Sei sulla pagina 1di 3

Boletim Tcnico

Ctree Server
Produto Chamado Pas(es) : : : Todos Ctree Server V.9.5.2 Data da publicao Banco(s) de Dados : : 30/09/13 Todos

O Ctree Server um servidor de banco de dados desenvolvido pela empresa Faircom. O Protheus utiliza o Ctree Server para manipulao dos dicionrios de dados (SXs), arquivos de help, arquivo de senhas e profile de usurio. A instalao do Ctree Server est liberada para at 64 usurios simultneos. Para um nmero maior de usurios, necessrio entrar em contato com a TOTVS.

PROCEDIMENTOS PARA IMPLEMENTAO

Esta verso do Ctree Server no deve ser utilizada para manipulao do banco de dados principal. As configuraes de um CtreeServer para um ambiente com Load Balance e/ou um ambiente em que o RootPath compartilhado por mais de um servidor Protheus, deve ser utilizada uma configurao adicional em todos os ambientes, atravs da chave CtreeRootPath. O CtreeServer trabalha com arquivos do tipo Ctree, criados atravs do Ctree Local e/ou Ctree Server. Para utilizar o CtreeServer para controle dos dicionrios e/ou banco de dados, caso o seu ambiente utilize LOCALFILES=ADS, necessrio converter os dicionrios para o formato CTREE, atravs da ferramenta APSDU. No possvel utilizar Ctree Local e/ou CtreeServer para os dicionrios nos ambientes em que a base de dados principal (RpoDb) ADS ou DBF. As informaes completas sobre as configuraes para os diferentes tipos de ambientes e sistemas operacionais, converses de arquivo e particularidades de operao pertinentes a esta infra-estrutura esto documentadas no site do TDN Totvs Developer Network, acessvel atravs do endereo http://tdn.totvs.com, na seo Tecnologia TOTVS / TOTVS Aplication Server / Softwares complementares / Ctree Ctree Server.

TODOS os mdulos Ctree Server

Boletim Tcnico

NFIGURAES BSICAS DO PROTHEUS


Para utilizao adequado do Ctree Server necessrio alterar o arquivo de configurao do Protheus Server ( TotvsAppServer.ini, se verso Protheus 10, ou AppServer.ini, se verso Protheus 11) com as seguintes sees e chaves: 1. Finalize o Protheus Server. Para alterar o arquivo de configurao do TotvsAppServer.ini ou AppServer.ini, o Protheus Server no deve estar em execuo. 2. Inclua no arquivo de configurao TotvsAppServer.ini ou AppServer.ini:

[GENERAL] ctreemode=server [ctreeserver] ctuserid=ADMIN ctuserpass=ADMIN ctservername=FAIRCOMS@ip_do_servidor


1. Na chave CTSERVERNAME, no lugar de IP_do_servidor, deve ser colocado o IP do servidor em que o CtreeServer est sendo executado. Exemplo: [CTREESERVER] CTSERVERNAME=FAIRCOMS@183.34.63.01

PROCEDIMENTO DE INSTALAO Verso Windows


1. 2. Execute o arquivo a partir do instalador c-treeACE-Engine-ISAM.Win32.130927.52178.Microsiga.msi. Subir o servio C-treeACE Database Engine 9.5.2.

Observao: Para sistema operacional 32 bits necessrio alterar o arquivo ctsrvr.cfg que se encontra no diretrio C:\FairCom\V9.5.2\win32\bin\ace\isam ; Data and index cache size DAT_MEMORY 500 MB IDX_MEMORY 500 MB

Verso Linux
1. 2. Crie um diretrio, por exemplo ctreeserver, e descompacte o arquivo da pasta Linux no mesmo. Ex: tar -zxvf ctsrvr_linux_v8_050520.tar.gz Na seo de execuo do Servidor Ctree, defina o diretrio do ctreeserver para busca da libctreecb.so (biblioteca de callback utilizada para resoluo de alguns ndices e filtros), aumente o nmero mximo de arquivos do sistema operacional, atravs dos comandos: export LD_LIBRARY_PATH=/ctreeserver/faircom/linux.v2.6.x86.32bit/bin/ace/isam. Para iniciar o servidor ctree, execute o aplicativo /ctreeserver/faircom/linux.v2.6.x86.32bit/bin/ace/isam. ctsrvr, atravs do comando ./ctsrvr, na pasta

3.

4.

Para parar o CtreeServer, execute o aplicativo ctstop, atravs do comando ctreeserver/faircom/linux.v2.6.x86.32bit/tools/cmdline/admin/client.

./ctstop -auto, na

pasta /

TODOS os mdulos Ctree Server

Boletim Tcnico

5.

Para aplicar uma nova licena, execute o aplicativo fcactvat, atravs do comando ./fcactvat, na pasta / ctreeserver/faircom/linux.v2.6.x86.32bit/bin/ace/isam . necessrio que o servio do Ctree esteja parado para a aplicao da licena.

TODOS os mdulos Ctree Server

Potrebbero piacerti anche