Sei sulla pagina 1di 32

COMPUTADOR DE MERGULHO

NDICE GERAL
COMPUTADOR DE MERGULHO M1 ADVERTNCIAS GUIA RPIDO CARACTERSTICAS TCNICAS E FUNCIONAIS CARACTERSTICAS TCNICAS CARACTERSTICAS FUNCIONAIS MODOS DE FUNCIONAMENTO FUNES DE SERVIO CONTROLE DO NVEL DA CARGA DAS PILHAS DESLIGAMENTO AUTOMTICO ILUMINAO POSTERIOR DO VISOR AJUSTE DOS PARMETROS TCNICOS DURANTE O MERGULHO COM O M1 ATIVAO DO MODO DIVE/MERGULHO MERGULHOS COM AR MERGULHO "NITROX" "BOTTOM TIME" MODOS DE SUPERFCIE TEMPO DE SUPERFCIE DEPOIS DO MERGULHO RELGIO E CALENDRIO PAGINAO DA CURVA DE SEGURANA SIMULADOR DE MERGULHOS LOGBOOK INTERFACE COM UM MICRO FAQ - PERGUNTAS E RESPOSTAS MANUTENO SUBSTITUIO DAS PILHAS 116 116 119 120 120 120 121 121 121 121 121 121 124 124 125 129 131 131 131 132 132 133 133 135 135 136 136

PORTUGUS
115

COMPUTADOR DE MERGULHO M1
Parabns! Seu novo computador de mergulho fruto da mais moderna tecnologia realizada pela MARES, projetado para lhe oferecer a mxima segurana, eficincia, confiana e durabilidade. Alguns elementos inovadores o enriquecem mais ainda e o tornam um computador realmente esclusivo, que se coloca no topo da linha MARES. Novo algarismo de descompresso RGBM Mares-Wienke com gesto das paradas profundas. Modo de funcionamento: "Air", "Nitrox", "Bottom Time". "Bottom Time" con indicao dos segundos. Conexo ptica para descarregar os dados no micro. Logbook ampliado (aprox. 38 horas de perfil com intervalo de memorizao igual a 20 seg.). Iluminao posterior do visor tempornea e permanente. Lendo o manual descobrem-se todas as outras funes que tornam o M1 um dos computadores mais completos disponveis hoje no mercado. Abaixo, esto todas as instrues para aprender seu funcionamento e o uso de suas funes. A MARES agradee pela escolha e recomenda a mxima prudncia e senso de responsabilidade.

ADVERTNCIAS
Antes de mergulhar indispensvel a leitura deste manual com muita ateno para conhecer o funcionamento de seu equipamento.

! ADVERTNCIA
O M1 pode ser utilizado somente em mergulhos esportivos e recreativos. No deve ser utilizado para operaes de carter profissional.

! ADVERTNCIA
O M1 pode ser utilizado somente em mergulhos esportivos e recreativos. No deve ser utilizado para operaes de carter profissional.

! ADVERTNCIA
Antes do mergulho verificar se as unidade de medida esto corretas. Uma regulagem errada pode provocar enganos e levar a comportamentos errados.

! ADVERTNCIA
O computador no previne eventuais problemas de descompresso. O computador no pode considerar as condies fsicas individuais de cada mergulhador que, de um dia para outro, podem ser diferentes. Para sua segurana, efetuar um controle geral de seu estado de sade antes de mergulhar.

! ADVERTNCIA
No mergulhar quando as indicaes do instrumento estiverem irregulares e pouco claras.

! ADVERTNCIA
Antes de mergulhar, verificar a carga das pilhas. No mergulhar se o cone <pilha> indica uma baixa carga residual. Substituir as pilhas.

! ADVERTNCIA
Alm do computador, devem ser utilizados tambm um profundmetro, um manmetro, um cronmetro, um relgio e as tabelas de descompresso.

! ADVERTNCIA
Mergulhar em lagoas de montanha somente depois de ter ajustado o programa para a altitude atual.

116

COMPUTADOR DE MERGULHO
! ADVERTNCIA
M1 pode ser utilizado com ar enriquecido de oxignio (nitrox) SOMENTE por mergulhadores adequadamente preparados. A falta de treinamento especfico pode provocar leses muito graves. A MARES recomenda a utilizao de um computador somente aps ter freqentado um curso em uma escola de mergulho. A MARES recomenda o respeito cauteloso das simples regras de comportamento especificadas na seo "Regras do mergulhador responsvel". Evitar mergulhar antes de usar a funo "reset" do computador depois do mergulho do dia anterior. Em caso de mergulhos dirios repetidos, respeitar pelo menos um dia de descanso por semana. Em caso de mergulhos com etapas de descompresso, aconselhvel efetuar um dia de descanso a cada trs dias de mergulhos. No mergulhar fora da curva e alm de -40 metros (-130 ps) sem treinamento profissional especfico para este tipo de mergulho. No efetuar "mergulhos quadrados" repetidos (mergulhos mesma cota) alm de 18 metros de profundidade. Depois de um mergulho, respeitar sempre um perodo de descanso de pelo menos 12 horas ou melhor de 24 horas antes de voar, em conformidade com o Divers' Alert Network.

REGRAS

DO MERGULHADOR RESPONSVEL

! ADVERTNCIA
Os mergulhos com misturas de ar enriquecido expem o mergulhador a riscos diferentes dos riscos em mergulhos com ar comprimido. necessrio que o usurio conhea estes riscos e saiba evit-los.

! ADVERTNCIA
Antes de efetuar um mergulho "Nitrox", verificar se o computador de mergulho est em modo "Nitrox", verificar a composio correta da mistura e ajustar a porcentagem de oxignio na respectiva regulagem. Em caso de regulagem incorreta do valor, as previses abaixo sero erradas: - tempo residual em curva; - tempos de permanncia nas cotas de descompresso; - alarme de superao da mxima presso parcial de oxignio ajustada. A segurana durante o mergulho pode ser garantida somente por uma preparao adequada.

Planejar cada mergulho. Nunca ir alm dos prprios limites e da prpria preparao e experincia. Iniciar cada mergulho atingindo logo a maior profundidade programada. Consultar com freqncia o computador durante o mergulho. Respeitar a velocidade de subida pedida pelo computador. Efetuar sempre uma parada prudencial de pelo menos 3' a uma profundidade entre -5 e -3 metros. Subir muito devagar superfcie depois da parada de descompresso Evitar os mergulhos tipo io-io (subidas e descidas repetidas). Evitar esforos durante o mergulho e na primeira meia hora aps a subida Em guas frias, ou depois de esforos em imerso, subir antes de alcanar os limites de no descompresso. No caso de mergulhos fora da curva de segurana estender a etapa de descompresso mais perto da superfcie. Alternar os mergulhos com intervalos de superfcie sempre superiores duas horas. O mergulho mais profundo deve ser o primeiro do dia.

! ADVERTNCIA
Os mergulhadores esportivos NO devem mergulhar alm de -40 m (-130 ps). Apesar de o computador continuar fornecendo informaes em caso de mergulhos com ar comprimido a profundidades superiores a -40m (-130 ps), o risco de narcose de nitrognio e de dores de descompresso (DDD) aumenta consideravelmente. Portanto, estas informaes devem ser consideradas como um alerta.

PORTUGUS

A MARES recomenda que os limites de profundidade do seu nvel de formao sejam respeitados. Os mergulhos alm de -40 metros ou fora da curva de segurana aumentam consideravelmente os riscos de acidentes de descompresso. Efetuar a subida

117

alguns minutos antes de alcanar os limites de mergulho fora da curva, mantendo uma margem de tempo suplementar em caso de mergulhos em guas frias, mergulhos repetidos a profundidades alm de 18 metros, ou em caso de mergulhos que necessitam de um esforo fsico considervel, para evitar que aumente o risco de dores de descompresso.

! ADVERTNCIA
NUNCA utilizar o M1, ou qualquer outro computador de mergulho, para mergulhos quadrados repetidos (mergulhos a cotas de profundidades idnticas ou parecidas) alm de 18 metros. Estes mergulhos apresentam muitos riscos e podem provocar dores de descompresso independentemente das informaes fornecidas pelo M1.

! ADVERTNCIA
NUNCA MERGULHAR alm de -40 metros e nunca programar mergulhos fora da curva de segurana com o M1 sem possuir a licena de mergulhador profissional (IANTD, TDI, ANDI, PSA, etc.), o perfeito conhecimento dos riscos e das capacidades necessrias para os mergulhos ARA e a licena especfica para os mergulhos em profundidade ARA alm de -40 metros. Este tipo de mergulho apresenta um grande risco de dores de descompresso at para os mergulhadores mais qualificados e experientes, mesmo utilizando instrumentos ou computadores especficos. Antes de efetuar este tipo de mergulho, necessrio conhecer perfeitamente os riscos envolvidos.

! ADVERTNCIA
No voar nas 24 horas sucessivas ao ltimo mergulho e, de qualquer forma, esperar at o desaparecimento do cone <avio> do M1. No comprimir o M1 em cmaras hiperbricas. O instrumento pode danificar-se gravemente quando no estiver imerso em gua.

! ADVERTNCIA
NUNCA mergulhar sozinho, pois o M1 no pode substituir o companheiro de mergulho.

118

COMPUTADOR DE MERGULHO
GUIA RPIDO
1 Boto <MODE>. 2 Boto <->. 3 DIVE - tempo de mergulho. DIVE - temperatura. CLOCK - ano. LOGBOOK - n mergulho. 4 DIVE - profundidade. DIVE - profundidade mxima. CLOCK - ms. 5 DIVE - tempo residual na curva. DIVE - tempo de permanncia na etapa indicada. DIVE - tempo total de subida (ascent time). CLOCK - dia. Indicao de Bottom Time, "Bt". 6 Cota de etapa. CLOCK - hora. 7 DIVE - % CNS O2. DIVE - % O2. CLOCK - minutos. 6+7 SURF - tempo de superfcie. SURF - tempo "de no vo". SURF - tempo de dessaturao. Indicao de Stop Mode, "StoP". 8 % velocidade de subida. 9 Indicadores de cota de etapa. 10 Indicador de erro de pulo de etapa. 11 Indicador de erro de subida excessivamente rpida. 12 Indicador de erro de % mx. de CNS O2. 13 Indicador de pilha fraca. 14 Indicador de "no vo". 15 Indicador "dessat". 16 Nvel da altitude. 17 Unidade de medida da profundidade. 18 Unidade da medida da temperatura. 19 Escolha de programas gua doce/salgada. 20 Indicador mergulho Nitrox. 21 Indicador modo ativo.

PORTUGUS
119

CARACTERSTICAS TCNICAS E FUNCIONAIS


CARACTERSTICAS TCNICAS
MEDIO
DA PROFUNDIDADE:

Aprox. 10 mergulhos com iluminao posterior do visor sempre acesa. Temperatura operacional: de -10 a +50C (14/122F). Temperatura de armazenagem: de -20 a +70C (-4/+158F).

Profundidade mxima visualizada: 150 m (495 ps). Resoluo da medida: 10 cm no intervalo 0-100 m / 1 m no intervalo 100-150 m. Compensao trmica da medida. Preciso da medida: de 0 a 80 m, 1% do fundo escala. Calibrao em gua doce. Diferena em gua salgada: 2,5%.

CARACTERSTICAS FUNCIONAIS
Modos de funcionamento: "Ar". "Nitrox". "Bottom Time". Stop Mode em caso de pulo de etapa e/ou velocidade de subida no controladamente rpida (se no for desativada pelo usurio). Visualizao da profundidade: metros/ps. Visualizao da temperatura: C/F. Seleo gua doce/salgada: manual. Programas altitude: P0 (0-700m). P1 (700-1500m). P2 (1500-2400). P3 (2400-3700m). Paradas de descompresso: at 24 metros. Alarmes sonoros, com possibilidade de excluso: Pilha baixa. Violao da cota de etapa. Velocidade de subida excessiva. Limites da curva de segurana alcanados. Profundidade mxima permitida em relao PPO2 mx. Ajustada. Simulador de mergulhos. Paginao da curva de segurana: de 12 a 48 metros. Calendrio e Relgio: dia, ms, hora, minuto (gerenciamento bissexto).

MEDIO

DA TEMPERATURA:

Campo da medida: -10 / +50 C (14/122F). Resoluo da medida: 1C. Preciso da medida: 2C (2F).

ALGORITMO:
RGBM Mares-Wienke, nascido da parceria entre o Dr. Bruce R. Wienke e o grupo de estudos e pesquisa MARES. 10 compartimentos. Reduo do mximo gradiente permitido (valores M) nos casos de mergulhos repetidos, mergulho repetido mais profundo e mergulhos efetuados em dias consecutivos. Parada profunda. Velocidade de subida 10 m/min. Velocidade Iluminao posterior do visor: temporneo e permanente. Alimentao: 2 pilhas alcalinas 1,5 V (tipo AAA) facilmente substituveis pelo usurio. Autonomia: Aprox. 12 meses com 50 mergulhos com uso irregular da iluminao posterior do visor.

Interface com o micro: ptica, com adaptador serial RS232. Parmetros regulveis pelo usurio (atravs das teclas ou atravs da interface do micro). "Air"/"Nitrox"/"Bottom Time". Porcentagem da Mistura de Oxignio (de 21% a 50 % com aumentos de 1%). PPO2 mx (de 1,2 a 1,6 bar). Categoria altitude. Unidade de medida da temperatura: C / F. Unidade de medida da profundidade: metros / ps. gua doce /salgada. Alarmes acsticos (on/off). Monitorao da subida excessivamente rpida (on/off). Regulagem do relgio. Ajuste da memria de nitrognio para zero. Memria histrica: Nmero de mergulhos efetuados. Horas e minutos totais de imerso. Profundidade mxima alcanada. Temperatura mnima. Mergulhos no logbook: 50 com perfil para um mximo de aprox. 38 horas. Intervalo de memorizao: 20 Sec. Dados arquivados: Ano, ms, dia, hora e minutos de incio do mergulho. Ajustes do mergulho: Modo de utilizao: "Air", "Nitrox", "Bottom Time". gua salgada/doce. Programa altitude. % de O2 da mistura. Presso mxima parcial de O2 admitida (PPO2 mx).

120

COMPUTADOR DE MERGULHO
Dados tcnicos: Durao do mergulho. Profundidade mx (resoluo 10 cm). temperatura mnima. % CNS O2 no incio do mergulho. % CNS O2 no fim do mergulho. Erros efetuados: Violao temporria de etapa. Pulo de etapa. Violao mx. da velocidade de subida. Velocidade de subida excessiva. Violao da mxima presso parcial de O2 admitida. Superao do valor mx. de % CNS O2. Perfil com intervalos de 20 segundos: Profundidade mxima alcanada em cada intervalo (soluo 10 cm). Violaes da velocidade de subida. Violao de etapa. Desc / no desc.

FUNES DE SERVIO CONTROLE


DO NVEL DA CARGA DAS PILHAS

LOGBOOK -paginao automtica do perfil 10 min Em todas as outras condies 3 min O temporizador que leva ao desligamento vai a zero sempre que aperta-se um boto, enquanto em modo Micro vai a zero com qualquer transmisso. Depois de um mergulho, se o tempo de no vo no for igual a zero, M1 passa ao modo OFF mas o visor permanece ativado e visualiza algumas informaes. Quando o tempo de no vo vai para zero o visor desliga-se.

Periodicamente M1 controla o estado da carga das pilhas. No caso em que resulte um baixo nvel de carga (nvel 1), ativa-se um alarme acstico, ilumina-se o cone da pilha e desativa-se a funo de iluminao posterior do visor. Ao atingir o nvel 1 durante um mergulho, o cone ilumina-se mas o alarme sonoro desativado. A partir do momento em que ilumina-se o cone pela primeira vez possvel fazer ainda 5 mergulhos (vide captulo FAQ). Se a carga for mnima (nvel 2) aparecem as palavras "off bat" (fig. 1), e o M1 permanece desativado.

ILUMINAO

POSTERIOR DO VISOR

A iluminao posterior do visor est ativada em modo DIVE e pode ocorrer em duas maneiras diferentes:

PREDIVE (ANTES

DO MERGULHO)

Iluminao temporizada 15 seg: apertar o boto <-> por aprox. 2 seg.

DIVE (MERGULHO)
Iluminao temporizada 15 seg: apertar e liberar o boto <-> Iluminao permanente: apertar o boto <-> por aprox. 2 seg. O desligamento pode ser obtido apertando mais uma vez o boto <->
FIG. 1

MODOS DE FUNCIONAMENTO
Os nove modos de funcionamento do computador M1 so os seguintes: 1. Modo OFF. 2. Modo DIVE. 3. Modo SURF. 4. Modo SET. 5. Modo CLOCK. 6. Modo PLAN. 7. Modo SIMUL. 8. Modo LOGBOOK. 9. Modo PC. A fig. A mostra como passar de um modo ao seguinte, apertando o boto <Mode>, ou ao anterior, apertando <->.

Mesmo se o computador no for utilizado, devem-se substituir as pilhas pelo menos cada 12 meses.

AJUSTE DOS PARMETROS TCNICOS


Para ter acesso ao modo SET/ajuste referir-se fig. A, ou seja, do modo DIVE ou SURF apertar o boto <Mode> ou do modo CLOCK/relgio apertar o boto <->. O modo SET est subdividido (fig. B), em cinco grupos, SET1 SET5. possvel passar de um grupo ao seguinte ou ao anterior respeitando as regras abaixo:

DESLIGAMENTO

AUTOMTICO

Se o M1 estiver ligado mas por um certo tempo no aperta-se nenhum boto, ele vai automaticamente para o modo OFF. O tempo de desligamento depende do modo ativado. DIVE - PreDive 10 min DIVE - Dive NUNCA SIMUL - Dive, PostDive e Surface 15 min

PORTUGUS

121

Para entrar no interior de um SET/ajuste necessrio apertar o boto <Mode> por aprox. 2 seg. Se, ao contrrio, no deseja-se entrar mas passar ao SET seguinte apertar e liberar logo o boto <Mode>. Para voltar ao SET anterior, apertar e liberar logo o boto <->. Do SET5, apertando o boto <Mode> memorizam-se as eventuais modificaes efetuadas nos ajustes e passa-se ao modo CLOCK/relgio. No interior de um SET/ajuste modificam-se os dados utilizando o boto <->.

AJUSTE DO MODO DE FUNCIONAMENTO: "AIR", "NITROX", "BOTTOMTIME" Visualiza-se o modo ativado. Apertando o boto <-> modifica-se a escolha. Se foi escolhido 'nitrox', apertar o boto <Mode> para passar ao ajuste da % de O2 e portanto da PPO2 mxima. Ao contrrio, se foi escolhido "Air" ou "Bt" apertar o boto <Mode> para passar ao ajuste SET2.

! ADVERTNCIA
No utilizar misturas com % de O 2 maiores que 50%.

! ADVERTNCIA
A regulagem correta da porcentagem de oxignio na mistura indispensvel por uma previso exata de: - tempo residual na curva; - tempos de permanncia s cotas de descompresso; - alarme devido ultrapassagem da mxima PPO2 aceitvel. AJUSTE DA PRESSO PARCIAL DE O2 MXIMA A presso parcial de O2 mx, pela qual ativa-se um alarme pode ser ajustada de um mnimo de 1,2 bar a um mximo de 1,6 bar com aumentos de 0,1 bar (fig. 4). O aumento efetua-se atravs da presso do boto <->. A presso do boto <Mode> memoriza o dado e leva ao ajuste SET2.

! ADVERTNCIA
Se tiver terminado um mergulho NITROX e desejar programar um novo mergulho com ar, ajustar o prprio computador para NITROX com % O2 em 21%. Neste caso a monitorao da % CNS O2 ser ainda ativa. AJUSTE DA PORCENTAGEM DA MISTURA "NITROX" A porcentagem de O2 na mistura utilizada pode ser ajustada no intervalo 21% - 50% com aumentos de 1% (fig. 3). O aumento efetua-se apertando o boto <->. A presso do boto <Mode> memoriza o dado e leva ao ajuste seguinte.

SET 1 - REGULAGEM

DO MODO DE E

FUNCIONAMENTO

"AIR", "NITROX", "BOTTOM TIME"

DOS RESPECTIVOS DADOS

Com a ativao, sero visualizadas as indicaes (fig. 2): cone "Nitrox". "Air". "Bt".

FIG. 2

Para ter acesso ao SET1 apertar o boto < Mode > por aprox. 2 seg. Se, ao contrrio, deseja-se passar ao SET2 apertar e liberar logo o boto <Mode>.

FIG. 4 FIG. 3

122

COMPUTADOR DE MERGULHO
SET 2 - AJUSTE
GERAIS DOS PARMETROS

AJUSTE

DA UNIDADE DE MEDIDA DA

TEMPERATURA

No momento da ativao sero visualizadas as indicaes dos dados que podem ser regulados neste ajuste (fig. 5): Indicao do programa altitude. cone "C" e "F". cone "m" e "ft" (ps). cone "salt" (salgada) e "fresh" (doce).

No momento da ativao, a indicao da unidade de medida selecionada estar piscando, utilizar o boto <-> para modific-la. Apertar o boto <Mode> para passar ao ajuste seguinte. AJUSTE
DA UNIDADE DE MEDIDA DA PROFUNDIDADE

Para ter acesso ao ajuste SET3 apertar o boto <Mode> por aprox. 2 seg. Para passar ao ajuste SET4 apertar e liberar logo o boto <Mode>. Para voltar ao ajuste SET2 apertar e liberar logo o boto <->. AJUSTE DO BEEP (ALARME SONORO) Com esta funo possvel excluir ou ativar novamente os alarmes sonoros. Com a ativao, visualiza-se a palavra 'beep' e a indicao atual (ON ou OFF). Utilizar o boto <-> para modificar a escolha. Utilizar o boto <Mode> para passar ao ajuste da subida com velocidade no controlada.

No momento da ativao a indicao da unidade de medida selecionada estar piscando, utilizar o boto <-> para modofic-la. Apertar o boto <Mode> para passar ao ajuste seguinte. AJUSTE DE GUA DOCE OU SALGADA No momento da ativao a indicao selecionada ('fresh' ou 'salt') estar piscando. Utilizar o boto <-> para modificar a escolha. Apertar o boto <Mode> para passar ao ajuste SET3.

! ADVERTNCIA
A excluso dos alarmes sonoros deve ser efetuada somente por mergulhadores experientes, que assumem a total responsabilidade desta operao. AJUSTE SUBIDA COM VELOCIDADE NO CONTROLADA Com esta funo pode-se desativar o controle da subida com velocidade no controlada evitando assim que o computador entre em Bloqueio. Isto pode ser muito interessante para os instrutores que querem utilizar exerccios de subida de emergncia. No momento da ativao, visualiza-se a indicao da velocidade de subida e a indicao atual (ON ou OFF). Utilizar o boto <-> para modificar a escolha. Apertar o boto <Mode> para passar ao ajuste SET4.

SET 3 - AJUSTE
FIG. 5

DOS PARMETROS

OPCIONAIS

Para ter acesso ao ajuste SET2 apertar o boto < Mode > por aprox. 2 seg. Para passar ao ajuste SET3 apertar e liberar logo o boto <Mode>. Para voltar ao ajuste SET1 apertar e liberar logo o boto <->. AJUSTE DA ALTITUDE No momento da ativao ser visualizada a indicao do programa de altitude atual (P0, P1, P2, P3); apertando o boto <-> ativa-se o valor da altitude seguinte quele atual. Apertar o boto <Mode> para passar ao ajuste seguinte.

No momento da ativao, visualizam-se as indicaes dos dados regulveis neste ajuste (fig. 6): "BEEP" (alarme sonoro). cones relativos sinalizao da velocidade de subida.

PORTUGUS

FIG. 6

123

! ADVERTNCIA
Esta funo pode ser utilizada somente por mergulhadores experientes, que assumem a total responsabilidade da desativao do "stop" em caso de subida com velocidade no controlada.

SET 4 - AJUSTE

DO RELGIO E DO

quando o dado correto apertar o boto <Mode> para memoriz-lo e passar ao valor sucessivo (ms). Depois de ter regulado os minutos, o M1 controla a exatido do dia em funo do ms regulado, considerando-se o ano bissexto. No caso em que uma incongruncia for identificada, a ativao do boto <Mode>, que levaria ao ajuste SET5, leva, ao contrrio, regulagem do dia para efetuar a correo. Desta maneira, no ser possvel regular, por exemplo, dia 31 de abril ou 29 de fevereiro de 2001.

operao de reset indicada com a visualizao representada na fig. 9.

CALENDRIO

No momento da ativao, visualizam-se as indicaes dos dados regulveis neste ajuste (fig. 7): cone "relgio".

SET 5 - RESET DA MEMRIA DE


NITROGNIO
FIG. 9

Este ajuste permite levar a zero a memria de nitrognio residual nos tecidos. No momento de sua ativao, visualiza-se o cone "desat". Para ter acesso ao ajuste SET5 apertar o boto <Mode> por aprox. 2 seg (fig. 8).

! ADVERTNCIA
Esta funo pode ser utilizada somente por mergulhadores experientes. O usurio que leva a zero a memria de nitrognio residual no pode utilizar o instrumento para mergulhos repetidos. No mergulhar com o M1 se a memria de nitrognio residual tiver sido levada para zero e se nas 24 horas anteriores tiverem sido efetuados mergulhos.

FIG. 7

Para ter acesso ao ajuste SET4 apertar o boto <Mode> por aprox. 2 seg. Para passar ao ajuste SET5 apertar e liberar logo o boto <Mode>. Para voltar ao ajuste SET3 apertar e liberar logo o boto <->. Visualizam-se a data, a hora e os minutos atuais com os algarismos do dia que piscam. O algarismo que pisca pode ser aumentado apertando o boto <-> (a presso contnua implica o aumento automtico);

FIG. 8

DURANTE O MERGULHO COM O M1


ATIVAO DO MODO DIVE/MERGULHO
Para ativar o modo DIVE utilizam-se os botes. Se do modo OFF aperta-se o boto <Mode>, o M1 leva automaticamente a zero a profundidade, efetua o controle do nvel da carga das pilhas, ativa o visor e a iluminao posterior do mesmo por aproximadamente 2

Para sair do modo SET/ajustes e passar ao modo CLOCK/relgio, apertar e liberar logo o boto <Mode>. Para voltar ao ajuste SET4 apertar e liberar logo o boto <->. Para efetuar o reset do nitrognio residual apertar o boto <-> por pelo menos 6 segundos. A confirmao da

124

COMPUTADOR DE MERGULHO
segundos e, se tudo funciona corretamente, passa ao modo PreDive. Se mergulhar com o M1 em modo OFF ou de qualquer forma em um modo diferente do modo DIVE, a monitorao peridica da presso ambiente ativa o modo DIVE automaticamente, dentro de 30 segundos no mximo do momento em que se excede a profundidade de 1,5 metros. Se, nos primeiros metros de descida, o mergulhador perceber que o M1 est desligado, basta apertar o boto <Mode> para ativ-lo e antecipar a ativao automtica que de qualquer forma ocorreria dentro de 30 segundos. Se nos primeiros metros da descida o mergulhador perceber que o M1 est em modo diferente do modo DIVE, deve apertar os botes para passar ao modo DIVE e antecipar a passagem automtica ao modo DIVE que ocorreria de qualquer forma dentro de no mximo, 30 segundos. Em mergulhos com descidas muito rpidas, aconselhase a ativao do computador com os botes. Apertar o boto <Mode> para passar por aprox. 8 seg a WIN2 onde visualizam-se (fig. 12): Salgada/doce. cone No desc. Valor da profundidade mxima alcanada (em "m" ou "ps"). Valor da temperatura medida (em C ou em F). Tempo residual na curva de segurana em minutos.
FIG. 10

DIVE -

MERGULHO

"NA

CURVA"

Depois de 8 segundos ou apertando o boto <Mode>, volta-se automaticamente a WIN1.

MERGULHOS COM AR
O modo DIVE/mergulho inclui diferentes modos operacionais, descritos abaixo:

DIVE - ESPERA AT O PREDIVE (FIG. 10)

INCIO DO MERGULHO,

Ultrapassando 1,5 m de profundidade inicia seu funcionamento e aumenta o relativo cronmetro que marca o tempo. Se permanecer neste estado por mais de 20 seg. inicia a memorizao, no Logbook, dos dados relativos ao mergulho. Os dados visualizados so organizados em dois quadros WIN1 e WIN2. A WIN1 contm as seguintes informaes (fig. 11): Salgada/doce. cone No desc. profundidade efetiva (em "m" ou "ps"). Durao do mergulho em minutos. Tempo residual na curva de segurana em minutos.

FIG. 12

Quando o tempo residual na curva de segurana igual a 1 min, ativa-se um alarme sonoro que indica a sucessiva sada da curva.

DIVE -

MERGULHO

"FOR

A DA CURVA"

At permanecer profundidade mxima de 1,5 m. Se permanecer em PreDive por mais de 15 min sem apertar nenhum boto, M1 vai para o modo OFF.

FIG. 11

Se a profundidade no diminuir, no final da ativao do alarme, inicia o mergulho "fora da curva" que assinalado com a indicao "desc" e com um alarme sonoro. A visualizao dos dados organizada na seguinte maneira: A WIN1 contm as seguintes informaes (fig. 13): Salgada/doce. cone "desc". Profundidade efetiva (em "m" ou "ps").

PORTUGUS

125

Durao do mergulho em minutos. Cota da etapa mais profunda. Tempo de permanncia na etapa indicada.

FIG. 13

Apertar o boto <Mode> para passar por aprox. 8 sec ao WIN2 onde visualizam-se (fig. 14): Salgada/doce. cone "desc". Valor da profundidade mxima alcanada (em "m" ou "ps"). Valor da temperatura medida (em C ou em F). "Ascent time", ou seja, tempo total previsto para voltar superfcie.

O "ascent time" inclui: Os tempos de permanncia nas vrias etapas. O tempo necessrio para subir velocidade mdia igual a 10 m/min. Possvel parada profunda. O M1 verifica tambm o respeito s etapas de descompresso; dois cones (fig. 15), assinalam graficamente o comportamento que se deve ter indicando: 2 tringulos: profundidade correta para a descompresso; tringulo para cima: cota de descompresso no alcanada, subir; tringulo para baixo: cota de descompresso excedida, descer novamente!!

! ADVERTNCIA
Durante a ativao dos alarmes de pulo de etapa, a dessaturao dos tecidos interrompida, ela ser novamente ativada quando o mergulhador voltar cota de etapa correta. Se a cota de etapa excedida em mais de 1 m e por mais de 3 minutos, ativa-se o modo Pulo de Etapa. Neste caso, ilumina-se o cone correspondente (fig. 16).

FIG. 16

No final do mergulho, o mergulhador que desejar mergulhar novamente pode utilizar o M1 somente como profundmetro (Stop Mode).
FIG. 15

DIVE -

DEEP STOP

! ADVERTNCIA
Nunca subir alm da cota de etapa. Se a cota de etapa for excedida em mais de 30 cm o cone 'tringulo para baixo' pisca; se o valor de excesso for maior que 1 m, alm do alarme luminoso ativa-se tambm um alarme sonoro. As sinalizaes permanecem at voltarem s condies normais.

FIG. 14

Para reduzir a probabilidade de formao de microbolhas crticas, caso efetuem-se mergulhos fora da curva de segurana ou ao limite da mesma, M1 sugere paradas profundas de um minuto. Em proximidade da cota de parada profunda, M1 ativa um alarme sonoro e a tela visualiza "St 1min", (fig. 17).

Para voltar automaticamente ao WIN1 esperar 8 seg. ou apertar o boto <Mode>.

126

COMPUTADOR DE MERGULHO
! PERIGO
A subida rpida aumenta os riscos de MDD. Se ocorrer uma subida to rpida que ativa o alarme sonoro, a monitorao da subida com velocidade no controlada inicia. A condio que leva "subida com velocidade no controlada" a violao sem interrupes da velocidade de subida, "Slow" e "alarme sonoro", por um trecho igual dois teros da profundidade de onde inicia o alarme. O controle da subida com velocidade no controlada inicia quando o alarme ativa-se a uma profundidade maior que 12 metros. Se for detectada uma subida com velocidade no controlada (Fig. 18), no fim do mergulho, e o mergulhador deseja mergulhar novamente, o M1 funciona somente como profundmetro (Stop Mode). possvel desativar o controle da subida com velocidade no controlada no ajuste SET3.

! ADVERTNCIA
Esta funo pode ser utilizada somente por mergulhadores experientes, que assumem a total responsabilidade da desativao do "stop" sucessivamente subida com velocidade no controlada.

FIG. 17

DIVE - SAFETY STOP (PARADA DE SEGURANA)


Em um mergulho, se a profundidade alcanada exceder os 10 metros, ativa-se o "Safety Stop" durante a subida; o M1 sugere ento uma parada de segurana de 3 minutos no campo de profundidade includo entre -2,5 e -5 metros. O tempo de no desc, 99 min, ser substitudo por "St 3 min2min1min" (Fig. 19). Saindo do campo de profundidade acima especificado aparece novamente o tempo de no-desc, enquanto o tempo relativo parada de segurana bloqueia-se. Entrando novamente no campo da parada de segurana, o tempo da parada de segurana recomea do ponto em que a contagem se interrompeu. Ao voltar a uma profundidade maior que 10 metros, o "safety stop" no considera a parada efetuada e recomea a partir de 3 minutos. Em um mergulho fora da curva o "safety stop" estende a etapa a 3 metros de mais 3 min. com o modo de visualizao descrito anteriormente.

A cota da parada profunda determinada atravs de um algarismo que calcula a presso mdia qual o mergulhador foi submetido durante o mergulho e a cota que dever alcanar para efetuar eventuais paradas de descompresso.

DIVE -

SUBIDA

Em correspondncia de uma reduo da profundidade ativa-se um algarismo de controle da velocidade de subida. Aparece um valor que indica a velocidade de subida como porcentagem daquela ideal, 10 m/min. Se este valor excede 60% da velocidade mxima permitida aparece a indicao grfica com barras da velocidade de subida. A correspondncia entra as barras e a porcentagem da velocidade de subida a seguinte: 1 barra 60 < % veloc. < 80 2 barras 80 < % veloc. < 95 3 barras 95 < % veloc. < 105 4 barras 105 < % veloc. < 120 4 barras + "Slow" % veloc. > 120 Se a palavra "Slow" ilumina-se, ativa-se tambm um alarme sonoro que permanece at a velocidade de subida voltar a menos que 120%.

FIG. 18

PORTUGUS
127

cone areo at quando o tempo de no vo igual a zero. cone e tempo de dessaturao at quando o tempo igual a zero. Eventuais cones relativos aos erros efetuados (pulo de etapa, subida com velocidade no controlada).

FIG. 19

FIG. 22

DIVE - VOLTA

SUPERFCIE

O mergulho suspenso e a contagem da durao do mergulho terminada quando a profundidade menor que 1 metro. Se dentro de 3 minutos a profundidade no excede 1,5 metros, o mergulho terminado e registado no Logbook, em caso contrrio, a contagem da durao do mergulho continua. No visor, visualizam-se (Fig. 20): A durao do mergulho. A profundidade mxima.

FIG. 21

Apertar o boto <Mode> para passar por aprox. 8 seg. WIN2 onde visualizam-se (Fig. 23): Profundidade mxima do mergulho que levou ao modo "Stop". Durao do mergulho que levou ao modo Stop. "Attn".

! ADVERTNCIA
No voar se a indicao de no vo estiver ativada.

DIVE - STOP MODE


Quando ocorrem as infraes de pulo de etapa e/ou de subida com velocidade no controlada nos mergulhos sucessivos o M1 funciona somente como profundmetro. Na WIN1 visualizam-se (Fig. 22): Profundidade. Dive time (tempo de mergulho). "Stop".
FIG. 20

FIG. 23

Depois de 3 minutos, o M1 passa do modo DIVE (mergulho) ao modo OFF (desligado) visualizando (fig. 21):

Para voltar automaticamente ao WIN1, esperar 8 seg. ou apertar o boto <Mode>. Se mergulhar em modo "Stop" o perfil , de qualquer maneira, memorizado no logbook. O modo "Stop" permanece por 24 horas. Para sair deste estado, possvel levar a zero a memria de nitrognio dos tecidos.

128

COMPUTADOR DE MERGULHO
CONTROLE
DOS PARMETROS CRTICOS DO

! ADVERTNCIA
Esta funo pode ser utilizada somente por mergulhadores experientes. O usurio que levar a zero a memria de nitrognio residual no pode usar o instrumento para mergulhos repetidos. No mergulhar com o M1 se a memria de nitrognio residual foi levada para zero e se nas 24 horas anteriores tiverem sido efetuados mergulhos.

! ADVERTNCIA
No utilizar misturas com % de O2 maiores que 50%.

MERGULHO NITROX

PRESSO PARCIAL

DE

OXIGNIO

! ADVERTNCIA
A correta regulagem da porcentagem de oxignio na mistura indispensvel para uma previso exata de: - Tempo residual na curva. - Tempos de permanncia nas cotas de descompresso. - Alarme para o superamento da PPO 2 mxima aceitvel. O M1 gerencia o mergulho "Nitrox" de acordo com o mesmo esquema do mergulho com ar, portanto, existem os mesmos termos de seleo do modo DIVE e as mesmas fases. As diferenas no gerenciamento dos dois tipos de mergulho existem no controle dos parmetros crticos do mergulho "Nitrox" e na visualizao destes dados alm daqueles do mergulho com ar (indicados no captulo anterior). Abaixo esto descritos os parmetros crticos do mergulho "Nitrox", monitorados por M1, e as diferenas sobre a visualizao dos dados.

MERGULHO "NITROX"
Os mergulhos com mistura de ar enriquecido, reduzindo o contedo de nitrognio na mistura respirada, diminuem os riscos de dores de descompresso relativamente ao correspondente mergulho com ar. Todavia, o aumento da porcentagem de oxignio na mistura expe os mergulhadores aos riscos provocados pela toxicidade do oxignio que, em geral, no so considerados nos mergulhos esportivos com ar. O M1 controla a profundidade e o tempo de mergulho e, com referncia porcentagem de oxignio ajustada nos set, d as indicaes que permitem ao mergulhador permanecer, com referncia exposio a oxignio, dentro dos limites de segurana. Para fazer um mergulho nitrox necessrio regular o modo NITROX no ajuste SET1.

Quando a profundidade alcana um valor em que a PPO2 supera o valor ajustado no set correspondente, (de 1,2 a 1,6 ATM), ativa-se uma condio de alarme sinalizada por: Valor da profundidade pisca. Alarme sonoro. O alarme permanece at quando a diminuio da profundidade permite a volta s condies normais.

! ADVERTNCIA
Quando ativa-se o alarme, subir imediatamente at a sua desativao.

E FEITOS
CENTRAL

SOBRE O SISTEMA NERVOSO

O controle da toxicidade ao sistema nervoso central, devida exposio ao oxignio, ocorre atravs de um clculo baseado nos princpios atualmente aceitos e expressos em tabelas que indicam os limites de exposio. Esta toxicidade expressa com uma porcentagem, % CNS O2, que varia de 0% a 120%. A porcentagem de CNS O2 visualizada no visor e quando supera 75% ativa-se um alarme luminoso da mesma. As Fig. 24-30 mostram os dados visualizados nas vrias fases do mergulho:

! ADVERTNCIA
Antes do mergulho, verificar a correta regulagem dos parmetros do mergulho nitrox, ou seja a porcentagem de oxignio da mistura e a presso parcial do oxignio, que limita a profundidade mxima do mergulho.

! ADVERTNCIA
Antes de ler o captulo "Mergulho Nitrox", a MARES recomenda uma leitura atenta do captulo "Mergulho com Ar".

PORTUGUS

Fig. 24 - PreDive, com a ativao do modo DIVE (mergulho) visualiza-se a % O2 e a % CNS O2 se for maior que zero.

129

Valor da profundidade mxima alcanada (em "m" ou "ps"). Valor da temperatura medida (em C ou em F). Tempo residual na curva de segurana em minutos. Valor regulado da % O2 na mistura. Para voltar automaticamente ao WIN 1 esperar 8 seg. ou apertar o boto <Mode>.
FIG. 24 FIG. 27

Fig. 25 - Mergulho "na curva", no WIN1 visualizam-se: cone nitrox. Salgada/doce. cone No desc. Profundidade efetiva (em "m" ou "ps"). Durao do mergulho em minutos. Tempo residual na curva de segurana em minutos. % CNS O2.

FIG. 26

Fig. 27 - Mergulho "fora da curva", no WIN1 visualizam-se: cone nitrox. Salgada/doce. cone "desc". Profundidade efetiva (em "m" ou "ps"). Durao do mergulho em minutos. Cota da etapa mais profunda. Tempo de permanncia na etapa indicada. % CNS O2.

Fig. 28 - Apertar o boto <Mode> para passar por aprox. 8 seg. ao WIN2 onde visualizam-se: cone nitrox. Salgada/doce. cone "desc". Valor da profundidade mxima alcanada (em "m" ou "ps"). Valor da temperatura medida (em C ou em F). Ascent time, ou seja o tempo total previsto para voltar superfcie. Valor regulado da % O2 na mistura. Para voltar automaticamente WIN1 esperar 8 seg ou apertar o boto <Mode>.

FIG. 25

Fig. 26 - Apertar o boto <Mode> para passar por aprox. 8 seg. ao WIN2 onde visualizam-se: cone nitrox. Salgada/doce. cone No desc.

FIG. 28

130

COMPUTADOR DE MERGULHO
Fig. 29 - Volta superfcie, no visor visualizam-se: A durao do mergulho. A profundidade mxima. % CNS O2. % O2.

"BOTTOM TIME"
Somente as funes do temporizador so ativadas, visualizam-se os segundos e a medio da profundidade. A WIN1 contm as informaes abaixo (Fig. 31): profundidade. tempo de mergulho em minutos e segundos "Bt".

MODOS DE SUPERFCIE
TEMPO DE SUPERFCIE DEPOIS DO MERGULHO
Os modos para ter acesso ao modo SURF (superfcie) so indicados na fig. A, ou seja do modo DIVE apertar o boto <Mode> ou do modo SET apertar o boto <->. O M1 visualiza o modo SURF at quando a indicao de no vo ativa. Para entrar no interior do modo SURF, apertar o boto <Mode> por 2" (fig. C). Visualiza-se o dado do intervalo de superfcie em horas e minutos (Fig. 32). Em cada mergulho "Nitrox", o dado visualizado ser substitudo por aprox. 3 seg. pelo valor da % CNS O2.

FIG. 29

Fig. 30 - Depois de 3 minutos, o M1 passa do modo DIVE ao modo OFF visualizando: cone areo que pisca at o tempo de no vo for igual a zero. cone e tempo de dessaturao at o tempo for igual a zero. % CNS O2. Eventuais cones relativos aos erros cometidos (pulo de etapa, subida com velocidade no controlada, % CNS O2).

FIG. 31

Apertar o boto <Mode> para passar por aprox. 8 seg. ao WIN2 onde visualizam-se: profundidade mxima. valor da temperatura medida (em C ou em F). "Bt". Para voltar automaticamente ao WIN1, esperar 8 seg. ou apertar o boto <Mode>. Tambm no modo "bottom time", o perfil do mergulho memorizado no logbook. Para regular o modo "Air" ou "nitrox" depois de um mergulho "Bt", utilizar o SET1, nesta maneira o M1 passa ao Stop Mode nas 24 horas sucessivas.

FIG. 32

Apertar o boto <-> para visualizar o tempo de dessat. Apertar novamente o boto <-> para passar ao tempo de no vo. Apertar novamente o boto <-> para voltar ao tempo de superfcie. Apertar o boto <Mode> para sair do modo SURF e passar ao modo SET.

PORTUGUS

FIG. 30

131

RELAO

ENTRE O TEMPO DE DESSATURAO E O

TEMPO DE NO VO

PAGINAO DA CURVA DE SEGURANA


Os modos para ter acesso ao modo PLAN so indicados na fig. A, ou seja do modo CLOCK (relgio) apertar o boto <Mode> ou do modo SIMUL apertar o boto <->. Atravs desta funo, possvel fazer a paginao da curva de segurana considerando o eventual nvel de saturao residual dos tecidos, devido a um mergulho anterior. No caso de regulagem "Nitrox" considera-se a porcentagem de O2 e da PPO2. Para entrar no interior do modo PLAN, apertar o boto <Mode> por 2" (fig. D). Apertar o boto <Mode> para ativar a paginao, os dados abaixo so visualizados (Fig. 34): Profundidade. Tempo residual na curva de segurana em minutos.

Se for ativado o modo "Nitrox" visualiza-se a % de O2 ajustada (Fig. 35).

TEMPO DE DESSATURAO Mergulho na curva no repetido 0 12 horas > 12 horas 0 24 horas > 24 horas

TEMPO DE NO VO 12 horas = Tempo de dessaturao 24 horas = Tempo de dessaturao

Mergulho fora da curva repetido

FIG. 35

RELGIO E CALENDRIO
Os modos para ter acesso ao modo CLOCK (relgio) so indicados na fig. A, ou seja do SET/ajuste apertar o boto <Mode> ou do modo PLAN apertar o boto <->. O visor visualiza (Fig. 33): O ano (4 algarismos). O dia. O ms. A hora e os minutos (em formato de 24 h).

A profundidade mxima varia em funo dos valores de % O2 e PPO2 mxima regulados. Se o modo selecionado "Bottom Time", a paginao da curva de segurana inibida (Fig. 36).

FIG. 36

FIG. 34

A mesma coisa ocorre em "Air" ou "Nitrox" mas em modo Stop (Fig. 37).

FIG. 33

Apertar o boto <-> para avanar de trs em trs metros at 48 m. Para cada profundidade ser visualizado o correspondente tempo residual na curva de segurana em minutos. Para sair do modo PLAN apertar os dois botes contemporaneamente.

132

COMPUTADOR DE MERGULHO
SIMUL - EM
SUPERFCIE

Quando a profundidade inferior a um metro, o mergulhador est em superfcie. O computador mostra a profundidade mxima alcanada e a durao do mergulho. Apertar o boto <-> para voltar novamente ao mergulho. Apertar <Mode> e <-> ao mesmo tempo para sair do modo SIMUL.
FIG. 37 FIG. 38

SIMUL - SUPERFCIE
Quando, depois da simulao do mergulho, o M1 est em modo superfcie, visualiza-se o tempo de superfcie. Este dado aumenta rapidamente pois o tempo passa ainda mais rapidamente que o modo Dive (mergulho) (a cada segundo real o tempo de superfcie aumenta um minuto). Apertar <Mode> para passar visualizao do "desat time".

SIMULADOR DE MERGULHOS
As possibilidades para ter acesso ao modo SIMUL so indicadas na fig. A, ou seja, do modo PLAN apertar o boto <Mode> ou do modo LOG apertar o boto <->. O M1 permite a simulao de mergulhos considerando o nvel de saturao residual dos tecidos. Alm disso, se for regulado o modo "Nitrox" a simulao ser relativa a um mergulho "Nitrox" caraterizado por parmetros da % O2 na mistura e da PPO2 mxima regulada nos ajustes. Se o M1 est em modo "Bottom Time", a simulao de um mergulho no ser possvel. A mesma coisa ocorre em modo "Air" ou "Nitrox" mas na condio de modo Stop. Para entrar no interior do modo SIMUL, apertar o boto <Mode> por 2" (fig. E). possvel escolher vrios estados operacionais, ou seja:

SIMUL - MERGULHO
A simulao, em relao a um mergulho real, possui uma velocidade cinco vezes maior, ou seja, depois de 12 seg. reais, passou 1 minuto no mergulho simulado. A visualizao dos dados igual ao mergulho real, neste caso tambm os dados so subdivididos em dois quadros. Aprox. cada 20 seg. WIN1 substitudo por WIN2 para visualizar a profundidade mxima e eventualmente o "ascent time". Depois de aprox. 4 seg. volta ao WIN1. Funo botes: A presso repetida do boto <-> permite a descida de 1 metro a cada presso. Presses sucessivas eqivalem descida de 1 metro a cada presso. Apertando o boto com presses sucessivas possvel simular a velocidade de descida de 12 m/minuto. Ao contrrio, a presso contnua do mesmo, eqivale velocidade de 24 m/min. Apertando o boto <Mode> pode-se simular uma velocidade de subida de 10 m/min. Para sair do modo SIMUL apertar os dois botes <Mode> e <-> ao mesmo tempo.

LOGBOOK
O modo LOGBOOK permite visualizar no visor os dados registrados, relativos aos ltimos mergulhos efetuados, como se fossem pginas de um "jornal", atribuindo o nmero "1" ao mergulho mais recente, "2" quele anterior e continuando assim at "50". De todos os 50 mergulhos mais recentes, mas por um mximo de aprox. 38 horas, possvel visualizar os pontos individuais de perfil que constituem a evoluo do mergulho registrado. Quando a memria do Logbook esgotada, em ocasio de um novo mergulho, o mergulho mais antigo ser cancelado para dar o lugar ao novo. As vrias possibilidades para ter acesso ao modo LOGBOOK so indicadas na fig. A, ou seja do modo SIMUL apertando o boto <Mode> ou do modo Micro apertando o boto <->.

SIMUL - ESPERA (FIG. 38)

ANTES DO MERGULHO

Apertar o boto <-> para iniciar a simulao do mergulho.

PORTUGUS

133

Visualizam-se os dados da memria histrica (fig. 38), ou seja: Nmero total de mergulhos efetuados. Horas totais de mergulho. Profundidade mxima.

Apertar o boto <Mode> para visualizar rapidamente os mergulhos memorizados. Apertar o boto <-> para visualizar a pgina 2 que contm os dados resumidos do mergulho escolhido. Visualizam-se os dados abaixo: Modo do mergulho: Ar (Fig. 41), "Nitrox" (Fig. 42) ou "Bottom Time" (Fig. 43).

FIG. 43

FIG. 39

Apertando o boto <Mode> por aprox. 2" (fig. F), entra-se no modo de visualizao rpida de todos os mergulhos. Visualiza-se a data do mergulho mais recente e, em particular, os dados abaixo (Fig. 40): Indicao do nmero progressivo do mergulho (1= o mais recente). Indicao da data e da hora de incio do mergulho.

FIG. 41

FIG. 42

FIG. 40

Indicao do mergulho em "Stop Mode". gua doce ou Salgada. Em caso de mergulho "Nitrox". Porcentagem de na mistura. % CNS O2 Mx. Profundidade mxima alcanada no mergulho. Durao total do mergulho. Velocidade mxima de subida alcanada. Violao da etapa de descompresso. cone "no desc" para mergulhos na curva. cone "desc" para mergulho fora da curva. Para sair do logbook, apertar ao mesmo tempo os botes <Mode> e <->. Apertar o boto <Mode> por 2" para entrar no modo de visualizao do perfil. Existem trs modos diferentes para visualizar os pontos: Apertar e liberar o boto <Mode> para que o perfil desfile no visor, a cada presso do boto visualiza-se um ponto. Apertar o boto <Mode> para 2" e depois liberar para ativar o desfile automtico dos pontos do perfil. Apertar o boto <Mode> sem liber-lo para obter um desfile automtico trs vezes mais rpido que o anterior.

134

COMPUTADOR DE MERGULHO
Se, durante a visualizao automtica do perfil, apertase o boto <Mode>, passa-se ao desfile de um ponto. O visor, durante a visualizao do perfil, contm as seguintes informaes (Fig. 44): Profundidade. Intervalo (20 seg.) de referncia da profundidade. Eventual velocidade de subida alcanada. Violao da etapa de descompresso. cone "desc" ou "no desc". "Nitrox" - Nos intervalos em que ocorreu a superao da PP mx, aparece a indicao desta superao. o mergulhador regula o computador em modo micro (Fig. 45). Nesta condio a transmisso gerenciada pelo programa de interface residente no micro. Para ter acesso ao modo micro ver a fig. A, ou seja: do modo LOGBOOK apertar o boto <Mode>; do modo OFF apertar o boto <->; do modo DIVE apertar o boto <->. R: Se o computador no foi utilizado por longo tempo no podemos saber quando a carga das pilhas desceu abaixo do nvel 1. Substituir as pilhas antes de efetuar o mergulho. P: Ao substituir as pilhas, os dados dos mergulhos memorizados no Logbook so cancelados? R: No. P: Ao substituir as pilhas, os dados do ltimo mergulho sero cancelados? R: No, desde que as pilhas NO sejam substitudas nos 10 minutos sucessivos ao fim do mergulho. P: O que acontece se, depois de um mergulho, com tempo de dessaturao no levado para zero, substituem-se as pilhas? R: O clculo da dessaturao dos tecidos interrompido e com as novas pilhas os tecidos sero completamente dessaturados. O computador no deve ser utilizado por pelo menos 24 horas. P: O que deve fazer o mergulhador se, em superfcie, ele desejar ativar a iluminao posterior do visor? R: No modo DIVE (mergulho), o mergulhador deve apertar o boto <-> por aprox. 2 seg. Desta maneira, ativa-se a iluminao posterior do visor em modo temporneo. P: O que acontece se o mergulhador mergulha com o M1 desligado ou em modo diferente do modo DIVE? R: Automaticamente dentro de 30 seg, ou atravs de alguns botes, o M1 passa para o modo DIVE indicando a profundidade correta. P: Se, depois de um mergulho em modo "Bottom Time", ajusta-se o computador em modo "Air" ou "Nitrox", como registrado o mergulho? R: O M1 no permite um mergulho "Air" ou "Nitrox" nas 24 horas sucessivas a um "Bottom Time". Neste caso, M1 est em "stop mode".

FIG. 45

FAQ - PERGUNTAS E RESPOSTAS


FIG. 44

Para sair do modo 'viso do perfil', e voltar ao nvel anterior de viso dos dados gerais apertar os botes <Mode> e <->.

INTERFACE COM UM MICRO


Por meio de um mdulo de interface e de um programa dedicado, em ambiente Windows, possvel transferir os dados do Logbook de M1 a um micro junto com a regulagem do parmetros de ajuste SET. A comunicao entre M1 e o micro de tipo ptico. Utiliza-se uma porta serial RS232 do micro e o respectivo mdulo de interface que transforma os sinais pticos em sinais eltricos e vice versa. Os modos de transferncia so os seguintes:

P: Se, ao usar o computador, durante um mergulho, aparecer a indicao do nvel 1 de pilhas fracas, ou seja, ilumina-se o cone pilha, quantos mergulhos podem ser feitos antes de substituir as pilhas? R: Aproximadamente 5 mergulhos. De qualquer forma, aconselhvel substituir as pilhas o mais cedo possvel. P: Se, depois de um perodo de sem utilizao, ao ativar o computador assinala-se o nvel 1 de descarga das pilhas, ou seja ilumina-se o cone pilha e o alarme sonoro, quantos mergulhos podem ser feitos antes de substituir as pilhas?

PORTUGUS

135

P: Depois da introduo das pilhas, o visor iluminase e aparecem alguns nmeros, o que que eles representam? R: Estes nmeros representam o nmero de srie do computador.

! ADVERTNCIA
No substituir a pilha nos primeiros 10 minutos sucessivos ao mergulho. A substituio antecipada faz perder a memria dos dados do mergulho apenas terminado. Lembrar-se de que, depois da substituio da pilha, perdem-se as informaes relativas ao nitrognio residual nos tecidos, ao tempo de dessaturao e ao tempo de no vo. Portanto, aconselhvel anotar estes dados antes de substituir a pilha. No substituir a pilha durante mergulhos repetidos. No jogar as pilhas velhas no mar. Para adaptar o comprimento da tira s prprias exigncias, foram criadas algumas canaletas (Fig. 46), atravs das quais a tira pode ser cortada.

MANUTENO
SUBSTITUIO DAS PILHAS
A substituio uma operao muito simples, que no necessita de pessoal especializado. Desaparafusar a tampa de vedao dando de volta em sentido antihorrio e substituir as pilhas prestando ateno polaridade correta. A polaridade correta est indicada na parte posterior do instrumento. O compartimento onde esto alojadas as pilhas estanque e no est em comunicao com o corao do instrumento. Se entrar gua, basta enxugar rapidamente qualquer vestgio de umidade antes de instalar novamente as pilhas.

! ADVERTNCIA
Antes de fechar a tampa, verificar o bom estado da vedao, verificar se est perfeitamente limpa e aplicar uma fina camada de graxa de silicone.

! ADVERTNCIA
Para fechar a tampa, apertar bem e verificar se o O'ring est bem instalado, depois disso dar de volta em sentido horrio.
FIG. 46

136

210

FIGURES

211

212

FIGURES

213

214

FIGURES

215

216

FIGURES

217

Potrebbero piacerti anche