Sei sulla pagina 1di 5

RESENHA DO CURSO DE MEDICINA LEGAL

O CONCEITO JURDICO DE MEDICINA HISTRIA E ATUALIDADE

I - Histria A Medicina Legal uma cincia de largas propores e de extraordinria importncia no conjunto dos interesses da coletividade, porque ela existe e se exercita cada vez mais em razo das necessidades de ordem pblica e social. No chega a ser propriamente uma especialidade mdica, pois aplica o conhecimento dos diversos ramos da medicina s solicitaes do direito. Mas pode-se dizer que cincia e arte ao mesmo tempo. cincia porque sistematiza suas tcnicas e seus mtodos para um objetivo determinado, exclusivamente seu, sem com isso formar uma conscincia restrita nem uma tendncia especializada, por isso exigindo uma cultura maior e conhecimentos mais abrangentes do que em qualquer outro campo da medicina. E arte tambm porque, mesmo aplicando tcnicas e mtodos muito exatos e sofisticados em busca de uma verdade reclamada, utiliza valores que em outras reas do conhecimento mdico no teria a mesma interpretao investigatria da sequencia lgica do resultado dramtico da leso violenta. Embora os fatos comprovem a participao mdica em seus processos judiciais, os antigos no conheceram a Medicina Legal no sentido mais especfico e mais moderno como cincia. Numa Pomplio, em Roma, segundo se cr, ordenou o exame mdico na morte das grvidas. Adriano e Justiniano utilizaram-se dos conhecimentos mdicos de ento para esclarecer alguns fatos de interesse da justia. Lazaretti afirma que o incio da Medicina Legal prtica foi na Itlia, em 1525, com o Edito della Gran Carta della Vicaria di Napoli. Foi no sculo XVI que a Medicina Legal teve sua marcada contribuio depois da publicao, em 1532, da Constitutio Criminalis Carolina, em que era exigida a presena dos peritos nos diversos tipos de delitos, embora as necropsias forenses tivessem sido realizadas muito antes. Em 1521, quando o papa Leo X morreu com suspeita de envenenamento, seu corpo foi necropsiado. Em 1575, Ambroise Par lanava o primeiro tratado sobre Medicina Legal, intitulado Des Rapports et des Moyens dEmbaumer les Corps Morts, no qual tratava

no apenas da tcnica de embalsamento do cadver, mas ainda da gravidade das feridas, de algumas formas de asfixia, do diagnstico da virgindade e de outras questes do mesmo interesse. Por isso atribui-se a ele a paternidade da Medicina Legal. Com o passar dos anos, inmeros tratados e outras obras foram sendo compiladas, e o sculo XVIII foi marcado por grande progresso na rea. Em 1818, em Viena, Joseph Bernt criou o primeiro Instituto Mdico-Legal.

II A Medicina Legal Atualmente A Medicina Legal, em nosso pas e no exterior, graas incorporao de novas tcnicas, do avano da cincia e da contribuio multiprofissional, dispe no campo pericial de um relativo progresso, mediante a atuao de alguns setores pblicos na criao, recuperao e aparelhamento dos laboratrios, nas instituies especializadas, e na reciclagem do pessoal tcnico. J podemos utilizar uma infindvel variao de recursos tecnolgicos para o fornecimento de provas, como a anlise biomolecular, a bioqumica na deteco de drogas e at mesmo a energia nuclear, alm de programas de computao, cintilgrafos e tomgrafos de ressonncia magntica, como contribuio indispensvel aos interesses de ordem pblica e social. A Medicina Legal no campo experimental no Brasil ainda se mostra incipiente e tmida, mas comeam a se desenvolver alguns focos de pesquisa nos centros acadmicos de ps-graduao. No terreno doutrinrio, em que a Medicina Legal contribui de forma mais eloquente no ajuste dos institutos do direito positivo, tudo ocorrer a partir das solicitaes mais concretas que essas formas de direito venham a fazer e da evoluo do prprio pensamento mdico-legal; assim, cada vez mais sero enfatizadas as questes ligadas engenharia gentica, como as dos animais transgnicos, clones humanos e terapia gnica ou, nos casos mais delicados da reproduo humana, em que se focalizam principalmente algumas indagaes sobre a natureza jurdica e o destino dos embries congelados. Em um mundo cada vez mais violento e desorganizado, onde os valores humanos penderam para o lado da posse, o estudo, o conhecimento da matria, o aspecto pedaggico, cada vez mais se faz necessrio, mas na contramo dessa necessidade, as faculdades no a suprem, muito pelo contrrio. Grande parte das faculdades optaram por outros cursos, deixando de lado a Medicina Legal. Ainda, os poucos cursos existentes, segundo estudiosos, esto um pouco aqum dos interesses reais, ensinando a matria num padro muito distante de suas insuprveis necessidades. Creio que deveriam ser repensados certos conceitos por parte das instituies de estudo, quanto aplicao da Medicina Legal em sua grade curricular. E que, tambm,

se desse mais ateno ao seu campo experimental, com pesquisas e investigaes, em laboratrios e com material farto. O futuro da Medicina Legal depende disso.

PERCIA

I Conceito A percia, no campo da Medicina Legal, um conjunto de procedimentos mdicos e tcnicos que tem como finalidade o esclarecimento de um fato de interesse da justia. Sua finalidade produzir prova, para que se possa julgar o caso concreto. Tudo o que for periciado, materializado em laudos, e serve para diversos fins de direito, como o civil, administrativo, trabalhista, previdencirio, comercial, etc. No entanto, torna-se mais constante no mbito criminal.

II Utilidade A percia pode ser feita nos seres vivos humanos, animais, plantas; nos cadveres, nos esqueletos e nos objetos. Quando feita em vivos, serve para diagnosticar leses corporais, gravidez, conjuno carnal, contaminao por doenas, alm de determinar o aborto, comprovar doenas ou acidentes de trabalho, determinar idade, sexo e cor, determinar paternidade e maternidade, alm de outros. Realizada em cadveres, tem por finalidade o diagnstico da causa da morte, bem como da causa jurdica da morte e seu tempo aproximado e a identificao do morto. Nos esqueletos, serve para identificar e tambm investigar a causa da morte. Nos animais e plantas so mais raros, mas servem para diversos esclarecimentos, dependendo do caso. Ambos podem conter elementos que, de certa forma, alterariam o curso de um processo. Projteis de bala, sangue, pele, unhas, cabelos, pequenos objetos, enfim, uma gama de elementos que podem ser teis a investigao. Igualmente, os objetos. Podem ser a arma do crime, podem conter a arma do crime, podem esconder alguma coisa relacionada com o acontecido. Facas, revlveres, munio, recipientes, tudo o que estiver na cena pode ser de grande valia e deve ser periciado, pois pode conter secrees, pele, unha, cabelo e impresses digitais.

ANATOMIA HUMANA A LOCALIZAO TOPOGRFICA DOS RGOS IN SITU

I Conceito A anatomia (do latim tardio anatomia) o ramo da biologia no qual se estudam a estrutura e organizao dos seres vivos, tanto externa quanto internamente. Para a anatomia, o corpo deve ser perfeito, todos os seus componentes devem ser completos e sem falhas. Havendo falhas na estrutura corporal, acontecem os fenmenos chamados de anomalias, monstruosidades e variaes anatmicas. II Quadrantes Nosso corpo, para facilitar o estudo, foi dividido em quadrantes. Do lado direito, de cima para baixo, esto os seguintes quadrantes: 1 Hipocndrio direito onde se localizam o fgado e a vescula biliar. 2 Flanco direito onde est o rim direito. 3 Inguinal direito onde se localizam o ceco e o apndice. Do lado esquerdo, tambm de cima para baixo, temos: 1 Hipocndrio esquerdo onde se localiza o bao. 2 Flanco esquerdo onde est localizado o rim esquerdo. 3 Inguinal esquerda projeo do clon sigmoide. No meio do corpo, de cima para baixo: 1 Epigstrio seu principal rgo o estmago. 2 Mesogstrio onde se localiza o intestino delgado. 3 Hipogstrio bexiga, tero e ovrio nas mulheres e prstata nos homens. O corao est situado acima do hipocndrio esquerdo, e possui uma pequena parte no lado direito. Os pulmes se encontram ladeando o corao, sendo que o do lado direito possui trs lbulos, enquanto o esquerdo possui dois. O esfago se localiza acima do epigstrio. O fgado, por ser um rgo grande, est distribudo pelo hipocndrio direito, epigstrio e uma poro menor no hipocndrio esquerdo.

O pncreas se localiza atrs do estmago e entre o duodeno e o bao; a laringe est localizada no pescoo, entre a quarta e sexta vrtebra cervical. Esta a localizao interna de nossos rgos, conforme estudo realizado nas aulas de Medicina Legal.

BIBLIOGRAFIA MEDICINA LEGAL GENIVAL VELOSO DE FRANA SEXTA EDIO 2001 EDITORA GUANABARA KOOGAN S.A.

Potrebbero piacerti anche