Sei sulla pagina 1di 45

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN SETOR DE CINCIAS AGRRIAS DEPARTAMENTO DE SOLOS E ENGENHARIA AGRCOLA

Disciplina: Eletrificao Rural


Unidade 6 Condutores eltricos dimensionamento e instalao.
Prof. JORGE LUIZ MORETTI DE SOUZA

Objetivo da Unidade 6
Ao trmino da Unidade, o aluno dever ser capaz de identificar, os caracterizar dos e

dimensionar

condutores

circuitos

(terminaes, distribuio e alimentao) de instalaes eltricas em baixa tenso.

1 Consideraes bsicas (pg. 95)


Condutores eltricos: definio

(a)

(b)

(c)

Figura (a) condutor eltrico; (b) condutor nu; e, (c) condutor revestido.

(a) Fio (b) Cabo: unipolares e multipolares

1 Consideraes bsicas: fios (pg. 95)

(a)

(b)

Figura Condutores eltricos: (a) fio nu; e, (b) fio revestido.

1 Consideraes bsicas: cabos (pg. 95)

(a)

(b)

(c)

Figura Condutores eltricos: (a) cabo nu; (b) cabo unipolar, e, (c) cabo multipolar.

1 Consideraes bsicas (pg. 96)


1.1 Tipos de condutores
(a) Propagadores de chama: entram em combusto sob a ao direta da chama e a mantm aps a sua retirada (Etilenopropilelo EPR, Polietileno Reticulado XLPE); (b) No-propagadores de chama: removida a chama a combusto do material cessa (Cloreto de Polivinila PVC, neoprene); (c) Resistente chama: mesmo sob exposio prolongada, a chama no se propaga ao longo do material isolante do cabo (Sintenax Antiflan Pirelli, Noflan Ficap); (d) Resistentes ao fogo: materiais especiais, incombustveis (Afumex da Pirelli, Afitox da Ficap).

1 Consideraes bsicas (pg. 99)


1.1 Tipos de condutores
Tabela. Temperaturas admissveis para alguns tipo de revestimento de condutores, para temperatura ambiente de 30 oC

1 Consideraes bsicas (pg. 95 e 96)


1.2 Seo nominal de um fio ou cabo
Seo nominal de um fio ou cabo: a rea da seo transversal do fio ou da soma das sees dos fios componentes de um cabo.

(a) AWG (American Wire Gauge circular mil): escala em progresso geomtrica de dimetros expressos em polegadas. (Obs.: utilizado at o ano de 1982); (b) NBR 5410 - A partir de dezembro de 1982 escala padronizada em mm2, da srie mtrica da IEC (International Electrotechnical Comission).

1 Consideraes bsicas (pg. 96)


1.3 Material utilizados como condutores eltricos
A NBR 5410 estabelece as seguintes prescries quanto ao uso dos condutores (fios e cabos) eltricos: (a) Em instalaes residenciais s podem ser empregados condutores de cobre, exceto condutores de aterramento e proteo; (b) Em instalaes comerciais permitido o emprego de condutores de alumnio com sees nominais 50 mm2; (c) Em instalaes industriais podem ser utilizados condutores de alumnio, desde que sejam obedecidas simultaneamente as seguintes condies: Seo nominal dos condutores seja 10 mm2; Potncia instalada seja 50 kW; Instalao e manuteno qualificadas.

2 Dimensionamento dos condutores eltricos (pg. 98)


Critrios utilizados para o dimensionamento dos condutores eltricos: (a) Seo Mnima; (b) Mxima Corrente (aquecimento); (c) Queda de Tenso. Consideraes:
A partir do maior valor de seo nominal determinada (com os trs critrios), escolhe-se em tabelas de capacidade de condutores padronizados e comercializados o fio ou cabo cuja seo, por excesso, mais se aproxime da seo calculada.

2 Dimensionamento dos condutores eltricos (pg. 98)


Consideraes: Os condutores neutro (N) e proteo (PE) so determinados a partir da seo do condutor fase do circuito; Os condutores eltricos devem ser compatveis com a capacidade dos dispositivos de proteo contra sobrecarga e curto-circuito. Em circuito de distribuio de apartamentos e pequenas residncias, em geral, suficiente a escolha do condutor baseando-se apenas nos critrios da Seo Mnima e Mxima Corrente.

2 Dimensionamento dos condutores eltricos (pg. 96) 2.1 Critrio da Mnima Seo dos condutores
Consiste apenas em verificar na tabela a seguir, a partir do tipo de instalao e utilizao do circuito, o valor da mnima seo que pode ser utilizada baseando-se no material condutor (cobre ou alumnio).

2 Dimensionamento dos condutores eltricos (pg. 96) 2.1 Critrio da Mnima Seo dos condutores
Tabela. Seo mnima do condutor fase a partir do critrio da Mnima Seo.

2 Dimensionamento dos condutores eltricos 2.2 Critrio da Mxima Corrente (aquecimento)


Calculo da intensidade da corrente de projeto Ip de um circuito:

S
Ip =
i =1

Ilumao i

S
Ip =
i =1

TUG i

S
Ip =
i =1

TUE i

Sendo: Ip corrente de projeto do circuito contendo iluminao, tomada(s) de uso geral ou tomada(s) de uso especfico (A); Si potncia aparente da i-sima carga pertencente ao circuito (VA); U tenso a que o circuito estar submetido (V); n nmero de cargas do circuito.

2 Dimensionamento dos condutores eltricos


2.2 Critrio da Mxima Corrente (aquecimento)

Obs.: pg. 70 do manual

Figura Quadro de distribuio de cargas preliminar (pg. 70).

2 Dimensionamento dos condutores eltricos (pg. 99) 2.2 Critrio da Mxima Corrente (aquecimento)
Entre os fatores que devem ser considerados na escolha da seo de um fio ou cabo, supostamente operando em condies de aquecimento normais, destacam-se: A maneira de instalar os cabos; O tipo de isolao e de cobertura do condutor; O nmero de condutores carregados do circuito, isto , de condutores vivos, efetivamente percorridos pela corrente; O material condutor (cobre ou alumnio); A temperatura ambiente ou do solo, se o condutor for enterrado diretamente no mesmo; A proximidade de outros condutores (outros circuitos); A proximidade de outros eletrodutos.

2.2 Critrio da Mxima Corrente (aquecimento) (pg.100) 2.2.1 Tipos de instalao (maneira de instalar) do condutor
Tabela. Tipos de instalao dos condutores eltricos (maneiras de instalar).

Obs.: pg. 100 do manual

Tabela. Tipos de instalao dos condutores eltricos (maneiras de instalar).

Obs.: pg. 100 do manual

2.2 Critrio da Mxima Corrente (aquecimento) 2.2.2 Tipos de isolao do condutor

(pg. 99)

Escolher o tipo de isolao de acordo com as temperaturas de regime constante de operaes e de sobrecarga.
Tabela. Temperaturas admissveis para alguns tipo de revestimento de condutores, para temperatura ambiente de 30 oC.

2.2 Critrio da Mxima Corrente (aquecimento)


2.2.3 Material do condutor
Condutores de cobre; Condutores de alumnio.

(pg. 99)

2.2.4 Nmero de condutores do circuito Pode-se ter:


(a) 2 Condutores corregados: F-N (fase e neutro) ou F-F (fase-fase) (b) 3 Condutores corregados: 2F-N; 3F; 3F-N (supondo o sistema de circuito equilibrado) (c) 4 Condutores carregados 3F-N

Tabela. Capacidade de conduo de corrente eltrica (em ampers A) para condutores e cabos de cobre ou alumnio, com isolao de PVC, para os tipos de instalao A, B, C e D, com 2 ou 3 condutores carregados, temperatura ambiente de 30 oC e temperatura do condutor de 70 oC.

Obs.: pg. 100 do manual

Tabela. Capacidade de conduo de corrente eltrica (em ampers A) para condutores e cabos de cobre ou alumnio, com isolao de PVC, instalados ao ar livre, para os tipos de instalao E, F e G, temperatura ambiente de 30 oC e temperatura do condutor de 70 oC.

Obs.: pg. 101 do manual

Tabela. Capacidade de conduo de corrente eltrica (em ampers A) para condutores e cabos de cobre ou alumnio, com isolao de XLPE ou EPR, para os tipos de instalao A, B, C e D, com 2 ou 3 condutores carregados, temperatura ambiente de 30 oC e temperatura do condutor de 90 oC.

Obs.: pg. 102 do manual

Tabela. Capacidade de conduo de corrente eltrica (em ampers A) para condutores e cabos de cobre ou alumnio, com isolao de XLPE ou EPR, instalados ao ar livre, para os tipos de instalao E, F e G, temperatura ambiente de 30 oC e temperatura do condutor de 90 oC.

Obs.: pg. 102 do manual

Entre os fatores que devem ser considerados na escolha da seo de um fio ou cabo, supostamente operando em condies de aquecimento normais, destacam-se: A maneira de instalar os cabos; O tipo de isolao e de cobertura do condutor; O nmero de condutores carregados do circuito, isto , de condutores vivos, efetivamente percorridos pela corrente; O material condutor (cobre ou alumnio); A temperatura ambiente ou do solo, se o condutor for enterrado diretamente no mesmo; A proximidade de outros condutores e cabos (outros circuitos); A proximidade de outros eletrodutos.

2.2 Critrio da Mxima Corrente (aquecimento) (pg. 101)


2.2.5 Clculo da corrente de projeto corrigida

Ip =

Ip k1 k2 k3

Sendo: Ip corrente de projeto corrigida (A); Ip corrente de projeto (A); k1 fator de correo devido a temperatura (adimensional); k2 fator de correo devido ao agrupamento de condutores (adimensional); k3 fator de correo devido ao agrupamento de eletrodutos (adimensional).

2.2 Critrio da Mxima Corrente (aquecimento)

(pg. 103)

(a) Considerao da temperatura ambiente ou do solo (k1)


Tabela. Fatores de correo da corrente de projeto (Ip), quando a temperatura ambiente for diferente de 30 C para os condutores no-enterrados e 20C de temperatura do solo para cabos enterrados (fator k1).

2.2 Critrio da Mxima Corrente (aquecimento) (pg. 104) (b)


Considerao do agrupamento de condutores e cabos (k2)

Tabela. Fatores de correo da corrente de projeto (Ip), quando mais de trs cabos isolados singelos (nomultipolares) encontram-se agrupados (fator k2).

2.2 Critrio da Mxima Corrente (aquecimento) (pg. 106) (c) Considerao do agrupamento de eletrodutos (k3)
Tabela. Fatores de correo da corrente de projeto (Ip), em funo do nmero de eletrodutos dispostos ao ar livre, enterrados ou embutidos, na posio vertical e horizontal (fator k3).

2.2 Critrio da Mxima Corrente (aquecimento)


(d) Simplificaes aplicadas aos fatores k1 , k2 e k3 Simplificao para k1: se a temperatura ambiente for menor do que 30 C centgrados k1 sempre ser igual a 1; Simplificao para k3: se no houver agrupamento de eletrodutos, k3 sempre ser igual a 1; Simplificao para k2: se o somatrio da seo transversal dos condutores (cobre + isolamento) for inferior a 1/3 da rea do eletroduto, k2 pode ser considerado igual a 1.
eletroduto

S
i =1

condutor i

1 S eletroduto 3

condutor

2.2 Critrio da Mxima Corrente (aquecimento)


Exerccio 1 Baseando-se no quadro de cargas da residncia na pgina 70, em que o circuito 11 possui uma TUE de 4400 VA ligada na tenso de 220 V (UFF), determine a seo dos condutores fase do circuito pelo critrio da mxima corrente, sabendo que:
condutores so isolados, instalados em eletroduto embutido em alvenaria; isolao dos condutores de PVC; material dos condutores: ??????? (qual pode ser?); nmero de condutores carregados: ??????? (qual pode ser?) temperatura ambiente de 40 oC; no eletroduto passar 4 condutores corregados (outros circuitos) + 2 condutores do circuito 11 (cabos isolados dentro de eletroduto); No haver agrupamento de eletrodutos.

2.2 Critrio da Queda de Tenso

(pg. 109)

O critrio consiste em empregar as seguintes equaes: (a) Circuitos monofsicos (F-N), bifsicos (F-F) ou trifsicos a quatro condutores (3F-N):

n 2 I i di i =1 S= U U

Obs.: no esquecer de deduzir a equao

Sendo, S seo transversal do condutor (mm2); resistividade do material condutor ( mm2 m1); Ii intensidade da corrente eltrica de projeto do i-simo equipamento pertencente ao circuito (A); di distncia do i-simo equipamento at o incio do circuito que est sendo dimensionado (m); U diferena de potencial (tenso) entre os condutores do circuito (V); U limite de queda de tenso permitida no trecho do circuito considerado (adimensional).

2.2 Critrio da Queda de Tenso


(b) Circuitos trifsicos (3F):

n 3 I i di i =1 S= U U
Sendo, S seo transversal do condutor (mm2); resistividade do material condutor ( mm2 m1); Ii intensidade da corrente eltrica de projeto do i-simo equipamento pertencente ao circuito (A); di distncia do i-simo equipamento at o incio do circuito que est sendo dimensionado (m); U diferena de potencial (tenso) entre os condutores do circuito (V); U limite de queda de tenso permitida no trecho do circuito considerado (adimensional).

2.2 Critrio da Queda de Tenso

(pg. 108)

Tabela. Limites de queda de tenso estabelecidos pela norma NBR 5410 para diferentes tipos de instalao

2.2 Critrio da Queda de Tenso


2%

(pg. 109)

2%

7%

7%

4%

4%

Figura Limites de queda de tenso estabelecidos pela norma NBR 5410 para diferentes tipos de instalao

2 Dimensionamento dos condutores eltricos (pg. 96)


2.4 Escolha da seo mnima do condutor neutro
A escolha da SN de um circuito baseia-se no dimensionamento da SFase do mesmo circuito, determinado com os critrios da Mnima Seo, Mxima Corrente ou Queda de Tenso. (a) A SN deve possuir a mesma SFase do circuito nos seguintes casos: Circuitos monofsicos e bifsicos, para qualquer seo; Circuitos trifsicos, quando SFase 25 mm2, em cobre ou alumnio; Circuitos trifsicos, na presena de harmnicos, em qualquer seo.

2 Dimensionamento dos condutores eltricos (pg. 96)


2.4 Escolha da seo mnima do condutor neutro
(b) A SN diferente da SFase do circuito nos seguintes casos: Circuito trifsico, quando SFase 25 mm2, em cobre ou alumnio (Tabela a seguir) Obs.: Os condutores fase e neutro devem ser constitudos pelo mesmo metal; e, o condutor neutro no pode ser comum a vrios circuitos.

2 Dimensionamento dos condutores eltricos (pg. 96)


2.4 Escolha da seo mnima do condutor neutro
Tabela. Critrio para a escolha da seo mnima do condutor neutro (SN) em relao ao condutor fase

2 Dimensionamento dos condutores eltricos (pg. 112) 2.5 Escolha da seo mnima do condutor de proteo
A escolha da SPE de um circuito tambm baseia-se na SFase do mesmo circuito, determinada com os critrios da Mnima Seo, Mxima Corrente e Queda de Tenso.

Tabela. Critrios para a escolha da seo mnima do condutor de proteo (SPE) em relao ao condutor fase

Exerccio 2:
Baseando-se no quadro de cargas da residncia na pgina 70, determine para os circuitos 1 e 5: (a) A corrente de projeto do circuito alimentador; (b) A corrente de projeto corrigida do circuito alimentador, sabendo que a temperatura ambiente de 30 oC, os eletrodutos no esto agrupados e sero calculados com uma ocupao por condutores menor que 33% (Scondutores 1/3 Seletroduto); (c) A seo transversal dos condutores fase de cobre do circuito (critrios da mnima seo e mxima corrente) e justifique a escolha da seo. Obs.: Cabos com isolao de PVC; instalao dos cabos tipo B; (d) A seo transversal do condutor neutro.

Exerccio 3:
Conforme o esquema multifilar abaixo, contendo um circuito eltrico com TUE, determine:

(a) A corrente de projeto do circuito alimentador; (b) A corrente de projeto corrigida do circuito alimentador, sabendo que a temperatura ambiente de 40
oC,

os

eletrodutos esto agrupados (K3 = 0,8) e sero calculados com uma ocupao por condutores menor que 33%;

(c) A seo transversal dos condutores de cobre do circuito conforme a norma (pelos trs critrios) e justifique a escolha da seo. Obs.: Cabos com isolao de PVC; instalao dos cabos tipo B, queda de tenso nos fios efios = 2%; (d) O circuito analisado no tem condutores neutro e proteo. Caso houvesse estes dois condutores, qual deveria ser a sua seo?

Exerccio 4:
Conforme o esquema multifilar abaixo, contendo um circuito eltrico com duas TUEs, determine:

(a) A corrente de projeto do circuito alimentador; (b) A corrente de projeto corrigida do circuito alimentador, sabendo que a temperatura ambiente de 30 oC, os eletrodutos no esto agrupados e sero calculados com uma ocupao por condutores menor que 33%;

(c) A seo transversal dos condutores de cobre do circuito conforme a norma (pelos trs critrios) e justifique a escolha da seo. Obs.: Cabos com isolao de PVC; instalao dos cabos tipo B, queda de tenso nos fios efios = 2%; (d) O circuito analisado no tem condutores neutro e proteo. Caso houvesse estes dois condutores, qual deveria ser a sua seo?

FIM

Potrebbero piacerti anche