Sei sulla pagina 1di 41

Essentials of the New Birth By: David K.

Bernard

Essenciais do Novo Nascimento


David K. Bernard

Essenciais do Novo Nascimento Essentials of the new birth Por David K. Bernard 1987 Word Aflame Press Hazelwood, MO 63042-2299 ISBN 932581-21-8 Desenho da Capa por Tim Agnew All rights reserved. No portion of this publication may be reproduced, stored in an electronic system, or transmitted in any form or by any means, electronic, mechanical, photocopy, recording, or otherwise, without the prior permission of David H. Bernard. Brief quotations may be used in literary reviews. Impresso nas oficinas da: CASA PUBLICADORA PENTECOSTAL Rua Fernando Riet, 161 Alvorada, RS - 94820-140 Primeira EdicAo - Dezembro 1996 Todos os direitos na lingua portuguesa reservados pela: CASA PUBLICADORA PENTECOSTAL Caixa Postal N 60 Alvorada, RS - 94801-970 Impresso no Brasil proibida a reprodu0o total ou parcial sem permissAo, por escrito, dos editores. Todas as referencias biblicas foram extraidas da Biblia "Edi''o Revista e Atualizada no Brasil", a no ser aquelas que sio identificadas com "MT" (Melhores Textos em Hebraico e Grego) ou "Cor" (Edi'o Corrigida).

Essenciais do Novo Nascimento


Por David K. Bernard
1987 Word Aflame Press Hazelwood, MO 63042-2299 ISBN 932581-21-8 Desenho da Capa por Tim Agnew
Ail rights reserved. No portion of this publication may be reproduced, stored in an electronic system, or transmitted in any form or by any means, electronic, mechanical, photocopy, recording, or otherwise, without the prior permission of David H. Bernard. Brief quotations may be used in literary reviews.

Impresso nas oficinas da: CASA PUBLICADORA PENTECOSTAL Rua Fernando Riet, 161 Alvorada, RS - 94820-140 Primeira Edi@o - Dezembro 1996
Todos os direitos na lingua portuguesa reservados pela: CASA PUBLICADORA PENTECOSTAL Caixa Postal No 60 Alvorada, RS - 94801-970 Impresso no Brasil E proibida a reproduqiio total ou parcial sem permissiio, por escrito, dos editores. Todas as refercncias biblicas foram extraidas da Biblia "Ediqiio Revista e Atualizada no Brasil", a n b ser aquelas que silo identificadas com "MY (Melhores Textos em Hebraico e Grego) ou "Cor" (Ediqiio Corrigida).

CONTEDO
Prefcio..5
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14.

A Necessidade Universal da Salvao.....9 A Salvao Somente Pela Graa Por F em Jesus..9 A F Salvadora......10 O Evangelho E O Novo Nascimento..12 O Arrependimento....14 O Batismo Nas guas..15 O Batismo Do Esprito Santo.18 Estudos de Exemplos Bblicos.......20 Um Plano de Salvao.22 O Novo Nascimento Um todo....23 Quatro Aspectos De Salvao24 Perspectivas Histricas...26 Exclusivismo.....31 Concluso...34

Notas....36

PREFCIO
Este livrete desenvolveu-se de uma palestra dada a Diretoria De Presbteros Gerais Da Igreja Pentecostal Unida Internacional em janeiro de 1987, em Hazelwood, MO, EUA, a pedido da Diretoria Executiva. Substancialmente a mesma mensagem foi dada na Conferncia Distrital de Louisiana em maro de 1987. O propsito desta apresentao foi para sumariar o ensinamento bblico da salvao do Novo Testamento. Essenciais do Novo Nascimento tem retido o seu propsito original, enquanto acrescenta mais informao bblica e histri- ca. esperado que este livrete tenha uma funo dupla: (1) ser uma referncia concisa para estudos pessoais, e para testemunhar do assunto do novo nascimento (2) ser uma introduo compacta porm completa experincia de salvao apostlica para aqueles que no tem a recebido. particularmente designado para mostrar ao sincero crente na Bblia a importncia do arrependimento, o batismo nas guas em nome de Jesus Cristo, e o batismo do Esprito Santo. A Bblia a nossa nica autoridade para a instruo da salvao, e no h uma tentativa confiar em qualquer denominao, credo, ou lder humano. A posio aqui tomada est de acordo com a Doutrina Fundamental da Igreja Pentecostal Unida Internacional, como expressada em seus Artigos de F: A doutrina bsica e fundamental desta organizao ser o padro Bblico de salvao completa, que o arrependimento, o batismo nas guas por imerso em nome do Senhor Jesus Cristo para remisso dos pecados, e o batismo do Esprito Santo com a evidncia inicial do falar em outras lnguas segundo o Esprito Santo concede. Procuraremos manter a unidade do Esprito, at que todos

cheguemos unidade da f, ao mesmo tempo admoestando a todos os irmos que no contendam por seus pontos de vistas diferentes, para desunio do corpo. Passaram-se mais de quarenta anos desde que foi escrita esta passagem, e o desejo dos fundadores da igreja de alcanar a unidade da f, tem cumprido de modo admirvel. Como resultado da liderana do Esprito Santo, h um forte, consenso conservador, particularmente nas doutrinas bsicas da salvao. Este livrete dedicado ao alvo de ajudar, preservar e propagar esta estimada mensagem apostlica.

ESSENCIAIS DO NOVO NASCIMENTO


"Arrependei-vos, e cada um de vs seja batizado em nome de Jesus Cristo para remisso dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espirito Santo" (Atos 2 : 38)

A Necessidade Universal da Salvao


A Bblia declara enfaticamente que todos seres humanos so pecadores (I Reis 8:46; Provrbios 20:9; Isaas 64:6). Toda a humanidade est sob o pecado e culpada perante Deus (Romanos 3:9, 19). "No h justo, nem sequer um" (Romanos 3:10). "Porque todos pecaram e carecem da glria de Deus" (Romanos 3:23).

Por esta razo toda a humanidade est sob a sentena de morte. "Porque o salrio 10 pecado a morte" (Romanos 6:23). "E o pecado sendo consumado gera a morte" (Tiago 1:15). Todos precisam salvao do pecado e da sua penalidade, a morte.

Em geral, a salvao pode referir-se a qualquer tipo de libertao, preservao ou liberao. No contexto das Escrituras, salvao- significa libertao de todo o poder e efeitos do pecado, e tem aspectos do passado, presente, passado e futuro.

A Salvao Somente Pela Graa Por F Em Jesus


A pessoa nada pode fazer para salvar-se a si mesma. Nenhuma quantidade de boas obras ou aderncia lei pode salv- lo. "Porque pela graa sois salvos, mediante a f; e isto no vem de vs, dom de Deus, no de obras, para que ningum se glorie" (Efsios 2:8-9). A salvao um dom gratuito de Deus, que o homem no pode ganhar ou ser digno de receber. A obra expiatria de Jesus Cristo Sua morte, sepultamento e ressurreio tem feito esta ddiva gratuita de salvao disponvel, e a nica maneira de receb-la crer em Jesus e na suficincia do Seu sacrifcio (Romanos 3:24-28; 4:22-25).

No h salvao fora do Senhor Jesus Cristo. Jesus afirmou, "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ningum vem ao Pai seno por mim" (Joo 14:6). "Por isso eu vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque se no crerdes que eu sou morrereis nos vossos pecados" (Joo 8:24).

A santidade de Deus exige que Ele separa a si mesmo do homem pecaminoso. Enfim, a separao de Deus, que a fonte de toda a vida, significa a morte fsica, espiritual, e eternamente portanto a lei santa de Deus requer a morte como penalidade para o homem pecaminoso. Deus escolheu prender- se pelo princpio de morte pelo pecado. Sem o derramamento de sangue (a entrega de uma vida) no pode haver remisso ou libertao desta penalidade, e nenhuma restaurao comunho com o Deus santo (Hebreus 9:22). A morte de animais no suficiente para remir o pecado do homem (Hebreus 10:4), porque o homem muito maior do que os animais, pois foi criado a imagem espiritual de Deus (Gnesis 1:27). Tambm um homem comum no pode ser o sacrifcio substituto por outro, pois cada um merece morte eterna pelos seus prprios pecados.

Para poder prover um substituto apropriado, Deus manifestou a Si mesmo em carne como Jesus Cristo (II Corntios 5:19; Colossenses 2:9; I Timteo 2:5; 3:16). Cristo o nico homem que viveu sem pecar jamais, portanto Ele foi o nico que no merecia morrer e que poderia ser o substituto perfeito. Sua, morte tornou-se a propiciao ou a expiao o meio pelo qual Deus perdoa os pecados, sem violar Sua santidade e justia (Romanos 3:23-26). Deus no excusa nossos pecados, mas tem imposto a penalidade por estes pecados sobre o homem inocente. Esta substituio beneficia-nos quando colocamos nossa f em Cristo e aplicamos Seu evangelho em nossas vidas. Assim a morte substituinte e expiatria

de Cristo, se tornou necessria pela: (1) pecabilidade do homem, (2) a santidade de Deus, (3) a lei de Deus que requer a morte como punio pelo pecado, e (4) o desejo de Deus para prover um meio de salvao para o homem pecaminoso.

A F Salvadora
No h mrito na f em si mesma, pois a salvao pela f, seria meramente um meio do homem salvar a si mesmo. A eficcia da f totalmente dependente do objeto da f. F o meio da salvao somente quando cremos em Deus e na Sua Palavra, e colocando nossa f em Jesus Cristo e no Seu evangelho.

Crer em Jesus inclui crer na Sua Palavra, e realmente crer na Sua Palavra inclui obedincia. A f mais do que consentimento mental, aceitao intelectual, ou profisso verbal; ela inclui confiana, dependncia, comprometimento, apropriao e aplicao. No podemos separar f salvadora de obedincia (Atos 6:7; Romanos 1:5; 2:6-10; 10:16; 16:26; Hebreus 11:6-8). A obedincia a Palavra de Deus absolutamente necessria a salvao (Mateus 7:21-27; Joo 14:15, 23; Romanos 6:17; 15:18; II Tessalonicenses 1:7-10; Hebreus 5:9; I Pedro 4:17; I Joo 2:3-5; 5:1-3). F viva somente atravs de resposta e ao (Tiago 2:14-26). possvel ter um grau inicial de f em Cristo e ainda no ser salvo, se no houver aceitao completa, comprometimento e obedincia (Mateus 7:21; Joo 2:23-25; 12:42-43; Atos 8:12-23; Tiago 2:19).

Abrao foi salvo pela f, mas Deus honrou sua f somente porque incluiu obedincia (Gnesis 15:16; 22:16; 26:5; Hebreus 11:8). Pela f os Israelitas, aplicaram o sangue nas ombreiras e vergas das portas de suas casas, para que o anjo da morte passasse por eles e os libertasse da escravido do Egito (Hebreus

11:28-29). Se um Israelita tivesse professado f, mas no teria aplicado o sangue, o anjo da morte teria visitado seu lar. Apesar da sua crena mental ou sua profisso verbal, para ser liberto o Israelita teve que aplicar o sangue a sua casa (xodo 12:13). Para sua f ser genuna e eficaz, ele teve que obedecer.

A f salvadora um relacionamento contnuo, um meio de vida, no apenas uma condio intelectual num ponto no tempo (Romanos 1:16-17; 11:22; I Corntios 15:1-2; I Timteo 4:16). No sentido eterno, a salvao ainda futura (Atos 15:11; Romanos 8:24; 13:11; Hebreus 9:28). Para herdar a vida eterna, devemos viver continuamente pela f, que significa andar em obedincia e viver em santidade.

Pela f arrependemo-nos do pecado (Marcos 1:15). Pela f obedecemos ao mandamento para sermos batizados (Marcos 16:16; Atos 2:41; 18:8). Pela f recebemos o Esprito Santo (Joo 7:38-39; Atos 11:15-17; Glatas 3:14; Efsios 1:13). Cremos no Senhor Jesus Cristo por obedecer Atos 2:38.

Obedecer Atos 2:38 no salvao por obras. O arrependimento, o batismo nas guas em nome de Jesus, e o batismo do Esprito Santo no so obras de homem que ganhe salvao, mas so obras de Deus que efetuam a salvao em ns. Ou permitimos Deus trabalhar em ns (por f/obedincia) ou recusamos deix-Lo trabalhar (por incredulidade/desobe-dincia). Ele o nico que nos chama, nos guia a Ele, muda nossa mente e nossa direo (pelo arrependimento), lava nossos pecados (pelo batismo nas guas), nos enche do Seu Esprito, nos habilita para o viver santo, e nos mantm em Sua graa. Nossas tentativas para receber estes benefcios no seriam de nenhum proveito se no fosse a graa de Deus. A morte, sepultamento e ressurreio de Cristo, os

adquiriu para ns. Nossa f em Cristo os aplicam as nossas vidas. As doutrinas de graa e f no eliminam o novo nascimento, mas explicam como o recebemos.

Confisso de Jesus como Senhor e crer na ressurreio levam a salvao (Romanos 10:6-13). Para esta f ser genuna e aquela confisso ser verdadeira, contudo, devemos atualmente obedecer Jesus como Senhor (Deuteronmio 30:1014; Lucas .6:46). Chamamos efetivamente para Jesus, tornamo-No nosso Senhor, e aplicamos Sua ressurreio a nossas vidas atravs do arrependimento, batismo nas guas em Seu nome, e o recebimento do Seu Esprito (Atos 2:4, 21; 22:16; I Corntios 12:3).

Em concluso, f o meio pela qual apropriamos a graa de Deus. o meio pela qual rendemo-nos a Deus, obedecemos Sua Palavra, e permitimos que Ele execute Sua obra salvadora em ns. F salvadora, ento, (1) aceitao do evangelho de Jesus Cristo como o nico meio de nossa salvao e (2) obedincia quele evangelho (aplicao ou apropriao daquele evangelho em nossas vidas).

O Evangelho E O Novo Nascimento


O evangelho de Jesus Cristo as "boas novas" que Jesus morreu, foi sepultado, e ressurgiu para a nossa salvao (I Corntios 15:1-4). Respondemos ao evangelho, ou aplicamos o evangelho a nossas vidas, pelo arrependimento do pecado (morte ao pecado), batismo nas guas por imerso em o nome de Jesus Cristo (sepultamento com Cristo), e o recebimento do Esprito Santo (vida nova em Cristo) (Atos 2:1-4, 38). Desta maneira identificamo-nos com a morte, sepultamento e ressurreio de Cristo (Romanos 6:1-7; 7:6; 8:2).

Jesus disse, "Em verdade, em verdade te digo: Quem no nascer da gua e do Esprito, no pode entrar no reino de Deus" (Joo 3:5). Quando cremos no Senhor Jesus Cristo e obedecemos Atos 2:38, experimentamos o nascimento da gua e do Esprito. Somos "nascidos de novo" (Joo 3:3, 8). Verdadeiramente ns nos tornamos uma nova criao em Cristo Jesus. No arrependimento e batismo nas guas, sepultamos o estilo de vida pecaminoso, o registro de pecados passados, e a penalidade de morte pelo pecado. Quando recebemos o Esprito Santo comeamos a viver vidas novas e piedosas atravs do Esprito que habita em ns.

No Dia de Pentecostes, o aniversrio da igreja do Novo Testamento, o Apstolo Pedro pregou o primeiro sermo evangelstico a uma multido que juntou-se para observar os discpulos recm batizados no Esprito enquanto falavam em lnguas louvavam a Deus. Ele pregou sobre a morte, o sepultamento, e ressurreio do Senhor e Salvador Jesus Cristo. Convencidos do pecado pela mensagem simples contudo poderosa, a multido perguntou, "Que faremos irmos?" (Atos 2:37). Eles queriam saber como ser perdoados por rejeitar e assassinar o Salvador, e como aceit-Lo ou seja, como ser salvos.

Estas pessoas eram Judeus religiosos que vieram para Jerusalm para celebrar a Festa de Pentecostes. Eles entenderam conceitos e terminologias das escrituras tais como o arrependimento, remisso de pecados e o Esprito Santo. Muitos deles conheciam as profecias do Antigo Testamento com respeito o derramamento do Esprito Santo, e tinham ouvido a mensagem de Joo Batista de arrependimento, batismo nas guas para a remisso de pecados, e o batismo vindouro do Esprito Santo. Assim Pedro podia dar uma resposta precisa,

completa e inequvoca: "Arrependei-vos, e cada um de vs seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remisso dos vossos pecados, e recebereis o dom do Esprito Santo" (Atos 2:38). Esta resposta compreensiva a uma inquisio sobre a converso do Novo Testamento expressa de uma forma concisa a resposta apropriada ao evangelho.

A mesma resposta deve ser dada hoje a todos que perguntam acerca da salvao. Somente uma outra passagem das Escrituras registra a questo equivalente sendo feita igreja do Novo Testamento: "Senhores, que devo fazer para que seja salvo?" (Atos 16:30). A o questionador foi um carcereiro pago da cidade Gentia de Filipos, que foi subjugado pelo terremoto miraculoso e estava prestes para cometer suicdio. Em vista da situao de emergncia e da falta de conhecimento bblico do homem, Paulo e Silas deram uma resposta breve, simples e ainda acurada. Eles o falaram que o caminho para a salvao foi para desviar-se dos deuses falsos e colocar f em Jesus Cristo: "Cr no Senhor Jesus, e sers salvo, tu e tua casa" (Atos 16:31).

Quando o carcereiro expressou um desejo para entregar a sua vida ao nico Senhor verdadeiro, Paulo e Silas proclamaram a Palavra de Deus mais completamente. Como resultado, ele foi imediatamente batizado aquela noite e recebeu uma experincia que o causou a regozijar-se (Atos 16:32-34). A mensagem de Pedro em Atos 2 e a mensagem de Paulo em Atos 16 esto de acordo.

O Arrependimento
O arrependimento uma volta do pecado para Deus (Atos 26:18-20). Ele tem trs aspectos necessrios: Uma mudana intelectual (uma mudana de ponto de vista), uma mudana emocional (mudana de sentimentos), e uma mudana volitiva (uma mudana voluntria de propsito). Ele inclui: * reconhecimento de pecado (Marcos 2:17) * confisso de pecado para Deus (Provrbios 28:13; I Joo 1:9) *contrio ou tristeza segundo Deus pelos pecados (Salmos 51:16; II Corntios 7:10) *uma deciso para abandonar o pecado (Provrbios 28:13; Lucas 3:7-8; Atos 26:20)

Com o arrependimento vem a vontade para fazer restituio por pecados passados na medida possvel (Mateus 5:23-24; Lucas 19:8).

O arrependimento a primeira resposta de f ao chamado de Deus (Marcos 1:15). absolutamente necessrio para salvao (Lucas 13:3, 5; Atos 1.7:30; II Pedro 3:9). Sem o arrependimento o batismo no efetivo, e sem o arrependimento uma pessoa no pode receber o Esprito Santo (Atos 2:38; 3:19).

No momento de arrependimento, a pessoa comea a deixar Deus operar na sua vida. Ele decide voltar do pecado para Deus, e permite Deus voltar para ele. Como parte desta volta do pecado, Deus o habilita escapar de hbitos e desejos pecaminosos. Como parte da volta para Deus, o arrependimento prepara o caminho para ele ter um relacionamento pessoal com Deus, o qualificando para

o batismo nas guas e o batismo do Esprito Santo.

A obra interna de salvao comea no arrependimento, mas o arrependimento s no a obra completa de salvao. O batismo nas guas faz a volta do pecado completa por sepultar o velho homem. O arrependimento e o batismo nas guas juntos efetuam a completa obra de remisso de pecados (Atos 2:38). Podemos, talvez, dizer que Deus lida com as conseqncias presentes do pecado no arrependimento e com o registro passado e as conseqncias futuras de pecado no batismo nas guas. Ambos os componentes so necessrios. Por exemplo, se uma pessoa derrama tinta no carpete de algum, dois passos so necessrios para restaurao completa: uma expresso de pesar e apologia ao dono, e a remoo da mancha.

O batismo do Esprito Santo faz a volta para Deus completa por conceder uma natureza nova com poder para vencer o pecado. Somente o Esprito traz o poder sobre pecado e poder para cumprir toda a justia (Atos 1:8; Romanos 8:2-4). O Esprito que habita no homem, faz a vida nova em Cristo uma realidade diria (Romanos 8:10, 13). Para o Esprito Santo habitar continuamente na vida de uma pessoa, ele deve continuar a viver uma vida de arrependimento.

O Batismo Nas guas


O batismo nas guas uma parte de salvao (I Pedro 3:21). uma expresso de f em Deus por obedincia a Sua Palavra (Marcos 16:16; Atos 2:41). O modo escritural de batismo imerso nas guas, somente este mtodo tem o simbolis-

mo bblico de batismo como um sepultamento (Mateus 3:16; Atos 8:36-39; Romanos 6:4). A f em Cristo e arrependimento de pecado so necessrios para a sua validade; assim o batismo de infantes no correto (Mateus 3:8; Atos 2:38; 8:37).

O batismo mais do que uma cerimnia simblica e mais do que uma declarao pblica de membrar-se numa igreja. O eunuco Etope foi batizado no deserto sem nenhum observador presente. O batismo foi to urgente para o carcereiro Filipense que ele o recebeu a meia noite, to cedo que ele ouviu a mensagem evanglica.

O significado bblico do batismo nas guas como segue: 1. Deus remite pecados no batismo nas guas (Atos 2:38; 22:16). Deus apaga o registro do pecado e cancela a penalidade pelo pecado. Ele lava os pecados; ele os sepulta para sempre. 2. O batismo parte do novo nascimento (Joo 3:5; Tito 3:5). 3. O batismo identifica-nos com o sepultamento de Jesus (Romanos 6:4; Colossenses 2:12). Ele indica que morremos para o pecado por arrependimento, e que estamos sepultando nossos pecados passado, o domnio do pecado, e o estilo de vida pecaminoso. 4. O batismo nas guas parte do nico batismo de gua e Esprito que nos coloca em Cristo (Romanos 6:3-4; Glatas 3:27; Efsios 4:5). Ele uma identificao pessoal com Jesus e parte de entrada em Sua famlia. 5. O batismo parte de nossa circunciso espiritual (Colossenses 2:1113). Pelo novo nascimento entramos num novo relacionamento da Nova Aliana .com Deus.

A Bblia ensina que o batismo deveria ser administrado em o nome de Jesus Cristo (Atos 2:38). Isto inclui invocar o Nome de Jesus oralmente (Atos 22:16; Tiago 2:7), e o rebatizar daqueles que tem sido batizados de outro modo (Atos 19:1-5). Usar o nome de Jesus na frmula batismal expressa f na * pessoa de Cristo (quem Ele realmente ) * obra de Cristo (morte, sepultamento e ressurreio por nossa salvao) * poder e autoridade de Cristo (habilidade para salvar- nos por Ele Mesmo).

As razes bblicas pelo batismo em o nome de Jesus so como segue:


1.

A Igreja Apostlica aderiu exclusivamente a esta frmula. A Bblia recorda

cinco relatos histricos de batismo na igreja do Novo Testamento que descrevem um nome ou uma frmula. Em cada caso o nome Jesus (Atos 2:38; 8:16; 10:48; 19:5; 22:16). As epstolas tambm se aludem frmula do Nome de Jesus (Romanos 6:4; I Corntios 1:13; 6:11; Glatas 3:27; Colossenses 2:12). At Mateus 28:19 refere-se esta frmula, pois descreve um nome singular que representa todas as manifestaes redentoras da Divindade, e aquele nome Jesus (Zacarias 14:9; Mateus 1:21; Joo 5:43; 14:26; Apocalipse 22:3-4). Ainda mais, Jesus o nome descrito em outros relatos da Grande Comisso (Marcos 16:17; Lucas 24:17).
2. 3.

Batismo um sepultamento com Jesus Cristo e ningum mais (Romanos 6:4). Batismo uma identificao pessoal com Jesus Cristo, e Seu nome identifica-

nos como Sua possesso (Romanos 6:3; Atos 15:14-17).


4.

Batismo para a remisso de pecados, e Jesus o nico nome associado

com remisso de pecdo (Atos 2:38; 10:43).


5.

O nome de Jesus representa todo o poder e autoridade de Deus (Mateus

28:18; Joo 14:14; Atos 4:7, 10). Quando invocamos Seu nome em f Seu poder

e autoridade se tornam disponvel para ns (Atos 3:3, 16).


6.

Tudo o que fazemos em palavra ou ao deveria ser feito em o nome de

Jesus (Colossenses 3:17), e o batismo tanto palavra como ao.


7.

O nome do Senhor Jesus Cristo o nome mais alto conhecido a

humanidade, e todos dobraro quele Nome (Filipenses 2:9-11).


8.

O batismo parte de nossa salvao, e Jesus o nico Nome salvador (Atos

2:21; 4:12; I Pedro 3:21).


9.

O batismo uma confisso pblica de f em Jesus, significando aceitao

dEle como Salvador (Atos 8:12; 8:37; 19:5), e Jesus nosso nico Salvador e nosso nico acesso a Deus (Joo 14:6-11).
10.

O batismo em Nome de Jesus significa crena que a plenitude da Divindade

est em Jesus (Colossenses 2:9).


11.

O batismo em o Nome de Jesus demonstra reverncia e obedincia Palavra de

Deus acima da tradio humana.


12.

O dogma trinitariano moderno no ensinado nas Escrituras, portanto no

h justificativa teolgica para usar a frmula trinitariana.'

Em suma, a frmula para o batismo nas guas em o Nome de Jesus tem o apoio de exegese bblica, teologia sistemtica e, como discutiremos, a histria da igreja.

Quando uma pessoa recebe o Esprito Santo antes do batismo nas guas, ela tem vida espiritual nova; contudo, ela ordenada a ser batizada em Nome de Jesus (Atos 10:48), e ela deve sempre obedecer as ordens de Deus para permanecer no relacioanmento correto com Ele.

O Batismo Do Espirito Santo


O batismo com, pelo, em, ou do Esprito Santo, parte da salvao do Novo Testamento, e no uma experincia opcional, o ps-converso (Joo 3:5; Romanos 8:1-16; Efsios 1:13-14; Tito 3:5). "Porque em um s Esprito, somos batizados em um s corpo" (I Corntios 12:13). "Mas, se algum no tem o Esprito de Cristo, esse tal no dele" (Romanos 8:9). A frase descreve como o crente imergido em e enchido com o Esprito de Deus. Em Atos os termos "batizado, cheio, receberam, caiu sobre, derramado sobre, e veio sobre," descrevem todos esta experincia (Atos 1:4-5; 2:4; 10:44-47; e 11:15-17). prometido para todos que crem em Jesus e obedecem Sua Palavra (Joo 7:3839; Atos 5:32; 11:15-17; 19:2; Glatas 3:14; Efsios 1:13).

A Bblia recorda cinco relatos histrias do recebimento do Esprito Santo na igreja do Novo Testamento: os Judeus, os Samaritanos, os Gentios, o Apstolo Paulo, e os discpulos de Joo em feso. Este relato estabelece que o batismo do Esprito de fato para todos (Lucas 11:13; Atos 2:39) e acompanhado pelo sinal de lnguas (Marcos 16:17). O falar em outras lnguas significa falar sobrenaturalmente enquanto o Esprito concede expresso vocal, numa linguagem que a pessoa que fala nunca aprendeu (Atos 2:1-11).

Trs desses relatos descrevem explicitamente o falar em lnguas como a evidncia inicial do recebimento do Esprito. No dia de Pentecostes, um som de vento significou a vinda do Esprito e as chamas em forma de lnguas significaram a disponibilidade de cada pessoa, mas o falar em lnguas "segundo o Esprito concedia que falassem" foi o sinal inicial de cada recebimento individual (Atos 2:1-4). O falar em lnguas, foi o que convenceu os judeus, cticos e os pasmados,

que os gentios acabaram de receber o Esprito Santo; somente lnguas identificaram suficientemente esta como a experincia Pentecostal (Atos 10:44-47; 11:15-17). Eles sabiam que os gentios tinha recebido "o Dom do Esprito Santo; pois os ouviam falando em lnguas" (Atos 10:45-46). Os discpulos de feso tambm falaram em lnguas como o sinal inicial do recebimento do Esprito (Atos 19:6).

Lnguas so implcitas em outros dois relatos. Um sinal miraculoso no denominado indicou o momento exato em que os Samaritanos receberam o Esprito Santo; sua ausncia anterior denotou que eles no tinham j o Esprito apesar do gozo, crena e batismo. Este sinal foi to espetacular que Simo o Mgico cobiou o poder para o conferir (Atos 8:8, 12-18). Atos 9:17, menciona a experincia de Paulo sem descrio, mas I Corntios 14:18 diz que ele falou em lnguas frequentemente.

O batismo do Esprito Santo a experincia normal e bsica com Deus do Novo Testamento o nascimento do Esprito. O Esprito nosso descanso, guia a toda verdade, adotante, intercessor, santificador, selo e o penhor da nossa herana (Isaas 28:11-12; Joo 16:13; Romanos 8:15, 26; Efsios 1:13-14; I Pedro 1:2). Algum pode receber o Esprito por arrepender-se, ter f em Deus, e pedir a Deus por Sua ddiva. Deveramos sempre esperar o falar em lnguas quando algum recebe o Esprito Santo. Em qualquer sentido as lnguas no salvam, mas o batismo do Esprito produz lnguas como um sinal inicial. Quando uma pessoa recebe o Esprito, ele tem poder para vencer o pecado e viver uma vida santa (Atos 1:8; Romanos 8:4, 13). Se ns O deixamos nos encher continuamente (controlar e guiar), produziremos o fruto do Esprito e nos tornaremos semelhantes a Cristo (Glatas 5:22-23).

Qual o estado de uma pessoa que arrepende-se e batizada, desse modo recebendo remisso de pecados, mas no recebe o Esprito Santo? Ele no pode ser condenado pelos pecados que so remidos, ainda no pode entrar no reino de Deus sem o nascimento do Esprito e a santidade concedida pelo Esprito Santo. Alguns supem que ele herdar a terra nova, embora que a Bblia no diz assim explicitamente. Jesus tem ordenado para ser batizado com o Esprito, e para Jesus ser O Senhor completo da sua vida ele deve obedecer (Lucas 24:49; Joo 20:22; Atos 1:4-5).

Estudos De Exemplos Bblicos


Alguns dizem que a converso do Novo Testamento, ou o novo nascimento, completo no momento de f mental, confisso verbal ou somente arrependimento, sem batismo de gua ou Esprito. Deixa-nos analizar brevemente alguns relatos de converso da igreja do Novo Testamento para testar esta teoria.

Primeiro, devemos reconhecer que aqueles salvos nos Evangelhos foram salvos sob a Antiga Aliana enquanto eles aguardavam a Nova. A Nova Aliana no entrou em efeito at depois a morte, sepultamento e ressurreio de Cristo (Lucas 7:28; 24:47-49; Atos 1:4-8; Joo 7:39; 16:7; Hebreus 9:15-16). No dia de Cristo, os Judeus j estavam num relacionamento de aliana com Deus. O perdo veio quando eles arrependeram e confessaram seus pecados a Cristo, da mesma forma que vem aqueles que j entraram na Nova Aliana hoje pelo o novo nascimento (I Joo 1:9). Durante Seu ministrio terreno, Jesus perdoou os pecados dos Judeus arrependidos, admoestando-os para continuar viver pela Antiga Aliana at que a Nova veio a existir. (Mateus 8:4; 19:16-19; 23:1-3, 23; Lucas 10:25-28;

17:14; Joo 8:11). Jesus era tanto Sumo Sacerdote e sacrifcio para o ladro na cruz.

O Dia de Pentecostes aps a ascenso de Cristo marcou a inaugurao da Nova Aliana, o comeo da Igreja do Novo Testamento (Mateus 16:18; Lucas 24:47-49; Atos 1:4-8). Daquele momento para frente, entrada para a igreja do Novo Testamento tem sido efetuado por obedincia a Atos 2:38.

De acordo com Atos 8:5-17, quando Filipe pregou aos Samaritanos, eles creram em sua mensagem e receberam grandes milagres, incluindo a cura divina e expelio de demnios. Eles tinham experincias subjetivas emocionais de grande gozo. Filipe os batizou em o nome do Senhor Jesus, que indica que eles arrependeram-se dos seus pecados, pois o batismo foi administrado somente aos crentes arrependidos. Ainda de algum modo sua f no era completa, pois eles no tinham recebido o Esprito, e sem o Esprito uma pessoa no um Cristo (Romanos 8:9; I Corntios 12:13). O relato bblico no diz que eles j tinham recebido o Esprito para a salvao mas que estavam esperando uma segunda experincia psconverso opcional. A Bblia simplesmente diz que eles no tinham recebido ainda o Esprito, e impossvel para uma pessoa possuir o Esprito ou ser cheio do Esprito se ele no tem nunca recebido o Esprito. A converso dos Samaritanos no foi completa at que receberam o Esprito Santo.

Quando Saulo (Paulo) foi atingido pela luz de Deus, ele reconheceu Jesus como Senhor, invocou-O, e expressou vontade para obedec-Lo: "Senhor, que queres que faa?" (Atos 9:6 Corrigida). Aparentemente ele se arrependeu naquele momento. Contudo ele no recebeu o Esprito Santo at que Ananias veio e orou por ele (Atos 9:17-18). Alm do mais, depois que Ananias orou por ele, ele falou a

Paulo, "Levanta-te, e recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele." (Atos 22:16). Antes que ele foi batizado Paulo j tinha confessado e invocado Jesus como Senhor, arrependido dos seus pecados, e talvez at recebido o Esprito. Contudo ele ainda precisava que seus pecados fossem lavados pelo batismo nas guas em o Nome de Jesus.

Cornlio era um homem devoto, que temeu a Deus, deu muitas esmolas, e orou constantemente (Atos 10:1-2). Aparentemente ele estava vivendo uma vida arrependida. Ele at recebeu uma viso de Deus com uma visitao anglica. Contudo ele no era salvo, pois o anjo o instruiu para buscar Simo Pedro, "o qual te dir palavras mediante as quais sers salvo, tu e toda a tua casa" (Atos 11:14). Quando Pedro pregou sobre Jesus Cristo, Cornlio imediatamente recebeu o Esprito Santo, no como uma experincia ps-converso mas como sua resposta inicial mensagem do evangelho. Ento, Pedro o ordenou para ser batizado em Nome de Jesus. (Atos 10:43-48). A igreja subsequentemente reconheceu que Cornlio tinha recebido o batismo do Esprito Santo e desse modo. "arrependimento para a vida" (Atos 11:15-18).

Apoio era um pregador que era "homem eloqente e poderoso nas escrituras... instrudo no caminho do Senhor... e fervoroso de esprito" (Atos 18:24-25). Ele teve muitas qualidades espirituais admirveis, contudo ele no era uma parte da Igreja do NovO Testamento, pois ele conhecia somente o batismo de Joo. Evidentemente, tal como os discpulos de Joo em feso, ele no tinha ouvido acerca de Jesus Cristo como o cumprimento da pregao de Joo ou acerca do derramamento do Esprito Santo (Atos 19:1-6). Estes homens tinham arrependido, pois Joo batizou somente aqueles que arrependeram-se e confessaram os seus pecados. Paulo reconheceu que os discpulos Efsios tinham crido

a um certo ponto, mas eles no eram Cristos porque no conheciam Cristo ou tinha o seu Esprito. (Se em qualquer caso, Apoio ou os discpulos de Efsios tivessem sabido acerca de Jesus, eles certamente teriam estado sob condenao por no seguir seus apstolos ou obedecendo suas ordens.) O que foi preciso para fazer os seguidores de Joo uma parte da igreja do Novo Testamento? Eles precisavam o batismo em Nome de Jesus e o batismo do Esprito Santo. O mesmo a verdade hoje.

Um Plano De Salvao
Atravs da histria, Deus tem sempre provido salvao para o homem pela graa atravs de f baseada na morte expiatria de Cristo. Deus tem lidado com o homem em vrias maneiras atravs das pocas, mas todos os Seus procedimentos apiam-se sobre este plano. Nossa poca tem visto a plenitude de graa tal que a chamamos a dispensao da graa (Joo 1:17), mas a salvao tem sido pela graa de Deus, no pelas obras do homem.

O princpio de f tem se tornado to claro tambm que podemos chamar esta a dispensao de f (Glatas 3:23-25), mas Deus tem sempre requerido a f. Abrao (antes da lei) e Davi (sob a lei) foram justificados pela f (Romanos 4:19). Embora que alguns Judeus pensaram que sua salvao apoiava- se nas obras da lei, guardar a lei nunca teve qualquer valor sem f (Romanos 2:29; 4:11-16; 9:3032). claro, que f salvadora sempre inclui obedincia, pois f somente genuna quando colocada em ao.

A salvao em todas as pocas tem se apoiado sobre a morte expiatria de Cristo. Ele era o nico sacrifcio que poderia remir o pecado (Hebreus 9:22;

10:1-18). A morte de Cristo expiou pelos pecados de todas as pocas (Romanos 3:25). Os santos do Antigo Testamento foram salvos por f no plano de expiao futura de Deus, a qual expressaram (seira completamente compreend-lo) por obedecer o sistema sacrificial que Deus tinha ordenado (Hebreus 11:28-29). Os santos do Novo Testamento foram salvos por f no plano expiatrio de Deus passado, o qual eles expressaram por obedecer o evangelho de Jesus Cristo. Os requerimentos do Antigo Testamento de obedincia, tais como circunciso e sacrifcio de sangue, foram consistentes com a justificao por f, e portanto so requerimentos de obedincia do Novo Testamento, tais como arrependimento e batismo nas guas.

O Novo Nascimento Um Todo


O novo nascimento um todo, unitrio e integrado. Embora que Jesus identificou dois componentes a gua e Esprito Ele, todavia, falou de um novo nascimento (Joo 3:3-5). O Espirito, gua e sangue so "unnimes num s propsito" (I Joo 5:8). H somente um batismo (Efsios 4:5), composto de ambos gua e Esprito, e este nico batismo nos coloca no corpo de Cristo (Romanos 6:3-4; Glatas 3:27; I Corntios 12:13). Tudo quanto o arrependimento, batismo nas guas e o batismo do Esprito realiza individualmente, a obra total de converso completada na unio dos trs. Nunca deveramos vincular tanta importncia para um elemento que julgamos os outros a serem desnecessrios. O padro da Bblia para experimentar todos trs praticamente simultaneamente ou em sucesso rpida (Atos 2:38; 8:15-17; 9:1718 com 22:16; 10:44-48; 19:1-6).

Visto que o novo nascimento um todo, singular e indivisvel, aparente que o sangue de Cristo aplica-se por todo o processo. O sangue de Jesus referese a morte expiatria de Cristo que satisfez a justia de Deus e fez a misericrdia de Deus disponvel a ns. Sem a expiao de Cristo no poderamos buscar a Deus, arrepender-nos efetivamente, receber remisso de pecados no batismo nas guas, ou receber o Esprito Santo. A morte substituinte de Jesus faz o arrependimento, batismo nas guas, e o batismo do Esprito tanto disponvel como efetivo.

O sangue aplicado no primeiro ouvir do evangelho para habilitar-nos a buscar a Deus, no arrependimento para habilitar- nos voltar do pecado, no batismo nas guas para remir o pecado, e no batismo do Esprito para habilitar-nos a receber o Esprito de Deus. Depois do novo nascimento, continuamos a viver uma vida vencedora e santa pelo poder do sangue. O sangue aplicado durante o processo de salvao, desde o primeiro ouvir da Palavra at a volta de Cristo para Sua igreja.

Quatro Aspectos de Salvao


A Bblia descreve a obra espiritual associada com a converso de diversas maneiras regenerao, justificao, adoo, e santificao. A converso resulta em regenerao, ou novo nascimento (Joo 3:3; Tito 3:5). Isto significa mais do que uma reforma da velha natureza, pois o homem regenerado recebe uma natureza nova e santa com poder sobre a natureza velha e pecaminosa. O novo nascimento envolve dois elementos: (1) destruir o poder da velha natureza (II Corntios 5:17) e (2) conceder uma nova natureza atualmente a natureza de Deus (Efsios 4:24; Colossenses 3:10; II Pedro 1:4).

A nova natureza traz uma mudana de desejos e atitudes (Efsios 4:23-32) e poder para viver uma nova vida (Atos 1:8; Romanos 8:4). No obstante, o novo nascimento no elimina a natureza pecaminosa. O Cristo tem duas naturezas a carne (uma natureza carnal ou pecaminosa) e o Esprito (Glatas 5:16-18). Se ele segue a carne, ele no pode viver uma vida vencedora e santa, agradvel a Deus (Romanos 7:21-25; 8:1213; Glatas 5:19-21). Se ele segue o Esprito, ele pode gozar uma vida de vitria sobre o pecado (Romanos 8:1-4; Glatas 5:22-23; I Joo 3:9). A justificao o ato pelo qual Deus declara o pecador a ser justo. O pecador no se torna verdadeiramente justo dentro de si mesmo neste ponto, mas Deus conta, reconhece, ou o considera justo, sem acatar os pecados passados. A justificao um termo legal que denota uma mudana de posio vista de Deus. A justificao consiste de dois elementos: (1) Deus perdoa o pecador, removendo a culpa e a penalidade associada com seu pecado (Romanos 4:6-8; 8:1). (2) Deus imputa (transfere) a justia de Cristo para o pecador para que ele possa receber tudo ao qual o Cristo sem pecado tem direito por causa da Sua justia (Romanos 3:22; 4:3-5; II Corntios 5:20-21).

Adoo o escolher e colocar de uma criana numa famlia. A regenerao significa que somos filhos de Deus por razo de um nascimento novo e espiritual; a adoo significa que ns nos tornamos filhos de Deus por Sua escolha consciente. Ns nos tornamos Seus herdeiros adultos. A adoo, ento, refere-se a nossa posio como filhos de Deus com todos os direitos associados com aquela posio (Romanos 8:14-17; Glatas 4:1-7).

A santificao significa literalmente "separao." Em nosso contexto, basicamente equivalente a santidade, que significa separao do pecado e consagrao a Deus. A santificao o processo de verdadeiramente se tornar justoverdadeiramente se tornando como Cristo. No novo nascimento, Deus nos coloca parte do pecado, mas isto somente o incio do processo (I Corntios 1:2). O Esprito de Deus transforma-nos progressivamente, aperfeioa-nos, e nos faz santos (II Corntios 3:18; II Tessalonicenses 2:13; I Pedro 1:3). Se ns submetermos ao processo santificante, ultimamente receberemos uma perfeio absoluta e sem pecado na vinda de Cristo (I Tessalonicenses 3:13; 5:23; I Joo 3:2).

Todas estas obras de salvao originam na graa de Deus (Romanos 3:24; Efsios 1:4-6; Tito 3:5), so compradas pelo sangue de Cristo (Romanos 3:25; Hebreus 10:10), e vm para ns atravs de f em Cristo (Joo 1:12-13; Romanos 3:28; Glatas 3:26). Alm disso, todos os quatro ocorrem quando ns arrependemo-nos, somos batizados em o nome de Jesus, e somos cheios com o Esprito Santo. "... Mas vs vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados, em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Esprito do nosso Deus" (I Corntios 6:11).

No arrependimento e batismo nas guas, o velho homem morto e sepultado, que significa que o velho estilo de vida e o domnio do pecado so destrudos (Romanos 6:1-7). O batismo do Esprito Santo concede a nova natureza com poder permanente para manter o velho homem morto (Romanos 8:8-9, 13). A experincia de Atos 2:38, ento, executa os dois elementos de regenerao. Sobre o arrependimento e o batismo nas guas Deus reme o pecado (Atos 2:38; 22:16). O Esprito Santo concede a justia de Cristo, pois, o Esprito

Cristo em ns e nos qualifica para sermos co-herdeiros com Cristo (Romanos 8:4, 9-11, 15-17; Glatas 3:14). A experincia de Atos 2:38 assim tambm concede os dois elementos de justificao. Alm disso as Escrituras indicam que a adoo ocorre pelo batismo nas guas e no Esprito; pois isto o que nos coloca na famlia de Deus (Romanos 3:26-27; Glatas 3:26-27: I Corntios 12:13). A santificao inicial vem na experincia de Atos 2:38 (I Corntios 6:11). A santificao contnua vem pelo Esprito que habita em ns (II Tessalonicenses 2:13; I Pedro 1:2).

Em resumo, a regenerao, a justificao, a adoo e a santificao inicial comeam todos no arrependimento e so completadas no batismo nas guas e batismo do Esprito. maravilhoso ver como Deus tem arranjado para os vrios aspectos de salvao a serem cumpridos quando cremos e obedecemos a mensagem simples do evangelho.

Perspectivas Histricas
Como que esta explicao de converso compara-se com os pontos de vista da histria da igreja? Podemos identificar trs pontos de vista maiores de salvao na Cristandade.
1.

O ponto de vista Catlico/Ortodoxo. A salvao vem atravs da administrao

dos sacramentos da igreja. Em particular, a regenerao vem pela cerimnia de batismo nas guas, ainda sem arrependimento consciente ou f. Consequentemente, infantes so batizados rotineiramente. Sob este ponto de vista, no h salvao fora da organizao, hierarquia, e sacerdcio da igreja.
2.

O ponto de vista da Reforma. A salvao um ato objetivo a ser aceito por

f mental. A salvao ocorre fora do homem; ela no envolve uma transformao

subjetiva dentro do homem. Este ponto de vista ligado extreitamente com a doutrina de predestinao, que Lutero, Calvino, e Zwingli patrocinaram todos fortemente. Deus escolhe quem ser salvo e os d a f que Ele requer. Os escolhidos reconhecem que a expiao de Cristo tem os salvo e ento vivem como pecadores justificados, incapazes de jamais perder a salvao.
3.

O ponto de vista Anabatista/Pietista/Wesleyano ensina justificao por f,

mas geralmente rejeita a predestinao e enfatiza que salvao envolve uma experincia subjetiva e transformadora de vida que resultar em santidade. Os Pentecostais entram nesta categoria, com alguma modificao.

Todos os ramos da Cristandade reconhecem a necessidade de arrependimento, pelo menos na teoria. A igreja, no incio da era ps-apostlica, fortemente enfatizou o arrependimento e exigiu evidncia de arrependimento antes do batismo nas guas. Havia tal insistncia numa transformao total de vida que alguns ensinaram que nenhum perdo era disponvel por pecados maiores cometidos aps o batismo. A mudana gradual para o batismo de infantes acabou com o arrependimento verdadeiro, at que na Igreja Catlica Romana se evoluiu penitncia e salvao por obras. Os Reformadores rejeitaram essa distorso, mas por causa de sua nfase em f mental e predestinao, eles no restauraram completamente a doutrina bblica de arrependimento. Eles afirmaram que o arrependimento precede o momento de f ou equivalente ao momento de f. Hoje, a maioria dos evanglicos enfatiza uma deciso mental instantnea por Cristo, tipicamente consistindo de um gesto simples, uma orao repetida, ou um pensamento silencioso. Infelizmente, isto frequentemente envolve pouco ou nada de tristeza segundo Deus, uma deciso para abandonar o pecado, ou uma transformao de vida.

Durante os primeiros cinco sculos, o batismo nas guas foi universalmente aceito como essencial salvao, contudo veio a ser visto como uma cerimnia mgica em vez de um ato de f. Os Catlicos, Ortodoxos, muitos Luteranos, muitos estudiosos Protestantes, e as Igrejas de Cristo ensinam-o a ser uma parte de salvao. Lutero, A Confisso de Augsburg (um antigo credo Luterano), e o "Catecismo Luterano" unanimamente declararam que o batismo necessrio para a salvao, tornando-se efetivo por f. Hoje, a maioria dos Protestantes, no entanto, o v somente simbolicamente.

A maioria da Cristandade usa a frmula batismal trinitariana, exceto os Pentecostais Unicistas e muitos Carismticos. Um estudo da histria da igreja revela que a frmula original foi o Nome de Jesus e que a igreja da primeira parte da era ps- apostlica a usou. Assim conclui a Enciclopdia de Religio e Etica e o Dicionrio do Interpretador Bblico, bem como os historiadores da igreja Otto Heick, Williston Walker, Jean Danielou, Wilhelm Bousset, e muitos outros. Essa frmula foi endossada ou usada por Hermas, a igreja no dia de Marcion, possivelmente por Irineu, muitos nos dias de Cipriano, em Os Atos de Paulo e Tecla, Um Estudo Sobre Rebatismo por um Escritor Annimo, alguns no tempo de Maninho Lutero, muitos Antitrinitrios e Anabatistas, alguns ingleses do dcimo stimo sculo, alguns dos Irmos de Plymouth, um ministro Presbiteriano do dcimo nono sculo, John Miller, e muitos lderes antigos Pentecostais. mencionado favoravelmente por Didache, o papa Estevo, Ambrsio, Bede, e o Conclio de Frejus (792), e o papa Nicolas I, e se refere ao mesmo nas Constituies dos Santos Apstolos, os Conclios de Constantinopla em 381 e 553, Martin Damiun, Pedro Lombard, Hugo Victor, e Toms Aquino.2 Pesquisas de documentos originais, sem dvida, descobriro muitos outros exemplos at agora

desconhecidos. Por exemplo, um documento Ingls Batista de 1660 endossou a frmula de "em o nome do Senhor Jesus Cristo," citando Atos 2:38.3

Na teoria, todos os ramos maiores da Cristandade ensinam que o batismo do Esprito Santo necessrio para salvao. Todos os Catlicos, Ortodoxos, e Protestantes ensinam que eles recebem o Esprito Santo. Alguns do Movimento dos Santificados, Pentecostais Trinitarianos e Carismticos ensinam que o batismo do Esprito Santo uma bno extra, opcional e ps- converso.

No entanto, a maioria da Cristandade no reconhece o falar em outras lnguas como a evidncia inicial do Esprito Santo. Na histria da igreja antiga, Irineu, Tertuliano, e Celso (registrado em Origen) relataram lnguas, e Novatian, Hilrio e Ambrsio endossaram lnguas. O falar em lnguas foi relatado entre grupos medievais, Franciscanos, Anabatistas, o movimento proftico do dcimo sexto sculo na Inglaterra, Camizardos (Cevenols) na Frana, convertidos dos Camizardos na Inglater-ra, Quacres, Jansenistas, Pietistas (inclusive Moravianos), Metodistas, avivamentos e cultos de acampamentos no dcimo novo sculo na Amrica, seguidores Luteranos de Gustav von Below, Irvingites, Irmos de Plymouth, Leitores na Sucia, avivamentos na Irlanda, Movimento dos Santificados, Pentecostais e Carismticos modernos de toda denominao.4

A questo do falar em outras lnguas, se o sinal inicial do batismo do. Esprito, tem reocorrido atravs da histria da igreja. No segundo sculo, Irineu indicou que lnguas foi um sinal de uma pessoa cheia do Esprito: O apstolo... designa aquelas pessoas "perfeitas" que tem recebido o Esprito de Deus, e que atravs do Esprito de Deus falam em todas as

linguagens... De maneira semelhante tambm ouvimos muitos irmos na igreja... que atravs do Esprito falam todo o tipo de linguagens... que tambm o apstolo designa "espirituais," eles sendo espirituais porque participam do Esprito.'

No fim do quarto sculo a homlia de Crisstomo sobre I Corntios 12, admitiu que apesar de lnguas ter cessado na sua igreja, em tempos anteriores as pessoas esperavam lnguas como o sinal do Esprito. Sua discusso refere-se instncias extra bblicas e aparentemente ps-apostlicas: Esta passagem toda muito obscura: mas a obscuridade produzida por nossa ignorncia de fatos aos quais se referem e por sua cessao, sendo tal como ocorria mas no acontece mais... Bem: o que ento acontecia? Seja quem foi batizado ele imediatamente falou com lnguas... Eles imediatamente aps seu batismo receberam o Esprito... [Eles] comearam a falar, um na lngua dos Persas, outros na dos Romanos, outros na lngua dos ndios, e alguns em outras linguagens. Isto descobriu aos estranhos que era o Esprito que falava.'

No quinto sculo Agostinho argumentou contra lnguas no seu dia mas admitiu que lnguas eram previamente a esperada evidncia do batismo do Esprito: Pois o Esprito Santo no dado somente pela imposio de mos entre o testemunho de milagres temporais sensveis, como Ele foi dado em dias anteriores... Pois quem espera nestes dias que aqueles sobre os quais as mos esto impostas que eles poderiam receber o Esprito Santo deveriam imediatamente comear falar com lnguas?'

O lder do Movimenta de Santidade, R. A. Torrey, notou as instncias bblicas de lnguas como o sinal do batismo do Esprito: "Se algum batizado com o Esprito Santo ele no falar em outras lnguas? Mas eu no vi ningum assim falando, e eu frequentemente ponderei, se h algum hoje que realmente batizado com o Esprito Santo.' Ele finalmente raciocinou de I Corntios 12 que as lnguas nem sempre ocorreram.

Ainda hoje, muitos no-Pentecostais lutam com a posio das escrituras sobre lnguas e oferecem negaes notavelmente fracas. Com respeito Cornlio, Os Comentrios Tyndale do Novo Testamento declaram, "No podemos dizer por certo se o dom de lnguas foi acompanhamento inevitvel da vinda do Esprito.' Semelhantemente, Billy Graham escreveu:

Entre muitas igrejas que se consideram carismticas, o falar em lnguas no considerado como um sinal inicial de ter sido nascido de novo... no posso ver provas slidas das escrituras pela posio que lnguas como um sinal dado a todos aqueles que so batizados com o Esprito... O dom de lnguas no necessariamente um sinal do bastismo do crente pelo Esprito Santo no corpo de Cristo.'

John Wimber, ex-professor adjunto no Seminrio Teolgico de Fuller que fala em lnguas, reconheceu que o batismo do Esprito parte de salvao e que lnguas evidncia iniciatria dele. Ele tem tentado reconciliar isto com o fato que muitos evanglicos no tem falado em lnguas:

Evanglicos... sabem que eles recebem o Esprito Santo quando nascerem de novo... O que significa nascer de novo no Novo

Testamento? Se, corno os evanglicos crem, a experincia de Atos 2 foi o nascimento da igreja, portanto ligado com a vinda do Esprito e dons espirituais. Minha pergunta para qualquer evanglico : Se isto a verdade, por que, ento, os dons no esto tambm na igreja hoje?... requerido somente, que eles soltam os dons... Falam em lnguas ou profetizam... Eu sempre uso estes dois dons como iniciatrio porque parece ser o padro do Novo Testamento.11

Charles Parham, fundador do movimento Pentecostal do sculo vinte, ensinou que uma pessoa deve ser batizada no Esprito Santo com a evidncia de lnguas para poder estar na igreja, a noiva, o corpo de Cristo, e o arrebatamento.' (No entanto, ele aparentemente creu que um grau menor de salvao era disponvel sem o batismo do Esprito.)

Exclusivismo
Algumas pessoas opem a mensagem do novo nascimento como sendo exclusiva demais. A Cristandade histrica tem sido sempre altamente exclusiva; a questo no se, mas onde, para traar a linha de separao. No dia de hoje as igrejas conserva doras excluem a grande maioria da humanidade de salvao, incluindo pagos com um alto padro de moralidade, Judeus que demonstram grande introspeco ao Antigo Testamento, seguidores de seitas que confessam a Cristo, mrtires de outras religies, e humanitarianos que demonstram grande amor e desempenham muitas boas obras mas que no confessam a Cristo.

A Igreja Catlica Romana tem reivindicado tradicionalmente que somente aqueles que se submetem a sua hierarquia so salvos. Assim declarou Cipriano no terceiro sculo e Agostinho no quinto. Quando o Catolicismo Romano e a Ortodoxia do Leste se dividiram em 1054, cada um reivindicou ser a nica igreja verdadeira e pronunciou antemas sobre a outra. Em 1302, o papa Bonifcio VIII proclamou que era absolutamente necessrio salvao para todos ser submetidos ao pontfice Romano. Durante o Cisma Papal (1378 - 1415), duas linhas rivais de papas excomungavam todos os seguidores de um ao outro. Aps a Reforma, a Igreja Catlica Romana entregou todos os Protestantes perdio e disse que ela era a nica igreja verdadeira.

Os Reformadores Protestantes demonstraram pontos de vista similares. Martinho Lutero segurou que a Igreja Catlica Romana era uma igreja apstata, a grande meretriz de Apocalipse, e que o papa era o anticristo. Ele recusou juntar foras com uni colega reformador, Ulrich Zwingli, porque Zwingli cria que a Eucaristia no continha o sangue e corpo fsico de Cristo. Lutero chamou Zwingli um "pago grosseiro" e "mrtir do diabo" e o falou, "Voc tem um esprito diferente do que o nosso."' Lutero rejeitou os Anabatistas como hereges, perdoando e at patrocinando a perseguio deles.

Zwingli permitiu seus seguidores a perseguir os Anabatistas; eles afogaram um no rio corno punio apropriada por sua insistncia no batismo por imerso. Os Protestantes normalmente executaram os Anabatistas por afogamento ou pela espada, enquanto os catlicos usavam fogo para que eles no "derramariam sangue."

Miguel Serveto foi queimado estaca pelos calvinistas porque ele insistiu no rebatismo e negou a trindade (contudo afirmou a diedade absoluta de Jesus Cristo). Joo Calvino o perseguiu e consentiu plenamente a sua execuo, contudo Calvino teria preferido que ele fosse decapitado.

A Igreja da Inglaterra perseguiu os Puritanos e os Separatistas. Os Puritanos, na sua vez, perseguiram os Batistas e os Quacres na Amrica colonial.

Fundamentalistas tipicamente chama a Igreja Catlica Romana uma seita, negam que os Protestantes liberais so salvos, e classificam o Pentecostalismo como demonaco. Alguns Evanglicos, incluindo alguns Pentecostais Trinitarianos, tem rotulado os Pentecostais Unicistas como hereges ou pertencentes a uma seita. As Igrejas de Cristo crem que somente eles so salvos. Qual a resposta correta acusao de exclusivismo? Primeiro. devemos reconhecer que Jesus Cristo mesmo estabeleceu o novo nascimento como o requerimento para entrar no reino de Deus, e Ele disse que ningum poderia ser salvo a no ser por Ele (Joo 3:3-5; 8:24; 14:6). Ele indicou que somente uma minoria seria salva (Mateus 7:14; Lucas 13:23-24). No entanto Ele ofereceu salvao para "quem quiser." A salvao no determinada por afiliao a uma igreja ou denominao. Qualquer um, apesar da placa da igreja, que cr e obedece o evangelho de Jesus Cristo ser salvo.

No rejeitamos aqueles que no tem recebido a experincia do Novo Testamento, mas simplesmente os encorajamos para receber tudo que Deus tem para eles. H muitas pessoas sinceras, e at arrependidas, como Apolo e os

discpulos de Joo em feso que precisam ser levados a uma verdade mais adiante para que eles possam ter o novo nascimento apostlico. Nossa experincia e doutrina deveriam conformarem-se com o completo padro bblico e apostlico; aqueles que buscam a Deus sem cumprir esse padro respondero a Deus. Nossa responsabilidade clara: devemos agir sobre o que sabemos ser a verdade.

Em considerar estes assuntos, os princpios a seguir so importantes:


1.

Deus soberano, e somente Ele o juiz (Romanos 2:16; 9:15; Hebreus

12:23).
2.

No devemos condenar ou atacar outros, mas devemos pregar o evangelho e

oferecer salvao a todos (Marcos 9:3940; Joo 3:17; Filpenses 1:15-18).


3.

A Bblia a autoridade nica por doutrina e instruo em salvao (Joo 5:39-

40; Glatas 1:8-9; II Timteo 3:15-17). No podemos impor demandas no bblicas ou oferecer excees no bblicas. No podemos depender de ou ser influenciados por raciocnio humano, situaes hipotticas, grande nmeros de pessoas, figuras hericas da histria da igreja, ou antepassados piedosos.
4.

Deus levar salvao quem a busca diligentemente (Jeremias 29:13-14;

Mateus 7:7; Atos 10:1-6; Hebreus 11:6).


5.

O juzo de Deus levar em conta a luz disponvel a cada indivduo (Lucas 12:42-

48; Marcos 12:38-40; Romanos 2:6, 11-16).

Alguns supem que Deus poderia permitir um cumprimento anormal ou irregular do seu plano declarado. Por exemplo,Ele poderia aceitar o desejo genuno de uma pessoa para ser batizado se aquela pessoa fosse impedida de ser batizada antes da morte? (O Catolicismo Romano ensina que h um "batismo de desejo" em tais casos.) Deus poderia aceitar a f sincera em Cristo como Deus e Salvador. no batismo ainda que ele no conhecia ou entendia a frmula do nome

de Jesus? Deus poderia dar a alguns o Esprito Santo sem o sinal de lnguas porque eles no conheciam ou entendiam lnguas? Deus poderia salvar algumas pessoas hoje fora da igreja do Novo Testamento, ou sem a experincia completa do Novo Testamento, talvez segundo o padro do Antigo Testamento? Possveis analogias seriam Jetro, Balao, Nnive, e a celebrao irregular da Pscoa por Ezequias (II Crnicas 30). Poderia haver um menor grau de salvao ou uma outra oportunidade aps a morte?

O problema com estas teorias que no tm suporte claro das escrituras, portanto no temos autoridade para as ensinar como doutrina. Alm do mais, as Escrituras como um todo, parecem excluir as idias de salvao fora da igreja, dois nveis de salvao ou uma segunda oportunidade aps a morte. Se Deus tem planos alm dos que tem nos revelado, ou se Ele escolhe para aceitar um cumprimento anormal do Seu plano, isto Sua prerrogativa. Ns podemos pregar e praticar somente o que a Bblia declara. Em vez de tentar justificar propostas extra-bblicas, devemos sustentar e obedecer o claro ensinamento das Escrituras, e por isso gozar uma certeza e segurana de salvao. S podemos deixar casos anormais ou hipotticos nas mos de Deus.

Um outro problema com muitas excees propostas que a Bblia, com sua mensagem clara de salvao, tem estado disponvel atravs da histria da igreja. Mais e mais evidncias esto surgindo que pessoas em vrias pocas praticaram o batismo em Nome de Jesus Cristo e receberam o Esprito Santo com o sinal de falar em lnguas. Em muitos casos, indivduos redescobriram estas verdades por eles mesmos. At na Bblia, Cornlio aparentemente nunca ouviu do falar em lnguas, mas ele ainda falou em lnguas quando recebeu o Esprito.

Concluso
Ao apresentar a mensagem do evangelho, devemos enfatizar que a salvao por f e no por obras. Devemos proclamar uma mensagem de esperana, no de condenao. No h necessidade para atacar ou ridicularizar outros grupos ou indivduos. Podemos reconhecer qualquer experincia espiritual ou nvel de verdade que eles tm atingido e ainda proclamar "todo o conselho de Deus" (Atos 20:27). No somos juiz deles, mas podemos e devemos proclamar a Palavra de Deus e testemunhar da nossa experincia pessoal. Devemos afirmar a necessidade de obedincia contnua Palavra de Deus - a necessidade para "andarmos na luz, como ele est na luz" e para "crescer na graa, e no conhecimento de nosso Senhor" (II Pedro 3:18; I Joo 1:7).

Qual a concluso para os pregadores? Primeiro, recebero o que pregam. Somente se eles enfatizam a importncia da experincia de Atos 2:38, que ela ser recebida pelo povo. Segundo, se eles pregaro o evangelho de Cristo com nfase na f, esperana e amor, seu ministrio ser um sucesso espiritual. Se eles so corretos na sua interpretao doutrinal, eles salvaro muitos. Se eles provam a ser um tanto exclusivos na sua interpretao doutrinal mas evitam contendas, amarguras, e farisasmo, eles ainda salvaro muitos e no destruiro ningum. Finalmente, Atos 2:38 est na Bblia. S pode ser correto pregar sua mensagem positiva a todos sem compromisso.

Em resumo, afirmamos quatro verdades:


1. 2. 3.

A Bblia a nica autoridade para a salvao. A base de salvao a morte, sepultamento e ressurreio de Cristo. A salvao vem somente por graa atravs de f em Jesus Cristo.

4.

A aplicao de graa e a expresso de f vem enquanto obedecemos Atos 2:38,

desse modo recebendo o novo nascimento de Joo 3:3-5.

***********************************

Notas 1. Veja David K. Bernard, A Unicidade de Deus (Casa Publicadora Pentecostal - Alvorada, RS). 2. Para documentao e mais informao sobre este pargrafo, veja David K. Bernard, O Novo Nascimento (Casa Publicadora Pentecostal - Alvorada, RS); William Chalfant, Ancient Champions of Oneness (Hazelwood, MO: Word Aflame Press, 1982), Cap. V. 3. G. D. for F. Smith, A Brief Confession or Declaration of Faith (1660), p. 6. O documento original est na Biblioteca Britnica em Londres. 4. Para documentao e mais informao sobre este pargrafo, veja David K. Bernard, O Novo Nascimento. 5. Irineu, Contra as Heresias, 2.32.4, referindo-se I Corntios 2:6. 6. Joo Crisstomo, Homilias de Primeiro Corntios, 29. 7. Augustinho, "Against the Donatists," On Baptism, 3.16.21. 8.* Reuben A. Torrey, The Baptism of the Holy Spirit (New York: Fleming H. Revell, 1895), p. 18. 9. I. Howard Marshall, The Acts of the Apostles, Vol. V of The Tyndale New Testament Commentaries (Grand Rapids: Eerdmans, 1980), p. 194. 10. Billy Graham, The Holy Spirit (Waco, TX: Word), pp. 250-258. 11. John Wimber, "John Wimber Calls it Power Evangelism," Charisma, setembro de 1985, p. 35. 12. Charles Parham, A Voice Crying in the Wilderness (Baxter Springs, KS: Apostolic Faith Bible College, 1902), pp. 27, 31, 35. 13. Sherwood Wirt, "You Can Buck the System and Win," Christianity Today, 03 de fevereiro de 1984, pp. 20, 22. * * * * * * * * * Para obter mais informaes sobre os tpicos deste livreto, veja O Novo Nascimento por David K. Bernard, a ser publicado em breve pela Casa Publicadora Pentecostal.

Potrebbero piacerti anche