Sei sulla pagina 1di 4

INTRODUO O bullying envolve todas as atitudes agressivas, intencionais e repetitivas adotadas por uma ou mais pessoas contra outra

a que acontecem sem motivao evidente, causando dor e ang stia! "uando e#ecutado na escola, resulta em comprometimento da aprendi$agem, da vontade de estudar e de todo o am%iente educativo! O bullying compreende todas as a&es nas quais '( o dese)o consciente de maltratar outra pessoa que est( em posio desigual de poder, causando intenso so*rimento e tenso! + presente pesquisa teve como o%)etivo geral analisar o Bullying no conte#to escolar e seu impacto na aprendi$agem! , como o%)etivos espec-*icos compreender a viol.ncia do Bullying/ analisar o *en0meno do Bullying no conte#to escolar/ identi*icar os sinais do Bullying e suas consequ.ncias no am%iente escolar e avaliar o impacto da viol.ncia do Bullying na aprendi$agem! O *en0meno con'ecido como bullying se mostra %astante presente nas escolas na atualidade e condu$ a de%ates e discuss&es so%re os impactos da viol.ncia sim%1lica e *-sica na vida dos estudantes e suas consequ.ncias relacionadas ao ensino e a aprendi$agem! 2om %ase nesta o%servao *a$3se 4 seguinte pergunta5 "ual o impacto da viol.ncia do Bullying na aprendi$agem6 ,ste estudo est( estruturado em tr.s partes, sendo que a primeira trata3se da introduo onde procura3se introdu$ir o leitor ao assunto a%ordado, levando o mesmo a entender o que encontrar( no tra%al'o em termos do tema pesquisado! + segunda parte trata3se da *undamentao te1rica, da conceituao da 'ist1ria so%re o *en0meno Bullying! + terceira parte a%ordar( as considera&es *inais onde se procurar( responder se os o%)etivos geral e espec-*ico *oram alcanados, dar uma resposta ao pro%lema de pesquisa e apresentar e discutir os principais resultados o%tidos com relao 4 pesquisa! 7endo assim, tendo em vista a grande *requ.ncia com que ocorre o bullying durante a vida escolar de in meros indiv-duos, surgiu a necessidade de reali$ar uma pesquisa %i%liogr(*ica a cerda deste tema, pois, este *en0meno se apresenta na atualidade como um tema relevante, despertando a ateno da sociedade em geral para suas consequ.ncias e, so%retudo dos pro*issionais da (rea educacional!

+ partir da e#posio desta produo cient-*ica, %usca3se caracteri$ar o *en0meno e mostrar as principais consequ.ncias psicol1gicas advindas do bullying provocado no am%iente escolar, o%)etivando sempre mel'oras para que se)a poss-vel 'aver 'armonia no am%iente escolar! O Bullying 8 um *orte *ator de risco para comportamentos anti3sociais, individuais geradores de viol.ncia na sociedade! O bullyng 8 um conceito espec-*ico e muito %em de*inido, uma ve$ que no se dei#a con*undir com outras *ormas de viol.ncia! Isso se )usti*ica pelo *ato de apresentar caracter-sticas pr1prias, dentre elas, talve$ a mais grave, se)a a propriedade de causar 9traumas: ao psiquismo de suas v-timas e envolvidos! ;irar este )ogo 8 preciso que as escolas recon'eam a e#ist.ncia do bullyng <em suas diversas *ormas=, e assim, tomar consci.ncia dos pre)u-$os que ele pode vir a tra$er para o desenvolvimento s1cio3educacional e para a estruturao da personalidade dos seus estudantes!

2ON7ID,R+>,7 ?IN+I7 7em pretender encerrar as discuss&es apontadas nesse tra%al'o so%re as pr(ticas do *en0meno bullying, tema que no se e#aure, pela sua atualidade e diversidade de em%asamentos que o cerca, ve)o a urg.ncia de %uscarmos instrumentos visando a erradicao da viol.ncia no meio escolar atrav8s do recon'ecimento e en*rentamento a esse mal de to grande gravidade social! ?a$3se necess(rio posturas comprometidas, atitudes e coragem em identi*icar as causas que levam os estudantes a serem agressivos, intolerantes e perseguidores dos colegas introvertidos, t-midos com %ai#a auto3estima, com algum pro%lema *-sico, di*iculdades de relacionamento ou com de*ici.ncias de aprendi$agem! +creditamos que se e#iste uma cultura de viol.ncia, que se dissemina entre as pessoas, tam%8m podemos disseminar uma contracultura de pa$! 7e conseguirmos plantar nos cora&es das crianas as sementes da pa$ solidariedade, toler@ncia,

respeito ao outro e o amor 3, poderemos cola%orar para a construo de uma sociedade mais equili%rada, )usta e pac-*ica! 2onstr1i3se uma cultura de pa$ e cidadania com a sensi%ili$ao, educao, investimentos s8rios e aut.ntico compromisso com o %em social! + *am-lia 8 essencial nesta construo, desenvolvendo atitudes de amor, e#emplo positivo, dialogando com os *il'os para ouvir suas quei#as, alegrias e sentimentos, estimulando3os tam%8m a pr(ticas saud(veis e construtivas! + presente pesquisa teve como o%)etivo geral analisar o Bullying no conte#to escolar e seu impacto na aprendi$agem! , como o%)etivos espec-*icos compreender a viol.ncia do Bullying/ analisar o *en0meno do Bullying no conte#to escolar/ identi*icar os sinais do Bullying e suas consequ.ncias no am%iente escolar e avaliar o impacto da viol.ncia do Bullying na aprendi$agem! Diante da an(lise das in*orma&es coletadas constatamos que o%)etivo principal da pesquisa *oi alcanado pois constatamos que o Bullying 8 um *en0meno presente na maioria das escolas mundiais, em%ora recon'eam que muitos ataques so*ridos por alunos so oriundos eAou vinculam3se aos *en0menos e#ternos! + agressividade dos adolescentes denuncia a crise social, pol-tica, econ0mica e 8tica da sociedade, a viol.ncia parece imperar com a impunidade ocorrendo uma %anali$ao da vida! +s institui&es escolares, no conte#to que se querem democr(ticas, t.m como desa*io o desenvolvimento de pol-ticas de preveno do bullying e de disseminao de uma cultura de pa$ e de toler@ncia mediati$ada pela pr(tica do di(logo! Nesse sentido, os 1rgos colegiados possuem um relevante papel, pois podem e devem re*letir, discutir, plane)ar e implementar pro)etos pedag1gico sociais )unto 4s comunidades escolares e no escolares voltados para *ormao de valores 8tico, de cidadania, indiscutivelmente, de toler@ncia, de solidariedade, de valori$ao da vida e de viv.ncias coletivas! Bara tanto *a$3se necess(rio a conscienti$ao e o compromisso do papel de cada instituio escolar, dos gestores educacionais e dos 1rgos colegiados assim como tam%8m de cada indiv-duo! ,ntende3se que compete aos sistemas de ensino e respectivos 1rgos governamentais e 4s escolas articular pro)etos transdisciplinares de preveno e interveno de viol.ncia escolar vinculados ao seu Bro)eto Bol-tico3Bedag1gico!

R,7UCO O presente tra%al'o 8 parte de min'a pesquisa e visa re*letir acerca de uma pr(tica peculiar de agresso na escola5 o *en0meno bullying e seu e*eito na vida e na aprendi$agem de crianas e adolescentes! O bullying 8 uma viol.ncia cruel, cu)o n-vel de agresso torna suas v-timas re*8ns de ansiedade e de emo&es que inter*erem negativamente na auto3estima e nos processos de aprendi$agem! + presente pesquisa teve como o%)etivo geral analisar o Bullying no conte#to escolar e seu impacto na aprendi$agem! , como o%)etivos espec-*icos compreender a viol.ncia do Bullying/ analisar o *en0meno do Bullying no conte#to escolar/ identi*icar os sinais do Bullying e suas consequ.ncias no am%iente escolar e avaliar o impacto da viol.ncia do Bullying na aprendi$agem! 2om %ase nestas o%serva&es *e$3se 4 seguinte pergunta5 "ual o impacto da viol.ncia do Bullying na aprendi$agem6 O presente tra%al'o utili$ou3se de pesquisa %i%liogr(*ica a *im de propor discuss&es teoricamente em%asadas que a)udem a compreender e, eventualmente, inspirar mudanas signi*icativas nas pr(ticas educativas, prevenindo as pr(ticas do bullying, que permeiam todas as rela&es e#istentes no processo de ensino3aprendi$agem, %uscando *avorecer um educar para a pa$ que trans*orme uma sociedade agressiva e violenta em uma sociedade )usta, solid(ria e *eli$ Os resultados demonstraram que *a$3se necess(rio a conscienti$ao e o compromisso do papel de cada instituio escolar, dos gestores educacionais e dos 1rgos colegiados assim como tam%8m de cada indiv-duo e que compete aos sistemas de ensino e respectivos 1rgos governamentais e 4s escolas articular pro)etos transdisciplinares de preveno e interveno de viol.ncia escolar vinculados ao seu Bro)eto Bol-tico3 Bedag1gico!

Potrebbero piacerti anche