Sei sulla pagina 1di 13

|Texto: NETTO, Jos Paulo A Renovao do Servio Social sob a Autocracia Burguesa.

In: Ditadura e Servio Social Uma anlise do Servio Social no Brasil ps-64. So Paulo, Cortez, 1991.

Prof Edlene Pimentel. Estudo Dirigido

1. Qual o elemento central para a anlise do autor sobre o processo de renovao no Brasil? A anlise desta renovao, tomada na sua pluricausalidade e na sua multilateralidade, ainda um desafio para os estudiosos do Servio Social, sejam assistentes sociais ou no. Ela supe, desnecessrio diz-lo, a compulsria e mediatizada remisso ao movimento macroscpico da autocracia burguesa a renovao do Servio Social, no Brasil, mesmo que no se possa reduzir os seus mltiplos condicionantes s constries do ciclo ditatorial, impensvel, tal como se realizou sem a referncia sua dinmica e crise.

2. Quais so os componentes da relao entre o ciclo autocrtico burgus e a renovao do Servio Social? A ditadura colocou para as prticas, modalidades de reproduo e as (auto)representaes profissionais. na confluncia deste condicionalismo indito que se pode rastrear a essencialidade daqueles relaes e identificar com nitidez a sua conexo com a renovao do Servio Social. At o final da dcada de sessenta, e entrando pelos anos setenta inclusive, no discurso e na ao governamental h um claro componente de validao e reforo do que, noutro lugar, caracterizamos como Servio Social tradicional. Sendo assim, atendia a duas necessidades distintas: a de preservar os traos mais subalternos do exerccio profissional, de forma a continuar contando com um firme estratos de executores de polticas sociais localizadas bastante dcil e, ao mesmo tempo, de contrarrestar projees profissionais potencialmente conflituosas com os meios e os objetivos que estavam alocados s estruturas organizacional-institucionais em que se inseriam tradicionalmente os assistentes sociais. Ento: um dos

componentes das relaes entre a autocracia burguesa e Servio Social operou para a manuteno, sem alteraes de monta, das modalidades de interveno e (auto)representaes que matrizavam a profisso desde o inicio dos anos cinquenta. O desenvolvimento Ds foras produtivas, na

moldura sociopoltica peculiar da autocracia burguesa, saturou o espao social brasileiro com todas as refraes da questo social hipertrofiadas e com sua administrao crescentemente centralizada pelas politicas sociais do Estado Ditatorial.

3. Sob essas condies, em que nveis o Servio Social foi diretamente atingindo? Nessas condies vinculam-se sobretudo organizao do Estado e s modificaes profundas na sociedade que se efetivaram, durante o ciclo autocrtico burgus, sob o comando do grande capital. Elas ferem o Servio Social, no exclusiva, mas especialmente, em dois nveis, imbricados porm diferenciados por especificidades: o da sua prtica e o da sua formao profissional.

4. O Estado, como grande empregador dos Assistentes Sociais, tendo em vista atender prioritariamente s exigncias dos monoplios, implementa uma nova racionalidade em termos das polticas setoriais. Como se d esse processo? A criao de um mercado nacional de trabalho para os assistentes sociais tem seus mecanismos originais deflagrados em meados dos anos quarenta, no bojo do processo de desenvolvimento das grandes instituies sociais implementadas no ocaso do Estado Novo. Na dcada seguinte e na entrada da dcada de sessenta esse mercado se expande; mesmo emergente e em processo de consolidao. A reorganizao do Estado, racionalizado para gerenciar o processo de desenvolvimento em proveito dos monoplios, reequaciona inteira e profundamente no s o sentido das polticas setoriais (ento voltadas prioritariamente para favorecer o grande capital), mas especialmente toda malha organizacional encarregada de planej-las e execut-las.

5. Que novidade o mercado nacional de trabalho colocou para o desempenho profissional do Servio Social? De uma parte, as modificaes no mbito do Estado; de outra, a slida insero do assistente social no mundo empresarial. O enquadramento de assistentes sociais em estruturas organizacionais mais complexas e com interconexes mltiplas e polifacetadas, no marco da burocratizao prpria a elas, alterou em escala significativa o relacionamento dos profissionais com as instncias hierrquicas a que se prendiam, com fontes dos seus recursos, com os outros profissionais com que concorriam e com os seus utentes. A prtica dos profissionais teve de revertir-se de caractersticas formais e processuais. Num plano geral, ela foi compelida a integrar o conjunto de procedimentos administrativos modernos.

6. Qual mudana a poltica educacional da ditadura tratou de implementar formao dos assistentes sociais? R= O profissional moderno implicava uma profunda rotao nos mecanismo vigentes da formao dos assistentes sociais e dela encarregou-se a politica educacional da ditadura. Com efeito, as referidas condies novas reclamavam um inteira refuncionalizao das agencias de formao dos assistentes sociais, apta a romper de vez com o confessionalismo, paroquialismo e o provincianismo. Aumentaram o numero de instituies e profissionais. O Servio Social ingressa no circuito da universidade justamente no lapso de vigncia da autocracia burguesa. Esta insero no mbito acadmico ocasionara impacto, a formao profissional viu-se penetrada pelas exigncias e

condicionalismos decorrentes pelo regime autocrtico burgus, sendo multifacetado e contraditrio.

7. Nesse processo de mudana qualitativa e quantitativa na formao profissional qual a particularidade que o autor destaca como geradora de consequncias entre segmentos da categoria

profissional e o projeto autocrtico burgus? A insero do ensino de Servio Social no mbito universitrio.

8. No plano especfico do perfil profissional, como se deu esse impacto? O impacto operado pelo ingresso na universidade foi multifacetado e contraditrio. De um lado, propiciou institucionalmente a interveno das preocupaes tcnico-profissionais com as disciplinas vinculadas s cincias sociais; ento que a formao recebe de fato o influxo da sociologia, da psicologia social e da antropologia. De outro lado, o recrutamento do novo pessoal docente tornando compulsrio pela expanso dos cursos tambm revelou-se contraditrio: recolhendo os quadros encarregados de reproduzir a profisso especialmente entre profissionais jovens, operou diversamente agregou elementos que vinham da formao em momentos imediatamente anteriores ou posteriores implementao da ditadura o que se formaram j sob o militar-fascismo ; igualmente enquadrados na universidade do autocratismo burgus, estes componentes da docncia se desenvolveram desigualmente mas, pela sua permanncia nos marcos acadmicos, com possibilidades de dedicao e envolvimento intelectuais inexistentes para os docentes de perodos anteriores, puderam acumular reservas de foras e engendrar, no mbito do Servio Social, uma massa critica tambm inexistente antes. Quando se supera as contradies ditatoriais o acumulo realizado por este componente profissional vem tona com significativa ponderao.

9. O que essas indicaes delineiam para a formao profissional? Estas sumrias indicaes delineiam o giro que ento sofre a formao profissional do assistente social. Passa a oferecer quele um profissional moderno, cuja legitimao advm menos de uma (auto)representao humanista abstrata que de uma fundamentao terico-tcnica do seu exerccio como assistente social. A modernizao conservadora revela -se inteiramente neste domnio: redefine-se a base da legitimidade profissional ao se redefinirem as exigncias do mercado de trabalho e o quadro da formao para ele.

10. Quais so os principais condicionantes que marcaram o processo de renovao do Servio Social?

O ocaso da autocracia e a sua ultrapassagem revelaram que, sob ela, o Servio Social desenvolveu potencialidades sem as quais no apresentaria as caractersticas com que veio atravessando a dcada de oitenta. A ruptura com este cenrio tem suas bases na laicizao do Servio Social, que as condies novas postas formao e ao exerccio profissionais pela autocracia burguesa conduziram ao ponto culminante; so constitutivas desta laicizao a diferenciao da categoria profissional em todos os seus nveis e a consequente disputa pela hegemonia do processo profissional em todas as suas instncia. A tal laicizao, com tudo o que implicou e implica, um dos elementos caracterizadores da renovao do Servio Social sob a autocracia burguesa. Trata-se de um cenrio que vai alm das requisies da autocracia burguesa ao Servio Social: nele no comparecem traos de funcionalidades e congruncia com o regime autocrtico burgus e suas demandas especficas, mas tambm ncleos e vetores que segregavam elementos de oposio e contestao. O carter contraditrio dos fenmenos e processos scio histricos surge aqui em toda a sua efetividade: ao refuncionalizar a contextualidade da prtica profissional e redimensionar as condies da formao dos quadros por ela responsveis, o regime autocrtico burgus deflagrou tendncias que continham foras capazes de apontar para o cancelamento da sua legitimao. A estratgia autocrtico-burguesa se desdobrava para a produo de profissionais aptos para atender s suas demandas modernizadoras, porm, ao mesmo tempo, engendraram-se circunstncias que permitiram a incorporao e o posterior desenvolvimento de influxos terico-metodolgicos e crticoanalticos que questionavam as bases mesmas da autocracia burguesa.

11. Cite e comente os traos centrais que marcaram o processo de renovao do Servio Social? A instaurao do pluralismo terico, ideolgico e poltico no marco profissional, deslocando uma slida tradio de monolitismo ideal; a crescente diferenciao das concepes profissionais (natureza, funes, objeto, objetivos e prticas do Servio Social), derivada do recurso diversificado a matrizes terico-metodolgicas alternativas, rompendo com o vis de que a profissionalidade implicaria uma homogeneidade (identidade) de vises e de prticas; a sintonia da polmica terico-

metodolgica profissional com as discusses em curso no conjunto das cincias sociais, inserindo o Servio Social na interlocuo acadmica e cultural contempornea como protagonista que tenta cortar com a subalternidade (intelectual) posta por funes meramente executivas; a constituio de segmentos de vanguarda, sobretudo mas no exclusivamente inseridos na vida acadmica, voltados para a investigao e a pesquisa.
Texto: NETTO, Jos Paulo A eroso do Servio Social tradicional no Brasil. In: Ditadura e Servio Social Uma anlise do Servio Social no Brasil ps-64. So Paulo, Cortez,1991.

Prof Edlene Pimentel.

Estudo Dirigido

1. A autocracia burguesa teve um papel determinante no processo de eroso do Servio Social tradicional. Por que? A ruptura com o cenrio vigente tem suas bases na laicizao do Servio Social, que as condies novas postas formao e ao exerccio profissional pela autocracia burguesa conduziram ao ponto culminante: so constitutivas desta laicizao a diferenciao de categoria profissional em todos os seus nveis e a consequente disputa pela hegemonia do processo profissional em todas as suas instncias. Trata-se de um cenrio que vai alm das requisies da autocracia burguesa ao Servio Social: nele no comparecem somente traos de funcionalidade e congruncia com o regime autocrtico burgus e suas demandas especficas, mas tambm ncleos e vetores que segregavam elementos de oposio e contestao. O carter contraditrio dos fenmenos e processos scio-histricos surge aqui em toda a sua efetividade: ao refuncionalizar a contextualidade da prtica profissional e redimensionar as condies da formao dos quadros por ela responsveis, o regime autocrtico burgus deflagrou tendncias que continham foras capazes de apontar para o cancelamento da sua legitimao.

2. Quais as consequncias significativas dessa nova abordagem comunitria para o evolver imediato da profisso? Uma consequncia diz respeito incidncia, no mundo mental do assistente social, de disciplinas sociais que sensibilizam o profissional para problemticas macrossociais . Ainda que o universo terico-ideolgico dos suportes originais do Desenvolvimento de Comunidade fosse candidamente acrtico e

profundamente mistificador dos processos sociais reais e no supusesse uma ruptura com os pressupostos gerais do tradicionalismo, ele abria uma fenda num horizonte de preocupaes basicamente microssociais. Outra

consequncia, igualmente expressiva, era a insero do assistente social em equipes multiprofissionais nas quais, dado o carter relativamente novo destas experincias entre ns, o seu estatuto no estava previamente definido como subalterno. Enfim, posta a natureza das experincias e dos programas, relacionava o assistente social com aparelhos administrativos e decisrios do Estado, situando-o ao mesmo tempo em face de novas exigncias de alocao e gesto de recursos e de circuitos explicitamente polticos. 3. Com essa nova modalidade de interveno profissional, o tom da legitimao profissional muda de direo. Qual ?

4. Quais os trs elementos relevantes apresentados no II Congresso Brasileiro de Servio Social (RJ 1961) para detectar a eroso do Servio Social tradicional? Primeiro, o reconhecimento de que a profisso ou se sintoniza com as solicitaes de uma sociedade em mudana e em crescimento ou se arrisca a ver seu exerccio relegado a um segundo plano; em consequncia levanta -se a necessidade de [...] aperfeioar o aparelhamento conceitual do Servio Social e de [...] elevar o padro tcnico, cientfico e cultural dos profissionais desse campo de atividade; e, finalmente, a reivindicao de funes no apenas executivas na programao e implementao de projetos de desenvolvimento. Em resumo: a dissincronia com as solicitaes

contemporneas, a insuficincia da formao profissional e a subalternidade executiva.

5. Nos anos seguintes, essa eroso se intensifica e os detonadores externos rebatem na profisso, mediados por quatro elementos

especficos. Quais so eles? O primeiro remete ao prprio amadurecimento de setores da categoria profissional, na sua relao com outros protagonistas(profissionais: nas equipes multiprofissionais; sociais; grupos da populao politicamente

organizados) e outras instncias (ncleos administrativos e polticos do Estado). O segundo refere-se ao desgarramento de segmentos da Igreja Catlica em face de seu conservadorismo tradicional; e emerso de catlicos progressistas e mesmo de uma esquerda catlica, com ativa militncia cvica e poltica, afeta sensivelmente a categoria profissional. O terceiro o espraiar do movimento estudantil, que faz seu ingresso nas escolas de Servio Social e tem a uma ponderao muito peculiar. O quarto o referencial prprio de parte significativa das cincias sociais do perodo, imantada por dimenses crticas e nacional-populares.

6. Esses componentes vo desenhando a crtica s prticas e representaes tradicionais, ao mesmo tempo em que introduzem diferenciaes nas prticas e representaes vinculadas ao D.C. Quais as vertentes profissionais que surgem a partir desse processo? Uma corrente que extrapola para o Desenvolvimento de Comunidade os procedimentos e as representaes tradicionais, apenas alterando o mbito da sua interveno; outra, que pensa o Desenvolvimento de Comunidade numa perspectiva macrossocietria, supondo mudanas socioeconmicas,

estruturais, mas sempre no bojo do ordenamento capitalista; e, enfim, uma vertente que pensa o Desenvolvimento de Comunidade como instrumento de um processo de transformao social substantiva, conectado libertao social das classes e camadas subalternas.

Texto: NETTO, Jos Paulo A eroso do Servio Social tradicional na Amrica Latina. In: Ditadura e Servio Social Uma anlise do Servio Social no Brasil ps-64. So Paulo, Cortez, 1991.

Prof Edlene Pimentel.

Estudo Dirigido

1. Quais os aspectos mais significativos da eroso da legitimidade do Servio Social tradicional na Amrica Latina? Cabe assinalar alguns ncleos problemticos que, especificamente em relao ao Servio Social, podem responder pelos traos gerais da eroso da legitimao das suas formas at ento consagradas, e em escala mundial; O pano de fundo de tais ncleos dado pelo exaurimento de um padro de desenvolvimento capitalista. O tensionamento das estruturas sociais do mundo capitalista, quer nas suas reas centrais, quer nas perifricas, ganhou uma nova dinmica; num contexto de desanuviamento das relaes internacionais, gestou-se um quadro favorvel para a mobilizao das classes sociais subalternas em defesa dos seus interesses imediatos. Registram-se ento amplos movimentos pra direcionar as cargas da desacelerao do crescimento econmico, mediante as lutas de segmentos trabalhadores e as tticas de reordenao dos recursos das polticas sociais dos Estados burgueses. Em tais movimentos o contedo das demandas econmicas em funo da

complexidade e da diferenciao sociais j presentes nas sociedades capitalistas mais desenvolvidas, nas quais o impacto da revoluo cientfica e

tcnica era visvel (Richta, 1968) entrecruza-se e conflui com outras demandas, sociais e culturais: comeam a cristalizar-se reivindicaes referenciadas a categorias especficas (negros, mulheres, jovens), ambincia social e natural (a cidade, o equipamento coletivo, a defesa dos ecossistemas), a direitos emergentes (ao lazer, educao permanente, ao prazer) etc. Nas suas expresses menos consequentes, estes movimentos pem em questo a racionalidade do Estado burgus e suas instituies; na suas expresses mais radicais, negam a ordem burguesa e seu estilo de vida. Em qualquer dos casos, recolocam em pauta as ambivalncias da cidadania fundada na propriedade e redimensionam atividade poltica, multiplicando os seus sujeitos e as suas arenas.

2. A contestao das prticas profissionais como as do Servio Social tradicional converte-se em efervescncia profissional interna devido a trs vetores. Quais so eles? Explicite-os. Em primeiro lugar, a reviso crtica que se processa na fronteira das cincias sociais. Os insumos cientficos de que historicamente se valia o Servio Social e que forneciam a credibilidade terica do seu fundamento com a chancela das disciplinas sociais acadmicas viam-se questionados no seu prprio terreno de legitimao original. A impugnao do funcionalismo, do quantitativismo e da superficialidade que impregnavam as cincias sociais universitrias no provinham de protagonistas alheios comunidade cientfica, mas tinha seus centros dimanentes no interior mesmo daquelas respeitveis instituies de que se socorria o Servio Social quando precisava caucionar seus pressupostos terico-metodolgicos. uma interdio de monta: a fonte primria da sustentao terico-metodolgica da construo profissional experimentava convulses que repicava no vazadouro construdo pelo Servio Social. O segundo vetor que intercorria no processo era o deslocamento sociopoltico de outras instituies cujas vinculaes com o Servio Social so notrias: as Igrejas a catlica, em especial, e algumas confisses protestantes. Deslocamento muito desigual nas vrias latitudes, porm visvel em todas elas e operante em dois planos: no adensamento de alternativas de interpretao teolgica que justificavam posturas concretamente anticapitalistas e antiburguesas e na permeabilidade de segmentos da alta

hierarquia a demandas de reposicionamento poltico-social advindas das bases e do baixo clero. E o terceiro vetor: o movimento estudantil: condensamente, ele reproduz, no molde particular da contestao global caractersticas e da sua interveno, todas as alteraes que indicamos e as insere

pertubadoramente no prprio locus privilegiado da reproduo da categoria profissional: as agncias de formao, as escolas.

3. Como se constituiu a Reconceituao e quais as peculiaridades que permeiam a ruptura com o Servio Social tradicional na Amrica Latina? A reconceituao , sem qualquer dvida, parte integrante do processo internacional de eroso do Servio Social tradicional e, portanto , nesta medida, partilha de suas causalidades e caractersticas. Como tal, ela no pode ser pensada sem a referncia ao quadro global que aquele se desenvolve. No entanto, ela se apresenta com ntidas peculiaridades, procedentes das particularidades latino-americanas; nas nossas latitudes, a ruptura com o Servio Social tradicional se inscreve na dinmica de rompimento das amarras imperialistas, de luta pela libertao nacional e de transformaes da estrutura capitalista excludente, concentradora, explor ador (Faleiros, 1987: 51 ). Esta determinao poltica condensa boa parcela da problemtica do processo de eroso do Servio Social tradicional entre ns e que no encontramos em suas outras verses com o mesmo relevo.

4. A que se pode vincular essa Reconceituao? Comente. Est intimamente vinculada ao circuito sociopoltico latino-americano da dcada de sessenta: a questo que originalmente a comanda a funcionalidade profissional na superao do subdesenvolvimento. Idagando-se sobre o papel dos profissionais em face de manifestaes da questo social, interrogando-se sobre a adequao dos procedimentos profissionais

consagrados s realidades regionais e nacionais, questionando-se sobre a eficcia das aes profissionais e sobre a eficincia e legitimidade das suas representaes, inquietando-se com o relacionamento da profisso com os novos atores que emergiam da cena poltica (fundamentalmente ligados s classes subalternas) e tudo isso sob o peso do colapso dos pactos polticos

que

vinham

do

ps-guerra,

do

surgimento

de

novos

protagonistas

sociopolticosm da revoluo cubana, do incipiente reformismo gnero Aliana para o Progresso -, ao mover-se assim, os assistentes sociais latinoamericanos, atravs de seus segmentos de vanguarda, estavam minando as bases tradicionais da sua profisso. este movimento, localizvel praticamente em todos os pases ao sul do Rio Grande, que permite uma espcie de grande unio profissional que abre via a uma renovao do Servio Social. Ela o ponto de partida para o processo que se esboa em 1965 e que, genericamente, tem como objetivo expresso adequar a profisso s demandas de mudanas sociais registradas ou desejadas no marco continental e que sensibilizavam o Servio Social pelos mesmos condutos e sujeitos que, internacionalmente, como vimos, foravam e parametravam alteraes profissionais.

5. Aps cinco anos de iniciado esse processo, aquela grande unio se desmancha. Quais foram as causas atribudas pelo autor a esse processo? Concorrem para isso duas ordens de causas. A primeira foi o leito real seguido no equacionamento das mudanas sociais nas reas mais significativas do continente: perspectiva burguesa na modernizao por vias ditatoriais ou d o seu puro congelamento repressivo acabou por impor-se, derrotando as alternativas democrticas que apostavam nas vias reformista-democrtica e revolucionria. A segunda radicava na prpria composio daquela grande unio: se colocavam em xeque o Servio Social tradicional, seus constituintes faziam-no a partir de posies distintas e com projees tambm diferentes .

6. Quais os elementos que iro explicitar a heterogeneidade presente na Reconceituao? Vamos destacar dois de seus traos pertinentes. O primeiro deles refere-se relao com a tradio marxista. no marco da reconceptuao que, pela primeira vez de forma aberta, a elaborao do Servio Social vai socorrer-se da tradio marxista e o fato central que, depois da reconceptualizao, o pensamento de raiz marxiana deixou de ser estranho ao universo profissional dos assistentes sociais. O recurso dos reconceptualizadores tradio

marxista no se realizou sem problemas de fundo: excepcionalmente com o apelo s suas fontes originais, no geral valeu-se de manuais de divulgao de qualidade muito discutvel ou de verses deformadas pela contaminao neopositivista e at pela utilizao de materiais notveis pelo seu carter tosco. Mais ainda: a diluio da especificidade do pensamento de inspirao marxiana no cadinho do ecletismo redundou em equvocos to grosseiros que se

chegou a supor a sua congruncia terico-metodolgica com o substrato das propostas de Paulo Freire. O segundo elemento importante introduzido no curso do processo de que estamos cuidando foi uma nova relao dos profissionais latino-americanos so antigos verificam-se da formao das escolas pioneiras organizao de eventos internacionais; possvel afirmarse, neste sentido, que desde os anos quarenta existe um efetivo intercmbio profissional entre ns (Ander-Egg e Kruse, 1970; Ander-Egg et alii, 1975; Castro, 1984) . O dado significativo e indito, todavia, que no processo em tela articulou-se uma interao que se apoiava no explcito reconhecimento da urgncia de fundar uma unidade profissional que respondesse s problemticas comuns da Amrica Latina uma unidade construda autonomamente e sem as tutelas imperiais; vale dizer, a noo de continentalidade que se resgatava e recriava era a que provinha de Vasconcelos e Mart, no a de Monroe ou Roosevelt. Este passo, igualmente, no se deu sem equvocos; mas, graas a ele, alteraram-se substantivamente a direo e o contedo dos foros que reuniam as inquietaes e as propostas profissionais; desde ento, a conscincia das particularidades latinoamericanas, com suas implicaes para a interveno profissional, polariza os debates, antes diludos no pan americanismo patrocinado pelo hegemonismo norte-americano.

Potrebbero piacerti anche