Sei sulla pagina 1di 83

PREMBULO

Ns, representantes do povo roraimense, livre e democraticamente eleitos, reunidos em Assembleia Estadual Constituinte, inspirados nos princpios constitucionais da Repblica e no ideal de a todos servir e a todos assegurar Justia e Bem-Estar, invocando a Proteo de Deus, promulgamos a CONSTITUIO DO ESTADO DE RORAIMA.

TTULO I PRINCPIOS FUNDAMENTAIS

Art. 1 O Estado de Roraima, Unidade inseparvel da Repblica Federativa do Brasil, formado pela unio indissolvel de seus Municpios, constitui-se em Estado Membro da Federao Brasileira, regido, nas suas relaes nacionais, pelos princpios de sua autonomia estadual e da prevalncia dos direitos humanos.

Art. 2 So Poderes do Estado, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio. Pargrafo nico. Salvo excees previstas nesta Constituio, vedado a qualquer um dos Poderes delegar atribuies, defeso a quem for investido na funo de um deles exercer a de outro.

Art. 3 Constituem objetivos fundamentais do Estado de Roraima: I - construir uma sociedade livre, justa e solidria; II - garantir o desenvolvimento regional, objetivando o bem comum; III - incentivar o intercmbio scio-econmico, cultural, poltico e ambiental, no mbito dos Estados da Amaznia Legal.

TTULO II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS

CAPTULO I DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS

Art. 4 Todos so iguais perante a Lei, nos termos da Constituio Federal.

CAPTULO II DOS DIREITOS SOCIAIS

Art. 5 So direitos sociais: a educao, a sade, o trabalho, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e infncia, a assistncia aos desamparados, na forma do disposto na Constituio Federal.

TTULO III DA ORGANIZAO DO ESTADO

CAPTULO I DA ORGANIZAO POLTICO-ADMINISTRATIVA

Art. 6 A organizao poltico-administrativa do Estado compreende os Municpios, regidos por Leis Orgnicas prprias, observados os princpios da Constituio Federal e desta.

Art. 7 A cidade de Boa Vista Capital do Estado de Roraima e nela os Poderes tm sua Sede. Pargrafo nico. O Governador, com autorizao da Assembleia Legislativa, poder decretar a transferncia da Capital, temporariamente para, outra cidade do territrio estadual.

Art. 8 Os limites territoriais do Estado de Roraima compreendem o espao fsico tradicionalmente ocupado pelo extinto Territrio Federal de Roraima.

Art. 9 Cinco de outubro, data magna de Roraima, feriado em todo o territrio do Estado.

Art. 10. O Estado adotar como smbolos o hino, a bandeira, o braso de armas e outros estabelecidos em Lei. Pargrafo nico. Os Municpios podero ter smbolos prprios.

Art. 11. Compete ao Estado: I - zelar pela guarda da Constituio, das Leis e das instituies democrticas e conservar o patrimnio pblico; II - dispor sobre sua organizao constitucional, exercer as funes do seu Governo prprio e prover as necessidades da administrao autnoma de seus servios; III - instituir e arrecadar os tributos e aplicar suas rendas; IV - manter a ordem jurdica democrtica e a segurana pblica; V - elaborar e executar planos de organizao do territrio estadual e de desenvolvimento econmico e social; VI - cuidar da sade pblica e da proteo e garantia s pessoas portadoras de deficincias; VII - proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histrico, artstico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notveis e os stios arqueolgicos; VIII - impedir a evaso, a destruio e a descaracterizao de obras de arte e de outros bens de valor histrico, artstico e cultural; IX - proporcionar os meios de acesso educao, cultura, cincia e tecnologia e ministrar o ensino pblico, inclusive profissional; X - proteger o meio ambiente e combater a poluio em quaisquer de suas formas; XI - proteger e conservar as florestas, a fauna, a flora e os campos gerais e lavrados; XII - fomentar a produo agropecuria e industrial, assim como organizar o abastecimento alimentar;
3

XIII - promover programas de construo de moradias e melhoria das condies habitacionais e de saneamento bsico; XIV - combater as causas da pobreza e os fatores de marginalizao, promovendo a integrao social dos setores desfavorecidos; XV - registrar, acompanhar e fiscalizar as concesses de direito de pesquisa e explorao de recursos hdricos e minerais em seu territrio; XVI - estabelecer e implantar poltica de educao para a segurana no trnsito; XVII - Elaborar e executar a poltica e plano virios estaduais, implementando os servios de transporte intermunicipal diretamente, por concesso ou permisso; XVIII - promover a defesa permanente contra as calamidades pblicas; e XIX - cooperar tcnica e financeiramente com os servios municipais de atendimento sade da populao, com os programas de educao especial, pr-escolar e de ensino fundamental. Pargrafo nico. A cooperao entre o Estado e os Municpios ser definida em Lei Complementar e visar ao equilbrio do desenvolvimento e do bem-estar nos mbitos estadual e municipal.

Art. 12. So bens do Estado: (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE OUTUBRO DE 2005). I - as guas superficiais ou subterrneas, fluentes, emergentes ou em depsito, ressalvadas, neste caso, na forma da Lei, as decorrentes de obras da Unio; e II - as ilhas fluviais e lacustres e as terras devolutas situadas em seu territrio; III - as terras localizadas nos limites geogrficos do Ex-Territrio Federal de Roraima, conforme definido no art. 14 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias da Constituio Federal; (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE OUTUBRO DE 2005). IV - as estradas e obras existentes no territrio estadual, construdas ou recuperadas com recurso do governo local; (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE OUTUBRO DE 2005). 1 Excetuam-se das terras mencionadas no inciso III aquelas da Unio, as militares e as reas de preservao ambiental, desde que j demarcadas e homologadas e que no haja sobre as mesmas, pendncia judicial; (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE OUTUBRO DE 2005).

2 Ressalvam-se dos bens do Estado as terras particulares, assim reconhecidas na forma da Lei; (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE OUTUBRO DE 2005).

Art. 13. Compete ao Estado, concorrentemente com a Unio, legislar sobre: I - direito tributrio, financeiro, penitencirio, econmico e urbanstico; II - oramento; III - Juntas Comerciais; IV - custas dos servios forenses; V - produo e consumo; VI - florestas, caa, pesca, fauna, conservao e preservao da natureza, defesa do solo e dos recursos naturais, proteo ao meio ambiente e controle da poluio; VII - proteo ao patrimnio histrico, cultural, artstico, turstico e paisagstico; VIII - responsabilidade por dano ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico; IX - educao, cultura, ensino e desportos; X - criao, competncia, composio e funcionamento dos Juizados Especiais; XI - procedimento em matria processual; XII - previdncia social, proteo e defesa sade; XIII - assistncia jurdica e defensoria pblica; XIV - proteo e integrao social da pessoa portadora de deficincias; XV - proteo infncia e juventude; XVI - organizao, garantias, direitos e deveres da Polcia Civil; e XVII - organizao, garantias, direitos e deveres da Polcia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.

Art. 14. O Estado articular, no mbito do seu Territrio, a ao administrativa, com o objetivo de: I - integrar o planejamento, a organizao e a execuo de funes pblicas de interesse comum em reas de intensa urbanizao; e

II - contribuir para a reduo das desigualdades regionais, mediante execuo articulada de planos, programas e projetos regionais e setoriais, dirigidos ao desenvolvimento global da coletividade do mesmo complexo geoeconmico e social. Pargrafo nico. O Estado poder, mediante Lei Complementar, instituir regies metropolitanas, aglomeraes urbanas e microrregies, constitudas por agrupamentos de municpios limtrofes, para integrar a organizao, o planejamento e a execuo de servios pblicos de interesse comum. (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 020, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2007).

CAPTULO II DOS MUNICPIOS

SEO I Disposies Gerais

Art. 15. A Lei Orgnica Municipal, pela qual se regero os Municpios, ser votada e promulgada pelas Cmaras Municipais, observando os princpios da Constituio Federal e desta Constituio.

Art. 16. A fiscalizao do Municpio ser exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo do Tribunal de Contas do Estado e controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da Lei. 1 O parecer prvio, emitido pelo rgo competente, sobre as contas que o Prefeito anualmente deve prestar s deixar de prevalecer por deciso de 2/3 (dois teros) dos membros da Cmara Municipal. 2 As contas dos municpios ficaro, durante 60 (sessenta) dias, anualmente, disposio de qualquer contribuinte para exame e apreciao, podendo questionar-lhe a legitimidade, nos termos da Lei.

Art. 17. A criao, incorporao, fuso e desmembramento de Municpios far-se-o obedecendo ao disposto no artigo 18, 4, da Constituio Federal e, ainda, aos requisitos previstos em Lei Complementar.

SEO II Da Interveno

Art. 18. O Estado no intervir no Municpio, exceto quando: I - deixar este de pagar, sem motivo de fora maior, por dois anos consecutivos, a dvida fundada; II - no forem prestadas as contas devidas, na forma da Lei; III - no tiver sido aplicado o mnimo exigido da receita municipal na manuteno e desenvolvimento do ensino; e IV - o Tribunal de Justia der provimento representao para assegurar a observncia de princpios indicados nesta Constituio ou para prover a execuo de Lei, de ordem ou deciso judicial. 1 A interveno ser decretada pelo Governador, de ofcio, ou mediante solicitao da Cmara Municipal, aprovada pelo voto da maioria absoluta dos seus membros, dependendo sua execuo de prvia apreciao e aprovao da Assembleia Legislativa, no prazo de vinte e quatro horas. 2 Aprovada a interveno, o Governador nomear o Interventor, que assumir seus encargos perante a Mesa da Cmara Municipal ou, se for o caso, perante a autoridade judiciria competente, mediante a prestao do compromisso de cumprir as Constituies, Federal e do Estado, observar as Leis e os limites do Decreto Interventivo, para bem e legalmente desempenhar as funes de seu encargo extraordinrio. 3 Se a Assembleia Legislativa estiver em recesso, ser convocada extraordinariamente em 24 (vinte e quatro) horas. 4 O interventor prestar contas de sua administrao Cmara Municipal e ao Tribunal de Contas, nas mesmas condies estabelecidas para o Prefeito Municipal.

5 No caso do inciso IV deste artigo, dispensada a apreciao pela Assembleia Legislativa, o decreto se limitar a suspender a execuo do ato impugnado, se essa medida bastar ao restabelecimento da normalidade. 6 Cessados os motivos da interveno, as autoridades afastadas de seus cargos a esses retornaro, salvo impedimento legal.

CAPTULO III DA ADMINISTRAO PBLICA

SEO I Disposies Gerais

Art. 19. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes do Estado e dos Municpios, obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE OUTUBRO DE 2005).

Art. 20. A investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em Lei, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao. (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N
016, DE 19 DE OUTUBRO DE 2005).

Art. 20-A. Os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em Lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei.
(AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE OUTUBRO DE 2005).

Art. 20-B. A Lei determinar percentual mnimo de 20% das funes de confiana, a ser exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, aqueles declarados estveis, ou cedidos para o Estado, bem como de cargos comissionados, em igual percentual, os quais destinam-se apenas as atribuies de direo, chefia e assessoramento. (AC) (EMENDA

CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE OUTUBRO DE 2005).

Art. 20-C. A remunerao dos servidores pblicos e o subsdio de que trata o 4 do art. 39 da Constituio Federal, somente podero ser fixados ou alterados por lei especfica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada reviso geral anual, sempre na mesma data e sem distino de ndices. (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE OUTUBRO DE
2005).

Art. 20-D. A remunerao e o subsdio dos ocupantes de cargos, funes e empregos pblicos da administrao direta, autrquica e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes do Estado, Ministrio Pblico, da Defensoria Pblica, do Tribunal de Contas e dos Municpios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes polticos e os proventos, penses ou outra espcie remuneratria, percebidos cumulativamente ou no, includas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, no podero exceder o subsdio mensal, em espcie, aplicando-se como limite, nos Municpios, o subsdio do Prefeito, e o subsdio mensal do Governador no mbito do Poder Executivo, o subsdio dos Deputados Estaduais no mbito do Poder Legislativo e o subsdio dos Desembargadores no Tribunal de Justia, limitado a noventa inteiros e vinte e cinco centsimos por cento do subsdio mensal, em espcie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, no mbito do Poder Judicirio, aplicvel este limite aos membros do Ministrio Pblico e aos Membros do Tribunal de Contas do Estado. (AC)
(EMENDA CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE OUTUBRO DE 2005).

Art. 20-E. Aos Servidores da Unio, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municpios cedidos ao Estado de Roraima, e, ainda, queles reconhecidos estveis, quando no exerccio de Cargo Comissionado ou Funo Gratificada, assegurada a percepo do valor integral do cargo ou funo, vedado o pagamento de gratificao ou adicional em razo do mesmo exerccio, sem prejuzo do vencimento do cargo originrio. (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 020,
DE 05 DE DEZEMBRO DE 2007).

Pargrafo nico. Aos Servidores Estaduais efetivos observar-se- a Legislao aplicvel, em cada caso. (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 020, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2007).

Art. 20-F. vedado o exerccio do cargo de Secretrio de Estado, Secretrio Adjunto, ou equivalentes, e Diretor, na Administrao Pblica Direta ou Indireta, interinamente, por prazo superior a 90 (noventa) dias. (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 019, DE 22 DE JUNHO DE 2007).

Art. 21. vedada a estipulao de limite mximo de idade para o ingresso no servio pblico, excetuados os casos estabelecidos em Lei e os previstos pela Constituio Federal para a aposentadoria compulsria.

Art. 22. obrigatria a publicao dos atos administrativos no Dirio Oficial do Estado para que produzam seus efeitos regulares.

Art. 23. Incumbe ao Governo do Estado, na forma da Lei, diretamente sob o regime de concesso ou permisso, sempre mediante licitao, a prestao de servios pblicos. Pargrafo nico. A Lei dispor sobre: I - o regime das empresas concessionrias e permissionrias, seu contrato e sua prorrogao, bem como as condies de caducidade, fiscalizao e resciso da concesso ou permisso; II - os direitos dos usurios e deveres dos concessionrios ou permissionrios; (NR)
(EMENDA CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE OUTUBRO DE 2005).

III - a poltica tarifria obedecendo a continuidade do servio e a modicidade nas tarifas; (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE OUTUBRO DE 2005). IV - a obrigao de manter servios adequados e de forma contnua; (NR) (EMENDA
CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE OUTUBRO DE 2005).

Art. 24. facultado ao Estado e Municpios abrirem licitao para construo de obras pblicas, as quais podero ser exploradas pela empresa vencedora por prazo determinado e sob fiscalizao do poder pblico.

10

Art. 25. A criao de empresas pblicas, sociedades de economia mista e fundaes mantidas pelo poder pblico, bem como sua transformao, fuso, ciso, incorporao, extino e privatizao, dependero de Lei especfica e autorizao do Poder Legislativo.

Art. 26. Todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse ou de interesse particular, coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da Lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado.

SEO II Dos Servidores Pblicos Civis e Militares

Art. 27. O Estado e os Municpios instituiro, no mbito e suas competncias, regime jurdico nico e planos de carreira para servidores da administrao pblica direta, das autarquias e das fundaes pblicas, observada esta e a Constituio Federal. (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N
016, DE 19 DE OUTUBRO DE 2005).

1 Sero observados como limites mximos de remunerao, no mbito dos respectivos Poderes, os valores percebidos em espcie a qualquer ttulo por Deputados Estaduais, Governador do Estado e Desembargadores e, nos Municpios, os valores percebidos como remunerao, em espcie, pelo Prefeito. 2 Os vencimentos dos cargos dos Poderes Legislativo e Judicirio no podero ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo. 3 Os acrscimos pecunirios percebidos por servidor pblico no sero computados nem acumulados para fins de concesso de acrscimos ulteriores, sob o mesmo ttulo ou idntico fundamento. 4 REVOGADO. (EMENDA CONSTITUCIONAL N 020, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2007) 5 O Membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Secretrios Estaduais e Municipais, os membros do Ministrio Pblico Estadual, da Defensoria Pblica e Tribunal de Contas sero remunerados exclusivamente por subsdio fixado em parcela nica, vedado o

11

acrscimo de qualquer gratificao, adicional, abono, prmio, verba de representao ou outra espcie remuneratria, obedecido, em qualquer caso, o disposto no art. 37 da Constituio da Repblica. (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE OUTUBRO DE 2005). 6 Os Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio, o Ministrio Pblico, a Defensoria Pblica e o Tribunal de Contas, publicaro anualmente os valores do subsdio e da remunerao de seus cargos pblicos. (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE OUTUBRO DE 2005).

Art. 28. So servidores pblicos militares estaduais os integrantes da Polcia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, sobre cujo Estatuto a Lei dispor. 1 As patentes dos oficiais da Polcia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar so conferidas pelo Governador do Estado. 2 As patentes e graduaes, com prerrogativas, e os direitos e deveres a elas inerentes, so asseguradas em sua plenitude aos oficiais e aos praas da ativa, da reserva remunerada ou reformados da Polcia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, sendo-lhes privativos os ttulos, postos, graduaes e uniformes militares.

Art. 29. Lei Complementar dispor sobre o ingresso, direitos, garantias, promoo, vantagens, obrigaes e tempo de servio do servidor militar.

TTULO IV DA ORGANIZAO DOS PODERES

CAPTULO I DO PODER LEGISLATIVO

SEO I Da Assembleia Legislativa

Art. 30. O Poder Legislativo exercido pela Assembleia Legislativa, constituda de Deputados eleitos e investidos na forma da legislao federal para uma legislatura de 4 anos.
12

1 O nmero de Deputados Estaduais corresponder ao triplo da representao do Estado na Cmara dos Deputados e, atingindo o nmero de 36 (trinta e seis), ser acrescido de tantos quantos forem os Deputados Federais acima de doze. 2 A Assembleia Legislativa reunir-se-, anualmente, na Capital do Estado, de 15 de fevereiro a 30 de junho e de 1 de agosto a 22 de dezembro. (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 020, DE 05 DE
DEZEMBRO DE 2007).

3 As reunies marcadas para essas datas sero transferidas para o 1 (primeiro) dia til subseqente, quando recarem em sbados, domingos ou feriados. (NR) EMENDA
CONSTITUCIONAL N 020, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2007).

4 No 1 (primeiro) ano da Legislatura, a Assembleia Legislativa reunir-se- em sesses preparatrias, no dia 1 (primeiro) de janeiro, para a posse do Governador, do ViceGovernador e de seus membros e eleio da Mesa Diretora, com mandato de 02 (dois) anos, permitida sua reconduo, observadas as disposies do Regimento Interno. (NR) (EMENDA
CONSTITUCIONAL N 020, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2007).

5 O Perodo Legislativo no ser interrompido sem a aprovao do Projeto de Lei de Diretrizes Oramentrias e do Projeto de Lei Oramentria Anual. (NR) (EMENDA
CONSTITUCIONAL N 020, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2007).

6 A convocao extraordinria da Assembleia Legislativa ser realizada: (NR) (EMENDA


CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE OUTUBRO DE 2005).

I por seu Presidente, nos seguintes casos: (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE
OUTUBRO DE 2005).

a) decretao de Estado de calamidade pblica que atinja o territrio do estado, no todo ou em parte; (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE OUTUBRO DE 2005). b) interveno no Estado ou em Municpio; e c) recebimento dos autos de priso de Deputado, na hiptese de crime inafianvel. II - por 2/3 (dois teros) dos Membros da Assembleia Legislativa, ou pelo Governador, em caso de urgncia ou interesse pblico relevante. (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 016, DE 19
DE OUTUBRO DE 2005).

7 Na Sesso Legislativa Extraordinria, a Assembleia Legislativa deliberar somente sobre


13

matria para a qual foi convocada.

8 O subsdio dos Deputados Estaduais ser fixado por lei de iniciativa da Assembleia Legislativa, na razo de, no mximo, 75% (setenta e cinco por cento) daquele estabelecido, em espcie, para os Deputados Federais, observado o que dispe a Constituio Federal. (AC)
(EMENDA CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE OUTUBRO DE 2005).

9 Compete a Assembleia Legislativa dispor em seu Regimento Interno, sobre polcia e servios administrativos de sua secretaria, e prover os respectivos cargos. (AC) (EMENDA
CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE OUTUBRO DE 2005).

10. A lei dispor sobre a iniciativa popular no processo legislativo estadual e municipal. (AC)
(EMENDA CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE OUTUBRO DE 2005).

Art. 31. A Assembleia Legislativa constituir Comisses Permanentes e Temporrias, constitudas na forma do Regimento Interno e com as atribuies nele previstas, conforme os termos do ato de sua criao. 1 s Comisses, em razo da matria de sua competncia, cabe: I - discutir e votar Projetos de Lei que, segundo o Regimento Interno, no se inclua na competncia originria do plenrio, cabendo recurso para este, no prazo de 05 (cinco) dias da publicao, por iniciativa de 1/10 (um dcimo) dos Deputados. II - convocar Secretrios de Estado, dirigentes de autarquias, empresas pblicas, sociedades de economia mista e fundaes institudas ou mantidas pelo poder pblico para prestarem pessoalmente, no prazo de 15 (quinze) dias, informaes sobre assuntos previamente determinados, importando em crime de responsabilidade a ausncia sem justificativa adequada; III - convocar o Procurador-Geral da Justia, o Procurador-Geral do Estado, o Defensor Pblico Geral e os Comandantes Militares para prestarem informaes a respeito de assuntos previamente fixados, relacionados com a respectiva rea; IV - acompanhar a execuo oramentria; V - velar pela completa adequao dos atos do Poder Executivo que regulamentem dispositivos legais;

14

VI - receber peties, reclamaes, representaes ou queixas de qualquer pessoa contra atos ou omisses das autoridades ou entidades pblicas; e

VII - apreciar planos de desenvolvimento e programas de obras do Estado e sobre eles emitir pareceres. 2 As Comisses Parlamentares de Inqurito, observada a legislao, so especficas no que lhes couber; tero poderes de investigao prprios das autoridades judiciais, alm de outros previstos no Regimento Interno, sero criadas a requerimento de 1/3 (um tero) dos membros da Assembleia Legislativa, e sua aprovao depender de deliberao do Plenrio, para apurao de fato determinado e por prazo certo, sendo suas concluses, se for o caso, encaminhadas ao Ministrio Pblico ou a outra autoridade competente, para que promova a responsabilidade civil, criminal ou administrativa dos infratores. 3 A omisso de informaes s Comisses Permanentes e Comisses Parlamentares de Inqurito, inclusive as que envolvam sigilo, ou a prestao de informaes falsas, constitui crime de responsabilidade.

SEO II Das Atribuies do Poder Legislativo

Art. 32. Cabe Assembleia Legislativa, com sano do Governador, dispor sobre todas as matrias de competncia do Estado, especialmente sobre: I - a organizao administrativa do Poder Executivo, do Poder Judicirio, do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica, respeitada a iniciativa; (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 017, DE
16 DE MAIO DE 2006).

II - a criao, transformao e extino de cargos, empregos e funes pblicos e fixao dos respectivos vencimentos, observados os parmetros estabelecidos na Lei de Diretrizes Oramentrias; III - sistema tributrio, arrecadao e distribuio de rendas; IV - Plano Plurianual de Investimentos, Diretrizes Oramentrias Anuais, Oramento Anual, abertura de crdito e autorizao para operao de crdito interno ou externo e dvida

15

pblica; (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 017, DE 16 DE MAIO DE 2006). V - criao e extino de Secretarias de Estado ou rgo da Administrao Indireta;
(NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 017, DE 16 DE MAIO DE 2006).

VI - prestao de garantias, pelo Estado, realizadas pelo Poder Executivo ou contratadas por rgo de sua Administrao Indireta e pelos Municpios; (NR) (EMENDA
CONSTITUCIONAL N 017, DE 16 DE MAIO DE 2006).

VII - normas gerais sobre explorao de servios pblicos por particulares, sua concesso, bem como a fixao de tarifas ou preos, atendendo sempre a continuidade do servio e a modicidade da retribuio pela execuo. (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 016, DE 19
DE OUTUBRO DE 2005).

VIII - procedimento em matria processual; IX - proteo, recuperao e incentivo preservao e conservao do meio ambiente; X - dispor sobre servidores pblicos da administrao direta, autarquias, fundaes e seu Regime Jurdico nico; e XI - criao, incorporao, fuso e desmembramento de Municpios.

Art. 33. da competncia exclusiva da Assembleia Legislativa: I - estabelecer limites globais para o montante da dvida mobiliria do Estado e dos Municpios; (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 020, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2007). II aprovar, por maioria absoluta e por voto secreto, na forma de Lei Complementar, a destituio do Procurador-Geral da Justia e do Titular da Defensoria Pblica; III - julgar as contas do Tribunal de Contas, do Tribunal de Justia, do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica, aps parecer prvio do tribunal de contas, exceto quanto s suas. (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE OUTUBRO DE 2005). IV - REVOGADO; (EMENDA CONSTITUCIONAL N 014, DE 20 DE MAIO DE 2003). V - julgar anualmente as contas prestadas pelo Governador do Estado e apreciar os relatrios sobre a execuo dos planos de governo; (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 002, DE 10
DE JUNHO DE 1994).

VI - autorizar, previamente, alienao e cesso, a ttulo oneroso ou no, de bens imveis do Estado com rea superior a 3.000m2, se urbanos, e a 2.500ha, se rurais; (NR)
(EMENDA CONSTITUCIONAL N 013, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2002). 16

VII - fiscalizar convnios, acordos ou contratos com os Governos Federal e Municipais e com as entidades de direito pblico ou privado que resultem para o Estado quaisquer encargos no estabelecidos na Lei de Diretrizes Oramentrias; VIII - sustar contratos impugnados pelo Tribunal de Contas do Estado; IX - autorizar por deliberao de dois teros de seus membros a instaurao de processo contra o Governador, o Vice-Governador, Secretrios de Estado, do Procurador Geral de Justia, Defensor Pblico Geral, Presidente do Tribunal de Contas e aqueles agentes a estes equiparados; (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE OUTUBRO DE 2005). X - processar e julgar o Governador e o Vice-Governador do Estado nos crimes de responsabilidade, e os Secretrios de Estado nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles; XI - processar e julgar o Procurador Geral de Justia, o Procurador Geral do Estado, o Defensor Pblico Geral e o Presidente do Tribunal de Contas dos crimes de responsabilidade.
(NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE OUTUBRO DE 2005).

XII - conhecer da renncia do Governador e Vice-Governador; XIII - conceder ou recusar licena ao Governador e ao Vice-Governador para que interrompam o exerccio de suas funes; XIV - conhecer sobre as ausncias e afastamentos do Governador e do ViceGovernador, conceder-lhes licena, nos termos de Lei Complementar, bem como autoriz-los a se ausentarem do Estado ou do Pas, quando o perodo exceder a 15 (quinze) dias; (NR)
(EMENDA CONSTITUCIONAL N 006, DE 08 DE JUNHO DE 1999).

XV - aprovar, por maioria absoluta de seus membros, proposta de emprstimo interno e autorizao para emprstimo externo; (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE OUTUBRO
DE 2005).

XVI - fixar, por proposta do Governador, limites globais para o montante da dvida consolidada do Estado e Municpios; XVII - dispor sobre limites globais e condies para as operaes de crdito externo e interno do Estado, dos Municpios e de suas Autarquias e de demais entidades controladas pelo poder pblico estadual; XVIII - antes da nomeao, argir e aprovar os nomes dos Titulares da Defensoria

17

Pblica, da Procuradoria-Geral do Estado, das Fundaes Pblicas e das Autarquias e dos Presidentes das Empresas de Economia Mista, alm de escolher 2/3 (dois teros) dos membros do Tribunal de Contas do Estado, por voto secreto, aps argio pblica; quanto a estes ltimos, observado o disposto no art. 235, III, da Constituio Federal e pargrafo nico do art. 62 desta Constituio. (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 020, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2007). XIX - fixar, mediante Leis especficas, de sua iniciativa, para cada exerccio financeiro, o subsidio do Governador, Vice-Governador, Secretrios de Estado e de seus membros, observando o que dispe a Constituio Federal; (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE
OUTUBRO DE 2005).

XX - suspender, no todo ou em parte, a execuo de Lei ou de ato normativo declarado inconstitucional em deciso irrecorrvel do Tribunal de Justia; XXI - solicitar interveno federal para assegurar o livre exerccio de suas funes; XXII - aprovar a criao, incorporao, fuso e desmembramento de Municpios; XXIII - proceder tomada de contas do Governador, quando no apresentadas dentro de 60 (sessenta) dias aps abertura da sesso legislativa; XXIV - resolver definitivamente sobre acordos ou atos interestaduais que acarretarem encargos ou compromissos gravosos ao patrimnio estadual; XXV - autorizar a transferncia temporria da sede do Governo; (NR) (EMENDA
CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE OUTUBRO DE 2005).

XXVI - eleger a Mesa e constituir Comisses; XXVII - elaborar seu Regimento Interno; XXVIII - dispor sobre a organizao, funcionamento, criao, transformao ou extino dos cargos, empregos e funes de seus servios e fixao da respectiva remunerao, observados os parmetros estabelecidos na Lei de Diretrizes Oramentrias; e XXIX - fiscalizar os atos do Poder Executivo, inclusive os da administrao descentralizada. Pargrafo nico. Salvo disposio constitucional em contrrio, as deliberaes da Assembleia Legislativa sero tomadas por maioria de votos, presente a maioria absoluta de seus membros.
(NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE OUTUBRO DE 2005).

XXX - no havendo aprovao do nome encaminhado pelo Poder Executivo, fica

18

estabelecido o prazo de 10 (dez) dias para encaminhamento de novo nome dentre aqueles da lista trplice, se for o caso, ou nas demais situaes, em que o Legislativo deva argir e aprovar. (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 020, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2007).

SEO III Dos Deputados

Art. 34. Os Deputados so inviolveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opinies, palavras e votos. (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 015, DE 19 DE SETEMBRO DE 2003). 1 Os Deputados, desde a expedio do diploma, sero submetidos a julgamento perante o Tribunal de Justia de Roraima. (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 015, DE 19 DE SETEMBRO DE 2003). 2 Desde a expedio do diploma, os membros da Assembleia Legislativa no podero ser presos, salvo em flagrante de crime inafianvel; nesse caso, os autos sero remetidos dentro de vinte e quatro horas ao Poder Legislativo, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a priso. (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 015, DE 19 DE SETEMBRO DE 2003). 3 Recebida a denncia contra o Deputado, por crime ocorrido aps a diplomao, o Tribunal de Justia de Roraima dar cincia Assembleia Legislativa, que, por iniciativa de partido poltico nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, poder, at a deciso final, sustar o andamento da ao. (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 015, DE 19 DE SETEMBRO DE 2003). 4 O pedido de sustao ser apreciado pela Assembleia Legislativa no prazo improrrogvel de quarenta e cinco dias do seu recebimento pela Mesa Diretora. (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL
N 015, DE 19 DE SETEMBRO DE 2003).

5 A sustao do processo suspende a prescrio, enquanto durar o mandato. (NR) (EMENDA


CONSTITUCIONAL N 015, DE 19 DE SETEMBRO DE 2003).

6 Os Deputados no sero obrigados a testemunhar sobre informaes recebidas ou prestadas em razo do exerccio do mandato, nem sobre as pessoas que lhes confiaram ou deles receberam informaes. (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 015, DE 19 DE SETEMBRO DE 2003). 7 A incorporao s Foras Armadas de Deputados, embora militares e ainda que em tempo de guerra, depender de prvia licena da Assembleia Legislativa. (NR) (EMENDA

19

CONSTITUCIONAL N 015, DE 19 DE SETEMBRO DE 2003).

8 As imunidades de Deputados subsistiro durante o estado de stio, s podendo ser suspensas mediante o voto de dois teros dos membros da Assembleia Legislativa, nos casos de atos praticados fora do recinto desta Casa, que sejam incompatveis com a execuo da medida. (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 015, DE 19 DE SETEMBRO DE 2003). 9 No exerccio do seu mandato, o Deputado ter livre acesso s reparties pblicas e aos rgos da Administrao Pblica Estadual Direta e Indireta. (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N
015, DE 19 DE SETEMBRO DE 2003).

Art. 35. Os Deputados no podero: I - desde a expedio do diploma: a) firmar ou manter contrato com pessoa jurdica de Direito pblico, autarquias, empresa pblica, sociedade de economia mista ou empresa concessionria de servios pblicos, salvo quando o contrato obedecer a clusulas uniformes; e b) aceitar ou exercer cargo, funo ou emprego remunerado, incluindo os exonerveis ad nutum, nas entidades constantes da alnea anterior. II - desde a posse: a) ser proprietrios, controladores ou diretores de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurdica de Direito pblico, ou nela exercer funo remunerada; b) patrocinar causa em que seja interessada qualquer das entidades a que se refere a alnea a do inciso I; e c) ser titulares de mais de um cargo ou mandato eletivo federal, estadual ou municipal.

Art. 36. Perder o mandato o Deputado: I - que infringir qualquer das proibies estabelecidas no artigo anterior; II - cujo procedimento for declarado incompatvel com o decoro parlamentar; III - que deixar de comparecer, em cada sesso legislativa, tera parte das sesses ordinrias, salvo licena ou misso autorizada pela Assembleia Legislativa;

20

IV - que perder ou tiver suspensos os direitos polticos; V - quando o decretar a Justia Eleitoral, nos casos previstos na Constituio Federal; e VI - que sofrer condenao criminal em sentena transitada em julgado.

1 incompatvel com o decoro parlamentar, alm dos casos definidos no Regimento Interno, o abuso das prerrogativas asseguradas ao Deputado ou a percepo de vantagens indevidas. 2 Nos casos dos incisos I, II e VI deste artigo, a perda do mandato ser decidida pela Assembleia Legislativa, por voto secreto e maioria absoluta, mediante provocao da Mesa ou de partidos polticos representados no Legislativo, assegurada ampla defesa. 3 Nos casos previstos nos incisos III a V, a perda ser declarada pela Mesa, de ofcio ou mediante provocao de qualquer dos membros da Assembleia Legislativa ou de Partidos polticos nela representados, assegurada ampla defesa. 4 A renncia de parlamentar submetido a processo que vise ou possa levar perda do mandato, nos termos deste artigo, ter seus efeitos suspensos at as deliberaes finais, observado o disposto no art. 55 da Constituio Federal. (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 016,
DE 19 DE OUTUBRO DE 2005).

Art. 37. No perder o mandato o Deputado: I investido na funo de Ministro de Estado, Governador de Territrio, Secretrio de Estado, do Distrito Federal, de Territrio, de Municpio no Estado, de Presidente de Fundao, Presidente de rgo da Administrao Indireta do Poder Executivo Estadual ou de Chefe de Misso Diplomtica temporria e Assessoria Especial do Poder Executivo; e (NR)
(EMENDA CONSTITUCIONAL N 013, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2002).

II - licenciado pela Assembleia Legislativa por motivo de doena ou para tratar, sem remunerao, de interesse particular, desde que, neste caso, o afastamento no ultrapasse 120 (cento e vinte) dias por sesso legislativa. 1 O suplente ser convocado, nos casos de vaga, com a investidura nas funes previstas neste artigo, ou de licena superior a 120 (cento e vinte) dias.

21

2 Ocorrendo vaga e no havendo suplente, far-se- eleio para preench-la se faltarem mais de 15 (quinze) meses para o trmino do mandato. 3 Na hiptese do inciso I deste artigo, o Deputado poder optar pela remunerao do mandato.

SEO IV Do Processo Legislativo

Art. 38. O processo legislativo compreende a elaborao de: I - Emendas Constituio; II - Leis Complementares; III - Leis Ordinrias; III-A - Leis Delegadas; (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 013, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2002). IV - Decretos Legislativos; e V - Resolues.

Art. 39. A Constituio poder ser emendada mediante proposta: I - de 1/3 (um tero), no mnimo, dos membros da Assembleia Legislativa; (NR)
(EMENDA CONSTITUCIONAL N 017, DE 16 DE MAIO DE 2006).

II - do Governador do Estado; III - de mais da metade das Cmaras Municipais do Estado, manifestando-se cada uma delas pela maioria relativa de seus membros; e IV - de cidado, mediante iniciativa popular assinada por, no mnimo, 5% (cinco por cento) dos eleitores do Estado. 1 A Constituio no poder ser emendada na vigncia do estado de defesa ou de estado de stio. 2 A proposta ser discutida e votada em dois turnos, considerando-se aprovada quando obtiver, em ambas as votaes, o voto favorvel de 3/5 (trs quintos) dos membros da Assembleia Legislativa. 3 A emenda Constituio ser promulgada pela Mesa da Assembleia Legislativa, com o

22

respectivo nmero de ordem. 4 A matria constante de proposta de emenda rejeitada no poder ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa.

Art. 40. As Leis Complementares sero aprovadas pelo voto favorvel da maioria absoluta dos membros da Assembleia Legislativa, em dois turnos de votao, observados os demais termos da votao das Leis Ordinrias. (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 017, DE 16 DE MAIO DE 2006). Pargrafo nico. Para fins deste artigo, consideram-se complementares, entre outras previstas nesta Constituio: I - a Lei de Organizao Judiciria; II - a Lei Orgnica do Ministrio Pblico; III - a Lei Orgnica da Procuradoria-Geral do Estado; IV - a Lei Orgnica da Defensoria Pblica; V - a Lei Orgnica da Polcia Civil; VI - a Lei Orgnica da Polcia Militar; VII - a Lei Orgnica do Tribunal de Contas; VIII - a Lei Orgnica das entidades descentralizadas; IX - a Lei Orgnica do Fisco Estadual; X - os Estatutos dos servidores civis e militares; XI - o Cdigo de Educao; XII - o Cdigo de Sade; XIII - o Cdigo de Saneamento Bsico; XIV - o Cdigo de Proteo ao Meio Ambiente; XV - o Cdigo Estadual de Proteo contra Incndios e Emergncia; XVI - a Lei que impuser requisitos para criao, incorporao, fuso e desmembramento de Municpios ou para sua classificao como estncia de qualquer natureza; XVII - Organizao e Diviso Judicirias, bem como criao, alterao ou supresso de ofcios e cartrios judicirios; e XVIII - Lei Orgnica do Corpo de Bombeiros Militar. (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N
23

011, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2001).

Art. 41. A iniciativa das Leis Complementares e Ordinrias cabe a qualquer membro ou comisso da Assembleia Legislativa, ao Governador do Estado, ao Presidente do Tribunal de Justia, ao Presidente Tribunal de Contas, ao Procurador-Geral de Justia, ao DefensorPblico Geral e aos cidados, na forma e nos casos previstos no art. 61 da Constituio da Repblica e nesta Constituio. (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 017, DE 16 DE MAIO DE 2006). Pargrafo nico. A lei dispor sobre a criao e extino de Secretarias de Estado e rgos da Administrao Pblica Estadual. (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE OUTUBRO DE
2005).

Art. 41-A. As leis delegadas sero elaboradas pelo Governador do Estado, que dever solicitar a delegao Assembleia Legislativa. 1 No podem constituir objeto de delegao os atos de competncia privativa da Assembleia Legislativa, a matria reservada Lei Complementar e a legislao sobre: I - organizao do Poder Judicirio, do Ministrio Pblico e do Tribunal de Contas, a carreira e a garantia de seus membros, bem assim a carreira e a remunerao dos servidores de suas Secretarias; II - instituir Planos Plurianuais, Diretrizes Oramentrias e Oramentos. 2 A delegao ao Governador do Estado ter a forma de Resoluo da Assembleia Legislativa, que especificar seu contedo e os termos de seu exerccio. 3 Se a resoluo determinar a apreciao do projeto pela Assembleia Legislativa, esta a far em votao nica, vedada qualquer emenda. (AC) (ARTIGO
CONSTITUCIONAL N 013, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2002).
E

DISPOSITIVOS) (EMENDA

Art. 42. O Governador poder solicitar que os Projetos de sua iniciativa e exclusiva competncia tramitem em regime de urgncia. 1 Se a Assembleia Legislativa no deliberar em at 45 (quarenta e cinco) dias o projeto de

24

que trata este artigo, o mesmo ser includo na ordem do dia at que seja ultimada a sua votao. 2 O prazo de 45 (quarenta e cinco) dias de que trata o 1 no corre nos perodos de recesso da Assembleia Legislativa, nem se aplica aos projetos de cdigo.

Art. 43. Aprovado o Projeto de Lei na forma regimental, ser ele enviado ao Governador, que, aquiescendo, o sancionar e o promulgar. 1 Se o Governador julgar o projeto, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrrio ao interesse pblico, vet-lo-, total ou parcialmente, dentro de 15 (quinze) dias teis, contados a partir da data do recebimento, comunicando, dentro de 48 (quarenta e oito) horas, ao Presidente da Assembleia Legislativa o motivo do veto. 2 Veto parcial dever abranger por inteiro o artigo, o pargrafo, o inciso, o item ou alnea. 3 Sendo negada a sano, as razes do veto sero comunicadas ao Presidente da Assembleia Legislativa e imediatamente publicadas, se em poca de recesso parlamentar. 4 Decorrido o prazo em silncio, considerar-se- sancionado o projeto, sendo obrigatria sua promulgao pelo Presidente da Assembleia Legislativa no prazo de 10 (dez) dias. 5 O veto ser apreciado em sesso nica, dentro de trinta dias a contar de seu recebimento, s podendo ser rejeitado pelo voto contrrio da maioria absoluta dos membros do Poder Legislativo, em escrutnio secreto. (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 017, DE 16 DE MAIO DE 2006). 6 Esgotado, sem deliberao, o prazo estabelecido no 5, o veto ser includo na ordem do dia da sesso imediata, at a sua votao final. 7 Se o veto for rejeitado, o Projeto de Lei ser enviado ao Governador do Estado para promulgao. 8 Se, na hiptese do 7, a Lei no for promulgada dentro de 48 (quarenta e oito) horas pelo Governador, o Presidente da Assembleia Legislativa promulgar, e, se este no o fizer, em igual prazo, caber ao Primeiro Vice-Presidente faz-lo.

Art. 44. Ressalvados os projetos de iniciativa exclusiva, a matria constante de Projeto de Lei rejeitado somente poder ser renovada, na mesma sesso legislativa, mediante proposta da maioria absoluta dos membros da Assembleia Legislativa.
25

SEO V Da Consultoria da Assembleia Legislativa

Art. 45. Consultoria Jurdica da Assembleia Legislativa compete exercer a representao judicial e o assessoramento tcnico-jurdico ao Poder Legislativo. 1 Resoluo de iniciativa da Mesa da Assembleia Legislativa organizar a Consultoria da Assembleia Legislativa, observados os princpios e regras pertinentes da Constituio Federal e desta Constituio, disciplinar sua competncia e dispor sobre o ingresso na classe inicial, mediante concurso pblico de provas e de provas e ttulos. 2 A Consultoria Jurdica da Assembleia Legislativa do Estado tem por titular o ConsultorGeral, de livre nomeao pelo Presidente da Assembleia dentre advogados com mais de 10 (dez) anos de efetiva atividade profissional.

SEO VI Do Tribunal de Contas

Art. 46. O Tribunal de Contas, integrado por 7 (sete) Conselheiros, tem sede na Capital, quadro prprio de pessoal e Jurisdio em todo Estado, observado o disposto no art. 235, inciso III, da Constituio Federal. 1 Os Conselheiros do Tribunal de Contas sero nomeados dentre brasileiros que satisfaam os seguintes requisitos: I - ter mais de 35 (trinta e cinco) e menos de 65 (sessenta e cinco) anos de idade; II - idoneidade moral e reputao ilibada; III - notrios conhecimentos jurdicos, contbeis, econmicos e financeiros ou de administrao pblica; e IV - ter mais de 10 (dez) anos de exerccio de funo ou de efetiva atividade profissional que exija os conhecimentos mencionados no inciso anterior. 2 Os Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado sero escolhidos:
26

I - 03 (trs), pelo Governador do Estado, cabendo a este indicar um de sua livre escolha, um dentre Auditores e um dentre membros do Ministrio Pblico junto ao Tribunal, necessariamente; (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE OUTUBRO DE 2005). II - 04 (quatro) escolhidos pela Assembleia Legislativa; (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N
016, DE 19 DE OUTUBRO DE 2005).

3 Cabe Assembleia Legislativa indicar conselheiros para a 1, 2, 6 e 7 vagas e ao Poder Executivo indicar para a 3, 4 e 5 vagas; (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE OUTUBRO
DE 2005).

4 Os Conselheiros do Tribunal de Contas tero as mesmas prerrogativas, garantias, impedimentos, vencimentos e vantagens dos Desembargadores do Tribunal de Justia do Estado, podendo aposentar-se somente com as vantagens do cargo quando o tiverem exercido efetivamente, por mais de 5 (cinco) anos, observado o 3 do art. 73 da Constituio Federal.
(NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 020, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2007).

5 As vacncias decorrentes das primeiras duas nomeaes, bem como das duas ultimas, sero preenchidas por indicao do Poder Legislativo Estadual; (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL
N 016, DE 19 DE OUTUBRO DE 2005).

6 O Tribunal de Contas do Estado, por ato de seu Presidente, aps a promulgao desta emenda fica obrigado a publicar no Dirio Oficial do Estado a ordem dos atuais ocupantes das sete vagas para fins de futuras indicaes; (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE OUTUBRO
DE 2005).

Art. 47. Os auditores, em nmero de 7 (sete), so nomeados mediante concurso pblico de provas e provas e ttulos, dentre portadores de graduao em curso superior em Cincias Contbeis e Atuariais, Cincias Jurdicas e Sociais, Cincias Econmicas ou de Administrao; quando em substituio a Conselheiros, tm as mesmas garantias e impedimentos dos titulares e, quando no exerccio de suas atribuies funcionais, as de Juiz da mais alta entrncia.

Art. 47 - A. O Tribunal de Contas ter em sua Estrutura Organizacional o Ministrio Pblico Especial, ao qual se aplicam os princpios da unidade, da indivisibilidade e da independncia funcional, competindo-lhe a promoo da ordem jurdica, alm de outras definidas em Lei.
(NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 020, DE 05 DE OUTUBRO DE 2007).

27

1 O Quadro de Procuradores ser preenchido aps a realizao de Concurso Pblico de Provas e Ttulos. (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 020, DE 05 DE OUTUBRO DE 2007). 2 Lei de iniciativa do Tribunal de Contas dispor sobre a organizao do Ministrio Pblico Especial. (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 020, DE 05 DE OUTUBRO DE 2007). Art. 48. O Tribunal de Contas, quando do encerramento do exerccio financeiro, prestar contas da execuo oramentria anual Assembleia Legislativa.

SEO VII Da Fiscalizao Contbil, Financeira e Oramentria

Art. 49. A fiscalizao contbil, financeira e oramentria, operacional e patrimonial do Estado, das entidades da administrao direta e indireta e das fundaes institudas ou mantidas pelo Poder Pblico, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicaes de subvenes e renncia de receitas, ser exercida pela Assembleia Legislativa, mediante controle externo do Tribunal de Contas do Estado e controle interno de cada Poder, observadas as disposies da Constituio Federal. Pargrafo nico. Compete ao Tribunal de Contas do Estado: I - apreciar as contas prestadas anualmente pelo Governador do Estado, mediante parecer prvio, que dever ser elaborado em 60 (sessenta) dias, a contar do seu recebimento;
(NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 014, DE 20 DE MAIO DE 2003).

II - as demais competncias, no que couber, na conformidade do art. 75, da Constituio Federal. (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 002, DE 10 DE JUNHO DE 1994).

CAPTULO II DO PODER EXECUTIVO

SEO I Das Disposies Gerais

Art. 50. Os atos de improbidade administrativa importaro suspenso dos direitos polticos,

28

perda da funo pblica, indisponibilidade dos bens e ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em Lei Federal, sem prejuzo da ao penal cabvel. (NR) (EMENDA
CONSTITUCIONAL N 020, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2007).

Art. 51. Os Poderes do Estado e do Municpio, includos os rgos que os compem, publicaro trimestralmente no Dirio Oficial do Estado o montante das despesas com publicidade pagas ou contratadas naquele perodo com cada agncia ou veculo de comunicao.

Art. 52. Nenhum Projeto de Lei que implique a criao ou o aumento de despesa pblica ser sancionado sem que dele conste a indicao dos recursos disponveis prprios, para atender aos novos encargos.

Art. 53. As Instituies Financeiras do Estado so obrigadas a prestar as informaes administrativas que lhes forem requeridas pela Assembleia Legislativa ou Comisso Parlamentar especialmente instituda para essa finalidade, ressalvado o sigilo bancrio.

SEO II Do Governador e do Vice-Governador do Estado

Art. 54. O Poder Executivo exercido pelo Governador do Estado com auxlio dos Secretrios de Estado.

Art. 55. O Governador e o Vice-Governador do Estado sero eleitos simultaneamente, atendido o disposto na Constituio Federal e legislao eleitoral vigente.

Art. 56. O Governador e o Vice-Governador tomaro posse em sesso da Assembleia Legislativa, prestando compromisso de manter, defender, cumprir e fazer cumprir a Constituio Federal e a do Estado, observar as Leis e promover o bem-estar geral. Pargrafo nico. Se, decorridos 10 (dez) dias da data fixada para a posse, o Governador e o

29

Vice-Governador, salvo motivo de fora maior, no tiverem assumido os cargos, estes sero declarados vagos pela Assembleia Legislativa.

Art. 57. O Vice-Governador substituir o Governador em suas ausncias, afastamentos, impedimentos, com transmisso obrigatria do Cargo, e o suceder na vaga. (NR) (EMENDA
CONSTITUCIONAL N 006, DE 08 DE JUNHO DE 1999).

1 REVOGADO. (EMENDA CONSTITUCIONAL N 001, DE 09 DE JUNHO DE 1993) 2 (RENUMERADO PARA PARGRAFO NICO PELA EMENDA CONSTITUCIONAL N 001, DE 09/06/93). Pargrafo nico. Em caso de impedimento do Governador e do Vice-Governador e de vacncia dos respectivos cargos, ser observado o disposto no Ttulo IV, Captulo II, Seo I da Constituio Federal. (NR)(EMENDA CONSTITUCIONAL N 001, DE 09 DE JUNHO DE 1993).

Art. 58. Perder o mandato o Governador que assumir outro cargo ou funo pblica na administrao direta ou indireta, ressalvada a posse em virtude de concurso pblico e observado o disposto no artigo 38, I, IV e V, da Constituio Federal. Pargrafo nico. No perder o mandato o Vice-Governador quando investido na funo de Secretrio de Estado ou de Presidente de rgo da Administrao Indireta do Poder Executivo Estadual ou atribuio definida em Lei Complementar Estadual. (NR) (EMENDA
CONSTITUCIONAL N 008, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2000).

Art. 59. O Governador e o Vice-Governador no podero ausentar-se do Estado por mais de 15 (quinze dias) consecutivos, e do Pas em qualquer tempo, sem prvia autorizao da Assembleia Legislativa, sob pena de perda do cargo.

Art. 60. O Governador e o Vice-Governador devero ser domiciliados na Capital do Estado, onde exercero as suas funes.

Art. 61. O Governador e o Vice-Governador, no ato da posse e ao trmino do mandato, faro declarao pblica de seus bens em Cartrio de Ttulos e Documentos, sob pena de

30

responsabilidade.

Art. 61-A Cessada a investidura no cargo de Governador do Estado, quem o tiver exercido, em carter permanente, far jus, a ttulo de representao, a um subsdio mensal e vitalcio equivalente a 70% do pago ao titular, percebido em espcie. (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N
018, DE 03 DE JANEIRO DE 2007).

1 Ser suspenso o benefcio caso o Governador seja eleito para outro Mandato Eletivo enquanto perdur seu exerccio. (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 018, DE 03 DE JANEIRO DE 2007). 2 A representao a que se refere o caput ser transferida para a viva, em caso de falecimento do titular, com um desconto de 30% (trinta por cento), sendo suspensa ocorrendo os casos previstos no pargrafo anterior. (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 018, DE 03 DE JANEIRO
DE 2007).

3 O benefcio ora institudo no ser cumulativo com outro da mesma natureza, decorrente do exerccio de Cargo Eletivo. (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 018, DE 03 DE JANEIRO DE 2007).

Art. 61-B Nos 04 (quatro) anos posteriores, ao trmino do exerccio do Mandato, o Governador, ter tambm direito a Segurana Policial Militar ou Civil, a sua escolha, com o efetivo mximo de 02 homens. (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 018, DE 03 DE JANEIRO DE 2007).

SEO III Das Atribuies do Governador

Art. 62. So atribuies privativas do Governador do Estado: I - representar o Estado perante o Governo da Unio e as demais Unidades da Federao, bem como em suas relaes jurdicas, polticas e administrativas, exercendo com auxlio dos Secretrios de Estado a direo superior da Administrao Estadual; II - nomear e exonerar os Secretrios de Estado, dirigentes de empresas de economia mista, autarquias e fundaes, os Comandantes-Gerais da Polcia Militar e do Corpo de

31

Bombeiros Militar, o Procurador-Geral do Estado, o titular da Defensoria Pblica e o Procurador-Geral da Justia, observado quanto a este o disposto nesta Constituio e na Lei Orgnica do Ministrio Pblico Estadual; (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 011, DE 19 DE DEZEMBRO
DE 2001).

III - sancionar, promulgar e fazer publicar as Leis, bem como expedir decretos e regulamentos para a sua fiel execuo; IV - dispor sobre a organizao e funcionamento da Administrao Estadual, na forma da Lei; V - vetar total ou parcialmente projetos de Leis; VI - decretar Interveno em Municpios e nomear Interventor, nos casos e na forma desta Constituio; VII - nomear os Desembargadores e os Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado, na forma desta Constituio; VIII - prestar anualmente Assembleia Legislativa, dentro de 60 (sessenta) dias aps a abertura da sesso legislativa, as contas relativas ao exerccio anterior, constituindo-se crime de responsabilidade o seu descumprimento; IX - propor Assembleia Legislativa a mudana temporria da sede do Governo; X - abrir crdito extraordinrio, na forma da Lei; XI- realizar operaes de crdito mediante prvia e especfica autorizao da Assembleia Legislativa e, se for o caso, do Senado Federal; XII - celebrar com a Unio, outros Estados, Distrito Federal e Municpios convenes e ajustes ad referendum da Assembleia Legislativa; XIII - promover desapropriao quando houver relevante interesse pblico, indenizando o proprietrio pelo valor real do imvel; XIV - remeter Mensagem e Plano de Governo Assembleia Legislativa por ocasio da abertura do perodo legislativo, expondo a situao poltico-administrativa do Estado e solicitando as providncias que julgar necessrias; XV - enviar Assembleia Legislativa o Plano Plurianual, o Projeto de Lei de Diretrizes Oramentrias e as propostas de oramento, previstos nesta Constituio;

32

XVI - nomear o Procurador-Geral da Justia dentre os integrantes da carreira, em lista trplice elaborada pelo Ministrio Pblico, na forma da Lei Complementar;

XVII - ministrar, por escrito, as informaes e esclarecimentos que lhe forem solicitados pelo Poder Legislativo ou pelo Poder Judicirio, no prazo mximo de 30 (trinta) dias, importando crime de responsabilidade o no-atendimento ou a prestao de informao falsa; XVIII - celebrar ou autorizar Convnio ou acordo com pessoa jurdica de Direito pblico interno, autoridade autrquica, sociedade de economia mista, empresa pblica, concessionria e permissionria de servio pblico e pessoa jurdica de direito privado; e XIX - prover e extinguir os cargos pblicos estaduais, na forma da Lei e com as restries previstas nesta Constituio. Pargrafo nico. Os Dirigentes das Autarquias, Fundaes Pblicas, Presidentes das Empresas de Economia Mista, Interventores de Municpios, bem como os Titulares da Defensoria Pblica e da Procuradoria-Geral do Estado sero nomeados aps argio pblica e aprovao dos nomes pelo Poder Legislativo Estadual, atravs do voto secreto da maioria absoluta de seus membros. (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 007, DE 22 DE SETEMBRO DE 1999).

SEO IV Da Competncia do Governador

Art. 63. da competncia privativa do Governador a iniciativa de Leis que disponham sobre: I - Plano Plurianual, Diretrizes Oramentrias, Oramento, matria fiscal e tributria; II - criao e extino de cargos, funes, empregos pblicos na administrao direta, autrquica e fundacional, ou aumento de despesa pblica, no mbito do Poder Executivo; III - servidores pblicos do Estado, seu regime jurdico, provimento de cargos pblicos, estabilidade e aposentadoria de funcionrios civis e reforma e transferncia de integrantes da Polcia Militar para a inatividade;
33

IV - organizao da Procuradoria-Geral do Estado; e V - criao, estruturao e atribuies das Secretarias de Estado, de rgos e de entidades da administrao pblica.

1 No ser permitido aumento de despesa nos projetos de iniciativa privativa do Governador, exceto nas emendas dos Projetos de Lei dos oramentos anuais e de crditos adicionais, que somente podero ser aprovados, caso: I - sejam compatveis com o Plano Plurianual e com a Lei de Diretrizes Oramentrias; II - indiquem os recursos necessrios, admitidos somente os provenientes de anulao de despesas da mesma natureza, excludas as que incidam sobre dotaes para pessoal e seus encargos, servios de dvida, transferncias tributrias constitucionais para os Municpios, relacionadas com a correo de erros ou omisses ou com dispositivos do texto do Projeto de Lei; e III - as autorizaes para abertura de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito, inclusive por antecipao de receita, que no excedam a tera parte da receita total estimada para o exerccio financeiro e, at 30 (trinta) dias depois do encerramento deste, sejam obrigatoriamente liquidadas.

SEO V Da Responsabilidade do Governador

Art. 64. So crimes de responsabilidade os atos ou omisses do Governador do Estado que atentem contra a Constituio Federal, esta Constituio e, especialmente, contra: I - a existncia da Unio, do Estado ou os interesses peculiares dos Municpios; II - o livre exerccio do Poder Legislativo, do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico; III - o exerccio dos direitos polticos, individuais e sociais; IV - a probidade na administrao pblica; V - a segurana interna do Pas, do Estado e dos Municpios; VI - a Lei Oramentria; e
34

VII - o cumprimento das Leis e das decises judiciais; Pargrafo nico. A definio desses crimes, assim como o seu processo e julgamento, ser estabelecido em Lei Federal.

Art. 65. O Governador ser submetido a processo e julgamento: I - nos crimes de responsabilidade perante a Assembleia Legislativa; e II - nos crimes comuns perante o Superior Tribunal de Justia, depois de declarada por aquela, pelo voto de 2/3 (dois teros) de seus membros, a procedncia da acusao. 1 O Governador ser suspenso de suas funes quando incorrer: I - em infraes penais comuns, se recebida a denncia ou queixa-crime pelo Superior Tribunal de Justia; e II - em crimes de responsabilidade, aps a instaurao do processo pela Assembleia Legislativa. 2 Se, decorrido o prazo de 180 (cento e oitenta) dias,o julgamento no estiver concludo, cessar o afastamento, sem prejuzo do regular prosseguimento do processo. 3 e 4 (REVOGADOS PELA EMENDA CONSTITUCIONAL N 003, DE 13 DE DEZEMBRO DE 1995).

SEO VI Dos Secretrios de Estado

Art. 66. Os Secretrios de Estado sero escolhidos entre brasileiros maiores de 21 (vinte e um) anos e no exerccio dos direitos polticos.

Art. 67. Os Secretrios de Estado, auxiliares diretos e da confiana do Governador, sero responsveis pelos atos que praticarem ou referendarem no exerccio do cargo.

CAPTULO III DO PODER JUDICIRIO

35

SEO I Disposies Gerais

Art. 68. So rgos do Poder Judicirio: I - o Tribunal de Justia; II - os Tribunais do Jri; III - os Juzes de Direito e Juzes Substitutos; IV - a Justia Militar; V - os Juizados Especiais; VI - os Juizados de Pequenas Causas; e VII - os Juizados de Paz.

Art. 69. Ao Poder Judicirio assegurada autonomia administrativa e financeira. 1 O Tribunal de Justia elaborar proposta oramentria do Poder Judicirio dentro dos limites estipulados, conjuntamente com os demais Poderes, na Lei de Diretrizes Oramentrias. 2 Quando o regular exerccio do Poder Judicirio for tolhido pela no-satisfao oportuna das dotaes que lhe correspondam, caber ao Tribunal de Justia, pela maioria absoluta de seus membros, solicitar ao Supremo Tribunal Federal interveno da Unio no Estado.

Art. 70. exceo dos crditos de natureza alimentcia, os pagamentos devidos pela Fazenda Estadual ou Municipal, em virtude de sentena judiciria, sero feitos exclusivamente na ordem cronolgica de apresentao dos precatrios e conta dos crditos respectivos, proibida a designao de casos ou de pessoas nas dotaes oramentrias e nos crditos adicionais. 1 obrigatria a incluso, no oramento das entidades de direito pblico, de verba necessria ao pagamento de seus dbitos oriundos de sentenas transitadas em julgado, constantes de precatrios judicirios, apresentados at 1 de julho, fazendo-se o pagamento at o final do exerccio seguinte, quando tero seus valores atualizados monetariamente. (NR)
(EMENDA CONSTITUCIONAL N 013, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2002).

2 As dotaes oramentrias e os crditos abertos sero consignados ao Poder Judicirio, recolhendo-se as importncias respectivas repartio competente, cabendo ao Presidente do

36

Tribunal de Justia determinar o pagamento segundo as possibilidades do depsito e autorizar, a requerimento do credor e exclusivamente para o caso de preterio de seu direito de precedncia, o seqestro da quantia necessria satisfao do dbito. Art. 71. Lei de iniciativa do Tribunal de Justia dispor sobre a estrutura e funcionamento do Poder Judicirio, disciplinando a organizao e a Diviso Judiciria do Estado, criando e provendo os cargos de carreira da Magistratura e dos seus servios auxiliares, verificando-se esse provimento mediante Concurso Pblico de provas e de provas e ttulos, segundo os princpios da Constituio Federal.

Art. 72. Os Juzes gozam das seguintes garantias: I - vitaliciedade, que, no primeiro grau, s ser adquirida aps 2 (dois) anos de exerccio, dependendo a perda do cargo, nesse perodo, de deliberao do Tribunal de Justia e, nos demais casos, de sentena judicial transitada em julgado; II - inamovibilidade, salvo por motivo de interesse pblico, na forma do inciso VIII do art. 93 da Constituio Federal; e III - irredutibilidade de vencimentos, observado o disposto na Constituio Federal.

Art. 73. Aos Juzes vedado: I - exercer, ainda que em disponibilidade, outro cargo ou funo, salvo um de magistrio; II - receber, a qualquer ttulo ou pretexto, custas ou participao em processos; e III - dedicar-se atividade poltico-partidria.

Art. 74. A Magistratura Estadual ter seu regime jurdico estabelecido no Estatuto da Magistratura, institudo por Lei Complementar Federal.

SEO II Do Tribunal de Justia

Art. 75. O Tribunal de Justia, com sede na Capital e jurisdio em todo o territrio do
37

Estado, compe-se de, no mnimo, 7 (sete) Desembargadores nomeados dentre os magistrados de carreira, membros do Ministrio Pblico e Advogados, nos termos desta Constituio, e com as atribuies que a Lei de Organizao e Diviso Judicirias do Estado estabelecer. 1 Um quinto das vagas do Tribunal de Justia ser composto de membros do Ministrio Pblico, com mais de 10 (dez) anos de carreira, e de advogados de notrio saber jurdico e de reputao ilibada, com mais de 10 (dez) anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista sxtupla pelo rgo oficial de representao das respectivas classes. 2 O Tribunal de Justia, recebidas as indicaes em lista sxtupla do Ministrio Pblico e dos advogados, formar lista trplice, enviando-a ao Chefe do Poder Executivo, que, nos 20 (vinte) dias subseqentes, escolher um dos integrantes para nomeao. 3 O Tribunal de Justia far publicar anualmente, no 1 (primeiro) ms do ano seguinte ao respectivo exerccio, inventrio circunstanciado dos processos em tramitao e sentenciados.

Art. 76. Os vencimentos dos Desembargadores sero apreciados pela Assembleia Legislativa, ficando sujeitos a impostos gerais, inclusive o de renda e os extraordinrios.

Art. 77. Compete ao Tribunal de Justia do Estado: (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 016, DE 19
DE OUTUBRO DE 2005).

I - eleger seus rgos diretivos e elaborar seu Regimento Interno, com observncia das normas de processo e das garantias processuais das partes, dispondo sobre a competncia e o funcionamento dos respectivos rgos jurisdicionais e administrativos; II - organizar sua secretaria e servios auxiliares, velando pelo exerccio da atividade correcional respectiva; III - conceder licena, frias e outros afastamentos aos Desembargadores, Juzes e seus servidores; IV - prover, por concurso pblico de provas e de provas e ttulos, obedecidas as disposies oramentrias desta Constituio, os cargos dos seus servios auxiliares, exceto os de confiana assim definidos em Lei; V - propor Assembleia Legislativa, observada as disposies oramentrias e esta Constituio:

38

a) a alterao do nmero de membros dos Tribunais inferiores;

b) a criao e a extino de cargos e a fixao de vencimentos dos Desembargadores, dos Juzes, inclusive dos Tribunais inferiores, onde houver, dos servidores auxiliares e os dos Juzos que lhes forem subordinados; c) a criao ou extino de Tribunais inferiores; e d) a criao de novos Juzos, Comarcas, bem como a alterao da Organizao e da Diviso Judicirias; VI - solicitar a interveno no Estado para garantir o livre exerccio do Poder Judicirio, nos termos da Constituio Federal e desta Constituio; VII - nomear, prover, promover, remover, aposentar e colocar em disponibilidade seus magistrados, na forma prevista nesta Constituio e na Constituio Federal; VIII - expedir deciso normativa em matria administrativa de economia interna do Poder Judicirio, ressalvada a autonomia administrativa dos Tribunais inferiores; IX - decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduao dos praas, com estabilidade assegurada, da Polcia Militar do Estado e do Corpo de Bombeiros Militar; e X - processar e julgar originariamente; a) nos crimes comuns o Vice-Governador do Estado, os Secretrios de Estado e os Agentes pblicos a eles equiparados, os Juzes Estaduais, os membros do Ministrio Pblico e os Prefeitos Municipais, ressalvada a competncia da Justia Eleitoral; (NR) (EMENDA
CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE OUTUBRO DE 2005).

b) nos crimes comuns, os Deputados Estaduais e os Diretores-Presidentes das entidades da Administrao Estadual Indireta; (NR) (EMENDA
SETEMBRO DE 2003). CONSTITUCIONAL N

015,

DE

19

DE

c) os conflitos de competncia entre rgos do prprio Tribunal; d) os conflitos de atribuies entre autoridades judicirias e administrativas, quando forem interessados o Governador, os Prefeitos Municipais, a Mesa da Assembleia Legislativa, o Tribunal de Contas do Estado e o Procurador-Geral de Justia; e) a ao direta de inconstitucionalidade de Lei ou ato normativo estadual ou

39

municipal contestado em face desta Constituio; f) os pedidos de medida cautelar nas aes diretas de inconstitucionalidade de Lei ou ato normativo estadual ou municipal contestados em face desta Constituio; g) as representaes para interveno em Municpios; h) as reclamaes para preservao de sua competncia e garantia da autoridade de suas decises; i) a execuo de sentena nas causas de sua competncia, facultada a delegao de atribuies para a prtica de atos processuais; j) os recursos de Primeira Instncia, inclusive os da Justia Militar; l) as aes rescisrias e as revises criminais de seus julgados; m) mandados de segurana e de injuno e os habeas-data contra atos e omisses do Governador do Estado, da Mesa e da Presidncia da Assembleia Legislativa, dos Secretrios de Estado, do Presidente do Tribunal de Contas, do Procurador-Geral de Justia, do Procurador-Geral do Estado, do Corregedor-Geral de Justia, do titular da Defensoria Pblica, do Conselho da Magistratura, dos Juzes de Direito e Juzes Substitutos, do prprio Tribunal, inclusive seu Presidente; n) os habeas corpus, quando o coator ou paciente for autoridade ou funcionrio, cujos atos estejam sujeitos diretamente sua jurisdio ou se trate de crime cuja ao penal seja de sua competncia originria; e o) julgar, em grau de recurso, as causas decididas em Primeira Instncia no mbito de sua competncia.

SEO III Do Controle de Constitucionalidade

Art. 78. Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo rgo especial poder o Tribunal declarar a inconstitucionalidade de Lei ou de ato normativo estadual ou municipal.

Art. 79. Tm legitimidade para propor ao direta de inconstitucionalidade de Lei ou de ato


40

normativo estadual ou municipal contestado em face desta Constituio: I - o Governador do Estado; II - a Mesa da Assembleia Legislativa; III - o Procurador-Geral de Justia; IV - o Conselho Secional da Ordem dos Advogados do Brasil; V - os partidos polticos com representao na Assembleia Legislativa; VI - as federaes sindicais e entidades de classe de mbito nacional ou estadual; e VII - os Prefeitos e as Mesas das Cmaras Municipais. 1 O Procurador-Geral de Justia ser sempre ouvido nas aes diretas de

inconstitucionalidade. 2 Nas aes diretas de inconstitucionalidade, a deciso ser comunicada Assembleia Legislativa ou Cmara Municipal, quando declarada a inconstitucionalidade, para suspenso da execuo da Lei ou do ato impugnado. 3 Reconhecida a inconstitucionalidade por omisso de medida, para tornar efetiva norma desta Constituio, a deciso ser comunicada ao Poder competente para adoo das providncias necessrias pratica do ato ou incio do processo legislativo e em se tratando de rgo administrativo, para emiti-lo em 30 (trinta) dias, sob pena de responsabilidade. 4 Quando o Tribunal de Justia apreciar a inconstitucionalidade, em tese, de norma legal ou ato normativo estadual ou municipal, citar previamente o Procurador-Geral do Estado, o Consultor-Geral da Assembleia Legislativa ou o Procurador do Municpio, conforme o caso, que defender o texto impugnado.

SEO IV Do Tribunal do Jri

Art. 80. Em cada Comarca funcionar pelo menos um Tribunal do Jri, com competncia para julgar os crimes dolosos contra a vida, cuja composio e organizao sero determinadas em Lei, assegurados os sigilos das votaes, a plenitude da defesa e a soberania dos veredictos.

SEO V
41

Dos Juzes de Direito e Juzes Substitutos

Art. 81. Os Juzes de Direito e Juzes Substitutos, na jurisdio comum estadual de primeiro grau, integram a carreira da Magistratura nas Comarcas e Juzos e com a competncia que a Lei de Organizao e Diviso Judicirias determinar. Pargrafo nico. O Tribunal de Justia poder prover cargo de Juiz Especial na Comarca ou Vara que tenha ultrapassado determinado limite de processos, na forma em que vier, a ser disciplinada na Lei de Organizao e Diviso Judicirias.

Art. 82. Para dirimir conflitos fundirios, o Tribunal de Justia propor a criao de Varas especializadas, com competncia exclusiva para questes agrrias.
(NR) (EMENDA

CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE OUTUBRO DE 2005).

Pargrafo nico. Sempre que necessrio eficiente prestao jurisdicional, o juiz far-se- presente no local do litgio. (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE OUTUBRO DE 2005).

SEO VI Da Justia Militar

Art. 83. A Justia Militar, constituda na forma da Lei de Organizao e Diviso Judicirias, tem como rgo de Primeira Instncia os Conselhos de Justia Militar, constitudos paritariamente por Juzes Oficiais de cada Corporao e Juiz Auditor e, de Segunda Instncia, o Tribunal de Justia. (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 011, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2001). 1 Compete ao Conselho de Justia Militar julgar os crimes militares definidos em Lei e ao Tribunal de Justia do Estado, decidir sobre a perda do posto e da patente de oficial e da graduao e permanncia na corporao militar. 2 Os Juzes Auditores tero as mesmas garantias, prerrogativas, vencimentos e impedimentos dos magistrados estaduais da ltima Entrncia.

SEO VII

42

Dos Juizados Especiais

Art. 84. A competncia e a composio dos Juizados Especiais, inclusive dos rgos de julgamento de seus recursos, sero determinadas na Lei de Organizao e Diviso Judicirias, observado o disposto no art. 98, inciso I, da Constituio Federal.

SEO VIII Dos Juizados de Pequenas Causas

Art. 85. A competncia e a composio dos Juizados de Pequenas Causas, inclusive os rgos de julgamento de seus recursos, sero determinados na Lei de Organizao e Diviso Judicirias. SEO IX Da Justia de Paz

Art. 86. A Lei dispor sobre a Justia de Paz remunerada, composta de cidados eleitos pelo voto direto, universal e secreto, com mandato de quatro anos e competncia para celebrar casamentos, verificar, de ofcio, ou em face de impugnao apresentada, o processo de habilitao, exercer atribuies conciliatrias, sem carter jurisdicional, alm de outras previstas na legislao prpria.

CAPTULO IV DAS FUNES ESSENCIAIS JUSTIA

SEO I Do Ministrio Pblico

Art. 87. O Ministrio Pblico instituio permanente e essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses
43

sociais individuais e indisponveis. Pargrafo nico. So princpios institucionais do Ministrio Pblico a unidade, a indivisibilidade e a independncia funcional. Art. 88. Ao Ministrio Pblico assegurada autonomia administrativa, financeira e funcional, cabendo-lhe: I - propor ao Poder Legislativo a criao e a extino de seus cargos e servios auxiliares, provendo-os por concurso pblico de provas e de provas e ttulos, bem como a fixao de seus vencimentos; II - elaborar sua proposta oramentria dentro dos limites estipulados na Lei de Diretrizes Oramentrias, em conjunto com os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio; III - praticar atos de gesto, elaborar seus regimentos, compor seus rgos de administrao, adquirir bens e servios e efetuar a respectiva contabilizao, expedir atos de aposentadoria, provimento e vacncia de seus cargos e demais formas de provimento derivado, praticar atos e decidir sobre a situao funcional do pessoal de carreira e servios auxiliares, organizados em quadro prprio; e IV - exercer outras competncias.

Art. 89. O Ministrio Pblico tem por chefe o Procurador-Geral de Justia, nomeado pelo Governador do Estado dentre integrantes da carreira, indicados em lista trplice, mediante eleio, para mandato de 2 (dois) anos, permitida uma reconduo por igual perodo, na forma da Lei Complementar. 1 Nomeao do Procurador-Geral de Justia ser feita no prazo de 15 (quinze) dias aps entrega da lista trplice, devendo o Governador do Estado dar-lhe posse imediata. 2 Decorrido o prazo previsto no 1, sem nomeao do Procurador-Geral de Justia, ser investido no cargo o integrante da lista trplice mais votado. 3 A destituio do Procurador-Geral de Justia, em casos de abuso de poder ou de omisses graves no cumprimento do dever, poder ocorrer por deliberao do Poder Legislativo ou por indicao de 2/3 (dois teros) dos membros vitalcios do Ministrio Pblico, dependendo, em ambos os casos, de aprovao da maioria absoluta dos membros da Assembleia Legislativa, na forma da Lei Complementar.
44

Art. 90. O Ministrio Pblico ser organizado em carreira, cujo ingresso se far no cargo inicial de Promotor de Justia Substituto, atravs de concurso pblico de provas e ttulos, assegurada a participao da Ordem dos Advogados do Brasil em sua realizao e observada, nas nomeaes, a ordem de classificao.

Art. 9l. O acesso na carreira se dar sempre, alternadamente, por merecimento e antigidade.

Art. 92. O Procurador-Geral de Justia comparecer, anualmente, Assembleia Legislativa para relatar, em sesso pblica, as atividades do Ministrio Pblico.

Art. 93. Os membros do Ministrio Pblico, junto Justia Militar do Estado, integraro o Quadro nico do Ministrio Pblico Estadual. (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 010,
NOVEMBRO DE 2001). DE

20

DE

Art. 94. O provimento, a aposentadoria e a concesso das vantagens inerentes aos cargos da carreira e dos servios auxiliares previstos em Lei dar-se-o por ato do Procurador-Geral. Pargrafo nico. Na concesso da aposentadoria aos membros do Ministrio Pblico, no que couber, sero aplicadas as disposies do art. 93, inciso VI, da Constituio Federal.

Art. 95. Os proventos da aposentadoria dos membros do Ministrio Pblico sero reajustados na mesma proporo dos aumentos concedidos, a qualquer ttulo, aos que permaneam em atividade.

Art. 96. O benefcio da penso por morte obedecer ao disposto na Constituio Federal.

Art. 97. Os Membros do Ministrio Pblico Estadual tm as mesmas garantias previstas para o Ministrio Pblico da Unio.

45

Art. 98. Aos membros do Ministrio Pblico vedado: I - receber, a qualquer ttulo e sob qualquer pretexto, honorrios, percentagens ou custas processuais; II - exercer a advocacia, ainda que em disponibilidade; III - participar de sociedade comercial, na forma da Lei; IV - exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outro cargo ou funo pblica, salvo um de magistrio; e V - exercer atividade poltico-partidria, salvo excees previstas em Lei.

Art. 99. As funes do Ministrio Pblico so privativas dos integrantes da carreira, que devero residir na Comarca da respectiva lotao.

Art. 100. So funes institucionais do Ministrio Pblico Estadual as institudas no artigo 129 da Constituio Federal.

SEO II Da Procuradoria-Geral do Estado

Art. 101. A Procuradoria-Geral do Estado a instituio que representa o Estado e suas autarquias, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da Lei Complementar que dispuser sobre sua organizao e seu funcionamento, as atividades de consultoria jurdica do Poder Executivo. 1 A Procuradoria-Geral do Estado tem por titular o Procurador-Geral do Estado, de livre nomeao pelo Governador, dentre cidados maiores de 35 (trinta e cinco) anos de idade, de notvel saber jurdico e ilibada reputao, com mais de 10 (dez) anos de efetiva atividade profissional. 2 A Procuradoria-Geral do Estado ser integrada pelos Procuradores do Estado,
46

organizados em carreira, por nomeao dos aprovados em concurso pblico de provas e ttulos, com participao da Ordem dos Advogados do Brasil, Seo de Roraima, na forma que a Lei estabelecer. SEO III Da Defensoria Pblica

Art. 102. A Defensoria Pblica instituio essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a orientao jurdica e a defesa dos necessitados, em todos os graus, na forma do art. 5, inciso LXXIV, da Constituio Federal.

Art. 103. A Defensoria Pblica dirigida pelo Defensor Pblico-Geral, nomeado pelo Chefe do Poder Executivo Estadual dentre os integrantes da carreira, indicado em lista trplice, mediante eleio dentre os seus membros, aps argio e aprovao pelo Poder Legislativo, para perodo de 02 (dois) anos, permitida uma reconduo. (NR). (EMENDA CONSTITUCIONAL N
020, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2007).

1 Lei Complementar de iniciativa do titular da Defensoria Pblica organizar e estruturar a Instituio em cargos de carreira, providos na classe inicial, mediante concurso pblico de provas e ttulos, assegurada a seus integrantes a garantia de inamovibilidade e vedado o exerccio da advocacia fora das atribuies institucionais, alm de atividade poltico-partidria.
(NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE OUTUBRO DE 2005).

2 carreira da Defensoria Pblica aplicam-se os princpios dos artigos 37, inciso XII, e art. 39, 1, da Constituio Federal. 3 Defensoria Pblica cabe exercer a funo de curador especial de que tratam os Cdigos de Processo Civil e Penal e demais funes atribudas em Lei Complementar. 4 Defensoria Pblica, nos termos dos arts. 134 e 168 da Constituio Federal so asseguradas autonomias funcional, administrativa, financeira e a iniciativa de sua proposta oramentria dentro dos limites estabelecidos na Lei de Diretrizes Oramentrias e subordinao, no que couber, ao disposto no art. 99, 2 da Constituio da Repblica. (AC)
(EMENDA CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE OUTUBRO DE 2005).

5 A destituio do Defensor-Geral, em casos de abuso de poder ou de omisses graves no

47

cumprimento do dever, poder ocorrer por deliberao do Poder Legislativo ou por indicao de 2/3 (dois teros) dos membros da Defensoria Pblica, dependendo, em ambos os casos, de aprovao da maioria absoluta dos membros da Assembleia Legislativa, na forma da Lei Complementar. (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE OUTUBRO DE 2005). 6 As funes da Defensoria Pblica so privativas dos integrantes da carreira, que devero residir na Comarca da respectiva lotao. (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE OUTUBRO
DE 2005).

TTULO V DA TRIBUTAO E DO ORAMENTO

CAPTULO I DO SISTEMA TRIBUTRIO

SEO I Dos Princpios Gerais

Art. 104. O Sistema Tributrio Estadual ser exercido com base na Constituio Federal e Leis Complementares Federais, nas resolues do Senado Federal, nesta Constituio e em Leis Ordinrias.

SEO II Das Limitaes do Poder de Tributar

Art. 105. vedado ao Estado e aos Municpios institurem tributos no elencados na Constituio Federal como de suas competncias, sem prejuzo, tambm, da observncia dos princpios e fundamentos do Direito Tributrio.

SEO III Dos Impostos do Estado

48

Art. 106. Compete ao Estado instituir impostos previstos no art. 155, e seus respectivos incisos e pargrafos, da Constituio Federal. SEO IV Dos Impostos dos Municpios

Art. 107. Compete aos Municpios institurem os impostos previstos no art. 156, e seus respectivos incisos e pargrafos, da Constituio Federal.

SEO V Da Repartio das Receitas

Art. 108. A repartio das receitas tributrias do Estado e as transferncias da Unio obedecero, no que couber ao Estado e aos Municpios, aos dispositivos constantes dos artigos 157 a 162 da Constituio Federal. 1 O Estado publicar no Dirio Oficial, at o ltimo dia do ms subseqente ao da arrecadao, o montante de cada um dos tributos arrecadados, os recursos recebidos e os transferidos sob forma de convnio e os valores de origem tributria entregues e a entregar e a expresso numrica dos outros critrios e rateio. 2 Os dados divulgados pelo Estado sero discriminados por Municpio.

SEO VI Da Poltica de Incentivos

Art. 109. O Estado e os Municpios, em razo de atividades consideradas fundamentais para o desenvolvimento econmico-social, podero conceder incentivos fiscais relativos aos tributos de suas competncias s empresas instaladas ou que venham a instalar-se no Estado de Roraima, bem como ao micro, pequeno e mdio produtor rural, com prvia autorizao da Assembleia Legislativa. Pargrafo nico. No que se refere ao Imposto sobre operaes relativas Circulao de
49

Mercadorias e sobre prestaes de Servios de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicao, as isenes, incentivos e benefcios fiscais sero concedidos e revogados na forma prevista em Lei Complementar editada com fundamento no art. 155, 2, inciso XII, alnea g, da Constituio Federal.

Art. 110. Os incentivos compreendem o apoio gerencial, tecnolgico e mercadolgico, bem como a concesso de financiamentos atravs de linhas de crdito subsidiado, voltados aos estabelecimentos de micro e pequeno porte dos setores agropecurio, agroindustrial, industrial, comercial e da prestao de servios. Pargrafo nico. Lei ordinria dispor sobre a concesso, acompanhamento, controle e fiscalizao dos incentivos fiscais concedidos.

CAPTULO II DAS FINANAS PBLICAS

SEO I Disposies Gerais

Art. 111. Lei Complementar dispor sobre finanas pblicas, em obedincia aos princpios previstos na Constituio Federal e na legislao federal complementar. 1 As disponibilidades de caixa do Estado, dos Municpios e dos rgos ou entidades do poder pblico e das empresas por ele controladas, devero ser depositadas, obrigatoriamente, em instituies oficiais de crdito, com preferncia pelo Banco do Estado de Roraima BANER, ressalvados os casos previstos em Lei. 2 As receitas do Estado que compreendem a arrecadao de impostos, taxas, contribuies e demais partes do ativo oramentrio, bem como os pagamentos a terceiros, sero processados pelo banco oficial do Estado, ressalvados os casos previstos em Lei.

SEO II Dos Oramentos


50

Art. 112. Os princpios norteadores do art. 165 da Constituio Federal sero obedecidos pelo Estado no estabelecimento de suas Diretrizes Oramentrias, bem como o Plano Plurianual e os Oramentos Anuais.

Art. 113. Os Projetos de Lei relativos ao Plano Plurianual, s Diretrizes Oramentrias, ao Oramento Anual e aos Crditos Adicionais, bem como suas emendas, sero apreciados pela Assembleia Legislativa, na forma do Regimento Interno. 1 As emendas ao Projeto de Lei do Oramento Anual, ou aos projetos que o modifiquem, sero admitidas desde que: I - Sejam compatveis com o Plano Plurianual e com a Lei de Diretrizes Oramentrias; II - Indiquem os recursos necessrios, admitidos apenas os provenientes de anulao de despesa, excludas as que incidem sobre: a) dotaes para pessoal e seus encargos; b) servio da dvida; e c) transferncias tributrias constitucionais para Municpios; III - Sejam relacionadas: a) com a correo de erros ou omisses; e b) com os dispositivos de texto do Projeto de Lei. 2 O governador poder enviar mensagem ao Legislativo propondo modificao nos projetos a que se refere este artigo enquanto no iniciada, na comisso competente, a votao da parte cuja alterao proposta.

Art. 114. Os recursos correspondentes s dotaes oramentrias, compreendidos os crditos suplementares e especiais destinados aos Poderes Legislativo, Judicirio, ao Ministrio Pblico, Defensoria Pblica e ao Tribunal de Contas do Estado, ser-lhes-o repassados at o dia 20 (vinte) de cada ms em forma de duodcimos. (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 016, DE 19
DE OUTUBRO DE 2005).

51

Art. 115. Os recursos que, em decorrncia de veto, emenda ou rejeio do Projeto de Lei Oramentria Anual, ficarem sem despesas correspondentes, podero ser utilizados, conforme o caso, mediante crditos especiais ou suplementares, com prvia e especfica autorizao legislativa.

Art. 116. obrigatria a incluso no oramento das entidades de Direito pblico de verba, necessria ao pagamento de dbitos constantes de precatrios judicirios apresentados at a data de 1 (primeiro) de julho, obrigando-se a realizar o pagamento no 1 (primeiro) semestre do exerccio seguinte.

TTULO VI DA ORDEM ECONMICA E FINANCEIRA

CAPTULO I DISPOSIES GERAIS

Art. 117. A Ordem Econmica do Estado, observados os princpios da Constituio Federal, ser fundamentada na valorizao do trabalho humano e na livre iniciativa, tendo por fim assegurar a todos existncia digna, conforme os ditames da justia social. Pargrafo nico. assegurado a todos o livre exerccio de qualquer atividade econmica, salvo nos casos previstos em Lei.

Art. 118. Como agentes promotores e estimuladores da atividade econmica em geral, o Estado e os Municpios incentivaro a iniciativa privada a desempenhar toda atividade produtiva necessria ao desenvolvimento, observado o regime da Constituio Federal, art. 170.

Art. 119. A explorao de atividade econmica pelo Estado no ser permitida, salvo quando
52

motivada por relevante interesse coletivo, na forma da Lei.

Art. 120. O Estado e os Municpios incentivaro a atividade artesanal, bem como promovero o turismo como fator de desenvolvimento social e econmico.

CAPTULO II DA POLTICA URBANA

SEO I Disposies Gerais

Art. 121. A poltica urbana, a ser formulada e executada pelo Estado e pelos Municpios, ter como objetivos o pleno desenvolvimento das funes sociais da cidade e a garantia da melhor qualidade de vida de sua populao, observadas as disposies constitucionais pertinentes. Pargrafo nico. As cidades com populao inferior a 20.000 (vinte mil) habitantes recebero assistncia de rgo estadual de desenvolvimento urbano na elaborao de normas gerais de ocupao do territrio, em consonncia com o poder pblico Municipal e no interesse da comunidade.

SEO II Do Saneamento Bsico

Art. 122. O Estado definir em Lei sua poltica de saneamento bsico, estabelecendo diretrizes que promovam programas de construo de moradias e a melhoria das condies habitacionais, observada a legislao prpria.

CAPTULO III DAS POLTICAS AGRCOLA, FUNDIRIA, PESQUEIRA E MINERRIA

SEO I
53

Disposies Gerais

Art. 123. As polticas fundiria e agrcola sero formuladas e executadas pelo Estado e Municpios, observado o disposto no art. 187 da Constituio Federal e os seguintes preceitos: I - a criao de condies necessrias para a reverso do xodo rural e fixao do rurcola, bem como promover melhoria de suas condies scio-econmicas; e II - a busca da participao efetiva do setor de produo, envolvendo produtores e trabalhadores rurais, bem como dos setores de armazenamento, de transporte e de comercializao.

SEO II Da Poltica Agrcola

Art. 124. A poltica agrcola ser planejada e executada respeitando as diferentes peculiaridades dos ecossistemas presentes no Estado, representados por vrzeas, lavrados, matas e serras, com adequado manejo, observado o disposto na Constituio Federal.

Art. 125. O Estado, atravs de estudos bsicos, identificar a vocao e aptido produtivas de cada regio, incluindo suas comunidades, e elaborar seus planos de desenvolvimento e ao integrados. 1 Incluem-se nos planos as atividades agroindustriais, agropecurias, pesqueiras e florestais. 2 Sero compatibilizadas as aes de poltica agrcola e de reforma agrria.

Art. 126. atribuio do Estado e dos Municpios adotarem uma poltica de incentivo s atividades produtivas, que se efetivar atravs de: I - assistncia tcnica e extenso rural; II - estmulos fiscais; III - crdito subsidiado; IV - suporte informativo de mercado; V - seguro agrcola;
54

VI - pesquisa e tecnologia; e VII - cooperativismo e associativismo. Art. 127. A Lei estabelecer as diretrizes e bases para o planejamento e operacionalizao do desenvolvimento estadual, que incorporar e compatibilizar os planos nacionais, regionais e municipais de desenvolvimento.

SEO III Da Poltica Fundiria

Art. 128. facultado ao Estado atuar em colaborao com a Unio na reforma agrria referente aos imveis rurais que no estejam cumprindo sua funo social, nos termos da Constituio e Legislao Federal. Pargrafo nico. A Lei disciplinar sobre a criao e a implementao de projetos de assentamento de colonos, para os quais o Estado alocar, no Oramento Plurianual, recursos com vistas a atender necessidade de construo de infra-estrutura bsica dos projetos no decorrer do processo de assentamento.

Art. 129. O Estado promover sua poltica fundiria atravs da criao de um Instituto de Terras, que ser constitudo na forma da Lei. Pargrafo nico. Ao Instituto de Terras caber a responsabilidade de executar as diretrizes globais e setoriais da poltica fundiria.

SEO IV Da Poltica Pesqueira

Art. 130. O Estado elaborar uma poltica para o setor pesqueiro, sobre a qual dispor a Lei Ordinria, com observncia da Constituio Federal e legislao federal.

SEO V Da Poltica Minerria


55

Art. 131. A Lei dispor sobre a participao do Estado nos recursos resultantes da explorao das riquezas minerais e potenciais de energia hidrulica, com vistas ao aproveitamento racional, consideradas as peculiaridades e necessidades econmico-sociais locais e a autonomia poltico-administrativa do Estado. Pargrafo nico. As empresas mineradoras podero receber aprovao e licenciamento dos rgos estaduais competentes quando atenderem aos princpios gerais estabelecidos nesta Constituio e na Legislao pertinente.

CAPTULO IV DO SISTEMA FINANCEIRO

Art. 132. O sistema financeiro, observado o disposto na Constituio Federal, estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do Estado e a servir aos interesses da coletividade, e ser regulado em Lei Complementar, obedecendo, em sua organizao, funcionamento e atribuies s normas emanadas da legislao federal. (NR) (EMENDA
CONSTITUCIONAL N 020, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2007).

TTULO VII DA ORDEM SOCIAL

CAPTULO I DISPOSIES GERAIS

Art. 133. A Ordem Social Roraimense tem como base o primado do trabalho e como objetivo a Justia e o Bem-Estar Social.

CAPTULO II DA SEGURIDADE SOCIAL

56

SEO I Disposies Gerais

Art. 134. O Estado garante em seu territrio o planejamento e desenvolvimento de aes que viabilizem, no mbito de sua competncia, os princpios da seguridade social previstos nos artigos 194 e 195 da Constituio Federal.

SEO II Da Sade

Art. 135. A sade direito de todos e dever do Estado, assegurada mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doenas e de outros agravos e permitam o acesso universal gratuito e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao.

Art. 136. So de relevncia pblica as aes e servios de sade, cabendo ao poder pblico dispor, nos termos da Lei, sobre sua regulamentao, fiscalizao e controle.

Art. 137. As aes e os servios pblicos de sade, executados e desenvolvidos pelos rgos e instituies estaduais e municipais da administrao direta, indireta e fundacional, integram uma rede regionalizada e hierarquizada do Sistema nico de Sade, organizado no Estado, nos termos da Constituio Federal, de acordo com as seguintes diretrizes: I - universalizao da assistncia de igual qualidade dos servios de sade populao urbana e rural; II - participao da comunidade; III - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas e aes de diagnstico, de cunho de natureza coletiva, adequadas realidade epidemiolgica, sem prejuzo das assistenciais e individuais; IV - descentralizao poltica, administrativa e financeira, com direo nica na esfera
57

do Estado; e V - valorizao dos profissionais da rea de sade, com a garantia de planos de carreira e de condies para reciclagem peridica; Pargrafo nico. As aes e servios de sade sero planejados, executados e avaliados atravs de equipes interdisciplinares, sempre com a participao da comunidade.

Art. 138. O Sistema Estadual de Sade ser mantido com recursos do oramento da Unio, do Estado, dos Municpios e da seguridade social, alm de outras fontes.

Art. 139. Compete ao Estado, no mbito do Sistema nico de Sade, alm das atribuies previstas na Lei federal: I - controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substncias de interesse para a sade e participar da produo de medicamentos, hemoderivados e outros insumos; II - executar aes de vigilncia sanitria e epidemiolgica e as de sade do trabalhador; III - participar da formulao da poltica e da execuo das aes de saneamento bsico; IV - ordenar a formao de recursos humanos na rea de sade; V - fiscalizar e inspecionar o estado dos alimentos, compreendido o seu valor nutritivo e respectivos componentes, bebidas e gua para consumo humano. VI - participar do controle e da fiscalizao da produo, do transporte, da guarda e da utilizao de substncias e produtos psicoativos, txicos ou radioativos; VII - colaborar na proteo do meio ambiente, incluindo-se o do trabalho; VIII - executar as aes de preveno, tratamento e reabilitao dos deficientes fsicos, mentais e sensoriais; IX - implementar, em conjunto com os rgos federais e municipais, o sistema de informao na rea de sade; X - manter banco de rgos, tecidos e substncias humanas; XI - defender e promover as condies necessrias me para o pleno exerccio do aleitamento materno; e
58

XII - assegurar a todos atendimento emergencial nos estabelecimentos de sade pblicos ou privados.

Art. 140. Lei dispor sobre as condies e requisitos que facilitem a remoo de rgos, tecidos e substncias humanas, para fins de transplantes, obedecendo-se ordem cronolgica da lista de receptores e respeitando-se rigorosamente as urgncias mdicas, pesquisas e tratamentos, bem como a coleta, processamento, transporte e transfuso de sangue e seus derivados, sendo vedado qualquer tipo de comercializao.

Art. 141. vedada toda e qualquer experimentao em seres humanos de substncia, drogas ou meios contraceptivos que atentem contra a sade e que no sejam de pleno conhecimento do usurio e sem fiscalizao pelo poder pblico.

Art. 142. A assistncia sade livre iniciativa privada, que pode participar de forma complementar do Sistema nico de Sade, observadas as diretrizes deste, mediante contrato de Direito pblico, tendo preferncia as entidades filantrpicas e as sem fins lucrativos. Pargrafo nico. vedada a destinao de recursos pblicos para auxlios e subvenes s instituies privadas com fins lucrativos.

SEO III Da Assistncia Social

Art. 143. O Estado prestar assistncia social, independente de contribuio seguridade social, visando, entre outros, aos seguintes objetivos: I - proteo famlia, maternidade, infncia, adolescncia e velhice; II - amparo aos carentes e desassistidos; III - promoo da integrao no mercado de trabalho; e IV - recuperao e habilitao das pessoas portadoras de deficincias e promoo de sua integrao na vida social e comunitria.
59

Art. 144. As aes governamentais na rea de assistncia social sero implementadas com recursos do oramento dos Municpios, do Estado, da Unio e de outras fontes, observadas as seguintes diretrizes: I - participao da populao por meio de organizaes representativas; e II - descentralizao poltico-administrativa, respeitada a Constituio Federal.

CAPTULO III DA EDUCAO, CULTURA E DESPORTO

SEO I Da Educao

Art. 145. A Educao, direito de todos e dever da famlia e do Estado, ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, fundamentada na democracia, no respeito aos direitos humanos, ao meio ambiente e cultura, visa preparar a pessoa para o trabalho e para os valores espirituais e o exerccio pleno da cidadania.

Art. 146. O Sistema Estadual de Educao, integrado por rgos e estabelecimentos de ensino estaduais, municipais e escolas particulares, observar os princpios e garantias previstos na Constituio Federal.

Art. 147. O Estado organizar, em colaborao com a Unio e os Municpios, o Sistema Estadual de Educao, abrangendo a educao especial, a pr-escolar, o ensino fundamental e mdio e, ainda, o ensino superior na esfera de sua jurisdio. Pargrafo nico. Os Sistemas de Ensino Estadual e Municipal promovero a valorizao dos profissionais da educao, garantindo-lhes condies dignas de trabalho, aperfeioamento e remunerao adequada s suas responsabilidades profissionais e nveis de formao, assegurados nos Planos de Carreira do magistrio, com piso salarial profissional unificado fixado em Lei e ingresso exclusivamente por concurso pblico de provas e de provas e ttulos.
60

Art. 148. O Plano Estadual de Educao, aprovado por Lei, articulado com os planos nacional e municipais de educao, ser elaborado com a participao da comunidade, observado o que dispe a Constituio Federal.

Art. 149. Observada a legislao federal, sero fixados contedos mnimos para o ensino fundamental e mdio, de maneira a assegurar, alm da formao bsica: I - a promoo dos valores culturais nacionais e regionais; II - currculos adaptados aos meios, urbano e rural, visando ao desenvolvimento da capacidade de anlise e reflexo crtica sobre a realidade; e III - atividades curriculares a serem vivenciadas em educao ambiental, direitos humanos, trnsito, educao sexual, direitos e deveres do consumidor e preveno ao uso de txicos.

Art. 150. O Estado dar prioridade implantao de cursos de nvel mdio profissionalizante que estejam mais dirigidos para a vocao econmico-social da Amaznia.

Art. 151. Os recursos estaduais e municipais destinados educao sero aplicados prioritariamente nas escolas pblicas, visando ao atendimento das necessidades da educao especial e pr-escolar e do ensino fundamental e mdio. Pargrafo nico. Fica o Poder Executivo autorizado a destinar recursos financeiros necessrios ao desenvolvimento de programas de Crdito Educativo a nvel de graduao e bolsas para estudos a nvel de ps-graduao, a serem disciplinados em Lei complementar.

Art. 152. O Estado aplicar anualmente 25% (vinte e cinco por cento), no mnimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferncias, na manuteno e desenvolvimento do ensino. (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 012, DE 13 DE AGOSTO DE 2002).

Art. 153. O Governo publicar no Dirio Oficial do Estado, at o dia 10 (dez) de maro de cada ano, demonstrativo da aplicao dos recursos previstos no artigo anterior, por Municpio
61

e por atividade. Art. 154. O Poder Executivo promover meios visando instituio da Universidade Estadual de Roraima, que gozar dos princpios constitucionais estabelecidos no art. 207 da Constituio Federal.

Art. 155. O Conselho Estadual de Educao, rgo representativo da sociedade na gesto democrtica do Sistema Estadual de Ensino, com autonomia tcnica e funcional, ter funes deliberativas, normativas, fiscalizadoras e consultivas. Pargrafo nico. A Lei definir as competncias e a composio do Conselho Estadual de Educao e dos Conselhos Deliberativos Escolares.

Art. 156. Fica assegurada s comunidades indgenas, alm da lngua portuguesa, a utilizao de suas lnguas maternas e processos prprios de aprendizagem na integrao scio-cultural.

SEO II Da Cultura

Art. 157. A cultura e a tradio roraimenses, aliceradas na criatividade popular, na troca de experincias e informaes e no saber do povo, tero prioridade pelo seu carter social e por constiturem base na formao da identidade do Estado.

Art. 158. O Estado garante a todos o pleno exerccio dos direitos culturais, para o que incentivar, valorizar e definir as manifestaes culturais da comunidade roraimense, mediante: I - criao e manuteno de ncleos culturais regionais e de espaos pblicos equipados para a formao e difuso das expresses artstico-culturais; II - adoo de incentivos fiscais que estimulem as empresas privadas a investirem na produo cultural e artstica do Estado e na preservao do seu patrimnio histrico, artstico e cultural; III - estmulo s atividades de carter cultural e artstico, notadamente as de cunhos
62

regional e folclrico; IV - promoo, aperfeioamento e valorizao dos profissionais da cultura; e V - a valorizao da cultura roraimense ocorrer com a participao dos Municpios, a fim de que se assegure a unidade na diversidade, a partir de suas reas de produo, preservando a originalidade.

Art. 159. Constituem patrimnio histrico, turstico, social, artstico, ambiental e cultural roraimense os bens de natureza material e imaterial, de interesse comum a todos, tombados individualmente ou em seu conjunto, que contenham referncia identidade, ao e memria dos diferentes grupos tnicos formadores da sociedade roraimense, nos quais se incluem: (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 021, DE 06 DE MAIO DE 2008). I - as formas de expresso de nosso povo; (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 021, DE 06 DE
MAIO DE 2008).

II - os modos de criar, fazer e viver, caractersticos da sociedade ou de grupos sociais;


(NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 021, DE 06 DE MAIO DE 2008).

III - as criaes artsticas e tecnolgicas e as descobertas cientficas; (NR) (EMENDA


CONSTITUCIONAL N 021, DE 06 DE MAIO DE 2008).

IV - as obras, objetos, documentos de valor histrico e cultural, bem como as edificaes e demais espaos destinados ou no s manifestaes artstico-culturais. (NR)
(EMENDA CONSTITUCIONAL N 021, DE 06 DE MAIO DE 2008).

1 So tombados como parte da memria histrica, turstica, social, artstica, ambiental e cultural pertinentes formao da sociedade roraimense, na seguinte ordem: (AC) (EMENDA
CONSTITUCIONAL N 021, DE 06 DE MAIO DE 2008).

I - o Forte So Joaquim, em Boa Vista; e o Fortim de Santa Rosa, em Amajari; (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 021, DE 06 DE MAIO DE 2008). II - as fazendas Del Rey, So Marcos, So Bento e So Jos; (AC) (EMENDA
CONSTITUCIONAL N 021, DE 06 DE MAIO DE 2008).

III - as fazendas instaladas ao longo da formao geopoltica de Boa Vista, do territrio Federal do Rio Branco e, posteriormente, de Roraima, hoje, territrio do Estado de Roraima; (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 021, DE 06 DE MAIO DE 2008).
63

IV - as corredeiras do Bem-Querer, em Caracara; e Gar-Gar e Sete Quedas, em Uiramut; (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 021, DE 06 DE MAIO DE 2008). V - a memria das famlias pioneiras; (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 021, DE 06
DE MAIO DE 2008).

VI - os Ttulos Imobilirios registrados no Cartrio de Registro de Imveis de Boa Vista, at 1990; (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 021, DE 06 DE MAIO DE 2008). VII - a Serra do Tepequm, no Municpio de Amajari; (AC) (EMENDA
CONSTITUCIONAL N 021, DE 06 DE MAIO DE 2008).

VIII - o Lago do Caracaran, bem como, o espao de proteo, ambincia e visibilidade, nos termos da Lei Municipal de Normandia n 001/1996; (AC) (EMENDA
CONSTITUCIONAL N 021, DE 06 DE MAIO DE 2008).

IX - os Montes Roraima e Cabura; (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 021, DE 06


DE MAIO DE 2008).

X - a Vila do Surumu, no Municpio de Pacaraima; (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL


N 021, DE 06 DE MAIO DE 2008).

XI - o Marco BV-8, no Municpio de Pacaraima; (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 021, DE 06 DE MAIO DE 2008). XII - como identificao regional do povo, os termos macuxi wapixana; (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 021, DE 06 DE MAIO DE 2008). XIII - toda a extenso das margens dos rios Branco, Uraricoera e Tacut, na faixa de 500 metros, a partir de suas margens, como rea de proteo, de ambincia e de visibilidade; (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 021, DE 06 DE MAIO DE 2008). XIV - as lendas Cruviana e Macunama, a msica Roraimeira e o poema Cavalo Selvagem, estes ltimos como referencial artstico-cultural; (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL
N 021, DE 06 DE MAIO DE 2008).

XV - o Monumento ao Garimpeiro e o Coreto, localizados na Praa do Centro Cvico, em Boa Vista; (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 021, DE 06 DE MAIO DE 2008). XVI - os monumentos constantes da Catedral Cristo Redentor, com a residncia episcopal, a Matriz Nossa Senhora do Carmo, a Igreja de So Sebastio, o prdio da Prelazia, bem como, o Hospital Nossa Senhora de Ftima, as Escolas So Jos e Euclides da Cunha e a
64

Casa Joo XXIII, todos localizados no Municpio de Boa Vista; (AC) (EMENDA
CONSTITUCIONAL N 021, DE 06 DE MAIO DE 2008).

XVII - as pontes do Macuxi, do Uraricoera e Surumu; (AC) (EMENDA


CONSTITUCIONAL N 021, DE 06 DE MAIO DE 2008).

XVIII - a Ilha de Marac, o Stio Arqueolgico da Pedra Pintada e a Pedra do Cristo; (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 021, DE 06 DE MAIO DE 2008). XIX - os assentamentos de ordem civil, religiosa ou administrativa que contenham dados sobre a origem de nascimento do roraimense, realizados por instituio pblica ou privada que funcione ou tenha funcionado no espao territorial de Roraima; (AC) (EMENDA
CONSTITUCIONAL N 021, DE 06 DE MAIO DE 2008).

XX - a Vila do Taiano e o Hospital Bom Samaritano, este localizado na Maloca da Barata, ambos no municpio de Alto Alegre, considerada sua histria, uma vez que foram fundados por pioneiros; (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 021, DE 06 DE MAIO DE 2008). XXI - os arraiais de So Sebastio, Nossa Senhora do Carmo, So Francisco, Nossa Senhora de Aparecida, do Anau e Boa Vista Junina, como forma de manifestao popular; (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 021, DE 06 DE MAIO DE 2008). XXII - os festejos de So Jos, na vila do Surumu, bem como, o prdio da Misso e o Seminrio religioso, localizados naquela vila; (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 021, DE 06
DE MAIO DE 2008).

XXIII - as vilas do Mutun, gua Fria e Soc, localizados no municpio de Uiramut, e suas reas de ambincia; (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 021, DE 06 DE MAIO DE 2008). XXIV - as pontes sobre o rio Surumu, e a Fazenda Boa Vista, esta que deu origem a nossa Capital; (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 021, DE 06 DE MAIO DE 2008) e XXV - a faixa de terras de 15km na fronteira do Estado de Roraima com a Repblica Cooperativista da Guiana e com a Repblica Bolivariana da Venezuela, bem como, nos limites comuns dos Estados do Par e Amazonas, reas indispensveis presena do Poder Pblico Estadual, na defesa de seu territrio. (AC) (EMENDA
MAIO DE 2008). CONSTITUCIONAL N

021,

DE

06

DE

2 As fazendas constantes do inciso II so tombadas em razo do carter estatal de ocupao do territrio de Roraima, como poro brasileira. (AC) (EMENDA
CONSTITUCIONAL N

021,
65

DE 06 DE MAIO DE 2008).

3 A memria das famlias pioneiras, bem como, os ttulos imobilirios so tombados em razo do valor e registro imemorial daqueles que desbravaram as terras brasileiras nos rinces roraimenses. (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 021, DE 06 DE MAIO DE 2008).

4 Os demais bens materiais ou imateriais so tombados em razo da formao da identidade cultural, histrica, artstica e ambiental do povo roraimense. (AC) (EMENDA

CONSTITUCIONAL N 021, DE 06 DE MAIO DE 2008).

5 O rgo estadual competente far os respectivos levantamentos dos bens tombados por esta Norma Constitucional, bem como, os livros de registros, ainda que exista tombamento dos mesmos bens, em conjunto ou individualmente, ou sua declarao por outro rgo pblico. (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 021, DE 06 DE MAIO DE 2008). 6 O Poder Executivo Estadual, no prazo de 180 (cento e oitenta) dias, tomar as providncias legais e administrativas necessrias para a criao e instalao do rgo competente para realizao dos registros dos bens ora tombados. (AC) (EMENDA
CONSTITUCIONAL N 021, DE 06 DE MAIO DE 2008).

Art. 160. O Estado, em colaborao com os Municpios, promover a instalao e manuteno de bibliotecas, museus e arquivos pblicos regionais que integrem o sistema de preservao da memria do Estado.

Art. 161. Fica criado o Conselho Estadual de Cultura, cujas estruturao, organizao e atribuies sero definidas em Lei.

SEO III Do Desporto

Art. 162. O Sistema Desportivo do Estado ser organizado com a observncia dos princpios e finalidades da Legislao Federal, das peculiaridades do Estado e da necessidade
66

de integrao dos governos Estadual e Municipais, nas aes de interiorizao do desporto, valorizao profissional e definio de recursos oramentrios, priorizando: I - a promoo do desporto educacional, em termos de recursos humanos, financeiros e materiais em suas atividades meio e fim; II - o esporte comunitrio e o lazer popular; e III - a construo e manuteno de espaos devidamente equipados para as prticas desportivas e de lazer. Art. 163. O Estado e os Municpios obrigam-se a reservar reas nos projetos de urbanizao e a construir instalaes esportivas acessveis comunidade, bem como incluir nos projetos de unidades escolares a construo de reas cobertas destinadas prtica da educao fsica e do desporto educacional.

Art. 164. O Estado incentivar, mediante benefcios fiscais, o investimento no desporto educacional pela iniciativa privada.

CAPTULO IV DA CINCIA E TECNOLOGIA

Art. 165. O Estado promover o desenvolvimento cientfico e tecnolgico incentivando as pesquisas bsica e aplicada, bem como assegurando a autonomia e capacitao tecnolgica e a difuso do conhecimento tcnico-cientfico, observado o disposto no art. 218 da Constituio Federal. Pargrafo nico. Fica criado o Conselho Estadual de Meio Ambiente, Cincia e Tecnologia, cujas atribuies e funcionamento sero disciplinados em Lei.

CAPTULO V DO MEIO AMBIENTE

Art. 166. O meio ambiente ecologicamente equilibrado direito de todos, e dever do Estado, dos Municpios e da coletividade defend-lo e preserv-lo para as geraes presentes e
67

futuras, garantindo-se a proteo dos ecossistemas e o uso racional dos recursos ambientais. Pargrafo nico. Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Pblico: I - proteger reas de interesse ecolgico ou de proteo ambiental, no transferindo a particulares aquelas que forem devolutas; II - controlar a extrao, produo, transporte, comercializao e consumo de produtos e sub-produtos da flora, fauna e minerao;

III - emitir concesses de explorao de pontos tursticos, observadas as Leis de preservao ambiental; e IV - exigir das empresas mineradoras a recuperao do solo e o reflorestamento em locais onde foram executadas atividades de minerao.

Art. 167. vedada a utilizao do territrio estadual como depositrio de lixo radioativo, atmico, rejeitos industriais txicos ou corrosivos. Pargrafo nico. Fica vedada a implantao de instalaes industriais no Estado para fins de enriquecimento de minerais radioativos, com vistas gerao de energia nuclear.

Art. 168. Compete ao Estado acompanhar e supervisionar pesquisas ambientais desenvolvidas por organismos ou entidades jurdicas, nacionais e internacionais, nos seus limites territoriais.

Art. 169. As empresas mineradoras aplicaro anualmente parte dos recursos, gerados com o aproveitamento dos bens minerais, nos Municpios em que estiverem situadas as minas e jazidas. Pargrafo nico. Lei estabelecer o quantitativo de recursos a ser aplicado no Municpio.

Art. 170. As reas de interesse ecolgico cuja utilizao depender de prvia autorizao do Conselho do Meio Ambiente Cincia e Tecnologia, homologada pela
68

Assembleia Legislativa, sero definidas em Lei, bem como o estabelecimento de critrios para sua conservao e preservao.

CAPTULO VI DA FAMLIA, DA CRIANA, DO ADOLESCENTE, DO IDOSO E DOS PORTADORES DE DEFICINCIAS

Art. 171. A famlia, base da sociedade, tem especial proteo do Estado, observados os princpios e normas constantes no artigo 226 da Constituio Federal. Pargrafo nico. O Estado manter gratuitamente programas de assistncia aos portadores de deficincias fsicas, mentais e sensoriais, visando a assegurar sua integrao scio-familiar.

Art. 172. O poder pblico prover amparo criana, ao adolescente ao idoso e ao portador de deficincia, assegurando-lhes, no limite de sua competncia, o tratamento previsto pela Constituio Federal e definido em Lei.

CAPTULO VII DOS INDGENAS

Art. 173. O Estado e os Municpios promovero e incentivaro a proteo aos ndios, em conformidade com o que dispe a Constituio Federal. Pargrafo nico. Ser assegurada populao indgena promoo integrao scioeconmica de suas comunidades, mediante programas de auto-sustentao, considerando as especificidades ambientais, culturais e tecnolgicas do grupo ou comunidade envolvida.

CAPTULO VIII DA DEFESA DO CONSUMIDOR

Art. 174. O Estado promover, na forma dos arts. 5, inciso XXXII, e 170, inciso V,
69

da Constituio Federal, a defesa do consumidor, de modo a garantir-lhe a sade, a segurana e a defesa de seus interesses econmicos. Pargrafo nico. O Estado instituir e manter o Conselho Estadual de Defesa do Consumidor, que ser composto por integrantes dos Poderes Legislativo, Executivo, pelo Ministrio Pblico e pela sociedade civil organizada com atuao na respectiva rea.

CAPTULO IX DA SEGURANA PBLICA

Art. 175. A Segurana Pblica, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, exercida para assegurar a preservao da ordem pblica, a incolumidade das pessoas, do patrimnio, do meio ambiente e o pleno e livre exerccio dos direitos e garantias fundamentais, individuais, coletivos, sociais e polticos, estabelecidos nesta e na Constituio Federal por meio dos seguintes rgos: I - Polcia Civil; II Polcia Militar; e III - Corpo de Bombeiros Militar. (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 011, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2001).

Art. 176. O Corpo de Bombeiros Militar, dotado de autonomia administrativa e oramentria, instituio permanente e regular, fora auxiliar e reserva do Exrcito Brasileiro, organizado segundo a hierarquia e a disciplina militares e subordinado ao Governador do Estado, competindo-lhe a coordenao e a execuo da defesa civil e o cumprimento, dentre outras, das atividades seguintes: (NR) (EMENDA 011, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2001). I - Preveno e combate a incndios e percia de incndios;
70
CONSTITUCIONAL N

II - Proteo, busca e salvamento terrestre e aqutico; III - Socorro mdico de urgncia pr-hospitalar; IV - controle da observncia dos requisitos tcnicos contra incndios em projetos de edificaes, antes de sua liberao ao uso; (NR) (EMENDA 011, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2001). V - Pesquisas cientficas em seu campo de atuao funcional; VI - atividades educativas de proteo ao meio ambiente; e (NR) (EMENDA
CONSTITUCIONAL N 011, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2001). CONSTITUCIONAL N

VII polcia judiciria militar estadual, no mbito do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Roraima, para a apurao dos crimes militares e suas autorias, cabendo o seu processo e o seu julgamento aos Conselhos de Justia Militar Estadual, formado por juzes militares da Corporao, na forma da lei. (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 011, DE 19 DE
DEZEMBRO DE 2001).

Art. 177. O Corpo de Bombeiros Militar dirigido por um Comandante-Geral, cargo privativo de Oficial superior da ativa do ltimo posto da prpria Corporao, do quadro de minsculos combatentes, com equivalncia funcional, direitos e prerrogativas de Secretrio de Estado, de livre nomeao e exonerao pelo Governador do Estado. (NR) (EMENDA
CONSTITUCIONAL N 011, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2001).

1 O Subcomandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, nomeado pelo Governador do Estado, por indicao do Comandante Geral, substituto eventual deste, o chefe do Estado Maior Geral Bombeiro Militar. (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE OUTUBRO DE 2005). 2 O Subcomandante Geral, cargo privativo de oficial superior do ltimo posto da prpria Corporao, do Quadro de Oficiais Combatente, prerrogativas, direitos, vencimentos e vantagens de Secretrio de Estado Adjunto. (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 016, DE 19
DE OUTUBRO DE 2005).

3 Recaindo a escolha em oficial mais moderno de mesmo posto do quadro de combatentes, este ter precedncia hierrquica e funcional sobre todos os demais oficiais da instituio. (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE OUTUBRO DE 2005). 4 REVOGADO. (EMENDA CONSTITUCIONAL N 017, DE 16 DE MAIO DE 2006).
71

TEXTO

REVOGADO: O

AT

QUE SEJAM COMPLETADAS AS VAGAS DE

CORONEL

QOCBM,

TENENTE-CORONEL QOCBM

PODER SER PROMOVIDO AO POSTO

IMEDIATAMENTE SUPERIOR SEM QUE LHE SEJA EXIGIDO O CURSO SUPERIOR DE

BOMBEIRO MILITAR OU O EQUIVALENTE.

SEO I Da Polcia Civil

Art. 178. A Polcia Civil, rgo permanente do Poder Pblico dirigida pelo Delegado - Geral, cargo privativo de Bacharel em Direito, com equivalncia funcional, direitos e prerrogativas de Secretrio de Estado, de livre nomeao e exonerao pelo Governador, e organizada de acordo com os princpios da hierarquia e da disciplina, incumbe, ressalvada a competncia da Unio, as funes de polcia judiciria e a apurao, no territrio do Estado, das infraes penais, exceto as militares. (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE
OUTUBRO DE 2005).

Pargrafo nico. O cargo de delegado de polcia privativo de bacharel em Direito. I - O exerccio da funo policial privativo do policial de carreira, recrutado exclusivamente por concurso pblico de provas e de provas e ttulos, submetido a curso de formao policial; e II - Os integrantes dos servios policiais sero reavaliados periodicamente, aferindo-se suas condies para o exerccio do cargo, na forma da Lei.

SEO II Da Polcia Militar

Art. 179. Polcia Militar, instituio permanente e regular, baseada na hierarquia e disciplina militares, fora auxiliar e reserva do Exrcito Brasileiro, incumbe, dentre outras competncias definidas em Lei Federal pertinente: (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 011,
DE 19 DE DEZEMBRO DE 2001).

I - a superviso e o controle dos servios de segurana privados;


72

II - a proteo do meio ambiente; III - o controle, orientao e instruo das guardas municipais; IV - a garantia do exerccio do poder de polcia dos poderes e rgos pblicos estaduais, especialmente os das reas fazendrias, de uso e ocupao do solo e do patrimnio histrico, cultural, artstico e turstico; (NR) (EMENDA
DEZEMBRO DE 2001). CONSTITUCIONAL N

011,

DE

19

DE

V - a seleo, o preparo, o aperfeioamento, o treinamento e a especializao dos policiais militares; VI - a polcia judiciria militar estadual, no mbito da Polcia Militar do Estado de Roraima, para a apurao dos crimes militares e suas autorias, cabendo o seu processo e o seu julgamento aos Conselhos de Justia Militar Estadual, formado por juzes militares da Corporao, na forma da lei; (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 011, DE 19 DE DEZEMBRO
DE 2001).

VII - o policiamento ostensivo e a preservao da ordem pblica; VIII - a guarda e fiscalizao do trnsito urbano, quando em conjunto com as Guardas Municipais, observada a Legislao Federal; (NR) (EMENDA 020, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2007). IX - a segurana externa nos estabelecimentos penais do Estado; e X - a fiscalizao rodoviria e o rdio-patrulhamento terrestre, areo, lacustre e fluvial das vias estaduais. (NR) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 020, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2007).
CONSTITUCIONAL N

Art. 180. A Polcia Militar dirigida por um Comandante-Geral, cargo privativo de oficial superior da ativa do ltimo posto da Corporao, com equivalncia funcional, direitos e prerrogativas de Secretrio de Estado, de livre nomeao e exonerao pelo Governador do Estado, entre os oficiais superiores. (NR) (EMENDA
DEZEMBRO DE 2001). CONSTITUCIONAL N

011,

DE

19

DE

Pargrafo nico. O titular do Gabinete Militar ser escolhido pelo Governador do Estado, entre oficiais superiores da ativa.
73

SEO III Do Sistema Penitencirio

Art. 181. A poltica penitenciria do Estado tem como objetivo a reeducao e reintegrao social dos presos, devendo priorizar a manuteno de colnias penais agrcolas ou industriais, visando a promover a escolarizao e a profissionalizao dos presos. 1 O Sistema Penal ter quadro especial de servidores, composto por categorias diversas, abrangendo o aproveitamento em curso de formao especfica, conforme dispuser a Lei; 2 Aos servidores do Sistema Penal do Estado so assegurados, no que lhes couber, direitos e vantagens conferidos nesta Constituio aos policiais civis estaduais.

CAPTULO X DA POLTICA HABITACIONAL

SEO I Da Habitao

Art. 182. O Estado e os Municpios, em conjunto com a Unio ou isoladamente, promovero programas de construo de moradias e melhoria das condies habitacionais e de saneamento bsico, incentivando a participao do setor privado e a formao de cooperativas populares de habitao.

CAPTULO XI DO SISTEMA DE TRANSPORTE

Art. 183. Compete ao Estado organizar ou prestar, diretamente ou sob o regime de concesso e ou permisso, os servios pblicos de transporte coletivo de interesse estadual e
74

metropolitano. Pargrafo nico. Lei definir direitos e obrigaes das Empresas e usurios, bem como meios necessrios fiscalizao e controle dos servios prestados.

CAPTULO XII DA COMUNICAO SOCIAL

Art. 184. A ao do Estado no campo da comunicao, observados os preceitos da Constituio Federal, se fundar sobre os seguintes princpios: I - democratizao do acesso s informaes; II - pluralismo e multiplicidade das fontes de informaes; e III - viso pedaggica dos rgos e entidades pblicas de comunicao.

ATO DAS DISPOSIES CONSTITUCIONAIS TRANSITRIAS

Art. 1 O Poder Executivo encaminhar ao Poder Legislativo, no prazo mximo de 180 (cento e oitenta) dias aps a promulgao desta Constituio, o Estatuto dos Servidores do Magistrio.

Art. 2 Fica criado o Instituto de Previdncia e Assistncia dos Servidores do Estado de Roraima, nos termos da Lei.

Art. 3 Os Municpios atendidos pela Companhia de guas e Esgotos do Estado de Roraima podero criar e organizar os seus servios autnomos de gua e esgoto.

Art. 4 Lei de iniciativa do Executivo disciplinar o Regime Jurdico nico do Servidor Pblico Estadual, que ter prazo de 1 (um) ano para sua aprovao, aps a promulgao desta Constituio. Pargrafo nico. assegurada servidora pblica estadual licena-maternidade com
75

durao de 180 (cento e oitenta) dias. (AC) (EMENDA


MARO DE 2009).

CONSTITUCIONAL N

022,

DE

17

DE

Art. 5 Caber s Cmaras Municipais, no prazo de 6 (seis) meses aps a promulgao desta Constituio, votar as Leis Orgnicas dos respectivos Municpios, em 2 (dois) turnos de discusso e votao, respeitado o disposto nas Constituies Federal e Estadual.

Art. 6 A Imprensa Oficial do Estado promover edio popular do texto integral da Constituio Estadual, que ser posta disposio das escolas, cartrios, sindicatos, quartis, igrejas, universidades, bibliotecas, associaes de moradores e outras entidades da sociedade civil, para facilitar o acesso dos cidados ao texto constitucional roraimense e para cumprir sua finalidade pedaggica.

Art. 7 Nos 10 (dez) primeiros anos aps a promulgao desta Constituio, a despesa com o pessoal ativo e inativo do Estado no poder exceder a 50% (cinqenta por cento) de sua receita prpria.

Art. 8 At 60 (sessenta) dias aps a promulgao desta Constituio, a Assembleia Legislativa aprovar Lei que dispor sobre critrios de criao, fuso, incorporao e desmembramento dos atuais municpios, conforme o disposto no 4 do art. 18 da Constituio Federal.

Art. 9 A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa promover, no perodo de 180 (cento e oitenta) dias aps a promulgao desta Constituio, os atos necessrios : I - adoo de Regime Jurdico nico para seus servidores; II - realizao de concurso pblico de provas e de provas e ttulos para preenchimento de todos os cargos, excetuados aqueles declarados de provimento em comisso, de natureza transitria;

III - criao das carreiras para os servios de assessoramento Jurdico e


76

Legislativo dos Parlamentares; IV - criao do servio de auditoria para o controle interno e apoio tcnico s Comisses Permanentes; e V - plano de cargos e salrios do Legislativo Estadual.

Art. 10. Fica o Poder executivo autorizado a transformar o Banco do Estado de Roraima S/A BANER em Agncia de Fomento, a ser regulamentada em Lei. (NR) (EMENDA
CONSTITUCIONAL N 005, DE 17 DE SETEMBRO DE 1997).

Art. 10-A. O Poder Executivo tomar as providencias legais e administrativas necessrias incorporao dos bens do Estado constantes do Art. 12 ao Patrimnio Pblico Estadual. (AC) (EMENDA CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE OUTUBRO DE 2005).

Art. 10-B. O Poder Executivo, atravs do rgo competente, tomar as medidas necessrias expedio dos ttulos em favor dos ocupantes das terras existentes em seu territrio, quando no tituladas, aps a devida arrecadao; (AC) (EMENDA

CONSTITUCIONAL N 016, DE 19 DE OUTUBRO DE 2005).

Art. 11. Ficam preservadas as concesses de transporte que, na data da promulgao desta Constituio, estejam sendo efetivadas por pessoas jurdicas de Direito privado, previsto nos contratos firmados, podendo ser prorrogados.

Art. 12. Esta Constituio ser revisada aps a reviso da Constituio Federal.

Art. 13. Os membros do Poder Legislativo, o Presidente do Tribunal de Justia e o Governador do Estado prestaro o compromisso de manter, defender e cumprir esta Constituio.

Art. 14. No prazo de 60 (sessenta) dias aps a promulgao desta Constituio, o Poder Judicirio remeter Assembleia Legislativa projeto propondo a Lei de Organizao e
77

Diviso Judicirias.

Art. 15. A Assembleia Legislativa, dentro do prazo de 120 (cento e vinte) dias contados da promulgao desta Constituio, elaborar seu Regimento Interno, em dois turnos de discusso e votao, observando os princpios da Constituio Federal e desta Constituio.

Art. 16. Compete ao Chefe do Poder Executivo nomear o Procurador-Geral de Justia, na forma do art. 235, inciso VIII, da Constituio Federal, at que os membros concursados do Ministrio Pblico Estadual alcancem a garantia constitucional da vitaliciedade. 1 Lei Complementar, de iniciativa do Poder Executivo dispor sobre a Lei Orgnica do Ministrio Pblico Estadual, na forma do art. 6 da Lei Complementar n 40, de 14 de dezembro de 1981. 2 O Projeto de Lei de que trata o presente artigo ser encaminhado ao Poder Legislativo no prazo de 60 (sessenta) dias, contados da promulgao desta Constituio.

Art. 17. Ficam mantidas, com sua atual estrutura e competncia, as serventias de notas e de registro existentes no Estado, at a promulgao do Cdigo de Organizao Judiciria Estadual.

Palcio Antonio Martins, em 31 de dezembro de 1991.

Deputado Flvio dos Santos Chaves Presidente

Deputado Francisco de Sales Guerra Neto Vice-Presidente

Deputada Vera Regina Guedes da Silveira


78

1 Secretrio

Deputada Eulina Gonalves Vieira 2 Secretrio

Deputada Odete Irene Domingues Relatora

Deputado Arton Antonio Soligo

Deputado Almir Morais S

Deputado Antonio Evangelista Sobrinho

Deputado Clio Rodrigues Wanderley

Deputado dio Vieira Lopes

Deputado Evnio Pinheiro de Menezes

Deputado Herbson Jairo Ribeiro Bantim

Deputado Iradilson Sampaio de Souza

Deputado Jeil Valrio

Deputado Joo Alves de Oliveira

Deputado Jos Maria Gomes Carneiro


79

Deputado Luiz Afonso Faccio

Deputada Nomia Bastos Amazonas

Deputado Otoniel Ferreira de Souza

Deputado Paulo Srgio Ferreira Mota

Deputado Ramiro Jos Teixeira e Silva

Deputado Renan Bekel Pacheco

Deputado Rodolfo de Oliveira Braga

Deputada Rosa de Almeida Rodrigues

80

Nossos agradecimentos a todos os servidores do Poder Legislativo, que, de alguma forma, contriburam na elaborao desta Constituio Estadual.

Agradecemos em especial:

Adolfo Moratelli* Aniceto Campanha Wanderley Antonio Clerton Farias Antnio da Justa Feijo Douglas Fernandes Lima Rgo Francisco Carlos de Oliveira Joo de Carvalho Jos Chaves da Silva Santos Lucineide Coutinho de Queiroz Luiz Rittler Britto de Lucena* Maria Mrcia Freitas Chaves Nora-Ney Queiroz Almeida Paulina Sokolowicz Plnio Vicente da Silva Rosngela Pereira Arajo Riobranco Brasil Sales Eurico Melgarejo Freitas Sandra Mara Guedes da Silveira Silvia Maria Macedo Coelho Silvio Glnio da Silva Waldir Abdala*
81

COLABORADORES

Adriana Lopes Pacheco Aldenice Josefa Coutinho de Melo Aline Jlia da Silva Rocha Ana Rita Alves Barreto Antnio Batista Nogueira Antnio Garcia de Almeida Antnio Vieira da Silva Filho Dorval Armando Figueiredo Elder Figueiredo Pereira Fernando Heder Nogueira Geane Meire Araujo de Queiroz Rocha Geysa Maria Brasil Xaud Giselda Pinheiro Barros Joo Alberto Leal Silva Jorge da Silva Fraxe Jucilene Aparecida Gomes dos Santos Ktia Cilene Soares de Souza Lana Katiana Queiroz de Magalhes Mara Cristina Eduardo Xavier Margareth Maria Coimbra dos Reis Miranda Maria do Perptuo Socorro Barbosa Marques Maria Eliane Gomes Leite Maridalva da Cruz Leito Marilin Fernandes da Silva Maxemiliano Jos Souto Maior Neuber Francisco Melo Ucha Rita de Cssia Macedo Coelho Queiroz Roque Luiz Faccioni
82

Rosangela Pereira dos Reis Rosimar Feitosa Felix Salete Soares de Souza Thom Baima Oestreicher Vanda Magalhes Paiva

Edio Administrativa - 2008

83

Potrebbero piacerti anche