Sei sulla pagina 1di 1

Seleo por Competncias: uma ferramenta diferenciada na captao de talentos

MONIQUE ROCHA DELLAMORA


VALE S.A. - Setor de Recursos Humanos Graduada em Psicologia; Especializada em Psicologia Clnica.

2011

Palestra 5

ANA CRISTINA

DE OLIVEIRA RODRIGUES VALE S.A. - Setor de Recursos Humanos Graduada em Psicologia; Especializada em Recursos Humanos.

Nos processos seletivos atuais, so mais valorizadas as caractersticas pessoais do indivduo do que as tcnicas. As pessoas mais procuradas so as competentes, com habilidades tcnicas e comportamentais que atinjam resultados esperados e satisfaam os requisitos na execuo de seu papel na companhia. A seleo por competncias fundamentada em fatos reais e mensurveis, pois assim ser possvel prever os comportamentos futuros de um candidato, relacionando a alguma determinada competncia. Uma boa seleo reduz custos, economiza tempo e encontra muitos talentos, que acabam se tornando diferenciais dentro de uma organizao.

Modelo de atuao da VALE


A VALE acredita no modelo de recrutamento e seleo por competncia, por isso a utiliza em todos os seus processos seletivos. Para garantir a fidedignidade do mtodo, foi realizado previamente um mapeamento de todas as competncias organizacionais, tanto para os cargos de staff quanto para os cargos de liderana. Alm de identificar as competncias VALE, durante o processo tambm se verifica se os candidatos se identificam com os valores da Companhia. Todo o processo seletivo conduzido por consultorias externas de recrutamento e seleo, que realizam as etapas de triagem de currculos, dinmicas de grupo, aplicao de testes e entrevistas por competncias. Todas as consultorias so cobradas a fornecer o feedback de todos os processos para todos os candidatos que participam da seleo, seja esse resultado positivo ou negativo. A consultoria identificar os trs candidatos finalistas e os encaminhar para a VALE escolher o candidato aprovado. Todos os processos so medidos atravs de indicadores de performance (SLA - Support Level Agreement), o qual tem por objetivo medir o tempo em que o processo realizado. Cada modalidade de recrutamento e seleo dispe de um SLA prprio e adequado s suas peculiaridades. A rea de recrutamento e seleo na VALE visa a assegurar com agilidade o preenchimento de vagas, de acordo com o planejamento de crescimento da Companhia, minimizando impactos nas unidades de negcios, alm de garantir um processo seletivo de qualidade e eficaz, identificando profissionais altamente alinhados com as competncias e valores da VALE.

A rea de Recrutamento e Seleo tem como um dos principais objetivos atrair e selecionar profissionais qualificados que atendam s necessidades do cargo e s diretrizes da companhia. Os processos de Recrutamento e Seleo esto em constante aprimoramento, a fim de identificar, de forma mais criteriosa e adequada, as competncias do candidato, exigindo no somente as competncias tcnicas, mas as habilidades e atitudes que sero fundamentais ao cargo pretendido. Aparentemente simples, essa prtica requer planejamento, mtodo e processo, pois responsabilidade do R&S prover as reas clientes de candidatos e mtodo de avaliao adequado, embora seja do gestor a tomada de deciso, ou seja, a contratao ou no do candidato. O profissional de Recursos Humanos vem interagindo com os clientes internos para entender sua demanda, caso contrrio, esse profissional no ter assertividade ao assessorar e ao atingir os objetivos da rea requisitante. Competncias so conjuntos de habilidades, conhecimentos, capacidades, caractersticas comportamentais e outros atributos que, na combinao correta e dentro do conjunto certo de circunstncias, alcancem resultados desejados. Dentre as vantagens da avaliao por competncias, destacam-se: a objetividade,a avaliao no desempenho futuro, maior garantia de uma contratao bem sucedida, melhor adequao do profissional empresa e menor turnover.

Ano 01 | Nmero 01 | 2011 | ISSN 2238-1139

55

Potrebbero piacerti anche