Sei sulla pagina 1di 22

Sankofa.

Revista de Histria da frica e de Estudos da Dispora Africana

N 1 jun./2008

A linguagem do amor colonial O discurso do poder pastoral na justificao da escravido1


Carlos Henrique R. Siqueira2

Resumo No artigo que se segue busco traar um breve itinerrio dos discursos escravistas que fundamentaram e proporcionaram as condies para a manuteno ideolgica e a reproduo do escravismo atlntico a partir do sculo 16. Partindo da narrativa herica de Gomes Eannes Zurara, em sua Crnica dos feitos de Guin, ressalto alguns dos argumentos utilizados para adaptar ao mundo cristo e moderno uma prtica que, embora fosse narrada como uma continuao da antiga instituio romana necessitou ser reconfigurada para poder ser legitimada em um novo contexto, e partir de uma nova configurao econmica e espacial. Palavras-chaves: escravido, poder pastoral, biopoltica, colonialismo. Abstract In this article I follow the itinerary of discourses which provided the conditions to ideological reproduction of atlantic slavery in the 16th Century. Through the analysis of the Gomes Eannes Zuraras heroic narrative, the Crnica dos feitos de Guin, I discuss the some arguments employed by the author to adapt to the christian and modern world a practice which, dispite the fact that was narrated as a continuation of an old roman institution, needed be jusified to be legitimated in its new spacial and economic configuration. Key-words: slavery, pastoral power, bio-politics, colonialism.

Fazeis que o africano, assaz esquivo, Nunca mais seja escravo de rigor, Mas que sempre de amor fique cativo. (Luiz da Costa e Faria, Poema em louvor de Manoel Rocha Ribeiro, 1758)

Introduo Em seu texto Quinhentos anos de medo e amor,3 Partha Chatterjee (um dos poucos autores originrios do Grupo de Estudos da Subalternidade publicados no Brasil), busca conectar duas experincias polticas coloniais da modernidade, a asitica e a americana. Chatterjee parte de uma clebre reflexo de Maquiavel em O prncipe, (publicado em 1513, no mesmo momento em que Afonso de Albuquerque buscava consolidar suas possesses asiticas), sobre a utilidade do temor e do amor nas prticas de governo. A questo que o autor florentino busca responder : o soberano deve ser mais amado ou mais temido? Em sua resposta, Maquiavel afirma que o ideal ser temido e amado ao mesmo tempo. Mas quando isso no possvel, prefervel que os sditos temam o prncipe. A justificativa para tal resposta repousaria no fato de que os sditos seguiriam mais fielmente
Gostaria de agradecer aos professores Elizabeth Cancelli, Jos Jorge de Carvalho e Rita Segato pelo auxlio e pelas discusses; e tambm ao Grupo de Estudos Ps-Coloniais da Universidade de Braslia. 2 Carlos Henrique R. Siqueira Bacharel e Mestre em Histria, e Doutor em Cincias Sociais pelo Centro de Pesquisa e Ps-Graduao Sobre as Amricas (CEPPAC), da Universidade de Braslia. diretor do documentrio Sob o signo da justia: a luta pelas cotas na Universidade de Braslia. (Fundao Palmares/Ministrio da Cultura: Braslia, 2005, 21 min.). 3 Chatterjee, Partha. Colonialismo, modernidade e poltica. Salvador: EdUFBA, 2004, pp. 17-42.
1

63

Sankofa. Revista de Histria da frica e de Estudos da Dispora Africana

N 1 jun./2008

aqueles que temem que aqueles que amam. Pois, sendo apenas amado o prncipe ficaria merc do arbtrio de seus sditos, porque homens amam segundo sua livre vontade diz o autor, mas temem segundo a vontade do prncipe. Chatterjee destaca esse argumento no somente devido sua coincidncia cronolgica com a construo do colonialismo global entre fins do sculo 15 e incio do 16, mas, especialmente, para ilustrar uma de suas teses mais conhecidas. Para ele, uma das caractersticas do colonialismo britnico na sia (e talvez de outros) foi a necessidade que os colonialistas tinham de fazerem-se amados. Alm da obedincia, do trabalho e da disciplina, o colonialismo exigia tambm o amor dos colonizados. Os mecanismos polticos para aquisio do amor colonial foram, de acordo com Chatterjee, as polticas de governo dos homens, aquilo que Michel Foucault chamaria de governamentalidade (esse um ponto sobre o qual me deterei mais adiante). Ou seja, as redes de saber e as prticas de cuidado e controle que exibiam populao colonizada o zelo e a dedicao que o aparato administrativo colonial dispensava a eles.4 A linguagem poltica do amor colonial destacada por Chatterjee parece bastante til para analisar outra prtica de cuidado e zelo (re)nascida nesse mesmo contexto colonial do incio da era moderna: a escravido afro-americana. Poucos so os temas em que a retrica do amor desempenha um papel to proeminente, to abrangente e to duradouro quanto nos textos de justificativa da escravido e do trfico. Das narrativas lusitanas da virada do sculo 15, at os grandes textos produzidos pelos autores prescravistas do Sul dos Estados Unidos, em todas elas o amor e o cuidado um tema recorrente. No texto que segue gostaria de destacar de que forma o argumento e a linguagem do amor colonial foi articulada nas teses de defesa da escravido e do trfico de escravos em textos e momentos diferentes do circuito escravista euro-afro-americano. Um dos textos exemplares e mais bem sucedidos em simbolizar a perspectiva moderna sobre os fundamentos ideolgicos da escravido a narrativa escrita por Gomes Eannes Zurara, Crnica dos feitos de Guin. Zurara foi nomeado cronista do Reino em 1449 por D. Afonso V. Ele tinha como tarefa registrar as realizaes martimas dos prncipes lusitanos para que o mundo cristo tomasse conhecimento e que os reis estrangeiros tomassem seus atos como um exemplo a ser seguido.5 Esse extraordinrio documento publicado em 1453, se caracteriza por proporcionar um relato bastante minucioso sobre as primeiras incurses dos portugueses
Ver: Chatterjee, Partha. Nations and its fragments. Colonial and postcolonial histories. Princeton: Princeton University Press, 1993. 5 Andrade, Antnio Alberto Banha. Mundos novos do mundo. Panorama da difuso, pela Europa, de notcias dos Descobrimentos Geogrficos Portugueses. Lisboa: Junta de Investigaes do Ultramar, 1972, p. 55.
4

64

Sankofa. Revista de Histria da frica e de Estudos da Dispora Africana

N 1 jun./2008

costa africana realizadas a partir da dcada de 1430. Nele esto registrados detalhados relatos sobre a prtica da captura de homens e mulheres daquele continente para fins de escravizao. O que emerge desse texto no tanto a inscrio das origens da escravido colonial, mas sim um importante fragmento da caleidoscpica teorizao moderna sobre as complexas relaes sociais que seriam criadas a partir da re-atualizao da instituio da escravido ocidental. Em suas caractersticas gerais a escravido era bastante conhecida do mundo cristo. Na Europa, essa instituio gozava de uma longa histria, mesmo que descontnua e diversificada. Ela contava com uma ampla jurisprudncia proveniente do Direito Romano, 6 auxiliada por fontes de vrias tradies de pensamento que haviam estabelecido um consistente e duradouro corpo de saber; textos que vo de Aristteles, com suas teses sobre o escravo natural, at as releituras do Antigo Testamento, realizadas pela Patrstica mais de mil anos antes do surgimento da escravido colonial e moderna nas Amricas.7 A Crnica dos Feitos de Guin, porm, no parece ter uma preocupao doutrinria particular sob esse aspecto. Aparentemente, ela est mais prxima do canto de um poeta dedicado aos feitos do Infante Henrique (e da glorificao daquela viso comercial e poltica pragmtica que propiciou a expanso da navegao portuguesa), que da tentativa de consolidar uma tese ou de sustentar argumentos para legitimar a escravido. O modo como o autor percebia os atos de captura daquela gente proveniente de terras pouco conhecidas at ento, no parece ser muito diferente da forma como ele entendia a escravizao dos cativos de guerra durante a luta contra os muulmanos. Zurara quer fazer seu leitor crer que as incurses ao territrio africano, os saques e os seqestros l realizados no so mais do que conseqncias inevitveis do sucesso da ofensiva da Cristandade contra o Isl, responsveis pelo aumento da capacidade de mobilidade dos portugueses. Contudo, essa caracterizao deve ser complexificada. Pois entrelaada narrativa gloriosa do empreendimento herico do povo lusitano, hibridizada a essa histria da coragem e da misso civilizatria de uma identidade que cada mais se solidificava sob uma noo de europeidade,8 encontramos algumas das formulaes bsicas que ajudariam a fundamentar a renovao da prtica da escravido moderna no Ocidente.

Watson, Alan. Roman law and romanist ideology. Phenix, Vol. 37, No. 1. (Spring, 1983), pp. 53-65. Ver.: Capizzi, Josep E. The children of God: Natural slavery in the thought of Aquinas and Vitoria. Theological Studies, Vol. 63, No. 1 (March, 2002); Foutz, Scott David. Theology of slavery: western theologys role in the development and propagation of slavery. Quodlibet, Vol. 2 No. 1, (Jan. 2000). 8 Sobre o processo de formao de uma identidade propriamente europia ver.: Febvre, Lucien. A Europa. Gnese de uma civilizao. Bauru: EDUSC, 2004 [1999].
6 7

65

Sankofa. Revista de Histria da frica e de Estudos da Dispora Africana

N 1 jun./2008

Quando os grandes topoi da antiga tradio romana de r eflexo sobre a escravido foram rearticulados no novo contexto da expanso martima portuguesa, essa repetio na diferena tratou de fundir e sintetizar argumentos aparentemente conflitantes, cumprindo a tarefa de conciliar velhas justificativas com novos objetivos, e de mobilizar a antiga tradio em vista dos novos tempos.9 Esse processo, conseqentemente, acabou gerando uma produtividade poltica completamente peculiar na tarefa de representar e legitimar essa instituio. O que me interessa no texto de Zurara mais a construo retrica de uma linguagem da conquista e o modo como seu texto colabora para o desenvolvimento de um vocabulrio da escravizao, do que propriamente o proc esso histrico do empreendimento colonial. Gostaria de passar a uma breve anlise dessa narrativa no intuito de destacar quais foram os termos, os conceitos, e como seriam articuladas as idias utilizadas para descrever ou definir os motivos que levaram rearticulao do escravismo como uma instituio fundamental do sistema produtivo mundial e colonial gerado desde o sculo 15. A partir desse itinerrio de questes, gostaria de lanar luz sobre o repertrio das diversas modalidades ideolgicas de defesa da escravido empregadas nas Amricas para legitimar essa instituio. Narrativas da escravido 1. A Crnica dos feitos de Guin o testemunho de um importante ponto de virada na histria moderna. Ela abrange o incio da primeira Era Dourada portuguesa, uma poca de prosperidade, crescimento econmico e do aumento do poder e do prestgio poltico no continente. Em grande parte, essas transformaes foram impulsionadas pelo clima de efervescncia religiosa, com muitos elementos de um nascente nacionalismo messinico que se seguiu clebre/infame tomada de Ceuta, em 141510. Logo aps a consolidao da Reconquista, realizada por meio da expulso ou da eliminao do Isl dos terr itrios da Pennsula Ibrica, a elite comercial local,
9

Especialmente importante nesse perodo (entre os sculos 15 e 16) o surgimento e disseminao da conscincia de uma diferenciao qualitativa do tempo, especialmente a construo de uma fronteira que separava a antiguidade (o mundo greco-romano) do mundo contemporneo (hodierno), que estariam separados por uma era mdia (o medievo). Ver. LeGoff, Jacques. Histria/memria. So Paulo: Campinas, 1999. 10 A tomada de Ceuta foi importante em vrios sentidos e no apenas pelo significado simblico de sua conquista por um rei Cristo. A cidade era um importante centro comercial que mantinha relaes h sculos com outros portos africanos e europeus. Alm disso, era o ponto de chegada e partida de diversas rotas de caravanas provenientes do interior da frica. Alguns autores especulam que Ceuta pode ter sido a grande fonte de informao que levou o Infante Henrique a investir nas navegaes para alm do Cabo do Bojador. Ver.: Thomas, Hugh. The slave trade: the story of the Atlantic slave trade, 1440-1870. New York: Simon & Schuster, 1997. pp. 51-52; e Boxer, Charles. O imprio martimo portugus.So Paulo: Cia das Letras, 2002 [1969], pp. 3435.

66

Sankofa. Revista de Histria da frica e de Estudos da Dispora Africana

N 1 jun./2008

investidores e navegadores estrangeiros, em associao com a nobreza lusitana, tomaram a iniciativa de explorar a costa do continente africano seguindo para alm do Cabo do Bojador. Essa ntima associao entre os diferentes estamentos da sociedade lusitana e os investimentos estrangeiros, especialmente italianos, foi bastante destacada por Zurara como uma evidncia da capacidade do prncipe de mobilizar esforos para a glria do nome de Portugal e de Cristo. 2. Segundo ele, antes dos incentivos navegao implementados pelo Infante, no se acreditava que abaixo desses locais pudesse haver nem povoao nem terras menos arenosas que as dos desertos da Lbia, de forma que a baixa expectativa de sucesso (seja em lucro comercial ou em prestgio social), e os grandes riscos envolvidos em tal operao, tornavam um deslocamento dessa natureza muito pouco atraente para navegadores independentes. Alm disso, prosseguia o autor, os conhecimentos nuticos da poca estavam sob a influncia de pelos menos dois grandes dogmas relacionados navegao alm do Cabo Bojador e do No: o primeiro dogma referia-se crena de que a grandes distncias da costa portuguesa a profundidade do mar no seria suficiente para permitir a navegao; e o segundo dizia que, certa distncia, as correntes contrrias se tornariam to fortes que impediriam o retorno da embarcao. A isso somava-se um outro obstculo mais objetivo, isto , a completa ausncia de cartas de navegao que pudessem orientar e guiar os pilotos. Esses, portanto, seriam os motivos que, segundo o cronista, teriam impedido os portugueses de explorar as guas alm das Ilhas Canrias. 3. Mas em sua narrativa pica, o cronista ressaltaria, sobretudo, a ousadia do Infante Henrique. Em sua opinio, munido apenas do simples auxlio da dvida como conselheira, ele havia ultrapassado os obstculos navegao que antes pareciam definitivos. Todo o empreendimento expansionista que levaria Portugal s grandes navegaes, na verso de Zurara, teve seu incio numa curiosa cena que est registrada na crnica, na qual o prncipe lanaria um desafio a seu mais prximo escudeiro, Gil Eannes, para que atravessasse os limites navegveis ento conhecidos e documentados. Esse desafio, porm, no se baseava em nenhuma convico, apenas numa projeo calculada, e um tanto especulativa, de que alm desses limites estabelecidos pela tradio poderia haver alguma grande fonte de riqueza a explorar: Vs no podeis, diz o infante, achar tamanho perigo que a esperana do Galardo no seja muito maior, teria dito Henrique a Gil Eannes. E advertindo seu protegido, ele diria: 67

Sankofa. Revista de Histria da frica e de Estudos da Dispora Africana

N 1 jun./2008

Em verdade me maravilho que imaginao foi aquela que todos filiais, de uma coisa de to pequena certido, que se ainda estas coisas que se dizem tivessem alguma autoridade, por pouca que fosse, no vos daria tamanha culpa, mas queres me dizer que por opinio de quatro mareantes, os quais so tirados da carreira de Flandres, ou de algum dos portos que comumente navegam no sabem mais ter agulha nem carta para marear?11

Esse questionamento importante porque mostra a enunciao de um certo padro de praticidade, talvez com uma certa dose de racionalidade experimental, que marcaria o empreendimento colonial portugus da por diante, e que seria reproduzido logo em seguida por navegadores espanhis, italianos, ingleses e holandeses. Esse padro, ao que parece, tenderia a imobilizar as barreiras explorao martima, ao colocar em suspenso certas idias preconcebidas, sobre as quais no havia qualquer certeza.12 E conforme narra o cronista, as palavras do Infante, que a primeira vista poderiam parecer mera provocao entre cavalheiros, no cdigo de conduta da nobreza e dos cortesos, mais que uma advertncia ou uma cobrana, era uma ordem: Portanto vos ir, todavia, e no temais sua opinio, fazendo vossa viagem que com a graa de Deus no podereis dela trazer seno honra e proveito.13 Seria dessa forma que, na verso de Zurara, Gil Eannes teria passado para a histria como o navegador que abriria caminho para a explorao da frica j em 1434. Contudo, como assinala o cronista portugus, a expedio nada trouxe, no achando nem sinal de gente alguma, nem sinal de povoao. Por outro lado, ele encontraria condies plenas para o estabelecimento de rotas de navegao. A partir desse momento, estava aberta a brecha que levaria as embarcaes europias cada vez mais longe. 4. A cronologia do contato lusitano com a costa africana mostraria que depois de desfeitos os tabus que impediam a navegao, o avano seria rpido e consistente. Em 1441, Nuno Tristo seguindo Anto Gonalvez faria incurses ao Rio do Ouro. Dois anos mais tarde, Tristo estabeleceria um entreposto essencial pa ra a continuidade das expedies em Arguim, na costa da atual Mauritnia.14 Dinis Dias chegaria Cabo Verde em 1444. No ano seguinte, Antonio Fernandes avanaria at o Cabo de Mastos. E em

Zurara, Gomes Eannes. Crnica dos feitos de Guin. Lisboa: Clssica, 1942 [1453].p. 55. Sobre a questo do experimentalismo ligado s navegaes no contexto lusitano do sculo 15, ver.: Dias, J.S. da Silva.Os descobrimentos e a problemtica cultural do sculo XVI. Lisboa: Editorial Presena, 1973. pp. 77 e ss. 13 Idem, pp. 54-55. 14 Sobre o itinerrio do trfico no sculo 15 em especial, Ver.: Eldl, Ivana The volume of the early atlantic slave trade, 1450-1521 in The Journal of African History 38 (1997), pp. 31-75.
11 12

68

Sankofa. Revista de Histria da frica e de Estudos da Dispora Africana

N 1 jun./2008

1456, Cadamosto chegaria Guin. Mais tarde, Diogo Co desembarcaria na foz do Rio ao Congo, em 1483.15 O poder pastoral e a retrica do amor colonial 5. Segundo Zurara foram cinco os motivos responsveis pelo mpeto expansionista de Portugal; ele lista alguns temas que mostram bem esse momento de transio entre uma forma de conceber o mundo tpica do mundo medieval e aquelas que marcariam a modernidade. De um lado, encontram-se tanto justificativas mticas, como a velha busca por Preste Joo, uma lenda que tem suas razes no sculo 12, dando notcias da existncia de um poderoso reino cristo incrustado em meio ao Isl; do outro, a vontade de saber, uma expresso que Zurara utiliza, e que seria um dos grandes temas modernos do Renascimento ao Iluminismo, e alm. Essa vontade de saber a que o cronista se refere, seria expressa no desejo de conhecer aquilo sobre o qual no se tinha notcia, e que permanecia velado pela falta de ousadia. Nesse ponto, Zurara faz meno especificamente ao desejo que tinha o Infante de saber o que havia alm das Can rias. Isso porque ao Prncipe no bastava mais a especulao, a incerteza com que tradicionalmente tais temas eram tratados pela imaginao popular. No contexto desse renascimento lusitano, cujo mpeto blico j havia levado os portugueses a uma bem sucedida ofensiva militar sobre o Isl , a velhas verdades estabelecidas comeavam a desvanecer diante do sentimento de potncia. Segundo o cronista, o Infante desejava conhecer determinadamente. No caso das navegaes, tinha necessidade de verificar se havia algo ali ou no que impedia o trnsito. Para o estabelecimento desse novo tipo de saber, a tradio no podia mais constituir a fonte inquestionvel de autoridade. Seria a competncia tcnica de um grupo de especialistas, navegadores, pilotos e cartgrafos, a instncia que teria por funo dar certeza sobre aquilo que no se conhecia.16 6. Mas o que realmente chama a ateno na exposio de Zurara sobre as causas da expanso da navegao o quinto e ltimo motivo. Nele esto entrecruzados o que aparentemente so dois temas diferentes: um medieval, cristo, voltado misso apostlica do catolicismo de arrebanhar almas perdidas e dispersas pelo mundo; o outro, moderno, voltado ao controle da populao, sua disciplinarizao e sua individualizao,
15 16

Thomas, Hugh.Op. cit. pp. 48-67. Sobre a racionalizao dos projetos coloniais lusitanos veja o polmico artigo de Ricardo Duchesne Asia first? in The Journal of the Historical Society 6:1 (March 2006), pp. 6991.

69

Sankofa. Revista de Histria da frica e de Estudos da Dispora Africana

N 1 jun./2008

demonstrando a conscincia da possibilidade da formao de um sujeito e de uma subjetividade particular. Desses dois temas, o primeiro proporcionaria o suporte ideolgico que justificaria inmeros aspectos do nascente empreendimento colonial; e o segundo seria responsvel pela produo de uma populao utilizada menos para propsitos religiosos e mais para o cumprimento de um projeto de colonizao e expanso comercial, que pressupunha o domnio territorial e social para a transformao dos infiis ou pagos em indivduos sujeitados ao poder temporal e espiritual dos governos cristos. Diz Zurara:
A quinta razo foi o grande desejo que havia de acrescentar Santa F de Nosso Senhor Jhu Xp [Jesus Cristo], e trazer a ela todas as almas que se quisesse salvar conhecendo que todo o mistrio da encarnao, morte e paixo de nosso senhor Jesus Cristo foi obrado para esse fim, scilicet, por salvao das almas perdidas, as quais o dito senhor queria por seus trabalhos e despesas, trazer ao verdadeiro caminho, conhecendo que se no podia o senhor fazer maior oferta, que se Deus prometeu cem bens por um, justo est que creiamos que por tantos bens, sicillet, por tantas almas quantas por azo deste senhor so salvas, ela tenha no reino de Deus tantos centrios galardes, para que sua alma depois dessa vida possa ser glorificada no celestial reino (p. 77).

De acordo com o cronista, um dos motivos responsveis por Portugal se lanar ao mar de forma to intrpida e levar frente seu empreendimento martimo-comercial foi a vontade (a deciso soberana, poderamos dizer) de converter novas almas f catlica, de encerrar no interior da comunidade crist (freqentemente inscrita na Bblia e na tradio teolgica sob a metfora do rebanho) tantas almas quanto fosse possvel. Mas, ao mesmo tempo, alm dess a preocupao com o geral, com a coletividade, com esse mandamento cristo, o autor tambm destaca a importncia do indivduo, do singular: Deus prometeu cem bens por um, ou seja, Deus ofereceu uma multiplicidade de riquezas, uma recompensa mltipla, por cada alma em particular que fosse trazida para seu rebanho. Chamo a ateno para esse pequeno trecho da crnica de Zurara porque acredito que ali se encontre, ainda que de forma no plenamente desenvolvida, o cerne daquela modalidade de razo governamental que Michel Foucault denominaria com o neologismo biopoder. Para ele, a articulao entre o projeto de encerramento de um segmento ou de um subgrupo da grande comunidade humana (um rebanho) com a singularizao de seus elementos, isto , a possibilidade de definir um conjunto de pessoas como uma populao e, ao mesmo tempo, a instaurao de tcnicas e estratgias de

70

Sankofa. Revista de Histria da frica e de Estudos da Dispora Africana

N 1 jun./2008

gerenciamento voltadas para cada corpo individualmente (as disciplinas), constituiria o centro das prticas de governo na modernidade.17 Em minha perspectiva, justamente nessa categoria que a poltica geral da escravizao se encaixa. Pois foi esse (bio)poder exercido por meio da produo de uma massa escravizada, e a prtica de individualizao de seus elementos, realizada por meio da disciplinarizao, do adestramento para um determinado regime de trabalho, e da aplicao de tcnicas de transformao da alma, os dispositivos responsveis pela prpria emergncia de um ser, de um sujeito, ou de uma subjetividade que dominaria os territrios coloniais da modernidade, isto , o escravo. 7. Em Omnes et singulatim,18 uma conferncia escrita no perodo das pesquisas para a srie Histria da sexualidade, possivelmente parte integrante de um dos volumes que no chegaram a ser publicados, Foucault teoriza com maior detalhe essa ltima caracterstica do biopoder (o seu aspecto individualizante). O texto uma espcie de complemento a A governamentalidade19, de 1978, onde ele procura compreender as grandes estratgias centralizadoras praticadas no plano do Estado. Para o autor, o biopoder e a governamentalidade so asp ectos das prticas modernas de governo que se complementam, mas que se ocupam de tcnicas diferentes: Se o Estado a forma poltica de um poder centralizador, diz ele, chamaremos de pastorado o poder individualizador. Essa contraposio bastante precria, como ser ver. Os poderes que emanam das instituies estatais no se opem s prticas individualizadas, muito pelo contrrio. Contudo, essa diviso circunscreve duas modalidades distintas de poder, uma que trata da populao e a outra do elemento dessa populao; um deles forma um grande corpo social, o outro cuida de cada clula separadamente. O discurso do poder governamental, como Foucault j havia destacado em 1978, estendera ao mundo pblico um modelo ou uma forma de gerenciamento das coisas e dos homens, a economia, qu e durante milnios no Ocidente havia sido uma modalidade de exerccio do poder restrita ao universo privado, prpria do domnio domstico. A arte de governar diz o autor, (...) deve responder essencialmente seguinte questo:

17

O primeiro uso que Foucault faz dos termos biopoder e biopoltica encontra-se na transcrio de suas aulas no Collge de France de 1976. Ver: Foucault, Michel. Em defesa da sociedade. So Paulo: Martins Fontes, 1999 [1997]. O tema tratado especialmente no ltimo captulo Aula de 17 de maro de 1976, pp. 285-315. 18 Foucault, Michel. Ditos e escritos IV. Estratgia, poder-saber. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2003, pp. 355-385. As linhas gerais desse texto j haviam sido expostas em sua aula de 8 de fevereiro de 1978. Ver.: Foucault, Michel. Seguridad, territorio, poblacin. Fondo de Cultura Econmica, 2006 (1994), pp. 139-159. 19 Foucault, Michel. A governamentalidade in Microfsica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1999 [1979], pp. 277-293.

71

Sankofa. Revista de Histria da frica e de Estudos da Dispora Africana

N 1 jun./2008

como introduzir a economia isto , a maneira de gerir corretamente os indivduos, os bens e as riquezas no interior da famlia ao nvel da gesto de um Estado?.20 Ele mostrar que essa introduo ser feita por meio do desenvolvimento de certas cincias do gove rno (a estatstica, a administrao). Elas permitiriam a elaborao da figura da populao por meio do estabelecimento de suas regularidades, suas taxas de mortali d ade e natalidade, as freqncias dos casamentos e das doenas etc. O conceito de populao na teoria do governo estatal funcionaria como um equivalente da famlia no mbito do governo domstico.21 Omnes et singulatim, por sua vez, contrasta essa noo de governo que se identificaria com a modernidade, e a de poltica, cuja fonte provinha do pensamento grego clssico. Estas duas prticas, o governo e a poltica seriam divergentes em vrios aspectos. Michel Senellart realizou uma minuciosa genealogia da idia de governo,22 algo que Foucault, um tanto genericamente, tentou fazer na primeira parte do texto em questo. Segundo Senellart, a noo de governo uma transformao da noo do regimen medieval. Este termo remete ao vocabulrio da direo espiritual.23 Definido como a arte das artes, a cincia das cincias, essa prtica se referia s tcnicas do que Gregrio, o Grande, em 506, chamaria de medicina da alma e o cuidado dos corpos. Mais complexa que a medicina do corpo fsico, que atuava sobre a matria, o regimen tinha como objetivo atingir a vontade dos homens, atuar sobre seu livre arbtrio. O objetivo, enfim, da teraputica das almas (...) operar uma transformao completa pela qual a alma se despoja de tudo que no ela, e, reencontrando sua semelhana divina, alcana a beatitude.24 O doente muitas vezes aceita as prescries do terapeuta, mas supe a vigilncia do mdico. Em certos casos, portanto, onde houvesse negligncia do doente, uma violncia moderada seria no apenas necessria, mas, at mesmo, recomendvel, pois ela teria como objetivo alcanar um bem maior, a cura do doente. Essa prtica teraputica do regimen logo invadiria o domnio poltico. Um fio contnuo, com efeito, liga a conduta de si, a administrao domstica e a direo do Estado,
25

diz

Senellart. J no sculo 13, prescreve-se que o regnum, doado ao soberano (prncipe ou rei) por Deus, o qual deve agir em Seu nome, tenha como objetivo o regimen. Isso significa que caberia ao prncipe ou rei conduzir (e esse o sentido do governar) seus sditos no
20 21

Idem, p. 281. Idem, pp. 287-289. 22 Senellart, Michel. As artes de governar. Do regimen medieval ao conceito de governo. So Paulo: Editora 34, 1995 [2006]. 23 Idem, p. 27. 24 Idem, p. 29. 25 Idem, p. 31.

72

Sankofa. Revista de Histria da frica e de Estudos da Dispora Africana

N 1 jun./2008

bom caminho. E, usando os poderes sua disposio, dever direcion-los na prtica do cuidado da alma. desse modo que a metfora do pastor e do seu rebanho, prprias do domnio espiritual, se constituiria numa das imagens fundamentais na teoria moderna do governo dos homens. Esse tema, hebraico em sua origem, mais do que p ropriamente grego, conforme diz Foucault, passaria por algumas modificaes no interior do pensamento cristo que o transformaria numa prtica poltica, das quais ele destaca quatro: em primeiro lugar, enquanto na concepo hebraica o pastor era responsvel pela totalidade do rebanho e por cada ovelha em particular, no cristianismo o pastor deveria dar conta de todas as suas aes, do bem ou do mal que elas possam cometer. Em segundo lugar, h entre o pastor e sua ovelha um lao individual, e um lao de submisso pessoal. Essa uma relao de dependncia individual e completa. A vontade do pastor deve ser realizada no porque ela conforme lei, mas, principalmente, porque tal sua vontade. Como uma figurao (um duplo) de Deus, as ordens do pastor tm precedncia sobre toda lei, porque o que ele observa uma Lei Maior. Em terceiro lugar, o pastorado cristo supe uma forma de conhecimento particular entre o pastor e cada uma de suas ovelhas. Esse conhecimento particular. Ele individualiza. Por fim, em quarto lugar, o poder pastoral deve levar os indivduos a trabalhar por sua prpria mortificao neste mundo. A mortificao no a morte, claro, mas uma renncia a este mundo e a si mesmo: uma espcie de morte cotidiana.26 8. Seria essa mesma matriz de pensamento nos quais, segundo Foucault, esto articulados a vida, a morte, a verdade, a obedincia, os indivduos, a identidade, a responsvel por proporcionar as condies necessrias para a legitimao de um modelo especfico de governana baseado na forma mais bsica de dom inao: a escravido, originada a partir da expanso martima dos pases ibricos entre os sculos 15 e 16. Esse tipo governo se desenvolveria, sobretudo, depois que Portugal investisse na colonizao dos seus domnios atlnticos na frica e nas Amricas, articulando os mesmos temas da obedincia e do cuidado, das necessidades do confinamento e da benevolncia pastoral. Tal empreendimento se legitimaria, como veremos, por uma relao que seria traduzida no discurso escravista como uma obrigao evanglica, uma responsabilidade dos povos cristos (europeus) de salvar, a qualquer preo, cada alma infiel, pag ou brbara que fosse possvel.27 Seu discurso colocaria em cena os principais temas da biopoltica e do poder
Idem, pp. 366-370. Nunca seria demais lembrar que essa mesma cultura que se auto-atribuiu um destino messinico foi a que eliminou a presena do Isl na Ibria no sculo 15; a mesma que estabeleceu pela primeira vez na histria
26

27

73

Sankofa. Revista de Histria da frica e de Estudos da Dispora Africana

N 1 jun./2008

pastoral, no qual a escravizao seria definida como um gesto de cuidado, uma modalidade de exerccio de poder que se expressava no que eu chamaria de tese do amor colonial, que se constituiria, ao mesmo tempo, numa linguagem comum que pode ser encontrada em muitas das tradies polticas e jurdicas das Amricas escravistas. Embora a escravido, surpreendentemente, no desempenhe nenhum papel relevante na obra foucaultiana, as relaes entre essa grande teoria da modernidade (predominentemente eurocrntrica) e aquela instituio colonial so bastante perceptveis. Rafael Bivar Marquese, por exemplo, em seu excepcional traba lho Feitores do corpo, missionrios da mente, identificaria nos tratados de administrao dos escravos esses mesmos temas do governo dos homens e do poder pastoral que ressaltei acima. Para o autor, o Code Noir, a legislao francesa sobre a escravido, editado originalmente em 1685, uma boa expresso daquilo que Michel Foucault denominou como governamentalidade.28 9. Na Crnica dos feitos de Guin encontramos inmeras narrativas de atos de escravizao, que do notcia dos primeiros cativos conduzidos a Portugal.29 Inicialmente, eles eram levados como presentes para a honra do Infante; depois, como evidncias dos feitos dos navegadores em terras distantes; e por fim, como carga, mercadoria, isto , um bem que deveria ser trocado com fins a recuperar os recursos investidos nas viagens. Quando Anto Gonalvez retornou de sua segunda expedio ao Rio do Ouro levando presena do Infante Henrique o primeiro grupo de cativos capturado naquelas terras, o cronista narraria esse encontr o encenando a complexidade de percepes que exemplificaria os conflitos ideolgicos que a generalizao da instituio da escravido traria para o pensamento europeu.30 Diz o cronista:

moderna o princpio da pureza de sangue; que pressionaria a populao judaica at o limite, culminando no Decreto de 5 de dezembro de 1496, impondo a converso imediata ou o desterro, seguido pelo grande seqestro de 1497; e que, por fim, terminaria por estabelecer as condies infra-estruturais, a legalidade jurdica e a legitimidade social para a escravizao em massa. Ver.: Tucci Carneiro, Maria Luiza. Preconceito racial em Portugal e Brasil colnia. Os cristos-novos e o mito da pureza de sangue So Paulo: Perspectiva, 2005 [1983]. 28 Marquese, Rafale Bivar. Feitores do corpo, missionrios da mente Senhores, letrados e o controle dos escravos nas Amricas, 1660-1860. So Paulo: Cia das Letras, 2004. p. 38. 29 O primeiro cativo das expedies que dobraram o Bojador foi feito j em 1441, por Anto Gonalvez. Conta Zurara que depois de muito procurar sinal de homens em terra, na foz do Rio do Ouro, a expedio de nove homens j voltava para o navio sem nada ter encontrado. Foi quando avistaram um homem nu, levando um camelo. Os portugueses fizeram ento uma emboscada, e depois de ferido, ele foi capturado. Em seguida, uma moura negra teria o mesmo destino. Ver.: Zurara, Gomes Eannes. Op. cit., p. 71. Apesar de haver inmeros outros exemplos de capturas, ainda na dcada de 1440 passariam a trocar escravos com mercadores islmicos que j comercializavam escravos negros de sociedades no islamizadas. 30 Sobre os conflitos ideolgicos intra-europeus causados pela instituio da escravido ver.: Davis, David Brion. O problema da escravido na cultura ocidental. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2001 (1966).

74

Sankofa. Revista de Histria da frica e de Estudos da Dispora Africana

N 1 jun./2008

No posso contemplar na chegada destes navios, com a novidade daqueles servos ante a face do nosso prncipe, que no seja de deleitao, porque me parece que vejo ante os olhos, qual seria sua folgana, porque quanto as coisas so mais desejadas, e se mais e maiores trabalhos por elas dispe, tanto trazem consigo maior deleitao. (p. 83)

Mas a que se referia esse deleite? Ou seja, por que a presena daqueles cativos seria objeto de tamanho prazer? Apenas para ilustrar a complexidade que essas perguntas envolvem, gostaria de evocar outra cena. Nesse trecho, uma v vida descrio do descarregamento de um grupo de 35 escravos na cidade de Lagos, trazidos por Lanarote de suas expedies Guin, o autor, ao contrrio, mostraria-se bastante sensibilizado com a brutalidade com que filhos, mes e maridos eram separados, repartidos e vendidos em praa pblica, sem que se levasse em considerao qualquer lao social ou parentesco entre eles. Num captulo intitulado Como o autor aqui razoa um pouco sobre a piedade que h daquelas gentes, um ra ro relato existente sobre as p rimeiras cenas da comercializao de escravos em grande escala na Europa, ele diria:
Eu te rogo que as minhas lgrimas no sejam dano da minha conscincia, que nem por sua lei daqueles, mas a sua humanidade constrange a minha que chore piedosamente o seu padecimento. E se as brutas animlias, com seu bestial sentir, elo natural destino conhecem os danos de suas semelhantes, que queres que faa esta minha humanal natureza, vendo assim ate meus olhos esta miservel companhia, lembrando-me que so gerao dos filhos de Ado. (p. 124).

Esse duplo-vnculo, essa rpida alternncia entre o deleite e a piedade, a alegria e a condolncia, o prazer e a comi serao pode ser melhor entend ida quando compreendemos (de acordo com a antiga sabedoria patriarcal recuperada pela renovao da prtica escravista) que h no escravo mais de um corpo, ou pelo menos, que seu corpo multidimensional. Quando ele expressa sua felicidade em ver Anto Gonalvez oferecer os servos africanos ao Infante, o que o cronista v naquele corpo, primeiramente, sua formamercadoria, conforme deixa transparecer:
Oh santo prncipe! E por ventura seria o teu prazer e a tua folgana, sob alguma semelhana de cobia, do entender de tamanha soma de riquezas, como tinhas despesas por chegardes a este fim, e vendo agora o comeo do retorno, no pela quantidade daqueles, mas pela esperana que tinha em dos outros que podia haver. (p. 84)

Em segundo lugar, sua alegria deriva da percepo de que aquele corpo visvel possui tambm uma dimenso invisvel. E que, ainda que esse corpo visvel fosse um 75

Sankofa. Revista de Histria da frica e de Estudos da Dispora Africana

N 1 jun./2008

simples objeto na situao particular da escravido, o que seria verdadeiramente importante em sua perspectiva (porque mais duradouro que o corpo visvel) que sua alma (pag ou infiel) assim que convertida, seria liberta, e estaria, dessa forma, livre por toda a eternidade.31
(...) tanto prazia de sua vista, ainda que a fora do maior bem era deles mesmos, que posto que os seus corpos estivessem em alguma sujeio, isto era pequena coisa em comparao das suas almas, que eternamente haviam de possuir verdadeiro soltura. (p. 83).

J sua compaixo, essa co-participao do autor na dor d o escravo, demonstrada na cena da venda na praa de Lagos, tem sua origem justamente no reconhecimento da humanidade que os liga ao lao inseparvel da unidade fundamental da humanidade. Isto , o cronista percebe de forma inequvoca que esse corpo visvel do escravo formado exatamente pela mesma substncia que o corpo dele prprio. Mais que isso, diferentemente de algumas variantes das teorias racistas do sculo 18 e 19 que sustentavam teses polignicas, no universo de referncia religioso do sculo 15 seria difcil negar (sem um alto grau de contradio com a narrativa bblica) que ambos, o homem europeu e o africano (assim co mo mais tarde os indgenas das Amricas) estavam indissoluvelmente irmanados pela ascendncia comum de Ado. Essa variante piedosa do discurso escravista justamente o fundamento daquilo que chamo aqui de linguagem do amor colonial, uma teoria fundamental para prover as justificativas da escravido de um argumento moralmente poderoso e, portanto, adequado para validar seus fins:
Mas qual seria o corao, por duro que pudesse ser que no fosse pungido de piedoso sentimento, vendo assim aquela companhia: que uns tinha as caras baixas, e os rostos lavados com lgrimas, olhando uns contra os outros: outros estavam gemendo muito dolorosamente, guardando a altura dos cus, firmando os olhos neles, bradando altamente, como se pedisse socorre ao pai da natureza. (Idem)

A linguagem do amor colonial nas Amricas 10. Entender a lgica dessa variao, desse duplo-vnculo do pensamento europeu diante da instituio da escravido e da figura do escravo no mundo moderno importante porque ela ajuda a compreender o amplo espectro de discursos sobre a
31

Zurara acreditava, por experincia prpria, segundo testemunha, no sucesso da escravizao como procedimento adequado para fins de converso e, por suposto, de salvao ou libertao da prpria alma: Em um trecho de sua crnica ele diz: (...) que eu que esta histria escrevi, vi tantos homens e mulheres daquelas partes tornadas santa f catlica que ainda que este prncipe fora gentio, as oraes daqueles eram bastante para o trazer a salvao. E no somente vi aqueles as vi seus filhos e netos to verdadeiros xpaaos [cristos] como se a divinal graa espirava neles para lhe dar claro conhecimento de si mesmo.

76

Sankofa. Revista de Histria da frica e de Estudos da Dispora Africana

N 1 jun./2008

escravido que seria mobilizado nas Amricas ou para sustentar e justificar a misso civilizatria do trfico negreiro,32 ou para reforar a posio do escravismo nas diferentes sociedades;33 ou ainda, para amparar a retrica humanista por trs das polticas que pautaram o ritmo da abolio da escravatura34. E no exato momento em que a escravismo colonial
35

se constitua como uma prtica aberta de dominao racial, algumas variantes

desses discursos euro-americanos sobre a escravido, recodificados pelo saber racialista, colaram-se ao corpo do homem e da mulher negros no curso dos debates sobre o seu carter, o seu destino e o lugar que, como liberto e/ou cidado ele deveria ocupar nas sociedades ps-escravistas.36 11. A tutela patriarcal e a insistncia em salvar os africanos de si mesmos, de obrig-los liberdade espiritual e de promover a vida atravs da escravizao do corpo material seriam temas constantes no discurso escravista ocidental. A retrica escravista panamericana, ao fazer uso dos argumentos do cuidado, e do que chamei de linguagem do amor colonial desdobra uma constelao de idias que esto condensados em um dos conceitos centrais que emerge da obra de Zurara: o conceito de resgate. O que se denominaria com essa palavra (que, no sem razo, o Dicionrio Houaiss localiza o primeiro registro em portugus justamente no sculo 15) deriva do latim recaptre, isto , tornar a comprar, cujo sentido o de recuperar, ter novamente sob seu poder ou sua posse, aquilo que, antes de tudo, j lhe pertencia. Esse antigo conceito romano, j devidamente cristianizado quando foi retomado pelos tericos da escravido na modernidade, faria aluso a uma das vrias narrativas mticas sobre as origens dessa instituio, aquela que sustentava que seu nascimento se baseava no direito da guerra. Nessa narrativa, a escravido teria se iniciado quando os vencedores de uma batalha, ao invs de exercerem o direito natural de eliminar seu inimigo por meio de uma execuo, resgatavam sua vida (que, todavia, j pertenceria ao

Rodrigues, Jaime. O infame comrcio. Propostas e experincias no final do trfico de africanos para o Brasil (1800-1850). Campinas: Editora da Unicamp, 2000. 33 Genovese, Eugene. O mundo dos senhores de escravos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. 34 Azevedo, Clia Maria Marinho de. Onda negra, medo branco. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. 35 Utilizo a expresso escravido colonial, escravismo colonial ou escravido moderna como uma categoria puramente descritiva. No pretendo empreender aqui qualquer discusso sobre se esse modo de organizao do trabalho foi ou no um modo-de-produo particular, tal como na discusso realizada por Jacob Gorender em O escravismo colonial . (So Paulo: tica, 1990), livro atravs do qual essa expresso se tornou mais conhecida, e que despertou grande discusso sobre o tpico entre os historiadores da escravido no Brasil. 36 Fernandes, Florestan. A integrao do negro na sociedade de classes. So Paulo: Anhembi, 1978. 2. Vols.; e Andrews, George. Negros e brancos em So Paulo (1888-1988). So Paulo: Edusc, 1998 [1991].
32

77

Sankofa. Revista de Histria da frica e de Estudos da Dispora Africana

N 1 jun./2008

vencedor, de acordo com as regras da guerra) em troca da promessa da servido, entendida nesse caso no como uma violncia, mas como uma espcie de ddiva.37 De forma que, contemplando o i nteresse do senhor e ultrapass ando as expectativas do escravo (que receberia de volta sua vida virtualmente perdida), a escravido seria uma prtica de cuja benignidade seria difcil duvidar. De um ponto de vista moral, ela seria no um crime contra a humanidade, como alguns autores dentro da prpria Europa das grandes naes que monopolizavam o trfico trans-atlntico sustentaram cada vez mais a partir do sculo 18,38 mas sim um progresso do costume, um sinal de evoluo da civilizao, e uma prtica da benevolncia humana.39 12. O livro Etope resgatado. Empenhado, sustentado, corrigido, instrudo e libertado, escrito pelo padre Manoel Ribeiro Rocha e publicado no ano de 1758, se basearia justamente na tese do resgate. Embora considerasse o trfico um crime, quando no um pecado mortal, seu argumento central continuaria a legitimar a escravido em si, como um ato de benevolncia e de amor, que tinha a finalidade de reparar o grande mal originado do comrcio de seres humanos. Ribeiro Rocha condenaria o trfico por ser fruto de um comrcio ilcito, nascido de guerras injustas que reis africanos gentios travavam entre si e com outros povos. Como tal, as transaes de bens derivados da apropriao ilcita eram, por definio, ilegtima como a pirataria ou o roubo. O argumento de que os europeus apenas compravam pessoas que j eram escravizadas em sua prpria terra no era justificativa suficiente para que eles pudessem entrar num circuito de comrcio legtimo. Pois, segundo o autor, quem compra um bem sabendo que ele produto de roubo tambm participa do crime. No entanto, Ribeiro Rocha tinha uma preocupao pragmtica: como no era possvel simplesmente interromper o trfico de escravos, seria necessrio dar um destino humano s vtimas dessa prtica e, ao mesmo tempo, cuidar para no arruinar o Estado e a

37

Meltzer, Milton. Histria ilustrada da escravido. So Paulo: Ediouro, 2004. pp. 15 e ss. Davis, David Brion. Op. cit., especialmente a Parte 2. preciso registrar tambm a existncia de uma tese anti-escravista elaborada por Anton Wilhelm Amo, um ex-escravo originrio de Gana, que viveria na Alemanha no sculo 18. Figura de grande liderana intelectual durante a juventude, estudioso do direito e medicina, Amo receberia diversos prmios e honras acadmicas. Entregue como um presente a dois duques alemes em 1707 pela Companhia das ndias Ocidentais Holandesas, ao final de sua vida ele retornaria Gana. Sua tese The rights of an african in Eighteenth Century, contudo, desapareceu. Ver.: Sophocle, Marilyn. Anton Wilhelm Amo in Journal of Black Studies Vol. 23, No. 2. Special Issue: The Image of Africa in German Society (Dec., 1992), pp. 182-187. 39 Meltzer, Milton. Op. cit. p. 14 e ss.
38

78

Sankofa. Revista de Histria da frica e de Estudos da Dispora Africana

N 1 jun./2008

agricultura. Assim sendo, sua proposta que o status do escravo seja reconsiderado, levando em conta sua proposta baseada no tradicional conceito de resgate. O trfico de escravo da costa da frica, de acordo com sua proposta, assim como sua compra e venda, poderiam ser realizadas de forma lcita. Contudo, tais prticas no deveriam ser tratadas como uma atividade comercial igual as outras, mas sim seguindo o modelo especfico do empenho; o traficante, transformado num agente do bem e engajado na prtica humanitria do resgate, salvaria o africano de seu destino funesto naquele continente, enquanto este ficaria obrigado a restituir o valor pago por esse servio. As transaes comerciais tendo o escravo como objeto poderiam continuar a existir; elas mudariam apenas no nimo e na inteno.40 O escravo poderia ser penhorado, vendido e doado a terceiros de forma legtima, mas os compradores deveriam levar em considerao o limite do tempo de trabalho que os cativos seriam obrigados a cumprir como pagamento. A legislao romana citada pelo autor fala em 5 anos. No Brasil, porm, esse perodo deveria mais longo, nunca ultrapassando os 20 anos. Esse tempo no deveria ser contado retroativamente, e sim a partir do momento em que o senhor de escravos tomasse conscincia da ilegalidade da escravido e concordasse com o contrato de resgate. Mas o ponto central do projeto de Ribeiro Rocha sua tentativa de ensinar aos senhores as maneiras corretas de tratar os escravos de forma a serem bem sucedidos no apenas no resgate do corpo, mas tambm da alma. Metade das oito partes do texto dedicada a discutir os melhores modos de cuidar, castigar, educar e converter os escravos. Os senhores seriam obrigados a prover aos cativos no somente o alimento necessrio para a conservao do corpo; seno tambm a doutrina, e educao necessria para a vida do esprito41 para que cumprissem adequadamente o mandato evanglico. Pois, como lembra o autor, o livro de Eclesisticos recomenda aos senhores que a estes cativos que forem bons, e fiis a seus possuidores, os devem eles amar, como a sua alma e os tratar como irmos.42 13. J nos Estados Unidos, no sculo 19, quando John C. Calhoun, um dos mais clebres defensores da escravido nos Estados Unidos na primeira metade do sculo 19, afirmou em seu importante Disquisition on governmet43, que nem todos os povos estavam habilitados a usufruir das recompensas da liberdade, necessitando ento de proteo, foi
Rocha, Manoel Ribeiro. Etope resgatado. Empenhado, sustentado, corrigido instrudo e libertado. Petrpolis: Vozes, 1992, p. 57. 41 Idem, p. 79. 42 Idem, p. 140. 43 Crall, R. K. (ed.) The Works of John C. Calhoun. New York: D. Appleton, 1854. p. 1857.
40

79

Sankofa. Revista de Histria da frica e de Estudos da Dispora Africana

N 1 jun./2008

essa mesma matriz ocidental do humanismo escravista que seu discurso reverberou. Um pouco mais tarde, em seu famoso Speech on the reception of abolition petitions ele sustentaria, por exemplo, que os africanos chegaram a ns, em uma condio selvagem, inferior e degradada, e no curso de umas poucas geraes desenvolveram-se sob a proteo caridosa de nossas instituies. Novamente aqui possvel notar o uso da lgica do cuidado, um vocabulrio inerente ao discurso pastoral e linguagem do amor colonial que venho tentando destacar. Ou seja, nos textos de defesa dessa instituio, a escravido no era representada como uma condenao, a exemplo do castigo admico instaurado por Deus aps a Queda do homem no pecado. Pelo contrrio, segundo os prprios escravistas, os africanos nos Estados Sulistas da Amrica do Norte tinham sido tutelados pelos seus senhores cristos com vistas, dentre outros fatores, ao aperfeioamento de sua condio humana originalmente degradada. 14. Com uma preocupao similar, ao mesmo tempo em que o di scurso humanitrio britnico fundamentava o uso de sua fora militar para fazer valer os tratados internacionais que proibiam o trfico de escravos da frica para as Amricas na primeira metade do sculo 19, ele reordenava formas anlogas escravido para explorao do trabalho nesses mesmos continentes. Essa situao seria tambm fundamentada na lgica do cuidado e do amor colonial, conforme revela o discurso da justificativa oficial do regime do aprendizado: aqueles homens rebaixados por sculos de cativeiro necessitavam de um regime intermedirio, de um intervalo de tempo para que pudessem ser instrudos na forma correta de desfrutar da liberdade. O plano britnico para os negros da Jamaica, por exemplo, como revela Thomas C. Holt, era a formao no apenas de subjetividades crists, mas tambm (ou sobretudo), de subjetividades burguesas. A limitao da liberdade dos ex-escravos teria como funo form-los para o regime livre de trabalho, para ensinarlhes o desejo pelo trabalho e, especialmente, o gosto pelo consumo.44

A expresso condies anlogas escravido utilizada por Cooper (2005) para descrever as formas de explorao do trabalho resultantes da interveno imperialista de naes europias na frica. Ele se refere especialmente prtica do trabalho forado, responsvel, por exemplo, pela morte de cerca de 5 a 8 milhes de pessoas no Congo Belga, entre 1890 e 1910. A legislao do trabalho forado, e de outras modalidades de explorao compulsria de trabalho s seria abolida em 1948. Essa a mesma situao colonial que inspirou o livro Heart of Darkness, de Joseph Conrad, um dos clssicos da literatura moderna. Ver.: Cooper, Frederick & Holt, Thomas C. & Scott, Rebecca J. et alli. Alm da escravido. Investigaes sobre raa, trabalho e cidadania em sociedades ps-emancipao. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2005 [2000]. Especialmente o Captulo 3; Hochschild, Adam. O fantasma do Rei Leopoldo. Uma histria de cobia, terror e herosmo na frica Colonial. So Paulo: Cia das Letras, 1999 [1998].
44

80

Sankofa. Revista de Histria da frica e de Estudos da Dispora Africana

N 1 jun./2008

15. Uma contraparte escravista desse mesmo discurso humanitrio no Brasil, por exemplo, afirmava nada haver de condenvel nem mesmo no trfico (na poca j amplamente condenada na Europa). Muniz Barreto, agricultor baiano, defensor da escravido nas primeiras dcadas do sculo 19 dizia em seu panfleto publicado 1837 que, apesar das condenaes morais da Inglaterra, essa prtica era benfica
(...) porque at disso lhe resulta [aos africanos] melhoramentos e proveito e maior felicidade; porque aqueles gentios vm entrar no centro do cristianismo e da verdadeira religio (...); segundo, porque com este resgate se evita a imensa mortandade que aqueles miserveis povos sofriam, principalmente em Guin, em que tambm se incluam os prisioneiros de guerra, cujo resgate, uma vez que venha a cessar, eles tornaro ao antigo uso de seus infames e sacrifcios.45

16. E mesmo o Code Noir, j mencionado anteriormente como um exemplo de tratado de governamentalidade, institudo para o governo, a administrao da justia, a polcia, a disciplina e o comrcio dos negros nas colnias francesas, e considerado uma das mais severas legislaes escravistas, no deixou de se justificar por meio da conveniente convico pastoral de que o rei [da Frana] devia cuidados a todos os povos que a divina providncia colocara sob sua sujeio.46 Concluso Em termos gerais essas seriam algumas das grandes linhas de argumentao que justificariam a escravido moderna e a inscreveriam na vi d a cotidiana das colnias americanas. De um lado, a justificativa se articularia em torno do conceito de resgate; de outro, faria uso da linguagem do amor colonial, compondo uma grande formao discursiva fundamentada na retrica do cuidado e do poder pastoral. O primeiro discurso justificaria inicialmente o trfico, o transporte e a anexao de indivduos, e depois de uma grande massa populacional que, ao longo dos anos, seria formada quase que exclusivamente de homens e mulheres negros levados da frica para a Amrica. Esse discurso se reforaria ao longo do tempo quando, no desenvolvimento das relaes entre africanos e europeus nos sculos 15 e 16, a obteno de escravos seria feita atravs de intermedirios locais,47 e no mais atravs da captura direta nos moldes descritos em tantas oportunidades na crnica de Zurara . O libi utilizado no decorre r do crescimento do comrcio de escravos era o de que os europeus no faziam mais que
Barreto, Domingos Alves Muniz, Memrias sobre a escravido . Rio de Janeiro/Braslia: Arquivo Nacional/Fundao Petrnio Portela, 1988. p. 88. 46 Marquese, Rafale Bivar. Op. cit. p. 34. 47 Lovejoy, Paul E. A escravido na frica. Uma histria de suas transformaes. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002.
45

81

Sankofa. Revista de Histria da frica e de Estudos da Dispora Africana

N 1 jun./2008

comprar pessoas j escravizadas em sua terra, possivelmente destinadas a um tratamento brbaro em naes no crists e, talvez, at mesmo condenadas morte. De forma que o trfico negreiro seria uma ao benfica, pela possibilidade de converso daquelas almas e de salvao de seu corpo. A explorao do trabalho era no mais que o justo pagamento de uma dvida que essas pessoas, tiradas de um meio cruel e violento, teriam que saldar como o preo de seu prprio resgate. O segundo discurso, contguo ao primeiro, justificaria a manuteno da escravido, sua prtica e as modalidades de exerccio de poder sobre a populao escravizada. O discurso pastoral, que se utilizaria de todo tipo de metforas patriarcais fornecidas pela narrativa bblica e pela Patrstica, se basearia no argumento do cuidado, da manuteno assistida, controlada e disciplinada da vida espiritual e corporal. Esse cuidado e essa assistncia, por conseguinte, estariam a cargo do paterfamilias, o chefe da casa, entendido aqui no sentido amplo de uma unidade produtiva que transcende as relaes consangneas (o oikos grego, o domus romano, a plantation anglo-americana, o engenho lusobrasileiro). Submetido ao poder do patriarca, o escravo cuja vida (segundo o discurso escravista) estaria sob risco nas sociedades de costumes brbaros de onde fora resgatado teria sua vida (biolgica, como vida nua48, isto , desprovida de sua dimenso poltica) garantida. Ele seria protegido, orientado espiritualmente, e receberia os cuidados necessrios para a manuteno de sua existncia. Em contrapartida benevolncia daquele que agora seria seu senhor, ele lhe devia no apenas a totalidade do fruto de seu trabalho, a obedincia e a completa submisso mas, tambm, gratido e amor.

Bibliografia Agamben, Giorgio. Homo sacer I. O poder soberano e a vida nua. Belo Horizonte: UFMG, 1999 [2002]. Andrade, Antnio Alberto Banha. Mundos novos do mundo. Panorama da difuso, pela Europa, de notcias dos Descobrimentos Geogrficos Portugueses. Lisboa: Junta de Investigaes do Ultramar, 1972. Andrews, George. Negros e brancos em So Paulo (1888-1988). So Paulo: Edusc, 1998 [1991]. Azevedo, Clia Maria Marinho de. Onda negra, medo branco. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. Barreto, Domingos Alves Muniz, Memrias sobre a escravido. Rio de Janeiro/Braslia: Arquivo Nacional/Fundao Petrnio Portela, 1988. Boxer, Charles. O imprio martimo portugus.So Paulo: Cia das Letras, 2002 [1969]. Capizzi, Josep E. The children of God: Natural slavery in the thought of Aquinas and Vitoria. Theological Studies, Vol. 63, No. 1 (March, 2002).
Uso o termo vida nua no mesmo sentido que o filsofo italiano Giorgio Agamben. Para ele, a vida nua se refere ao fato da simples existncia fsica (biolgica) do homem, aquela na qual ele se en contra completamente sujeito ao poder e violncia. A vida nua a vida despida da dimenso poltica que transformaria a vida simples em uma vida qualificada. Ver: Agamben, Giorgio. Homo sacer I. O poder soberano e a vida nua. Belo Horizonte: UFMG, 1999 [2002].
48

82

Sankofa. Revista de Histria da frica e de Estudos da Dispora Africana

N 1 jun./2008

Chatterjee, Partha. Nations and its fragments. Colonial and postcolonial histories. Princeton: Princeton University Press, 1993. Chatterjee, Partha. Colonialismo, modernidade e poltica.Salvador: EdUFBA, 2004. Cooper, Frederick & Holt, Thomas C. & Scott, Rebecca J. Alm da escravido. Investigaes sobre raa, trabalho e cidadania em sociedades ps-emancipao. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2005 [2000]. Crall, R. K. (ed.) The Works of John C. Calhoun. New York: D. Appleton, 1854. Davis, David Brion. O problema da escravido na cultura ocidental. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2001. Dias, J.S. da Silva.Os descobrimentos e a problemtica cultural do sculo XVI. Lisboa: Editorial Presena, 1973. Duchesne , Ricardo. Asia first? in The Journal of the Historical Society 6:1 (March 2006), pp. 6991. Eldl, Ivana The volume of the early atlantic slave trade, 1450-1521 in The Journal of African History 38 (1997), pp. 31-75. Febvre, Lucien. A Europa. Gnese de uma civilizao. Bauru: EDUSC, 2004 [1999]. Fernandes, Florestan. A integrao do negro na sociedade de classes. So Paulo: Anhembi, 1978. 2. Vols. Foucault, Michel. A governamentalidade in Microfsica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1999 [1979]. Foucault, Michel. Ditos e escritos IV. Estratgia, poder-saber. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2003. Foucault, Michel. Em defesa da sociedade. So Paulo: Martins Fontes, 1999 [1997]. Foucault, Michel. Seguridad, territorio, poblacin. Fondo de Cultura Econmica, 2006 (1994). Genovese, Eugene. O mundo dos senhores de escravos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. Gorender, Jacob. O escravismo colonial. So Paulo: tica, 1990. Hochschild, Adam. O fantasma do Rei Leopoldo. Uma histria de cobia, terror e herosmo na frica Colonial. So Paulo: Cia das Letras, 1999 [1998]. LeGoff, Jacques. Histria/memria. So Paulo: Campinas, 1999. Lovejoy, Paul E. A escravido na frica. Uma histria de suas transformaes. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002. Marquese, Rafale Bivar. Feitores do corpo, missionrios da mente Senhores, letrados e o controle dos escravos nas Amricas, 1660-1860. So Paulo: Cia das Letras, 2004. Meltzer, Milton. Histria ilustrada da escravido. So Paulo: Ediouro, 2004. Rocha, Manoel Ribeiro. Etope resgatado. Empenhado, sustentado, corrigido instrudo e libertado. Petrpolis: Vozes, 1992. Rodrigues, Jaime. O infame comrcio. Propostas e experincias no final do trfico de africanos para o Brasil (1800-1850). Campinas: EdUnicamp, 2000. Senellart, Michel. As artes de governar. Do regimen medieval ao conceito de governo. So Paulo: Editora 34, 1995 [2006]. Sophocle, Marilyn. Anton Wilhelm Amo in Journal of Black Studies. Vol. 23, No. 2. Special Issue: The Image of Africa in German Society. (Dec., 1992), pp. 182-187. Thomas, Hugh. The slave trade: the story of the Atlantic slave trade, 1440-1870. New York: Simon & Schuster, 1997. Tucci Carneiro, Maria Luiza. Preconceito racial em Portugal e Brasil colnia. Os cristos-novos e o mito da pureza de sangue So Paulo: Perspectiva, 2005 [1983]. Watson, Alan. Roman law and romanist ideology. Phoenix, Vol. 37, No. 1. (Spring, 1983), pp. 53-65. Zurara, Gomes Eannes. Crnica de Guin. Lisboa: Clssica, 1942 [1453]. Chatterjee, Partha. Nations and its fragments. Colonial and postcolonial histories. Princeton: Princeton University Press, 1993. Chatterjee, Partha. Colonialismo, modernidade e poltica.Salvador: EdUFBA, 2004. Cooper, Frederick & Holt, Thomas C. & Scott, Rebecca J. Alm da escravido. Investigaes sobre raa, trabalho e cidadania em sociedades ps-emancipao. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2005 [2000]. Crall, R. K. (ed.) The Works of John C. Calhoun. New York: D. Appleton, 1854. Davis, David Brion. O problema da escravido na cultura ocidental. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2001. Dias, J.S. da Silva.Os descobrimentos e a problemtica cultural do sculo XVI. Lisboa: Editorial Presena, 1973.

83

Sankofa. Revista de Histria da frica e de Estudos da Dispora Africana

N 1 jun./2008

Duchesne , Ricardo. Asia first? in The Journal of the Historical Society 6:1 (March 2006), pp. 6991. Eldl, Ivana The volume of the early atlantic slave trade, 1450-1521 in The Journal of African History 38 (1997), pp. 31-75. Febvre, Lucien. A Europa. Gnese de uma civilizao. Bauru: EDUSC, 2004 [1999]. Fernandes, Florestan. A integrao do negro na sociedade de classes. So Paulo: Anhembi, 1978. 2. Vols. Foucault, Michel. A governamentalidade in Microfsica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1999 [1979]. Foucault, Michel. Ditos e escritos IV. Estratgia, poder-saber. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2003. Foucault, Michel. Em defesa da sociedade. So Paulo: Martins Fontes, 1999 [1997]. Foucault, Michel. Seguridad, territorio, poblacin. Fondo de Cultura Econmica, 2006 (1994). Genovese, Eugene. O mundo dos senhores de escravos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. Gorender, Jacob. O escravismo colonial. So Paulo: tica, 1990. Hochschild, Adam. O fantasma do Rei Leopoldo. Uma histria de cobia, terror e herosmo na frica Colonial. So Paulo: Cia das Letras, 1999 [1998]. LeGoff, Jacques. Histria/memria. So Paulo: Campinas, 1999. Lovejoy, Paul E. A escravido na frica. Uma histria de suas transformaes. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002. Marquese, Rafale Bivar. Feitores do corpo, missionrios da mente Senhores, letrados e o controle dos escravos nas Amricas, 1660-1860. So Paulo: Cia das Letras, 2004. Meltzer, Milton. Histria ilustrada da escravido. So Paulo: Ediouro, 2004. Rocha, Manoel Ribeiro. Etope resgatado. Empenhado, sustentado, corrigido instrudo e libertado. Petrpolis: Vozes, 1992. Rodrigues, Jaime. O infame comrcio. Propostas e experincias no final do trfico de africanos para o Brasil (1800-1850). Campinas: EdUnicamp, 2000. Senellart, Michel. As artes de governar. Do regimen medieval ao conceito de governo. So Paulo: Editora 34, 1995 [2006].

84

Potrebbero piacerti anche