Sei sulla pagina 1di 40

Entidade Acreditada

RELAO PEDAGGICA E ANIMAO DE GRUPOS DE FORMAO

Contedos Aspectos com a

relacionados

dinmica de grupos em contexto de formao; Fenmenos psicossociais associados dinmica de grupos; Especificidades Gesto e dos ritmos individuais; percursos diferenciados de aprendizagem.

RH Center- Formao e Consultoria em Recursos Humanos Lda. R. Eng Adelino Amaro da Costa, 15, 2- Sala 2.2 4400- 351 V. N. Gaia Telf. 22 370 15 46 Telefax. 22 371 11 30 Email: rhcenter@clix.pt

Relao Pedaggica e Animao de Grupos de Formao

NDICE
Modelo bsico de comunicao Elementos da comunicao A importncia da linguagem no verbal Barreiras comunicao Atitudes facilitadoras a comunicao Auto-estima Capacidade de escutar Atitude emptica Capacidade de dar feed-back Atitude assertiva Atitude passiva Atitude agressiva Animao de grupos atitude emptica O grupo e a sua dinmica Grupo de formao Dinmica do grupo de formao Ciclo de vida do grupo de formao Desenvolvimento orientado para a relao Desenvolvimento orientado para a tarefa Funes do grupo e papel do formador Tcnicas de grupo Liderana do processo O formador enquanto lder Estilos de liderana Contextualizao da formao pedaggica de adultos Escola e formao profissional Diferenas entre ambos os contextos da aprendizagem Mtodos e tcnicas pedaggicas Como aprendem os adultos Princpios da formao de adultos Exerccios de Auto-Avaliao Proposta de correco Bilbiografia 4 5 7 8 11 11 11 12 12 13 13 14 15 15 16 16 17 17 17 20 22 22 22 24 24 25 26 27 27 28 33 38

Relao Pedaggica e Animao de Grupos de Formao

OBJECTIVOS: Identificar os processos de comunicao interpessoal Reconhecer as atitudes facilitadoras da comunicao Identificar os comportamentos facilitadores da resoluo de conflitos Identificar os mecanismos de motivao Distinguir e adoptar estratgias de motivao Identificar os estilos de liderana e os seus efeitos na prtica pedaggica.

Relao Pedaggica e Animao de Grupos de Formao

MODELO BSICO DE COMUNICAO A comunicao uma das dimenses principais no universo Homem. A capacidade de comunicar oferece a cada ser humano a possibilidade de concretizar o seu desenvolvimento psquico e social pleno, e permite a existncia de grupos, organizaes, sociedades e culturas. Podemos definir comunicao como o processo de transmisso de informao entre dois ou mais indivduos ou organizaes. um fenmeno dinmico e evolutivo, cujo principal objectivo permitir a interaco entre indivduos ou grupos. Neste sentido, o processo comunicativo diz respeito ao conjunto de tcnicas verbais e no verbais de influenciar ou manipular o ambiente social. A situao de ensino / aprendizagem um ambiente de comunicao por excelncia. Da comunicao gerada no seio do grupo em formao depende o sucesso da aprendizagem, o concretizar dos objectivos pedaggicos, o clima afectivo e o nvel motivacional do grupo e a realizao pessoal do Formador. Torna-se vital para o Formador conhecer os fundamentos do processo comunicativo e algumas das suas implicaes, para que lhe seja possvel gerir a comunicao de forma positiva, desenvolvendo uma relao pedagogicamente eficaz com os seus formandos.

Relao Pedaggica e Animao de Grupos de Formao

ELEMENTOS DA COMUNICAO

Emissor ou Fonte o indivduo, ou grupo de pessoas, ou organizao com ideias, intenes, necessidades, informaes, enfim, com uma razo para se empenhar na comunicao.

Mensagem Na comunicao humana a mensagem existe em forma fsica: h a inteno de ideias, intenes e objectivos num cdigo. O Emissor utiliza uma combinao de signos e smbolos para expressar a sua inteno comunicativa.

Canal o condutor da mensagem, o meio que permite a circulao da informao enviada pelo Emissor.

Receptor o alvo da comunicao. o indivduo ou audincia que recebe e descodifica a mensagem. Constitui o elo mais importante do processo, pois se a mensagem no atingir o Receptor, de nada serviu envi-la.

Feed-Back O Feed-back a reaco do Receptor ao comportamento do Emissor. Fornece informao ao Emissor sobre o impacto da sua aco sobre o Receptor, sobre o sucesso na realizao do seu objectivo comunicativo.

Relao Pedaggica e Animao de Grupos de Formao

ESCUTA / REFORMULAO / SNTESE

Emissor Receptor

Receptor Emissor Feed-Back

Ao responder, o receptor exerce controle sobre as futuras mensagens que o Emissor venha a codificar, promovendo a continuidade da comunicao. O feed-back , assim, um poderoso instrumento de influncia ao nvel de quem envia informao. Se o feed-back for compensador, o emissor mantm o seu comportamento; se no for, este modifica-o, a fim de aumentar as suas probabilidades de xito. O bom uso do feed-back aumenta a eficcia da comunicao interpessoal. As pessoas que so consideradas boas comunicadoras normalmente esto atentas aos sinais comunicativos do interlocutor, so boas observadoras de reaces. O comportamento dos Formandos, a sua postura, expresses, humor, brincadeiras ou sarcasmos, questes, dvidas, afirmaes e opinies, enfim, toda a riqueza da situao face-a-face em termos de feed-back, extremamente til para o Formador regular e corrigir a sua forma de comunicar com o grupo. Por todas estas razes essencial que o feedback seja treinado e intencionalizado. Neste sentido existe um conjunto de directrizes contribuem para a sua boa aplicao.

Relao Pedaggica e Animao de Grupos de Formao

O Feedback deve ser: Especfico: concreto e objectivo, e no de carcter geral, para que o formando possa perceber a pertinncia da informao; Aplicvel: pertinente (h caractersticas pessoais dos formandos que so incontornveis e, portanto, no faz sentido apont-las); Oportuno: h situaes em que faz sentido aguardar at que o formando esteja receptivo para aceitar o feed-back; no entanto, muitas vezes, ser to eficaz quanto mais imediato for (adi-lo pode levar diminuio do seu impacto); Solicitado: existem pistas verbais e no verbais que nos indicam se o formando se encontra ou no disponvel para receb-lo; Neutro: baseado em factos, evitando-se a emisso de opinies ou julgamentos de valor; Directo: dirigido pessoa ou pessoas envolvidas, sendo que o uso de intermedirios pode levar deturpao da mensagem; Comprovado: essencial que o formador se assegure de que a inteno comunicativa. A importncia da Linguagem no verbal Estar atento ao comportamento no verbal dos formandos, permite ao formador retirar vrias concluses: Os gestos ajudam a interpretar o contedo das comunicaes, definir os papis e os desempenhos sociais As expresses faciais comunicam sentimentos e reaces, permitindo aceder a informaes tais como: grau de percepo da mensagem, nvel de motivao e ateno, cansao, interesse suscitado pelos contedos. a descodificao da mensagem pelo formando est em concordncia com

Relao Pedaggica e Animao de Grupos de Formao

BARREIRAS COMUNICAO Comunicar trocar mensagens. Sabemos que no fcil ( talvez impossvel) dissociar o que dito, de quem o diz. E isto porque no nosso discurso est sempre presente, de forma manifesta ou latente, aquilo que somos. Cada sujeito uma entidade complexa, resultante da combinao de factores biolgicos e psicolgicos, e dos resultados das experincias por que passa, e que lhe deixam marcas positivas ou negativas, mais superficiais ou mais profundas. Existem diversos factores que o Formador / Animador no deve desconhecer, de modo a poder super-los. a) Ao nvel do Emissor e do Receptor Estas barreiras aparecem por vezes designadas por distncia psicolgica. Imaginemos, numa sequncia linear, um tanto artificial, o processo de envio de uma mensagem do sujeito A para o sujeito B. 1. Construo da ideia a nvel conceptual. Remete para o mbito cognitivo, uma vez que se faz apelo capacidade de abstraco e ao raciocnio, estando implicado o quadro de referncias em que se move o sujeito; 2. Codificao. o domnio do cdigo, neste caso da lngua e da capacidade verbal; 3. Expresso. Refere-se, nomeadamente, s dificuldades de pronncia; 4. Audio. Colocam-se, relativamente ao receptor, questes como a surdez, ou excesso de cansao que dificulta a concentrao, ou uma preocupao que impossibilite a mobilizao de capacidades para o processo de comunicao; 8

Relao Pedaggica e Animao de Grupos de Formao

5. Descodificao. Aponta para o conhecimento do cdigo utilizado. Se for a lngua portuguesa, ser necessrio que os vocbulos sejam conhecidos, ou compreensveis, e que as construes sintcticas criem uma lgica lingustica e conceptual que possibilite ao emissor passar da mensagem s ideias; 6. Interpretao. Indica o confronto da mensagem com o quadro referencial do receptor, isto , os seus conhecimentos, opinies, valores, crenas, etc. que lhe permitem dar um sentido ao que lhe foi transmitido.

b) Ao Nvel do Cdigo

Se o emissor usar sinais (sons, gestos, grafismos) que sejam desconhecidos do receptor, este no tem hiptese de descodificar a mensagem e perceber o que o outro lhe envia.

c) Ao Nvel da Mensagem

Se a mensagem no for oportuna, pertinente, motivadora, pode no suscitar sequer a ateno do receptor. Se for demasiado dissonante com o quadro referencial do receptor provvel que este a recuse. Os valores culturais e ticos do receptor podem provocar uma forte recusa da mensagem, no chegando mesmo a ouvir o que se quer dizer.

Relao Pedaggica e Animao de Grupos de Formao

QUADROS DE REFERNCIA ESTERETIPOS, CRENAS E PRECONCEITOS DIFERENAS DE ESTATUTO (IDADE, EXPERINCIA, HABILITAES LITERRIAS) INCOERNCIA ENTRE O COMPORTAMENTO VERBAL E NO VERBAL CAPACIDADES DE EXPRESSO CAPACIDADES FSICAS E PSICOLGICAS EMISSOR INTERESSE / ATENO / MOTIVAO CARGA EMOCIONAL TIPOS DE CONTEXTO INCOERNCIA DE ELEMENTOS COMPLEXIDADE OU INADEQUAO DA MENSAGEM RECEPTOR

10

Relao Pedaggica e Animao de Grupos de Formao

ATITUDES FACILITADORAS DA COMUNICAO Auto-estima Corresponde imagem que temos de ns prprios e ao valor que atribumos nossa pessoa. A estima de si prprio depende muito da percepo, isto , da forma como tomamos conhecimento das coisas, e neste caso, da forma como nos vemos. De entre as vrias caractersticas que possumos, valorizamos mais umas do que outras. Tudo isto vai provocar atitudes e comportamentos diferentes, como reaco a essas maneiras de nos vermos. H uma correlao elevada entre estima por si prprio e o estilo de comunicao. As pessoas que possuem um bom nvel de auto-estima do mais provas de competncias relacionais, mostrando maior iniciativa e criatividade. Tendem a exprimir com clareza as suas posies, procurando compreender pontos de vista diferentes. Capacidade de Escutar A comunicao interpessoal dificilmente ser satisfatria se o emissor no adoptar duas atitudes relacionais fundamentais a escuta activa e a atitude emptica. Escuta Activa: Comear a ouvir desde a primeira palavra; manter uma atitude calma e receptiva Concentrar-se no que est a ser comunicado, sem se precipitar tentando adivinhar o que os seus interlocutores vo dizer...; Manifestar a sua ateno e receptividade atravs de comportamentos e sinais verbais sim, sim, hum, hum, acenando com a cabea e mantendo contacto ocular com o interlocutor; 11

Relao Pedaggica e Animao de Grupos de Formao

Gerir os silncios sem impacincia ou ansiedade; No interromper a comunicao do interlocutor, deixando-lhe espao para se expressar;

No interpretar o que o outro diz sem cho suficiente, mas sim fazer perguntas e colocar questes de forma a suscitar a participao do interlocutor e obter esclarecimentos sobre o que ele quer expressar.

Atitude Emptica Esta atitude remete para capacidade de inferir estados internos ou traos da personalidade do outro, comparando-os com as suas prprias atitudes e, simultaneamente, de tentar perceber o mundo tal como essa pessoa o percebe Esta atitude, que respeita o outro e a sua expresso, caracteriza-se por um esforo sincero de nos colocarmos no seu lugar, vestirmos a sua pele, de compreender o seu contexto emocional e vivencial. A Capacidade de Dar Feed-back

Tendo em conta o papel desempenhado pelo feedback na ligao e reforo do sistema de comunicao, e a sua capacidade de transmitir segurana ao emissor e aumentar a confiana mtua dentro do grupo de formao, pode dizer-se que este se reveste de grande importncia para a relao pedaggica. Assim, conveniente que seja desenvolvido um esforo consciente por parte do formador no sentido do treinado e uso intencional do feedback.

12

Relao Pedaggica e Animao de Grupos de Formao

Atitude Assertiva Esta atitude pode ser definida como a capacidade de expor um ponto de vista pessoal com argumentos expressos de forma clara e objectiva, evitando a atribuio de duplos sentidos por parte dos interlocutores. Caractersticas do comportamento assertivo Respeito pelo prprio e defesa dos direitos pessoais Respeito pelas necessidades e direitos dos outros Expresso de sentimentos e opinies de forma directa e honesta, adequada situao e que no viole os direitos dos outros

Como termo de comparao, podem ser referidos dois outros tipos de atitude: a Atitude Passiva e a Atitude Agressiva.

Atitude Passiva CARACTERSTICAS DO COMPORTAMENTO PASSIVO Anulao perante os outros, denotando falta de respeito pelas necessidades e direitos do prprio Evitamento activo de conflitos e tentativa de agradar o outro Violao dos direitos pessoais na medida em que a pessoa no expressa os seus pensamentos, sentimentos e opinies de forma honesta

13

Relao Pedaggica e Animao de Grupos de Formao

Atitude Agressiva CARACTERSTICAS DO COMPORTAMENTO AGRESSIVO Violao sistemtica dos direitos dos outros e defesa directa dos direitos pessoais Tentativa constante de dominar o outro e impor a sua posio Expresso de pensamentos, sentimentos e opinies de forma predominantemente desonesta e geralmente inapropriada

14

Relao Pedaggica e Animao de Grupos de Formao


ANIMAO DE GRUPOS O GRUPO E A SUA DINMICA

GRUPO DE FORMAO A vida em grupo assume extrema importncia no contexto da vida social, pois o Homem s logra realizar alguns do seus objectivos existenciais quando integrado em diversos grupos. O grupo de formao o exemplo disso. Considerado como um grupo primrio ou grupo restrito, pode classificar-se quanto sua natureza como Artificial os formandos so colocados numa situao em que tm de interagir com outros que lhe so estranhos. Grupo : Conjunto de pessoas que so interdependentes na tentativa de realizao de objectivos comuns e que visam um relacionamento interpessoal satisfatrio.
Definio de grupo segundo Minicucci (1987)

Importncia do grupo na formao Dispe de uma maior quantidade e variedade de informaes e ideias Os indivduos, em grupo, aprendem mais do que isoladamente As decises tomadas em grupo tendem a tornar-se comportamentos estveis

15

Relao Pedaggica e Animao de Grupos de Formao

DINMICA DO GRUPO DE FORMAO Quando abordamos a dinmica de um grupo como o caso do grupo de formao, devemos ter em conta as relaes que se estabelecem entre os diferentes elementos do grupo e o formador bem como a influncia exercida pelo grupo, como entidade, sobre o comportamento dos seus membros.

Nesta perspectiva, existem determinados aspectos que nos permitem definir os grupos em situao de formao. CICLO DE VIDA DO GRUPO DE FORMAO 1- Incio Informar Motivar

2 Crescimento e Identificao dos Membros Neutralidade atenta Reformulao Clarificao

3 Maturao e Integrao do Grupo Progresso em direco ao objectivo

Falando ainda das diferentes fases de desenvolvimento de um grupo, Tuckman (1965) identifica duas etapas gerais que evoluem simultaneamente e que representam as dimenses centrais a que o formador deve estar atento e acompanhar ao longo do processo de formao.

16

Relao Pedaggica e Animao de Grupos de Formao

Desenvolvimento orientado para a relao Conjunto de fases do desenvolvimento do grupo em que os comportamentos visam a manuteno da unio e coeso grupais. Ansiedade, primeiras impresses Conflito intragrupal Desenvolvimento da coeso do grupo Papis funcionais e flexveis e comprometimento com o grupo como entidade

Desenvolvimento orientado para a tarefa Conjunto de fases do desenvolvimento do grupo em que os comportamentos so orientados para a prossecuo dos objectivos. Estabelecimento da tarefa Resposta emocional s exigncias da tarefa Intercmbio aberto das interpretaes relevantes Surgir das solues

FUNES DO GRUPO E PAPEL DO FORMADOR Podem ser internas: Funo de produo: prossecuo tarefas. dos objectivos delineados pelo

desenvolvimento e concretizao das actividades e

17

Relao Pedaggica e Animao de Grupos de Formao

O papel de Animador / Formador relativo a esta funo, consiste em garantir que os objectivos foram compreendidos e aceites pelos diversos membros do grupo e dirigir o grupo para o esforo de os atingir. Funo de facilitao: estabelecer as normas de funcionamento e as regras de comportamento, por forma a reger os desempenhos de modo a facilitar a realizao dos objectivos do grupo. Definir quais os meios necessrios realizao das tarefas. O Animador / Formador deve assegurar o desempenho dos papis definidos por cada membro, e gerir os meios necessrios execuo desses papis. Funo de regulao: regulao das trocas interpessoais e dos conflitos. Ao Animador / Formador cabe gerir a vida interna do grupo, a comunicao interna, de modo a salvaguardar a unio e a cooperao no seio do grupo. O formador enquanto gestor da comunicao Orienta as mensagens de acordo com os objectivos delineados e estimula a discusso Fomenta o intercmbio entre o papel de emissor e de receptor Regula intervenes e trocas interpessoais Suscita a escuta activa e a atitude emptica no seio do grupo, evitando situaes de escalada emocional Podem ser externas intercmbio com o meio ambiente envolvente (a empresa, a instituio organizadora, etc.)

18

Relao Pedaggica e Animao de Grupos de Formao

O formador enquanto animador / facilitador de aprendizagem Assumir o papel de formador consiste em adoptar todo um conjunto de atitudes e comportamentos adequados ao contedo da formao e relacionados com as funes de formador. Como elemento facilitador da aprendizagem e na posse de determinadas competncias tcnicas, o formador possui o papel de Animador da Formao. Nesta perspectiva a sua atitude dever: - suscitar nos formandos os comportamentos necessrios ao

desenvolvimento dos objectivos da formao; - estabelecer relaes de cooperao e apoio com os membros do grupo em formao sendo um comunicador, isto , um indivduo que consegue estabelecer um clima de confiana e solidariedade no interior do grupo; - incentivar a procura autnoma de novos conhecimentos no decurso do processo formativo; - realar a importncia do papel individual dos formandos, isto , o seu empenhamento e responsabilidade no desenvolvimento do processo de aprendizagem; - colaborar com os formandos na pesquisa de novos conhecimentos; - ser um moderador de conflitos utilizando a energia interpessoal em favor da formao.

O formador deve ter facilidade em conduzir a sesso de formao, atravs de: - uma atitude de confiana face ao grupo com o recurso a uma linguagem simples e adequada ao nvel de escolaridade dos formandos; 19

Relao Pedaggica e Animao de Grupos de Formao

- uma percepo da dinmica do grupo em formao: anlise das interaces, das atitudes e papis dos formandos. - oportunidade nas intervenes: anlise da situao de forma a perceber a altura indicada para sintetizar ideias, reformular questes... O papel do formador pois o de motivar o grupo para a aprendizagem, implicando cada um dos formandos nesse processo. assim que, orientado pelo formador, o grupo se organiza no sentido da pesquisa de novos conhecimentos ao longo do processo formativo. O formador deve ensinar a aprender, isto , facilitar a cada formando a aquisio de conhecimentos face sua individual experincia de formao. No sentido de um melhor acompanhamento das diferentes etapas de desenvolvimento grupal e da boa resoluo das dificuldades comunicativas e de relacionamento com que o formador se ir deparar ao longo do processo de formao, podem ser sugeridas uma srie de tcnicas desbloquedoras em termos de interaco grupal e que facilitam o bom andamento do grupo.

TCNICAS DE GRUPO Pr requisitos: Conhecer previamente as suas vantagens e os seus riscos Preparar a sesso de grupo (no improvisar) Assegurar a participao de todos

Modalidades de Tcnicas:

20

Relao Pedaggica e Animao de Grupos de Formao

Apresentao/Quebra Gelo Representam um tipo de tcnicas que facilitam o incio das interaces e permitem que os diferentes elementos do grupo se conheam. Pelas suas caractersticas, permitem diluir reservas iniciais e diferenas de estatuto existentes dentro do grupo. Exemplos: A feira; Auto retrato; Eu num grupo; Jogo dos conjuntos. Comunicao e participao Estas tcnicas servem como activadoras do grupo e indutoras da emisso de opinies e do debate sobre temas associados aos objectivos e contedos da formao. Exemplos: Jogo do novelo; O que pensamos do assunto; Os recursos do grupo. O grupo como recurso; Falar em pblico; O aqurio. Assertividade Conjunto de tcnicas vocacionadas para manter a comunicao num nvel positivo, evitando o despoletar de conflitos e participando na sua resoluo. Exemplos: Grupos de escuta activa; As moedas; Reagir s crticas; Transforma a negao em afirmao. Movimento Este tipo de tcnicas constituem uma possibilidade de interveno no grupo quando este comea a manifestar cansao ou desateno. Exemplos: O dilogo gestual; O cego e o guia; A tribo.

21

Relao Pedaggica e Animao de Grupos de Formao

LIDERANA DO PROCESSO O formador enquanto lder A liderana entendida como um conjunto de atitudes do formador face ao grupo, deve incidir ao nvel do desenvolvimento das necessidades de aprendizagem dos formandos que devem ser motivados a estabelecer relaes com base na troca e apropriao de novos conhecimentos. Assim, o formador exerce uma atitude de lder, quer quando assume um comportamento directivo, solicitando ao grupo a realizao de um determinado trabalho, por exemplo, quer quando d apoio e encoraja facilitando a aprendizagem e o desenvolvimento do processo formativo. Dada a grande diversidade de caractersticas individuais dos formandos, o formador tem de procurar uma adaptao permanente da sua conduta, face heterogeneidade e natureza dos grupos em formao. Estilos de liderana Estilo democrtico Caracterizao: O poder de deciso encontra-se distribudo e o grupo possui alguma autonomia na tomada de decises Objectivos e mtodos de trabalho so estabelecidos juntamente com o grupo O Formador intervm nas crises mais relevantes Os resultados so controlados pelo grupo e pelos seus elementos A comunicao abundante e positiva, havendo alternncia entre os papis de emissor e receptor dentro do grupo

22

Relao Pedaggica e Animao de Grupos de Formao

Efeitos no grupo: Nvel elevado de produtividade, podendo no entanto no atingir os nveis do estilo autoritrio Estimulao da criatividade dentro do grupo e aparecimento de novas frmulas e solues de forma espontnea Clima scio-afectivo positivo e motivao Aumento da coeso e da identidade grupal

Estilo liberal Caracterizao: O Formador apresenta as tarefas mas delega no grupo todo o poder de deciso relativamente a mtodos de trabalho Situa-se fora do grupo O Grupo sentido como uma ameaa No intervm nas crises ou afirma-se de fora incoerente No controla os resultados, adoptando sempre uma postura no directiva Demite-se do seu papel de gestor e facilitador da aprendizagem - um falso lder Efeitos no grupo: Nveis de produo muito baixos Comunicao elevada, tendendo a tomar-se anrquica Afastamento das actividades e objectivos estipulados Escalada do descontentamento e desmotivao Risco de desmembramento do grupo

23

Relao Pedaggica e Animao de Grupos de Formao

Estilo autoritrio ou autocrtico Caracterizao: Poder de deciso centrado exclusivamente no Formador No fornece uma ciso global das tarefas a realizar Mantm-se margem do grupo no se envolvendo nas tarefas Imposio do seu estatuto de lder Domina o sentido e contedo da comunicao, impedindo a expresso individual Controla as redes de comunicao Controla resultados por feedback individual Preocupa-se essencialmente em assinalar os erros e no refora sucessos. Efeitos no grupo: Maior produo, uma vez que h uma centrao exclusiva na tarefa De efeito rpido em situaes de crise Clima negativo do grupo e nvel motivacional baixo Ausncia de expresso de conflitos por parte do grupo Ausncia de espao para a criatividade e a expresso individual

CONTEXTUALIZAO DA FORMAO PEDAGGICA DE ADULTOS

Escola e Formao Profissional provvel que, para um observador ingnuo, os contextos escolar e de formao profissional sejam similares. Tambm para os participantes em formao o modelo tradicional funciona como um apelo quase irresistvel, j que um contexto de aprendizagem conhecido por todos. 24

Relao Pedaggica e Animao de Grupos de Formao

Assim, frequente Formador e Formandos perspectivarem-se mutuamente como professor e alunos. A analogia do modelo escola faz com que se caia na armadilha de viver uma situao escolar tradicional pouco favorvel formao profissional. DIFERENAS ENTRE AMBOS OS CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM: Objectivos: No mbito escolar tradicional, pretende-se dotar as crianas e os jovens de um conjunto vasto de conhecimentos tericos e abstractos, sem aplicao imediata, mas que os tornem membros aptos de uma sociedade e de uma cultura. Na formao profissional, o objectivo no a socializao em geral, mas a aquisio de competncias que permitam prosperar ou melhorar a produo, abrange um leque variado de idades e centra-se no meio especfico do trabalho, promovendo a integrao profissional. Mensagens: Na escola pretende-se transmitir conceitos e contedos tericos com um grau de abstraco considervel. As mensagens transmitidas traduzem um saber generalizado e as orientaes necessrias para que o indivduo defina um projecto de vida, de forma a assumir um papel e um estatuto na sociedade. Na formao, no entanto, os constructos devero ser mais operativos e complementados com competncias prticas que incrementem o nvel tcnico e relacional do trabalhador, respondendo a necessidades muito especficas. Cenrio: O espao fsico em ambos os contextos pode ser muito diverso A escola e a sala de aula com disposio em conferncia ou em anfiteatro por um lado, e por outro, a sala de formao terica 25

Relao Pedaggica e Animao de Grupos de Formao

com mesas dispostas em U, ou a oficina e posto de trabalho que tanto se podem enquadrar na empresa como num centro de formao.

MTODOS E TCNICAS PEDAGGICAS Tanto os mtodos como os meios pedaggicos a utilizar na formao devero ser diferentes dos empregues, pelo menos tradicionalmente nas escolas. Para alm do quadro, de manuais e livros de apoio, o formador dever recorrer a sistemas multimdia e imprimir um ambiente o mais participativo e activo possvel. Avaliao: Na escola a avaliao recai sobre o aluno. Na formao, sobre o prprio sistema e resultados atingidos. Actores: No contexto Escola, os actores so Professores e Alunos. Na Formao Profissional, existem Animador e Formandos, num estado de desenvolvimento mais maduro. Quem so, ento, os participantes na Formao Profissional? - So adultos. - Esto em grupo

26

Relao Pedaggica e Animao de Grupos de Formao

Como Aprendem Os Adultos A pedagogia de adultos deve ser uma pedagogia Activa (Prtica-TericaPrtica) e de Sucesso (prevenir o sucesso, evitando situaes de fracasso ou frustrao). Nos adultos a motivao para aprender intrnseca, estando normalmente associada a estatutos, papeis, auto-estima, reconhecimento por parte de outrem, actualizao de saberes.

PRINCPIOS DA FORMAO DE ADULTOS Utilizao de mtodos activos Recurso a pedagogias individualizadas Utilizao de material prtico e til Apelo experincia de vida e contexto profissional dos formandos Preveno do insucesso Partilha do conhecimento dos resultados Respeito pela autonomia e independncia dos formandos Transmisso de conhecimentos prticos e de aplicabilidade imediata Construo de novos conhecimentos tendo como ponto de partida e referncia competncias previamente adquiridas pelos formandos Estabelecimento conjunto de objectivos e contedos de aprendizagem Percepo do adulto/formando como protagonista do seu processo de aprendizagem

27

Relao Pedaggica e Animao de Grupos de Formao

Exerccios de Auto Avaliao

28

Relao Pedaggica e Animao de Grupos de Formao

Verifique os seus Conhecimentos

I. Assinale o carcter VERDADEIRO (V) ou FALSO (F) das seguintes afirmaes (20%): 1____ A relao interpessoal possvel sem comunicao. 2____ O processo de comunicao sempre consciente. 3____ Num processo de comunicao, dar feedback no relevante. 4____ A linguagem verbal, oral e escrita so formas de comunicar. 5____ No possvel comunicar atravs do silncio. 6____ A comunicao proporciona a interaco entre indivduos ou grupos. 7____ Comunicar no implica partilhar ideias, sentimentos nem experincias. 8____ A mensagem transmitida deve ser clara, concreta e concisa. 9____ As barreiras comunicao impedem a sua fidelidade. 10____ O rudo e os rumores no impedem a comunicao. II Refira 2 (dois) aspectos que a comunicao gerada no grupo pode determinar . 1. __________________________________________________________ 2. __________________________________________________________ III - Enumere as 3 (trs) atitudes facilitadoras da comunicao na relao pedaggica. 1. __________________________________________________________ 2. __________________________________________________________ 3. __________________________________________________________

29

Relao Pedaggica e Animao de Grupos de Formao

IV Indique se as seguintes afirmaes so verdadeiras (V) ou falsas (F). Os princpios que regem a formao de adultos so:

V a) Utilizao de mtodos activos b) Utilizao de material prtico e til c) Ensinar a estudar d) Apelo experincia

Verifique os seus resultados no Anexo I.

30

Relao Pedaggica e Animao de Grupos de Formao

Avaliao Sumativa I. Assinale o carcter VERDADEIRO (V) ou FALSO (F) das seguintes afirmaes (20%): 1____ A relao interpessoal possvel sem comunicao. 2____ O processo de comunicao sempre consciente. 3____ Num processo de comunicao, dar feedback no relevante. 4____ A linguagem verbal, oral e escrita so formas de comunicar. 5____ No possvel comunicar atravs do silncio. 6____ A comunicao proporciona a interaco entre indivduos ou grupos. 7____ Comunicar no implica partilhar ideias, sentimentos nem experincias. 8____ A mensagem transmitida deve ser clara, concreta e concisa. 9____ As barreiras comunicao impedem a sua fidelidade. 10____ O rudo e os rumores no impedem a comunicao. II. Em que medida a comunicao assume um papel de relevncia no contexto da formao? (15%) III. Reflicta sobre a importncia da motivao dos formandos numa sesso de formao e de que forma que o formador os pode motivar. (15%) IV. O comportamento assertivo pode e deve ser utilizado como facilitador na resoluo de conflitos. Porqu? (20%)

31

Relao Pedaggica e Animao de Grupos de Formao

V. Assinale o carcter VERDADEIRO (V) ou ALSO (F) das seguintes afirmaes (12%): 1____ Um grupo um conjunto de indivduos com objectivos comuns e que interagem entre si. 2____ Um grupo evolui quando todos os elementos trabalham conjuntamente. 3____ O papel desempenhado pelo formando e formador importante na dinmica do grupo. 4____ A liderana autocrtica provoca sentimentos de pertena e colaborao. 5____ O lder democrtico assume-se e assumido como elemento do grupo. 6____ A liderana liberal pode levar ao caos e a sentimentos de desorientao. VI. Complete a seguinte afirmao (18%): O formador enquanto lder deve :

Nota: A correco da avaliao encontra-se no anexo II.

32

Relao Pedaggica e Animao de Grupos de Formao

ANEXO I Proposta de Correco I. Assinale o carcter VERDADEIRO (V) ou FALSO (F) das seguintes afirmaes (20%): 1__F__ A relao interpessoal possvel sem comunicao. 2__F__ O processo de comunicao sempre consciente. 3__F__ Num processo de comunicao, dar feedback no relevante. 4__V__ A linguagem verbal, oral e escrita so formas de comunicar. 5__F__ No possvel comunicar atravs do silncio. 6__V__ A comunicao proporciona a interaco entre indivduos ou grupos. 7__F__ Comunicar no implica partilhar ideias, sentimentos nem experincias. 8__V__ A mensagem transmitida deve ser clara, concreta e concisa. 9__V__ As barreiras comunicao impedem a sua fidelidade. 10__F__ O rudo e os rumores no impedem a comunicao. II - Refira 2 (dois) aspectos que a comunicao gerada no grupo pode determinar: - O sucesso da aprendizagem; - O concretizar dos objectivos pedaggicos; - O clima afectivo; - O nvel motivacional do grupo; - A realizao pessoal do formador.

III - Enumere as 3 (trs) atitudes facilitadoras da comunicao na relao pedaggica: - Estima por si prprio; - Capacidade de escutar: escuta activa; atitude emptica; - Capacidade de dar feed-back 33

Relao Pedaggica e Animao de Grupos de Formao

IV Indique se as seguintes so verdadeiras (V) ou falsas (F) : Os princpios que regem a formao de adultos so: a) Utilizao de mtodos activos Verdadeira (V) b) Utilizao de material prtico e til Verdadeira (V) c) Ensinar a estudar Falsa (F) d) Apelo experincia Verdadeira (V)

34

Relao Pedaggica e Animao de Grupos de Formao

ANEXO II Avaliao Sumativa Proposta de Correco

I. Assinale o carcter VERDADEIRO (V) ou FALSO (F) das seguintes afirmaes (20%): 1__F__ A relao interpessoal possvel sem comunicao. 2__F__ O processo de comunicao sempre consciente. 3__F__ Num processo de comunicao, dar feedback no relevante. 4__V__ A linguagem verbal, oral e escrita so formas de comunicar. 5__F__ No possvel comunicar atravs do silncio. 6__V__ A comunicao proporciona a interaco entre indivduos ou grupos. 7__F__ Comunicar no implica partilhar ideias, sentimentos nem experincias. 8__V__ A mensagem transmitida deve ser clara, concreta e concisa. 9__V__ As barreiras comunicao impedem a sua fidelidade. 10__F__ O rudo e os rumores no impedem a comunicao. II. Em que medida a comunicao assume um papel de relevncia no contexto da formao? (15%) - Conceitos de comunicao eficaz - Dinmica de grupos III. Reflicta sobre a importncia da motivao dos formandos numa sesso de formao e de que forma que o formador os pode motivar. (15%) - Motivao dos formandos interesse suscitado atingir objectivos - O formador deve criar ambientes informais, permitir a participao activa dos formandos, deve comunicar os objectivos da sesso e deve contextualizar e fundamentar o interesse e a aplicabilidade do assunto 35

Relao Pedaggica e Animao de Grupos de Formao

IV. O comportamento assertivo pode e deve ser utilizado como facilitador na resoluo de conflitos. Porqu? (20%) Definio de comportamento assertivo e sua importncia na relao com os outros. V. Assinale o carcter VERDADEIRO (V) ou ALSO (F) das seguintes afirmaes (12%): 1__V__ Um grupo um conjunto de indivduos com objectivos comuns e que interagem entre si. 2__V__ Um grupo evolui quando todos os elementos trabalham conjuntamente. 3__V__ O papel desempenhado pelo formando e formador importante na dinmica do grupo. 4__F__ A liderana autocrtica provoca sentimentos de pertena e colaborao. 5__V__ O lder democrtico assume-se e assumido como elemento do grupo. 6__V__ A liderana liberal pode levar ao caos e a sentimentos de desorientao.

VI. Complete a seguinte afirmao (18%): O formador enquanto lder deve ser competente, criativo, ter experincia. Deve estimular a comunicao, deve ser moderador de conflitos, ser flexvel, reconhecer e identificar as capacidades de aprendizagem de cada formando (...).

36

Relao Pedaggica e Animao de Grupos de Formao

CONTROLE DE RESULTADOS

Se obteve entre 0 e 49% - deve repensar o mtodo de estudo e rever os contedos programticos. No atingiu os objectivos.

Se obteve entre 50 e 90 % - atingiu os objectivos mas pode aprofundar a temtica. Aconselha-se a leitura atenta do manual.

Se obteve entre 91 e 100% - parabns! Atingiu plenamente os objectivos.

37

Relao Pedaggica e Animao de Grupos de Formao

BIBLIOGRAFIA AZEVEDO, Lemos de Comunicar com Assertividade , Coleco Gesto Criativa (n6), IEFP, Lisboa, 1996. ALMEIDA, 1995. BAGINHA, Maria de Lurdes G. Vicente Dinmica de grupo, Coleco Aprender (n25), IEFP, Lisboa, 1996. BEAUCHAMP, GRAVELINE, R,; OLIVIER, C. Como animar um grupo, Layola. CARDIM, Lus, MARQUES, Pedro A Comunicao, Coleco Aprender (n2), IEFP, Lisboa, 1992 DIAS, Jos Manuel A Comunicao pedaggica, Coleco Formar Pedagogicamente (n8), IEFP, Lisboa, 1992. DUPONT Dinmica do grupo: a turma, Coimbra, Coleco Fernando Neves de Psicologia para Gestores

Comportamentos de Sucesso nas Organizaes, McGraw Hill, Alfragide,

Psicopedaggica, Coimbra Editora, 1985. ENRIQUE, Shulze Trudy O Trabalho de grupos, in Education Permanente, Paris, 1989, p 19-33. ESPERANA, Eduardo Jorge A Comunicao no verbal, Coleco Aprender (n20), IEFP, Lisboa, 1993. GOLEMAN, Daniel Inteligncia Emocional, Temas e Debates, Lisboa, 2001. 38

Relao Pedaggica e Animao de Grupos de Formao

JESUINO, J. Correia Processo de liderana, Lisboa, livros Horizonte, 1987.

J-M, de Ketel, M. Chastrette, D. Cros, P. Mettelin, J, Thomas, Guia do Formador, Horizontes Pedaggicos, Instituto PIAGET.

MO-DE-FERRO, Antnio, FERNANDES, Viriato O formador e o grupo, Coleco Aprender (n22), IEFP, Lisboa, 1992.

MONTEIRO, Manuela, Santos, Milice Ribeiro Psicologia, Porto Editora. PARREIRA, Artur Liderana de grupos e conduo de reunies, Lisboa, Didctica Editora.

PESCE, Cristina Aprender a trabalhar em grupo, in Revista Formar (n4), IEFP, Lisboa, 1991, p,24-28.

PINTO, Avelino A Dinmica do relacionamento interpessoal Roteiro de animao pedaggica, Coleco Formar Pedagogicamente (n16), IEFP, Lisboa, 1991.

PINTO, Avelino A Dinmica do relacionamento interpessoal, Coleco Formar Pedagogicamente (n12), IEFP, Lisboa, 1992.

SACADURA, Ana Relao pedaggica, Companhia Nacional de Servios.

SEGURADO, Margarida Animao de Grupos e liderana, Coleco Formar Pedagogicamente (n19), IEFP, Lisboa, 1992.

UNESCO

As

tcnicas

de

grupo

na

formao.

Coleco

Educao/Estudos e Documentos, Livros Horizonte, 1984. 39

Relao Pedaggica e Animao de Grupos de Formao

VIALSONNEUVE, Jean A dinmica dos grupos, Coleco Vida e Cultura, Livros do Brasil, 1981.

CRDITOS Coordenao: Dr. Gaspar Ferreira Reviso: Dra. Ana Vaz e Dra. Carla Cerqueira Concepo: Dra. Carla Cerqueira

40

Potrebbero piacerti anche