Sei sulla pagina 1di 18

MANUAL DE SEGURANA E HIGIENE DO TRABALHO: NOES GERAIS. LABORATRIO DE QUMICA.

NOES DE SEGURANA NOS LABORATRIOS DE QUIMICA Prof. Jos Roberto Gardinalli Engenheiro de Segurana do Trabalho

Introduo. Na escola dedicada ao ensino tcnico profissionalizante, encontram se vrios laboratrios para diversas reas de atividades profissionais, os quais reproduzem os mesmos riscos a que esto expostos os trabalhadores em suas atividades profissionais, porm com o agravante de que, sendo utilizados por alunos, que no possuem as mesmas habilidades j adquiridas por esses profissionais, o potencial de risco aumentado, tornando se ento necessrio desde a fase de aprendizado, a iniciao ao reconhecimento dos riscos e as tcnicas de preveno desses, com o mesmo entusiasmo a que nos entregamos ao estudo das profisses pelas quais escolhemos. Por isso, o contato com as leis e regras pertinentes segurana e higiene do trabalho, deve ser assimilado a partir desse momento de aprendizado. A produtividade e a criatividade so qualidades essenciais para o profissional em qualquer setor de atividade, e caractersticas fundamentais para a evoluo humana. Mas sabe se tambm que criatividade e cumprimento de regras geralmente no caminham juntos, e justamente nesse descompasso que a integridade fsica pode ser atingida. Assim, deve se ter em mente no momento de se iniciar a atividade profissional, alguns preceitos bsicos: Um acidente pode marcar para sempre nossas vidas. Os equipamentos, sem exceo, oferecem riscos reais. Deve se ter disciplina ao operar qualquer equipamento, por mais simples que possam parecer. Dessa forma, alm de treinamentos especficos, algumas recomendaes fundamentais devem ser observadas para se operar qualquer mquina ou equipamento num ambiente profissional: A atividade em uma fbrica ou laboratrio, s deve ocorrer aps um perodo de sono satisfatrio, caso contrrio, o risco de acidentes alto. No portar correntes, pulseiras, relgios, brincos e demais adornos, pois os mesmos caracterizam riscos eminentes. No usar sandlias, tnis ou calados abertos. A concentrao na tarefa deve ser total, repudiando se qualquer tipo de brincadeiras ou conversas. Se possvel, no operar qualquer mquina ou equipamento estando sozinho no setor, caso isso seja inevitvel, a ateno deve ser redobrada. No ingerir bebidas alcolicas. Em hiptese alguma, operar qualquer equipamento sob efeito de drogas, caso isso tenha ocorrido sob prescrio mdica, certificar se dos efeitos causados, em caso de qualquer limitao quanto relacionada conduo de automveis, a mesma deve ser estendida operao de maquinas e equipamentos. As principais causas de acidentes em uma oficina ou laboratrio so: Desconhecimento do risco ou perigo. Falta de treinamento. Falta de concentrao. Excesso de confiana. No uso de EPI.

NOES DE SEGURANA NOS LABORATRIOS DE QUIMICA Prof. Jos Roberto Gardinalli Engenheiro de Segurana do Trabalho

Fundamento Legal. Os equipamentos de proteo individual (EPI) so regulamentados pela NR 6, Norma Regulamentadora 6, do Ministrio do Trabalho. Conforme essa Norma, considera se EPI todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado proteo de riscos suscetveis de ameaar a segurana e sade no trabalho.

Segundo a mesma NR, compete ao SESMT (Servio Especializado em Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho), ou Comisso Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho CIPA, nas empresas desobrigadas de manter o SESMT, recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade. Nas empresas desobrigadas de constituir CIPA, cabe ao designado, mediante orientao de profissional tecnicamente habilitado, recomendar o EPI adequado proteo do trabalhador. A Constituio da Repblica Federativa do Brasil, que a Carta de leis que regem nossa vivencia dentro da Sociedade brasileira, traz em seu Art. 7, item XXII: reduo dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de sade, higiene e segurana; como um dos direitos de todo trabalhador. Na Escola: Obrigaes do professor ou instrutor de laboratrio:

Indicar o EPI adequado ao risco de cada funo. Exigir o seu uso. Permitir somente o uso de EPI aprovado pelo rgo nacional competente em segurana e sade do trabalho (Ministrio do Trabalho e Emprego). Orientar e treinar o aluno quanto ao uso, guarda e conservao do EPI.
NOES DE SEGURANA NOS LABORATRIOS DE QUIMICA Prof. Jos Roberto Gardinalli Engenheiro de Segurana do Trabalho

Obrigaes do Aluno: Usar o EPI, utilizando o somente para a finalidade a que se destina. Responsabilizar se pela guarda e conservao. Cumprir as determinaes do professor sobre o uso adequado. Equipamento de Proteo Individual - EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado proteo de riscos suscetveis de ameaar a segurana e a sade no trabalho (NR-6), Laboratrio de Qumica: Regras Gerais de Conduta. 1. O local de trabalho um ambiente srio, brincadeiras e atitudes que desviem a ateno, devero ser eliminadas; 2. Ler todas as orientaes antes de comear a trabalhar e seguir rigorosamente os procedimentos; 3. Usar avental constantemente e demais EPIs conforme a tarefa; 4. No colocar dedos, canetas ou qualquer outro objeto na boca; 5. No comer ou beber no recinto do laboratrio; 6. No pipetar com a boca, usar a pera de segurana ou pipetador automtico; 7. No roer as unhas; 8. No provar qualquer produto qumico; 9. No aproximar o nariz de qualquer frasco aberto; 10. Buscar o conhecimento prvio sobre as caractersticas e riscos referentes aos produtos qumicos que sero manipulados; 11. Lavar as mos aps o manuseio de reagentes; 12. Proteger feridas, cortes e arranhes; 13. Manter a rea de trabalho permanentemente limpa; 14. Separar lixo produzido, conforme sua classificao; 15. Manter os cabelos presos, por meio de tocas de rede; 16. Rejeitar material e utenslios ao perceber qualquer dano, destinando-os ao descarte especfico; 17. Se necessrio sentir o cheiro de algum produto, abanar com as mos (protegidas por luvas), desviando uma pequena quantidade de vapor, de forma a no inalar diretamente sobre a abertura do recipiente; 18. Limpar a bancada apenas com material adequado; 19. Desligar todo equipamento que no estiver em uso; 20. Adquiri conhecimentos bsicos sobre uso de extintores e familiarizar se com os tipos e locais onde esto localizados no laboratrio; Cuidados no manuseio de tubos de ensaios:

Forma Incorreta
NOES DE SEGURANA NOS LABORATRIOS DE QUIMICA Prof. Jos Roberto Gardinalli Engenheiro de Segurana do Trabalho

1. Secar externamente o tubo de ensaio; 2. Segurar o tubo de ensaio com uma pina de madeira; 3. Ao virar o tubo de ensaio, faze-lo para um lado onde no se encontrem pessoas; 4. Ao aquecer o tubo, faze-lo lateralmente; 5. Depois de aquecido, esse deve ser colocado no suporte apropriado para tubos; Cuidados ao usar utenslios graduados: Para que se faa uma leitura correta, a proveta deve ser instalada sobre a mesa e a leitura tomada a partir de uma posio em que os olhos fiquem paralelos ao lquido, de forma a se evitar o erro de paralaxe, quantidades de substancias medidas erradas podem ocasionar acidentes.

Forma Incorreta

Forma Correta

Cuidados ao usar provetas: Ao aproximar o enchimento do volume desejado, deve se interromper o processo e concluir com o auxlio de um conta-gotas;

Nas transferncias de lquidos, deve se faze-lo com o auxlio de uma vareta de vidro, de forma a no proporcionar borrifos, pois dependendo da substncia manipulada, podero ocorrer acidentes com leses na pele e olhos.

NOES DE SEGURANA NOS LABORATRIOS DE QUIMICA Prof. Jos Roberto Gardinalli Engenheiro de Segurana do Trabalho

Cuidados ao usar pipetas: Mergulhar a ponta da pipeta no lquido; Aspirar suavemente o lquido com a utilizao de uma propipeta, at que o volume ultrapasse o nvel pretendido; Posicionar a pipeta na vertical de forma que a linha de marcao do volume fique ao nvel dos olhos do observador; Ao descarregar o lquido, apoiar a ponta da pipeta na parede do recipiente, para que o lquido escoe com suavidade, evitando borrifos;

Cuidados nas operaes de aquecimento de lquidos no volteis: A chama no deve incidir diretamente sobre o vidro do recipiente, para tanto, deve se utilizar uma tela de amianto sobre um trip;

NOES DE SEGURANA NOS LABORATRIOS DE QUIMICA Prof. Jos Roberto Gardinalli Engenheiro de Segurana do Trabalho

Cuidados nas operaes de aquecimento de lquidos volteis: Para aquecimento de lquidos volteis nunca utilizar chama, para tal procedimento, colocar o recipiente com o lquido a ser aquecido em banho maria ou em manta aquecedora.

Produtos qumicos e segurana. Tudo veneno, nada veneno. S a dose faz o veneno Paracelso (1490 / 1541). Alguns produtos qumicos so perigosos e requerem cuidados especiais durante a armazenagem, manipulao e na eliminao dos resduos. Para garantir a segurana de pessoas, instalaes, equipamentos e meio ambiente, torna se necessrio o conhecimento dos potenciais perigos, bem como as formas de se minimizarem os riscos de acidentes. Os produtos qumicos so classificados em funo do tipo de perigo que oferecem. Para informar de forma rpida qual o perigo especfico de um determinado produto, usam se smbolos e cdigos, que devem ser estampados nas embalagens, sendo esses smbolos padronizados internacionalmente, conforme alguns exemplos a seguir:

NOES DE SEGURANA NOS LABORATRIOS DE QUIMICA Prof. Jos Roberto Gardinalli Engenheiro de Segurana do Trabalho

Smbolo

Descrio Cuidados Reagentes inflamveis: so todos aqueles cuja temperatura de incandescncia inferior temperatura ambiente. Cuidados: deve se evitar recipientes de vidro para sua armazenagem e devem ser guardados em armrios metlicos resistentes ao fogo e prova de exploso. Reagentes txicos: so os que oferecem um elevado risco de envenenamento por inalao, absoro ou ingesto. Cuidados: seu armazenamento deve ser separado dos reagentes inflamveis, Reagentes que formem compostos txicos sob a ao da umidade, devem ser protegidos desta. Tambm devem ser mantidos isolados dos cidos. Reagentes explosivos: so os que, devido ao choque, impacto ou exposio ao calor, pode explodir. Cuidados: O armazenamento destes reagentes deve ser feito em local isolado das restantes reas. Reagentes oxidantes: so os que podem iniciar uma reao de combusto. Cuidados: No devem ser armazenados junto de reagentes combustveis.

Exemplos

Acetona; cido actico; lcool etlico; ter.

Benzeno; Mercrio; Tetracloreto de carbono; Cloro; Hidrxido de brio; Sais de chumbo, prata, mangans, cobalto, brio.

Perclorato de magnsio; Dicromato de amnio; Perxidos; Clorato de potssio; Nitrato de amnio.

xidos; Perxidos; Nitratos; Cloratos; Percloratos; Cromatos; Dicromatos; Permanganatos.

NOES DE SEGURANA NOS LABORATRIOS DE QUIMICA Prof. Jos Roberto Gardinalli Engenheiro de Segurana do Trabalho

Reagentes corrosivos: so os que destroem os tecidos vivos. Cuidados: O seu armazenamento deve ser feito em local fresco.

cidos e bases concentrados; Perxido de hidrognio.

Reagentes irritantes / nocivos: so as que oferecem um menor risco de envenenamento que as txicas.

Dixido de azoto e de enxofre; Amonaco; Iodo.

Reagentes sensveis gua: so os que reagem com a gua, libertando gases e calor. Cuidados: Estes reagentes devem ser armazenados em local seco. Gases comprimidos: so gases no liquefeitos sob presso, e gases liquefeitos ou dissolvidos sob presso. Cuidados: Os recipientes que os contm devem estar fora do laboratrio, contidos em vasilhames prprios e em compartimentos construdos especificamente para esse fim e trancados com cadeados. O deslocamento deve ser feito em carrinhos adequados. Substncias carcinognicas substncias susceptveis de provocar o cncer. Cuidados: Todas as operaes com estas substncias devem efetuar-se em cmara exaustora, devendo o operador usar luvas, mscara e culos de proteo, evitando assim todo o contacto com a pele e a inalao de vapores e poeiras. Exemplos de reagentes incompatveis: REAGENTE Acetileno cido actico cido ntrico concentrado

Sdio; Potssio; Hidretos metlicos.

Oxignio; Nitrognio; Propano; Acetileno.

Sais de cromo; Sais de nquel; Benzeno.

INCOMPATVEL COM: Cloro, bromo, prata e mercrio. xido de cromo, cido ntrico, lcoois, perxidos e permanganatos cido actico, anilina, xido de cromo, lquidos e gases inflamveis.

NOES DE SEGURANA NOS LABORATRIOS DE QUIMICA Prof. Jos Roberto Gardinalli Engenheiro de Segurana do Trabalho

cido oxlico ou etanodiico cido sulfrico Amonaco Anilina Cloratos Cloro, bromo e iodo. Cobre Hidrocarbonetos Hidrxido de sdio e hidrxido de potssio Lquidos inflamveis Metais alcalinos Nitrato de amnio xido de cromo Permanganato de potssio Perxido de hidrognio

Prata e mercrio Clorato de potssio e permanganato de potssio Mercrio, cloro, hipoclorito de clcio, iodo, bromo e sais de prata. cido ntrico e perxido de hidrognio. Sais de amnio, cidos, metais finamente divididos, enxofre e substncias inflamveis. Amonaco, acetileno, butadieno, butano, metano, propano e hidrognio. Acetileno e perxido de hidrognio Flor, cloro, bromo, xido de cromo e perxido de sdio. cidos e gua Nitrato de amnio, xido de cromo (VI), perxido de hidrognio, cido ntrico, perxido de sdio e halognios. gua, tetracloreto de carbono e dixido de carbono. cidos, lquidos inflamveis e enxofre cido actico, naftalina, cnfora, glicerina, lcoois e lquidos inflamveis. Glicerina e cido sulfrico Cobre, cromo, ferro, metais e sais metlicos, lcoois, anilina e substncias inflamveis.

Substncias comuns mais perigosas. da mxima importncia para a preveno de acidentes conhecer os perigos das substncias com que se trabalha. Na tabela seguinte constam os perigos envolvidos na manipulao de alguns produtos qumicos existentes no laboratrio DENOMINAO PERIGOS ENVOVIDOS Lquido muito inflamvel. Evitar o contacto com a pele. Inalao de vapor ou ingesto de lquido pode provocar tonturas. Lquido inflamvel. Evitar a inalao do vapor e o contato com a pele e com os olhos devido ao perigo de queimaduras. Lquido muito corrosivo. Causa queimaduras nos olhos e na pele. O gs, cloreto de hidrognio, que se liberta rapidamente do cido concentrado, txico e irritante.

ACETONA (propanona)

CIDO ACTICO (cido etanico)

CIDO CLORDRICO

NOES DE SEGURANA NOS LABORATRIOS DE QUIMICA Prof. Jos Roberto Gardinalli Engenheiro de Segurana do Trabalho

10

CIDO FOSFRICO

Produz queimaduras graves nos olhos e na pele.

CIDO NTRICO (cido aztico)

Lquido que libera fumos, muito txicos e extremamente corrosivos, afetam os olhos e as vias respiratrias. As partculas slidas irritam as vias respiratrias. Tanto o slido como as suas solues irritam os olhos. O cido concentrado produz queimaduras graves nos olhos e na pele. O cido diludo irrita os olhos e a pele.

CIDO OXLICO (cido etanodiico)

CIDO SULFRICO

LCOOL ETLICO (etanol)

Lquido muito inflamvel.

LCOOL METLICO (metanol)

Lquido muito inflamvel. A inalao do vapor pode causar tonturas. O vapor e o lquido so nocivos para os olhos podendo provocar a cegueira. O gs tem um cheiro desagradvel que irrita muito os olhos e as vias respiratrias. A soluo aquosa (amnia) pode provocar queimaduras nos olhos e na pele alm de libertar amonaco. Lquido voltil e facilmente absorvido atravs da pele. A inalao do vapor ou a absoro cutnea podem provocar dores de cabea e sonolncia. Lquido extremamente inflamvel. A absoro do lquido atravs da pele pode provocar envenenamento. O vapor txico, irritante para os olhos e para as mucosas. cancergeno. A inalao de poeiras ou a ingesto de sais de chumbo pode causar severas leses internas acompanhadas de vmitos, diarrias e colapsos. Liberta um vapor venenoso com propriedades anestsicas, cuja inalao causa tonturas, dores de cabea, vmitos e perda de sentidos. O vapor e o lquido irritam os olhos. As suas partculas irritam a pele, os olhos e as vias respiratrias. O contato prolongado com a pele produz lceras. cancergeno. Vapores muito txicos que se formam em reao com o cido ntrico, que atacam os olhos, a pele e as vias respiratrias. Tanto os slidos como as solues produzem queimaduras na pele e nos olhos. Liberam calor ao entrarem em contacto com a gua.

AMONACO E AMNIA

ANILINA

BENZENO

CHUMBO E DERIVADOS

CLOROFRMIO (triclorometano)

CROMATOS E DICROMATOS

DIXIDO DE NITROGENIO

HIDRXIDO DE SDIO, HIDRXIDO DE POTSSIO E XIDO DE CLCIO.

NOES DE SEGURANA NOS LABORATRIOS DE QUIMICA Prof. Jos Roberto Gardinalli Engenheiro de Segurana do Trabalho

11

IODO

Slido que queima a pele, libertando vapores nocivos que irritam os olhos e as vias respiratrias. Slido ou em soluo aquosa provoca irritao nos olhos e queimaduras na pele. Liberta vapores venenosos que quando inalados podem causar dores de cabea, nuseas, vmitos e coma. cancergeno. Lquido muito inflamvel. Liberta vapores nocivos cuja inalao provoca tonturas, dores de cabea e nuseas. O vapor e o lquido irritam os olhos e as mucosas.

NITRATO DE PRATA

TETRACLORETO DE CARBONO (tetraclorometano)

TOLUENO

Smbolos usados em laboratrios:

Smbolo

Descrio

Inflamvel: Este o smbolo indicativo de produto inflamvel, quando visualiz-lo em um frasco de reagente, tome cuidado para no expor o produto perto de chamas ou de lugares quentes.

Substncia venenosa: smbolo de alerta para o no contato com a pele. Indica tambm que o produto pode causar a morte se for inalado ou ingerido.

Risco de exploso: representa o risco de o material se projetar (causar exploso). Indica um cuidado minucioso no transporte e manuseio.

NOES DE SEGURANA NOS LABORATRIOS DE QUIMICA Prof. Jos Roberto Gardinalli Engenheiro de Segurana do Trabalho

12

Reagentes oxidantes: representa o risco de se iniciar uma reao de combusto.

Lquido corrosivo: smbolo presente em frascos de cidos fortes (como cido sulfrico, cido clordrico, etc.). Tome cuidado para que o cido no respingue em voc, o contato com a pele causa srias queimaduras.

Reagentes irritantes e / ou nocivos: identifica os produtos qumicos que no so venenosos, mas podem causar irritaes nos olhos, vias respiratrias e pele.

Smbolo da radioatividade: identifica os produtos qumicos radioativos, estes so perigosos em contato com a pele, para manuse-los preciso um intenso cuidado (luvas e macaco de segurana).

Possibilidade de choque eltrico: o local marcado com este aviso perigoso por conter eletricidade exposta, se no tomar cuidado o choque eltrico pode ser inevitvel.

NOES DE SEGURANA NOS LABORATRIOS DE QUIMICA Prof. Jos Roberto Gardinalli Engenheiro de Segurana do Trabalho

13

Risco biolgico: Este smbolo representa o cuidado com a natureza, indica que o produto em questo prejudicial ao meio ambiente. A partir da conscientizao, cabe a ns a tarefa de respeitar ou no a fauna e a flora. O correto no descartar produtos que contenham este smbolo no ralo da pia, reserve um frasco coletor especfico para os dejetos e entregue aos responsveis pelo descarte.

Uso obrigatrio de luvas: Quando for trabalhar com produtos corrosivos, como cidos, por exemplo, o uso de luvas passa a ser obrigatrio. Esse equipamento de segurana ainda protege suas mos do contato com objetos quentes e vidros quebrados.

Lave as mos: Este smbolo traduz a necessidade de lavagem das mos durante o experimento. No toque nos olhos, boca e nariz enquanto estiver manuseando produtos qumicos.

Socorro em caso de emergncia: o smbolo do equipamento de primeiros socorros, todos os laboratrios precisam estar equipados com ele. Alm de medicamentos, deve conter manta apaga-fogo (para caso de incndios) e produto lava-olhos (para respingos de cidos nos olhos).

EPIs indicados para trabalhos em laboratrios.

NOES DE SEGURANA NOS LABORATRIOS DE QUIMICA Prof. Jos Roberto Gardinalli Engenheiro de Segurana do Trabalho

14

Tipo

Indicao

Touca: Devem ser usadas sempre que se trabalhar com produtos que possam produzir vapores, nvoas ou poeiras. Tm a funo tambm de manter os cabelos presos, de forma a impedi-los, (quando compridos) a tocarem em substancias e equipamentos que esto sendo manipulados.

culos: Devem ser usados constantemente no ambiente de laboratrio. Podem ser do tipo comum, que protegem contra projeo de cavacos, lentes escuras para trabalhos que envolvem chamas ou do tipo fechado com suporte por elstico, que protegem contra respingos de produtos qumicos e poeiras em geral.

Protetor facial: para operaes com produtos que expelem partculas slidas e / ou respingos contaminantes, cidos ou a altas temperaturas.

Protetores para o sistema auditivo: podem ser do tipo plug ou concha, alm de atenuarem o rudo, protegem contra a entrada de partculas estranhas nos ouvidos.

NOES DE SEGURANA NOS LABORATRIOS DE QUIMICA Prof. Jos Roberto Gardinalli Engenheiro de Segurana do Trabalho

15

Protetores para o sistema auditivo: O tipo concha apresenta a restrio de interferir nos movimentos da cabea em alguns casos especficos.

Respiradores sem manuteno so indicados para proteo respiratria contra particulados em concentraes at dez vezes o limite de 1 tolerncia. Indicaes: PFF1: poeiras e nvoas; PFF2: poeiras nvoas e fumos. Figura 1: sem cartucho de reposio; Figura 2: com cartucho de reposio

Respiradores e purificadores de ar para proteo das vias respiratrias contra gases emanados de produtos qumicos.

NOES DE SEGURANA NOS LABORATRIOS DE QUIMICA Prof. Jos Roberto Gardinalli Engenheiro de Segurana do Trabalho

16

Respiradores e purificadores de ar para proteo das vias respiratrias e faces contra gases e partculas emanados de produtos qumicos.

Vestimentas de segurana: que ofeream proteo ao tronco contra riscos de origem trmica, mecnica, qumica, radioativa e meteorolgica e umidade proveniente de operaes com uso de gua.

Luva de segurana: para proteo das mos contra agentes abrasivos e escoriantes, contra agentes cortantes e perfurantes, contra choques eltricos, agentes trmicos, agentes biolgicos, agentes qumicos, vibraes, contra radiaes ionizantes.

NOES DE SEGURANA NOS LABORATRIOS DE QUIMICA Prof. Jos Roberto Gardinalli Engenheiro de Segurana do Trabalho

17

Creme protetor de segurana: para proteo dos membros superiores contra agentes qumicos, de acordo com a Portaria SSST n 26 (Secretaria de Segurana e Sade no Trabalho), de 29/12/1994.

Calado de segurana: para proteo contra impactos de quedas de objetos sobre os artelhos, calado de segurana para proteo dos ps contra choques eltricos, agentes trmicos, agentes cortantes e escoriantes, umidade proveniente de operaes com uso de gua, respingos de produtos qumicos.

Vestimenta de corpo inteiro: para proteo de todo o corpo contra respingos de produtos qumicos, umidade proveniente de operaes com gua, contra choques, etc.

NOES DE SEGURANA NOS LABORATRIOS DE QUIMICA Prof. Jos Roberto Gardinalli Engenheiro de Segurana do Trabalho

18

Potrebbero piacerti anche