Sei sulla pagina 1di 8

||MPU13_004_08N521185||

CESPE/UnB MPU/2013

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Considerando a relao educao e sociedade em suas dimenses filosfica, sociocultural e pedaggica, julgue os itens a seguir.
51

Em uma perspectiva transformadora, compreende-se a educao como parte da sociedade, com seus condicionantes, determinantes e seus projetos, que podem ser conservadores ou no, mas com a possibilidade de trabalhar pela democratizao dessa sociedade. Na concepo funcionalista, a construo do ser social feita pela educao, por meio da assimilao pelo indivduo de uma srie de normas e princpios que balizam a conduta desse indivduo em um grupo; sendo o homem, nessa perspectiva, um produto da sociedade. Para Bourdieu, a escola tem um papel ativo no processo social de reproduo das desigualdades sociais, ao dissimular as bases sociais e convert-las em diferenas acadmicas e cognitivas, relacionadas aos mritos e dons individuais. A tendncia reprodutivista concebe a sociedade como um conjunto de seres humanos que vivem de forma orgnica e harmoniosa, com desvios de grupos ou indivduos situados margem desse todo; nesse contexto, cabe educao, como instncia social, integrar harmoniosamente os indivduos no todo social j existente. O principal representante da vertente redentora o terico Althusser, que estudou o papel da escola como um dos aparelhos do Estado.

A respeito do desenvolvimento histrico das concepes pedaggicas, julgue os itens subsequentes, relativos educao brasileira.
61

52

Para a concepo da pedagogia de competncias, o indivduo que tem de exercer sua capacidade de escolha para adquirir os meios que lhe permitam ser competitivo no mercado de trabalho. Alm disso, o que ele pode esperar das oportunidades escolares no o acesso ao emprego, mas a conquista da condio de empregabilidade. Para a concepo libertadora, o eixo deslocou-se de uma pedagogia de inspirao filosfica centrada na cincia da lgica para uma pedagogia de inspirao experimental baseada na biologia e na psicologia. Na concepo tradicional, a prtica era determinada pela teoria que a moldava e lhe fornecia o contedo e a forma de transmisso pelo professor, assim como a consequente assimilao pelo aluno. Segundo a concepo histrico-crtica, que se caracteriza por uma viso essencialista de homem, ou seja, por uma essncia universal e imutvel, cumpre educao moldar a existncia particular e real de cada educando essncia universal e ao ideal que o define como ser humano. Na concepo produtivista, a educao passou a ser entendida no como um mero bem de consumo, mas como algo decisivo do ponto de vista do desenvolvimento econmico, um bem de produo tanto em sua face externa quanto interna.

62

53

63

54

64

55

65

Julgue os prximos itens com relao s bases legais da educao nacional: Constituio Federal (CF), Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB) e Parmetros Curriculares Nacionais (PCN).
56

A classificao em qualquer srie ou etapa do ensino fundamental e mdio, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita por promoo; por transferncia; ou independentemente de escolarizao anterior, mediante avaliao feita pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experincia do candidato e permita sua inscrio na srie ou etapa adequada, conforme regulamentao do respectivo sistema de ensino. So consideradas como de manuteno e desenvolvimento do ensino as despesas realizadas com vistas consecuo dos objetivos bsicos das instituies educacionais de todos os nveis, incluindo as que se destinam concesso de bolsas de estudo a alunos exclusivamente de escolas pblicas. A CF estabelece que o ensino seja livre iniciativa privada, desde que atendidas as seguintes condies: cumprimento das normas gerais da educao nacional; e autorizao e avaliao de qualidade pelo poder pblico. O Plano Nacional de Educao, de durao decenal, previsto na CF e estabelece a meta de aplicao de recursos pblicos em educao na proporo de dez por cento do produto interno bruto (PIB). O dever do Estado com educao escolar pblica ser efetivado mediante a garantia de diversos pontos; entre eles, a educao bsica obrigatria e gratuita dos quatro aos dezessete anos de idade.

Julgue os seguintes itens, referentes legislao aplicada educao a distncia, de acordo com os decretos 5622/2005 e 6303/2007.
66

As universidades podero pedir credenciamento de campus fora de sede em municpio diverso da abrangncia geogrfica do ato de credenciamento em vigor, desde que no mesmo estado. As instituies credenciadas para a oferta de educao a distncia podero solicitar autorizao, junto aos rgos normativos dos respectivos sistemas de ensino, para oferecer os ensinos fundamental e mdio a distncia, exclusivamente para a complementao de aprendizagem ou em situaes emergenciais. Os cursos e programas a distncia, por suas especificidades, podem ser projetados com durao diferenciada em relao definida para os respectivos cursos na modalidade presencial. A avaliao do desempenho do estudante para fins de promoo, concluso de estudos e obteno de diplomas ou certificados nos cursos a distncia ocorre no processo exclusivamente pelo cumprimento das atividades programadas, sendo dispensvel a realizao de exames presenciais. A oferta de curso reconhecido na modalidade presencial anlogo ao curso a distncia proposto, dispensa a instituio do requerimento especfico de autorizao, quando for o caso, e de reconhecimento para cada um dos cursos, perante as autoridades competentes.
4

67

57

68

58

69

59

70

60

||MPU13_004_08N521185||

CESPE/UnB MPU/2013

Em relao s premissas de uma pesquisa participante, julgue os itens que se seguem.


71

No que diz respeito ao planejamento participativo, julgue os itens que se seguem.


80

foco

exclusivo

do

planejamento

participativo

Segundo o antidogmatismo, que um dos princpios metodolgicos da pesquisa participante, so garantidas ao grupo a liberdade poltica, a religiosa e a organizacional em geral; isso, porm, no implica dizer que o pesquisador no seja um sujeito ideologicamente identificado com uma proposta poltica.
82 81

a democratizao das decises. De acordo com o planejamento participativo, deve-se estabelecer um conjunto de providncias a serem tomadas pelo gestor, formuladas com base em mtodos quantitativos e qualitativos, com o intuito de modificar determinada situao. O planejamento participativo distingue-se por seu carter tradicionalista.
83

72

A superao da oposio sujeito/objeto no interior de processos que geram saberes e na sequncia de aes que aspiram gerar transformaes no influencia

Planejamento participativo e planejamento estratgico apresentam caractersticas comuns no que concerne gesto dos processos escolares.

determinantemente a pesquisa participante.


73

84

O planejamento participativo fundamentado nos princpios democrticos, segundo os quais deve haver a participao de toda a comunidade envolvida nos processos de deciso. Os elementos materiais e os conceituais no cumprem sua

Em uma pesquisa participante, o objetivo a captao do real em determinado momento com objetividade, pois somente assim se alcana a construo de um novo conhecimento.

funo no processo educativo se no estiverem associados ao esforo humano coletivo; da mesma forma, o esforo humano coletivo necessita dos elementos materiais e conceituais para ser aplicado racionalmente.
Victor Paro. Administrao Escolar: introduo crtica. So Paulo: Cortez, 1988, p.24 (com adaptaes).

74

Torna-se necessrio, na pesquisa participante, discernir o campo prprio da produo do conhecimento do nvel de interveno no processo, para transform-lo.

Acerca do processo de planejamento, julgue os itens a seguir.


75

Tendo o fragmento de texto acima como referncia inicial, julgue os prximos itens, acerca das interaes pessoais no processo de planejamento.

A proposta de formulao de um projeto poltico-pedaggico surgiu como meio de superao do paradigma tecnicista.
85

Durante a implantao de um projeto, devem estar previstos diferentes momentos de avaliao, como forma de reviso da aplicao dos elementos materiais e dos esforos pessoais na consecuo do projeto.

76

O projeto poltico-pedaggico um modelo de gesto compartilhada que preconiza a redefinio das funes estratgicas dos atores sociais envolvidos na educao, como professores, comunidade, direo e coordenao pedaggica.
86

Em um projeto poltico-pedaggico, exige-se que o foco da formao continuada incida exclusivamente sobre o trabalho docente.

77

O planejamento de ensino restringe-se ao momento de elaborao dos planos de trabalho pelo educador.

87

Para a elaborao do planejamento participativo no deve haver distribuio de tarefas, visto que vrias pessoas estaro envolvidas na concepo do projeto.

78

O planejamento escolar abrange as funes de diagnstico, definio de objetivos, determinao de atividades e avaliao dos processos.

88

Cada instituio de ensino tem suas singularidades, portanto a articulao entre os diferentes grupos sociais no necessria no momento do planejamento.

79

Por ser expresso da cultura organizacional, o projeto poltico pedaggico expressa os valores e as crenas daqueles que o elaboram, assim no permite alteraes durante sua vigncia.

89

O trabalho em equipe uma atividade que exige reflexo constante acerca das diferentes funes assumidas pelos agentes do processo de planejamento, bem como acerca das aes a serem executadas.
5

||MPU13_004_08N521185||

CESPE/UnB MPU/2013
100

Julgue os itens a seguir, no que se refere ao currculo e s prticas avaliativas.


90

Em um fluxograma de elaborao de planejamento, tm-se, sequencialmente, os seguintes passos (embora existam outros passos): conhecimento da realidade; determinao dos objetivos; seleo e organizao dos contedos.

A depender de suas caractersticas, correto afirmar que as prticas avaliativas podem corroborar prticas de preconceito, excluso e injustia social.
101

No desenvolvimento metodolgico de plano de ensino, devem-se indicar as atividades que sero realizadas pelo professor e pelos alunos durante a aula, o conjunto de aulas ou a unidade didtica.

91 92

Currculo e avaliao devem ser definidos separadamente. O uso de um currculo crtico e transformador possibilita uma prtica avaliativa classificatria e autoritria.

No que se refere ao processo de ensino e aprendizagem, julgue os itens a seguir.


102

93

Sendo parte integrante do projeto poltico-pedaggico da escola, o currculo possibilita o desenvolvimento de prticas pedaggicas cidads e democrticas.

A relao entre professor e aluno deve pautar-se em respeito mtuo, uma vez que a criana capaz de compreender o mundo adulto.

94

O currculo fundamentado na avaliao formativa sustenta-se na defesa da subjetividade.


103

Considere a seguinte situao hipottica. Em uma sala de aula do Ensino Mdio, um aluno recusou-se a participar de determinada atividade e, logo depois de encerrada essa prtica, fez uma indagao ao professor sobre o tema que estava sendo tratado. Nessa ocasio, o professor disse ao aluno que no responderia sua pergunta, em face de sua recusa em participar da atividade, e que ele deveria sanar a sua dvida com um de seus colegas. Nessa situao, a tendncia pedaggica adotada pelo professor foi a pedagogia liberal tradicional, segundo a qual, o professor a autoridade mxima e pode recusar-se a responder aos questionamentos feitos pelos alunos.

Ainda no que se refere ao currculo, julgue os itens seguintes, com base nos postulados da pedagogia crtica.
95 96

O currculo deve ser reduzido ao nvel prtico da instruo. Compete ao gestor escolar acompanhar a implementao do currculo no cotidiano da escola.

97

Conforme os postulados da pedagogia crtica, o currculo deve ser uma construo social realizada mediante um processo dialtico.

Com relao a objetivos, contedos e planejamento de ensino, julgue os itens de 98 a 101.


98

104

Considere a seguinte situao hipottica. Ao perceber que alguns alunos estavam utilizando aparelhos celulares e acessando Internet durante a aula, um professor de histria redirecionou suas atividades, utilizando-se da flexibilidade inerente ao seu plano de aulas, para explorar questes relativas a manifestaes sociais que estavam ocorrendo no pas, procurando relacion-las com outras manifestaes que ocorreram ao longo da histria. Em face dessa situao, correto afirmar que o posicionamento do professor fundamentou-se na pedagogia crtico-social dos contedos.

Em uma perspectiva tradicional de planejamento, ao realizar o planejamento de ensino de sua disciplina, o professor deve traar objetivos gerais e especficos, devendo estes ser alcanveis em menor tempo que aqueles e explicitar desempenhos observveis.

99

Considere que, devido proximidade de ocorrncia do vestibular, um professor do terceiro ano do ensino mdio, com o intuito de ministrar toda a matria prevista para sua disciplina, formulou o planejamento de ensino de sua turma com base em dois pressupostos: a turma homognea no tocante aos pr-requisitos e capacidade de aprendizagem e as caractersticas individuais de cada aluno podem ser desconsideradas. Em face dessas informaes, correto afirmar que, do ponto de vista pedaggico, os pressupostos assumidos pelo professor so adequados situao, pois, ainda que alguns alunos no consigam acompanhar as aulas, o interesse coletivo deve prevalecer sobre o individual.
106 105

O processo de ensino cujos mtodos e procedimentos de ensino so propostos com o objetivo de permitir ao aluno desenvolver-se espontaneamente e desenvolver seus prprios meios de aprendizagem fundamenta-se em uma abordagem da pedagogia renovada. Na prtica educativa fundamentada na fenomenologia, os processos de ensino e aprendizagem so organizados a partir da interpretao, feita sem preconceitos, dos contedos de ensino.
6

||MPU13_004_08N521185||

CESPE/UnB MPU/2013
114

Acerca das bases psicolgicas da educao e das novas tecnologias aplicadas educao, como as plataformas de aprendizagem virtuais, julgue os itens que se seguem.
107

A indistino entre os papis de professor(a), responsvel por ensinar, e de tio(a), responsvel por cuidar, um dos enfrentamentos vivenciados pelos profissionais de educao

A realizao de atividades pedaggicas que visam desenvolver a aprendizagem e a automatizao de destrezas elementares nos estudantes mediante o emprego de tutoriais automticos relaciona-se concepo de aprendizagem assentada na reproduo passiva de prticas a serem memorizadas por tentativa e erro, a qual se fundamenta em uma perspectiva comportamentalista da aprendizagem. Considere que um dos objetivos elencados no projeto poltico pedaggico de uma escola seja tornar esse ambiente um espao pedaggico em que se desenvolvam, de forma integrada, os aspectos intelectual, afetivo e motor dos alunos, sem privilegiar o aspecto cognitivo. Em face dessa situao, correto afirmar que essa escola adota uma postura pedaggica que se baseia na teoria psicogentica de Henri Wallon. Conforme a teoria da epistemologia gentica de Piaget, a apresentao da informao em um material instrucional deve ser feita em formato textual, fragmentada em unidades ou tarefas pequenas, que devem ser dispostas sequencialmente, devendo-se dar nfase s respostas corretas e aos objetivos alcanados pelos alunos. Um material educativo para aprendizagem autodirigida elaborado mediante sistemas tutoriais inteligentes e sistemas de hipermdia adaptativos que permitem a elaborao de sistema de ensino ajustado s caractersticas individuais dos alunos fundamenta-se em uma abordagem construtivista da educao e da aprendizagem.

das sries iniciais.


115

Caso, em sala de aula, o professor tenha de atender um aluno em especial, ele poder faz-lo mediante uma postura paternal, afetiva, o que no implicar conduta profissional antitica.

108

No que diz respeito interdisciplinaridade, julgue os itens que se seguem.


116

A introduo da prtica educacional interdisciplinar relaciona-se ao atual estgio de desenvolvimento cientfico e distancia-se do universo das relaes profissionais

109

contemporneas, ainda fundamentado nos paradigmas do trabalho individual estabelecidos pelos modelos tayloristas e fordistas de organizao.
117

110

A interdisciplinaridade no ensino, na pesquisa e nas atividades humanas compreendida distintamente pela corrente de inspirao analtica e holstica (interdisciplinaridade

metodolgica e arranjos multidisciplinares) e pela corrente do tipo transdisciplinar (inteligibilidade sistmica).


118

A respeito de tica e trabalho, dilemas ticos ligados profisso e educao de adultos, julgue os itens de 111 a 115.
111

Considere que os docentes de uma escola tenham definido um tema a ser desenvolvido pelos alunos de uma srie e que cada docente, em sua aula, tenha abordado o tema sob a tica de sua disciplina. Nessa situao, foi adotada uma abordagem tipicamente interdisciplinar.

A escola assemelha-se, em muitos aspectos, a uma empresa de franchise, diferenciando-se desta quanto relao com o cliente. O trabalhador de instituio escolar expe constantemente o seu trabalho a crticas diretas dos clientes, por perodos cada vez mais longos, dada, por exemplo, a proposta da educao integral, cuja jornada compreende at sete horas dirias, o que pode incorrer em dilemas ticos para o profissional de educao, por gerar uma confuso entre a sua vida privada e a sua vida profissional. O entendimento de que no se pode formar um indivduo sem o estabelecimento de um prvio conceito ideal ope-se radicalmente busca por uma educao transformadora da realidade. Segundo Paulo Freire, adotar um suposto ponto de vista neutro em face do mundo, do histrico e dos valores significa ter medo de se comprometer. A escolha do procedimento de ensino pelo educador, por exemplo, ato poltico que envolve, alm de conhecimentos tcnicos, uma reflexo tica, que ser feita a partir da concepo pedaggica do educador.

119

A flexibilidade oferecida pela atual legislao do ensino contribui tanto para que se aplique uma abordagem interdisciplinar na organizao curricular quanto para que se desestimule a excessiva fragmentao dos contedos escolares.

112

120

A introduo de temas transversais relativos tica, pluralidade cultural, ao meio ambiente, sade e orientao sexual em sala de aula, por exemplo, uma forma de construir uma viso de currculo da educao bsica com base em abordagem interdisciplinar.
7

113

||MPU13_004_08N521185||

CESPE/UnB MPU/2013

PROVA DISCURSIVA
Nesta prova, faa o que se pede, usando, caso deseje, o espao para rascunho indicado no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA, no local apropriado, pois no ser avaliado fragmento de texto escrito em local indevido. Qualquer fragmento de texto alm da extenso mxima de linhas disponibilizadas ser desconsiderado. Na folha de texto definitivo, identifique-se apenas no cabealho da primeira pgina, pois no ser avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado. Ao domnio do contedo sero atribudos at 40,00 pontos, dos quais at 2,00 pontos sero atribudos ao quesito apresentao (legibilidade, respeito s margens e indicao de pargrafos) e estrutura textual (organizao das ideias em texto estruturado).

De acordo com analistas dos mais diferentes campos do conhecimento, o impacto das novas tecnologias da comunicao e informao (TICs) tem sido cada vez mais significativo sobre a sociedade contempornea, e o processo de globalizao tem imposto novos padres de consumo e de comportamento. No campo da educao, observa-se a influncia das TICs sobre as variveis psicolgicas do aprendiz, conforme defende Csar Coll em Educao e aprendizagem no sculo XXI. As novas tecnologias, entretanto, no influenciam apenas os sujeitos. Os novos modos de organizar a informao tm levado ao desenvolvimento de um novo modo de viver e conviver, podendo-se mesmo acreditar em uma mudana de paradigmas e no desenvolvimento de uma nova ordem econmica, social e poltica. Na rea educacional, o desenvolvimento de novas plataformas de aprendizagem tem-se tornado uma realidade cada vez mais presente. As escolas de educao bsica da rede pblica de ensino tm incorporado lentamente tais tecnologias. A universidade aberta, no mbito do ensino superior, uma realidade. A educao a distncia, depois de dcadas, foi regulamentada e passou a existir de fato como mais uma modalidade disponvel para a sociedade, o que s se tornou possvel com o uso de ferramentas como a plataforma Moodle, um software livre de apoio aprendizagem executado em um ambiente virtual, e o 4Learn, software de aprendizagem. Independentemente da plataforma empregada, o fato concreto que a educao passa a se desenvolver com a utilizao de novos paradigmas de ensino-aprendizagem e de avaliao.

Considerando o texto acima, que tem carter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.
O USO DAS TICS NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos: < < < impacto das TICs sobre a sociedade e o indivduo; [valor: 11,00 pontos] aplicao e funo das plataformas virtuais no processo de ensino e aprendizagem; [valor: 16,00 pontos] desafios advindos do emprego dessas plataformas na avaliao de estudantes. [valor: 11,00 pontos]

||MPU13_004_08N521185||

CESPE/UnB MPU/2013

RASCUNHO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

Potrebbero piacerti anche