Sei sulla pagina 1di 13

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRCOLA E MEIO AMBIENTE MQUINAS AGRCOLAS PROFESSOR: FLVIO CASTRO

DA SILVA

DIMENSIONAMENTO DE MQUINAS AGRCOLAS

Nome: Bianca Almeida Jssica Omena Islaine Nascimento Mariana Castro Paloma Gomes Avila

Niteri - RJ Dezembro de 2013

Sumrio
............................................................................................................................................... 1 1. 2. Introduo ............................................................................................................................ 3 1.1. 2.1. Objetivo ......................................................................................................................... 3 Tipos de dimensionamento: ........................................................................................ 4 Dimensionamento tcnico ..................................................................................... 4 Dimensionamento econmico ............................................................................... 4 Desenvolvimento .................................................................................................................. 4 2.1.1. 2.1.2. 2.2. 3. 3.1.

Seleo e Dimensionamento de mquinas e Implementos Agrcolas ...................... 4 Caracterizao da rea.................................................................................................. 5 Localizao............................................................................................................ 5 Tipo de solo ........................................................................................................... 5 Cultura ................................................................................................................... 6 Clima ..................................................................................................................... 6 Ritmo Operacional ................................................................................................ 6 Tempo disponvel .................................................................................................. 6 Capacidade Operacional de Mquinas Agrcolas .................................................. 7 Nmero de Conjuntos ......................................................................................... 10 Potncia Disponvel (PDBT) e Requerida (PRBT) na Barra de Trao.................. 10

Metodologia ......................................................................................................................... 5 3.1.1. 3.1.2. 3.1.3. 3.1.4. 3.2.

Dimensionamento.......................................................................................................... 6

3.2.1. 3.2.2. 3.2.3. 3.2.4. 3.2.5. 4. 5.

Concluso ........................................................................................................................... 12 Bibliografia ........................................................................................................................ 13

1. Introduo A agricultura desempenha um processo de grande importncia para a humanidade. Para o Brasil, em especial, exerce um forte papel econmico, caracterizando-o como um dos grandes produtores mundiais. Com o advento da mecanizao das lavouras, ou seja, a utilizao de mquinas e implementos houve a possibilidade de se aumentar a produtividade. Contudo, se a mecanizao ocorrer de forma inadequada, essa se torna um alto custo para a produo, gerando prejuzos e elevao nos custos dos produtos. Isso porque o sistema mecanizado representa cerca de 20% a 40% do custo total da produo agrcola. Mecanizar sinnimo de aumentar a rea til cultivada, imprimir rapidez s operaes e permitir melhoria na qualidade aos trabalhos. A utilizao de mquinas e implementos que excedam em nmero e tamanho a demanda necessria para realizao das operaes agrcolas resulta num aumento considervel do custo final pela baixa utilizao dos equipamentos. Por outro lado, reduzir o sistema mecanizado a uma capacidade abaixo da recomendada pode inviabilizar a execuo das operaes nos prazos estimados e, conseqentemente, causar prejuzos na qualidade e/ou quantidade do produto. Dimensionar a frota de mquinas e implementos para as etapas do sistema de produo possibilita o aumento no desempenho do servio mecanizado, aumentando a produtividade alm de reduzir os custos de cada operao, assegurando maior retorno aos investimentos realizados. 1.1. Objetivo O trabalho consiste em dimensionar mquinas agrcolas. Esse dimensionamento feito a partir de uma anlise de diversos parmetros, tais como potncia, dimenses, e que sero analisados de acordo com a necessidade das operaes envolvidas, com as condies locais, custo, entre outros.

2. Desenvolvimento

2.1. Tipos de dimensionamento:

2.1.1. Dimensionamento tcnico O dimensionamento tcnico envolve basicamente a determinao da capacidade de trabalho e da potncia necessria para a realizao das operaes. O que se busca especificar as caractersticas das mquinas, caractersticas estas que vo atender as necessidades exigidas pelo sistema de produo.

2.1.2. Dimensionamento econmico O dimensionamento econmico envolve o clculo do custo por unidade trabalhada, rea ou do produto. O que se avalia so os custos de propriedade envolvidos, ponto fundamental para o clculo do retorno da atividade.

2.2. Seleo e Dimensionamento de mquinas e Implementos Agrcolas

Seleo de maquinas e implementos se d em funo dos equipamentos existentes na propriedade ou na empresa, da modalidade do servio a executar, das condies de trabalho, assistncia tcnica e preo, entre outros fatores. Estes so feitos com o propsito ou objetivos de aumentar o capital do empreendimento, atravs da gerao de lucros ou do aumento da eficincia, controlar e calcular os custos do uso da maquinaria nos processos produtivos e dimensionar sistemas motomecanizados. O dimensionamento correto depende da fonte de potencia, do implemento ou maquina e da condio e do tipo do solo. Para selecionar mquinas agrcolas devem-se considerar trs pontos:

1 A rea a ser mecanizada; 2 As eficincias de campo e as velocidades de trabalho para as operaes a ser executadas; 3 O tempo de campo disponvel para execuo das operaes - TC (horas):

jornada diria da mquina no campo - JD (h/dia); nmero total de dias para execuo das operaes de campo - TD; nmero de dias perdidos - DP; nmero de dias de final de semana e feriados; nmero de dias perdidos devido ao clima.

3. Metodologia

3.1. Caracterizao da rea

3.1.1. Localizao

O Mato Grosso o maior produtor brasileiro de soja, produzindo cerca de 23,5 milhes de toneladas por ano em uma rea plantada de 4,8 milhes de hectares.

3.1.2. Tipo de solo

O solo argiloso apresenta teores de argila superiores a 35%, e caracterizam-se por sua baixa permeabilidade e alta capacidade de reteno de gua, j que apresentam maior fora de coeso entre as partculas. Caracterstica que alm de dificultar a penetrao, facilita a aderncia do solo aos implementos, dificultando os trabalhos de mecanizao. Embora sejam mais resistentes eroso, so altamente susceptveis compactao. O manejo inadequado o grande gerador da compactao deste tipo de solo, j que o trfego de mquinas faz com que as caractersticas qumicas e principalmente as caractersticas fsicas da camada mais superficial do solo sejam alteradas devido presso. As consequncias negativas desse processo de compactao do solo so: diminuio da troca gasosa; limitao do movimento dos nutrientes no solo; diminuio da taxa de infiltrao de gua; aumento da eroso hdrica. Um solo argiloso compactado exige uma maior potncia das mquinas para prepar-lo. Portanto, de fundamental necessidade um estudo prvio do tipo de solo utilizado para um dimensionamento adequado.

3.1.3. Cultura

A soja tem preferncia por solos com teores de argila que vo desde 15 a 35% at teores maiores que 35%. Alm disto, os solos devem apresentar boa estrutura, com drenagem adequada, boa capacidade de reteno de gua e de nutrientes disponveis s plantas.

3.1.4. Clima

Para que um dia seja considerado trabalhvel, devido ao clima, necessrio que: a) a umidade do solo seja menor ou igual a 90% da disponibilidade mxima de gua que o solo pode ter; b) a precipitao ocorrida no dia seja inferior a 5 mm; c) a precipitao no dia anterior seja inferior a 10 mm; e d) no haja persistncia do mal tempo, isto , a precipitao do dia anterior seja maior que 2,0 mm e do dia trabalhvel superior a 0,2 mm.

3.2. Dimensionamento

3.2.1. Ritmo Operacional O ritmo Operacional RO, a funo da rea a ser trabalhada e do tempo disponvel. RO (ha/h) = rea a ser trabalhada / Tempo Disponvel

A somatria do ritmo operacional mensal, semanal ou dirio, estabelece a quantidade total de trabalho a ser realizada no perodo de tempo adotado para cada operao e conjunto mecanizado.

3.2.2. Tempo disponvel

O tempo disponvel para a realizao das operaes agrcolas depende basicamente do nmero de dias totais reservados para a operao, dos dias de descanso e imprprios para o trabalho das mquinas e da jornada de trabalho

TD ={[Nt - (Ndf + Nimp)] x (Jt x Eg)} Onde: TD = tempo disponvel para realizar cada operao em horas; Nt = nmero de dias contido no perodo determinado para a realizao da operao; Ndf = nmero de domingos e feriados, quando respeitados, existentes no perodo; Nimp = nmero de dias teis imprprios ao trabalho das mquinas; Jt = jornada de trabalho adotada em horas; Eg = eficincia gerencial ou administrativa.

A jornada de trabalho (Jt) e os dias de descanso remunerados (Ndf) devem estar de acordo com o sistema de trabalho da propriedade, mas no deixando de levar em conta a legislao vigente.

3.2.3. Capacidade Operacional de Mquinas Agrcolas

Designa-se por capacidade operacional de mquinas e implementos agrcolas, a quantidade de trabalho que so capazes de executar por unidade de tempo. Constitui uma medida da intensidade do trabalho desenvolvido na execuo de operaes agrcolas. As capacidades operacionais da maquinaria agrcola podem ser classificadas da seguinte forma: a) De acordo com o tipo de operao: -Capacidade de campo (Cc) -Capacidade de produo (Cp) -Capacidade de manipulao (Cm)

b) De acordo com as dimenses dos rgos ativos: -Capacidade terica (CT)

c) De acordo com o tempo considerado: -Capacidade efetiva (CE) -Capacidade Operacional (CO)

Tanto a capacidade de campo, de produo e de manipulao pode ser desdobrada em capacidade terica, efetiva e, operacional.

Capacidade de Campo

Capacidade de campo (Cc): A capacidade de campo aplicada a mquinas e implementos que, para executarem uma operao agrcola, devem deslocar-se no campo, cobrindo determinada rea. Portanto, o trabalho executado, ou "produo", medido em termos de rea trabalhada, como ha/min, ha/dia, etc.

Capacidade de campo terica (CcT): a razo entre o desempenho da mquina (rea trabalhada) e o tempo efetivo, como se a mesma trabalhasse 100% do tempo na velocidade nominal, utilizando 100% da sua largura nominal. Normalmente, expressa em hectare por hora.

Onde: L = largura de trabalho (m) V = velocidade de trabalho (km/h)

A velocidade de deslocamento considerada na determinao de CCT aquela correspondente ao limite mximo de velocidade sob a qual possvel realizar um trabalho adequado, sob condies operacionais definidas pelo fabricante da mquina.

Capacidade de campo efetiva (CcE): a razo entre o desempenho real da mquina (rea trabalhada) e o tempo total de campo. Normalmente, expressa em hectare por hora.

Capacidade de campo operacional (CcO): Representa a capacidade da mquina ou implemento no campo que inclui os efeitos de fatores de ordem operacional (tempos perdidos em manobras, no preparo da mquina, interrupes, etc).

Onde: Ec = eficincia de campo

Capacidade de Produo

Capacidade de produo (Cp): A capacidade de produo aplicada a mquinas mveis ou estacionrias, cujo trabalho produtivo ou produo" medido em termos de peso ou volume de produto que sofreu a ao dos rgos ativos. expressa pela relao:

CpT: obtida em funo das dimenses dos rgos ativos; CpE: obtida por meio de determinaes feitas com a mquina em operao, considerando o tempo de produo; CPO: obtida de forma idntica a CpE, porm considerando o tempo mquina - TM.

Capacidade de Manipulao

Capacidade de Manipulao (Cm): A capacidade de manipulao tem aplicao semelhante capacidade de produo, porm usada de forma mais especfica, para mquinas destinadas a separar materiais dissimilares ou provocar modificaes no estado do produto agrcola. o caso de beneficiadoras, classificadores, secadores etc. expressa pela relao:

O peso ou volume de produto considerado na CM diferente daquele levado em conta na CP. Enquanto, para a obteno da CP, considera-se o material que sai da mquina, para obter CM considera-se o material que entra na mquina, isto , material que ser submetido ao dos rgos ativos.

3.2.4. Nmero de Conjuntos Nmero de conjuntos ou mquinas necessrias para atender as operaes dentro do tempo disponvel que calculado como: NC= RO/ CcO Onde: NC = nmero de conjuntos; Cco = Capacidade de campo operacional RO = Ritmo operacional

3.2.5. Potncia Disponvel (PDBT) e Requerida (PRBT) na Barra de Trao Um dos pontos fundamentais do planejamento refere-se ao clculo da potncia fornecida pelo trator agrcola na barra de trao (PDBT) e a potncia exigida na barra de trao pelo implemento (PRBT). Sendo, um dos modelos mais utilizados para a determinao da potncia disponvel na barra de trao de tratores o proposto pela ASAE .

Figura 1- Esquema para determinao da potncia disponvel na barra de trao. Fonte ASAE.

Na Figura, observa-se que a partir da potncia bruta do motor obtm-se a potncia disponvel na tomada de potencia (TDP) computando-se as perdas relativas aos rgos internos. A partir da TDP as perdas so computadas com base no dispositivo de trao (pneu ou esteira) e suas caractersticas - 4X2, 4x2 TDA, 4x4 - e de acordo com a condio da superfcie. Determinada a potncia disponvel na barra de trao (PDBT) torna-se necessrio o clculo o da potncia requerida na barra de trao (PRBT) pela mquina ou implemento para a verificao da possibilidade de acoplamento. Sendo: Ft = Si x (A+ B x v + C x ve^2) x L x h Onde: Ft = fora de trao requerida para tracionar a mquina ou implemento (N); Si = fator adimensional referente a textura do solo; A,B,C = so parmetros especficos para cada grupo de mquinas agrcolas; ve = velocidade efetiva (real) da operao em km h-1 L = largura de trabalho (m ou nmero de hastes); h = profundidade de trabalho (cm). A potncia exigida calculada atravs: P = Ft x ve Em que: P a potncia requerida em watts (W); Ft a fora de trao

4.

Concluso

5.

Bibliografia

http://www.dainf.ct.utfpr.edu.br/~merkle/oficinas/Paranoids.pdf http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Algodao/AlgodaoIrrigado/s olos.htm http://www.agrolink.com.br/culturas/soja/plantio.aspx http://www.cnpso.embrapa.br/index.php?cod_pai=69&op_page=294 http://www.ebah.com.br/content/ABAAABUGsAA/apostila-maquinas-mecanizacaoagricola?part=2 Apostila de gerenciamento das operaes mecanizadas

Potrebbero piacerti anche