Sei sulla pagina 1di 4

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO RESUMO PARA PROVA.

Conceito: A Consolidao das Leis Trabalhistas, no faz meno ao que venha ser um sindicato, apenas esclarece no seu artigo 511 que lcita a associao para fins de estudo, defesa e coordenao dos seus interesses econmicos ou profissionais de todos os que, como empregadores, empregados, agentes ou trabalhadores autnomos ou profissionais liberais exeram, respectivamente, a mesma atividade ou profisso ou atividades ou profisses similares ou conexas. Assim podemos extrair o conceito de sindicato como sendo, a associao de pessoas fsicas ou jurdicas que tm atividades econmicas ou profissionais, visando defesa dos interesses coletivos e individuais de seus membros ou da categoria. Distino Sindicato x Ordens Profissionais : As ordens profissionais tm como objetivo a fiscalizao da profisso e so pessoas jurdicas de direito pblico, na modalidade de autarquia, cujo a filiao de cunho obrigatrio. J os sindicatos no disciplinam a classe apenas defende-a, no mbito sindical a filiao facultativa, alm serem pessoas jurdicas de direito privado. Sindicato x Associao desportivas Sindicato defesa dos interesses individuais e coletivos Associao desportivas reunio para a pratica de esportes Sindicato x Associaes Sindicato representa os sindicalizados ou a categoria Associao No representa os associados, o antigo embrio sindical. Sindicato x Cooperativa Sindicato Defesa dos interesses individuais e coletivos da categoria judicial ou extrajudicial Cooperativa Prestao de servios aos seus associados i.e distribuio de produtos. Criao e Registro de sindicatos A conveno n 87 da OIT determina que os sindicatos podem ser criados sem qualquer autorizao prvia do Estado.

Aliais, o artigo 8, I da CF/88, absorveu essa orientao da OIT, dizendo o artigo que no pode a lei exigir do autorizao do poder pblico para a fundao de sindicato, ressalvado o registro no rgo competente. O Poder Pblico a que se refere o artigo 8 o poder executivo e no o legislativo ou judicirio. O rgo competente para o registro do sindicato o cartrio de registros pblicos, onde o sindicato obter personalidade jurdica, porm deve ainda ser arquivado no Ministrio do Trabalho para este verificar a unicidade do sindicato, inclusive o STF j decidiu que o h competncia de recepo do Ministrio do Trabalho apenas para o registro, que um ato vinculado, subordinado, apenas a verificao dos pressupostos legais, e no autorizao ou de reconhecimento discricionrio, que importaria concesso ou no da antiga carta sindical. Inclusive, o STF j editou uma smula a de n 677, que dispe at que a lei venha dispor a respeito, incube ao Ministrio do Trabalho proceder o registro das entidades sindicais e zelar pela observncia do principio da unicidade. Os sindicatos podem ser criados: (a) por formao simples: quando no haja na base territorial nenhum sindicato, (b) desmembramento de um sindicato que dividido em mais de um, (c) dissociao, quando deixa de existir parte do ramo ou profisso. Para a dissoluo do sindicato, no existe regra especifica, devendo-se observar o que determinar seu estatuto. Categoria Categoria profissional e Categoria Econmica. Categoria econmica a que ocorre quando h solidariedade de interesses econmicos dos que empreende atividades idnticas, similares ou conexas, constituindo vinculo social bsico entre pessoas (art. 511, 1, CLT), tambm chamada de categoria dos empregadores. Categoria profissional ocorre quando existe similitude de vida oriunda da profisso ou trabalho em comum, em situao de emprego na mesma atividade econmica ou em atividades econmicas similares ou conexas. Tambm chamada de categoria dos empregados. A categoria no viola o principio da unicidade sindical, pois a mesma esta inserida no corpo sindical, ou seja encontra-se dentro do sindicato, alm de qu a categoria no tem personalidade jurdica, pois no emite declarao de vontade, papel atribudo aos sindicatos. Categorias diferenciadas Na categoria diferenciada, ocorre a formao de um sindicato por profisso, segundo Amauri Mascaro Nascimento, que s pode ser de empregados e no de empregadores. Assim a categoria diferenciada pode decorrer do estatuto profissional dos trabalhadores, com as secretarias ou profissionais de relaes pblicas, ou da condio de vida singular, v. g. os motoristas e os ascensoristas. A lei ainda esclarece que quem no participou do dissdio coletivo da categoria diferenciada no pode ser parte em sua ao de cumprimento.

A smula 374 do TST, exara tal assertiva de que o empregado de categoria profissional diferenciada no tem direito de haver de seu empregador vantagens previstas em instrumento coletivo no qual a empresa no foi representada por rgo de classe de sua categoria. Isto quer dizer que uma empresa que possui um vigilante, este no vai ser enquadrado como categoria diferenciada, isto se a empresa no exerce atividade de vigilncia. Em primeiro lugar porque a categoria no diferenciada e em segundo e mais esclarecedor porque a empresa no participou da norma coletiva entre sindicato dos vigilantes e as empresas de vigilantes.

Entidades de Grau superior. So entidades de grau superior as: Federaes: so organizadas nos Estados membros, so rgos internos das Federaes : diretoria, conselho de representantes e conselho fiscal. Confederao: So entidades de grau superior no mbito nacional, so constitudas de no mnimo 3 Federaes e tem sede em Braslia, se forma do ramo de atividade Centrais Sindicais: Tem representao em certos rgos como o Conselho Curador do FGTS, Conselho Nacional da Previdncia Social. So atribuies das Centrais Sindicais coordenar a representao dos trabalhadores por meio das organizaes sindicais e filiadas. A funo ser de coordenao (organizar, estruturar e ordenar)da representao e no exatamente de representao dos trabalhadores que atribuio dos sindicatos, e, participar das negociaes em fruns, colegiados de rgos pblicos e demais espaos de dialogo social que possuam composio tripartite, nos quais estejam em discusso assuntos de interesse geral dos trabalhadores. A central dever ainda fornecer dados, estudos, pesquisas, pareceres nas negociaes. Funes dos Sindicatos: Funo Representativa: a funo precpua do sindicato, assegurado pelo art. 513,a da CLT, que demonstra a prerrogativa do sindicato de representar perante as autoridades administrativas e judicirias, os interesses da categoria ou individuais dos associados relativos atividade ou profisso. Funo Negocial: a funo observada na pratica de acordos e convenes coletivos do trabalho, o sindicato participa das negociaes coletivas que iro culminar com a concretizao de normas coletivas, a serem aplicadas na categoria. Art. 7, XXVI da CF/88. Funo Econmica A beneplcito com o artigo 564 da CLT, tal funo vedada, ao sindicato direta ou indiretamente exercer funo econmica.

Funo Assistencial Na assistencial, atribuio sindical prestar servios aos seus representados, contribuindo para o desenvolvimento integral do ser humano. A CLT determina ao sindicato diversas atividades assistenciais, como a educao; sade: colocao ; lazer e fundao de cooperativas e servios jurdicos. Funo Poltica O artigo 521, d, da CLT, diz que no finalidade do sindicato exercer atividade poltica.

Potrebbero piacerti anche