Sei sulla pagina 1di 2

1-Em todos os lugares, existem questes e duvidas sobre a cultura, principalmente em relao origem e evoluo do homem para se diferenciar

r dos outros animais e possuir esse total poder existente at hoje. Homo Sapiens e o Ser Humano atual, o que pode ter acontecido pra tamanha diferena entre a mesma raa. muito difcil saber exatamente o que aconteceu com o ser que antecede o Homo Sapiens, vivemos em evoluo e no era diferente naquela poca. O Homo Sapiens diferencia-se dos outros animais justamente pela sua capacidade de produzir cultura, pelo seu saber e conhecimento. O homem um ser cultural, pois o mesmo tende a produzir o que no natural, pois possui expectativas que no se limitam ao mundo como ele se apresenta e nem sua materialidade. O homem produziu a cultura a partir do momento em que se crebro, modificado pelo processo evolutivo dos primatas, foi capaz de assim proceder. Nenhum animal evoluiu tanto como o Homo Sapiens, tamanha evoluo comprovada ao ver o quanto o Homo Sapiens que o Ser Humano propriamente dito evoluindo cada vez mais. 2-A cultura influencia a ponto de ser como uma lente porque por meio dela que se a capaz de enxergar o mundo, se em determinada cultura existe padres, a pessoa pertencente a esta cultura enxergar esses padres como certos e quem no concordar com esses eles estar errado. H uma grande diversidade cultural, ou seja, h diferentes tipos de cultura e cada tipo tem a sua forma de enxergar o mundo e encarar determinadas situaes. No podemos dizer que uma pessoa brasileira ter os mesmos modos que uma pessoa tailandesa, isso porque as duas pessoas no possuem a mesma cultura, so seres humanos, mas so quase que completamente diferentes. Todos os comportamentos notados nas pessoas so relacionados educao, todavia essa educao tem sua origem, que a cultura. A cultura est em tudo, como uma forma de lente para as pessoas, se no existisse cultura no existiria diferena entre pessoas, povos e naes. 3-A cultura no influi diretamente na biologia do ser humano, pois o mesmo j acarreta no seu gene todas as suas caractersticas biolgicas. A cultura muda de acordo com a localidade onde se vive. Desse modo a cultura ir atuar sobre o indivduo moldando-o e influenciando no seu comportamento. Um exemplo bem notvel: quando um africano de plena vontade muda-se para a China, este indivduo ter de aprender a cultura chinesa, desse modo, mudando o seu jeito de falar, de vestir-se, de comer e de se comportar, mas isso no mudar suas caractersticas fsicas. Outro exemplo bem interessante encontra-se no texto, fala que: africanos quem foram removidos violentamente do seu continente e transportados como escravos para terras estranhas que eram habitadas por pessoas de costumes e lnguas diferentes, perdiam a motivao para viver. Tudo isso pelo fato de o indivduo relacionar a cultura com a sua vida, sendo assim impossvel que ela viva sem os costumes e princpios que ele aprendeu e considerava correto, e que antigamente lhe era permitido.

A cultura pode influenciar as pessoas at no ponto de lhes causar doenas imaginrias. Um exemplo: uma pessoa saudvel pode instantaneamente sentir-se doente apenas pelo fato de pensar que algum lhe ps olho gordo. Do mesmo modo que uma pessoa que est com uma doena e toma plulas de acar, a pessoa cr que aquele remedia lhe far bem, e em alguns casos a pessoa acaba curada. A pessoa quando nasce j tem todo o seu plano biolgico formado, mas a cultura quem mostrar como o mesmo o desenvolver.

Potrebbero piacerti anche