Sei sulla pagina 1di 4

Filosofia Poltica Aluno: Diego da Silva Tavares

A Arte do poder : breve comentrio sobre o Panoptismo

O poder est em todo lugar, no porque englobe tudo, e sim porque provm de todos os lugares.

O que o governar? Um tipo de arte. Que arte? Arte que guia as condutas dos homens, fora suas aes e reaes. Governo? Dos filhos, da famlia das casas, dos homens, das almas. Pintura? Cinema? Arquitetura! Madeira? Ferro? Concreto? No, disciplina. Governo de todos, pela arquitetura disciplinar. O que se passa na obra de Michel Foucault, principalmente em Vigiar e Punir um tipo de governar, ou seja, um poder (ou o Poder) que no uma propriedade, algo que uma certa classe conquistou e a detm, ou centralizado, localizado no interior do aparelho de Estado. Ele, o poder, como bem diz Deleuze, menos uma propriedade que uma estratgia. Essas estratgias, que determinam funes, tticas, manobras,

funcionamentos, disposies, e principalmente prticas. Tais prticas, foram pouco a pouco se refinando, se aperfeioando em uma arte disciplinar. O rascunho dessa arte se deu no sculo XVII, nas cidades pestferas. Vejamos o que acontecia quando se declarava a peste em uma cidade: policiamento espacial estrito; fechamento da cidade e da terra; proibio de sair sob pena de morte fim dos animais errantes; diviso da cidade em quarteires diversos; estabelecimento de um intendente; cada rua sob a autoridade de um sindico; ele vem fechar, por fora, a porta de cada casa; s circulam os intendentes, os sndicos, os soldados da guarda e tambm entre as casas infectadas, de um cadver ao outro; a inspeo funciona constantemente. Uma cidade pestfera, alm de uma cidade inspecionada, vigiada, tambm uma cidade dividida. No s em termos de espao, mas tambm entre aqueles que ocupam tais espaos. Um corte muito claro feito quando se abate a peste, marcando dois tipos de indivduos: os pestilentos atuais e os pestilentos virtuais. Os pestilentos

atuais so as pessoas, que dentro da cidade, carregam em si a peste. J os pestilentos virtuais so aqueles que podem ser contaminados pela doena; so potencialmente pestilentos. Como forma de proteo, esses pestilentos virtuais sero isolados, separados e vice- versa. Comea-se ento uma prtica de disciplina constante sobre pestilentos, tudo passa a ser controlado, administrado. E para continuar vivendo todos devem ceder esse controle, todos devem ser disciplinados. Deixemos o prprio Foucault nos dizer: Esse espao fechado, recortado, vigiado em todos os seus pontos, onde os indivduos esto inseridos num lugar fixo, onde os menores movimentos so controlados, onde todos os acontecimentos so registrados, onde um trabalho ininterrupto de escrita liga o centro e a periferia, onde o poder exercido sem diviso, segundo uma figura hierrquica contnua, onde cada indivduo constantemente localizado, examinado e distribudo entre os vivos, os doentes e os mortos. Isso tudo constitui um modelo compacto do dispositivo disciplinar. A ordem responde peste. O que descreve Foucault, o nascimento da sociedade disciplinar, gnese e espelho de nossa prpria sociedade: A cidade pestilenta atravessada inteira pela hierarquia, pela vigilncia, pelo olhar, pela documentao, cidade imobilizada no funcionamento de um poder extensivo que age de maneira diversa sobre todos os corpos individuais- a utopia da cidade perfeitamente governada. . Utopia deles. Utopia nossa, que permanece em nosso corpo e nossa alma. So propriamente mquinas que tem como funo manter a escrita da disciplina ntida em nossos corpos e almas, manter os quadros vivos, a imagem sempre preservada. Aqueles que antes eram virtuais ganham forma. Diz Deleuze: A forma diz -se em dois sentidos, ela forma ou organiza matrias, ela forma ou finaliza funes, d a ela objetivos. So as mquinas concretas, as instituies que tem como funo agir sobre as virtualidades, agir sobre os potenciais e as potencialidades: priso, hospcio, escola, exrcito. Do rascunho ao projeto, do projeto estrutura. Ergue-se o Panptico, a mquina concreta perfeita. Utopia realizada de uma sociedade perfeitamente governada. Origina-se das prises e tal como uma peste, contamina outras esferas do campo social. Escolas, fbricas hospitais. Para os detentos introduziu a vigilncia constante e exata: o preso visto sem ver quem o v. Sem guardas, correntes, escurido. Apenas grades, luz e espectros. Antes, nas masmorras, misturas. Hoje, nas celas individualidades. O funcionamento do poder assegurado pelo prprio detento:

ele mesmo se vigia. Ele mesmo se disciplina. Todos se vigiam e se disciplinam: ... que esse aparelho arquitetural seja uma mquina de criar e sustentar uma relao de poder independente daquele que o exerce; enfim, que os detentos se encontrem presos numa situao de poder de que eles mesmos so portadores. Para isso, ao mesmo tempo excessivo e muito pouco que o prisioneiro seja observado sem cessar por um vigia; muito pouco, pois o essencial que ele se saiba vigiado; excessivo, porque ele no tem necessidade de s-lo efetivamente. Por isso Bentham colocou o princpio de que o poder devia ser visvel e inverificvel. Visvel: sem cessar o detento ter diante dos olhos a alta silhueta da torre central de onde espiado. Inverificvel: o detento nunca deve saber se est sendo observado; mas deve ter certeza que sempre pode slo. Entretanto, o Panptico tambm lugar de experincia, um laboratrio do poder. L faz se experincias. Basta trocar os animais pelos homens. Nos hospitais, por exemplo, observar sintomas, controlar contgios, diferenciar pacientes, testar remdios; nas escolas observar aptides, notar desempenhos, distinguir os bons dos maus alunos, testar pedagogias; nas fbricas, comparar tempo de servio, calcular os salrios com base nesta informao, vigiar funcionrios: ...permite aperfeioar o exerccio do poder. Poder esse no mais central, ou total, mas transversal, segmentar. Perpassa os corpos, modifica-os, ensina-os ( mas o panoptismo tambm aprende na exata medida em que ensina), disciplina-os. O esquema panptico, ao mesmo tempo em que se difunde no campo social, traz consigo o poder. No mais a relao de soberania e sim a relao de disciplina: Ele programa, ao nvel de um mecanismo elementar e facilmente transponvel, o funcionamento de base de uma sociedade toda atravessada e penetrada por mecanismos disciplinares. Enfim, se o quadro pintado por Foucault atesta uma outra sensibilidade na arte de punir, como diz Deleuze, tambm nos faz vislumbrar a perfeita criao de Benthan na arte de governar, quando governar disciplinar. Podemos aplaudir suas obras-primas.

Clastres, Pierre. Arqueologia da Violncia. So Paulo: Cosac & Naify. 2004.

Bibliografia Foucault, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da priso. Petrpolis: Vozes. 1987. Foucault, Michel. Nascimento da Biopoltica: curso dado no Collge de France(1978-1979). So Paulo: Martins Fontes, 2008. Deleuze, Gilles. Foucault. So Paulo: Brasiliense. 2006. Ulpiano, Claudio. Foucault e a cidade, Fragmento de aula transcrita.

Potrebbero piacerti anche