Sei sulla pagina 1di 9

Professora Deusdedy Direito Penal - Parte Geral Material de Infrao Penal e Crimes

INFRAO PENAL

1) ESPCIES DE INFRAO As infraes penais no Brasil se dividem em crimes e contravenes. Artigo 1 da Lei de Introduo ao Cdigo Penal Considera-se crime a infrao penal a que a lei comina pena de recluso ou deteno, quer isoladamente, quer alternativa ou cumulativamente com a pena de multa; contraveno, a infrao penal a que a lei comina, isoladamente, penas de priso simples ou de multa, ou ambas, alternativa ou cumulativamente. . Diferenas entre crime e contraveno

A lei brasileira s pune a contraveno praticada no territrio nacional, enquanto o crime admite extraterritorialidade em alguns casos de forma condicionada ou incondicionada (art. 7 do CP). No punvel a tentativa de contraveno, s h punio quando o fato j se consumou, sendo que a consumao se d quando se renem na conduta do agente todos os elementos do tipo contravencional. Art. 2 e 4 da LCP, Dec.-Lei 3688/41 ao contrrio do crime que aps iniciada a execuo, mesmo que o fato no venha a ser consumado, haver a punio relativa ao crime, com diminuio de 1/3 a 2/3 (Art. 14, inc. II do CP). Para a existncia do crime a conduta voluntria do agente deve ser analisa alm da finalidade dolosa ou culposa da conduta. A contraveno, segundo o art. 3 da LCP para sua existncia, basta provar a ao ou omisso voluntria, sendo que o dolo ou a culpa no precisam ser provados, salvo se a lei faz depender, de um ou de outro para efeitos jurdicos. O crime, via de regra, apurado mediante ao penal pblica incondicionada, mas pode ter ao pblica condicionada e at mesmo ao de iniciativa exclusivamente privada, enquanto para as contravenes a ao penal sempre pblica, devendo a autoridade proceder de ofcio. SUJEITOS DA INFRAO PENAL SUJEITO ATIVO o autor da infrao o sujeita que tem a ao ou omisso prevista no tipo penal, o sujeito deve ter personalidade, motivo pelo qual animais no podem ser sujeitos de crime.

PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR

www.estudioaulas.com.br

Professora Deusdedy Direito Penal - Parte Geral Material de Infrao Penal e Crimes
Quando a lei exige uma condio especfica do autor, como ser funcionrio pblico, ser homem, ser a me, etc, temos o que os doutrinado chamam de crimes prprios quanto ao sujeito ativo, sendo exemplos de crimes prprios o peculato (art. 312 do CP) que exige que o sujeito ativo seja funcionrio pblico ou o infanticdio (art. 123 do CP) o qual exige que o sujeito ativo seja a me.

A pessoa jurdica como sujeito ativo de crime: Segundo Guilherme de Souza Nucci h duas correntes quando se trata da analise da pessoa jurdica como sujeito ativo do crime, a primeira que no admite afirma que a pessoa jurdica no tem vontade suscetvel de configurar o dolo ou a culpa, indispensveis para o direito penal moderno, que a culpabilidade (nullum crimen sine culpa) Essa corrente que a Constituio Federal no autoriza a responsabilidade penal da pessoa jurdica, pois os dispositivos citados (art. 173, 5 e art. 225, 3) so meramente declaratrios, com sanes civis e administrativas e unicamente pessoa fsica a possibilidade de sanes penais. A segunda corrente entende que a pessoa jurdica pode responder pela prtica de um delito, pois tm vontade, no somente porque tm existncia real, mas porque elas fazem com que se recon hea, modernamente, sua vontade, no sentido prprio que se atribuiu ao ser humano, resultante da prpria existncia natural, mas em um plano pragmtico-sociolgico, reconhecvel socialmente. Essa perspectiva permite a criao de um conceito novo denominado ao delituosa institucional, ao lado das aes humanas individuais(Srgio Salomo Shecaria) , e para estes defensores os artigos constitucionais mencionados (173 e 225) so expressos ao admitir a responsabilidade penal da pessoa jurdica, sustentando a viabilidade de a pessoa jurdica responder por crime temos a reserva legal prevista na Lei que trata dos crimes ambientais (Lei 9605/98).

SUJEITO PASSIVO a vtima, pessoa titular do bem jurdico que foi violado, a vida, liberdade, patrimnio, honra, etc. O sujeito passivo material (eventual) o titular do bem jurdico diretamente lesado pela conduta do sujeito ativo. O sujeito passivo formal ou constante sempre o Estado, que entra como uma espcie de vtima secundria o titular direto do bem jurdico. Exemplos: homicdio, furto, roubo (artigos 121, 155 e 157 do CP).

O crime vago quanto ao sujeito passivo aquele em que no h uma vtima direta, pessoa titular do bem jurdico, sendo que neste caso o Estado o nico titular do bem jurdico protegido. Exemplos: trfico de drogas (art. 33 da Lei 11.343/06) crimes ambientais (Lei 9.605/98).

PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR

www.estudioaulas.com.br

Professora Deusdedy Direito Penal - Parte Geral Material de Infrao Penal e Crimes

DO CRIME
Conceito de crime Material Crime a ao ou omisso humana que viola um direito protegido por lei penal, o que motiva a aplicao de uma sano ao infrator. Formal - Crime o que estiver previsto no ordenamento jurdico como tal, nele adequado. Analtico - O crime o fato tpico e antijurdico para os doutrinadores que defendem o conceito bipartido do crime, para os que defendem o conceito tripartido crime o fato tpico, antijurdico e culpvel. No conceito bipartido se existir um fato tpico e antijurdico teremos a um crime, porm a aplicao da pena estar vinculada, a mais um elemento que a culpabilidade, pois se houve uma excludente de culpabilidade, a pena no poder ser aplicada. No conceito tripartido para existncia do crime o fato deve ser tpico, antijurdico e culpvel, no sendo a culpabilidade apenas pressuposto para aplicao da pena e sim integrante do conceito do prprio crime. O FATO TPICO O fato tpico a conduta do agente que se enquadra no tipo descrito na norma penal. Art. 121 Matar algum, pena: recluso 6 a 20 anos, pois no existe crime se antes no houver uma previso legal (princpio da legalidade ou da reserva legal). Para termos um fato tpico necessrio a) uma conduta (ativa ou omissiva); b) uma relao de causalidade (a conduta levou quele resultado); c) um resultado (o fim danoso, tentado ou consumado); d) Tipicidade (adequao do fato da vida real ao tipo descrito na norma jurdica). CONDUTA A anlise da conduta sofre uma profunda diferenciao dependendo da teoria adotada para sua anlise. Para a teoria finalista da ao conduta toda ao ou omisso voluntria e consciente, que movimente a corpo humano, com uma finalidade. Para a teoria causalista Conduta a ao ou omisso voluntria e consciente que movimenta o corpo humano. Para a maioria dos doutrinadores a parte geral do direito penal adotou a teoria finalista da ao, motivo pelo qual estudaremos a conduta em seu aspecto objetivo (ao e omisso) e em seu aspecto subjetivo (conduta dolosa vontade e conduta culposa normativa). 3 PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR www.estudioaulas.com.br

Professora Deusdedy Direito Penal - Parte Geral Material de Infrao Penal e Crimes
ASPECTO OBJEITO DA CONDUTA - AO A conduta ativa gera o crime comissivo, ou seja, o tipo penal descreve uma ao como a forma de se praticar a crime . Ex.: matar, lesionar, constranger, subtrair. - OMISSO OMISSO PURA OU PRPRIA a conduta omissiva propriamente dita que gera o crime omissivo prprio, ou seja, o tipo penal descreve uma omisso como a forma de se praticar a crime . Ex.: omitir, deixar de, no fazer, no realizar. O crime omissivo puro um crime de mera conduta e no admite tentativa. OMISSO IMPRPRIA a conduta omissa do agente que tem a posio de garantidor, e quando no age, sua omisso relevante, podendo ele responder por um crime naturalmente ativo, atravs de uma omisso. Ex.: me que no amamenta o filho recm-nascido, matando-o. O pai que esquece o beb dentro do veculo, levando-o a morte. A bab que vai deixa o beb sozinho e este se machuca. A omisso imprpria, quando o agente age com dolo, cabe tentativa, dependo do tipo penal.

ASPECTO SUJETIVO DA CONDUTA (dolo e culpa) CRIME DOLOSO E CULPOSO Dolo a vontade de concretizar as caractersticas objetivas do tipo, sem dolo o fato atpico. Para a doutrina tradicional o dolo normativo, ou seja, a conscincia da antijuridicidade j est contida nele, porm para a teoria finalista da ao, adotada pela doutrina dominante, o dolo natural, corresponde simples vontade de concretizar os elementos objetos do tipo, no portando a conscincia e reprovao da ilicitude, que se encontra da culpabilidade. Elementos do dolo: Cognitivo: conhecimento dos elementos objetivos do tipo. Volitivo: vontade de realizar o comportamento. Tipos de dolo: Direto: O sujeito visa a certo e determinado resultado. Ex: O agente desfere tiros contra a vtima com a inteno de mat-la (quer o resultado). Teoria da vontade. Indireto: quando a vontade do sujeito no se dirige a certo e determinado resultado, possui duas formas: o alternativo (quando a vontade do sujeito se dirige a um ou outro resultado o agente desfere golpes de faca na vtima com a inteno alternativa de matar ou ferir) o eventual, tambm chamado de condicionado (quando o sujeito assume o risco de produzir o resultado ex.: roleta russa). No dolo eventual temos a teoria do assentimento ou consentimento. Dolo de dano e de perigo Dano o agente quer o dano, a leso ou assume o risco de produzi-los. 4 PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR www.estudioaulas.com.br

Professora Deusdedy Direito Penal - Parte Geral Material de Infrao Penal e Crimes
Perigo o agente no quer o dano, nem assume o risco de produzido, deseja ou assume o risco de produzir um resultado de perigo, o prprio perigo constitui o resultado desejado. Dolo genrico e especfico Genrico a vontade de realizar o fato descrito na norma penal incriminadora Ex.: matar algum; Especfico Fim especial. Ex.: expor ou abandonar recm-nascido com a finalidade de ocultar a desonra prpria. Erro sucessivo (dolo geral) Neste o agente tem a inteno de praticar determinado crime, realiza certa conduta que capaz de produzir o resultado e, logo depois, na crena de que o evento j se produziu, empreende nova ao, sendo esta ltima a causa do resultado.

CRIME CULPOSO Os elementos do fato tpico culposo tem: conduta voluntria, de fazer ou no fazer com inobservncia do dever de cuidado objetivo que se manifesta pela IMPRUDNCIA- falta do dever de cuidado por fazer o que no deve ser feito, NEGLIGNCIA falta do dever de cuidado por deixar de fazer o que deve ser feito, ou IMPERCIA - falta da habilidade tcnica do profissional. CULPA INCONSCIENTE: O ausncia de previso. fato previsvel, ou seja, h previsibilidade objetiva, porm o agente tem

CULPA CONSCIENTE: O agente tem previso do resultado, mas acredita que ele no ocorrer. Concorrncia de culpas: possvel Compensao de culpas: via de regra incabvel em matria penal.

CRIME PRETERDOLOSO ou PRETERINTENCIONAL aquele em que a conduta produz um resultado mais grave que o pretendido pelo sujeito. O agente quer um minus e seu comportamento causa um majus, de maneira que se conjugam o dolo na conduta antecedente e culpa o resultado conseqente. um misto de dolo e culpa. EXERCCIOS (MPRJ/Sec. da Procuradoria/UFRJ) a nica hiptese que NO constitui elemento do crime culposo : a) b) c) d) e) impercia; imprevisibilidade; resultado involuntrio; nexo de causalidade; negligncia.

(Procur. Faz. Nacional) Na culpa consciente, o agente tem: 5 PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR www.estudioaulas.com.br

Professora Deusdedy Direito Penal - Parte Geral Material de Infrao Penal e Crimes
a) vontade de cometer o crime b) previso do resultado c) previsibilidade do resultado d) indiferena quanto ao resultado e) animus de vingana

(ESAF-AGU) - "A", imputvel, comete contraveno penal depois de haver praticado um crime. Depois de definitivamente condenado por contraveno penal, pratica outro crime. A hiptese caracteriza: a) reincidncia de contraveno e crime b) reincidncia de crime e crime c) reincidncia de crime e contraveno d) reincidncia de contraveno e contraveno e) inexistncia de reincidncia

RESULTADO a modificao causada pela conduta do agente no mundo ftico, exterior. Evento qualquer tipo de acontecimento, enquanto resultado a modificao em conseqncia da conduta voluntria de um ser humano. Para a teoria naturalstica a modificao que a conduta criminosa causa no mudo externo o resultado. Exemplo: a leso corporal quando da agresso fsica (art. 129 do CP) ou a diminuio patrimonial no estelionato(art. 171 do CP). Segundo parte da doutrina o Cdigo Penal adotou a teoria naturalstica, sendo possvel que haja crime sem resultado, como nos crimes formais e de mera conduta. Para a teoria normativa ou jurdica o efeito do crime ou o seu resultado encontra-se na rbita jurdica, sendo o resultado a leso ou a possibilidade de leso ao interesse protegido por lei, assim sendo, para esta teoria no haveria crime sem resultado, pois no havendo perigo ou leso, no h crime.

PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR

www.estudioaulas.com.br

Professora Deusdedy Direito Penal - Parte Geral Material de Infrao Penal e Crimes

CLASSIFICAO DOS CRIMES QUANTO AO RESULTADO CRIME MATERIAL: O tipo penal prev um resultado natural ou material vinculado conduta pelo nexo causal. Ex. homicdio in CRIME FORMAL: O tipo descreve a conduta como momento da consumao do crime, independente do agente alcanar o resultado pretendido. CRIME DE MERA CONDUTA: O tipo descreve apenas a conduta, sem prev nenhum resultado.

CRIME CONSUMADO E CRIME TENTADO

Art. 14 do CP Diz-se o crime: I Consumado, quando nele se rene todos os elementos de sua definio legal; II tentado, quando, iniciada a execuo, no se consuma, por circunstncias alheias vontade do agente. Pargrafo nico. Salvo disposio em contrrio, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuda de um a dois teros.

CONSUMAO Crime consumado ocorre quando o agente pratica todos os elementos do tipo, se o tipo exige uma conduta independente do resultado, com a prtica da conduta j estar consumado, se o tipo exige um resultado que est descrito na norma como matar, subtrair, obter, concretizando o resultado, consuma-se o crime. Nos crimes formais, embora o agente possa desejar outro resultado, como por exemplo quando a lei descreve exigir (no caso da concusso art. 316 do CP) como ao delituosa completa para consumao, independe que o agente consiga o que foi exigido, o recebimento seria o mero exaurimento que, neste caso, no coincide com a consumao. ITER CRIMINIS So as fases do crime, que iniciam-se pela cogitao passa pelos atos preparatrios que segue para a execuo objetivando a consumao.

Cogitao preparaoexecuoconsumao 7 PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR www.estudioaulas.com.br

Professora Deusdedy Direito Penal - Parte Geral Material de Infrao Penal e Crimes
1 2 3 4

A tentativa ocorre quando iniciada a execuo do crime, este no se consuma por algo alheio a vontade do agente, externo, que o impede de prosseguir na execuo ou que impea a consumao aps todos os atos de execuo. Se o agente houver iniciado a execuo e, no decorrer da mesma, for interrompido quando ainda dispunha de meios para continuar na conduta delitiva teremos a tentativa imperfeita. Entretanto, se o agente esgotar todos os meios de que dispunha para consumar o crime e no alcanar a consumao, teremos o que a doutrina denomina de tentativa perfeita ou crime falho. Quanto leso ou dano causado pela tentativa do crime podemos destacar a tentativa branca ou incruenta, onde o crime foi iniciado, mas no ocorre nenhum tipo de resultado naturalstico, por exemplo: Pedro deflagra seis tiros contra Joo, mas no acerta nenhum deles. A tentativa cruenta ou vermelha aquela que o agente executa o crime, no chega consumao, porm h algum tipo de leso ou dano, por exemplo: Pedro deflagra dois contra Joo, no o mata, mas o fere.

DESISTNCIA VOLUNTRIA E ARREPENDIMENTO EFICAZ Art. 15 do CP O Agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execuo ou impede que o resultado se produza, s responde pelos atos j praticados. A desistncia voluntria se diferencia da tentativa porque na primeira o agente pessoalmente desiste da ao criminosa e por isso valorizada pela lei, ficando o agente ativo responsvel apenas pelos resultados que efetivamente produziu. No caso da tentativa o agente responde como se tivesse praticado o crime, apenas com diminuio da pena, porque o crime no se consumou por um ato alheio a vontade do agente e no por sua voluntria deciso, como o caso do artigo acima. No arrependimento eficaz o agente ativo do crime que aps executar a conduta criminosa se arrepende e realiza aes tendentes a evitar a consumao do delito pode ficar livre da pena ou responder pelo resultado que efetivamente provocou. Por exemplo: uma mulher oferece um bolo envenenado para sua vizinha, que o ingere, porm antes que a morte acontea esta se arrepende e lhe d o antdoto evitando-lhe a morte. Fato importante lembrar que tanto na desistncia voluntria, quanto no arrependimento eficaz o agente deve agir com voluntariedade.

PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR

www.estudioaulas.com.br

Professora Deusdedy Direito Penal - Parte Geral Material de Infrao Penal e Crimes
ARREPENDIMENTO POSTERIOR Art. 16 do CP Nos crime cometido sem violncia ou grave ameaa pessoa, reparado o dano ou restituda a coisa, at o recebimento da denncia ou da queixa, por ato voluntrio do agente, a pena ser reduzida de um a dois teros.

Aqui temos a reparao do dano antes de iniciada a ao penal, porm s existe o chamado arrependimento posterior o qual pode reduzir a pena aplicada, se o crime for sem violncia ou grave ameaa, no cabe o arrependimento posterior para o crime de roubo ou para o estupro, mas cabe para os crimes de furto, estelionato e apropriao indbita.

CRIME IMPOSSVEL

Art. 17 do CP No se pune a tentativa quando, por ineficcia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, impossvel consumar-se o crime. O agente pratica as fases do iter criminis salvo o resultado que jamais ocorrer tendo em vista o agente estar utilizando um meio absolutamente ineficaz, como o caso de algum que tenta matar outro com uma arma municiada com balas de festim. H tambm o crime impossvel quando temos absoluta impropriedade do objeto, o exemplo uma mulher que pratica todos os atos de aborto acreditando estar grvida, mas no est, outro atirar em um cadver que o agente que disparou o tiro acreditava estar apenas dormindo. Em razo da impossibilidade de resultado a lei no prev nenhum tipo de sano jurdica penal.

PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR

www.estudioaulas.com.br

Potrebbero piacerti anche