Sei sulla pagina 1di 2

Rute

Esse livro conta a histria duas vivas pobres, Noemi e Rute. Mas no apenas a histria dessas duas mulheres, pois o quadro histrico no qual elas esto inseridas, fome, morte e sofrimento, condio comum de todo povo de Israel. Essa histria representa um acontecimento recorrente de famlias do povo judeu. Assim como ocorre no Brasil, quando lembramos do drama dos nordestinos quando se dirigem para as grandes metrpoles do pas. Sendo assim, a histria de Rute a estria de muita gente que se encontrava naquelas mesmas condies.
incio da caminhada (1,6-7) "Noemi resolveu voltar dos Campos de Moab,junto com as duas noras, pois ficou sabendo que Javtinha abenoado seu povo, dando-lhe po. Ela comas noras saiu do lugar onde tinha morado e se ps a caminho para voltar terra de Jud" (1,6-7).

O incio de tudo levantar-se! Levantar-se e voltar para a terra em busca do po! Sair do lugar onde se est colocar o p na estrada e comear a andar! Ficar parado, sem ao, isso que no pode! Durante dez anos Noemi ficou parada longe da terra (1,4). Agora, finalmente, levantou-se e comeou a andar: O que foi que provocou nela a mudana e a fez voltar? Foi a notcia da visita de Deus: Deus visitou o seu povo dando-lhe po! A f em Deus e o desejo de po, quando ligados entre SI, fazem o povo levantar-se e iniciar a caminhada! Quem inicia a caminhada? Trs mulheres: Noemi, Orfa e Rute! Uma delas do povo de Deus, as outras duas so de outra religio. Mistura de raa e de religio! Eram pessoas sem voz nem vez na sociedade daquele tempo, pois eram pobres, vivas, estrangeiras e mulheres! O que as une a pobreza, o desejo de ter po, os laos de amizade e de parentesco e o desejo de estar l onde Deus faz visita ao ?ovo. Dificilmente voc poder imaginar um grupo fraco e menos expressivo! Tudo isso faz pensar na caminhada de hoje. 1. Quanto tempo voc ficou parado, sem ao, sem levantar-se? Dez anos? E a sua comunidade, quanto tempo ficou parada? 2. O que foi que provocou o incio da caminhada dessa comunidade? Quem fazia parte do grupo inicial? Era to fraco como o grupo de Noemi? Muita gente entra na caminhada. Nem todos vo at o fim. Nem tudo claro! a prpria caminhada que ajuda as pessoas a se definirem. A luz se faz na travessia! Noemi no esconde a dureza da caminhada e avisa as duas noras: continuando com ela, nunca tero marido (1,11-13); tero, ao contrrio, a amargura do peso da mo de Deus (1,13). Desistindo de caminhar com ela, tero casa, descanso e marido, e no perdero a misericrdia de Deus (1,8-9). Elas que se

decidam e faam a sua escolha! Diante disso, arfa se define, d as costas e se afasta da caminhada (1,14). Agora s restam duas, Noemi e Rute! Apesar de Noemi falar com tanta clareza para as duas noras, ela mesma vive no escuro. Ela se considera uma mulher fracassada, incapaz de resolver o problema das noras (1,11-13), acha que a mo de Deus pesa sobre ela e que Deus quem a faz sofrer tanto (1,13.2021). No entanto, apesar dessa escurido interior, Noemi continua a caminhada. No desiste! De onde lhe vem essa fora? que a esperana de Noemi est baseada numa f que enxerga no escuro. Escurido luminosa! Luz diferente! Jav, o Deus da Noemi, maior do que sua raa. Ela pede que Jav os problemas de Noemi. Ela sabe disso. Por isso, no desiste da luta e tem esperana, apesar de tudo! Noemi tem a sabedoria dos pobres. No quer Deus s para si e para a seja bom e misericordioso tambm para com as duas noras que so de outra raa e de outra religio. Pede que ele arrume para cada uma delas casa, descanso e marido (1,8-9). Aqui est a lio dos pobres: no reduzem Deus ao tamanho dos seus prprios interesses. No nacionalizam a f, no colocam Deus a servio da raa. Reconhecem Jav como Senhor e Deus de todos. O quadro inicial (1,1-5) evocara a esperana do povo e, em seguida, mostrava como esta esperana estava sendo desfeita por vrios fatores: fome, migrao, morte, falta de terra, falta de um filho, falta de unio. Agora, esta esperana desfeita renasce na clamao do povo dirigida a Boaz e Rute: O povo pede que Rute seja como Raquel e Lia, as duas mes das doze tribos de Israel (4,11). O amor entre Boaz e Rute visto aqui como um novo comeo do povo, a partir do qual as doze tribos de Israel sero reconstrudas! O povo pede que Booz se torne poderoso em frata e tenha nome em Belm (4,11). Isto lembra novamente a profecia de Miquias e sugere que o Messias, anunciado para governar o povo de Israel (Mq 5,1), vai nascer do amor entre Boaz e Rute! O povo pede que Rute seja como Tamar, aquela que levou Jud a cumprir o seu dever de cunhado (4,12; Gn 38). Jud a tribo por onde passa a esperana messinica do povo de Deus. Esta esperana passa agora por Boaz e Rute e pelo povo que deles nascer! No fim do quarto passo, a esperana deixou de ser apenas uma expectativa para o futuro. Tornou-se uma realidade, pois uma amostra de como resolver o problema do povo j lanou suas razes na histria dos fatos. O novo rumo j comeou a produzir os seus primeiros resultados na deciso do tribunal. A semente da nova nao j comeou a germinar!

Potrebbero piacerti anche