Sei sulla pagina 1di 15

10/04/13

Exibir tpico - [TUTORIAL ATRIX] O Atrix quebrou?E agora?Conserte voc mesmo

Pular para o contedo

Pesquisar

Portal ndice do frum Guilherme_Paiva Pesquisar Membros Mensagens ndice do frum Smartphones Motorola Atrix Atrix - Tutoriais - BootLoaders Desbloqueados e Bloqueados [TUTORIAL ATRIX] O Atrix quebrou?E agora?Conserte voc mesmo

[TUTORIAL ATRIX] O Atrix quebrou?E agora?Conserte voc mesmo


Responder
Pesquisar neste tpico Pesquisar

14 mensagens Pgina 1 de 2 1, 2 Annciantes

Anncios Google

Torque sensor

Motorola atrix 2

Porta vidro

Porta de madeira

[TUTORIAL ATRIX] O Atrix quebrou?E agora?Conserte voc mesmo


Ter Out 23, 2012 9:23 am Mensagens: 34 Mensagem particular E-mail AcesHigh Denunciar esta mensagem Responder com citao Ol a todos, atendendo ao convite do JamP, moderador deste frum, e lendo os diversos relatos e pedidos de ajuda dos membros, decidi abrir este tpico. Seu Atrix quebrou, e agora? Bom, voc tem vrias opes: 1) Compre um celular novo. O Atrix j estava velho mesmo e voc tem grana sobrando. Aproveite e doe seu Atrix quebrado para a comunidade de desenvolvedores. 2) Mande para a assistncia tcnica. Fique 2 meses sem seu smartphone e deixe as calas l para pagar. E reze para fazerem o servio bem feito. 3) Sente e chora. 4) Arregace as mangas, junte sua coragem, estude um pouco e... conserte voc mesmo! Mas como? para isso que serve este tpico. Vou mostrar aqui algumas coisas que voc mesmo pode consertar no seu Atrix, como substituir o touch screen, a tela de LCD, o alto-falante e as cmeras. Hoje em dia, muito fcil comprar as partes do Atrix em sites internacionais, como o http://www.ebay.com, http://www.dx.com, http://www.dealrepairs.co.uk, entre outros. AcesHigh Usurio Novato

topsmarts.com.br/forum/viewtopic.php?p=51617

1/15

10/04/13

Exibir tpico - [TUTORIAL ATRIX] O Atrix quebrou?E agora?Conserte voc mesmo

Mas no custa lembrar:

O FORUM NO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO FEITO AO SEU CELULAR, MAS VAI TE AJUDAR A CONSERTAR SE DER PROBLEMA. EU NO ME RESPONSABILIZO SE SEU CELULAR FICAR PIOR DO QUE ANTES. TENTE POR SUA PRPRIA CONTA E RISCO! 1) Desmontagem bsica e identificao das partes internas do Atrix
Para desmontar, voc ir precisar de: - 1 Motorola Atrix sem garantia (de preferncia quebrado) se tem garantia, voc nem deveria ler este tpico; - 1 chave Torx T5; - 1 esptula de dentista (muito usada por tcnicos em eletrnica para remover circuitos integrados) e/ou 1 carto de crdito vencido; - 1 flanela para servir de apoio e para no riscar o vidro. Desligue o celular e retire a tampa traseira. Retire a bateria, o chip da operadora e o microSD. Remova a tampa interna para ter acesso aos componentes internos do celular. A tampa interna fixada por 8 parafusos, sendo 4 pretos (tem um escondido embaixo da borracha preta que mantm o microSD no lugar) e 4 prateados. Anote a posio deles e, ao remontar, no misture parafusos pretos e prateados, pois so de especificaes diferentes.

A tampa interna ainda no estar solta depois de remover os parafusos, necessrio soltar as travas da carcaa. Comece pela trava inferior com a esptula de dentista (um carto de crdito resolve).
topsmarts.com.br/forum/viewtopic.php?p=51617 2/15

10/04/13

Exibir tpico - [TUTORIAL ATRIX] O Atrix quebrou?E agora?Conserte voc mesmo

Depois solte as travas na parte superior.

A seguir, insira cuidadosamente o carto de crdito nas laterais da carcaa (ainda h umas duas ou trs travas internas que precisam ser liberadas). Abra cuidadosamente a tampa. Cuidado com o cabo do bluetooth!

topsmarts.com.br/forum/viewtopic.php?p=51617

3/15

10/04/13

Exibir tpico - [TUTORIAL ATRIX] O Atrix quebrou?E agora?Conserte voc mesmo

Desconecte o cabo da antena da placa e solte-o da lateral da tampa interna. Pronto, agora temos acesso s partes internas do Atrix, apresentadas na foto a seguir:

2) Removendo a placa e acessando os flat cables


A placa do Atrix fixada por meio de uma nica trava (e, claro, pelos conectores mini USB e HDMI), anotada na foto 3. Basta soltar a trava com cuidado e levantar suavemente a placa. H trs conectores nessa placa: - 2 conectores simples, que basta usar a esptula como alavanca para liber-los; - 1 conector ZIF (zero insertion force). Nesse caso, necessrio primeiro soltar a trava cinza no lado oposto ao conector que o flat cable se soltar imediatamente. EM NENHUMA HIPTESE APLIQUE FORA NO FLAT CABLE para remov-lo do conector, pois ele frgil e vai romper. Se ele no se soltar com facilidade porque voc no fez direito!

topsmarts.com.br/forum/viewtopic.php?p=51617

4/15

10/04/13

Exibir tpico - [TUTORIAL ATRIX] O Atrix quebrou?E agora?Conserte voc mesmo

Com a placa removida (e, na foto, a etiqueta de identificao tambm) podem-se ver de onde vm os trs flat cables que se conectam placa: - o central interliga o alto-falante, cmera frontal, boto de liga/desliga e possui conexes para o leitor biomtrico e para o sensor de touchscreen; - o esquerdo, mais largo, conecta a placa cmera frontal, sensor de presena, led de notificao, botes de volume e prov conexo com o flash; - o inferior alimenta o LCD (se seu display apresenta problemas, j sabe onde checar primeiro).

topsmarts.com.br/forum/viewtopic.php?p=51617

5/15

10/04/13

Exibir tpico - [TUTORIAL ATRIX] O Atrix quebrou?E agora?Conserte voc mesmo

MUITO CUIDADO AO REMOVER A ETIQUETA DE IDENTIFICAO! Como ela est colada sobre os flat cables, h risco de danific-los no processo. Verifique antes se realmente necessrio remov-la.

3) Partes que podem ser substitudas


Bateria se o seu celular no retm mais a carga ou no carrega mais totalmente, primeiramente tente realizar o procedimento de calibrao de bateria, bem conhecido, discutido e explicado aqui no Frum (use a busca e seja feliz). Mas se nem isso resolver (tenha em mente que a bateria, assim como qualquer outro componente eletrnico, tem uma vida til e ela duramente exigida em ciclos dirios de carga e descarga), troque a bateria. Se voc chegou at esse ponto do tutorial, no preciso te explicar como fazer isso. Como encontrar no ebay? Aqui: http://www.ebay.com/sch/i.html?_nkw=bh6 ... &_from=R40 E no DealExtreme (flete gltis, n!): http://dx.com/s/bh6x Alto falante traseiro (buzzer) apoiou seu celular na mesa do bar molhada de cerveja? Colocou na pia molhada enquanto fazia a barba? E agora quando algum te liga seu celular toca parecendo uma gralha ou uma caixa acstica estourada? Troque o falante traseiro, que fica instalado na tampa interna do aparelho, na parte inferior (veja na foto 4). Custa menos de US$ 5,00 no ebay e no vale a vergonha de ter aquele celular bacana tocando igual a um radinho de pilha do seu av. No ebay: http://www.ebay.com/sch/i.html?_nkw=atr ... &_from=R40 Leitor biomtrico No tenho conhecimento de problemas com esse componente, mas se der problema fcil substituir: remova o leitor biomtrico levantando a trava preta do conector ZIF que o leitor sai facilmente.

topsmarts.com.br/forum/viewtopic.php?p=51617

6/15

10/04/13

Exibir tpico - [TUTORIAL ATRIX] O Atrix quebrou?E agora?Conserte voc mesmo

venda em My Repair Parts: http://www.myrepairparts.com/motorola-a ... p2483.html Alto falante, cmera frontal e boto Liga/Desliga Um problema comum nas primeiras unidades do Atrix (do Motorola Defy tambm) era a queima do alto falante, de modo que o celular s podia ser usado com fones de ouvido ou no viva-voz. A soluo para esse problema a substituio do flat cable central. De quebra, voc ir substituir tambm o boto de power e a cmera frontal (porque est tudo integrado, no h como substituir apenas um desses elementos).

A substituio relativamente simples. Descole cuidadosamente o flat cable da mesa metlica que suporta o LCD (a cola fraca, mas pode necessitar de alguma alavanca para que o flat saia inteiro no porque est quebrado que voc vai sair por a detonando tudo! Pode ser til algum dia...), remova a cmera
topsmarts.com.br/forum/viewtopic.php?p=51617 7/15

10/04/13

Exibir tpico - [TUTORIAL ATRIX] O Atrix quebrou?E agora?Conserte voc mesmo

frontal da base e o alto falante do alojamento (pode ser um pouco difcil e pode ser necessrio utilizar algum objeto pontiagudo para auxiliar). Apoie-o no mesmo encaixe da tampa interna, na parte superior do aparelho. H um conector escondido direita do alto falante, que faz a conexo com o touch. Ao remontar o aparelho, certifique-se que esse conector est bem encaixado (mal contato nesse conector um dos responsveis pelo MDS: Mad Digitizer Syndrome ou Sdrome do Digitalizador Maluco veja uma soluo tcnica emergencial para esse problema em viewtopic.php?f=16&t=1489&start=110#p51513). Dicas ao adquirir um flat cable novo: - nem todos vm com a cmera frontal (o primeiro que eu adquiri veio sem... Como estava ainda na poca do Android 2.2, no fazia muita falta), fique atento e confirme com o vendedor se for o caso; - nem todos vm com adesivo. Verifique se h abas laterais azuis ao longo do flat: elas so a proteo do adesivo e o expem ao serem removidas. No ebay: http://www.ebay.com/sch/i.html?_nkw=mb8 ... &_from=R40 No Repairs Universe (esse no tem cmera!): http://www.repairsuniverse.com/motorola ... ement.html Cmera traseira e controle de volume Ainda no precisei trocar, mas substituir o flat da esquerda deve seguir o mesmo conceito bsico da substituio do flat central: necessrio remover primeiramente a etiqueta de identificao. Remova o alto falante, sem descolar o flat central para facilitar a remoo (h uma pequena parte do flat da esquerda que se aloja por baixo do flat central onde ficam o sensor de presena e o led de notificao). Ao remontar, verifique se no ficou nenhuma sujeira ou pedaos da carcaa cobrindo o sensor de presena, ou sua tela no ir reacender ao final de uma ligao. Onde tem para vender? ebay: http://www.ebay.com/sch/i.html?_nkw=mb8 ... &_from=R40 Repairs Universe: http://www.repairsuniverse.com/motorola ... ement.html My Repair Parts: http://www.myrepairparts.com/motorola-a ... p2498.html LCD (display) Se seu celular caiu no cho e vazou cristal lquido e a tela no acende mais ou ficou com umas cores psicodlicas, prepare o bolso: voc vai gastar US$ 70.00 ~ 100.00 mais impostos (pode por 60% em cima do valor com o frete). Isso l fora, aqui vai ficar mais caro ainda. Mas no tem jeito, n? Se voc, como eu, um Atrix-manaco, vamos em frente. Retire a placa e descole somente a parte superior direita da etiqueta para descobrir uma parte marrom triangular esquisita do flat cable central (veja nas fotos). Descole cuidadosamente essa parte triangular esquisita (que eu ainda no descobri para que serve). No necessrio descolar todo o flat cable. Remova o alto falante e a cmera frontal dos seus alojamentos e solte o conector do touch direita do boto de power. Em seguida, solte a trava cinza (de 2 cm esquerda, um pouco abaixo da cmera traseira), deslizandoa para cima e remova-a. Isso ir liberar a mesa metlica onde os flats esto colados.

topsmarts.com.br/forum/viewtopic.php?p=51617

8/15

10/04/13

Exibir tpico - [TUTORIAL ATRIX] O Atrix quebrou?E agora?Conserte voc mesmo

Para retirar a mesa, separe a borracha translcida na parte inferior da carcaa do aparelho, levante os flat cables da parte superior e deslize a mesa metlica com cuidado para a parte superior do aparelho (h travas nos dois lados do aparelho, onde possvel verificar se est ou no desencaixando). TOME CUIDADO para no danificar os flats na parte superior do aparelho e nem a borracha translcida na parte inferior. Isso deve ser suficiente para remover a mesa metlica juntamente com todos os flat cables, cmeras sensores etc. e expor a parte traseira do LCD.

topsmarts.com.br/forum/viewtopic.php?p=51617

9/15

10/04/13

Exibir tpico - [TUTORIAL ATRIX] O Atrix quebrou?E agora?Conserte voc mesmo

Agora, com muito cuidado, apoie com o carto de crdito (no use objetos metlicos) as quinas do LCD e force lentamente at que ele se descole do frame frontal. Faa isso sempre pela parte superior, pois h um encaixe na parte inferior. Quando remover, voc ver uma espuma que rodeia e cola o LCD ao frame, evitando a entrada de poeira. Vidro e touch (digitizer) Guardei o melhor para o final. Se voc um dos sortudos que nunca trincou o vidro do seu celular, parabns, este item no para voc. Eu no fui to feliz e derrubei o meu Atrix no cho com 3 semanas de uso. Pois . O sensor de toque e o vidro so uma pea s. Um conselho, evite usar o aparelho se o vidro estiver quebrado ou trincado, pois realmente fcil ficar com farpas de vidro nos dedos, vai por mim... Para substituir o vidro, proceda a desmontagem at a remoo do LCD, inclusive. Redobre a ateno ao remover o LCD: se ele est inteiro, voc no vai querer quebr-lo, vai? Cuidado tambm para no deixar marcas de dedo nele. Da em diante, existem dois caminhos: - se voc comprar s o vidro, como esse: http://www.ebay.com/itm/new-MB860-Touch ... 416d57fabd A vantagem que mais barato (teoricamente), mas mais difcil de trocar, tem que usar um secador de cabelo (caso no tenha um soprador trmico) para amolecer a cola e retirar o vidro quebrado e no fica perfeito. Se escolher essa opo, verifique se o vidro vem com o adesivo, porque se no vier voc vai ter que dar um jeito. Sem contar que, se no colar direito, vai ficar entrando p, principalmente na lente da cmera frontal. - se voc comprar o vidro com a moldura (frame ou bezel), como esse: http://www.ebay.com/itm/Genuine-Motorol ... 27cb9ce8b2 Costuma ser um pouco mais caro, mas a troca mais fcil e fica com melhor aspecto (sem contar que sua moldura deve ter riscado aps uma possvel queda). Nesse caso, no se esquea de transplantar os botes de volume do frame antigo para o novo.

topsmarts.com.br/forum/viewtopic.php?p=51617

10/15

10/04/13

Exibir tpico - [TUTORIAL ATRIX] O Atrix quebrou?E agora?Conserte voc mesmo

4) Remontando tudo
No h segredos para remontar o seu celular, apenas certifique-se de no quebrar (mais) nada no processo. Fique atento s passagens do flat do touch (que muito delicado) e do LCD pela mesa metlica e aos encaixes mecnicos, pois se algo no estiver bem encaixado, o celular simplesmente no vai fechar, e no adianta forar. Voc ter dificuldades para encaixar os conectores (mini USB e HDMI) na carcaa e para reconectar o flat cable da esquerda, alguma pacincia e um pouco de criatividade podem ser necessrias. Terminado o processo, teste tudo e, se necessrio, faa ajustes.

5) No entendeu? Quer que eu desenhe?


Farei melhor. Veja alguns vdeos disponveis no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=TbR56jSplRs http://www.youtube.com/watch?v=kxuF_73YIIY http://www.youtube.com/watch?v=JgzOVfWNlNI Tem mais fotos do meu celular desmontado aqui: https://picasaweb.google.com/1043667475 ... K3p1aj7fA#

6) Concluindo
O Atrix um celular altamente reparvel (recebeu nota 9 de 10 pelo site http://www.ifixit.com) a um preo aceitvel (se decidir encarar sozinho) e vale mesmo a pena ter um pouco de pacincia e esperar a entrega internacional (dependendo da poca do ano e o lugar de origem, a espera pode chegar a 3 longos meses) e pagar o imposto alfandegrio (nem sempre incide, mas deve-se comput-lo no custo total). Este tutorial ainda um rascunho (apesar de ter ficado meio longo) e ser revisado a partir das dvidas, crticas e sugestes de vocs, mas se eu tiver ajudado pelo menos um dos membros do frum eu j me
topsmarts.com.br/forum/viewtopic.php?p=51617 11/15

10/04/13

Exibir tpico - [TUTORIAL ATRIX] O Atrix quebrou?E agora?Conserte voc mesmo

dou por satisfeito! []s

Google Editado pela ltima vez por AcesHigh em Ter Out 23, 2012 9:40 am, em um total de 1 vez.

Re: [TUTORIAL ATRIX] Quebrei meu Atrix, e agora?


Ter Out 23, 2012 9:26 am JamP Moderador Colaborador

Mensagens: 3169 Localizao: Regio dos Lagos - RJ Mensagem particular E-mail JamP Website Denunciar esta mensagem Responder com citao Cara... achei que vinha um tuto meia boca... mas......... SENSACIONAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! tima contribuio para o frum. S mudei o ttulo para o povo saber do que se trata... Perfeito!!!

Re: [TUTORIAL ATRIX] O Atrix quebrou?E agora?Conserte voc m


Ter Out 23, 2012 9:50 am danilocps87 Usurio Snior

Mensagens: 492 Mensagem particular E-mail danilocps87 Denunciar esta mensagem Responder com citao Caracas, mega post!!!! Valeu, parabns!

[TUTORIAL ATRIX] O Atrix quebrou?E agora?Conserte voc mesmo


Qua Out 24, 2012 4:40 pm Mensagens: 34 Mensagem particular E-mail AcesHigh Denunciar esta mensagem
topsmarts.com.br/forum/viewtopic.php?p=51617 12/15

AcesHigh Usurio Novato

10/04/13

Exibir tpico - [TUTORIAL ATRIX] O Atrix quebrou?E agora?Conserte voc mesmo

Responder com citao JamP escreveu: SENSACIONAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! tima contribuio para o frum. S mudei o ttulo para o povo saber do que se trata... Perfeito!!! danilocps87 escreveu: Caracas, mega post!!!! Valeu, parabns! Obrigado. Ainda h o que melhorar, aos poucos... []'s

Re: [TUTORIAL ATRIX] O Atrix quebrou?E agora?Conserte voc m


Qua Out 24, 2012 6:33 pm mariojavel Usurio Master

Mensagens: 826 Mensagem particular E-mail mariojavel MSNM/WLM Denunciar esta mensagem Responder com citao Fantoxico Fantoxico amigo. Pena j ter pago pra trocar rsrsrs Enviado do meu MB860 usando o Tapatalk

Re: [TUTORIAL ATRIX] O Atrix quebrou?E agora?Conserte voc m


Qui Out 25, 2012 9:33 am Mensagens: 272 Mensagem particular E-mail micheldubiani Denunciar esta mensagem Responder com citao Cara Tuto espetacular!!!!! Usarei o mesmo para limpar o vidro por dentro, tem uns pontinhos brancos que parecem poeira deixando o touch meio maluco com o menor sinal de gordura dedal na tela (o Raindrop fix no adiantou), me parece que o amigo da autorizada no limpou antes de remontar alm do boto do volume up que estava mal colocado (resolvi com um estilete heeheheheheh), nem quis mandar novamente pois fiquei quase um mes sem o aparelho devido aos problemas dos reboots!!! micheldubiani Usurio Pleno

Re: [TUTORIAL ATRIX] O Atrix quebrou?E agora?Conserte voc m


Qui Out 25, 2012 8:49 pm Mensagens: 929 Mensagem particular E-mail carlosjpa
topsmarts.com.br/forum/viewtopic.php?p=51617 13/15

carlosjpa Moderao

10/04/13

Exibir tpico - [TUTORIAL ATRIX] O Atrix quebrou?E agora?Conserte voc mesmo

Denunciar esta mensagem Responder com citao Super nota 10! Eu vou substituir meu leitor biomtrico com esse seu tutorial, e voc j me adiantou uma boa parte colocando o link de onde comprar! Uma pequena dvida, como posso saber se o problema do meu leitor biomtrico o boto ou o flat? Pq ele funcionava as vezes... Quando fui configurar o desbloqueio na ROM TopSmarts, ele reconhecia o toque mais no reconhecia a digital, a as vezes ele reconhecia quando eu passava o dedo com mais fora, agora ele nem reconhece mais!

Re: [TUTORIAL ATRIX] O Atrix quebrou?E agora?Conserte voc m


Sex Out 26, 2012 11:43 am Mensagens: 34 Mensagem particular E-mail AcesHigh Denunciar esta mensagem Responder com citao carlosjpa, carlosjpa escreveu: Uma pequena dvida, como posso saber se o problema do meu leitor biomtrico o boto ou o flat? Realmente, fica difcil de se ter certeza (por "boto" estou entendendo que o sensor, certo? e no o power - que fica embaixo do sensor, no flat)... Comece pelo bsico, desconecte o sensor e conecte novamente. Pode ser mal contato. Faa o mesmo no conector do flat na placa. carlosjpa escreveu: Quando fui configurar o desbloqueio na ROM TopSmarts, ele reconhecia o toque mais no reconhecia a digital, a as vezes ele reconhecia quando eu passava o dedo com mais fora, agora ele nem reconhece mais! Ento no mesmo o power, mas ainda pode ser o sensor ou o flat. Veja na foto #07 que o boto power s um pontinho preto no meio de um crculo dourado (na foto d para v-lo pela metade) embaixo do sensor. Voc no tem nenhum colega com um Atrix dando sopa para fazer um transplante? Assim voc consegue testar o sensor... Eu apostaria nele. []'s AcesHigh Usurio Novato

Re: [TUTORIAL ATRIX] O Atrix quebrou?E agora?Conserte voc m


Sex Out 26, 2012 2:08 pm rogeriodark Usurio Pleno

Mensagens: 298 Localizao: Sorriso-MT Mensagem particular E-mail rogeriodark Denunciar esta mensagem Responder com citao Tem como eu descobrir se meu sensor de proximidade queimou? Se sim, tem como substituir?

topsmarts.com.br/forum/viewtopic.php?p=51617

14/15

10/04/13

Exibir tpico - [TUTORIAL ATRIX] O Atrix quebrou?E agora?Conserte voc mesmo

Re: [TUTORIAL ATRIX] O Atrix quebrou?E agora?Conserte voc m


Sex Out 26, 2012 2:33 pm Mensagens: 34 Mensagem particular E-mail AcesHigh Denunciar esta mensagem Responder com citao rogeriodark escreveu: Tem como eu descobrir se meu sensor de proximidade queimou? Ao que parece, o sensor de proximidade o mesmo sensor que faz o controle de brilho da tela. Em um ambiente claro, coloque o brilho no automtico. A tela deve se acender totalmente. Em seguida cubra o sensor e veja se h variao de brilho na tela. rogeriodark escreveu: Se sim, tem como substituir? S ele, no. Tem que trocar o flat cable da cmera traseira. Antes disso, sugiro ler o contedo desses dois links: http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=966455 https://motorola-global-portal.custhelp ... ity-sensor (hmmm... pode ter algo a ver com a pelcula protetora) []'s AcesHigh Usurio Novato

Annciantes
Anncios Google

Porta de madeira

Sensor cable

Porta pvc

Placa borracha

Resposta Rpida

Prximo Exibir mensagens anteriores: Todas as mensagens


Crescente Ir

Ordenar por Data da mensagem

Responder Subscrever tpico | Adicionar aos favoritos | 14 mensagens Pgina 1 de 2 1, 2


Voltar para Atrix - Tutoriais - BootLoaders Desbloqueados e Bloqueados

Ir para: Atrix - Tutoriais - BootLoaders Desbloqueados e Bloqueados Absolution design by Christian Bullock for Hollywood Murders Powered by phpBB Forum Software phpBB Group Traduzido por: Suporte phpBB

Ir

topsmarts.com.br/forum/viewtopic.php?p=51617

15/15

Potrebbero piacerti anche