inevitvel da razo humana, que podia inclusive aportar resultados positivos quando, no curso da investigao cientfica, servisse para estimular a indefinida extenso do conhecimento emprico. Entretanto, a iluso do conhecimento metafsico para ele ocorreria somente quando se impusesse correspondente realidade a tais ideias, como se pudesse produzir conhecimento dessas realidades, apenas pelo puro pensar, sem o concomitante contributo da experincia e, ao violar o princpio da significatividade, tornava a metafsica impossvel como cincia. A segunda parte apresenta a estratgia argumentativa de Strawson, partindo dos conceitos embutidos na esttica transcendental que julga indispensvel para construir sua interpretao que chama de austera. Inicialmente, destaca que a teoria kantiana sobre a natureza da experincia do conhecimento humano esposada nas teses da esttica transcendental se apresenta sob a gide de quatro grandes contrastes, a saber, o contraste entre fenmeno e coisas em si mesmas, entre intuies e conceitos, entre o a priori e o emprico, e entre o externo e o interno, em que sobre tais dualidades erguer seu modelo analtico. Sua interpretao austera parte da tese kantiana de que o espao e o tempo so as formas da intuio humana. Para fundament-la, ele, ao se utilizar da dualidade entre intuies e conceitos, explicita que este contraste no , de fato, mais do que um aspecto da distino inerente a qualquer filosofia que trate com rigor do conhecimento humano, dos seus objetos ou de sua linguagem. No tratamento filosfico do conhecimento dos objetos, diz ele, no se

15

tm trs tarefas distintas, mas apenas parte de uma mesma tarefa filosfica, onde o contraste entre intuies e conceitos surge necessariamente sobre diferentes formas. A doutrina kantiana, diz Strawson, prioriza o marco epistemolgico na interpretao da tarefa filosfica e, assim, seguramente, para ele, no se pode formar qualquer conceito de experincia ou do conhecimento emprico de objetos a no ser que se possam conhecer, nesta experincia, itens particulares que devam ser reconhecidos ou especificados como casos de tipos ou caractersticas gerais. Assim, para que se possam produzir conceitos gerais, devem ter-se capacidades de operar tais reconhecimentos e classificaes, e a oportunidade de desenvolver e exercitar tais capacidades se d pelo que Kant chama de intuio. Para Strawson, Kant expressa essas necessidades em sua linguagem de departamentos ou faculdades da mente, o que aumenta a nfase de seu marco epistemolgico, pois, distingue entre a faculdade da sensibilidade, que receptiva, atravs da qual os objetos nos so dados produzindo as intuies, e a do entendimento, que ativa, por meio da qual os objetos so pensados e constitui-se a fonte dos conceitos. A cooperao dessas duas faculdades da mente torna-se necessria para a experincia ou para o conhecimento emprico do objeto, em Kant. Paralelamente a isso, o que diz Strawson sobre a teoria que afirma que o espao e o tempo so a forma da intuio? Primeiramente, afirma que a dualidade entre intuies e conceitos, trao marcante na esttica transcendental, corresponde simplesmente caracterstica epistemolgica do contraste entre o caso particular e a classe geral ou, dito de outra forma, simplesmente o pensamento do caso particular semelhante ao que encontrado na experincia e a reconhecido como caso de alguma classe geral. Em segundo lugar, essa destacada afirmao strawsoneana confirma que o pensamento, em sua mxima generalidade, estabelece alguma conexo intima e particular entre o espao e o tempo, por um lado, e a ideia de um caso particular do conceito geral, por outro lado. Portanto, ao se verificar qualquer conceito geral ou qualquer ideia de um tipo geral de objeto supondo-se, apenas, que objetos ou itens que nele se subsumam sejam tais que possam converter-se em objetos do conhecimento emprico tornar-se- evidente que qualquer desses casos particulares, que de fato ocorra, deve realmente se verificar em algum momento, como tambm que qualquer desses casos particulares que possa encontrar-se, deve de fato encontrar-se em algum local. Pois, para que a classe geral de objetos possa aplicar-se a um caso particular, deve ocorrer em algum local ou, se este no for possvel, pelo menos em algum tempo. Assim, a identidade da existncia dos casos particulares subsumidos nos conceitos gerais e materializadas na experincia est conectada no espao e no tempo. Desta forma, a posio espao temporal para Strawson

16

fornece a base fundamental para distinguir entre um item particular e outro geral, constituindo-se o suporte da identidade dos objetos particulares, o que demarca o modo austero de sua interpretao. Mas, Strawson, ao considerar o segundo contraste entre o a priori e o emprico, pode constatar, que na teoria kantiana apresentada na esttica, o espao e o tempo no so apenas as formas da intuio, seno formas a priori da intuio. Para ele, no h apenas o pensamento de uma conexo inata entre a ideia de itens particulares, susceptveis de serem encontrados na experincia, e a ideia de que so itens ordenados espacial e temporalmente. Trata-se, de fato, do pensamento de que esta conexo to vital que no pode ser desconsiderada sem anular toda a concepo de experincia. Assim, a ideia de experincia em geral parece ser realmente inseparvel da sucesso temporal e da ordenao espacial que ocorre em tal experincia. Pois, o caso de uma completa abstrao da sequncia temporal separada da ideia de experincia em geral uma tarefa que ultrapassa a capacidade cognitiva humana. Assim, em relao ao carter do a priori a interpretao austera de Strawson conclusivamente afirma que um conceito ou caracterstica (elemento) poder denominar-se de a priori se puder se constituir um elemento estrutural essencial em qualquer concepo de experincia que pudermos tornar inteligvel. A divergncia da posio defendida pelo idealismo transcendental de Kant se d pelo fato de que a qualificao a priori a um elemento pretende que sua presena como uma caracterstica da experincia seja totalmente atribuda natureza de nossa constituio cognoscitiva, no sendo, de maneira alguma atribuda s coisas em si que afetam esta constituio para produzir a experincia. A interpretao analtica de Strawson discute tambm os argumentos apresentados na esttica transcendental que, em sua viso, de fato, do sustentao e notabilizam as teorias relacionadas ao espao e ao tempo Para ele, o argumento de maior expresso, relativamente questo do espao, se deriva da ideia kantiana subjacente s proposies da geometria (axiomas e teoremas), chamada de matemtica do espao, e a prova da teoria do espao remete-se prioritariamente teoria da geometria. Na terceira parte, Strawson, ao discutir a teoria kantiana da geometria, tem presente que a teoria da intuio pura de Kant a fonte genuna do conhecimento da geometria que, por sua vez, se associa com a teoria do espao do idealismo transcendental. Para ele, o argumento mais convincente apresentado na esttica transcendental da CRP, ao tratar da teoria da subjetividade do espao, diz respeito ao argumento da geometria. Tal argumento representa um conjunto de proposies ou premissas que combinam caractersticas das

17

proposies empricas com os atributos das proposies analticas, mas que no so nenhuma, nem outra. Suas proposies combinam o carter de sintticas e de necessrias, da que no so analticas nem tampouco baseadas na intuio emprica. Se a inteno de Kant a de que, se aceitamos a teoria da subjetividade do espao como uma mera forma de intuio pertencente nossa constituio cognoscitiva, ento se pode concluir que tal classe de intuio espacial deve existir, tambm como as proposies sintticas que ele produz se aplicam necessariamente aos objetos espaciais ordinrios da intuio emprica. Portanto, essa interpretao pouco clara para Strawson a de que tais intuies no empricas so o resultado da imagem da mente buscando em si o meio em que devem aparecer ante ela os objetos e determinando, a partir dessa busca, independentemente da manifestao real dos objetos, verdades que devem valer para quando elas aparecem. Mas, para a moderna crtica antikantiana, conhecida como a perspectiva positivista perda de tempo conceder tal interpretao, pois a rigor as proposies da geometria no so necessrias, nem sintticas. Strawson, porm, ao endossar parte da crtica positivista antikantiana, afirma que tal crtica no suficientemente robusta para justificar a negao abrupta e total da teoria kantiana da geometria. Strawson considera que Kant j dizia que no era importante se a construo de um conceito (espacial) na intuio pura se ocupasse de um desenho sobre um papel ou simplesmente na imaginao. A imaginao visual para Strawson no pode oferecer figuras fsicas, seno figuras fenomnicas, distintamente do conceito kantiano usado na CRP, aplicveis inclusive a objetos fsicos. Assim, as retas que so objeto da intuio pura no so retas fsicas, mas retas fenomnicas, cujas aparncias ilustram tais retas. Portanto, para Strawson, tal sistema de objetos assim concebidos, que no nenhum clculo no interpretado, nem uma geometria fsica, representa uma geometria fenomnica e que independente da intuio emprica. Assim, no se necessita, nessa geometria fenomnica (strawsiana), na medida em que se pode imaginar a espacialidade, comprovar tais resultados atravs da referncia a objetos espaciais dados pelos sentidos. Por outro lado, ele afirma que essa geometria fenomnica no carece da relao com objetos empricos, pois o exerccio adequado da imaginao produz precisamente tais semelhanas, como as que podem ser apresentadas pelos objetos fsicos na intuio sensvel ordinria. Essa geometria primariamente a dos fenmenos espaciais dos objetos fsicos e, subsidiariamente, a geometria das mesmas coisas fsicas. Ainda mais, se h sentido em sua interpretao fenomnica da geometria euclidiana, a teoria kantiana da intuio pura e da constituio de conceitos, pode

18

perfeitamente considerar-se como a descrio razovel de tal interpretao fenomnica da geometria. A quarta parte versa sobre a relao entre a teoria do espao kantiano e a geometria entendida como a cincia que produz e descreve adequadamente seus objetos produzidos e descritos no interior desse espao. A base desta temtica apoia-se no contexto da discusso levada a efeito pela declarada objeo de Strawson abordagem kantiana do espao e do tempo por focar no fato de que o argumento de Kant para a idealidade transcendental depende da tese da intuitividade e esta, por sua vez, dependente da validade da concepo euclidiana de espao. Pois, de acordo com a tese da idealidade defendida no idealismo transcendental, o espao e tempo como elementos com qualificao a priori, Kant pretende que a presena desses elementos como uma caracterstica da experincia seja totalmente atribuda natureza de nossa constituio cognoscitiva, e, assim, esto em ns previamente experincia, no sendo, de maneira alguma, atribuda natureza das coisas em si que as afetam para produzir a experincia. Contrapondo-a, encontra-se a interpretao chamada austera ou strawsoniana, pela qual se afirma que um conceito ou caracterstica (elemento) poder denominar-se de a priori se puder se constituir um elemento estrutural essencial em qualquer concepo de experincia inteligvel para ns. Relativamente tese da intuitividade, Kant afirma que o espao e o tempo so em si mesmos intuies a priori, pelo fato de existir um s espao e um s tempo e que ambos so infinitos, ou seja, possumos a concepo de um nico sistema espacial e temporal que engloba tudo o que sucede e tudo o que existe fisicamente. Assim, a relao de dependncia das teses da aprioridade e da intuitividade se evidencia quando Strawson indaga sobre tal concepo espacial e temporal derivada da afirmao kantiana de que o espao e o tempo so intuies a priori ou puras. Entretanto, afirma que dificilmente se pode entender esse pensamento kantiano sem se referir, mais uma vez, ao argumento da geometria, pois, o nosso conhecimento das verdades dessa cincia na perspectiva kantiana, embora independente da intuio emprica, dependente da intuio, ou seja, no depende de modo algum da observao dos objetos fsicos reais, como aqueles que conhecemos atravs de nossos sentidos. Ao contrrio, depende inteiramente da operao da faculdade da intuio pura espacial. O exerccio dessa faculdade tanto pode se dar com ajuda de figuras empricas (como linhas desenhadas sobre um papel), como pelo concurso da faculdade da imaginao. No caso do uso da faculdade da imaginao, se pode conhecer no s as caractersticas necessrias das figuras espaciais, por exemplo, ngulos e tringulos, que se constroem na intuio pura, como tambm as caractersticas necessrias de espao em que as construmos,

19

por exemplo, que infinito e tridimensional. Assim, se pode descrever adequadamente esse espao infinito (euclidiano) como uma intuio pura, isto , como resultado do exerccio da faculdade da intuio pura. Dessa forma, fica evidenciada a relao de dependncia entre as teses kantianas da idealidade e da intuitividade e esta dependente da validade da concepo euclidiana de espao. Extrada essa dependncia dos Prolegmenos, Kant demonstra recorrer s proposies sintticas a priori da matemtica e da geometria para derivar as concluses alcanadas na esttica transcendental. Mas, tendo em vista que a geometria de Euclides foi impugnada com o surgimento das geometrias no euclidianas desenvolvidas aps Kant, alguns comentadores tm afirmado que o idealismo transcendental baseado nas consideraes kantianas sobre o espao e tempo no pode mais se sustentar. Por ltimo, a quinta parte trata da anlise da sustentao da viso de Strawson. Partindo-se das razes justificadas por Kant na esttica transcendental, ao conceber o espao e tempo como formas da intuio, primeiramente, poderia se alegar que a defesa do atributo a priori do espao e tempo, tomado isoladamente em relao experincia, no ofereceria uma base segura para sustentao do idealismo transcendental. Ou, como afiana Strawson, poderse-ia pensar que a experincia no possvel sem o pressuposto da estrutura espacial e temporal, porm, ainda assim, negar que eles sejam transcendentalmente ideais. Pois, ao concordar que espao e tempo sejam a priori, disto no se segue para ele que tenhamos de pens-los como intuies em ns, na forma do idealismo de Kant. Ao invs disso,

Strawson prope sua interpretao austera do a priori, de acordo com a qual ela seria um elemento essencial estrutural em qualquer concepo de experincia que possamos tornar inteligvel a ns mesmos. Em sua genuna tese exposta no idealismo transcendental, sobre a qualificao a priori da estrutura espacial e temporal, Kant pretende que sua presena como uma caracterstica da experincia seja totalmente atribuda natureza de nossa constituio cognoscitiva, no sendo de maneira alguma atribuda natureza das coisas em si que afetam a constituio para produzir a experincia. Tanto quanto em relao a Kant, a noo de experincia no formato strawseano, parece ser realmente inseparvel do espao e do tempo. Por isso, a ideia de uma experincia no espacial e no temporal torna-se ininteligvel e, assim, ela ter que ser sempre sucessiva no tempo e espacialmente localizada. Inicialmente, o argumento da inseparabilidade da experincia em relao estrutura espao temporal poderia sugerir uma soluo com dupla interpretao, ou seja, se as noes ou conceitos de experincia e de espao e tempo so inseparveis, ento no apenas a noo de experincia j pressupe as concepes de espao e tempo, ou como tais concepes de

20

espao e tempo, por sua vez, s podem ser pensadas atravs da dita experincia. A questo , pois, se a tese da inseparabilidade, na forma da interpretao austera, apresenta essa simetria. Strawson, entretanto, no esclarece se os conceitos de espao e tempo, uma vez tratados como elementos essenciais para uma concepo consistente da experincia, poderiam ou no ser inteligveis se concebidos independentemente ou descolados da noo de experincia; ao que parece, ele no est interessado em investigar a coerncia de sua interpretao mediante anlise deste outro enfoque. A nossa anlise demonstra que separar-se da ideia de um sujeito do conhecimento comprometido com as concepes de espao e tempo um equvoco com base no qual nenhuma viso coerente dos objetos externos pode ser elaborada. Como afirma Kant, somente mediante o ponto de vista humano que podemos falar do espao e do tempo. Consequentemente, no possvel sustentar-se, com consistncia, a ideia de que espao e tempo so a priori, mas no ideais. Portanto, a interpretao austera de Strawson, que recusa a idealidade do espao e tempo, mesmo mantendo o seu carter a priori, ao que parece no pode ser aceita. A aprioridade, a intuitividade e a idealidade so teses inseparveis numa abordagem coerente do espao e do tempo do modelo de epistemologia kantiano.

21

CAPTULO I - A ESTTICA TRANSCENDENTAL KANTIANA


1.1 Uma Introduo Esttica Transcendental Kantiana

Kant, na CRP, em consonncia com a tradio alem do sculo XVIII, estabelece para o termo esttica dois significados distintos: o primeiro, trata da cincia de uma sensibilidade a priori, incrustada na esttica7 transcendental da CRP8, e o segundo referese a uma cincia do gosto ou filosofia da arte9. Porm, Kant na primeira edio da CRP, reserva esttica para a doutrina da sensibilidade, excluindo-lhe a filosofia da arte, para formar a primeira parte da doutrina transcendental dos elementos, a qual considera os modos como os objetos so dados imediatamente mente humana ao fornecer intuies. O segundo significado prevalece na crtica da faculdade de julgar esttica, a primeira parte da crtica dos juzos. Explicitamente, Kant nos diz na abertura da esttica transcendental na CRP:
Sejam quais forem os modos e os meios pelos quais um conhecimento se possa referir a objetos, pela intuio que se relaciona imediatamente com estes e ela o fim para o qual tende, como meio, todo o pensamento. Esta intuio, porm, apenas se verifica na medida em que o objeto nos for dado, o que, por sua vez, s possvel [pelo menos para ns humanos] se o objeto afetar o esprito de certa maneira. A capacidade de receber representaes (receptividade), graas maneira como somos afetados pelos objetos, denomina-se sensibilidade. Por intermdio, pois, da sensibilidade so-nos dados objetos e s ela nos fornece intuies.

Portanto, o pensamento para Kant resultante de uma longa e profunda meditao tem sempre que se referir em seu ltimo apelo s intuies quer direta ou indiretamente, e, assim,
A interpretao retirada da Esttica versando sobre seu significado e objetivo parte da CRP que, desde o incio e at as recentes interpretaes, mais levantou questionamentos, seja por conta de suas teses mais explicitas, seja porque uma intuio pura ou, de maneira indireta, devido a concepes que parecem localizar nela sua principal fonte: a questo da coisa em si e a do idealismo transcendental colocam-se a partir da Esttica , mesmo que esta no baste para dar a eles toda a sua dimenso, de acordo com FICHANT. M., em Espao Esttico e Espao Geomtrico em Kant. In: Analytica, p. 11. 8 Para Kant, a CRP, maneira de um tribunal, no uma crtica a livros ou a sistemas, mas faculdade da razo em geral, em relao a todos os conhecimentos a que se possa aspirar, independentemente de toda a experincia e, assim, a soluo da questo da possibilidade ou no de uma metafsica em geral e a determinao tanto de suas fontes como da sua extenso e limites, tudo isso em observncia a princpios que, para conquistar respeito, tal razo s concede a quem suscitar seu livre e pblico exame. CRP, Prefcio da Primeira Edio, A XII e nota. 9 Como assinala Kant, esses dois significados diferentes foram estabelecidos pelo filsofo wolffiano A. G. Baumgarten para ressuscitar o termo grego aisthesis com vistas a remediar questes nas reas da sensibilidade e da arte, evidentes no sistema de Wolff, pois o racionalismo de Wolff reduzira a sensibilidade confusa percepo de uma perfeio racional, no deixando lugar para o tratamento filosfico da arte. Baumgarten, assim, tenta resolver ambos os problemas ao mesmo tempo ao afirmar que o conhecimento sensvel ou esttico possua sua prpria dignidade e status contribuindo para o conhecimento racional, e que a arte exemplificava esse conhecimento ao oferecer uma imagem sensvel da perfeio. CRP, B 35, nota.
7

22

sempre em relao a ns, pela via da sensibilidade, pois, de outra forma, nenhum objeto jamais pode nos ser dado. Conhecer o que so os objetos obriga ao concurso da sensibilidade e do entendimento, pois a coisa, tal qual a conhecemos, no a simples imagem do real; o objeto ou coisa tal como se pode compreender graas s faculdades que o homem possui, objeto na medida em que nos aparece, isto , dado pelas formas espao temporal da sensibilidade, e assim, constituindo-se o fenmeno. Do mesmo modo, o mundo em que vivemos e nos acessvel o mundo que aparece graas s nossas faculdades do conhecimento e, da mesma forma, o mundo da cincia que, ao ser produzido pela contribuio do sujeito, fenomnico. Portanto, a doutrina kantiana, ao estabelecer a necessidade da faculdade da sensibilidade para produzir intuies, proclama que o efeito de um objeto sobre nossa capacidade representacional, na medida em que por eles somos afetados, produz a sensao, e a correspondente intuio derivada desse objeto chama-se intuio emprica. Esta , pois, a forma de como se constitui a representao10 do fenmeno que se d pelo contedo do objeto ainda indeterminado contido numa intuio emprica. Por sua vez, esse fenmeno se compe de duas partes, a saber: a primeira, Kant denomina de matria que corresponde sensao; e a outra ele a chama de forma, a qual possibilita que o diverso do fenmeno possa ser ordenado de acordo com outras relaes; por isso a sensao e sua correspondente intuio emprica, no podendo ordenar sua forma, implicam que, se a matria de todos os fenmenos nos dada somente a posteriori, essa sua forma deve encontrar-se j a priori na mente humana pronta a aplicar-se a ela e deve ser considerada independente de toda sensao. Assim, em sentido transcendental11, sero puras todas as representaes de objetos que, de nenhum modo, possam pertencer sensao e, consequentemente, devero encontrar10

Em relao ao termo representao na filosofia kantiana vale a pena transcrever integralmente a passagem contida em CRP, B 376-377: No nos faltam denominaes convenientemente adequadas a toda a espcie de representaes sem haver necessidade de recorrer ao que propriamente alheia. Eis aqui a escala das mesmas. O termo genrico a representao em geral (repraesentatio). Subordinado a este, situa-se a representao com conscincia (perceptio). Uma percepo que se refere simplesmente ao sujeito, como modificao do seu estado, sensao (sensatio); uma percepo objetiva conhecimento (cognitio). O conhecimento, por sua vez intuio ou conceito (intuitus vel conceptus). A primeira refere-se imediatamente ao objeto e singular, o segundo refere-se mediatamente, por meio de um sinal que pode ser comum a vrias coisas. O conceito emprico ou puro e ao conceito puro, na medida em que tem origem no simples entendimento (no numa imagem pura da sensibilidade), chama-se noo (notio). Um conceito extrado de noes e que transcende a possibilidade da experincia a ideia ou conceito da razo. Quem uma vez se habitue a esta distino achar insuportvel ouvir chamar ideia representao da cor vermelha, que nem sequer se dever chamar noo (conceito do entendimento). 11 Os atributos transcendentais, desde os medievais, serviam para discriminar qualidades extras categoriais dos seres, tais como unidade, verdade, bondade, beleza, e outras; para Kant, um vestgio desse uso remanesce no emprego que faz como uma forma de conhecimento, no dos prprios objetos, mas do modo como somos

23

se absolutamente a priori na mente humana, na qual todo o diverso dos fenmenos intudo sob determinadas condies. A essa forma pura da sensibilidade Kant tambm chamar de intuio pura, por constatar que, ao se separar da representao de um corpo o que o entendimento pensa dele, como seja substncia, fora, indivisibilidade etc., e o que pertence sensao, tal qual a dureza, cor, penetrabilidade etc., algo ainda restar dessa intuio emprica: trata-se da extenso ou espao e da figura ou tempo, pertencentes intuio pura, genuinamente de ocorrncia a priori na mente, mesmo independentemente de um objeto real dos sentidos ou sensao, a simples forma pura da sensibilidade 12. Portanto, a doutrina da sensibilidade componente basilar da esttica transcendental, ao tratar das formas puras de intuio sensvel, determina o que pode ser intudo e limita a aplicao de conceitos em juzo, como so os casos do espao na forma do sentido externo e do tempo na forma do sentido interno. Tempo e espao no so percepes confusas de uma ordem racional objetiva nem abstraes da experincia emprica; consequentemente, a percepo sensvel no espao e no tempo tem sua prpria origem e contedo que no deriva nem da sensao nem do entendimento. A sua relao com a estrutura conceitual do entendimento envolve princpios judicativos que adaptam mutuamente a experincia espacial e temporal a conceitos abstratos, o que confere esttica transcendental elemento de destaque em qualquer epistemologia 13. Por isso, a esttica transcendental na CRP se constitui uma cincia que envolve todos os princpios da sensibilidade, formando a primeira parte da teoria transcendental dos elementos que se rene com a lgica transcendental, que trata dos princpios do pensamento puro e que, segundo Kant, deve responder questo da possibilidade do conhecimento, que tambm prioritariamente a possibilidade da metafsica14. Assim, ao se isolar dela a sensibilidade, abstraindo tudo o que o entendimento pensa com seus conceitos, restar a intuio emprica, da qual se separando igualmente tudo o que pertence sensao, somente
capazes de conhec-los, isto , as condies da experincia possvel; esse uso deve nomear todo conhecimento que est ocupado no tanto com os objetos, mas muito mais com o modo de conhec-los, na medida em que este conhecimento possvel a priori, e o sistema de conceitos desse gnero por restringir-se aos princpios da sntese a priori, deveria se chamar de filosofia transcendental.. A ubiquidade do termo transcendental empregado por Kant serve para qualificar nomes como esttica , lgica, apercepo, faculdades etc. e, em cada caso, assinala o uso que se dar em funo de suas possibilidades. O significado preciso do termo transcendental pode ser distinguido de um termo emprico, e alinhado com a priori, na medida em que este envolve uma referncia ao modo de conhecimento. O transcendental tambm se distingue do metafsico e do lgico, como no caso da exposio metafsica do espao que apresenta com clareza o que pertence a este conceito dado a priori, como tambm ao explicar o conceito de espao na exposio transcendental como um princpio a partir do qual se pode entender a possibilidade de outros conhecimentos sintticos a priori. CRP, B 38, 40, 53. 12 CRP B 35. 13 CRP B 61. 14 De acordo com FICHANT, M. em Espao Esttico e Espao Geomtrico em Kant, p.12.

24

sobrar a intuio pura e simples como a forma dos fenmenos, que a nica que a sensibilidade pode oferecer; por isso, Kant conclui que haver somente duas formas puras da intuio sensvel, a saber: o espao e o tempo, como princpios 15 do conhecimento a priori.

1.2 Kant: Espao e Tempo.

O estatuto concedido ao espao e tempo na esttica transcendental da CRP fornece a indicao de suas naturezas. A Kant oferece a exposio metafsica e a exposio transcendental dos conceitos de espao e de tempo em que, pela via da exposio metafsica do conceito de espao, impe que seja apresentado com clareza o que pertence a tal conceito de concesso a priori; pois, como a mente humana possui tal propriedade do sentido externo, a ela permite-se a representao de objetos como exteriores a ns e situados todos no espao. O espao seria a forma do sentido externo, a forma na qual as sensaes dos objetos que nos afetam seriam recebidas e ordenadas como intuies empricas de objetos externos no espao. Portanto, nos diz Kant, neste espao onde as configuraes, as grandezas e as relaes recprocas desses objetos podem ser determinadas. Da mesma forma, em relao ao conceito de tempo, possumos o sentido interno, no qual a mente, ao se intuir a si mesma, ou intuir tambm o seu estado interno, no nos d, em verdade, qualquer intuio dela prpria como um objeto; constitui, todavia, numa forma determinada, a nica atravs da qual possvel a intuio de seu estado interno, de tal modo que tudo que pertence s determinaes internas representado segundo relaes de tempo, ou seja, a variao dos estados de conscincia e a prpria mente so representadas como fenmenos internos que transcorrem no tempo. Nesse sentido, o tempo no pode ser intudo como algo externo, tampouco o espao como se fosse algo de interior; por isso, espao e tempo, no sendo entes reais, nem mesmo determinaes ou relaes de coisas, mesmo quando estas deixassem de ser intudas, so, na verdade, para Kant, unicamente dependentes da forma da intuio, e, portanto, da constituio subjetiva da mente humana, sem a qual, tais predicados - espao e tempo - no poderiam ser
Para Kant, um princpio um comeo ou um ponto de partida que se caracteriza, classicamente, por atributos ontolgicos e lgicos e, assim, o ponto central da filosofia moderna fornecer princpios adequados fsica, tica e lgica, a diviso grega clssica da filosofia. Nos escritos pr-crticos, Kant critica a eliso da razo para o saber com o fundamento do ser, cuja crtica converte-se na distino posterior na CRP entre lgica formal e transcendental, compostas, respectivamente de juzos analticos e juzos sintticos a priori, em cada uma delas e em seus juzos tem um Grundsatz ou princpio supremo; para o juzo analtico, o princpio de contradio, assim como para o juzo sinttico a priori que as condies da possibilidade da experincia em geral so, ao mesmo tempo, condies de possibilidade dos objetos da experincia (A 158 / B 197), o que significa que as condies para uma experincia coerente tambm determinam os objetos de tal experincia. CAYGILL, Howard, Dicionrio de Kant, p.260.
15

25

atribudos a nenhuma coisa

16

. Porm, no possvel determinar o espao e o tempo como

formas da intuio apenas olhando para o fato de termos intuies empricas de objetos no espao, ou de termos intuies de ns mesmos, ou de nossos estados de conscincia no tempo. Trata-se, pois, de uma tese que ainda precisa demonstrar que temos, de fato, intuies puras, que o espao e o tempo so tais intuies puras e que elas funcionam como formas da sensibilidade17. Quanto exposio transcendental, Kant explica tais conceitos de espao e tempo como princpios, a partir dos quais se pode entender a possibilidade de outros conhecimentos sintticos a priori, e que exige aditivamente que dois pontos sejam atendidos: que do conceito dado se derivem conhecimentos dessa natureza e que esses conhecimentos apenas sejam possveis desde que se pressuponha um dado modo de apresentao desse conceito18. Assim, Kant, ao tomar o exemplo dos objetos da geometria (ponto, reta, plano etc.), deseja mostrar que a explicao dada pela exposio transcendental do conceito de espao permite determinar, sinteticamente e a priori, as propriedades deste espao; ou ainda, de outra forma, ao indagar como dever ser a representao do espao para que o conhecimento dos objetos nele contidos, como no caso da geometria, possa ser possvel. Responde Kant que deve ser originalmente uma intuio, pois de um simples conceito no se podem extrair proposies que ultrapassem o conceito, tal qual ocorre com a geometria19. Por isso, que os objetos desta cincia podem ser produzidos por simples intuio, que se encontra em ns a priori, isto , encontra-se anteriormente a toda a nossa percepo de qualquer de seus objetos, o que a converte em intuio pura e no emprica; com efeito, tais proposies da geometria so apodictcas e necessrias e, assim, no podem ser juzos empricos ou de experincia, nem derivados desses juzos, afiana Kant. Assim, esta geometria deve ser considerada como uma descrio verdadeira da forma pura da intuio ou do espao euclidiano. Outra questo da mesma importncia indaga como poder existir, na mente, tal intuio externa que preceda os prprios objetos a serem construdos e que tambm permita determinar a priori o conceito destes.
16 17

Explica Kant: desde que essa intuio esteja

CRP, A 23 / B 38 A prova dessa tese torna-se indispensvel, tanto aos leibnizianos como aos newtonianos que no aceitam o espao e tempo como meras intuies, alm do que serve para demonstrar a distino entre fenmeno e coisa em si. Por outro lado, se espao e tempo so as formas da intuio pura, tem-se em princpio a possibilidade de conhecimento a priori, e, se ainda elas se constituem as formas da sensibilidade unicamente atravs das quais se pode perceber os objetos, segue-se que s se pode ter acesso seno a fenmenos ordenados no espao e no tempo, o que confirma a incognoscibilidade da coisa em si, fundamento da tese do idealismo transcendental. BONACCINI, J. A. Kant e problema da Coisa em Si, no Idealismo Alemo, p.184. 18 CRP B 40 19 CRP B 41

26

simplesmente alojada no sujeito, constitui-se o seu sentido externo em geral, isto , enquanto propriedade formal do sujeito de ser afetado por tais objetos e assim, poder obter uma representao imediata deles, ou uma intuio. Assim, apenas a explicao de Kant produzida pela exposio transcendental do conceito de espao permite estabelecer as possibilidades da geometria como princpio ordenador de conhecimento sinttico a priori
20

; ou, ainda, em

relao ao conceito de espao tomado como princpio ela serve para provar nossa capacidade de conhecer e revela sua origem a priori; neste caso, bastando se tomar na experincia de um corpo e dele se isolar tudo o que lhe emprico, por exemplo, a cor, a rugosidade, o peso etc. restar ao final, apenas o espao ocupado por tal corpo, impossvel de eliminao, onde se constata a sede de alojamento a priori de tal conceito em nossa faculdade de conhecer 21. Aristteles, em sua Fsica, explorou algumas das dificuldades que podem ser suscitadas a respeito da natureza essencial do espao (1941, 210A, 12)22, criticando Plato por considerar o espao como receptculo, kora com matria (hyle). Para ele, a dificuldade bsica em conceber a natureza essencial do espao resulta da impossibilidade de distingui-la em razo da sua composio constituda de matria e forma, uma caracterstica ressaltada do movimento no espao, pois, na medida em que o espao separvel do objeto, no a forma, uma vez que, na condio de continente, diferente da matria. Para Aristteles, o espao consiste na fronteira do corpo continente na qual ele est em contato com o contido, o que permite reunir os aspectos formais e materiais de espao na noo de limite. Muito da concepo subsequente de espao permaneceu dentro das caractersticas definidas por Plato e Aristteles variando desde a concepo de Plato de receptculo para objetos em movimento ou a de Aristteles que o considera como os limites de tal receptculo. A principal dificuldade, pois, identificada por Aristteles para conceitualizar espao, residia em como especificar sua natureza se no estava identificada com matria e forma. Assim, ao se observar a tradio filosfica, constata-se que a compreenso cartesiana de espao inclina-se para a posio platnica identificando espao com extenso em comprimento, largura e profundidade (Descartes, 1644, p.46)23; e, ao considerar a extenso como substncia material, Descartes pde pensar na mudana de lugar como acidente e manter a identidade entre extenso e espao: atribumos uma unidade genrica extenso de espao, de modo que, quando o corpo que preenche o espao foi mudado, no se considera
20 21

CRP B 41. CRP B 6, p. 39. 22 Apud CAYGILL, Howard. Dicionrio Kant. p. 118. 23 DESCARTES, Ren. Principles of Philosophy. p. 46, apud CAYGILL. Ibidem.

27

que o prprio espao tenha mudado, mas que continua sendo uma s e mesma coisa. A marcao dessa posio cartesiana enseja surgimento de variada critica, que passa a figurar na definio kantiana de espao. A posio adotada por Newton rompe com a identificao cartesiana da identidade espao e extenso ao distinguir entre o espao absoluto e espao relativo, em que o primeiro destes se constitui o espao de Deus sem relao com qualquer coisa externa permanecendo sempre semelhante e imutvel, enquanto o segundo, ao estabelecer o espao da percepo humana, cria o espao relativo, que alguma dimenso com medida mvel dos espaos absolutos que os nossos sentidos determinam por sua posio em relao aos corpos e que comumente passa por ser espao imvel.24 Outra posio, a de Leibniz, refuta as posies de Descartes e Newton, ao afirmar que o espao , em certo sentido, substancial; em sua correspondncia com Clarke, Leibniz defende a tese de que o espao relativo, uma ordem de coisas que existem ao mesmo tempo consideradas como existindo juntas25; o que ordenado pelo espao no so simplesmente coisas existentes, mas substncias metafsicas ou mnadas, e sua ordem est em plena conformidade com a razo. Tambm Locke, ao criticar os cartesianos, considera o espao uma simples ideia que se converte em medidas de distncia e figuras, onde a origem dessa ideia de espao reside nos sentidos da viso e do tato, pois para ele muito evidente que os homens percebem, por sua viso, uma distncia entre corpos de diferentes cores ou entre as partes do mesmo corpo, quanto que veem as prprias cores.26 Berkeley, em seu Tratado sobre os Princpios do Conhecimento Humano, estabelece que o espao no pode existir fora da mente e que derivado do movimento percebido pelos sentidos; em sua doutrina fenomenalista, no concorda com a existncia da ideia de um espao puro exclusivo de todos os objetos. Para ele, a ideia de espao concebida a partir da ideia de movimento, pois afirma que, quando a mente provoca o movimento do seu corpo e confere falta de resistncia, ela produz a ideia de espao e, se h resistncia maior ou menor em tal movimento, a mesma mente levada a produzir a ideia do objeto; o espao no deve ser concebido como uma ideia percebida pela mente distintamente das ideias dos outros objetos, pois a existncia da ideia do espao, da mesma forma da idia dos outros objetos, consiste simplesmente em ser percebida pela mente27.

24 25

NEWTON, Isaac. Mathematical Pinciples of natural philosophy. p. 8, apud CAYGILL. Ibidem, p. 119. LEIBNIZ, G. W. Philosophy papers and letters. p. 682, apud CAYGILL. Ibidem. 26 LOCKE, John. An Essay Concerning Human Understanding. p. 80, apud CAYGILL. Ibidem. 27 BERKELEY. Princpio do Conhecimento Humano, 116.

28

Entretanto, a trajetria do pensamento kantiano sobre a doutrina do espao e tempo se inicia j nos seus escritos pr-crticos das dcadas de 1740 e 1750, onde Kant adota a concepo de espao, de um modo geral, fazendo coro com a tradio da crtica de Leibniz a Descartes. Assim, ele critica a compreenso cartesiana de substncia como extenso, argumentando com Leibniz que o corpo possui fora antes de extenso, e que esta pode, assim, ser considerada um acidente da fora. Partindo, pois, dessa noo de fora substancial, Kant defende a ideia de que no haveria espao e extenso se as substncias no tivessem fora, atravs da qual podem agir fora de si mesmas
28

. O atributo das leis de fora

substancial determina o carter da unio e composio da unidade delas, as quais so expressas em extenso e espao tridimensional; pois, se a lei que dita tais relaes de fora fosse outra, isso teria produzido uma extenso e um espao com propriedades e dimenses diferentes das que nos so familiares, o que sugere a possibilidade de uma cincia de todas essas possveis espcies de espao, o que seria, indubitavelmente, a suprema tarefa que um entendimento finito poderia empreender no campo da geometria. Dessa forma, Kant estabelece de fato a validade da geometria euclidiana dentro dos limites de um espao possvel, mas no de um nico. Mesmo se detendo nos aspectos subjetivos do espao, para Kant, sua nfase incide sobre o espao como o fenmeno das relaes entre foras substanciais; nesse momento, Kant atribui a impossibilidade, que observamos em ns mesmos, de representar um espao de mais de trs dimenses ao fato de ser a mente humana constituda de tal modo que afetada ou recebe impresses de fora, de acordo com o quadrado inverso das distncias. A partir da metade da dcada de 1760, Kant, ao se afastar da definio leibniziana de espao como uma relao objetiva de substncias, adota um ponto de vista mais subjetivo, em consonncia com a definio de sua metafsica, neste momento entendida como a cincia dos limites da razo humana; assim, ao se afastar da posio de Leibniz, adota um alinhamento com os preceitos de Newton, que defende a tese do espao absoluto, ao achar que o espao entendido como um ordenamento s poderia ser defensvel se tratado como espao absoluto. Essa adeso teoria do espao absoluto de Newton, mesmo sendo de curta durao, cria as condies pelas quais ele estabelece a validade dos juzos intuitivos de extenso, o que marca posio duradoura em seu pensamento. Portanto, Kant, ao relacionar sistematicamente as diferenas observadas no interior do espao por ele proposto com o espao absoluto e original de Newton que, embora no
28

KANT. FV, 9. apud CAYGILL, Howard. Ibidem, p. 119.

29

seja o objeto de sensao exterior, defende o seu conceito de espao como fundamental, j que, antes de tudo, ele torna possveis todas as sensaes exteriores29. As trs dimenses do espao, antes derivadas da lei das relaes entre foras substanciais, so doravante atribudas experincia de ser corporificado. Afastando-se dos trs planos interseccionais que configuram um espao em trs dimenses, Kant estabelece que o fundamento essencial, em cuja base formamos os nossos conceitos de direes no espao, deriva da relao desses

planos interseccionais que configuram um espao em trs dimenses com os nossos corpos. As deflexes, acima-abaixo, adiante-atrs, esquerda-direita, so inteiramente derivadas da experincia espacial de um corpo imvel de p, e so descritas como sensaes distintas. Assim, reconhece Kant que sua diferena quanto a Newton sobre espao relativo e absoluto no est isenta de dificuldades, e que elas surgem quando se tenta filosofar acerca dos dados fundamentais do nosso conhecimento; porm, ao postular um espao absoluto contrariando, inclusive, a sua nova definio de metafsica como a cincia dos limites da razo humana, Kant se v obrigado, novamente, logo em seguida, a alterar radicalmente sua base conceitual do espao. Nessa sua nova posio, refuta a identificao cartesiana de matria e espao, como tambm a ideia leibniziana de espao como uma especificao quase racional de substncias, alm da concepo newtoniana de espao absoluto e relativo e, ainda, a noo lockiana de espao como uma abstrao dos sensveis, permanecendo com a concepo de espao constituda das seguintes caractersticas:30 1 ordena relaes entre objetos dos sentidos, porm sem o ordenamento objetivo de foras substanciais subjacentes neles; 2 coordena os objetos dos sentidos de acordo com diferenas no conceituais; 3 torna possveis os objetos dos sentidos sem serem derivados deles; 4 trata-se de um fenmeno inseparvel da experincia humana de possuir um corpo. Assim a mudana para uma compreenso mais subjetiva do espao coincide com a reviso que faz Kant de sua metafsica, que deixa de ser equiparada cincia de foras substanciais para se tornar, doravante, cincia dos limites do conhecimento humano. A geometria, nessa nova definio, deixa de ser oposta metafsica e passa a ser reconhecida como a cincia das relaes espaciais; porm, no considera que tais relaes consistam meramente nas formas e quantidades assumidas pela extenso, sendo agora admitidas em
29 30

Idem. DE. p. 383 e p.371, apud CAYGILL, Howard. Ibidem, p. 120. Idem. DI 16, 10, 4 e 15, apud CAYGILL. Ibidem, p. 121.

30

referncia a propriedades da intuio humana do espao. Assim, o espao no algum elo real e absolutamente necessrio, por assim dizer, ligando todas as substncias e estados possveis, mas torna-se a forma do mundo sensvel. O espao representa uma intuio significando, a par do tempo, parte da coordenao passiva da mente de objetos dos sentidos e, assim, inseparvel da sensibilidade receptiva de um sujeito. Portanto, como intuio, o espao no espontneo e discursivo na forma de um conceito, mas coordena objetos do sentido e, por isso, inseparvel da sensibilidade receptiva de um sujeito. Ainda mais, afirma Kant em sua Dissertao Inaugural de 1770, que o espao no inclui objetos sobre conceitos gerais, mas apreende-os imediatamente ou como algo similar e, assim fazendo, reveste-os com certo aspecto e, ainda mais, o espao no derivado por abstrao de objetos dos sentidos, porm se constitui uma condio sobre a qual alguma coisa pode ser objeto de nosso sentido. A par dessa caracterizao, Kant estabelece alguns atributos mais significativos para a definio de espao; assim que a possibilidade de percepes externas pressupe, enquanto tais, o conceito de espao; no o cria pelo seu corolrio que coisas que esto no espao afetam os sentidos, mas que o prprio espao no pode ser derivado dos sentidos. Ali mesmo, noutra caracterizao, estabelece cinco caractersticas essenciais inerentes definio de espao: a primeira, que a possibilidade de percepes exteriores pressupe, enquanto tais, o conceito de espao; no o cria, com o seu corolrio de que coisas que esto no espao no podem ser derivados dos sentidos; a segunda estabelece que o espao uma representao que encerra todas as coisas dentro de si; no um conceito abstrato contendo-as sobre si. Disso se segue, como terceira caracterstica, que o espao representa uma intuio pura ou conceito singular que a forma fundamental de toda a sensao exterior, no podendo ser derivada, quer de sensaes, quer de conceitos. A quarta caracterstica, estabelece o espao como algo que no real. Assim, Kant nega explicitamente as teorias newtonianas e leibnizianas de espao ao mostrar que este no substncia, acidente ou relao, mas subjetivo e ideal, resultante da natureza da mente de acordo com uma lei estvel como um esquema, por assim dizer, para coordenar tudo o que externamente sentido. Como ltima caracterstica, Kant considera o espao, mesmo sendo subjetivo e ideal, como o alicerce de toda a verdade na sensibilidade exterior. Os objetos s podem ser fenmenos como consequncia do espao e, s por seu intermdio, os objetos da natureza podem representar-se aos sentidos. Com essas teses tratadas na Dissertao Inaugural de 1770, Kant antecipa os argumentos relativos ao espao e ao tempo, discutidos na esttica transcendental da CRP. A

31

espao e tempo constituem-se as formas a priori ou puras da intuio que, como sentido externo e interno, formam as condies necessrias da experincia interna e externa, bem como os objetos de tal experincia. Assim, espao e tempo so a priori porque antecedem todo e qualquer ato do pensamento; puros na medida em que no podem ser derivados da experincia; formais porque coordenam a diversidade da aparncia e intuies na medida em que o modo como ordenam a matria da sensibilidade distinto da maneira de um conceito (classificar, mas no subsumem seu mltiplo). Espao e tempo, como formas puras da intuio, esto aptos a legitimar corpos de saber, tais como as matemticas e, particularmente, a geometria. O papel do espao e do tempo consiste, pois, em coordenar os objetos da sensibilidade antes de sua unificao no juzo pelos conceitos do entendimento. De fato, como nos diz Paton, Kant acredita que espaco e tempo so as condies necessrias sob as quais objetos podem ser dados aos nossos sentidos, e eles so devidos natureza da nossa sensibilidade. Isto tem de ser provado e no pode ser assumido. Ele, portanto, se pergunta: o que so espao e tempo? Paton, entretanto, esclarece que h uma diferenca na ordem da exposio nas duas edies da Crtica. Na primeira, Kant coloca todos os seus argumentos conjuntamente, enquanto que, na segunda, ele distingue dois mtodos diferentes de argumentos e separa a exposio metafsica da exposio transcendental. Ainda segundo Paton, a exposio metafsica de uma ideia analisa a ideia a priori e, por anlise, mostra que ela dada a priori. J a exposio transcendental dessa ideia a exibe como um princpio luz do qual pode ser entendida a possibilidade de outras cognies sintticas a priori. Quanto exposio metafsica, ele considera composta de duas partes; na primeira, Kant pretende provar que espao e tempo no so ideias31 empricas, mas a priori, enquanto na segunda parte, deseja provar que so intuies e no conceitos e, assim, ambas as partes juntas provam que espao e tempo so intuies a priori ou puras32. Porm, assinala que o argumento apresentado por Kant complicado e obscuro na medida em que no distingue claramente intuio pura da forma da intuio, nem estabelecer diferena entre os dois sentidos do a priori quando aplicados s nossas ideias de espao e tempo.

Paton emprega a palavra ideia transliterada do correspondente termo alemo Begriff para expressar o significado de espao e tempo; em sentido estrito, Begriff significa um conceito e no intuio; assim, para ele, melhor referir-se a espao e tempo como ideias, pois ideia (Vorstellung) abrange ambos intuio e conceito; Vorstellung se refere a aquilo que colocado antes, ou apresentado antes mente humana. PATON, Kant Mataphisic of Experiense, p. 108, nota n. 1. 32 Idem, ibidem, p.107.

31

32

Em relao, pois, primeira parte da exposio metafsica, ao tratar, primariamente, do espao e tempo como formas da aparncia ou forma da intuio, a teoria nela apresentada explica que espao e tempo, sendo de concesso a priori, significam que eles (espao e tempo) se constituem as condies necessrias e universais ou formas de todas as aparncias possveis. A segunda parte explicita que, se existe qualquer argumento para mostrar que espao e tempo so no apenas intuies, mas intuies puras, como sugere a linguagem kantiana, ento puras ou a priori ao garantir independncia da experincia alm de no denotar contedo sensvel, so usados para indicar que as partes do espao e tempo so conhecidas apenas como limitao de um espao e tempo como um todo, ou magnitudes totais, ou seja, ao se conhecer espao e tempo devemos conhecer o que suas partes devem ser sem se recorrer experincia. Assim, h, na exposio metafsica, apenas o argumento de que espao e tempo so, ao mesmo tempo, intuies puras e formas necessrias da aparncia (ou formas da intuio)33. A exposio metafsica, portanto, sendo composta de duas partes, contm, na primeira parte, dois argumentos: o primeiro estabelece negativamente que espao e tempo no so ideias empricas, enquanto que o segundo afirma positivamente que espao e tempo so ideias a priori. As ideias de espao e tempo no podem ser derivadas ou hauridas da experincia e, portanto, no podem ser ideias empricas, porque essas ideias de espao e tempo j so pressupostas por tal experincia. Se sensaes podem ser relacionadas a objetos fsicos ou sensveis34 situados externamente em relao ao sujeito que conhece e mesmo se tais objetos sejam conhecidos como fora e ao lado, antes e depois, um do outro (como devem ser na experincia humana), ento espao e tempo j devem estar pressupostos, tenhamos ou no conscincia disto. Conhecer coisas externas e ao lado uma das outras no meramente conhecer suas diferenas qualitativas, mas conhec-las como em diferentes lugares, ou seja, em diferentes partes do espao; similarmente, conhecer objetos quando simultneos ou quando sucessivos tambm no se constitui meramente conhecer suas diferenas qualitativas, mas significa conhec-las em um e mesmo tempo ou em tempos diferentes, isto , em uma parte ou diferentes partes ou momento do tempo35. A nfase do principal argumento de Kant,
33

Paton afirma, ainda, que a questo da origem do espao e tempo pertencente mente humana e que, consequentemente, coisas que nos aparecem distintamente do que elas so em si mesmas, no esto apresentadas na exposio metafsica, mas tratadas nas concluses. Idem, ibidem, p. 110. 34 Kant refere-se a objetos sensveis embora a natureza do objeto fenomenal ou sensvel no tenha ainda sido esclarecida. Deve-se ressaltar que, embora todas as aparncias (mesmo as reveladas em sonhos) sejam espaciais e temporais, apenas o objeto, em seu sentido particular, possui posio determinada numa comum estrutura espao e tempo. Idem, ibidem, p. 110, n. 5. 35 Idem, ibidem, p. 111.

33

afirma Paton, destaca que a particularidade dessas relaes espaciais e temporais em que sensaes e objetos so dados no podem ser reduzidas s meras diferenas qualitativas, pois, espao e tempo j esto pressupostos como condies de tais relaes particulares. O segundo argumento da primeira parte da exposio metafsica, ao sustentar que espao e tempo so ideias a priori, para Paton, vai alm e afirma que podemos conhecer espao e tempo separados das aparncias; pois, o primeiro argumento em si, ao afirmar que espao e tempo no so ideias empricas, no suficiente para estabelecer a prioridade lgica do espao e tempo, na medida em que espao e tempo poderiam posicionar-se em relao s aparncias numa relao simtrica, e as aparncias tanto poderiam ser condio para espao e tempo, como espao e tempo seriam as condies para as aparncias. Entretanto, diz Paton que a teoria que sustenta o argumento do espao e tempo como ideias necessrias e a priori tambm afirma que se podem pensar objetos da experincia separados da relao de espao e tempo e at pens-los de forma separada, porm, neste caso nada remanescer; por isso, que espao e tempo no so determinaes logicamente dependentes das aparncias, mas so condies da possibilidade delas e so, assim, logicamente a priori em relao a tais aparncias. Pensar qualquer objeto, por exemplo, uma cor ou uma rvore, sem consider-las atreladas a uma estrutura de espao e tempo no seria possvel, pois, mais difcil estar seguro de se poder ter uma ideia de um espao ou tempo em que no h objetos; ainda assim, embora no caso de uma rvore que deve ocupar espao e durar atravs do tempo, poderia ter espao e tempo, e mesmo que deste espao e tempo esta rvore ou todas as rvores nunca tivessem existido; isto o mesmo que afirmar a condio de espao e tempo separada de qualquer objeto individual, embora no se possa aquilatar qualquer objeto individual separado de espao e tempo. O que significa para Kant considerar espao e tempo separados de todos os objetos da experincia? Afirma Paton que, de acordo com Kant, certamente no se pode perceber (wahrnehmen) espao e tempo vazios, pois, para se perceberem tempo e espao, devem perceber-se coisas no tempo e no espao e, para se terem ideias do tempo vazio ou absoluto e espao vazio ou absoluto, s possvel eliminando-se, por abstrao, objetos no tempo e no espao36. Kant sustenta que, na geometria, se pode estudar o espao como uma coisa individual pela abstrao de objetos empricos que possam existir, como tambm algo de
Newton presumidamente acreditava que se podia conhecer espao e tempo como entes absolutos e reais separados de seu contedo, no que Kant no concordava. Idem, ibidem, p. 113.
36

34

similar no caso do tempo. Assim, se permite a construo de figuras geomtricas a priori na intuio pura, embora se diga que possam ser aparncias apresentadas aos nossos sentidos. Tambm se pode apreender a ideia de espao e tempo como um todo, nicos, e afirmar que espao tem trs dimenses, enquanto o tempo se compe de apenas uma dimenso; porm tais princpios bsicos no teriam significados isto , nenhuma referncia objetiva, a menos que se possa exibir o seu significado em frente de objetos empricos37 e, neste sentido, a ideia de espao ou tempo para Paton seria um mero esquema separado da atividade da imaginao reprodutiva relativamente aos objetos da experincia. Ademais, ele afirma que se podem pensar o espao e tempo vazios de qualquer objeto particular, mas que deve haver, pelo menos, algum tipo de referncia a objetos possveis, pois para se poderem conhecer espao e tempo particulares apenas possvel com o recurso ao conhecimento de objetos contidos na estrutura espao e tempo. Ao estabelecer espao e tempo como magnitudes inteiras individuais, Paton passa segunda parte da exposio metafsica (argumentos de nmeros trs e quatro no caso do espao e quatro e cinco em relao ao tempo), onde Kant trata do espao e tempo como intuies puras e no como forma da intuio ou aparncia. Entretanto Paton afirma que, at ali, Kant est correto ao estabelecer que espao e tempo possuem um status nico na experincia que permite apropriadamente a constituio das condies necessrias e universais da possibilidade da experincia. Separado dessas condies espacial e temporal, o mltiplo dado na intuio ou aparncia poderia ser organizado com tais relaes de fora e ao lado, e antes e depois, como sempre ocorre para produzir a experincia humana. Espao e tempo so, assim, as formas a priori de todas as aparncias 38. Esses argumentos, ou seja, os de nmeros trs e quatro referentes ao espao e os de nmeros quarto e cinco relativos ao tempo so elaborados para mostrar que espao e tempo no so conceitos, mas intuies. Um conceito uma ideia geral que contm caractersticas comuns de objetos individuais diferentes. Uma intuio uma ideia singular ou individual, isto , a ideia de um objeto individual. As razes por que espao e tempo no so conceitos e sim intuies, postas no terceiro argumento, estabelecem espao e tempo como magnitudes
37 38

KANT. CRP A 240 / B 299. De acordo com Paton nota-se que o prprio Kant deveria ter considerado os primeiros dois argumentos, e, especialmente, o segundo, como fornecendo no que espao e tempo so formas da aparncia, mas que eles so intuies puras. Nesse caso, entretanto, diz ele que se deve tomar intuio pura para significar primariamente uma intuio cujo contedo a forma (ou relaes formais) em que todas as aparncias so e devem ser dadas. Nos argumentos seguintes, intuio pura considerada em abstrao s aparncias. PATON. Op.cit., p. 114, nota n. 3.

35

nicas e, no quarto argumento, estabelece-se que essas magnitudes so infinitas. Entretanto, diz Paton, estes dois argumentos no so nitidamente distinguveis, pois as justificativas usadas para definir o espao como unidade nica so usadas tambm para explicar o tempo como magnitude infinita. Assim, o tratamento do espao e tempo como unidades nicas se justifica na medida em que diferentes espaos so todos partes de um nico espao, e diferentes tempos so todos partes de um s tempo. Espao e tempo so, portanto, nicos e individuais e, como tais, devem ser conhecidos, primariamente, como intuio e no conceito. Ainda em relao ao espao, segundo Paton, h um argumento adicional, aplicado igualmente ao tempo, em que o espao no somente um todo individual de partes, que devem ser conhecidas pela intuio, mas tambm um todo individual que logicamente a priori em relao a estas partes e, portanto, conhecido pela intuio pura39. Ainda mais, Paton, ao se referir a espaos diferentes como partes de um espao todo abarcante, no afiana tais espaos distintos em si mesmo, e que nem este espao todo abarcante um mero agregado de tais espaos distintos. Ao contrrio, estes diferentes pedaos de espaos devem ser pensados como em um nico espao todo abarcante, os quais so conhecidos somente como limitaes de um s nico espao todo abarcante, o qual deve ser pressuposto40. Todavia, esta questo no esclarece, conclusivamente, por que o espao no conhecido primariamente por intuio. O reconhecimento do espao pela intuio realmente se segue do fato de que o espao essencialmente uno (wesenthch), um todo que logicamente a priori para suas partes; mas, assinala Paton, que h um ponto adicional a ser considerado, quando Kant no nega que temos um conceito de espacialidade, entendido como um conceito que se compe de caractersticas ou marcas comuns a todos os diferentes espaos ou, como ele chama, um conceito universal de espaos em geral41, cujo argumento parece basear-se na premissa maior de que uma marca comum a muitos espaos diferentes os caracteriza como necessariamente limitados; e que, consequentemente o seu conceito de espacialidade derivado da intuio imediata de espaos como necessariamente limitados. A intuio de espaos como necessariamente limitada pressupe uma intuio pura do espao todo abarcante. Por isto, o seu conceito de espacialidade pressupe uma intuio pura do
39 40

Idem, ibidem, p. 115, nota n. 4 Paton no pensa que, para Kant, signifique primeiro se conhecer este espao todo abarcante para, em seguida, se conhecerem muitos espaos dele partidos. Sua interpretao do argumento kantiano explica que qualquer espao dado conhecido como uma parte de um espao maior e que, se pensar assim, constata-se que cada espao dado implica um espao todo-abrangente do qual ele (o espao particular do cbjeto) se constitui uma limitao. O espao todo abarcante logicamente a priori para muitos espaos partidos. Idem, ibidem, p. 116, nota n. 1. 41 KANT. CRP A 25 / B 39.

36

espao todo abarcante, isto , uma intuio pura de espao, base para a produo de seus conceitos de espacialidade. Portanto, este segundo argumento mostra que nosso conhecimento de espao no apenas intuitivo, tambm a priori42. Por isso, ressalta Paton, o conhecimento de espao tem de ser a priori no no sentido de ser conhecimento das condies necessrias das aparncias, mas no sentido de ser conhecimento de um todo cujas partes so conhecidas independentemente da experincia. Em relao tese de que espao e tempo so magnitudes infinitas, Paton observa que Kant utiliza-se da mesma argumentao empregada no caso do argumento do tempo como unidade. Assim, ele sustenta que este tempo nada mais do que qualquer quantidade ou parte de tempo que somente possvel se tomada como uma limitao de um tempo todo ou nico, o qual se impe como condio pressuposta. Da a ideia de tempo original (em oposio a um sentido derivado) converte-se no sentido de tempo ilimitado, ou seja, a ideia de um tempo todo ou nico torna-se logicamente a priori em relao diferentes tempos partidos. Para mostrar que a ideia de tempo deve ser uma intuio e no um conceito, Paton ressalta que Kant poderia partir da afirmao do tempo como nico e individual, porm se baseia na tese da infinitude do tempo. As razes disto se do de forma distinta nas duas edies da Crtica, a saber: a primeira edio mostra a ideia de que o tempo nico no pode ser dado atravs de conceitos, pois as partes que compem tais conceitos so logicamente a priori em relao ao prprio conceito, ou seja, no conceito a parte sempre precede o todo em oposio intuio onde o todo antecede s partes43; e, na segunda edio, mostra que o tempo no pode ser dado atravs de conceitos porque conceitos contm apenas representaes parciais ou notas. Porm, para Paton, o argumento kantiano se torna complicado pelo fato de que Kant trata tanto o tempo nico como suas partes como ideias na designao patoniana. Em sua interpretao, Paton assinala que a ideia de um tempo nico corresponde a uma ideia da existncia de todos os tempos, ou seja, ele contm todos os tempos como partes do prprio tempo nico. Por outro lado, se ideias de tempo fossem um conceito suas partes no poderiam ser tempos individuais ou comprimentos de tempo, pois os componentes de qualquer conceito no so instncias individuais abrigadas sob seus auspcios, mas simplesmente so caractersticas comuns encontradas nas instncias individuais. Portanto, a ideia de tempo deve ser uma intuio, pois suas partes representam tempos individuais; de fato, deve ser uma
possvel que os terceiros e quartos argumentos da exposio metafsica pretendam apenas provar que espao e tempo so intuies. Kant certamente afirma, em sua concluso, que eles (espao e tempo) so intuies puras e a priori; entretanto, Paton reala o segundo sentido do a priori, claramente explicitado no argumento kantiano, e muito importante para sua doutrina. PATON. Op. cit., p. 117, nota n. 1. 43 Idem, ibidem, p. 117, n. 5.
42

37

intuio pura, pois, apenas assim, pode se converter na ideia de um tempo nico cujas partes ou tempos individuais so conhecidos como limitao desse tempo nico.44 Essa intuio de um tempo nico no apenas a priori em relao s intuies de distintos tempos partidos, mas tambm a priori quanto aos conceitos de temporalidade, isto , aos conceitos portadores de caractersticas comuns inerentes a tempos diferentes, que se constitui elemento bsico do conceito kantiano. A razo disso reside na correlao presumida que j possui com a unidade do espao. Uma caracterstica comum de tempos distintos consiste em que eles so necessariamente limitao de um tempo nico e, assim, o conceito de temporalidade deve derivar-se de intuies de tempos como necessariamente limitados; desse modo, a intuio de tempos como necessariamente limitados pressupe a intuio pura de um tempo inteiro e nico e, portanto, esta intuio pura nica deve estar na base do seu conceito de temporalidade, afirma Paton. Entretanto, para ele os argumentos que tratam da infinitude do espao, apesar de diferentes, so estabelecidos com muita clareza; na primeira edio, Kant, argumenta que o conceito de espacialidade, ao abrigar a caracterstica de limitao comum a espaos de distintos tamanhos, no pode determinar qualquer noo de quantificao. Mas, se poderia inferir que a noo de infinitude estando associada a uma noo de quantificao, o conhecimento da infinitude do espao deve se derivar no do conceito de espacialiadade, mas da intuio de espao. Neste sentido, Paton afirma que, devido ausncia de limites no progresso de nossas intuies, que se pode obter o princpio da infinitude.45 Sendo

completamente distintos, no se podem confundir a intuio de espao e tempo infinitos com os respectivos conceitos de espacialidade e temporalidade, estes, como conceitos do que so comuns a todos os espaos ou tempos; pois, se uma ideia patoniana indivdual uma intuio, enquanto outra ideia com marcas ou caracteres comuns se constitui conceito, ento as ideias de espao e tempo devem ser intuies. Ainda mais, afiana Paton que, como esta questo no se limita apenas a esta tese kantiana que sustenta a intuio do espao ou tempo como todo ou inteiros, acrescentam-se dois outros requisitos: primeiramente, espao ou tempo, sendo todo e inteiros, se colocam logicamente a priori para intuies de espaos individuais limitados e, em segundo lugar, pela razo de serem logicamente a priori em relao aos conceitos de espacialidade ou temporalidade, so derivados por abstrao de tais intuies.

44 45

Idem, ibiden, p. 119. Idem, ibiden, p. 120, n.1.

38

Em relao exposio transcendental do espao na qual uma ideia exibida como um princpio luz do qual pode ser entendida a possibilidade de outras cognies sintticas a priori, como bem nos adverte Paton, Kant garante que os juzos da geometria so juzos sintticos a priori, pois para serem sintticos eles devem apoiar-se na intuio, como tambm, para serem a priori, devem basear-se numa intuio pura; antes, porm, pelo concurso da exposio metafsica, KANT mostrou que espao uma intuio pura; agora ele constata que, a menos que espao fosse tal como esta intuio pura, os juzos da geometria no possuiriam o status de universais e necessrios que de fato possuem; ou numa forma aplicada, a menos que espao fosse uma intuio pura, no se poderia afirmar que existe apenas uma linha reta entre dois pontos, nem se dizer que espao possui trs dimenses46. Um argumento similar usado em relao exposio transcendental do tempo, embora no se possa aplic-lo como uma completa cincia, da maneira empregada no caso da geometria em relao ao espao; neste caso, o tempo assim empregado refere-se apenas a certos princpios sintticos a priori das relaes de tempo ou axiomas do tempo em geral, como nos caso de sentenas, tais como o tempo tem uma s dimenso ou diferentes tempos no so simultneos, mas sucessivos. Entretanto, Paton nos diz que um argumento adicional acrescentado na segunda edio da Crtica. A sustenta Kant que no se pode entender a mudana (inclusive, o movimento como uma mudana de lugar) abstraindo-a do tempo como intuio a priori. Pois, entender a mudana envolve a atribuio de permitir a ocorrncia no mesmo sujeito de predicados contraditrios, sem o que no se poderia pens-los. Assim, tais predicados contraditrios somente tornam-se possveis no mesmo sujeito se tal ocorrncia se d em tempos diferentes. Tempo , portanto a condio necessria e universal para nossa apreenso da mudana ou movimento47. Alm do mais, essa viso da ideia de tempo de Paton sozinha explica a doutrina geral do movimento que Kant considera composta de juzos sintticos a priori. Porm, duas questes so da derivadas: a primeira, ao considerar o tempo como uma intuio pura, primeiramente se pudermos conhecer certos axiomas sobre o prprio tempo e, em segundo lugar, se entendermos o conceito de mudana e a teoria geral do movimento. Entretanto, sublinha Paton, o esforo de Kant para descobrir uma cincia do tempo sinttica a priori, correspondente geometria como uma cincia do espao, para ele essa cincia no existe. Uma vez que o tempo unidimensional, a cincia do tempo no avana alm de tais

46 47

KANT. CRP A 24, nota 1. PATON. Op. cit., p. 128.

39

axiomas, como o prprio Kant afirmou. Para acomodar tal questo, ele tem que considerar a mudana e movimento como princpios maneira concedida ao tempo e ao espao. Alm do mais, a cincia da geometria leva em conta o espao apenas, e no o tempo, enquanto que a doutrina do movimento deve levar em conta tanto espao quanto tempo. Uma vez que tempo a forma do sentido interno, uma cincia pura do tempo deve permitir-nos lidar a priori com estados internos (no com corpos em movimento), e deve oferecer uma base para psicologia e no para fsica, afiana Paton. Todavia, se o tempo como uma intuio pura necessria para explicar axiomas que Kant props, para Paton talvez seja necessrio estar-se preparado para aceitar sua doutrina do tempo fornecida por ele para demonstrar a maneira do correspondente ponto de vista relativo ao espao necessrio geometria. Portanto, a exposio transcendental est preocupada em provar apenas que espao e tempo so intuies puras no sentido de que conhecendo espao e tempo se pode dizer o que suas partes devem ser. Por exemplo, conhecendo o espao se podem construir figuras geomtricas a priori nele de acordo com um conceito, e isso que permite provar proposies geomtricas e aplicar a geometria pura ao mundo atual atravs da nossa intuio pura do espao supridora da forma de todas as aparncias, e de origem subjetiva.

40

CAPTULO II O MODELO ANALTICO DE STRAWSON E SUA INTERPRETAO AUSTERA

2.1 Strawson e a possibilidade da Metafsica como Cincia em Kant.

A interpretao analtica elaborada por Strawson da estrutura de pensamento da CRP mostra o sistema cognitivo humano, constitudo por faculdades dotadas de estruturas separveis e, endogenamente, inter-relacionadas. No prprio titulo da obra48, THE BOUNDS OF SENSE, Strawson j se refere aos principais fios condutores como rota de identificao do pensamento kantiano. Pois, ao traar os limites do sentido ou da experincia, impe a exigncia de uma estrutura mnima essencial a qualquer concepo de experincia possvel verdadeiramente inteligvel para ns mesmos; alm do que, ao se ampliar para alm desses limites da experincia o uso dos conceitos estruturais ou de qualquer outro conceito, conduz somente a experincias vazias de significado, como so os casos do racionalismo dogmtico ao sobrepor aqueles limites superiores, como tambm do empirismo clssico por no alcanar tais limites inferiores. Contudo, afirma Strawson, postas essas restries, os argumentos kantianos, sustentando-se pelo conjunto de suas teorias, parecem violar seus prprios princpios crticos, quando traa os limites da experincia a partir de um ponto externo a eles. J no marco geral de sua obra, Strawson estabelece trs linhas principais de raciocnio distinguidas pelos ttulos de metafsica da experincia, metafsica transcendente e metafsica do idealismo transcendental, em cuja composio fundamental e sucessiva, vincula destacado carter de interdependncia de cada parte em relao s outras, indispensvel compreenso e interpretao do todo. Assim, primeiramente, em relao Metafsica da Experincia49, a interpretao analtica de Strawson, ao considerar a CRP com dupla face, j nos diz que possvel
A abordagem do livro The Bounds of Sense. An Essay on Kants Critique of Pure Reason escrito por P. F. Strawson (Inglaterra, 1919), obra bsica de apoio a esta dissertao, representa em um dos textos analticos mais importantes sobre a filosofia kantiana, produzida por um filsofo lcido, criativo e rigoroso do sculo XX. Assim, a leitura desse texto permite investigar a reconstruo e interpretao da filosofia transcendental de Kant, no s por se tratar de um comentrio verdadeiramente elucidativo, mas por discutir e defender teses kantianas naquilo em que seu pensamento permanece vivo e frtil, alm de tambm expor um pensamento de um dos mais importantes filsofos ingleses recentes. 49 Ao se tomar a experincia como ponto de amarrao para o conhecimento a priori, como quer provar Kant, Bonaccini diz que a experincia um gnero de conhecimento, mas no o nico, e, portanto, todo o conhecimento parte da experincia, mas no que todo ele (conhecimento) tem sua origem nela (experincia).
48

41

imaginarem-se tipos de mundos muito distintos do mundo que conhecemos, da mesma forma descreverem-se espcies de experincias muito diferentes daquelas que efetivamente possumos; pois, nem toda descrio da experincia, mesmo contendo sentido lcito, poderia consistir numa descrio realmente inteligvel, visto que h que se considerar nela sua estrutura geral possvel de tudo aquilo que se pode fazer ou tornar inteligente para ns mesmos. Por isso Strawson salienta o tenaz esforo de Kant para esta importante tarefa filosfica ao estudar tais limites, isto , o conjunto de ideias que formam a estrutura que limita todo o nosso pensamento sobre o mundo e experincia deste. Na CRP, Kant estabelece dois troncos do conhecimento originrios de uma raiz comum e desconhecida, a saber: a sensibilidade e o entendimento, em que, pelo primeiro nos so dados os objetos e, pelo segundo, eles so pensados50. Da a concordncia de que o carter de nossa experincia, ou a maneira como os objetos que nos afetam, se explica em parte por nossa constituio humana, que formada por rgos sensoriais e o sistema nervoso. Entretanto, para Kant, o modo de funcionamento do mecanismo perceptivo humano, tanto quanto a maneira segundo a qual nossa experincia depende causalmente dele so temas que pertencem ao domnio da cincia e no filosofia, pois, que, os resultados obtidos de uma investigao emprica e cientfica teriam um aspecto distinto do projeto kantiano que trata de estudar a estrutura fundamental das ideias, na forma nica de tornar inteligvel para ns mesmos a ideia da experincia do mundo. Para isso, Kant explicita que a estrutura das ideias contidas na CRP, com suas caractersticas gerais limitantes ou necessrias, tem sua origem na prpria constituio cognitiva humana. Sua teoria, mesmo ambgua ou de duas faces para Strawson, julgou indispensvel, para explicar a possibilidade de conhecer, a estrutura necessria da experincia; por isso, essa teoria incoerente e esconde em vez de explicitar o carter real da investigao kantiana e, consequentemente, a questo central para entender a CRP precisamente o de separar nesta teoria o que advm da argumentao analtica daquilo que efetivamente independente dela. A separao dessas duas vertentes na CRP faz parte apenas de uma tarefa

Esse autor, citando Vaihinger, explicita tambm que a experincia sem duvida o primeiro produto que nosso entendimento produz enquanto elabora a matria bruta das sensaes; o termo experincia para Bonaccini, mesmo sendo ambguo na CRP, destaca pelo menos duas acepes diferentes: 1 O sentido de impresso sensvel ou sensao, indicando o objeto dado que nos afeta provocando representaes ou no sentido da mera modificao de nosso nimo. 2 Quando o conhecimento emprico adquirido por ns elabora a matria das sensaes. BONACCINI. KANT e o problema da coisa em si no idealismo alemo, p.176. 50 KANT. CRP A 16 / B 30.

42

maior que consiste em dividir entre o que dela h de fecundo e o que no parece aceitvel, diz Strawson51. Na CRP, Kant inclusive destaca o fato de que os resultados aportados at ento na filosofia eram desfavorveis em relao aos obtidos nas matemticas e nas cincias naturais e que, para colocar a filosofia no caminho seguro das cincias teria de limitar suas pretenses
52

; para isso ocorrer, tornava-se necessrio submet-la aos crivos do principio de

significatividade, repetidamente anunciado e aplicado por Kant na CRP, o qual estabelece que no pode haver nenhum uso legtimo nem com sentido de ideias ou conceitos, se eles no so postos em relao com as condies empricas ou experimentais de sua aplicao
53

. Ao se

aplicar um conceito em que no se capaz de se especificar as condies empricas ou experimentais de tal aplicao no se estaria operando nenhum uso legtimo do conceito em questo, pois isto seria o mesmo que afirmar o que no se conhece, refora Strawson 54. Assim, para Kant, a considerao do principio de significatividade, tambm corroborada pelos empiristas, representava a negao total da metafsica transcendente; por isso, sustenta Kant, que reas inteiras da filosofia (reas de mxima pretenso e mnimo acordo) deviam sua existncia ao fato de no considerar tal princpio, pois, liberadas da exigncia de especificar essas condies empricas relativas aplicao de conceitos parecia que estavam informando da realidade tal e qual em si mesma e no como aparece na experincia, e assim, a primeira tarefa da filosofia devia ser a de estabelecer os seus prprios limites. Mas, Kant, ao constatar no s que a tendncia de se pensar nas ideias para as quais no se podia especificar nenhuma condio emprica de uso, se constitua primeiramente numa aberrao filosfica, julgou ser tambm uma propenso natural inevitvel da razo
STRAWSON. The Bounds of Sense. An Essay on Kants Critique of Pure Reason, p.16. KANT. CRP B XIV. 53 Todos os conceitos e com eles todos os princpios, inclusive os que so possveis a priori, devem se relacionar com as intuies empricas, isto , com os dados de uma experincia real ou possvel ou, como diz Kant, para que um conhecimento possua realidade objetiva, isto , se refira a um objeto e nele encontre sentido e significado, dever o objeto poder de qualquer maneira ser dado. Dar um objeto, tanto de maneira mediata ou se apresentado imediatamente na intuio, no mais do que referir a sua representao experincia real ou possvel. Os prprios espao e tempo, mesmo tomados em toda sua pureza como conceitos isentos de todo elemento emprico e com toda certeza de serem apresentados a priori, na mente, no possuiriam validade objetiva privada de sentido e de significado, se no fosse demonstrado seu uso necessrio para objetos da experincia em CRP, A 156 / B 195, como tambm, ao tratar Kant das categorias - atravs das quais procura formar um conceito de um tal objeto - que s permitem uso emprico e carecem totalmente de significado quando no se aplicam a objetos da experincia possvel, isto , ao mundo dos sentidos. Idem, ibidem, A 696 / B 724. Como ainda, a afirmao de que as condies de possibilidade da experincia tambm devem ser as condies de possibilidade do objeto da experincia que se operam pelas formas puras da sensibilidade espao e tempo e, pelos conceitos puros do entendimento, estes como regras que servem apercpo originria em sua ao sintetizadora para submeter a juzos; assim, sem que algo seja dado para a sntese na intuio nenhuma ligao pode ser realizada mesmo que a maneira de operar esteja presente pela categoria, Brito Op. Cit. p. 122. 54 Strawson. Op cit., p.16.
52 51

43

humana, que podia inclusive aportar resultado positivo quando no curso da investigao cientfica servisse para estimular a indefinida extenso do conhecimento emprico. Entretanto, a iluso do conhecimento metafsico para ele, ocorreria somente quando se impusesse correspondente realidade a tais ideias, como se pudesse produzir conhecimento dessas realidades, apenas pelo puro pensar, sem o concomitante contributo da experincia e, ao violar o principio da significatividade, tornava a metafsica impossvel como cincia. Isso, porm, no quer dizer para Kant, que seja completamente impossvel toda a metafsica cientfica55. Ao contrrio, estava posta sua grandiosa e genuna tarefa para investigar a estrutura que estabelece as ideias e os princpios cujo uso e aplicao so essenciais para o conhecimento emprico e que esto implcitos numa concepo coerente de experincia que se possa formular; esta metafsica56, como afirma Kant, representa, assim, os estudos mais gerais e fundamentais, atravs de seu mtodo no emprico ou a priori, no como na metafsica transcendente ao elaborar o conhecimento de objetos inacessveis experincia, mas porque se compromete com a estrutura conceitual presente na investigao emprica. Portanto, Kant, ao investigar a estrutura geral das ideias e princpios suposta no conhecimento emprico, constata a correspondncia com a estrutura e a maneira de proceder de nossa capacidade cognitiva, o que demarca destacado sentido psicolgico em sua investigao57, permitindo afirmar-se que experincia e natureza das faculdades humanas so autocorrelacionadas. E para fundamentar essa associao, Kant explica o contraste entre conceitos gerais e suas instncias particulares que se encontram na experincia; pois, elaborar conceitos gerais com vistas ao conhecimento emprico significa afirmar possuir capacidades tais que sirvam para reconhecer os fatos; por sua vez, essas capacidades para o seu
MONTEIRO. In: LIMA, nota 41, p.62, afirma que a relao intrnseca entre filosofia e cincia comporta uma vertente essencialmente histrica; houve um momento em que elas eram indiscernveis. Desde os gregos at Descartes e Leibniz, todos pareciam agir como filsofos ou cientistas ao mesmo tempo, porm isso mudou com Kant desaparecendo a relao congnita entre filosofia e cincia, ou seja, a filosofia tem pouco a ver com quem faz cincia e vice-versa. 56 Como soluo posta para a questo geral sobre as possibilidades da metafsica como cincia, Kant aponta para uma metafsica, como disposio natural da razo que pode tornar-se real, como tambm dialtica e enganadora, mas que nesta condio no pode produzir cincia. A pretenso do projeto kantiano para permitir metafsica a produo do conhecimento cientfico a submete a uma crtica imposta pela prpria razo que se ver obrigada a provisionar com conceitos a priori, a sua diviso segundo as diversas fontes; a sensibilidade, o entendimento e a razo, alm disso, um quadro completo dos mesmos e a anlise de todos estes conceitos com tudo o que deles pode ser deduzido, mas, em seguida, sobretudo a possibilidade do conhecimento sinttico a priori por meio da deduo destes conceitos, os princpios e tambm, finalmente, os limites do seu emprego; tudo isso, porm, num sistema completo. Assim, afirma Kant, a crtica, e s ela, possui o plano inteiro e provado juntamente com todos os meios de realizao para que a metafsica possa surgir como cincia. KANT. Prolegmenos a toda a metafsica futura. p. 163. 57 STRAWSON. Op. cit, p.19.
55

44

funcionamento, denotado pelas instncias particulares, exigem o que ele chamou de intuio que, contida nos conceitos gerais, viabiliza a experincia, como est dito na famosa passagem da CRP: pensamentos sem contedo so vazios, intuies sem conceitos so cegas 58. Assim, essa expresso do psicologismo em linguagem kantiana consiste em dividir a mente em faculdades ou compartimentos. Estabelece uma distino entre a faculdade receptiva da sensibilidade produtora das intuies e a faculdade ativa do entendimento, como fonte dos conceitos. Elas, juntas, comandam a noo de experincia em geral. Para isto, exigese que se conheam suas instncias espacial e temporal que constituem a forma de nossa sensibilidade, indispensvel para que se possam conhecer as particularidades das coisas que podem subsumir-se nos conceitos. Para tanto, repete Strawson, a menos que os conceitos que so utilizados em nossa experincia no impliquem implicitamente o uso de algumas noes (categorias) muito gerais, seria impossvel que se desse algo como o conhecimento autoconsciente da sucesso da experincia no tempo, que condio da possibilidade da experincia do conhecimento emprico, fruto de nossa constituio cognitiva, pois, para Kant, o mundo natural tal e como o conhecemos, ao se constituir contedo inteiro de nossa experincia, essencialmente experincia de um mundo espacial e temporal de objetos regulados e concebidos distintamente da experincia temporal sucessiva que temos deles. Ns no temos, nem se pode ter nenhum conhecimento das coisas tais como so em si mesmas, enquanto opostas sua forma fenomnica; pois, somente possvel o conhecimento de objetos que se podem experimentar caso se submetam s formas impostas por nossa sensibilidade e do nosso entendimento. 59 Entretanto, para Strawson, a defesa dessa pretenso kantiana deve ser feita com cuidado, pois garante tanto o conhecimento imediato de objetos fsicos do sentido externo cuja forma o espao, quanto os estados psicolgicos, os objetos do sentido interno, cuja forma o tempo. E ainda mais, considera que a experincia produzida por nossas determinaes internas no proporciona mais conhecimento de ns mesmos tais como somos do que a experincia calcada no sentido externo das coisas tais como so em si mesmas, pois tais correspondncias no outorgam a mesma realidade aos corpos no espao (objetos

KANT, CRP A51 / B75. Este o idealismo transcendental defendido por Kant, segundo o qual todo o mundo da Natureza mero fenmeno, que se distingue dos demais. Assim o tpico idealista emprico kantiano toma como verdadeiramente real os estados de conscincia temporalmente sucessivos e questiona ou nega a existncia real (ou conhecimento que dela temos) dos corpos no espao. O idealismo transcendental, diz Kant, demarca um realismo emprico que no possui nenhuma superioridade em relao existncia dos estados de conscincia sobre os objetos fsicos. STRAWSON, Op. cit., p.21.
59

58

45

externos) e aos estados de conscincia (determinaes internas)60. Assim, segundo Strawson, a teoria kantiana, segundo a qual os componentes material e mental do mundo natural, sendo, igualmente, fenmenos, no atribuem conclusivamente a mesma ponderao aos objetos fsicos do que aos estados de conscincia, (e nesse sentido Kant como idealista transcendental) se aproxima mais de Berkeley do que ele cr. Por isso, para Strawson, as teorias do idealismo transcendental61, ao destacarem a ideia de uma estrutura mental que recebe e ordena produzindo a Natureza tal como ns a conhecemos a partir de uma realidade incognoscvel, tal como ela em si mesma, no permitem uma interpretao compreensiva da CRP, da mesma forma como o carter ambguo da teoria ali posta segundo a qual s podemos conhecer as coisas como objetos de uma possvel experincia e no como so em si mesmas, ou seja, possvel interpretar todo o modelo da Natureza feita pela mente como um simples meio para representar uma investigao analtica ou conceitual aceita por uma imaginao que se contenta com figuraes. Essa irnica interpretao strawsiana, mesmo estranha ao carter da CRP se tomada em conjunto, no seria capaz de explicar as intenes de Kant; como o caso patente exposto no prefcio da CRP onde ele estabelece que sua inteno no somente a de pr freio s pretenses da metafsica dogmtica em sua busca do conhecimento suprassensvel, mas tambm de querer limitar as pretenses da sensibilidade de fazer-se coextensiva com o real. Por isso, a prova da nossa necessria ignorncia sobre o suprassensvel salvaguarda os interesses da moral e da religio, o que pe a salvo o reino do suprassensvel; assim, pois, se no temos conhecimento do suprassensvel, ento j possvel crer em ideias como a de Deus ou da imortalidade da alma. Da mesma forma, Strawson destaca que h outras indicaes mais diretamente relativas aos objetivos principais da CRP que tambm no facilitam sua interpretao como no caso da afirmao kantiana de que o mesmo princpio de significatividade, quando aplicado s categorias, deriva-se como uma consequncia da natureza do julgamento da faculdade do entendimento ao ordenar a experincia, enquanto que a verdadeira possibilidade das caractersticas necessrias da experincia fica dependendo do seu subjetivismo transcendental, ou seja, h uma teoria da mente segundo a qual se fabrica a natureza dos objetos, ao que ele cunhou, com orgulho, de revoluo copernicana, chave para se

60 61

Idem, ibidem, p.19. Idem, ibidem, p. 20.

46

compreender uma metafsica da experincia reformada e cientifica62. Diz a CRP que somente devido ao fato de que os objetos da experincia devem se conformar com a constituio da mente humana que se poder produzir a classe de conhecimentos a priori da natureza da experincia que se demonstra pelas suas caractersticas gerais. O segundo ponto arrolado por Strawson em seu quadro geral ainda focado no mbito da metafsica da experincia destaca a expressiva contribuio da analtica transcendental,63 portadora do cerne da CRP, ao se complementar com a esttica transcendental, atravs da forma da sensibilidade espacial e temporal, o que permite demonstrar quais so as caractersticas que devem limitar toda a noo de experincia para que possamos torn-la inteligvel.64 Assim que Strawson, ao interpretar o modelo epistemolgico kantiano, destaca suas principais teses gerais, a saber: tese da temporalidade, da necessria unidade da conscincia, da objetividade, da unidade espacial e temporal e das analogias, que so inerentes ao modelo de epistemologia kantiano. As duas primeiras teses, ou seja, da temporalidade e da espacialidade, se relacionam com a esttica transcendental. Quanto tese da temporalidade, Kant, ao afirmar que a experincia exibe essencialmente uma sucesso temporal de percepes, dispensa tratamento inquestionvel ao longo de toda a CRP, sem possibilidade de oferecer-se alternativa, assegura Strawson. Em relao segunda tese, a da espacialidade, Kant estabelece que os objetos que se do na experincia so essencialmente espaciais; contudo, para Strawson, os objetos dessa experincia, concebidos enquanto existentes independentes da experincia que deles temos, j que so de fato objetos espaciais, no parece lgico que o nico modo de conceb-los seja o espacial; poderia conceder-se a tais objetos que o nico modo de existncia concebvel o espacial, se abstrairmos do conceito de espacialidade suas associaes sensoriais, dando-lhe assim, um significado essencialmente formal; pois, ao se permitir que tais conceitos comportem suas associaes usuais, visuais e

Idem, ibidem, p. 23. A analtica transcendental, que no ser objeto especfico dos estudos desta dissertao, constitui-se a decomposio de todo o nosso conhecimento a priori nos elementos do conhecimento puro do entendimento, que para tanto dever atender aos seguintes pontos: 1-que os conceitos sejam puros e no empricos; 2 que no pertenam intuio nem sensibilidade, mas ao entendimento; 3 que sejam conceitos elementares e sejam bem distintos dos derivados ou dos compostos de conceitos elementares; 4 que a sua relao seja completa e abranja inteiramente o campo do entendimento puro. Assim, toda ela, pertencendo Lgica Transcendental, se compe de dois livros, que trataro dos conceitos ou categorias e dos princpios do entendimento puro. KANT. CRP A 65 / B 69. 64 Tambm Bonaccini, ao apontar a diferena entre o objeto considerado dos sentidos (fenmeno) e ele (objeto) pensado como coisa em si, como alternativa para explicar a possibilidade dos conhecimentos a priori dos objetos, provada por Kant que ressalta a conjuno da analtica transcendental com a esttica transcendental para evitar as contradies da metafsica vigente em seu tempo. BONACCINI Op. Cit., p.175, nota n. 69.
63

62

47

tcteis, segue-se que o modo espacial aquele que, se pode conceber como modo legtimo para conceber a existncia dos objetos independentemente de nossa experincia Na terceira tese, da necessria unidade da conscincia, Kant estabelece que deve ocorrer uma unidade entre os membros da srie de experimentos estendidos temporalmente, a qual se impe necessariamente para que seja possvel a autoconscincia ou autoatribuio dessas experincias ao sujeito delas; ao exigir a necessria conceitualizao da experincia, atravs da qual os contedos particulares da experincia devem reconhecer-se por algum de seus atributos gerais, Kant obriga a esta experincia uma espcie de definio padro ou econmica, muito limitada como a da prtica dos empiristas, apesar de servir de premissa para a deduo transcendental das categorias, a parte da analtica a que Kant dedicou o seu maior esforo. A tese da objetividade, conclusivamente, afirma que a experincia deve incluir conhecimento de objetos que formam o tema dos juzos objetivos; discutida na Analtica, a tese da unidade necessria da conscincia; esta necessria unidade tem na CRP variada designao: s vezes, unidade da apercepo ou unidade da conscincia ou autoconscincia ou ainda unidade transcendental da apercepo a expresso favorita de Kant que, para ele, no visa expressar uma espcie de conscincia de si, pois o que lhe interessa so as condies gerais de uso dos conceitos, do reconhecimento dos contedos particulares enquanto possuam algum carter geral e que se constituam nas condies fundamentais, ao mesmo tempo da possibilidade da autoconscincia ordinria ou emprica. O cumprimento dessas condies impe um padro mnimo para o que deve ser a experincia, cuja exigncia estabelece que a srie de experimentos possveis estendida temporalmente deva conectar-se de tal modo entre eles que deva produzir como resultado uma representao unificada do mundo objetivo, cujos experimentos ou alguns deles so experincias de conhecimento. Porm, nos diz Strawson que esta argumentao tratada por Kant na deduo das categorias e em algumas sees da analtica dos princpios apresenta ordem e tratamento que no facilitam uma boa compreenso dos temas, pois, na prpria deduo transcendental insiste, com frequncia, que h necessariamente uma certa conexo e unidade entre nossas experincias para que possam ser experincias de um mundo objetivo e regulado; os conceitos do mundo objetivo que se aplicam experincia encarnam as regras de tal unidade e que essa regulada conexo dos experimentos subsumidos nos conceitos do objeto precisamente o que se requer para a necessria unidade da conscincia, isto , a possibilidade da autoconscincia. Para Strawson a fora desta argumentao no

48

conclusivamente evidente, a no ser em certas sees da analtica dos princpios quando trata da aplicao da deduo, especialmente no argumento da refutao do idealismo e nas analogias da experincia, pois, as experincias, ao ocorrerem numa relao temporal, tornando possvel a autoconscincia que a conscincia de minha prpria existncia enquanto determinada no tempo, pelo menos permitiro distinguir entre a ordem e disposio de nossas experincias e a ordem e disposio que tm os objetos independentemente dessas experincias. A teoria da natureza da experincia humana do conhecimento, apresentada na esttica transcendental, se estabelece na vanguarda de quatro grandes contrastes, a saber: o contraste entre fenmeno e coisas em si mesmas, entre intuies e conceitos, entre o a priori e o emprico, e entre o externo e o interno. A interpretao de Strawson, denominada de austera, ao tomar por base a dualidade entre intuio e conceito, parte da tese kantiana de que o espao e o tempo, foco principal da esttica transcendental, representam as formas da intuio humana. Portanto, a interpretao das teses strawseanas, especialmente as da temporalidade e da espacialidade, arroladas na seo seguinte, so a chave para a discusso com o modelo de epistemologia kantiano.

2.2 A Esttica Transcendental Kantiana e a Interpretao Austera de Strawson.

Para Strawson, a metafsica tratada na CRP consiste, genuinamente, numa metafsica65 da experincia. J na esttica transcendental, que contm a doutrina da sensibilidade com sua estrutura espao temporal e que compe a primeira grande diviso da obra kantiana, apresenta a teoria da natureza da experincia humana do conhecimento dominada por quatro grandes contrastes 66, a saber: O contraste67 entre fenmeno e coisas em si mesmas, entre intuies e conceitos, entre o a priori e o emprico, e entre o externo e o interno.
Para Kant a metafsica, mesmo se considerada apenas como uma cincia, como disse at ento em esboo, embora indispensvel razo humana, tem de se firmar por meio dos juzos sintticos a priori; por isso, afirma que no se trata nessa cincia de simplesmente decompor os conceitos que formamos a priori acerca das coisas para explic-los analiticamente; ao contrrio, sua pretenso alargar o nosso conhecimento a priori, servindo-se de princpios capazes de acrescentar ao conceito dado algo que ainda no possua e, por meio de tais juzos sintticos a priori, estabelecer os contornos da experincia. Portanto, a metafsica kantiana, em relao aos seus fins consiste em puras proposies sintticas a priori. KANT. CRP B 18. 66 STRAWSON. Op. cit., p. 43. 67 A distino entre fenmeno (objeto do sentido) e o mesmo objeto pensado como uma coisa em si representa a alternativa capaz de explicar a possibilidade do conhecimento a priori dos objetos e evitar as contradies da metafsica. BONACCINI. Op. cit., p. 175.
65

49

A interpretao de Strawson denominada de austera, tendo por base essas dualidades, parte da tese kantiana de que o espao e o tempo, foco principal da esttica transcendental, so as formas da intuio humana. Para fundament-la, ele, ao se utilizar da dualidade entre intuies e conceitos, explicita que esse contraste no , de fato, mais do que um aspecto da distino inerente a qualquer filosofia que trate com rigor do conhecimento humano, dos seus objetos ou de sua linguagem68. No tratamento filosfico do conhecimento dos objetos, no se tm trs tarefas distintas, mas apenas parte de uma mesma tarefa filosfica, onde o contraste entre intuies e conceitos surge necessariamente sobre diferentes formas. No primeiro caso, no se pode evitar a distino entre itens ou objetos concretos e suas classes gerais nas quais tais objetos ocorrem; na segunda, se deve reconhecer a necessidade de possuir tanto conceitos gerais como de conhecer os objetos na experincia, os quais so coisas que no so conceitos, mas que esto contidos neles; por ltimo, deve-se reconhecer, igualmente, a necessidade dos recursos lingusticos ou de outro tipo, para permitir classificar ou descrever as formas dos objetos como indicao dos casos particulares dessas classificaes ou descries. A doutrina kantiana, diz Strawson, ao eleger o segundo aspecto ou o epistemolgico prioritrio na interpretao da tarefa filosfica, pode ter seus riscos, pois, seguramente, para ele, no se pode formar qualquer conceito de experincia ou do conhecimento emprico de objetos a no ser que se permita conhecer, nesta experincia, itens particulares que possam ser reconhecidos ou especificados como casos de tipos ou caractersticas gerais. Assim, para que se possam produzir conceitos gerais, devem ter-se capacidades de operar tais reconhecimentos e classificaes, cuja oportunidade de desenvolver e exercitar tais capacidades se d pelo que Kant chama de intuio. Para Strawson, Kant expressa essas necessidades em sua linguagem de departamentos ou faculdades da mente, o que aumenta o vis da perspectiva epistemolgica. Pois, distingue entre a faculdade da sensibilidade, que receptiva, atravs da qual os objetos nos so dados produzindo as intuies, e a do entendimento, que ativa, por meio de quem os objetos so pensados, constituindo-se a fonte dos conceitos. A cooperao dessas duas faculdades da mente torna-se necessria para a experincia ou para o conhecimento emprico do objeto. Paralelamente a isso, o que diz Strawson sobre a teoria que afirma que o espao e o tempo so a forma da intuio? Primeiramente, afirma que a dualidade entre intuies e conceitos, trao marcante na esttica transcendental, corresponde simplesmente caracterstica epistemolgica do contraste entre o caso particular e a classe geral, ou dito de
68

STRAWSON. Op. cit., p.47.

50

outra forma, simplesmente o pensamento do caso particular semelhante ao que encontrado na experincia e a reconhecido como caso de alguma classe geral. Em segundo lugar, no h nenhuma razo para no se abordarem todos os aspectos dessa dualidade para que se possa ajudar a compreender a doutrina sobre espao e do tempo. E a principal tese strawseana que dela se destaca afirma que o pensamento, em sua mxima generalidade, estabelece alguma conexo intima e particular entre o espao e o tempo, por um lado, e a ideia de um item particular, ou caso particular do conceito geral, por outro
69

. Portanto, ao se verificar

qualquer conceito geral ou qualquer ideia de um tipo geral de objeto supondo-se, apenas, que objetos ou itens que nele se subsumam, sejam tais que possam converter-se em objetos do conhecimento emprico tornar-se- evidente que qualquer desses casos particulares, que realmente ocorrem, deve de fato ocorrer em algum momento, como tambm que qualquer desses casos particulares que realmente possam encontrar-se, deve de fato encontrar-se em algum local. Pois, para que a classe geral de objetos possa aplicar-se a um caso particular, deve ocorrer em algum local ou habitat ou se este no for possvel, pelo menos em algum tempo. Assim, a identidade da existncia dos casos particulares subsumidos nos conceitos gerais e materializados na experincia est conectada no espao e no tempo. Assim, a posio espacial e temporal fornece a base fundamental para distinguir entre um item particular e o outro do mesmo tipo ou quilate geral, consistindo no suporte da identidade dos objetos particulares, o que demarca o modo austero de sua interpretao. A segunda dualidade kantiana encontrada na esttica transcendental diz respeito ao contraste entre o a priori e o emprico. Por sua interpretao relativamente austera, Strawson considera junto com o a priori a variante do puro, associados com o que ocorre antes da experincia, enquanto o emprico se d pelos eventos derivados da experincia e pertencentes sensao. Da anlise geral que realizou da CRP ele conclui que a principal meta kantiana empreendida por sua metafsica consistia em articular a estrutura geral de toda e qualquer experincia verdadeiramente inteligvel. Se essa estrutura existe, diz ele, se h um conjunto de ideias formuladoras desta estrutura, s por isso os membros que lhe pertencem tm igualmente um status distintivo. Assim, seria adequado contrast-la com o conjunto de outras ideias menos gerais que entram na concepo da experincia considerada, sem, contudo desmerec-la e, por isso, como ocorre com os conceitos, deve suceder com as caractersticas que os fazem conceitos. Dessa mesma forma, ao se considerar neste mesmo sentido o contraste entre o a priori e o emprico, pode constatar-se que, na teoria kantiana, o espao e o
69

Idem, ibidem, p. 48.

51

tempo no so apenas as formas da intuio, seno formas a priori da intuio. Para Strawson, no h apenas o pensamento de uma conexo inata entre a ideia de itens particulares, susceptveis de serem encontrados na experincia, e a ideia de que so itens ordenados espacial e temporalmente. Trata-se, de fato, do pensamento de que essa conexo to vital que no pode ser desconsiderada sem anular toda a concepo de experincia70. Assim, a ideia de experincia em geral parece ser realmente inseparvel da sucesso temporal e da ordenao espacial que ocorre na experincia; pois, para o caso de uma completa abstrao da sequncia temporal separada da ideia de experincia em geral, parece se constituir numa tarefa que ultrapassa a capacidade cognitiva humana. Porm, para Strawson, Kant no afiana explicitamente, na esttica transcendental, a tese de que a ordenao espacial de pelo menos alguns dos objetos particulares extrados na experincia seja elemento necessrio e prprio de qualquer experincia inteligvel; contudo, no capitulo da Refutao do Idealismo ao sustentar que a possibilidade do autoconhecimento emprico e o conhecimento dos objetos atravs das categorias so mutuamente dependentes e ambos necessrios para a possibilidade da experincia em geral, reafirma que a ocorrncia de intuio dos objetos no espao a condio necessria para que se d o conhecimento emprico de objetos. Da mesma forma, afirma, na Nota Geral do Sistema dos Princpios, que tais intuies de objetos espaciais representam, igualmente, a condio necessria para entender o conhecimento dos objetos atravs das categorias. Entretanto, para Strawson, essa argumentao no est bem explicitada, e Kant teria sido mais claro se tivesse argumentado que as condies gerais de possibilidade da experincia, ao exigirem algum modo de ordenao sensvel, distinto do modo temporal, e pelo menos anlogo ao modo espacial dos objetos particulares encontrados na experincia, excluem a possibilidade de outro modo alternativo distinto do espacial, o que confirma, assim, da forma como se apresentam os objetos, que no se pode conceb-los, seno com o concurso do modo

A hiptese de objeo tese da conexo intima entre itens particulares encontrados na experincia e respectiva ordenao espacial e temporal pode ser posta de duas maneiras: a primeira, simplesmente no se aceitando que a ordenao temporal fosse inseparvel de itens particulares encontrados na experincia, o que no seria possvel, pois, abstrair completamente a ideia de tempo ou da sequncia temporal para restar a ideia de experincia em geral torna-se uma tarefa ininteligvel, o que sustenta que a ideia de experincia em geral parece ser inseparvel da sucesso temporal da experincia; quanto sucesso espacial parece que no ocorre o mesmo, como mostra o exemplo retirado do caso da audio de uma sequncia de notas musicais; pois, ao se constituir numa experincia coerente pode ser concebida separada da ordenao do espao. Neste caso, a experincia em geral deveria consistir exclusivamente em tais sequncias da experincia da audio, dispensando assim, o lugar necessrio ou possvel, enquanto noo de ordenao espacial dos itens particulares hauridas na experincia. Idem, ibidem, p. 46.

70

52

espacial. As teses kantianas j anunciadas por Strawson da espacialidade e da objetividade suprem a lacuna deixada por Kant.71 Para Strawson, ainda que, de fato, Kant estabelea o espao e tempo como formas a priori da intuio, no esta a acepo kantiana primria que o termo a priori encerra quando se penetra nas teorias apresentadas pela esttica transcendental. Para ele, o sentido que ali predomina, diz respeito s fantasias doutrinarias do idealismo transcendental, cujo modelo se apresenta com toda sua fora desde o inicio da esttica, que distinto do modelo austero anunciador da estrutura analtica kantiana da experincia. Assim, preliminarmente, Strawson, ao reconsiderar a afirmao de que o espao e o tempo so as formas da intuio (deixando de fora a qualificao do a priori), confirma que tal afirmao representa o marco epistemolgico derivado da conexo ntima que existe entre a ideia do caso particular e as ideias da ordenao espao e tempo, ou seja, o espao e o tempo so a forma da particularidade. Porm, alerta ele que este mesmo vis epistemolgico suficiente para introduzir uma arriscada ambiguidade na tese, quando estabelece que o espao e o tempo so modos pelos quais concebemos os casos particulares dos conceitos gerais, enquanto ordenados em relao de um ao outro. Pois, neste caso, o espao e o tempo podem ser tanto as formas pelas quais os casos particulares esto ordenados e, portanto, as formas pelas quais ns as conhecemos como ordenadas, quantos so nossas formas de conhecer os casos particulares enquanto ordenados e, portanto, as formas como eles esto ordenados. Denota-se assim, a ambiguidade quando apenas se enfatiza o nosso da dita afirmao, o que releva o lado da subjetividade inerente ao modelo epistemolgico determinado e priorizado por Kant. Assim que a estrutura essencial do modelo kantiano de epistemologia est claramente apresentada na teoria onde o espao e o tempo so as formas da intuio sensvel72. Fixando-se, primeiramente, na teoria que afirma que a intuio humana essencialmente uma intuio sensvel, como explica Kant, nosso conhecimento ou percepo de um objeto exige, por sua vez, que sejamos afetados por esse objeto, o que torna indispensvel nada mais do que a existncia de um objeto percebido seja a existncia deste e nossa percepo dele outra distinta independente da primeira no sentido no lgico ou causal, embora possa ser correto descrever tal percepo como percepo de um objeto que dependa logicamente da existncia do objeto. Assim, toda e qualquer teoria que sustente que conhecemos objetos cuja existncia independente do nosso conhecimento torna a verdade da experincia comprometida, ou seja,

71 72

Idem, ibidem, p. 51. Idem, ibidem, p. 52.

53

no evidente que no possa haver a experincia possvel em que o ser (esse) dos objetos do conhecimento no seja seno o seu ser percebido (percipi). Contudo, essa tese de cunho berkeliana muda totalmente de concepo ao acrescentar a teoria de que a intuio humana no seno sensvel, do que se segue que o espao e o tempo so as formas da nossa sensibilidade, o que no invalida a tese reformista strawseana onde o espao e o tempo so as formas da particularidade. Alm do mais,73 conforme a teoria kantiana, os itens ordenados espacial e temporalmente no so os objetos afetadores em questo, seno apenas os seus efeitos, isto , os fenmenos, que se manifestam a seres equipados como ns, possuidores dos modos espacial e temporal de intuio sensvel; eis aqui toda a fora subjetiva da teoria que sustenta que o espao e o tempo representam as formas da intuio e que, ademais, cham-las de formas a priori simplesmente acentuar o seu carter subjetivo ou sua subjetividade, pois o espao e o tempo esto em ns antes da experincia, sendo uma caracterstica de nossa constituio cognitiva e, por isso, se constitui numa condio de possibilidade da experincia tal como a temos, na qual os objetos nos afetam de tal forma que produzem o conhecimento de itens ordenados espacial e temporalmente. Sendo, pois a intuio essencial para o conhecimento dos objetos e que, sem possuirmos outros modos de intuio que o sensvel, no se podem conhecer os objetos que nos afetam tais como so em si mesmos. Esta teoria de sentido revolucionrio e alarmante para Strawson, ao ser confrontada com a dualidade do externo e o interno no mbito da esttica transcendental, parece paradoxal. Pois, nos diz ele, que estando o espao e tempo atribudos constituio subjetiva de nossa mente e todos os itens ordenados espacial e temporalmente tendo lugar em nossa experincia, so proclamados simplesmente como resultado de que essa constituio subjetiva afetada pelos objetos tais como desconhecidamente so em si mesmos.74 Porm, torna-se evidente a incoerncia de poder compatibilizar nossas experincias ou estados de conscincia, alguns deles percepes de itens relacionados espacialmente e outros no, s ocorrendo pelo concurso da ordem temporal com a teoria de que o conhecimento de itens ordenados temporalmente no o conhecimento de nada tal como o que advm da coisa em si mesma. Assim, que Kant, ao constatar tal dificuldade, aponta para a soluo que teve como resultado a negao de conhecer o que so os nossos estados de conscincia (ordenados temporalmente) e como so em si mesmos. Ainda mais, ao associar essa negao com a teoria
73 74

KANT. CRP A 42 / B 59. STRAWSON. Op. cit., p.54.

54

geral das formas da sensibilidade, confirma que dos dois modos - o espacial e o temporal em que esto ordenados os itens particulares na experincia - o modo temporal especificamente aquele em que os itens particulares aparecem ordenados como resultado de uma autoafeco em ns como somos em ns mesmos. Pois, j que os objetos afetadores so ns mesmos, podemos denominar os resultados desta afeco o fenmeno de ns mesmos, e falar legitimamente de autoconscincia emprica e de ser conscientes de nossos prprios estados mentais (temporalmente ordenados) sempre e quando afianarmos que no este o conhecimento de ns como realmente , seno, apenas de ns como nos manifestamos; assim, com isso ficam estabelecidas as bases da teoria que afirma que o tempo a forma do sentido interno, e se pode aceitar que todos os estados particulares de conscincia, inclusive nossas percepes de objetos ordenados espacialmente, esto ordenados temporalmente. O tempo, assim, no seno a forma do sentido interno, e, por conseguinte, dos estados de conscincia ordenados temporalmente onde se incluem as percepes de objetos ordenados espacialmente. Por outro lado, o conhecimento dos itens particulares enquanto ordenados no espao e possuindo caractersticas espaciais, como a extenso e a figura, depende de que tenhamos uma faculdade de intuio espacial ou externa chamada de sentido externo. Por isso, afirmar simplesmente que o espao, ao ser uma caracterstica de nossa constituio cognoscitiva, garante que a contribuio ou efeito advindo dos objetos como so em si mesmos sobre esta constituio mental permite produzir itens particulares espaciais possuidores de caractersticas espaciais. Porm afirmar que o espao, sendo s uma das formas de nossa sensibilidade (a forma do sentido externo), acarreta alguma das mesmas implicaes quando se diz que o tempo tambm o ; pois, sendo duas as nossas formas de intuio sensvel, a saber, a temporal e a espacial, tm de ser distintas as contribuies que advm dessas formas. Assim, partindo-se da coisa como em si mesma, ao afetar o nosso sentido externo para produzir o conhecimento de itens espaciais, no se pode afirmar que seja o mesmo ou da mesma natureza que ns como somos em si mesmos, tampouco neg-lo75. Mas, para Strawson, h algo que se pode afirmar, seja o que for: que tanto os objetos que afetam nossa faculdade do sentido externo para produzir o conhecimento de itens particulares ordenados espacialmente so em si mesmos idnticos ou distintos a como ns somos em ns mesmo, quanto, como se so de igual ou distinta natureza, fica garantido de que seus fenmenos, ou seja, os itens ordenados espacialmente atravs dos quais surgem o conhecimento que deles temos, devem estar ordenados no espao e no tempo, isto , devem
75

Idem, ibidem, p.55, n.1.

55

exibir relaes de existncia simultnea e sucessiva. Pois, sustenta Kant, todos os estados particulares de existncia, incluindo nossas percepes de itens ordenados espacialmente, esto necessariamente ordenados no tempo, e, portanto, tambm esto espacialmente. O tempo a condio imediata dos fenmenos internos (de nossas mentes) e, portanto, a condio mediata de fenmenos externos... Todo fenmeno... qualquer... baseia-se nas relaes de tempo 76. Assim, para Strawson, a submisso alegada por Kant ao submeter determinao do tempo todos os objetos de conhecimento relacionados espacialmente como consequncia da necessria relao ao tempo de todos os estados de conhecimento, destaca uma das faces do idealismo transcendental. Pois, Kant ao tratar da idealidade do espao e do tempo, distintamente da tese idealista berkeliana que degrada os corpos mera iluso, parece afirmar que o espao e o tempo possuem a mesma realidade emprica, ou seja, os itens particulares situados no espao e no tempo, qualquer que seja o seu carter, se refiram a qualquer tipo de objeto no espao e no tempo, ou apenas aos estados de conscincia no tempo, ambos esto em p de igualdade relativamente ao que suas existncias reais se referem. Tm, portanto, a mesma realidade emprica, ainda que todos eles sejam apenas fenmenos da coisa em si. Porm, diz Strawson que esse no o significado real do pensamento kantiano; pois, Kant no afirma que as coisas, inclusive ns mesmos, como somos em si, ao afetar nossa constituio cognoscitiva, produzam dois tipos distintos de ocorrncia ou existncia, a saber, os corpos no espao (e no tempo), por um lado, e os estados de conscincia ordenados temporalmente, incluindo-se aqui as percepes de tais corpos no espao, por outro. Com outras palavras, os efeitos reais dessas transaes no mbito da coisa em si so todos estados de conscincia ordenados temporalmente, os quais incluem os estados de conscincia que julgamos como percepes de corpos no espao, o que expe que o espao e o tempo, os corpos e os estados de conscincia no esto em p de igualdade. O tratamento igualitrio que recebem obscurece a causa da insistncia em que todas as coisas que esto no espao e no tempo so igualmente fenmenos, porm, afirma Strawson que o pensamento kantiano no aplica o mesmo peso a estas duas classes de coisas: primeiramente, os estados de conscincia ordenados temporalmente so fenmenos porque so meramente efeitos das coisas como so em si e no estados de certas coisas (nossas) como so atemporalmente na realidade; e, em segundo lugar, os corpos que esto no espao so fenmenos concebidos de forma muito mais clara, pois no so nem sequer efeitos das coisas como so em si; o que sucede
76

KANT. CRP A 34 / B 50-1.

56

simplesmente que, entre os efeitos das coisas como so em si, se colocam certos estados de conscincia que somos restringidos a julgar como percepes de corpos no espao, pois eles fora destas percepes nada so77. A interpretao analtica de Strawson evidencia, ainda mais, a seguinte questo: quais so os argumentos apresentados na esttica transcendental que, de fato, do sustentao e notabilizam as teorias relacionadas ao espao e ao tempo? Para ele, o argumento de maior expresso, relativamente questo do espao, se deriva da ideia kantiana subjacente s proposies da geometria (axiomas e teoremas), chamada de matemtica do espao, noutro contexto. A elas se acrescentam, paralelamente, outras referncias de menor expresso relativas ao tempo, que lhe pareciam da mesma natureza, e, por isso, poderiam receber igual tratamento explicativo. Assim, as explicaes relativas ao espao so de maior densidade de contedo do que as relativas ao tempo, estas apenas de teor paralelo ao do espao quando possvel. Portanto, a prova da teoria do espao remete-se prioritariamente teoria da geometria e s subsidiariamente so levados em considerao outros argumentos mais relacionados historia intelectual kantiana, que tanto ocupou sua ateno, entre os que, como Newton, defendia o carter absoluto do espao (e do tempo) e como Leibniz que enfatizava seu carter relacional. Assim, para Strawson, o idealismo transcendental de Kant concilia a verdade de ambos, sem incorrer em seus erros como est indicado de maneira embora esquemtica na esttica transcendental, onde oferece outros argumentos independentes do argumento da geometria. No caso da exposio metafsica do conceito do espao e do tempo, so apresentados e numerados argumentos em quatro textos, dos quais, dois deles tratam da singularidade ou unicidade do espao e do tempo, e os demais de pouca capacidade explicativa se tomados em si mesmos. Assim, esses argumentos dali extrados, para Strawson, pouco esclarecem relativamente s teses da idealidade kantiana. Primeiramente, ao afirmar Kant que a ideia de espao no pode derivar-se da experincia dos objetos enquanto relacionados, entre si ou conosco, no espao, pois, essa experincia j pressupe a representao do espao. Constitudo dessa forma, o argumento se torna insuficiente para o que dele pouco se oferece em relao ao que se persegue a no ser a tautologia, mediante a qual se afirma que conhecemos os objetos como relacionados no espao apenas se possuirmos a capacidade de conhecimento, diz Strawson. O argumento seguinte se baseia na afirmao anunciada por Kant de dois atributos concebidos ao espao, a saber: nunca se pode representar a ausncia de espao; embora se possa perfeitamente pensar que no haja objeto algum no
77

STRAWSON. Op. cit., p.57.

57

espao, ou vazio de objetos. Para Strawson, ideias como essas, mesmo que servissem para montar certa experincia de pensamento possvel para Kant no possuem clareza quanto a sua natureza nem a expectativa a que levariam seus resultados. Entretanto, a par dessa argumentao de baixo valor epistemolgico, Strawson trata de identificar, no curso geral da esttica, outras opes explicativas distintas do argumento da geometria (reproduzido ao final), as quais pareciam a Kant constituir os pontos de amarrao das teses da idealidade. Nesse sentido, utilizando-se de um indicador elaborado na composio78 do fenmeno, forma ainda indeterminada da sensao estabelece que ele se compe de duas partes, a saber, matria e forma, cuja distino para Strawson significa o mesmo do que conhecemos quando experimentamos itens particulares que so subsumidos sobre conceitos gerais. Assim, a forma o que faz com que a diversidade dos fenmenos possa ser ordenada segundo certas relaes, enquanto que, a matria o que do fenmeno corresponde sensao. Entretanto, a estrutura geral da tese idealista, ao considerar a oposio entre matria e forma, estabelece que a forma seja atribuda imediatamente mente ou s nossas faculdades cognoscitivas, ao contrrio do que a matria ou sensao que se afirma como aquilo advindo dos fenmenos cuja atribuio no da alada da mente, mas pertence ao objeto que a afeta, e, por conseguinte, atribui-se o espao e o tempo forma e no matria. Desse contraste entre matria e forma Strawson extrai duas indicaes: a primeira, reside na conexo entre forma e relao, e a segunda, na oposio entre forma e sensao, e assim, questiona se tanto esses pontos da conexo quanto da oposio podem convalidar-se em relao a espao e tempo para fornecerem um fundamento independente tese da idealidade kantiana. No primeiro caso, diz ele, Kant se expe contra si mesmo, ao admitir que no h incoerncia em se manter essa viso relacional do espao e do tempo, negando, por isso, sua idealidade transcendental79.

KANT. CRP B 34. Para Kant, espao e o tempo so duas fontes de conhecimento mediante as quais se permite extrair conhecimentos sintticos, como no caso do adequado exemplo da matemtica pura ao se basear no conhecimento do espao e das suas relaes. Espao e tempo tomados conjuntamente so formas puras de toda a intuio sensvel, o que proporciona proposies sintticas a priori; e, por serem simples condio da nossa sensibilidade, determinam seus limites pelos quais se referem somente aos objetos enquanto tomados como fenmenos, em nada representando propriedade da coisa em si; apenas os fenmenos constituem o campo de sua validade e, fora deste, no se pode fazer nenhum uso do espao e do tempo como fonte de origem do conhecimento. Essas afirmaes de Kant atestam, pois, a realidade emprica do espao e do tempo, ou suas validades objetivas em relao a todos os objetos que possam apresentar-se aos nossos sentidos. Em virtude de nossa intuio humana ser sempre sensvel, no possvel a experincia produzir um objeto que no tenha sido submetido ao crivo do espao e do tempo. Portanto, a idealidade transcendental do espao e tempo para Kant consiste na afirmao de que o espao e o tempo nada so se separ-los das condies subjetivas de nossa intuio sensvel, nem podem ser atribudos aos objetos em si (independentemente de sua relao com nossa intuio), nem por conta de substncia ou acidente. KANT. CRP B 44, 55-57.
79

78

58

Assim, diz Strawson, que a negao da viso relacional do espao e tempo incapacita a apreenso deles como verdade necessria da qual a geometria fornece um brilhante exemplo. Por outro lado, a considerao do espao e tempo como sistemas de relaes entre itens particulares da forma que ocorre na experincia responde ao embarao newtoniano, por considerar o espao e o tempo como existncias independentes ou dois no seres autosubsistentes eternos e infinitos. Mas, para que se possa ter uma teoria adequada do conhecimento matemtico e da natureza, h que considerar que as proposies da geometria no podem fundamentar-se na contingncia de objetos espaciais, pois assim as proposies da derivadas seriam falsas. Por isso, o reconhecimento por Strawson do passo ulterior em que os sistemas de relaes espaciais e temporais entre os itens particulares encontrados na experincia apenas ocorrem se constarem de nossa constituio cognoscitiva, em consonncia com Kant.. Portanto, o argumento kantiano deixa claro que no existe nenhum passo independente, desde o carter relacional do espao e do tempo (como aspecto dos fenmenos) em relao a sua idealidade (em ns), e, consequentemente, o que no pode tornar omisso o argumento da geometria, afirma Strawson. Ademais, a interpretao da conexo entre forma e relao pode mostrar certa ambiguidade, pois, na ausncia do marco epistemolgico, a teoria do espao e tempo, como a forma da intuio, consiste nos sistemas fundamentais de relaes entre itens particulares encontrados na experincia, ou seja, o espao e o tempo so os modos fundamentais em que relacionam entre si os itens particulares achados na experincia. J na presena da caracterstica epistemolgica, a mesma teoria do espao e tempo como forma da intuio impe ao espao e tempo tornarem-se os modos mediante os quais conhecemos os itens particulares encontrados na experincia, enquanto relacionados entre si, o que acentua a ambiguidade na interpretao da conexo entre forma e relao. No segundo caso, Strawson questiona o tratamento da oposio entre espao e tempo como forma, de um lado, e o que pertence sensao, por outro; para ele, Kant particulariza a natureza da oposio no caso do espao e, ao faz-lo, mostra que este tema no tem tanto a ver com o espao, mas, muito mais com a espacialidade, ou seja, enfatiza muito mais a ideia de caractersticas espaciais e relaes em geral, do que a ideia de um sistema de itens particulares relacionados espacialmente.

59

A teoria kantiana da intuio pura80 estabelece que, ao dispensar a presena real dos objetos dos sentidos ou da sensao, destaca a faculdade da imaginao que produz a representao de exemplares individuais de figuras que respondem a certos conceitos espaciais (como no caso de um tringulo), com cuja ajuda podemos determinar que todas as coisas que respondem a tais conceitos possuem necessariamente outras propriedades ou relaes. O que Kant garante, ao opor o que pertence sensao a certa classe de conceitos espaciais, incluindo-se, sobretudo o conceito de figuras espaciais, que no dependemos da observao emprica das caractersticas e relaes de objetos encontrados realmente na experincia para determinar que certas propriedades pertenam necessariamente a coisas que passam a subsumir-se nos conceitos pertencentes a sua classe. Para tal resultado, dependemos verdadeiramente do exerccio de nossa faculdade da intuio sensvel, apenas em seu exerccio puro e no emprico. Por isso, afirma Strawson que no passa de uma mera afirmao da teoria do idealismo transcendental opor espao e tempo ao que pertence sensao, representando uma breve e confusa apresentao da teoria da intuio pura que deve ser desenvolvida ainda para solucionar o conhecimento das verdades da geometria81; pois, uma vez mais, no encontra nenhum argumento independente para a tese de que o espao a priori no sentido do idealismo transcendental, e todas as consideraes que se tm, se que algo mais do que simples afirmaes dessa tese, apoiamse no argumento da geometria. Contudo, nos estudos que realiza sobre o espao, Kant se utiliza pelo menos de trs formas distintas, ainda que associadas entre si, pelas quais junta as expresses a priori e intuies. Primeiramente, declara que o espao e o tempo so formas a priori da intuio emprica, tratados tanto pela interpretao austera quanto na do idealismo transcendental; em segundo lugar, declara que possumos uma faculdade ou poder de intuio a priori no emprica espacial e ao oper-la conhecemos as verdades da geometria. Por ltimo, afirma que o espao e o tempo so em si mesmos intuies a priori. Esta tese82 encetada por Kant em sua exposio metafsica do conceito de espao e tempo parece sustentar que s existe um espao e um tempo e que ambos so infinitos. Em relao a esse atributo de serem infinitos e para melhor compreend-los, considere-se a objeo contra o caso do espao e, assim, afirmar que s h um espao dizer pelo menos que todo objeto relacionado espacialmente est
80 81

KANT. CRP A 20 -1 / B 35. STRAWSON. Op. cit., P. 62. 82 A exposio metafsica do conceito de espao apresentada em quatro textos numerados, em que os dois ltimos tratam da unicidade e singularidade do espao e tempo. KANT. CRP B 39 - 47.

60

relacionado espacialmente aos demais objetos, ou seja, que s existe um s sistema de coisas relacionadas espacialmente. A isso poderia se objetar, de fato, que existem tais sistemas de coisas relacionados espacialmente, mas que so independentes no espao. Por exemplo, os elementos que a imagem visual de uma pessoa (A) podem estar relacionados espacialmente entre si e o mesmo ocorrendo com os elementos visuais de outra pessoa (B); assim, no possui nenhum sentido se perguntar por um nico sistema espacial que englobe os elementos visuais de ambas as pessoas e, assim, o espao no seria comum a elas. Para Kant essa objeo no se torna relevante, pois a classe de itens relacionados espacialmente, cada um dos quais considera que esteja relacionado espacialmente com cada um do outro num sistema compreensivo, se refere apenas classe de objetos fsicos pblicos, concebidos por ns como objetos de nossa percepo, distintos de nossas percepes deles e dos estados de conscincia em geral. O espao ocupado assim por tais objetos para Kant seu espao unitrio e nico. Para Strawson, parece, com efeito, que possumos de fato uma concepo assim do espao fsico e sem a qualificao do atributo de ser fsico, temos tambm a mesma concepo do tempo. Pensamos sobre qualquer objeto real que mantm uma relao temporal com todos os outros objetos de mesmas caractersticas, ou ainda, pensamos que todos os casos particulares temporais se relacionam em um nico sistema de relaes temporais, da mesma forma como se pensa que os casos materiais esto relacionados em um nico sistema espacial, ou seja, possumos a concepo de um nico sistema espacial e temporal que engloba tudo o que sucede e tudo o que existe fisicamente. Porm, indaga Strawson, dada tal concepo de espao e tempo, como se deve conciliar com a afirmao kantiana de que o espao e o tempo so intuies puras ou a priori? A partir do significado do termo intuio emprestado do contraste com conceito, Strawson afirma que a palavra espao usada por Kant como um termo que expressa um conceito geral. Assim se pode pensar um espao concreto formado por trs metros cbicos como um caso do conceito geral espao de trs metros cbicos, ou de outra forma, afirmar que o espao limitado pelo piso, as paredes e o teto de uma sala maior do que outro que possui outras dimenses, mas ambos so casos particulares do conceito de um espao. Porm, estes espaos particulares, ainda que cada um seja um caso de um espao no so casos do Espao no sentido do sistema compreensivo de objetos fsicos pblicos relacionados espacialmente. Considerando-se, pois, a conexo da intuio com o espao e o tempo, o que se sucede com a qualidade do a priori atribuda por Kant intuio de espacial e temporal? Pode

61

se entender que a mesma singularidade do espao e tempo deve igualmente ser atribuda nossa faculdade da sensibilidade? Para Strawson, possvel que sim, embora a convergncia nesse ponto dessas linhas de pensamento alinhada a certa falta de integrao das doutrinas da esttica com a doutrina da analtica transcendental promova algumas dificuldades de interpretao. Pois, manter a unidade espacial e temporal no sentido relativamente austero do a priori seria estabelecer que essa unidade espacial e temporal constitui um elemento essencial concepo de experincia para tornar-se inteligvel. Assim, o espao que se declara essencialmente uno somente pode ser entendido como espao fsico, ou seja, o espao que contm mutuamente relacionados corpos ou objetos fsicos pblicos concebidos por ns como objetos diferentes das percepes que deles temos. Portanto, estabelecer que a concepo de um nico sistema espacial e temporal unitrio a priori no sentido austero (strawsiano) comprometer-se com os aspectos necessrios da nossa experincia j anunciados pelas teses kantianas da objetividade, da espacialidade e da unidade de espao e de tempo. Portanto, estando Kant comprometido com essas teses, as exigncias de necessidades a priori, de acordo com a CRP, s podem explicar-se pelo argumento do qual tais necessidades no refletem seno aspectos inerentes nossa constituio cognoscitiva. Para apoiar a afirmao kantiana de que espao e tempo no so apenas intuies (cada uma essencialmente uma intuio), seno intuies puras ou a priori, parece resumir-se no fato de que as noes de um nico espao ilimitado ou infinito, como da mesma forma o tempo, so, em certo sentido, anteriores a qualquer noo que possamos ter de espaos ou tempos particulares ou limitados; pois, no se pode conceber a ideia de um espao infinito no qual tudo possam englob-lo, se tal composio ocorresse por meio da juno ou soma de espaos particulares experimentados ou dados. Ao contrrio, diz Strawson, s se pode ter a ideia dos espaos particulares se os fizer incluir no nico e infinito espao que tudo abarca e que dificilmente se pode entender esse pensamento kantiano sem se referir, mais uma vez, ao argumento da geometria, pois, o nosso conhecimento das verdades da geometria na perspectiva kantiana, embora dependa da intuio, independente da intuio emprica, ou seja, no depende de modo algum da observao dos objetos fsicos reais, como aqueles que conhecemos atravs de nossos sentidos. Ao contrrio, depende inteiramente da operao da faculdade da intuio pura espacial. O exerccio dessa faculdade tanto pode se dar com ajuda de figuras empricas (como linhas desenhadas sobre um papel), quanto pelo concurso da faculdade da imaginao. No caso do uso da faculdade da imaginao, se pode conhecer no

62

s as caractersticas necessrias das figuras espaciais, por exemplo, crculos e tringulos, que se constroem na intuio pura, como tambm as caractersticas necessrias de espao em que as construmos, por exemplo, que infinito e tridimensional. Assim, se pode descrever adequadamente esse espao infinito (euclidiano) como uma intuio pura, isto , como resultado do exerccio da faculdade da intuio pura. A tese do idealismo transcendental relativamente ao espao trata, pois, do argumento em que a faculdade de intuio espacial ou conhecimento espacial pode ser exercitado puramente, isto , com total independncia de qualquer afeco de nossa constituio cognoscitiva provocada pelas coisas como so em si mesmas. Da mesma forma, constitui-se ela a mesma faculdade que, num papel distinto, ao menos excitada pelo efeito das coisas como so em si, que provoca sobre nossa constituio cognoscitiva e que assim, responsvel por nosso conhecimento na intuio pura, de itens ordenados e caracterizados espacialmente83. Por esta razo, as matemticas puras do espao se constituem as matemticas do espao fsico, e as proposies da geometria pura se convalidam nos objetos fsicos da intuio emprica. Assim, se justificam os reclamos de Kant quando atribui o status de intuio pura para o espao infinito, pois tem presente, de fato, os resultados do exerccio puro ou no emprico da faculdade da intuio espacial. Entretanto, diz Strawson que no se pode comprometer com a afirmao de que a ideia de espaos particulares empricos determinada por conjuntos particulares de corpos relacionados espacialmente, implique a ideia de um nico espao todo englobante, que inclua todos os objetos relacionados dessa forma, enquanto que no nega a implicao inversa, ou seja, confirma a ideia de um espao nico que tudo comporta ao se constituir antes de se pensarem os espaos particulares empricos determinados por conjuntos particulares de corpos relacionados no espao. Por isso que a tese da unidade necessria do espao fsico que compreende todos os corpos relacionados espacialmente no pode se apoiar somente nas consideraes apresentadas na esttica. A geometria, assim, no tem nada que dizer sobre se h um nico sistema compreensivo de corpos fsicos. Ainda mais, o argumento de que nunca se pode representar a ausncia do espao ou da suposta representao do espao, argumento um da exposio metafsica, ao lado do de nmero dois, que trata da capacidade de se poder pensar um espao vazio de objeto, ambos de baixo poder explicativo sobre o conceito de espao, para Strawson podem talvez
83

STRAWSON. Op. cit., p. 67.

63

conceberem-se como aluses ao exerccio puro ou no emprico da faculdade de intuio espacial, os quais, interpretados dessa forma, perdem o status de argumentos independentes, dado o vnculo que guarda com o argumento da geometria. Portanto, conclui Strawson que, ao se qualificar o espao e tempo como a priori no sentido do subjetivismo transcendental em qualquer sentido que imponha que [espao e tempo] estejam em ns previamente experincia tanto se afirma que espao e tempo so intuies a priori, como se considera que so formas a priori da intuio (emprica), os quais em nenhum dos casos se baseia num fundamento independente do argumento da geometria ou no seu paralelo equivalente no caso do tempo. Por ltimo, Strawson distingue entre as expresses a priori e inato. Em relao ao a priori, so duas as interpretaes aportadas, a saber: a primeira, a interpretao chamada austera ou strawsoniana, afirma que um conceito ou caracterstica (elemento) poder denominar-se de a priori se puder se constituir um elemento estrutural essencial em qualquer concepo de experincia que pudermos fazer inteligvel. Na segunda interpretao, que defendida pelo idealismo transcendental de Kant, a qualificao a priori a um elemento pretende que sua presena como uma caracterstica da experincia seja totalmente atribuda natureza de nossa constituio cognoscitiva, no sendo de maneira alguma atribuda natureza das coisas em si que afetam a esta constituio para produzir a experincia. Porm, Strawson afirma que limitar a concepo do a priori a essas duas interpretaes, parece esquecer um terceiro sentido, inerente ao argumento de Kant, familiar na histria da filosofia; tal sentido o que se tornou comum nos velhos debates vigentes quando se referiam origem das nossas ideias nomeadas com o termo inato, na conformao como a de DecartesLeibniz, denegada por Locke e Hume, que afirmavam que todas as nossas ideias se derivam da experincia. H, entretanto, duas boas razes para se negar o conceito de inato atribudo s ideias de Kant relativas ao espao e ao tempo, diz Strawson. Primeiramente, se fossem os temas tratados nos debates sempre carregados de metforas focando a questo das ideias, tornava sempre estril o intercmbio desses temas, pois como toda a capacidade de pensar, reconhecer, classificar etc. deve ser adquirida (um recm-nascido no pensa em absoluto, alm do que a aquisio de tal capacidade pressupe a capacidade para adquiri-la). Em segundo lugar, seja qual for a tese do inatismo, no despertava nenhum interesse para Kant qualquer que fosse a representao que se atribusse ao seu a priori, exceto quando se unisse ou tivesse como consequncia a tese de que a manifestao da correspondente caracterstica na experincia, ou sua presena no mundo, fosse somente atribuda nossa

64

constituio cognoscitiva ou natureza de nossas faculdades e no atribuda ao carter das coisas como so em si, que afetam nossa constituio para produzir a experincia, ou o nosso mundo. Portanto, Kant tinha interesse na tese que apenas confirmasse que o espao e tempo esto em ns previamente experincia. Espao e tempo, assim qualificados como a priori, significam que tais elementos como formas da intuio, cuja presena como uma caracterstica da experincia, so totalmente atribudos natureza de nossa constituio cognoscitiva, no sendo de maneira alguma atribudas natureza das coisas em si que afetam esta constituio para produzir a experincia, seja qual fosse o sentido da relao entre o termo inato e a priori. J Strawson sustenta que um conceito ou caracterstica (elemento) poder denominar-se de a priori se puder ser um elemento estrutural essencial em qualquer concepo de experincia que pudermos fazer inteligvel. Como se viu, a exposio metafsica de um conceito para Kant consiste, no caso dos conceitos de espao e de tempo, de numa explicao clara das caractersticas pertencentes a tais conceitos quando so dados a priori. Em relao ao carter a priori que se atribui a tais conceitos de espao e tempo, so duas as interpretaes discutidas, a saber: a primeira, a interpretao chamada austera ou strawsoniana, afirma que um conceito ou caracterstica (elemento) poder denominar-se de a priori se puder se constituir um elemento estrutural essencial em qualquer concepo de experincia que pudermos tornar inteligvel. Na segunda interpretao, que defendida pelo idealismo transcendental de Kant, a qualificao a priori a um elemento pretende que sua presena como uma caracterstica da experincia seja totalmente atribuda natureza de nossa constituio cognoscitiva (ideais, estando em ns), no sendo de maneira alguma atribuda natureza das coisas em si que afetam a constituio para produzir a experincia. Contudo, nos estudos realizados sobre o espao, Kant se utiliza pelo menos de trs formas distintas, ainda que associadas entre si, pelas quais junta as expresses a priori e intuies. Primeiramente, declara que o espao e o tempo so formas a priori da intuio emprica, tratadas tanto na interpretao austera quanto na do idealismo transcendental; em segundo lugar, declara que possumos uma faculdade ou poder de intuio a priori no emprica espacial e, ao oper-la, conhecemos as verdades da geometria. Por ltimo, afirma que o espao e o tempo so em si mesmos intuies a priori. A ltima afirmao84 de Kant que est contida nos textos de nmeros trs e quatro da exposio metafsica do conceito de espao e tempo, parece sustentar que s existe um espao

A exposio metafsica do conceito de espao apresentada em quatro textos numerados, em que os dois ltimos tratam da unicidade e singularidade do espao e tempo. KANT. CRP A 24 31 / B 39 - 47.

84

65

e um tempo e que ambos so infinitos. Em relao ao atributo de serem infinitos, Kant estabelece que a classe de itens relacionados espacialmente, cada um dos quais considera que esteja relacionado espacialmente com o outro num sistema compreensivo, se refere apenas classe de objetos fsicos pblicos, concebidos por ns como objetos de nossa percepo, distintos de nossas percepes deles e dos estados de conscincia em geral. O espao ocupado, assim, por tais objetos espao concebido por Kant que unitrio e nico. Para Strawson, parece, com efeito, que possumos de fato uma concepo assim do espao fsico e, sem a qualificao do atributo de ser fsico, temos tambm a mesma concepo do tempo. Pensamos sobre qualquer objeto real que mantm uma relao temporal com todos os outros objetos de mesmas caractersticas, ou ainda, pensamos que todos os casos particulares temporais se relacionam em um nico sistema de relaes temporais, da mesma forma como se pensa que os casos materiais esto relacionados em um nico sistema espacial, ou seja, possumos a concepo de um nico sistema espacial e temporal que engloba tudo o que sucede e tudo o que existe fisicamente. Portanto, para Strawson, considerar a conexo da intuio com o espao e o tempo, e qualific-la com o atributo kantiano do a priori significa estabelecer que esta unidade de espao e tempo se representa um elemento essencial concepo de experincia inteligvel. Assim, o espao que se declara essencialmente uno somente pode ser entendido como espao fsico, ou seja, o espao que contm mutuamente relacionados corpos ou objetos fsicos pblicos concebidos por ns como objetos diferentes das percepes que deles temos. A justificativa da afirmao kantiana de que espao e tempo no so apenas intuies (cada uma essencialmente uma intuio), seno intuies puras ou a priori parece apoiar-se no fato de que as noes de um nico espao ilimitado ou infinito, tanto quanto da mesma forma o tempo, so em certo sentido anteriores a qualquer noo que possamos ter de espaos ou tempos particulares ou limitados; pois, no se pode conceber a ideia de um espao infinito no qual tudo possa englobar, se tal composio ocorresse por meio da juno ou soma de espaos particulares experimentados ou dados. Corroborando, Strawson diz que, s se pode ter a ideia dos espaos particulares se inclu-los no nico e infinito espao que tudo abarca, uma vez que dificilmente se pode entender esse pensamento kantiano sem associ-lo ao argumento da geometria, pois o nosso conhecimento das verdades da geometria na perspectiva kantiana, embora dependa da intuio, independente da intuio emprica, ou seja, no depende de modo algum da observao dos objetos fsicos reais, como aqueles que conhecemos atravs de nossos sentidos. Ao contrrio, depende inteiramente da operao da

66

faculdade da intuio pura espacial. O exerccio dessa faculdade tanto pode se dar com ajuda de figuras empricas (como linhas desenhadas sobre um papel), como pelo concurso da faculdade da imaginao. No caso do uso da faculdade da imaginao, se podem conhecer no s as caractersticas necessrias das figuras espaciais, por exemplo, ngulos e tringulos, que se constroem na intuio pura, como tambm as caractersticas necessrias de espao em que as construmos, por exemplo, que infinito e tridimensional. Assim, se pode descrever adequadamente esse espao infinito (euclidiano) como uma intuio pura, isto , como resultado do exerccio da faculdade da intuio pura. A tese do idealismo transcendental relativamente ao espao trata, pois, do argumento em que a faculdade de intuio espacial ou conhecimento espacial pode ser exercitado puramente, isto , com total independncia de qualquer afeco que afete nossa constituio cognoscitiva advinda e provocada pelas coisas como so em si mesmas; da mesma forma, constitui-se ela a mesma faculdade que, num papel distinto, sendo excitada pelo efeito das coisas como so em si, ao provocar nossa constituio cognoscitiva que, assim, responsvel por nosso conhecimento na intuio pura de itens ordenados e caracterizados espacialmente85. Por esta razo, as matemticas puras do espao so as matemticas do espao fsico, e as proposies da geometria pura se convalidam nos objetos fsicos da intuio emprica. Assim, se justificam os reclamos de Kant quando atribui o status de intuio pura para o espao infinito, pois tem presentes, de fato, os resultados do exerccio puro ou no emprico da faculdade da intuio espacial. Portanto, conclui Strawson que, ao se qualificar o espao e tempo como a priori no sentido do subjetivismo transcendental em qualquer sentido que imponha que espao e tempo estejam em ns previamente experincia tanto se afirma que espao e tempo so intuies a priori, quanto so considerados como formas a priori da intuio (emprica), os quais, em nenhum dos casos, se baseiam num fundamento independente do argumento da geometria ou no seu paralelo equivalente no caso do tempo e, assim, representam um elemento estrutural essencial em qualquer concepo de experincia que pudermos tornar inteligvel.

85

STRAWSON. Op. cit., p.67.

67

2.3 Strawson e a Teoria Kantiana da Geometria86 A teoria kantiana da intuio pura a fonte genuna do conhecimento da geometria que, por sua vez, se associa com a teoria do espao do idealismo transcendental. Para Straawson, o argumento mais contundente apresentado pela esttica transcendental na CRP, ao tratar da teoria da subjetividade do espao, diz respeito ao argumento da geometria. Tal argumento consiste num conjunto de proposies ou premissas que combinam caractersticas das proposies empricas com os atributos das proposies analticas, mas que no so nem uma coisa nem outra. A experincia ou a intuio emprica ordinria pode fornecer uma base para proposies sintticas, ao conectar no objeto pretendido caractersticas que no esto analiticamente conectadas. Porm, tais proposies, assim elaboradas, no possuiriam o atributo de proposies necessrias que, por sua vez, somente so possveis, quando se pode afirmar o que no pode ser negado sem contradio e, assim, somente proposies necessrias
A geometria, consensualmente, a parte da matemtica que estuda as propriedades relativas a pontos, retas, planos, superfcies. Primeiramente, deve-se a Aristteles a diviso das proposies ou enunciados em qualquer cincia, em primrias e secundrias; as primrias so constitudas pelos axiomas, cujas proposies so aceitas sem demonstrao e prova e pelos postulados, em que neles as sentenas so tomadas convencionalmente como verdadeiras; as secundrias constituem os teoremas, os quais so deduzidos das primrias mediante raciocnio lgico. A geometria clssica ou plana, sintetizada na obra de Euclides, um exemplo do mtodo axiomtico, que consiste em escolher um conjunto de axiomas como fundamentais e, a partir deles, deduzir proposies na forma de teoremas que podem ser demonstrados. Nesse sentido, a tarefa de sua geometria est desenvolvida e apoiada por um grupo de definies resultantes de observaes experimentais e dez proposies primrias chamadas de noes comuns (axioma) e postulados. No caso do postulado P5: Se uma reta intercepta duas outras retas de tal modo que a soma dos dois ngulos internos do mesmo lado seja menor que dois retos, ento essas duas retas, se prolongadas indefinidamente, interceptar-se-o do lado da primeira reta em que se acham os ngulos mencionados. Este quinto postulado de Euclides despertou grande interesse nos estudiosos da geometria de todos os tempos, pois a mudana de sua concepo deu origem a novas geometrias, chamadas no-euclidianas. Sua interpretao grfica, de acordo com a figura abaixo, estabelece que se, a+b < 180, ento as retas r e s iro se interceptar quando prolongadas para a direita. Contudo, com a ampliao dos conceitos de paralelismo da geometria euclidiana se permitiu a criao do espao projetivo, base para a aplicao de outras geometrias, chamadas de no-euclidianas; a par da discusso sobre o quinto postulado de Euclides, tambm chamado de postulado das paralelas, inclusive com sua negao e a busca de rigor cientfico nas cincias, dar-se- a proposta de reviso de toda geometria. Assim, na proposio da geometria plana euclidiana, em que, por um ponto exterior a uma reta dada s se admite uma reta que no intercepta a reta dada, na geometria no-enclidiana (lobachevskiana) se admite uma infinidade de retas ou, de outra forma, na sentena de Euclides onde a soma dos ngulos internos de um tringulo igual a 180, em Lobachvski menor que 180. VILA, Geraldo Severo de Souza. Anlise Matemtica para licenciatura, p. 19 22.
86

68

afirmam conexes analticas, isto , proposies que no so sintticas. Por isso, as proposies da geometria combinam o carter de sintticas e de necessrias, da que no so analticas, tampouco baseadas na intuio emprica. Entretanto, indaga Strawson, como devem ser as proposies da geometria onde o seu carter sinttico se deriva de algum tipo de intuio sensvel, alm do que seu atributo do necessrio obtido de um tipo de intuio no emprica? A inteno de Kant a de que, se aceitamos a teoria da subjetividade do espao como uma mera forma de intuio pertencente nossa constituio cognoscitiva, ento se pode concluir que tal classe de intuio espacial deve existir, tanto quanto as proposies sintticas produzidas se aplicam necessariamente aos objetos espaciais ordinrios da intuio emprica. Portanto, esta interpretao pouco clara para Strawson a de que tais intuies no empricas so o resultado da imagem da mente buscando em si o meio em que devem aparecer ante ela os objetos e determinando, a partir dessa busca, independentemente da manifestao real dos objetos, verdades que devem valer quando aparecem. Porm, para a moderna crtica antikantiana, conhecida como a perspectiva positivista
87

, perda de tempo conceder tal interpretao, pois a rigor as proposies da

geometria no so necessrias, nem sintticas. Para ela a negao de tais atributos geometria torna-se evidente, pelo fato de que, na medida em que haja proposies necessrias da geometria, so muito mais verdades da lgica e s incidentalmente pertencentes geometria. E as proposies que so tanto sintticas como essencialmente geomtricas no representam verdades necessrias em absoluto, mas apenas em hipteses empricas referentes estrutura do espao fsico sujeitas confirmao emprica 88. Strawson, ao endossar parte da crtica positivista antikantiana afirma que tal crtica no suficientemente robusta para justificar a negao abrupta e total da teoria kantiana da geometria. Para ele, segundo a perspectiva positivista, as proposies denominadas geomtricas podem, por sua vez, considerar-se necessrias, uma vez que, num sistema geomtrico rigorosamente formalizado, os teoremas se deduzem por mtodos lgicos dos axiomas ou postulados, o que corresponde afirmao de Kant quando diz que todas as inferncias matemticas procedem de acordo com o princpio de no contradio. Disso se deduz que as proposies hipotticas associadas a todos os passos requeridos em tais dedues so proposies absolutamente necessrias e, por se tratar, de fato, dessa
87 88

STRAWSON. Op. cit., p. 246. Idem, ibidem, p. 246.

69

necessidade, elas se convertem em proposies da lgica pura. Mas, observa Strawson, o fato de que o antecedente e o consequente do condicional dessas proposies hipotticas, sendo proposies geomtricas, nada tm a ver com sua necessidade; por isso, nesse caso, indaga qual dever ser o contedo ou status dos axiomas e teoremas, enquanto distintos das proposies hipotticas que os conectam. Segundo a perspectiva positivista, existem duas maneiras de consider-los89: primeiramente, podem ser considerados como frmulas90 de um clculo no interpretado, isto , como expresses no lgicas sem significado e, dessa maneira, no h sentido procurar-se seu status de proposio porque no so proposies. Em segundo lugar, atribuindo-se uma interpretao emprica aos axiomas e teoremas, como no caso comum da linha reta como o caminho de um raio de luz em um meio homogneo. Para os positivistas, ocorre que, ao se lhe atribuir interpretao no lgica de um sistema geomtrico, uma interpretao fsica, a pergunta sobre se seus axiomas e teoremas continuam verdadeiros, converte-se numa questo emprica, ou factual cuja resoluo ocorrer pela via da experimentao, medida e observao, onde tais axiomas e teoremas se convertem em proposies sintticas, mas no necessrias. Uma variante da perspectiva positivista, diz Strawson, abre caminho para assegurar o carter de proposies necessrias aos axiomas e teoremas. Pois, afirma que, se uma observao contradiz ou nega um teorema da geometria sempre lhe ser possvel encontrar o que lhe faltou noutro lugar distinto como, por exemplo, atribuir-se observao o desvio em relao ao dado recalcitrante, por conta dos instrumentos de medida empregados, ou por um uso inadequado e, assim, de fato, por esta via, assegurando certamente o carter necessrio dos axiomas e teoremas. Porm, a garantia da necessidade do atributo desses axiomas e teoremas da geometria s poder ocorrer se qualificarmos a anunciada interpretao fsica das expresses no lgicas (constantes e variveis individuais e constantes de predicados) com a regra de que sobre qualquer hiptese tais axiomas e teoremas no podero ser falsificveis. Mas, a objeo a tal procedimento poderia arguir que essa forma de garantir tal necessidade das proposies da geometria seria convert-las em proposies analticas ou convencionais
Um dos objetivos da lgica clssica, ou lgica de primeira ordem, a determinao de validade ou no de argumentos ou inferncias, isto , procura-se determinar em que condies certa proposio consequncia lgica de um conjunto dado de proposies ou sentenas; como um argumento intuitivamente vlido se no for possvel que suas premissas sejam verdadeiras, e que, ao mesmo tempo, sua concluso seja falsa, para poder investigar a validade desse argumento precisa-se estabelecer em que condies suas frmulas de uma linguagem proposicional so verdadeiras ou falsas, e que s possvel interpret-las se lhes atribuir algum tipo de significado. MORTARI. Introduo a lgica. p. 120. 90 A linguagem do clculo de predicados de primeira ordem consta de smbolos lgicos e no lgicos; os primeiros, os smbolos lgicos, se constituem dos operadores lgicos, quantificadores e sinais de pontuao, enquanto, o segundo, ou smbolos no-lgicos, se compe do conjunto das constantes e variveis individuais e das constantes de predicados. Idem, ibidem, p.98.
89

70

que, por sua vez, no exigiria nenhuma classe especial de intuio, apenas o recurso imaginao criativa. Por outro lado, para Strawson, aceitar a explicao positivista da geometria representa negar a questo kantiana e inviabilizar o principal apoio de sua teoria da intuio a priori que, como disse, apoia-se na teoria do espao euclidiano, responsvel pelo suporte ou encaixe dessa intuio. Em relao s duas formas de abordagem dos axiomas e teoremas da geometria euclidiana pela perspectiva positivista, a saber: 1- concebida como formas no interpretadas num puro clculo sem nenhum significado; 2- dada por uma interpretao fsica, constituda por proposies de objetos fsicos no espao, elas no possuem adequao viso kantiana da questo; pois, Kant nunca considerou que tais proposies fossem frmulas no interpretadas que nada tm a ver com o espao, ao contrrio, sempre considerou a significao do espao em tais proposies; como tambm no pensava que a nica forma da interpretao da caracterstica espacial se referisse interpretao fsica, ou seja, que o significado das expresses fundamentais tivesse que explicar-se pelos objetos fsicos observveis ou determinveis da intuio emprica. Pois, para Kant91, no era necessrio recorrer aos objetos fsicos da intuio emprica para assegurar a verdade das proposies da geometria euclidiana, uma vez que seus objetos, no sendo os objetos fsicos produzidos na intuio emprica, apenas forneceriam um apoio atividade essencial da intuio pura, cujos objetos no so absolutamente objetos fsicos. Sendo assim, quais so, pois, os objetos espaciais, realmente no fsicos ou no determinveis fisicamente, da pura intuio externa? Strawson considera que Kant j dizia que no importava se a construo de um conceito (espacial) na intuio pura se ocupasse de um desenho sobre um papel ou simplesmente na imaginao. A imaginao visual para Strawson no pode oferecer figuras fsicas, seno figuras fenomnicas, distintamente do conceito kantiano usado na CRP, aplicveis inclusive a objetos fsicos. Assim, as retas que so objeto da intuio pura no so retas fsicas, mas retas fenomnicas, cujas aparncias ilustram tais retas. No caso do triangulo, da mesma forma do exemplo anterior, o que de fato constitui a figura fenomnica do triangulo objeto da intuio pura, no o seu conjunto de retas e de ngulos com tal disposio, seno a aparncia triangular prpria do tringulo fenomnico e que objeto da intuio pura.

Afirma Kant, fosse Tales ou como quer que se chame quele que primeiro demonstrou o tringulo isscele, teve uma iluminao, ao descobrir que no tinha que seguir passo a passo o que via na figura, nem o simples conceito que dela possua, para conhecer, de certa maneira, as suas propriedades; mas, antes deveria produzi-la, ou constru-la, mediante o que pensava e o que representava a priori por conceitos, e que, para conhecer, com certeza, um objeto a priori, nada devia atribuir-lhe seno o que fosse consequncia necessria do que nele tinha posto. KANT. CRP B XII.

91

71

Portanto, tal sistema de objetos assim concebidos que no nenhum clculo no interpretado, nem uma geometria fsica, representa uma geometria fenomnica e independente da intuio emprica. Assim, no se necessita, nessa geometria fenomnica (strawsiana), na medida em que se pode imaginar a espacialidade, comprovar tais resultados atravs da referncia a objetos espaciais dados pelos sentidos. Por outro lado, afirma Strawson que essa geometria fenomnica no carece da relao com objetos empricos, pois o exerccio adequado da imaginao produz precisamente tais semelhanas, como as que podem apresentar-se pelos objetos fsicos na intuio sensvel ordinria; essa , primariamente, a geometria dos fenmenos espaciais dos objetos fsicos e, subsidiariamente, a geometria das mesmas coisas fsicas. Ainda mais, se h sentido em sua interpretao fenomnica da geometria euclidiana, a teoria kantiana da intuio pura e da constituio de conceitos nela, pode perfeitamente considerar-se como a descrio razovel de tal interpretao fenomnica da geometria. O exemplo retirado da proposio que afirma que, entre dois pontos, s se pode traar uma nica reta, elucida o status de tal proposio derivada da geometria fenomnica; a verdade oriunda de tal axioma pode ser apurada pela contemplao de sua figura real ou imaginria. Quando assim se procede, evidencia-se que, nem na imaginao nem no factual no se pode representar nenhum quadro que apresente duas linhas passando pelos mesmos dois pontos. Por isso, se costumava afirmar que tal necessidade imposta verdade axiomtica era evidente por si mesma, no que deixava o carter da necessidade ou da impossibilidade (entre dois pontos se traar duas linhas retas, contra a proposio axiomtica que entre dois pontos s admite passar uma nica reta), insuficientemente explicado. Para Strawson, porm, esses axiomas da geometria podero ser mais bem explicados somente pelo recurso exclusivo ao significado contido nas expresses, cujos significados so essencialmente fenomnicos, visuais ou representacionais. Qualquer quadro ou representao produzido a partir do significado de duas retas difere do que feito sobre o significado de duas linhas distintas que passam ambas pelos mesmos dois pontos, na manifestao desses significados. Essas imagens, embora sejam aspectos essenciais inerentes geometria, so tambm muito importantes para a interpretao fenomnica da geometria euclidiana. Para Strawson, a afirmao kantiana referente construo de conceitos na intuio pura (ou seja, no emprica) no se constitui uma m descrio deste mtodo de mostrar e elaborar os significados das expresses da geometria fenomnica, na medida em que essa interpretao fenomnica favorece a compreenso do desenvolvimento satisfatrio da geometria euclidiana.

72

luz de tais consideraes a favor de uma geometria fenomnica, como se deve, pois, avaliar a teoria geral da geometria exposta por Kant, a intuio pura e a subjetividade do espao? Kant pensava que a geometria euclidiana se adaptava ou se constitua em campo de aplicao dos objetos fsicos s coisas dadas pelos sentidos que esto no espao; tambm afirmava que a verdade de seus teoremas no estava simplesmente garantida pela lgica e pela definio verbal explcita, o que lhe levou a afianar que tais teoremas se tornavam um corpo de proposies sintticas verdadeiras. Por outro lado, diz Strawson que tais teoremas e axiomas possuem uma necessidade incoerente, ao serem proposies meramente empricas, o que lhe permite que se questione o seu status sinttico necessrio, que pode ser enfocado de duas maneiras distintas, no distinguidas por Kant, a saber: a primeira questo, pelo uso da interpretao puramente fenomnica da geometria euclidiana ao solucionar o problema da falta de uma necessidade que no seja meramente o resultado de definies verbais, pela teoria da construo na intuio a que mostra como pode assegurar a necessidade de uma representao fenomnica dos significados. O termo sinttico pode ser utilizado para qualificar o termo necessidade, quando apenas significa que no se podem colocar regras sem o devido uso da representao fenomnica dos significados, amparado por essa geometria fenomnica. Assim, se pode interpretar a teoria da intuio pura de Kant como uma descrio adequada da natureza da geometria em sua interpretao fenomnica. Porm, a teoria da intuio pura kantiana, ao apoiar a teoria da geometria euclidiana em sua interpretao fenomnica, trata de aplicar seus insigts da necessidade da geometria fenomnica para solucionar a segunda questo, que se refere dificuldade criada pela aparentemente necessria aplicao da geometria ao espao fsico. O principal erro de Kant, alegado por Strawson, censurvel apenas dado o status quo vigente em relao a historia da cincia, consistiu em no distinguir entre a interpretao fenomnica da geometria euclidiana e as interpretaes fsicas dessa geometria de mltiplo uso, como ocorreu com a astrofsica92. Como Kant no fez tal distino, sups que a interpretao fenomnica da geometria euclidiana correspondia sua interpretao fsica e imaginou, tambm, que a geometria do espao fsico tinha que ser a mesma do espao fenomnico. Por conta dessa falta de distino entre tais geometrias, Strawson aponta para sugesto em que a geometria do espao fenomnico encarna ou contm as condies s sob as quais se pode considerar que os objetos so objetos no espao, objetos fsicos, especialmente, quando considera esses objetos em
92

A geometria aplicada astrofsica deve ser distinta da geometria euclidiana. STRAWSON. Op. cit., p.280.

73

termos de sua manifestao a ns, como que explicitando uma imagem fenomnica do mesmo quilate da que maneja a geometria fenomnica. Ainda mais, adverte que tais imagens fenomnicas ocorrem independentemente dos objetos fsicos dados pelos sentidos, pois, como se trata de construes imaginadas, cumpriro o mesmo papel que o da viso de linhas traadas com um lpis, como determinam os objetivos da geometria fenomnica. Isso torna possvel apenas que Kant tivesse pensado que a origem do espao, em seu carter fenomnico e em seu carter fsico, no seno subjetivo, pertencente constituio de nossas mentes ou de nossa faculdade da sensibilidade. Strawson, embora admitindo correo parcial da perspectiva positivista, afirma que ela deixa de considerar certas caractersticas da geometria euclidiana tratada por Kant. Essa perspectiva positivista, j anunciada, oferece duas formas de interpretar as proposies da geometria euclidiana, a saber: a primeira, como frmula de um clculo no interpretado (no se atribui nenhum significado s expresses no lgicas); e a segunda, como um corpo de proposies empricas, logicamente conectadas, resultantes da adoo de uma interpretao fsica daquelas expresses fundamentais das frmulas; nestas, a comprovao da geometria euclidiana, atravs de observaes e medidas, mostra que seus teoremas se verificam com aceitvel grau de preciso em relao extenso fsica do espao de magnitudes menores do que as tratadas pela astrofsica, certamente de melhor aplicao em outra geometria fsica, distinta da euclidiana. Mesmo sendo procedentes as duas interpretaes dos positivistas relativas geometria euclidiana, Strawson defende uma terceira interpretao prpria de sua lavra, considerando-a como um corpo de proposies a priori sobre fenmenos espaciais dos tipos de retas, ngulos, tringulos, circunferncias etc., cuja teoria se restringe a tais fenmenos. Entretanto, observa - tanto no que se refere ao percurso do desenvolvimento da matemtica93 pura onde se destaca o seu rigor que se deriva da lgica, e no no que v, como tambm, em relao geometria dada por suas aplicaes fsicas que se operam por comprovaes e medidas fsicas diversas - que a caracterstica fenomnica da geometria euclidiana se torna pouco relevante, e da, a negao positivista do carter fenomnico da geometria euclidiana. Apesar da pouca importncia dos aspectos fenomnicos da geometria euclidiana nos desenvolvimentos posteriores da matemtica e da fsica, eles no podem ser desprezados em relao origem da sistematizao da geometria. Pois, a par de outras consideraes, parece
93

O rigor da matemtica pura apoiando-se na lgica valeu a Russell afirmar que o seu desenvolvimento mostra que Anschoung, ou as intuies de Kant eram suprfluas. Idem, ibidem, p. 286.

74

plausvel supor que, o que subjaz ao desenvolvimento sistemtico da geometria, como uma disciplina rigorosa, a facilidade com que se podem construir ou elaborar os modelos de figuras fenomnicas, mostrando um extensivo de relaes entre conceitos espaciais fenomnicos. Com isto, Strawson no est sugerindo que, em tais criaes, estejam as primeiras origens da histria da geometria. O incio da geometria est para ele muito mais relacionada preocupao do homem pelas medidas da terra e ao descobrimento de medidas mtricas relacionadas ou no entre si, do que necessidade dessas descobertas na natureza que estimularam originalmente a imaginao humana na direo da geometria euclidiana; ou seja, a procura de solues prticas ou da existncia de objetos fsicos articulados segundo relaes que se comprovam por medidas fsicas. Qualquer que seja a origem natural desses objetos e suas relaes, no se pode deixar de considerar a importncia que tem a geometria fenomnica na teorizao kantiana e, provavelmente, na sistematizao da geometria geral.

2.4 Espao e geometria.

A declarada objeo de Strawson abordagem kantiana do espao e do tempo reside no fato de que o argumento de Kant para a idealidade transcendental depende da tese da intuitividade e esta, por sua vez, dependente da validade da concepo euclidiana de espao94. Pois, pela tese da idealidade defendida no idealismo transcendental de Kant,

pretende-se que a presena do espao e do tempo como elementos com qualificao a priori seja caracterstica da experincia totalmente atribuda natureza de nossa constituio cognoscitiva, e, assim, tais elementos esto em ns previamente experincia, no sendo de maneira alguma atribudos natureza das coisas em si, mas que nos afetam para produzir a experincia. Contrapondo-a, encontra-se a interpretao chamada austera ou strawsoniana, pela qual se afirma que um conceito ou caracterstica (elemento) poder denominar-se de a priori se puder ser elemento estrutural essencial em qualquer concepo de experincia inteligvel para ns. Relativamente tese da intuitividade, Kant afirma que o espao e o tempo so em si mesmos intuies a priori, pelo fato de existir um s espao e um s tempo e que ambos so infinitos, ou seja, possumos a concepo de um nico sistema de espao e tempo que engloba tudo o que sucede e tudo o que existe fisicamente. Assim, a relao de dependncia das teses da aprioridade e da intuitividade se evidencia quando Strawson indaga sobre tal concepo espacial e temporal derivada da
94

Idem, ibidem, p. 66.

75

afirmao kantiana de que o espao e o tempo so intuies a priori ou puras. Pois, a partir do significado do termo intuio, emprestado do contraste com conceito, Strawson afirma que a palavra espao, usada por Kant para expressar um conceito em geral, aponta para o sistema englobante de coisas fsicas relacionadas espacialmente; e assim, Strawson, manter que a unidade do espao e tempo so a priori em seu sentido austero representa assegurar que se trata de um elemento essencial em qualquer concepo coerente de experincia que possamos fazer. No so apenas intuies (cada uma essencialmente uma intuio), seno intuies puras ou a priori que parecem resumir-se no fato de que as noes de um nico espao ilimitado ou infinito, como tambm o tempo so, em certo sentido, anteriores a qualquer noo que possamos ter de espaos ou tempos particulares ou limitados; pois, no se pode conceber a ideia de um espao infinito que tudo possa englobar, se tal composio ocorresse por meio da juno ou soma de espaos particulares experimentados ou dados. Ao contrrio, diz Strawson, s se pode ter a ideia dos espaos particulares se inclu-los no nico e infinito espao que tudo abarca. Entretanto, afirma que dificilmente se pode entender esse pensamento kantiano sem se referir, mais uma vez, ao argumento da geometria, pois o nosso conhecimento das verdades desta cincia na perspectiva kantiana, embora independente da intuio emprica, dependente da intuio, ou seja, no depende de modo algum da observao dos objetos fsicos reais, como aqueles que conhecemos atravs de nossos sentidos. Ao contrario, depende inteiramente da operao da faculdade da intuio pura espacial. O exerccio dessa faculdade tanto pode se dar com ajuda de figuras empricas (como linhas desenhadas sobre um papel), quanto pelo concurso da faculdade da imaginao. No caso do uso dessa faculdade da imaginao, se podem conhecer no s as caractersticas necessrias das figuras espaciais, por exemplo, ngulos e tringulos, que se constroem na intuio pura, como tambm as caractersticas necessrias de espao em que as construmos, por exemplo, que infinito e tridimensional. Assim, se pode descrever adequadamente esse espao infinito (euclidiano) como uma intuio pura, isto , como resultado do exerccio da faculdade da intuio pura. A tese do idealismo transcendental, relativamente ao espao, como anteriormente foi abordada, trata, do argumento em que a faculdade de intuio espacial pode ser exercitada puramente, da mesma forma, constitui-se ela a mesma faculdade que, num papel distinto, excitada pelo efeito das coisas como so em si sobre nossa constituio cognoscitiva e que,

76

assim, responsvel por nosso conhecimento na intuio pura, de itens ordenados e caracterizados espacialmente95. Contudo, diz Strawson, no se pode comprometer com a afirmao de que a ideia de espaos particulares empricos, determinada por conjuntos particulares de corpos relacionados espacialmente, implique a ideia de um nico espao todo englobante, que inclua todos os objetos relacionados dessa forma, enquanto nega a implicao inversa; ao contrrio, para ele, embora Kant no tenha esclarecido este ponto, fica aberta a via para admitir que a tese da unidade necessria do espao fsico, que compreende todos os corpos relacionados espacialmente, no pode se apoiar somente nas consideraes apresentadas na esttica, e a geometria, desta forma, no tem nada que dizer sobre se h um nico sistema compreensivo de corpos fsicos96. Por isso, o argumento da suposta representao do espao que possibilita a experincia, argumento um da exposio metafsica, ao lado do de nmero dois, que trata da nossa incapacidade de se poder pensar a ausncia da representao de um espao, embora se possa pens-lo vazio de objeto, para Strawson, ambos de baixo poder explicativo sobre o conceito de espao, podem talvez conceber-se como aluses ao exerccio puro ou no emprico da faculdade de intuio espacial, os quais interpretados desta forma perdem o status de argumentos independentes, dado o vnculo que guardam com o argumento da geometria cincia que determina sinteticamente e a priori as propriedades do espao e, por isso, este espao tem que ser originalmente uma intuio, pois de um simples conceito no se permite extrair proposies que ultrapassem tal conceito, como no caso da geometria. Assim, para Strawson, qualificar espao e tempo no mbito do subjetivismo transcendental com o significado de que esto em ns previamente experincia no s se opta por afirmar que espao e tempo so intuies a priori, como tambm se considera que so formas a priori da intuio emprica s pode se basear num fundamento que seja dependente do argumento da geometria ou do seu paralelo relativo no caso do tempo. Dessa forma, fica evidenciada a relao de dependncia entre as teses kantianas da idealidade e da intuitividade e esta dependente da validade da concepo euclidiana de espao, como consta nos Prolegmenos97. A Kant mais uma vez demonstra recorrer s

Idem, ibidem, p.67. Idem, ibidem, p. 67. 97 Na primeira parte dos Prolegmenos que trata das possibilidades da metafsica como cincia, Kant deriva as principais concluses da Esttica transcendental a partir das proposies sintticas a priori da matemtica e da geometria; inicialmente, ao indagar da possibilidade da matemtica pura como uma questo transcendental
96

95

77

proposies sintticas a priori da matemtica e da geometria para derivar as concluses alcanadas na esttica transcendental. Mas, tendo em vista que a geometria de Euclides foi contestada com o surgimento das geometrias no euclidianas desenvolvidas aps Kant, alguns

capital afirma que tal conhecimento, j sendo grande e comprovado, comporta certeza apodctica perfeita, ou seja, absoluta necessidade, pois, no se baseia em nenhum fundamento emprico e, assim, se constitui um puro produto da razo, sendo, alm disso, completamente sinttico; porm, pergunta Kant, como seria possvel a esta razo humana constituir a priori tal conhecimento? Responde ele ao descobrir que todo o conhecimento matemtico possui, primeiramente, a peculiaridade de representar o seu conceito na intuio e a priori, isto , numa intuio que no emprica, mas pura; assim, a matemtica, sem a intuio no poder construir suas proposies, ou como ele diz, no pode dar um nico passo, os seus juzos sero sempre intuitivos, distintamente dos da filosofia que se contenta com juzos discursivos elaborados a partir de simples conceitos e, sem dvida, tem que explicar pela intuio suas proposies apodcticas, mas nunca deriv-las de conceitos. Assim, dito de outra forma, que o exame da natureza da matemtica e da geometria j indica a primeira e suprema condio da sua possibilidade, qual seja a de fundarem-se numa intuio pura na qual possam representar ou construir a priori todos os seus conceitos in concreto. Desta forma, afirma Kant, se for possvel descobrir esta intuio pura e sua possibilidade, facilmente se explicar como que as proposies sintticas a priori na matemtica pura e tal cincia so possveis. Consequentemente, da mesma forma como ocorre com a intuio emprica ao ampliar sinteticamente os conceitos de seus objetos embora contingentemente, assim tambm o far a intuio pura, s que distintamente desse caso, pois aqui o juzo sinttico ser certo e apodctico, devendo encontrar-se necessariamente na intuio pura, pois enquanto intuio a priori est indissoluvelmente ligada ao conceito antes de toda a experincia. Mas, indaga Kant, como ser possvel ter uma intuio a priori, se tal intuio se constitui uma representao que depende imediatamente da presena do objeto, ou no obstante, como que a intuio do objeto pode preceder o prprio objeto? Kant responde que apenas de uma maneira possvel que a minha intuio seja anterior realidade do objeto e produza como conhecimento a priori, quando nada mais contm alm da forma da sensibilidade que, no meu sujeito, precede todas as impresses reais pelas quais eu sou afetado pelos objetos. Por isso, se pode saber a priori que objetos dos sentidos apenas podem ser percebidos segundo esta forma da sensibilidade, e apenas as proposies unicamente referentes a esta forma de intuio sensvel sero possveis e vlidas para objetos dos sentidos. Portanto, afiana Kant que s pela forma da intuio sensvel que se podem perceber a priori objetos; mas, os conhecemos apenas como eles podem aparecer aos nossos sentidos e no como podem ser em si mesmos; Todavia, o espao e o tempo so as tais intuies em que a matemtica funda todos os seus conhecimentos e juzos apodcticos e necessrios. Tambm a geometria toma por fundamento a intuio pura do espao. Assim, precisamente o espao e tempo por serem intuies a priori, convertem-se na prova de que se constituem a forma de nossa sensibilidade e devem preceder toda intuio emprica. Portanto, tanto a matemtica como a geometria como conhecimentos sintticos a priori somente sero possveis ao se aplicarem a objetos dos sentidos, cuja intuio emprica se funda na intuio pura e a priori do espao e do tempo, pois tais intuies no so mais do que a simples forma da sensibilidade que precede a real apario dos objetos, ao torn-la possvel na realidade. No entanto, esta faculdade de intuio espacial a priori se refere no matria componente dos fenmenos, ou seja, ao que nele a sensao ou sua parte emprica, mas, apenas sua forma, o espao e tempo. Portanto, os procedimentos ordinrios e necessrios da geometria atravs de proposies sintticas se fundam na intuio imediata, que deve ser dada pura e a priori, pois do contrrio tais proposies no seriam apodictamente certas, possuindo apenas certeza emprica. A proposio de que o espao todo abarcante ao ter trs dimenses, base para o espao em geral, funda-se na proposio de que, num ponto, no podem passar mais de trs linhas que se cruzam perpendicularmente; tal proposio, porm, no pode demonstrar-se a partir de conceitos, mas funda-se imediatamente na intuio pura a priori. Portanto, na base da matemtica e da geometria, residem puras intuies a priori que tornam possveis as suas proposies de valor sinttico e apodctico. A geometria pura s pode possuir realidade objetiva na condio de se aplicar simplesmente a objetos dos sentidos, em relao aos quais se estabelece o princpio de que nossa representao sensvel de nenhum modo uma representao das coisas em si mesmas, mas apenas da maneira como elas nos aparecem. Disto se segue, pois, que as proposies da geometria no so determinaes de uma simples criao da nossa fantasia potica, que no possam ser referidas a objetos reais com certeza, mas que so, necessariamente, vlidas para o espao e, consequentemente, para tudo o que se pode encontrar no espao, pois este espao nada mais do que a forma de todos os fenmenos exteriores, sob as quais apenas os objetos dos sentidos nos podem ser dados. E a sensibilidade sob cuja forma se funda a geometria se constitui aquilo de que depende a possibilidade dos fenmenos exteriores, os quais devem conter o que a geometria lhes prescreve. KANT. Prolegmenos, a Toda Metafsica Futura, p. 47-56.

78

comentadores tm afirmado que o idealismo transcendental baseado nas consideraes kantianas, relativas a espao e tempo, no podem mais se sustentar98. Allisson, porm, apresenta uma rplica para essa objeo, ao afirmar que o argumento partindo da geometria para apoiar a tese da idealidade s funciona pelo recurso do carter a priori e intuitivo da representao do espao. Conclui, ento, que o argumento para a idealidade transcendental de Kant pode dispensar qualquer consulta ou remisso natureza da geometria99. Por conseguinte, Allison, ao fazer a distino entre adotar-se a tese da aprioridade relativamente ao espao e tempo em geral e a tese relativa geometria euclidiana em particular, usa de uma estratgia argumentativa que se leva a assumir o idealismo transcendental sem considerar as objees geometria euclidiana. Guyer, entretanto, recusa essa soluo ao arguir que a tese da unidade intuitiva obriga-nos a pensar o espao como inteiramente determinado, pois se o espao uma intuio e no um conceito, no h como conceb-lo parcialmente determinado. Assim, se o caso de se impor a ordem espacial aos objetos, ento deve ser o caso de que se est imprimindo uma forma espacial particular sobre tais coisas, o que poderia significar que a verdade necessria da geometria no seria uma caracterstica que se pudesse eliminar do idealismo de Kant100. Uma objeo a Guyer apoia-se na afirmao admitida por Kant de que outros seres perceptivos poderiam apresentar uma faculdade de intuio distinta da nossa101, e, assim, o espao poderia ser representado num formato distinto do euclidiano. Mas, a posio de Guyer poderia ser resgatada ao se levar em conta que, para Kant, seria impossvel para ns a representao do espao numa forma distinta da especificada pela geometria euclidiana, o que implica a irremovvel concluso de que o idealismo transcendental colide com a descoberta das geometrias no euclidianas. O espao dado como euclidiano em nossa intuio e sua forma original deve resistir a todas as tentativas de reconstruo conceitual. Constitui ponto de honra para Kant, a garantia de que a faculdade do entendimento no pode oferecer os dados sensveis, porque tarefa exclusiva da faculdade da sensibilidade ou receptividade102. O entendimento s pode ordenar e sintetizar tais dados de distintas maneiras expressas pelos conceitos puros do entendimento ou categorias. Portanto, se aceitamos que o espao seja inteiramente dado enquanto uma unidade totalmente determinada na intuio, como diz Guyer, o fundamento do espao no encontrado na intuio, mas , antes, fornecido pelo
98 99

FRANGIOTTI, Mario Antonio. Limitaes das doutrinas do espao e do tempo em Kant. p. 184. ALLISON. H. Kants transcendental idealism: An interpretation and defense. p. 142. 100 GUYER, P. Kant and the claims of knowledge. Cambridge: Cambridge University Press. p. 360. 101 KANT. CRP B 43, 72, 148. 102 FRANGIOTTI. Op. cit., p. 186.

79

entendimento, que faz com que o espao assuma ou opere a forma de um crculo, ou de um tringulo, e assim, a faculdade do entendimento seria a origem da ordem universal da natureza e, portanto, da regularidade de todos os objetos no espao.103 Essa independncia do entendimento relativamente sensibilidade poderia ser entendida como abrindo caminho para desenvolver conceitos posteriores na geometria na direo de um espao no euclidiano, o que levaria a ampliar a noo de forma da intuio para alm do limites postos por Kant. Porm, certamente Kant impugnaria tal pretenso, na medida em que o espao kantiano estritamente euclidiano. mente, ao possuir tal constituio, no importa o que seja elaborado na intuio pura, mas, o produto dessa construo deve ser pelo menos compatvel com as proposies sintticas a priori da geometria, pois, do contrrio, tal resultado no seria possvel104. Isso leva de volta objeo de Guyer para quem o modo pelo qual intumos objetos e a geometria euclidiana, esta como a forma de descrio de tais objetos no espao, devem seguir juntos para o idealismo kantiano. Por isso, para um idealista transcendental contemporneo, a noo de intuio a priori conectada ou dependente de sua base euclidiana, dificilmente pode convencer. Pois, ao se considerar a noo kantiana de forma da intuio para evitar o regresso geometria e, assim, permitir a concepo de geometrias no euclidianas resultar o impasse perante o idealismo transcendental que no se coaduna com os princpios postulados por outras geometrias cuja base no seja euclidiana. Ainda mais, se consentirmos modificaes dos conceitos da noo de espao com o intuito de reabilitar Kant em relao s geometrias no euclidianas, somente ser possvel se apontar uma soluo para a questo de que os princpios da geometria euclideana so incompatveis com os da geometria no euclidiana. Portanto, qualquer soluo que procure harmonizar o idealismo transcendental com a geometria no euclidiana se coloca diante do insupervel conflito entre as concepes euclideanas e no euclideanas do espao, pois esses dois conjuntos de princpios, sendo mutuamente excludentes, no podem ser consistentemente conciliados. A concluso final do que foi afirmado lana dvida sobre a adequao da doutrina do espao do idealismo transcendental. A defesa kantiana no pode desconsiderar a conexo entre a doutrina de Kant tratada na esttica transcendental, que determina os limites da aplicao da forma pura de nossa intuio sensvel, e a geometria euclidiana, pois isto implicaria a inabilidade de se caracterizar o espao no mbito do idealismo transcendental. Da mesma forma, o idealista transcendental no pode aceitar essa associao, pois tambm se colocaria

103 104

Idem, ibidem, p. 187. KANTI. CRP B 744.

80

em conflito com as concepes no euclidianas do espao que negam as bases das verdades da geometria euclidiana, particularmente, o postulado das paralelas.

2.5 A viso de Strawson se sustenta?

Na anlise da sustentao da viso de Strawson, uma questo que de incio deve ser considerada diz respeito s razes justificadas por Kant na esttica transcendental ao conceber o espao e tempo como formas da intuio. Primeiramente, poderia se dizer que a defesa do atributo a priori de espao e tempo, tomado isoladamente em relao experincia, no oferece uma base segura para sustentao do idealismo transcendental. Ou, como afiana Strawson, poder-se-ia pensar que a experincia no possvel sem o pressuposto da estrutura espacial e temporal, porm, ainda assim, possvel negar que eles sejam transcendentalmente ideais. Pois, ao concordar que espao e tempo sejam a priori, disto no se segue para ele que tenhamos de pens-los como intuies em ns, na forma do idealismo de Kant. Ao invs disto, Strawson prope sua interpretao austera de a priori, anteriormente discutida, de acordo com a qual ela seria um elemento essencial estrutural em qualquer concepo de experincia que possamos tornar inteligvel a ns mesmos105. Em sua genuna tese exposta no idealismo transcendental, antes mencionada, para Kant a qualificao a priori da estrutura de espao e tempo pretende que sua presena como uma caracterstica da experincia seja totalmente atribuda natureza de nossa constituio cognoscitiva, no sendo de maneira alguma atribuda natureza das coisas em si que afetam esta constituio para produzir a experincia. Tambm em relao a Kant, a noo de experincia no formato strawseano parece ser realmente inseparvel do espao e do tempo
106

. Por isso, a ideia de uma

experincia no espacial e no temporal torna-se ininteligvel e, assim, ela ter que ser sempre sucessiva temporalmente e espacialmente localizada. Inicialmente, o argumento da inseparabilidade da experincia em relao estrutura espao temporal poderia sugerir uma soluo com dupla interpretao, ou seja, se as noes ou conceitos de experincia e de espao e tempo so inseparveis, ento no apenas a noo de experincia j pressupe as concepes de espao e tempo, ou essas concepes de espao
105 106

STRAWSON. Op. cit., p. 65. Idem, ibidem, p.50.

81

e tempo, por sua vez, s podem ser pensadas atravs da experincia. A questo , pois, se a tese da inseparabilidade, na forma da interpretao austera, apresenta essa simetria. Strawson, entretanto, no esclarece se os conceitos de espao e tempo, uma vez tratados como elementos essenciais para uma concepo consistente da experincia, poderiam ou no ser inteligveis se concebidos independentemente ou descolados da noo de experincia, pois, ao que parece, ele no est interessado em investigar a coerncia de sua interpretao mediante anlise desse outro enfoque. Se, por um lado, espao e tempo podem ser concebidos independentemente da noo de experincia, ento os instantes de tempo e as partes do espao seriam concebidas, respectivamente, como se sucedendo no tempo e como uma ao lado da outra, no espao completamente parte da noo da experincia do sujeito. Assim, isso requereria a hiptese de um espao e um tempo absolutos, isto , de uma estrutura de espao e tempo constituda independentemente da experincia, maneira de Newton. Mas, por outro lado, se espao e tempo no poderem ser pensados descolados do conceito de experincia, ento seremos obrigados a aceitar a tese kantiana da idealidade transcendental relativa a tais conceitos, ou seja, a adoo do atributo subjetivo do espao e do tempo como condio a priori da experincia. Por outro lado, a viso newtoniana de espao e de tempo pode contribuir para o esclarecimento da questo do tempo absoluto de Newton, que considera o tempo como entidade que, por sua prpria natureza, flui uniformemente sem relao a nada externo a si mesmo, subsumindo sob si mesmo tudo o que ocorre no Universo, sendo tambm independente de tudo, de modo que, enquanto as coisas mudam, ele imutvel. O tempo, por ser indiferente mudana das coisas, pode no apenas preced-las, mas tambm preceder quantidades temporais. Da mesma forma, o espao absoluto de Newton descrito de maneira similar ao tempo, por ser uma entidade que, por sua prpria natureza, permanece imutvel e fixo, sem relao a nada externo a si mesmo, subsumindo sob si mesmo toda e qualquer parte de espao do Universo. Portanto, se considerarmos que nada poderia ocorrer descolado do espao e do tempo, ento a experincia teria de ser pensada apenas sob desgnios desses elementos. Assim, a experincia poderia ser concebida como inseparvel do espao e do tempo, mas o reverso no seria necessariamente o caso, ou seja, espao e tempo poderiam ser pensados parte da experincia. Por isso, os conceitos de espao e tempo absolutos newtonianos parecem se compatibilizar perfeitamente com a viso de Strawson em que a experincia nada sem a considerao do espao e do tempo. Para ele, certo que se pode

82

pensar o espao e o tempo como elementos essenciais estruturais da nossa concepo inteligvel da experincia e, ao mesmo tempo, no considerar a exigncia idealista transcendental de que a estrutura espacial e temporal faa parte de ns. Porm, Strawson parece, assim, no considerar um ponto fundamental da questo, pois no se trata apenas se espao e tempo podem ser caracterizados, pela forma austera, como conceitos a priori indispensveis ao se conceber a estrutura geral da experincia, mas ser pensados de forma consistente como (transcendentalmente) reais. Se o objetivo de Strawson impugnar a tese da idealidade transcendental do espao e do tempo e, se assim procede, parece que, inadvertidamente, d conta de uma viso da estrutura de espacial e tempo que bem se ajusta s noes de espao e tempo absolutos newtonianos. Como sabemos, a principal objeo de Kant ao carter absoluto de espao e do tempo se refere a que as posies dos objetos na estrutura espacial e temporal no seriam, por definio, perceptveis107 ou, de outra forma, no h como se ter acesso correta posio dos objetos no espao e no tempo absolutos, atravs dos quais eles pudessem ser determinados sem maiores problemas. Os objetos no nos so dados em sua posio espacial absoluta, independentemente de nossa experincia e, admitir-se isso representa contrassenso para Kant. Igualmente, no somos jamais capazes de perceber a sucesso de instantes no tempo absoluto, como se possussemos um controle divino inteiramente parte de nossa experincia, que pudesse medir a passagem dos segundos, minutos e horas absolutos. Porm, Kant, a par desta impossibilidade, demonstra que espao e tempo no se constituem apenas como formas a priori de nossa intuio, mas transcendentalmente ideais, ou como em suas palavras: formas a priori da intuio pura. Sem pretender ser exaustivo, as principais caractersticas desse argumento de Kant podem ser relatadas como se segue. Como nos diz Kant, deve considerar-se que os objetos tm de ser concebidos como interagindo uns com os outros, dentro de uma estrutura de espao e tempo comum. Assim, se penso os objetos de minha casa como formando um conjunto de objetos contguos, ou atrs, ou ao lado uns dos outros, sou obrigado a conceber essas interaes como ocorrendo no interior de uma mesma estrutura espacial. De outro modo, a alternativa seria considerar cada um de tais objetos como pertencentes a diferentes domnios de espao ou a diferentes espaos. Nesse caso, porm, eles no estariam compartilhando de um nico domnio dentro do qual as relaes entre eles poderiam ocorrer; o que parece inconcebvel a Kant. Assim, que objetos pertencentes a distintos sistemas espaciais podem interagir uns com os outros. Por isso,
107

KANT. CRP B 245.

83

devemos pensar o espao como uma unidade que abarca todas as relaes que os objetos estabelecem uns com os outros108. O mesmo argumento pode ser usado para o caso do tempo, ou seja, no se pode, com coerncia, conceber objetos que se encontram em diferentes ordenaes temporais e, ao mesmo tempo, consider-los como estabelecendo relaes de simultaneidade, precedncia e sucesso uns como os outros. Por isso, o tempo tambm deve ser concebido como unitrio109. Portanto, uma estrutura portadora de relaes espaciais e temporais deve ser pensada como contendo todas as ocorrncias possveis de eventos, o que significa que qualquer que seja o estado de coisas que se possa conceber, ele ter de ser pensado como pertencendo a um sistema unitrio. Assim, como a concepo de objeto, conforme a tese kantiana do a priori, pressupe a estrutura do espao e tempo, e ainda mais que, de acordo com o argumento da unidade acima exposto, qualquer regio do espao e qualquer sucesso temporal em que se possa pensar um objeto devem se constituir partes de um nico sistema de relaes espaciais e temporais, pode-se concluir que as partes constituintes da estrutura de espao e tempo requerem a superposio de sua prpria estrutura, e no vice-versa110. O sistema de espao e tempo inteiro ou abarcante deve ser assumido como precedendo as partes de espao e de tempo que as integram. Isso significa que, se pensamos certa magnitude de espao, por exemplo, o espao de uma plantao de milho necessariamente, devo pens-la como envolta por mais do mesmo espao. Do mesmo modo, se pensamos no stio rural onde o plantio de milho est localizado, devemos tambm pens-lo como rodeado por mais do mesmo espao. Ao concebermos reas maiores, o raciocnio no se altera, ou seja, um pas com as reas que o formam s pode ser pensado como rodeado por mais do mesmo espao e assim sucessivamente. Como diz Kant, dessa maneira que o espao pensado, pois todas as partes do espao coexistem ad infinitum111; ao se pensar um fim para qualquer sucesso temporal finita, no se considerando a sua magnitude (ms, ano, dcada, sculo, etc.), temos que pens-lo como uma parte ou uma limitao de um sistema temporal nico112. Assim, Kant esclarece que a concepo de certo comprimento de tempo leva-nos mais alm, de modo que produzimos a ideia de uma progresso ilimitada da intuio113.

108 109

Idem, ibidem, B 39. Idem, ibidem, B 47. 110 Idem, ibidem, B 39 para o espao e B 46 para o tempo. 111 Idem, ibidem, B 39-40. 112 Idem, ibidem, B 47. 113 Idem, ibidem, A 25.

84

Com base nessas consideraes, Kant afiana que o sistema espacial e temporal produz uma estrutura unitria e ilimitada que precede suas partes. Usando sua terminologia prpria, como de costume, Kant afirma que espao e tempo so formas da intuio pura. So puros porque no apenas precedem a experincia, mas a tornam possvel, de conformidade com a tese do a priori. Kant usa o termo forma para nominar o fato de que, independente do que estejamos percebendo, aquilo que dado na experincia, necessariamente, se submete ao sistema de espao e tempo. No entanto, ao se referir ao espao e ao tempo como intuies, tal afirmao se deriva exatamente da precedncia que o sistema espao e tempo, como um todo, estabelece com suas partes espaciais e temporais. Na verdade, espao e tempo no so meros conceitos, pois um conceito, diferentemente da intuio, um totum cujas partes o precedem, ou seja, o conceito um agregado formado por suas partes. Por exemplo, o conceito vermelho elaborado atravs da considerao de uma caracterstica comum a alguns objetos, tais como camisas, rosas, tomates etc. o qual, tomado nesse sentido, funciona como elemento de ligao que rene uma coleo de coisas sob certo carter ou qualidade114. Tambm representa um todo que no pode ser infinito em sua definio (inteno), embora possa ter infinitas instncias (extenso)115.O que difere que, enquanto a intuio um todo com infinitas partes nele, o conceito um todo com infinitas partes sob ele. A introduo da dualidade intuio/conceito, considerada para a enftica defesa do carter intuitivo do sistema espacial e temporal, deve-se insistncia de Kant de que os dados sensveis so dados no espao e no tempo, independentemente de qualquer atividade da faculdade do entendimento. Pode-se dizer que duas consequncias se seguem dessa abordagem. Primeira, a partir do entendimento, temos a garantia de que o objeto do mundo exterior no dado atravs do simples exerccio de conceitualizao, pois nossa capacidade conceitual, sozinha, jamais pode nos apresentar uma caracterizao adequada do objeto externo e, assim, nossa faculdade da sensibilidade tem que ser colocada em cena. Segunda, a partir da viso de Kant de espao e tempo, pode-se rejeitar a hiptese fenomenalista de que possa haver uma apreenso de objetos sem a atividade do entendimento, isto , sem a nossa capacidade conceitual. O objeto kantiano do conhecimento, parte o fenomenalista, no dado na sensibilidade como j constitudo. Ele , verdadeiramente, o resultado da ao sintetizadora do entendimento sobre os dados sensveis, que consistem no simples material bruto do conhecimento.
114 115

Idem, ibidem, B 102 e 130. ALLISON. Op. cit., p. 91 93.

85

Por outro lado, deve-se levar em conta que, para um idealista transcendental, as noes de espao e tempo absolutos violam as teses da unidade e da intuitividade. De acordo com tais teses, o espao e o tempo formam um todo cujas partes so precedidas pelo todo. Tal estrutura que torna possvel a apreenso sensvel de suas partes. Isso o mesmo que dizer que esse todo precede em minha mente todas as impresses reais que nos so dadas na sensibilidade.116 Mas, as noes de espao e tempo absolutos newtonianos no podem ser pensadas como precedendo suas partes, pelo simples fato de que, assim consideradas, nem o todo por eles formado nem suas partes so perceptveis por ns. Consequentemente, se concordamos que espao e tempo so unidades intuitivas a priori, devemos descartar as noes de espao e tempo absolutos. Diante do exposto, oportuno indagar se, em consonncia com Kant, possvel conceber o espao e tempo como propriedades do objeto externo, quer no sentido fenomenalista, uma coleo de dados sensveis, quer no sentido realista metafsico (transcendental), que considera a coisa em si, ao se admitir que espao e tempo sejam intuies a priori. Essa questo torna-se relevante, pois sua resposta ir nos permitir avaliar a coerncia da tese kantiana, segundo a qual espao e tempo so condies subjetivas da sensibilidade ao invs de propriedades encontradas nos objetos. Pois, se o espao e o tempo no puderem ser vistos como formas subjetivas, a Revoluo Copernicana na Metafsica e, com ela, a tentativa kantiana de reinstaurar o sujeito no centro da investigao epistemolgica, estar condenada ao fracasso. Ao contrario, se espao e tempo no so propriedades dos objetos externos, em quaisquer dos sentidos assinalados, ento a estrutura de espao e tempo dever ser considerada como condio subjetiva do sujeito cognoscente. Ora, se aceitamos os argumentos de Kant, acrescentados das observaes de Strawson, de que o pensamento de um objeto implica necessariamente as caractersticas de espao e tempo, mas que o reverso no se d, ou seja, que podemos a princpio pensar o espao e o tempo desconectados de objetos, essa tese da aprioridade no nos permite acomodar a noo fenomenalista de objeto. Para um fenomenalista, como Berkeley, obtemos os conceitos de espao e tempo por intermdio de nossa percepo dos objetos, de modo que eles no podem ser consideradas como condies a priori. Alm disso, se admitirmos com Kant que espao e tempo so intuies, eles devem ser vistos como totalidades que precedem suas partes e no o contrrio, como supe o fenomenalista. Tomando-os como intuies, somos forados a consider-los como condies nicas, mediante as quais os objetos nos so
116

STRAWSON. Op. cit., p.66.

86

dados e no, como supe o fenomenalista, obtidos mediante a apresentao dos objetos na sensibilidade e por essas razes, a viso kantiana do espao e do tempo se distancia do fenomenalismo. Poder-se-ia pensar, tambm, que o espao e tempo fossem propriedades do objeto em si mesmo, tal como concebido pelo realista transcendental. No entanto, visto j termos estabelecido que espao e tempo absolutos so noes vazias, pois no nos podem ser dados na percepo e, visto que, por definio, o objeto em si mesmo tambm se coloca para alm dos limites da experincia possvel, ento se conclui que espao e tempo devem ser pensados, necessariamente, como intuies formais que tornam possvel a nossa experincia dos objetos. Portanto, as concepes intuitivas e a priori, segundo Kant, desembocam na tese da idealidade do espao e do tempo, cujo teor se constitui a nica maneira de impugnar as vises fenomenalista, realista transcendental e absoluta do espao e do tempo, ao conceber a estrutura de espao e tempo como formas subjetivas da sensibilidade humana. Separar da ideia de um sujeito do conhecimento comprometido com as concepes de espao e de tempo um equvoco com base no qual nenhuma viso coerente dos objetos externos pode ser elaborada. Como afirma Kant, somente mediante o ponto de vista humano que podemos falar do espao e do tempo.117 Consequentemente, no possvel sustentar, com consistncia, a ideia de que o espao e o tempo so a priori, mas no ideais. Portanto, a interpretao austera de Strawson, que recusa a idealidade do espao e do tempo mesmo mantendo o seu carter a priori, no pode ser aceita. A aprioridade, a intuitividade e a idealidade so teses inseparveis numa abordagem coerente do espao e do tempo do modelo de epistemologia kantiano.

117

KANT. CRP B 42 para o espao e B 51 para o tempo.

87

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ABBAGNANO, Nicola. Dicionrio de filosofia. 2. ed. Trad. Alfredo Bosi. So Paulo: Mestre Jou, 1982. ALLISON, H. E. Kants transcedental idealism: an interpretation and defense. New Haven: Yale University Press, 1983. ALMEIDA, G. A. Conscincia de si e conhecimento objetivo na deduo transcedental da crtica da razo pura. Analytica, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 187-219, 1993. VILA, Geraldo Severo de Souza. Anlise matemtica para licenciatura. 3. ed. So Paulo: Edgard Blcher, 2006. BONACCINI, Juan Adolfo. Kant e o problema da coisa em si no idealismo alemo: sua atualidade e relevncia para a compreenso do problema da filosofia. Rio de Janeiro: Relume Dumar; Natal, RN: UFRN, Programa de Ps-Graduao em Filosofia, 2003. BERKELEY, George. Tratado sobre os princpios do conhecimento humano. So Paulo: Nova Cultura Ltda, 2005. BRITO, Adriano Naves de. Objeto e referncia em Kant. Theophilos. Canoas: ULBRA, v.3, n.1 e 2, p.109 124, 2004. CAIMI, Mrio. Pensamentos sem contedo so vazios. Analytica, Rio de Janeiro. volume 6, nmero 1:2002-2, p. 177-194. CAYGILL, Howard. Dicionrio Kant. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000. DESCARTES, Ren. Principles of philosopphy. Trad. V.R. Miller e R. P. Miller. Dordrecht: D. Riedel. FICHANT, Michel. Espao esttico e espao geomtrico em Kant. Analytica, Rio de Janeiro v. 4, n. 2, p. 11-32, 1999. FRANGIOTTI, Marco Antonio. Limitaes das doutrinas do espao e do tempo em Kant. In: Kant: liberdade de natureza. Org. BORGES, Maria de Lourdes e Heck, Jos. Florianpolis: UFSC, 2005. GUYER, P. Kant and the claims of knowledge. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.

88

LEIBNIZ, G. W. Philosophical papers and letters. Trad. Leroy E. Loemker. Dordrecht: D. Riedel, 1976. ___________. Correspondncia com Clarke. Trad. C. Lopes de Matos. In: Coleo Os Pensadores. So Paulo: Abril .1979. LIMA, T. S. Souza. A resposta de Kant ao problema de Hume. Natal, 2003. 226 p. Dissertao (Mestrado em Filosofia). CCHLA, UFRN. LOCKE, Jonh. An essay concerning human understanding. Londres: Dent, 1976. KANT, Immanuel. Textos pr-crticos. (Dissertao Inaugural, 1770). Trad. Jair Barbosa et al.. So Paulo: UNESP, 2005. __________. Prolegmenos a toda a metafsica futura que queira apresentar-se como cincia. Trad. Artur Mouro. Lisboa: Edies 70, 1987. __________. Princpios metafsicos da cincia da natureza. Trad. Artur Mouro. Lisboa: Edies 70, 1990. __________. Lgica. 3. ed. Trad. do texto original estabelecido por Gottlob Benjamin Jsche de Guido Antnio de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003. __________. Crtica da faculdade do juzo. Trad. Valrio Rohden e Antnio Marques. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1993. __________. Crtica da razo pura. 5. ed. Trad. Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujo. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 2001. MONTEIRO, Joo Paulo. Hume e a epistemologia. Lisboa: Casa da Moeda, 1984. NEWTON, Isaac, Princpios matemticos da filosofia natural. Trad. Carlos Lopes de Mattos, Pablo Rubn Miraconda e Luiz Possas. In: Coleo Os Pensadores. So Paulo: Nova Cultural, 1996. PATON, H. J. kant mataphisic of experiense. 2. ed., v. 1, N. York: The Humanities Press, 1951. STRAWSON, F. C. The bounds of sense: an essay on Kants critique of pure reason. Norwich: Fletcer & Son Ltd., 1966.

Potrebbero piacerti anche