Sei sulla pagina 1di 13

Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia da Construo I Prof. Eng.

Civil Rodrigo Uczak

Captulo 1 Consideraes iniciais tica, Segurana e Leis

1.1 Introduo A histria das construes so contadas desde das pocas pr-histricas quando o homem comeou a construir abrigos e desenvolver tcnicas e ferramentas para a construo desses abrigos seja para a moradia ou para depsito de alimentos e ao passar dos tempos estas tcnicas e ferramentas foram evoluindo conforme a sociedade tambm foi se desenvolvendo, novas necessidades tambm foram aparecendo e assim o construtor passou a fazer papel importante na sociedade. De abrigos rsticos de pedra, argila e galhos a grandes arranha-cus, existe o esforo e a habilidade do construtor. Nos dias de hoje devido ao bom momento financeiro e incentivos governamentais para a construo, os profissionais envolvidos na construo civil esto sendo bastante requisitados, principalmente aqueles com boa formao e qualidade de servio, podendo ser bem colocado no mercado de trabalho com um bom resultado financeiro. A busca de conhecimento e a constante procura de atualizao para aperfeioamento das tcnicas construtivas atravs de cursos profissionalizantes ou a leitura de manuais, apostilas ou revistas especializadas, da ao profissional grandes vantagens e melhora na qualidade de seu servio, sendo assim o qualificando a oportunidades melhores. 1.2 tica no Ambiente de Trabalho A tica o ideal para conduta humana, pois a evoluo de seus princpios deu-se juntamente com o processo evolutivo da humanidade, e orienta o ser humano sobre o que bom e correto e o que deveria assumir, orientando sua vida em relao a seus semelhantes, visando o bem comum. A tica no trabalho orienta no apenas o teor das decises como tambm o processo para a tomada de deciso. Para que seja tico no trabalho preciso antes de tudo ser honesto em qualquer situao, nunca fazer algo que no possa assumir em pblico, ser tolerante e flexvel.. Tente tambm nunca criticar seus colegas de trabalho ou culp-los pelas costas, e quando for necessrio corrigir ou repreender algum, faa-o em particular, no o humilhe perante os outros e se for o caso oferea apoio, pois ele poder estar passando por dificuldades sem voc saber. Dentro do canteiro e muito importante manter um bom ambiente de trabalho onde exista o coleguismo e a honestidade, onde todos possam exercer sua funo sem problemas e que no atrapalhe profissionalmente o trabalho do outro. Para que isto acontea devesse respeitar a posio e funo de cada membro da equipe de trabalho, assim como possveis trabalhadores de outras empresas ou equipes que venham participar da execuo da obra.

Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia da Construo I Prof. Eng. Civil Rodrigo Uczak

Organograma hierrquico no canteiro de obra

Engenheiro Civil Executor

Tcnico de Edificao/ Segurana do Trabalho

Mestre de Obras/Coordenador Geral de Construo

Almoxarifado

Encarregado Pedreiros

Encarregado Eletricista

Encarregado Encanador

Encarregado Carpinteiro

Encarregado Armador

Pedreiro Oficial

Tcnico eletricista

Tcnico Encanador

Carpinteiro

Armador

Meio-Oficial

Ajudante eletricista

Ajudante Encanador

Ajudante Carpinteiro

Ajudante Armador

Ajudante/Servente

1.3 Segurana no canteiro de obra Para que possa ser executados todos os servios sem haver problemas, acidentes ou imprevistos, deve-se levar em considerao todas as normas vigentes para segurana de trabalho no canteiro de obras. E de fundamental importncia seguir as exigncias de segurana como o uso dos EPI`s (Equipamentos de Proteo Individual) para cada funo ou execuo de cada servio no canteiro, tambm como itens de proteo como proteo de ponteiras de armaduras, placas de sinalizao, barreiras em aberturas de piso elevado e sacadas, andaimes, rampas e escadas, elevadores e guindastes devidamente dimensionados e construdos de acordo com as normas. 1.3.1 Equipamentos de Proteo Individual

A empresa obrigada a fornecer aos trabalhadores, gratuitamente, EPI adequado ao risco e em perfeito estado de conservao e funcionamento, consoante as disposies contidas na NR 6 Equipamento de Proteo Individual - EPI. O Capacete deve ser usado obrigatoriamente por todos os profissionais independente da funo. A mscara panormica deve ser utilizada pelos trabalhadores cuja funo apresentar necessidade de proteo facial e respiratria, em atividades especiais. 2

Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia da Construo I Prof. Eng. Civil Rodrigo Uczak

O protetor auricular obrigatrio a qualquer funo quando exposta a nveis de rudo acima dos limites de tolerncia da NR 15. O cinto de segurana tipo abdominal somente deve ser utilizado em servios de eletricidade e em situaes em que funcione como limitador de movimentao. O cinto de segurana tipo praquedista deve ser utilizado em atividades a mais de 2,00m (dois metros) de altura do piso, nas quais haja risco de queda do trabalhador, que deve ser dotado de dispositivo travaquedas e estar ligado a cabo de segurana independente da estrutura do andaime. Os cintos de segurana tipo abdominal e tipo paraquedista devem possuir argolas e mosquetes de ao forjado, ilhoses de material no ferroso e fivela de ao forjado ou material de resistncia e durabilidade equivalentes.

A relao abaixo (fonte: PCMat / Jos Carlos de Arruda Sampaio) mostra, para as funes que os empregados executam na obra, quais os EPIs indicados:
administrao em geral - calado de segurana; almoxarife - luva de raspa; armador - culos de segurana contra impacto, avental de raspa, mangote de raspa, luva de raspa, calado de segurana; azulejista - culos de segurana contra impacto, luva de PVC ou ltex; carpinteiro - culos de segurana contra impacto, protetor facial, avental de raspa, luva de raspa, calado de segurana; carpinteiro (serra) - mscara descartvel, protetor facial, avental de raspa, calado de segurana; eletricista - culos de segurana contra impacto, luva de borracha para eletricista, calado de segurana, cinturo de segurana para eletricista; encanador - culos de segurana contra impacto, luva de PVC ou ltex, calado de segurana; equipe de concretagem - luva de raspa, calado de segurana; equipe de montagem (grua torre, guincho, montagens) - culos de segurana - ampla viso, mscara semifacial, protetor facial, avental de PVC, luva de PVC ou ltex, calado de segurana; operador de betoneira - culos de segurana - ampla viso, mscara semifacial, protetor facial, avental de PVC, luva de PVC ou ltex, calado de segurana; operador de compactador - luva de raspa, calado de segurana; operador de empilhadeira - calado de segurana, colete refletivo; operador de guincho - luva de raspa, calado de segurana; operador de mquinas mveis e equipamentos - luva de raspa, calado de segurana;

Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia da Construo I Prof. Eng. Civil Rodrigo Uczak


operador de martelete - culos de segurana contra impacto, mscara semifacial, mscara descartvel, avental de raspa, luva de raspa, calado de segurana; operador de policorte - mscara semifacial, protetor facial, avental de raspa, luva de raspa, calado de segurana; pastilheiro - culos de segurana - ampla viso, luva de PVC ou ltex, calado de segurana; pedreiro - culos de segurana contra impacto, luva de raspa, luva de PVC ou ltex, botas impermeveis, calado de segurana; pintor - culos de segurana - ampla viso, mscara semifacial, mscara descartvel, avental de PVC, luva de PVC ou ltex, calado de segurana; poceiro - culos de segurana - ampla viso, luva de raspa, luva de PVC ou ltex, botas impermeveis, calado de segurana; servente em geral - calado de segurana (deve sempre utilizar os equipamentos correspondentes aos da sua equipe de trabalho) soldador - culos para servios de soldagem, mscara para soldador, escudo para soldador, mscara semifacial, protetor facial, avental de raspa, mangote de raspa, luva de raspa, perneira de raspa, calado de segurana; vigia - colete refletivo.

1.3.2

Itens de Segurana no canteiro de obra

Alm do profissional estar equipado com os EPIs o canteiro de obra deve ser um ambiente seguro, com indicaes atravs de sinalizao adequada e barreiras e outras protees. 1.3.2.1 Instalaes Eltricas O trabalho deve ser realizado por profissional qualificado e supervisionado por profissional legalmente habilitado. O quadro de fora principal, a distribuio, as tomadas e os comandos devem ter proteo contra intempries. A fiao eltrica enterrada deve ser protegida por placas de concreto ou eletrodutos, ter devem sinalizao de advertncia e ser mantida distncia mnima de 1,50m das escavaes. O fusvel, a chave e o disjuntor devem ser compatveis com o circuito. No substituir por dispositivo improvisado ou por fusvel de capacidade superior, sem a correspondente troca de fiao. Usar o conjunto plugue e tomada para ligar mquinas e equipamentos eltricos mveis e aterrar estruturas e carcaas de equipamentos eltricos.

Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia da Construo I Prof. Eng. Civil Rodrigo Uczak

1.3.2.2 Almoxarifado Deve ser instalado em local que facilite a recepo dos materiais e a distribuio pelo canteiro e de ser mantido limpo, organizado e identificado, de modo a no prejudicar o trnsito de pessoas, a circulao de materiais e o acesso aos equipamentos de combate ao incndio; Manter os materiais com facilidade de acesso e manuseio e os materiais txicos, corrosivos, inflamveis e explosivos, devem ser identificados e separados por compatibilidade qumica. Devem ser armazenados em local isolado e sinalizados.

1.3.2.3 Organizao e limpeza O canteiro deve ser organizado e limpo para otimizao dos trabalhos, reduo das distncias entre estocagem e emprego do material, reduo dos fatores de risco de acidentes. Para o bom aproveitamento da rea dos canteiros, importante: - Manter materiais armazenados em locais pr-estabelecidos, demarcados e cobertos, quando necessrio; - Desobstruir as vias de circulao, passagens e escadarias; - Coletar e remover regularmente entulhos e sobras de material, inclusive das plataformas; - Utilizar equipamentos mecnicos ou calhas fechadas, para a remoo de entulhos em diferentes nveis; - Utilizar capacete, luvas, mscara descartvel e calado de segurana para a remoo de entulhos, sobra de materiais e limpeza do canteiro; - Evitar poeira excessiva e riscos de acidentes durante a remoo. Os resduos gerados na construo devem ser devidamente destinados de acordo com suas categorias. Deve ser locados no canteiro de obra locais prprios para destinar cada tipo de resduo. Resduos inorgnico como cacos de cermicas, alvenaria, concreto ou resduos gerados pela demolio deve ser colocados em uma caamba onde a empresa contratada destine corretamente. Pedaos de madeira, tocos, ripas, tabuas cortadas ou placas de aglomerado devem ser separados para seu reaproveito durante a obra, assim como pregos e parafusos fixados nestes elementos, devem ser retirados e qualificados para um futuro reaproveito. Resduos orgnicos devem ser jogados em recipientes devidamente fechados e estanques, para que no haja mal cheiro ou infestao de pragas. Deve ser destinado a coleta coletiva municipal local.

Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia da Construo I Prof. Eng. Civil Rodrigo Uczak

Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia da Construo I Prof. Eng. Civil Rodrigo Uczak

1.3.2.4. Concretagem Verificar previamente, na operao do vibrador, a existncia da dupla isolao, instalaes eltricas adequadas potncia do equipamento, cabos protegidos contra choques mecnicos e cortes. Inspecionar o escoramento e a resistncia das formas, por profissional habilitado, antes de iniciar as atividades de lanamento e vibrao de concreto e promover revezamentos freqentes de atividades entre os trabalhadores que transportam o mangote, com os demais trabalhadores envolvidos na tarefa de concretagem, tambm deve ser inspecionado as conexes dos dutos transportadores previamente utilizao. 1.3.2.5 Escavao de Valas e Poos Identificar previamente a existncia de galerias, canalizaes e cabos eltricos, bem como os eventuais riscos com emanaes de gases. Inspecionar diariamente o escoramento do talude, delimitar as reas de escavaes com fitas zebradas e cavaletes, proibindo o trfego de veculos. Quando houver trnsito sobre a escavao, instalar passarelas de largura mnima de 0,60m, protegidas por guarda-corpos. Depositar os materiais retirados da escavao em distncia superior metade da profundidade medida a partir da borda do tubulo, viabilizando ventilao mecnica, com ar filtrado, no local da escavao. Na interrupo do servio, manter cobertos os tubules, com material resistente. Tornar obrigatrio o uso de cinturo de segurana, dupla trava de segurana no sarilho e cabo de fibra sinttica para iamento do trabalhador, em caso de emergncia. Instalar escadas ou rampas para abandono rpido do local, promovendo o revezamento de atividades entre os poceiros a cada hora trabalhada; Elaborar procedimento para resgate, disponibilizar equipamentos e ministrar treinamento para todos os envolvidos, com simulao de emergncia.

1.3.2.6 Plataformas e cercas Deve ser instalado plataforma principal de proteo em todo o permetro, a partir da primeira laje, em edificaes com mais de quatro pavimentos, Instalar plataformas intermedirias a cada trs pavimentos, retirando somente aps o fechamento da periferia dos pavimentos e instalar a tela entre as extremidades de duas plataformas de proteo consecutivas, retirando-a somente depois de concludo o fechamento da periferia at a plataforma imediatamente superior. Retirar periodicamente o entulho das plataformas e restringir o comprimento do talabarte do cinturo de segurana tipo pra-quedista ao ponto de ancoragem, para no ultrapassar o limite da edificao (periferia). Instalar, conforme projeto, dispositivos destinados ancoragem e sustentao dos andaimes dos cabos de segurana para uso de proteo individual em edificaes com altura superior a 12m, a partir do trreo. 7

Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia da Construo I Prof. Eng. Civil Rodrigo Uczak

1.3.2.7 Andaime Tubular Instalar andaimes em montantes apoiados em sapatas sobre solo resistente, com guardacorpo (1,20m) e rodap (0,20m), com toda a superfcie de trabalho isenta de salincias ou depresses, e com travamento que no permita seu deslocamento ou desencaixe. Providenciar a fixao e sustentao dos andaimes somente por profissional legalmente habilitado. Montar os andaimes com material antiderrapante, forrao completa e nivelada e fix-los de forma segura e resistente. Utilizar o andaime mvel somente em superfcies planas, com travas nos rodzios e somente desloc-lo sem pessoas ou materiais na plataforma. Utilizar o cinturo de segurana, tipo pra-quedista, em altura superior a 2 metros, preso ao trava-queda com cabo de fibra sinttica independente.

Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia da Construo I Prof. Eng. Civil Rodrigo Uczak

1.3.2.8 Recorte de paredes e revestimento cermico Realizar os recortes em local aberto, com o vento a favor do trabalhador onde priorize cortes em via mida para evitar a propagao da poeira. Utilizar o riscador para recortes de revestimento cermico e/ou equipamento para aspirao de poeira em locais fechados Realizar a operao de recorte das peas com serra mrmore ou riscador, apoiada na bancada, visando minimizar a adoo de posturas inadequadas e risco de acidentes. 1.3.2.9 Poo do elevador Manter as protees nas aberturas dos poos dos elevadores, mesmo durante a execuo das atividades nos vos. Proibir atividades prximas aos halls dos elevadores que possam provocar a queda de materiais nas aberturas dos poos dos elevadores; Instalar fechamento provisrio em material resistente e seguramente fixado estrutura nos vos de acesso ao poo dos elevadores. Orientaes para remoo das ferragens do poo do elevador. Iniciar a remoo das ferragens dos pavimentos superiores para os inferiores e fornecer e tornar obrigatrio o uso do cinturo de segurana, fixado ao trava-queda, que dever estar preso ao cabo de fibra sinttica, afixado ao teto do poo do elevador. Utilizar capacete de segurana, culos de proteo ou protetor facial, respirador contra poeira, protetor auditivo e luvas de raspa no uso da esmerilhadeira. Instalar nas entradas dos poos dos elevadores cartazes para informar a existncia de trabalhadores realizando atividades no local.

1.3.2.10 Serra Circular Instalar coifa protetora com alavanca de regulagem, cutelo divisor, proteo no sistema de transmisso de fora e no dispositivo de acionamento; Disponibilizar caixa coletora de serragem e sistema de coleta de poeira de madeira; O trabalhador deve utilizar dispositivo empurrador para serrar peas de tamanho reduzido, de modo a afastar as mos do ponto de corte; Afixar na carpintaria a relao dos trabalhadores autorizados a operar a serra circular; O trabalhador dever utilizar capacete, protetor facial, protetor auditivo, luvas de raspa, respirador descartvel, avental e calado de segurana. 1.3.2.11 Transporte de carga com carrinhos manuais 9

Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia da Construo I Prof. Eng. Civil Rodrigo Uczak

A rampa porttil permite acesso do carrinho carroceria do caminho, evitando o transporte manual de carga. Os carrinhos para transporte de materiais devem ter rodas adequadas ao piso e sistema de trava a ser utilizado em piso desnivelado. Devem ser mantidos, preventivamente, com engraxe das roldanas e calibrao dos pneus. 1.3.2.12 Levantamento e transporte de cargas No levantamento manual, agachar prximo carga mantendo a coluna ereta, os ps afastados e a carga prxima ao tronco para que a fora seja realizada pelas pernas. Usar dois ou mais trabalhadores para transportar cargas com peso superior a 23kg.

1.4 Leis e rgos Fiscalizadores da Construo Civil Como toda profisso ou atividade profissional fiscalizada e regida por leis regulamentadoras para a garantia da execuo de deveres e direitos de todos os cidades e principalmente dos profissionais. E de direito de todo trabalhador profissional da construo receber todos os subsdios, salrio e pagamento de seus direitos de acordo com tabela estabelecida por sindicatos ou rgos regionais, para que possa exercer sua atividade. Tambm cabe ao trabalhador exercer a sua atividade com qualidade e dedicao para a empresa empregadora, para que ambas as partes sejam favorecidas. Em todo o territrio nacional o Ministrio do Trabalho responsvel por criar leis trabalhistas para todos os trabalhadores, com a inteno de reger e proteger empregado e empregador. Existem leis e normas que regem as atividades da construo civil assim como entidades e conselhos que fiscalizam se estas leis esto sendo compridas. Nos dias de hoje devido ao crescimento das cidades e a preocupao com a proteo dos direitos de todos os cidados o trabalho informal esta cada vez mais esta sendo fiscalizado e impedido. Deve ser de conscincia de todo empregador e empregado que o trabalho formal com o pagamento de todas as leis sociais e impostos, s oferece vantagens para ambos os lados, pois evita grandes transtornos futuros por qualquer eventualidade que venha a prejudicar qualquer um dos lados. E importante que todos os trabalhadores estejam com a carteira de trabalho devidamente registrada na empresa empregadora, assim tambm que na obra conste ART(Anotao de Responsabilidade Tcnica) Devidamente Assinado pelo Engenheiro autor dos projetos e executor, alvar de construo emitido pela prefeitura municipal e Placas do Engenheiro ou Construtora, com seus dados de registro. 10

Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia da Construo I Prof. Eng. Civil Rodrigo Uczak

1.4.1 Aspectos Legais da Construo A construo de uma edificao exige que sejam considerados e atendidos diversos aspectos, principalmente os de carter legal, que tm incio j na escolha do lote. A legislao muito ampla, e varia de um local para outro, motivo pelo qual recomenda-se, para todos os casos, a contratao de um profissional (arquiteto ou engenheiro). Entretanto, bom saber o que ela envolve. A primeira questo refere-se s clusulas contratuais do loteamento, que procuram uniformizar o bairro e, muitas vezes, so at mais severas que o Cdigo de Edificaes do municpio. Elas podem definir, por exemplo, o nmero de pavimentos, a taxa de ocupao (percentual, em relao rea total do terreno, ocupada pela projeo da construo sobre o terreno), o coeficiente de aproveitamento (ndice que estabelece a relao entre o total de rea construda e a rea do terreno) e a adoo de recuos maiores que os previstos em lei. Se o lote pretendido est no litoral, em regio de mananciais (junto a represas ou bacias hidrogrficas) ou em rea de floresta nativa, as exigncias legais se multiplicam. No caso do litoral, muitas faixas de terra so bens permanentes da Marinha Brasileira; paga-se o preo de mercado do lote, mais uma taxa Marinha para ocup-lo e ainda preciso cumprir as exigncias para sua ocupao. Geralmente, no se constri ao longo de uma faixa de 30m, contados a partir da mar alta; nela, s so permitidos equipamentos de lazer e jardins, desde que no comprometam a paisagem. Em rea de proteo aos mananciais, o problema est mais na taxa de ocupao e no coeficiente de aproveitamento, visando prejudicar o menos possvel a vegetao nativa. rvores centenrias no podem ser derrubadas; muitas vezes, elas so identificadas pelo dimetro do seu tronco, e precisam estar indicadas no levantamento planialtimtrico. No caso das matas naturais, por maior que seja o terreno, a taxa de ocupao e o coeficiente de aproveitamento sero bastante pequenos, para que a construo da edificao no caracterize um desmatamento. Ao visitar o loteamento, deve-se verificar se o mesmo est em regio protegida por lei especial. Principalmente em cidades grandes, no incomum estar tramitando, nas esferas municipal, estadual ou mesmo federal, projetos que impliquem, futuramente, na desapropriao parcial ou total de reas - e, conseqentemente, na sua desvalorizao, pois esse procedimento no respeita os valores de mercado. Ao pensar em comprar um terreno urbano, necessrio conferir se h, no bairro, algum projeto de porte, como uma ala viria, a duplicao de uma avenida, a construo de prdio pblico ou at a urbanizao de uma praa, o que poder levar parte do lote. O profissional pode identificar a classificao do lote quanto sua localizao, o que a legislao de zoneamento permite construir e se h projetos para alterao do uso do solo nas imediaes. Uma vez resolvidos os provveis problemas que envolvem a compra, preciso definir o profissional responsvel pelo projeto. O custo do projeto pessoal, embora o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) possua uma tabela de honorrios que serve de parmetro para os profissionais. A escolha de um profissional que j atue na cidade uma boa alternativa, tendo em vista que ele, com certeza, j deve estar cadastrado junto respectiva prefeitura. Os procedimentos legais e burocrticos junto prefeitura devem ser cumpridos pelo arquiteto ou pelo proprietrio, ou por terceiros, com a devida procurao legal. Os documentos exigidos normalmente so: o ttulo de propriedade do imvel, devidamente registrado (escritura); cpia das folhas 1 e 2 da notificao/recibo do IPTU; memorial descritivo, especificando os materiais a serem utilizados, em duas vias (assinadas pelo autor do projeto e pelo proprietrio); 11

Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia da Construo I Prof. Eng. Civil Rodrigo Uczak peas grficas (plantas, implantao, cortes, fachada principal, tabela de iluminao e ventilao com carimbo prprio da prefeitura, assinadas pelo autor do projeto, pelo responsvel pela obra e pelo proprietrio); levantamento planialtimtrico em duas vias (elaborado por profissional habilitado ou pelo prprio arquiteto); vias da taxa recolhida para o CREA, com base no valor cobrado pelo arquiteto e na metragem quadrada, sem a qual a prefeitura no libera o Alvar de Construo; cpia do recibo atualizado dos profissionais envolvidos e cadastrados na prefeitura; cpia da carteira do CREA dos profissionais; comprovante de pagamento das taxas e emolumentos exigidos pela prefeitura (que variam de cidade para cidade) referentes ao andamento do processo a ser instaurado. Caso o setor municipal responsvel pela liberao do Alvar de Construo encontre alguma irregularidade, emitir um Comunique-se, ou seja, um comunicado oficial do problema encontrado e um prazo para que este seja sanado; deve-se ficar atento aos prazos do Comunique-se, para que as pendncias sejam resolvidas em tempo hbil. As prefeituras, via de regra, exigem que o canteiro construdo na obra seja cercado por tapumes, do um prazo para seu cumprimento e cobram uma taxa para sua execuo (embutida nos comprovantes exigidos antes da aprovao do projeto). Todos os profissionais que trabalharo na obra ( exceo dos autnomos) precisam ser registrados de acordo com as normas no Ministrio do Trabalho, pagando a Guia de Recolhimento da Previdncia Social. Em um quadro de avisos, em local visvel, estaro os nomes dos empregados, horrios de entrada e sada e horrio de funcionamento da obra. Na obra ficar uma cpia da planta aprovada e o Alvar de Construo. De acordo com a legislao, deve haver um banheiro, mesmo que os empregados no durmam no alojamento. A obra ainda dever ter ligao de gua e luz e a placa do autor do projeto e do responsvel tcnico em lugar visvel: se um fiscal do CREA no a localizar, pode multar o profissional com base em lei federal. Dependendo da situao do terreno, so estipulados horrios para carga e descarga, da entrega do material de construo aos bota-foras de terra. A legislao especfica demais, mas os horrios usados visam evitar que a construo incomode a vizinhana. A fiscalizao de obras, na verdade, no existe para aterrorizar os proprietrios, mas para impedir que a legislao seja ferida. Quando algum tipo de irregularidade encontrado - a construo no confere com a planta aprovada, foram feitas alteraes no projeto original, h desrespeito s leis trabalhistas -, o fiscal deve emitir uma Notificao ao proprietrio ou profissional responsvel pela obra. A exemplo do Comunique-se, a Notificao no uma penalidade em si, mas um documento legal, com prazo para que o proprietrio ou o profissional apresente a soluo do problema. Quando a irregularidade muito grave, pondo em risco a integridade fsica dos pedestres ou casas vizinhas ou sendo obra clandestina, o fiscal tem poderes para embargar (paralizar) a obra. Uma vez embargada, dado um prazo para regularizar (ou justificar) a irregularidade que gerou o embargo, pagando uma taxa correspondente s adotadas na religao de gua ou luz quando interrompidas por falta de pagamento. Concluda a obra, visitados os guichs que comandam os aspectos legais da construo e cumpridas todas as obrigaes tcnicas e legais, emitido o mais almejado dos documentos para quem constri: o Habite-se. Sem ele, no possvel ocupar o imvel; com ele, acaba a interferncia municipal sobre a construo.
Fonte: Revista Arquitetura & Construo - JULHO/92

12

Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia da Construo I Prof. Eng. Civil Rodrigo Uczak

1.4.2 rgos fiscalizadores


Para maior compreenso abaixo esta relacionado rgos e entidades com suas responsabilidades: - CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) O Confea surgiu oficialmente com esse nome em 11 de dezembro de 1933, por meio do Decreto n 23.569, promulgado pelo ento presidente da Repblica, Getlio Vargas e considerado marco na histria da regulamentao profissional e tcnica no Brasil. Em sua concepo atual, o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia regido pela Lei 5.194 de 1966, e representa tambm os gegrafos, gelogos, meteorologistas, tecnlogos dessas modalidades, tcnicos industriais e agrcolas e suas especializaes, num total de centenas de ttulos profissionais. O Confea zela pelos interesses sociais e humanos de toda a sociedade e, com base nisso, regulamenta e fiscaliza o exerccio profissional dos que atuam nas reas que representa, tendo ainda como referncia o respeito ao cidado e natureza. - CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paran) Criado em 11 de junho de 1934, o CREA - PR uma autarquia responsvel pela regulamentao e fiscalizao das empresas e profissionais da rea de engenharia, suas ramificaes, como tecnlogos, tcnicos industriais, etc. O CREA / PR esta subordinada as regulamentaes do CONFEA. -CAU-PR (Conselho Arquitetura e Urbanismo) O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil CAU/BR e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal CAU/UF foram criados com a Lei n 12.378 de 31 de dezembro de 2010, que regulamenta o exerccio da Arquitetura e Urbanismo no pas. Uma conquista histrica para a categoria, que significa maior autonomia e representatividade para a profisso. Autarquias dotadas de personalidade jurdica de direito pblico, o CAU possui a funo de orientar, disciplinar e fiscalizar o exerccio da profisso de arquitetura e urbanismo, zelar pela fiel observncia dos princpios de tica e disciplina da classe em todo o territrio nacional, bem como pugnar pelo aperfeioamento do exerccio da arquitetura e urbanismo ( 1 do Art. 24 da Lei 12.378/2010). -SINDUSCON-PR( Sindicato da Industria da Construo Civil do Paran) Um dos primeiros sindicatos empresariais do Estado, o Sindicato da Indstria da Construo Civil no Estado do Paran (Sinduscon-PR) foi fundado em 6 de junho de 1944. Ao longo de seis dcadas, elegendo a tica como valor essencial para a sua atividade em defesa do mercado construtor, a entidade ganhou fora e representatividade. Responsvel por defender os direitos e deveres e tambm tem como tarefa tabelar valores de referencia para salrios, ndices da construo e demais indicadores. -Departamento de Urbanismo da Prefeitura Municipal O Departamento de Urbanismo e o setor onde expedido o alvar de licena para construo aps feito analise de projetos da obra a ser executada. Tambm tem a responsabilidade de fiscalizar se as leis do cdigo civil municipal esta sendo respeitada e verificar no termino se a construo esta de acordo para ser utilizada com segurana. Entre estas existem outros rgos que poder intervir na obra, de acordo com a necessidade exigida ou complexibilidade da execuo. Para obras de grande porte ou em locais com pouca infraestrutura, necessrio a consulta prvia da disposio de rede publica de gua e esgoto na Companhia de Saneamento local (SANEPAR no paran) e a existncia de rede eltrica que comporte a demanda de carga exigida pela obra que deve ser consultado na companhia eltrica local ( COPEL no paran), j em obras comerciais e industriais de mdio e grande porte, ter a exigncia tambm de projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros local, onde definir as exigncias de segurana para riscos de incndio da construo.

13

Potrebbero piacerti anche