Sei sulla pagina 1di 2

GT001 Mdulo III - Sesso 11 Cincia, Tecnologia e meio ambiente. O conceito de sustentabilidade e sua relao com as polticas de C&T.

. Referncia: FERRO, A. F. (2006): Oportunidades tecnolgicas, estratgias competitivas e marco regulatrio: o uso sustentvel da biodiversidade por empresas brasileiras. Dissertao de mestrado, DPCT/IG/Unicamp, Introduo e Cap. 1 Meio ambiente e desenvolvimento sustentvel: uma oportunidade para estratgias competitivas (p. 13-34). Introduo Cada vez mais a biodiversidade tem sido vista como grande permeadora do desenvolvimento humano, tendo notvel responsabilidade pelo equilbrio ambiental. E, por isso cresce a necessidade do cuidado com a diversidade biolgica, utilizando-se cada vez mais dos princpios da vida sustentvel. Gerando, desta forma, a necessidade de incorporao, por parte das empresas de tal sustentabilidade, com a finalidade de promover a reduo do impacto no meio ambiente (FERRO, A. F. (2006); p.2). Captulo 1. Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel: uma oportunidade para estratgias competitivas Atualmente mais notvel a integrao entre a economia e o meio ambiente no mundo. Isso notrio com o crescimento dos movimentos de defesa do meio ambiente. possvel observar que a crescente preocupao com a humanidade relativamente recente, historicamente a humanidade via ao meio ambiente somente como uma forma de obter recursos para si. Tal pensamento foi alterando-se gradativamente e um dos pontos de partida para tal alterao foi a criao, por um grupo de cientistas vinculados s Naes Unidas, da Unio Internacional para a Proteo da Natureza (IUPN) em 1948 (FERRO, A. F. (2006); p.6). Houve a partir do ps-guerra um aumento da preocupao com os efeitos que a aes humanas, com o desenvolvimento da tecnologia, e tambm do social e da economia poderia gerar ao ambiente natural. E com essas preocupaes, deu-se as bases do ambientalismo moderno (FERRO, A. F. (2006); p.7). Primeiramente mais vinculadas s preocupaes com o crescimento populacional e econmico, somente a partir Conferencia de Estocolmo que se comeou a pensar mais na conservao dos recursos naturais, fazendo com que, a partir da dcada de 80 haja uma diferente percepo dos problemas ambientais e consequentemente haja tambm o comeo de uma preocupao com o desenvolvimento sustentvel. Com a Rio-92 houve uma abertura para a populao em geral da preocupao crescente com o meio ambiente e as melhores formas de conservao da biodiversidade, uma vez que se sabe da necessidade de envolvimento de diferentes setores da sociedade para mudar a explorao dos recursos ambientais. Segundo Bava (2000), 20% das pessoas que vivem nos pases mais ricos consomem 86% dos bens produzidos pela humanidade. (FERRO, A. F. (2006); p. 12). O que mostra a importncia do aumento da tecnologia em prol do aumento da produtividade a fim de que cada vez mais se utilize menos recursos naturais, como ocorre nos pases mais ricos. E tambm acarreta novas

linhas de pesquisas, direcionadas ao meio ambiente, mudando assim a relao entre o meio ambiente e o setor produtivo, fazendo com que houvesse a necessidade de solues capazes de facilitar a internalizao do meio ambiente pelo sistema econmico. (FERRO, A. F. (2006); p. 13). A lei da oferta e da procura uma abordagem que mostra que a lgica de mercado restaura sempre o equilbrio, evitando-se assim a m utilizao dos recursos naturais. Contudo, necessrio ressaltar que as solues tecnolgicas e as formas de auto-regulao da oferta/demanda dependem de vrios fatores que so variveis dos problemas existentes ou do nvel de possibilidade de inovao. E, mesmo com tais dependncias possvel cuidar da biodiversidade a partir da substituio de matrias, aumento da reciclagem, e da utilizao da tecnologia para identificar possveis problemas e, consequentemente gerar solues eficazes. Dessa forma, pode-se dizer que: Atualmente, muito da insustentabilidade inerente sociedade contempornea resulta de impactos e efeitos da tecnologia. (FERRO, A. F. (2006); p. 22). Essa conscientizao ambiental cada vez mais cobrada das empresas, e por elas incorporada primeiramente, sobretudo, com o aumento de custos vinculado a utilizao de novas tecnologias e, num segundo momento tem-se a preocupao com uma produo menos poluidora, com um aumento da eficincia produtiva e diminuio de custos. Posteriormente, a adoo de selos verdes mostra as propores que chegou esse processo de conscientizao, chegando ao ponto de que essa preocupao com a sustentabilidade tornou-se uma questo de sobrevivncia para as empresas... com a reduo de custos na produo e na administrao, a reduo de riscos ambientais e, consequentemente, no arcar com multas pesadas e maior facilidade de acesso ao crdito, melhoria da imagem da empresa e valorizao da marca (FERRO, A. F. (2006); p. 27). Nota-se, portanto, a importncia da presso da sociedade para a autorregulamentao de empresas e consequentemente da poltica ambiental pblica. Dessa forma, tem-se que muito se fez e se faz a fim de obter-se um desenvolvimento que seja ambientalmente sustentvel, com uma maior ligao entre o cuidado com o meio ambiente e a produtividade, porm ainda h muitos obstculos a serem derrubados, uma vez que nem sempre as empresas so capazes de inovar com baixo custo no processo de reduo do impacto ambiental e em muitos pases as polticas ambientais pblicas ainda so falhas. (FERRO, A. F. (2006); p. 31).

Potrebbero piacerti anche