Sei sulla pagina 1di 28

Prof.

Fernando Antunes Soubhia

TTULO II DOS CRIMES CONTRA O PATRIMNIO CAPTULO I DO FURTO

Furto Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia mvel: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa.

1) OBJETIVIDADE JURDICA Patrimnio. Protege-se no apenas a propriedade, mas a posse e a deteno legtima. Ladro que rouba ladro pratica crime contra o patrimnio, porm, a vtima ser o dono da coisa, pois a posse ou deteno do ladro no legtima.

2) TIPO OBJETIVO a) Verbo ncleo subtrair retirar a coisa de quem a detm.

b) Meio Executrio: forma livre, com exceo da violncia ou grave ameaa.

c) Elementares: Coisa coisa tudo o que pode ser apreendido, com valor patrimonial relevante (sentido estrito). Existe corrente no sentido de que bens desprovidos de valor econmico relevante, mas com valor prtico (carto magntico) ou valor sentimental (carta de amor) configuram coisa para o direito penal. Prevalece que deve haver valor econmico. Para Guilherme Nucci coisa puramente de estimao: entendemos no ser objeto material do crime de furto, pois objeto sem qualquer valor econmico. No se pode
Direito Penal III Crimes Contra o Patrimnio Pgina 1

Prof. Fernando Antunes Soubhia

conceber seja passvel de subtrao, penalmente punvel, por exemplo, uma caixa de fsforo vazia, desgastada, que a vtima possui somente porque lhe foi dada por uma namorada, no passado, smbolo de um amor antigo. Caso seja subtrada por algum, cremos que a dor moral causada no ofendido deva ser resolvida na esfera cvel, mas jamais na penal, que no se presta a esse tipo de reparao

Princpio da Insignificncia: causa de excluso da tipicidade material por inexistncia de leso intolervel ao bem jurdico protegido. Ao longo dos anos o STJ desenvolveu 4 requisitos para reconhecimento da insignificncia: o o o o

mnima ofensividade da conduta do agente; nenhuma periculosidade social da ao; reduzidssimo grau de reprovabilidade do comportamento; inexpressividade da leso jurdica provocada.

O STJ j considerou que a subtrao de gua para consumo prprio insignificante e deve ser resolvido na seara cvel (HC 197601).

Furto famlico: aquele praticado em estado de extrema penria e com inteno de satisfazer a fome. No se confunde com o princpio da insignificncia. Se demonstrados os requisitos, restar configurado o Estado de Necessidade (CP, art. 24) o Hoje amplia-se o conceito para abranger o furto de remdios, cobertas, etc. o H posio jurisprudencial afastando o reconhecimento do furto famlico sob a alegao de que num pas de miserveis, seu reconhecimento geraria o caos.

3 - Equipara-se coisa mvel a energia eltrica ou qualquer outra que tenha valor econmico.

Direito Penal III Crimes Contra o Patrimnio

Pgina 2

Prof. Fernando Antunes Soubhia

Energia gentica p. ex: levo minha vaca para ser cobrida pelo boi campeo do vizinho sem que ele saiv. O smen do boi considerado energia gentica, desde que tenha valor econmico. Gato x Medidor Viciado - furto de energia praticado mediante ligao clandestina o agente no est autorizado a consumir a energia; no estelionato, o agente altera o medidor de energia ele est autorizado ao consumo, mas, mediante fraude altera o valor devido. GatoNet o STF entendeu que no se trata de furto, pois sinal de TV no coisa, nem, tampouco, energia e no direito penal no se admite analogia in malam partem (HC n. 97.261/RS). No STJ, contudo, prevalece que a captao irregular de sinal de TV a cabo configura o delito previsto no art. 155, 3 (REsp 1.123.747/RS) Alheia a coisa deve pertencer a terceira pessoa. Se a coisa no pertencer a ningum (res nullius) ou se tratar de coisa abandonada (res derelicta), o fato ser atpico. Se a coisa for perdida (res deperdita) haver o crime de apropriao de coisa achada (CP, art. 169, pargrafo nico, III). Porm, a coisa perdida poder ser objeto de furto se houver casualidade da inteno, isto , se a coisa acaba de ser perdida, mas o agente prefere subtra-la a devolver ao dono. A subtrao de coisa prpria (furtada por outrem ou dada em garantia de obrigao moral) no configura furto, mas exerccio arbitrrio das prprias razes (CP, art. 346) Mvel para o direito penal, mvel tudo o que pode ir de um lugar para o outro sem destruio de se objeto. Os bens imveis por equiparao (navios, aeronaves e materiais retirados de uma construo para ser utilizado em outra) so considerados mveis para o direito penal.

Direito Penal III Crimes Contra o Patrimnio

Pgina 3

Prof. Fernando Antunes Soubhia

3) TIPO SUBJETIVO Dolo. Conscincia e vontade subtrair coisa alheia mvel. Elemento Subjetivo Especfico animus rem sibi habendi inteno de ter a coisa para si ou para outrem. O furto de uso no punido em razo da ausncia do elemento subjetivo especfico do tipo. Contudo, a jurisprudncia exige que a devoluo seja pronta (rpida), integral e no mesmo lugar. A inteno deve ser de uso momentneo da coisa subtrada desde o incio. Debate: O gasto do combustvel, pastilhas de freio (...) descaracteriza o furto de uso?

4) SUJEITOS: a. Ativo qualquer pessoa. i. Se for praticado pelo dono da coisa, haver exerccio arbitrrio das prprias razes. ii. Se for praticado por funcionrio pblico contra a Administrao Pblica, haver peculato, desde que tenha se valido de facilidade proporcionada pela funo. iii. Se a coisa subtrada for comum (condmino, co-herdeiro ou scio) o crime ser o do art. 156 b. Passivo qualquer pessoa. 5) CONSUMAO At 2005 prevalecia que o crime se consumava com a posse mansa e pacfica do objeto (ilatio). Hoje prevalece que o crime se consuma com a deteno da coisa, ainda que somente por um instante (amotio). Contrectatio o furto se consuma com o mero contato Amotio o furto se consuma com a deteno da coisa, ainda que momentaneamente
Direito Penal III Crimes Contra o Patrimnio Pgina 4

Prof. Fernando Antunes Soubhia

Ablatio a consumao exige o transporte da coisa de um lugar para o outro Ilatio a coisa deve ser levada para o local desejado pelo agente para ser mantida a salvo (posse mansa e pacfica) 6) TENTATIVA Admite-se. Dinheiro em um dos bolsos x Sem dinheiro Debate:

Vigilncia

eletrnica

em

estabelecimento

comercial afasta

possibilidade de consumao ? Debate: A subtrao por arrebatamento (Trombadinha), desnatura o crime de furto para roubo ?

Furto Circunstanciado Repouso Noturno 1 - A pena aumenta-se de um tero, se o crime praticado durante o repouso noturno.

Repouso noturno o perodo em que, de acordo com os costumes locais, as pessoas se recolhem para dormir. Prevalece que a casa deve ser habitada (doutrina); no STJ e no STF prevalece que incide a majorante mesmo em caso do imvel ser ocasionalmente desabitado. Prevalece que a majorante aplica-se somente ao furto simples, por uma razo topogrfica.

Furto Privilegiado (furto mnimo) 2 - Se o criminoso primrio, e de pequeno valor a coisa furtada, o juiz pode substituir a pena de recluso pela de deteno, diminu-la de um a dois teros, ou aplicar somente a pena de multa.

Direito Penal III Crimes Contra o Patrimnio

Pgina 5

Prof. Fernando Antunes Soubhia

Requisitos: o Primariedade no reincidente, mesmo que tenha condenaes pretritas. o Pequeno valor da coisa at um salrio mnimo. Se no houver prova do valor coisa, dever ser considerada de pequeno valor.

Hoje prevalece que admite o furto privilegiado-qualificado

Furto qualificado 4 - A pena de recluso de dois a oito anos, e multa, se o crime cometido: I - com destruio ou rompimento de obstculo subtrao da coisa; II - com abuso de confiana, ou mediante fraude, escalada ou destreza; III - com emprego de chave falsa; IV - mediante concurso de duas ou mais pessoas.

I destruio ou rompimento de obstculo Obstculo tudo aquilo que tenha finalidade precpua de proteger a coisa, desde que no seja a ela inerente. Requisitos: o A violncia deve ser praticada contra obstculo entre a coisa e o agente. Se for praticada contra a coisa em si no qualifica o crime. Ex: Quebrar o vidro de um veculo. Se for para furtar o som, o crime ser qualificado; se for para furtar o veculo todo, o furto ser simples. o Rompimento ou Destruio Romper significa afastar o obstculo, mesmo que o preserve intacto (ex: desparafusar o cadeado); destruir significa eliminar, fazer desaparecer (ex: arrebentar cadeado).

A mera remoo do obstculo no qualifica o crime. Ex: desligar o alarme da casa, remover as telhas sem quebrar, arrancar o vidro do carro, etc.

Direito Penal III Crimes Contra o Patrimnio

Pgina 6

Prof. Fernando Antunes Soubhia

o Momento da violncia a violncia deve ser exercida antes, durante ou logo aps o apoderamento.

II Abuso de confiana, fraude, escalada ou destreza aumenta-se a pena com fundamento na diminuio da vigilncia e na especializao do meio executrio.

a) Abuso de confiana o agente se vale de um confiana incomum nele depositada. No basta a mera relao de emprego. Se houver relao empregatcia, mas no houver relao de confiana, incide a agravante genrica do art. 61, II, f. b) Fraude o agente se utiliza de meio fraudulento para diminuir a vigilncia sobre a coisa.

Furto mediante fraude x estelionato - No furto mediante fraude, a fraude visa diminuir a vigilncia sobre a coisa. A vontade de inverter a posse da coisa unilateral; no estelionato, a fraude visa convencer a vtima a entregar a coisa ao agente, a vontade de inverter a posse bilateral.

c) Escalada entrada por via anormal no local em que se encontra a coisa. necessrio um esforo incomum do agente. d) Destreza peculiar habilidade fsica ou manual de modo a praticar o crime sem que a vtima perceba. o A jurisprudncia exige que a coisa subtrada deve ser transportada junto ao corpo da vtima. o A destreza deve ser analisada do ponto de vista da vtima. A vtima no pode perceber a ao, terceiro sim. o Prevalece que se a vtima estiver embriagada ou dormindo, no haver incidncia da qualificadora.

Direito Penal III Crimes Contra o Patrimnio

Pgina 7

Prof. Fernando Antunes Soubhia

III Chave falsa todo instrumento, com ou sem forma de chave, destinado a abrir fechaduras. o STJ a chave falsa utilizada para dar ignio a veculo furtado no qualifica o crime. a qualificadora s se verifica quando a chave falsa utilizada externamente res furtiva, vencendo o agente obstculo propositadamente colocado para proteg-la (REsp 43047/SP) IV Concurso de duas ou mais pessoas Basta que um dos agentes seja imputvel. Em sentido contrrio: STJ, HC 38097/SP. Parte da doutrina entende que todos os agentes devem estar presentes no momento da prtica do delito (Weber Martins). Prevalece, no entanto, que no necessrio (Fragoso).

Smula 442 do STJ - inadmissvel aplicar, no furto qualificado, pelo concurso de agentes, a majorante do roubo.

5 - A pena de recluso de trs a oito anos, se a subtrao for de veculo automotor que venha a ser transportado para outro Estado ou para o exterior.

Para a incidncia da qualificadora, imprescindvel que se ultrapasse a fronteira dos estados.

Jurisprudncia temtica:

HABEAS

CORPUS.

TENTATIVA

DE

FURTO

QUALIFICADO.

CRIME

PRATICADO COM A UTILIZAO DE VECULO FURTADO. RECEPTAO. APLICAO DO PRINCPIO DA INSIGNIFICNCIA. INVIABILIDADE.

REPROVABILIDADE DO COMPORTAMENTO DO AGENTE. 1. Para a aplicao do princpio da insignificncia, devem ser preenchidos quatro requisitos, a saber: a) mnima ofensividade da conduta do agente; b) nenhuma periculosidade social da ao; c) reduzidssimo grau de reprovabilidade do comportamento; e d)

inexpressividade da leso jurdica provocada. 2. No caso, o modo como o furto foi

Direito Penal III Crimes Contra o Patrimnio

Pgina 8

Prof. Fernando Antunes Soubhia

praticado indica a reprovabilidade do comportamento do ru, que demonstrou ousadia ao tentar furtar uma drogaria mediante concurso de agentes e com a utilizao de veculo que sabia ou deveria saber ser produto de crime (veculo furtado que foi receptado por ele). 3. Tais fatos, que demonstram alto desvalor da conduta, no podem ser ignorados, sob pena de se destoar por completo das hipteses em que esta Corte vem aplicando o princpio da insignificncia. 4. Ordem denegada. (HC 235.793/SP, Rel. Ministro OG FERNANDES, SEXTA TURMA, julgado em 11/09/2012, DJe 24/09/2012) PROCESSO PENAL. HABEAS CORPUS. FURTO DE GUA VITIMANDO A COMPANHIA DE ABASTECIMENTO. RESSARCIMENTO DO PREJUZO ANTES DO OFERECIMENTO DA DENNCIA. COLORIDO MERAMENTE CIVIL DOS FATOS. CARNCIA DE JUSTA CAUSA. TRANCAMENTO DA AO PENAL. VIABILIDADE. 1. O Direito Penal deve ser encarado de acordo com a principiologia constitucional. Dentre os princpios constitucionais implcitos figura o da subsidiariedade, por meio do qual a interveno penal somente admissvel quando os demais ramos do direito no conseguem bem equacionar os conflitos sociais. In casu, tendo-se apurado, em verdade, apenas um ilcito de colorido meramente contratual, relativamente distribuio da gua, com o equacionamento da quaestio no plano civil, no se justifica a persecuo penal. 2. Ordem concedida para trancar a ao penal n. 0268968-47.2010.8.19.0001, da 36. Vara Criminal da Comarca da Capital do Rio de Janeiro. (HC 197601/RJ, Rel. Ministra MARIA THEREZA DE ASSIS MOURA, SEXTA TURMA, julgado em 28/06/2011, DJe 03/08/2011)

CAPTULO II DO ROUBO E DA EXTORSO

Roubo Art. 157 - Subtrair coisa mvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaa ou violncia a pessoa, ou depois de hav-la, por qualquer meio, reduzido impossibilidade de resistncia: Pena - recluso, de quatro a dez anos, e multa. 1 - Na mesma pena incorre quem, logo depois de subtrada a coisa, emprega violncia contra pessoa ou grave ameaa, a fim de assegurar a impunidade do crime ou a deteno da coisa para si ou para terceiro.

Direito Penal III Crimes Contra o Patrimnio

Pgina 9

Prof. Fernando Antunes Soubhia

1) OBJETIVIDADE JURDICA Trata-se de Crime complexo. Tutela-se, a um s tempo o Patrimnio e a Liberdade Individual.

2) TIPO OBJETIVO a) Verbo ncleo subtrair retirar a coisa de quem a detm.

b) Meio Executrio: violncia, grave ameaa ou qualquer outro meio que reduza ou impossibilite a defesa da vtima (Roubo Prprio). o Violncia violncia contra a pessoa. No se exige leso. Porm, as leses leves e as vias de fato sero absorvidas. o Grave ameaa promessa de mal injusto, grave e possvel. A ameaa deve ser objetiva, se a vtima se assusta com as circunstncias, no configura roubo. o Meio que reduza ou impossibilite a defesa da vtima trata-se da chamada violncia imprpria. Ex: narcticos, hipnose, sonfero (...). Se a prpria vtima se coloca na situao de incapacidade de resistncia, o agente responder por furto.

a. Conduta

Equiparada

(Roubo

Imprprio

ou

Roubo

por

aproximao): quem, logo depois de subtrada a coisa, emprega violncia contra pessoa ou grave ameaa, a fim de assegurar a impunidade do crime ou a deteno da coisa para si ou para terceiro.

Roubo Prprio Violncia ou Anterior ao apoderamento da coisa

Roubo Imprprio
Posterior ao apoderamento da coisa*

Grave ameaa Especial de agir


(animus rem sibi habendi).

fim Inteno de ter a coisa para si Inteno de ter a coisa para si +


assegurar a impunidade do crime. Pgina 10

Direito Penal III Crimes Contra o Patrimnio

Prof. Fernando Antunes Soubhia

Consumao Tentativa

Subtrao (amotio) Possvel

Emprego da violncia Polmica*

Logo aps a violncia deve ser aplicada logo aps o apoderamento da coisa, mas antes de consumar o crime de furto. Do contrrio, haver furto consumado em concurso material com a leso ou ameaa. Polmica da tentativa do roubo imprprio: o O roubo imprprio seria unissubsistente, isto , ou se aplica a violncia e o crime se consuma, ou no se aplica e o agente responder por furto tentado (Damsio corrente clssica) o plenamente possvel, desde que o agente, ao ser flagrado subtraindo a coisa, tente aplicar a violncia e seja impedido por razes alheias sua vontade (Nucci, Greco corrente moderna).

c) Elementares: Coisa coisa tudo o que pode ser apreendido, com valor patrimonial relevante (sentido estrito). Princpio da Insignificncia a doutrina e jurisprudncia majoritria entende que o princpio da insignificncia inaplicvel ao crime de roubo por se tratar de crime complexo. Roubo Privilegiado doutrina e jurisprudncia majoritria nega a possibilidade de se aplicar, por analogia, o privilgio previsto no art. 155, 2 Alheia a coisa deve pertencer a terceira pessoa. A subtrao de coisa prpria (furtada por outrem ou dada em garantia de obrigao moral) no configura roubo, mas exerccio arbitrrio das prprias razes (CP, art. 346).
Direito Penal III Crimes Contra o Patrimnio Pgina 11

Prof. Fernando Antunes Soubhia

Se a violncia for uma s, mas diversos forem os patrimnios subtrados, prevalece haver concurso formal de crimes (ex: assalto aos passageiros de um nibus). Por outro lado, se houverem vrias pessoas, mas com um nico patrimnio, o crime ser um s (ex: assalto a residncia, levando apenas os bens da famlia)

Mvel para o direito penal, mvel tudo o que pode ir de um lugar para o outro sem destruio de se objeto. Os bens imveis por equiparao (navios, aeronaves e materiais retirados de uma construo para ser utilizado em outra) so considerados mveis para o direito penal.

3) TIPO SUBJETIVO Dolo. Conscincia e vontade subtrair coisa alheia mvel. Elemento Subjetivo Especfico animus rem sibi habendi inteno de ter a coisa para si ou para outrem.

4) SUJEITOS: a. Ativo qualquer pessoa. i. Se for praticado pelo dono da coisa, haver exerccio arbitrrio das prprias razes. b. Passivo qualquer pessoa. A vtima do crime no ser apenas o proprietrio do bem subtrado, mas tambm a pessoa contra a qual a violncia ou grave ameaa foi exercida. 5) CONSUMAO o roubo prprio se consuma com o apoderamento retirada da coisa da disponibilidade da vtima; o roubo imprprio se consuma no momento em que se usa de violncia ou grave ameaa contra a pessoa. Contrectatio se consuma com o mero contato
Direito Penal III Crimes Contra o Patrimnio Pgina 12

Prof. Fernando Antunes Soubhia

Amotio se consuma com a deteno da coisa, ainda que momentaneamente Ablatio a consumao exige o transporte da coisa de um lugar para o outro Ilatio a coisa deve ser levada para o local desejado pelo agente para ser mantida a salvo (posse mansa e pacfica) 6) TENTATIVA Admite-se.

Roubo Circunstanciado 2 - A pena aumenta-se de um tero at metade: I - se a violncia ou ameaa exercida com emprego de arma; II - se h o concurso de duas ou mais pessoas; III - se a vtima est em servio de transporte de valores e o agente conhece tal circunstncia. IV - se a subtrao for de veculo automotor que venha a ser transportado para outro Estado ou para o exterior; V - se o agente mantm a vtima em seu poder, restringindo sua liberdade.

I Emprego de arma Utilizao efetiva da arma o Bittencourt a arma deve ser efetivamente empregada. No basta o porte o Regis Prado - Basta o porte ostensivo (majoritria)

Conceito de Arma o Arma prpria instrumento de finalidade iminentemente blica (ataque ou defesa) o Arma imprpria instrumento de finalidade diversa, mas que pode ser utilizado para ataque ou defesa.
Direito Penal III Crimes Contra o Patrimnio Pgina 13

Prof. Fernando Antunes Soubhia

Prevalece que a arma utilizada deve ser arma em sentido amplo, insto , admitese o uso da arma prpria ou imprpria. Debate: o direito penal admite interpretao extensiva contra o ru?

Arma de Brinquedo at 2001 o simulacro de arma de fogo era apto para majorar a pena do roubo. Aps o cancelamento da smula 174 do STJ, exige-se que a arma tenha potencialidade lesiva

Arma quebrada ou desmuniciada pelo mesmo fundamento acima, a arma desmuniciada ou ineficaz no poder servir para fundamentar o aumento de pena. Prevalece que no necessria a apreenso e percia da arma, caso seja possvel comprovar seu emprego por outros meios.

II Concurso de agentes Computam-se os partcipes, co-autores e inimputveis.

III Transporte de valores prevalece o conceito amplo de valor, isto , qualquer mercadoria transportada pode ser considerada valor e no apenas dinheiro. A vtima no pode ser o proprietrio dos valores, pois servio se presta a terceiro, e no a si.

IV Veculo automotor transportado para outro estado ou para o exterior

V Restrio da liberdade da vtima A privao da vtima deve ser essencial prtica do roubo e no pode excede o tempo estritamente necessrio para tanto, sob pena de se desconfigurar o roubo circunstanciado para roubo simples em concurso com o crime de sequestro ou crcere privado.

Direito Penal III Crimes Contra o Patrimnio

Pgina 14

Prof. Fernando Antunes Soubhia

Roubo Circunstanciado Nexo Tempo


Privao indispensvel consumao do roubo Privao apenas pelo tempo necessrio

Roubo + Sequestro
Privao desnecessria Privao por tempo excessivo

Clculo do aumento de pena Prevalece no STF que quanto maior o nmero de causas de aumento de pena, maior deve ser o aumento, independentemente das circunstncias de fato. No STJ, contudo, prevalece que deve ser levado em considerao o caso concreto. Smula 443: O aumento na terceira fase de aplicao da pena no crime de roubo circunstanciado exige fundamentao concreta, no sendo suficiente para a sua exasperao a mera indicao do nmero de majorantes.

3 Se da violncia resulta leso corporal grave, a pena de recluso, de sete a quinze anos, alm da multa; se resulta morte, a recluso de vinte a trinta anos, sem prejuzo da multa.

Se da violncia resulta leso corporal grave 07 a 15 + multa (Roubo Qualificado) Se da violncia resulta morte 20 a 30 + multa crime hediondo (Latrocnio) A leso corporal ou a morte devem ser resultado da violncia fsica aplicada. Se decorrerem da ameaa o agente responder por roubo simples em concurso com o homicdio (doloso ou culposo, a depender do caso concreto). A violncia deve ser praticada durante o assalto e em razo dele. o Fator tempo durante o assalto o Fator nexo em razo dele. Ex: se, durante o assalto, mato um desafeto que, por acaso, se encontrava dentro do banco. Trata-se de homicdio.
Direito Penal III Crimes Contra o Patrimnio Pgina 15

Prof. Fernando Antunes Soubhia

Ex: se, duas semanas depois do assalto, mato uma testemunha para garantir a minha impunidade trata-se de homicdio qualificado. O resultado que qualifica o crime pode ser obtido por dolo ou culpa. Trata-se de uma qualificadora preterdolosa. Se a inteno inicial for matar e, apenas depois da vtima estar morta, surge a inteno de subtrair seu patrimnio, haver concurso material entre o homicdio e o furto. Consumao do Latrocnio:
Subtrao tentada Subtrao consumada Subtrao Consumada Subtrao Tentada Morte tentada Morte consumada Morte tentada Morte consumada Latrocnio tentado Latrocnio consumado Latrocnio tentado Latrocnio consumado

A polmica reside sobre a ltima hiptese subtrao tentada e morte consumada pois, em que pese o STF ter sumulado (Smula 610) o entendimento de que haver crime de latrocnio consumado quando a morte for consumada, ainda que a subtrao no seja, discute-se uma possvel violao ao art. 14, I do CP, pois apenas deveria ser considerado consumado o crime se reunidos todos os elementos de suas definio legal Debate: se o agente, durante o assalto, quer matar uma das vtimas, mas, por erro de execuo, mata seu comparsa, haver latrocnio?

Estelionato Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilcita, em prejuzo alheio, induzindo ou mantendo algum em erro, mediante artifcio, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento: Pena - recluso, de um a cinco anos, e multa, de quinhentos mil ris a dez contos de ris.

1) OBJETIVIDADE JURDICA Tutela-se o Patrimnio.


Direito Penal III Crimes Contra o Patrimnio Pgina 16

Prof. Fernando Antunes Soubhia

2) TIPO OBJETIVO a) Verbo ncleo Obter receber da vtima. H uma entrega da vantagem ilcita ao agente.

b) Elementares Vantagem ilcita a vantagem que no possui respaldo no ordenamento. No decorre de uma obrigao assumida, nem, tampouco, de lei. No precisa ter natureza econmica. Em sentido contrrio, Rogrio Greco. Prejuzo alheio o prejuzo precisa ter natureza econmica. ensina Cezar Roberto Bittencourt:
o argumento de que a natureza econmica da vantagem necessria pelo fato de o estelionato estar localizado no ttulo que disciplina os crimes contra o patrimnio, alm de inconsistente, equivocado. Uma coisa no tem nada a ver com a outra: os crimes contra o patrimnio protegem a inviolabilidade patrimonial da sociedade em geral e da vtima em particular, o que no se confunde com a vantagem ilcita conseguida pelo agente. Por isso, no a vantagem obtida que deve ter natureza econmica, mas sim o prejuzo sofrido pela vtima (Curso de Direito Penal. Vol. 3, p. 288) Ex: cola eletrnica antes de 2011 (com ressalva da posio contrria que entendia ser fato atpico por no haver vtima certa e prejuzo determinadoSTF, IQ 1145). Hoje, com a entrada em vigor da Lei 12.550/2011 h conduta especifica para o crime de Fraude em certames de interesse pblico Art. 311-A)

A propsito,

Induo ou manuteno da vtima em erro erro significa a percepo equivocada da realidade o Induzir o agente cria a falsa percepo da realidade o Manter - o agente aproveita-se do engano espontneo da vtima

Fraude:
Pgina 17

Direito Penal III Crimes Contra o Patrimnio

Prof. Fernando Antunes Soubhia

o Artifcio produto de arte. Haver artifcio quando o agente se usa de aparato, quando recorre arte, para mistificar algum. Natureza

eminentemente material. o Ardil astcia, manha, sutileza. No to material como o artifcio. o Qualquer outro meio fraudulento clusula genrica para interpretao analgica. Qualquer dissimulao ou at mesmo a reticncia maliciosa, desde que suficiente a induzir ou manter a vtima em erro. Princpio da Insignificncia O STF entende que o princpio da insignificncia aplicvel ao crime de estelionato:
AO PENAL. Justa causa. Inexistncia. Delito de estelionato. Aquisio de mercadoria. Leso patrimonial de valor insignificante. Crime de bagatela. Aplicao do princpio da insignificncia. Atipicidade reconhecida. Absolvio do ru. HC concedido para esse fim. Precedentes. Verificada a objetiva insignificncia jurdica do ato tido por delituoso, de ser extinto o processo da ao penal, ou absolvido o ru, por atipicidade do comportamento e conseqente inexistncia de justa causa. (HC 92946, Rel.: Min. CEZAR PELUSO, Segunda Turma, julgado em 14/04/2009).

3) TIPO SUBJETIVO Dolo. Conscincia e vontade subtrair coisa alheia mvel. Elemento Subjetivo Especfico animus rem sibi habendi inteno de ter a vantagem para si ou para outrem.

4) SUJEITOS: a. Ativo qualquer pessoa. i. Se for praticado pelo dono da coisa, haver exerccio arbitrrio das prprias razes.

Direito Penal III Crimes Contra o Patrimnio

Pgina 18

Prof. Fernando Antunes Soubhia

b. Passivo qualquer pessoa. A vtima deve ser determinada. Do contrrio, poder haver crime contra a Economia Popular (Lei 1521/51) ou crime contra o consumidor; A vtima deve ter capacidade de discernimento para que possa ser induzida em erro. Se faltar capacidade, o fato poder ser desclassificado para o crime do art. 173. Torpeza Bilateral se a vtima age com inteno de obter vantagem fcil ? Nas palavras de Nelson Hungria:
Um indivduo inculcando-se assassino profissional, ardilosamente obtm de outro certa quantia para matar um seu inimigo, sem que jamais tivesse o propsito de executar o crime; um falso vendedor de produtos farmacuticos impinge, por um bom preo a uma faiseuse dange, como eficincia abortiva, substncias incuas; a cafetina recebe dinheiro do velho libertino, prometendo levar-lhe alcova uma virgem, quando na realidade o que lhe vem a proporcionar uma jovem meretriz; o simulado falsrio capta dinheiro de outrem, a pretexto de futura entrega de cdulas falsas ou em troca de mquina para fabric-las, vindo a verificar-se que aquelas no existem ou esta no passa de um truque (conto da guitarra) (Comentrios, vol. VII, p. 192)

Prevalece hoje que a m-f do ofendido no afasta a tipicidade da conduta, uma vez que no existe compensao de culpas no direito penal e a boa-f do lesado no constitui elementar do tipo penal. Em sentido contrrio, Nelson Hungria, para quem o patrimnio s pode somente goza de proteo quando serve a um fim legtimo, dentro de sua funo econmico-social.

5) CONSUMAO consuma-se quando o agente consegue obter a vantagem ilcita em prejuzo da vtima. 6) TENTATIVA Admite-se. 7) FORMA PRIVILEGIADA

Direito Penal III Crimes Contra o Patrimnio

Pgina 19

Prof. Fernando Antunes Soubhia

1 - Se o criminoso primrio, e de pequeno valor o prejuzo, o juiz pode aplicar a pena conforme o disposto no art. 155, 2.

o Primariedade no reincidente, mesmo que tenha condenaes pretritas. o Pequeno valor do prejuzo at um salrio mnimo. 8) CONDUTAS EQUIPARADAS
Disposio de coisa alheia como prpria I - vende, permuta, d em pagamento, em locao ou em garantia coisa alheia como prpria;

Praticado por quem no proprietrio da coisa.


Alienao ou onerao fraudulenta de coisa prpria II - vende, permuta, d em pagamento ou em garantia coisa prpria inalienvel, gravada de nus ou litigiosa, ou imvel que prometeu vender a terceiro, mediante pagamento em prestaes, silenciando sobre qualquer dessas

circunstncias;

Praticado pelo dono da coisa, quando a coisa inalienvel, gravada de nus ou litigiosa
Defraudao de penhor III - defrauda, mediante alienao no consentida pelo credor ou por outro modo, a garantia pignoratcia, quando tem a posse do objeto empenhado;

Em regra, a coisa empenhada no fica na posse do devedor. Contudo, especialmente no penhor rural, as coisas ficam na posse do devedor. O consentimento do credor pignoratcio afasta a tipicidade.

Direito Penal III Crimes Contra o Patrimnio

Pgina 20

Prof. Fernando Antunes Soubhia

Fraude na entrega de coisa IV - defrauda substncia, qualidade ou quantidade de coisa que deve entregar a algum;

Alterao da natureza de coisa corprea, seja pela qualidade ou quantidade.


Fraude para recebimento de indenizao ou valor de seguro V - destri, total ou parcialmente, ou oculta coisa prpria, ou lesa o prprio corpo ou a sade, ou agrava as conseqncias da leso ou doena, com o intuito de haver indenizao ou valor de seguro

Trata-se de modalidade formal consuma-se com a prtica da conduta dirigida finalisticamente obteno fraudulenta da indenizao
Fraude no pagamento por meio de cheque VI - emite cheque, sem suficiente proviso de fundos em poder do sacado, ou lhe frustra o pagamento.

O agente s ser responsabilizado se tiver conhecimento prvio da falta de proviso de fundos ou se, emitido o cheque, pratica conduta para evitar que este seja pago (susta o cheque, esvazia ou encerra a conta). No primeiro caso, a ausncia de proviso de fundos deve ocorrer no momento de emisso do cheque O cheque ps datado desnatura a natureza de pagamento a vista do cheque, de modo que no haver fraude. O delito se consuma no momento em que ocorre a recusa do sacado (Banco) em efetuar o pagamento. Ser competente o foro da agncia onde foi recusado o pagamento O pagamento do cheque at o recebimento da denncia obsta o prosseguimento da ao penal

Direito Penal III Crimes Contra o Patrimnio

Pgina 21

Prof. Fernando Antunes Soubhia

9) CAUSA DE AUMENTO DE PENA


3 - A pena aumenta-se de um tero, se o crime cometido em detrimento de entidade de direito pblico ou de instituto de economia popular, assistncia social ou beneficncia.

Justifica-se o aumento pelo fato das entidades prestarem servios fundamentais sociedade. Entidade de direito pblico Unio, Estados, Municpios e DF, autarquisas e paraestatais Instituto de economia popular aqueles que servem de interesse ao povo. Ex: Bancos Populares, Cooperativas ... Instituto de assistncia social ou de beneficncia aqueles com fim de filantropia, solidariedade, caridade, carter altrustico em geral

10)CONFLITO APARENTE DE NORMAS Estelionato X Falsidade Documental Existem diversos posicionamentos. A jurisprudncia se divide em dois: o STJ Smula 17 Quando o falso se exaure no estelionato, ser por ele absorvido. o STF o agente responde pelos dois delitos em concurso formal Estelionato X Apropriao Indbita no estelionato, o agente tem vontade de se obter vantagem desde o incio de sua conduta; na apropriao indbita, o dolo subsequente posse do bem. Estelionato X Curandeirismo no curandeirismo o agente acredita que com suas frmulas, poes, danas, etc, conseguir efetivamente socorrer os aflitos; no estelionato, o agente se utiliza dessa crena da vtima para induzi-la ou mant-la em erro.

Direito Penal III Crimes Contra o Patrimnio

Pgina 22

Prof. Fernando Antunes Soubhia

Estelionato X Furto Mediante Fraude No furto mediante fraude, a fraude visa diminuir a vigilncia sobre a coisa. A vontade de inverter a posse da coisa unilateral; no estelionato, a fraude visa convencer a vtima a entregar a coisa ao agente, a vontade de inverter a posse bilateral.

11)SMULAS RELATIVAS AO ESTELIONATO STJ Smula n 17 - Quando o falso se exaure no estelionato, sem mais potencialidade lesiva, por este absorvido.

STJ Smula n 24 - Aplica-se ao crime de estelionato, em que figure como vtima entidade autrquica da Previdncia Social, a qualificadora do 3 do Art. 171 do Cdigo Penal.

STJ Smula n 48 Compete ao juzo do local da obteno da vantagem ilcita processar e julgar crime de estelionato cometido mediante falsificao de cheque.

STJ Smula n 73 - A utilizao de papel moeda grosseiramente falsificado configura, em tese, o crime de estelionato, da competncia da Justia Estadual.

STJ Smula n 107 - Compete Justia Comum Estadual processar e julgar crime de estelionato praticado mediante falsificao das guias de recolhimento das contribuies previdencirias, quando no ocorrente leso autarquia federal.

STJ Smula n 244 - Compete ao foro do local da recusa processar e julgar o crime de estelionato mediante cheque sem proviso de fundos.

STF SMULA N 246 - Comprovado no ter havido fraude, no se configura o crime de emisso de cheque sem fundos.

Direito Penal III Crimes Contra o Patrimnio

Pgina 23

Prof. Fernando Antunes Soubhia

STF SMULA N 521 - O foro competente para o processo e julgamento dos crimes de estelionato, sob a modalidade da emisso dolosa de cheque sem proviso de fundos, o do local onde se deu a recusa do pagamento pelo sacado.

STF SMULA N 554 - O pagamento de cheque emitido sem proviso de


fundos, aps o recebimento da denncia, no obsta ao prosseguimento da ao penal.
Receptao Art. 180 - Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito prprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-f, a adquira, receba ou oculte: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa.

1) OBJETIVIDADE JURDICA Tutela-se o Patrimnio. Secundariamente, tutela-se a administrao da justia.

2) TIPO OBJETIVO

a) Conduta: a. Receptao Prpria (incrimina-se a conduta do receptador) o agente que adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar coisa que sabe ser produto de crime b. Receptao Imprpria (incrimina-se a conduta do intermedirio) o agente que influir para que terceiro de boa f adquira, receba ou oculte coisa que sabe ser produto de crime. O terceiro deve agir de boa f, do contrrio, responder por receptao e o intermedirio tambm (partcipe).

Direito Penal III Crimes Contra o Patrimnio

Pgina 24

Prof. Fernando Antunes Soubhia

b) Elementares Coisa tudo o que pode ser apreendido, com valor patrimonial relevante (sentido estrito). O STF restringiu o conceito de coisa ao de coisa mvel, apesar da lei no fazer tal restrio. Crime Antecedente a coisa adquirida deve ser fruto de CRIME. Se for produto de contraveno penal, no haver receptao.
4 - A receptao punvel, ainda que desconhecido ou isento de pena o autor do crime de que proveio a coisa.

3) TIPO SUBJETIVO Dolo. Nas condutas incriminadas no caput deve haver dolo direto, uma vez que o legislador exigiu que o agente tenha conhecimento da origem espria da coisa. Elemento Subjetivo Especfico Obter vantagem ilcita para si ou para outrem. Se o agente oculta o bem apenas para ajudar o autor do crime anterior, p. ex., praticar o crime de favorecimento real, previsto no art. 349.

4) SUJEITOS: a. Ativo qualquer pessoa, salvo os autores e colaboradores do crime antecedente e o proprietrio da coisa. i. Se a coisa estiver na posse legtima de terceiro, ento o proprietrio poder praticar o crime. b. Passivo a mesma vtima do crime antecedente. 5) CONSUMAO A receptao prpria crime material, consumando-se no momento em que a coisa includa na esfera de disponibilidade do agente; j a

Direito Penal III Crimes Contra o Patrimnio

Pgina 25

Prof. Fernando Antunes Soubhia

receptao imprpria, trata-se de crime formal, consumando-se com a influncia sobre terceiro de boa f. 6) TENTATIVA Admite-se.
Receptao qualificada 1 - Adquirir, receber, transportar, conduzir, ocultar, ter em depsito, desmontar, montar, remontar, vender, expor venda, ou de qualquer forma utilizar, em proveito prprio ou alheio, no exerccio de atividade comercial ou industrial, coisa que deve saber ser produto de crime: Pena - recluso, de trs a oito anos, e multa.

Trata-se de crime prprio, incriminando a conduta do comerciante que adquire (...) coisa que deveria saber ser produto de crime. O 2 equipara atividade comercial (atividade econmica com profissionalismo e de modo organizado para a produo ou circulao de bens ou servios) qualquer forma de comrcio irregular ou clandestino O elemento subjetivo composto pelo dolo direto ou eventual.
Receptao Culposa 3 - Adquirir ou receber coisa que, por sua natureza ou pela desproporo entre o valor e o preo, ou pela condio de quem a oferece, deve presumir-se obtida por meio criminoso: Pena - deteno, de um ms a um ano, ou multa, ou ambas as penas.

nico crime contra o patrimnio que admite a modalidade culposa.


Perdo Judicial ou Privilgio 5 - Na hiptese do 3, se o criminoso primrio, pode o juiz, tendo em considerao as circunstncias, deixar de aplicar a pena. Na receptao dolosa aplica-se o disposto no 2 do art. 155.

Direito Penal III Crimes Contra o Patrimnio

Pgina 26

Prof. Fernando Antunes Soubhia

Aumento de Pena 6 - Tratando-se de bens e instalaes do patrimnio da Unio, Estado, Municpio, empresa concessionria de servios pblicos ou sociedade de economia mista, a pena prevista no caput deste artigo aplica-se em dobro.

Receptao Qualificada e Princpio da Proporcionalidade O art. 180, 1, do CP no ofende os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade. Com fundamento nessa orientao, a Turma indeferiu habeas corpus no qual condenados por receptao qualificada (CP, art. 180, 1) por efetuarem desmanche de veculos roubados , alegando violao aos princpios da razoabilidade e da proporcionalidade, argiam a inconstitucionalidade do mencionado dispositivo, na medida em que prevista pena mais severa para o agente que deve saber da origem ilcita do produto, em relao quele que sabe de tal origem, conforme disposto no caput desse mesmo artigo. De incio, aduziu-se que a conduta descrita no 1 do art. 180 do CP mais gravosa do que aquela do caput, porquanto voltada para a prtica delituosa pelo comerciante ou industrial, que, em virtude da prpria atividade profissional, possui maior facilidade para agir como receptador de mercadoria ilcita. Em seguida, asseverou-se que, apesar da falta de tcnica na redao do aludido preceito, a modalidade qualificada do 1 abrangeria tanto o dolo direto quanto o eventual, ou seja, abarcaria a conduta de quem sabe e de quem deve saber ser a coisa produto de crime. Assim, se o tipo pune a forma mais leve de dolo (eventual), a concluso lgica seria de que, com maior razo, tambm o faria em relao forma mais grave (dolo direto), mesmo que no o tenha dito expressamente, pois o menor se insere no maior . (HC 97344/SP, rel. Min. Ellen Gracie, 12.5.2009)

CAPTULO VIII DISPOSIES GERAIS

Escusas Absolutrias o legislador concedeu uma espcie de imunidade aos autores de crimes contra o patrimnio, desde que no haja violncia ou grave ameaa em sua conduta, quando a vtima for uma das pessoas descrita nos arts. 181 e 182.
Art. 181 - isento de pena quem comete qualquer dos crimes previstos neste ttulo, em prejuzo: I - do cnjuge, na constncia da sociedade conjugal; II - de ascendente ou descendente, seja o parentesco legtimo ou ilegtimo, seja civil ou natural.

Direito Penal III Crimes Contra o Patrimnio

Pgina 27

Prof. Fernando Antunes Soubhia

Tambm chamada de Imunidade Absoluta, pois o legislador, visando manter a unidade da famlia, tornou o fato impunvel. Ateno, no deixa de ser crime! Apenas no se aplicar qualquer pena. Se o crime ocorrer antes da unio ou aps seu trmino, no h iseno de pena. No h grau de limitao para os parentes em linha reta.
Art. 182 - Somente se procede mediante representao, se o crime previsto neste ttulo cometido em prejuzo: I - do cnjuge desquitado ou judicialmente separado; II - de irmo, legtimo ou ilegtimo; III - de tio ou sobrinho, com quem o agente coabita.

Chamada de Imunidade Relativa, uma vez que o fato continua sendo punvel, alterando-se apenas a natureza da Ao Penal, que deixa de ser pblica incondicionada para ser pblica condicionada representao da vtima. No caso do cnjuge separado judicialmente, trata-se de figura tendente ao desaparecimento, uma vez que a CF admite o divrcio direto. Contudo, por ora, aplica-se apenas ao cnjuge separado judicialmente, mas ainda no divorciado. Aps o divrcio, no haver qualquer tipo de imunidade. Terminologia absurdamente ultrapassada no que tange ao irmo. No que tange ao sobrinho ou tio, o CP exige a coabitao (morar junto, de forma duradoura, ainda que no seja eterna).

Art. 183 - No se aplica o disposto nos dois artigos anteriores: I - se o crime de roubo ou de extorso, ou, em geral, quando haja emprego de grave ameaa ou violncia pessoa; II - ao estranho que participa do crime. III se o crime praticado contra pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

Direito Penal III Crimes Contra o Patrimnio

Pgina 28

Potrebbero piacerti anche