Sei sulla pagina 1di 7

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.

br

CONCOR !NCIA V"R#A$


A concordncia verbal marcada pela relao, em geral, entre o verbo e o sujeito. o verbo que se desloca, mantendo relao com o sujeito. Temos trs tipos de concordncia verbal: a concordncia l gica ! contato "#sico, corp reo, material, emp#rico, mor"ol gico com todos os n$cleos do sujeito%, a concordncia atrativa ! concordncia com o termo mais pr &imo% e a concordncia l gica ! concordncia com a idia que o termo e&pressa%. 'as trs concordncia, a concordncia l gica a concordncia precedente. (as o verbo tambm mantm contato com termos que no e&ercem a "uno de sujeito. )niciemos os estudos de concordncia. *. R"%RA %"RA$: +erbo concorda com o sujeito *.* ,ujeito composto anteposto ao verbo - +erbo no plural, relacionando.se com todos os n$cleos. / ,e os n$cleos "orem sin0nimos, podemos usar a
concordncia com o n$cleo mais pr &imo ! concordncia atrativa %.

*.1

,ujeito composto posposto ao verbo - verbo concorda com todos os n$cleos ou concorda com o mais pr &imo. 2este $ltimo caso, no precisam ser sin0nimos os n$cleos. 3bs.: ,e os n$cleos "orem ant0nimos, o verbo ser4 usado sempre no plural.

5&.6 a% b% c% d% e% 7onestidade e sabedoria "ortalecem todos n s. 5sc4rnio e sarcasmo esto8est4 em seu semblante. Amor e dio esto em suas a9es. 5&iste!m% bondade e sabedoria em seus gestos. 5&istem alegria e triste:a em seus gestos.

1. ,ujeito ; adjunto adverbial de compan<ia - verbo concorda apenas com o sujeito ou verbo concorda com os dois termos sint4ticos. ,e o adjunto adverbial estiver virgulado, verbo concorda apenas com o sujeito. 5&s.: a% ,andra com seu pai "oi8"oram = praia. b% ,andra, com seu pai, "oi = praia. c% 3s rapa:es, com o pai de >aura, viajaram. ?. ,ujeito "ormado por coletivo ; determinante - verbo concorda com o coletivo, indo para o singular ou verbo concorda com o determinante. @orm, se o primeiro elemento no "or coletivo, verbo no concorda com o determinante.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


5&s.: a% b% c% d% e% A maioria dos presentes no gostou8 gostaram do evento. Aoa parte dos brasileiros ignora!m% os "atos. Bma c<uva de torcedores acredita na seleo / 3 povo "oi =s ruas. @ediu8@ediram mudanas. Tm.se8Tem.se resolvido uma poro de quest9es.

C. ,ujeito "ormado por n$mero decimal ou "racion4rio seguidos de determinante - +erbo concorda com o n$mero inteiro ou com o numerador. A concordncia com o determinante tambm correta. 5&s.: a% *,1D do p$blico pagou os impostos. b% 1,*D do p$blico pagou8pagaram os impostos. c% *8? dos brasileiros compareceu!compareceram% =s urnas. d% *,1 mil<o "oi entregue aos co"res p$blicos. e% *8? do brasileiro e&ige mudanas. E. 3s verbos 5F),T)G 8 H32,TAG 8 G5,TAG8 AA,TAG8 IA>TAG8 3H3GG5G8 ,BGJ)G pedem sujeito, concordando com o sujeito. 5&s. a% 3correu 8 3correram, depois que os "iscais entregaram as provas, surpresa e satis"ao por parte dos candidatos. b% Ialtam dois meses, apenas. c% Ialta, amigos, as provas entregar. K. +erbos que e&pressam "en0menos naturais, verbo <aver no sentido de e&istir e verbo "a:er indicando tempo - ,o empregados na ? a pessoa do singular. 5&s.: a% Ia: dois meses, apenas. b% H<oveu muito, ontem. c% / H<overam disc rdias durante a sesso. d% 7averia di"iculdades, se... L. +.T.) ; ,5 8 +.) ; ,5 8 +. de >ig. ; ,5 - 3 M,5N #ndice de indeterminao do sujeito, sendo usado na ?a pessoa do singular, apenas. +.T.' ; ,5 8 +.T.'.) ; ,5 - 3 M,5N concordncia verbal ser4 com o sujeito. part#cula apassivadora. A

5&s.: a% Tm.se anunciado conclus9es inditas. b% Aspira.se a t#tulos acadmicos. c% Gecon<eceu.se8 Gecon<eceram.se, de "ato, o erro e a ignorncia do ru.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


d% .se calmo. e% 'orme.se pouco, naquela casa. "% 3s erros, aos quais <4 de se c<amar de incipientes atitudes, "oram compreendidos por todos da sala. O. PB5 F PB5( - Puando pronomes relativos. 5&s.: a% Ioram eles quem determinou8determinaram as regras do jogo. b% Ioram eles que determinaram as regras do jogo.
/ 2o primeiro e&emplo acima, sendo MquemN pronome relativo, temos a orao gri"ada subordinada adjetiva em relao = orao principal MIoram elesN. 3ra, qual a "uno do pronome relativo MquemNQ ,ubstituir o pronome pessoal do caso reto MelesN, que e&erce a "uno de sujeito do verbo MIoramN ! verbo ,5G %. (as quem o sujeito da orao subordinada adjetivaQ 3 pronome relativo MquemN. @ortanto, ou voc, caro leitor, utili:a a concordncia l gica, "a:endo com que o verbo da orao subordinada adjetiva concorde com o pr prio pronome relativo, "icando na ?a pessoa do singular, ou voc emprega a concordncia ideol gica, ou seja, apresenta a concordncia do verbo '5T5G()2AG com a idia que o pronome relativo tra:, utili:ando o verbo na ?a pessoa do plural. Ambas estruturas ou "le&9es verbais corretas, en"im. R4 com o emprego do pronome relativo MqueN, s podemos usar a concordncia ideol gica.

S. ,ujeito constitu#do por elementos gradativos - verbo no singular ou no plural. Todavia, se <ouver quebra da gradao, verbo no plural. 5&s.: a% Bm ms, um ano, uma dcada marca8marcam nossa <ist ria. b% Bm dia, uma semana, um ano, um ms documentam nossos interesses. *T. ,ujeito "ormado por pronomes pessoais distintos: a concordncia ser4 respeitando a precedncia dos pronomes pessoais. Temos apenas trs pronomes pessoais do caso reto: 5B8 TB8 5>5. 3 plural do pronome MeuN Mn sN, o plural do pronome MtuN Mv sN e o plural do pronome MeleN MelesN. 2o e&emplo MTu, eu e ela iremos ao clubeN, o sujeito est4 constitu#do por trs pronomes pessoais. ,endo MeuN o pronome de primeira pessoa do singular, ter4 precedncia, proporcionando a "le&o do verbo na * a pessoa do plural . Todavia, no $ltimo e&emplo abai&o, a "le&o do verbo na 1 a pessoa do plural tambm correta, gramaticalmente, embora seja norma popular ou coloquial culta. Jeralmente em concursos p$blicos, o enunciado da questo e&ige apenas o uso da norma culta.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br

5&s.6 a% Tu, eu e ela iremos ao clube. b% )r48)remos ela e eu ao clube. c% 5le e tu ireis8iro ao clube. **. M(ais de um!a%N integrando o sujeito - "aa a concordncia com o n$cleo do sujeito. a% (ais de uma menina morreu. b% (ais de um menino, mais de uma garota morreram. c% Iugiu8Iugiram mais de um preso, mais de um suspeito. d% (ais de um grupo de crianas correu8correram. e% (ais de um jogador abraaram.se 8 abraou.se com a taa. *1. MBm dos que8Bma das queN - verbo no singular ou no plural. a% 5la "oi uma das que gritou8gritaram. b% +irg#nia uma das que acredita8acreditam no projeto. *?. +erbo M&"RN : *?.* Ao indicar tempo8<ora, a "le&o do verbo ,5G ser4 com o n$cleo do adjunto adverbial de tempo. (as se usarem os termos Mcerca deN, Mperto deN, Mpr &imo deN, a "le&o no singular U relacionando o verbo com essas e&press9es U tambm prudente gramaticalmente. *?.1 Ao empregar o verbo ,5G indicando data, a concordncia ser4 com o n$cleo do adjunto adverbial de tempo que comunica a data da semana, ou seja, com a palavra MdiaN que geralmente "ica impl#cita. 3u voc a considera impl#cita antes do n umeral, ou voc a considera impl#cita ap s o numeral. Todavia, para o primeiro dia do ms no use numeral cardinal6 use apenas ordinal. *?.? Puando o verbo ,5G estiver relacionado a substantivo e a pronome pessoal do caso reto, a precedncia ser4 com o pronome relativo, impedindo a concordncia com o substantivo. a% b% c% d% uma <ora. ,o seis <oras. 'evem ser trs <oras. 8,o cerca de quatro <oras. perto de pr &imo de e% 7oje 1S de jul<o de 1TT1. 8 7oje so 1S de jul<o de 1TT1. "% Alegria somos n s.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


g% <% i% j% V% 5u no sou ele. 5le no sou eu. 5le ele. 3s brasileiros somos n s. Tudo 8 so "lores. W ambas "le&9es verbais corretas X

*C. ,ujeito constitu#do por termos plural#cios : 3s termos gri"ados nos e&emplos abai&o so plural#cios, ou seja, usados apenas no plural. comum encontrar registros di:endo que o verbo concorda com o artigo. Tal argumento est4 incorreto. Artigo se relaciona com substantivo, estabelecendo concordncia nominal. 2o primeiro e&emplo abai&o, o sujeito do verbo MparticiparamN M3s 5stados BnidosN, sendo M5stados BnidosN o n$cleo. 3ra, nada mais coerente que o verbo ir para o plural, concordando com o n$cleo do sujeito. R4 no segundo e&emplo, <4 um termo impl#cito: Mpa#sN. @ortanto, o verbo MparticipouNest4 concordando com o n$cleo do sujeito que a palavra impl#cita Mpa#sN. Puanto ao artigo e&pl#cito, trata.se do adjunto adnominal do sujeito, cujo n$cleo j4 veri"icamos que est4 impl#cito. 5 quanto ao termo plural#cio M5stados BnidosNQ 5ste o aposto. Temos em uso do aposto especi"icativo ! substantivo comum seguido de substantivo pr prio %. o $nico aposto que no recebe pontuao. 2a terceira e&empli"icao abai&o, o sujeito est4 completamente impl#cito, "icando apenas e&pl#cito o aposto especi"icativo M5stados BnidosN . 5 quando o sujeito "or constitu#do por um termo plural#cio que constitui o nome de uma obra art#stico.liter4riaQ 2o quanto e&emplo, empregue o verbo na terceira pessoa do plural, tendo M3s ,ert9esN como sendo sujeito, ou use o verbo @AGT)H)@AG na terceira pessoa do singular, tendo o termo M3s ,ert9esN como sendo aposto. 2este $ltimo caso, o sujeito est4 completamente impl#cito ! a obra, o te&to, o livro %. a% b% c% d% e% "% 3s 5stados Bnidos participaram. 3 5stados Bnidos participou. 5stados Bnidos participou. 3s ,ert9es re"letem8re"lete valores do nordeste. 3s Alpes proporcionam rique:as. (inas Jerais rica.

*E. MHada um!uma%N - +erbo no singular, quando no repetido6 verbo no plural, quando repetido. que o termo MHada um!a%N e&pressa a individuali:ao de a9es. Puando o termo estiver repetido, leva.se em considerao a soma de individuali:a9es de a9es. a% Hada um dos curiosos permaneceu na rua.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


b% Hada um dos diretores, cada um dos pro"essores pediram ajuda aos discentes. *K. ,ujeito "ormado por pronome inde"inido ; determinante - ,e o pronome inde"inido estiver no singular, verbo no singular, concordando com o pronome inde"inido. @orm, se o pronome inde"inido estiver no plural, o verbo concorda com o pronome inde"inido, ou o verbo concorda com o determinante. a% Alguns de n s escol<ero8escol<eremos os an$ncios que... b% Algum de n s escol<er4 os an$ncios que...

*L. 7ARA +),TA a% b% c% d% e% 7aja vista os crimes cometidos, necess4rio... 7ajam vista os crimes cometidos, necess4rio... 7aja vista aos crimes cometidos, necess4rio... 7ajam vista aos crimes cometidos, necess4rio... 7aja visto os crimes cometidos, necess4rio... A'$ICA()O >eia o te&to a seguir para responder = questo *. Te&to * @or $ltimo, a"irmam.se que os epis dios envolvendo os policiais militares de (inas, que desencadearam um Me"eito domin N em v4rios 5stados, e as e&ibi9es de delitos graves, que c<ocaram a opinio p$blica nacional e internacional, como os casos da "avela 2aval e de Hidade de 'eus, motivaram o governo "ederal e o Hongresso a estabelecer um amplo debate sobre modi"ica9es das pol#cias no Arasil, que at agora se mostrou in"rut#"ero. A proposta de emenda constitucional elaborada pelo governador (4rio Hovas, que uni"icava as "un9es de pol#cia, nem sequer "oi discutida naquele W+X W+X W+X WIX WIX

Ap s M<aja vistaN a preposio MaN optativa. Bsando a preposio, M<aja vistaN no varia. 2o empregando a preposio, ou se "le&iona o primeiro elemento, ou permanece invari4vel todo o termo em estudo ! <aja vista % MvistaN nunca varia.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


momento, e algumas quest9es pontuais tambm dei&aram de constar da agenda pol#tica "ederal. A resistncia a mudanas estruturais nas pol#cias e a "alta de uma pol#tica nacional de segurana p$blica tambm alimenta a violncia. A questo : quem quer um novo modelo de pol#ciaQ
. Aenedito 'omingos (ariano, soci logo

*. Rulgue os itens a seguir. ! % 3 verbo MmotivaramN W lin<a C X concorda com o sujeito composto. ! % 5m ve: de M... motivaram o governo "ederal e o Hongresso a estabelecer...N W lin<a C X, tambm estaria correto: M... motivaram o governo "ederal e o Hongresso a estabelecerem...N ! % 5m M... quem quer um novo modelo de pol#ciaQN W lin<as *T,**X, o verbo concorda com a terceira pessoa do singular em virtude de o sujeito estar indeterminado. ! % 5m M... e algumas quest9es pontuais tambm dei&aram de constar da agenda pol#tica "ederalN W lin<as L,OX, o verbo tambm poderia concordar com o termo Magenda pol#tica "ederalNW lin<a O X ! % 2o trec<o MA resistncia a mudanas estruturais nas pol#cias e a "alta de uma pol#tica nacional de segurana publica tambm alimenta a violnciaNW lin<as S,*TX, a concordncia verbal est4 correta. ! % 5m M,,, a"irmam.se que os epis dios envolvendo os policiais militares de (inas!...% motivaram...N W lin<as * a C X, a concordncia do verbo destacado est4 incorreta.

Autor: 5dvaldo Ierreira

Potrebbero piacerti anche