Sei sulla pagina 1di 9

LEINZ,V" LEONARDOS,O.H:' Glossario geologico. Sao Paulo: 1977. 239 p.

'

Nacional,

LOCZY, L., LADEIRA,E. A. Geologia estmtural e introdur;iio a geotect6nica. Sao Paulo: Edgard I3lucher, 1976. 525 p. ' MOORHOUSE, W. W. 7be study of rocks in thin section. Harper e Brothers, 1959. 514 p. New York: Paulo:

TADDEO, J. S., RODRIGUES, E. P, Glossarjo de petrologia. Sao ABGE, 1976. 20 p.

o que e dureza e clivagem e como sao verificadas num mineral? o que e formad~. urn mineral? Qual e a defini(ao de mineral, rocha, magma, lava, rocha
vulcanica, rocha pilitonica, metamorfismo, sedimenta(8.o, diagenese?

o intemperismo pode ser estudado sob mllitos pontos de vista, tais como, processo inicial para sedimenta<;ao, processo de forma~'ao de solo e, por isso, com interesse agronomico. processo de enriq\lc('illwll[" em certos elementos, processo geol6gico de interesse em si. 0 III lS:;') interesse no intemperismo prende-se ao fato de 0 mesmo moc!il'it'ar drasticamente 0 comportamento das rochas, Isto import;:)S()I)l(~1l1;IIll'iLI :'1 Geotecnia e mesmo a Geomorfologia ..
Dc qualquer forma, e preciso conhecer 0 processo ('Ill :,j pIILI se tirar algumas conclus6es sabre a inflllencia do intemperismo nCSS;L'; :hcas, Por intemperlsmo entendem-se apenas os proCC5:;OS d . c!".'dl1 tcgra<;ao e decomposi<;ao (modifica<;ao da mineralogia c tjllil1ll';1 ,LI:. rochas) que ocorrem na superffcie da crosta, em fun~'iio do COlll:110 desta com a atmosfera ou, em parte, com a hidrosfcra, Nao 5" illdlll neste conceito 0 processo de erosao. Este implica re1110<;llo de PIli! in 11,1.'; s6lidas. No intemperismo ha remo<;;aode subst5.nci:F'::: "oill\:I. i, lntemperismo fisieo C 0 conjunto de proccssos que I, ",:\!1 \'1 Yr:lgn1cnt;::~;lo c dcsintcgra<;~o da ro(h;,1. lntemperismo qUlmico eo conjunro de processos que decomposi\;ao da rocha.
IeVItill 'I

o que se entende por estrutura e textura de uma rocha, xistosidade, folia(ao gnaissica e clivagem ardosiana?
Identifique, em amostras de rocha, suas estruturas e textllras. Reconhe(3, em amostra de granito ou gnaisse, os constituintes mineral6gicos: feldspato, quartzo e ferromagnesiano. Usando 0 quadro de cbssificl(aO das rochas e tendo sido dadas a estrutura, textura, composi<;ao e origem, de 0 nome cia rocha. Dado 0 nome de uma rocha, enuncie sua estrutllra, textura, composi(8.o e origem.

o diaclasamento pode ter origem tectonica, no resfriamcnto dl: lavas, etc, e nada tem a vcr com intcmperismo.

Entretanto, 0 diacbsamento, devido a remo<;ao de camadas sobrejacentes a uma determinada rocha, nao so poe essa rocha a descoberto, mas tambem libera tensoes ali existentes. Todas as rochas SaD e15sticas, isto e, diminuem de tamanho numa ou em todas as dire<;oes, quando comprimidas. Esta situa<;ao e verificada quando a rocha est5 em profundidade. Na abertura de tuneis, por exemplo, e posslvel medir 0 estaclo de tensio da rocha pelo seu estado de dcforma<;ao. A lei de Hook relaciona o estado de tensao com a dcformar;ao a = E. (E = modulo de elasticidade; a = tensio; = extensao ou dcformar;:ao linear). Portanto, a deformar;:ao da rocha vai ser proporcional a carga que existe sobre ela e inversamente proporcional ao modulo de ebsticidade da rocha. Uma vez liberada a carga, essa rocha vai se expandir. Para cima, essa rocha pode se expandir !ivremente, mas estad confinada lateralmente e por isso sofreri compressio paraleb a superffcie, criando condir;:oes de fraturamento paralclo a superffcie do terreno, da mesma forma que urn corpo de prova, sob uma prensa, mostra fissuras paralebs 3.direr;ao de aplicar;:ao da forp. paralelo

Os desplacamentos, tipo Pao de A<;ucar,bastante conhecidos, podem ser explicados pelos processos acima descritos, mas tambem saD atribufdos ao intemperismo qufmico. Esta interpretar;:ao c discutlvel. Urn dos argumentos e que as rochas intemperizadas saD menos densas que as rochas sas. Isto signifir:\r1a uma CXDanS:lONCCCSS:lfi:\iT1ente I n;}o, Dois dur:mte a alterar;::1oQ3. ;ocha h5 um~ lixiviar;:ao de alguns element~s quimicos criando outras substiincias de peso espedfico menor. E certo, porcm, que dur:mte 0 processo de formar;:ao de m3.tacoes dentro do solo, desem-olvem-se pIaC3.S esfcroidais que tendem a se destacar do nueleo central, aparentemente por expansao. Tal processo poderia, ainda, ser resultado do fenomeno de a11viode tensao.

resultado no terreno e urn fraturamento e tanto mais intenso quanto mais pr6ximo deb.

a superffcic

mesmo efeito e atribufclo a variar;oes di5rias ou sazon:lis de temperatura. aquecimento da rocha na superffcie, qu:mdo essa est5 exposta, cria expansao que leva a urn aumento de volume no sentido perpendicubr a sllperflcie do terreno e em senti do paralclo ao terreno, leva a criar;:aode tensoes, que provocam fraturamento, da mesma maneira rr,cdnica que anteriormente explic.ldo. Muitas vezes, a variar;io de temperatura como agente do intemperismo e contestacb com expericncias de se levar ao fomo fragmentos de rocha, esfriando-os depois e assim sucessivamente. Acontece que dessa forma nao se criam as tensoes paralelas a superffcie do tefreno respons5veis pclo diaclasamento.

Para 0 clima brasilciro este processo nao tem importancia, fIlas para elimas glaciais ou periglaci3.is, sim. A agua que penetrou em alguma fissura, ao congebr aumenta de volume ou cria tensoes dentro do macir;:orochoso, que tcnele a abrir mais aquela fenda. E necess:hio, no entJnto, que 3.safda d:lqucla :'\guast'ja obstruid:l na superflcie, 0 que :lcontcce quando se form:l espessa camada de gelo sobre e1a. Esse processo pode empurrar para a superffcie fragmcntos de roelu segundo dire~'0es irrcgui:lres de maior fr:lqueza, funnanclu us ch3.mados solos poligon:lis.

Cerra:; .<1I:nasDodem oe:netrar nos poros ou fissuras (JU microfissuras clas rochas e, posteriorm~ntc, por evaporar;io da agua,
r::cdc::: C'::.<::.t:d:?.::; '-:::"~ C',""::_: ....... ':' ...,r:!~(~,~;!c::s ::,r0pr~:ls".ut? pOSSUC!ll Uln:l
fnrr"l

1 - Esse diaclasamento geralmente e distinguido de outro, de origem tectonica, por apresentar superflcies nao muito planas e as vezes ate :lrredond:lcbs. p~ir~l!cLli;ll::1tc:1 de: .:;:,s 1'or<;as SJO rochas com baixo coeficiente de Poisson. Sao de comportamento frjgil.
C,

de cristaiiza<;;}oempurr:.JI1l10 os gr:los ciarocha para os lados. lsto signific:l um inchamcnto interno e ccloca a rocha sob tensues de tr:l<;aO, as quais c pouco resistente. Esse processo tem mais impon:lncia em regioes marinlus. I3loom (1970) chama a :ltenc;:to do fenOl11eno em areas de polui(;:lo ::ltmcsfcrica com cn:-:ofrc..-\ di'J'va absorve esse enxofre que forma H,S(\ o qual reage com 0 cl!cio clas roehas ou solos, dando CaSO,.ciH,O. 1'::;ll:
:-:~d.~:;;_ 'j;':t-:c~-:'::;:-;'.;,) -::~

i.: r'jchas que: fr:ltuLlln

rccl;~l

'~.':11

sefre postl..?rionncntl'

11l1~:1

crist~l1i~:lC:W com :lS conscqLiCncias jj ciuLlas acinu. Esta seria uma dill; !l1exblic!;;desde innucnci:.J cia poluic:lo :ltmosfcrica sobre 0 intellljJerislllll. A outra seria devido :1 abund:mcia de CO,.

o ensaio de sanidade, comumente usado em geotecnia para avaliar a resistencia da rocha ao intemperismo, imita essa situa\;ao. Normalmente e tornado como urn fndice de alterabilidade da rocha, mas deve ser olhado criticamente. Nesse ensaio, usa-se sulfato de Na e Mg em cuja solu\;ao a brita e mergulhada e depois seca na estufa, por varias vezes, cumprindo uma determinada ciclagem. Como resultado, a brita passa a se desagregar, perdendo material fino, se for intemperizavel.
A desagrega\;ao resultante deste ensaio esta na dependcncia da porosidade da rocha com poros acessfveis a solu\;ao de sulfato de Na e Mg e revel a uma resistcncia ou fraqueza a este tipo de intemperismo e nao a qualquer urn. Alias, este tipo nao e 0 mais comum em regioes umidas. Por outro lado, 0 fato de revelar urn certo grau de porosidade em rocha que normalmente nao seria porosa, como as fgneas, de nota tambem urn grau inicial de intemperismo. Deve-se lembrar, no entanto, que uma analise de porosidade da rocha e bem mais simples que essa ciclagem.

mente a nontronita. Esse mineral e expansivo. Quando a rocha e mol had a, devido a alguma chuva, esse material se expande criando tensoes semelhantes as explicadas no item anterior. Depois de seca, se retrai. Os sucessivos process os de inchamento e retra\;ao levam a fragmentat;;ao da rocha. Ha exemplos em Sao Paulo, num enrocamento de encosta de ponte, onde os fragmentos de basalto com tais minerais verdes (nontronita) se desagregaram em seis meses. A barragem do Vacacaf-Mirim, em Santa Maria (RS), possui urn enrocamento de montante que apresenta varios matacoes que podem ser esfarelados com os dedos; certamente quando foram colocados na obra 0970-72) cram rochas resistentes. Ruiz (969), em expericncias no IPT, mediu tensoes de expansao desse material chegando a valores de 80 kg/cn)2 e pOI'extrapola\;ao ate 200 kg/cm2, que sao pressoes altfssimas. Maciel Filho (1977) mediu tensoes de expansao em argilas da Forma\;ao Santa lvIJriade ate 5 kg/cm2. Urn ensaio de laborat6rio que imita este tipo de intemperislIlo eo ensaio de ciclagem em agua destilada e estufa. Desta forma, os argi!ominerais presentes se expandem e se contraem da mesma mancira que "III condi\;oes ambientais de clima umido, onde a agua da chuva se assemcllJa a agua pura. Observa-se que as partes rochosas mais protegicbs ckssas varia<;oes estao men os intemperizadas.

Este processo normal mente nao e mencionado nos livros de geologia, mas a expericncia geotecnica brasileira com basaltos 0 inclui como urn dos principais. Secagem e umedecimento ativam dois processos que levam a desagrega\;ao: 0 "slaking" e a expansao. "Slaking', segundo Menezes e Dobereiner (991), e a desagregat;;ao de rochas pelfticas causada pela alternancia de secagem e umedecimento (defini\;ao de Morgenstern e Eigenbrod (974)).
COJ1formc descrf!u por Tuy/cr ';' uo : .. __ asn Uti! 'jue
:'.'ll~/i-/l:ji!iL'n-

A arivicbdc org~tnica de anima is fUt;;:ldores,vermes e ou::: " deve apenas ser cirach, representando pOUCl import~mciJ no intempcris. ,,'., ~~'.:'" '::-ut'"r"', ')

ir:.tc;:-:F'::-::<::

1--::::I:~:. :-:(~T t'~:c:!itJr

/0 de rocba peljtica perde tlmidade, 0 arpenelra nos uaziosex/emos da a1110slra, com 0 deSellL'olvimen/o de alIas pressoes de SUCfiio (nega/h'a). Na sa/tlra~iio, esse ar conlido na amoslra epressllrizado Ii medida que a cigtla penelra para 0 inlerior da rocba I'0r capilaridade. 0 processo de "slaking ", por/an/o, irci tensional' a estnJlura inlenla daamoslra. Com um nltmerosttji'cienlede cic!os de umcdecinwnlo e secagem eo COl1conli/ante QUI1Wl1lo de nzicrofissllras, a velocidadede propaga~iio des/as microfisslI ras allmenla e, corzseql-lel1Ieme12Je, lima maiorumidadepenelragrada/iuamenIe na rocba, acelermldo processo de desagrt!ga~iio.

o cJminho da agu:l. As arvores, muitas vezcs, introduzem suas raizes em fraturas com material semi-alterado. Devido ao seu crescimento. cst:lS rafzes reDliem a Gcslocar os blocos diaclasados propiClanJo novos irJturamcntes. Muitas vezes esta forp provem d3 a\;ao do vento sobre a arvorc, a qual transmite as tcnsoes as rafzes. 0 exemplo de calpdas quebradas pOI'raizes de arvores e sugestivo.

A expansao e Ull1 aumento de volume devido a presenp de minerais expansivos quando absorvem agua, como as argibs cSilH.:critas,ou altera',:ao de sulfetos.
:;!:-'lrlS

As rochas, e especialmente 0 basalto, no inicio de sua intemperiza<;ao qufmica, forma argilo-minerais do grupo cia esmectira, especial-

r::, iluIl1c:n~ na atualidJdc~ C Ull1 due:; gr:lndcs qucbrJdofCS de rocha em seu trabalho de cominuic;ao especialmenre para obras de engenh~I;-iJ civil. Cada nova frarura, assim obtid:l, favorecera 0 intern pcrismo.

Dois ter~os das rochas que ocorrem na superffcie sao sedimcntares e os minerais mais comuns SaGquartzo, fcJdspatos, argilo-mincrais, micas, calcita e dolomita.

Ha uma regra geral em qufmica que diz: quanto maior for a superffcie de contato entre dois reagentes, mais rapida sera a rea~ao. Desta forma, se imaginarmos urn cubo de 1cm de aresta, ele tera 6 cm2de superffcie de contato com agentes do intemperismo. Se cortarmos esse cubo ao meio, teremos 8 cm2 de superffcie de contato para 0 mesmo volume de rocha. E assim sucessivamente. Portanto, quanto mais fr:lturada estiver a rocha, mais f:lcil sera sua decomposi~ao.

Minerais contendo Fe, SIn, S, Cu SaGmais comumente envolvidos pela oxidap:1o.

processo de forma~ao de matac6es em subsuperficie e bastante conhecido e exemplifica bem 0 ataque qufmico sobre a rocha. A agua com CO2 e outros reagentes penetra nas fraturas e passa a atacar um bloco inicial sob a forma de urn paralelepfpedo. Nas faces ha uma frente cle ataque, nas arestas duas, nos vertices tres. resultado e 0 arredondamento e forma\"ao de matac6es esfericos. Isto s6 se verifica em maci~os poueo dbcIasados (espapmento de mais de metro) preservando nucIeos que ficam protegidos.

Fe (HC03)2 + 02 -> FeppHp

+ HC03

limon ita

A bidrolise se caracteriza pcb remo~ao de certas substancias cm soIu<;ao e forma~ao de outras que permanecem no local.

A ordem cle cristaliza~ao clos minerais a partir cle um magma, segundo Bowen, i.ncli~aque os prim~iros, de.?lta temp~ratu~a, sao tambem
'. >".) :.:S .1l: SUT)CrfICIC. :\ or(1r..:.-~rn Ct: ':::':::;:::.:~:::'~.. _
solLl\'c1
)1 T:" : :~

:D

j )~

e tambcm cle rcsistcncia ao intemperis"mo, cia menor para a n13ior ~ a seguinte:


11finemis

:l.rgilo-mincraJ

50luvd

Olivina Anortita Piroxcnio Hornblencla I3iotita Albita OrtocIasio :\luscovita

Cbscr,,':J.-.s..:, ;:::.:;~::[::i:~(;, -1~~'~(~,s ;"irg:lo-llli.r.crais d~rivaJGs de

Peridotito Gabro

variados minerais SaGdiferentes. Por exemplo ortocl5sio tende a produzir caolinita; paglioclasio ou ferromagncsianos tendcm a produzir montmorillonita. Dacito Ri6lito

Os produtos da decomposi\;ao sao os minerais secundarios e algumas solu\;oes. tipo de argila depende do mineral que a origina, do meio e da lixivia\;ao subsequente. A silica em solu\;ao pode precipitar ao redor dos graos de quartzo. Ha um trabalhode Paraguassu (1972) que demonstra que esse processo e relativamente rapido. Em seis rneses substitui CaCO de concha por SiOz'As escarpas de arenito Botucatu silificadas saGinterpr~tadas pdo mesrno autor como consequcncia de evaporac;:ao, nas encostas, de solu\;oes ae SiOz precipitando a silica ao redor dos graos de quartzo, dando-lhes grande resistcncia. A silica pode formar n6dulos de Chert em sedimentos. Em media, a silica contida nas aguas dos rios atinge 2 a 4 ppm. Nos rios tropicais, 0 teor e maior. Quando chega ao mar, ataca outros argiIo-minerais e e consumida por organismos como radiolarios. K, Ca++,Mg sao essenciais ao desenvolvimento das plantas. S30 fLxadostemporariamente por minerais argilosos e mesmo humus e daf podcm ser absorvidos pclas phntas. Na e mais soluvd e por isso menos fixo.

argilas de modo geral, sob cIima quente e umido dos tr6picos, podem se desdobrar em subsmncias mais simples como AlzOyproduzindo a bauxita e liberando a silica para os rios.

Cabe urn destaque 11ac;:ao dos organismos, por ser a<,;ao bioqufmica. As plantas contribuem com COz' 02 e acidos organicos. A remoc;:aode certos nutrientes pelas plantas cria certo desequilfbrio qufmico no solo ou sapr6lito, que ira atingir os minerais. As bacterias, no entanto, sao as que iniciam 0 ataque bioqufmico. Por causa cia magnitude das exigencias relativas 11 energia e poder de redu<,;aoe oxida<,;aodesses organismos, grande quantidade de minerais precisa ser transformada (Silverman e Ehrlich, 1964). Agentes complexados de produtos rnetab6licos tambem auxiliam a dissolver substancias inorganicas e alguns desses podem scr formados pOl'micr6bios. Ribeiro, Santos e Martelli (1976) fizeram ataque sobre diabisio com urn Ifquido onde havia cultura de urn fungo Aspergillus niger, extrafdo do solo. Ap6s 25 dias, 0 conteudo de Ferro nas solu<,;oescom fungo era 26 vezes maior do que nas solu<,;oesestereis.

Os calcarios sao solubilizados e deix:lm no solo as impurezas contidas na rocha, como, por exemplo, argilas. A solubiliza\;ao do calcario e :1 causa de formas tfpicas, conhecidas como topografia carstica, onde hi possibilidade de ocorrencia de cavernas. Estas areas rnerecem estudos especiais. A reac;:aocaracterfstica e a seguinte:

Hp

+ COz = HzCO;

Gorshkov e Yakushova (1970) dizem que no proccsso de populac;:aodas rochas por organismos, se esboc;:a uma sequencia definida. Em primeiro lugar, aparecem as bacterias e algas cianoffcias que ao destruir as rochas deixam 0 tcrreno pronto para 0 surgimento cLl microflora: as algas diatomaceas e os fungos prot6fitos e, mais tarde, os vegetais !it6fitos, como lfquens e musgos.

CaCO; + HzCO; -> Ca(HCO;)2 Glldrio bicarboll:lto ~oll:vcl

Os arc6sios ou graUVaG1S tcm os feldsp:Jtos ou fragmcntos de rocha alterados em argilas. Arcnito qU:lrtzoso pode ter seu cimento silicoso, c:llcffcro ou ferruginoso dissolvido, tormnclo-se areia solta. cimento ferruginoso exige meio redutor para sua solubiliza<';30,0 que pode ocorrer em p:mtanos ou solos podz6licos ou planossolos.

~ rcs;';;;rcnc;a ~a rocl):!
dCI~:t.'>ncLc>

As rochas argilaceas podem percler ou adquirir fons. Urn C a redu~'30 clos oxiclos de fcrro que resulta em sua dissoluc;::io c: cUl1seqlicnte descoloramento da rocha, principaimente nas fissuras. As

do est3d;' de '~~~;d'~d~ do 'que id~

~ip;' p~t;~16g'ic~~[s'to e

(~e ql'l~cir"l

of'ral

n~uiii)

11::li,')

v;ilit!,)

principalllll'II((' para as r()l'ha~; [glll':IS l' IIH'(:uIH'nli,'as ljll", ljllillll!O S:IS, posSlIelll rl'sisll'llcb Slificil'l1tl' para praticallll'nte todo tipo de obra. Dependendo da alterac,Jo, essa resistcnda cai rapidamcnte. Segundo Farjallat (1972), a import5ncia da altera,,:ao dos materiais rochosos em constrw;ao reside principalmente em 4 efeitos: diminui,,:ao de resistcncia com ou sem produ,,:ao de finos; varia,,:ao nas caracterfsticas mednicas de dcformac;;ao e deformabiIidade; varia,,:ao na porosidade e permeabilidade e consequentemente na estanqucidade; diminui,,:ao nas caracterfsticas de adercncia ou adesividade, tanto a ligantes hidr:iulicos como betuminosos. Marques Filho et alii (1981) realpm a importancia da identifica(,:ao geologica de estruturas que poderao determinar uma distribui,,:ao anomab dos materia is intemperizados. Refere-se especialmente ao caso de fci,,:6es tipo almofadas ("pillow lava") nos derrames vuldnicos escavados na barragem de Foz do Areia.

Figura 3,1 - Fotografi:ls de uma jazida de diabasio intemperizado

seguinte Tabela

A Comissao para mapeamento cIassificac;;ao:

geotccnico

da AIGE propoe

3.2 - Cbssificac;;ao
OAEG, 1979)

dos gr:lUS de alterac;;ao dos materia is rochosos

com eerea de 10 metros de espeSSUfa. A esquerda, 0 maei~o constituido pOl' muiros fragmentos pequenos, alguns grandes e uma massa argilosa resultante da altera<;ao. A direita, fragmentos pequenos de 5 a 10 em, angu!osos, Iimitados geralmente pebs superficies das juntas, de roeha alterad:l. Este material e utilizaclo no revcstimcnto primirio de estr:llbs. Localidade Cerrito, Santa Maria, RS,

Cbsse 1 2

Gr:lU de alter:l<;-ao 025

25 - 50

3 4 5

50 - 75
75 - 100 100

Termo fracamente alterado moderadamente alterado altamente alterado completamente alterado solo residual alterado
pr;:;.t~c~lr:-:cntc 3.J.;

Chics~;i C: 979) usa ::r~c:-:~:s :-:<-: tc:'rr:cs: rochJ rocha alter:Jda, roch:J muito alterada.

Um:J cbssifica<;-Jo apropriacb para tal finalidade e aqueb em que 0 m:lterial rochoso e consiclerado separaclamente de acordo com 0 cst:ido alteraclo, se c:Jusado por descolor:J(,:ao (D), pOI' desintegf:J<,:ao ffsica (;\1), par decomposic;;ao qllfmic:l (CH), au ::l!ter:lc;;aohidrotermal ou outra (A). 0 solo residual pode ser do tipo M ou do tipo CH. Alterac;;3.o hiJrotcrmal (pOI' :'igU:1quente) e UIl1 proccsso ligado :10 metamorfismo, L~:':; prCdllZ cfcitos 'nuito SC;llclh:mtcs :lCS cb :1lteral;Jo supergcnic:l (de 5dpcrficic), de ul forma que muitas vezes torna-se muito diffcil distinguir un1:l de OlItra.

A vclocicbde de alter:J~'ao depende do dim:l. Um exclllp!O: llill gr:Jnito s5.o, exposto em Porto Rico Jur:1nte 20 anos, Ficou :tllCI':ld,) :ll,' :1 profundid:Jde de 50 cm, podenclo :Jte ai scr conado pOI' cmivete. POl' Gutl'<) bdo, rochas mobilizadas par gcleims d:J ultima glaci:l(,"ao mantclll-sl' praticamente sas (Hunt, 1972). Iiipidcs de CCll1itc:-;cs d:lf urn:l bca indic:H,.':lO Sl"l)l'l~ ,1 vclocidade ell' intemperismo de uma regiao. Em Santa Maria, placas dl' m:'irmore com mais de 20 anos mostram sinais sensiveis de dissolu~':lO,

regiao

Segundo Hunt (1972), as cinzas do Krakatoa tropical, perderarn 5 % de silica em 5 anos.

situado

nurna

AGUA

Em nosso clirna, basaltos podern ser alterados de vida uti! de urna obra.

durante

0 periodo

MORNA

E diffcil preyer a durabilidade de urna rocha, cuidado este que, ate pouco tempo atras, nao havia. Especialrnente 0 basalto requer rnais aten\;30. Os ensaios de sanidade e ciclagern ainda sao insuficientes. Espera-se qu~ urn cuidadoso exame petrografico, aliado ao estudo de comportamento dessas rochas na natureza, traga indices rnais praticos e confiaveis.

CAMARA

DE
CONOENSA<;:AO

AGUA FRIA

----;.
o06r7

Farjallat (1972) indica como criterios de previsao, alcm do estudo de descontinuidades internas, os seguintes ensaios ou analises: absor\;ao d' agua em fragmentos e rocha moida; sanidade com sulfatos; satura\;ao - secagern; exposi\;ao mtural; descric;ao petrografica; lixiviac;ao continua via Soxlet; microporosidade e micropermeabilidade; cicbgem com etileno-glicol e agua oxigenada; ensaios mec5nicos com e sem agua, como "Slake durability", e seco.

o pO", t? " 0 D 0 ; 0- 0 Do 0 p 0 DO 0 o .:> 0 (>0

ZON A

ATMOSFERICA

or:,,:>

q:
U'l

yAPOR DE AGUA

" ",,'
0

Z W
ZONA DE FLUTUA\=AO

C> "
"

0 0

C ~ ,,0
0"
~ 0 DOOOO

0 00 NIYE L

00
FREATICO

III

0
U'l

o Para acelcrac;ao do intemperismo em laborat6rio, Hypolito (1972) desenvolveu 0 intemperiz:Jdor tambcm apresent:J.do em Hypolito & Val:J.relli (1972). l.:J.deir:J.e !'>linette (1984 a, b, c) desenvolveram um metodo IXlra estabclecer a alterabilidade ou durabilk!:.J.de de uma rocha. Esta deve ser ccparac!:.J. em du:J.s porc;0es: urn:J. p:lra ser ex posta :J.Otempo e outra para ser submetida a alter:J.c;ao acelerada em laborat6rio. Esta acelerac;ao c obtida atraves do extra tor soxhlet (figura 3.2), 0 qual pode proporcionar 3 condic;oes de s:J.tur:J.c;ao:perm~Il1ente, de JlutU:J.c;aoclo nivel frdtico, de aerac;ao; ou s6 as duas ultimas condic;oes. A agua e aquecicla num bano e evaporada, sendo esse vapor condensado na parte superior por r"sfrbmento, dai caindo sobre os fragmelltos de roclu. Quando a ::\gua :Hinge uma certa altura sifon~lcb p:lr~l') baUo, reinici:mdo 0 cicIo. i':essc rroccsso, a rocha se altera rapicbrncnte.
I) DO

0 D 0"0 (?" " 0000


,Cl 0 D D ZO~A

q:
----DE PERM SATURA<;:AO ANENTE I-

000

(>

00 -,--------

0::
III

I) pD 0" 00) o 0

A'GUA

EM

E9ULlCAO DISSOLYIDOS

COM

(ONS

Esses autores consideram que a velocidade de altera\;ao de qualquer rocha depende: 1 - do estado inicial da altera\;ao da rocha; 2 _ do estado de tensao remanescente da rocha e da possibilidade de liberta\;ao dessas tensoes, quando a rocha ficar exposta a urn novo ambiente; 3 - da a\;ao dos agentes extemos. A velocidade de altera\;ao natural (Vnw) e definida como:

propriedades ffsicas ou mecanicas. Os ensaios de altera\;ao acelerada constituiram-se de ciclagem agua/ estufa, lixivia\;ao em estrator Soxhlet, "slake durability test", imersao em etileno glicol, varia<;:oesde temperatura e umidade. Conclufram que as melhores correla\;oes estao entre ciclagem agua/estufa e 0 de meteoriza\;ao, tornado como paddo. A varia\;ao de temperatura tambem tern influencia na desagrega\;ao.

sendo Iw a varia\;ao de urn fndice de altera\;ao e DT a diferen\;a de tempo. Os fndices de altera\;ao (I) sac obtidos pela diferen\;a de uma propriedade no estado sao e no estado alterado dividida pelo valor dessa propriedade no estado sao, ou alterado (0 que for maior). As propriedades us~d,:s f:)fam: ~lasticidade (E), resistencia it compressao simples (R), reslstencla ao C1salhamento (S), porosidade aparente (Tj), abson;:ao (A), massa espedfica aparente (oas), peso (W). 0 fndice "0" (zero) significa no estado sac e "w" no estado alterado. Usando-se estas propriedades, cuja letra representativa substitui o "w" na expressao Iw, pode-se considerar as seguintes rela\;oes, tomando como referencia: o modulo de elasticidade a resistencia it compressao simples a resistencia ao cisalhamento a porosidade aparente a abson;:ao o peso espedfico aparente a perda de peso Ie= (Eo - Ew)/Eo Ir = (Ro - Rw)/Ro Is = (So - Sw)/So ITja= (Tj\V- Tjo)/Tjw Ia = (Aw - Ao)/Aw
Ira

CHIOSSI, N.]. Geologia aplicada a engenharia. Politecnico, 1979.

S30 Paulo: USP - Gremio

FARJALLAT,].E. S. Relato sobre 0 tema (Desagregabilidade de rochas e problemas relativos a sua aplicabilidade). In: SEMANAPAULISTADE GEOLOGIA APLICADA,4, 1972, S30 Paulo. Anais ... S30 Paulo: Assoc. Paulista Geo!. Aplicada, 1972. p. 19-54. GORSHKOV,G. 1970. 624 p.
&

YAKUSHOVA, A. Geologia general.

Moscou:

Mir,

HIPOLITO, R. Studo e::cperimental dealterafiio intemperica de diabrisios. Sao Paulo: Universidade de S30 Paulo, 1972. (Tese de Doutorado). HIPOLITO, R., VALARELLI, ].V. Altera<;:30 experimental de diabasios. In: SElvlANAPAULISTADE GEOLOGIA APLICADA,4, 1972, S30 Paulo. Anais ... Sao Paulo: Associa<;:30Paulista de Geologia Aplicada, 1972. p.103-122. HUNT, C. B. Geology ofsoils: their evolution, classification and uses. San ;'rancisco . ;~.;-i.Freeman, 1972.3+;p. IAEG COMMISSION "ENGINEERING GEOLOGICALlvlAPPING"Classification of rocks and soils for engineering geology mapping. Part 1: rock and soil materials. Bulletin oftbelntemationalAssociation ofEngineering Geology, Krefeld, v.19, p.364-471, 1979.
L\.DEIRA, F. 1., .\lINETfE,E. A quantifica<;:aoda a]tera<;:3oe da

=(

yo - yw)/ yo

Iwl = (mo - m1)/mo

Essas propriedades sac medidas logo aDos a retirada da rocha sa. Ap6s algum tempo as mesmas propriedades 'sao medidas na pedra ex posta ao tempo. Paralelamente sao determinadas, na pedra submetida J. cichgem, essas propriedades, ap6s celto numero de ciclos no extraror soxhlet. Por compara<;:ao entre a vclocidade de ::dterac:io naEural e a cia cicbgem pode-se preyer 0 comportamento da roch:l n'o futur'")o Menezes e Dobereiner (1991) fizeram ensaio de mcteoriz:l<;io em urn siltito, consistindo em exposi<;:io ao tempo e controle de algu~1as

alterabilidade de rochas. In: CONGRESSO BRA.5ILEIRO DE GEOLOGIA DE E:<GE:';I-L\.RIA., 4, 1984, Belo Horizonte. Anais... Belo Horiwnte : ABGE, 1984. v.3, p.351-358.

LADEIRA,F. 1., MINETrE, E. fndices ffsicos de altera<;;aona quantifica<;;ao da alterabilidade de rochas. In: CONGRESSO BRASILEIRODE GEOLOGIA DE ENGENHARIA, 4, 1984, Belo Horizonte. Anais ... Belo Horizonte : ABGE, 1984. v.3, p.359-366. LADEIRA, F. 1., MINETrE, E. fndices geomecanicos de altera<;;aona quantifica<;;aoda alterabilidade de rochas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA, 4, 1984, Belo Horizonte. Anais ... Belo Horizonte : ABGE, 1984. v.3, p.367-370. l'vIACIELFILHO, C. 1. Caracterizariio geotecnica das formar6es sedimenta res de SantaMaria. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1977. (Disserta<;;aode Mestrado). l'vIARQUES FILHO, P. 1. et a!. Caracterfsticas usuais e aspectos peculiares do manto de altera<;;ao e transi<;;ao solo-rocha em basaltos. In: CONGRESSO BRASILEIRODE GEOLOGIA DE ENGENHARIA,3,1981, Itapema (SC). Anais ... Sao Paulo: ABGE, 1981. v. 2, p. 53-72. MENEZES,R.S.,DOBEREINER,L. Estudo da alterabilidade do siltiro maci<;;o da Forma<;;aoRio Bonito - Santa Catarina. Solos e Rochas, Sao Paulo v.140), pAl-54. 1991. ' PARAC?UASSU, A. ~. Experimental silicification of sandstone. Geological SocIety of Amenca Bulletin, v. 83, p. 2853-2858. 1972. RIBEIRO, R. M., SANTOS, A. M., MARTELLI, H. 1. Altera<;;6es microbianas em rochas; solubiliza<;;ao do feITo par a<;;6esde fungos em diabasios. Revista Brasileira de Geociencias, Sao Paulo,n.6, p.146-155, 1976.
RUIZ, M. D. S. Mecanismo

Com base no trabalho de Ladeira e Minette (984), fa<;;auma avali3.<;;ao do fndice de elasticidade, absofl;,'ao e peso especifico que a rocha ensaiada tera ap6s 10 anos de uso numa obra exposta ao tempo. A varia<;;aoda altera<;;aono tempo

e linear?

exposto par Ladeira e Minette (984) reflete bem as condi<;;6es climaricas a que a rocha sera submetida na obra? Dependendo da maneira como a rocha e usada numa obra, em que grau ela esra sujcira a exposi<;ao ao tempo? Relacione os usos das rochas como mareriais de consrru<;ao e avalie sua exposi<;;aoao tempo. Avalie, ainda, 0 comprometimenro da obra em fun<;;aoda desagrega<;;ao parcial da rocha. Em sinrese, como se executa 0 ensaio de sanidade? Que condi<;6es narurais ele reflere? Quais ourros ensaios usados para avaliar a alterabilidade de uma rocha? Que concli<;;6escada urn reflete? Que sinais de inremperismo ja observou?

o ensaio

de desagregariio de rochas basdlticas semialteradas. Sao Paulo: IPT,1969. Pub!. n.696. p.533-543.

Defina intemperismo fisico. Defina intemperismo quimico, altera<;;aoou decomposi<;;ao. . QU~is as principais rochas que podem sofrer dissolue;ao? Que tlPOSde problemas a dissolu<;;aopode trazer para a engenharia civil? Em que consiste 0 fenameno do "slaking"? Quais as influcncias da secagem e umedecimento? . Quais os quatro principais efeitos nos materiais rochosos em constru<;;ao, apontados por FarjaJlat (971)?

Potrebbero piacerti anche