Sei sulla pagina 1di 12

Publicao online semanal com sede em Vila Velha de Rdo

Direco de J. Mendes Serrasqueiro Serrasqueiro Paginao e Arte Final de Gina Nunes


N. 120 de 14 de Novembro de 2013 Neste nmero: 12 Pginas Gratuito
________________________________________________________________________________________________________________

Editorial
<endes >erras+ueiro

Arre que tanta besta muito pouca gente! gente!


Escreveu: CRUZ DOS SANTOS

Lugar Janela A cultura


Pessoa amiga fe !nos "#egar $s m%os uma interessante bro"#ura i&ustrada' editada (e&a )P )omboios de Portu! ga&' de "u*a &eitura nos a(er"ebemos de uma rubri"a +ue desta"a vrias rotas via! *ando em "omboios es(e"iais' "om o ,mere"ido- re&evo dado $ ./012 34 /53607 +ue' in! "&usive' mostra esta be&a imagem:

Seguro diz que "

Disse o ilustre crtico e ensasta literrio Dr. Eduardo Loureno: Em que espelho se deve olhar a multido de seres que perdeu o sentido de tudo, at mesmo o sentido do sentido? e olharem nos espelhos paralelos do seu pr!prio desespero sem "inalidade, rece#ero na e "ace a lea som#ria e interminvel de "i$uras $esticulantes e desatinadas como eles pr!prios%. **** Helia Correia
esteve na Biblioteca

cc

2ntes do (asseio de bar"o +ue a )P sugere' o tema .8ugar $ 9ane&a7 ,do "om! boio' * se v:...- di assim:

Aprecie a paisagem verde e pitoresca de montanha da linha da Beira Baixa ao longo do Rio Tejo, at V ila Velha de Rdo. Em alado por este cen!rio, prepare"se para s# ir, descer, passear o# simples" mente descansar $ mesa da oa gastronomia port#g#esa.%
Pois' +uanto a n;s' s; gosta! mos de sugerir: .<ar+ue' tam! b=m' o seu .8ugar $ 9ane&a7

O Clube de Leitura da Biblioteca Municipal de Rdo recebeu a escritora Hlia Correia. O pretexto da sua visita foi o livro O monte dos vendavais ! escrito por "mil# Bront$! %ue um dos livros da vida da escritora. &ara alm dos membros do clube! estiveram presentes outros leitores da obra. ' conversa abordou os temas da recep(o liter)ria * bio+rafia de "mil# Bront$.

Estamos realmente a perder o sentido de tudo, num deses& pero de revolta e !dio, inima$in& veis' porque esta& mos, constantemen& te, acusados de ter& mos vivido acima das nossas possi#ili& dades. (or isso cor& tam&nos no salrio, e aumentam a idade da re"orma. )cusam&nos de pri& vil$ios que nunca tivemos, metendo na $aveta direitos adquiridos% porven& tura supr"luos. a& cam&nos% os su#s&
)ontinua da (gina seguinte

Pag. 2

Arre que tanta besta muito pouca gente!


Aem da 1B. (gina

4s"reveu: )/?@ 30> >2N10>

dios: "rias e o dcimo terceiro m*s, "le+i#ili,ando despedimentos, rasurando "eriados, aumentando impostos e rendas de casa, diminuindo o tempo de "rias. -uerem nos tirar a$ora os nossos "iis )mi$os & os nossos co,inhos & pretendendo com isso rou#ar&nos a esta#ilidade emocional, impossi#ilitando& nos do convvio da sua presena e da pa,, que estes seres, mei$amente, nos o"erecem. -ue .ustia essa? -ue mais "acilmente condena um pilha&$alinhas%, do que um criminoso de colarinho #ranco. /ortam&nos na sa0de, para $arantir a sa0de "inanceira dos #ancos e as mordomias dos seus administradores. 1as est tudo #em2 /omo podemos .usti"icar que est mal, se mais "acilmente os portu$ueses se envolvem 3 pancada por causa de um .o$o de "ute#ol do que por este estado de coisas? /omo podemos sequer supor que a in.ustia social se.a um "acto, se mais "acilmente os portu$ueses se e+citam com tricas domsticas entre "i$uras p0#licas, do que com o assalto de que so diariamente vtimas? 4 arrivismo que recrudesce proporcional ao caciquismo que se instala, com suas oli$arquias cada ve, mais prote$idas por um poder econ!mico a#solutamente desli$ado da sociedade. 5m povo que v* tudo isto e entra no sistema, pedindo "avores a toda a hora e alimentando a mquina que tanto critica' ')rre, que tanto muito pouco2 6 )rre, que tanta #esta muito pouca $ente2 6 )rre, que o (ortu$al que se v* s! isto2 6 Dei+em ver o (ortu$al que no dei+am ver2 6 Dei+em que se ve.a, que esse que (ortu$al2 6 7...8 )rre2 )rre2 6 4iam #em: )99999E2 - lvaro de Campos (heternimo de Fernando Pessoa)
CRUZ DOS SANTOS - Coimbra

**********

0 4stado fa&iu
4s"reveu: Pau&o Ca&daia 9orna&ista do .3irio de NotD"ias7 Aivo do traba&#o e n%o oriento a min#a vida (ara um dia (oder ser "onsi! derado ri"o nem son#o "om o tDtu&o de mi&ionrio' esse estatuto a +ue no &timo ano as"enderam mais EF (ortugueses e +ue se "omeGa a medir a (artir dos 22'F mi&#Hes de euros. <as ten#o ambiGHes e es(ero viver me&#or no (r;Iimo ano e assim su"essivamente. N%o ten#o nada "ontra os ri"os nem mesmo "ontra os mi&ionrios. N%o es(ero +ue nen#um de&es ten#a um dia de viver "om os meus rendimentos' antes (refiro (oder mere"er viver "om um rendimento (are"ido "om o de&es. 1en#o' no entanto' "omo "erto +ue as min#as ambiGHes (essoais devem sem(re estar en+uadradas "om uma *usta distribuiG%o da ri+ue a na so"iedade de +ue faGo (arte. No meio da maior "rise de +ue # mem;ria' eIistirem mais EF mi&ionrios e a fortuna "on*unta dos EJ0 )ontinua na (gina 11

Pag. 3

>4/16

Este Domingo, dia 17, realiza-se a Gala Eugnia Lima


2 )asa da )u&tura da >ert% ser (a&"o' este 3omingo' da * #abitua& .Ga&a 4ug=nia 8ima7. a (artir das 1E#30m. Promovida (e&a )Kmara <uni"i(a& da >ert%' esta Ga&a (retende #omenagear' mais uma ve ' a "onsagrada a"ordeonista.

\
2 )asa da )u&tura da >ert% ser (a&"o' este 3omingo' da * #abitua& .Ga&a 4ug=nia 8ima7. a (artir das 1E#30m. Promovido (e&a )Kmara <uni"i(a& da >ert%' este es(e"t"u&o "u&turoLmusi"a& (retende #omenagear a "onsagrada a"ordeonista beir%' natura& de )aste&o Cran"o' (romovendo ao mesmo tem(o o a"orde%o' instrumento musi"a& +ue 4ug=nia 8ima a*udou a (o(u&ari ar no nosso (aDs e no mundo. 2 Ga&a' +ue ter inD"io (e&as 1E#30' "ontar "om a"tuaGHes de 9os= )&udio M )atarina Cri&#a' Ne&son )on"eiG%o' 3uo de 2"ordeHes em >intonia' Ne&der )osta' 4s"o&a de 2"ordeHes da >ert% e' "om muita eI(e"tativa' a"tuar tamb=m a diva do a"orde%o' 4ug=nia 8ima. 2s entradas ser%o &ivres. OOOOOOOOOOOOO

AP82 34 /4P

APP )0N)?/>0 34 P/4>QPP0>


2 Cib&iote"a <uni"i(a& de Ai&a de /ei organi a a s=tima ediG%o do .)on"urso de Pres=(ios7' +ue vo&ta este ano a "ontar "om duas "ategorias distintas: Pres=(ios 1radi"ionais e Pres=(ios de <ontra.

2 Cib&iote"a <uni"i(a& de Ai&a de /ei organi a a s=tima ediG%o do .)on"urso de Pres=(ios7' +ue vo&ta este ano a "ontar "om duas "ategorias distintas: Pres=(ios 1radi"ionais e Pres=(ios de <ontra. )omo informa o 3irio 3igita& de )aste&o Cran"o' o (rin"i(a& ob*e"tivo do "on"urso = re"u(erar as antigas tradiGHes nata&D"ias e revita&i ar o simbo&ismo dos (res=(ios' in"entivando ao mesmo tem(o a sua "onstruG%o "om re"urso a materiais re"i"&veis e mat=rias!(rimas ti(i"amente regionais. 2 "ategoria de Pres=(ios 1radi"ionais = aberta $ (arti"i(aG%o de (arti"u&ares' asso"iaGHes' instituiGHes e estabe&e"imentos de ensino' a tDtu&o individua& ou em gru(o' a(e&ando $ eI(ress%o artDsti"a e $ "riatividade de "ada um' sa&ientando!se +ue o "on"urso estar tamb=m aberto $ (arti"i(aG%o dos estabe&e"imentos "omer"iais do )on"e&#o de Ai&a de /ei' atrav=s da )ategoria de Pres=(ios de <ontra. 1odos os interessados em (arti"i(ar dever%o efe"tuar a sua ins"riG%o entre os dias 1E e 22 Novembro' mediante (reen"#imento da res(e"tiva Ri"#a de Pns"riG%o ,+ue (ode ser retirada (gina da Pnternet SSS."m!vi&aderei.(t- e entregue na /e"e(G%o Gera& da )Kmara <uni"i(a& Ai&a de /ei ou na Cib&iote"a <uni"i(a& 9os= )ardoso Pires' ou ainda via (osta&' "om 2viso /e"e(G%o e "arimbo dos )11 at= $ data &imite do (erDodo de ins"riGHes. de da de de

0s (res=(ios ins"ritos na "ategoria de Pres=(ios 1radi"ionais' fi"ar%o de(ois eI(ostos na Cib&iote"a <uni"i(a& 9os= )ardoso Pires' entre 2 de 3e embro de 2013 a T de 9aneiro de 2014' e os tr:s (res=(ios mais votados (e&o (b&i"o e (or um *ri nomeado (ara o efeito' em "ada uma das "ategorias' ser%o (remiados "om 100U (ara o (rimeiro "&assifi"ado' JFU (ara o segundo e F0U (ara o ter"eiro "&assifi"ado.

Pag. 4

>4/16

)Kmara de&ega os 1rans(ortes 4s"o&ares nas 9untas de Rreguesia


V seme&#anGa do ano &e"tivo anterior' a )Kmara <uni"i(a& da >ert% de&iberou de&egar nas 9untas de Rreguesia a "om(et:n"ia nos trans(ortes es"o&ares.

2 (ro(osta a(rovada refere!se $s verbas a transferir' de a"ordo "om a "o&aboraG%o estabe&e"ida entre a )Kmara <uni"i(a& e as vrias 9untas de Rreguesia do )on"e&#o. 2 a(rovaG%o segue (osteriormente (ara a 2ssemb&eia <uni"i(a& (ara efeitos de autori aG%o.

)2>1480 C/2N)0

Pntera"t e /otara"t )&ubs re"o&#em a&imentos (ara famD&ias "aren"iadas


0 3irio 3igita& de )aste&o Cran"o d!nos "onta de +ue no (assado sbado Pntera"t e /otara"t )&ubs de )aste&o Cran"o' rea&i aram uma )am(an#a de /e"o&#a de 2&imentos' nos grandes es(aGos "omer"iais do "entro da "idade.

4sta a"tividade fun"ionou das 10#00 $s 1W#00 e as re"o&#as "onsistiram em organi ar .)aba es de Nata&7 "om a&imentos +ue de(ois' na =(o"a de nata&' ser%o entregues a famD&ias "aren"iadas' "omo tem vindo a verifi"ar!se em anos anteriores. <ais uma ve ' a ades%o foi bastante signifi"ativa' o +ue demonstra +ue mesmo em tem(o de "rise' a (o(u&aG%o a&bi"astrense "ontinua a a(oiar "ausas muito nobres. 4mbora ainda sem nmeros ofi"iais' estima!se +ue a +uantidade re"o&#ida = seme&#ante $ de anos anteriores' va&ores +ue rondam uma tone&ada de a&imentos. 4m "omuni"ado enviado ao 33)C' os Pntera"t e /otara"t )&ubs fi"aram muito re"on#e"idos $ (o(u&aG%o a&bi"astrense +ue "ontribuiu (ara +ue esta a"tividade ten#a "ontinuado a ser (ossDve& e (ara +ue a&gumas famD&ias "aren"iadas da "idade (ossam re"eber esta a*uda na +uadra de Nata&. 0 /otara"t )&ub = um gru(o de *ovens dos 1E aos 30 anos e o Pntera"t dos 12 aos 1E' ambos de ambos os seIos' +ue t:m (or ob*e"tivo (rin"i(a& o a(oio $ "omunidade &o"a& em todas as suas vertentes' (ara a&=m da (romoG%o do "om(an#eirismo e ami ade entre os seus membros' bem "omo a formaG%o no Kmbito da &ideranGa. >%o' natura&mente' dois gru(os de *ovens abertos a toda a (o(u&aG%o.

3ia J.3e embro

Grande Noite de Rados


)om 2N2 80P4> N?N4> R/23PX?4 9060 >PC0//0 Rados e 2nimaG%o "om 90>Q R/4PY0 <si"os: 9orge 0&iveira e 9os= 8uDs )&eto

Represa , Retaxo

Pag. 5

Vila Velha de Rdo


Transparncia econmico financeira da C mara !unicipal com nota m"#ima $%&&' da ACT('
Um estudo da Associao Cvica Transparncia e Integridade d nota mxima (100) ao site da autarquia de Vila Velha de Rdo no que diz respeito transparncia econmico financeira, depois de ter sido feita uma anlise, durante vrios meses, aos stios das Cmaras Municipais na Internet, tendo sido calculado o ndice de Transparncia Municipal, concluindo que depois da anlise a 76 indicadores divididos em sete categorias, que vo da disponibilizao dos planos e relatrios informao econmico-financeira ou na rea do urbanismo, Vila Velha de Rdo o Municpio do distrito de Castelo Branco que obteve a melhor classificao 46 pontos numa escala de 100. Um dos objectivos desta anlise o de criar incentivos para que as autoridades locais melhorem as ferramentas de comunicao e de interaco com os cidados.

**********

Body Nails
RaGa!nos * uma visita e "on#eGa o nosso sa&%o

Depilao ambos os sexos Embelezamento de mos e ps


Pressotera(iaZ<anta de >udaG%o Rotode(i&aG%oLPernasL2Ii&asLAiri&#as

&romo(-es especiais de ./ de 0ovembro a 11 deMar(o

Proprietria e Tcnica Joana Semedo


/ua de >antana' JWF 1e&em;ve&: WT 3J2 1F40 Cod[ Nai&s )uida da sua 4st=ti"a "om (rofissiona&ismo

... esta autenticidade ligada formao moral, marca de teor espiritual e triste morreu # dias contida na )asa do 2rtista' a+ue! na alma lusitana s se adquire &e +ue imorta&i ou o com educao e cultura .
.0# tem(o vo&ta (\ra trs7]

Provave&mente ve&#in#o

2nt;nio <our%o
Na Casa do Artista morreu h poucos dias, a uele ue !oi, a seu tempo, um artista portugu"s dos mais populares# Com a particularidade de ter sido o criador de uma can$%o t%o contestatria na altura &e at 'perigosa( para o Ant)nio *our%o+ como ter sido noutra poca o 'Grandola ,ila *orena( para -eca A!onso# .ecordo-me de estar com o Ant)nio *our%o em cima do grande palco do /ar ue da Cidade de Castelo 0ranco e sentir uma satis!a$%o de o ter apresentado num grande espectculo em ue o intrprete dos grandes sucessos portugueses rece1ia ali, perante uma multid%o, a 2usta consagra$%o como artista ue atingira o m3imo de popularidade num m4nimo de tempo# *our%o te5e a idolatria da mocidade, a admira$%o da meia idade e a ternura dos mais 5elhos, conseguindo, assim, o ue poucos artistas alcan$aram num tempo em ue os palcos ainda aguarda5am a chegada das tele5is6es7 Doente nos seus 8ltimos anos de 5ida, aca1aria os seus dias na uele lar de con545io de ue o inesuec45el .a8l 9olnado ter sido o seu grande inspirador# : passamento de Ant)nio *our%o, ainda ue esperado 2 h algum tempo, passou ao lado do mundo do espectculo em /ortugal# /elo menos, estamos certos, ue esta not4cia chegar agora, um pouco tardiamente ao conhecimento dos ue ou5iram a sua 5oz# ;ica, no entanto, a recorda$%o do seu grande sucesso musical<

2 >evera foi!se embora 0 tem(o (\ra mim (arou 0 (assado foi "om e&a Para mim n%o mais vo&tou 2s #oras (\ra mim s%o dias 2s #oras (\ra mim s%o dias 0s dias (\ra mim s%o anos /e"ordaG%o = saudade /e"ordaG%o = saudade >audades s%o desenganos 0# tem(o vo&ta (\ra trs 1ras!me tudo o +ue eu (erdi 1em (ena e d!me a vida 2 vida +ue eu * vivi 0# tem(o vo&ta (\ra trs <ata as min#as es(eranGas v%s A: +ue at= o (r;(rio >o& Ao&ta todas as man#%s A: +ue at= o (r;(rio >o& Ao&ta todas as man#%s

&or%ue ser) %ue o passado " o amor so to i+uais &or%ue ser) %ue o amor 2uando vai no volta mais Mas para mim a 3evera Mas para mim a 3evera 4 o eco dos meus passos "u ten5o a saudade * espera "u ten5o a saudade * espera 2ue ela volte p6rs meus bra(os
0# tem(o vo&ta (\ra trs 1ras!me tudo o +ue eu (erdi 1em (ena e d!me a vida 2 vida +ue eu * vivi

O5 tempo volta p6ra tr)s <endes >erras+ueiro Mata as min5as esperan(as vs 78 %ue at o prprio 3ol 7olta todas as man5s 78 %ue at o prprio 3ol 7olta todas as man5s
0# tem(o vo&ta vo&ta (\ra trs

Mata as min5as esperan(as vs 78 %ue at o prprio 3ol 7olta todas as man5s

?ma )anG%o de <. Pai%o e 4.3amas' dos anos T0 +ue desta"ou 2. <our%o

Pag. 7

Por PAULO MIGUEL


Ra&aram!me de uma inter(e&aG%o feita (or um (o&Dti"o da nossa (raGa' ao dire"tor de .4"os de /;d%o7 em (&ena via (b&i"a' sobre o meu &timo artigo (ub&i"ado neste *orna&. Pediram!me +ue a ."ena7 n%o fosse a+ui "omentada. 4 "omo .sou edu"ado e bom "o&aborador7 a"edi' n%o deiIando' ne"essariamente' de fa er a&gumas a&usHes' $ (re(ot:n"ia de a&gumas (essoas ou' se (referirem' $ estran#a maneira de "ertas (essoas ,n%o saberem- &erem os *ornais... ! P<

Existem cargos para os quais se exigem pessoas que primem pela correco, pelo respeito e iseno, quando no desempenho das suas funes. E, se fossem educados, mesmo que fora dos seus cargos, no se lhes exigiria mais de que aproveitassem a oportunidade de serem seguidores dos bons exemplos... Isto a propsito do que um titular de um cargo pblico ou poltico deve praticar em termos de boas maneiras, atitudes de que, infelizmente, nem todos so modelares. E sabe-se que pessoas houve que nos seus cargos deixaram saudades, sobretudo pelo bom desempenho realizado. Um contraste de outras pessoas, qui com menor intelecto e capacidade tcnica, que optam por assumir atitudes de arrogncia, vaidade e prepotncia. Como sbios!

Permito!me evo"ar a+ui a&gumas (assagens das regras deonto&;gi"as:

9' di+nidade! o decoro! o :elo! a efic)cia e a consci8ncia dos princ;pios morais so primados maiores %ue devem nortear o servidor p<blico! se=a no exerc;cio do car+o ou fun(o! ou fora dele! =) %ue reflectir) o exerc;cio da voca(o do prprio poder estatal. 3eus actos! comportamentos e atitudes so direccionados para a preserva(o da 5onra e da tradi(o dos servi(os p<blicos>
4' ainda a (ro(;sito' o +ue disse o

Pensador S!neca

sobre (essoas sbias:

9&essoas s)bias so os %ue per+untam e ouvem e no os %ue falam e opinam? so os 5umildes %ue no es%uecem as suas ori+ens e no a%ueles %ue no toleram opini-es diver+entes das suas. &ois estes s)bios so apenas pessoas pe%uenas com mania de +rande:a. 3)bio ! de facto! o %ue sabe escutar! per+untar e respeitar a palavra dos outros! embora possa no concordar... ' +rande:a afere,se pelos actos e no pelas palavras? a +rande:a afere,se pelos prprios erros! recon5ecendo a virtude dos outros e no se envaidece com as suas atitudes. "xistem pessoas %ue por mais %ue se pon5am em bicos de ps sero sempre pe%uenas>.
*************

Sobre Josephe Blatter, presidente da FIFA


<as' afina&' +ue disse o sr. C&atter (ara +ue o (ovo (ortugu:s ten#a fi"ado ofendido^ Xue os (o&Dti"os (ortugueses s%o #onestos e "om(etentes^ Xue os "orru(tos est%o (resos^ Xue n%o eIiste fome e desem(rego (or "^ +ue n%o # sem!abrigos^ Xue os >erviGos Na"ionais de >ade e de 4du"aG%o s%o uma maravi&#a e s%o gratuitos^ Xue eIiste uma 9ustiGa igua& (ara todos e +ue os fun"ionrios do 4stado s%o uns burgueses^ Xue as eIibiGHes da se&e"G%o (ortuguesa s%o um rega&o^... Nada disse sobre isto o <r. 9ose(# C&atter^... 4nt%o' sim' se n%o disse' eu fi"o ofendido' (or+ue (oderia di er... 2gora as (essoas +ue se revo&taram s; (or+ue gan#am mi&#ares "usta do futebo& e n%o se revo&tam "om o +ue se (assa no (aDs de +uantos gan#am 200 ou 300 U (or m:s. 3a+ue&es +ue s%o "onstantemente .assa&tados7 (e&o Governo... 1en#am (a"i:n"ia' eIistem (or " "oisas mais im(ortantes e "om "ertas (essoas n%o as ve*o t%o ofendidas] N%o se*am #i(;"ritas e ve*am bem o ridD"u&o das suas o(iniHes e ana&isem me&#or o +ue esses mi&ionrios da bo&a nos d%o "omo eIem(&o] 4u " n%o me ofendo (or ouvir bana&idades' o +ue n%o ten#o = uma (aiI%o se"tria.

Paulo Miguel

Pag. 8

Por 2?/Q8P0 )/?@

.2 ni"a sa&vaG%o do ven"ido = n%o es(erar nen#uma sa&vaG%o7


(Eneida)

Aguardei pacientemente por uma novidade palpvel aps alguns meses de inactividade, justificada. Mas no! A nebulosidade continuou (e continua) a pairar sobre S. Bento. Sem mais nem porqu, alvitrou-se a elaborao de uma lei que limitasse o nmero dos animais (nossos amigos) a coexistirem debaixo do mesmo tecto... Julguei regressar ao tempo em que se vasculhavam as nossas vidas, tanto privadas como profissionais! No entanto, se o alvitrar fosse para uma lei que obrigasse cada cidado a usar um contador para registo de espirros dados, seria o bom da histria! No faltaria actividade para os servios de Finanas, na aplicao de uma taxa, com acrscimo do IVA em vigor, evitando-se o fecho de algumas reparties. Como, tambm, para o INE, na elaborao dos dados estatsticos, para comparao com igual perodo do resto da Europa. E, assim, os troikanos, teriam o caminho aberto para a criao de mais um imposto a aplicar... Qui, tambm, ser considerado como investimento comercial, o que viria aliviar muitas declaraes que no passam de mistificaes sobre a viragem da economia. Tornar-se-ia um bom investimento, contribuindo para a criao de postos de trabalho. Ante a verdadeira realidade do pas com um monstro de dvida, nmero imparvel de desempregados, uma fiscalizao tenebrosa para com os mais necessitados e uma pobreza cada vez mais descontrolada, no seria mais que uma inspirao aos talentos existentes, para a recuperao plena da nossa soberania!... Compreende-se a instalao de austeridade, a tentativa de reduo da dvida e do alcanar do dficit imposto pelo Trio Europeu face aos desmandos de anos anteriores. No entanto, no aceitvel qualquer justificao para os cortes em aposentaes e penses j em vigor, com o nico intuito de aproximao igualitria dos tempos actuais. Toda esta poltica pouco clara do que se diz hoje para se desdizer amanh, mais no que a cobia de alguns na ascenso de chefias, com muito poucos anos na profisso e apenas utilizando a subservincia. H toda uma injustia alicerada no no reconhecimento da classe sexagenria (e por diante) bem como na no concesso de estatuto da dignidade. Apesar de todas estas agruras implantadas, estas classe ir dar continuidade luta contra todos aqueles que, pouco ou nada, cumpriram cabalmente as funes que lhes foram, e so, determinadas, independentemente dos nveis que pudessem vir a atingir. digno realar a audcia e o esforo despendidos contra um slido bastio troikano e seus aclitos, muito embora se saiba que a salvao no msero campo da luta, esteja dependente de um tribunal...

Aurlio Cruz

Pag. 9

.2 Croa dos Ae&#os7 = um do"umento de 2&berto Pinto Nogueira' +ue nos tem(os in+uietantes +ue (resentemente vivemos' nos +uerem di er +ua&+uer "oisa... 2 nossa (re ada 2miga 0&ga sugere!nos a sua (ub&i"aG%o. Ra emo!&o "om todo o interesse ! <>

A Broa dos Velhos


4s"reveu: 2&berto Pinto Nogueira
-

A Repblica vive da mendicidade. crnico. Alexandre de Gusmo, filsofo, diplomata e conselheiro de


D. Joo V, acentuava que, depois de D. Manuel, o pas era sustentado por estrangeiros. Era o Sc. XVIII. A monarquia reinava com sumptuosidades, luxos e luxrias. A rondar o Sc. XX, Antero de Quental, poeta e filsofo, acordava em que Portugal se desmoronava desde o Sc. XVII. Era pedinte do exterior. A Corte, sempre a sacar os cofres pblicos, ia metendo vales para nutrir nobrezas, caadas, festanas e por a fora. Uma vez mais, entrou em bancarrota. Declarou falncia em 1892. A Repblica herdou uma terra falida. Incumbiu-se de se auto-destruir. Com lutas fratricidas e partidrias. Em muito poucos anos, desbaratou os grandes princpios democrticos e republicanos que a inspiraram. O perodo posterior, de autoritarismo, traduziu uma razia deletria sobre a Nao. Geriu a coisa pblica por e a favor de elites com um s pensamento: o Estado sou eu. Retrocedia-se ao poder absoluto. A pobreza e misria dissimulavam-se no Fado, Futebol e Ftima. As liberdades pblicas foram extintas. O Pensamento foi abolido. Triturado. O Povo sofria a represso e a guerra. O governo durou 40 anos! Com votos de vivos e de mortos... A II Repblica recuperou os princpios fundamentais de 1910, massacrados em 1928. Superou muitos percalos, abusos e algumas atrocidades. Acreditou-se em 1974, com o reforo constitucional de 1976, que se faria Justia ao Povo. Ingenuidade, logro e engano. Os partidos polticos logo capturaram o Estado, as autarquias, as empresas pblicas. Nada aprenderam com a Histria. Ignoram-na. Desprezam-na. Penhoraram a Nao. Com desvarios e desmandos. Obras faranicas, estdios de futebol, auto-estradas pleonsticas, institutos pblicos sobrepostos e inteis, fundaes pblico-privadas para gudio de senadores, cartes de crdito de plafond ilimitado, etc. Delrio, esquizofrenia esbanjadora. O pas faliu de novo em 1983. Reincidiu em 2011. O governo arrasa tudo. Governa para a troika e Grupo obscuros mercados. Sustenta bancos. Outros negcios escuros. So o seu catecismo ideolgico e poltico. Ao seu Povo reservou a austeridade. S impostos e rombos nas reformas. As palavras "Povo e Cidado foram exterminadas do seu lxico. H direitos e contratos com bancos, swaps, parcerias. Sacrossantos. CoraC

**** Outros, (com trabalhadores e velhos) mais que estabelecidos h dezenas de anos, cobertos pela Constituio e pela Lei, se lhe no servem propsitos, o governo inconstitucionaliza aquela e ilegaliza esta. Leis vigentes so as que, a cada momento, acaricia. Hoje umas, amanh outras sobre a mesma matria. Revoga as primeiras, cozinha as segundas a seu agrado e bel-prazer. um fora de lei. Renegava a Constituio da Repblica que jurou cumprir. Em 2011, encomendou a um ex-banqueiro a sua reviso. Hoje, absolve-a mas condena os juzes que, sem senso, a no interpretam a seu jeito!!! Os empregados da troika mandam serrar as reformas e penses. O servo cumpre. Mete a faca na broa dos velhos. Hoje 10, amanh 15, depois 20%. At cdea. Velhos so velhos. Desossem-se. J esto descarnados.
Em 2014, de corte em corte (ou de facada em facada?), organizar e subsidiar, com o Oramento do Estado, o seu funeral colectivo. De que serviu aos velhos o governo? E seu memorando?

Alberto Pi to Nogueira

Pag. 10

)3/) 1eatro 2mador

3e 9aime /o"#a

Seleco Distrital de Futebol (Seniores) eliminada na sua zona de apuramento


A selec)*o distrital da A+CB, na qual estavam inclu-dos dois .ogadores do C/0C, 1ila 1el2a de 0d*o, $!artin2o e 3o*o /iogo' n*o foi apurada para a fase seguinte por ter perdido os .ogos que l2e couberam4 &5% com 6ortalegre e Algarve e &57 com a selec)*o de Be.a, com esta 8ltima selec)*o a ficar apurada para a fase seguinte9

9aime /o"#a' "on#e"ido e muito a(re"iado (or este e outros id:nti"os traba&#os +ue fa subir $ "ena' esteve (resente' foi "um(rimentado e abraGou' no fina&' as +uatro int=r(retes desta .(eGa en"enada7 +ue des(ertou muito entusiasmo' re"ebendo mere"idos a(&ausos' (arti"u&armente dirigidos $s int=r(retes 3u&"e >antana' 2&merinda <ar+ues' 2&bertina 0&iveira e Pi&ar <edrano' artistas do gru(o amador de teatro do )3/) de A.A. de /;d%o' +ue souberam ser emotivas e fi eram rir...

CDRC retoma este Domingo, dia !, o seu lugar no Distrital da " Di#iso
Aps mais um interregno no campeonato distrital da ( /ivis*o, o C/0C: 1ila 1el2a de 0d*o volta ; competi)*o, com os seguintes .ogos, pertencentes ; <=9 .ornada4 Tei#oso5+und*o> Atalaia5?leiros> @erna5 c2e56roen)a5a5Aova> Bsta)*o: Covil2*5 Alcains e 6edrg*o5C/0C:1919de 0d*o9 Classi$icao actual% %C9 6roen)a5a5Aova, %7 6> 7C9 @ernac2e, %7> DC9 Alcains, E> FC9 Bsta)*o, E> GC9?leiros, H> <C9Atalaia, H> IC9 C/0C:1i la 1el2a de 0d*o, F> EC9+und*o, D> %&C9 6edrd*o, 7 e %%C9 Belmonte, & 69

Ortov na pea um personagem dramtico, disfuncional, que simboliza o homem contemporneo com os seus medos, os seus sonhos de violncia e obsesses !or vezes Ortov imagina que cometeu um crime, outras que o tentam matar, ou ainda "ulga que se vai suicidar #odos estes pensamentos fazem com que a realidade, $ sua volta, se"a t%o intensa e absurda que leva o seu pensamento $ desintegra%o, originando nele uma espcie de loucura, com um olhar singular

Campeonato &acional de Seniores


1encendo em !anteigas $&5D' o Benfica e Castelo Branco, beneficiando do empate do 6ampil2osa $&5&' na Carapin2eira, voltou a isolar5se no primeiro lugar da clas sifica)*o na @rie B, correspondendo a uma e#celente participa)*o na Terceira 6rova Aacional9 A pr#ima .ornada, a disputar dia %H de Aovembro, tem os seguintes .ogos4 TouriJense5Carapin2eirense>6ampil2osa K @ertanense> @ourense K !anteigas Aogueirense K Lguias do !oradal Benfica e C9 Branco K Aaval Classifica)*o actualK%C9 Benf9C9Branco,%I 6> 7C96ampil2osa, %H> DCs9Carapin2eirense, @ertanense, Aogueirense, %7> <C9 Touri5 Jense, %&> HC9 Aaval, E> IC9 Lguias do !oradal, I> EC9 @ourense, G> %&C9 !an5 teigas, D 6ontos9

2utor' 2(resentador e Pnt=r(retes

Pag. 11 0 4stado fa&iu


Pe&o 9orna&ista P2?80 C2832P2 in!9orna& .3irio de NotD"ias7 )ontinuaG%o da (gina 2
)&Dni"a 3entria

3ra. 2ndr=a <artins


)&Dni"a Gera&

+ue det:m esse estatuto ter "res"ido este ano "er"a de 11` ,va&e JF mi& mi&#Hes de euros' +uase metade do PPC anua& do (aDs-' = "oisa (ara me deiIar (reo"u(ado. 1endo t%o (ou"o' = verdade +ue vrios mi&#Hes de euros me (are"e muito din#eiro' mas admito +ue os mi&ionrios saibam muito bem "omo gastar o din#eiro +ue a"umu&aram. 2 +uest%o' insisto' n%o = (essoa&' = mesmo (o&Dti"a. )omo = (ossDve& +ue menos de 0'01` da (o(u&aG%o ten#a fi"ado "er"a de oito mi& mi&#Hes de euros mais ri"a' en+uanto a maioria da (o(u&aG%o fi"ou bastante mais (obre^ 0nde estava o 4stado^ 0nde estavam os sen#ores e as sen#oras +ue e&egemos (ara governar o PaDs^ 0 4stado fa&iu. Pode ainda ter din#eiro (ara (agar (ensHes e ordenados e n%o fa&tar +uem &#e em(reste (ara (agar as PPP e os *uros dos em(r=stimos' mas fa&iu na sua "ondiG%o de garante de uma distribuiG%o mais *usta da ri+ue a (rodu ida. 2 demo"ra"ia n%o (ode servir a(enas (ara &egitimar um mode&o de so"iedade +ue se asseme&#a na distribuiG%o de ri+ue a $ =(o"a feuda&.

3ra. <aria 9os= Pimenta

)onsu&tas NutriG%o

9oana Pimenta

<ar"aGHes: WT W4F W441 /.>antana' E41 A.A.de /;d%o

********** *******

/.do 2rraba&de'2E T030!23F Ai&a Ae&#a de /;d%o


N' 120 de 14 de Novembro de 2013

4ntre ri"os e (obres ...

@As ve:es o inverso...B

Neste nmero:12 Pginas >emanrio /egiona&ista 4ditado em Ai&a Ae&#a de /;d%o 3ire"tor
9. <endes >erras+ueiro

PaginaG%o e 2rte Rina& Gina Nunes 4!mai& mendes.serras+ueiro _gmai&."om

1e&efones
2J2 F4F323! 2J2 F410JJ

1e&em;veis
WT 2EJ 02F1 WT F1E 3JJJ

.4"os de /;d%o7 = enviado $s +uintas!feiras entre as 23 e as 24 #oras 4nvio gratuito (or 4!mai& Pode visitar todas as nossas ediGHes em

Rico de #ni&orme' (eneral) *o re de #ni&orme' *orteiro Rico com #ma arma' *raticante de tiro) *o re com #ma arma' Assaltante Rico com #ma pasta' Exec#tivo) *o re com #ma pasta' *a+#ete Rico com motorista' ,ilion!rio) *o re com motorista' Vai preso Rico de sand!lias' T#rista) *o re de sand!lias' ,endigo Rico +#e come m#ito' (astrnomo) *o re +#e come m#ito' Es&omeado Rico a jogar ilhar' Elegante) *o re a jogar ilhar' Viciado nos jogos Rico a ler #m jornal' -ntelect#al) *o re a ler #m jornal' .esempregado Rico a co/ar"se' Alrgico) *o re a co/ar"se' 0arnoso Rico a correr' .esportista) *o re a correr' 1adro Rico vestido de ranco' ,dico) *o re vestido de ranco' *adeiro Rico a pescar' 1a2er) *o re a pescar' 3oitado... tem +#e pescar Rico a s# ir #m monte' ,ontanhista) *o re a s# ir o monte' .e volta a casa Rico n#m resta#rante' 3liente) *o re n#m resta#rante' 3riado Rico em vestido' Empres!rio) *o re em vestido' 3orr#pto Rico arrig#do' Bem s#cedido) *o re arrig#do' 4 s cerveja Rico a co/ar a ca e/a' Est! a pensar) *o re a co/ar a ca e/a' 0o os *iolhos Rico parado na r#a' *eo) *o re parado na r#a' 0#speito Rico de &ato' Administrador) *o re de &ato' 5! vai morto Rico a cond#2ir #m ,ercedes' *ropriet!rio do carro) *o re a cond#2ir #m ,ercedes' 4 o motorista do dono Rico na loja, di2' 6E# compro.6) *o re na loja, di2' 6Esto# s a ver.6 Rico a chorar' 4 #ma pessoa sens7vel) *o re a chorar' 4 #m piegas Rico tra7do' 8oi #m caso de ad#ltrio) *o re tra7do' 4 corno Rico com dor de arriga' Est! com desarranjo -ntestinal) *o re com dor de arriga' Est! de caganeira9

e"osderodao.b&og s(ot."om

Pag. 12
Pe&os 2dvogados

>e"G%o 9urDdi"a

2na )ristina >antos 2. Rerreira da /o"#a

o direito atribudo ao criador de uma obra intelectual, seja qual for o gnero desta ou a sua forma de expresso (exs: escritos literrios, cientficos e artsticos, conferncias, li es, alocu es, composi es musicais com ou sem pala!ras, obras cinematogrficas, tele!isi!as, fonogrficas, !ideogrficas, radiof"nicas, obras de desen#o, pintura, tapearia, cer$mica, a%ulejo, gra!ura, arquitectura, obras fotogrficas, ilustra es e cartas geogrficas, etc&', que consiste na faculdade de rei!indicar a autoria da obra e de assegurar a sua integridade e genuinidade, reagindo, designadamente, contra usurpa es, plgios, mutila es ou deturpa es, abrangendo igualmente direitos de carcter patrimonial& ( direito de autor abrange direitos de carcter patrimonial e direitos de nature%a pessoal& )o exerccio dos direitos de carcter patrimonial o autor tem o direito exclusi!o de dispor da sua obra e de fru*la e utili%*la, ou autori%ar a sua fruio ou utili%ao por terceiro, total ou parcialmente& +ndependentemente dos direitos patrimoniais, e mesmo depois da transmisso ou extino destes, o autor go%a de direitos morais sobre a sua obra, designadamente o direito de rei!indicar a respecti!a paternidade e assegurar a sua genuinidade e integridade , artigo -., n/meros 0, 1 e 2 do 3"digo do 4ireito de 5utor e dos 4ireitos 3onexos& (s direitos morais inerentes ao direito de autor so inalien!eis, irrenunci!eis e imprescrit!eis, transmitindo*se por morte aos sucessores do autor da obra& ( direito de autor no pode adquirir*se por usucapio , artigo 66. do 345& ( direito de autor caduca, na falta de disposio especial, setenta anos ap"s a morte do criador da obra, mesmo que se trate de obra di!ulgada ou publicada postumamente& (s crimes de usurpao de obra (comete esta infraco quem, sem autori%ao do autor ou do artista, do produtor de fonograma ou do organismo de radiodifuso, utili%ar uma obra por qualquer das formas pre!istas no 3"digo dos 4ireitos de 5utor' e de contafaco de obra (quem utili%ar, como sendo criao sua, obra de artista, fonograma, !ideograma ou emisso de radiodifuso que sejam mera reproduo total ou parcial de obra al#eia, di!ulgada ou no di!ulgada, ou por tal modo semel#ante que no ten#a indi!idualidade pr"pria', so pun!eis com penas de priso at trs anos e multa de 067 a 167 dias, de acordo com a gra!idade da infraco, agra!adas uma e outra para o dobro em caso de reincidncia, se o facto constituti!o da infraco no tipificar crime pun!el com pena mais gra!e , artigo 0-8. do 345& )os termos da 9ei 3i!il (artigo 0272. do 3"digo 3i!il', os direitos de autor regem*se por legislao especial, sendo*l#es, contudo, aplic!eis subsidiariamente as disposi es relati!as ao direito de propriedade (:tulo ++ do 9i!ro +++ do 3"digo 3i!il, apro!ado pelo 4ecreto*9ei n. ;82;; de 16 de )o!embro de 0-<<'& 5 legislao que rege a presente temtica o 3"digo do 4ireito de 5utor e dos 4ireitos 3onexos, apro!ado pelo 4ecreto*9ei n. <2=>6, de 0; de ?aro, com as altera es introdu%idas pelas 9eis n/meros ;6=>6, de 08 de @etembro e 00;=-0, de 2 de @etembro, pelos 4ecretos*9eis n/meros 221=-8 e 22;=-8, ambos de 18 de )o!embro, e pelas 9eis n/meros 67=177;, de 1; de 5gosto, e 1;=177<, de 27 de Aun#o& A! "erreira #a Ro$%a e A a Cri&ti a Sa to&

Potrebbero piacerti anche