Sei sulla pagina 1di 4

Introduo

O DNA responsvel pela transmisso das caractersticas hereditrias, pois possui o cdigo gentico. sse cdigo gentico constitudo de genes !ue determinam o aparecimento de determinada caracterstica no ser vivo. "ada ser vivo possui um DNA di#erente, por isso cada espcie possui um cdigo gentico $nico e conse!uentemente caractersticas di#erentes. No entanto, com os avanos nas pes!uisas %iolgicas & se consegue manipular o DNA dos seres vivos, sendo possvel trans#erir um gene prprio de um ser vivo para outro, alterando suas caractersticas. ssa alterao #eita no cdigo gentico d origem aos O'( ) Organismos 'eneticamente (odi#icados * ou +ransg,nicos. Os transg,nicos surgiram na dcada de -./0, !uando a insulina humana #oi produ1ida por %actrias modi#icadas para tratar pessoas dia%ticas utili1ando a tcnica de DNA recom%inante2 sua primeira aplicao comercial #oi em -.34. As culturas transg,nicas ocupam ho&e /05 da rea cultivada de so&a, 465 da rea cultivada do milho e 785 das lavouras de algodo em todo o mundo. Ao todo so -7 milh9es de agricultores em 46 pases, sendo .05 deles de %ai:a renda e concentrados principalmente na ;ndia e "hina. Alm disso, a pes!uisa na rea da transgenia animal tem apresentado grandes avanos, o !ue inter#ere diretamente no %em)estar e sa$de do ser humano. As principais #inalidades da produo de transg,nicos so alimentcias, terap,uticas e econ<micas, no entanto, ainda deve haver muitas pes!uisas antes da li%erao do consumo dos O'( para !ue se possa garantir a sa$de do consumidor. = necessrio tam%m !ue e:istam normas mais rgidas a respeito da rotulagem dos produtos e, tam%m uma maior #iscali1ao do governo para o cumprimento da lei. m 4006 o governo %rasileiro aprovou a >ei da ?iossegurana !ue li%era o cultivo de so&a transg,nica, principal produto de e:portao do pas.

+cnicas de transgenia :istem vrios mtodos de reali1ao da transgenia e o mtodo a ser empregado depende do tipo de modi#icao gentica !ue se dese&a #a1er. O primeiro mtodo desenvolvido para a introduo de genes na modi#icao gentica #oi o da adio g,nica, devido @ maior simplicidade de e:ecuo do procedimento. A adio g,nica consiste em inserir no genoma uma ou vrias cpias de determinado gene !ue pode ser endgeno ou e:geno. O gene endgeno & e:iste no DNA do ser vivo e sua maior aplicao ocorre !uando se !uer aumentar a produo de determinada protena codi#icada pelo DNA. O gene e:geno, no pertence ao DNA da!uele ser vivo e sua introduo ocorre !uando se !uer atri%uir uma nova caracterstica a ele. Am dos aspectos ruins dessa tcnica !ue sua introduo ocorre de maneira aleatria, #a1endo com !ue o resultado apresentado pode no ser o esperado. (uitas ve1es a insero do gene pode no apresentar resultados ou ainda inativar algum gene responsvel por uma caracterstica vital @ so%reviv,ncia, nesse caso ocorreu o Be#eito no intencionalC, em !ue a morte #oi causada no pelo gene do ser vivo !ue o doou, mas pelo local onde ele #oi inserido2 por isso, nessa tcnica #eita a comparao entre vrios seres vivos !ue so#reram a introduo de um mesmo gene, para !ue se possa constatar !ual sua #uno e os e#eitos !ue ele pode provocar. Atualmente e:istem vrias tcnicas de adio de genes, entre elas a mais utili1ada a microin&eo pronuclear. Outro mtodo e:istente a modi#icao gentica dirigida. Ao contrrio da adio g,nica esse mtodo mais seguro, por!ue garante mais segurana na alterao !ue ser #eita. A modi#icao gentica dirigida uma tcnica mais comple:a, pois e:ige um maior estudo no DNA !ue ser modi#icado, para !ue se sai%a e:atamente onde dever ocorrer a modi#icao. A modi#icao consiste em su%stituir um gene por uma se!u,ncia mutada !ue ir modi#icar ou inativar o gene no organismo.

Aplica9es "omo dito anteriormente, uma das principais aplica9es dos transg,nicos para #ins terap,uticos, nesse caso o organismo transg,nico deve possuir a capacidade de produ1ir a protena de interesse em grande escala sem pre&udicar o meta%olismo normal das clulas. O uso de animais geneticamente modi#icados tem contri%udo %astante nessa rea. A tcnica de trangenia animal #oi desenvolvida no #inal da dcada de -./0 em camundongos, o mam#ero cu&o genoma , at ho&e, o mais #acilmente manipulvel. m &aneiro de 400- #oi divulgado o nascimento do primeiro primata transg,nico. Am macaco Dhesus, denominado ANDiEinserted DNA ao contrrioF teve includo em seu patrim<nio gentico um gene de medusa. O grande impacto gerado por este novo e:perimento #oi o de demonstrar !ue possvel reali1ar estes procedimentos em animais pr:imos @ espcie humana. G e:istem linhagens de animais transg,nicos produ1idas para serem utili1ados em pes!uisas la%oratoriais. stes animais desenvolvem doenas humanas, tais comoH di#erentes #ormas de tumores, dia%etes, o%esidade, dist$r%ios neurolgicos, entre outros. Outra possi%ilidade de utili1ao destes animais na rea de :enotransplantes, !ue o transplante de clulas, tecidos ou rgos de uma espcie para outra. Atualmente os pes!uisadores desenvolvem porcos transg,nicos cu&os rgos podem ser seguramente utili1ados para transplante em humanos. como e:iste uma escasse1 de rgos humanos, cerca de 805 dos pacientes !ue aguardam um transplante aca%am morrendo na lista de espera. Ior isso, se #osse possvel utili1ar rgos de outras espcies, muitas vidas poderiam ser salvas. (as e:istem in$meros pro%lemas * tais como a re&eio, a transmisso de doenas e o ciclo de vida mais curtem dos animais * !ue ainda impedem tornar essa tcnica vivel. = preciso superar um di#cil o%stculoH o sistema imunolgico reconhece e destri todas as clulas !ue no possuem marcadores espec#icos humanos na sua super#cie, ocasionando o #en<meno da re&eio. Iara contornar esse pro%lema, #oram criados porcos transg,nicos portadores de um gene !ue codi#ica uma protena da super#cie de clulas humanas. "omo resultado, esses porcos possuem rgos contendo marcadores de clulas humanas, o !ue impede !ue componentes do sistema imune do receptor ata!uem e destruam o rgo transplantado. Na agricultura, a transgenia permite a criao de animais de grande porte com caractersticas comercialmente interessantes, cu&a produo por tcnicas clssicas de cru1amentos e seleo so e:tremamente demoradas. Assim, e:istem vacas transg,nicas !ue produ1em mais leite, ou leite com menos lactose ou colesterol2 porcos e gado transg,nicos com mais carne2 e ovelhas transg,nicas !ue produ1em mais l e so Bautotos!uiavisC.

Potrebbero piacerti anche