Sei sulla pagina 1di 5

Classificao da Pesquisa:

Do ponto de vista da sua natureza, ou seja, aquilo que compe a substncia do ser ou essncia da pesquisa. Pesquisa Pura: Pesquisa Aplicada:

Objetiva gerar conhecimentos novos Objetiva

gerar

conhecimentos

para

teis para o avano da cincia sem aplicao prtica dirigidos soluo de aplicao prtica prevista. Envolve verdades e interesses problemas especficos.

universais. Motivada basicamente pela Envolve verdades e interesses locais. curiosidade intelectual do pesquisador;

Do ponto de vista de sua abordagem, o que significa dizer modo de tratar ou ponto de vista de uma questo. Pesquisa Quantitativa: Pesquisa Qualitativa:

Traduz

em

nmeros para

opinies

e Neste

enfoque

no

medio

informaes organiz-los.

classific-los

e numrica, como as descries, mas o seu propsito est em reconsiderar ou reconstruir a realidade observada. Assim, considera a existncia de uma relao dinmica entre mundo real e o sujeito. Busca dar significado s

Utiliza mtodos estatsticos.

relaes entre os fenmenos*.

1/5

* Importante esclarecer que o termo fenmeno pode designar um fato percebido por algum. Neste caso, a percepo que determinado observador tem de um fato o que o caracteriza como fenmeno.

Do ponto de vista dos objetivos, ou seja, quanto ao seu fim, propsito:


Exploratria: Descritiva: Explicativa:

considerado o passo inicial de qualquer pesquisa. Trata-se de uma observao, ou seja, consiste em recolher e registrar os fatos da realidade. Neste modelo temos a possibilidade de aprimoramento de ideias. Geralmente, neste tipo de pesquisa h o levantamento bibliogrfico, entrevistas com pessoas que experimentaram situaes que estejam sendo pesquisadas e anlise de exemplos.

O objetivo principal descrever as caractersticas de algum fenmeno observado, descobrir a frequncia com que ocorre, sua relao e sua conexo com outros fenmenos. Esta modalidade tpica das cincias humanas e sociais. Neste tipo de pesquisa, o estudante deve observar, registrar, analisar e correlacionar fatos ou fenmenos (variveis), sem manipul-los.

O objeto est em identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrncia dos fenmenos. Neste modelo, temos um efetivo aprofundamento de conhecimentos, porque busca entender ou explicar as razes das coisas, o que amplia o entendimento. Nada impede que uma pesquisa explicativa seja a continuao de uma descritiva ou exploratria.

Quanto aos procedimentos, significa maneira de agir, modo de proceder, modo de fazer (algo), tcnica, processo ou mtodo. Assim, vejamos:

Pesquisa bibliogrfica:

Trata-se de uma etapa fundamental em todo trabalho cientfico que influenciar todas as etapas de uma pesquisa, na medida em que der o embasamento terico em que se basear o trabalho. Consistem no levantamento, seleo, fichamento e
2/5

arquivamento de informaes relacionadas pesquisa. Bibliografia o conjunto dos livros escritos sobre determinado assunto, por autores conhecidos e identificados ou annimos.

Segundo Carlos Antnio Gil (1991, p.48):

A pesquisa bibliogrfica desenvolvida a partir de material j elaborado, constitudo principalmente de livros e artigos cientficos. Embora em quase todos os estudos seja exigido algum tipo de trabalho desta natureza, h pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliogrficas.

Pesquisa documental:

Trata-se de uma pesquisa realizada atravs de documentos que podem ser: documentos pessoais, cartas, dirios, jornais, balancetes, microfilmes, fotografias, memorandos, ofcios, vdeos, documentos estatsticos e outros. H uma anlise da descrio do contedo manifesto para se alcanar uma rede de significados. Em cincia, documento toda forma de registro e sistematizao de dados, informaes, colocando-os em condio de anlise por parte do pesquisador.

Pesquisa de campo:

a investigao emprica realizada no local onde ocorre ou ocorreu um fenmeno. Pode incluir entrevistas, aplicao de questionamentos, testes e observaes. Segundo Antnio Joaquim Severino (2007, p. 123), na pesquisa de campo o objeto abordado em seu prprio meio. A coleta de dados feita nas condies naturais em que os fenmenos ocorrem, sendo assim diretamente observados.

3/5

Vamos conhecer um pouco mais sobre a pesquisa de campo? Acesse: http://www.ucg.br/ucg/institutos/igpa/site/home/secao.asp?id_secao=1731

Histrica:

Descreve o que j aconteceu, sob a forma de investigao, registro, anlise e interpretao de fatos ocorridos no passado, para poder compreender o presente. Os dados podem ser coletados em: fontes primrias - quando o investigador foi o observador direto dos eventos ou utiliza materiais de primeira mo; fontes secundrias - quando os eventos foram observados e reportados por outras pessoas e no diretamente pelo investigador. Neste caso, os dados exigem cuidadosa e objetiva anlise a fim de avaliar sua autenticidade e relevncia. Voc j reparou que os filmes de poca exigem um estudo histrico prvio? Vamos verificar

Roma HBO/trailer: http://www.youtube.com/watch?v=jPO2y19tKCE

Comparada:

Procura estabelecer semelhanas e diferenas entre situaes, fenmenos e coisas, por meio de relaes entre os elementos que so comparados.

4/5

Estudo de caso:

o estudo circunscrito a uma ou poucas unidades, entendidas essas como uma pessoa, uma famlia, um produto, uma empresa, um rgo, uma comunidade ou um pas. O estudo de casos constitui-se numa metodologia de ensino participativa, voltada para o envolvimento do aluno. Os casos apresentam situaes em que empresas e pessoas reais precisam tomar decises sobre um determinado dilema. A conduo do mtodo envolve um processo de discusso, em que alunos devem se colocar no lugar do tomador de deciso, gerar e avaliar alternativas para o problema, e propor um curso de ao.

5/5

Potrebbero piacerti anche