Sei sulla pagina 1di 14

1

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARABA

CENTRO DE CINCIAS, TECNOLOGIA E SADE CCTS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL CAMPUS VIII/ ARARUNA-PB

ONDAS ESTACIONRIAS

ARARUNA-PB JULHO/2013

RELATRIO EXPERIMENTAL

Relatrio apresentado a componente curricular de Fsica Experimental II com a finalidade de obteno da segunda nota da primeira unidade.

Orientador: Mrio Csar Soares

Alunos: Jonathan Nbrega Gomes Mayk Douglas Villar Gambarra

ARARUNA-PB JULHO/2013

1. INTODUO A fsica evoluiu com o tempo, por meio da necessidade de sobrevivncia o homem se dedicou a estudar (aprender) mtodos que facilita-se a vida de todas as pessoas, nos trazendo benefcios em todas as reas possveis, e nos incentivando cada vez mais pesquisar e evoluir com o conhecimento. A fsica tambm se dedica a entender os fenmenos naturais existentes na terra e tambm no espao, na busca desse entendimento a fsica se divide em vrias reas especificas. Agora estudaremos um pouco sobre uma dessas reas o estudo das ondas, que o movimento causado por uma perturbao que se propaga por um meio. Neste relatrio iremos estudar as ondas estacionrias buscando assim analisar aspectos importantes. Por meio de um experimento utilizando equipamentos corretos e instrues qualificadas, obtivemos dados que nos daro possibilidade de analisar e expor resultados em forma matemtica e em forma de grficos.

2. Objetivo Este trabalho tem como objetivo verificar a relao entre a fora de trao dada pelo dinammetro e o comprimento de onda ( ), a relao entre a fora de trao e a densidade linear, e o fenmeno da refrao. Procuramos entender como essas analises por meio matemtico e de grfico.

3. Fundamentao Terica Apesar de sabermos que o estudo de ondas um assunto complexo e de grande importncia para o mundo moderno, sua definio bastante simples, definimos como onda o movimento causado por uma perturbao que se propaga atravs de um meio. Inicialmente devemos classificar as ondas, so elas ondas mecnicas, ondas eletromagnticas e ondas de matria. Agora iremos definir cada tipo de onda: Ondas Mecnicas: Essas ondas so as mais familiares porque as encontramos constantemente. Entre elas esto as ondas do mar, as ondas sonoras e as ondas ssmicas. Todas essas ondas possuem duas caractersticas: So governadas pelas leis de Newton e existem apenas em um meio matria, como a gua, o ar ou as rochas. Ondas eletromagnticas: Essas ondas podem ser menos familiares, mas esto entre as mais usadas; Exemplos importantes so a luz visvel, a luz ultravioleta, as ondas de rdio e de televiso, as microondas, os raios X e as ondas de radar. Estas ondas no precisam de um meio material para existir. As ondas luminosas provenientes das estrelas, por exemplo, a travessam o vcuo do espao para chegar at ns. Todas as ondas eletromagnticas se propagam no vcuo com a mesma velocidade c = 299 792 458 m/s. Ondas de matria: Embora essas ondas sejam usadas nos laboratrios, provavelmente o leitor no est familiarizado com elas. Esto associadas as eltrons, prtons e outras partculas elementares, e mesmo a tomos e molculas. Elas so chamadas de ondas de matria porque normalmente pensamos nessas partculas como elementos bsicos da matria.

Sua propagao de energia pode ser de trs tipos, unidimensional, Bidimensional e Tridimensional. As unidimensionais so as que se propagam numa s direo, exemplos as ondas em corda, as Bidimensionais que so as que acontecem em um plano como por exemplo quando se joga uma pedra em um lago causando assim ondas na superfcie do lago e Tridimensionais que aquelas que se propagam em todas a direes, temos como exemplo as ondas sonoras que se propagam pelo ar atmosfrico. Quanto a direo da propagao pode ser de forma transversais e longitudinais, as transversais diz-se que a direo de propagao (que a horizontal) perpendicular direo de vibrao (que a vertical). Por esse motivo este tipo de ondas so chamadas de transversais. As Longitudinais dizse que a direo de propagao (que a horizontal) igual direo de

vibrao (que tambm a horizontal). Por esse motivo este tipo de ondas so chamadas de longitudinais. As ondas podem ser vistas como um exemplo de movimento peridico, que caracterizado quando a posio, velocidade e acelerao de um corpo mvel se repetem em intervalos de tempo iguais, como por exemplo, o movimento do ponteiros dos relgios, de um ponto qualquer demarcado em um aro de uma bicicleta que anda com velocidade constante ou at o movimento realizado pelos planetas em torno do Sol. O tempo que um corpo gasta para efetuar uma vibrao completa denominada perodo, ( ), do movimento. O numero de vibraes completas que o corpo efetua por unidade de tempo denominada frequncia, ( ), do movimento. Sabendo que frequncia dada por:

Vemos que o perodo ( ) dado por:

Amplitude, Fase e Comprimento de onda, esses termos fsicos aplicam-se a qualquer grandeza fsica (ex. posio, presso, campos eltrico e magntico, etc.) que oscile periodicamente. No caso do som, tais termos se referem presso do meio (ar, gua, etc.). A amplitude se refere diferena entre os valores mximo e mdio de presso ao longo do tempo em um determinado ponto do espao ou, alternativamente, ao longo do espao na direo de propagao da onda, em um determinado instante de tempo. A distncia entre dois picos de presso na direo de propagao da onda chamada de comprimento de onda ( ), enquanto que o tempo para que a presso efetue esse ciclo chamado perodo ( ) da onda. A frequncia ( ) da onda refere-se ao nmero de ciclos realizados por unidade de tempo. A figura mostrada abaixo nos mostra facilmente Amplitude e Comprimento de onda:

Figura - 1 Velocidade de propagaoda onda depende de duas caractersticas do meio:

Densidade: refere-se quantidade de massa existente em uma poro unitria do meio. medida em kg/m, kg/m 2, ou kg/m3. Elasticidade: toda vez que uma parte do meio deslocada de sua posio de equilbrio ou repouso por um agente externo, surge uma fora que tende a trazer essa parte para a posio inicial.

Numa corda, a velocidade de propagao de uma onda proporcional raiz quadrada da tenso e inversamente proporcional raiz quadrada da densidade. Ou seja, aumentando-se a tenso, aumenta-se a velocidade da propagao e aumentando-se a densidade da corda, a velocidade diminui. Para uma corda, a velocidade de propagao dada por:

Em uma superfcie, se o meio homogneo e a velocidade de propagao igual em todas as direes, as ondas sero circulares e suasfrentes estaro separadas por um comprimento de onda ( ).

Figura 2, Propagao em uma superfcie Homognea. Refrao de ondas, na fsica ondulatria podemos dizer que um dos principais fenmenos que envolvem as ondas bidimensionais a refrao. A refrao de uma onda se d na superfcie lquida, quando uma onda passa de meio de propagao para outro, ou seja, passa de uma regio de maior profundidade para outra regio de menor profundidade, ou o contrrio. Podemos ver na figura acima um exemplo da refrao de onda na superfcie lquida, nela h um desvio na direo de propagao da onda em razo da refrao, que acontece quando a onda passa do meio de propagao 1 para o meio de propagao 2. Sendo assim, podemos concluir que o fenmeno da refrao de onda ocorre sempre que a onda atravessa a superfcie que separa dois meios em que a velocidade de propagao da onda diferente. Na refrao, a frequncia de uma onda a prpria frequncia da fonte geradora, isto , ela se mantm constante. J a velocidade e o comprimento de onda so diretamente proporcionais, isso pode ser comprovado atravs da equao:

O desvio na direo de propagao de uma onda s ocorrer se ela incidir na superfcie de separao entre os meios com uma inclinao, isto , se ela incidir obliquamente. Caso a onda incida perpendicularmente, isto , normalmente, ela no sofrer desvio em sua trajetria, porm sua velocidade e seu comprimento de onda variaro.

4. Materiais e Mtodos

4.1 Materiais Gerador de onda estacionria; Trena; Dinammetro de 2N com 200 subdivises; Um barbante com densidade linear diferente (1/4); Barbantes com densidades lineares diferentes.

4.2 Mtodos

Primeiramente o experimento foi dividido em trs partes, isso facilitou a obteno dos dados e a organizao dos mesmos. Na primeira parte do experimento foi colocado o barbante fixo no gerador de onda estacionria, e foi analisado a relao da fora de trao com o comprimento da onda, com o equipamento em uma frequncia constante foi encontrado os vrios harmnicos utilizando um dinammetro que media a fora de trao e relaxava ou contraia a corda dependendo da vontade de quem o manuseava assim encontrando os harmnicos, em cada harmnico foi medido o comprimento de onda utilizando uma trena e anotado o valor da fora de trao mostrado pelo dinammetro em cada harmnico. Na segunda parte do experimento analisou-se a relao entre fora de trao e densidade linear. Foi feito o mesmo procedimento da primeira parte do experimento, mas agora foi alterado os barbantes utilizando um barbante de 4 fios onde foi considerado que sua densidade igual a 4 (quatro), um barbante de 3 fios onde foi considerado que sua densidade igual a 3 (trs), um barbante de 2 fios onde foi considerado que sua densidade igual a 2 (dois) e um barbante com apenas 1 fio onde foi considerado sua densidade a 1 ( Um ). Terceira Parte do experimento, nesta etapa do experimento foi estudado o fenmeno da refrao de ondas. Foi feito o mesmo procedimento das

outras partes mas nesta etapa foi utilizado um barbante com 2 densidades diferentes, at a metade densidade 1 (um) e a outra metade densidade 4 (quatro) assim o barbante tinha densidade (1/4), aps ligar o aparelho mudou-se novamente a posio do dinammetro assim contraindo ou relaxando o barbante e provocando a apario dos harmnicos desejados ficando da forma mostrada na figura abaixo.

Logo em seguida mediu-se o comprimento de onda da parte com barbante fino e depois do barbante grosso e anotou-se o valor mostrado no dinammetro.

Figuras mostrando os harmnicos.

1 Harmnico:

10

2 Harmnico:

3 Harmnico:

4 Harmnico:

11

5 Resultados e Discusses Tabela com os dados das foras observadas em Laboratrio conforme a alterao da mesma para obteno dos harmnicos, e ( ) medido em laboratrio, para utilizao em clculos mostrados tambm na tabela como ( ) e(
). 2 3 4 5 2 3 4 ( ) ,02 0,32 0, 4 0,08 ( ) 0,950 0,475 0,320 0,2375 ( 0,90 0,2256 0, 024 0,0576 ) , 3 ,39 .40 ,33


2 3 4

Na primeira parte do experimento foi feito dois grficos um com


( ), outro com por ( ).

por

Foi utilizado as equaes a seguir:

Onde e so dados por: [ ( ) ( )] .

[( Onde

) ( )

) (

)] .2

por sua vez dado por:

.3

Fazendo uso dessas expresses chegou-se aos seguintes valores:

12

.35;

0,28

Assim tem-se a expresso:

( )

,35

0,28 e em escalas 100mm x

Foi necessrio colocar todas as medidas da 100mm. Onde ser mostrado na seguinte tabela:

100
50 33,70 25


100 31,37 13,72 7,88

Para poder traar uma reta, usa-se valores arbitrrios de que sero substitudos na equao [ ( ) ,35 0,28]. Os valores escolhidos foram: (0,90) 0,29 (0,25) 0,79

Que foram colocados em escala logo em seguida, obtendo os resultados a seguir: 94,70
26,30


91,85 5,67

Observao: O grfico que foram necessrios.

segue em anexos junto com os clculos

Tambm pode-se produzir o grfico , no processo fez-se o mesmo que foi feito para o grfico anterior. Obeteve-se a seguinte equao: ( ) ,35 0,28

Colocou-se os valores em escala: 00


25


00 3 ,37

13

,34 6,38

3,72 7,84

Usando valores arbitrrios de (0,90) 0,94

para traar a reta temos: (0,25) 0,06

Com a relao da fora de trao com o comprimento da onda se obteve a seguinte tabela.: 4 3 2
( ) 0,42 0,30 0,20 0,06

0, 0 0, 0 0, 0 0,06

Percebe-se que a fora de trao diretamente proporcional a densidade linear. Na terceira parte estudou-se o fenmeno da refrao e verificou-se que realmente h uma mudana de velocidade quando o pulso passa da parte mais fina para a parte mais grossa do barbante.

14

6 Concluso Tendo como base o procedimento experimental desenvolvido no

Laboratrio onde foi coletados dados de comprimento de onda e fora aplicada para o tal. Neste trabalho pode-se observar que em um sistema de ondas estacionaria densidade linear da corda influncia diretamente na velocidade de propagao da onda, tambm podemos observar que o comprimento de onda e proporcional a intensidade da fora aplicada. Conclui-se atravs deste experimento que se pode compreender como age cada elemento do sistema, podendo ser utilizado como objeto de estudo na rea do calculo estrutural dentro da Engenharia.

7 Referncia Bibliogrfica CUTNELL, D. John; JONHSON W. Kenneth. Fsica V. 3, 6 Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009 HALLIDAY, David; RESNICK, Jearl Walker. Fundamentos de Fsica. Gravitao, Ondas e Termodinmica V. 2, Rio de Janeiro: LTC, 2006 CRUZ, C. Henrique et al. Guia para Fsica Experimental. 1997. Disponvel em: http://www.ifi.unicamp.br/~brito/graferr.pdf>. Acesso em. 10 jun. 2013. TUBOS SONOROS. Acstica. Disponvel em: http://www.progressao.com/arquivos/gil2.pdf>. Acesso em. 08 Jul. 2013. GRUPO ESCOLAR. Evoluo da Fsica. em: http://www.grupoescolar.com>. Acesso em. 08 Jul. 2013. ONDAS. Classificao das Ondas. Disponvel

Disponvel

em: http://www.sofisica.com.br/conteudos/Ondulatoria/Ondas>. Acesso em. 08 Jul. 2013.

Potrebbero piacerti anche