Sei sulla pagina 1di 59

Etiqueta Social e Profissional

Apostila compilada por Sum Pedrosa

Etiqueta Social e Profissional

Etiqueta o conjunto das regras que norteiam nossos comportamentos. Cada povo, cada cultura, cada poca, tem seus prprios cdigos comportamentais. Segui-los uma arte que pode ser aprendida e dominada segundo bom-senso, conhecimento e, sobretudo, respeito pela dignidade dos Seres com quem convivemos. Nada substitui a competncia que vem do conhecimento geral e especfico, de nossas habilidades individuais e ainda das atitudes que formam nossos valores ticos. Comportamentos so a expresso desses valores, onde simplicidade, naturalidade e amabilidade devem ser a tnica principal. Comportamentos ticos e adequados (aos papis sociais, aos diferentes momentos e eventos) sem dvida, aumentam os nveis de confiabilidade em nossa atuao como Ser social e profissional. Regras de etiqueta so manifestaes de civilidade baseadas no respeito ao prximo Etiqueta social assunto srio, uma manifestao de civilidade. Todas as regras so baseadas no respeito ao prximo, na educao e foram criadas para facilitar o convvio em sociedade. Algumas pessoas que no observam a etiqueta - mesmo tendo muito dinheiro, ficam sem acesso a uma classe social superior. Num mundo cada vez mais marcado pela fora do dinheiro, em que valores e tradies so deixados de lado, algumas pessoas acham que podem comprar tudo, quando na verdade existem muitas coisas que no se compram, mas devem ser aprendidas e assimiladas com sabedoria. Afinal, ningum nasce sabendo, mas tem obrigao de querer aprender.

Viver com cordialidade e segurana no trato social algo que parte de uma importante premissa: conhecer a si mesmo e a cultura do ambiente onde vivemos. Aqui esto algumas informaes para facilitar a colocao destes conceitos em prtica: Roteiro de Autoconhecimento Quem voc? Que caractersticas o tornam uma pessoa interessante e especial? O que voc faz? Qual sua formao? Qual sua imagem perante os demais? O que tem a oferecer? Quais seus pontos fortes e habilidades? Quais so seus pontos a desenvolver? Sua imagem pessoal e profissional est adequada para a instituio que voc representa? Regras para Cumprimentar e Apresentar Pessoas As regras de etiqueta so uma espcie de cdigo atravs do qual ns informamos aos outros que somos preparados para conviver harmoniosamente no grupo. Essas regras tratam basicamente do comportamento social, e englobam desde o modo de vestir-se adequadamente s diversas ocasies, at os modos de comer, de freqentar ambientes pblicos e, principalmente, de como se relacionar com as pessoas. Por isso, vamos comear falando da etiqueta dos cumprimentos e apresentaes. - H uma regra bsica para todos os tipos de apresentao: quem quer que esteja se apresentando ou sendo apresentado, deve sorrir e olhar a pessoa nos olhos. Seriedade e tenso no funcionam bem nas apresentaes. - Outra regrinha diz que:
3

"A pessoa mais importante quem recebe a outra e tem seu nome dito primeiro. No meio empresarial, interessante dar ao cliente essa importncia maior." - Outra coisa importante que deve ser observada tanto por homens como por mulheres que o tapinha nas costas e os beijinhos devem ser evitados sempre, a menos que haja grande intimidade entre eles e a ocasio permita esse tipo de carinho. Pode ocorrer, tambm, que a pessoa apresentada por uma questo de descortesia no estique a mo para receber o cumprimento. O que fazer? Se ao esticar a mo para apresentar-se a algum, ela no retribuir esse gesto, retire a mo, mas continue a apresentao. Esta atitude a correta. - Para apresentar algum a um grupo, aproveite o momento em que estiverem reunidos e diga algo mais ou menos assim: "Oi, pessoal, queria apresentar a vocs a Luciana Forli, designer da Briattore, em Milo." Saiba tambm que nas apresentaes para um grupo esto dispensados os apertos de mo. Ao ser apresentado, se estiver sentada, a pessoa deve se levantar. Esta regra se aplica aos homens. Se no levantar-se, pode parecer que est desinteressado ou alheio. As mulheres, se estiverem sentadas, s devem levantar-se se a pessoa apresentada for a anfitri ou uma senhora de idade. Quando lhe cabe apresentar algum, diga o nome completo da pessoa e algo que propicie o incio de uma conversa. O "ol!" e o "como vai?" so considerados cumprimentos padres. Voc no precisa usar aquele tradicional "muito prazer!" As mulheres tambm se cumprimentam apertando as mos.

Casamentos Os convites impressos em cartes de formato grande, duplo ou simples, conforme a elegncia da cerimnia o exigir so distribudos com trinta dias de antecedncia, para que os convidados no assumam outros compromissos. Ateno: as frases como os noivos recebero os cumprimentos na igreja so inteiramente indelicadas. Se a recepo s para alguns convidados aps a cerimnia na igreja, estes recebero um convite especial que deve ser colocado no envelope. A cerimnia do casamento tradicional se mantm, com poucas variaes, embora com alguns modismos. Permanece, por exemplo, a presena de duas meninas, ou de um menino, ou de um menino e uma menina, que procedem a noiva na entrada da igreja. Na sacristia, os noivos, ao receberem os cumprimentos, colocam-se entre seus pais e avs. Os convidados devem limitar suas palavras, evitando efuses por demais cansativas. Cumprimentam-se os membros da famlia quando no conhecidos, com uma ligeira inclinao de cabea. Na recepo, os noivos ou seus pais agradecem a cada convidado os presentes ou flores recebidos. Isto no dispensa o casal de manifestar os agradecimentos por escrito, logo ao chegar da viagem de npcias. A decorao das mesas deve ser requintada, reservando-se um lugar especial para o bolo clssico. Evitar os enfeites de noivinhos, bonequinhos ou pombinhos, de gosto mais do que duvidoso.

Uma inovao: tornou-se costume elegante convidar dois, trs ou mais casais de padrinhos de cada noivo. uma forma simptica de homenagear um maior nmero de familiares ou amigos. Regras de etiqueta Fale baixo a tendncia das pessoas elevar o tom de voz. Evite assuntos particulares em pblico a conversa pode deixar as pessoas constrangidas. D preferncia conversa ao vivo valorize aquele que est na sua frente e deixe para conversar pelo celular depois. Nos restaurantes, no fique papeando h pessoas que desejam fazer a refeio em paz. Retorne as ligaes se algum deixar recado na caixa postal, no se esquea de ligar de volta. Escolha bem a campainha os ringtones(toques de celular) refletem seu estado de esprito. Portanto, escolha bem. E cuidado com os tons engraadinhos. Ateno ao horrio s ligue de madrugada para algum se for algo muito urgente. Desligue o aparelho nas reunies de negcio se estiver esperando uma ligao urgente, avise os participantes e deixe o aparelho no modo vibratrio. Respeite a platia e o artista - nas salas de cinema, teatro, espetculos nunca atenda o telefone. Preserve o silncio nas bibliotecas e museus as pessoas precisam se concentrar. No atrapalhe mdicos e enfermos evite usar o celular nos consultrios e nos hospitais. Nas ocasies fnebres e ambientes religiosos, esquea o celular Respeite a f e a dor alheia. Espere desembarcar do avio s ligue o celular no saguo. Procure guardar o celular no bolso ou na bolsa melhor que deixar o aparelho mostra.
6

Pergunte se a pessoa pode atender antes de comear a falar, veja se a pessoa pode falar. Pea autorizao para fotografar os celulares com cmera embutida so populares, mas no se esquea de pedir para clicar.

Etiqueta no elevador: Nos elevadores, o homem sempre deve segurar a porta para a entrada da mulher. Da mesma forma, os idosos tm a preferncia. Se duas pessoas forem descer no mesmo andar, o homem, ou a pessoa mais jovem, deve abrir a porta para que a mulher ou o mais idoso saia do elevador. Em elevadores de empresas, o homem deve entrar aps a mulher e permitir a passagem para que ela saia primeiro. Se o elevador estiver muito cheio e essa delicadeza representar incmodo para as pessoas, o homem deve pedir licena e sair primeiro. Qualquer pessoa que entra no elevador deve cumprimentar aqueles que j esto dentro. Etiqueta na Internet: No repasse e-mails duvidosos, correntes, piadas e boatos; Responda todos os e-mails rapidamente. No faa spam (propaganda sem prvia aceitao pelo receptor); Preste ateno na gramtica, ortografia e na pontuao. Use a internet para aprimoramento pessoal e profissional. mesa Mesmo quem j est mais acostumado a organizar e participar de festas e eventos pode ter dvidas de como se comportar mesa. Algumas regras j foram quebradas ou s so necessrias em ambientes mais formais, mas algumas delas so essenciais para que todos se sintam bem. Conhea algumas delas:
7

- Se voc for o anfitrio, sirva a todos os convidados e s depois se sirva.

- Coloque o guardanapo de pano no colo antes de iniciar a refeio, nunca em volta do pescoo. Se for de papel, ele deve ficar do lado esquerdo do prato. Quando terminar, no coloque o guardanapo usado no prato.

- Se houver pezinhos de entrada, parta com as mos, em cima de um prato ou cesto. - Use os talheres de fora para dentro, conforme forem servidos a entrada e o prato principal. - Para comer massas, use o garfo e a colher. Como so fceis de cortar, no precisam da ajuda da faca. - Antes de levar o copo boca, limpe os lbios com o guardanapo.

- Evite falar de boca cheia e fazer barulho quando bebe ou toma sopa.

- Cuidado com os cotovelos. Sobre a mesa, apenas os punhos. - Se voc ainda estiver com apetite, pode repetir vontade. Verifique apenas se todos j se serviram. - E, por fim, lembre-se de que palitar os dentes na mesa no aceitvel, mesmo em famlia. Se precisar, pea licena e v ao toilette. Servio: pode-se comear a comer aps algumas pessoas terem sido servidas, se o servio for lento. Guardanapo: colocar no colo, durante a refeio, aberto totalmente ou no, conforme o tamanho. Us-lo sempre antes de levar o copo ou o clice boca. No final, coloc-lo ao lado do prato, sem dobrar mas tambm sem o amarrotar.

Talheres: os que esto mais longe do prato so os primeiros a usar e, naturalmente, os ltimos so os mais prximos do prato. No se limpam os talheres com o guardanapo, antes de serem usados. Ao parar de usar os talheres, estes devem ser colocados sobre o prato (a faca na borda) e os cabos nunca apoiados na mesa. Acabando de comer, colocam-se sobre o prato, no sentido perpendicular borda da mesa. Garfo e faca: no Brasil usa-se mais a regra de usar o garfo sempre na mo esquerda, maneira europia. Usando-se a faca e o garfo ao mesmo tempo, seguram-se ambos da mesma maneira, isto , a extremidade dos cabos na palma da mo, apoiando-se o ndex pouco aqum da lmina da faca ou dos dentes do garfo. Salada: antes de se servir, reparar se h prato e talheres especiais para a mesma, normalmente colocados ao lado do prato de jantar. Pores: no exigido que se coma tudo que se pe no prato, nem obrigatrio deixar um resto de comida. Po: parte-se com as mos em pedaos pequenos, passa-se a manteiga e leva-se boca com a mo. Sal e pimenta: correto usar estes ingredientes, mesmo num jantar de cerimnia. Espinhas, ossos, azeitonas, etc.: a mesma colher que levou o alimento boca dever devolver os restos ao prato, como no caso de caroos de frutas em calda. Se for usada a mo (azeitonas ou uvas, entre outras) pode a mesma retorn-los ao prato. Espinhas e ossinhos, de modo discreto, voltam na mo para o prato. Outras regras: - Todos sabem que no se deve colocar os cotovelos sobre a mesa, mas tambm no bom assumir uma posio de esttua. - Ao aceitar um prato, nada se diz, mas quando se o declina de bom tom dizer: no, muito obrigado.

- Os copos levam-se boca segurando-se pela base de seu arqueado e nunca pelas bordas. - No correto elogiar a comida ou a maneira como foi preparada. - Tambm uma conversa no dever provocar discusses sobre assuntos polticos, religiosos ou de qualquer natureza que possam de algum modo suscetibilizar algum dos presentes e, muito menos, gesticular com o talher quando se fala. - preciso lembrar de se mastigar com a boca fechada. de bom tom, no entanto, que se coma devagar, mastigando bem os alimentos, at porque feio mesmo, usar palitos que, alis no devem existir em qualquer recipiente sobre a mesa. Ao levantar da mesa: o prato no deve ser empurrado, depois de arrumados os talheres sobre ele. Ma uma curiosidade sobre esta fruta: por tradio histrica, nas mais refinadas mesas ou ambientes, a ma motivo de decorao, por aliar suas belas cores ao seu aroma delicioso. E por lembrar o fruto proibido que Eva, seduzida pela serpente, colheu da rvore da sabedoria. Mas nem todos sabem que chamada, tambm, de fruta-po. Assim, numa refeio de cerimnia, a ma dever ser saboreada, pois quem o fizer demonstrar que ficou satisfeito com as iguarias que foram servidas. Postura Correta Mesa

sente-se com elegncia mantendo a coluna ereta


10

no cole as costas no encosto da cadeira evite cruzar ou esticar as pernas para no atrapalhar as pessoas a sua frente mantenha as mos sobre a mesa apoiando somente os punhos nunca apie os cotovelos nem abra muito os braos para no incomodar as pessoas ao lado ao sentar-se coloque o guardanapo (de tecido) sobre o colo use-o sempre que necessrio e sempre depois de tomar qualquer liquido

Talheres use a faca comum para cortar carnes e aves, partindo-se um pouco de cada vez voc no precisa ficar segurando os talheres o tempo todo; descanse-os sobre o prato ao levar comida boca o garfo nunca deve estar muito cheio ao terminar, coloque a faca e o garfo paralelos, com os cabos voltados para o lado. Usar palitos de dente em qualquer jantar inadmissvel na regra da etiqueta.

Dando intervalo com a comida (sempre deixando a faca virada para o seu lado, e o garfo como se mostra na figura).

11

Esta posio do garfo e da faca se chama cruzar os talheres, significa que voc j terminou de comer.

Recebendo Os Amigos Em Casa Suponhamos que voc vai receber visitas em sua casa. Mesmo que voc no seja dado(a) a formalidades, chegar um dia em que circunstncias alheias sua vontade iro obrig-lo(a) a programar um jantar de cerimnia. melhor, ento, saber agora o que fazer e como faz-lo, para que a eventualidade no o(a) encontre completamente desprevenido(a). Para que tudo corra bem, desde a vspera comece a tomar algumas providncias. Escolha o menu. Faa, ento, uma lista dos ingredientes que sero utilizados, a fim de que, ltima hora, nada lhe falte. O mesmo critrio dever ser observado quanto aos vinhos e outras bebidas que sero servidas durante a refeio. Sobremesas geladas podem ser preparadas de vspera, diminuindo o seu trabalho no dia da reunio. A arrumao da mesa vem a seguir. Para cada ocasio a arrumao da mesa diferente. Para um almoo, por exemplo, um servio americano ficar muito bem. Louas rsticas e talheres modernos faro uma mesa linda. Para um jantar formal, a escolha deve ser mais cuidadosa, tanto no que diz respeito toalha da mesa quanto aos cristais, talheres e porcelanas. Um jantar americano permitir maiores liberdades.

12

O que colocar ento como centro de mesa? Suas cores devem harmonizar-se com a toalha, com a porcelana e com o prprio ambiente da sala. Velas e flores so ideais para um centro de jantar. Flores e frutas alegram as mesas de almoo, enquanto que um arranjo mais leve cabe muito bem numa mesa de ch. Coquetel Coquetel no uma festa de arromba. Deve-se servir canaps, coxinhas, e pequenos salgadinhos (todos os salgadinhos devem ser pequenos). Os coquetis so timas ocasies para conhecer pessoas em um ambiente descontrado.

Se for a um coquetel, forre o estmago antes de sair de casa, num coquetel geralmente voc ira comer cinco ou pouco mais salgadinhos. Beba pouco, justamente por ser informal, as pessoas tendem a extrapolar, e tambm para no morrer de arrependimento no dia seguinte. Use e abuse dos guardanapos, mais desagradvel do que apertar uma mo molhada s mesmo uma mo engordurada. Localize o cinzeiro antes de acender o cigarro, os cinzeiros nesses eventos ficam quase invisveis. Saiba quem o

homenageado, se for um lanamento de um livro ou uma abertura de mostra de arte, um mnimo de informao sobre o autor ou artista em questo recomendvel. Faa as apresentaes, sempre que uma pessoa se junta a um grupo. Apresente-a com nome e sobrenome, cargos esto dispensados, a no ser que seja evento de trabalho. Troque cartes s no final da conversa, mais delicado. E s faa isso quando sentir que necessrio. No o caso de sair pelo salo distribuindo cartes. V embora cedo, coquetis por definio terminam l pelas 9 e meia da noite.

Se voc for o anfitrio do coquetel, deixe tudo preparado e contate um garom para cuidar de servir tudo, para que voc possa dar ateno necessria aos convidados. Deixe as bebidas expostas para que cada um se sirva, mas lembre-se: s as bebidas devero ficar expostas, os salgadinhos ficam por conta do garom. Jantar Informal
13

Um jantar informal no pode e nem deve ser mal servido. Dispensa, apenas, o formalismo de um servio francesa que requer algum capacitado para execut-lo. Voc dever contar com a ajuda de uma copeira apenas para colocar e retirar os pratos, nada alm do que isso. Eis os pontos importantes que devem ser levados em considerao: 1. 2. No servir mais que quatro pratos, includos queijos e sobremesas. O primeiro prato (entrada), seja ele frio ou quente, j dever estar servido quando os convidados se dirigirem sala de jantar, o que evitar um trabalho extra para a copeira. 3. Programar a sobremesa de modo a que possa ser servida em pratos individuais, os quais j estaro arrumados na cozinha aguardando o fim do jantar. 4. Sirva o caf e os licores na sala (hall). mais simptico e mais interessante, pois evita que os convidados permaneam mesa, esperando que a copeira retire os pratos da sobremesa. Entretanto, no constituir qualquer deslize da boa etiqueta se o caf for servido mesa, ficando ao seu critrio a adoo de qualquer das duas formas. O arranjo de mesa requer, naturalmente, uma ateno especial, embora seja dispensado o requinte que se exige para um jantar formal. A toalha pode ser um linho cru, um tecido adamascado ou mesmo um alegre estampado. Este ltimo, no entanto, ficar melhor para um almoo. Servios americanos mais finos tambm vo bem. A colocao dos pratos e talheres a normal, ou seja, os pratos de servio devero ficar a 2,5cm da borda da mesa. Colocam-se, ento, os talheres com a faca e a colher de sopa direita e o garfo esquerda. O garfo e a colher de sobremesa sero colocados acima do prato ou poder vir da cozinha, quando a sobremesa for servida. Se voc vai apresentar, alm da sopa, um prato de peixe e outro de carne, no dever esquecer de colocar os talheres para o peixe. Nesse caso, a disposio ser a seguinte: direita, colher de sopa, faca de peixe e faca de carne.
14

esquerda, de dentro para fora, garfo de carne e garfo de peixe. A lgica nessa disposio que os talheres so apresentados na ordem em que sero usados. No caso de servir uma salada para acompanhar ou depois do prato principal, coloque um pratinho para a mesma esquerda do prato de servio, com o do po um pouco mais acima. Nesse ltimo, deve-se colocar uma faca pequena para servir a manteiga. A sopa pode ser servida em pratos ou em xcaras prprias para caldos. No ltimo caso, esta dever vir acompanhada de um pires, sendo colocada sobre o prato de servio. Coquetis de fruta ou de camaro sero servidos em taas especiais, sobre pratinhos, tambm colocados sobre o prato de servio. Onde colocar e como dobrar guardanapos? J houve tempo em que era de bom tom dobrar-se o guardanapo cuidadosamente, em forma de flor ou quantas outras figuraes o engenho da dona da casa pudesse conceber. Hoje, voc precisa apenas dobr-lo retangularmente e coloc-lo centro do prato. Se a sopa ou outra entrada qualquer j estiver posta, o guardanapo, ento, ser colocado esquerda do prato, logo depois dos talheres. Os copos ficaro acima do prato, ligeiramente direita, tambm na ordem de sua utilizao, com o da gua um pouco mais para dentro e o do vinho mais para fora. Se voc e seu marido que iro servir, pode ser adotada a maneira americana pela qual o anfitrio que se encarrega de trinchar (pouco provvel, uma vez que a comida, em geral, j vem cortada da cozinha) e servir o prato principal e seu acompanhamento, enquanto que a dona da casa passa a salada, serve as bebidas e a sobremesa. O carrinho de ch, ou a mesa auxiliar, dever estar sua direita e sobre ele ficaro o prato de salada, a sobremesa, as xcaras e o bule de caf (se este vai ser servido mesa). O anfitrio serve o prato que est na sua frente, passando-o para a dona da casa que o substitui pelo seu, que est vazio. O prato servido apresentado ao

15

convidado que lhe fica direita, do qual recebe um prato no utilizado. Repetese a operao, servindo sempre direita. Achamos, no entanto, que inverter os papis de toda a convenincia, deixando ao anfitrio apenas o trabalho de servir as bebidas e passar a salada. O trabalho da copeira, nesse caso, se resume em retirar os pratos servidos e trazer da cozinha as travessas com os alimentos. Existe, ainda, a possibilidade de usar a copeira para servir o prato principal, que j vem da cozinha devidamente trinchado e arrumado em uma bandeja ou travessa. Ela, ento, o apresentar, pelo lado esquerdo, ao convidado que est sentado direita da dona da casa, continuando a servir nessa direo. Quanto aos lugares mesa, um jantar informal dispensa uma colocao rgida mesa, elaborada de acordo com a importncia dos convidados. Apenas, se houver uma pessoa mais idosa, devemos faz-la sentar direita dos anfitries, numa deferncia perfeitamente compreensvel. Como se v, um jantar informal pode ser servido corretamente de diversas maneiras, bastando selecionar entre elas a que mais se adapta ao seu caso particular. Jantar Americano (Self- Service) Receber mais de oito pessoas para um jantar praticamente impossvel para quem vive em apartamentos de living conjugado com a sala de jantar, onde o espao destinado mesa reduzido. Alm disso, servir dez ou doze pessoas requer o auxlio de um garom treinado, o que nem sempre fcil de se obter. O jantar americano , como o prprio nome indica, uma inveno informal dos nossos prticos vizinhos, hoje universalmente adotada. Em princpio, voc precisa ter apenas uma mesa que poder ser substituda pelo aparador de sua sala de jantar. Nela sero colocados, na ordem de utilizao: 1. Guardanapos 2. Pratos para o servio

16

3. Alimentos frios 4. Alimentos quentes 5. Saladas (se for o caso) 6. Po 7. Talheres As bebidas e os copos ficaro numa mesa auxiliar, onde todos se serviro, quando o desejarem. O convidado encontrar sobre a mesa (que est encostada parede), numa ordem funcional, guardanapo e os diversos itens do servio, tudo devidamente alinhado de maneira a que, quando atingir a extremidade oposta, j se tenha servido de tudo, podendo, ento sentar-se para saborear a refeio. Se os convidados forem muitos, coloque a mesa no centro da sala e duplique o servio, ou seja, reproduza, do outro lado da mesa, arrumao idntica (guardanapos, pratos, etc.), com o que duas pessoas podero servir-se simultaneamente. No aconselhamos, em jantares americanos, alimentos que necessitem ser cortados, pois, em geral, no h muito lugar para colocar o prato e os talheres enquanto se faz isso, e cortar a carne vai requerer de seus convidados verdadeiros prodgios de equilbrio. Cuidado, ento, ao planejar o cardpio: um strogonoff ou um salpico de galinha so bem mais indicados do que um rosbife. Jantar Formal Em primeiro lugar, falemos sobre a mesa. Para vesti-la, toalhas de linho adamascado em tons pastel, organdi ou linho bordado. Servios americanos, somente os de renda fina ou organdi. Os guardanapos so dobrados ao comprido e colocados sobre o prato de servio ou ao lado esquerdo do garfo, se o primeiro prato j estiver servido.

17

O prato de servio colocado a 2,5 cm da borda da mesa. Pratinhos para po e manteiga, em geral, no so usados. Mas se forem, ocuparo o lugar normal, esquerda do prato de servio. A colocao dos talheres obedecer o planejamento do cardpio, ou seja, sero arrumados de fora para dentro, na seqncia em que sero utilizados. Regra geral: direita coloca-se a colher de sopa, a faca de peixe e a faca de carne. esquerda, tambm de fora para dentro, pe-se o garfo de peixe, o garfo de carne e o garfo de salada. Se forem servidas ostras (que devero ser sempre o primeiro prato), dever ser colocado, direita da colher de sopa, um garfinho especial para esse tipo de marisco. O copo para gua e um ou dois para vinhos sero colocados acima do prato, ligeiramente direita, com o copo para gua mais para dentro. O de vinho tinto vem a seguir, ficando o de vinho branco na extremidade. Taas de champanhe ocupam um segundo plano, uma vez que esta bebida servida por ltimo. Em algumas ocasies, no entanto, serve-se champanhe durante toda a refeio. Nesse caso, no haver copos para vinho. Apenas um copo para gua acompanhar a taa. Os talheres de sobremesa sero colocados na mesa quando esta for servida. Fumar mesa, prejudica o paladar das iguarias que vo ser servidas. Portanto, os verdadeiros mestres da cozinha no admitem essa liberdade. Mas fumar , atualmente, um hbito muito generalizado, sendo muitos os anfitries que no se incomodam com o fato dos convidados fumarem mesa. Se for este o seu caso, coloque cinzeiros individuais em cada lugar ou coloque-os entre cada dois convidados. Isto colocar os convidados vontade para fumar. Servio Francesa Se voc pretende fazer um jantar formal com um servio francesa, indispensvel que voc possa contar com uma ou duas pessoas (duas, se voc tiver que servir mais de oito pessoas) habilitadas para o servio. Eis as regras gerais que no devem ser esquecidas:
18

1.

O garom serve primeiro a convidada direita do anfitrio, continuando sempre direita, atendendo as senhoras. Chegando a vez dos convidados, comear pelo que estiver direita da dona da casa, continuando o servio direita. Alguns exigem que os anfitries sejam servidos em ltimo lugar. No entanto, perfeitamente normal que eles sejam atendidos pelo garom medida que o mesmo faz a volta mesa. Este servio ficar melhor se for executado por dois garons, os quais, partindo cada um da direita dos donos da casa, servem convidados e convidadas, terminando nos anfitries.

2.

Colocar e oferecer pratos sempre pelo lado esquerdo do convidado. Pela direita, servem-se as bebidas e removem-se os pratos servidos, evitando tomar a frente de quem estiver sentado.

3.

Para oferecer a comida, o garom deve segurar a travessa na palma da mo esquerda, apresentando-a lateralmente ao convidado. Se a travessa estiver muito pesada, perfeitamente prprio usar a mo direita para dar apoio. Os talheres de servir devem estar sempre com os cabos para o convidado. Se necessrio, deve-se corrigir a posio dos mesmos depois que cada pessoa se serve. A travessa deve ser apresentada a um nvel que facilite ao convidado servir-se sem maiores problemas.

4.

Todas as travessas devem ser apresentadas sempre com uma toalha de servio (um guardanapo grande tambm apropriado), dobrada em quatro, sob as mesmas. Ela protege a mo do garom do calor dos alimentos e ocultaa, se estes ltimos estiverem sendo servidos em pratos de vidro. Para colocar e retirar pratos, ela no precisa ser usada.

5.

Deve-se a encher os copos de gua ou vinho sempre que estiverem vazios, sem retir-los da mesa. O garom deve conservar o guardanapo na mo esquerda para enxugar pingos ocasionais.

6.

indispensvel a quem serve, que se movimente sem barulho e sem incomodar os convidados, que no devem ser tocados.

7.

Os copos devem ser manuseados apenas em sua parte inferior, nunca pela boca. Outro ponto importante evitar que o polegar aparea na borda do prato que se est colocando ou retirando.

8.

Nunca se deve comear a retirar os pratos antes que todos os convidados j tenham acabado.

19

9.

Quando chegar a hora de retirar, fazer primeiro com as travessas, depois os pratos e talheres usados, os copos e, por ltimo, os talheres limpos, saleiros etc. Para recolher esses dois ltimos itens, utilize uma bandeja. Antes do jantar ser servido, algumas providncias devem ser tomadas:

1. 2.

Os copos de gua devero ser cheios at 3/4 de sua capacidade. Se forem usados pratinhos para po e manteiga, em cada um deles dever ser colocada uma poro de manteiga.

3.

A cadeira deve ser disposta em frente a cada lugar, com a parte de frente do assento na direo da borda da mesa.

4. 5.

Se houver velas, devero ser acesas. No caso de ser servida alguma entrada (ostras, coquetis de fruta ou de camaro, sopa, etc.) esta dever ser colocada mesa antes dos convidados sentarem.

6.

Com a entrada, se for o caso, servem-se fatias de po torrado ou bolachinhas Servindo o prato principal: Depois que todos j tiverem se servido da entrada, o garom retira os pratos servidos e, no caso de sopa, o prato raso de servio tambm. Os coquetis j devem vir em recipientes prprios sob os quais se colocam pires que protegem o prato de servio. No caso da sopa, o prato da mesma pode no estar muito limpo embaixo, sujando o prato de servio. Se este estiver limpo, poder voltar mesa para servir o prato principal. Em seguida, devem vir da cozinha, um a um, os pratos que substituiro os usados, colocando-os pela esquerda, na ordem em que vo ser servidos. Se, para facilitar o trabalho, for melhor trazer os pratos dois a dois, um deles ficar esperando na mesa auxiliar. Passa-se, ento, ao servio propriamente dito, com as normas j devidamente estabelecidas acima. O vinho, se houver, vem depois de servido o prato, com o garom enchendo primeiro o copo do dono da casa (o que evita que algum pedao de rolha venha a cair no copo de algum convidado, propiciando, tambm, ao anfitrio,
20

um exame antecipado da bebida que poder ser recusada, se no estiver satisfatria). A senhora direita do dono da casa ser a prxima e assim por diante. O procedimento para servir um segundo prato idntico, havendo, naturalmente, a necessidade de se remover os pratos usados. H quem goste de servir saladas com ou aps o prato principal. Nesse caso, melhor usar saladeiras pequenas, j servidas da cozinha, colocando-as ao lado esquerdo ou sobre o prato de servio, conforme for o caso. No esquecer, ento, de colocar mesa o garfo para salada, esquerda do prato, antes do garfo de carne. Servindo a sobremesa: Removem-se os pratos de cada lugar com a mo esquerda ou, se houver pratos para po, retira-se o prato de servio com a direita e o do po com a esquerda. Saleiros, pimenteiros e talheres no utilizados so retirados com o auxilio de uma bandeja pequena. Se necessrio, limpa-se ligeiramente a mesa com um guardanapo, enchendo-se em seguida os copos de gua. Em cada lugar sero colocados pratos e talheres para a sobremesa, passandoa, ento, para que os convidados dela se sirvam. Se a sobremesa for do tipo individual, pode vir servida da cozinha, com o talher colocado no prprio prato. No caso de serem adotadas lavandas, encha os recipientes com gua morna e limo. Se foi servido algo que o convidado tocou com os dedos (aspargos, alcachofra), gua fria com ptalas de rosa ou uma flor pequenina so indicados. As lavandas vm da cozinha colocadas no prato em que se vai servir a sobremesa, sobre toalhas pequeninas de linho. Os talheres de sobremesa a acompanham. O convidado retira os talheres e a lavanda,

21

colocando-a, ainda sobre a toalhinha, esquerda do lugar, e dispondo a colher direita e o garfo esquerda de seu prato. A ordem dos ltimos pratos de um jantar a seguinte: queijo, sobremesa e frutas. Os queijos so servidos com pequenos pedaos de po ou bolachas. As nicas sobremesas que podem ser apresentadas depois das frutas so os sorvetes. Mas isto no quer dizer que voc precise servir estes trs itens. Basta uma boa sobremesa e o seu jantar ter o xito assegurado. Apenas mais um lembrete. Se voc pretende adotar o uso da lavanda e vai servir, alm da sobremesa, frutas, a lavanda s deve aparecer quando o prato para as frutas vier substituir o de sobremesa. Almoo Informal Almoos no precisam de muita etiqueta. Um almoo deve ser uma refeio alegre e bem servida, mas com pouca formalidade. Na arrumao da mesa tudo se permite: toalhas estampadas ou xadrez, cores nicas bem vivas, servios americanos em linho cru, rafia, madeira e at mesmo plstico, se forem originais e de boa qualidade. A fantasia se estende loua. a hora ideal para usar servios pintados mo, pratos de barro vidrado e as to teis louas plsticas, em cores vivas e padres diferentes. Talheres de linhas modernas ficam melhor em mesas assim concebidas. Os copos podem ser grossos, em cores vivas. Os centros de mesa podem ser frutas e flores das mais variadas. A colocao dos pratos, copos e talheres a comum, determinada pelo que se vai servir. O prato para po poder ser usado para a salada, tambm. Nada de velas, a menos que seja inverno e o aposento esteja escuro, o que no comum. Os talheres de sobremesa viro com o prato servido ou por servir. Caf mesa ou fora dela, indiferente.
22

Os almoos formais no so comuns. Umas poucas senhoras ainda usam convidar apenas mulheres para almoos formais, costume que vem desaparecendo. Para servi-los, as regras que regem um jantar formal so as mais indicadas. Ch das Cinco Esse costume muito britnico. Porm, um grupo de amigos reunidos e um ch, tardinha, tem um encanto especial. Se no so muitos os convidados, ele poder ser servido no living, com o auxlio do tradicional carrinho de ch e de uma mesinha que poder ser uma das mesas laterais do sof. Se no h carrinho de ch, a mesa de centro da sala de estar pode ser utilizada. Coloca-se o carrinho de ch ou a mesa auxiliar perto de uma poltrona ou sof, de modo que a dona da casa possa sentar-se confortavelmente para servir. Ele no deve, tambm, estar muito longe da porta de entrada, pois poder existir a necessidade de atender convidados retardatrios. Sobre ele repousaro: o bule com ch quente, um jarro com gua aquecida, uma leiteira com leite ou creme de leite fino, o aucareiro, um prato com rodelas de limo sobre o qual haver um garfinho, xcaras, colheres e guardanapos. Se ainda houver lugar, um pequeno jarro com rosas dar um toque elegante. O bule de ch, a jarra com gua quente e a leiteira devero estar do lado direito da bandeja, com suas asas viradas para quem serve. Se no h muito lugar, as xcaras podero ser arrumadas duas a duas, com os pratinhos empilhados. A dona da casa toma um guardanapo, a xcara com a respectiva colher e serve o acar, ch, leite ou limo, conforme o gosto do convidado, passando-lhe, ento, a xcara j servida colocada sobre o guardanapo. O convidado a recebe e dirige-se outra mesa onde estaro dispostos os sanduches, salgadinhos, torradas, docinhos e bolos. A empilhados haver pratos de sobremesa com os respectivos talheres para o servio.
23

No vero, pode-se servir ch quente ou gelado. Coloca-se, ento, prximo mesa ou ao carrinho de ch, uma bandeja com copos altos, colheres compridas, folhas de hortel e rodelas de limo em pratinhos, um recipiente com cubos de gelo, uma pina para retir-los e um aucareiro. Se a dona da casa estiver servindo ch quente para outros convidados, sua filha ou amiga mais ntima se encarregar de servir o gelado, que nada mais que ch quente colocado sobre os cubos de gelo, num copo apropriado. Acar, limo ou hortel, so a gosto do convidado. Em todo jantar requintado que oferecemos em casa nos sentimos como se estivssemos prontos para fazer um exame. No se sinta um ru caso acontea algo de errado pois isto s ir piorar as coisas. Nunca deixe de agendar e planejar tudo, porque o resultado pode ser desastroso se fizer do modo a la brsilienne, tudo na ltima hora! Seja pontual Os convidados podem se atrasar, com tolerncia de 30 minutos, mas voc sendo o(a) anfitrio() jamais poder se atrasar, pois no ser nada agradvel para os convidados pontuais. Portanto, na hora marcada, voc j deve estar pronto e com tudo arrumado. Comece servindo os drinks e os salgadinhos quando chegarem os primeiros convidados e espalhe tigelinhas de petiscos. Quanto bebida, sirva, whiskie escocs, e para pessoas mais jovens e/ou pessoas que no bebam lcool, sirva refrigerantes, sucos, etc. Se voc tem cachorro, prenda-o. Muitos tm medo de ces e a maioria no gosta de ser cheirado e lambido. muito constrangedor para o visitante quando um co suja a roupa, ou deixe repleto de plos, e nota zero para os donos dos ces que dizem Pode entrar, esse pitbull manso!!.

Evite demorar a servir o jantar para prolongar a festa, pois quando serv- lo, a maioria j ter perdido a fome com os salgadinhos e o estado etlico elevado de outros poder ser desastroso. Se j ocorreu de convidados sarem logo aps o jantar, evite fazer jantares em dia de semana como em plena segunda-feira.

24

Procure ficar atento a esses detalhes e outros que possam desagradar o convidado. A hora mais apropriada para servir o jantar aproximadamente uma hora depois do horrio marcado para a chegada, ou at uma hora e meia depois. O chocolate pode ser servido como opo para os que no gostam de ch. Basta incluir um bule da bebida na bandeja e oferec-la aos convidados. Quantidade e qualidade

Para um jantar de mesa, o ideal o mnimo de um casal e o mximo de 15 pessoas, dependendo do tamanho da mesa. Uma alternativa ento acomodlos em mesas separadas, com 4 pessoas em cada. Porm, no jantar americano, certifique-se que h assentos suficientes para todos os convidados, mesmo para aqueles que preferem ficar de p. Escolha pessoas que se do bem e evite aquelas que gostam de fazer propaganda vendendo seus produtos de limpeza, jias e bijuterias, o que pode ser embaraoso para os outros convidados. Convide pessoas que gostam de conversar e evite chamar aquelas que j deram vexames com bebida, brigas ou outros.

Faa convites com antecedncia porque chamando em cima da hora voc corre o risco de perder muitos convidados e frustrar os seus planos. Ligue para as pessoas com um dia de antecedncia, lembrando do evento. Para jantares muito formais, manda-se convite impresso no qual consta o famoso R.S.P.V., que significa Rpondez sil vous plat ( Responda, por favor ), mas para no complicar a cabea de quem vai receber o convite, coloque em parnteses na nossa lngua portuguesa mesmo.

Apresentao

25

Certamente haver convidados que no se conhecem e cabe a voc apresent-los e ambient-los na festa. Apresenta-se sempre a pessoa menos mais importante. A jovem, mais velha. O homem, mulher. Use o sobrenome, menos para os mais jovens, pois o sobrenome pode ser um bom ponto de referncia. Pronuncie claramente o nome e o sobrenome. Cabe pessoa mais importante, quela que recebe a apresentao, fazer o primeiro gesto. Estender a mo, fazer um aceno, tudo isso vale. Se voc esqueceu o nome da pessoa, perguntar e pedir desculpas o mais correto, mas poder magoar o convidado. Procure decorar os nomes das pessoas que voc convidou e nem cogite dar crachs para as pessoas. O momento crucial, a mesa

Toalha de mesa vlida, mas evite toalhas com cores escandalosas ou com desenhos chamativos.

Sobre um prato raso, coloque um menor para a entrada e sobre esse prato, coloque um guardanapo dobrado sem muito exagero nas dobras. O guardanapo no origami (dobraduras).

voc quem estabelece os lugares de um jantar sentado. sua direita deve ficar o convidado de maior importncia ( parece frescura, mas assim mesmo ) e sua esquerda, o segundo mais importante. Idem para as mulheres, em relao ao dono de casa. Os donos da casa podem sentar-se indiferentemente s cabeceiras, ou nas cadeiras mais ao centro, um de frente do outro. Inicialmente, sirva vinho branco seco e gelado, acompanhando a entrada e o peixe (caso seja servido peixe). O tinto sempre deve ser temperatura do ambiente e ideal para acompanhar as carnes. O champagne usado como acompanhante da sobremesa ou vinho.

26

Para jantares americanos, oferea o tinto e o branco, deixando que cada um escolha o que preferir.

Acrescentar frutas ao menu uma delicadeza para aqueles que fazem regime, pois sempre h algum fazendo regime.

Jamais repita os ingredientes, usando-o em mais de um prato, por exemplo creme de leite na sopa e no prato principal.

Evite repetir as receitas que tenham o mesmo princpio, como mousse salgado e na sobremesa mousse de frutas. Leve em conta a temperatura. Sopa gelada no vero e pratos quentes no inverno. O jantar americano mais prtico, pois voc poder fazer pratos diferentes e os convidados se serviro do que mais se agradarem. No esquea a salada, mesmo que voc no goste. O convidado o mais importante.

Faa mais de um tipo de sobremesa, como mousses e saladas de frutas. Os ltimos arremates O cafezinho adequado para dar o ponto final no jantar e seria ideal tom-lo na sala. A dona da casa deve servir o caf em jantar de poucos convidados. Os licores so servidos pelo dono da casa, que atender primeiro as convidadas e depois os homens. Jamais oferea caf j servido e adoado. Se quiser, sirva bombons juntamente com o caf. Se voc perceber que numa roda a conversa est caindo, aproxime-se e puxe um assunto polmico, ser que falar de corrupo ajuda? Depende de quem estiver na rodinha. Nem pense em comentar sobre novela numa roda de pessoas de alto nvel, pois no rodinha de comadres.

27

No d ateno apenas para as mesmas pessoas, procure conversar um pouco com todas, cumprimentando e acenando. Sorria sempre para mostrar aos convidados que est muito satisfeito com a vinda de todos. Jamais coloque msica de fundo em volume alto demais. Isso poder prejudicar a conversa entre os convidados. O mais acertado deixar em volume suficiente para todos ouvirem, nem alto e nem baixo demais. E nada de pauleira! Se voc comprou o novo cd de uma banda de heavy metal, deixe de lado!

Tente no demonstrar o cansao. O que voc pode fazer no insistir no contrrio, quando os convidados disserem que est na hora de ir embora. Um dos detalhes mais importantes de um jantar ou almoo formal a arrumao da mesa, alm do que ser servido. lgico que no convm voc servir um sanduche numa mesa com arrumao para um jantar formal, portanto, prepare a mesa de acordo com o que for servir. Um arranjo de flores e velas sempre d um ar mais festivo a sua mesa, mas utilize flores no muito chamativas para no roubar a ateno, pois o astro da noite a mesa e a comida, use-os apenas para dar um toque. A sopa, se houver, deve j estar servida quando os convidados se sentarem mesa. O mesmo para a gua. Um forro debaixo da toalha evita que escorregue; convm que seja da mesma cor, ou de cor semelhante. No jantar americano, a comida j dever estar na mesa quando os convidados comearem a se servir. Coloque do lado da mesa, pilhas de pratos, talheres lado a lado, guardanapos, para que o convidado possa pegar para se servir, e no deixe que faltem pratos. Disposio da Mesa

28

Os lugares podem ser marcados com um pequeno carto com o nome da pessoa e colocado logo acima do prato.No havendo carto, a dona da casa que distribui os lugares. Anfitries e Convidados Os anfitries devem ficar atentos, pois enquanto um dos convidados estiver comendo, eles devem acompanh-lo, isto , somente param de comer depois que todos j tenham terminado. Guardanapos Os guardanapos no devem estar muito engomados, pois dificulta o manuseio, mas muito bem passados. Bebidas A bebida a ser servida deve combinar com os pratos que sero servidos. Considerando-se que este conhecimento prvio, os copos sero colocados de acordo com a necessidade, isto , se for servido peixe, como prato nico, no h necessidade de colocar o copo para vinho tinto. Toalha De Mesa A toalha da mesa deve estar bem passada e sem vincos. Observar a combinao da cor da toalha e da loua. Se a toalha for estampada, usar lousa lisa. Se for lisa, a loua pode ser desenhada. Porm, para uma recepo mais requintada, evite toalha estampada. Taas Quanto maior for a haste de uma taa, mais formal ela considerada. E as taas com haste alta so usadas em festas a rigor. Repetir o prato falta de educao repetir um prato durante um jantar? Depende muito da ocasio: Em jantares formais, ou ainda, com servio francesa (como bodas e
29

casamentos por exemplo) no devemos repetir o prato. Pois isso, atrapalharia na organizao do evento. Em jantares informais, na casa de amigos no h problema algum em repetir o prato, alis at um elogio anfitri e a quem preparou o prato. Como organizar festas de aniversrio Voc pode preparar uma linda mesa de festa para acolher sua famlia e seus amigos. Para isso d uma olhadinha nestas dicas. - O clculo do bolo para um jantar com sobremesa de mais ou menos 60grs por pessoa; j para um evento sem sobremesa de 100grs por pessoa. - Quando servimos somente coquetel, deve-se contar de 15 a 18 salgados por pessoa. - Se servimos um prato quente com o coquetel, esta quantidade diminui para 12 a 15 salgados por pessoa, e se houver jantar completo, calcula-se uma mdia de 6 a 8 salgados por pessoa.( Essas quantidades so para eventos bem servidos ). - Para os docinhos quando so servidos depois da sobremesa, calcula-se trs por pessoa; sem sobremesa calcula-se de 5 a 6 docinhos por pessoa. -Os vinhos so servidos durante a refeio. Os brancos acompanham peixe e pratos que tenham sido preparados com vinho branco. Alguns combinam com as sobremesas e as frutas e, nesse caso, substituem os vinhos do Porto e os tipo Moscatel que so usados para encerrar as refeies. Os vinhos brancos so servidos frescos ou gelados mas quando so de grande classe no devem estar muito gelados para que no percam o sabor. Os vinhos tintos acompanham carnes, ovos, queijos e aves e so servidos em temperatura ambiente. Ateno: Nunca se bebe vinho com salada!

30

O vinho rosado deve ser servido bem fresco e nos dias quentes, pode ser servido do comeo ao fim da refeio. Se no for de grande classe, sirva bem gelado. Se quiser servir champanha, ela deve ser seca e pode ser servida tambm como aperitivo. O conhaque, as aguardentes e os licores so bebidas depois do caf, ao final de qualquer das refeies. Se a opo for por um almoo ou jantar com comida tpica, procure usar decorao adequada criando todo um clima especial. Cada ocasio uma roupa Como se vestir Jeans e casamento no se casam Gente por favor no cometam a gafe de ir em um casamento por mais simples que ele seja de jeans, fica at constrangedor para os demais convidados. BRILHOS E RENDAS NO NATAL Como todo ano, os vestidos so a grande pedida da moda, mas cada um no seu estilo. O comprimento dos modelos no ultrapassam os joelhos e as rendas e brilhos vo ser o que h. As cores que pegam so o tradicional vermelho e o dourado e nesse ano, o azul, preto, branco e as cores ctricas esto com tudo. Lembrando que os ps vo estar mostra e bem cuidados, no ? CONFORTVEL Vista o que vestir, garanta que fica confortvel nas suas roupas. Se no sabe como comportar-se numa mini-saia e sapatos de salto alto, escolha cala. Se ficar doido quando usa gravata, deixe-a na gaveta e use uma boa camisa. TRAJE ESPORTE

31

Para os homens, significa sem gravata. Dependendo do caso, d at pra usar jeans, tnis ou caprichar um pouco, dispensando a gravata, mas no o blazer e a camisa. Para as mulheres, esporte significa tecidos mais rsticos, sapatos baixos (ou no), saia e blusa, calas compridas liberadas- ou at um pretinho mais caprichado, com uma bijuteria descolada. TRAJE PASSEIO Para os homens, um blazer com cala social, camisas em cores muito claras, gravatas mais divertidas ( a gravata em sua verso informal). Para as mulheres , vestido ou tailleur, sapatos de salto entre mdio e alto, bolsas mdias (nada de sacolas ou mochilas) e um visual mais cuidado. Em tempo: traje passeio o que no Brasil, erradamente, algumas pessoas insistem em chamar de esporte fino. Isso no existe! Para que inventar? PASSEIO COMPLETO Para os homens, quer dizer terno escuro e mais formal (de preferencia azulmarinho bem, escuro ou grafite, mas nada de preto), com camisa social branca ou azul muito clara, e uma gravata de estampas discretas. As mulheres devem usar tecidos mais nobres, como crepe, seda, veludo e brocado, mas com discrio. Brilhos, bordados e transparncias devem ser usados com parcimnia e dependendo da ocasio. A RIGOR (ou black- tie ) Para os homens: smoking e, como diz o nome, gravata- borboleta preta, sem ceder as tentaes de faixa e gravata em cetim violeta, azul ou prata. O blacktie para mulheres, ao contrario do que se pensa , no as obriga a sair em busca de um vestido longo. D at pra usar, mas no obrigatrio. Porm, os modelos devem ser mais trabalhados, podem ter brilhos, transparncias, decotes e fendas mais pronunciadas. Pantalonas largas, de tecidos nobres, tambm so corretssimas nessas ocasies. GALA

32

Para os homens, casaca- palet preto com cauda bipartida, gravata- borboleta branca e camisa de colarinho alto com as pontas viradas. Para as mulheres, vestidos longos, abaixo do tornozelo, e nada de conjuntos de saia e blusa, por mais elaborados que seja o tecido. Dicas de Presente

Dvida cruel Levar um presente quando somos convidados sempre um gesto amvel e necessrio. Na dvida sobre o que levar, escolha presentes mais universais, como flores, bombons e livros. De acordo com o grau de intimidade, os presentes podem variar de objetos para uso domstico ( como cinzeiro ou vasos ) ou at alguma raridade gastronmica. Que amante da boa mesa no gostaria de ganha um vidro de tartufo? Escolhendo Escolha o presente mesclando o seu gosto com o gosto da pessoa que vai ser presenteada. O tipo de presente tambm vai variar conforme a sua intimidade com o presenteado. Roupas Em caso de presentear com roupas, certifique-se do tamanho exato e cor preferida. Trocar um presente no das tarefas mais agradveis. No force a barra

33

Presenteie com conscincia de suas possibilidades financeiras. No pense que s presentes caros podem expressar o quanto voc gosta da pessoa. As vezes pequenas lembranas so mais recordadas do que grandes presentes. Troca Em caso de necessidade de troca disponha-se para ir na loja do presente comprado para efetuar a substituio.

Etiqueta aplicada ao ambiente profissional.


Essas observaes foram retiradas do livro Etiqueta social pronta para usar, de Josu Lemos da Silveira. Como comum que se passe boa parte do tempo em ambiente profissional, nada melhor que passar esse tempo da melhor forma possvel. Se bem aplicadas, estas regras podem evitar muitos contratempos. Melhor que isso, as regras de etiqueta no trabalho podem promover slidas amizades, reforar o companheirismo profissional, e, por consequncia, gerar muitos bons resultados. Ei-las:

Cumprimentar os companheiros quando se chega ao trabalho, de forma simptica. Dizer bom-dia, boa tarde, como vai? ou at logo agradvel e gera atitudes positivas.

Discordar no significa alterar o tom de voz, esbugalhar os olhos, espumar pela boca, bater os ps ou dar murros na mesa. Pelo contrrio. Discordar de uma idia, de uma concluso ou de uma atitude pode ser feito com firmeza e convico, mas sem necessidade de descortesia ou agresses.

Tratar todos os colegas de trabalho com a mesma simpatia, sem demonstrar preferncias pessoais, ajuda a formar grupos slidos com reciprocidade de confiana.

34

No formar panelas. As famosas panelinhas do margem a conflitos e divises.

Local de trabalho no lugar de fofocas. O fofoqueiro tende a ser visto com desconfiana e como mero instrumento de informao e, pela falta de outras qualidades, como algum que procura ter poder por meio da fofoca. Na verdade, ele no uma pessoa tica e muito menos em algum em quem se confia. Quaisquer comentrios pessoais e subjetivos devem ser evitados ou restringidos ao mximo, at porque, como diz o ditado popular, as paredes tm olhos e ouvidos. possvel que as pessoas que ouviram os comentrios os transformem em fofocas ou os usem para prejudicar o seu autor. Se o que vai comentar pode no ser til, nem bondoso ou verdadeiro, entono se fala!

Lembrar que a melhor comparao que se pode fazer de um local de trabalho com navios. Se cada um no fizer a sua parte, se todos no se entenderem, se todos no tiverem um objetivo comum, se os integrantes dos grupos no se respeitaremo navio afunda e leva com eletodos.

Local de trabalho no lugar para resolver problemas pessoais ou familiares, us-lo rotineiramente com esta finalidade inconveniente e gera rejeio.

Dedicao e compromisso (no s envolvimento) so os melhores exemplos de profissionalismo.

Franqueza demais ou inoportuna pode gerar reaes indesejveis. Para ser agradvel e bem-vindo no ambiente de trabalho, deve-se ter atitudes amistosas e simpticas. Mau humor no ajuda em nada.

35

A seguir so relacionadas trs prticas de etiqueta profissional e comportamento social que, muitas vezes esquecidas ou no

exercitadas por ns, podem causar situaes embaraosas ou at mesmo prejudicar o futuro profissional. Cuide, em primeiro lugar, de si mesmo, da sua apresentao pessoal. Invista na sua imagem e na auto-imagem. Valorize-se! Existem pessoas que marcam sua existncia pela elegncia, outras pela total falta de bom senso na hora de se vestir e se portar. Portanto, quando for trabalhar deixe em casa as roupas coloridas, transparentes e decotadas, as saias justas, as bijuterias grandes e pesadas, os saltos muito finos e altos, as gravatas de bichinhos, aquele terno pink, o sapato velho e desgastado. Lembre-se do famoso ditado que diz: "a primeira impresso a que fica". Reflita sobre a imagem que quer transmitir para as outras pessoas e o que tem feito para isto. Pea a seus amigos um feedback sincero sobre de sua que

apresentao pessoal. Vale

aqui uma ressalva

apresentao pessoal no tem a ver com beleza, raa ou tipo fsico. Outro fator que est diretamente relacionado com sua imagem a comunicao. De nada adianta estar muito bem vestido, andar corretamente, cumprimentar as pessoas adequadamente se na hora de expor suas idias, ou participar de uma reunio, s ouve-se erros de concordncia verbal, grias, piadinhas de mau
36

gosto, interrupes constantes para contar vantagem, etc. Oua mais as pessoas e exercite sua comunicao. Leia mais, participe de cursos, escreva com freqncia, pratique, pratique, pratique!

Use a regra das trs peneiras. Conhea a histria do funcionrio que a aprendeu com o seu lder. Logo no primeiro dia, para fazer mdia com o chefe, saiu-se com esta:

- Chefe, o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Silva. Disseram que ele... Nem chegou a terminar a frase, o chefe aparteou: - Espere um pouco, Olavo. O que vai me contar j passou pelo crivo das trs peneiras? - Peneiras? Que peneiras, chefe? - A primeira, Olavo, a da VERDADE. Voc tem certeza de que esse fato absolutamente verdadeiro? - No. No tenho no. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram completou. - Ento sua histria j vazou a primeira peneira. Vamos ento para a segunda peneira que a da BONDADE. O que voc vai me contar, gostaria que os outros tambm dissessem a seu respeito? o chefe questionou. - Claro que no! Nem pensar, Chefe. - Ento, sua historia vazou a segunda peneira. Vamos ver a terceira peneira que a UTILIDADE. Voc acha mesmo necessrio me contar esse fato ou mesmo pass-lo adiante? - No, chefe. Passando pelo crivo dessas peneiras, vi que no sobrou nada do que iria contar - fala Olavo, surpreendido.

37

- Pois , Olavo. J pensou como as pessoas seriam mais felizes se todos usassem essas peneiras? - diz o chefe sorrindo e continua: - Da prxima vez em que surgir um boato por ai, submeta-o ao crivo dessas trs peneiras: VERDADE, BONDADE, UTILIDADE, antes de obedecer ao impulso de pass-lo adiante. Na vida representamos diversos papis: de filho-filha, de pai-me, de empregado-patro, etc. Em cada um deles devemos ter o bom senso de nos adequarmos conforme as normas e regras existentes. Para este conjunto de normas e regras dado o nome de sociedade. Uns dizem que as regras foram feitas para serem quebradas, mas que confuso seria se no as tivssemos para nos orientar! Construir uma boa imagem pessoal e profissional algo que pode demorar anos para acontecer. Por isso, cuidar para a sua manuteno vital para as relaes pessoais e profissionais. Quando nos relacionamos com as pessoas de forma corts, passamos uma imagem positiva e essa atitude pode, entre outras coisas, evitar diversos problemas profissionais e pessoais. No mundo atual, a etiqueta, quer seja nas relaes pessoais ou profissionais requer uma srie de atitudes e hbitos que fazem a diferena, podendo levar a pessoa ao sucesso ou ao fracasso. Etiqueta Profissional o conjunto de cerimnias usadas no trato entre pessoas e empresas, regidas pela boa educao, bom comportamento, convenes sociais, tica profissional e prescries oficiais. Por isso, para ser competitivo, necessria a construo de uma boa imagem profissional, social e pessoal. Isso requer posturas, hbitos adequados, novas competncias e atitudes dentro das organizaes e fora delas, como em ocasies de confraternizao, participao em eventos e viagens profissionais, entre outros. Cultivar bons hbitos e saber comportar-se pode representar o grande diferencial do profissional nos tempos atuais. necessrio ter em mente que no se deve perder a naturalidade nas relaes, o que pode passar uma imagem falsa, artificial. As regras devem ser conhecidas, porm, praticadas de acordo com seu tipo, sua personalidade e o grupo a que pertence. Nunca seja
38

falso, apenas porque disseram que dessa ou daquela forma que se deve agir. O importante ser corts, ter autoconfiana, saber identificar o momento exato para cada gesto ou palavra, e marcar presena em todos os momentos. Em um processo de seleo, mesmo que os candidatos tenham uma capacitao tcnica semelhante, alguns pontos so dados para aquele que tenha uma boa apresentao e convivncia agradvel. Alguns profissionais perdem grandes oportunidades por desconhecerem a melhor forma de conduzirem as relaes e comportamentos, seja diante de seus clientes, colegas ou superiores. Muitas vezes temos que conviver com situaes inesperadas na empresa onde trabalhamos, como por exemplo, conviver com pessoas as quais no apreciamos, seguir algumas diretrizes com as quais nem sempre concordamos, realizar funes ou termos que agir em determinada situao que acreditamos no ser a melhor naquele momento. Alm disso, passamos a maior parte do nosso dia nos relacionando profissionalmente com as pessoas. necessrio fazer desse tempo o melhor possvel, buscando conviver de forma harmoniosa e positiva.

Ser educado, simptico, acessvel e ter jogo de cintura nas relaes pode ser uma grande contribuio para chegarmos ao fim do expediente com uma sensao de termos dado o melhor de ns. Se conseguirmos conviver e agir de acordo com a escala de valores de um determinado grupo, fica mais fcil a aceitao e o respeito mtuo. Saber chegar, comportar-se e sair de forma
39

honrosa em qualquer situao o grande diferencial para quem quer projetarse no cenrio empresarial ou nas relaes sociais. Seja voc mesmo, mas agrade a todos. Sorria sempre, apresente-se bem, seja educado, prestativo e aumente sua rede de relaes, participando de todos os eventos deixando uma imagem positiva entre todos os presentes. Deixe sua imagem impressa na mente de todos e ver sua estrela brilhar sempre!

Etiqueta ao Telefone: Ter bons modos ao telefone pode fazer uma diferena enorme na carreira de uma pessoa. Veja a seguir como evitar alguns erros muito comuns, que so cometidos, inclusive por executivos experientes: Tenha sempre papel e caneta e anote os recados; pergunte se o outro pode falar naquele momento; desligue o celular em reunies, eventos e locais pblicos a menos que esteja aguardando uma ligao urgente! Se o celular de outra pessoa tocar nunca atenda! Ao atender ao telefone, diga o seu nome e pergunte "em que posso ajudar?". Evite perguntar "quem fala?". S faa esta pergunta se no conseguir identificar quem est falando. Se a pessoa se identificar usando o ttulo de doutor, professor, etc., trate-o pelo ttulo, nunca somente pelo nome. Enquanto estiver falando ao telefone, no faa outras coisas como digitar, mexer com papis etc. A pessoa do outro lado, com certeza, vai perceber e pode achar que voc no est lhe dando a devida ateno. No coma enquanto estiver ao telefone. Mesmo o som de uma simples bala, chiclete ou pastilha percebido pelo interlocutor e pode ser interpretado como pouco caso seu. No tussa, espirre nem assue o nariz diretamente diante do telefone. Desculpe-se e afaste-se do aparelho por alguns instantes. Se precisar deixar o aparelho por alguns instantes, coloque-o com cuidado sobre a mesa para no fazer barulho.

40

Durante uma reunio na sua sala, se o telefone tocar, pea licena aos demais, atenda e, ao desligar, desculpe-se pela interrupo. Se voc recebeu a ligao e precisa de algum tempo para dar uma resposta, comprometa-se a ligar, informando quando e a que horas telefonar. J se foi voc que fez a ligao, e a outra pessoa precisa de um tempo para dar uma resposta, pergunte quando e a que hora voc pode voltar a ligar. Sempre que ligar ou atender ao telefone esquea seus problemas pessoais. Sua voz deve soar calma e agradvel, por mais que esteja sobrecarregado de trabalho. E lembre-se: quem faz a ligao deve desligar primeiro. Esta regra s deve ser quebrada quando o outro estende demais a conversa e no percebe que est na hora de desligar, mesmo depois de voc dizer que est muito ocupado ou que tem um compromisso urgente naquela hora.

Uma sada educada interromper a conversa dizendo "foi um prazer receber sua ligao, mas eu preciso desligar". Se ele mesmo assim no desligar antes, voc pode desligar primeiro. Etiqueta na Secretria Eletrnica Os recados e as mensagens de gravao devem ser curtos. inconveniente gravar uma trilha sonora demorada, ou deixar recados engraadinhos. Da mesma forma, ao ser atendido por uma secretria eletrnica, as mensagens devem ser breves. Deixe registrado seu nome, dia e hora em que ligou, um telefone de contato, e, se necessrio, um resumo do assunto a ser tratado. Veja um exemplo: Mensagem gravada: "Ol, eu sou Rodrigo Pdova e esta uma gravao. Por favor, deixe seu nome e telefone que eu retornarei a ligao em breve. Obrigado!" Como deixar o recado:

41

"Dr. Rodrigo, aqui Otaclio Cmara, da GrafiSul. Preciso falar a respeito do Seminrio em Braslia. Meu telefone 60008888. Obrigado!" Dicas importantes ao vestir no ambiente de trabalho: na dvida opte pelo clssico; cuidado com a moda e os modismos. cores escuras emagrecem e passam sobriedade e segurana; cores claras engordam e passam descontrao; faa uma composio que equilibre estes dois fatores. roupas discretas em cores harmoniosas fuja tentao do jeans; cuidado com o perfume! escolha relgio e acessrios que complementam sua roupa; cuidado com os excessos; a gravata tambm um acessrio. Para o homem: prefira ternos escuros pesquise tecidos que melhor se adaptam sua regio e estilo pessoal a meia uma extenso da cala evite gravatas de bichinhos, de croch ou frouxa no colarinho... evite camisa quadriculada ou listrada a barba deve ser feita todos os dias cuidado com a combinao calado e cala

Para a mulher: evite decotes e transparncias prefira batom e esmalte claros, saias na altura do joelho e tailleurs. cuidado com babados e rendas; nunca deixe o suti visvel. prefira cores discretas, sem estampas fortes. maquiagem deve ser discreta e funcional
42

opte por sapatos fechados cuidado com o pescoo e colo mostra

Fuja do mico: dicas e regras para o dia-a-dia:

Prendedor de gravata est em desuso; A gravata deve chegar at a altura do cinto; Nunca fume em reunies, visitas ou locais fechados; Blazer um coringa para homens e mulheres; Cuidado para no exceder nas festas de empresa, happy hours, jantares e almoos sociais, comemoraes, etc.; Nunca seja o ltimo a sair dos eventos; As mulheres devem sempre ter uma meia cala de reserva na bolsa ou na gaveta da mesa de trabalho; bolsas pequenas mostram maior refinamento e delicadeza; Esteja atento e seja cordial com todos, afinal somos todos iguais e merecemos respeito; Jamais chame o cliente de querido, meu bem, benzinho; Sempre ande com cartes de visita atualizados Conhea os usos e costumes de cada local e preste ateno aos detalhes Na dvida, observe primeiro e pergunte depois. Nunca trate de assuntos particulares prximo a clientes Lembre-se que cada cargo ou funo demanda algumas posturas e responsabilidades diferentes Nunca reclame ou fale mal da empresa em que trabalha perto de clientes e fornecedores

43

Evite sempre: o Chegar e no cumprimentar o Ler enquanto outros esto conversando o Conversar enquanto outros esto lendo o Dar gargalhadas ruidosas o Criticar algum na frente dos outros o Falar mal de uma pessoa ausente o Cortar unhas na presena de outras pessoas o Sussurrar ou rir em um templo religioso o Deixar um convidado sem lugar para sentar o Tocar numa obra de arte sem estar autorizado o No expressar gratido ao receber um presente o Rir dos erros alheios o Comear a comer logo depois de sentar mesa o Falar enquanto um artista se apresenta o No retribuir um sorriso o No agradecer um elogio

Almoo ou jantar de negcios: quem convida paga a conta;

Opte por refeies e bebidas leves; lembre-se que a finalidade comercial e no nutricional; Evite: palitar os dentes, mastigar com a boca aberta, cotovelos na mesa, olhar s para o prato, arrastar a cadeira, comer antes de todos estarem servidos, chamar o garom por outro nome, usar o celular.

44

MARKETING PESSOAL

Voc s vezes se pergunta por que algumas pessoas, apesar de serem muito competentes, no se destacam no seu meio profissional? A resposta costuma ser simples. que algumas pessoas sabem que no basta mostrar competncia, mas tambm 'vender' a sua imagem.

De novo preciso lembrar o seguinte: no basta que voc seja bom, mas preciso que muitas pessoas saibam que voc bom. Divulgar a sua imagem fazer o marketing pessoal. Quem no visto, raramente lembrado. Mas no basta ser visto. preciso que as pessoas vejam voc de maneira a gravarem a sua imagem na memria de uma maneira simptica, agradvel e duradoura.

VOC O SEU PRODUTO

Voc, como profissional no mundo corporativo, tem muito a oferecer: seu talento, sua experincia, seu conhecimento.

Talento a sua vocao para determinada ocupao ou funo. As pessoas nascem com isso. A primeira coisa a fazer na vida profissional respeitar o seu talento e seguir a carreira para a qual voc tem vocao. Somente assim voc estar realizado profissionalmente. trabalhando, e somente assim conseguir ser feliz

Experincia o que se adquire executando trabalhos e aprendendo sempre com cada etapa da execuo.

45

Aperfeioamento uma atitude positiva na direo da experincia. Faa sempre o melhor que puder em tudo, planeje corretamente, estude situaes e prepare-se para novas oportunidades.

Conhecimento a soma das experincias que voc adquire ao longo dos trabalhos para os quais tem talento. Para melhorar neste item que voc pode aplicar uma atitude de esforo contnuo e se aperfeioar a cada momento. Estude, pesquise, interesse-se. E avance.

O sucesso de sua carreira depende de como voc lida com esse produto, que voc mesmo, como cuida da 'embalagem', da apresentao. E a entra o diferencial de quem tem sucesso: a habilidade de relacionamento.

Executivos em posio de contratarem ou de promoverem executivos normalmente buscam selecionar pessoas que eles conheam e a quem eles respeitem. O caminho, ento, para ser promovido ou ser contratado fazer-se conhecido desses executivos e respeitado por eles. Mas como fazer isto?

1) ENCONTRE GENTE Encontre pessoas. Converse com as pessoas. Faa contato, onde quer que v e seja l o que estiver fazendo. Todas as pessoas so importantes ou um dia sero importantes. Trate todos com educao e urbanidade. E esquea a timidez isto no desculpa para no se relacionar.

2) ADAPTE-SE A sabedoria popular diz que 'quem espera sempre alcana'. Mas a mesma sabedoria popular afirma que 'quem espera desespera'. H tempo para tudo, mas agir sempre melhor soluo do que esperar as coisas acontecerem.

46

Porque sucesso muito mais frequentemente o resultado de identificar e aproveitar oportunidades do que resultado de sorte. Se voc no agir, se no anunciar o produto que voc , como as pessoas vo conhecer voc? Planeje a aja conforme a situao. No mercado profissional no basta sobreviver. preciso se destacar. E isto requer autoconfiana e trabalho.

3) FAA O SEU COMERCIAL O primeiro trabalho certamente definir uma espcie de anncio para voc mesmo. Um pequeno resumo que voc pode passar para as pessoas informalmente numa conversa. Pense que est fazendo um comercial de 30 segundos sobre si mesmo, com nfase em seus pontos fortes. Ensaie, pensando em como as pessoas receberiam o seu comercial, para no cometer erros que causem uma impresso desagradvel sobre voc.

4) TENTE NO COMETER ERROS Se voc est indo para um congresso, uma reunio ou mesmo para um encontro mais informal, procure saber quem vai estar l. uma forma de preparar o discurso que vai praticar.

- No se esquea de levar cartes de visita. desagradvel ter que dar desculpas ao receber o carto de uma pessoa que voc acaba de conhecer e no ter o seu prprio carto para entregar.

- Pratique o seu aperto de mo. Deve ser firme sem ser agressivo, e com trs sacudidas compassadas. Olhe nos olhos da pessoa enquanto a cumprimenta, sorria e oua.

- Pratique as expresses polidas, como 'por favor', 'obrigado' e 'com licena'.

47

- Est sem assunto? Leia jornais, acompanhe o noticirio de televiso. A pessoa sem assunto chata.

5) DEDIQUE TEMPO Sempre que puder, participe de reunies, happy hours e passeios com os colegas do trabalho ou do clube. Pratique esportes coletivos, porque alm de ajudarem voc a manter a sade, tambm oferecem importantes oportunidades de promover a sua imagem. Seja participativo. Claro que isto requer tempo, mas fazer o marketing pessoal envolve dedicao de tempo.

6) PROMOVA-SE Modstia parte. Isto mesmo: ponha a modstia parte e fale dos projetos que voc est desenvolvendo as conquistas que obteve. Se tiver talento para escrever, escreva artigos para jornais. Aparea.

7) VISTA-SE BEM Bom senso uma qualidade na apresentao pessoal. No descuide da aparncia. A pessoa elegante bem vista e bem lembrada. CUIDADOS COM A APRESENTAO PESSOAL Competncia o que interessa, mas o jeito de se vestir soma pontos na carreira. Se voc quer ser uma pessoa de sucesso, tenha a aparncia de uma pessoa de sucesso. Um guarda-roupa com peas adequadas e de boa qualidade no vaidade, mas uma ferramenta de trabalho que categoriza o profissional. Qualquer um pode controlar a aparncia em benefcio prprio. Encare a roupa de trabalho como uma forma de exibir conceitos e cdigos de valores seus e da sua empresa.

48

A chamada roupa de trabalho diferente das escolhas para o final de semana ou lazer, onde incluir toques de moda obrigao. A roupa profissional tem a tarefa de passar o conceito da empresa e um depoimento da pessoa que a esta usando. Mas nem pense em vestir roupas caretas ou azul-marinho todo o tempo. Conforme dados das empresas de Recursos Humanos de seleo profissional, vestir roupas discretas ou muito tradicionais no trabalho podem vender uma imagem falsa e muito conservadora. Porm, liberdade significa responsabilidade. Portanto, mesmo com o casual ditando algumas regras na hora de se vestir para trabalhar, o bom senso sempre valoriza o currculo. Como no ditado romano: A mulher de Csar, no basta ser honesta, mas tambm parecer honesta. DICAS PARA AS PROFISSIONAIS MODERNAS

Aposte nos bsicos modernos, peas combinveis entre si, tecidos que no amassem e nem atrapalhem os movimentos.

Escolha peas prticas, econmicas e versteis, que no interfiram no estilo individual e tipo de trabalho.

Adote tendncias com critrio, sem carregar na sobriedade e nem escorregar nos exageros.

Tempo dinheiro. Invista em roupas que enfrentem qualquer ocasio e dispensem o ferro de passar.

Aprenda a avaliar se o que mostram as vitrines de moda de fato combina com seu tipo fsico e seu ambiente de trabalho.

49

Roupas clssicas de boa qualidade duram at cinco anos impecveis e, por isto, valem o preo.

Vista-se para se sentir confortvel, apreciada e adequada. Opte por roupas que priorizem versatilidade, e no s a beleza.

Profissionalmente, sempre melhor chamar a ateno pela elegncia do que pela ousadia ou irreverncia.

Prefira cores discretas, neutras e sem estampas marcantes e tambm peas ou conjuntos inteiros, fceis de vestir e melhor para combinar.

Imprima as tendncias da moda nos acessrios e use roupas bsicas fceis de portar e econmicas na manuteno.

Use sapatos confortveis e com saltos mdios ou sandlias mais fechadas.

Se voc lida com o pblico, sua imagem deve comunicar eficincia e gentileza (roupas bsicas, poucos complementos).

Se trabalhar num escritrio de advocacia ou em outro ambiente sbrio, sua imagem pede maneiras discretas e roupas mais formais.

Agncias de publicidade, empresas de marketing, o mundo da moda e escritrios de arquitetura permitem trajes criativos e aceitam estilos mais ousados.
50

Para negociar com clientes conservadores, um tailleur ou roupas escuras e acessrios discretos transmitiro seriedade e segurana.

J a apresentao de um projeto inovador pede roupas de corte moderno, cores fortes e acessrios inventivos para imagem e idia no colidirem.

Para se adaptar a ambientes mais sbrios, as mais jovens podem dar um toque nas roupas bsicas, inventando combinaes inditas e usando acessrios leves e coloridos.

De modo geral, quem escolhe peas bsicas para trabalhar pode imprimir o tom de cada estao aos acessrios, mas no deve exagerar nos complementos.

DICAS PARA A EXECUTIVA DE SUCESSO

Para a mulher que ocupa posio de destaque, a roupa clssica sempre a grande soluo. Mas no confunda clssico com antigo: o estilo vale sempre, mas deve ser renovado e atualizado. At mesmo a moda clssica das executivas acompanha as mudanas no comportamento. Com a valorizao do corpo, as formas ajustadas trazem saias sensatas, na altura do joelho, e palets mais acinturados.

51

As cores claras so energticas, mas as escuras tradicionalmente projetam uma aura de poder. Austeridade demais tambm pesa. Amenize, jogando acessrios ou

desmembrando o tailleur com novas parcerias. Lembre-se: os acessrios e complementos podem ser arrojados, mas a pea principal deve ser comportada. Um bom palet indispensvel. Pode ser usado sobre uma saia, cala ou vestido. Roupas mais estruturadas, de linhas rgidas, impem autoridade. Se o seu trabalho permite, use e abuse das calas. Elas escondem e insinuam as pernas e, usadas com palet e camisa aberta, so modernas e discretas.

PERIGO: O QUE EVITAR NO TRABALHO

Explorar tendncias modernas na roupa de trabalho. Estar na moda menos importante que representar bem o seu negcio, a no ser para profissionais do setor fashion.

Excesso de produo que pode comprometer o conforto e a imagem profissional.

Trajes exticos ou descontrados demais, destoando do ambiente.

Sobrepor cores ou estampas em uma aquarela que pode cansar.

Usar justos, curtos, transparncias, fendas e decotes. Discrio no trabalho no apenas recomendvel, mas imprescindvel.

52

Roupas que envelhecem o visual ou muito "lolitas".

Ateno especial a detalhes como: lingerie aparecendo, saltos altssimos, bainhas malfeitas, roupas manchadas ou amassadas, muita maquiagem ou cara lavada, cabelos maltratados, unhas muito longas ou mal cuidadas, perfume demais, meias desfiadas, mini-saia, bermudas, sapatos, bolsas e cintos em mal estado de conservao, excesso de bijuterias, brilhos e roupas que marquem as formas.

Para ser levada a srio, a profissional feminina no precisa vestir-se de homem. Mas bom deixar para os embalos de sbado noite os decotes audaciosos, as mini-saias, as roupas colantes e os saltos altssimos e finssimos, a no ser que seu trabalho exija roupas sedutoras. A PROFISSO E O SAPATO CERTO

Algumas profisses exigem sapatos adequados e confortveis. Outras pedem modelos mais formais ou at mesmo sapatos de salto (que o bom senso aconselha no deixar que ultrapassem cinco centmetros).

Executiva: lembre-se de que seu colega homem no comparece ao trabalho usando sandlias ou sapatos chamativos (alm de no reclamar por ter que usar sapatos fechados!). Para dar o mesmo pique ao visual, escolha escarpins, mocassins e uma coleo de sapatos mais fechados. Mesmo sendo a bossa do vero, a sandlia deve ficar reservada s horas de lazer.

Publicitria, arquiteta, comerciante, artista plstica: Estas profissionais gostam de roupas bsicas, e os sapatos no precisam acompanhar modismos.

53

Aposte na criatividade, sem cair no exagero, e nos modelos em estilo masculino.

Professora, atleta: Use sapatos de saltos mais baixos e confortveis. A moda permite muitas possibilidades de sapatos baixos charmosos e que completam com elegncia o visual.

Mdica, enfermeira, profissional da rea de sade: Quando o branco vira moda na estao, aproveite para fazer um estoque de modelos bsicos e confortveis (tnis, mocassins, sapatilhas e escarpins).

Produtora de moda, modelo, dona e vendedora de loja, estilista: Estar ligada nas propostas de moda de cada estao obrigao profissional. Portanto, assimile os sapatos modernos como um carto de visitas para seu trabalho.

CORES PARA HOMENS - COMO COMBINAR

Homens de cabelos e olhos escuros e tez morena combinam com trajes marinho, verde musgo ou castanho. As camisas so em marfim, azul claro, branca, bege claro Homens de cabelos, pele e olhos claros: trajes em qualquer tom de azul, verde escuro ou de cinza, com camisas em tons de azul mdio, beges e cinza plido.

Homens de cabelo grisalho devem usar trajes em tons de cinza, marinho bem escuro ou preto, com camisas brancas, rosa ou listrada em cinza.

54

Para homens de pele escura, afro-brasileiros, use traje azul mdio, marinho, cinza mdio e preto (risca-de-giz), combinando com camisas brancas, marfim ou azul-claro.

Para homens orientais, os ideais so os ternos marinhos, castanhos e cinza asfalto, usados com camisas claras que no sejam variantes do cqui ou amarelo.

ROUPA DE TRABALHO

A roupa de trabalho pode no fazer o monge, mas ajuda a conquistar os locais sagrados. A maneira como uma pessoa se veste pode ser uma pista para saber se ela se respeita, se desleixada, se tem disciplina, social ou introvertida, dinmica, moderna, clssica ou at um narcisista de planto.

Peas bsicas de um guarda-roupa formal:

O figurino bsico ideal para um executivo pode ter cinco ternos ou costumes (dois marinhos de modelos diferentes, um cinza escuro, um preto e outro mais claro para ocasies menos formais), dez ou doze camisas sociais (quatro ou cinco brancas) e sete gravatas, para variar durante a semana.

Evite sempre que puder:

Meias claras e brancas com trajes escuros. A meia deve ser um prolongamento da cala ou do sapato. Mangas e calas curtas ou volumes exagerados.
55

Sapato esporte com traje completo. Roupas variando muito de acordo com a ocasio. Perfumes mais fortes. Para o dia-a-dia prefira colnias frescas.

OS DEZ MANDAMENTOS PARA NO ERRAR NA ROUPA DE TRABALHO

1. Os colarinhos sociais e esportivos so os sinais mais visveis da elegncia de um homem. Maiores que o pescoo desabam qualquer rosto. Apertados, sufocam o visual.

2. A combinao da camisa com a gravata pode demonstrar atitude moderna ou decepcionar de cara. Estes itens devem ser atualizados a cada estao, como as bijuterias femininas.

3. Os ombros do palet devem ser naturais. Maiores ou menores criam um ar "desmontado" ou desconfortvel.

4. As mangas devem cair impecveis em camisas e palets com os comprimentos certos. Curtas deixam qualquer um deselegante ou mesmo cafona. Compridas, acabam com qualquer sinal de elegncia. E no basta dobrar as mangas para dentro. O conserto deve ser feito por pessoas especializadas.

5. A largura do casaco deve ser do tamanho do corpo. Justo demais parece que encolheu na lavagem. Largos, engordam e deixam a silhueta mais baixa.

56

6. Use botes discretos e, sempre que possvel, abotoados.

7. O comprimento dos casacos no deve passar muito das ndegas e nem ser muito curto. Quanto mais longo, menores parecem as pernas.

8. Calas tambm definem a elegncia. As modelagens de volume moderadas para o ajustado so as que vestem eternamente bem.

9. O comprimento das calas, especialmente as formais, deve ter a bainha marcada corretamente. Curtas, comprometem, longas demais acabam com o visual.

10. Escolha sapatos adequados ao tipo de roupa. Os amarrados combinam com tudo, at com roupas informais. Os esportivos s se prestam a produes informais. Ateno com as meias. Na dvida, combine com os sapatos.

GUARDA ROUPA INFORMAL DE ROUPAS DE TRABALHO

Com uma seleo de roupas bsicas ningum fica mal vestido no trabalho. Essas peas tambm aceitam um toque pessoal ou de moda, de acordo com o gosto ou estilo de vida de cada um. Elas tambm so roupas adequadas ao "Casual Friday". Camisas sociais em tom de branco e azul-claro. Camisetas brancas, pretas e mescla cinza, sem estampa. Camisas brancas ou pretas esportivas em algodo. Camisas plo de tecidos firmes em tons neutros. Cala de alfaiataria cinza ou bege escuro.
57

Cala esporte em sarja cqui. Cala esporte preta. Suteres decote V, redondo ou malha de tric, em marinho, bege ou azul. Sapatos pretos (amarrados e esportes), ou castanhos esportivos, com bico fino ou quadrado.

58

Bibliografia consultada

1. Castro, Claudine de - Etiqueta : um guia prtico e atual para as boas maneiras. - 2. ed. - Rio de Janeiro : Ediouro, 1997. 2. Matarazzo, Claudia - Etiqueta sem frescura. So Paulo: Melhoramentos, 1995. 3. Manual Completo de Etiqueta Suma Econmica www.scribd.com 4. Ribeiro, Celia - Boas maneiras & sucesso nos negcios: um guia prtico de etiqueta para executivos. L&PM, Porto Alegre, 1993. 5. Acosta, Ana Cristina M. A. A importncia da etiqueta social nas relaes de trabalho de profissional de secretariado Artigo www.fenassec.com.br 6. Etiqueta empresarial, comportamento social e postura profissional (pdf) www.sobragen.org.br

Apostila compilada por Sum Pedrosa

59

Potrebbero piacerti anche