Sei sulla pagina 1di 22

INFORMAES RELEVANTES SOBRE O ECA Os direitos da criana e do adolescente podem ser demandados em juzo contra o poder pblico, por

meio da interposio de uma Ao Civil Pblica, como o acesso escola, a um sistema de sade, a um programa especial para pessoas com doenas fsicas e mentais, entre outros previstos na CF e regulamantados pela Lei 8.069/90. A possibilidade de postular junto ao Poder Judicirio garantias dos direitos e interesses individuais, difusos e coletivos representa um novo paradigma no ordenamento jurdico. Ou seja, os direitos proclamados nos cdigos e na CF no bastam, preciso concretiz-los. Assim, o acesso Justia se coloca como fundamental para que o direito formal venha a ter eficcia no mundo dos fatos. Art. 2 Considera-se criana, para os efeitos desta Lei, a pessoa at doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. Pargrafo nico. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto s pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade. Art. 3 A criana e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes pessoa humana, sem prejuzo da proteo integral de que trata esta Lei, assegurandose-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento fsico, mental, moral, espiritual e social, em condies de liberdade e de dignidade. Art. 4 dever da famlia, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Pblico assegurar, com absoluta prioridade, a efetivao dos diretos referentes vida, sade, alimentao, educao, ao esporte, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria. Pargrafo nico. A garantia de prioridade compreende: a) a primazia de receber proteo e socorro em quaisquer circunstncias; b) precedncia de atendimento nos servios pblicos ou de relevncia pblica; c) preferncia na formulao e na execuo das polticas sociais; d) destinao privilegiada de recursos pblicos nas reas relacionadas com a proteo infncia e juventude. Liberati (1991, p. 450) citado pelas autoras, discorre de forma brilhante sobre o aspecto da absoluta prioridade mencionado na CF. Diz que, dentro da escala de preocupao, uma creche, uma escola, um posto de sade, atendimento preventivo de gestantes, moradias e trabalhos dignos tero prioridade em relao s grandes obras de concretos. Quem fiscaliza essa garantia de prioridade? O MP tem como uma de suas funes institucionais essa tarefa. Art. 127, CF. Ao Civil Pblica - ECA

Art. 5 Nenhuma criana ou adolescente ser objeto de qualquer forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso, punido na forma da lei qualquer atentado, por ao ou omisso, aos seus direitos fundamentais. O Estatuto busca proteger a criana e o adolescente de qualquer forma de abuso, seja cometido pela famlia, pela sociedade ou indiretamente pelo prprio Estado. Negligncia uma omisso no atendimento das necessidades mnimas, tais como alimentao, sade e educao. Esse descuido deve ser imputado a quem possua o dever legal de satisfazer tais necessidades. Toda atribuio de responsabilidade depende de caso concreto. Se a famlia responsvel pela alimentao, mas se encontra em estado hipossuficiente, tal responsabilidade se desloca para a sociedade e para o Estado. Sanes para desrespeito deste artigo: art 24, ECA - perda e suspenso do poder familiar; artigo 38 - destituio da tutela. Alm das sanes de natureza penal, Cdigo Penal, art. 136 - crime de maus tratos.

Dos Direitos Fundamentais DO DIREITO VIDA E SADE Art. 7 A criana e o adolescente tm direito proteo vida e sade, mediante a efetivao de polticas sociais e pblicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condies dignas de existncia. Se a omisso do Executivo for flagrante? O MP tem poderes para impetrar Ao Civil Pblica, com vistas a sanar irregularidades decorrentes da omisso. O Artigo 7 est dando nfase ao art. 227, 1, da CF. Art. 11 assegurado atendimento integral sade da criana e do adolescente, por intermdio do Sistema nico de Sade, garantido o acesso universal e igualitrio s aes e servios para promoo, proteo e recuperao da sade. Art. 223, da CF. A assistncia social ser prestada a quem dela necessitar, independentemente de contrbuio seguridade social, e tem por objetivos:

Art. 13. OS CASOS DE SUSPEITA OU CONFIRMAO DE MAUS TRATOS CONTRA CRIANA OU ADOLESCENTE SERO OBRIGATORIAMENTE COMUNICADOS AO CONSELHO TUTELAR DA RESPECTIVA LOCALIDADE, SEM PREJUZO DE OUTRAS PROVIDNCIAS LEGAIS. H dados alarmantes que apontam a famlia como o epicentro de violncia contra as crianas e adolescentes: 44,3% dos homicdios de crianas ocorrem dentro de casa; 34,4% cometidos por parentes. So trs as formas de violncia:

(1) a violncia fsica: abuso fsico, aquela ao intencional exercida pelo adulto, que ocasione dano fsico criana ou ao adolescente; (2) a violncia psicolgica: abuso psicolgico, a influncia negativa exercida pelo adulto, que interfira no normal desenvolvimento social da vtima; (3) a violncia sexual: abuso sexual, enquanto ao ou jogo sexual, envolvendo relaes heterossexuais ou homossexuais, cujo agressor tenha maior maturidade psicossocial e induza a vtima satisfao de seu prazer.

- METADE DAS CRIANAS SUBMETIDAS A ABUSOS SEXUAIS CONTINUAM A VIVER COM O AGRESSOR. (MPSC, 2005). Estudos multidisciplinares apontam como causa: - pais que sofreram rejeio e maus tratos tendem a perpetuar a cadeia de sofrimentos; - alcoolismo e outros vcios; - a misria; - perturbaes psquicas ou enfermidades mentais; - mero descaso e omisso total de afeto e de sentimento.

O CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DE SC, DESDE 1995, EXIGE QUE OS MDICOS NOTIFIQUEM O CONSELHO TUTELAR, QUANDO ATENDEREM CRIANAS OU ADOLESCENTES VTIMAS DE MAUS TRATOS.

DO DIREITO LIBERDADE, AO RESPEITO E DIGNIDADE Art. 17. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade fsica, psquica e moral da criana e do adolescente, abrangendo a preservao da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenas, dos espaos e objetos pessoais. Art. 18. dever de todos velar pela dignidade da criana e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatrio ou constrangedor. Todos significa compartilhamento de responsabilidades entre a famlia, a comunidade e o Estado. Este artigo o ponto crucial da Doutrina da Proteo Integral. Protege e responsabiliza. Por exemplo, a comunicao ao Conselho Tutelar de ocorrncia de maus tratos cabe a todos. A omisso poder ser considerada como conivncia, sujeita responsabilidade penal.

DO DIREITO CONVIVNCIA FAMILIAR E COMUNITRIA Art. 19. Toda criana ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua famlia e, excepcionalmente, em famlia substituta, assegurada a convivncia familiar e comunitria, em ambiente livre da presena de pessoas dependentes de substncias entorpecentes.

Art. 21. O poder familiar ser exercido, em igualdade de condies, pelo pai e pela me, na forma do que dispuser a legislao civil, assegurado a qualquer deles o direito de, em caso de discordncia, recorrer autoridade judiciria competente para a soluo da divergncia.

Art. 22. Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educao dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigao de cumprir e fazer cumprir as determinaes judiciais. O dever familiar decorre do poder familiar. O Codigo Civil, que regula os direitos e deveres relativos vida privada, dispe que compete aos pais: Art. 1.634. Compete aos pais, quanto pessoa dos filhos menores: I - dirigir-lhes a criao e educao; II - t-los em sua companhia e guarda; III - conceder-lhes ou negar-lhes consentimento para casarem; IV - nomear-lhes tutor por testamento ou documento autntico, se o outro dos pais no lhe sobreviver, ou o sobrevivo no puder exercer o poder familiar; V - represent-los, at aos dezesseis anos, nos atos da vida civil, e assisti-los, aps essa idade, nos atos em que forem partes, suprindo-lhes o consentimento; VI - reclam-los de quem ilegalmente os detenha; VII - exigir que lhes prestem obedincia, respeito e os servios prprios de sua idade e condio. Jurisprudncia. Destituio de poder familiar. Pai que abusa sexualmente da filha. TJRS, julgado em: 26/052004.

Art. 24. A perda e a suspenso do poder familiar sero decretadas judicialmente, em procedimento contraditrio, nos casos previstos na legislao civil, bem como na hiptese de descumprimento injustificado dos deveres e obrigaes a que alude o art. 22.

DA GUARDA Art. 33. A guarda obriga a prestao de assistncia material, moral e educacional criana ou adolescente, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive aos pais. 1 A guarda destina-se a regularizar a posse de fato, podendo ser deferida, liminar ou incidentalmente, nos procedimentos de tutela e adoo, exceto no de adoo por estrangeiros.

2 Excepcionalmente, deferir-se- a guarda, fora dos casos de tutela e adoo, para atender a situaes peculiares ou suprir a falta eventual dos pais ou responsvel, podendo ser deferido o direito de representao para a prtica de atos determinados. 3 A guarda confere criana ou adolescente a condio de dependente, para todos os fins e efeitos de direito, inclusive previdencirios. 4o Salvo expressa e fundamentada determinao em contrrio, da autoridade judiciria competente, ou quando a medida for aplicada em preparao para adoo, o deferimento da guarda de criana ou adolescente a terceiros no impede o exerccio do direito de visitas pelos pais, assim como o dever de prestar alimentos, que sero objeto de regulamentao especfica, a pedido do interessado ou do Ministrio Pblico.

Modalidades de guarda 1 - guarda provisria. Pode ser concedida por medida liminar judicial ou de maneira incidental, nos procedimentos de tutela e adoo. 2 - guarda peculiar

Art. 34. O poder pblico estimular, por meio de assistncia jurdica, incentivos fiscais e subsdios, o acolhimento, sob a forma de guarda, de criana ou adolescente afastado do convvio familiar. 1o A incluso da criana ou adolescente em programas de acolhimento familiar ter preferncia a seu acolhimento institucional, observado, em qualquer caso, o carter temporrio e excepcional da medida, nos termos desta Lei. 2o Na hiptese do 1o deste artigo a pessoa ou casal cadastrado no programa de acolhimento familiar poder receber a criana ou adolescente mediante guarda, observado o disposto nos arts. 28 a 33 desta Lei.

A guarda, temporria e provisria, em programas de acolhimento familiar ter preferncia sobre o acolhimento institucional. Cabe ressaltar que o acolhimento familiar, muito embora mais adequado do que o acolhimento institucional (a antiga medida de abrigo), tambm uma medida excepcional e temporria, porquanto no suprir todos os direitos inerentes ao convvio familiar. Art. 35. A guarda poder ser revogada a qualquer tempo, mediante ato judicial fundamentado, ouvido o Ministrio Pblico. A guarda visa a promoo dos direitos da criana e do adolescente, se no cumpre semelhante funo, deve ser revogada.

DA TUTELA Art. 36. A tutela ser deferida, nos termos da lei civil, a pessoa de at 18 (dezoito) anos incompletos. Pargrafo nico. O deferimento da tutela pressupe a prvia decretao da perda ou suspenso do poder familiar e implica necessariamente o dever de guarda. A tutela tem um raio de abrangncia significativamente maior do que o instituto da guarda: 1. o exerccio da tutela incompatvel com o poder familiar, ou seja, para a incidncia da tutela o poder familiar deve estar ou suspenso ou extinto; 2. a tutela se assemelha ao poder familiar, contudo, h necessidade de autorizao judicial para inmeros atos. A tutela destina-se a suprir a incapacidade em virtude da idade do tutelado.

A tutela sob a tica do cdigo civil visa a suprir a incapacidade civil, j, sob o ponto de vista do Estatuto, objetiva o direito convivncia familiar por parte do tutelado.

A tutela um mnus pblico, por isso, como incumbncia dada pelo Estado, no pode ser recusada sem respaldo na legislao civil. Criticamente, a tutela tem servido mais a proteger o patrimnio de meninos e meninas do que a outro bem qualquer; mire-se, por exemplo, que raramente aplicada s pessoas que circulam na linha de pobreza, casos em que so enviadas s entidades de acolhimento.

DA PREVENO DISPOSIES GERAIS Art. 70. dever de todos prevenir a ocorrncia de ameaa ou violao dos direitos da criana e do adolescente. A proteo especial prevista pelo art. 227, 3, da CF, comporta a formulao de programas sociais de preveno. um dever de todos, determina o Estatuto, no apenas da famlia e do Estado. A grande meta reduzir o analfabetismo, o desemprego e a violncia. A eficcia deste dispositivo depende muito da fiscalizao a cargo do Conselho Tutelar, conforme atribuio que lhe estabelecida no art. 136, V, do Estatuto.

Novamente aqui vemos a importncia estratgica do Conselho Tutelar.

DA POLTICA DE ATENDIMENTO DISPOSIES GERAIS Art. 86. A poltica de atendimento dos direitos da criana e do adolescente far-se atravs de um conjunto articulado de aes governamentais e no-governamentais, da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios.

Art. 87. So linhas de ao da poltica de atendimento: I - polticas sociais bsicas; II - polticas e programas de assistncia social, em carter supletivo, para aqueles que deles necessitem; III - servios especiais de preveno e atendimento mdico e psicossocial s vtimas de negligncia, maus-tratos, explorao, abuso, crueldade e opresso; IV - servio de identificao e localizao de pais, responsvel, crianas e adolescentes desaparecidos; V - proteo jurdico-social por entidades de defesa dos direitos da criana e do adolescente. VI - polticas e programas destinados a prevenir ou abreviar o perodo de afastamento do convvio familiar e a garantir o efetivo exerccio do direito convivncia familiar de crianas e adolescentes; VII - campanhas de estmulo ao acolhimento sob forma de guarda de crianas e adolescentes afastados do convvio familiar e adoo, especificamente inter-racial, de crianas maiores ou de adolescentes, com necessidades especficas de sade ou com deficincias e de grupos de irmos.

Art. 88. So diretrizes da poltica de atendimento: I - municipalizao do atendimento; II - criao de conselhos municipais, estaduais e nacional dos direitos da criana e do adolescente, rgos deliberativos e controladores das aes em todos os nveis, assegurada a participao popular paritria por meio de organizaes representativas, segundo leis federal, estaduais e municipais; III - criao e manuteno de programas especficos, observada a descentralizao poltico-administrativa; IV - manuteno de fundos nacional, estaduais e municipais vinculados aos respectivos conselhos dos direitos da criana e do adolescente; V - integrao operacional de rgos do Judicirio, Ministrio Pblico, Defensoria, Segurana Pblica e Assistncia Social, preferencialmente em um mesmo local, para efeito de agilizao do atendimento inicial a adolescente a quem se atribua autoria de ato infracional; VI - integrao operacional de rgos do Judicirio, Ministrio Pblico, Defensoria, Conselho Tutelar e encarregados da execuo das polticas sociais bsicas e de assistncia social, para efeito de agilizao do atendimento de crianas e de adolescentes inseridos em programas de acolhimento familiar ou institucional, com vista na sua rpida reintegrao famlia de origem ou, se tal soluo se mostrar

comprovadamente invivel, sua colocao em famlia substituta, em quaisquer das modalidades previstas no art. 28 desta Lei; VII - mobilizao da opinio pblica para a indispensvel participao dos diversos segmentos da sociedade.

Art. 89. A funo de membro do conselho nacional e dos conselhos estaduais e municipais dos direitos da criana e do adolescente considerada de interesse pblico relevante e no ser remunerada. Os Conselhos de Defesa dos Direitos da Criana e do Adolescente representam a mais elevada instncia de deliberao acerca da aplicao de medidas que busquem o efetivo cumprimento do Estatuto. Importante frisar que a funo de Conselheiro de Direito no remunerada, visando dessa forma encontrar pessoas que realmente estejam comprometidas com os interesses da infncia e juventude. Ainda, uma funo caracterizada como mnus pblico, sem qualquer vnculo empregatcio ou estatutrio.

DAS ENTIDADES DE ATENDIMENTO DISPOSIES GERAIS Art. 90. As entidades de atendimento so responsveis pela manuteno das prprias unidades, assim como pelo planejamento e execuo de programas de proteo e scioeducativos destinados a crianas e adolescentes, em regime de:

I - orientao e apoio scio-familiar; II - apoio scioeducativo em meio aberto; III - colocao familiar; IV - acolhimento institucional; V - prestao de servios comunidade; VI - liberdade assistida; VII - semiliberdade; e VIII - internao.

Art. 91. As entidades no-governamentais somente podero funcionar depois de registradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente, o qual comunicar o registro ao Conselho Tutelar e autoridade judiciria da respectiva localidade. 1o Ser negado o registro entidade que: a) no oferea instalaes fsicas em condies adequadas de habitabilidade, higiene, salubridade e segurana; b) no apresente plano de trabalho compatvel com os princpios desta Lei; c) esteja irregularmente constituda;

d) tenha em seus quadros pessoas inidneas. e) no se adequar ou deixar de cumprir as resolues e deliberaes relativas modalidade de atendimento prestado expedidas pelos Conselhos de Direitos da Criana e do Adolescente, em todos os nveis. 2o O registro ter validade mxima de 4 (quatro) anos, cabendo ao Conselho Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente, periodicamente, reavaliar o cabimento de sua renovao, observado o disposto no 1o deste artigo.

Art. 92. As entidades que desenvolvam programas de acolhimento familiar ou institucional devero adotar os seguintes princpios:

I - preservao dos vnculos familiares e promoo da reintegrao familiar; II - integrao em famlia substituta, quando esgotados os recursos de manuteno na famlia natural ou extensa; III - atendimento personalizado e em pequenos grupos; IV - desenvolvimento de atividades em regime de co-educao; V - no desmembramento de grupos de irmos; VI - evitar, sempre que possvel, a transferncia para outras entidades de crianas e adolescentes abrigados; VII - participao na vida da comunidade local; VIII - preparao gradativa para o desligamento; IX - participao de pessoas da comunidade no processo educativo.

Art. 93. As entidades que mantenham programa de acolhimento institucional podero, em carter excepcional e de urgncia, acolher crianas e adolescentes sem prvia determinao da autoridade competente, fazendo comunicao do fato em at 24 (vinte e quatro) horas ao Juiz da Infncia e da Juventude, sob pena de responsabilidade.

Da Fiscalizao das Entidades Art. 95. As entidades governamentais e no-governamentais referidas no art. 90 sero fiscalizadas pelo Judicirio, pelo Ministrio Pblico e pelos Conselhos Tutelares. O embarao fiscalizao constitui crime previsto no art. 236 do Estatuto

Art. 97. So medidas aplicveis s entidades de atendimento que descumprirem obrigao constante do art. 94, sem prejuzo da responsabilidade civil e criminal de seus dirigentes ou prepostos:

I - s entidades governamentais: a) advertncia; b) afastamento provisrio de seus dirigentes;

c) afastamento definitivo de seus dirigentes; d) fechamento de unidade ou interdio de programa. II - s entidades no-governamentais: a) advertncia; b) suspenso total ou parcial do repasse de verbas pblicas; c) interdio de unidades ou suspenso de programa; d) cassao do registro.

Art. 98. As medidas de proteo criana e ao adolescente so aplicveis sempre que os direitos reconhecidos nesta Lei forem ameaados ou violados: I - por ao ou omisso da sociedade ou do Estado; II - por falta, omisso ou abuso dos pais ou responsvel; III - em razo de sua conduta. O presente artigo qualifica as crianas e adolescentes como sujeitos de direitos, em consonncia com a teoria da proteo integral, responsabilizando diferentes entidades, quando da ameaa ou violao de direitos, ao contrrio da doutrina da situao irregular, segundo a qual o responsvel seria a prpria criana ou adolescente. Em situao irregular esto aqueles que ameaam ou violam os direitos das crianas e adolescentes. A CF, o Estatuto e demais declaraes de direitos internacionais desconstruram a antiga doutrina. O inciso III trata do ato infracional, assim denominado para os crimes ou contravenes de autoria de crianas ou adolescentes. Dada tal circunstncia, h previso de responsabilidade s crianas e adolescentes, diferentemente do que se noticia na mdia, alardeando que tais autores no so responsabilizados por seus atos.

Das Medidas Especficas de Proteo

Art. 99. As medidas previstas neste Captulo podero ser aplicadas isolada ou cumulativamente, bem como substitudas a qualquer tempo.

Art. 100. Na aplicao das medidas levar-se-o em conta as necessidades pedaggicas, preferindo-se aquelas que visem ao fortalecimento dos vnculos familiares e comunitrios. Pargrafo nico. So tambm princpios que regem a aplicao das medidas: I - condio da criana e do adolescente como sujeitos de direitos: crianas e adolescentes so os titulares dos direitos previstos nesta e em outras Leis, bem como na Constituio Federal;

II - proteo integral e prioritria: a interpretao e aplicao de toda e qualquer norma contida nesta Lei deve ser voltada proteo integral e prioritria dos direitos de que crianas e adolescentes so titulares; III - responsabilidade primria e solidria do poder pblico: a plena efetivao dos direitos assegurados a crianas e a adolescentes por esta Lei e pela Constituio Federal, salvo nos casos por esta expressamente ressalvados, de responsabilidade primria e solidria das 3 (trs) esferas de governo, sem prejuzo da municipalizao do atendimento e da possibilidade da execuo de programas por entidades no governamentais; IV - interesse superior da criana e do adolescente: a interveno deve atender prioritariamente aos interesses e direitos da criana e do adolescente, sem prejuzo da considerao que for devida a outros interesses legtimos no mbito da pluralidade dos interesses presentes no caso concreto; V - privacidade: a promoo dos direitos e proteo da criana e do adolescente deve ser efetuada no respeito pela intimidade, direito imagem e reserva da sua vida privada; VI - interveno precoce: a interveno das autoridades competentes deve ser efetuada logo que a situao de perigo seja conhecida; VII - interveno mnima: a interveno deve ser exercida exclusivamente pelas autoridades e instituies cuja ao seja indispensvel efetiva promoo dos direitos e proteo da criana e do adolescente; VIII - proporcionalidade e atualidade: a interveno deve ser a necessria e adequada situao de perigo em que a criana ou o adolescente se encontram no momento em que a deciso tomada; IX - responsabilidade parental: a interveno deve ser efetuada de modo que os pais assumam os seus deveres para com a criana e o adolescente; X - prevalncia da famlia: na promoo de direitos e na proteo da criana e do adolescente deve ser dada prevalncia s medidas que os mantenham ou reintegrem na sua famlia natural ou extensa ou, se isto no for possvel, que promovam a sua integrao em famlia substituta; XI - obrigatoriedade da informao: a criana e o adolescente, respeitado seu estgio de desenvolvimento e capacidade de compreenso, seus pais ou responsvel devem ser informados dos seus direitos, dos motivos que determinaram a interveno e da forma como esta se processa; XII - oitiva obrigatria e participao: a criana e o adolescente, em separado ou na companhia dos pais, de responsvel ou de pessoa por si indicada, bem como os seus pais ou responsvel, tm direito a ser ouvidos e a participar nos atos e na definio da medida de promoo dos direitos e de proteo, sendo sua opinio devidamente considerada pela autoridade judiciria competente, observado o disposto nos 1o e 2o do art. 28 desta Lei.

As medidas de proteo so aplicadas pelo juiz e pelo conselho tutelar, respeitado o devido processo legal. No entanto, deve-se observar os princpios da instrumentalidade do processo, respandando-se na informalidade e na celeridade, dado que o formalismo exagerado do procedimento comum dificultaria o acesso ao Poder Judicirio, desrespeitando a condio peculiar da pessoa em desenvolvimento, luz do Estatuto. O princpio do melhor interesse pode ser entendido como princpio orientador do pblico infanto juvenil. Princpio da prioridade absoluta: atendimento imediato por conta das autoridades Conselho Tutelar, MP, Judicirio, Polcia etc. A interveno mnima visa inibir arbitrariedades de terceiros. Responsabilidade parental a assuno dos deveres para com a criana e o adolescente pelos prprios pais. A oitiva obrigatria respalda o protagonismo infantojuvenil na persecuo de seus interesses.

Art. 101. Verificada qualquer das hipteses previstas no art. 98, a autoridade competente poder determinar, dentre outras, as seguintes medidas: I - encaminhamento aos pais ou responsvel, mediante termo de responsabilidade; II - orientao, apoio e acompanhamento temporrios; III - matrcula e freqncia obrigatrias em estabelecimento oficial de ensino fundamental; IV - incluso em programa comunitrio ou oficial de auxlio famlia, criana e ao adolescente; V - requisio de tratamento mdico, psicolgico ou psiquitrico, em regime hospitalar ou ambulatorial; VI - incluso em programa oficial ou comunitrio de auxlio, orientao e tratamento a alcolatras e toxicmanos; VII - acolhimento institucional; At aqui da competncia do Conselho Tutelar

VIII - incluso em programa de acolhimento familiar; IX - colocao em famlia substituta. Itens VIII e IX so da competncia da autoridade judiciria.

1o O acolhimento institucional e o acolhimento familiar so medidas provisrias e excepcionais, utilizveis como forma de transio para reintegrao familiar ou, no sendo esta possvel, para colocao em famlia substituta, no implicando privao de liberdade.

2o Sem prejuzo da tomada de medidas emergenciais para proteo de vtimas de violncia ou abuso sexual e das providncias a que alude o art. 130 desta Lei, o afastamento da criana ou adolescente do convvio familiar de competncia exclusiva da autoridade judiciria e importar na deflagrao, a pedido do Ministrio Pblico ou de quem tenha legtimo interesse, de procedimento judicial contencioso, no qual se garanta aos pais ou ao responsvel legal o exerccio do contraditrio e da ampla defesa.

3o Crianas e adolescentes somente podero ser encaminhados s instituies que executam programas de acolhimento institucional, governamentais ou no, por meio de uma Guia de Acolhimento, expedida pela autoridade judiciria, na qual obrigatoriamente constar, dentre outros: I - sua identificao e a qualificao completa de seus pais ou de seu responsvel, se conhecidos; II - o endereo de residncia dos pais ou do responsvel, com pontos de referncia; III - os nomes de parentes ou de terceiros interessados em t-los sob sua guarda; IV - os motivos da retirada ou da no reintegrao ao convvio familiar.

4o Imediatamente aps o acolhimento da criana ou do adolescente, a entidade responsvel pelo programa de acolhimento institucional ou familiar elaborar um plano individual de atendimento, visando reintegrao familiar, ressalvada a existncia de ordem escrita e fundamentada em contrrio de autoridade judiciria competente, caso em que tambm dever contemplar sua colocao em famlia substituta, observadas as regras e princpios desta Lei.

5o O plano individual ser elaborado sob a responsabilidade da equipe tcnica do respectivo programa de atendimento e levar em considerao a opinio da criana ou do adolescente e a oitiva dos pais ou do responsvel.

6o Constaro do plano individual, dentre outros:

I - os resultados da avaliao interdisciplinar; II - os compromissos assumidos pelos pais ou responsvel; e III - a previso das atividades a serem desenvolvidas com a criana ou com o adolescente acolhido e seus pais ou responsvel, com vista na reintegrao familiar ou, caso seja esta vedada por expressa e fundamentada determinao judicial, as providncias a serem tomadas para sua colocao em famlia substituta, sob direta superviso da autoridade judiciria.

7o O acolhimento familiar ou institucional ocorrer no local mais prximo residncia dos pais ou do responsvel e, como parte do processo de reintegrao familiar, sempre que identificada a necessidade, a famlia de origem ser includa em programas oficiais de orientao, de apoio e de promoo social, sendo facilitado e estimulado o contato com a criana ou com o adolescente acolhido.

8o Verificada a possibilidade de reintegrao familiar, o responsvel pelo programa de acolhimento familiar ou institucional far imediata comunicao autoridade judiciria, que dar vista ao Ministrio Pblico, pelo prazo de 5 (cinco) dias, decidindo em igual prazo.

9o Em sendo constatada a impossibilidade de reintegrao da criana ou do adolescente famlia de origem, aps seu encaminhamento a programas oficiais ou comunitrios de orientao, apoio e promoo social, ser enviado relatrio fundamentado ao Ministrio Pblico, no qual conste a descrio pormenorizada das providncias tomadas e a expressa recomendao, subscrita pelos tcnicos da entidade ou responsveis pela execuo da poltica municipal de garantia do direito convivncia familiar, para a destituio do poder familiar, ou destituio de tutela ou guarda.

10. Recebido o relatrio, o Ministrio Pblico ter o prazo de 30 (trinta) dias para o ingresso com a ao de destituio do poder familiar, salvo se entender necessria a realizao de estudos complementares ou outras providncias que entender indispensveis ao ajuizamento da demanda.

11. A autoridade judiciria manter, em cada comarca ou foro regional, um cadastro contendo informaes atualizadas sobre as crianas e adolescentes em regime de acolhimento familiar e institucional sob sua responsabilidade, com informaes pormenorizadas sobre a situao jurdica de cada um, bem como as providncias tomadas para sua reintegrao familiar ou colocao em famlia substituta, em qualquer das modalidades previstas no art. 28 desta Lei.

12. Tero acesso ao cadastro o Ministrio Pblico, o Conselho Tutelar, o rgo gestor da Assistncia Social e os Conselhos Municipais dos Direitos da Criana e do Adolescente e da Assistncia Social, aos quais incumbe deliberar sobre a implementao de polticas pblicas que permitam reduzir o nmero de crianas e adolescentes afastados do convvio familiar e abreviar o perodo de permanncia em programa de acolhimento. Com fundamento no art 105, adiante, quando se tratar de criana, as medidas deste artigo so as nicas cabveis, ainda que tenha cometido ato infracional. J o adolescente poder se sujeitar tambm s medidas socioeducativas estabelecidas no artigo 112.

Do Conselho Tutelar Disposies Gerais Art. 131. O Conselho Tutelar rgo permanente e autnomo, no jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criana e do adolescente, definidos nesta Lei.

O Conselho Tutelar o guardio dos direitos da criana e do adolescente. Dessa forma, tem o dever social de fiscalizar o Poder Pblico, a famlia e a sociedade no cumprimento da lei e da Constituio em favor dos infantojuvenis. Observa-se a relevncia do Conselho Tutelar nessa rede de proteo. (Estaria qualificado para esse papel?) Alm do mais, o Conselho Tutelar o representante legtimo da sociedade civil na defesa e na promoo dos direitos. Suas decises so sempre administrativas, no tendo competncia para dirimir conflitos, embora suas decises s possam ser reformadas pela autoridade judiciria. Representa o Conselho Tutelar uma das mais modernas experincias mundiais no tocante participao da sociedade civil, via municipalizao.

Art. 132. Em cada Municpio haver, no mnimo, um Conselho Tutelar composto de cinco membros, escolhidos pela comunidade local para mandato de trs anos, permitida uma reconduo... Art. 135. O exerccio efetivo da funo de conselheiro constituir servio pblico relevante, estabelecer presuno de idoneidade moral e assegurar priso especial, em caso de crime comum, at o julgamento definitivo.

Das Atribuies do Conselho Art. 136. So atribuies do Conselho Tutelar: I - atender as crianas e adolescentes nas hipteses previstas nos arts. 98 e 105, aplicando as medidas previstas no art. 101, I a VII; II - atender e aconselhar os pais ou responsvel, aplicando as medidas previstas no art. 129, I a VII; III - promover a execuo de suas decises, podendo para tanto: a) requisitar servios pblicos nas reas de sade, educao, servio social, previdncia, trabalho e segurana; b) representar junto autoridade judiciria nos casos de descumprimento injustificado de suas deliberaes.

IV - encaminhar ao Ministrio Pblico notcia de fato que constitua infrao administrativa ou penal contra os direitos da criana ou adolescente; V - encaminhar autoridade judiciria os casos de sua competncia; VI - providenciar a medida estabelecida pela autoridade judiciria, dentre as previstas no art. 101, de I a VI, para o adolescente autor de ato infracional; VII - expedir notificaes;

VIII - requisitar certides de nascimento e de bito de criana ou adolescente quando necessrio; IX - assessorar o Poder Executivo local na elaborao da proposta oramentria para planos e programas de atendimento dos direitos da criana e do adolescente; X - representar, em nome da pessoa e da famlia, contra a violao dos direitos previstos no art. 220, 3, inciso II, da Constituio Federal; XI - representar ao Ministrio Pblico para efeito das aes de perda ou suspenso do poder familiar, aps esgotadas as possibilidades de manuteno da criana ou do adolescente junto famlia natural. Pargrafo nico. Se, no exerccio de suas atribuies, o Conselho Tutelar entender necessrio o afastamento do convvio familiar, comunicar incontinenti o fato ao Ministrio Pblico, prestando-lhe informaes sobre os motivos de tal entendimento e as providncias tomadas para a orientao, o apoio e a promoo social da famlia.

Art. 137. As decises do Conselho Tutelar somente podero ser revistas pela autoridade judiciria a pedido de quem tenha legtimo interesse.

Da Competncia Art. 138. Aplica-se ao Conselho Tutelar a regra de competncia constante do art. 147. A competncia do Conselho Tutelar ser determinada pelo domcilio dos pais ou responsveis, ou pelo lugar onde se encontra a criana ou adolescente. No caso de ato infracional, ser a do lugar da infrao (art. 147, primeiro).

Do Acesso Justia Disposies Gerais

Art. 141. garantido o acesso de toda criana ou adolescente Defensoria Pblica, ao Ministrio Pblico e ao Poder Judicirio, por qualquer de seus rgos.

1. A assistncia judiciria gratuita ser prestada aos que dela necessitarem, atravs de defensor pblico ou advogado nomeado.

2 As aes judiciais da competncia da Justia da Infncia e da Juventude so isentas de custas e emolumentos, ressalvada a hiptese de litigncia de m-f.

A CF, em seu artigo 5, incisos XXXIV e XXXV, estabelece como garantia fundamental o acesso justia e a prestao jurisdicional do Estado. O presente artigo corrobora tal determinao.

Da Justia da Infncia e da Juventude Disposies Gerais Art. 145. Os estados e o Distrito Federal podero criar varas especializadas e exclusivas da infncia e da juventude, cabendo ao Poder Judicirio estabelecer sua proporcionalidade por nmero de habitantes, dot-las de infraestrutura e dispor sobre o atendimento, inclusive em plantes. Entende-se que, nas comarcas em que no haja vara especializada, as causas atinentes ao juzo da infncia e da juventude, inclusive atos infracionais, devem ficar sob a competncia da Vara da Famlia ou da Vara Cvel, no da Vara Criminal, como se v em muitas comarcas. Do Juiz Art. 146. A autoridade a que se refere esta Lei o Juiz da Infncia e da Juventude, ou o juiz que exerce essa funo, na forma da lei de organizao judiciria local. A autoridade judiciria, termo referido no Estatuto, est definida neste artigo: o magistrado que exerce a titularidade da rea da infncia e juventude.

Art. 147. A competncia ser determinada: I - pelo domiclio dos pais ou responsvel; II - pelo lugar onde se encontre a criana ou adolescente, falta dos pais ou responsvel.

Art. 148. A Justia da Infncia e da Juventude competente para:

I - conhecer de representaes promovidas pelo Ministrio Pblico, para apurao de ato infracional atribudo a adolescente, aplicando as medidas cabveis; II - conceder a remisso, como forma de suspenso ou extino do processo; III - conhecer de pedidos de adoo e seus incidentes; IV - conhecer de aes civis fundadas em interesses individuais, difusos ou coletivos afetos criana e ao adolescente, observado o disposto no art. 209; V - conhecer de aes decorrentes de irregularidades em entidades de atendimento, aplicando as medidas cabveis;

VI - aplicar penalidades administrativas nos casos de infraes contra norma de proteo criana ou adolescente; VII - conhecer de casos encaminhados pelo Conselho Tutelar, aplicando as medidas cabveis.

Pargrafo nico. Quando se tratar de criana ou adolescente nas hipteses do art. 98, tambm competente a Justia da Infncia e da Juventude para o fim de: a) conhecer de pedidos de guarda e tutela; b) conhecer de aes de destituio do poder familiar, perda ou modificao da tutela ou guarda; c) suprir a capacidade ou o consentimento para o casamento; d) conhecer de pedidos baseados em discordncia paterna ou materna, em relao ao exerccio do poder familiar; ( e) conceder a emancipao, nos termos da lei civil, quando faltarem os pais; f) designar curador especial em casos de apresentao de queixa ou representao, ou de outros procedimentos judiciais ou extrajudiciais em que haja interesses de criana ou adolescente; g) conhecer de aes de alimentos; h) determinar o cancelamento, a retificao e o suprimento dos registros de nascimento e bito.

Do Ministrio Pblico Art. 200. As funes do Ministrio Pblico previstas nesta Lei sero exercidas nos termos da respectiva lei orgnica.

A lei orgnica em foco a lei 8.625/1993 - Lei Orgnica Nacional do Ministrio Pblico. Ataliba, 1986, pgina 96, diz que o MP no est para defender o governo ou o Estado, mas a defesa dos interesses e direitos indisponveis da sociedade. Instituio de suma importncia para o estado democrtico, agora com esse papel mpar na defesa dos direitos infantojuvenis.

Art. 201. Compete ao Ministrio Pblico: I - conceder a remisso como forma de excluso do processo; II - promover e acompanhar os procedimentos relativos s infraes atribudas a adolescentes; III - promover e acompanhar as aes de alimentos e os procedimentos de suspenso e destituio do poder familiar, nomeao e remoo de tutores, curadores e

guardies, bem como oficiar em todos os demais procedimentos da competncia da Justia da Infncia e da Juventude; IV - promover, de ofcio ou por solicitao dos interessados, a especializao e a inscrio de hipoteca legal e a prestao de contas dos tutores, curadores e quaisquer administradores de bens de crianas e adolescentes nas hipteses do art. 98; V - promover o inqurito civil e a ao civil pblica para a proteo dos interesses individuais, difusos ou coletivos relativos infncia e adolescncia, inclusive os definidos no art. 220, 3 inciso II, da Constituio Federal; O inqurito civil no vincula o ajuizamento da ao, caso no haja elementos de convico para tanto.

VI - instaurar procedimentos administrativos e, para instru-los: a) expedir notificaes para colher depoimentos ou esclarecimentos e, em caso de no comparecimento injustificado, requisitar conduo coercitiva, inclusive pela polcia civil ou militar; b) requisitar informaes, exames, percias e documentos de autoridades municipais, estaduais e federais, da administrao direta ou indireta, bem como promover inspees e diligncias investigatrias; c) requisitar informaes e documentos a particulares e instituies privadas; VII - instaurar sindicncias, requisitar diligncias investigatrias e determinar a instaurao de inqurito policial, para apurao de ilcitos ou infraes s normas de proteo infncia e juventude; VIII - zelar pelo efetivo respeito aos direitos e garantias legais assegurados s crianas e adolescentes, promovendo as medidas judiciais e extrajudiciais cabveis; IX - impetrar mandado de segurana, de injuno e habeas corpus, em qualquer juzo, instncia ou tribunal, na defesa dos interesses sociais e individuais indisponveis afetos criana e ao adolescente; X - representar ao juzo visando aplicao de penalidade por infraes cometidas contra as normas de proteo infncia e juventude, sem prejuzo da promoo da responsabilidade civil e penal do infrator, quando cabvel; XI - inspecionar as entidades pblicas e particulares de atendimento e os programas de que trata esta Lei, adotando de pronto as medidas administrativas ou judiciais necessrias remoo de irregularidades porventura verificadas; XII - requisitar fora policial, bem como a colaborao dos servios mdicos, hospitalares, educacionais e de assistncia social, pblicos ou privados, para o desempenho de suas atribuies. 1 A legitimao do Ministrio Pblico para as aes cveis previstas neste artigo no impede a de terceiros, nas mesmas hipteses, segundo dispuserem a Constituio e esta Lei. 2 As atribuies constantes deste artigo no excluem outras, desde que compatveis com a finalidade do Ministrio Pblico. 3 O representante do Ministrio Pblico, no exerccio de suas funes, ter livre acesso a todo local onde se encontre criana ou adolescente. 4 O representante do Ministrio Pblico ser responsvel pelo uso indevido das informaes e documentos que requisitar, nas hipteses legais de sigilo. 5 Para o exerccio da atribuio de que trata o inciso VIII deste artigo, poder o representante do Ministrio Pblico: a) reduzir a termo as declaraes do reclamante, instaurando o competente procedimento, sob sua presidncia; b) entender-se diretamente com a pessoa ou autoridade reclamada, em dia, local e horrio previamente notificados ou acertados;

c) efetuar recomendaes visando melhoria dos servios pblicos e de relevncia pblica afetos criana e ao adolescente, fixando prazo razovel para sua perfeita adequao.

Dos Crimes Disposies Gerais Art. 225. Este Captulo dispe sobre crimes praticados contra a criana e o adolescente, por ao ou omisso, sem prejuzo do disposto na legislao penal.

Arquivo PDF: Relatrio do Estudo das Naes Unidas sobre a Violncia Contra Crianas O estudo constante do relatrio acima, elaborado pelas Naes Unidas, em agosto de 2006, retratada as diversas formas de violncia contra a criana e o adolescente em todo o mundo. Em pases ricos e desenvolvidos, governos autoritrios ou democrticos, etnias diferentes, em todos os lugares h violncia contra os infantojuvenis. A Unicef informa que 96% da violncia fsica e 64% dos casos de abuso sexual contra crianas de at seis anos so cometidos por familiares.

Art. 226. Aplicam-se aos crimes definidos nesta Lei as normas da Parte Geral do Cdigo Penal e, quanto ao processo, as pertinentes ao Cdigo de Processo Penal. O presente artigo est em consonncia com o artigo 12 do Cdigo Penal: As regras gerais deste Cdigo aplicam-se aos fatos incriminados por lei especial, se esta no dispuser de modo dvierso.

Dos Crimes em Espcie Art. 230. Privar a criana ou o adolescente de sua liberdade, procedendo sua apreenso sem estar em flagrante de ato infracional ou inexistindo ordem escrita da autoridade judiciria competente: Pena - deteno de seis meses a dois anos. Pargrafo nico. Incide na mesma pena aquele que procede apreenso sem observncia das formalidades legais. Art. 231. Deixar a autoridade policial responsvel pela apreenso de criana ou adolescente de fazer imediata comunicao autoridade judiciria competente e famlia do apreendido ou pessoa por ele indicada: Pena - deteno de seis meses a dois anos.

Art. 232. Submeter criana ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilncia a vexame ou a constrangimento: Pena - deteno de seis meses a dois anos Art. 234. Deixar a autoridade competente, sem justa causa, de ordenar a imediata liberao de criana ou adolescente, to logo tenha conhecimento da ilegalidade da apreenso: Pena - deteno de seis meses a dois anos. Art. 236. Impedir ou embaraar a ao de autoridade judiciria, membro do Conselho Tutelar ou representante do Ministrio Pblico no exerccio de funo prevista nesta Lei: Pena - deteno de seis meses a dois anos. Art. 237. Subtrair criana ou adolescente ao poder de quem o tem sob sua guarda em virtude de lei ou ordem judicial, com o fim de colocao em lar substituto: Pena - recluso de dois a seis anos, e multa. Art. 240. Produzir, reproduzir, dirigir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, cena de sexo explcito ou pornogrfica, envolvendo criana ou adolescente: Pena recluso, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, e multa. Art. 241. Vender ou expor venda fotografia, vdeo ou outro registro que contenha cena de sexo explcito ou pornogrfica envolvendo criana ou adolescente: Pena recluso, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, e multa. Art. 241-A. Oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, distribuir, publicar ou divulgar por qualquer meio, inclusive por meio de sistema de informtica ou telemtico, fotografia, vdeo ou outro registro que contenha cena de sexo explcito ou pornogrfica envolvendo criana ou adolescente: Pena recluso, de 3 (trs) a 6 (seis) anos, e multa. Art. 241-B. Adquirir, possuir ou armazenar, por qualquer meio, fotografia, vdeo ou outra forma de registro que contenha cena de sexo explcito ou pornogrfica envolvendo criana ou adolescente: Pena recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa. Art. 241-C. Simular a participao de criana ou adolescente em cena de sexo explcito ou pornogrfica por meio de adulterao, montagem ou modificao de fotografia, vdeo ou qualquer outra forma de representao visual. Art. 241-D. Aliciar, assediar, instigar ou constranger, por qualquer meio de comunicao, criana, com o fim de com ela praticar ato libidinoso: Pena recluso, de 1 (um) a 3 (trs) anos, e multa.

Art. 241-E. Para efeito dos crimes previstos nesta Lei, a expresso cena de sexo explcito ou pornogrfica compreende qualquer situao que envolva criana ou adolescente em atividades sexuais explcitas, reais ou simuladas, ou exibio dos rgos genitais de uma criana ou adolescente para fins primordialmente sexuais. Art. 244-A. Submeter criana ou adolescente, como tais definidos no caput do art. 2o desta Lei, prostituio ou explorao sexual: Pena recluso de quatro a dez anos, e multa

Art. 244-B. Corromper ou facilitar a corrupo de menor de 18 (dezoito) anos, com ele praticando infrao penal ou induzindo-o a pratic-la: Pena - recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos.

Potrebbero piacerti anche