Sei sulla pagina 1di 8

Comprimento acstico de uma flauta

Escrito por: Mike Prairie. Fonte: http://www.flutopedia.com/acoustic_length.htm

O comprimento acstico de uma flauta o comprimento efetivo da cmara de som da flauta, quando a nota essencial tocada. O comprimento acstico normalmente mais longo do que o comprimento fsico da cmara de som, por causa de efeitos fsicos que ocorrem no final do p e no orifcio de sopro da flauta. Estes efeitos podem ser calculados por frmulas e, quando adicionados ao comprimento fsico da cmara de som, produz em um comprimento acstico terico para a flauta.

Comprimento Acstico
O comprimento acstico de uma flauta que soa na nota fundamental a metade do comprimento de onda da mesma nota. No entanto, o comprimento do tubo fsico (medido a partir d a rolha at o p) s ignificativamente mais curto do que o comprimento acstico. Para explicar essa diferena, devem ser consideradas correes acsticas nas duas extremidades da flauta que esto abertas para o ar exterior. O comprimento acstico total, ento, a soma do comprimento interno do tubo, mais as correes acsticas (s vezes chamadas de "falsos comprimentos") dos comprimentos do p (k 1) e do orifcio de sopro (k 2).

Comprimento Interno

Comprimento Acstico = Comprimento Interno + k1 + k2

- A correo acstica do P da Flauta

A coluna de ar que vibra dentro do tubo ultrapassa as extremidades do mesmo. Isto pode assemelhar-se a uma bolha, que uma semiesfera, cujo volume mostrado abaixo. A bolha pode ser convertida em um cilindro com o mesmo volume, e o comprimento do referido cilindro, definido como k 1 . k 1, acusticamente o tanto que a coluna de ar estende-se para alm da extremidade do p.

cilindro

semiesfera

Semiesfera Cilindro Mesmos Volumes!

- A correo acstica da extremidade do Orifcio de Sopro

Em Secrets of the Flute de Lew Paxton Price ( [Price 1991] , pgina 17), k 2 descrito como um orifcio de sopro redondo, ou embocadura. dado um ajuste para o falso comprimento acima do orifcio quando a coluna de ar experimenta conteno parcial pelo lbio superior do flautista. Este o mesmo efeito que eu descrevi como invaso de aves . Neste caso, a embocadura cilndrica, de modo que o desenvolvimento da ideia bastante simples. Mais tarde, as converses geomtricas da coluna de ar, contida no interior do tubo, so vistas como necessrias (mas no necessariamente a toda a histria...) para dar conta do TSH1 retangular e da expanso do orifcio devido borda da rampa de corte.
o confinamento parcial do lbio do flautista reduz a seco trans versal equivalente confinamento do falso comprimento do cilindro falso comprimento do cilindro ajustado para a seco trans versal da embocadura

altura
coluna de ar da embocadura com correo de extremidade (ou falso comprimento) em forma de

altura
bolhas convertidas em cilindros

nova altura

bolhas

A nova altura do falso comprimento do cilindro na parte superior do orifcio de sopro aplica-se a este caso especfico. Ela inclui um fator de ajuste, que mais facilmente

N.T.: TSH a sigla do termo ingls True Sound Hole, que pode ser traduzido como Verdadeiro Orifcio Sonoro e diz respeito ao orifcio de sopro. Nesta verso para o portugus no traduziremos esta sigla.

mensurvel do que calculvel, mas passarei por cima de meu prprio conceito e tentarei explic-lo num instante. Agora, o cilindro corrigido deve ser convertido para um cilindro acusticamente equivalente com a mesma seco transversal do tubo principal. Isso feito com o que Lew Paxton Price descreve como a relao mgica , e explicada no apndice.

altura total

Para a flauta nativa americana, so necessrias algumas ginsticas geomtricas, como mencionado anteriormente. Mostrarei as imagens, e deixarei os clculos detalhados para o leitor (!). Note que eu no testei isso (ainda), mas uma extenso consistente da abordagem utilizada por Price, e que mostra uma explicao conceitual do efeito dos pssaros . Ento, vamos comear:
crculos com as mesmas reas que as extremidades da coluna de ar do TSH bolhas de correo de extremidades acrescentadas em ambas as extremidades da coluna

a coluna de ar dentro do TS H

coluna de ar do TS H convertida em um equivalente cone truncado

a invaso dos pssaros reduz a seo trans versal da correo de extremidade superior

cilindro corrigido pela correo da extremidade superior

bolhas convertidas em cilindros

cone truncado convertido em um cilindro equivalente

A quantidade de pssaros invas ores depende da configurao dos pssaros. Um pssaro sem chamin ter um efeito pequeno, enquanto que um com uma profunda chamin ter um efeito muito maior e reduzir substancialmente a seco transversal do cilindro de correo de extremidade. Eu ainda no desenvolvi uma maneira sensata de quantificar a invaso, mas provavelmente acabarei medindoa. Para fazer isso, suporei que tenho todo o restante contabilizado, calcularei o k 2, sem invaso, em seguida, vo ltarei a diferena at o ponto em que a seco transversal do cilindro superior de correo de extremidade ajustada para dar conta da invaso. Espero, eventualmente, ser capaz de gerar algumas curvas para diferentes geometrias de pssaros, de modo que a previs o final de k2 seja mais precisa. Uma vez feito isso, efeitos dependentes da frequncia podero ser adicionados teoria. Isso tambm se aplicar invaso do tampo na bolha menor, o que parece ser importante em frequncias mais altas. Mas eu discordo... Agora, convertemos os cilindros para novos cilindros com a mesma seco transversal do tubo principal com dimetro DB.

J mencionei que deixarei os clculos detalhados para o leitor . No se trata de uma fuga de responsabilidades, mas sim de prat icidade. Eu posso fazer a matemtica - e, provavelmente, acabarei por ver quo boa a abordagem e gerarei essas curvas que mencionei acima -, mas uma longa srie de aproximaes e suposies definitivas para valores especficos, provavelmente ser cheia de erros. Por essa razo k2 a melhor medida. Para medir k2, basta tocar a nota fundamental e calcular a metade do comprimento de onda - que define o comprimento acstico da flauta. Em seguida, calcular k1, que simplesmente D/3. Finalmente, subtrair o comprimento do tubo e k1 do comprimento acstico. A resposta k2. Um exemplo de como fazer isso est no apndice. Depois de tudo isso, o ltimo pargrafo provavelmente tudo o que um fabricante de flauta realmente precisa saber. Mas para curiosos como eu, espero que tenha sido til!

Apndice: Seces Tubulares Equivalentes


Para encontrar o comprimento acstico de qualquer seco tubular, que contm uma coluna de ar numa abertura da flauta, primeiro o tubo tem de ser convertido para um tubo equivalente com a mesma rea de seco transversal que o tubo principal da flauta. Uma seco equivalente oferecer a mesma resistncia ao fluxo de ar que a seco original. Portanto, se a rea da seco transversal aumentada, ento, o comprimento tambm deve ser aumentado. Desta forma, a inrcia proporcionada pela coluna de ar mais longa equilibrar a resistncia reduzida oriunda da abertura maior. Para at ingir este objetivo, a proporo do comprimento da rea da seco transversal em ambos os tubos deve ser igual. isso o que Lew Paxton Price descreve como a relao mgica .

Apndice: Medindo k

Ao aferir a frequncia, voc a medir diretamente em Hertz ou Hz , ou obter uma nota e uma quantidade de cents que indica quo sustenida ou bemolizada a nota est. Se a ltima opo for o seu caso, ento voc ter de converter a nota e os cents em uma frequncia. As notas musicais bsicas (F#, G, G#, A, etc.) so identificadas por um nmero usado pelos sistemas MIDI. Por exemplo, uma faixa midi bsica para flauta em F# designada por F#4 (na quarta oitava do piano) e corresponde ao nmero MIDI 66. Voc pode partir de F#4 para descobrir que a sua frequncia f = 370 Hz, mas voc tambm pode achar isso usando a equao:

Ou

O prximo semitom G4 e o nmero MIDI 67, que corresponde a f = 392 Hz. Digamos que voc mediu uma nota no tuner, que registrou F# + 18 cents. Os 18 cents representam quo sustenida a nota F#, e, neste caso, isso significa que a nota est a 18 por cento do caminho entre F# e G. Se voc sabe que seu F# F#4, ento voc pode adicionar o nmero MIDI de F#4 frao de caminho entre F# e G, onde 18% = 0,18. Assim, o novo nmero MIDI 66 + 0,18 = 66,18, ento temos:

Se o F# estava bemolizado e o tuner mostrou F# - 18 cents, voc poderia simplesmente subtrair 0,18 de 66. Depois de ter encontrado a frequncia, voc pode encontrar o comprimento de onda e, ento, dividi-lo pela metade para obter o comprimento acstico. A frequncia e o comprimento de onda esto relacionados entre si pela velocidade do som, de modo que (comprimento de onda) = (velocidade do som) / (frequncia). A letra c normalmente utilizada para representar a velocidade do som, que 13.552 polegadas por segundo a 72 F, e a letra grega lambda () normalmente usada para o comprimento de onda. Assim, em nosso exemplo, temos:

O comprimento acstico a metade, ou 18,12 polegadas. Se voc est perseguindo um G, descobrir que o comprimento acstico 17,29 polegadas, de modo que a flauta 0,83 polegadas mais longa. Note que, se voc quisesse encontrar a velocidade do som em uma temperatura diferente de 72 F, a equao seria:

onde T = temperatura em C. Ento, digamos que voc tenha uma flauta em G, cujo comprimento de tubo L = 15,2 polegadas e cujo dimetro interno D = 0,75 polegadas. Voc pode encontrar k1, usando D/3 para obter 0,25 polegadas. Para encontrar k2, proceda conforme clculo abaixo:

Potrebbero piacerti anche