Sei sulla pagina 1di 53

1

TECLADO

FIGURAS
So sinais que estabelecem a durao do som e do silncio, tambm chamados Valores. Os valores podem ser Positivos e Negativos. Valores Positivos So as !iguras das notas, que representam a durao do som. Valores Negativos So as !iguras das pausas que representam a durao do silncio.

DE OUVIDO
Vamos subir e des er a es ada dos So!s"

Subi!do a Es ada
"s notas musicais so #$ %& '( )* +, SO- -" S*. Por enquanto vamos aprender somente uma oitava. .ada oitava abrange / notas sendo a /0 nota a repetio da 10.

Como Estudar
Pronuncie em vo2 alta estas / notas, como se estivesse subindo uma escada. %epois tente entoar essas oito notas subindo.

"gora, desa devagar2inho, sem tropear, at !icar !luente. 'epare que para descer a escada !alando sem errar, muito mais di!3cil. Pronuncie em vo2 alta essas / notas, como se estivesse descendo a escada. 'epita diversas ve2es sem olhar para o desenho. %epois tente entoar essas / notas descendo.

+inalmente voc vai subir e descer a escada, que podemos chamar de 4scala de %&. %esa e suba diversas ve2es, at pronunciar rapidamente os nomes das notas sem olhar para os desenhos da escada. ( por ai, esses so os seus primeiros passos na escada do 5Para3so da )6sica7.

CIFRAS
Na )6sica Popular, usa se mundialmente um 5Sistema de .i!ragem7 para o acompanhamento do Piano, &rgo 4letr8nico, Violo, "cordeon, 9eclados, etc. Ci#ras So letras que se colocam acima ou abai:o de uma melodia para indicar quais so os seus acordes correspondentes.

Ci#ras !os Dois Idiomas


;< muitos anos, em todos os pa3ses do mundo, as .i!ras vm sendo empregadas pelos pro!issionais da )6sica Popular em dois idiomas$ -3ngua -atina e -3ngua "nglo Sa:8nica. Na -3ngua -atina as sete notas so representadas por s3labas e na -3ngua "nglo Sa:8nica por sete letras do al!abeto.

VALORES DAS NOTAS E PAUSAS


Vamos aprender agora os valores das notas e das pausas. "s notas representam o som, e as pausas o silncio. 4las tm os mesmos valores.

Os valores das notas e pausas abai:o, re!erem se ao compasso quatern<rio =>?>, . ou >@

" !igura da Semibreve considerada a unidade e as outras so suas subdivisAes ou !raAes. "s !iguras, segundo a ordem dos seus valores valem o dobro da seguinte e metade da anterior. "s outras !iguras tm estas mesmas subdivisAes. Bm ponto depois de uma nota ou pausa, aumenta metade do seu valor. Bma m3nima pontuada passar< a valer C tempos.

CA$E%A& 'ASTE E COLC'ETE


"s !iguras de Notas podem ser compostas de$ .abea, ;aste e .olchete. "s .abeas de Notas so escritas nas linhas e nos espaos da pauta para determinar os nomes das notas.

O D( CENTRAL
O D( .entral est< no centro do teclado. ( uma tecla branca antes das duas teclas pretas. 4ste D(& serve de guia ou ponto de partida para nomear e locali2ar as notas tanto para a direita como para a esquerda.

VA)OS TOCAR O D( R* )I F+ SOL

9oque vagarosamente estas cinco notas, uma de cada ve2. Os dois pontos no princ3pio e no !inal da Pauta, servem de aviso para repetir o trecho musical. .hamam se Sinais de 'epetio. 'epita diversas ve2es, at que os sons desta 5 notas !iquem bem limpinhos e !irmes. 9oque com os dedos arredondados, como se estivesse segurando uma bola.

,UADRO DAS NOTAS DE U) TECLADO DE - OITAVAS

CO)O )ANUSEAR U) TECLADO


"o comprar um 9eclado, guarde com muito cuidado o .at<logo ou )anual que o acompanha, porque possui diversas instruAes sobre os diversos recursos de uma determinada marca. Duase sempre eles tra2em$ Sugesto de 'egistros, .ontrole de "companhamento e Solos, 'egistro de 'itmos, .ontrole de Volume e sons de instrumentos que podem ser usados para melodias$ +lautas, Piano, Strings, Euitarra, etc.

AS CIFRAGENS NO TECLADO
Os "cordes .i!rados do 9eclado so os mesmos do &rgo 4letr8nico. Duando voc no souber uma .i!ra, recorra ao %icion<rio de "cordes .i!rados para 9eclado, apresentado no !inal deste livro.

10

POSI%.O FUNDA)ENTAL
9ONS )"*O'4S 4 a posio F,S*.", de sentido harm8nico alegre e vibrante, mais usada em estilo tradicional. Pode ser chamada de 9GN*.". Nos mtodos pr<ticos, mais conhecido como P'*)4*'".

D/

R0

)i

+<

11

Sol

-<

Si

12

POSI%.O FUNDA)ENTAL
9ONS )4NO'4S Os tons )4NO'4S se caracteri2am pelo sentido de harmonia puramente romHntico. 9alve2 por isso, so os pre!eridos dos compositores e artistas que deseIam e:pressar um sentimento de triste2a em suas canAes. " partir da prJ:ima pagina, os tons sero designados apenas por .*+'". .m %m

4m

+m

13

Em

"m

Fm

14

S*TI)A )ENOR
9ONS )"*O'4S O acorde de S(9*)" )4NO' chamado simplesmente S(9*)". Nos tons maiores, seu e!eito to suave, que nem pode ser considerado propriamente uma dissonHncia. 4mbora no seIa moderno, sua aplicao em m6sica popular generali2ada. Nos mtodos pr<ticos, o S(9*)" conhecida como S4EBN%".

.#

%#

4#

+#

15

E#

"#

F#

16

S*TI)A )ENOR
9ONS )4NO'4S " S(9*)", nos tons menores, discretamente dissonante. 9em grande aplicao em harmonia moderna, principalmente nas batidas de bossa nova. ( de origem Ia223stica, como o maioria dos acordes desse gnero.

.m#

%m#

4m#

+m#

17

Em#

"m#

Fm#

18

S*TI)A )AIOR
9ONS )"*O'4S " S(9*)" )"*O' causa uma dissonHncia acentuada nos tons maiores, sendo mais aplicado no gnero popular moderno, principalmente em samba.

.#)

%#)

4#)

+#)

19

G1)

A1)

$1)

20

S*TI)A )AIOR
9ONS )4NO'4S Nos tons menores, a S(9*)" )"*O' ainda mais dissonante, podendo mesmo provocar um e!eito estranho aos ouvidos no muito habituados com os novos padrAes de ;armonia.

.m#)

%m#)

4m#)

+m#)

21

Em#)

"m#)

Fm#)

22

SE2TA
9ONS )"*O'4S O intervalo de S4K9" provoca nos tons maiores uma dissonHncia discreta, o que no impede que seIa considerada bem atuali2ada, mesmo dentro de estilos mais modernos.

C3

D3

E3

F3

23

G3

A3

$3

24

SE2TA
9ONS )4NO'4S Nos tons menores, a S4K9" causa e!eito leve, com caracter3sticas romHnticas. Pode ser aplicada em estilo moderno, como elemento de ligao, ou gnero !olclJrico, como independente. "s sequncias abai:o e:empli!icam esses casos.

.mL

%mL

4mL

+mL

25

EmL

"mL

FmL

26

,UINTA AU)ENTADA
9ONS )"*O'4S O acorde de DB*N9" "B)4N9"%", isoladamente, quase no aplicado. 4ntretanto, deve se levar em conta que esta posio mais apropriada para sequncias, Iusti!icando assim, sua !uno. O e:emplo ao lado, pode ser adaptado ao conhecido chorinho 5.arinhoso7.

.MN

%MN

4MN

+MN

27

GMN

"MN

4MN

28

,UINTA AU)ENTADA
9ONS )4NO'4S O intervalo de DB*N9" "B)4N9"%" nos tons menores, causa uma impresso harm8nica de sentido dram<tico, quase pungente. No deve ser classi!icado nem como antigo nem como moderno, pois adapta se a qualquer estilo, desde que bem aplicado. No e:emplo abai:o, ele atua como acorde de ligao entre .m e .mL.

.mMN

%mMN

4mMN

+mMN

29

EmMN

"mMN

FmMN

30

,UINTA DI)INUTA E S*TI)A


9ONS )"*O'4S

.#M

%#M

4#M

+#M

31

E#M

"#M

F#M

32

,UINTA DI)INUTA
9ONS )4NO'4S 4is um acorde absolutamente ine:pressivo, com limitadas possibilidades de adaptao em acompanhamento. *nclu3do em certas sequncias, pode e:ercer uma !uno positiva.

.m

%m

4m

+m

33

Em

"m

Fm

34

,UARTA
9ONS )"*O'4S 4 )4NO'4S "corde cl<ssico, estilo medieval. Numa an<lise isolada, no se pode saber se uma DB"'9" est< em maior ou menor, pois essa dissonHncia compat3vel com qualquer uma das teras. Portanto a classi!icao quanto ao )O%O, sJ ser< poss3vel quando o acorde estiver dentro de uma m6sica, dependendo do seu tom.

.>

%>

4>

+>

35

E>

">

F>

36

,UARTA E S*TI)A
9ONS )"*O'4S 4 )4NO'4S Ountamente com a stima o intervalo de DB"'9" usado como intermdio, nunca sendo empregado em !inal de sequncia, pois sua !uno de ligao. O acorde de DB"'9" e S(9*)" se completa harmonicamente quando antecipa o de S(9*)". VeIamos estes dois e:emplos$

.#>

%#>

4#>

+#>

37

E#>

"#>

F#>

38

SEGUNDA )AIOR
9ONS )"*O'4S O intervalo de S4EBN%", no tem nenhuma relao com a posio conhecida por 5S4EBN%"7, em todas os mtodos tradicionais. O acorde de S4EBN%" )"*O', nos tons maiores evoca o gnero de m6sica sacra.

.P

%P

4P

+P

39

EP

"P

FP

40

SEGUNDA )AIOR
9ONS )4NO'4S "quele conhecido teorema que di2$ 5 " ordem dos !atores no altera o produto, Iamais poder< ser aplicado Q ;armonia. " ordem das notas altera, e muito, o e!eito de um acorde.

.mP

%mP

4mP

+mP

41

EmP

"mP

FmP

42

DI)INUTAS
B) ."SO 4SP4.*"Duando demos os intervalos, vimos a Stima )"*O' e a Stima )4NO'. Porm h< certos casos em que pode haver uma Stima %*)*NB9", que corresponde na escala Q Stima )aior com dobrado bemol, ou ento Q Stima )enor com bemol. 4sse intervalo coincide e:atamente com a S4K9", com a qual, porm a dissonHncia no deve ser con!undida. Se incluirmos num tom menor, a Stima %iminuta e a Duinta %iminuta, estar< !ormado um acorde muito importante, conhecido simplesmente por %*)*NB9", cuIa aplicao em harmonia quase generali2ada. %eve se observar que indispens<vel o sinal de menor ao lado do tom. .dim %dim

4dim

+dim

43

Edim

"dim

Fdim

NONA )ENOR E S*TI)A


44

9ONS )"*O'4S SJ em conIunto com a Stima, que a Nona )enor encontra a sua melhor base harm8nica. 4ste um acorde importanteR aplicado com !requncia nos acompanhamentos modernos. Nos tons menores, tem uma dissonHncia negativa.

.S

%S

4S

+S

45

ES

"S

FS

NONA )ENOR
46

9ONS )"*O'4S OB )4NO'4S

"S

4S

"mS

4mS

NONA
47

9ONS )"*O'4S O intervalo de NON" transmite ao acorde um toque suavemente aristocr<tico, onde a dissonHncia bem caracteri2ada entre moderna e romHntica. " NON" corresponde Q Stima maior.

.S

%S

4S

+S

48

ES

"S

FS

49

DICION+RIO DE ACORDES CIFRADOS PARA TECLADO

DICION+RIO DE ACORDES CIFRADOS PARA TECLADO

DICION+RIO DE ACORDES CIFRADOS PARA TECLADO

Potrebbero piacerti anche