Sei sulla pagina 1di 7

Os Druidas

Eles formavam a classe de sacerdotes entre os celtas, povo originrio da Europa oriental que, no primeiro milnio a.C., se espalhou por quase todo o continente, at a Gr-Bretanha. "Os druidas eram considerados intermedirios entre os homens e os deuses e atuavam tambm como juzes, magos e professores", afirma Pedro Paulo Funari, professor de Histria e Arqueologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). "Como os celtas no deixaram obras escritas - apenas inscries em objetos como taas e moedas - o que sabemos sobre eles vem de relatos dos romanos, surpresos com o fato de os druidas serem sacerdotes em tempo integral - pois em Roma essa funo era acumulada por polticos, generais e magistrados", diz o historiador. A principal fonte sobre os druidas o prprio imperador Jlio Csar, que conta que eles tinham o privilgio de no pagar impostos e nem servir ao exrcito. Seus rituais incluam sacrifcios humanos e, principalmente, o culto natureza, toda ela considerada encantada por espritos das rvores, bosques, lagos, fontes, cachoeiras e animais. O druida, na religio dos antigos povos celtas, especialmente os galos, era a pessoa que exercia as funes de sacerdote, poeta, juiz e legislador. Etimologicamente, a palavra druida deriva do galo dru-(u)id, que tinha o sentido de 'dono da cincia' ou 'muito sbio' entre os galos, povo pertencente ao tronco celta situado principalmente nos territrios das atuais, Frana, Blgica e Luxemburgo a partir do ano 1000 a.C., aproximadamente.

O historiador romano Plnio o Velho, entretanto, relacionou etimologicamente a voz druida com o nome grego drj 'carvalho', certamente pela importncia que nos cultos religiosos drudicos tinham esta e outras rvores.Os druidas desempenhavam vrias funes, eram sacerdotes, bardos, poetas e magos sem distines como os historiadores gregos pensavam, inclusive Lucano. O homem sbio que em muitas ocasies se ocupava das questes religiosas desempenhava tambm o papel de conservar por tradio oral o patrimnio histrico, cultural e religioso ancestral, alm de compor poemas satricos em determinadas festas e celebraes. Os druidas mais famosos da histria, presentes em todas as sociedades celtas, foram os estabelecidos nas Galias e nas Ilhas Britnicas, onde eram os depositrios de toda a tradio oral dos povos celtas.

Sua crena principal era a imortalidade do ser, visto que seus mortos continuavam vivendo em outro mundo, identificado como subterrneo, onde o morto acompanhava seus deuses; os enterros celtas no eram diferentes. O corpo do morto era enterrado com todo tipo de objetos cotidianos, pois seu uso continuaria para sempre.

Apesar de sua elevada posio social, a estrutura social dos povos celtas fez com que participassem de todos os trabalhos da comunidade, tanto nos agrcolas como nas campanhas militares, embora sua principal ocupao era a educao dos jovens, a arbitragem nos litgios ocorridos entre as diversas tribos e a celebrao dos diferentes ritos religiosos (especialmente os sacrifcios).

O hermetismo destes ritos, assim como seu carter oral, fazia com que a capacidade mais admirada pelos druidas fosse sua memria, por isso seus sucessores na tribo deviam se destacar desde jovens nesse sentido, alm de jurar honrar sempre aos deuses (o conhecimento era secreto), no obrar imprudentemente e estar sempre disponveis para os servios que demandasse a comunidade. A vida cotidiana de um druida estava apoiada na estrita subservincia a estas regras e na observao da natureza, onde descobriram os usos medicinais; o respeito pelos bosques como lugares sagrados era outra de suas ocupaes, para o qual contaram com o apoio da aristocracia militar das comunidades celtas. So muito escassos os escritos sobre antigos galos, a maioria dos textos foi escrita em grego, embora alguns deles tenha relao direta com as atividades drudicas. Segundo estudiosos, os druidas no tinham livros sagrados, pois transmitiam sua doutrina e sua sabedoria de forma oral. De acordo com registros, em 1971 foi encontrado um texto em doze linhas de uma orao a uma divindade desconhecida inscrita em uma prancha de chumbo na fonte de Chamalires,

perto de Clermont-Ferrand (Frana). Em 1983, encontrou-se na aldeia do Veyssire (Aveyron, Frana), o chamado Chumbo do Larzak, de 57 linhas, inscrito uma mensagem para o outro mundo que devia levar at ali uma druidesa morta.

Muito importante tambm o chamado Calendrio de Coligny, encontrado no final do sculo XIX, gravado em uma prancha de bronze de quase um metro e meio de comprimento e 80 centmetros de largura, fonte da f dos profundos conhecimentos astronmicos dos druidas galos. At o momento, tudo o que conhecemos sobre os cultos e as atividades drudicas, devemos aos historiadores gregos e, sobre tudo, latinos, cuja viso sabemos que s vezes estava muito deformada pela hostilidade entre o povo romano e o galo. Por outro lado, tm-se muitos mais dados a respeito dos druidas e, em geral, dos povos galos assentados na rea continental que nas Ilhas Britnicas, j que o contato mantido pelos romanos com os galos foi muito mais contnuo e intenso. Uma das mais importantes fontes histricas para o conhecimento das atividades drudicas o tratado historiogrfico De Belo Gallico 'Da guerra das Galias', de Jlio Csar, quem afirmou que os druidas constituam uma espcie de casta de iniciados que deviam receber uma formao esotrica, muito rigorosa e prolongada, nas Ilhas Britnicas. Csar tambm assinala que os druidas se encarregavam de presidir todos os sacrifcios pblicos e privados, as atividades religiosas e, as que se estendiam as suas funes aos mbitos poltico e judicial, j que eram eles os encarregados de impor sentenas e castigos judiciais. Um druida era, segundo Csar, um homem considerado sbio, conhecedor dos segredos da astronomia, a geografia e da natureza, alm dos religiosos, e que ostentava um prestgio mximo dentro de sua comunidade, o que lhe permitia estar isento de pagar tributos e de praticar o servio militar. Alguns dos dados contribudos por Csar sobre o contedo da religio drudica so especialmente interessantes; por exemplo, quando afirma que "os druidas ensinam a doutrina segundo a qual a alma no morre, mas sim depois da morte passa de um a outro", em clara referncia doutrina da metempsicose ou transmigrao das almas. O sistema religioso galo drudico devia ser muito complexo e poderoso, j que o mesmo Suetnio o chamou "religio druida", de nossa sabedoria que alguns de seus cultos exerceram grande fascinao e inclusive influram e impregnaram em alguns cultos romanos. Entre as funes do druida, tinha em especial relevncia preparao e presidncia de todos os sacrifcios.

O gegrafo grego Estrabo, nascido na sia Menor, estudou em Roma, viajou por diversos pases e escreveu um tratado de Geografia em dezessete livros que chegou at ns praticamente na ntegra; afirmava que os druidas faziam sacrifcios humanos cujas vtimas eram homens consagrados, embora nenhum indivduo pertencente casta drudica podia ser sacrificado. Os sacrifcios humanos estavam estreitamente relacionados com a adivinhao. Plnio o Velho, autor e naturalista clssico, escreveu Naturalis Historia, um vasto compndio das cincias antigas distribudo em 37 livros em 77 d.C., recordava que "terminados os preparativos necessrios para o sacrifcio e o banquete sob a rvore (um carvalho), levam ali dois touros brancos". Sabe-se, alm disso, que entre os conhecimentos transmitidos de forma oral e esotrica pelos druidas estavam os relativos magia, ao uso de ervas, cabelos e guas medicinais e a determinao de dias fastos e nefastos, etc. Este tipo de conhecimento drudico, afirmava alguns historiadores antigos, se relaciona tambm com as rituais pitagricos gregos. De acordo com estudiosos, a autoridade do druida estava muitas vezes acima da autoridade do rei, com o qual os sacerdotes druidas desempenhavam um papel importante, a primeira palavra era sempre a deles, e nas eleies, eram os druidas que regulamentavam e orientavam. Sacerdotes druidas de maior prestgio podiam converter-se eles mesmos em reis. Sabe-se que o druida Mog Ruith foi chamado pelos galos do Munster, ofereceram-lhe grandes recompensas, mas Mog Ruith recusou a realeza.

O druida, alm de desempenhar normalmente as funes de juiz penal e de juiz legislador, podia exercer tambm em muitas ocasies o papel de rbitro de qualquer questo poltica ou conflito interno que tivesse lugar dentro da comunidade, e inclusive de mediador entre vrias comunidades.

Em alguns lugares chegaram a fundar centros de culto drudico de especial relevncia, como o santurio britnico de Anglesey, cuja destruio ocorreu no sculo I d.C. pelo exrcito romano, descreveu Tcito. Existem notcias, embora muito escassas e confusas, a respeito da existncia de druidesas (ou druidas femininas).

H dados, por exemplo, de uma comunidade de sacerdotisas femininas que Pomponius Mela localizou em Sena, beira do Mar Britnico: conforme parece, estava formada por nove sacerdotisas virgens especializadas em profetizar o futuro e realizar curas mgicas, mas tambm em provocar tempestades e em transformar pessoas em animais, aes deste tipo contriburam para associarem as druidesas s bruxas.

possvel que ecos destes cultos drudicos femininos sobrevivessem, por exemplo, nos ritos realizados pelas monjas do monastrio irlands do Kildare, que mantinham um fogo perptuo em honra da Santa Brgida, Santa crist, continuao de uma antiga divindade indo-europia.

Os druidas combateram com feroz resistncia dominao romana da Glia, mesmo com a unio de todas as tribos celtas, a vitria de Jlio Csar (52 a.C.) foi inevitvel, e segundo estudiosos, eliminou a civilizao celta.

A cultura e a religio drudica mantiveram quase plenamente sua vitalidade at que foram progressivamente marginalizadas e perseguidas.

O cristianismo fez todo o possvel para erradicar qualquer tipo de culto religioso pago, apesar de esquecer de erradicar tambm a sua influncia, especialmente no terreno da religiosidade popular, pois muitas das crenas mgicas antigas ainda sobrevivem, modificando apenas os seus nomes.

Alm disso, aceitou a continuidade da figura do antigo bardo ou poeta, que aps, e durante boa parte da Idade Mdia, seguiu sendo o depositrio da memria oral e do patrimnio potico dos povos de ascendncia celta.

Fato que a influncia dos druidas deve ter sido considervel, pois trs imperadores romanos tentaram extingu-los por decreto como classe sacerdotal num prazo de 50 anos - sem sucesso. O primeiro foi Augusto, que impediu os druidas de obter a cidadania romana.

Em seguida, Tibrio baixou um decreto proibindo os druidas de exercerem suas atividades e finalmente Cludio, em 54 d.C., extinguiu a classe sacerdotal. Certo mesmo que, 300 anos mais tarde, os druidas ainda continuavam a ser citados por autores como Ausonio, Amiano Marcelino e Cirilo de Alexandria, como

uma classe social e religiosa de extrema importncia e respeitabilidade.

A partir do sculo XVI vieram luz diversas correntes de pensamento religioso que tentaram restaurar as antigas crenas e ritos drudicos e op-los ortodoxia crist dominante. Estas seitas neodrudicas tm um fundo ideolgico apegado magia natural e ao culto pantesta natureza, e conta com comunidades como a Druid Order 'Ordem Druida', fundada em 1717, que se mantm viva at a atualidade.

Outros nomes deste tipo de seitas so os de Antiga Ordem dos Druidas, Confraternidade Filosfica dos Druidas, Ordem Druida, Fraternidade dos Druidas, Bardos e Poetas ou Igreja Celta Renovada. Atualmente, esses tipos de movimentos religiosos se acham em pleno processo de expanso, devido decepo de muitas pessoas diante das religies tradicionais, tendncia ao retorno a formas de pensamento e de mstica naturalista, e ao renovado auge do celtismo e de sua esttica musical e cultural.

Compilado e Traduzido por Luciana Bocchetti Fontes Enciclopedia Universal Micronet - Micronet 1998, Octubre 1998 SI 1988 Ilustraes The Druid. - Bill Worthington Salmer - Nick Beale, 1995 - James Alexander, 1995. The Druidess. LaRoche

Potrebbero piacerti anche