Sei sulla pagina 1di 3

FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE MANAUS

Histologia e Embriologia da Face


Professor: Dagoberto Jnior Alunos: Roberto Zamith, Kzia Gomes, Miriam, Digenes

Composio do esmalte dentrio: gua 3,5g% Slidos (96,5g%): Minerais 96,0g% e Orgnicos 0,5g% Fase secretora

Fases da Amelognese: Fase Morfogentica:

No incio desta fase, o rgo do esmalte constitudo pelo epitlio externo, o retculo estrelado, o estrato intermedirio e os ameloblastos recm-diferenciados nas regies dos vrtices das futuras cspides e/ou bordas incisais. Desse modo, a formao do esmalte e, sobretudo, sua mineralizao so reguladas exclusivamente pelos ameloblastos, devido resultante restrio da via intercelular. A fase secretora marca o incio da amelognese propriamente dita; A composio da matriz do esmalte basicamente protica, contendo carboidratos e lipdios; A mineralizao do esmalte comea imediatamente aps o incio de secreo da matriz orgnica; Entretanto, a mineralizao inicial chega apenas at 15% do total da matriz recmformada, sendo, portanto o esmalte jovem constitudo por componentes orgnicos. Os primeiros cristais de mineral, ou seja, de hidroxiapatita, so depositados em contato direto com a dentina do manto, que, neste estgio, forma uma camada mineralizada contnua. Desse modo, forma-se, inicialmente, uma primeira camada mais ou menos homognea de esmalte, com os cristais de mineral alinhados perpendiculares superfcie de dentina. Dentina do manto = a primeira camada de dentina produzida pelos odontoblastos. Como consequncia da deposio da primeira camada de esmalte aprismtico, os ameloblastos afastam-se em direo ao

O epitlio interno do rgo do esmalte determina a forma da coroa do dente; Esta fase corresponde ao incio do estgio de campnula, quando nas regies dos vrtices das futuras cspides (ou borda incisal) do dente as clulas do epitlio interno do rgo do esmalte param de se dividir, determinando que a forma da coroa do dente seja estabelecida pela dobra do epitlio interno. Fase de Diferenciao:

As clulas do epitlio interno do rgo do esmalte alongam-se, alcanando quase o dobro de sua altura original. Desse modo, as clulas que inicialmente eram cbicas passam a ser cilndricas. Formao do estrato intermedirio (entre as clulas do epitlio interno e o retculo estrelado). As clulas passam a serem chamadas de pr-ameloblastos. Ao mesmo tempo, a matriz de dentina vai iniciando gradualmente o seu processo de mineralizao. Esses processos dos prameloblastos formam contatos com processos de odontoblastos e com vesculas da matriz de dentina. Aps esses eventos, os pr-ameloblastos tornam-se ameloblastos diferenciados, prestes a secretar matriz de esmalte.

FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE MANAUS


Histologia e Embriologia da Face
Professor: Dagoberto Jnior Alunos: Roberto Zamith, Kzia Gomes, Miriam, Digenes estrato intermedirio, desenvolvendo uma curta projeo cnica iniciando a formao do esmalte prismtico, o processo de Tomes. O rgo do esmalte sofre colapso, permitindo a aproximao entre a camada de ameloblastos e o epitlio externo e, portanto, entre os ameloblastos e o folculo dentrio. Assim sendo, o folculo dentrio representa a nica fonte de nutrio dos ameloblastos para a secreo de molculas da matriz e continuao do processo de mineralizao. Com o avano da secreo, os outros constituintes do rgo do esmalte passam a compor uma nica estrutura. Ao finalizar a fase secretora, os amelobastos no apresentam mais o processo de Tomes. Fase de Maturao: Estrutura do esmalte dentrio

O esmalte maduro tem a maior parte da sua espessura constituda por unidades estruturais em forma de barras denominadas prismas. Prismas = so barras ou colunas mais ou menos cilndricas que se estendem desde a estreita camada de esmalte aprismtico, que foi depositado no incio da amelognese, at a superfcie do esmalte. Linhas de Retzius:

A degradao e remoo da matriz orgnica permite o crescimento dos cristais de mineral e perda de protenas e gua (perda da porosidade aumentando a dureza); Diminuio dos ameloblastos (clulas cilndricas baixas; Alta taxa de cristais de hidroxidoapatita (constante bombeamento de ons de clcio e fosfato para a matriz); Esta fase ocorre de modo centrfuga assim como na fase de secreo. Fase de Proteo:

Durante a formao do esmalte notvel (microscopicamente) a presena de linhas incrementais de crescimento, denominadas estrias ou linhas de Retzius. As linhas refletem a mudana de direo dos ameloblastos durante a formao dos prismas. As estrias de Retzius aparecem seguindo uma orientao oblqua desde a juno amelodentinria at a superfcie externa. Estruturas superficiais:

O epitlio reduzido recobre o esmalte maduro at a erupo do dente; Diminuio do tamanho das clulas cada vez mais, tornando-as cbicas. Perda completa da camada de clulas dos outros componentes do rgo do esmalte. Forma-se uma camada de ameloblastos protetores at a erupo do dente na cavidade oral. Com a exposio do esmalte na cavidade oral e o avanar da idade, ocorrem modificaes qumicas e estruturais (aumento da cristalinidade).

Microscopicamente a superfcie do esmalte irregular; Observam-se pequenas depresses que correspondem o local onde estava o processo de Tomes no final da fase secretora da amelognese; Esmalte aprismtico = Est presente tanto em dentes decduos como em permanentes. uma camada de estrutura mais ou menos homognea que localiza-se na superfcie do esmalte. formado por ameloblastos que no apresentam mais processo de Tomes.

Baseado em: Histologia e Embriologia Oral 1 Ed.(KATCHBURIAN, Eduardo; ARANA, Victor);; Histologia Bucal ; 5Ed. (A.R. TEN CATE)

FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE MANAUS


Histologia e Embriologia da Face
Professor: Dagoberto Jnior Alunos: Roberto Zamith, Kzia Gomes, Miriam, Digenes

Potrebbero piacerti anche