Sei sulla pagina 1di 9

Vitral

Os vitrais so elementos arquitectnicos constitudos por pedaos de vidro, geralmente coloridos, combinados para formar desenhos. Histria O vitral originou-se no Oriente por volta do sculo X, tendo florescido na Europa durante a Idade Mdia. Amplamente utilizados na ornamenta !o de igre"as e catedrais, o efeito da luz solar #ue por eles penetrava, conferia uma maior impon$ncia e espiritualidade ao am%iente, efeito refor ado pelas imagens retratadas, em sua maioria, cenas religiosas. Adicionalmente, serviam como recurso did&tico para a instru !o do catolicismo a uma popula !o inculta e analfa%eta. A tcnica cl&ssica de fa%rica !o de vitrais utilizava c'um%o nas "un (es e soldaduras. A cor nas pe as de vidro era o%tida pela adi !o de su%st)ncias como o %ismuto, o c&dmio, o co%alto, o ouro, o co%re e outros, * massa de vidro em fus!o. +e peso elevado, os vitrais assim constru,dos apresentavam pro%lemas de estrutura, estan#uiedade, fragilidade, deforma !o, corros!o electrol,tica, manuten !o dif,cil, alm de elevado custo. Atualmente e-istem tcnicas mais avan adas para a produ !o de vitrais, de grande valor esttico, mais %aratas e incuas para a sa.de e para o meio-am%iente.

As tcnicas empregadas para a fabricao de um vitral so as combinaes de: vidro e chumbo; vidro e lato; vidro e fita de cobre (Tiffany) e fusing. Para confeccionar cada tipo de vitral so utilizados materiais e ferramentas diferentes. Contudo, todas as tcnicas passam por est gios b sicos e comuns: o pro!eto e a preparao do vidro.

Projeto Antes de ser iniciada a confeco de um vitral feito um desen"o da pea dese!ada, normalmente e#ecutado em tinta guac"e para representar a translucidez dos vitrais. $ tema, as propores e as combinaes de cores so pr%estudados nestes modelos em escala reduzida.

Desenho

$ desen"o feito em escala real a partir do pro!eto. Apresenta as e#atas dimenses do vitral pro!etado, definindo as reas e formatos &ue sero ocupados pelo vidro e pela trama de c"umbo, cobre ou lato &ue unir cada pedao. '#ecutado em papel, o desen"o ! uma verdadeira obra de arte &ue oferece um prot(tipo fiel de como ficar a pea pronta.

Carto de Corte $ carto de corte tem a funo de um gabarito &ue serve para o corte preciso dos vidros &ue iro compor o vitral. Como um &uebra%cabea, cada pedao de vidro recebe uma numerao, para facilitar a montagem do pro!eto final. )esta fase do processo so definidas as espessuras intersticiais para a insero dos filetes de c"umbo ou outro material de !uno dos vidros.

Corte )os tempos medievais o arteso usava uma "aste fina e incandescente para partir o vidro na proporo dese!ada. Por volta do sculo *+, uma "aste com ponta de diamante foi introduzida no processo, aperfeioando a tcnica de corte. Atualmente, utilizam%se roletes de liga de diamante com alta rigidez &ue permitem incises de formatos comple#os e acurados. ,onta%se, ento, o &uebra%cabea do vitral sobre uma ampla fol"a de vidro transparente. -alendo%se do carto de corte, o vitralista pode montar a pea inteira antes de unir todas as partes, assegurando &ue a cor, os tons e o tipo do vidro sigam fielmente o pro!eto.

Preparo do vidro Ap(s o corte, a "ora de acrescentar detal"es especiais nos vidros, se assim se dese!ar. $b!etos, formas e rostos so pintados artisticamente com pincis e tintas espec.ficos na massa v.trea &ue, posteriormente, ser a&uecida entre +// a 0// graus Celsius em fornos planos, para evitar distores nos desen"os ap(s o resfriamento das peas. $utro tipo de preparo especial pode ser obtido atravs da corroso pela adio de cidos sobre o vidro pla&u1, onde uma cor ir se sobrepor 2 outra. Tcnicas de Estruturao Com os vidros decorados e preparados, "ora de unir todas as peas utilizando diferentes tcnicas de estruturao: vidro e c"umbo, vidro e lato, vidro e fita de cobre 34iffan56, e fusing.

Vitral
Todo projeto de vitral, independente do seu tamanho, deve seguir algumas regras bsicas de execuo que devem ser respeitadas para um melhor resultado final: 1 - Projetos de Grande Porte (Aci a de !"
#

Este tipo de vitral requer ateno especial, devendo ser especificado na fase de anteprojeto para que se possa conciliar as condies t cnicas do vitral com as especificaes de estrutura da obra ou seja: !lculo estrutural dever ser elaborado em concord"ncia com o projeto de vitral para que no ocorram interfer#ncias visuais significativas da estrutura de sustentaoem relao ao desenho final do vitral$ % vitral deve ser subdividido em blocos de &$'& a &$(& mts x &$(& a )$*& mts, mais ou menos conforme especificao do projeto$ +uando executar,se o clculo estrutural, o qual deve ser feito por engenheiro especiali-ado, pode,se definir o tamanho das peas de vitral, possibilitando o in.cio da execuo muito antes da estrutura metlica, o que no caso do projeto de grande porte permitiria a reduo do cronograma da obra, visto que a execuo de vitrais desse porte tem um longo pra-o de entrega /de ' meses a 0 anos conforme o caso1$

# - Projetos de %dio Porte (1" a !"

ts$

2ependendo do tipo de projeto no seria necessrio um clculo estrutura espec.fico, por m o mesmo dever passar por aprovao do engenheiro responsvel$

3 estrutura metlica de sustentao poder fa-er parte integrante do desenho do vitral desde que permita um perfeito intertravamento do projeto com relao 4 distribuio de tenses na estrutura$ 3s peas ou blocos do vitral podem seguir as mesmas medidas do item 56randes 7itrais5

& - Projetos de Pe'ueno Porte Este tipo de projeto basta apenas saber que poss.vel executar peas maiores ex: &$(& x 0$0& mts desde que se utili-e barras de reforo para que a pea possa ser auto,portantes$

O vidro j era conhecido e usado h cinco mil anos, mas apenas no sculo III comeou a ser usado em janelas, inicialmente pequenas ou divididas em reas pequenas, pois no era possivel fabricar nem transportar vidraas grandes. No seguimento das cru adas, a arquitectura crist desenvolveu!se muito na "uropa. Nos sculos #II e #III magn$ficas catedrais g%ticas dominavam j a vida das grandes urbes. &s novas tcnicas na arquitectura permitiam rasgar grandes janelas, onde eram implantados vitrais com duplo objectivo' ! manter a penumbra e o ambiente de recolhimento ! descrever pictoricamente as cenas religiosas populao analfabeta (epois, na )enascena, o vitral entrou em brando decl$nio at que no in$cio do sculo ## uma onda revivalista o tornou de novo popular, desta ve na arquitectura residencial. &p%s os anos *+ foi redescoberto por muitos talentosos artistas que, munidos de tecnologia e equipamento modernos, entraram em novos campos e,perimentais -fuso, eroso, la.ering, etc/ quebrando o elo 0s tcnicas tradicionais que tinham sido mantidas inalteradas durante tantos sculos, devido ao impasse tecnol%gico. 1ambm diversa legislao ecol%gica contribui para o decl$nio e e,tino da tecnologia tradicional, base de chumbo e de vidros contendo metais pesados -clique aqui' perigos do vitral de chumbo /. (evido a grave ameaa para a sa2de, toda a utili ao de chumbo foi severamente pro$bida, desde a gasolina at s tubagens ou amlgamas dentrias.

3oje em dia o vitral apreciado no s% pela sua grande bele a, mas tambm pelo requinte, prest$gio e e,clusividade. 4ode!se possuir uma pea de arte que mais ningum tem, feita intencionalmente em e,clusivo para aquele espao. 4or isso, algumas tentativas de produo industrial em srie no teem tido e,ito -tijolos de vidro, paineis de porta, vidro martelad ! at mesmo plastico auto!colante !5O5/. 1alve mais do que para recintos religiosos, agora procurado em especial para decorao de resid6ncias de alta qualidade e de recintos comerciais requintados, com resultados muito compensadores.

As tecnologias do vitral
/egue-se um %reve resumo so%re as tecnologias utilizadas na e-ecu !o de vitrais, e suas principais caracter,sticas, vantagens e desvantagens. 0caso ve"a o te-to desalin'ado devera1 seleccionar o taman'o de letra mdio2

Pintura (falso vitral)


3eita como na pintura em tela, sendo esta su%stitu,da por vidro e usadas tintas transl.cidas ade#uadas. 4 o 5parente po%re5 do vitral, em virtude da pe#uena longevidade do produto, #ue facilmente afectado pelas radia (es solares, pela o-ida !o do ar e pela 'umidade. Encontra-se geralmente em feiras de artesanato e em escolas para amadores de decora !o e lavores e o seu pre o geralmente %astante acess,vel.

Overlay
6cnica #ue tira partido de tecnologias avan adas e tem cada vez mais vindo a merecer a aten !o das novas gera (es de vitralistas. 4 usado um vidro-%ase #ue pode ser martelado, duplo, laminado, temperado, etc. A espessura dessa %ase aumentada pela cria !o de uma camada 0la7er2 #ue contm as pistas em relevo e as &reas coloridas, segundo um la%orioso processo artesanal #ue a fi-a ao vidro a n,vel molecular. O vitral assim o%tido leve e ro%usto, apresentando importantes vantagens em rela !o aos sistemas tradicionais, pelo #ue foi esta a tecnologia seleccionada para uso nos estdios Vitrama. As cores, l,mpidas e %ril'antes, s!o e-tremamente est&veis e resistentes * o-ida !o e &s radia (es solares 89 e I9, conforme estudos feitos por la%oratrios internacionais independentes. A estan#uidade perfeita, de f&cil instala !o e de manuten !o nula. :usto moderado. O aca%amento superficial muito agrad&vel * vista e ao tacto. 6em ainda a vantagem de n!o usar metais pesados 0c'um%o, soldas, vidros2, factor importante em &reas fre#uentadas por seres vivos. :li#ue a#ui; perigos do vitral em c'um%o +evido ao e-ito dos estdios Vitrama com esta tecnologia, teem recentemente aparecido no mercado <ortugu$s imita (es mais ou menos perfeitas, #ue porm n!o suportam muita radia !o 89 nem I9, amarelecendo ou descolando em poucos anos

Chumbo
6cnica tradicional, muito usada antigamente, consistia na "un !o de vidros usando varetas de ligas de c'um%o com perfil em forma de H ou 8, devidamente soldadas e ancoradas. A colora !o era o%tida pela adi !o de impurezas a#uando da fus!o do vidro, e=ou por tcnicas de grisal'a em #ue o vidro era pintado e o desen'o fi-ado por processos trmicos, #ue tornavam o vidro fr&gil e #ue%radi o 0alguns desses materiais foram pro,%idos por representarem perigo ecolgico2. O produto final pesado, fr&gil, com pro%lemas de estan#uidade ao ar e * &gua, de montagem complicada, e manuten !o muito dispendiosa. 6end$ncia para auto-deforma !o, cria !o de folgas 0por dilata (es com a temperatura e vi%ra (es su%-snicas2 e alguma corros!o. 4roblemas ambientais e de sa2de, devido utili ao de chumbo e outros metais pesados.. <re o caro, devido ao elevado custo dos materiais e m!o-de-o%ra intensiva. >oa esta%ilidade da cor, aca%amento agrad&vel * vista. Algumas das desvantagens s!o por vezes disfar adas com uma

5sand?ic'5 de vidro duplo mas * custa da total deteriora !o do efeito esttico e da prov&vel futura ruptura do con"unto .

Folha de cobre
6cnica em #ue as arestas das pe as em vidro s!o 5em%rul'adas5 numa fita de co%re, sendo depois estan'adas e soldadas entre si. A colora !o o%tida como na tcnica do c'um%o. <ouco usada em &reas grandes, tem a vantagem de permitir a montagem em @ dimens(es; cai-as, candeeiros, etc. <ode apresentar corros!o galv)nica 0correntes electrol,ticas na presen a de A metais2, dilata !o n!o-uniforme, e alguns pro%lemas de estan#uidade e de estrutura. 4roblemas ambientais e de sa2de, devido utili ao de chumbo nas ligas de solda. :li#ue a#ui; >om efeito esttico, se %em e-ecutado. 9ariante; usando outro metal ou liga

Foscagem
/endo acrom&tico, n!o se trata de vitral, com o #ual algumas pessoas confundem 0e por isso a#ui inclu,do2. O vidro mascarado e su"eito a ata#ue &cido, #ue fosca as *reas

e-postas. Outra tcnica mais eficaz usa um "acto de areia de esmeril para cavar o desen'o no vidro. Estan#uidade perfeita, e f&cil instala !o. 3raco efeito esttico, muito dependente da restante decora !o. Beitura dif,cil, e-igindo ilumina !o lateral. <ro%lemas de limpeza 0incrustra !o de p2. <re o %ai-o.

Potrebbero piacerti anche