Sei sulla pagina 1di 16

MARKETING ESPORTIVO E UFC COMO O MARKETING ESPORTIVO INFLUENCIOU NO SUCESSO DO ULTIMATE FIGHTING CHAMPIONSHIP?

Dbora da Silva Alves1

RESUMO Este artigo aborda os seguintes temas: Marketing Esportivo e Ultimate Fighting Championship, com a finalidade de entender o processo de como essa ferramenta alavancou o crescimento e sucesso mundial de um campeonato que estava fadado ao fracasso e esquecido pelo seu pblico. A pesquisa e levantamento das informaes contidas neste artigo foram baseadas em revistas, reportagens e sites do gnero tanto nacionais como internacionais, e tambm em livros que circundam o UFC e o conceito do marketing esportivo, levando ao leitor a experincia de uma leitura que aborda todo o desenvolvimento do UFC desde sua origem, mostrando seu declnio e auge dos dias atuais. E o papel que o marketing esportivo desempenhou para o alcance de todo esse sucesso, aumentando em escalas globais o pblico apaixonado pela modalidade. PALAVRAS CHAVE Marketing Esportivo; Ultimate Fighting Championship; Artes Marciais Mistas.

ABSTRACT This article discusses the following topics: Sports Marketing and Ultimate Fighting Championship, in order to understand the process of how this tool leveraged growth and success of a world championship that was doomed and forgotten by your audience. The research and survey information in this article were based on journals, reports and websites of its kind, both nationally and internationally, and also in books surrounding the UFC and the concept of sports marketing. Taking the reader to experience a reading that covers the whole development of the UFC since its origin, showing its decline and the rise of today. And the role played by sports marketing for achieving all this success, increasing in global scales the audiences passion for this kind of sport. KEY WORDS Sports Marketing; Ultimate Fighting Championship; Mixed Martial Arts.

Aluna do curso Lato Sensu de Marketing e Comunicao Integrada da Universidade Presbiteriana Mackenzie; formada em Administrao de Empresas pela Universidade Guarulhos. Artigo escrito sob a orientao do Prof. Dr. Adolpho Queiroz, Universidade Presbiteriana Mackenzie. E-mail: debora5988@live.com.

INTRODUO

O seguinte artigo baseia-se no levantamento de informaes e pesquisas com o intuito de identificar como o marketing esportivo influenciou no sucesso atual do UFC (Ultimate Fighting Championship), devido ao intrigante fato de o campeonato em questo ser um evento existente h muitos anos, exatamente desde 1993, e que no incio dos anos 2000 encontrava-se em declnio e era fadado ao fracasso, de repente se tornar um evento bilionrio, atualmente reconhecido como a organizao do esporte com o crescimento mais rpido do mundo, revolucionando o negcio da luta. O campeonato conta a cada dia com um nmero maior de fs e seguidores apaixonados pela modalidade que aguardam ansiosos pelas futuras edies. Nesta leitura ser abordada a origem do campeonato, as razes pelas quais fracassou, e em contrapartida os motivos pelos quais se tornou um fenmeno no mundo do esporte, os principais aspectos que abrangem o campeonato, suas regras, os responsveis pela realizao dos espetculos, sem esquecer os astros brasileiros que fazem parte de todo esse sucesso. Atravs de reportagens, revistas e sites relacionados ao tema, foram inseridos no artigo os elementos necessrios para esclarecer a dvida apontada acima e firmar o pensamento de que esse mercado ser bastante promissor dentro dos prximos anos, pois cresce rapidamente em escalas globais com altssimo faturamento.

DESENVOLVIMENTO TEXTUAL

1. ORIGEM Tudo comea em Belm, nos anos 1920, passa pelo aperfeioamento e promoo do jiu-jitsu pelos irmos Carlos e Hlio Gracie, pelos clebres desafios entre a luta, considerada a nica capaz de permitir ao mais fraco vencer o mais forte contra outras modalidades, lanando assim a semente do vale-tudo, at a sua exploso mundial e retorno ao Brasil, em 2011, com o UFC Rio. O UFC foi idealizado por Rorion Gracie, filho do Hlio - considerado o pai do jiu-jitsu brasileiro que foi responsvel pelo desenvolvimento dessa luta no Brasil e tambm pelo aperfeioamento de tcnicas que capacitem um lutador "fraco" a derrotar um oponente mais forte. Aps um tempo ensinando jiu-jitsu nos EUA e provando sua eficcia em combates reais, Rorion Gracie conseguiu certo renome, angariando alunos famosos e ensinando tcnicas de defesa e ataque para a S.W.A.T.. Rorion ento pensou que o mundo deveria saber que o Gracie jiu-jitsu era a melhor arte marcial e resolveu procurar uma empresa de entretenimento para ajud-lo a criar um evento nos moldes de um desafio Gracie que consistia em um convite aberto emitido por alguns membros da famlia Gracie, para lutadores de outros estilos para combat-los em um jogo de Vale Tudo, mas com maior organizao, no qual fossem cobrados ingressos e que fosse transmitido pela televiso paga americana. O primeiro evento do Ultimate Fighting Championship foi realizado em 1993. Com sede em Las Vegas. Desse modo a lendria famlia Gracie revolucionou mais uma vez o mundo das artes marciais ao criar o UFC que no seu incio foi considerado o primeiro dos campeonatos de Vale-Tudo, pela falta de regras, que posteriormente ficaram conhecidos como campeonatos de MMA (Mixed Martial Arts) pela mistura de estilos de luta e habilidades. O evento tinha como intuito descobrir qual seria o estilo de arte marcial mais eficiente, dentre elas boxe, jiu-jitsu, carat, kung fu, kickboxing, luta olmpica, etc., em combates sem limite de tempo, de peso e com pouqussimas regras. Com o conceito de possuir os melhores atletas nas varias disciplinas de todas as artes marciais. Os competidores deveriam ganhar trs lutas para se tornarem campees do UFC. Na poca o evento foi transmitido para os EUA em sistema de pay-per-view e chegou ao Brasil em VHS em vrias locadoras. Por possuir poucas regras, o campeonato era conhecido como "luta de ringue sem restries", sendo, ocasionalmente, brutal e violento, despertando muitas crticas da sociedade. Para conseguirmos avaliar tal brutalidade, no primeiro campeonato disputado

s no era permitido morder ou colocar os dedos nos olhos do oponente. O primeiro vencedor do campeonato foi o brasileiro Royce Gracie. Desde sua primeira edio, os eventos ocorrem em ringues com forma de octgono, fechado por uma grade. At ento nunca se registrou morte.

2. FALNCIA E REFORMULAO DO UFC O Ultimate se tornou um sucesso da televiso na modalidade pay-per-view. Porm, com os altos ndices de violncia logo surgiram diversos protestos feitos pelo ento senador do Arizona, John McCain. Dessa forma o UFC saiu dos principais payper-views e passou a ser exibido apenas no pay-per-view da Directv, com uma audincia bem menor. A falta de regras e presses polticas levou o campeonato decadncia. Lentamente, foram sendo criadas mais regras limitando a violncia do esporte, sob a superviso de comisses atlticas, visando ao aumento da aceitabilidade social do Ultimate. Deixando de lado o slogan "no h regras" e criando a denominao MMA, o Ultimate ressurgiu de seu isolamento para se tornar mais socialmente aceitvel, e tentar recuperar sua posio na televiso a cabo. Em janeiro de 2001 os executivos da Station Casinos, Lorenzo e Frank Fertitta, compraram o UFC da Semaphore Entertainment Group (SEG), que encontrava-se em processo de falncia pelas presses polticas enfrentadas. A venda foi fechada por apenas U$ 2 milhes, com a compra do Ultimate os irmos Fertitta criaram a Zuffa (luta em italiano), empresa que passaria a controlar o evento, nomearam o promotor e exlutador de boxe Dana White como presidente da organizao. Comeou assim um rduo trabalho de recuperao e crescimento de popularidade do evento em particular e do esporte como um todo, tratando o MMA como um esporte de combate altamente organizado e controlado. A nova organizao do UFC se esfora para alcanar os mais altos nveis de segurana e qualidade em todos os aspectos possveis do esporte que vem evoluindo e profissionalizando-se de tal maneira que as regras esto cada vez mais rgidas. O intuito de toda esta evoluo preservar cada vez mais a integridade fsica dos atletas. Os praticantes esto cada vez mais tcnicos e preparados. Sob a forte liderana dos proprietrios Lorenzo Fertitta, Frank Fertitta e Dana White, o negcio de tornou-se a maior organizao de MMA do planeta, esse o mais rpido crescimento de uma organizao esportiva na histria, prosperando atravs de: eventos esportivos ao vivo em lugares famosos, volta ao pay-per-view, fortes propagandas televisivas, grandes patrocnios e desenvolvimento de negcios complementares como venda de souvenirs, de DVDs das lutas ocorridas nos campeonatos e a criao de seu prprio reality show o The Ultimate Fighter (TUF).

Atualmente (2012) a marca UFC avaliada em mais de US$ 1,3 bilhes e seus eventos chegam pela televiso a mais de 600 milhes de lares em 145 pases e 22 idiomas.

3. CONHECENDO O UFC

3.1 O ESPORTE O MMA, como o nome j diz, envolve diversas artes marciais tais como jiujitsu, boxe, luta livre olmpica, boxe tailands, boxe chins, carat, taekwondo, entre outras. Incluem tanto golpes de combate em p quanto tcnicas de luta no cho. As artes marciais mistas podem ser praticadas como esportes de contato em uma maneira regular, ou em um torneio no qual, dois concorrentes tentam derrotar um ao outro. Utilizam uma grande variedade de tcnicas permitidas de artes marciais tais como golpes utilizando os punhos, ps, cotovelos, joelhos , alm de tcnicas de imobilizao. O bom lutador aquele que domina boa parte dos principais golpes de uma grande variedade de artes marciais e sabe aplic-los no momento certo.

3.2 CATEGORIA DE PESOS Os lutadores do UFC so caracterizados e diferenciados pelas seguintes categorias de pesos: Mosca (Flyweight) - at 56,7kg; Galo (Bantamweight) - acima de 56,7kg at 61,2kg; Pena (Featherweight) - acima de 61,2kg at 65,7kg; Leve (Lightweight) - acima de 65,7kg at 70,3kg; Meio-mdio (Welterweight) - acima de 70,3kg at 77,1 kg; Mdio (Middleweight) - acima de 77,1kg a 83,9kg; Meio-pesado (Light Heavyweight) - acima de 83,9 at 92,9kg; Pesado (Heavyweight) - acima de 92,9kg at 120,2kg; Super-Pesado (Super Heavyweight) - acima de 120,2kg.

3.3 REGRAS BSICAS Os lutadores se enfrentam no octgono com 3 assaltos de 5 minutos, em caso de deciso de ttulo e luta principal com 5 assaltos de 5 minutos. Os resultados das lutas se definem com:

Desqualificao: Acontece quando um dos lutadores aplica de forma intencional algum golpe ilegal (como cabeadas, golpes na regio genital, golpes na regio anterior cabea, entre outros) ou realiza algum movimento proibido de acordo com as regras (segurar nas grades seguidamente, por exemplo). Caso o combate no possa prosseguir, ou o lutador insista em no obedecer s regras, ele ser desclassificado. Finalizao: Ocorre quando um lutador recebe uma tcnica caracterstica da luta agarrada, tais como chaves e estrangulamentos, e demonstra clara desistncia, atravs de batidas no cho do ringue (com os ps ou mos) ou verbalmente. No caso de estrangulamentos, caso o lutador no desista, ele pode desmaiar. Se isso acontecer, o arbitro ir intervir, e ser decretada a finalizao da mesma forma. Nocaute: Ocorre quando um lutador recebe um golpe legal e fica inconsciente. Nocaute Tcnico: Pode ocorrer de diversas formas: Deciso mdica: Ocorre quando o mdico julga que o lutador no pode continuar no combate, devido a um corte ou leso. Portanto, o mdico pode encerrar o combate se julgar que a integridade fsica do lutador estar ameaada caso continue. Esta deciso no depende do lutador, portanto, por mais que ele queira continuar, se o mdico determinar o fim do combate, ser a deciso final. Interrupo do rbitro: Neste caso, o rbitro do ringue encerra a luta por achar que um lutador no est mais se defendendo ou esboando qualquer reao. Leso: Neste caso, o prprio lutador manifesta desistncia, ou o rbitro do ringue encerra a luta, sem necessidade de consulta ao mdico. Ocorre em casos de leses mais visveis, como fraturas ou graves tores. Deciso do jri: Ao trmino dos 3 ou 5 rounds, 3 juzes decidiro quem o vencedor. Para isso, eles se utilizam de diversos critrios: agressividade, contundncia em p, domnio no cho, trocaes efetivas, agarramentos efetivos, controle da rea do ringue e de luta, defesa, etc.

3.4 O OCTGONO As lutas do UFC so travadas no octgono, que um colcho octogonal dentro de uma jaula (ringue com 8 cantos). Suas laterais so aramadas, as arestas e ngulos tm acolchoado cobrindo as bordas e ele mede 9 metros, de lado a lado. O colcho feito de lona, pintado ao gosto do cliente para cada evento e nunca usado duas vezes. Existem duas portas de acesso ao octgono, e elas so seguramente fechadas no comeo de cada assalto. Foi idealizado por Rorion Grace, um dos mestres de jiu-jitsu mais respeitados do mundo e um dos fundadores do Ultimate Fighting Championship. Depois do comeo da luta, somente o juiz e os dois lutadores podem ficar dentro do octgono. No intervalo dos assaltos as portas so abertas para que os treinadores

possam chegar at aos lutadores. Os treinadores do conselhos tticos aos respectivos lutadores e ajudam na obstruo de sangramentos. O competidor no pode sair do octgono durante o combate, nem tentar jogar o adversrio contra as grades da jaula. De acordo com Dana White, o UFC utiliza o octgono pelo fato de que o campeonato foi inicialmente concebido como meio de comparao de estilos de luta na busca pelo melhor estilo. Vrios estilos de luta ocorrem em diferentes tipos de ringues e colches, por exemplo, o boxe usa um quadrado e a luta-livre usa um crculo. O octgono foi projetado tendo em vista evitar dar vantagens a qualquer tipo especfico de artes marciais. Como os ngulos em um octgono so mais abertos do que os cantos de um ringue de boxe, h pouca probabilidade do lutador ficar acuado em um dos cantos, sem chance de escapar. O octgono cercado com uma grade, impedindo que os lutadores saiam ou sejam atirados para fora do ringue. O octgono uma estrutura estvel, projetada visando a segurana do lutador, mas, ainda assim, garantindo boa viso para os espectadores.

3.5 TRASMISSO NO BRASIL No Brasil os eventos UFC so transmitidos ao vivo via pay-per-view pelo canal Combate e de 2009 at 2011 eram reapresentados pelo canal gratuito Rede TV. Em outubro de 2011 a Rede Globo e o UFC fecharam um acordo de transmisso exclusiva da programao. A emissora possui exclusividade para exibir ao vivo todos os eventos do UFC no Brasil e trs no exterior, alm da primeira edio brasileira do reality show The Ultimate Fighter (TUF).

3.4 OS REVOLUCIONRIOS DO UFC Quando Frank Fertitta e Lorenzo Fertitta compraram o Ultimate Fighting Championship em 2001, tendo Dana White como presidente, o trio embarcou em uma jornada para tornar o MMA o esporte mais popular do mundo, e para transformar lutas em esporte eles tinham o conhecimento de que era necessria a criao de regras reconhecidas pela comisso de arbitragem dos EUA. Dedicados a levar o combate para as grandes massas, os atletas incrveis e a melhor experincia de evento ao vivo dentre todos os esportes, os trs homens ressuscitaram o MMA dando-lhe a oportunidade de sucesso internacional e transformando-o em uma fonte global de lucros. Os irmos Fertitta detm cada um 45% e Dana White detm 10% do UFC, que operado por meio da holding Zuffa (luta em italiano) de propriedade dos Fertitta.

3.5 A VOZ DO UFC

A voz oficial do UFC a de Bruce Buffer desde 1996 ele tambm atua em outros eventos de MMA em todo o mundo, e reconhecido internacionalmente como "A voz do MMA". Classificado como um verdadeiro empresrio, apresentador, animador e palestrante motivacional que mantm ateno e animao do pblico nos eventos em que representa. tambm conhecido por seu famoso e contagiante bordo: Its Time!.

3.6 OS COMENTARISTAS DO UFC Mike Goldberg comentarista do UFC desde 1997. considerado um dos profissionais mais talentosos e reconhecidos internacionalmente no segmento de transmisso de eventos esportivos. Joe Rogan comentarista do UFC desde 2002. um ator, comediante, apaixonado pelo esporte e lutador de MMA. A dupla no s demonstra conhecimento relativamente profundo do esporte, como desenvolveram um estilo que auxilia o leigo a acompanhar o desenrolar de uma luta. Em pouco tempo ele passa a compreender os mnimos detalhes de um combate. No exagero afirmar que boa parte da base de consumidores de eventos UFC, que no para de crescer, se deve ao trabalho didtico desenvolvido pela dupla.

4. LENDAS E ASTROS BRASILEIROS DO UFC Abaixo consta a relao dos principais lutadores Brasileiros do Ultimate, todos eles j conquistaram um cinturo do UFC, e por consequncia se tornaram lendas e astros da modalidade:

4.1 ANDERSON SILVA (SPIDER) Anderson Silva (1975) nasceu em So Paulo, recordista de vitrias do UFC. Considerado o melhor do mundo, atualmente campeo na categoria de pesos mdios. Sua especialidade o muay thai. Desde cedo, j treinava taekwondo e tornou-se faixa preta com 18 anos. Tambm lutou jiu-jitsu. Tentou ser jogador de futebol, quando fez um teste para jogar no Corinthians. Passou a combater no UFC no ano de 2006. detentor do cinturo dos pesos mdios h 9 anos, o reinado mais longo da histria do UFC. Pela sua invencibilidade considerado o rosto do MMA. Apesar de ser imbatvel e considerado o lutador mais temido do MMA, Anderson Silva declara-se em sua biografia, um homem um tanto afeminado pelo fato de tratar-se com cremes para a pele.

Em 2011, foi lanado o documentrio chamado "Como gua" que relata o treinamento de Anderson em preparao para a defesa do cinturo , o ttulo inspirado numa citao famosa de Bruce Lee, dolo de Anderson, de que um artista marcial deve ser como gua - sem forma, facilmente adaptvel a qualquer ambiente, que conta toda a preparao do lutador para ganhar o cinturo do UFC. O seu apelido foi inspirado no Homem-Aranha, pois pelas palavras de Anderson o personagem o nico super-heri que tem contas para pagar. Atualmente a gesto da carreira de Anderson mantida pela empresa 9ine do jogador Ronaldo (Fenmeno). Vitrias: 7 por nocaute, 13 por nocaute tcnico, 3 por finalizao e 7 por deciso. Derrotas: 2 por finalizao, 1 por desqualificao (chute ilegal) e 1 por deciso.

4.2 VITOR BELFORT (THE PHENOM) Vitor Belfort (1977) nasceu no Rio de Janeiro, entrou para a histria do UFC quando foi campeo do torneio com apenas 19 anos, ficando conhecido desde ento como o Fenmeno. At hoje ningum conseguiu bater o seu recorde. Foi o lutador de jiu-jitsu mais novo do planeta ao receber a faixa preta com 17 anos. considerado o atleta com as mos mais rpidas do mundo no MMA. Vitor porta-voz do UFC no Brasil e faz questo de dissociar a imagem da luta de brigas e atitudes condenveis. Foi por duas vezes detentor do cinturo dos meiopesados do UFC. Vitrias: 8 por nocaute tcnico, 5 por nocaute, 3 por finalizao e 4 por deciso. Derrotas: 1 por nocaute, 2 por nocaute tcnico, 1 por finalizao e 5 por deciso.

4.3 JUNIOR DOS SANTOS (CIGANO) Junior dos Santos (1984) nasceu em Santa Catarina, porm radicou-se na Bahia. tido como o dono do melhor boxe do UFC, alm de praticar jiu-jitsu, e atualmente faixa marrom. Cigano conta que ganhou o apelido quando comeou a treinar jiu-jitsu. Na poca, ele tinha cabelo cumprido e seus colegas diziam que ele era parecido com um personagem cigano de uma novela. O lutador desde 2008 o detentor do cinturo dos pesos-pesados. Vitrias: 9 por nocaute tcnico, 3 por submisso e 2 por deciso. Derrotas: 1 por submisso.

10

4.4 ANTONIO RODRIGO NOGUEIRA (MINOTAURO) Antonio Rodrigo Nogueira (1976), nasceu na Bahia. um dos lutadores mais respeitados do UFC. Minotauro foi o primeiro lutador a ganhar o cinturo unificado dos pesados no Pride (organizao de eventos de MMA realizados no Japo que foi comprado pelo UFC) e UFC. Faz sucesso tambm na carreira de treinador. Um colega de treinamento de Rodrigo, dizia que ele era um animal e que parecia um minotauro, origem de seu famoso apelido, em referncia ao monstro mitolgico com cabea de touro e corpo de homem. Sofreu um grave acidente na infncia ao ser atropelado por um caminho, ficando quatro dias em coma e um ano internado. Ficou com uma cicatriz nas costas que o acompanha at hoje e que se tornou uma forma simples de diferenci-lo do seu irmo gmeo. Seu estilo de luta baseado no jiu-jitsu e boxe. Minotauro considerado o maior finalizador da histria do MMA, e est na lista dos maiores lutadores de todos os tempos. Alm de seu forte jogo de cho, Minotauro sempre se destacou por ser um dos lutadores mais duros da Histria, muitos acreditam que seu queixo de "pedra", pois tem um grande poder de absoro de golpes, o maior responsvel por seus ttulos. Tamanho o sucesso que fez no PRIDE, Minotauro se tornou personagem em quadrinhos no Japo. Vitrias: 2 por nocaute, 1 por nocaute tcnico, 20 por submisso e 10 por deciso. Derrotas: 1 por nocaute, 1 por nocaute tcnico, 1 por submisso e 5 por deciso.

4.5 ROYCE GRACIE Royce Gracie (1966) nasceu no Rio de Janeiro, filho do lendrio Hlio Gracie, faixa preta de jiu-jitsu, teve uma carreira vitoriosa dentro do vale-tudo mundial, sendo trs vezes campeo do UFC. Foi o primeiro campeo do UFC, entrava no octgono para lutar de quimono. Na sua poca a luta tinha poucas regras, no existiam tempo nem diviso de categorias. Sem luvas, Royce ganhou de todos s na base do jiu-jitsu. Royce e seu irmo Rorion Gracie abandonaram o UFC com alegao de no concordarem com as novas regras, que previam limite de tempo de quinze minutos e trinta nas finais, com deciso dos juzes. Essas regras fugiam aos ideais Gracie, que, com a sensao de misso cumprida, abandonaram o UFC. Royce Gracie continua sendo um cone. Representou o jiu-jitsu de sua famlia com honra e coragem, fazendo desta arte marcial um dos requisitos bsicos na formao de um atleta de MMA. Vitrias: 12 por submisso e 2 por deciso.

11

Derrotas: 2 por nocaute tcnico.

5. PATROCINADORES Atualmente o MMA a nova menina dos olhos do marketing esportivo. Consequentemente as principais marcas do mercado esto investindo cada vez mais no UFC, pois esto percebendo um grande potencial nessa modalidade, cujas lutas so transmitidas para mais de 600 milhes de residncias em todo o planeta, devido alta liquidao de ingressos, grande visibilidade miditica e vasta repercusso do campeonato. Empresas como: Budweiser, Ford, Harley-Davidson, Procter & Gamble, Burger King, Nike, Sky, entre outras, j investiram no evento, no reality show (TUF) e em seus astros lutadores para estarem nos holofotes do UFC como uma positiva estratgia de mercado e um investimento que gera grandes resultados.

6. MARKETING ESPORTIVO A grande vantagem do Marketing Esportivo o fato de conseguir envolver aspectos sentimentais e comportamentais como superao, adrenalina, emoo, conquista, bem como a paixo dos torcedores pelos esportes e tambm pelos dolos que atuam no cenrio esportivo. Segundo Melo Neto (2002):
Marketing Esportivo a maneira pelo qual as companhias usam o envolvimento emocional dos fs com seus heris dos esportes para se posicionarem no mercado, com a finalidade de vender seus produtos e servios, aumentar seu reconhecimento e imagem positiva junto sociedade. As empresas que investem em esporte fazem uso de trs fatores, que constituem o trip do marketing esportivo: possuem marcas fortes ou potencialmente fortes, buscam novas formas de comunicao e usam o esporte como mdia alternativa para disseminao da marca e melhoria da imagem. O esporte uma mdia alternativa, pois alm de permitir uma divulgao diferenciada atravs do merchandising, exibe a marca ou produto de diferentes formas, nos uniformes, bons de atletas, placas e at no pblico que assiste.

Dessa forma observamos com mais clareza que o torcedor, depois de ser atingido, deve se tornar consumidor e promotor dos produtos e servios destas companhias. (SCHLOSSBERG, 1996). O Marketing Esportivo utiliza de apelos emocionais para atrair e encantar o seu pblico alvo, tornando-os fiis s companhias que apostam nessa ferramenta.

12

7. MARKETING ESPORTIVO E UFC difcil imaginar outro ramo do marketing esportivo que tenha conseguido capitalizar de modo to produtivo as externalidades das redes sociais, utilizando-as ativamente para conquistar e consolidar sua base de fs. Desde os lutadores, passando pelos treinadores, chegando ao topo da gerncia de Dana White, todos os nveis do negcio parecem estar ativamente engajados em comentar e difundir informaes a respeito do universo das lutas, criando um emaranhado de posts capaz de capturar a imaginao de quem com eles toma contato, sendo protagonizados pelos prprios personagens. Em particular, a existncia do YouTube e de outras redes sociais baseadas no conceito de videosharing fornece um importante ponto de referncia para o esporte. Em torno dos vdeos disponveis nestas redes surgem poderosas correntes de comentrios, dvidas so redimidas, especulaes so levantadas, enfim, cria-se um ambiente proveitoso e animado. Alm disso, as cenas mais importantes so repetidas milhares de vezes, garantindo a exposio renovada das marcas dos patrocinadores do esporte. Isto agrega um enorme valor marca UFC, o que se deve revelar no momento em que os contratos de parceria so fechados. Alm das redes sociais na ltima dcada o campeonato investiu no TUF em jogos, aplicativos, loja virtual para venda de suvenirs, entre outros, essa atitude arrojada garante a exposio da marca com uma dinmica bastante diferente daquela tradicionalmente apresentada pela exibio de lutas ao vivo. Sem contar na classe e sobriedade transmitida por seus executivos, como exige a imagem que o UFC precisa projetar. Outro aspecto favorvel sua gesto estratgica de marketing, que est mais prxima daquilo que feito nas empresas maduras de antigos ramos comerciais onde procura-se tirar o mximo proveito do produto, buscando maximizar o mercado potencial e a margem de lucro do modo mais abrangente possvel. Agregando valor tambm aos seus atletas para que eles sejam os mais capacitados na modalidade e elaborando regras para a mxima segurana dos mesmos. Levando em considerao a facilidade de entendimento dos espectadores. Os atuais executivos do UFC tiveram uma ampla viso em relao ao campeonato no o vendo apenas como mais uma luta de ringue e sim como um espetculo, envolvendo emoes, paixo pelo esporte, estilo de vida, ou seja, todos os ingredientes necessrios para o bom desempenho das aes de marketing esportivo que est diretamente ligado ao inconsciente e a paixo dos consumidores por determinado esporte. Essa combinao de ingredientes foi fundamental para que o esporte entrasse na mente de seus fs (consumidores), se tornando alm de um dos esportes favoritos do pblico, um estilo de vida e uma paixo global.

13

8. O QUE TORNA O UFC TO ESPECIAL? Quase vinte anos depois de o antigo vale-tudo brasileiro ter se tornado o globalizado MMA, o esporte encontra alto nvel de interesse nos principais pases do mundo, isso se deve ao fato de o campeonato sempre ser realizado em diferentes pases, no ficando preso ao sucesso em apenas um lugar do mundo, assim os seguidores tem a sensao de que tambm podem participar, pois o evento em um determinado momento chegar at ele, o que torna o evento cada vez mais hipnotizante e excitante. O esporte tem o dom de alcanar as emoes das pessoas, consegue unir diferentes pblicos e repercutir de uma maneira avassaladora. E segundo Lorenzo Fertitta, em entrevista revista Forbes, o que faz UFC to grande que cada homem no planeta entende o esporte imediatamente, pois so apenas dois caras batendo um no outro. Na cena global, o MMA j desponta como o terceiro esporte mais popular, perdendo para o futebol e a para a Frmula 1. O Brasil se tornou o maior mercado da modalidade fora dos Estados Unidos, a misso de Vitor Belfort que tem o papel de porta-voz do UFC no Brasil transformar a modalidade no segundo esporte mais popular do Brasil, ficando atrs apenas do futebol.

14

CONSIDERAES FINAIS

Paixo ... Esta palavra nos traduz o que um fantico sente por determinada modalidade esportiva, o UFC entendeu exatamente. E tornou o campeonato num espetculo de hipnotizar qualquer mortal. Forte apelo ao lado emocional, onde vemos crianas que j so adeptas ao MMA no lugar do carat ou taekwondo, um esporte que rompe barreiras culturais e lingusticas, porm, tambm com conscincia da necessidade do apelo racional, dessa forma os seus executivos garantem que o MMA no um esporte violento e sim um esporte tcnico, com lutadores disciplinados, treinados e totalmente preparados para o octgono, o MMA hoje um esporte regulamentado, com regras bastante claras, exames mdicos peridicos e disputada por superatletas, homens que levam uma vida saudvel, com alimentao regrada, longe do lcool, das drogas e de confuses. Essa foi a frmula mgica do UFC, a elaborao de regras e ordem que tornou uma simples luta em um esporte admirado, aliado a estratgias de marketing esportivo, criando assim um espetculo que todos querem apreciar e marcar presena, ou seja, foi-se o tempo dos lutadores briges de rua e dos combates ditados pelas regras mais bsicas, quase nulas, comparados a rinhas humanas e proibidos por presses polticas.

15

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

AWI, Fellipe. Filho teu no foge a luta: Como os Lutadores Brasileiros Transformaram o MMA em um Fenmeno Mundia. 1 ed., Rio de Janeiro: Intrnseca, 2012. MELO NETO, F. P.. Marketing Esportivo. 3 ed., Rio de Janeiro: Record, 2002. SCHLOSSBERG, Howard. Sports marketing. Imprenta, Massachusetts : Blackwell Business, 1996. E-BIOGRAFIAS. Disponvel Acesso em: 17/06/2012. em: <http://www.e-biografias.net/anderson_silva/>

JUNIOR DOS SANTOS SITE. Disponvel em: <http://www.juniordossantos.com.br/site/junior-dos-santos/historia.html> Acesso em: 14/06/2012. LENDAS DO UFC. Disponvel em: <http://multishow.globo.com/Lendas-do-UFC/> Acesso em: 17/06/2012. MMA BRASIL. Disponvel em: <http://www.mma-brasil.com/os-segredos-domarketing-do-ufc> Acesso em: 16/05/2012. MMA BRASIL. Disponvel em: <http://www.mma-brasil.com/saibamais/lutadores/anderson-silva> Acesso em: 18/06/2012. MMA BRASIL. Disponvel em: <http://www.mma-brasil.com/saibamais/lutadores/rodrigo-minotauro> Acesso em: 15/06/2012. MMA BRASIL. Disponvel em: <http://www.mma-brasil.com/saibamais/lutadores/junior-cigano> Acesso em: 14/06/2012. MMA BY NEKO. Disponvel em: <http://www.mmabyneko.com.br/o-significado-doapelido-de-alguns-lutadores-de-mma/> Acesso em: 18/06/2012 NOVO SETOR. Disponvel em: <http://www.novosetor.com.br/2011/08/o-marketingesportivo-no-ufcrio.html> Acesso em: 16/05/2012. PORTAL DO UFC. Disponvel em: Acesso em: 10/05/2012. REVISTA EXAME. Disponvel Acesso em: 15/05/2012. em: <http://portaldoufc.com.br/paginas/ufc.htm>

<http://exame.abril.com.br/busca/?qu=ufc>

16

REVISTA EXAME. Disponvel em: <http://exame.abril.com.br/estilo-devida/esportes/noticias/apos-13-anos-ufc-volta-ao-brasil-comosuperproducao?page=1&slug_name=apos-13-anos-ufc-volta-ao-brasil-comosuperproducao> Acesso em: 16/05/2012. REVISTA FORBES. Disponvel <http://www.forbes.com/forbes/2008/0505/080_3.html> Acesso em: 16/05/2012. em:

REVISTA ISTO DINHEIRO. Disponvel em: <www.istoedinheiro.com.br/noticias/80811_O+GOLPE+DE+MESTRE+DA+UFC> Acesso em: 16/05/2012. TRAINEE DE CEO. Disponvel <http://www.traineedeceo.com/2011/08/31/marketing-esportivo-ufc/> 16/05/2012. em: em:

Acesso

UFC. Disponvel em: <http://www.ufc.com/discover/ufc> Acesso em 16/05/2012. VITOR BELFORT BLOG. Disponvel <http://www2.uol.com.br/vitorbelfort/2007/main.html> Acesso em: 15/06/2012. WIKIPEDIA. Disponvel <http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_Rodrigo_Nogueira> 13/06/2012. WIKIPEDIA. Disponvel <http://pt.wikipedia.org/wiki/Ultimate_Fighting_Championship> 10/05/2012. em:

Acesso

em: em

Acesso

em: em:

Potrebbero piacerti anche