Sei sulla pagina 1di 16

c) Requisitos do cheque O artigo 1 da Lei do Cheque (Lei 7.

357/85) impe os seguintes requisitos essenciais ao Cheque: - a denominao cheque inscrita no contexto do ttulo e expressa na lngua em que este redigido - a ordem incondicional de pagar quantia determinada; - o nome do banco ou da instituio financeira que deve pagar (sacado) - a indicao do lugar de pagamento; - a indicao da data e do lugar de emisso - a assinatura do emitente (sacador), ou de seu mandatrio com poderes especiais Acrescente-se que, para o atendimento completo das formalidades exigidas em lei, deve o sacado da letra de cmbio estar identificado pelo nmero da Cdula de Identidade, inscrio no Cadastro de Pessoa Fsica (CPF), do Ttulo de Eleitor ou da Carteira Profissional (Lei no. 6.268/75, art. 3) Quanto a tais requisitos, apresentemos alguns comentrios: - Requisito de insero da palavra cheque: neste ponto no h muito o que se acrescentar. Normalmente consta do cheque a expresso Pague por este cheque a quantia de.. (estipulao da quantia) ..... a .. (nome do beneficirio) .... ou sua ordem . - Requisito de ser uma ordem incondicional de pagar quantia determinada : importante salientar que o cheque no se caracteriza na hiptese de ordem condicional de pagamento. O cumprimento da obrigao materializada no cheque no pode ficar sujeito, pelo saque, ao implemento de condio, suspensiva ou mesmo resolutiva. No cheque, portanto, um documento redigido da seguinte forma: Pague por este cheque, desde que lhe sejam entregues as mercadorias solicitadas, a quantia de ...... . - Requisito de constar o nome da pessoa que deve pagar (sacado) : a pessoa a quem a ordem endereada deve ser identificada no texto do ttulo. O sacado do cheque necessariamente um Banco ou uma Instituio Financeira, como determina o artigo 3 da Lei 7.357/85, in verbis: O cheque emitido contra banco, ou instituio financeira que lhe seja equiparada, sob pena de no valer como cheque .

- Requisito de assinatura do sacador : trata-se da exigncia da assinatura do sacador (emitente). Dessa assinatura decorre a constituio do crdito cambirio, porque o sacador torna-se, com o saque, co-devedor da letra. - O requisito de data e local da emisso : ao final da crtula, tem -se espao a ser preenchido pelo sacador (emitente), indicando o lugar no qual emite a crtula e a data que o faz, atendendo exigncia do art. 1, V, da Lei 7.357/85. Esclarece o artigo 2, II, que no indicado o lugar de emisso, considera-se emitido o cheque no lugar indicado junto ao nome do emitente. A data e o local da emisso so informaes importantes especialmente para a verificao do prazo de apresentao.

- O requisito de indicao do lugar de pagamento : a folha de cheque deve indicar o lugar do pagamento, ou seja, a sede da instituio financeira sacada, da agncia ou do posto de atendimento bancrio no qual o legtimo portador poder apresentar o cheque e obter o pagamento ali ordenado. No plano legal, estabelece o art. 2, I, que, na falta de indicao especial, considerado lugar de pagamento o designado junto ao nome do sacado e, se designados vrios lugares, o cheque pagvel no primeiro deles e, no existindo qualquer indicao, o cheque pagvel no local de sua emisso. d) Conseqncia da falta de qualquer dos requisitos essenciais O artigo 2 da Lei do Cheque (Lei 7.357/85) impe que o ttulo a que falte qualquer dos requisitos enumerados no artigo 1 no vale como cheque..., salvo alguns casos, constantes dos incisos I e II do prprio artigo 2, quais sejam: - na falta de indicao especfica, considerado lugar do pagamento o lugar designado junto ao nome do sacado (Banco); se designados vrios lugares, o cheque pagvel no primeiro deles; no existindo qualquer indicao, o cheque pagvel no lugar de sua emisso; - no indicando o cheque o lugar de emisso, considera-se emitido o cheque no lugar indicado junto ao nome do emitente;

III SITUAES JURDICAS ADVINDAS DA EMISSO DO CHEQUE A emisso de um cheque d origem a 3(trs) situaes jurdicas, quais sejam: a do emitente (sacador), a do sacado e a do beneficirio (tomador). a) O emitente - O emitente tambm denominado sacador. aquele que emite o cheque, manifestando a declarao unilateral de ordem incondicional de pagamento pelo Sacado(Banco) da quantia determinada no cheque ao seu Beneficirio. b) O Sacado - O sacado aquele a quem dirigida a ordem incondicional de pagamento declarada pelo emitente. o sacado quem dever pagar o beneficirio. - O artigo 3 da Lei 7.357/85 exige que o sacado seja sempre um Banco ou Instituio Financeira que lhe seja equiparada c) O beneficirio - O beneficirio aquele a favor de quem dada a ordem de pagamento, e que poder ser o prprio emitente (sacador) ou terceiro. Note-se que o beneficirio pode ou no ser designado, e nesse caso o cheque : Nominativo com clusula ordem: o cheque nominal quando emitido(sacado) em favor de determinada pessoa, fsica ou jurdica. Contendo a clusula ordem, permite ao beneficirio transferi-lo a terceiro mediante endosso. O artigo 17 da Lei 7.357/85 consta de presuno de que o cheque ordem , presumindo como tal o cheque a que faltar a clusula.

Nominativo sem clusula ordem: trata-se do cheque emitido em favor de determinada pessoa, constando expressamente o nome do beneficirio. Mesmo que no contenha expressamente a clusula ordem , presume-se a sua condio de ser ordem , presuno essa afastada somente se houver clusula no ordem. Nominativo com clusula no ordem: trata-se de cheque onde consta expressamente o nome do beneficirio, no entanto consta de clusula no ordem, o que afasta a possibilidade de transferncia de titularidade do cheque por via de endosso, sendo que a transferncia somente poder ser realizada atravs de cesso civil de crdito; Ao portador: aquele que no designa o nome do beneficirio e pagvel a quem o apresentar ao banco sacado. Ademais, tal cheque transmissvel pela simples tradio , e sua posse, salvo se ilcita, legitima a sua propriedade 7. 7 ALMEIDA, Amador Paes de. Op. cit. p. 124 III PRESSUPOSTOS DE EMISSO DO CHEQUE Consta da obra de Waldirio Bulgarelli 8 que, entendido como uma ordem de pagamento a vista , sacada em favor prprio ou de terceiro, sobre que tenha fundos disponveis, delineiamse dois pressupostos do cheque, quais sejam: a) o saque contra o banco b) a proviso de fundos Quanto ao saque contra o banco, o artigo 3 da Lei 7.357/85 taxativo ao impor que somente banco ou instituio financeira pode sacado do cheque. exatamente nesse saque que se origina a ordem incondicional de pagamento de determinada quantia. O segundo pressuposto a necessidade de existncia de proviso de fundos. Deve, portanto, o emitente (sacador) ter fundos disponveis em poder do banqueiro, no momento da apresentao do cheque para pagamento, como determina o artigo 4, da Lei 7.357/85, abaixo transcrito: Lei 7.357/85. Art. 4. O emitente deve ter fundos disponveis em poder do sacado e estar autorizado a sobre eles emitir cheque, em virtude de contrato expresso ou tcito. A infrao desses preceitos no prejudica a validade do ttulo como cheque. 1. A existncia de fundos disponveis verificada no momento da apresentao do cheque para pagamento (...) Consideram-se, para esse fim, fundos disponveis como: - os crditos constantes de conta corrente bancria no subordinados a termo; - o saldo exigvel de conta corrente contratual - a soma proveniente de abertura de crdito (conforme art. 4, 2, Lei 7.357/85)

A conta corrente bancria de que trata o artigo 4, 2, da Lei do Cheque trata-se de conta de depsito, mantida pelos clientes dos bancos e que refletem a posio do saldo disponvel, por meio de extratos do movimento 8 Op. cit . p. 281 levantados e remetidos periodicamente aos clientes. Nada impede, contudo, que a conta corrente bancria seja tambm a chamada conta corrente contratual, s quais alude a alnea b do 2 do artigo 4 da Lei 7.357/85, que aquela que se alimenta de partidas a dbito e a crdito e que periodicamente acusa o saldo. O contrato de abertura de crdito gera a obrigao ao banco de fornecer recursos ao cliente. Sobre a conta bancria e a condio do sacado, vale citar o magistrio de Gladston Mamede 9 no sentido de que, para que haja regular emisso do cheque, requisito indispensvel a existncia de um contrato entre a instituio financeira sacada e o emitente, uma vez que o saque se faz sobre os depsitos havidos ou sobre o crdito disponvel no mbito do sacado. A especificidade do cheque, assim, fica clara mesmo consideradas as circunstncias indispensveis para sua criao. Observe-se, por exemplo, que nas letras de cmbio no h que falar em condio pessoal para ser sacado, excetuada a necessidade de capacidade civil (um dos requisitos de qualquer negcio jurdico). Na letra, h uma posio jurdica de sacado, no mais. No cheque, pelo contrrio, o sacado no apenas ocupa a posio correspondente, como tambm manifesta uma qualidade pessoal especfica, o que inclui autorizao para o funcionamento (no negocivel e instransfervel), que deve permitir-lhe a participao em de determinadas atividades, sendo vedado atuar naquelas que no estejam previstas na autorizao. Como se no bastasse a estrita autorizao, deve-se destacar a necessria submisso da Instituio Financeira a um controle especfico do Conselho Monetrio Nacional e do Banco Central do Brasil. Especificamente sobre a proviso de fundos, o mesmo Gladston Mamede 10 afirma que no se emite um cheque para criar um crdito com vencimento futuro, mas para determinar um pagamento imediato (a vista), razo pela qual constitui pressuposto legal da emisso o fato de o emitente(sacador) ter fundos disponveis em poder do sacado e estar autorizado a sobre eles emitir cheque, em virtude de contrato expresso ou tcito, como estipulado pelo art. 4 da Lei 7.357/85. A existncia de tais fundos disponveis que bastem ao pagamento verificada no momento da apresentao do ttulo para pagamento, por fora do artigo 4, 1, da Lei do Cheque, que dever se concretizar no prazo estipulado em lei. 9 Op. cit. pp. 238/239 10 Ibidem , pp. 241/242 IV DAS ESPCIES DE CHEQUE Da leitura da Lei do Cheque (Lei 7.357/85) extrai-se a existncia de vrias espcies de cheque, das quais destacamos as seguintes: cheque ao portador, cheque nominal, cheque ordem, cheque no ordem, cheque por conta de terceiro, cheque administrativo, cheque visado e cheque cruzado. Analisemos cada uma dessas espcies: a) Cheque ao portador Se no ato de criao o sacador preenche o espao destinado ao beneficirio com a expresso ao portador , ou equivalente, ou simplesmente deixa em branco o espao, abrindo mo do

direito de indicar que o beneficirio da emisso, tem-se um ttulo ao portador, de acordo com a previso anotada no artigo 8, III, e pargrafo nico, da Lei 7.357/85, o que implica circulao por mera tradio 11 . Que se ressalte que, dentre os requisito do cheque constantes do artigo 1 da Lei do Cheque, no h a exigncia da indicao do nome do beneficirio, de forma que esse no um requisito imposto pela Lei 7.357/85. Alis, o artigo 8, III, da Lei do Cheque prev a possibilidade do cheque ao portador: 7.357/85. Art. 8. Pode-se estipular no cheque que seu pagamento seja feito: (...) III- ao portador. No entanto, essa possibilidade de emisso de cheque ao portador sofre limitao em virtude da Lei 8.021/90, conforme consta de seus artigos 1 e 2o, abaixo transcritos: Art. 1 A partir da vigncia desta lei, fica vedado o pagamento ou resgate de qualquer ttulo ou aplicao, bem como dos seus rendimentos ou ganhos, a beneficirio no identificado. Pargrafo nico. O descumprimento do disposto neste artigo sujeitar o responsvel pelo pagamento ou resgate a multa igual ao valor da operao, corrigido monetariamente a partir da data da operao at o dia do seu efetivo pagamento. 11 MAMEDE, Gladston. Op. cit ., p. 253 Art. 2 A partir da data de publicao desta lei fica vedada: I - a emisso de quotas ao portador ou nominativas-endossveis, pelos fundos em condomnio; II - a emisso de ttulos e a captao de depsitos ou aplicaes ao portador ou nominativos- endossveis; Pargrafo nico. Os cheques emitidos em desacordo com o estabelecido no inciso III deste artigo no sero compensveis por meio do Servio de Compensao de Cheques e Outros Papis. A Lei 9.069/95 alterou essa absoluta impossibilidade de saque de cheque ao portador imposta pela Lei 8.021/90. Em realidade, a Lei 9.069/95 impe a proibio, tanto da emisso, quanto do pagamento, quanto de compensao, de cheque ao portador se superior a R$ 100,00 (cem reais), conforme dispe o seu artigo 69, in verbis : Lei 9.069/95. Art. 69. Art. 69. A partir de 1 de julho de 1994, fica vedada a emisso, pagamento e compensao de cheque de valor superior a R$ 100,00 (cem REAIS), sem identificao do beneficirio. Pargrafo nico. O Conselho Monetrio Nacional regulamentar o disposto neste artigo. b) Cheque nominal Cheque nominal, tambm chamado de cheque nominativo, aquele que consigna expressamente o nome do beneficirio ou tomador, s a este podendo ser pago 12 . c) Cheque ordem Tambm possvel emitir-se um ttulo ordem , ou seja, sacar o ttulo explicitando seu beneficirio, com ou sem clusula expressa ordem , de acordo com o artigo 8, I, da Lei 7.357/85, e, assim, submetido ao regime jurdico dos ttulos ordem 13 . Lei

Lei 7.357/85. Art. 8. Pode-se estipular no cheque que seu pagamento seja feito: I a pessoa nomeada, com ou sem clusula expressa ordem (...) Como se constata da prpria leitura do artigo acima transcrito, no necessrio que a crtula contenha a clusula ordem , pressupondo-a na 12 ALMEIDA, Amador Paes. Op. cit. p. 135 13 MAMEDE, Gladston. Op. cit. pp. 254-255 ausncia de clusula ordem . Tem-se, portanto, a presuno relativa de que todo cheque em que explicitado o seu beneficirio transmissvel atravs de endosso (isto , o cheque , via de regra, um ttulo ordem), sendo que tal presuno somente afastada caso conste do ttulo clusula no ordem . d) Cheque no ordem O cheque pode, em lugar da clusula ordem , conter a clusula no ordem . Nessa hiptese, ao contrrio do que sucede com o cheque ordem, no poder o ttulo ser transferido via endosso, s podendo ocorrer a cesso civil prevista no artigo 286 do Cdigo Civil 14 f) Cheque por conta de terceiro O artigo 9, II, da Lei do Cheque, aceita a possibilidade do sacador emitir a ordem de pagamento por conta de um terceiro, isto , determinando que o pagamento seja feito utilizando-se os fundos disponveis na conta de um terceiro; expressa-se pela frmula pague por este cheque, por conta de Fulano de Tal, a quantia de tantos reais , ou expresso equivalente 15 . Lei 7.357/85. Art. 9. O cheque pode ser emitido: (...) II- por conta de terceiro; (...) No saque por conta de terceiro, no estando o sacado autorizado a faze-lo, tem-se um ilcito civil, pelo qual responder apenas aquele que, sem poderes para tanto, ordenou o pagamento sobre conta alheia, havendo, tambm, em tese, ilcito penal, na forma do artigo 171 do Cdigo Penal (crime de estelionato). A autorizao para saque por terceiro sobre a prpria conta bancria no caracteriza, juridicamente, aceite. Tem natureza jurdica mais prxima da representao, devendo a instituio bancria entregar ao terceiro autorizado talonrio da conta do autorizante, somando-se ficha de assinaturas a assinatura do terceiro autorizado emisso. 14 ALMEIDA, Amador Paes de. Op. cit. p.136-136 15 MAMEDE, Gladston. Op. cit. pp. 255-256 g) Cheque administrativo O cheque administrativo o emitido pelo banco sacado, para liquidao por uma de suas agncias. Nele, emitente e sacado so a mesma pessoa, conforme artigo 9, III, da Lei do Cheque. Ou seja, a instituio financeira ocupa, simultaneamente, a situao jurdica de quem d ordem de pagamento e a de seu destinatrio 16 .

O cheque administrativo tambm chamado de cheque bancrio, cheque comprado, cheque de caixa e cheque de direo. pressuposto do cheque administrativo a nominatividade , isto , o cheque administrativo deve necessariamente constar da explicitao do nome do seu beneficirio. o que consta do artigo 9, III, da Lei do Cheque: LEI 7.357/85. Artigo 9. O cheque pode ser emitido: (...) III- contra o prprio banco sacador, desde que no ao portador; h) Cheque visado Conceito: O cheque visado aquele em que o banco sacado, a pedido do emitente ou do portador legtimo, lana e assinada, no verso, declarao confirmando a existncia de fundos suficientes para a liquidao do ttulo. O cheque visado tratado pelo artigo 7 da Lei do Cheque: LEI 7.357/85. Artigo 7. Pode o sacado, a pedido do emitente ou do portador legitimado, lanar e assinar, no verso do cheque no ao portador, e ainda no endossado, visto, certificao ou outra declarao equivalente, datada e por quantia igual indicada no ttulo. 1. A aposio de visto, certificao ou outra declarao equivalente obriga o sacado a debitar conta do emitente a quantia indicada no cheque e reserv-la em benefcio do portador legitimado, durante o prazo de apresentao, sem que fiquem exonerados o emitente, endossantes e demais coobrigados. 16 COELHO, Fabio Ulhoa. Op. cit. pp. 256-257 2. O sacado creditar conta do emitente a quantia reservada, uma vez vencido o prazo de apresentao; e, antes disso, se o cheque lhe for entregue para inutilizao.

Caractersticas: - deve sempre constar o nome do beneficirio, isto , no pode ser ao portador; - visar significa lanar e declarar no verso do cheque declarao confirmando a existncia de fundos suficientes para a liquidao do cheque - no momento de visar, o cheque no pode se encontrar endossado; - o ato do Banco-Sacado de visar pode ser requerido tanto pelo emitente quanto pelo legtimo portador do ttulo; - no momento em que visa o cheque, o Banco-Sacado deve debitar a quantia da conta do emitente e reserva-la em benefcio do legtimo portador do ttulo; - a garantia acima indicada somente ocorre durante o prazo para a apresentao do cheque. Uma vez expirado tal prazo, o valor retorna para a conta do emitente, podendo o cheque ser descontado como qualquer outro, mas sem a garantia de um cheque visado. f) Cheque cruzado

- Conceito: o cheque cruzado aquele em que se cria uma situao especfica para o cumprimento da ordem de pagar a quantia certa, essa situao especfica a obrigao do cheque apresentado somente poder ser pago pelo sacado a um banco ou a um cliente do sacado, mediante crdito em conta. Isto , o portador do cheque cruzado no poder apresenta-lo no caixa do banco e exigir a entrega de papel-moeda em valor correspondente quantia sacada 17 . - Previso legal: essa espcie de cheque tratada pelos artigos 44 e 45 da Lei do Cheque, que abaixo transcrevemos: LEI 7.357/85. Artigo 44. O emitente ou o portador podem cruzar o cheque, mediante a aposio de dois traos paralelos no anverso do ttulo. - Forma material do cruzamento: atravs da aposio de dois traos paralelos no anverso (frente) do cheque. 17 MAMEDE, Gladston. Op. cit. p. 258-259 - Espcies: A Lei do Cheque prev 2(duas) espcies de cruzamento: o cruzamento geral e o cruzamento especial: Cruzamento geral: O cheque com cruzamento geral somente pode ser pago a um banco. Desse modo, se o tomador concordou em receber cheque cruzado, ou ele prprio o cruzou, dever encaminh-lo ao banco no qual mantm conta de depsito 18 . Est previsto no 1 do artigo 44 da Lei do cheque; Cruzamento especial: O cruzamento especial feito atravs da meno, no interior das linhas paralelas de cruzamento, de um banco, de forma que o beneficirio do cheque dever procurar exatamente a instituio financeira designada no cruzamento e contratar dela os servios de recebimento do valor. Est previsto na parte final do 1 do artigo 44 da Lei do Cheque Observao: Conforme artigo 44, 2, da Lei do cheque, o cruzamento geral pode ser convertido em especial, mas o cruzamento especial no pode ser convertido em geral. 18 COELHO, Fabio Ulhoa. Op. cit. p. 439 V A APRESENTAO DO CHEQUE a) Conceito de apresentao do cheque Temos que o cheque se consubstancia numa ordem incondicional e vista de pagamento de quantia determinada contra um Banco (ou instituio financeira a ele equiparada). Assim, para que seja entregue ao beneficirio o valor a que se refere o cheque deve ocorrer a sua apresentao ao Banco-Sacado para a sua liquidao (pagamento pelo Sacado). Impe-se a citao do artigo 34 da Lei 7.357/85, onde consta: a apresentao do cheque cmara de compensao equivale apresentao a pagamento. b) Prazo para apresentao

Como assevera Amador Paes de Almeida, a apresentao do cheque sumamente importante, de forma que, se tardia (feita aps o prazo legal) faz com que o cheque perca sua eficcia executiva contra os endossantes e seus avalistas 19 . A Lei do Cheque (Lei 7.357/85) normatiza o prazo para apresentao do cheque no seu artigo 33, in verbis : Lei 7.357/85. Art. 33. O cheque deve ser apresentado para pagamento, a contar do dia da emisso, no prazo de 30(trinta) dias, quando emitido no lugar onde houver de ser pago; e de 60(sessenta) dias, quando emitido em outro lugar do Pas ou no exterior. O cheque deve ser apresentado, pelo credor, ao banco sacado, para liquidao, dentro do prazo assinalado pela lei. Conforme a sistemtica legal, para os cheques da mesma praa, o prazo de 30 dias; para os de praas diferentes, o prazo de 60 dias, sempre a contados da data do saque. A definio de uma ou outra categoria de cheque (da mesma praa e de praas diferentes) feita pela comparao entre o municpio que consta como local de emisso e o da agncia pagadora. Se coincidentes, o cheque considerado da mesma praa, caso contrrio, de praas diferentes 20 . 19 ALMEIDA, Amador Paes. Op. cit. pp. 167-168 20 COELHO, Fabio Ulhoa. Op. cit . pp. 440-441 Para fim de definio do prazo de apresentao do cheque, irrelevante se os municpios do local do saque e do estabelecimento bancrio pagador integram a mesma cmara de compensao, conforme artigo 11 da Resoluo 1.682/90 do Banco Central do Brasil. c) Conseqncias da falta de apresentao tempestiva do cheque Como explica Ulhoa Coelho 21 , a inobservncia do prazo de apresentao acarreta a perda do direito de executar os endossantes do cheque, e seus avalistas, se o ttulo devolvido por insuficincia de fundos, conforme inciso II do artigo 47 da Lei do Cheque: Lei 7.357/85. Art. 47. Pode o portador promover a execuo do cheque: I- contra o emitente e seu avalista; II- contra os endossantes e seus avalistas, se o cheque apresentado em tempo hbil e a recusa de pagamento comprovada pelo protesto ou por declarao do sacado, escrita e datada sobre o cheque, com a indicao do dia de apresentao, ou, ainda, por declarao escrita e datada por cmara de compensao (...) Isto , a no apresentao do cheque fora do prazo legal: - no afasta a possibilidade de execuo contra o emitente e seu avalista (Art. 47, II, LC); - impossibilita a execuo contra os endossantes e seus avalistas. d) A comprovao de recusa de pagamento A comprovao da recusa de pagamento pelo Banco-Sacado feita pelo protestou ou pela declarao do Banco-Sacado, escrita e datada sobre o cheque, com indicao do dia de apresentao, ou, ainda, por declarao escrita e datada por cmara de compensao, conforme artigo 47, II, da Lei do Cheque.

21 Op. cit. p. 440 VI- SUSTAO DO CHEQUE a) Conceito de sustao O significado denotativo de sustao ato de sustar e sustar fazer parar, suspender, interromper 22 . Aplicando tal significado ao regime jurdico do cheque, temos sustao como o ato do emitente ou do legtimo portador do ttulo de impedir a liquidao do cheque, atravs de suspenso da ordem de pagar. Importante que se destaque que alguns Autores conceituam sustao como sinnimo de oposio que, segundo a nossa viso, uma espcie do gnero sustao. b) Espcies de sustao O pagamento do cheque pode ser sustado pelo emitente em duas hipteses(espcies): a) revogao , tambm chamada contra-ordem (artigo 35 da Lei do Cheque) e b) oposio (LC, art. 36) 23 . Em ambas as espcies, o objetivo impedir a liquidao do cheque, pelo banco sacado, pressupondo que a liquidao ainda no tenha ocorrido a liquidao do cheque pelo banco sacado. Transcrevamos os artigos 35 e 36 da Lei do Cheque para posterior comparao entre essas duas espcies: Lei do Cheque. Art. 35. O emitente do cheque pagvel no Brasil pode revoga-lo, merc de contra-ordem dada por aviso epistolar, ou por via judicial ou extrajudicial, com as razes motivadoras do ato. Pargrafo nico. A revogao ou contra-ordem s produz efeito depois de expirado o prazo de apresentao e, no sendo promovida, pode o sacado pagar o cheque at que decorra o prazo de prescrio, nos termos do art. 59 desta lei. 22 Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa . Verso digitalizada obtida no site <www.uol.com.br>. Acesso em 17.out.2005 23 COELHO, Fabio Ulhoa. Op. cit . pp. 444-445 Lei do Cheque. Art. 36. Mesmo durante o prazo de apresentao, o emitente e o portador legitimado podem fazer sustar o pagamento, manifestando ao sacado, por escrito, oposio fundada em relevante razo de direito(...) Apresentados os dispositivos legais, vamos ao apontamento das diferenas entre esses dois institutos: Espcie Quesito Revogao (ou contra-ordem)

Oposio 24 Quem pode praticar S o emitente Emitente ou o portador legitimado Produo de efeitos Somente a partir do trmino do prazo para apresentao Imediatamente Nesse sentido o magistrio de Fabio Ulhoa Coelho: as duas formas de sustao do cheque apresentam pequenas diferenas. De um lado, a revogao ato exclusivo do emitente, enquanto a oposio pode tambm ser efetivada pelo portador legitimado. De outro lado, o ato revogatrio (a revogao ou contra- ordem) somente produz efeitos a partir do trmino do prazo de apresentao do cheque, caso essa no se verifique, enquanto os efeitos da oposio so imediatos. Dessa ltima distino decorre que a contra-ordem, a rigor, apenas o ato cambirio pelo qual o emitente pode limitar a eficcia como cheque do ttulo aos 30 ou 60 dias (dependendo se for da mesma praa ou de praas diferentes) seguintes emisso 25 c) A sustao e o Banco Sacado Conforme artigo 36, pargrafo 2 o, da Lei do Cheque, no cabe ao sacado julgar da relevncia invocada pelo oponente. Assim, no cabe ao banco sacado apreciar as razes do ato. Se pessoa legalmente autorizada sua prtica, revoga o cheque ou se ope ao seu pagamento, o sacado deve apenas adotar os procedimentos administrativos internos, aptos a atender a vontade dela. Se a sustao , no caso em particular, medida justa ou abuso de direito, isso no coisa com que se deva preocupar o banco. Sua funo resume-se a simplesmente 24 Gladston Mamede utilizao sustao e oposio como sinnimos, referindo -se ao instituto tratado no artigo 36 da Lei do Cheque. Cf. MAMEDE, Gladston. Op. Cit . pp. 282-283 25 COELHO, Fabio Ulhoa. Op. cit . p. 446 garantir a eficcia ao ato unilateral do emitente. A validade ou invalidade da sustao somente pode ser determinada pelo juiz, cabendo ao prejudicado demandar o emitente e provar o abuso no exerccio do direito. d) Efeitos penais da sustao infundada Na forma do pargrafo 2 o do artigo 171 do Cdigo penal, a sustao infundada do pagamento do cheque tem os mesmos efeitos penais da emisso de cheque sem fundos, caracterizando crime de estelionato. Estelionato Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilcita, em prejuzo alheio, induzindo ou mantendo algum em erro, mediante artifcio, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento: Pena - recluso, de um a cinco anos, e multa. 1 - Se o criminoso primrio, e de pequeno valor o prejuzo, o juiz pode aplicar a pena conforme o disposto no art. 155, 2. 2 - Nas mesmas penas incorre quem: Disposio de coisa alheia como prpria I - vende, permuta, d em pagamento, em locao ou em garantia coisa alheia como prpria; Alienao ou onerao fraudulenta de coisa prpria

II - vende, permuta, d em pagamento ou em garantia coisa prpria inalienvel, gravada de nus ou litigiosa, ou imvel que prometeu vender a terceiro, mediante pagamento em prestaes, silenciando sobre qualquer dessas circunstncias; Defraudao de penhor III - defrauda, mediante alienao no consentida pelo credor ou por outro modo, a garantia pignoratcia, quando tem a posse do objeto empenhado; Fraude na entrega de coisa IV - defrauda substncia, qualidade ou quantidade de coisa que deve entregar a algum; Fraude para recebimento de indenizao ou valor de seguro V - destri, total ou parcialmente, ou oculta coisa prpria, ou lesa o prprio corpo ou a sade, ou agrava as conseqncias da leso ou doena, com o intuito de haver indenizao ou valor de seguro; Fraude no pagamento por meio de cheque VI - emite cheque, sem suficiente proviso de fundos em poder do sacado, ou lhe frustra o pagamento. VI- O CHEQUE SEM FUNDOS E SUAS CONSEQNCIAS a) Conceito de cheque sem fundos Verificando o Banco Sacado, no procedimento de liquidao do cheque, no possuir o emitente fundos suficientes em sua conta de depsito, deve restituir o ttulo a quem lhe apresentou, com a declarao correspondente (de no pagamento por insuficincia de fundos) 26 b) Efeitos penais do cheque sem fundos A emisso de cheque sobre conta que no possui adequada proviso de fundos para fazer frente ordem de pagar e, assim como a indevida frustrao do pagamento de um cheque (oposio indevida), considerada crime de estelionato, de acordo com o artigo 171, 2, do Cdigo Penal. A norma pressupe dolo especfico: a inteno de obter, para si ou para outrem, vantagem ilcita, em prejuzo alheio, utilizando-se do cheque, ardilosamente, fraudando sua funo creditcia e, assim, induzindo a erro aquele que, ao recebe-lo, supe estar recebendo uma representao do pagamento (se a entrega se faz pro solvendo ) ou o pagamento em si (se a entrega feita pro soluto ). A caracterizao do crime exige a aferio dessa inteno especfica. Ao examinar o Recurso em Habeas Corpus 2.285/SP, a 5 Turma do STJ, sob a relatoria do Min. Edson Vidigal, deixou claro que o cheque pr-datado, emitido como garantia de dvida, no constitui ordem de pagamento vista. O emitente, por isso, no obrigado a resgat-lo antes da data aprazada 27 . c) Efeitos cambirios do cheque sem fundo O artigo 15 da Lei do Cheque determina que o emitente garante o pagamento considerando-se no escrita a declarao pela qual se exima dessa garantia. E mais, o artigo 47 da Lei do Cheque permite ao portador promover a execuo do cheque:

- contra o emitente e seu avalista; - contra os endossantes e seus avalistas Op. cit. p. 446 27 MAMEDE, Gladston. Op. cit. p.243 26 COELHO, Fabio Ulhoa.

disposto pelo 3 do artigo 47 da Lei do Cheque que o portador que no apresentar o cheque em tempo hbil, ou no comprovar a recusa de pagamento, se este tinha fundos disponveis durante o prazo de apresentao e os deixou de ter, em razo de fato que no lhe seja imputvel. Assim, frente a um cheque sem fundos, temos que: - se o cheque apresentado no prazo legal (30 ou 60 dias): h o direito do portador do cheque de execuo contra o emitente e seu avalista e contra os endossantes e seus avalistas (art. 47, I, LC); - se o cheque apresentado fora do prazo legal: o portador perde o direito de execuo contra os endossantes e seus avalistas (art. 47, II, LC). E, caso o emitente tinha, no prazo de apresentao fundos disponveis, e os deixou de ter, em razo de fato que no lhe seja imputvel, ento o portador perde o direito de execuo contra o emitente (art. 47, 3, LC).

Tambm, no mbito administrativo, cabe ao Banco Central disciplinar a represso ao uso do cheque sem fundos. A sistemtica vigente prev 2(duas) sanes: a inscrio no CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos) e o pagamento de taxa do Servio de Compensao de Cheques e Outros. A inscrio no CCF aplicvel na segunda devoluo do mesmo cheque, e dela decorre a resciso do contrato de depsito bancrio e a proibio para novos contratos desse gnero, com qualquer banco (exceto se a conta se destina ao recebimento de salrio, a ser movimentada unicamente por cheques avulsos). O pagamento de taxa aplicada a cada devoluo do cheque sem fundos 28 . 28 COELHO, Fabio Ulhoa. Op. cit. pp. 450-451 VII O PROTESTO DO CHEQUE O protesto, no cheque, para fins de execuo no obrigatrio, vez que o artigo 47, 1, da Lei do Cheque impe que a declarao do sacado, escrita e datada sobre o cheque, com a indicao do dia de apresentao, ou, ainda, a declarao escrita e datada por cmara de compensao produz os mesmos efeitos do protesto (para fins de execuo).

Art . 47 Pode o portador promover a execuo do cheque: I - contra o emitente e seu avalista; II - contra os endossantes e seus avalistas, se o cheque apresentado em tempo hbil e a recusa de pagamento comprovada pelo protesto ou por declarao do sacado, escrita e datada sobre o cheque, com indicao do dia de apresentao, ou, ainda, por declarao escrita e datada por cmara de compensao. 1 Qualquer das declaraes previstas neste artigo dispensa o protesto e produz os efeitos deste.

2 Os signatrios respondem pelos danos causados por declaraes inexatas. 3 O portador que no apresentar o cheque em tempo hbil, ou no comprovar a recusa de pagamento pela forma indicada neste artigo, perde o direito de execuo contra o emitente, se este tinha fundos disponveis durante o prazo de apresentao e os deixou de ter, em razo de fato que no lhe seja imputvel. 4 A execuo independe do protesto e das declaraes previstas neste artigo, se a apresentao ou o pagamento do cheque so obstados pelo fato de o sacado ter sido submetido a interveno, liquidao extrajudicial ou falncia. Chamamos a ateno para o fato de que a dispensa de protesto, na forma do 1 do artigo 47 da LC, aplicvel somente para fins de execuo, no gerando efeitos, por exemplo, para fins de instruo do pedido de falncia com base na impontualidade injustificada do devedor empresrio (conforme artigo 94, I, da Lei 11.101/05). O emitente de cheque sem fundos devedor do valor do cheque, acrescido de juros, desde a data da apresentao ao banco sacado (e no do protesto), correo monetria e reembolso de despesas em que incorreu o credor (LC, art. 52). Desse modo, as taxas que o portador do cheque eventualmente pagou para o seu banco, pelo frustrado servio de compensao, as custas desembolsadas no cartrio de protesto, alm das judiciais, so cobrveis do emitente 29 . 29 COELHO, Fabio Ulhoa. Op. cit. pp. 449 VIII A ORDEM DE PREFERNCIA O artigo 40 a Lei do Cheque impe que o pagamento dos cheques se far medida em que forem apresentados os cheques e se dois ou mais forem apresentados simultaneamente, sem que os fundos disponveis bastem para o pagamento de todos, tero preferncia os de emisso mais antiga e, se da mesma data, os de nmero inferior. IX- AS AES CAMBIAIS A ao cambial aquela em que o demandado no pode argir, em sua defesa, matrias estranhas sua relao com o demandante, em razo do princpio da inoponibilidade das excees pessoais aos terceiros de boa- f. A generalidade dos ttulos de crdito comporta uma nica ao cambial, que a cobrana por meio de execuo. Em relao ao cheque, o legislador prev duas: a execuo e a ao de enriquecimento ilcito conforme artigos 59 a 61 da Lei do Cheque 30 , in verbis : Art . 59 Prescrevem em 6 (seis) meses, contados da expirao do prazo de apresentao, a ao que o art. 47 desta Lei assegura ao portador. Pargrafo nico - A ao de regresso de um obrigado ao pagamento do cheque contra outro prescreve em 6 (seis) meses, contados do dia em que o obrigado pagou o cheque ou do dia em que foi demandado. Art . 60 A interrupo da prescrio produz efeito somente contra o obrigado em relao ao qual foi promovido o ato interruptivo. Art . 61 A ao de enriquecimento contra o emitente ou outros obrigados, que se locupletaram injustamente com o no-pagamento do cheque, prescreve em 2 (dois) anos, contados do dia em que se consumar a prescrio prevista no art. 59 e seu pargrafo desta Lei.

Art . 62 Salvo prova de novao, a emisso ou a transferncia do cheque no exclui a ao fundada na relao causal, feita a prova do no-pagamento. A execuo do cheque prescreve em 6(seis) meses, a contar do trmino do prazo de apresentao. , em princpio, irrelevante a data em que o cheque foi apresentado ao banco sacado, e a de sua devoluo. O termo inicial do prazo de prescrio ser considerado o fim do prazo de apresentao, inclusive se a apresentao e devoluo ocorrem fora desse prazo. Por exemplo, cheque de mesma praa emitido em 2 de maro prescreve em 1 de outubro do mesmo ano. Assim , se o cheque foi apresentado ao sacado em 5 de maro (dentro do prazo de apresentao, portanto) ou em 5 de abril (alm do prazo) e independentemente das datas em que o banco restituiu o documento ao credor 31 . Lembre-se, a propsito, que, para fins cambiais, os dias se contam pelos dias (Lei Uniforme, art. 36). No correto, portanto, considerar prescrito o cheque de mesma praa em 7 meses e o de praas diferentes em 8 meses. A exata aplicao da lei impe a contagem dos 30 ou 60 dias correspondentes ao prazo de apresentao, dia a dia, e, em seguida, a soma de 6 meses ao ms do trmino do prazo. Em outros termos no se podem contar meses por dias, nem esses por aqueles 32 . A regra de contagem do prazo prescricional a partir do trmino do de apresentao comporta exceo unicamente no caso de cheque ps-datado, se apresentado liquidao antes da data de emisso nele escrita. A aplicao da regra geral nesse caso, de fato importaria benefcio ao credor que descumpriu a obrigao de no-fazer assumida perante o emitente isto , a de no liquidar o cheque antes da data acertada de comum acordo entre eles. Os 6 meses prescricionais, na hiptese de apresentao precipitada de cheque ps-datado, contam-se como se o saque tivesse sido realizado na data da primeira apresentao ao sacado. Desse modo, se cheque de mesma praa, que ostenta o dia 2 de abril como data de emisso, apresentado ao sacado em 15 de maro, deve-se reputar prescrita a execuo em 14 de outubro do mesmo ano, ltimo dia em que o credor ainda pode ajuizar a execuo. Prescrita a execuo, o portador do cheque sem fundos poder, nos 2 anos seguintes, promover a ao de enriquecimento indevido contra o emitente, endossantes e avalistas (artigo 61 da LC). O portador do cheque, atravs e processo de conhecimento, pede a condenao judicial de qualquer devedor cambirio no pagamento do valor do ttulo, sob o fundamento e que se operou o enriquecimento indevido. De fato, se o cheque est sem fundos, o demandado locupletou-se sem causa lcita, em prejuzo do demandante, e essa, em princpio, a matria de discusso na ao 33 . Como a ao de enriquecimento indevido cambial, se o demandante o endossatrio do cheque e o demandado o emitente, no poder esse ltimo, na contestao, suscitar matrias pertinentes ao negcio originrio do ttulo, matrias que, perante terceiros de boaf, no so oponveis, no regime de direito cambirio. Frise-se, entretanto, que se a demanda promovida pelo tomador contra o emitente, ser lcito ao ru contestar o pleito discutindo a relao jurdica originria do ttulo. Exemplo: se Antonio tomou dinheiro emprestado de Benedito agiota que cobra juros usurrios -, e procedeu ao pagamento do devido por cheques, que foram regularmente endossados a Carlos , terceiro de boa-f, na ao de enriquecimento indevido que o ltimo promover contra aquele no ser cabvel contestar a pretenso, discutindo a limitao legal dos juros. Mas se o cheque no circulou, na ao de

enriquecimento indevido que Benedito aforar contra Antonio, ser perfeitamente discutvel o excesso de juros 34 . Aps a prescrio das aes cambiais, ser ainda possvel ao portador do cheque sem fundos promover a ao causal (LC, art. 62, a seguir transcrito), para fins de discutir as obrigaes decorrentes da relao originria: Art . 63 Os conflitos de leis em matria de cheques sero resolvidos de acordo com as normas constantes das Convenes aprovadas, promulgadas e mandadas aplicar no Brasil, na forma prevista pela Constituio Federal. Claro que a admisso condicionada existncia de relao extracambial entre os litigantes, que o objeto da lide. No exemplo acima, entre Carlos e Antonio no existe nenhuma outra relao jurdica, a no ser o prprio cheque; por essa razo, o primeiro, depois de prescritas as aes cambiais, no mais titular de qualquer direito contra o segundo. Poder apenas intentar algum processo contra Benedito , para discutir a relao jurdica que havia justificado a transferncia do ttulo de crdito (mtuo, responsabilidade civil etc) 35 . 34 Idem 35 Idem X AUTONOMIA E INDEPENDNCIA NO CHEQUE Tambm no que diz respeito ao cheque, as obrigaes assumidas pelos diversos partcipes da relao, entre sacador, avalista, sacado, endossatrio, so autnomas e independentes, conforme artigo 13 da Lei do Cheque 36 , in verbis : Art . 13 As obrigaes contradas no cheque so autnomas e independentes. Pargrafo nico - A assinatura de pessoa capaz cria obrigaes para o signatrio, mesmo que o cheque contenha assinatura de pessoas incapazes de se obrigar por cheque, ou assinaturas falsas, ou assinaturas de pessoas fictcias, ou assinaturas que, por qualquer outra razo, no poderiam obrigar as pessoas que assinaram o cheque, ou em nome das quais ele foi assinado. Repete-se, assim, por expressa disposio normativa, os princpios j estudados na parte geral e que caracterizam o Direito Cambirio. A esses, como j visto, soma-se o princpio da abstrao, permitindo-se afirmar que o cheque declarao unilateral de um crdito que independe do negcio de base, isto , que no comporta investigao sobre a causa debendi 37 . A aplicao dos princpios da autonomia e da independncia leva afirmao de uma regra que se encontra escrita no artigo 13, pargrafo nico, da Lei do cheque, prevendo que a assinatura de pessoa capaz cria obrigaes para o signatrio, mesmo que o cheque contenha assinatura de pessoas incapazes de se obrigar por cheque, ou assinaturas falsas, ou assinaturas de pessoas fictcias, ou assinaturas que, por qualquer outra razo, no poderiam obrigar as pessoas que assinaram o cheque, ou em nome das quais ele foi assinado 38 .

Potrebbero piacerti anche