Sei sulla pagina 1di 5

Avaliao On-Line Avaliao: Disciplina: Tipo de Avaliao: Aluno: Nota da Prova: AV2-2012.

1 EAD - PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE - CCT0194 CCT0194 - PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AV2 eu 6 Nota do Trabalho: Nota da Participao: Total: 8 2

Prova On-Line Questo: 1 (123005) O nvel de abstrao e agregao dos elementos dos sistemas podem ser: Pontos
da Questo: 0,5

Nvel estratgico ou desenho lgico, nvel ttico ou desenho arquitetnico e nvel operacional ou desenho detalhado Nvel estratgico ou desenho arquitetnico, nvel ttico ou desenho detalhado e nvel operacional ou desenho lgico Nvel estratgico ou desenho arquitetnico, nvel ttico ou desenho lgico e nvel operacional ou desenho detalhado Nvel estratgico ou desenho detalhado, nvel ttico ou desenho lgico e nvel operacional ou desenho arquitetnico Questo: 2 (124947) O Interpretador definido por: Pontos da Questo: 0,5 Um programa que faz uma leitura do cdigo fonte, desenvolvido em uma linguagem de alto nvel, e transcreve para um novo tipo de linguagem chamada de baixo nvel. Um programa que, alm de fazer a leitura do cdigo fonte e transform-lo em cdigo objeto, transforma-o em um cdigo executvel. Uma linguagem de programao que utiliza a arquitetura do processador para executar as aes. Uma linguagem de programao, que se aproxima mais da linguagem humana, ou seja, linguagem com um padro de entendimento humano bem definido. Questo: 3 (125725) Em relao ao modelo de prototipao podemos afirmar que: 1- aplicvel a todo tipo de necessidade; 2- facilita a validao;

3- o prottipo vai se transformando em produto;

Das opes, marque aquela em que todos os itens esto corretos:


Pontos da Questo: 0,5

2e3 1 2 1, 2 e 3 Questo: 4 (125687) Dentre as caractersticas do modelo cascata, apresentadas no material de ensino, temos a linearidade. Isto significa dizer que: Marque a questo que apresente a resposta mais completa e correta para o enunciado.
Pontos da Questo: 0,5

As atividades acontecem de forma iterativa. As atividades so executadas em sequncia. Cada atividade tem que ser concluda antes de iniciar a prxima. A ordem das atividades no importa, desde que sejam executadas em sequncia Questo: 5 (124326) Os manuais de ususrio, introduo e referncia so identificados como: Pontos da
Questo: 0,5

( )documentao do produto

( ) material de apoio ( ) documentao de reforo ( ) material de instalao Questo: 6 (125418) Uma empresa resolveu desenvolver um Sistema utilizando o modelo de Prototipao, porque os usurios estavam com dificuldade de expressar suas reais necessidades. As vantagens que fizeram com que o gerente optasse por esta metodologia foram: I- Contribuem para melhorar a qualidade da especificao dos futuros programas, o que leva diminuio de gastos com manuteno;

II- O cliente v algo que parece ser uma verso do SW desejado e no entende porque o produto precisa ser construdo; III- Partes do prottipo podem ser usadas no desenvolvimento do sistema final. Assinale a nica resposta correta:
Pontos da Questo: 1

Somente as sentenas II e III esto corretas Todas as sentenas apresentadas esto corretas Somente as sentenas I e II esto corretas Somente as sentenas I e III esto corretas Questo: AV220104CCT01940299 (125423) 7O desenvolvimento de um produto comercial de software uma grande tarefa que pode ser alargada por vrios meses, possivelmente um ano ou mais. mais fcil dividir o trabalho em partes menores (iteraes) tendo cada uma como resultado um incremento (processo incremental). Assim sendo, o princpio subjacente a este processo que a equipe envolvida pode refinar e alargar pouco-a-pouco a qualidade, detalhe e mbito do sistema envolvido. Com essas informaes, descreva um desenho de Processo (sequncia) e cite alguns porqus deve-se escolher um processo de desenvolvimento iterativo e incremental.
Pontos da Questo: 1,5 Resposta do Aluno:

Na medida em que vai se desenvolvendo um sistema ele pode ser feito em partes e ao final de cada interao ele ingrementar ao sistema e passa para a proxima sequencia at a concluso do seu processo.
Gabarito:

Sequncia: 1- Planejamento, 2- Anlise, 3- Desenho, 4- Desenvolvimento, 4.1Teste, 4.2- 1 Verso; 5- Anlise, 6- Desenho, 7- Desenvolvimento, 8- Teste, 8.1- 2 Verso, 9-Manuteno. Porqus: - Porque hoje, considerado errado ter um processo que gere um Big Bang!; - Porque sempre temos algo para mostrar ao cliente mais apressado; - Porque os requisitos mudam com o tempo e um processo iterativo mantm frequentes contatos com o cliente, o que ajuda a manter os requisitos sincronizados; - Porque altamente motivador para a equipe de desenvolvimento (e para o cliente) ver o software a funcionar cedo.
Fundamentao do Professor:

Pontos do Aluno:

1,5

Questo: AV220104CCT01940608 (125852)

8Com base nas teorias estudas na disciplina de processo de desenvolvimento de software, cite duas caractersticas que o modelo em espiral tem em relao ao modelo de prototipao e ao modelo interativo-incremental.
Pontos da Questo: 1,5 Resposta do Aluno:

Ele processo uma fase de cada vez , e ele sequencial


Gabarito:

- Os riscos so explicitamente avaliados e resolvidos durante o processo (anlise de risco); - Em cada volta do espiral h possibilidade de se interromper ou no o processo.
Fundamentao do Professor:

Pontos do Aluno:

1,5

Questo: 9 (125826) Voc foi convidado para trabalhar em uma empresa de plano de sade com um sistema de Internao Hospitalar. O sistema est sendo desenvolvido seguindo todas as fases do PDS. Aps uma semana de trabalho voc participou da sua primeira reunio com a equipe do projeto. Uma novidade que voc no conhecia que todos permaneceram em p durante toda a reunio. Nesta reunio, foram definidas as duplas de desenvolvedores que iro trabalhar em conjunto utilizando um nico computador e que sero co-responsveis pelo o cdigo dos programas. Com base no cenrio, assinale dentre as opes, aquela que melhor representa esta atividade. Pontos da Questo: 1 Mtodo XP. Mtodo backlog. Mtodo Scrum. Mtodo Rup. Questo: 10 (123065) Assinale dentre as opes abaixo,a nica que corresponde a definio a seguir. Teste realizado aps a integrao de todos os mdulos do sistema.
Pontos da Questo: 0,5

Testes de validao

Testes de aceitao Testes de unidade Testes integrao

Potrebbero piacerti anche