Sei sulla pagina 1di 7

Consideraes Gerais O pensamento de Descartes exercer uma influncia vasta no mundo cultural francs e europeu, diretamente at Kant e indiretamente

at Hegel. E exerceu tal influncia no tanto como sistema metafsico, quanto especialmente pelo esprito crtico, pelo mtodo racionalista, implcito nas premissas do sistema e realizado apenas parcialmente pelo filsofo.

O desenvolvimento lgico do cartesianismo representado por alguns grandes pensadores originais: Spinoza, Malebranche, Leibniz. Spinoza a mais coerente e extrema expresso do racionalismo moderno depois do fundador e antes de Kant; Malebranche e Leibniz encontram, ao contrrio, nas suas preocupaes prticas, religiosas e polticas, limitaes ao desenvolvimento lgico e despreocupado do racionalismo.

Ladeia estes trs pensadores uma turma numerosa de cartesianos mais ou menos ortodoxos, particularmente na Frana na segunda metade do sculo XVII. Significativa a influncia que o criticismo e o racionalismo cartesianos exerceram sobre a cultura do sculo de Lus XIV, o sculo de ouro da civilizao francesa; sobre a arte de Racine e de La Fontaine, sobre a potica de Boileau, a tica de La Bruyre, o pensamento de Bayle.

Descartes teve seguidores tambm em determinados meios religiosos de orientao platnicoagostiniana, mais ou menos ortodoxos. Os dois centros principais desse sincretismo so representados pelo Jansenismo e pelo Oratrio. Brs Pascal, porm (se bem que, em parte, jansenista), grande fsico e matemtico, mas de um profundo sentimento religioso e cristo, parece ter tido intuio da falha da filosofia cartesiana. razo matemtica, cientfica esprito geomtrico - que vale para o mundo natural mas no chega at Deus, contrape a razo integral - esprit de finesse - que leva at o cristianismo.

Descartes teve numerosos adversrios e crticos no campo filosfico, entre os quais Hobbes. Entretanto, as oposies maiores contra o cartesianismo surgiram evidentemente no ambiente eclesistico e poltico, quer catlico quer protestante. Nesses ambientes houve a intuio de um perigo revolucionrio para a religio e a ordem social, por causa do criticismo, mecanismo e infinidade do universo, prprios daquela filosofia.

E, no entanto, o cartesianismo forjou a mentalidade (racionalista-matemtica) dos maiores filsofos at Kant. E tambm props os grandes problemas em torno dos quais girou a especulao desses filsofos, a saber: a relao entre substncia finita de um lado, e entre esprito e matria do outro. Da surgiram o ontologismo e o ocasionalismo de Malebranche, a harmonia preestabelecida de Leibniz e o pantesmo psicofsico de Spinoza.

Baruch Spinoza O racionalismo cartesiano levado a uma rpida, lgica, extrema concluso por Spinoza. O problema das relaes entre Deus e o mundo por ele resolvido em sentido monista: de um lado, desenvolvendo o conceito de substncia cartesiana, pelo que h uma s verdadeira e prpria substncia, a divina; de outro lado introduzindo na corrente racionalista-cartesiana uma preformada concepo neoplatnica de Deus, a saber, uma concepo pantestaemanatista. O problema, pois, das relaes entre o esprito e a matria resolvido por Spinoza, fazendo da matria e do esprito dois atributos da nica substncia divina. Une os dois na mesma substncia segundo um paralelismo psicofsico, uma animao universal, uma forma de pampsiquismo. Em geral, pode-se dizer que Descartes fornece a Spinoza o elemento arquitetnico, lgico-geomtrico, para a construo do seu sistema, cujo contedo monista, em parte deriva da tradio neoplatnica, em parte do prprio Descartes.

Os demais racionalistas de maior envergadura da corrente cartesiana se seguem, cronologicamente, depois de Spinoza; entretanto, logicamente, esto antes dele, pois no tm a ousadia - em especial Malebranche - de chegar at s extremas conseqncias e concluses racionalista-monista, exigidas pelas premissas cartesianas, detidos por motivos prticosreligiosos e morais, que no se encontram em Spinoza. Com isto no se excluem, por parte deles, desenvolvimentos em outro sentido. Por exemplo, no se excluem os desenvolvimentos idealistas do fenomenismo racionalista por parte de Leibniz.

Vida e Obras Baruch Spinoza nasceu em Amsterdam em 1632, filho de hebreus portugueses, de modesta condio social, emigrados para a Holanda. Recebeu uma educao hebraica na academia israelita de Amsterdam, com base especialmente nas Sagradas Escrituras. Demonstrando muita inteligncia, foi iniciado na filosofia hebraica (medieval-neoplatnico-pantesta) e destinado a ser rabino.

Mas, depois de se manifestar o seu racionalismo e tendo ele recusado qualquer retratao, foi excomungado pela Sinagoga em 1656. Tambm as autoridades protestantes o desterraram como blasfemador contra a Sagrada Escritura. Spinoza reitrou-se, primeiro, para os arredores de Amsterdam, em seguida para perto de Leida e enfim refugiou-se em Haia. Aos vinte e cinco anos de idade esse filsofo, sem ptria, sem famlia, sem sade, sem riqueza, se acha tambm isolado religiosamente.

Os outros acontecimentos mais notveis na formao espiritual especulativa de Spinoza so: o contacto com Francisco van den Ende, mdico e livre pensador; as relaes travadas com

alguns meios cristo-protestantes. Van den Ende iniciou-o no pensamento cartesiano, nas lnguas clssicas, na cultura da Renascena; e nos meios religiosos holandeses aprendeu um cristianismo sem dogmas, de contedo essencialmente moralista.

Alm destes fatos exteriores, nada encontramos de notvel exteriormente na breve vida de Spinoza, inteiramente dedicada meditao filosfica e redao de suas obras. Provia pois s suas limitadas necessidades materiais, preparando lentes pticas para microscpios e telescpios, arte que aprendera durante a sua formao rabnica; e tambm aceitando alguma ajuda do pequeno grupo de amigos e discpulos. Para no comprometer a sua independncia especulativa e a sua paz, recusou uma penso oferecida pelo "grande Cond" e uma ctedra universitria em Heidelberg, que lhe propusera Carlos Ludovico, eleitor palatino.

Uma tuberculose enfraquecera seu corpo. Aps alguns meses de cama, Spinoza faleceu aos quarenta e quatro anos de idade, em 1677, em Haia. Deixou uma notvel biblioteca filosfica; mas a sua herana mal chegou para pagar as despesas do funeral e as poucas dvidas contradas durante a enfermidade.

Um trao caracterstico e fundamental do carter de Spinoza a sua concepo prtica, moral, de filosofia, como solucionadora ltima do problema da vida. E, ao mesmo tempo, a sua firme convico de que a soluo desse problema no possvel seno teoreticamente, intelectualmente, atravs do conhecimento e da contemplao filosfica da realidade.

As obras filosficas principais de Spinoza so: a Ethica (publicada postumamente em Amsterdam em 1677), que constitui precisamente o seu sistema filosfico; o Tractatus theologivo-politicus (publicado annimo em Hamburgo em 1670), que contm a sua filosofia religiosa e poltica.

A princpio desconhecido e atacado, o pensamento de Spinoza acabou por interessar e influenciar particularmente a cultura moderna depois de Kant (Lessing, Goethe, Schelling, Hegel, Schleiermacher, etc.), proporcionando ao idealismo o elemento metafsico monista, naturalmente filtrado atravs da crtica kantiana.

O Pensamento: Deus A teologia de Spinoza contida, substancialmente, no primeiro livro da Ethica (De Deo). Spinoza quereria deduzir de Deus racionalmente, logicamente, geometricamente toda a realidade, como aparece pela prpria estrutura exterior da Ethica ordine geometrico demonstrata. No nos esqueamos de que o Deus spinoziano a substncia nica e a causa

nica; isto , estamos em cheio no pantesmo. A substncia divina eterna e infinita: quer dizer, est fora do tempo e se desdobra em nmero infinito de perfeies ou atributos infinitos.

Desses atributos, entretanto, o intelecto humano conhece dois apenas: o esprito e a matria, a cogitatio e a extensio. Descartes diminuiu estas substncias, e no monismo spinoziano descem condio de simples atributos da substncia nica. Pensamento e extenso so expresses diversas e irredutveis da substncia absoluta, mas nela unificadas e correspondentes, graas doutrina spinoziana do paralelismo psicofsico.

A substncia e os atributos constituem a natura naturans. Da natura naturans (Deus) procede o mundo das coisas, isto , os modos. Eles so modificaes dos atributos, e Spinoza chama-os natura naturata (o mundo). Os modos distinguem-se em primitivos e derivados. Os modos primitivos representam as determinaes mais imediatas e universais dos atributos e so eternos e infinitos: por exemplo, o intellectus infinitus um modo primitivo do atributo do pensamento, e o motus infinitus um modo primitivo do atributo extenso.

As leis do paralelismo psicofsico, que governam o mundo dos atributos, regem naturalmente todo o mundo dos modos, quer primitivos quer derivados. Cada corpo tem uma alma, como cada alma tem um corpo; este corpo constituiria o contedo fundamental do conhecimento da alma, a saber: a cada modo de ser e de operar na extenso corresponde um modo de ser e de operar do pensamento. Nenhuma ao possvel entre a alma e o corpo - como dizia tambm Descartes - e como Spinoza sustenta at o fundo.

A lei suprema da realidade nica e universal de Spinoza a necessidade. Como tudo necessrio na natura naturans, assim tudo tambm necessrio na natura naturata. E igualmente necessrio o liame que une entre si natura naturans e natura naturata. Deus no somente racionalmente necessitado na sua vida interior, mas se manifesta necessariamente no mundo, em que, por sua vez, tudo necessitado, a matria e o esprito, o intelecto e a vontade.

O Homem Do primeiro livro da Ethica - cujo objeto Deus - Spinoza passa a considerar, no segundo livro (De mente), o esprito humano, ou, melhor, o homem integral, corpo e alma. A cada estado ou mudana da alma, corresponde um estado ou mudana do corpo, mesmo que a alma e o corpo no possam agir mutuamente uma sobre o outro, como j se viu.

No preciso repetir que, para Spinoza, o homem no uma substncia. A assim chamada alma nada mais que um conjunto de modos derivados, elementares, do atributo pensamento da substncia nica. E, igualmente o corpo nada mais que um complexo de modos derivados, elementares, do atributo extenso da mesma substncia. O homem, alma e corpo, resolvido num complexo de fenmenos psicofsicos.

Mesmo negando a alma e as suas faculdades, Spinoza reconhece vrias atividades psquicas: atividade teortica e atividade prtica, cada uma tendo um grau sensvel e um grau racional.

A respeito do conhecimento sensvel (imaginatio), sustenta Spinoza que ele inteiramente subjetivo: no sentido de que o conhecimento sensvel no representa a natureza da coisa conhecida, mas oferece uma representao em que so fundidas as qualidades do objeto conhecido e do sujeito que conhece e dispe tais representaes numa ordem fragmentria, irracional e incompleta.

Spinoza distingue, pois, o conhecimento racional em dois graus: conhecimento racional universal e conhecimento racional particular. A ordem oferecida pelo conhecimento racional particular nada mais que a substncia divina; abrange ela, na sua unidade racional, os atributos infinitos e os infinitos modos que a determinam. E desse conhecimento racional intuitivo, mstico, derivam necessariamente a felicidade e virtude supremas. Das limitaes do conhecimento sensvel decorrem o sofrimento e a paixo, dada a universal correspondncia spinoziana entre teortico e prtico.

Visto o paralelismo psicofsico de Spinoza, claro que o conhecimento, no sistema spinoziano, no constitudo pela relao de adequao entre a mente e a coisa, mas pela relao de adequao da mens do sujeito que conhece a mens do objeto conhecido.

A Moral Como sabido, Spinoza dedica ao problema moral e sua soluo os livros III, IV e V da Ethica. No livro III faz ele uma histria natural das paixes, isto , considera as paixes teoricamente, cientificamente, e no moralisticamente. O filsofo deve humanas actiones non ridere, non lugere, neque detestari, sed intelligere; assim se exprime Spinoza energicamente no promio ao II livro da Ethica. Tal atitude rigidamente cientfica, em Spinoza, favorecida pela concepo universalmente determinista da realidade, em virtude da qual o mecanismo das paixes humanas necessrio como o mecanismo fsico-matemtico, e as paixes podem ser tratadas com a mesma serena indiferena que as linhas, as superfcies, as figuras geomtricas.

Depois de nos ter oferecido um sistema do mecanismo das paixes no IV livro da Ethica, Spinoza esclarece precisamente e particularmente a escravido do homem sujeito s paixes. Essa escravido depende do erro do conhecimento sensvel, pelo que o homem considera as coisas finitas como absolutas e, logo, em choque entre si e com ele. Ento a libertao das paixes depender do conhecimento racional, verdadeiro; este conhecimento racional no depende, entretanto, do nosso livre-arbtrio, e sim da natureza particular de que somos dotados.

No V e ltimo livro da Ethica, Spinoza esclarece, em especial, a condio do sbio, libertado da escravido das paixes e da ignorncia. O sbio realiza a felicidade e a virtude simultnea e juntamente com o conhecimento racional. Visto que a felicidade depende da cincia, do conhecimento racional intuitivo - que , em definitivo, o conhecimento das coisas em Deus - o sbio, a chegado, amar necessariamente a Deus, causa da sua felicidade e poder. Tal amor intelectual de Deus precisamente o jbilo unido com a causa racional que o produz, Deus. Este amor do homem para com Deus, retribudo por Deus ao homem; entretanto, no um amor como o que existe entre duas pessoas, pois a personalidade excluda da metafsica spinoziana, mas no sentido de que o homem idntico panteisticamente a Deus. E, por conseguinte, o amor dos homens para com Deus idntico ao amor de Deus para com os homens, que , pois, o amor de Deus para consigo mesmo (por causa precisamente do pantesmo).

Chegado ao conhecimento e vida racionais, o sbio vive j na eternidade, no sentido de que tem conhecimento eterno do eterno. A respeito da imortalidade da alma, devemos dizer que excluda naturalmente por Spinoza como sobrevivncia pessoal porquanto pessoa e memria pertencem imaginao. A imortalidade, ento, no poder ser entendida seno como a eternidade das idias verdadeiras, que pertencem substncia divina. De sorte que imortais, ou eternas, ou pela mxima parte imortais, sero as almas ou os pensamentos dos sbios, ao passo que s almas e aos pensamentos dos homens vulgares, como que limitados ao conhecimento e vida sensveis, destinado o quase total aniquilamento no sistema racional da substncia divina.

A Poltica e a Religio Spinoza tratou particularmente do problema poltico e religioso no Tractatus theologicopoliticus. Considera ele o estado e a igreja como meios irracionais para o advento da racionalidade. As aes feitas - ou no feitas - em vista das penas ou dos prmios temporais e eternos, ameaados ou prometidos pelo estado e pela igreja, dependem do temor e da esperana, que, segundo Spinoza, so paixes irracionais. Elas, entretanto, servem para a tranquilidade do sbio e para o treinamento do homem vulgar.

No estado de natureza, isto , antes da organizao poltica, os homens se encontravam em uma guerra perptua, em uma luta de todos contra todos. o prprio egosmo que impede os homens a se unirem, a se acordarem entre si numa espcie de pacto social, pelo qual prometem renunciar a toda violncia, auxiliando-se mutuamente. No entanto, no basta o pacto apenas: precisa o homem do arrimo da fora para sustentar-se. De fato, mesmo depois do pacto social, os homens no cessam de ser, mais ou menos, irracionais e, portanto, quando lhes fosse cmodo e tivessem a fora, violariam, sem mais, o pacto. Nem h quem possa oporse a eles, a no ser uma fora superior, porquanto o direito sem a fora no tem eficcia. Ento os componentes devem confiar a um poder central a fora de que dispem, dando-lhe a incumbncia e o modo de proteger os direitos de cada um. S ento o estado e verdadeiramente constitudo. Entretanto, o estado, o governo, o soberano podem fazer tudo o que querem: para isso tm o poder e, portanto, o direito, e se acham eles ainda no estado de pura natureza, do qual os sditos saram.

O estado, porm, no dominador supremo, porquanto no o fim supremo do homem. Seu fim supremo conhecer a Deus por meio da razo e agir de conformidade, de sorte que ser a razo a norma suprema da vida humana. O papel do estado auxiliar na consecuo racional de Deus. Portanto, se o estado se mantivesse na violncia e irracionalidade primitivas, pondo obstculos ao desenvolvimento racional da sociedade, os sditos - quando mais racionais e, logo, mais poderosos do que ele - rebelar-se-o necessariamente contra ele, e o estado cair fatalmente. Faltando-lhe a fora, faltar-lhe- tambm o direito. E de suas runas dever surgir um estado mais conforme razo. E, assim, Spinoza deduz do estado naturalista o estado racional.

O outro grande instituto irracional a servio da racionalidade , segundo Spinoza, a religio, que representaria um sucedneo da filosofia para o vulgo. O contedo da religio positiva, revelada, racional; mas a forma que seria absolutamente irracional, pois o conhecimento filosfico de Deus decairia em uma revelao mtica; a ao racional, que deveria derivar do conhecimento racional com a mesma necessidade pela qual a luz emana do sol, decairia no mandamento divino heternomo, a saber, a religio positiva, revelada, representaria sensivelmente, simbolicamente, de um modo apto para a mentalidade popular, as verdades racionais, filosficas acerca de Deus e do homem; tais verdades podem aproveitar ao bem desse ltimo, quando encarnadas nos dogmas. Por conseguinte, o que vale nos dogmas no seria a sua formulao exterior, e sim o contedo moral; nem se deveria procurar neles sentidos metafsicos arcanos, porque o escopo dos dogmas essencialmente prtico a saber: induzir submisso a Deus e ao amor ao prximo, na unificao final de tudo e de todos em Deus.

Potrebbero piacerti anche