Sei sulla pagina 1di 3

21 exerccios de neurbica que deixam o crebro afiado | Minha Vida

http://yahoo.minhavida.com.br/bem-estar/galerias/11342-21-exercicios...

Mail

Meu Yahoo

Yahoo

Buscar

Buscar na Web

Ol, faa login para ganhar pontos e medalhas. Novo usurio? Comece aqui.

Sade Home Bem-Estar Galerias

Alimentao

Beleza

Fitness

Famlia

Bem-Estar

21 exerccios de neurbica que deixam o crebro afiado


Evitar fazer tudo no automtico ajuda a turbinar a memria e a concentrao
Por Natalia do Vale Quem foi que disse que o crebro no precisa de exerccios para se manter ativo? Se o nosso corpo necessita de malhao para ficar sempre em ordem e cheio de disposio, por que com a mente seria diferente? O crebro tambm vai perdendo sua capacidade produtiva ao longo dos anos e, se no for treinado com exerccios, pode falhar. O neurocientista norteamericano, Larry Katz, autor do livro Mantenha seu Crebro Vivo, criou o que chamado de neurbica, ou seja, uma ginstica especfica para o crebro. A teoria de Katz baseada no argumento de que, tal como o corpo, para se desenvolver de forma equilibrada e plena, a mente tambm precisa ser treinada, estimulada e desenvolvida. comum no prestamos ateno naquilo que fazemos de forma mecnica, por isso costumamos esquecer das aes que executamos pouco tempo depois. "O objetivo da neurbica estimular os cinco sentidos por meio de exerccios, fazendo com que voc preste mais ateno nas suas aes e ento, melhore seu poder de concentrao e a sua memria", explica a psicloga especialista em anlise comportamental e cognitiva, Mariuza Pregnolato. "No se trata de acrescentar novas atividades sua rotina, mas de fazer de forma diferente o que realizado diariamente". Para o neurologista da Unifesp Ivan Okamoto, tais exerccios ajudam a desenvolver habilidades motoras e mentais que no costumamos ter em nosso dia a dia, porm, tais habilidades em nada se relacionam com a memria. "Se voc destro e comea a escrever com a mo esquerda, desenvolver sua coordenao motora de modo a conseguir escrever com as duas mos e caso um dia, tenha algum problema que limite a escrita com a mo direita, ter a esquerda bem capacitada para isso. Mas o fato de praticar este tipo de exerccio no significa que voc se ver livre de problemas como esquecer de pagar as contas, tomar o remdio, ou algo do gnero", explica o especialista.

1 de 7

Como funciona a neurbica?


A neurbica consiste na inverso da ordem de alguns movimentos comuns em nosso dia a dia, alterando nossa forma de percepo, sem, contudo, ter que modificar nossa rotina. O objetivo executar de forma consciente as aes que levam reaes emocionais e cerebrais. So exerccios que vo desde ler ao contrrio at conversar com o vizinho que nunca d bom dia, mas que mexem com aspectos fsicos, emocionais e mentais do nosso corpo. "So esses hbitos que ajudam a estimular a produo de nutrientes no crebro desenvolvendo suas clulas e deixando-o mais saudvel", explica Mariuza Pregnolato, psicloga especialista em anlise comportamental e cognitiva. Quanto mais o crebro treinado, mais afiado ele ficar, mas para isso no precisa se matar nos testes de QI ou nas palavras cruzadas para ter resultados satisfatrios. "Estas atividades funcionam, mas a neurbica ainda mais simples. Em vez de se inscrever em um super desafio de matemtica

1 de 3

22/12/2013 23:20

21 exerccios de neurbica que deixam o crebro afiado | Minha Vida

http://yahoo.minhavida.com.br/bem-estar/galerias/11342-21-exercicios...

e ficar decorando frmulas, que tal vestir-se de olhos fechados ou andar de trs para frente?", sugere a especialista. A proposta da neurbica mudar o comportamento rotineiro para "forar" a memria. Por isso, recomendvel virar fotos de cabea para baixo para concentrar a ateno ou usar um novo caminho para ir ao trabalho.

O papel dos sentidos


O programa de exerccios da neurbica oferece ao crebro experincias fora da rotina, usando vrias combinaes de seus sentidos - viso, olfato, tato, paladar e audio, alm dos "sentidos" de cunho emocional e social. "Os exerccios usam os cinco sentidos para estimular a tendncia natural do crebro de formar associaes entre diferentes tipos de informaes, assim, quando voc veste uma roupa no escuro, coloca seus sentidos em sinal de alerta para a nova situao. Se a viso foi dificultada, e isso que faz com que voc sinta o efeito dos exerccios, outros sentidos sero aguados como compensao", explica Mariuza. Para estimular o paladar, uma dica bacana fazer combinaes gastronmicas inusitadas. J pensou em misturar doce com salgado? Maionese com leite condensado?

Corpinho de 40 e mente de 20!


A neurbica no vai lhe devolver o crebro dos vinte anos, mas pode ajud-lo a acessar o seu arquivo de memrias. "No d para aumentar nossa capacidade cerebral, o que acontece que com os exerccios voc consegue ativar reas do seu crebro que deixou de usar por falta de treino", explica Mariuza. "Voc s estimula o crebro se o exercita, por isso quem sempre esteve atento a esta questo ter menos problemas de sade cerebral, como demncia e doenas cognitivas, como Alzheimer", considera a especialista.

9 exerccios de quebra de rotina


Mudar a rotina ajuda a nos tirar dos padres de pensamento de sempre, que nos levam ao piloto automtico. Experimente: 1- Use o relgio de pulso no brao direito 2- Ande pela casa de trs para frente 3- Vista-se de olhos fechados 4- Veja as horas num espelho 5- Troque o mouse do computador de lado 6- Escove os dentes utilizando as duas mos 7- Quando for trabalhar, utilize um percurso diferente do habitual 8- Introduza pequenas mudanas nos seus hbitos cotidianos, transformando-os em desafios para o seu crebro 9- Faa alguma atividade diferente com seu outro lado do corpo e estimule o seu crebro. Se voc destro, que tal escrever com a outra mo?

3 exerccios de memorizao
Treinar a memria tambm ajuda a desenvolver a mente. Tente esses exerccios: 1- Ao entrar numa sala onde esteja muita gente, tente determinar quantas pessoas esto do lado esquerdo e do lado direito. Identifique os objetos que decoram a sala, feche os olhos e enumere-os 2- Experimente memorizar aquilo que precisa comprar no supermercado, em vez de elaborar uma lista. Utilize tcnicas de memorizao ou separe mentalmente o tipo de produtos que precisa. Desde que funcionem, todos os mtodos so vlidos 3- Oua as notcias na rdio ou na televiso quando acordar. Durante o dia escreva os pontos principais de que se lembrar

9 exerccios com palavras e habilidades cognitivas


Aprimorar novas habilidades sempre ajuda a exercitar o crebro. Experimente essas dicas: 1- Estimule o paladar, coma comidas diferentes 2- Leia ou veja fotos de cabea para baixo concentrando-se em pormenores nos quais nunca tinha reparado 3- Folheie uma revista e procure uma fotografia que lhe chame a ateno. Agora pense 25 adjetivos que ache que a descrevem a imagem ou o tema fotografado

2 de 3

22/12/2013 23:20

21 exerccios de neurbica que deixam o crebro afiado | Minha Vida

http://yahoo.minhavida.com.br/bem-estar/galerias/11342-21-exercicios...

4- Quando for a um restaurante, tente identificar os ingredientes que compem o prato que escolheu e concentre-se nos sabores mais subtis. No final, tire a prova dos nove junto ao garom ou chef 5- Selecione uma frase de um livro e tente formar uma frase diferente utilizando as mesmas palavras 6- Experimente jogar qualquer jogo ou praticar qualquer atividade que nunca tenha tentado antes 7- Compre um quebra cabeas e tente encaixar as peas corretas o mais rapidamente que conseguir, cronometrando o tempo. Repita a operao e veja se progrediu 8- Recorrendo a um dicionrio, aprenda uma palavra nova todos os dias e tente introduzi-la (adequadamente!) nas conversas que tiver 9 - Ao ler uma palavra pense em outras cinco que comeam com a mesma letra

Hbitos saudveis
Outra atitude indispensvel para manter a memria sempre afiada, prestar ateno na qualidade de vida. O neurologista Ivan Okamoto sugere um estilo de vida mais tranquilo, com alimentao balanceada, sem vcios e com a prtica regular de exerccios fsicos para manter o corpo e a mente saudveis. "A melhor maneira de manter a memria em dia cuidar da sade, por isso importante evitar cigarro e bebidas alcolicas, seguir uma dieta equilibrada, praticar exerccios e exercitar o crebro. Manter a atividade mental, seja trabalhando ou participando de alguma atividade em grupo, ajuda a elevar a autoestima e deixar a memria a todo vapor", explica o especialista.

3 de 3

22/12/2013 23:20

Potrebbero piacerti anche