Sei sulla pagina 1di 33

PPP

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO ESCOLA DE MINAS ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAO

Relatrio de Estgio ArcelorMittal Brasil SA Aos Longos Usina de Joo Monlevade

Aluno: Marlon Pinho Medeiros de Aguiar Supervisor de Estgio: Jos Aurlio Silva Filho Professor Orientador: Prof. Dr. Henor Artur de Souza Joo Monlevade Minas Gerais 2010

Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas Departamento de Controle e Automao e Tcnicas Fundamentais

Estgio Supervisionado na empresa ArcelorMittal Brasil AS Aos Longos Usina de Joo Monlevade
por Marlon Pinho Medeiros de Aguiar

Relatrio de estgio de durao de 11 de janeiro a 10 de fevereiro de 2010, referente disciplina ATV022 Estgio Supervisionado Obrigatrio da Universidade Federal de Ouro Preto, com carga horria de 30 horas semanais (total de 120 horas) e parte das exigncias para a formao em Engenharia de Controle e Automao.

Supervisor: Jos Aurlio Silva Filho Professor orientador: Prof. Dr. Henor Arthur de Souza

Joo Monlevade Minas Gerais Brasil Maio de 2010


_____________________________________________________________________ 2

NDICE 1 Introduo....................................................................................................................6 1.1 Apresentao da empresa.........................................................................................6 2 Viso geral do setor metalrgico.................................................................................7 2.1 Laminao................................................................................................................8 2.2 Laminao de Tiras a Quente (LTQ)........................................................................9 3 Automao na Indstria Siderrgica.........................................................................11 3.1 Desenvolvimento das Atividades...........................................................................11 4 O Laminador e seus componentes de Controle.........................................................12 4.1 Forno Davy.............................................................................................................12 4.2- BDM.........................................................................................................................13 4.3- Tesouras...................................................................................................................13 4.4- Mesa Coberta e Trem Contnuo...............................................................................15 4.5- Laos........................................................................................................................15 4.6- Caixa Dgua............................................................................................................17 4.7- Blocos Pr-Acabadores, Acabadores e Mini-bloco..................................................17 4.8- Formador de Espiras.................................................................................................18 4.9- Stelmor.....................................................................................................................19 4.10- rea do Manuseio..................................................................................................19 5 Controladores Lgicos Programveis (PLCs) do Laminador....................................21 5.1 S7 300.....................................................................................................................21 5.2 Design da CPU.......................................................................................................23 5.3 Tela de Controle Supervisrio do Manuseio..........................................................24 6 Concluso..................................................................................................................26 7 Bibliografia................................................................................................................27

_____________________________________________________________________ 3

FOLHA DE ASSINATURAS
O presente trabalho constitui o relatrio de estgio supervisionado, realizado na usina Siderrgica ArcelorMittal SA Usina de Joo Monlevade Minas Gerais.

Assinado em Fevereiro de 2010. _____________________________________________________________________ 4

PARECER

Analisando o relatrio do estgio realizado pelo discente Marlon Pinho Medeiros de Aguiar, na usina Siderrgica ArcelorMittal SA Usina de Joo Monlevade, no perodo de 11/01/2010 a 10/02/2010, pude constatar que as atividades desenvolvidas abrangem o uso de conceitos e cenrios contemplados pelo contedo programtico das disciplinas ministradas no atual currculo do curso de Engenharia de Controle e Automao, de nossa instituio.

Ouro Preto, 24/05/2010

____________________________________ Prof. Dr. Henor Arthur de Souza Departamento de Engenharia de Controle e Automao

_____________________________________________________________________ 5

1 - INTRODUO

Este relatrio refernte a disciplina ATV022 Estgio Supervisionado Obrigatrio, do curso de Engenharia de Controle e Automao da Universidade Federal de Ouro Preto UFOP, realizado na empresa ArcelorMittal Brasil SA, localizada na cidade de Joo Monlevade em Minas Gerais, especializada na produo de Aos Longos (tambm conhecido como fio mquina) e uma das maiores e melhores produtoras desta qualidade de ao no Brasil e no mundo. O estgio teve seu incio no dia 11 de janeiro e trmino no dia 10 de fevereiro do ano de 2010, sendo a carga horria ajustada de 6 horas dirias e 30 horas semanais, o que integralizou o total de 120 horas de trabalho.

1.1 Apresentao da empresa

Com uma histria que ultrapassa os 70 anos, a unidade da ArcelorMittal SA Brasil em Joo Monlevade, Minas Gerais, vem desde 1935 desenvolvendo-se at se tornar hoje, uma referncia no mercado mundial de fio-mquina. Desde o incio de suas operaes at os dias atuais a Usina de Monlevade como conhecida passou por inmeros avanos, sempre utilizando tecnologia de ponta em todos os seus processos.

Localizada em Joo Monlevade, na regio do Quadriltero Ferrfero de Minas Gerais, distante 110 quilmetros da capital do Estado, esta unidade da Belgo integra a Arcelor Brasil, um grupo criado em 2005 e que hoje faz parte do maior conglomerado siderrgico do mundo, a ArcelorMittal.

A Usina de Monlevade uma unidade integrada, que transforma o minrio de ferro em ao. Ela est posicionada no setor de aos longos, produzindo fio-mquina de ao carbono e baixa liga, destinado a outras indstrias que utilizam o fio-mquina na produo de uma srie de produtos como molas, ls de ao, amortecedores, Steel cord (fios de ao utilizados na fabricao de pneus), protendidos, fixadores, soldas e

_____________________________________________________________________ 6

eletrodos. A capacidade de produo anual de 1,3 milho de tonelada de fiomquina. Hoje, 1.290 pessoas fazem parte da fora de trabalho direta da Belgo em Joo Monlevade. O nvel de escolaridade dos empregados destaque, sendo que, neste ano, 97% deles, desde o nvel operacional, possuem pelo menos o ensino mdio completo. Em todos os nveis, a fora de trabalho recebe permanente incentivo para continuar os estudos.

Outro fator de destaque na Usina de Monlevade, que afeta diretamente a produtividade da unidade, a gesto da Sade e Segurana. A Diretriz Geral clara: Buscar a excelncia em Segurana e Sade no trabalho de empregados prprios e terceiros e assegurar que nenhuma prioridade pode sobrepor Segurana e Sade no trabalho. Todos os riscos que envolvem a integridade do trabalhador so identificados e tratados por uma metodologia especfica. Como resultado desse trabalho, a Usina de Monlevade vem sendo premiada por seus esforos. Uma dessas premiaes o Safety Award, destaque mundial em segurana do trabalho, concedido pelo Grupo Arbed, antes da fuso com a Arcelor, em 2002. O fio-mquina produzido em Joo Monlevade destinado tanto ao mercado interno quanto ao mercado externo, em uma proporo de 65% e 35% da produo, respectivamente.

_____________________________________________________________________ 7

Figura 1.1 ArcelorMittal Monlevade

2 Viso Geral do Setor Siderrgico

Como foi dito anteriormente a ArcelorMittal uma indstria siderrgica integrada. As usinas integradas transformam o minrio de ferro em produtos siderrgicos laminados ou semi- acabados. O processo produtivo integrado compreende trs fases distintas. A primeira fase a reduo, onde o minrio de ferro transformado em ferro-gusa. Na segunda fase, o ferro-gusa refinado, e o ao processado, incluindo a solidificao do mesmo (lingotamento). Nesta fase so ajustados os padres de carbono em relao a outros elementos da liga. Em seu processo de solidificao, o ao deformado mecanicamente e transformado em produtos siderrgicos utilizados pela indstria de transformao. A ltima fase a laminao, que transforma produtos semi-acabados (placas, blocos e tarugos) em produtos acabados. No caso da usina de monlevade, o produto final o fio mquina que dar origem a diversos outros

_____________________________________________________________________ 8

produtos aps sofrer trefilao ou extruso em outras indstrias. As usinas integradas respondem por, aproximadamente, 64% da produo de ao bruto em todo o mundo.

A utilizao de elementos mais nobres confere aos aos especiais propriedades dentre as quais esto resistncia, dureza e proteo contra oxidao, corroso e altas temperaturas. Devido a estas caractersticas, seus preos so superiores a outros tipos de ao. O ao inoxidvel um ao com teores de Cromo e Nquel em altas doses.

Os principais insumos empregados na fabricao do ao so o minrio de ferro, o carvo, a sucata e a energia eltrica. Nas usinas integradas prevalecem o carvo mineral e o minrio de ferro, enquanto nas semi-integradas o destaque cabe sucata.

Figura 2.1 Representao de uma usina siderrgica integrada

_____________________________________________________________________ 9

Na passagem pela usina, foi realizado um reconhecimento da usina por completo at o setor de laminao, onde fiquei no setor final, o de laminao chamado de TL1 o trem laminador 1, j que a usina dispunha de 2 laminadores. Pelo fato de ter ficado no laminador, darei mais nfase ao setor de laminao.

2.1 Laminao

A laminao consiste em modificar a seo de uma barra de metal pela passagem entre dois cilindros, deixando entre eles uma distncia menor que a espessura inicial da barra. Isto ocorre atravs do arrastamento dos produtos pelo cilindro sob efeito de foras de atrito, que se originam na superfcie de contato dos cilindros e do metal laminado. A reduo ou desbaste inicial dos lingotes em blocos, tarugos ou placas realizada normalmente por laminao a quente. Depois dessa fase segue-se uma nova etapa de laminao, a quente para transformar o produto em chapas grossas, tiras a quente, vergalhes, barras, tubos, trilhos ou perfis estruturais. A laminao a frio que ocorre aps a laminao de tiras a quente produz tiras a frio de excelente acabamento superficial, com boas propriedades mecnicas e controle dimensional do produto final bastante rigoroso.

2.2 -Laminao de Tiras a Quente (LTQ)

Etapa inicial do processo de laminao no qual o material aquecido a uma temperatura elevada (no caso de aos inicia entre 1100 e 1300 C e termina entre 700 e 900 C, porm no caso de no-ferrosos estas temperaturas normalmente so bem mais baixas) para que seja realizado o chamado desbaste dos lingotes ou placas fundidas. O processo transcorre da seguinte forma:

1- Uma placa (matria-prima inicial), cujo peso varia de alguns quilos at

15

toneladas produzida na refuso, por meio de fundio semicontnua, em molde com seo transversal retangular. A placa pode sofrer uma usinagem superficial _____________________________________________________________________ 10

(faceamento) para remoo da camada de xido de alumnio, dos gros colunares (primeiro material solidificado) e das impurezas provenientes da fundio. Os produtos desta etapa so blocos ou placas.

2- Posteriormente, a placa aquecida at tornar-se semiplstica.

3- A laminao a quente se processa em laminadores reversveis duplos (dois cilindros) ou qudruplos (dois cilindros de trabalho e dois de apoio ou encosto).

4- O material laminado deslocado, a cada passada, por entre os cilindros, sendo que a abertura dos mesmos define a espessura do passe. A reduo da espessura por passe de aproximadamente 50% e depende da dureza da liga que est sendo laminada. No ltimo passe de laminao, o material apresenta-se com espessura ao redor de 6 mm, sendo enrolado ou cortado em chapas planas, constituindo-se na matria-prima para o processo de laminao a frio.

Quando o ao lingotado convencionalmente, a primeira operao de laminao ocorre em um laminador desbastador (blooming, slabbing mill), que usualmente um duo reversvel cuja distncia entre os rolos pode ser variada durante a operao. Na operao de desbaste utiliza-se tambm laminadores universais, o que permite um melhor esquadrinhamento do produto. Os produtos desta etapa so blocos (blooms, seo quadrada) ou placas (slab, seo retangular). As placas so laminadas at chapas grossas (material mais espesso) ou tiras a quente. Na laminao de chapas grossas utiliza-se laminadores duos ou qudruos reversveis, sendo este ltimo o mais utilizado. Na laminao de tiras, comumente utilizam laminadores duos ou qudruos reversveis numa etapa preparadora e um trem contnuo de laminadores qudruos. As figura 8,9 e 10 mostram esquematicamente um trem contnuo de laminao. O material, aps a laminao ento, bobinado a quente, decapado e oleado indo a seguir para o mercado ou para a laminao a frio.

_____________________________________________________________________ 11

Deve-se observar que, com o lingotamento contnuo (figura 11), produzem-se placas e tarugos diretamente da mquina de lingotar, evitando-se uma srie de operaes de laminao, em especial a laminao desbastadora. As indstrias de transformao de no ferrosos operam com uma diversidade muito grande de produtos, portanto os equipamentos utilizados na laminao a quente desses materiais so muito menos especializados do que os empregados na laminao a quente de aos. Os lingotes de materiais no ferrosos so menores e as tenses de escoamento so normalmente mais baixas do que as dos materiais ferrosos, o que permite o uso de laminadores de pequeno porte. Laminadores duos ou trios so normalmente usados para a maioria dos metais no ferrosos na laminao a quente, entretanto, laminadores qudruos contnuos so usados para as ligas de alumnio.

Figura 2.2 Esquema geral da Laminao.

_____________________________________________________________________ 12

3 Automao na indstria Siderrgica

O setor siderrgico caracteriza-se por plantas imensas que concentram dezenas de processos industriais, os principais deles apresentam alto grau de complexidade, no que se refere ao processo em si e ao seu controle. O controle automtico destes processos demanda conhecimento adequado do processo e domnio da tecnologia de controle a ser utilizada.

O objetivo principal da automao industrial na siderurgia especificar, implantar e integrar os sistemas automatizados de controle de processos e um fato importante que os sistemas de automao para usinas siderrgicas so muito especficos, usam tecnologias de mercado como controladores lgicos programveis os famosos PLCs (no Laminador 1 da ArcelorMittal, utiliza-se os PLCs da linha SIMATIC S7, da empresa Siemens sendo a maioria destes S7 300 e S7 400), redes (na empresa utiliza-se o protocolo de comunicao PROFIBUS), computadores, sistemas supervisrios (A montagem dos supervisrios so feitos com base no software INTOUCH, tambm da empresa Siemens), bancos de dados, entre outros, mas o aplicativo especfico para cada unidade. Com auxilio dos sistemas automatizados acontece a seguinte rotina: o cliente faz o pedido, o sistema de planejamento e controle da produo planeja a produo, os programas so transferidos para os subsistemas de automao determinando o tipo de fio mquina ser produzido, qual bitola, por quantos dias ser laminado aquele material para suprir a demanda e etc.

O sistema controla os processos, coleta as informaes em tempo real e envia para o sistema de controle da produo para que ele mande para a fbrica seguinte na linha, de tal forma que o pedido seja enviado corretamente ao cliente.

_____________________________________________________________________ 13

3.1 Desenvolvimento das Atividades

O estgio teve seu inicio com um treinamento no prdio de Administrao e Recursos Humanos sobre polticas, metas e objetivos da empresa, tica do empregado e principalmente palestras sobre medidas de segurana e comportamento dentro da empresa. Depois pegamos os uniformes e EPIs (Equipamentos de Proteo individual) constituindo de bota especial para trabalhos com eletricidade, capacete, culos e protetor auricular, para poder desempenhar funes e deslocar-se dentro da empresa com segurana. Em seguida foi feita uma visita para conhecer todas as unidades da empresa passando por Sinterizao, Alto Forno, Aciaria e Laminadores, conhecendo suas funes e procedimentos.

Aps o perodo de reconhecimento da empresa, os estagirios foram para suas respectivas reas acompanhados de seus supervisores. Minha rea foi o Trem Laminador 1 (chamado pela sigla TL1), um laminador a quente com quase um quilometro de extenso, que possui duas linhas de laminao. Foi designado para a gerencia chamada GAMLA (Gerencia de Manuteno da Laminao) que responsvel por fazer manuteno, implantao e otimizao dos equipamentos eltricos e mecnicos do Laminador, e conta com engenheiros e tcnicos especialistas em automao, instrumentao, mecnica, eletrnica, metalurgistas e materiais. No estgio tive a oportunidade de conhecer como o ambiente empresarial, assim como seus perigos, instrumentos de controle e automao de ponta, como funciona a fundo o processo de laminao a quente e os projetos de automao aplicados a este.

4 O Laminador e seus componentes de Controle

O Laminador 1 tem cerca de cem metros de extenso total composto em ordem de processamento do material por: Forno Davy, cadeiras (so as clulas de laminao onde o tarugo passa e vai sofrendo sua deformao) de 1 a 4 tambm chamado BDM ou bloco desbastador, tesoura 4, mesa coberta, trem continuo que _____________________________________________________________________ 14

possui as cadeiras de 1 a 13, ento as linhas so divididas em duas, linha A e linha B (j que este laminador possui duas linhas de laminao) e os elementos subseqentes so comuns as duas linhas. Em seguida passa pelo lao 1, bloco pracabador 1, tesoura 15, lao 2 , bloco pr-acabador 2, lao 3 , bloco acabador, caixa dgua 1 , minibloco, caixa dgua 2 , pinch rool, formador de espiras, stelmor e finalmente vai pra rea do manuseio.

Figura 4.1 Layout do Laminador. . 4.1 Forno Davy

O Forno Davy onde ocorre o recozimento do tarugo proveniente da aciaria, para que este atinja a temperatura ideal para que o processo de laminao ocorra de maneira adequada. A temperatura em que o tarugo deve sair do forno deve ser aproximadamente de 1100 C e este suporta at 150 tarugos em seu interior. . O controle da entrada e sada de tarugos do forno feito por fotoclulas que indicam se pode entrar ou sair um novo bloco e a medio da temperatura interior feita por termopares do tipo PT100 localizados em seu interior, protegidos por um invlucro de cermica. O processa mento desses dados feito pelos PLCs Simatic S7 que esto nas salas eltricas 1,2 e 3 e recebem os sinais de entrada via rede Profibus dos dispositivos de medio presentes no campo citados anteriormente.

4.2 - BDM

_____________________________________________________________________ 15

Tambm chamado bloco desbastador, formado por 4 cadeiras sendo a primeira e a terceira com cilindros que fazem o desbaste horizontal e a segunda e quarta que fazem o desbaste vertical. Ao passar por estas cadeira, o tarugo vai, a partir da dimenso quadrangular de sua seo inicialmente, assumindo um formato oval at finalmente chegar ao formato circular.

Figura 4.2 Cadeiras de Laminao

4.3 Tesouras

As tesouras 4, 7 e 15 so responsveis por remover a cauda, a cabea, ou ambos do material. Isto importante, pois quando o tarugo passa pela cadeira sofrendo deformao, as pontas ficam deformadas e este pedao de material possui uma qualidade ruim, ento ele precisa ser removido. O acionamento da tesoura feita por um motor de corrente alternada cada, e essa resposta deve ser o mais rpida possvel, uma vez que a velocidade do fio na tesoura 15 pode chegar a 90 m/s. Como a resposta do motor deve ser rpida, a resposta do PLC tambm o deve ser, por isso utiliza-se cabos de fibra tica para a comunicao entre eles j que estes _____________________________________________________________________ 16

no esto sujeitos a rudos eletromagnticos do campo e sua resposta no afetada. O tempo de avano da tesoura, que o quando de material que a tesoura vai corta pode ser alterado pela sala de controle a qualquer momento pelo operador. A seguir est representado os esquema das tesouras, assim como a equao que rege o seu funcionamento:

Figura 4.3 Esquema representativo das tesouras e sua equao regente.

_____________________________________________________________________ 17

Figura 4.4. Tesouras do Laminador do TL1.

4.4 - Mesa Coberta e Trem Continuo

Esta rea formada por treze cadeiras em srie que vo realizando o acabamento progressivo do fio mquina a medida quem que o fio tracionado e vo passando continuamente pelos cilindros.

_____________________________________________________________________ 18

Figura 4.5 Cilindros de Laminao

4.5 - Laos

Os laos so os elementos que fazem o controle de velocidade do fio mquina que passa por todo o laminador e impedem que o material perca sua qualidade por deformaes mecnicas por trao ou lao (compresso). A trao ocorre quando a cadeira da frente possui uma velocidade maior que a de trs, fazendo com que esta puxe com violncia o material causando seu eventual rompimento. J o lao acontece quando a cadeira de trs possui uma velocidade maior que a da frente, empurrando o material com violncia e comprimindo-o, fazendo com que este dobre.

Figura 4.6 Representao do lao formado entre as cadeiras. O lao serve justamente para que a velocidade entre as cadeiras seja regulada e o fio mquina no sofra nenhum tipo de deformao. As informaes so mandadas para o PLC atravs de sensores chamados de scanner. O seu principio de funcionamento o seguinte:

Como o material que est passando est em alta temperatura, este emite radiao infravermelha. Esta radiao captada pelo scanner que assemelha a uma curva _____________________________________________________________________ 19

gaussiana, e gera um sinal para o PLC que varia de 0 a 10 volts. A partir disto tem-se uma noo de qual o tamanho do lao e fazendo o controle de sua amplitude, faz-se o controle da velocidade do fio mquina.

Figura 4.7 Controle do lao formado.

4.6 - Caixa Dgua

Realiza o resfriamento progressivo e conseqente encruamento do material ao longo da linha de laminao. Sua vazo pode chegar a 150 L/min e ela precisa encher imediatamente aps o fio mquina passar por seu interior, do contrrio se est enchesse antes, formaria uma parede de gua, que seria uma barreira para o fio maquina e causaria problemas ao processo. Sensores de presena no interior da caixa mandam as informaes para o PLC e este permite o enchimento da caixa dgua no momento correto.

_____________________________________________________________________ 20

Figura 4.8. Caixas Dgua das linhas A e B.

4.7 - Blocos Pr-acabadores, Acabadores e Mini-bloco

Os blocos pr-acabadores, acabadores so tambm diversas cadeiras em srie que fazem o acabamento progressivo do fio mquina a fim de que este atinja a bitola ideal e as propriedades desejadas. O mini-bloco tem a funo de dar acabamento final ao material, antes que este possa ser finalmente transformado em bobinas.

Figura 4.9 Bloco Acabador da Linha A _____________________________________________________________________ 21

4.8 - Formador de Espiras

o dispositivo responsvel por transformar o fio mquina que est esticado ao longo do laminador (um tarugo pode gerar at 2 km de fio mquina) em espiras, que seguiro at o Stelmor.

Figura 4.10 Formador de Espiras.

4.9 - Stelmor

O Steelmor uma espcie de esteira de cerca de 60m de comprimento, em que na parte inferior se encontram 16 grandes ventiladores que fazem o resfriamento progressivo das espiras que vo em direo ao manuseio. Os ventiladores so acionados por motores de corrente alternada.

_____________________________________________________________________ 22

Figura 4.11 Viso do Laminador a partir do Steelmor

4.10 - rea do Manuseio

rea onde permaneci mais tempo e uma das principais e mais interessantes para o profissional de Controle e Automao. A rea de Manuseio onde o produto semi-acabado recebe tratamento final para ser mandado ao cliente e funciona da seguinte maneira:

As espiras seguem pela esteira do Stelmor e caem no que se chama Iris. Est permite que a bobina v se formando de maneira adequada at que est se acomode no mandril (lembrando que devemos ter o mnimo de desperdcio possvel). O mandril constitudo de duas pontas que fazem 90 entre si e possui aproximadamente 4 metros de comprimento vertical. Sensores de presena indicam quando este j est em sua capacidade mxima, ento ele desce e gira rotacionando 180. Quando uma ponta est cheia desce a outra j ocupa seu lugar para receber uma nova bobina. Em seguida o carro transferidor pega e leva a bobina at ganchos acionados por motores de corrente contnua que seguem o caminho levando as bobinas pr-formadas at o compactador. Neste ela comprimida e amarrada, para seguir caminho at a balana onde receber a etiqueta sobre o tipo do ao, o cliente para o qual o produto ir e seu

_____________________________________________________________________ 23

respectivo peso. Produtos especiais ou de exportao podem ainda ser embalados para no sofrer alteraes em sua composio. Todo o processo automatizado no manuseio, s necessrio que o operador intervenha em casos de emergncia. Todas as maquinas possuem sensores como fotoclulas, termopares e acelermetros para evitar qualquer tipo de problema e paradas no processo porque permitem uma manipulao precisa e adequada do material. uma das reas mais automatizadas do laminador.

Figura 4.12 Foto do Manuseio com as bobinas j amarradas e seguindo em direo a balana.

_____________________________________________________________________ 24

Figura 4.13 Compactador prensando uma bobina

Abaixo segue o Layout do Manuseio com todos as suas dimenses e principais maquinas e componentes:

4.14 Layout do Manuseio _____________________________________________________________________ 25

A produo chega a 200 toneladas de material por dia.

5 - Controladores Lgicos Programveis (PLCs) do Laminador

Os dois PLCs mais utilizados no laminador eram o S7 300 e o S7 400 da Siemens (ainda que tivessem alguns da linha S5, mas quase todos j haviam sido substitudos. A seguir sero apresentados dados detalhados sobre o S7 300.

5.1 - S7 300 As caractersticas do PLC mais utilizado no laminador so as seguintes:

Sistema de controle modular de pequeno porte; CPUs com diferentes nveis de performance; Extensa gama de mdulos; Expansvel at 32 mdulos; Bus traseiro integrado aos mdulos, Pode ser conectado atravs de - Multipoint Interface (MPI); PROFIBUS;

ou Industrial Ethernet; "HWConfig. Conexo para PG com acesso a todos os mdulos; Sem restries de slot; Configurao e seleo de parmetros com a ajuda da ferramenta

_____________________________________________________________________ 26

Figura 5.1 - PLC S7 300 da Siemens

Mdulos do S7 300

Mdulos de Sinal - Mdulos de entradas digitais: 24V DC, 120/230V AC

(SM) - Mdulos de sadas digitais: 24V DC, Relay (Rel) . - Mdulos de entradas analgicas: Tenso, corrente, resistncia, termopares. -Mdulos de sadas analgicas: Tenso, corrente.

Mdulos de Interface - As IM360/IM361 e IM365 tornam possvel a configurao multi-rack.

(IM) - Elas conectam o barramento de um rack ao outro.

Mdulos Dummy - O mdulo dummy DM 370 reserva um slot para um mdulo de sinal cujos parmetros.

(DM) - Ainda no foram atribudos. Ele pode ser utilizado, por exemplo, para reservar um slot para instalao posterior de um mdulo de interface. _____________________________________________________________________ 27

Mdulos de Funes - Executam funes especiais":

- FM

Contagem; Posicionamento; Controle de malha fechada.

Processadores de Comunicao (CP): Proporcionam as seguintes possibilidades de comunicao: Ponto-a-ponto; PROFIBUS; Industrial Ethernet.

Figura 5.2 Mdulos do S7 300.

5.2 - Design da CPU

Abaixo est o esquema dos componentes (switchs) da CPU em questo: _____________________________________________________________________ 28

Figura 5.3 CPU do S7 300 _____________________________________________________________________ 29

5.3 - Tela de Controle Supervisrio do Manuseio

Um dos componentes mais importantes para controlar os processos industriais o supervisrio. O supervisrio uma IHM (interface homem mquina) que est conectada com todo processo da rea atravs do PLC, e permite alteraes dos principais parmetros relevantes para o processo. Na Arcelor haviam 3 salas de controle, a CP4, CP3 e a Rssula onde os operadores realizam a superviso 24h do processo e seus parmetros.

A seguir ser apresentada a tela principal de supervisrio dos compactares 1 e 2, que controlam os principais parmetros da rea do manuseio, onde a partir dela existem diversos links para outras telas que supervisionam outras reas.

Figura 5.4 Tela principal do supervisrio do compactador.

A interpretao do supervisrio a seguinte: _____________________________________________________________________ 30

Com a tecla Compactador na Posio Inicial vermelha, indica que est faltando alguma condio para compactao em automtico. Pressionado a tecla Compactador na posio inicial, nos mostrar todas as condies necessrias para a compactao em automtico. As condies em vermelho bloqueiam a compactao. As condies em verde liberada compactao

Figura 5.5 Tela Geral do compactador. Esta tela nos mostra o sistema completo do compactador. So vrias informaes que nos auxiliam durante ciclo de compactao. Em verde comando ativo e em vermelho sem comando.

6 - CONCLUSO

O estgio na empresa ArcelorMittal SA Joo Monlevade proporcionou um grande aprendizado e conhecimento tcnico sobre o processo siderrgico, especificamente sobre o processo de laminao e sobre gerncia da manuteno industrial. Proporcionou o contato com o processo inteiro da produo do ao, deste a entrada da matria prima no porto at a liberao da produo para os clientes, mostrando na pratica os conhecimentos vistos em sala de aula, alm das condies de trabalho, tamanho das instalaes, gerencia dos projetos, metas, padres e anlises laboratoriais. _____________________________________________________________________ 31

Atravs das visitas a cada rea do setor produtivo, tive a oportunidade de entender detalhadamente a instalao, manuteno e automao dos processos, a reduo dos riscos para os operadores, a maximizao da produo e a diminuio de rejeitos, que deixam de ir para o ar e para os rios, atravs das estaes de tratamento de gua, da recirculao da gua e dos filtros que amenizam os impactos ambientais. Alm disso, a ArcelorMittal proporcionou durante o estgio diversas horas dedicadas a segurana do trabalho nos DDS (Dialogo Dirio de Segurana), enfatizando a importncia de se trabalhar com segurana e cuidado, alm da participao das reunies setoriais, experincias nicas para um profissional de engenharia.

_____________________________________________________________________ 32

7 - BIBLIOGRAFIA

- http://www.fnq.org.br/site/583/default.aspx - http://www.arcelormittal.com/br/belgo/ - http://www.pilla.com.br/pdf/siderurgia.pdf - SITRAIN, Training for Automation and Drives, Apostila S7 300 Bsico. - SITRAIN, Training for Automation and Drives, Apostila S7 400 Bsico.

_____________________________________________________________________ 33

Potrebbero piacerti anche